jornal arauto 37

12
Ano IV . Nº37 . JUNHO/2010 VISITE O JORNAL ARAUTO NA INTERNET www.arautosantiago.com.br Erva Mate Santiago Erva Mate Santiago O CHIMARRÃO DO BAITA CHÃO! O CHIMARRÃO DO BAITA CHÃO! O CHIMARRÃO DO BAITA CHÃO! A segunda A segunda chance chance Quando você esta próximo de causar a sua morte, você percebe que a droga é uma segunda chance pra vida, mas quem paga por isso é você. Droga não é o maior mal, mas a ultima chance que o mal te dá. Cabe as pessoas pensarem nisso, "vale mais a pena morrer e acabar,ou dar uma segunda chance pra vida e ir acabando aos poucos?" Nem todas as pessoas são fortes para se recuperar de si mesmo, nem todos tem a ajuda que precisa, nem todos são amadas de verdade, ou tem até quem nunca se amou, e nunca vai entender o porquê de viver. As drogas são do mal. As drogas são da solidão. As drogas são do Inferno. E se você esta entrando ou esta metido no inferno, aproveite a oportunidade que JESUS te dá hoje, de te resgatar com mãos fortes, as mãos forte de JESUS vão te alcançar, te ajudar, te dar uma nova vida. “ Se foste chamado sendo escravos?, não te preocupes; e, se ainda podes ser livre, aproveite a oportunidade.” I Cor. Cap. 7 . 21

Upload: joel-pavan

Post on 25-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

jornal, arauto, santiago, assembleia de deus

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Arauto 37

Ano IV . Nº37 . JUNHO/2010

VISITE O JORNAL ARAUTO NA INTERNET

www.arautosantiago.com.br

Erva Mate SantiagoErva Mate SantiagoO CHIMARRÃO DO BAITA CHÃO!O CHIMARRÃO DO BAITA CHÃO!O CHIMARRÃO DO BAITA CHÃO!

A segundaA segundachancechance

Quando você esta próximo de causar a sua morte, você percebe que a droga é uma segunda chance pra vida, mas quem paga por isso é você. Droga não é o maior mal, mas a ultima chance que o mal te dá. Cabe as pessoas pensarem nisso, "vale mais a pena morrer e acabar,ou dar uma segunda chance pra vida e ir acabando aos poucos?"

Nem todas as pessoas são fortes para se recuperar de si mesmo, nem todos tem a ajuda que precisa, nem todos são amadas de verdade, ou tem até quem nunca se amou, e nunca vai entender o porquê de viver.

As drogas são do mal. As drogas são da solidão. As drogas são do Inferno. E se você esta entrando ou esta metido no inferno, aproveite a oportunidade que JESUS te dá hoje, de te resgatar com mãos fortes, as mãos forte de JESUS vão te alcançar, te ajudar, te dar uma nova vida. “ Se foste chamado sendo escravos?, não te preocupes; e, se ainda podes ser livre, aproveite a oportunidade.” I Cor. Cap. 7 . 21

Page 2: Jornal Arauto 37

Há mais ou menos, doze anos eu e minha esposa Ana, aceitamos Jesus como nosso Salvador. Começamos aí a ler com mais frequência a Bíblia, escutávamos di-versas pregações, muitos pastores a evan-gelizar, trocávamos opiniões, porém, sem uma orientação balizada. Acreditávamos que o princípio de toda a criação Divina es-tava contida no Livro de Gênesis, Capítu-lo 1, V 1:

- No princípio, criou Deus os céus e a terra. Mas, com o passar do tempo, fo-mos percebendo que muito antes já havia começado a criação. Fomos pedindo sa-bedoria e entendimento a Deus e Ele foi nos revelando, através da sua palavra, mui-tos pormenores contidos na bíblia.

A PRIMEIRA CRIAÇÃO: A SABEDORIA

No livro de Provérbios, Capítulo 8, nos versículos:

22 – O Senhor me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas.

23 – Desde a eternidade fui estabeleci-da, desde o princípio, antes do começo da terra.

24 – Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas.

25 – Antes que os montes fossem firma-dos, antes de haver outeiros, eu nasci.

26 – Ainda Ele não tinha feito a terra, nem as am-plidões, nem sequer o princípio do pó do mundo.

Como vemos, a primeira criação foi a sabedoria, aquele dom que tanto pedimos a Deus para que ten-hamos uma vida mais cristã, mais centrada na família, emociona-lmente, mais equili-brada.

“Guardo meu De-us como os avarentos suas riquezas, porque, de tudo que a sa-bedoria me oferece, nenhuma é maior, ou melhor, do que minha própria fé no Cria-dor .”

A SEGUNDA CRIAÇÃO: NOSSO PLANETA E OS ANJOSA bíblia não nos estabelece um tempo

determinado para essa criação, acredito que isso se deu a milhões e milhões de anos, foi a primeira forma que o nosso planeta pos-suiu. O jardim do Éden MINERAL. Não podemos afirmar a ordem cronológica des-sa criação, mas, acredito que os anjos foram

a terceira criação de Deus.No livro de Ezequiel, Capítulo 28, nos

versículos:13 – Estavas no Éden, jardim de De-

us, de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a es-meralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em fostes criado, foram eles preparados.

14 – Tu eras querubim da guarda un-gido, e te estabeleci, permanecias no mon-te santo de Deus, no brilho das pedras an-davas.

15 - Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que fostes criado até que se achou iniqüidade em ti.

Essa narrativa refere-se a Lúcifer, an-jo de luz, até que ele pecou contra a autor-idade de Deus.

Quando Lúcifer decaiu, Deus inun-dou este planeta com água, existia somente água sob a face da terra.

No livro de II Pedro, capítulo 3, versí-culo:

5 – Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem co-mo terra, a qual surgiu da água e através da

água pela palavra de Deus.

A TERCEIRA

CRIAÇÃO: O PLANETA QUE VIVEMOS HOJE

No livro de Gêne-sis, capítulo 1, versí-culo:

2 – A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espíri-to de Deus PAIRA-VA POR SOBRE AS ÁGUAS.

Este versículo fe-cha muito bem com o capítulo 3, versículo 5 de II Pedro.

Como vimos, o que eu e minha espo-sa acreditávamos que

fora a primeira criação de Deus, na verdade é a terceira criação. Muitos cristãos com que tenho falado sobre o assunto, também têm essa interpretação, de que a criação da terra começou no livro de Gênesis, mas felizmente tudo começou pela palavra de Deus, porque Ele não foi criador ou será criador, o nosso Deus, É criador.

Deus criou até mesmo o choro para que, nos momentos de angústia, aflição ou desespero o nosso coração não explodisse.

Que a paz esteja sempre reinando nas nossas vidas .

“Os planos mediante os conselhos têm bom

êxito; faze a guerra com prudência.” Prov. 20:18.

Assim é com a vi-da. Por isso, o provér-bio aconselha: “Faça pla-nos e faça a guerra. Não fique de braços cruza-dos.”

Outro dia, duran-te um culto caseiro, per-guntei: “O que significa fazer planos?” Alguém levantou a mão e respon-deu: “Sonhar.” É ver-dade que ninguém deve subestimar o valor dos sonhos. Eles são impor-tantes. Tem gente que nunca sai da mediocri-dade porque é incapaz de sonhar. Mas um sonho sem um plano não passa de um desejo. Salomão fala de planos. Um plano é a estrada que o levará à realização dos seus son-hos.

O princípio da criaçã[email protected] | [email protected]

(55)3251-3584 /8131-9259

J. Franco - Diretor Arauto

2 “O Espírito produz amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade” Gl 5:22 Junho/2010

SEMADERSSecretaria Estadual de Missões da Assembléia de Deus do RS.

Conhe a e o vimento da AD d Sant ag c m a ob missio ária! ç o nv l e i o o ra nwww.ciepadergs.com.br/missoes.php

FOIN

RMAÇÃO

Onde você está neste momento? Na sua vi-da espiritual, financeira, familiar ou profission-al, onde você está? Na etapa dos sonhos, ou dos planos. Responda para ti mesmo.

Agora, pergunte-se aonde você quer chegar. Se você não sabe aonde ir, como é que chegará lá? A melhor maneira de chegar a nenhum lugar é não faz-er planos.

Uma vida sem planos e sem ação é uma vida em desintegração, porque es-sa é a lei da própria nature-za. Depois da entrada do pecado neste mundo, esta-mos condenados à desin-tegração. Já percebeu que, com o correr dos anos, a visão se apaga, a audição

Conta a velha história que um finlandês ateu de-ixou em seu testamento a fazenda que possuía para o diabo. Quando o homem morreu, as autoridades não sabiam como cumprir o pedido. Finalmente, de-pois de semanas de deliber-ação, a corte decidiu que a melhor maneira de atender a última vontade do fa-zendeiro era deixar tudo abandonado. A terra sem cultivar, a casa sem arru-mar, os jardins cheios de ervas daninhas, os celeiros vazios. A corte declarou no seu veredicto: “A melhor maneira de permitir que o diabo tome posse de algo é não fazer nada.”

diminui, as células morrem e os ossos se desgastam?

Todas as coisas envel-hecem. O que significa is-so? Que se você não “fiz-er planos”, e não “entrar na guerra” para sair todo dia do presente estado de coisas, sua vida entrará em retrocesso.

Vá para a “guerra”, porque a vida é uma lu-ta diária contra a medioc-ridade, a superficialidade e a vaidade. Mas vá com prudência! Ir sozinho é cair nas areias movediças do humanismo. Busque conselho naquele que é a própria sabedoria. Aquele que nunca falha. E lem-bre-se: “Os planos me-diante os conselhos têm bom êxito; faze a guerra com prudência.”

Paulo Furquim

Page 3: Jornal Arauto 37

Pr. Dionísio da costa

Pb. J. Franco

3“Temer ao Deus Eterno é odiar o mal “ Pv. 8:13Junho/2010

19:30

Pais & Filhos O Universo é de Deus

PARA CRIANÇAS - Qual é a história a que essa imagem se refere?

“O que retém a vara aborrece o seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.” Prov. 13:24.

Não existe paternidade feliz e responsável sem dis-ciplina. Não existem filhos maduros e equilibrados sem correção. Omitir-se diante do deslize do filho é “abor-recê-lo”. No original, a idéia é “odiá-lo”. Assumir a missão divina de corrigir o filho é amá-lo. Amor e ódio são pa-lavras extremamente fortes, mas estão presentes no tipo de educação que damos aos filhos.

Deus quer que você seja feliz em todas as áreas da vi-da, e Ele sabe que se as coisas não andam bem no lar, não é possível ter sucesso na vi-da profissional, financeira ou social. Como alguém pode fe-char um bom negócio, se sa-be que o seu filho está mer-gulhado no mundo das dro-gas? Como pode relacionar-se bem com as pessoas, se seu coração está feito em pe-daços porque seu filho des-trói-se lentamente nas som-bras dos vícios e da promis-cuidade? De que valem to-das as vitórias que você pode conquistar na vida, se o seu filho é um derrotado?

Os pais que querem ver fi-lhos felizes precisam lançar mão da disciplina e precisam fazê-lo cedo. Definir valores, estabelecer limites, desen-

volver virtudes e remover de-feitos são parte da verdadei-ra disciplina, mas isto requer esforço. O caminho mais fácil é permitir que os filhos esta-beleçam suas próprias regras e achar que, providenciando a satisfação das necessidades materiais e de escolaridade, a paternidade está cumprida.

Quanto tempo você gas-ta com os filhos? Conhece os amigos deles? Sabe a que ho-ra eles chegam em casa? Sa-be onde eles estiveram? To-da construção demanda vi-gilância, trabalho e perseve-rança. Não existe maior edi-ficação que a vida dos filhos. Quando chegar o fim deste mundo, que caminha vertigi-nosamente ao capítulo final de sua história, e Jesus retor-nar a Terra, não lhe pergunta-rá sobre os seus negócios, sua vida financeira, suas empre-sas ou sua missão social em favor da humanidade. A gran-de pergunta de Deus para vo-ce é está ? : “Onde estão os fi-lhos que Eu confiei sob o teu cuidado?”

Peça a Deus sabedoria pa-ra exercer o seu papel de pai amoroso, firme, paciente, perdoador e formador, por-que “o que retém a vara abor-rece o seu filho, mas o que o ama, cedo o disciplina”.

Com uma elevação de dez quilômetros, desde a sua base no fundo do oceano, e com uma largura de 120 quilômetros, o vulcão Mauna Loa, no Havaí, é o maior vulcão do mundo. Mas na superfície do Planeta Marte existe o vulcão Olympus Mons, o maior vulcão já descoberto no nosso sistema solar. A altitu-de do Olympus Mons é três ve-zes maior que a do Monte Eve-rest, e com um volume cem ve-zes maior que Mauna Loa. É su-ficientemente grande para abar-car todas as ilhas do Havaí? Há

muito tempo, Davi olhou para as noites estreladas e ficou mara-vilhado pelo milagre do univer-so e seu Criador. “ Os céus decla-ram a glória de Deus; o firma-mento proclama a obra das sua mãos” ( Salmo 19.1). Mas as es-trelas e o firmamento não eram tudo o que emocionava os anti-gos escritores. Terremotos e vul-cões também os deixavam mara-vilhados com o Criador. O Salmo 104 diz: “(Deus) olha para a ter-ra, e ela treme, toca os montes, eles fumegam” (V. 32). À medi-da que as sondas espaciais ten-

tam explorar mais do nosso sis-tema solar, elas vão continu-ar a descobrir maravilhas des-conhecidas. Mas o que quer que encontrem, é a obra do mesmo Criador ( Gênesis 1:1). As mara-vilhas do universo deveriam le-var-nos a louvar a Deus, assim como impulsionaram um meni-no pastor há muito tempo atrás, quando observou o céu ( Salmo 8: 3-5).

“ Ele olha para a terra, e ela treme, toca os montes, e eles fu-megam. Salmo 104:32 Toda a criação tem a assinatura de Deus

Salmo 104: 31 – 35 : “Perdure para sempre a glória do Senhor! Alegre-se o Senhor em seus feitos! Ele olha para a terra, e ela treme, toca os montes, e eles fumegam. Cantarei ao Senhor toda a minha vida;

louvarei ao meu Deus enquanto eu viver. Seja-lhe agradável a minha meditação, pois no Senhor tenho alegria. Sejam os pecadores eliminados da terra e deixem de existir os ímpios.

Bendiga o Senhor a minha alma! Aleluia!”

Page 4: Jornal Arauto 37

ANUNCIADOR DE BOAS NOVAS 2ª EDIÇÃO

4 “Se Deus está do nosso lado, quem nos vencerá?” Rm 8:31 Junho/2010

Notícias da URIPrograma União Faz a Vida em habilitação na Capital

URI oferece aprimoramento gratuito em Direito

Alternativa Jr. em Encontro Sul Brasileiro

Integrantes da URI partici-pam de evento em S. Maria

URI é destaque na Pesquisa Top Of Mind

URI em projeto para melhorias no cultivo de soja

Aconteceu nos dias 26,27 e 28 de abril em Porto Alegre a Formação Continuada dos Assessores Peda-gógicos do Programa “A União faz a Vida”, no evento estavam presentes todos os Assessores Pedagógicos de abrangência do Programa se fazendo presente diversas universidades. O encontro teve como obje-tivo principal promover a formação continuada dos profissionais que atuam no Programa com espaço para abordagem das práticas do ano de implantação, oferecendo subsídios para a continuidade da forma-ção de educadores, levando em conta a metodologia em uso.

Estavam presentes no encontro os assessores pedagógicos da URI - Campus Santiago Dirceu Alberti,Naires Nunes, Cristiane Biscaino, Márcia Gomes e Ivete Vial.

O projeto do curso de Direito-URI-Santiago, Revisitando o Direito, está acontecendo aos sábados na URI, com aulas gratuitas para aprimoramento em diversas áreas do Direito. São 50 vagas para cada módulo, com a participação de egressos e acadêmicos do nono e décimo semestres. O aluno escolhe qual é a área que deseja participar. As aulas já iniciaram em abril e devem acontecer até novembro. O projeto tem alcançado seus objetivos e já é considerado um proje-to de sucesso pelos próprios acadêmicos.

Entre os dias 06 a 09, de maio a equipe da Alter-nativa Júnior participou do XVIII ESEJ (Encontro Sul Brasileiro de Empresas Juniores), realizado na cidade de Gramado/ RS. O evento reuniu empresários junio-res para discutir suas conquistas no mercado e como isto se reflete na sociedade brasileira. Com o tema Conquistando Mercado, foi abordado o Marketing não apenas como uma função empresarial, mas também como parte de um sistema econômico e social, além de discutir as melhores práticas de gestão nas Empresas Juniores.

A URI – Campus de Santiago é parte de um programa de pesquisa que está trabalhando variedades mais resistentes, inicialmente com soja, tendo em vista o cenário recorrente de estiagens na região. A ideia se originou de tratativas do deputado federal Luis Carlos Heinze, com a direção da Embrapa - Empresa Brasilei-ra de Pesquisa Agropecuária e da Fepagro - Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária.Durante os meses de março e abril, a Embrapa-Trigo, a Fepagro e a URI - Campus de Santiago estiveram visitando alguns experimentos para levantamento de dados sobre produtividade, época de plantio, ciclo da cultivar, aplicação de insumos e defensivos, resistência à doenças e insetos, rotação de cultura, manejo aplica-do pelo produtor, entre outros. A Embrapa-Trigo, a Fepagro e a URI preten-dem organizar, nos próximos meses, um seminário para apresentar os dados obtidos pelo projeto, reunin-do pesquisadores das instituições de pesquisa e univer-sidades, com a presença de produtores rurais, em-presas agrícolas, profissionais do setor agropecuário, sindicatos patronais e dos empregados, entre outros, com o objetivo de fazer com que as informações come-cem a fazer parte do cotidiano do produtor, ou seja, que a tecnologia gerada seja praticada efetivamente. Também se estuda a possibilidade de se implantar dentro da área experimental da URI o ensaio estadual de cultivares registradas de soja, já que a universidade possui um quadro técnico de professores capacitados e um grande número de acadêmicos do Curso de Agronomia, que poderão auxiliar na condu-ção do experimento.

No dia 06 e 07 de maio estiveram participando do III Workshop de Jundiá Internacional na UFSM o professor doutor Jorge Erick Garcia Parra, a bióloga e ex-acadêmica da URI Santiago Dioza Fontela e a aca-dêmica e bolsista do III semestre do curso de Ciências Biológicas Vanessa Medeiros. Na oportunidade, o professor Jorge Parra palestrou sobre o tema Pesqui-sas de peixes na URI Campus de Santiago, com ênfase no jundiá. Aproveitando a ocasião fizeram uma visita técnica ao Laboratório de Piscicultura da UFSM.

A URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) conseguiu uma posição de destaque na 20ª Pesquisa Top Of Mind. De acordo com a pesquisa publicada na Revista Amanhã, a URI é a 5ª universidade mais lembrada do Rio Grande do Sul, e a 2ª mais lembrada entre as universidades do interior do estado. Além disso, a URI conseguiu melhorar seus índices nos últimos três anos. Ela pas-sou de 4% em 2008, para 5,3% em 2009, e, de forma espontânea foi lembrada por 6,1% dos entrevistados em 2010.

A pesquisa é feita pelo método quantitativo com 1,2 mil entrevistas nas sete mesorregiões do Rio Grande do Sul. O universo da pesquisa inclui pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais. Na abordagem , o pesqui-sador aponta uma categoria de produto ou serviço e anota a primeira marca citada pelo entrevistado. Não há nenhum tipo de indução à resposta. A pesquisa foi realizada de 4 de janeiro a 11 de fevereiro de 2010. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, em cada uma das categorias pesquisadas.

“Para a URI, ser a 5º universidade mais lembrada no Rio Grande do Sul e a 2º do interior do estado, numa pesquisa séria como a Pesquisa Top Of Mind, divulgada pela Revista Amanhã, é uma demonstração do reconhecimento da comunidade pelo trabalho sério e competente que é realizado por todos os en-volvidos”, disse a pró-reitora de Ensino, Dra. Helena Confortin.

“Ser lembrada é a comprovação de uma marca que está na cabeça do povo, é a comprovação de que a instituição marcou a vida das comunidades e isto, é motivo de orgulho para toda a URI”, completou a pró-reitora. Segundo Helena Confortin “o resultado da pesquisa corrobora a missão institucional e confirma a tradição da URI: uma universidade comunitária, comprometida com sua região, com a qualidade, com a ação solidária, com a inovação e integrada à sua gente”. Completou dizendo que “às comunidades en-volvidas, aos que acreditam na URI, o agradecimento da instituição pela confiança e apoio”.

Page 5: Jornal Arauto 37

5“Os que confiam no Deus Eterno são protegidos pelo seu amor.” Sl 32:10Junho/2010

Homenagem ao

Recado para um amigo

Eram perto das 10 ho-ras do sábado (15 – 5 ), quando cheguei na ca-sa do Pr. Florencio, esta-va sentado no sol, toman-do chimarrão, na compa-nhia da sua esposa, a ir-mã Vanilda, esta compa-nheira de todos os mo-mentos. Alegrei-me de ver o Pr. Florencio bem restabelecido, com ótimo estado anímico, e a irmã nos trouxe um álbum de fotos antigas, para que olhássemos, e foi comen-tando cada foto, em dife-rente lugares e aconte-cimento, que marcaram a trajetória do Ministé-rio abençoado, principal-mente na cidade de San-

tana do Livramento, fotos do trabalho aqui em San-tiago, que com 19 anos chegou a esta cidade, e sempre esteve ajudan-do a Obra de Deus. E o Pr. Florencio, nos expres-sa que quer deixar regis-trado seu agradecimento a todos os irmãos, princi-palmente ao Pr. Almari-no e sua família, por sem-pre contar com seu apoio, zelo e preocupação pelo seu Ministério ( 30 anos ). Pude ver no semblante do Pastor: alegria, paz e contentamento, por ter se ocupado de fazer bem fei-to tudo o que o Senhor co-locou nas suas mãos, sem olhar para as dificulda-

des. Voce Obreiro que es-ta lendo esta matéria: RE-FLITA, MEDITE, e siga o exemplo destes homens de Deus que se deixaram gastar na OBRA DO SE-NHOR, sem dar lugar pa-ra o desanimo, o dar lugar para o EU dominar a sua carreira proposta pelo Se-nhor Jesus, pense você é Obreiro de Cristo Jesus, não pare, não volte atrás, não foi isso que Jesus fez por ti e por mim, ELE foi até o fim. Para que você, eu, nós todos sejamos vi-toriosos; no NOME DE JE-SUS.

Felicidades Pastor Florencio e irmã Vanilda, que Deus os abençoe ...

Quando o sonho se desfaz, Deus recons-

trói. Quando se acabam as forças, Deus renova. Quando é inevitável conter as lágrimas,

Deus dá alegria. Quando não há mais

amor, Deus faz nascer.

Quando a maldição é certa,

Deus transforma em benção.

Quando parece ser o final,

Deus dá novo começo. Quando a aflição

quer persistir, Deus nos envolve

em paz. Quando a doença as-

sola,Deus é quem cura.

Quando o impossível se levanta,

Deus o torna possível.

Pb. Valdoir Ferreira Flores e Nadir Bissa-co – Dc Valmir Ferrei-ra Flores e Claudia A. Flores, recebam a ho-menagem da Irmã Eloi Ferreira Flores (Mãe) pelos seus 30 anos de matrimonio,também Pr. Florencio e a irmã Vanilsa que completa-

ram 13 anos de Casados.

Que Deus abençoe esta família, mais

e mais...

30 anosde casamentoPr. Florencio de Matos

Quando faltam as palavras,

Deus sabe o que queremos dizer.

Quando tudo parece se fechar,

Deus abre uma porta. Quando você diz: não

vou conseguir, Deus diz: Não temas,

pois estou contigo. Quando o coração é machucado por al-

guém, Deus é quem derrama

o bálsamo curador. Quando não há possi-bilidade, Deus faz mi-

lagre.Quando só há morte,

Deus nos faz persistir. Quando a noite parece

não ter fim, Deus faz nascer

o amanhecer. Quando caímos num

profundo abismo, Deus estende sua mão

e nos tira de lá. Quando tudo é dor,

Deus a dá o refrigério. Quando o calor da provação é grande,Deus dá a sombra de sua presença.

Quando o inverno parece infinito,

Deus traz o verão. Quando não existe mais fé, Deus diz:

Acredita! Quando estamos a um

passo do inferno, Deus dá a direção

do céu. Quando não temos

nada,Deus nos dá tudo.

Quando alguém diz não somos nada,

Deus nos diz que so-mos mais do que ven-

cedores.Quando se torna difí-

cil caminhar, Deus nos carrega no colo.

Page 6: Jornal Arauto 37

“O Glorioso pôr-do-sol” Leia o Salmo

71: 9 - 18

Depois do anoitecer haverá

claridade Zacarias 14:7É maravilhoso ser jo-

vem, com uma boa visão, uma audição aguçada, caminhar com agilida-de, o coração batendo no ritmo de uma saúde vi-gorosa. Mas os anos da maturidade têm glórias que a juventude não co-nhece. Se terminarem com “claridade”, de fato serão anos abençoados. A velhice celebra a colhei-ta – a juventude celebra a semeadura. Assim como os frutos no outono, a colheita da velhice secará e murchará ou crescerá e será mais doce ao amadu-recer. Voce não pode evi-tar que os anos avancem.

PORTÕES DE CONTRA PESO, GRADES, ESTRUTURAS METALI-CAS, ABERTURAS DE FERRO E ALUMÍNIO, PISCINAS, VIDROS COMUNS E TEMPERADOS, PISOS, AZULEJOS, LOUÇAS, ME-TAIS, TELHAS E O QUE VOCÊ PRECISAR PARA SUA REFORMA OU CONSTRUÇÃO. DEKASA , A 20 ANOS A SEU LADO. EM DUAS LOJAS PARA MELHOR LHE ATENDER

Pastor Presidente: Almarino M. da Costa

Vice-Presidente Pr. Dionísio da Costa

Palavra do Pastor

6 “Ele ouvirá o seu povo abandonado e escutará as suas orações.” Sl 102:17 Junho/2010

A juventude permanece-rá somente até que seus ombros fiquem fortes o bastante para carregar os fardos que estão à sua frente. A vida conduz ine-vitavelmente à hora ves-pertina. Mas as melhores coisas são as mais velhas – coisas que suportaram e agüentaram o teste do tempo. O próprio Deus – embora não esteja sujeito ao tempo – é chamado de “ Ancião de Dias” ( Daniel 7:9).

Por isso não se enver-gonhe da sua idade. Tudo o que existe tem que enve-lhecer: montanhas, rios,

oceanos, estrelas. Mas a época vespertina da vida somente terá claridade se temos como nosso SOL vespertino aquele que é a LUZ. Nada é mais triste do que uma pessoa ido-sa, prestes a enfrentar a eternidade sem JESUS. E nada é mais bonito do que um cristão que amadure-ce suave e lentamente, crescendo e descansando em CRISTO, enquanto contempla o amanhã de DEUS, com confiança.

É estranho que, em-bora todos queiram viver por muito tempo, nin-guém queira envelhecer.

Aprendendo com Davi a derrotar os Gigantes

Encerramos no dia 26 de Maio próxi-mo passado, na Congregação Pronto So-corro Espiritual, com grande êxito, a campanha VENCENDO OS GIGANTES DA ALMA.

Trazemos aos leitores, uma rápida re-flexão acerca de como derrotar os gigan-tes, lembrando o grande guerreiro DAVI.

INTRODUÇÃO: No capítulo 17 de I Sa-muel onde está registrado o confronto en-tre Davi e o gigante Golias, nós encontra-mos alguns princípios que são fundamen-tais para sairmos vitoriosos nessa peleja contra os gigantes do dia-dia.

1 - TER CONVICÇÃO DE QUE É UNGI-DO DE DEUS: (1Sm 16.13) Unção aqui fa-la de escolha, poder de Deus, autoridade, presença do Espírito Santo na vida.

Obs. Diante das adversidades da vida (os gigantes) o cristão precisa em primei-ro lugar ter a convicção de que é escolhi-do de Deus e ungido do Senhor para ser vencedor. (Rm 8.37) “Em todas essas coi-sas somos mais do que vencedores”. Se não tivermos essa convicção, não adianta nem sair para a peleja.

2 - NÃO SE INTIMIDAR COM A AFRON-TA E NEM COM O TAMANHO DO GIGAN-TE: (I Sm 17.26c). Quem é este incircunci-so...? Quem ele está pensando que é?

Obs. A atitude de Israel diante da afronta do gigante só fortalecia e aumen-tava a confiança do inimigo (I Sm 17.10, 11, 23,24). Às vezes o inimigo nem é tão poderoso, mais o nosso medo de enfrentá-lo o torna um gigante. Exemplo dos 10 es-pias (Nm 13.25-33; 14.1-9).

“A primeira estratégia do inimigo é nos intimidar para assim minar as nos-sas forças” (I Sm 17. 42,43) Não vai dar, você não vai conseguir, não adianta, não tem cura, não tem jeito, etc!... Por maior que pareça ser o problema, acredite sem-pre que não há nada impossível para Deus (Is 43.13; Fl 4.13).

3 - CORAGEM PARA ENFRENTAR O GI-GANTE: (I Sm 17.32) Enquanto Israel es-tava encurralado com medo do gigante, Davi se apresenta a Saul e tranqüiliza o seu coração dizendo: “Não desfaleça o co-ração de ninguém por causa dele, teu ser-vo irá e pelejará contra esse filisteu”. Co-mo é bom contar com pessoas corajosas!

Obs. É importante observarmos que a coragem de Davi não estava fundamen-tada na sua própria força ou capacida-de, até porque a Bíblia diz que é maldito o homem que confia em si mesmo (Jr 17.5) mais sua coragem se baseava em:

3.1 - Na sua experiência com Deus: (I

Sm 17.34-36) O cristão precisa ter a sua experiência pessoal com Deus (Is 6.1) “Eu vi o Senhor...” Não podemos viver com base somente nas experiências dos outros.

3.2 - Na sua confiança em Deus: (I Sm 17.37, 45-47; 2 Sm 22.30; Sl 23.4; Sl 27.1-3).

4 - DETERMINAÇÃO E PERSEVERAN-ÇA: (I Sm 17. 48-51). Uma vez que você de-cide enfrentar o adversário, não pode de-sistir no meio do caminho ou fazer o tra-balho pela metade, é preciso ir até o fim e concluir o trabalho. (2 Sm 22.38,39).

4.1 - Davi não volta atrás: (I Sm 17.48).4.2 - Não se conforma em apenas ton-

tear o inimigo: (I Sm 17.51).

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ NÃO VENCE O INIMIGO?

Torna-se escravo dele! (I Sm 17.9) A proposta do inimigo é esta, se você não vencê-lo, ele fará de ti seu escravo.

CONCLUSÃO: Ao longo da nossa cami-nhada haveremos de enfrentar muitos gi-gantes, você destrói um hoje e outro se le-vanta amanhã, um dia é o urso, outro dia o leão e lá na frente o Golias, mais em ca-da peleja Deus nos dará forças pra vencer e assim como Davi, estaremos acrescenta-do experiências com Deus para o fortale-cimento da nossa fé e a glória do nome do Senhor.

Pr. Dionísio da Costa (Dirigente da Congregação Pronto Socorro Espiritual).

Page 7: Jornal Arauto 37

7“Ajudem uns aos outros e assim estarão obedecendo à lei de Cristo” Gl 6:2Junho/2010

Ana Bonato

Ana Bonato Ana Bonato

GuabirobaCeia - SedeAna BonatoAna Bonato

Desafio Jovem

Guabiroba

Desafio Jovem Guabiroba

Vila Itu Vila Itu

Page 8: Jornal Arauto 37

8 “Mas o Senhor é fiel. Ele fará que vocês sejam fortes e os guardará do diabo.” II Ts 3:3 Junho/2010

É tempo de evangelismo

Evang. Na Viação Férrea

Evang. Na Viação Férrea

Evang. Na Viação FérreaEvang. no Interior

Evang. Rural Evang. Rural

Evang. no Ciep

Evang. Lonão

Page 9: Jornal Arauto 37

9“Toda a prata e todo o ouro do mundo são meus, diz o Deus Todo-poderoso.” Ag 2:8Junho/2010

Entrevista História deQuem o Criou? Fui

criado pelo próprio Deus, bem antes da exis-tência do Homem ( Eze-quiel 28:15)

Como você era quando foi criado? Vim à existência já na for-ma adulta e, como Adão, não tive infância. Eu era um símbolo de perfei-ção, cheio de sabedoria e formosura e minhas vestes foram prepara-das com pedras precio-sas. (Ezequiel 28:12,13)

Onde você mora-va? No Jardim do éden, e caminhava no brilho das pedras preciosas do monte Santo de Deus. (Ezequiel 18:13)

Qual era sua função no reino de Deus? Co-mo querubim da guar-da, ungido e estabeleci-do por Deus, minha fun-ção era guardar a Glória de Deus e conduzir os louvores dos anjos. Um terço deles estava sob o meu comando. (Eze-quiel 28:14 – Apocalip-se 12:4)

Alguma coisa fal-tava a você? (reflexivo, diminuiu o tom de voz) Não, nada. ( Ezequiel 28:13)

O que aconteceu que o afastou da fun-ção de maior honra que um ser vivo pode-ria ter? Isso não aconte-ceu de repente. Um dia, eu me vi nas pedras (co-mo espelho) e percebi que sobrepujava os ou-tros anjos (talvez não a Miguel ou Gabriel) em beleza, força e inteli-gência. Comecei então, a pensar como seria ser adorado como deus e

passei a desejar isto no meu coração. Do dese-jo passei para o planeja-mento, estudando como firmar o meu trono aci-ma das estrelas de Deus e ser semelhante a Ele. Num determinado dia tentei realizar meu de-sejo, mas acabei expul-so do Santo Monte de Deus. ( Isaías 14:13,14 – Ezequiel 28:15-17)

O que detonou fi-nalmente a sua rebe-lião? Quando perce-bi que Deus estava para criar alguém semelhan-te a Ele, por conseqüên-cia, superior a mim, não consegui aceitar o fa-to. Manifestei, então, os verdadeiros propósitos do meu coração. (Isaías 14:12-14)

O que aconteceu com os anjos que esta-vam sob o seu coman-do? Eles me seguiram e também foram expul-sos.Formamos juntos o império das trevas (Apo-calipse 12:3,4)

Como você encara o homem? (com raiva) Te-nho ódio da raça huma-na e faço tudo para des-truí-la, pois eu a invejo.Eu é que deveria ser se-melhante a Deus.(1 pe-dro 5:8)

Quais são suas es-tratégias para destruir os homens? Meu objeti-vo maior é afastá-los de Deus. Eu os estimulo a praticar o mal e confun-do suas idéias com um mar de filosofias, pensa-mentos e religiões cheias de mentiras, mistura-das com algumas verda-des. Envio meus mensa-geiros travestidos, para

confundir aqueles que querem buscar a Deus. Torno a mentira pareci-da com a verdade, indu-zindo o homem ao en-gano e a ficar longe de Deus, achando que es-tá perto. E tem mais. Fa-ço com que a mensagem de Jesus pareça uma to-lice anacrônica, tento es-timular o orgulho, a so-berba, o egoísmo, a ini-mizade e o ódio dos ho-mens. Trabalho ardu-amente com o meu sé-quito para enfraquecer as igrejas, lançando di-visões, desânimo, críti-cas aos líderes, adulté-rio, mágoas, friezas espi-rituais, avareza e falta de compromisso (ri ás es-caras). Tento destruir a vida dos pastores, prin-cipalmente com o sexo, dinheiro, ingratidão, fal-ta de tempo para Deus e orgulho. ( 1 Pedro 5:8 – Tiago 4;7 – Gálatas 5:19-21ios 3:3 – 2 Pedro 2:1 – 2 Timóteo 3:1-8 – Apo-calipse 12:9)

E sobre o futuro? (com o semblante de ódio) Eu sei que não pos-so vencer a Deus e me resta pouco tempo para ir ao lago de fogo, minha prisão eterna. Eu e meus anjos trabalhamos com afinco para levarmos o maior número possível de pessoas conosco. ( Ezequiel 28:19 – Judas 6 – Apocalipse 20:10-15)

“Como diz o Espírito Santo: hoje, se ouvirdes a sua voz, não endure-çais os vossos corações.” ( Hebreus 3:7,8)

• Este texto circula pela internet e é de au-tor desconhecido.

Estive no Posto de Saúde do Centro Social Urbano, Bº Irmã Dulce, e me encontrei com uma linda surpresa: Um qua-dro na parede, com uma foto de uma Senhora de idade, e um texto home-nagem a sua contribui-ção a população de San-tiago, que lindo recorda-tório. O texto tem esta palavra: COMADRINHA : Maria Amélia de Frei-tas era conhecida por to-dos como “Comadrinha”. Uma pessoa como ela, que sempre foi paupér-rima, jamais se queixa-

va de alguém, ou mesmo blasfemava de Deus por te-la feito tão pobre. Vi-via catando latas, peda-ços de ossos nos açou-gues, roupas velhas, pa-ra amenizar o sofrimen-to de outras pessoas muito menos necessita-das que ela. Todos os do-mingos ia à Igreja, pois pertencia ao Apostolado da Oração. Todos a res-peitavam, ela jamais foi alvo de brincadeiras. Era amada e admirada por todos, Não era má, fal-sa e nem invejosa. Fale-ceu em 07 de Novembro

de 1978, com a idade de 117 anos. O Centro So-cial Urbano recebeu seu apelido em Homenagem aos seus gestos de huma-nidade.

COMADRINHA, ou o nome da Sra. Maria Amé-lia de Freitas deixou um rastro na história de uma comunidade, pelas suas obras e sua personalida-de, nós Cristão devería-mos deixar um recorda-tório de boas lembranças para os que nos conhece-ram, Pense nisso, o que você faz as pessoas senti-rem ao seu respeito?

Gestor cuida de coisas, pastor cuida de ovelhas.

Gestor visita obras, pastor visita ovelhas.

Gestor administra os negócios, pastor alimenta as ovelhas.

Gestor comanda de sua mesa, pastor se envolve com as ovelhas.Gestor cheira a gabinete, pastor cheira a ovelha;

Gestor manda nos comandados, pastor serve as ovelhas.

Gestor possui seguranças, pastor protege as ovelhas.Gestor consulta o número

do cadastro, pastor conhece as ovelhas pelo nome.

Gestor espera o resultado, pastor vai em busca da ovelha

e a carrega nos ombros.Gestor pune, pastor corrige

as ovelhas.Gestor demite, pastor restaura

as ovelhas.Gestor da treinamento para os lidera-

dos, pastor guia as ovelhas.

com Lúcifer uma vida

Gestor ou Pastor?Gestor tem metas, pastor

tem propósitos.Gestor busca o topo, pastor

caminha nos vales.Gestor usa apenas a técnica

acadêmica, pastor usa a experiência dos desertos e dos vales.

Gestor é formado, pastor é chamado.

Gestor assina papéis, pastor cumpre o seu papel.

Gestor gasta tempo e recursos com a manutenção do posto,

pastor investe na oração.Gestor constrói prédios,

pastor edifica vidas.Gestor paga contas, pastor

paga o preço.Gestor é temido, pastor é amado.

Gestor possui igreja, pastor é dado a igreja.

Gestor é chefe, pastor é amigo.Gestor é bajulado, pastor é honrado.

Gestor passa, pastor fica na memória.Gestor vive regaladamente, pastor dá

a vida pelas ovelhas.

Page 10: Jornal Arauto 37

10 “Ele explica mistérios e segredos e conhece o que está escondido.” Dn 2:22 Junho/2010

Abigail era a bela e in-teligente esposa de Nabal (1Sm 25:3), um homem grosseiro, tratante e do-minador. Apesar de mui-tas mulheres serem infe-lizes no casamento por sua própria escolha, Abi-gail, provavelmente, te-nha entrado nessa união com um homem tão difí-cil sem poder opinar, vis-to que a maioria dos ca-samentos de sua época era arranjado pelos pais. Essa mulher de fé agiu humilde e sabiamente ao dar comida para Davi e seus homens, a fim de salvar a vida daque-les que pertenciam a sua casa. Depois de Nabal ter insultado rudemen-te o futuro rei de Israel e seus homens, Davi reagiu com rapidez, determina-do a uma vingança im-pensada. Avisada por um servo, Abigail foi pers-picaz e precisa ao evi-tar que todos de sua casa fossem mortos. Ela inter-ceptou Davi com humil-dade e calorosa hospitali-dade. Sua voz o chamou de volta à razão, e seus

modos o deixaram des-concertado. Ela usou de toda a sua criatividade para minimizar os danos causados pelo seu mari-do tolo. Ao ir contra os desejos de Nabal, ela agiu para salvar a vida dele. De que forma ela dissua-diu Davi e seus homens? Ela poderia ter-se porta-do como esposa ressenti-da, procurando maneiras de colocar a culpa em seu marido, mas seu discur-so foi astutamente persu-asivo e honesto. Mostrou deferência para com seu marido ao afirmar que ti-nha sido por causa de um lapso de sua parte que os homens de Davi tinham conversado com Nabal, não com ela, talvez suge-rindo que ela não havia estado disponível para oferecer hospitalidade (1Sm 25:25). Suas pala-vras não foram de traição, mas sim de uma confis-são cheia de tato que de-sarmou a raiva de Davi. De forma alguma ela pro-curou enganar o marido, mas escolheu sabiamente narrar a ele tudo o que ha-

via feito (1Sm 25:36-37). Sua conversa com Davi mostrou respeito por sua posição e conhecimento de seu caráter e ações, re-sultando num pronuncia-mento por parte do futuro rei de uma bênção tripla: louvor a Deus, gratidão pelo conselho dela e gra-ças pela própria Abigail (1Sm 25:32-33). Quando Davi soube que Nabal ha-via morrido, ficou extre-mamente aliviado por ter permitido que Deus cui-dasse da vingança. Ele também não perdeu tem-po e pediu que Abigail continuasse a abençoar sua vida sendo sua espo-sa. Foi para ela que Davi disse: “ouvi tua petição e a ela atendi” (1Sm 25:35), o que, em algumas ver-sões, é traduzido por “res-peitei sua pessoa”. Abigail havia conquistado o res-peito de Davi, ilustrando para esposas de nossos dias o princípio essencial da moderação e der prio-ridades corretas, bem como determinação para tirar o máximo de provei-to de uma situação difícil.

Chocolate Quente

Ingredientes: 4 copos de leite

1 lata de creme de leite1 barra de chocolate

meio amargo

Modo de Preparo:Ferva o leite. Logo de-pois coloque aos pou-cos o creme de leite e

derreta em outra pane-la o chocolate. Mistu-

re tudo muito bem. Sir-va com chantili e canela

em pó. 4 porções

No mundo em que vi-vemos onde o culto ao corpo é intenso e a mídia vende um estereótipo de beleza da mulher ideal e perfeita fisicamente, é co-mum vermos muitas re-presentantes do sexo fe-minino, correndo atrás de um falso padrão do que é belo e aceitável. Na sociedade moderna é cada vez mais frequente a ocorrência de cirurgias plásticas e o aparecimen-to de novas técnicas para transformar as mulheres. Rejuvenesça! Emagreça 10kg em uma semana! Tenha o corpo escultural que você sempre sonhou! Mas que beleza é essa que escraviza? Não está se fa-zendo apologia ao des-leixo. A mulher deve sim, arrumar-se e querer ficar bela para o namorado, o noivo, o marido e para si mesma. Mas o problema está em tornar-se escra-va desses cuidados com a aparência. Os excessos não são saudáveis em nenhuma área da vida. E deve-se ter muita cau-tela em relação a isto. O

tempo passa para todos nós. A velhice é inevitá-vel, assim como as rugas, a perda da elasticidade da pele e tantas outras coisas que a melhor ida-de nos traz. Mas não há desmerecimento nisto, pelo contrário! Quanta beleza há nas marcas fei-tas pelo tempo, no rosto e nas mãos de uma mu-lher avançada em idade. Quanto mérito nas mar-cas deixadas num corpo feminino que gerou outro ser no seu ventre. Quan-ta honra nos fios brancos que muitas anciãs osten-tam com orgulho. Cada mulher é livre para sentir-se bem consigo mesma, mas também é respon-sável por suas atitudes e ações com relação ao seu corpo, porque ele é tem-plo do Espírito Santo. Cui-de de sua aparência físi-ca, mas não esqueça de cuidar também da alma e da mente, lendo bons li-vros, meditando na Pala-vra de Deus regularmen-te, para que uma beleza pura e singular irradie de dentro para fora .

ABIGAIL, uma beldade inteligente

Saúde da MulherMULHERES DA BÍBLIA RECEITAS

PARA O INVERNO

Participe da nossa página através do e-mail [email protected] sua opinião, sugestões de matérias. Esta página é sua!

A mulher virtuosa “fala com sabedoria e procede bondade da sua língua.” (Pv. 31:26)

Página da Mulherpor Quésia Vieira

OUÇA O PROGRAMA BOM DIA COM CRISTO PARA MULHERES.

TODAS AS QUINTAS

DAS 07:00 ÀS 07:45 NA RÁDIO VERDES PAMPAS.

Beleza feminina – não tem idade

Page 11: Jornal Arauto 37

11“Louvado seja o Senhor, que dia a dia leva as nossas cargas” Sl 68:20Junho/2010

“Crack”: é uma droga feita a par-tir da mistura de cocaína com bicar-bonato de sódio geralmente fumada.[1] É uma forma impura de cocaína e não um sub-produto. O nome deri-va do verbo “to crack”, que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem. A fumaça produzida pela quiema da pedra de Crack,chega ao sis-tema nervoso central em dez segun-dos, devido ao fato de a área de absor-ção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamen-te para compensar o mal-estar, provo-cando intensa dependência. Não raro, o usuário tem alucinações, paranóia (ilusões de perseguição). Em relação ao seu preço, é uma droga mais bara-ta que a cocaína. O uso de cocaína por via intravenosa foi quase extinto no Brasil, pois foi substituído pelo crack, que provoca efeito semelhante, sendo tão potente quanto a cocaína injetada. A forma de uso do crack também favo-receu sua disseminação, já que não ne-cessita de seringa — basta um cachim-bo, na maioria das vezes improvisado, como uma lata de alumínio furada, por exemplo.

Efeitos: O crack eleva a tempera-tura do corpo, podendo causar no de-pendente um acidente vascular cere-bral. A droga também causa destruição de neurônios e provoca a degeneração dos músculos do corpo (rabdomiólise), o que dá aquela aparência caracterís-tica (esquelética) ao indivíduo: ossos da face salientes, braços e pernas finos e costelas aparentes. O crack inibe a fome, de maneira que os usuários só se alimentam quando não estão sob seu efeito narcótico. Outro efeito da dro-ga é o excesso de horas sem dormir, e tudo isso pode deixar o dependente fa-cilmente doente. A maioria das pes-soas que consome bebidas alcoólicas não se torna alcoólatra. Isso também é válido para outras drogas. No caso do crack, com apenas três ou quatro do-ses, às vezes até na primeira, o usuário se torna completamente viciado. Após o uso, a pessoa apresenta quadros de extrema violência, agressividade que se manifesta a princípio contra a pró-pria família, desestruturando-a em to-dos os aspectos, e depois, por consequ-ência, volta-se contra a sociedade em geral, com visível aumento do número de crimes relacionados ao vício.

Associação à prática de crimes e promiscuidade: O uso do crack — e sua potente dependência psíquica — frequentemente leva o usuário à prá-tica de delitos, para obter a droga. Os pequenos furtos de dinheiro e de obje-tos, sobretudo eletrodomésticos, mui-tas vezes começam em casa. Muitos dependentes acabam vendendo tudo o

que têm a disposição, ficando somente com a roupa do corpo. Em alguns ca-sos, podem se prostituir para susten-tar o vício. O dependente dificilmente consegue manter uma rotina de traba-lho ou de estudos e passa a viver basi-camente em busca da droga, não me-dindo esforços para consegui-la. O crack pode causar neurofilexia e doen-ças reumáticas, podendo levar o indi-víduo a morte. Embora seja uma dro-ga mais barata que a cocaína, o uso do crack acaba sendo mais dispendioso: o efeito da pedra de crack é mais in-tenso, mas passa mais depressa, o que leva ao uso compulsivo de várias pe-dras por dia.

Chances de recuperação : As chan-ces de recuperação dessa doença, que muitos especialistas chamam de “do-ença adquirida” (lembrando que a adi-ção não tem cura), são muito baixas, pois exige a submissão voluntária ao tratamento por parte do dependente, o que é difícil, haja vista que a “fissu-ra”, isto é, a vontade de voltar a usar a droga, é grande demais. Além disso, a maioria das famílias de usuários não tem condições de custear tratamentos em clínicas particulares ou de conse-guir vagas em clínicas terapêuticas as-sistenciais, que nem sempre são idône-as. É comum o dependente iniciar, mas abandonar o tratamento. A imprensa também tem mostrado as dificuldades sofridas por parentes de viciados em crack para trata-los. Casos extremos, de familias que não conseguem ajuda no sistema publico de saude, são cada vez mais comuns. A melhor forma de

tratamento desses pacientes ainda pa-rece ser objeto de discussão entre es-pecialistas, mas muitos psiquatras e autoridades posicionam-se a favor da internação compulsória em casos gra-ves e urgentes, o que exigiria uma alte-ração na lei e aumento de vagas em clí-nicas públicas que oferecem internação para usuários em estado mais grave. Seis vezes mais potente que a cocaína, o crack tem ação devastadora provo-cando lesões cerebrais irreversíveis e aumentando os riscos de um derrame cerebral ou de um infarto. Ao contrá-rio do que se poderia imaginar, porém, não são as complicações de saúde pelo uso crônico da droga, mas sim os homi-cídios, que constituem a primeira cau-sa de morte entre os usuários, resultan-tes de brigas em geral, ações policiais e punições de traficantes pelo não-paga-mento de dívidas contraídas nesse co-mércio; outra causa importante são as doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, por exemplo, por conta do comportamento promíscuo que a dro-ga gera. O modo de vida do usuario o expõe à vitimização, muitas vezes e in-felizmente, levando-o a um fim trági-co. Um estudo: O pesquisador Marce-lo Ribeiro de Araújo acompanhou 131 dependentes de crack internados em clínicas de reabilitação e concluiu que usuários de crack correm risco de mor-te Dezoito vezes maior que a população em geral. Cerca de 18,5% dos pacientes morreram após dois anos. Destes, cerca de 80% morreram assassinados, 10% morreram de overdose e 10% em de-corrência de aids.

Este é o Joaquin Franco, meu neto, que mora na cidade de Santa Fe – Argentina, que no dia 12 esteve festejando seu 1º aninho, que Deus te abençoe Joaquin.

Feliz AniversárioCrack: a praga que o diabo derramou sobre o Brasil!

CORSA SEDANCORSA HATCH ESCORT HOBBY 1.0FIORINO FOCUS GOLF GLX 2.0PALIO 1.6PALIO WEEKEND EXPASSAT 1.8PAMPA 1.6STRADA CESTRADASAVEIRO 1.6TORNADOCORSA SEDAN 1.6PARATI 1.8UNO 1.0UNO FIREVECTRA GLS

2005/20052002/20021995/19961989/19892003/20031996/199971996/19972003/20041999/19991994/19942003/20032004/20041999/20002008/20081997/19971993/19931993/19932003/20031998/1998

PRATAPRATA

AZULBRANCO

AZULBRANCO

AZULPRETAPRATA

BRANCOBRANCOBRANCO

PRETOLARANJA

AZULVERMELHOVERMELHO

BRANCOBRANCO

Page 12: Jornal Arauto 37

Ano IV - Nº 37 - Junho/2010

VISITE O JORNAL ARAUTO NA INTERNET

www.arautosantiago.com.br

Congresso Circulo de Oração - Vila Rica