informativo o lojista n° 83 - nov/2015

12
Nº 83 - Novembro/2015 www.cdlbarreiras.com.br vejamais Entrevista - Credibilidade: sinônimo de sucesso para os negócios. [pág. 8] Comerciantes de Barreiras receberam Projeto CDL Convida nos bairros. [pág. 11] NUPEC - Pesquisar é o segredo do consumidor para economizar na hora das compras. [pág. 3] Natal Presente, a campanha promocional deste final de ano começou. [pág. 4] CDL apresenta: ALCANCE, o programa do comércio na TV Câmara.

Upload: cdl-barreiras-bahia

Post on 25-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Informativo produzido pela CDL de Barreiras (BA), com circulação regional. Seu conteúdo pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo O Lojista N° 83 - nov/2015

Nº 83 - Novembro/2015 www.cdlbarreiras.com.br

vejamais

Entrevista - Credibilidade: sinônimo de sucesso para os negócios. [pág. 8]

Comerciantes de Barreiras receberam Projeto CDL Convida nos bairros. [pág. 11]

NUPEC - Pesquisar é o segredo do consumidor para economizar na hora das compras. [pág. 3]

Natal Presente, a campanha promocional deste final de ano começou. [pág. 4]

CDL apresenta: ALCANCE, o programa do comércio na TV Câmara.

Page 2: Informativo O Lojista N° 83 - nov/2015

2 - NOV/2015

Este informativo é produzido pela CDL de Barreiras (BA). Sua circulação é regional e seu conteúdo pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte.

A publicação O Lojista abre espaço para você, leitor. Dê a sua opinião, crítica e sugestão sobre as nossas matérias. O que te agradou? O que poderíamos melhorar? Qual a sua dúvida? Queremos saber o que você tem a dizer para que o conteúdo do Informativo O Lojista esteja sempre alinhado com o que você quer ler. Existem diversos canais pelos quais podemos manter esse contato:

Mais uma etapa chega ao fim e um novo ciclo se ini-cia. É chegada a última edição do Lojista de 2015, e com ela o resumo de várias ações do ano e do

mês de novembro. O espírito de Natal já invade as casas e ruas de Barreiras e

junto com ele vem também o desejo de presentear os fami-liares e amigos. Pensando nisso, a CDL realiza mais uma vez a campanha mais esperada do ano, a Campanha de Natal, esse ano intitulada ‘Natal Presente’. Para os clientes das lojas participantes serão sorteados uma Moto Pop 100, 10 mil em móveis planejados e um Jeep Renegade.

A cidade está em absoluto clima natalino, motivada pela decoração das avenidas feita pela Prefeitura de Barreiras, re-sultado da parceria com a CDL. Para aproveitar a magia do Natal e incentivar as vendas nesse período mais aquecido do ano, a CDL promoveu também palestras para vendedores e comerciantes.

O ano termina com uma grande novidade para os lojistas. A partir de janeiro a CDL contará com mais um veículo de comunicação com o seu associado. Parceria firmada com a TV Câmara de Barreiras, permitirá a veiculação de um pro-grama institucional da CDL, para divulgar suas ações, cam-panhas e projetos. O lojista que quiser participar, patrocinar ou sugerir pautas pode se informar na sede da entidade.

O Núcleo de Pesquisas Econômicas da CDL – Nupec, ava-liou nesse fim de ano, o preço dos materiais básicos de cons-trução nos últimos meses e identificou que o consumidor não pode abrir mão de realizar uma boa pesquisa de preços na hora das compras.

A CDL contará a partir de janeiro com uma nova diretoria, que administrará a entidade para o biênio 2016-2017. Deseja-mos a esse gestão sucesso e muitas conquistas.

Nessa edição O lojista conversou com o Professor Menegat-ti, palestrante do evento destinados ao vendedores das lojas participantes da campanha Natal Presente. O mestre enfa-tizou a importância de cuidar da credibilidade pessoal e da empresa.

Confira tudo isso, mais dicas e informação nas próximas páginas.

A CDL deseja para você e seus familiares Feliz Natal e Um Próspero Ano Novo!

Boa Leitura!

UM NOVO CICLO VAI COMEÇAR

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BARREIRAS - Diretoria Biênio 2014-2015 Presidente Rider Mendonça e Castro 1º Vice Presidente Carlos Henrique Souza Filho 2º Vice Presidente Humberto Carlos Fagundes R. Júnior 1º Secretário Fabio Petronilio Nogueira 2º Secretário Frederico Maximiniano Nobrega 1º Tesoureiro Ricardo Barbosa Campos 2º Tesoureiro Anny Souza Gomes Diretora Executiva Irineide Ribeiro Silva Figueiredo Diretor de Eventos Caroline Quele de Souza Santos Diretor de Produtos e Serviços Leandro Roberto Eckert Conselheiros Fiscais Célia Kumagai, Gil Arêas e Pedro Dourado M Junior Diretor Distrital FCDL Gill Arêas Machado

O LOJISTA - Coordenação Geral Irineide Ribeiro Edição de Arte Évelyn Knebel Jornalista Catarina Araújo - DRT 4501 Revisão Ricardo Campos Publicidade [email protected] Impressão Gráfica Irmãos Ribeiro Tiragem 800 exemplares / DÚVIDAS, OPINIÕES E SUGESTÕES: Avenida Antônio Carlos Magalhães, 898 - Centro - Barreiras - BA CEP 47.800-000 --- www.cdlbarreiras.com.br --- DISTRIBUIÇÃO DIRIGIDA | VENDA PROIBIDA

JUCEB

SOS Cidadão

Assessoria Jurídica

Consulta ao SPC

Núcleo de Pesquisas do Comércio

Certificação Digital

Estágios Integrados do Brasil

(77) 3611-5395

[email protected]

twitter.com/cdlbarreiras facebook.com/cdlbarreiras

Page 3: Informativo O Lojista N° 83 - nov/2015

NOV/2015 - 3

Pesquisar é o segredo do consumidor para economizar na hora das compras

Custo do material de construção em Barreiras tem diferença de até 32% entre o maior e o menor preço

“A diferença de preço entre os materiais de construção acon-tece porque as lojas tem mar-gens de lucro diferentes e as empresas especializadas em um só produto conseguem repassá-

-lo por um valor diferenciado”, explica o economista do Nupec, Ernani Sabai.

A pesquisa foi realizada em 14 lo-jas de Barreiras e avaliou seis mar-cas diferentes.

Construir ou reformar nesse final de ano requer tempo para uma boa pesquisa de

preços. É o que indica o Núcleo de Pesquisas Econômicas da CDL – Nupec, que analisou durante o terceiro trimestre do ano os pre-ços dos principais materiais bási-cos de construção.

Os itens pesquisados foram: ci-mento, telha, tijolo cerâmico, pre-ço do metro cúbico da brita e areia, vergalhão e madeirite. De acordo com a pesquisa, os itens que re-gistraram as maiores variações de preços entre outubro e o novem-bro foram a brita e areia, com um aumento de 20,09% e 17,89% res-pectivamente.

O cliente Geraldo Souza, de 34 anos, está construindo a casa pró-pria e sentiu no bolso o aumento dos itens. “Mexer com construção não custa barato, precisa de tem-po”, afirmou Geraldo, acrescen-tando que “para encontrar um preço mais em conta vale a pena pesquisar na hora da compra”.

O cimento é um dos produtos de materiais básicos que teve o menor aumento, com 6,94%, em média o produto é encontrado nas lojas por R$ 22,00, mas a di-ferença entre o menor e o maior preço pode chegar a 11,7%.

NUPEC

Page 4: Informativo O Lojista N° 83 - nov/2015

4 - NOV/2015

Começou, no dia 26 de novem-bro, a campanha de Natal 2015 da CDL Barreiras. Con-

siderada a maior campanha promo-cional do ano, porque acontece no período mais aquecido do comércio, a campanha de Natal também pre-mia os clientes da lojas participan-tes. Esse ano a CDL e seus parceiros irão sortear uma Honda Pop 100, R$ 10.000,00 em móveis planejados De-signer Center e a um Jeep Renegade no prêmio principal.

A abertura oficial da campanha “Natal Presente” foi marcada pela tradicional carreata, que percorreu as principais ruas e avenidas da ci-dade. Além dos lojistas, participa-ram da carreata membros da direto-ria e a equipe de colaboradores da CDL.

Para a professora Rosania Maria, o Natal é uma das melhores épocas do ano não só para o comércio, mas também para a família. “O fim de ano é maravilhoso, pois é tempo de

Natal Presente, a campanha promocional deste final de ano começou

A campanha será realizada de 26 de novembro a 08 de janeiro de 2016 e os clientes irão concorrer a um Jeep Renegade no prêmio principal

CAMPANHAS

Page 5: Informativo O Lojista N° 83 - nov/2015

NOV/2015 - 5

CAMPANHAS

celebrar a vida, se reunir com fami-liares e amigos. Poder presenteá-los é muito bom, e ter a chance de ga-nhar prêmios é melhor ainda”, co-menta a professora.

Participam do Natal Presente os comerciantes das cidades de Bar-reiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto. A Campanha acontece até o dia 07 de janeiro de 2016, e o sorteio dos prêmios será realizado na Praça Landulfo Alves, no sábado, dia 08 de janeiro.

PALESTRASNos dias 23 e 24 de novembro os

colaboradores e lojistas participa-ram de duas palestras para se pre-parem para as vendas de Natal. O evento aconteceu no auditório do Hotel Morubixaba e recebeu cerca de 300 pessoas.

A primeira palestra foi ministra-da pelo administrador de empresas com MBA em Gestão Empresarial, professor Menegatti. O tema “Natal com lucro: atendimento gera ven-das” foi explorado pelo professor, que discutiu a importância de ouvir o cliente e manter a credibilidade pessoal e da empresa. O palestrante também destacou de que maneira é possível formar uma boa equipe de trabalho. “Todo líder precisa desen-volver pessoas, tudo que acontece na empresa passa por pessoas. Por isso, é necessário reunir os melho-res profissionais, pessoas que com-binam entre si, onde talento junto com talento produz resultado. Ao contrário do talento isolado, que di-vide resultado”, explica Menegatti.

No dia seguinte, a palestra foi com a gerente de Marketing do gru-po Sabin, Andréa Pinheiro, que mi-nistrou sobre o case de sucesso da rede de laboratórios. A publicitária apresentou como o Sabin desenvol-ve sua cultura organizacional e re-forçou a necessidade das empresas utilizarem um modelo de gestão de pessoas. A palestrante afirmou ain-da que o processo de expansão do grupo pelo Brasil começou a partir do município de Barreiras.

A comerciante Carmem Fiorio es-teve presente no evento e destacou a relevância das palestras para a or-ganização da empresa e dos colabo-radores nas vendas de fim de ano.

“Exemplos como os apresentados aqui nos dão um novo estímulo para o dia a dia na loja, um ânimo extra para colocar as ideias em prática”, afirmou a lojista.

O ciclo de palestras para cola-

Ação Renegade nas lojas: parceria entre Jeep e CDL, a ação consiste em apresentar o prêmio prin-cipal do Natal Presente aos clientes das lojas participantes, despertando o desejo no consumidor, oportunizando a compra no ponto de venda.

Segunda palestra: voltada para empresários e profissionais com cargos de liderança, a palestra com Andrea Pinheiro apresentou o grande case de sucesso do Laboratório Sabin.

Primeira palestra: realizada no dia 23, com o Professor Menegatti, o tema foi voltado para profis-sionais de atendimento e vendas.

boradores, comerciantes e líde-res faz parte da programação da Campanha Natal Presente da CDL Barreiras, e é ofertado para todas as lojas que fizeram adesão à cam-panha.

Page 6: Informativo O Lojista N° 83 - nov/2015

6 - NOV/2015

CAMPANHAS

CIDADE ILUMINADAUm Natal de Luz. Esse é o espíri-

to de quem passa pelas ruas e ave-nidas de Barreiras nesse fim ano. O brilho e as luzes da cidade encan-ta a população e turistas, que admi-ram a mais bela decoração natalina que o município já teve.

A cidade ganhou cinco árvores de Natal de 12 metros de altura nas co-res azul, amarelo, verde e branco, localizadas nas principais rotatórias da cidade. A BR 242 recebeu 80 pi-nheiros, nas avenidas ACM e Cléris-ton Andrade foram instaladas 80 es-trelas tríplex e na avenida Benedita Silveira 13 estrelas brancas e verme-lhas de seis pontas trazem o brilho.

Um presépio em tamanho natural foi montado na Praça Castro Alves, e conta com personagens bíblicos, Papai Noel, trenó e renas. As árvo-res foram iluminadas com 60 refle-tores, 800 metros de mangueiras de led e 200 bastões que fazem a chuva de prata.

“O Clima da festa de natal encan-ta todo o Brasil e nós não podería-mos deixar nossa cidade fora. Te-nho certeza de que a população irá aprovar”, afirmou o prefeito Anto-nio Henrique.

Para o vice-presidente da CDL, Carlos Henrique, a decoração da cidade além de incentivar o espíri-to natalino também contribui para bons resultados no comércio. “Esse Natal será um sucesso, mais uma vez contamos com o apoio da pre-feitura, quem ganha com essa par-

ceria é a cidade, desejamos um fim de ano de paz e harmonia pra todos os barreirenses”, afirmou Carlos.

A decoração de Natal da cidade é resultado da parceria firmada entre a CDL Barreiras e a Prefeitura Mu-nicipal, que juntas decidiram fazer o maior Natal de todos!

Decoração de Natal - BR 242 e Avenida Benedita Silveira, centro de Barreiras.

Page 7: Informativo O Lojista N° 83 - nov/2015

NOV/2015 - 7

A partir de janeiro de 2016, a CDL Barreiras terá um novo canal de comunica-

ção com seu associado. Parceria firmada com a TV Câmara de Bar-reiras permitirá que a CDL tenha um horário na programação da emissora para exibir um progra-

CDL terá um novo canal de comunicação com o lojista

Convênio firmado com a TV Câmara de Barreiras viabilizará a exibição de um programa semanal da entidade

ma institucional. O acordo de co-operação técnica, que possibilita as instituições convenentes pro-duzirem seus programas e dispor a TV Câmara, foi assinado no dia 27 de novembro pelo presidente da CDL, Rider Castro e pelo presi-dente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Carlos Tito.

Com duração de 30 minutos, o programa será exibido semanal-mente e se chamará Alcance. Esse espaço será utilizado para apre-sentar aos lojistas e a comunidade barreirense as ações, campanhas, projetos, serviços e produtos ofere-cidos pela CDL. O lojista que qui-ser participar, patrocinar ou sugerir pautas poderá se informar na sede da entidade.

“A chegada de um canal de tele-visão como esse é divisor de águas na história de Barreiras, que ago-

ra contará com uma TV feita para mostrar nossa região, o que ela produz, e como pode avançar”, afirmou Rider Castro, presidente da CDL, acrescentando que “quem ganha é a população e a CDL fará parte desse processo de cresci-mento”.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Car-los Tito a participação da socie-dade através das mais diversas instituições é algo que irá aper-feiçoar e democratizar cada vez mais a programação da emisso-ra. “Estamos dialogando com to-dos os seguimentos da nossa so-ciedade e extremamente felizes com a receptividade e interesse de todos”, disse Tito.

A TV Câmara de Barreiras já está no ar em caráter experimental, com sinal digital aberto no Canal 4.1.

PROJETOS

Page 8: Informativo O Lojista N° 83 - nov/2015

8 - NOV/2015

ENTREVISTA

que eu abordei a importância de se construir a credibilidade pessoal, como base em três pontos funda-mentais: o caráter do profissional de vendas, a postura dedicada ao cliente e por fim o entusiasmo do profissional. Venda nada mais é do que a transferência do entusiasmo que o vendedor passa para o seu cliente. Ninguém vai comprar de você, se você não for o maior entu-siasta por aquilo que vende. Dessa maneira, a gente consegue driblar alguns dos obstáculos, principal-mente aquele que se refere a falta de confiança, que no meu ver con-corre pra que você possa construir a maior estratégia de vendas que é a sua credibilidade.

O Lojista: Vender se tornou real-mente a arte de satisfazer a necessi-dade do cliente?

Menegatti - A relação de compra e venda é uma relação de duas pesso-as. Não é uma máquina que compra de uma pessoa. Então quando a gente diz que o cliente compra um determi-nado produto, ele compra na verdade a satisfação de uma necessidade que aquele produto vai atender. Quando a gente se refere a vendas, se refere a pessoas, as necessidade que estão sen-do colocadas em questão. Você preci-sa conhecer o cliente, se aproximar dele e depois preparar um plano de ação que venha satisfazer essa neces-sidade. Por isso, que a gente hoje diz que venda não tem haver com produ-

Credibilidade: sinônimo de sucesso para os negócios

Todos os anos a CDL de Barreiras reali-za a Campanha de Natal, considerada

a maior campanha do ano, porque além de acontecer em um período que o mer-cado está aquecido, também premia os clientes das lojas participantes. E para prepa-rar os vendedores e comer-ciantes para as vendas desse fim de ano a CDL promo-veu em parceria com o Ser-viço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, uma palestra com o professor Menegatti, admi-nistrador e especialista em Gestão Empresarial. Após o evento, Menegatti atendeu O Lojista e o conteúdo des-ta entrevista exclusiva você confere a seguir.

Em entrevista ao O Lojista, o professor Menegatti apresentou dicas, informações e discutiu sobre a importância de manter a credibilidade

pessoal e da empresa no setor comercial

O Lojista: Professor, quais são os obstáculos de toda venda e como con-seguir contorná-los?

Menegatti - O motivador dos motivadores, conhecido como Zig Ziglar, deixou algo muito valio-so pra quem trabalha com atendi-mento e vendas. Ele afirma que toda venda esbarra em cinco obs-táculos conhecidos: falta de neces-sidade, falta de dinheiro, falta de pressa, falta do desejo e a falta de confiança. Na palestra eu trabalhei o último item, a falta de confiança, por ser um elemento fundamen-tal na construção de um relacio-namento com o cliente. Ninguém compra de quem não confia, ou não gosta. Isso é tão necessário

Page 9: Informativo O Lojista N° 83 - nov/2015

NOV/2015 - 9

to, e sim com necessidade de pessoas.

O Lojista: Qual a importância da credibilidade pessoal e da loja para re-alizar uma venda?

Menegatti - A credibilidade é tão importante que ela sozinha cons-trói vendas como também destrói. A credibilidade aproxima o clien-te. Cada venda é um negócio, por mais que seja um cliente habitual da loja, cada venda é uma oportu-nidade diferente. Você pode atende um cliente 10 anos, mas se um dia você faz uma bobagem, perde esse cliente, e pode também perder ou-tros. Cada venda é uma oportunida-de que nós profissionais de atendi-mento e vendas temos de construir essa relação de confiança. Vendas é servir, e quando servimos com qua-lidade, ajudamos na construção da credibilidade.

O Lojista: Quais os princípios bási-cos para saber ouvir o cliente?

Menegatti - Estabelecer uma co-municação produtiva com o clien-te compreende dois pontos funda-mentais: um é saber falar, pois é importante pra você expor seus pro-dutos, sua loja, promoções, até mes-mo fazer perguntas adequadas para o cliente, para poder ajudá-lo. Mas o ponto fundamental da comunica-ção é saber ouvir, e para saber ou-vir você precisa trabalhar. Durante a nossa vida nós somos muito mais reconhecidos por falar do que por ouvir. Porém, no mercado de hoje quanto mais você ouve, mais você compreende o cliente, entende a sua necessidade e o atende naquilo que ele veio buscar. Três pontos são fundamentais: o primeiro é se con-centrar na mensagem de maneira que nada tire a sua atenção. Evite ficar atrás do monitor de compu-tador, evite também usar o celular, para não servir mal e causar a insa-tisfação total do cliente; o segundo ponto é compreender a mensagem, e para isso não basta só ouvir, mas compreender, quando por exemplo o cliente pede uma água sem gás e recebe uma água com gás, o aten-dente não ouviu adequadamente, por isso, falhou no atendimento; e o terceiro ponto é respeitar a decisão do cliente, valorizar a opinião dele, de modo que ele se sinta único, ex-

ENTREVISTA

clusivo, pelo fato dele escolher a sua loja, dentre tantas que ele po-deria ir, e você como profissional de atendimento deve valorizar cada momento e centavo investido den-tro da sua loja.

O Lojista: Como estabelecer metas pra alcançar os objetivos profissionais e também pessoais?

Menegatti - Objetivo é aquilo que a gente quer conquistar, e meta é o tempo que a gente estabelece pra conquistar aquele objetivo. No caso de vendas por exemplo: quero ven-der 10% a mais, isso é apenas um objetivo. Quando eu coloco um tem-po, eu quero vender 10% a mais até o fim do ano, eu transformei o ob-jetivo numa meta. Mas mais impor-tante do que você ter um objetivo ou uma meta, é você ter foco, foco é dis-ciplina, é obediência a sua meta. Não se desviar daquilo que você mesmo definiu como ponto de chegada. Nós brasileiros somos muito bons em de-finir objetivos e metas, mas somos muito ruins para atingir os objetivos e metas definidos porque perdemos o foco muito rapidamente. Sempre dou o exemplo da onça quando quer alcançar sua presa, ela mira a pre-sa e segue até apanhá-la. Só que no meio dessa trajetória ela viu outros animais, animais mais lentos, mas segue firme no seu foco. E nós não agimos dessa maneira, nos dispersa-mos muito rapidamente e com isso

“É uma alegria retornar a Barreiras e participar desse belo

trabalho que a CDL e o Sebrae desenvolvem, especialmente

nessa época de fim de ano, visando as vendas de Natal. E é, sem sombra de dúvidas, a

melhor época do ano. Espero ter contribuído com os profissionais do comércio daqui da região de

Barreiras trazendo pontos para que eles pudessem refletir sobre uma melhora naquilo que eles estão

fazendo e, consequentemente, experimentar resultados também melhores.”

não conseguimos atingir. E então chega no final do mês a gente diz assim, por que não consegui atin-gir minha meta? Porque no meio do mês você perdeu o foco.

O Lojista: Qual a importância da diversidade de profissionais numa equipe de trabalho?

Menegatti - O líder é sempre tes-tado pela equipe que coloca em campo. E o líder precisa ter o en-tendimento de que treinar todo mundo treina. Toda empresa trei-na, mas desenvolver pessoas é um trabalho de líder, quando um líder quer os melhores profissionais jo-gando no seu time, ele precisa en-tender que tudo que vai acontecer na empresa, vai acontecer por meio de pessoas. Pra isso, ele precisa ter as melhores pessoas jogando no seu time. O líder que acha que pode ter pessoas mais ou menos, terá resul-tados mais ou menos. Porque para bons resultados, você precisa ter os melhores, os mais competentes, as pessoas nas quais você confia, pes-soas que possam combinar entre si. Formando um time de talento. Ta-lento com talento produzindo resul-tado. E não talento isolado, dividin-do resultado. O líder que se preza procura não só desenvolver pesso-as, mas busca alocar as pessoas cer-tas nos lugares certos, pra produzir corretamente e alcançar os resulta-dos necessários..

Page 10: Informativo O Lojista N° 83 - nov/2015

10 - NOV/2015

SEBRAE

A empresária Stela Maris, pro-prietária da Panificadora Ita-liana, está há 21 anos no mer-

cado de Barreiras, Oeste da Bahia. Com o intuito de inovar o empreendi-mento, em julho desse ano, resolveu participar do Programa de Desenvol-vimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação (Propan Pleno) - que faz parte das ações do Sebraetec-, onde recebeu consultorias especia-lizadas em setores como produção, gestão de pessoas e marketing.

“Após aderir ao programa nota-mos uma diferença em nosso caixa de 20% em incremento. Com isso podemos dar andamento a novos projetos”, conta a empresaria.

Neuzelita Muniz que está há 3 anos em São Desidério com o em-preendimento JC Panificadora tam-

Panificadoras aumentam faturamento após aderirem as soluções Sebrae

As empresas receberam consultorias especializadas em setores como produção, gestão de pessoas e marketing

bém participou do programa e per-cebeu que o movimento em seu estabelecimento aumentou após algumas mudanças na empresa, orientadas pelos consultores da ini-ciativa, que durou quatro meses. “Mais do que elogios, os clientes es-tão comparecendo. E tudo melho-rou após pintar a padaria, mudar móveis de lugar, colocar novas pra-teleiras e passar a utilizar a coman-da para maior controle de vendas de produtos, dentre outras mudan-ças”, destaca a empresária. Prova disso é que, apesar do momento econômico do país, na panificadora foi percebido um aumento nas ven-das, que deve permanecer em alta.

Participaram também da ação as padarias Belo Pão, Pão Caseiro, De-lícia, Delícia 2 e Esquina do Pão, de

Barreiras.O programa Propan é uma solu-

ção do Sebraetec e visa melhoria na qualidade dos produtos, redução dos custos e dos desperdícios, sa-tisfação dos clientes e aumento de produtividade, como destaca o ge-rente regional do Sebrae Barreiras, Emerson Cardoso. “Cada empre-sa constrói seu plano de ação com orientação dos nossos consultores e, no final, pudemos avaliar que os resultados financeiros e tecnológi-cos foram satisfatórios”, ressalta.

Segundo o consultor do Instituto Tecnológico de Processos e Compe-titividade (ITPC), Thiago Marçal, o programa traz resultados positivos para os empresários, desde a área de gestão até o aumento na produti-vidade e vendas. “Em Barreiras, es-pecificamente, todos os sete partici-pantes da turma que formamos em novembro comprovaram um cresci-mento nas vendas. É o atestado de que os quatro meses de programa valem muito à pena”, diz.

Sebraetec

O Sebraetec promove o acesso de pequenos negócios a soluções em 7 áreas de conhecimento da inovação: Design, Produtividade, Proprieda-de intelectual, Qualidade, Inovação, Sustentabilidade e Comunicação. Subsidiada em 80% pelo Sebrae atra-vés do Sebraetec, o Propan oferece consultoria especializada em setores como produção, gestão de pessoas e marketing. O programa aproxima os pequenos negócios e os prestadores de serviços tecnológicos, os dois ato-res essenciais para a implementação da inovação.

Mais informações sobre os progra-mas oferecidos pelo Sebrae podem ser obtidas na sede da instituição, que fica na Avenida Benedita Silvei-ra, nº 132, Edifício Portinari, Centro, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

Page 11: Informativo O Lojista N° 83 - nov/2015

NOV/2015 - 11

CDL EM AÇÃO

Com o objetivo de estreitar o rela-cionamento com o lojista, a CDL realizou durante o ano de 2015, o

projeto ‘CDL Convida’, que visitou seis bairros do município para divulgar os ser-viços e produtos que a entidade oferece para o comerciante.

Durante esse período foram visitados os bairros de Barreirinhas, Santa Luzia, Novo Horizonte, Morada da Lua, Vila dos Funcionários e São Pedro. Nos en-contros os lojistas conhecem as ações que a instituição desenvolve, bem como todos os serviços prestados para o pequeno, médio e grande comerciante, entre eles: Certificado Digital, Serviço de Proteção ao Crédito – SPC e campa-nhas promocionais.

Nas reuniões também são apresentadas as oportunidades de capacitação através de cursos, palestras e seminários desen-volvidos a partir da parceira com o Servi-ço de Apoio às Micro e Pequenas Empre-sas – Sebrae.

Participam dos encontros nos bairros representantes da Caixa Econômica Fe-deral e do Sebrae, entidades parceiras da CDL Barreiras, que mostram para os comerciantes os seus produtos, ofere-cem consultoria e a instituição financeira apresenta as diferentes linhas de crédito disponíveis para o comerciante investir no próprio negócio.

Para a comerciante do bairro Morada da Lua, Salomé Santos, as informações recebi-das no encontro permitiram conhecer a re-presentatividade e os benefícios de ser um associado CDL. “Conheci muitas vantagens, esclareci dúvidas e aprendi várias dicas de vendas, vou procurar a entidade para filia-ção”, contou entusiasmada a lojista.

“Estar próximo do lojista e conhecer suas necessidades é um dos nossos obje-tivos, por isso, nos empenhamos em reu-nir o maior número de benefícios para nosso associado”, afirmou Rider Castro, presidente da CDL Barreiras.

A divulgação da entidade por meio de encontros, fazem parte da proposta da CDL para unir e fortalecer o comércio.

Comerciantes de Barreiras receberam Projeto CDL Convida nos bairros

Em 2015 seis bairros da cidade foram visitados para apresentar a CDL aos lojistas que ainda não conheciam os serviços da instituição

Page 12: Informativo O Lojista N° 83 - nov/2015

12 - NOV/2015

CDL EM PAUTA

CDL Barreiras elege Nova Diretoria para o Biênio 2016/2017A Câmara de Dirigentes Lojistas de Barrei-

ras realizou na última segunda-feira (30), na

sede da instituição, Assembleia Geral de elei-

ção da nova diretoria para gestão 2016/2017.

Estiveram presentes comerciantes, membros

da atual diretoria e associados da CDL.

A cerimônia de posse será realizada no pró-

ximo dia 29 de janeiro de 2016.

Diretoria Eleita (biênio 2016-2017)Presidente: Carlos Henrique Souza Costa Filho

1º Vice-Presidente: Ricardo Barbosa Campos

2º Vice-Presidente: André Goes Braga

1º Secretário: Deyse Araujo Mesquita

2º Secretário: Thiago Schieber Saude Quinteiro

1º Tesoureiro: Fábio Petronilio Nogueira

2º Tesoureiro: Geovani Jung Zorzo

Diretora de Eventos: Sidicléia Mendes de Souza

Diretor de Produtos e Serviços: Leandro

Robert Eckert

Diretora Executiva: Irineide Ribeiro Silva Figueiredo

Conselho Fiscal:

Maria Célia Sampaio Kumagai

Alvimar Lôbo Alvim

Gill Areas Machado

Profissionais garçons concluíram, em no-

vembro, o curso de capacitação na área de

atendimento promovido pelo Sindicato Patro-

nal do Comércio de Barreiras e Oeste em con-

vênio com Serviço Nacional de Aprendizagem

Comercial - Senac, e o Sindicato dos Produto-

res Rurais de Barreiras - SPRB com o apoio da

CDL e ACEB. O curso é gratuito, e destinado a

profissionais da área com ou sem experiência.

Além do curso para garçom, a parceria re-

aliza também curso de culinária, comida de

boteco e Oficina de etiqueta à mesa. A inicia-

tiva já capacitou mais de 80 profissionais para

o mercado da região. Está prevista a chegada

de novos cursos para 2016 e a ampliação de

Parceria promoveu curso para capacitar

garçons

vagas para atender mais profissionais.

Mais informações, na ACEB/CDL:

(77) 3611-5395.

No dia 21 de novembro a CDL Barreiras e JEEP promove-

ram o transpedágio – divulgação da Campanha Natal Pre-

sente e suas premiações através da Rádio Transamérica na

sede da CDL.

Transpedágio Natal Presente