estrutura jornal vitrine 3ª edição

20
V i t r i n e C o m u n i c a c a o I n f o r m a ç ã o , c u l t u r a e e n t r e t e n i m e n t o Jornal Gaúcha Alunos pedem mais professores página 9 Mostra de Teatro na Restinga página 16 Circulação bairro Restinga e região - Tiragem 10.000 exemplares - Distribuição Gratuita Porto Alegre - Maio de 2009 - Edição n° 3 - Ano 1 Escola Técnica Federal da Restinga EDUCAÇÃO Mercado de Trabalho página 3 Esportes página 7 Entretenimento página 8 Educação página 9 Horóscopo página 13 Classificados página 13 Mundo PET página 17 Beleza & Saúde página 18 Cultura Super ofertas do comércio Vem Que Tem página 5 Keppler página 11 Armarinho Gaúcho página 15 Super ABC página 20 Mês das Mães com um show de prêmios Veja mais na página 10 A Voz da Comunidade Burocracia superada; aulas poderão começar em 2010 página 4

Upload: jornal-vitrine

Post on 05-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

A Voz da Comunidade Cultura Mercado de Trabalho página 3 Esportes página 7 Entretenimento página 8 Educação página 9 Horóscopo página 13 Classificados página 13 Mundo PET página 17 Beleza & Saúde página 18 Super ofertas do comércio Vitrine Comunicacao Vem Que Tem página 5 Keppler página 11 Armarinho Gaúcho página 15 Super ABC página 20 Mostra de Teatro na Restinga Alunos pedem mais professores Sinalização precária na Costa Gama página 4 página 16 página 12 página 9

TRANSCRIPT

Page 1: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

VitrineComunicacao I n for m a ç ã o , c u l tu ra e ent re ten im ent o

Jornal

Gaúcha

Alunospedem maisprofessorespágina 9

Sinalizaçãoprecáriana Costa Gamapágina 12

Mostra deTeatrona Restingapágina 16

Circulação bairro Restinga e região - Tiragem 10.000 exemplares - Distribuição Gratuita Porto Alegre - Maio de 2009 - Edição n° 3 - Ano 1

Escola Técnica Federal da Rest ingaEDUCAÇÃO

Mercado de Trabalhopágina 3

Esportespágina 7

Entretenimentopágina 8

Educaçãopágina 9

Horóscopopágina 13

Classificadospágina 13

Mundo PETpágina 17

Beleza & Saúdepágina 18

Cultura

Super ofertas do comérc io

Vem Que Tempágina 5

Kepplerpágina 11

Armarinho Gaúchopágina 15

Super ABCpágina 20

Mês das Mães com um show de prêmiosVeja mais na página 10

A Voz da Comunidade

Burocracia superada; aulas poderão começar em 2010página 4

Page 2: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

Tele Mensagem

A partir,00

R$ 5de

3250.65703250.6569"Sua mãe merece

essa emoção"

isto É

mensa

gem

Page 3: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

3

ExpedienteJornal Vitrine Gaúcha Ltda.Rua Av. João Antônio da Silveira, 370Porto Alegre / RS - CEP 91790-400CNPJ: 10691072/000186Insc. Municipal: 52366928E-mail: [email protected]

Diretor Administrativo e Comercial:Valtencir Cruz - [email protected] 31906Cel.: (51) 8476.6444

Diretor de Marketing:Jhonata Petersen Iranso [email protected].: (51) 8516.0971

Jornalista:Gustavo Cruz - MTB 9793

Diagramação:Jaciel Germano Fernandes [email protected].: (51) 9132.4854

Tiragem: 10.000 exemplaresImpressão: Zero HoraOs artigos, quando assinados, não refletem necessariamente a opi-nião do Jornal Vitrine Gaúcha e são de inteira responsabilidade de seus autores, que não possuem vínculo empregatício de qualquer natureza com o jornal. Da mesma forma, não nos responsabilizamos pelo teor dos anúncios. Matérias não assinadas são da redação.

O Jornal Vitrine Gaúcha chega a sua 3ª edição buscando melhorar cada vez mais o seu atendimento aos anunciantes, leitores e a todos que colaboram para que este seja o veículo de comunicação que mais cresce na Restinga e Extremo sul de Porto Alegre. Com este intuito, estamos disponibilizando uma sede loca-lizada na Avenida João Antônio da Silveira, 370, bairro Restinga, para atendimento ao público. A sede conta com novos equipa-mentos adquiridos para dar con-forto e praticidade aos serviços prestados a comunidade.

Contatos podem ser fei-tos pelos números 8476.6444 e 8516.0971, ou ainda pelo e-mail: [email protected]

Em novo endereço

Mercado de Trabalho

Trabalhando bem e mantendo o empregoDevido à crise, as empresas estão tendo

que cortar as despesas e para alcançar este objetivo acabam demitindo alguns funcio-nários. Para você que está empregado e quer aumentar as suas chances de sucesso profissional existem comportamentos que ajudam um trabalhador a ser bem sucedido. Abaixo seguem alguns exemplos:

Seja pontual. Pontualidade demonstra interesse pelo bom desempenho de suas tare-fas individuais e do trabalho do grupo.

Cumpra os Prazos. Execute suas tarefas no tempo correto, não deixe nada para depois.

Seja Educado. Trate a todos com educação e respeito. Ouça sugestões. Essa é a melhor maneira de se relacionar com as pessoas.

Peça Ajuda. Comunique sempre suas dificuldades, se houver, ao funcionário que é seu superior.

Use Seus Conhecimentos. Procure usar as coisas que aprendeu em cursos que fez. Relacione o conteúdo das aulas do curso com as atividades práticas desenvolvidas na empresa. É uma maneira de demonstrar o que você sabe.

Demonstre iniciativa própria. Dê suas sugestões e opiniões e faça críticas constru-tivas, isto é, aquele tipo de crítica que ajuda a melhorar as coisas; afinal, você também tem como contribuir.

Seja responsável e esteja atento à resolu-ção dos problemas entregues a você para que você os solucionasse.

Cuide de seu português. Expressar-se corretamente, demonstra respeito pela pessoa com quem você está conversando. É também

um investimento de sua parte em seu próprio desenvolvimento e no desenvolvimento da sua imagem profissional.

Flexibilidade. Nas empresas é comum as coisas mudarem muitas vezes. É preciso ser capaz de se adaptar à essas mudanças e contribuir da melhor forma.

Planejamento. Boas empresas sempre planejam as atividades que executarão. Bons funcionários devem fazer o mesmo. Devem imaginar antecipadamente como farão para executar suas tarefas de forma adequada.

Criatividade. Em todos os ambientes de trabalho é comum surgirem problemas novos e que não tem soluções conhecidas. A criati-vidade é capacidade de enfrentar esse tipo de situação, atingindo os resultados e objetivos desejados. É uma habilidade muito valorizada nas empresas.

Negociação. Podemos definir a capacidade de negociar como a capacidade de promover o entendimento sobre um assunto em que as opi-niões sejam conflitantes. Pode ser no atendi-mento de um cliente, pode ser numa solicitação de aumento de salário ou em um conflito entre dois colegas. Se você for um hábil negociador terá mais chances em qualquer empresa.

Ética. Seja honesto e correto em todas as situações. Nunca faça aos outros aquilo que não gostaria que fizessem com você.

Não seja Agressivo. Ao se comportar de forma agressiva você marcará de forma nega-tiva e para sempre as pessoas com quem con-vive. A agressividade é uma forma muito fácil de se perder um emprego.

Anuncie vagas gratuitamente neste quadro pelo e-mail: [email protected]

Envie sugestões de reportagens para o e-mail: [email protected]

Oportunidades de Empregos

Chapista - Tratar pelo fone 3266.0416 ou no endereço: Av. João Antônio da Silveira, 887Cozinheira - Tratar pelo fone 3266.0416 ou no endereço: Av. João Antônio da Silveira,887Técnico(a) em enfermagem - Envie seu currículo para o e-mail [email protected] . SEME Serviço Móvel de Emergência

Page 4: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

4

A Escola Técnica federal da Restinga deve estar funcionando já a partir de 2010. Conforme o Professor Hamilton Figueiredo, diretor já nomeado para a escola, todos os entraves burocráticos precisam ser vencidos até agosto deste ano para que os recursos disponíveis para a obra não sejam destinados para outros projetos do governo federal.

Pa rc e r i a s da comissão p r ó - e s c o l a técnica com e m p r e s a s privadas, já garantiram o projeto arqui-tetônico sem a utilização de recursos públi-cos, entre-tanto, algumas liberações de órgãos muni-cipais como a SMOV (Secretaria Munici-pal de Obras e Viação) e SMAM (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), estavam demorando além do esperado e deixando toda a comunidade da zona sul, em especial da Restinga, apreen-sivas. O Secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico de Porto Alegre, Clóvis Magalhães, garantiu em reunião no dia 17 de abril na Câmara de Vereadores, que no que depender dos órgãos públicos municipais, os recursos não serão perdidos e a Escola Técnica sairá dentro do prazo previsto. A mesma afirmação foi feita pelo Secretário Maurício

Dziedricki, pela Secretária da Educação, Cleci Jurach, Secretá-rio do Planejamento, Márcio Bins Ely e o Secretario Adjunto do Meio Ambiente, José Furtado.

Terreno já começa a ser preparado

No mesmo dia 17 de abril, o Jornal Vitrine Gaúcha acompa-nhou a comunidade em visita á área destinada à escola, momento

este em que o Vereador Carlos Comassetto (foto) apresentava o terreno à TV Câmara. Na oca-sião nossa equipe de reportagem

constatou que os trabalhos estão a pleno vapor, com máquinas, caminhões e muitos trabalhado-res empenhados na limpeza do

terreno e aterramento e conclu-são do acesso ao local.

Conforme divulgado na edição anterior do

Jornal Vitrine Gaúcha a data prevista para o iní-cio das obras do hospital

é 06 de julho. No entanto, sabe se que existem algumas pen-dências, entre elas a situação das quatro famílias (15 pessoas) que residem no local. Há alguns meses o DEMHAB (Departamento Municipal de Habitação), propôs a remoção dessas pessoas que moram naquela área a 24 anos, para outro terreno no bairro Vila Nova. Naturalmente eles não aceitaram, pois depois de tantos anos morando na Restinga, criaram vínculos com o bairro. Além disso, seus filhos estudam em esco-las próximas. Suas vidas seriam totalmente modificadas.

Num segundo momento, se cogi-tou a possibilidade de receberem

residências na 5ª unidade, bem pró-ximo de onde estão atualmente. Só

que até agora nada foi forma-lizado.

Júlio da Rosa Cabreira - 27 anos

Viemos da Vila Brasília na zona norte para a Restinga. Aqui era só mato, não tinha nem água. Agora que as coisas estão melhores, não podem nos levar

para qualquer lugar.Esta matéria foi realizada no dia 17

de abril. Voltamos ao local no dia 30 e a situação permanecia inalterada.

Júlio Cabreira

Hospital da Restinga - Pendências que preocupam

Acontece no BairroAtitudes começam a ser tomadas

Escola Técnica Federal da Restinga

Apresentado Cronograma de execução

No dia 23 de abril a Prefeitura divulgou o cro-nograma de execução das obras e dos projetos de responsabilidade do muni-cípio que incluem laudo de cobertura vegetal, licença prévia, instalação de rede d’água, energia elétrica, entre outras medidas já exe-cutadas. Estarão concluídas até 15 de junho deste ano. Posterior a isso, o Ministério de educação, através do Ins-tituto Federal do Rio Grande do Sul, poderá licitar a obra que deve durar seis meses. Os cursos devem iniciar já no início de 2010, mesmo que inicialmente as aulas sejam realizadas em outros prédios públicos até que a Escola técnica esteja con-cluída. Aproximadamente 20 Cursos deverão oferecidos.

Cavedon. Também participaram a Deputada Federal Maria do Rosário e o Deputado Estadual Adão Villa-verde. Todos engajados numa única causa, a consolidação da Escola Técnica Federal da Restinga, que trará qualificação profissional para a zona sul da cidade e a esperança de um futuro melhor para milhares de pessoas.

Parabéns a todas as lideranças comunitárias, aos órgãos públicos municipais e federais e aos políti-cos integrados a este projeto até o momento. Mas o Jornal Vitrine Gaúcha continuará acompanhando tudo sobre a Escola Técnica até que esteja funcionando de fato e espe-ramos poder continuar transmi-tindo notícias positivas.

Cursos Técnicos

Eletrônica, Telecomunicações, Informática para internet, Manu-tenção e suporte em informática, Guia de turismo, Hospedagem, Operações administrativas, Opera-ções comerciais, Vendas, Edifica-ções, Desenho de construção civil.

Cursos de Qualificação

Paisagismo, Floricultura, Agro eco-logia, Construção civil, Informática, Atendimento hoteleiro, Design de móveis.

A força da comunidade da RestingaA luta de pessoas como Maria

Guaneci Marques Ávila, coordena-dora da comissão de implantação da Escola Técnica Federal da Restinga, de Maria Salete da Silveira Pinto, secretária da referida comissão e de dezenas de pessoas que as acompa-nham, faz com que a comunidade mostre um senso de coletividade que a diferencia de outros bairros de Porto Alegre. Isto contagiou tam-bém a Câmara de Vereadores de Porto Alegre que criou uma comis-são de apoio a este povo guerreiro. O legislativo municipal abraçou a causa esquecendo qualquer diver-gência ou ideologia partidária, todos os partidos trabalham da comissão.

Nas reuniões acompanhadas pela nossa equipe de reportagem, foi constatado o empenho dos Vereadores DJ Cassiá (Presidente da comissão de Vereadores), Car-los Todeschini, Carlos Comassetto, Haroldo de Souza, Marcello Chiodo Tarciso (Flecha Negra), das Verea-doras Fernanda Melchionna e Sofia

Mande suas sugestões de reportagem para

[email protected]

ou pelo fone: 8516.0971

Page 5: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

Feliz dia das Mães !!!

Page 6: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição
Page 7: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

7

Esportes

Campeão Gaúcho 2009

Parabenizamos o Sport Club Internacional, pela conquista do Campeonato Gaúcho por dois anos seguidos, 2008 e 2009. Neste ano o S. C. I n t e r n a c i o -nal comemora seus 100 anos de história e torcemos para que continue trazendo mais alegrias a toda a nação colorada.

Faltam quadras de Basquete na Rest ingaA Restinga possui apenas

uma quadra de basquete aberta ao público que fica localizada no CECORES (Cen-tro Comunitário da Restinga). Os prati-cantes deste esporte reclamam da falta de incentivo para prática no bairro. Existem quadras em algumas escolas, mas só estão disponíveis nos horários de fun-cionamento destas escolas. Anualmente ocorre apenas um torneio desta moda-lidade, no qual é rea-lizado em novembro durante a semana da Restinga. No restante do ano, não ocorre nada. Desta forma é impossível que surjam revelações neste esporte, mesmo que existam talentos, eles ficam escondidos. Sabe-se que independente de qual for o esporte, só o talento

não é o suficiente, é necessário condicionamento físico e muito treino. No caso do basquete o

arre -

messo é o principal fundamento e exige muita prática para se adquirir técnica e precisão na jogada.

No futebol, revelamos Paulo Cezar Tinga e Ricardinho (o

melhor jogador de futebol do mundo na para-olimpíada). No basquete, é pouco provável que consigamos revelar algum

craque, se o incentivo para o esporte no bairro con-

tinuar assim.

OrigemO Bas-

quetebol sur-giu no ano de 1891, nos Estados Uni-dos. Seu cria-dor foi James N a i s m i t h , p r o f e s s o r de Educa-ção Física da ACM (Asso-ciação Cristã de Moços).

Primeira partida

O primeiro registro de um jogo de basquete foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892.

Formalização das regrasNos primei-ros anos do basquete ainda não havia uma bola específica para este esporte. As partidas eram re-alizadas com uma bola de futebol. Porém, no ano de 1894 foi desen-volvida primeira bola de basque-te.

Basquete pelo mundo

Foi no começo do século XX que o basquete começou a se espalhar no mundo. Ligas e federações co-meçaram a organizar campeona-tos e o esporte, de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Atualmente, o basque-te é muito praticado no mundo todo. Além de estar organizado profissionalmente, este esporte é presença obrigatória nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades brasileiras. A modali-dade possui muitos benefícios, ele é um exercício cardiovascular que melhora o rendimento físico é um esporte acessível a todos, poden-do ser praticado ao ar livre, em praças, parques, escolas e clubes.

Após 10 anos de batalha para que cercassem a quadra de fute-bol da Praça Triângulo, localizada na 2ª unidade, próximo ao ponto de táxi na Restinga, o projeto de Ubirajara Santos Nunes (tio Bira), morador da Restinga Nova e defen-sor do esporte, que infelizmente

faleceu antes mesmo de ver seu sonho virar realidade foi aceito e a praça agora conta com uma quadra de futebol nova, bancos e brin-quedos para as crianças, que estavam muito

alegres com a novidade correndo e brincando enquanto realizávamos

P raça Restaurada

a matéria. Os moradores da região estão muito realizados com o novo espaço de lazer para a comunidade.

Entrevistamos o morador Jefer-son José que nos contou como era a praça antes da reforma e sobre as reclamações dos vizinhos, devido

Na última edição do Jor-nal Vitrine Gaúcha, fizemos a cobertura inicial do torneio do Esporte Clube Lajeado, no qual a equipe da Taurus Aca-demia sagrou-se a campeã recebendo um troféu e mais R$ 1000, o Super Davi e o Gaúcho de Viamão, segundo e terceiro colocados rece-beram troféus e prêmios em dinheiro. As premiações ocor-reram no dia 05 de abril no Clube Lajeado.

Campeões do Torneio do Lajeado

Prestamos uma homenagem a Ubirajara Santos Nunes, o tio Bira, que por anos lutou por esse pro-jeto. E deixamos como sugestão para os moradores da região que nomeiem a praça com o mesmo nome de seu idealizador.

ao grande número de vidros e telhas quebradas com boladas, ele diz que agora não vai mais ter este problema, ficando os boleiros e os moradores em frente à praça contentes. A obra foi executada pela SMAM (Secretaria Municipal do Meio Ambiente).

Jeferson José

Agradecemos ao Lajeado pelo convite exclusivo para divulgação do evento, pois apoiamos sempre o esporte amador.

Equipe Taurus 1ª colocada, levantando o troféu e fazendo a festa.

Capitão do Super Davi com o troféu de segundo lugar.

Page 8: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

8

ENTRETENIMENTO

Os Irmãos Nico e NecoNuma cidade do interior do Paraguai havia dois irmãos, o Nico e Neco. O Nico era muito bagunceiro, e um dia o resolveu ir á igreja, pediu para o Neco ir junto. Neco disse: - Não vou, porque você é muito bagunceiro.Nico falou: - Então eu sento lá atrás e você senta lá na frente.e assim os dois foram para igreja.no meio da missa, o padre que hoje é o atual presidente do país, passou um comunicado, dizendo bem alto:- Eu COMOnico...

nisso o nico que estava lá atrás falou:Pó! Padre come o neco que está mais perto ora!!!

Conversa GuascaUm gaúcho se encontra com o outro: - Barbaridade, tchê. Estou voltando de São Rafael do Des-campado! Que cidade, piá!- Gostou?- Gostei nada. Lá só tem prostituta e jogador de futebol. - Pera lá, homem. Minha mãe vive lá!- Ihhh, rapaz. Tá jogando um bolão!

Fuga do HospícioQuatro loucos estavam bolando um plano há um mês para fugir do hospício, eles combinaram de pular o portão da entrada às três horas da tarde, pois neste horário os guardas não estariam lá. Na hora marcada os loucos se despediram dos amigos e saíram cinco minutos depois eles voltam para dentro do hospício. Um dos amigos encucado pergunta:- Zezinho, o que aconteceu que vocês não fugiram?O louco respondeu:- Nem sabe, os guardas deixaram o portão aberto não deu pra pular! Mas já estamos bolando um novo plano.

CuriosidadesO Viagra foi descoberto em 1993.

Os cientistas do laboratório Pfizer testavam uma substância chamada sildenafil para combater a hiper-tensão, sem resultados. Quando os estudos estavam sendo cancelados, alguns pacientes relataram um estranho, diga-mos, efeito cola-teral. Passaram a ter ereções por mais tempo e com mais freqüência. Foi assim que nas-ceu o novo medi-camento, utilizado por homens que têm dificuldades de alcançar e manter a ereção. Ele deve ser usado sempre sob orientação médica. Existem pes-

soas que não podem tomar o remé-dio, como, por exemplo, cardíacos que usam medicações vasodilatado-ras (que dilatam as coronárias).

Viagra em números

O Brasil está em 2º lugar no ranking de vendas do

medicamento. Perde apenas para os Esta-dos Unidos. Desde o seu surgimento, 1

bilhão de comprimidos foram consumi-

dos no planeta. No Brasil, a média de con-sumo mensal é de 1 milhão de pílulas.

Viagra

No Brasil, o Dia das mães é come-morado sempre no segundo domingo de maio. Neste ano a festa será realizada no dia 10 de Maio.

História do Dia das Mães

Os primeiros indícios de comemora-ção desta data surgiram na Grécia Antiga. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres.

Em Roma, durava cerca de três dias as festi-vidades em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.

Porém, a comemo-ração tomou um caráter cristão somente nos pri-mórdios do cristianismo.

Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem Maria.

A comemoração mais semelhante a dos dias atuais surgiu na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”. Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães.

Nos Estados Uni-dos, a idéia de criar uma data em homena-gem às mães foi pro-posta, em 1904, por Anna Jarvis. A idéia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe. A data foi ofi-cializada em 1914 . Após isso, a data espalhou-se pelo mundo todo.

O dia das Mães

Cruzadas

Cyanide & Happiness

Piadas

Enquanto o Polenta foi pescar, fique com...

Anuncie no Jornal Vitrine Gaúcha

ligue: 8476.6444

Page 9: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

9

EDUCAÇÃO Dia 28 de abril é comemorado o dia nacional da educação, em virtude disto o Jornal Vitrine Gaúcha destinou uma página inteira de sua 3ª edição dedicada ao assunto.

A boa educação é a base de tudo, contribui para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida. Os estudantes são o futuro do país e merecem um ensino digno.

Faltam professores para o EJAA Educação de Jovens e Adul-

tos da Escola Municipal Senador Alberto Pasqualini, uma das maiores da Rede Municipal, teve um início de ano conturbado. A Secretaria Muni-cipal de Educação fechou seis das doze turmas de totalidades finais (5ª a 8ª séries) e retirou oito professo-res. Essa drástica medida foi tomada em 26 de fevereiro, dias antes do iní-cio das aulas e da matrí-cula dos n o v o s alunos.

A o retorna-rem das f é r i a s , os pro-fessores f o r a m surpre-endidos com a decisão e iniciaram uma mobiliza-ção visando reverter o quadro. Com o apoio dos alunos, da comunidade, da Associação dos Trabalhadores em Educação (ATEMPA), do Sindicato dos Municipários (SIMPA), de pro-fessores e alunos de outras escolas municipais, conquistaram a reaber-tura das turmas e a inclusão de mais 200 novos alunos na escola.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SMED), o fechamento de turmas ocorreu porque faltavam mais de 160 professores para aten-der em várias escolas de Porto Ale-gre, devido a aposentadorias.

Para o professor Alcides Almeida, coordenador Pedagógico da EJA do Pasqualini, o concurso para o preen-

chimento dessas vagas foi feito com atraso. A solução encontrada foi o fechamento de turmas e o remanejo de professores. Para ele, a decisão da SMED desconsiderou que as matrí-culas ainda não haviam sido feitas e a existência de listas de pessoas inscritas, que estavam orientadas a retornar em março para se matricu-larem. O coordenador da EJA con-

s i d e r o u grave o d e s r e s -peito ao d i r e i t o da comu-nidade - que paga a escola via impos-tos – de ter suas garantias de acesso que foram restringi-

das por uma política equivocada de realocação de professores, visando economizar verbas mesmo que isso acarrete a desestruturação da rede de educação de jovens e adultos no município.

Em reunião com a ATEMPA e a coordenação da escola em cinco de março, a Secretária de Educação, Cleci Jurach autorizou a realização das matrículas. O acordo previa que se houvessem alunos matriculados em número suficiente, as turmas seriam reabertas e os professores reconduzidos. Esse acordo possibili-tou as matrículas e em 17 de março foi autorizado o funcionamento nor-mal da escola.

Para o professor Alcides, a manu-

tenção das vagas foi uma vitória da comunidade, que assegurou o direito à educação de mais de duas cente-nas de pessoas. Para ele, a educa-ção de jovens e adultos é um direito do cidadão e é obrigação do Estado oferecer vagas e condições adequa-das para que esse direito possa ser exercido. O Município tem o dever de proceder à chamada pública da população, informando, através dos meios de comunicação, a existências das vagas e o período de matrículas. As pessoas que estão afastadas da escola devem ser estimuladas a vol-tar a estudar, e a responsabilidade de chamá-las é do Estado, que não assegurou esse direito no tempo e na idade adequados, concluiu.

O Coordenador esclarece ainda que a EJA é uma modalidade de ensino com características especiais, devido à idade, condição de traba-lhadores e histórias de vida de seus alunos. Por isso, embora a maior pro-cura ocorra no início dos semestres, o ingresso pode ocorrer a qualquer tempo, ou seja, as matrículas estão perma-n e n t e m e n t e abertas.

Após con-v e r s a r m o s com o Coorde-nador realiza-mos algumas e n t r e v i s t a s com os alu-nos para saber como eles estavam encarando a situação. Procuramos a turma T51 e descobrimos que estavam na biblioteca, pois teriam inglês, mas não havia professor. Para não dei-

xá-los sem aula o professor Alcides resolveu dar-lhes aula de ciências, solicitando uma pesquisa.

Paralelo a isto outro grupo de alunos, os da T62 (turma do último ano do ensino fundamental), organi-zavam um abaixo assinado manifes-tando a indignação que sentiam por estarem sem alguns professores, o que provavelmente causaria atraso na sua formatura pelo não cumpri-mento do conteúdo exigido.

O aluno Odair José da Silva, de 27 anos, lembrou que quem estuda à noite é porque trabalha durante o dia ou tem algum outro compromisso. Deixam de estar em casa com suas famílias ou descan-sando depois de um dia de traba-lho, mas optam de estudar para ter um futuro melhor. Algumas pes-soas com idade avançada buscar estudar para conseguir um melhor reconhecimento da sociedade, é uma forma de inclusão social.

Qualquer um que acompanhasse a entrevista na íntegra ficaria sensi-

bilizado com a vontade que os alunos estão de estudar. O compromisso assumido por nossa reporta-gem foi de fazer com que o jor-nal chegue às mãos da Secre-tária Municipal de Educação,

e torcer para que o bom senso pre-valeça e que apresente uma solu-ção rápida e definitiva para a Escola Alberto Pasqualini.

Henrique Farjat: 45 anosA Escola Estadual de Ensino

Fundamental Henrique Farjat, completou no dia 17 de abril seus 45 anos de atividades escolares junto à comunidade da Restinga, Hípica e Costa Gama. A data foi marcada por uma festa na escola, com a apresentação do grupo de danças tradicionalistas Piazitos

do Farjat coordenado pela ofi-cineira Jaqueline Corrêa. Exibi-ções de danças, músicas e outros talentos particulares de alguns alunos das turmas de 1ª à 5ª série. Os pais dos estudantes estavam presentes, assim como funcioná-rios e as Vices-Diretoras Ângela e Cristiane.

Escola Estadual de Ensino Funda-mental Henrique

FarjatAvenida Edgar Pires de Castro,

3050Telefone:

3261.1606

Desbravadores no Lidovino FantonO Clube Desbravadores existe

há dois anos e está desenvol-vendo trabalhos na Escola Muni-cipal Deputado Lidovino Fanton há 20 dias dentro do projeto escola aberta. Até agora teve ótima recep-tividade por parte dos alunos e o número de participantes aumenta a cada semana. Já conta com 40 participantes nas oficinas, onde aprendem a se relacionar melhor com a natureza, desenvolvem seu lado espiritual, fazem acam-

pamentos e se divertem muito. O último acampamento contou com 16 participantes de 10 a 15 anos, sendo que os que completam 15 são promovidos a líderes.

As crianças e adolescentes par-ticipam espontaneamente e vêem no grupo a oportunidade de apren-der e se divertir com os colegas.

O Clube Desbravadores não é de escoteiros, mas utiliza algumas técni-cas de escotismo. Os encontros são aos domingos das 9h às 12h na escola.

Escola Alberto Pasqualini

Page 10: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

Cupom de InscriçãoPromoção Mães do Vitrine

Nome:Nome da Mãe:Endereço:Telefone:E-mail:

Prêmio n° 8 : Um pôster no tamanho 30x40 cm do Tony Fotos;Prêmio n° 7 : Uma cesta com produtos BlueVille;Prêmio n° 6 : Um jantar com acompanhante no Restaurante e Piz-zaria Solar (Bebida não inclusa);Prêmio n° 5 : Um tratamento de beleza completo no Factory Hair;Prêmio n° 4 : Um vale-compras no valor de R$ 50,00 do Super ABC;Prêmio n° 3 : Um jogo de jantar do supermercado Keppler;Prêmio n° 2: Um DVD dos Supermercados Vem Que Tem;Prêmio n° 1: Uma televisão do Armarinho Gaúcho.

VitrineComunicacao I n for m a ç ã o , c u l tu ra e ent re ten im ent o

Jornal

GaúchaSuper Prêmios

paraSuper Mulheres!

Mãe, obrigado por tudo.Especial mês das Mães

Mãe é para quem corremos, quando estamos com medo ou precisamos de ajuda, é

quem nos auxilia, apóia, ama sem medir a intensidade deste amor. O amor de mãe é diferente de todos, é único, é in-condicional! O amor que faz com que saia para trabalhar, pensando nos filhos antes mesmo de si própria e ainda volte para cuidar da casa, da família, deixando o cansaço de lado.

As mães são heroínas, que merecem todo o nosso carinho e respeito, por todos os dias de nossas vidas. Este dia 10 de maio é um dia especial, que nos faz refletir sobre o quanto às mães são importantes, e que sem estas mulheres maravilhosas estaríamos perdidos. Por isso que agradecemos a todas as mães pelos carinhos e ensinamentos que nos passaram e desejamos a todas, um Feliz dia das Mães!

E como forma de agradecimento, o Jornal Vitrine Gaúcha, a empresa Blue Ville, Factory Hair Studio de Beleza, Armarinho Gaúcho, Super ABC, Supermercado Vem Que Tem, Keppler, Restau-rante e Pizzaria Solar e Tony Fotos uniram-se para presentear a sua mãe neste mês especial:

PromoçãoMães do Vitrine

Estaremos realizando o sorteio* de duas cestas com produtos Blue Ville, um tratamento de beleza completo da Factory Hair, um televisor do Armarinho Gaúcho, um vale compras do Super ABC no valor de R$ 50,00, um jantar com um acompan-hante no Restaurante Solar**, um aparel-ho de DVD do Supermercado Vem Que Tem, um jogo de jantar do Supermercado Keppler e um pôster no tamanho 30 x 40

cm do Tony Fotos.Deposite seu cupom nas urnas localizadas nos anunciantes que participam da promoção até o dia 15/05. O sorteio será realizado no dia 16 de Maio ás 17:00h na rua Tenente Arizoly Fagundes - Centro Comercial da 2ª unidade, Restinga Nova. Para saber mais ou tirar suas dúvidas quanto ao sorteio entre em contato com o Jornal Vitrine Gaúcha através do telefone: 8516.0971 ou 8476.6444.

* Prêmios individuais.

Page 11: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição
Page 12: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

12

Devido a muitas reclamações e pedidos dos nossos leitores fomos verificar a situação dos postos de saúde da Restinga. Dia 29 de abril, acordamos a cinco horas da manhã para acom-panhar a apreens iva espera pelas fichas de atendimento no Posto M a c e d ô n i a l o c a l i z a d o na Av. Mace-dônia, S/Nº. Restinga Nova. A distribuição das fichas começa às sete horas, mas ao chegarmos ao local por volta de seis horas, nos deparamos com uma fila de cerca de 40 pessoas a espera de atendimento. Conversamos com a primeira da fila, Celma Freitas da Silva que chegou ao posto às 23h para garantir seu atendimento, ela reclamou do fato de ter que passar a noite sentada guardando seu lugar, ficando exposta ao frio, com fome

e doente. Perguntamos a Celma se todas as vezes que foi atendida no posto teve que dormir na fila. Respondeu que há muito tempo as

coisas estão assim.

Morado-res da Vila Castelo tam-bém esta-vam espe-rando para serem aten-didos, pois o posto da l o c a l i d a d e que deveria estar fun-

cionando onde era a Assoc. Casa da Sopa na Av. João Antônio da Silveira, ainda funciona proviso-riamente junto ao posto Mace-dônia. O prédio do posto da Cas-telo foi reformado com recursos da comunidade e está a mais de 30 dias concluído e ainda não foi liberado pela Secretaria da Saúde do Município. Além de não cum-prirem o seu papel, entre eles a construção do posto, os órgãos

públicos ainda ficam protelando um problema que já poderia estar solucionado.

Pelo menos uma notícia boa conseguimos obter, as pessoas estão satisfeitas com a forma de atendimento dos funcionários e médicos dos dois postos. Disse-ram inclusive que eles fazem milagre diante da quantidade de pes-soas que atendem.

No dia seguinte falamos com a Coorde-nadora do posto Mace-dônia, a Médica Pedia-tra Vânia Lourenço Pauli que nos passou várias informações sobre o funcionamento do posto. Conside-rando seu relato sobre a forma de operação do posto e as recla-mações das pessoas que buscam atendimento, ficou claro que tudo seria resolvido com a con-tratação de mais médicos, técni-cos de enfermagem, seguranças, etc. Este déficit de profissionais

é em decorrência da não substi-tuição daqueles profissionais que se aposentam, pedem demissão ou se afastam por alguma outra razão. Tudo isso, porém, é per-feitamente previsível, o que evi-dencia um total desrespeito com a população da Restinga.

Desde já, colocamos a dispo-sição da Secretaria Municipal da Saúde, espaço na próxima edição do Jornal para que se manifeste sobre o problema.

A voz da ComunidadeSobram pac ientes, faltam médicosSaúde Pública

Primeiros pacientes a chegar na fila, pela madrugada

Fila no posto, já estava grande e não parava de aumentar.

Total abandonoEstrada da Costa Gama

Ao passar pela Estrada da Costa Gama no dia 29 de abril, nossa equipe de reportagem cons-tatou as péssimas condições da via no que se refere à sinalização. Resolvemos então percorrer toda a extensão da estrada e nos depa-ramos com placas em péssimo estado de conservação e algumas totalmente cobertas pela vegeta-ção. Considerando que se trata de uma via com curvas fechadas e com muitas lombas, é imprescin-dível que esteja devidamente sina-lizada. Realizamos algumas entre-vistas com moradores do local que mostraram sua preocupação com falta de acostamento, onde pedes-tres e ciclistas dividem espaço da pista com os automóveis, visto que

alguns já presenciaram acidentes principalmente nas imediações da curva da esquina da Estrada Costa Gama com a Rua Gedeon Leite. O morador Clóvis Kist falou que não se sente seguro ao andar

pela Estrada, devido ao fato da mesma não possuir acos-tamento. O c o m e r c i a n t e Dário Scha-tkoski diz que os carros que por ali pas-sam descem as curvas em alta

velocidade e ao não ver as placas de “curva acentuada à frente”, perdem o controle do veículo e saem da pista. E ainda afirma que toda vez que chove, ocorre algum acidente nas redondezas.

A manutenção de placas de sinalização e o pedido de poda de árvores a beira da estrada é de res-ponsabilidade da EPTC (Empresa Pública de Transportes e Circula-ção). Enviaremos está matéria para tal órgão, para que tome conhe-cimento do problema e adote as medidas necessárias, melhorando a situação da via para maior segu-rança dos pedestres, ciclistas e motoristas que por lá circulam.

Placa indicativa de declive acentuado situada próxima ao início da Av. Oscar Pereira representa bem as condições

de sinalização da região, ”de cabeça para baixo”.

Pedestres e ciclistas dividem espaço com veículosPlaca na Rua João do Couto, esquina com a Costa Gama

Curva acentuada à direita, próximo aocentro eqüestre Dommo

Quadro a serviço dacomunidade. Mande suas reclamações ou

sugestões [email protected]

ou pelo fone:8516.0971

MUTIRÃO DE DERMATOLOGIA DIAS 09 E 16 DE MAIO PARA QUEM POSSUI EN-

CAMINHAMENTOUNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

MACEDÔNIA- RUA MACEDÔNIA. S/N°FONE: 3250.1043

UTILIDADE PÚBLICA

Page 13: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

13

H o ró s c o p oPara o mês de Maio

Áries21/03 a 20/04 A fase ruim está com os

dias contados. Para ter o sucesso profissional desejado, terá que arregaçar as mangas, especializar-se no que faz, diver-sificar suas opções e confiar. Bom mês para viver uma história de amor. Valorize cada momento a dois. Evite usar marrom.

Touro21/04 a 20/05Você estará no paraíso

astral e tudo fluíra bem. Mudança de cargo no emprego à vista. No amor você estara sau-dável e uma pessoa especial po-derá surgir com chance de ca-samento. Se possui filhos, evite mimos e imponha limites.

Gêmeos21/05 a 20/06Uma mudança radical

está para acontecer na sua vida você deve enfrentar e superar as suas dificuldades. Tenha jogo de cintura no traba-lo evite grupinhos. Cirurga na família requer atenção. Cíúme poderá incomodar. Recomece e terá paz.

Câncer21/06 a 21/07Afaste o pessimismo e

fique de bem com a vida. Se você não se amar, como é que os outros farão isso? Concentre-se nas tarefas diárias para evitar er-ros bobos. Muitas vezes, sua falta de organização atrapalha os bons resultados. Tenha jogo de cintura ao conversar com o par.

Leão22/07 a 22/08

Não permita que fuxi-cos abalem seu relaciona-

mento. Deixe a insegurança de lado e viva em harmonia. Cuidado para não abusar das fantasias sexuais e passar dos limites. Sem saber o que quer, você cria obstáculos na hora de procurar emprego. É hora de amadurecer e ser Responsável.

Virgem23/08 a 22/09 Você precisa se concen-

trar melhor nos seus ob-jetivos, pois costuma querer tudo e nada ao mesmo tempo. Pare de cul-par os outros pelas quedas. Aprenda com elas e recomece. Você é muito inteligente e basta se esforçar para realmente ter sucesso.

Libra23/09 a 22/10 Mês agitado. Tudo e todos

vão exigir a sua presença. Período ótimo para encontrar sua cara-metade. Envolva-se aos pou-cos e evite pegar no pé. Use roupas amarelas ou cor-de-rosa para ter união. Emprego estável à vista! Tra-balhe com deteminação e vai pros-perar.

Escorpião23/10 a 21/11 Fase iluminada para

resolver desavenças em família. A paz voltará a reinar. Dê atenção a quem lhe quer bem e esqueça quem explora sua gene-rosidade . Nada vem fácil, então, arregace as mangas e batalhe. O amor estará em crise, evite co-branças.

Sagitário22/11 a 21/12Você anda abusando da

comida, por isso o mal-estar constante. Cuidado com o perfeccionismo exagerado para le-var fama de ser uma pessoa chata. Boas novas ao seu coração, pode surgir alguém companheiro e fiel. Vai se surpreender com seu de-sempenho na cama.

Capricórnio22/12 a 20/01Não se deixe guiar pelo

coração em questões sé-rias. Mas ouça a sua intuição para não cair em outra armadi-lha. Você precisa ser mais realis-ta para dar um basta na solidão. No trabalho é tempo de fechar grandes parcerias.

Aquário21/01 a 19/2Cuidado com pessoas

traiçoeiras. Não comente suas vitórias. Às vezes, a inveja está na própria família. Mês de altos e baixos no trabalho. Amor correspondido e com muio erotis-mo. Curta a vida noturna sem exa-geros para garantir energia para o dia seguinte.

Peixes 20/02 a 20/03Amor em alta! Aproveite

como se estivesse em lua-de-mel. Dê asas à imaginação e leve seu par à loucura. Esta sintonia lhe dará novo ânimo para lidar com os mais variados assuntos, sem es-tresse. No emprego invista no seu conhecimento e confie.

Espaço Fama

O que já era visível, acabou sendo revelado no dia 21 de abril: Ivete vai ser mamãe!

Em show realizado no dia 21 de abril em São Paulo, o cantor Toquinho ao anun-ciar Ivete Sangalo no palco, fez o seguinte comentário: “Agora vai entrar, para can-tar com vocês, uma pessoa especial. Aliás, uma não, duas! Ele é um bebezinho de quatro meses”. Quem estava lá, se surpreen-deu ao ver que, sem que-rer, o cantor entregou o segredo da baiana, que surpresa com o anún-cio de sua gravidez entrou no palco e sem

saída, confirmou pes-soalmente a notícia. O show ainda contou com a participação de Andrea Bocelli cantor italiano. Todo o mistério que a cantora fez em torno da gravidez faz sentido: ela sofreu um aborto espon-tâneo, no ano passado, o que a deprimiu bastante. Assim, desta vez ela pre-feriu esconder a gravi-dez da mídia até que a criança estivesse bem. Ela está grávida do estudante de Nutri-ção, Daniel Cady, com quem mora junto.

Ivete: Gravidez confirmada

Com o pé no Altar

Vencedor do BBB9 promete levar Francine ao altar.

Depois de des-conversar quando o assunto era casa-mento, no programa Big Brother Brasil, o artista plástico e milionário Max Porto, finalmete rendeu-se ao coração e pediu a mão da ex-miss Francine. Diferente do que demons-trava durante a competição, Mas agora assumiu seu amor por Francine.

Galisteu só pensa naquilo

Adriane Galisteu admite que é viciada na “arte de amar”.

Ela não está nem aí para o que vão pesar dela. No pro-grama Show Business, a apresentadora da Rede Bandei-rantes, causou polêmica ao afirmar que é viciada em sexo. A ex de Dado Dolabella, Roger, Roberto Justus e Ayrton Senna também não fugiu da conversa quando o assunto foi traição dizendo já ter traído e já ter sido traída. Atual-mente Galisteu desfila ao lado de seu namorado, o empre-sário Alexandre Iódice.

Page 14: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

14

Vende-se casa na 3ª unidade da Restinga Nova, na Av. Ignes Fagundes, com três quartos, sala, cozinha, com peça lateral. Apenas R$ 38 mil

Vende-se casa mista com três dormitórios em ter-reno medindo 10m.X 25m, sala, cozinha grande, banheiro, área de serviço, com peça nos fundos. Próxima à Av. Ignes Fagundes, na Restinga Nova. Somente R$ 32 mil.

Vende-se casa de alvenaria com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, com terreno gradeado, localizada na 3ª unidade da Restinga Nova. Somente R$ 35 mil.

Vende casa de alvenaria com dois dormitórios área coberta para carro. Na Restinga Nova, próxi-ma à Av. Ignes Fagundes. Apenas R$ 16 mil

Vende-se belíssima casa com três dormitórios na 2ª unidade da Restinga Nova. Ela foi toda

reformada, cozinha aumentada, garagem com churrasqueira, ótima localização, próxima ao Colégio Ildo Meneghetti. Somente R$ 53 mil.

Vende-se linda casa no Bairro Ipanema, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, rua asfaltada, na Est do Campo Novo.Apenas R$ 85 mil.

Vende-se casa com três dormitórios, sala, cozinha, banheiro, atrás do Colégio Ildo Meneghetti, na 4º unidade da Restinga Nova. Somente R$ 48 mil.

Vende-se casa com 2 dormitórios, terreno na frente e nos fundos. Localizada na 4ª unidade da Restinga Nova. Somente R$ 35 mil.

Aluga-se casas de um dormitório na Av. Ignes Fagundes e na Rua dos Coqueiros por apenas R$ 250,00 cada.

Aluga-se lindo prédio comercial na Av..João Antônio da Silveira próxima ao DETRAN. Com área 360m2. Preço do aluguel mensal R$ 4.500,00.

Aluga-se loja com banheiro, medindo aproxima-damente 40 m2 cada. Localizado na Av. Nilo Wulff em frente ao Papel Novo. Aluguel mensal de R$ 600,00 .

Aluga-se sala de segundo piso na Est. João Antô-nio Silveira, nº 1900, medindo aproximadamente

30 metros quadrados. Apenas R$ 400,00 mensais

Aluga-se salas no segundo piso do prédio da Estação H, na Av. Nilo Wulff. Apenas R$350,00.

Consulte-nos para outros imóveis pelos fones 3250-1598 / 84266370 / 84140011

www.edsonimoveisrs.com.br3250.1480/8407.3000

Av. João Antônio da Silveira, 1837 Sala 205Restinga - POA

Imóveis por financiamento - 80% do valor

CASA PRONTA PARA FINANCIAR! Ótima casa, bem localizada, 03 dorm. garagem, churrasqueira, estilo sobrado. Apenas R$ 60 mil.

CASA PRONTA PARA FINANCIAR! Casa toda reformada, 03 dorm. e garagem coberta; Por apenas R$ 53 mil.

CASA PRONTA PARA FINANCIAR! Casa próximo ao terminal, 02 dorm., toda gradeada, garagem e churrasqueira. Por R$ 60 mil.

CASA PRONTA PARA FINANCIAR! Casa toda reformada,telhado novo, forro em PVC e piso frio. Por R$ 45 mil.Acessoria, escritura e tranferência junto ao

DEMHAB

Imóvel para aluguelExcelente loja com 80 m² em frente ao supermer-cado ASUN. Apenas R$ 600,00 por mês.

Veículos

Escort 85 vermelho, BNX - 7824, R$ 2.500,00. Tratar: 3250.3174.

Voyage GL 1.8 Preto, 2º dono, IPVA 2009 pg, revisado III 4370 R$ 9.900,00T: 3261.8848 Corsa Wind 95 Azul, trava elét, desemb, IPVA 2009 Pg, super inteiro LXA6437 R$ 11.500,00 T: 3261.8848 Blazer 2000 Prata Completa, equipada, rodão, super inteira IJU 4998 R$28.900,00 T: 3261.8848 Gol 96 1.0 Azul, rodas liga leve. R$ 11.500,00 IEK 7409 T: 3261.8848

Palio Fire 2002 4P, vermelho, completo, alarme, R$ 19.900,00 T: 3261.8848

Peugeot pick-up 504, ano 95/96, excelente estado de conservação. Cor grafite ,placas BRA-0453, fone: 9165.2447. Valor: R$ 14.000,00.

Palio Fire 2002/2003 Azul Marinho, IKY-8993 - 86 mil km - R$ 14.000,00. Contato: 3261.0259 ou 9654.1172.

DiversosVendo ou troco terreno com casa em viamão, perto da fábrica da MUMU, na parada 41. Aceito casa na restinga, sítio ou apartamento. Tratar fones 3250.1432 ou 9701.8576 com Irajá.

Projeto ofic ina do cabeloVivemos em dias de muita

competitividade em um mercado de trabalho cada vez mais agres-sivo, com este cenário, jovens e adolescentes ficam vulnerá-veis a trilhar um caminho de ansiedade, pressão psi-cológica, falta de objetivi-dade e assim seus sonhos acabam sendo fundamenta-dos em caste-los de areia. Diante de tudo isso per-cebi que os jovens e adolescentes são rodeados de sonhos e tem um forte desejo de contribuir com a construção de nossa sociedade, ser útil propriamente dito, então vi a necessidade de construir um projeto que visa beneficiar estes e fazer com que os mesmos se des-cubram profissionalmente criei um projeto que se chama oficina do cabelo que visa à formação pro-fissional de jovens e adolescentes na área da beleza, nesta oficina eles aprendem a escovar, colorir, cortar cabelos e entre essas téc-

nicas palestramos também como eles devem administrar seu tempo em relação à escola e outras ativi-

dades pessoais.Abordamos também assuntos

como o relacionamento familiar, a prevenção de DST (Doenças Sexu-almente Transmissíveis), AIDS e sobre drogas licitas e ilícitas.

Visando o bem estar social atendemos também algumas enti-dades com o corte de cabelo gra-tuito em nossa comunidade, como a casa da sopa, creche renascer da esperança, ASALA além de outras localidades como a FASE (cru-zeiro), Fazenda novos rumos (Ita-puã), e em dois domingos por mês

atendemos comunidades como Bom Jesus, Cavalhada, Orfanatró-fio acompanhando onde estiver o projeto domingo alegre do meu amigo e vereador DJ. Cassiá da Rádio Cidade.

O projeto existe há oito anos e já beneficiou centenas e centenas de jovens e adolescentes e já foi destaque em jornais como diário gaúcho e zero hora, o destaque na TV ficou por conta do cidadão legal (Band), Hip-Hop sul (TVE) e Patrola da RBS TV, nesses oito anos de projeto jovens como Daniel, Fer-nando, Geovane, Jesse, Tiago, Vini-cius, Lucas, Lisi, Brenda, Wagner, David (bola) e minha que-rida com-p a n h e i r a Simara, além de outras centenas de jovens que depois de terem feito o curso trilham hoje seu pró-prio caminho e hoje tem uma profis-são e sua independên-cia financeira através deste

projeto que visa o crescimento do ser humano como um todo.

Agradeço a Deus a minha amada mãe Maria Clarice e todos os colaboradores que contribu-íram nesses oito anos de muito trabalho com o qual o CHC cabe-leireiros alcançou a credibilidade e a projeção que fazem da nossa marca uma referência.

Hoje o projeto acontece no CHC cabeleireiros na estrada João Antônio da Silveira 1837 sala 206.

Informações com Simara ou Christian ou pelo fone 84558545

O salão mais Pop da TingaAgora com mais um endereço para melhor atendê-lo

João Antônio da Silveira, 1837 Sala 206 em cima do correio. •

Rua Tenente Arizoly Fagundes, 2290 Sala 206 - próximo ao Bike Sete.•

Estrada do Barro Vermelho, 9 - Primeira sinaleira •Avenida Nilo Wulff 3502 - Sala 202, ao lado do terminal.•

[email protected]

C lassif icados3250.1598/8426.6370

[email protected]

Av. João Antônio da Silveira, 1900 Sala 2 - Restinga Nova

Anuncie nos Classificados do Jornal Vitrine Gaúcha.

Imóveis, Veículos e Serviços.

[email protected]

8476.64448516.0971

Page 15: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição
Page 16: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

16

CulturaTeatro invade a Rest inga

Estão sendo realizadas na Restinga apre-sentações dos exercícios cênicos criados nas oficinas coordenadas pelos atuadores da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo dentro do Projeto, Teatro Como Instru-mento de Discussão Social.

A edição 2009 da Mostra ‘Ói Nóis Aqui Traveiz Jogos de Aprendizagem’ é com-posta pelos exercícios “A Saga de Galatéa”, “A Comédia do Trabalho” em apresentações nos bairros Humaitá e Bom Jesus e “Aquele que Diz Sim” e “Aquele que Diz Não” de Bertolt Brecht, com a oficina de teatro do bairro Restinga.

O circuito de apresentações nos bairros amplia o diálogo com as comunidades, con-tribuindo na construção de valores sólidos de cidadania participativa. Incentivando e reforçando as atividades de grupos de tea-

tros populares nos bairros de Porto Ale-gre. O Ói Nóis, que constituiu em 2000 a, acredita na importância da função social do artista, e pretende que essa formação favo-reça a emergência do artista competente não apenas no desempenho de seu ofício, mas também preocupado com o seu desem-penho como cidadão.

Dia 06 de Maio ás 20:30 horas - Quarta feira - “A Comédia do Trabalho”Associação de Moradores Núcleo Esperança I – Restinga velhaAv. João Antônio da Silveira 2500 (ao lado do Fórum de justiça)Contatos para maiores Informações: André de [email protected] 51 9274.5640 – 3248 8869

Declaração de amor premiada

Durante o mês de maio, en-vie sua declaração de amor à pessoa amada para e-mail do

Jornal Vitrine Gaúcha. As cinco melhores serão publicadas na

próxima edição e os seus autores ganharão super prêmios. Para

maiores informações, ligue para: 8516.0971.

[email protected]

Page 17: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

17

Este procedimento, embora muitas pessoas considerem uma agressão à natureza animal, deve ser levado em consideração. Pois, o fato de castrar seu animalzinho implicará mui-tos benefícios para sua saúde.

A fêmea, seja canina ou felina, pode ser castrada a par-tir do sexto mês de vida. Tão logo termine o protocolo de vacinas, já poderá realizar a castração. Existem alguns mitos a respeito deste procedimento.

Um deles e o que mais se ouve falar é: “Se minha cadelinha for castrada ela terá câncer!” Isso não é verdade. Ao contrário, o fato de sua cadelinha não ser castrada é que poderá levá-la a desenvolver um tumor uterino ou até nas mamas.

A castração precoce é de extrema validade para evitar doen-

ças reprodutivas como câncer de útero, tumores e cistos ovarianos, Piômetras (infecções uterinas) e tumores mamários. Não se pode pensar que a castração apenas serve

para evitar filhotes. Isso, a meu ver, é o que menos deve preocu-par diante de todos estes p r o b l e m a s que foram citados. “Por-tanto, caem to ta l m e n te por terra

as teorias de que “castrar é uma agressão à natureza animal” ou ainda: “tadinha, pra que fazer isso com ela!?”. Pensem senhores, cas-trar é mais que apenas evitar crias indesejadas. Castrar é prevenir doenças que podem levar a morte seu animalzinho de estimação!

Lembrando que para os machos este procedimento tam-bém é recomendado. Principal-mente para os gatinhos, que tem

aquele odor característico na urina. Poderá ser feito também a partir do sexto mês de vida.

Sempre busque orientação com o seu veterinário de confiança. Na dúvida, converse com ele. Ele é o profissional certo que poderá aju-dá-lo a cuidar do seu amigo pet.

Cuide sempre do seu melhor amigo (a), ele (a) certamente cui-dará de você!

Lucile BaiaMédica Veterinária - CRMV 6930

Projeto castração 2009A clínica Veterinária Bom pra

Cachorro dá início às inscrições do Projeto Castração 2009.

Os interessados deverão pre-

encher uma ficha de inscrição disponível no local: Av. Econo-mista Nilo Wulff, 2107 sala 02 - na recepção do consultório vete-rinário.

Este projeto visa, exclu-sivamente, atender pessoas com renda de até, no máximo, R$600,00. Portanto, é necessário levar Xerox de comprovante de renda, residência e documento de identidade. Valores e datas tam-bém serão divulgados somente no local.Vagas limitadas, inscreva-se!

Doação de cães Estão disponíveis para doa-

ção cinco filhotes recém nasci-dos, tratar pelo fone: 9232.4458.

Mundo PETCastração: mitos e verdades

Trata-se de um excepcional cavalo de lida, potente, dócil e resistente, com incrível capacidade de trabalho e resistência. Nos dias atuais, está sendo

descoberto pelos pra-

ticantes do hipismo rural,

com crescente sucesso espor-tivo nas provas de rédeas. É educado, tem um galope especial, curto, porém continuado, que per-mite fazer muitos quilômetros por dia. Seu andamento natural é o trote e o passo, num caminhar baixo, de acordo com os terrenos planos do sul.

Apesar do baixo porte, possui musculatura consistente e ossa-tura compacta. Extremamente ágil e resistente, é ideal para traba-lhar com gado. Além disso, tem se destacado nas provas do Freio de

Ouro e vencido as principais pro-vas de rédeas do Brasil.

Para obter informações prá-ticas sobre o cavalo crioulo, procuramos O Dommo Centro Eqüestre, onde fomos recebidos por Brandt Veppo, treinador de cavalos de rédeas.

Brandt trabalha há cinco anos com cavalos crioulos e atu-almente treina 15 animais diaria-mente, mas dando-lhes uma folga por semana para que os animais descansem. Apesar de ser um tempo relativamente curto, ele já demonstra a experiência de um veterano. Fez especialização nos EUA e já ganhou vários prêmios,

entre eles o de campeão do con-gresso da Paint Horse Aberta em Maringá no Paraná.

Brandt fala dos cuidados que se deve ter com um cavalo crioulo. Diz que pelo menos uma vez por mês tem de ser examinado por um veterinário. Um animal para competição precisa ter uma ali-mentação balanceada, vermífugo, ferraduras adequadas e troca-das a cada 30 dias, precisa ter os cascos limpos periodicamente, enfim, deve ser cuidado como um atleta. Acrescenta que a natureza do cavalo é andar nos campos e não no asfalto, daí o cuidado especial com relação às ferradu-ras. Comenta que este animal é dócil, por isto é bastante utilizado

por pessoas da cidade que fazem cavalgadas eventuais. Lembra que ao se adquirir um cavalo para este tipo de cavalgada, deve ser obser-vado inicialmente o temperamento do animal. Normalmente cavalos castrados ou éguas são mais cal-mos. Perguntado sobre o qual é melhor o cavalo, Brandt não pre-cisou pensar muito: O crioulo é a melhor raça, é um animal com coração, é o cavalo do gaúcho.

Vende-se um cavaloManga Larga Marchador.

Tratar com Paulo.Fones: 9836.2977

ou 3250.5753

O Cavalo CriouloFala Gaudério

O crioulo é a melhor raça, é um animal com coração, é o cavalo do gaúcho Brandt Veppo

Treinador de Cavalos

Brandt Veppo competindo em prova de rédea

Page 18: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição

18

Beleza & Saúde É possível pegar infecções ou doenças com a tatuagem?

Esta é uma pergunta muito importante. Os meios de comu-nicação repetem sempre que fazer uma tatuagem ou um pier-cing é perigoso, e é fácil cair na psicose! O que ninguém diz é que se o estúdio que você con-tratar for sério e competente, os riscos são inexistentes. Agu-lhas e materiais descartáveis, autoclave para a esterilização, e um amplo uso de líquidos desinfetantes, esterilizantes e um profissional formado em biossegurança para poder administrar todos esses itens importantes são fundamentais. Somos nós que vivemos no

nosso estúdio e, portanto, somos nós os primeiros a prestar atenção às normas higiênicas. E agora é você que entra em cena. A cura da tatuagem e do piercing é muito importante e é fun-damental seguir as instru-ções que lhe serão dadas. Utilize poucos remédios, mas de primeira qualidade; toque a tatuagem ou o piercing exclusi-vamente com as mãos limpas, pelo menos nos primeiros dias; siga um estilo de vida sadio e regular. Se seguir estas sim-ples regras, não terá problema algum!

Este assunto sempre deixa qualquer tatuador profissional chateado, pois muitas pessoas nos apontam o dedo como se fossemos açougueiros. Isto é causado pela atuação de pes-

s o a s não pre-paradas e que se d i z e m tatuado-res, sem o conhe-cimento artístico e higiênico-sanitários e acabam por ocasionar uma discrimina-ção diante da sociedade. Mui-tos são os casos de pessoas que contraíram algum tipo de infecção ou mesmo doença mais grave com hospitalização e até mesmo morte. Freqüen-temente se houve casos desse

tipo. Quando pas-samos informa-ções sobre os cui-dados que se deve tomar quando se faz uma tatuagem, passamos também dicas para que as pessoas consigam diferenciar os profissionais dos charlatões. Que prestem atenção as mínimos deta-lhes e comecem a tirar os falsos tatuadores de cir-

culação. A fiscalização pelos órgãos públicos é falha, então nós, verdadeiros profissionais, nos vemos na obrigação ajudar através da informação.

Escrito Por: Manoel do TATTOO MAWH [email protected]. João Antônio da Silveira, 1837/2033246.0373 / 9185.8322

Toda a mulher brasileira tem a preocupação de manter a forma, passa o ano inteiro cuidando da alimentação, fazendo muitos exer-cícios para manter as medidas certas. Esta é melhor maneira de

garantir a boa forma para o verão. Mas a tecnologia trouxe outros recursos para manter ou alcançar as medidas desejadas para o seu corpo.

Entre essas novas técnicas, há a manta redutora de medidas, que ajuda a eliminar aquelas gorduri-nhas indesejadas, adquiridas nas férias ou naquele final de semana que você exagerou. Desmanchando nódulos e a retenção de gordura, pode substituir parte dos exercí-cios, especialmente no inverno. Em apenas uma sessão você já poderá sentir a diferença, ao passo que,

se você fizer um pacote de 10 ses-sões, poderá conseguir uma perda significativa de gordura localizada. Outro passo importante é para quem sofre de fortes dores lomba-res, a manta é massageadora e foi

desenvolvida para atingir os pon-tos que mais forçamos no dia a dia, causando alívio rapidamente.

O mais impressionante de tudo é que em apenas 30 minutos os resultados já são perceptíveis. Experimente a eficácia e a pratici-dade que a tecnologia oferece.

Factory Hair dá a dica e você acompanha os resultados. Escrito Por: Cabeleireira Ana Paula Malfatti

Manta redutora de medidas

Receita do Mês:Ingredientes

1 pacote de pão de fôrmasem casca

2 xícaras (chá) de leite1 copo de requeijão2 latas de molho de tomate tradicional300g de pre-sunto fatiado400g de queijo mussarela fatiada1 pacote de queijo parmesão ralado para polvilhar1 colher (sopa) de orégano para polvilharSal e azeite a gosto (opcional)Margarina para untar.

Modo de Preparo

Passe o pão de fôrma rapi-damente no leite para umedecer. Em uma fôrma retangular untada, monte a primeira camada de pão.

Adicione o requeijão e uma lata de molho de tomate, espalhando bem e acrescente o presunto. Faça outra camada de pão, colo-que a outra lata de molho e metade da mussarela. Finalize com a última camada

de pão, a mussarela restante e pol-vilhe com o queijo parmesão e o oré-gano. Deixe assar em forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Se preferir, acrescente um pouco de sal e regue com azeite a cada camada.

Sanduíchede Forno

Envie sua declaração de amor para a pessoa amada através do e-mail: [email protected] e concorra a grandes prêmios. Confira mais na página 16.

Page 19: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição
Page 20: Estrutura Jornal Vitrine 3ª Edição