jornal 3ª edição

6
DMA administradora de condomínios Chame a Uma solução definitiva para os reparos e pequenos serviços em sua casa. Com a Doutor Resolve, você tem um profissional qualificado e preparado para resolver qualquer problema de forma rápida e segura Elétrica Hidráulica Pintura Alvenaria Jardinagem Chaveiro Marcenaria Precisou, é só chamar: (37) 3071-3000 - 3213-1200 Conrado Vieira (37) 8808-3570 (37) 3214-2200 em Condomínio ANO 01 - Edição 03 Divinópolis, Novembro de 2011 Informativo da DMA Condomínios Tiragem: 2.500 exemplares www.dmacondominios.com.br VIVA O SÍNDICO A DMA dá os parabéns a todos os síndicos São várias as funções do síndico, cujo dia é comemorado na data 30 de novembro. Cuidar de um condomínio inteiro não é nada fácil. Muitos comparam a função com a de administrar uma empresa. É difícil não pensar “entrei numa fria” ou parecer algo assustador realizar todos os tramites, porém, para muitos, é motivo de muito orgulho e satisfação. A DMA cuida Os condomínios da DMA já contribuíram para a não-poluição de mais de 1 milhão de litros de água em menos de um ano. A empresa desenvolve também diversos programas na área social. Conheça-os melhor na página 5. Leia também Tira dúvidas Jurídico / Projetos Sociais da DMA Seu condomínio em boas mãos

Upload: pedro-condori

Post on 30-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

dmacondominios

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal 3ª edição

DMAadministradora

de condomínios

Chame a

Uma solução definitiva para osreparos e pequenos serviços emsua casa. Com a Doutor Resolve,você tem um profissionalqualificado e preparado pararesolver qualquer problema deforma rápida e segura

Elétrica

Hidráulica

Pintura

Alvenaria

Jardinagem

Chaveiro

Marcenaria

Precisou, é só chamar: (37) 3071-3000 - 3213-1200

Conrado Vieira (37) 8808-3570

(37) 3214-2200

em Condomínio

ANO 01 - Edição 03

Divinópolis, Novembro de 2011Informativo da DMA Condomínios

Tiragem: 2.500 exemplares

www.dmacondominios.com.br

VIVA O SÍNDICOA DMA dá os parabéns a todos os síndicos

São várias as funções do síndico, cujo dia é comemorado na data 30 de novembro. Cuidar de um condomínio inteironão é nada fácil. Muitos comparam a função com a de administrar uma empresa. É difícil não pensar “entrei numafria” ou parecer algo assustador realizar todos os tramites, porém, para muitos, é motivo de muito orgulho e satisfação.

A DMA cuidaOs condomínios da DMA já contribuíram para a não-poluição de mais de 1 milhão de litros de água em menos de um ano.

A empresa desenvolve também diversos programas na área social. Conheça-os melhor na página 5.

Leia também Tira dúvidas Jurídico / Projetos Sociais da DMA

Seu condomínio em boas mãos

Page 2: Jornal 3ª edição

Editorial

Diretor

Administradora

Advogada

Contadora

Comercial

Rômulo Amorim

Priscila Botelho Amorim

Dr. Denise Amorim

Taciana de Cássia Primo

Jessica Amorim Jorge

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

[email protected]

Jornal Viva em condomínioJornalista responsávelBruno Rosa RochaRegistro profissional:MG 11.776JP(37) 8831-3363

Dep. pessoal

Gerente Balancete

Pedro Tacora

Adriano Nunes de Oliveira

[email protected]

[email protected]

Serviços externosWelliton Rodrigues

Expediente

DiagramadorConrado Augusto Vieira

Equipe DMA

2

Ele está sempre em evidência. Na música de Chico Buarque(“Agora falando sério, preferia não falar, nada que distraísse, osono difícil como acalanto. Eu quero fazer silêncio. Um silênciotão doente, do vizinho reclamar, e chamar polícia e médico e osíndico do meu tédio, pedindo pra eu cantar”) e Jorge Ben Jor(“Jacarezinho, avião, jacarezinho, avião, cuidado com o discovoador, tira essa escada daí,essa escada é pra ficar aqui fora, euvou chamar o síndico, Tim Maia! Tim Maia!”) , no hall de entradado edifício, no peso das compras na garagem, no envio doscomunicados e até no bater da porta altas horas da noite. Tim Maiaganhou de seu amigo Jorge o apelido de “Síndico do Brasil” porpossuir temperamento forte e explosivo, associando essascaracterísticas de muitos outros síndicos. Bom, não dá prageneralizar. A função é a mesma, mas o indivíduo é único. Eindispensável!

O síndico é aquele que permeia entre um pulso firme e um espíritopolítico. Democracia, neutralidade e sensatez fazem parte docurrículo desse ou dessa que abraça tal atividade. Não se podeesquecer que a prudência é a maior virtude de quem “administra”várias famílias, inclusive a dele!

E falando em família, o síndico é aquele que coloca a “casa emordem”. Ele, também como morador, faz do seu edifício aextensão do seu lar. Passa pelos mesmos dilemas como qualqueroutro morador. Daí a responsabilidade aumenta. E as cobrançastambém.

Mas não é por acaso ou propositalmente que alguém se tornasíndico. Certamente, ele é alvo da confiança de cada morador,alguém que tem certeza de suas convicções e que se preocupa eenvolve com os problemas no condomínio.

Por isso, é de extrema importância e valia que honremos a todosestes - síndicos e síndicas que doam do seu tempo para o bem estar

de todos. Que não medem esforço algum para harmonizar oambiente em que vivem e socializar a todos, num convívio genuínoe sólido!

Este mês aproveitamos nosso jornal para dar-lhes um presente: umaedição especial ao síndico, com muitas dicas e informaçõesimportantes. Assim, a equipe da DMA CONDOMÍNIOShomenageia a todos os nossos amigos-síndicos, parabenizando-ospelo seu dia!

Um Grande Abraço da nossa Equipe!Felicidades aos síndicos, subsíndicos e aos futuros!

ANUNCIE AQUIANUNCIE AQUIDIVULGUE A SUA MARCA

(37) [email protected]

Page 3: Jornal 3ª edição

Lidar com pessoas bem diferentes. Cumprir e fazercumprir a convenção, o regimento interno e as determinações daassembléia. Diligenciar a conservação e a guarda das partescomuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aoscondôminos. Elaborar o orçamento da receita e da despesarelativa a cada ano. Cobrar dos condôminos as suascontribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas.Acompanhar o trabalho de umaAdministradora de Condomíniosquando ela existir. Escutar todo tipo de reclamação. Solucionarproblemas entre vizinhos. Prestar contas. Essas são algumas dasfunções do síndico. As outras, só vivenciando essa atividade nodia a dia com muito jogo de cintura para saber. Cuidar de umcondomínio inteiro não é nada fácil. Muitos comparam a funçãocom a de administrar uma empresa. É difícil não pensar “entreinuma fria” ou parecer algo assustador realizar todos os itensrelacionados acima, porém, para muitos, é motivo de muitoorgulho e satisfação.

Levi Ferreira, hoje aposentado, é sindico do EdifícioArium há um ano e meio e nunca pensou em assumir tal função.“Antigamente eu morava em São Paulo e era engenheiroagrônomo numa multinacional. Devido a esse trabalho, que metomava muito tempo, morria de medo de ser síndico”, recorda.

Levi conta que participou ativamente da Comissão deConstrução de seu Edifício e que tal atuação o levou a ser síndicoum tempo depois. “Como já estava aposentado resolvi encarar odesafio. Porém, graças ao apoio da DMA, vi que o trabalho desíndico quando existe uma administradora é mais tranqüilo queesperava. A empresa cuida de toda parte administrativa eburocrática e eu fico mais por conta de acompanhar seu trabalho eaprovar as medidas. Não preciso nem mesmo procurar um

Sou síndicoSíndicos de Condomínios DMA contamum pouco sobre sua experiência no cargo

(37) 2101-0665

eletricista, por exemplo. A DMA se encarrega de tal contato.”,ressalta.

Jorge Carrano é engenheiro mecânico e síndico doCondomínio Residencial Antônio Moreira Júnior há três anos e dizser um síndico diplomático. “Tenho a sorte do meu prédio ser bemtranqüilo, com moradores bem conscientes. Porém, quando minhapresença é necessária procuro ouvir bem os dois lados e chegar auma solução em conjunto”, afirma.

Jorge também afirma que a tarefa deve ser uma contribuiçãode todos. “Todos os moradores dividem o mesmo ambiente, entãotodos devem ter a mesma atenção e cuidado que o síndico. Se nãofor assim, ou seja, se não houver tal contribuição, a atividade podeser tornar desgastante”, diz.

Por que é necessário uma administradora?

“Antigamente os síndicos eram pessoas aposentadas que naverdade tomavam conta do prédio. Hoje a falta de tempo e oexcesso de responsabilidades são comuns na vida de grande partedos síndicos. Por isto é fundamental a contratação de umaadministradora para se encarregar das tarefas mais complexas. Anova forma de administrar condomínio é parecida como de umaempresa. Todo o controle é informatizado e que se traduz emfacilidades na gestão do Condomínio. A administradora seresponsabiliza pela gestão administrativa, recursos humanos,financeira e assuntos jurídicos. A autoadministração não érecomendável tendo em vista a quantidade de atividades, que giramem torno de 120 por mês. É um trabalho para especialistas. Se nãofor feito de forma correta, pode gerar passivos nas áreas fiscal,trabalhista e cível.”

Priscila Botelho, diretora da DMA

Page 4: Jornal 3ª edição

4

Conheça os programas sociais da DMA

A DMA desenvolve diversos programas na empresa e nos condomínios, tanto na área social como ambiental. Todos possuem ótima aceitação eparticipação, o que demonstra que o caminho está correto. Além da Coleta Seletiva e do Reaproveitamento do Óleo, a empresa também abraça outrascausas. Confira:

BRINQUEDOSCriança e infância combinam com brinquedos. Mas nem todostêm a sorte de ter uma família, um lar, parentes e amigos parafornecerem esses itens tão importantes para o desenvolvimentosadio de um futuro adulto.ADMAé parceira de entidades como“CRIANÇA – UM PROJETO DE DEUS”. A DMA faz umacampanha interna, sensibilizando seus funcionários aarrecadarem brinquedos junto a amigos, vizinhos e familiares.Todo ano é uma festa a cerimônia de entrega, com a presença decrianças e representantes da entidade beneficiada. Participetambém arrecadando brinquedos em seu condomínio eencaminhando-os à DMAnos dias que antecedem o Natal.

PRESERVAÇÃOAMBIENTALA DMA entende que, para cuidar bem de um condomínio, elaprecisa cuidar bem das pessoas e do planeta, pois tudo estárelacionado. A empresa não fica apenas no discurso doecologicamente correto e parte para ações práticas e deresultado no curto, médio e longo prazo. Ultimamente, a DMAtem implantado com sucesso a Coleta Seletiva e oReaproveitamento de Óleo juntamente com seus parceiros. Oúltimo edifício a receber tais programas foi o Carmélia Manata,no final do ano passado.

VIZINHONos dias de hoje não temos muito tempo, tudo é rápido esuperficial e mal conhecemos os nossos vizinhos. Pensando emincentivar a volta das relações mais próximas, a DMA

Faça do seu condomínio um posto de coleta de brinquedos para o Natal

comemora o dia do vizinho, entregando aos seus vizinhos maispróximos pratinhos com docinhos. Um gesto singular paramostrar aos condôminos como poderia ser sua relação com osdemais moradores do seu condomínio.

AGASALHOA DMA há anos colabora com o projeto “CRIANÇA - UMPROJETO DE DEUS” e outras entidades sociais, em diversascampanhas, entre elas a do agasalho. A empresa, nos dias queantecedem o inverno, é um posto de coleta. O resultado éespantoso! Faça do seu condomínio um posto de coleta.

a gente cuida

R: PERNAMBUCO, 555 - CENTRO, DIVINÓPOLIS/MG

(37) 3229-6455

ALUGUEL E VENDA DE IMÓVEIS

WWW.SOMARIMOVEIS.COM.BR

A explosão devido o vazamento de gás que aconteceu nodia 13 do mês passado no Rio de Janeiro, matando quatro pessoase deixando outras 16 feridas, deixa algumas dúvidas: isso tambémpoderia ocorrer nos prédios de Divinópolis? Estariam nossosedifícios prevenidos contra tal situação?

A DMA Condomínios, ciente da importância de talassunto, controla com rigor as datas do Teste de Estanqueidade.Resumindo, esse exame verifica se a tubulação de gás não contémvazamento, ou seja, se ela está isenta de furos, trincas ouporosidades que possam deixar sair parte de seu conteúdo. Esseteste deve ser feito de dois em dois anos e é a garantia de queacidentes como o do Rio de Janeiro não ocorram.

Teste de Estanqueidade em PautaDMAcuida de exame que pode prevenir contra tragédias como a do Rio de Janeiro

“Caso não haja uma obra mais intensa ou algo parecido noedifício e seu entorno, o teste garante 100%”, afirma o engenheiromecânico, responsável pelo Teste de Estanqueidade da DMA, JorgePrado Carrano.

Jorge é engenheiro há 25 anos e trabalha nessa áreaespecífica há mais de 10. Ele conta que alguns edifícios da cidadechegam a deixar o teste para última hora e até mesmo a passar davalidade. “Porém esses prédios geralmente não possuem umaadministradora de condomínios como a DMA. Eles correm umrisco enorme de acontecer algo parecido ao que ocorreu no Rio”,ressalta Jorge.

DMA e equipe Recóleo no edifício Carmélia Manata:responsabilidade ambiental

Page 5: Jornal 3ª edição

5

Posto Sete de Setembro

Av. Sete de Setembro, 1623 - Vila Cruzeiro

(37) 3222-9988

24 horasTroca de Óleo

Loja de Conveniência

Conra

do V

ieira

Jurídico

Participe você também desta coluna enviando sua pergunta parao e-mail: [email protected]

Denise AmorimAdvogada da DMA

CondomíniosOAB / MG 79.103

Denise Amorim responde dúvidas dos internautas

Funções de deveres do Síndico:

Responsabilidade do Sindico:

De acordo com oArt. 1.348. Compete ao síndico:

I - convocar a assembleia dos condôminos;

II - representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, emjuízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;

III - dar imediato conhecimento à assembleia da existência deprocedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;

IV - cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e asdeterminações da assembleia;

V - diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pelaprestação dos serviços que interessem aos possuidores;

VI - elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;

VII - cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor ecobrar as multas devidas;

VIII - prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas;

IX - realizar o seguro da edificação.

§ 1o Poderá a assembleia investir outra pessoa, em lugar do síndico, empoderes de representação.

§ 2o O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, ospoderes de representação ou as funções administrativas, medianteaprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção.

O sindico responde pessoalmente pelos danos que causar, quandoextrapolar sua competência, ou quando for omisso, negligente eimprudente.A responsabilidade civil do sindico ocorre quando as atribuições do

Este mês o Jornal Viva em Condomínio está homenageando o síndico. Muitas são as dúvidas que giram em torno do que é ou não sua funçãoe até que ponto vai sua autoridade e responsabilidade. Esta coluna tentará sanar algumas questões que mais são mais freqüentes entre oscondôminos.

cargo não estão sendo devidamente cumpridas, ocasionando prejuízostanto aos condôminos ou quanto a terceirosA responsabilidade criminal do sindico acontece quanto suas atribuiçõesnão estão sendo cumpridas, levando-o não apenas a omissão, mas a umaprática que poderá ser entendida como criminosa ou contravenção.

Geralmente a Convenção e o Regimento expressam a forma de cobrançade multas pela transgressão às regras do Condomínio, inclusive o valor aser aplicado. Caso não haja nenhuma manifestação quanto a este tema,deverá ser deliberado o assunto em assembléia geral, atribuindo valores,para cada tipo de infração cometida e a forma de aplicá-las. O sindicopoderá aplicar as penalidades prevista no artigo 1.337 da Lei 10.406/2002,aprovadas em assembléia.

O síndico é responsável legal do condomínio, e tem por atribuições asespecificadas na Convenção Condominial e pela Lei, portanto mandatáriolegal dos interesses da coletividade condominial, não figurando comoempregado do condomínio. Não está sujeito ao cumprimento de horáriospré-estabelecidos. Exerce tão somente a representação legal e asatividades que são inerentes à função, não lhe poderá ser exigido rigor dehorários, podendo se ausentar temporariamente, devendo nomear umsubstituto caso não haja subsíndico. Lembrando que, deve se observar se aConvenção de Condomínio preconiza regras específicas para as funçõesdo sindico

Como deve o sindico proceder quando houver uma infração às

normas do Regimento Interno ou da Convenção, porém, não exista

previsão de multas a serem aplicadas?

O sindico é considerado empregado do Condomínio?

Page 6: Jornal 3ª edição

Homenagem

6

“ O síndico é aquele que cuida do edifício assim como cuidada sua própria casa. Ele se esforça para atender melhor e comagilidade as necessidades do condomínio, mesmo quandomuitas dessas necessidades não dependem dele e sim deterceiros. A DMA funciona em parceria dando um excelentesuporte jurídico, no departamento pessoal e no financeiro,elementos que auxiliam o síndico e o edifício numa melhoradministração.” Mirtes Pardini

“Cuidar dos interesses docondomínio e a valorização dopatrimônio dos moradoresdependem da disponibilidade e damotivação do síndico. Este, quededica um pouco do seu tempo paraque tudo corra bem, com ordem etranqüilidade. E não teria 100% desatisfação se não fosse o empenhoda DMA em se preocupar com todoo funcionamento e o bem estar decada condômino”.

Antônio Diniz Neto

“Estar integrado com oscondôminos e promovendo o

bem-estar, é fundamental paraum funcionamento ideal do

condomínio, juntamente com acompetência da DMA, que está

apta para conduzir e efetuar aentrega dos resultados dentro

de uma verdadeira moldura deparceria.”

Edvaldo Silva

"Ser síndico para mim, vai muito além deandar com o regimento interno debaixodo braço: é mediar tanto problemasquanto soluções em busca do bem-estarcoletivo"

Fabrício Terrezza

O síndico é o elo de um condomínio. É aquela pessoa que sepreocupa com o bem estar de cada um e com o sucesso do condomínio.

Em um condomínio somos, de uma certa forma, uma grandefamília e como tal temos diferenças que sempre devem ser sanadas com

harmonia, visando o bem estar comum. O síndico é o condôminoharmonioso, sereno e convicto nas decisões que toma, sempre tendo em

mente que representa um grupo que o escolheu e que nele confia .

Odaíza Ferreira de Melo

Ser sindico é cumprir e fazercumprir a convenção, regimentointerno e normas do edifício. Ézelar pela disciplina,conservação do patrimônio ecriar uma boa condição deconvivência social entre osmoradores.

Maria Elza

" A função primordial do síndico é estabelecer ordenadamente aharmonia no convívio entre os moradores e a transparência detudo que é deliberado no edifício, em relação as despesas, gastos etoda parte que envolve finanças. E a DMA Condomínios conseguecom excelência exercer seu papel como administradora, dandosuporte acima do que lhe é devida para atender prontamente asnecessidades e os cuidados regulares com o condomínio."

Vânia Dark

SER SÍNDICODia 30 de novembro comemora-se o dia

do síndico. Essa é a homenagem da DMA

não só aos síndicos de seus condomínios,

mas a todos que cumprem esse papel.