jornal a voz edgard 3ª edição

8
Edição 03 – outubro/2011 PÁG. 01 Escola Municipal Centro Educacional Reitor Edgard Santos JUNTAS FAREMOS A DIFERENÇA! PORQUE UMA ELEIÇÃO PARA DIRETORES? Porque é uma forma de gerir a escola de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia. O processo da eleição para diretores já estava previsto na Lei de Diretrizes Básica (LDB) de nº. 9394/96, e implantada em Camaçari através da Lei munici pal de nº 1177/2011. Por tanto, todas as escolas da rede deve- rão se organizar formar suas chapas e com a comunidade escolar escolherem seus gestores. Em nossa escola não haverá disputas, pois só existe uma única chapa formada pelas professoras Margareth Cacim e Helenir de Oliveira concorrendo aos cargos de diretora e vice-diretora, respectivamente. Poderão votar: Estudantes matriculados na escola a partir de 12 anos de idade e com frequência regular; Os pais e responsáveis cadastrados na escola; Professores, coordenadores e servidores todos estatutários (concursados); Servidores afastados (licença médica, licença sem vencimento). Página 08 De volta a Casa da Criança e do Adolescente Os alunos do Programa Mais Educação do CERES, retornam ao Centro Integrado Casa da Criança e do Adolescente e finalizam oficina de serigrafia. Página 02 Prefeito Caetano festeja com os Professores! Os docentes da rede municipal de ensino de Camaçari comemoraram o Dia do Professor na Apcef (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), em Vila de Abrantes, orla do Município. O tema da festa foi Arte-educação. Página 04 e 05 Dia da Criança é comemorado com grande festa no CERES. Página 03 Deputada Luiza Maia causa Polêmica com Proposta de LEI ANTEBAIXARIA. Página 06 Notícias De Camaçari! conferência Municipal da Criança e do Adolescente. Página 07

Upload: jornaledgar

Post on 05-Aug-2015

199 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Edição 03 – outubro/2011 PÁG. 01 Escola Municipal Centro Educacional Reitor Edgard Santos

‘ JUNTAS FAREMOS

A DIFERENÇA! PORQUE UMA ELEIÇÃO PARA

DIRETORES?

Porque é uma forma de gerir a escola de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia. O processo da eleição para diretores já estava previsto na Lei de Diretrizes Básica (LDB) de nº. 9394/96, e implantada em Camaçari através da Lei munici

pal de nº 1177/2011. Por tanto, todas as escolas da rede deve-

rão se organizar formar suas chapas e com a comunidade escolar escolherem seus gestores. Em nossa escola não haverá disputas, pois só existe uma única chapa formada pelas professoras Margareth Cacim e Helenir de Oliveira concorrendo aos cargos de diretora e vice-diretora, respectivamente. Poderão votar: Estudantes matriculados na escola a partir de 12 anos de idade e com frequência regular; Os pais e responsáveis cadastrados na escola; Professores, coordenadores e servidores todos estatutários (concursados); Servidores afastados (licença médica, licença sem vencimento). Página 08

De volta a Casa da Criança e do Adolescente

Os alunos do Programa Mais Educação do CERES, retornam ao Centro Integrado Casa da Criança e do Adolescente e finalizam oficina de serigrafia. Página 02

Prefeito Caetano festeja com os

Professores! Os docentes da rede municipal de ensino de Camaçari comemoraram o Dia do Professor na Apcef (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), em Vila de Abrantes, orla do Município. O tema da festa foi Arte-educação. Página 04 e 05

Dia da Criança é

comemorado com grande

festa no CERES. Página 03 ‘ Deputada Luiza Maia causa Polêmica com Proposta de LEI ANTEBAIXARIA. Página 06

‚ Notícias De Camaçari!

8ª conferência Municipal da

Criança e do Adolescente. Página 07 ‘

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

3 4 TE - RE ZIN - HA DE JE - SUS

SOL - SI MI - MI SOL SI - MI

Edição 03 – outubro/2011 PÁG. 02

Escola Municipal Centro Educacional Reitor Edgard Santos

No segundo momento da oficina os alunos atentos aos comandos do professor Fábio construíram uma tela com a logomarca do Mais Educação, além de escolher a imagem do desenho Taz para imprimir no verso da camisa que os mesmos trouxeram. Foram impressas dezessete camisas com a logo do programa Mais Educação. “Missão cumprida” diz o professor/monitor Virmond Trindade da aula de jornal.

DE VOLTA A CASA DA CRIANÇA

Acompanhados dos professores monitores Virmond Trindade e Jassiara Pinto, os alunos do Programa Mais Educação do CERES retornaram a Casa da Criança e do Adolescente (CICA). Na visita, os meninos participaram da oficina de Serigrafia a fim de finalizar o trabalho iniciado no dia 26/08/11. Na primeira visita o professor Fabio, do CICA, conceituou e ensinou aos alunos a arte da serigrafia, abordando a serigrafia como ferramenta de impressão do jornal. .

MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Segundo o Ministério da Educação (MEC) previsto pela lei 11.769, de 2008, o projeto de estudar gramática ao som de um solo de guitarra? Ou aprender os complexos cálculos matemáticos tendo como ferramenta partituras de músicas infantis, já é obrigatório nas escolas de Camaçari. A prefeitura junto com Secretaria de Educação lança projeto piloto de musicalização na escola, e o Centro Educacional Reitor Edgard Santos (CERES) será palco de experiência para demais escolaS do município.

O projeto tem o objetivo de ensinar a música dentro de uma metodologia transversal com o intuito de forma duas orquestra infanto-juvenil. Além de formar uma turma na modalidade canto coral, atuando assim como ferramenta de aprendizagem no que tange: a disciplina, timidez, dicção (oralidade), e a comunicação no âmbito escola. De acordo com o professor Felipe Souza a musi-

calização infantil irá trabalhar no alunado a interpretação de partituras e solfejos. Para quem não entendeu: O solfejo não é nada mais, nada menos do que a leitura de pautas (partituras). Uma pauta é formada por um pentagrama, ou seja, são aquelas linhas que vêm nas pautas, esses pentagramas são divididos por compassos. E toda a pauta é armada por uma clave. Clave é um símbolo escrito no início da pauta e que vai dar a altura das notas. Vejamos abaixo exemplo da clave da música Terezinha de Jesus. Por fim o professor diz que música é matemática pura e desenvolve a noção de proporção enlaçado com ritmos despertando na criança o interesse de trabalhar as quatro operações da disciplina matemática, sem contar no aprimoramento da leitura e da escrita. Com o projeto o CERES pretende realizar uma mostra no final do mês de outubro.

Edição 03 – outubro/2011 PÁG. 03

Escola Municipal Centro Educacional Reitor Edgard Santos

No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora

poucos se lembrem de todas elas: Nossa senhora

Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças

e o Descobrimento da América. No CERES, nosso feriado

nacional, foi comemorado o tempo de ser CRIANÇA. Com

animação, brincadeiras e muita música. O evento, organizado

por dona Diva funcionária da biblioteca que reuniu todos os

padrinhos para realizar a festa. Contou com participação de

cerca de cinquenta alunos do Programa Mais Educação,

momento especial onde realizou-se atividades lúdicas, com

distribuição de pipoca, algodão doce, guloseimas, refrigerante,

água e sorteios de brindes para garotada. A garotada teve

inúmeras opções de diversão na quadra poliesportiva da escola.

A animação e as brincadeiras foram comandadas pela equipe de

animadores contratados pela escola. Com o grupo a criançada

pôde participar de shows de músicas, dança, corrida de saco,

pula-pula, meu tênis é um chulé, o bambolê é meu, dentre

outras brincadeiras. Durante a comemoração a professora

Margareth Cacim parabenizou as crianças pelo dia e aproveitou

a ocasião para agradecer a colaboração de todos os

colaboradores da escola pelo sucesso do evento.

A CRIANÇADA SE DIVERTIU MUITO!

A ALEGRIA DE SER CRIANÇA

BOLA NA REDE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PROFESSOR

Edição 03 – outubro/2011 PÁG. 04

Escola Municipal Centro Educacional Reitor Edgard Santos

FESTA DO PROFESSOR Os docentes da rede municipal de ensino de Camaçari comemoraram o Dia do Professor na Apcef (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), em Vila de Abrantes, orla do Município. O tema da festa foi Arte-educação.

Durante a festa, que reuniu centenas de pessoas, além de shows musicais, distribuição de brindes e brincadeiras, os professores tiveram a oportunidade de fazer a inscrição para os cursos de formação continuada na área de inclusão digital.

As capacitações estão entre os pré-requisitos necessários para que os docentes da rede municipal de ensino sejam contemplados com um netbook. A iniciativa é realizada através do Programa de Inclusão Digital de Docentes da SEDUC (Secretaria da Educação), responsável pela cessão de mais de 1.270 computadores.

De acordo com o prefeito Luiz Caetano, a comemoração do Dia do Professor é mais um ato de valorização e reconhecimento dos educadores do Município, que nos últimos sete anos estiveram entre as prioridades do governo de Camaçari.

O secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, ressaltou a importância de momentos como este, que estreita a administração municipal dos edu

PREFEITO PRESTIGIOU COM OS PROFESSORES

ANIMAÇÃO NA FESTA DO PROFESSOR

tou, ao se referir à primeira eleição direta para diretores e vice-diretores das escolas da rede municipal, a ser realizada no próximo dia 31/10/2011.

A festa foi realizada sábado (15/10), através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da SEDUC, e o SISPEC (Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Camaçari).

O evento contou ainda com a presença do Jornal A Voz do Edgard Santos que registrou a participação d@s professor@s: Margareth Cacim, Helenir de Oliveira, Jaciara, Marvânia, e Virmond Trindade.

cadores – indivíduos responsáveis pela formação de milhares de jovens que contribuirão com o desenvolvimento da cidade. “governo de Camaçari dá cada vez mais autonomia aos educadores”. Comple

Educadores amigos, nossos agradecimentos. Vocês se tornam estrelas, na constelação discente. Nossa equipe/CERES os abraça em nome da "SEDUC” Porque ela sem vocês ficará na escuridão.

Adaptado por Virmond Trindade

Autor: Ângela Farias

‘ PARABÉNS AO

DIA DO

PROFESSOR!

POEMA AO PROFESSOR

Car@ profess@r;

Nada é mais gratificante, do que este nosso encontro Consolidar esforços é crescer a cada dia... Nossas metas são traçadas, com sentimentos conjunto Porque tudo nesta vida se conquista em parceria.

Educar é compromisso daqueles que tem visão. De levar conhecimento, a tantos nesta Nação. De Anísio a Teixeira, de Ribeiro a Lobato, Rui Barbosa, quantos são?... Só sabemos que são muitos, e vocês aqui estão!

Traduzir ensinamentos é tarefa rotineira “Hosana pedagogia”. Embeleza como luz. Nos arredores das salas vocês (professores) brilham que reluz. Fazendo fluir encantos, no canto do que conduz.

Além das bases, matérias, vocês levam muito mais Ensinar cidadania é missão que satisfaz. Porque na escola ou na vida, existe também "contramão”. Mas educação somada à vida depende da direção...

O futuro é sempre hoje, o ontem nós já buscamos Precisamos crescer fortes, enxergando horizontes. Professor é como um mito, comparado a um da Grécia Mais aqui (no CERES), já é gigante, num cenário que tem pressa.

Edição 03 – outubro/2011 PÁG. 05

Escola Municipal Centro Educacional Reitor Edgard Santos

Profº. VIRMOND TRINDADE - Jornal

ALISSON - teatro, EDILSON - karatê, JASSIARA – letramento. Professores/monitores do programa Mais Educação.

Profªs. MARGARETH CACIM e HELENR DE OLIVEIRA

Profº. ANTÔNIO CARLOS

Profª. Jaciara

‘ A EDUCAÇÃO É UM

PROCESSO SOCIAL, É

DESENVOLVIMENTO.

NÃO É A PREPARAÇÃO

PARA VIDA, É A PRÓPRIA

VIDA! John Dewey.

Por Pedro – 5º ano

A adolescente Mayane estudante da Escola Cidade concorda com a proposta de Lei. “Mas o Governo não deveria apoiar as músicas que rebaixam as mulheres”, porém uma boa parcela das às mulheres gostam das músicas e da baixaria.

ENTREVISTA: Você concorda ou não com a PROPOSTA DE LEI ANTEBAIXARIA?

Foto: Crissia – 5º ano

Sr. Pedro morador do bairro da gleba ‘A’ concorda com a proposta de Lei. Mas em sua opinião a proibição da contratação das bandas deve ser revista pelos parlamentares. Diz também que as letras das músicas é que sinaliza o desrespeito a mulher. Música baiana é cultura é alegria! Por Fabiana – 5º ano

A adolescente Brenda estudante da Escola José de Freitas Mascarenhas, concorda e discorda com a proposta de Lei. Pois na sua visão o Funk, o Forró deveria ser proibido também. Ressalta que não há problemas com a música baiana (pagode), gosta da batida, isso é cultura.

Por Marcos Vinícius – 4º ano

Foto: Breno – 4º ano

Srª. Alessandra moradora do bairro da gleba ‘A’ concorda com a proposta de Lei, e discorda da proibição de não contratar bandas de pagode para tocar nas festas públicas. “a música sempre existiu e não devemos mexer na cultura da Bahia, a maldade está na cabeça de cada um”. Por Crissia – 5º ano

Foto: Silair – 5º ano

Edição 03 – outubro/2011 PÁG. 06

Escola Municipal Centro Educacional Reitor Edgard Santos

A Proposta de Lei da deputada Luiza Maia (PT/BA), que pretende proibir que o governo do Estado e as prefeituras da Bahia de não contratem bandas baianas que tocam e cantam músicas que sugerem e instigam a desvalorização da mulher. A proposta de Lei Ante-baixaria teve repercussão nacional e será votada no dia 26/10/11 na câmara legislativa da Bahia. O jornal A Voz do Edgard Santos não poderia fica de foram dessa polêmica.

No dia 24 de setembro do corrente, acompanhados do professor Virmond Trindade, os alunos do Mais Educação realizaram uma atividade de campo e foram a praça da noite para entrevistar alguns moradores do bairro da gleba ‘A’, para sabem qual seria a sua opinião referente ao polêmico projeto de Lei.

Nas entrevistas foram entrevistados jovens e adultos, do sexo masculino e feminino. O resultado não poderia ser outro: a comunidade do bairro da gleba ‘A’ concorda com a deputada, porém, discorda no que tange a não contratação das bandas. “temos sim é que proibir as composições e as distorções dos artistas/cantores na hora de cantar uma música” diz um dos entrevistados.

‘ Fico boba que as

mulheres dançam essa

música! Diz moradora

do bairro da gleba ‘A’

da Escola do Normal e Isis Almeida do Centro de Educação Municipal de

Camaçari (CEMC). Momento de muita tensão para Bianca Santos Lopes,

14 anos, aluna do CERES, a grande campeã da primeira Edição do

Soletrando na Biblioteca Infanto-Juvenil. Com 06 etapas e a

participação de 27 estudantes, a disputa aconteceu de forma lúdica e

saudável. FELIZ Bianca Esbanja o troféu agradecendo a Deus, e em

especial ao CERES e a equipe docente. Obrigado por tudo meus

queridos professores.

A 8ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, que este ano traz o tema: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, iniciou-se n ultima a nesta terça-feira (18/10) em Camaçari/Bahia.

Realizada pela SEDES (Secretaria do Desenvolvimento Social), o evento aconteceu no Instituto Professor Raimundo Pinheiro – Cidade do Saber, no horário das 9h. O segundo dia (19/10), as atividades foram organi

8ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE CAMAÇARI

zadas na Casa da Criança e do Adolescente, a partir das 8h30min, com a apresentação e validação pela plenária das propostas deliberadas nos grupos temáticos e escolhidos os delegados para as etapas estadual e nacional, que acontecem nos meses de maio e novembro de 2012, respectivamente. A conferência trará cinco eixos temáticos: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes, Proteção e defesa de direitos, Protagonismo e participação de crianças e adolescentes, Controle social da efetivação dos direitos e Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e de adolescentes.

A iniciativa tem como objetivo elaborar propostas para construção do plano decenal e selecionar 16 delegados que irão participar da Conferência Territorial da Criança e do Adolescente, que acontece em novembro, em Lauro de Freitas.

ALUNA DO CERES CAMPEÃ DO SOLETRANDO 2011

Idealizado pela equipe da

biblioteca municipal infanto-

juvenil em parceria com a

Secretaria de Cultura (SECULT), O

PROJETO SOLETRANDO, foi

finalizado na última sexta–feira

(21/10). Participaram da final

Bianca Santos Lopes da Escola

Centro Educacional Reitor Edgard

Santos (CERES), Franklin Oliveira

Edição 03 – outubro/2011 PÁG. 07

Escola Municipal Centro Educacional Reitor Edgard Santos

Edição 03 – outubro/2011 PÁG. 08

Escola Municipal Centro Educacional Reitor Edgard Santos

Magistério; 30 Servidor; 7

Pais; 173 Estudantes; 255

Resultado da Eleição para Diretor e Vice-Diretor do Centro Educacional Reitor Edgard Santos

Magistério

Servidor

Pais

Estudantes

UNIDAS POR UMA EDUCAAÇÃO DIFERENTE!

As eleições para diretor e vice-diretor das unidades escolares do Município de Camaçari, programadas para a segunda quinzena de outubro/2011, está dando o que falar. As candidatas Margareth Cacim e Helenir de Oliveira do Centro Educacional Reitor Edgard Santos, começam a se articular visando uma união para o pleito. Esse é o caminho estudado pelas candidatas, que buscam se fortalecerem para enfrentarem os desafios da gestão escolar. É hora de abrir os braços e fazer uma gestão de união, de participação, sem tirar ninguém, dando oportunidade a todos.

O pleito eleitoral para gestão das unidades escolares de Camaçari tem duração de três anos (2012 a 2014). Trata-se de um acontecimento novo e de grande importância na história da educação /SEDUC. É um ato demo-

crático e uma oportunidade para os alunos, pais, professores e funcionários possam escolher aqueles que estarão a administração da unidade escolar da qual fazem parte. Margareth e Helenir Juntas farão a diferença!

MARAGARETH CACIM

Graduada em pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia e pós-graduada em Alfabetização de crianças pela Universidade da Bahia (UNEB).

HELENIR DE OLIVEIRA

Graduada em pedagogia pela Faculdade Metropolitana de Camaçari e pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade de Educação da Bahia (UNEB)

ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETOR E VICE-DIRETOR - 2011

A Eleição Direta para o cargo de Diretor e Vice-diretor aconteceu no dia 31/10/2011 na Escola Centro Educacional Reitor Edgard Santos, no Horário de 08h às 17h. Tranquilidade para apuração dos votos. Isso devido à organização da escola e também por haver apenas uma chapa. Segundo comissão e determinação da SEDUC, a eleição no CERES foi homologada, aprovodada e publicitada. Sem nenhum tumulto Margareth Cacim e Helenir de Oliveira, são as novas gestoras do CERES no período de 2012 a 2014. Veja gráfico abaixo com o resultado dos votos.

O pleito eleitoral para gestão da unidade escolar Centro Educacional Reitor Edgard Santos (CERES) ocorreu em sua normalidade, dos votantes, compareceram, trinta professores; sete servidores estatutários; cento e setenta e três pais, duzentos e cinquenta e cinco estudantes; totalizando 465 votos. A professora Margareth Cacim diretora atual do CERES, agradece a todos que participaram deste acontecimento. Ressalta que estamos fazendo história e ao mesmo tempo fazendo valer a democracia deste país.

Profª. Margareth Cacim, Profª Helenir de Oliveira

UNIDAS POR

UMA GESTÃO DE AUTONOMIA DEMOCRÁTICA