ge avt - música

11
! Ministério dos Aventureiros Igreja Adventista do Sétimo Dia Nº 21 Ano 9/2021 1ª Edição ARTES MANUAIS MÚSICA

Upload: others

Post on 04-Oct-2021

11 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GE AVT - Música

!

Ministério dos AventureirosIgreja Adventista do Sétimo Dia

Nº 21Ano 9/2021

1ª Edição

AR

TES MA

NU

AIS

MÚSICA

Page 2: GE AVT - Música

EXPEDIENTE

QUEM ESCREVE

www.mundodasespecialidades.com.br

2

mundodasespecialidades

[email protected]

@mundodasespecialidades

1ª Edição: Disponível emwww.mundodasespecialidades.com.br

Direção Geral: Pedro Paz, Rossalles Freitas e Victor ArielSecretaria: Sabrina RodriguesEquipe de Coordenadores:Adeline Bello | PublicidadeClaudio Henrique | Colunas Daniel Vinícius | Guias de Desbravadores Kaiio Victor | Diagramação Maira Cardoso | Linguística Português Nalva Martins | Guias de Aventureiros Neto Sputinyk | Web Ronald Vásquez | Linguística Espanhol

Revisão Linguística: Maira Cardoso Diagramação e Edição: Rossalles FreitasAutor: Natália Freitas CONTATO +55 81 9 9835-8482 DIREITOS RESERVADOS: A reprodução total ou parcial deste material por qualquer meio, assim como a tradução ou difusão dos conteúdos do site Mundo das Especialidades fica proibida, salvo se realizada a expressa referenciação ao site e seus autores. Todos os direitos são reservados para o site Mundo das Especialidades. IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA MINISTÉRIO DOS DESBRAVADORES Recife, PE, Março de 2021

AVENTUREIROS

Você gosta de cantar ou de ouvir uma música bem bonita? Quando eu era criança, dizia que seria cantora porque sempre gostei de tudo que era musical e vivia cantarolando. Hoje, ainda gosto muito de música e continuo cantando para louvar ao nosso Deus. A música é uma forma de mostrarmos a Jesus quanto o amamos e pode ser também um meio de falar dEle para as pessoas. Vamos aprender juntos um pouco mais sobre ela? Prepare o gogó, pegue seu instrumento e vamos lá!

Me chamo Natália e sou formada em Ci-ências Biológicas-Licenciatura. Atuo como professora de Ciências e Biologia. Sempre fui apaixonada pela natureza e suas formas de vida. Sou líder de Aventureiros e trabalhei no clube desde os meus 16 anos, até o final de 2019. Atualmente, meus hobbies princi-pais são leitura, música e lettering. Um dos meus livros preferidos da Bíblia é Romanos. Dos personagens bíblicos que mais gosto, cito Daniel e Paulo, mas nenhum outro me inspira tanto quanto Jesus e suas histórias. Com Ele, aprendo um pouquinho a cada dia, e espero poder segui-lo e viver por Ele duran-te toda a minha vida, até o dia em que verei Sua face quando voltar nas nuvens do céu.

Natália Freitas

Page 3: GE AVT - Música

3

MEVocê sabia que Jesus gostava muito de

cantar? Sim! Ele cantava muito bem! Quando era criança, costumava expressar sua alegria cantando os Salmos bíblicos que conhecia. Sua voz era tão doce e suave que as pessoas ao redor se animavam quando o ouviam. Eu creio que ainda hoje, Ele canta e louva com muita alegria, como fazia quando esteve nesta Terra. Mas quais eram os tipos de música que Jesus entoava? Será que era qualquer uma?

Como cristãos e pessoas que respeitam a Deus, devemos escolher muito bem as canções que iremos ouvir, tocar ou cantar. Para isso, é importante fazer algumas perguntas para nós mesmos: essa música irá louvar ao Senhor? Deus iria gostar de ouvir esse louvor? Será que lá no céu nós cantaríamos esse tipo de música?

Lembre-se, em primeiro lugar, que a música que você escuta, canta ou toca deve ser entoada para agradar os ouvidos do nosso Criador, pois é uma forma de adoração. Então, precisamos ter grande cuidado e responsabilidade. Se precisar, peça a ajuda de um adulto para verificar esses itens:

Se a música escolhida...

• possui uma pronúncia clara das palavras

• é suave e melodiosa

• é reverente e sem barulhos excessivos

• possui uma letra de acordo com a Palavra de Deus

Então, ela poderá ser entoada com alegria e entusiasmo. Os anjos se unem a nós quando cantamos louvores assim para Deus. Porém, se ela...

• der muita vontade de dançar

• tiver pessoas cantando de forma muito estridente constantemente

• possui uma letra difícil de entender ou contrária ao que a Bíblia ensina

É mais aconselhável não cantá-la e não ouvi-la. Não se esqueça de que toda pessoa que for louvar a Deus precisa estar com o coração humilde, alegre e com a mente voltada para o céu, focada na adoração.

JESUS TAMBÉM GOSTA DE MÚSICA

Mostre à criança que Deus se agrada mui-to de ouvi-la cantar ou tocar algum instru-mento e que isso é uma forma de mostrar gratidão e amor ao Senhor, por isso a can-ção deve ser escolhida com atenção. Você não precisa fazer uma inspeção com ela a cada música ouvida, pois fazendo isso, o louvor pode acabar se tornando um fardo. Porém, a reverência e adoração precisam ser levadas em consideração, então tenha esse zelo ao apresentar músicas para a criança, tendo em mente que, geralmente, ela vai escutar/cantar aquilo que você nor-malmente escuta e canta. Converse sobre o céu e os tipos de hinos que vamos ento-ar lá, sobre as diversas possibilidades que teremos de fazer música (à capela, em coro, em duetos, quartetos, solos, instru-mental etc.) E incentive-a a louvar desde agora.

Para o Líder/Responsável

Page 4: GE AVT - Música

4

ME

Para que haja música precisa haver melodia. Para ter melodia, algo precisa ser tocado. Para isso, existem muitos instrumentos musicais interessantes. Você, com certeza, deve conhecer alguns, mas eu trouxe aqui uma pequena lista pra que você amplie seus conhecimentos. Olha só:

• piano e teclado

O piano é um instrumento de cordas. Essas cordas ficam dentro do piano e são tocadas quando dedilhamos as teclas com cada nota musical, que ficam na parte de fora do instrumento. Geralmente, os pianos são de tamanho grande, mas existem alguns de tamanho menor. O teclado, por sua vez, é um instrumento elétrico e o som é emitido somente se o ligarmos na tomada e apertarmos as teclas. Além disso, ele possui algumas opções extras para deixar a música mais interessante, como ritmos para seguir e diferentes estilos de sons para escolher quando tocar.

• violão

É um instrumento de cordas feito de madeira. Geralmente, o violão possui 6 cordas no total, uma parte específica para segurar essas cordas com os dedos, que chamamos de braço, uma tarraxa localizada bem na ponta do braço que serve para a afinação das cordas, e, por fim, o corpo do violão, por onde o som é emitido. Os violões podem ter diversos tamanhos e serem feitos de vários tipos de madeiras.

• ukulele

Tem a mesma configuração do violão, porém em tamanho bem menor e com as notas mais agudas.

• violino

Também um instrumento de cordas, é considerado como o que emite os sons mais agudos dentre a classe de instrumentos. Seu formato é semelhante ao de um violão, porém bem pequeno e com algumas diferenças visíveis: tem 4 cordas no total, para tocá-lo precisamos apoiá-lo no ombro com o auxílio do queixo e possui um arco de madeira com cerdas bem finas para friccionar sobre as cordas e assim produzir o som (apesar de também poder ser dedilhado).

INSTRUMENTOS LEGAIS

Dedilhar significa tocar com os dedos.

Significado!

Page 5: GE AVT - Música

5

ME• violoncelo

É considerado um “primo” do violino, já que seus formatos são muito semelhantes, porém com uma diferença absurda no tamanho. O violoncelo é tão grande que você precisa ficar de pé ou sentado em um banquinho alto para conseguir tocá-lo. Assim como o violino, ele também precisa de um arco de madeira com cerdas, que são passadas nas cordas para emitir o som, e possui 4 cordas no total. Porém sua melodia é extremamente grave e intensa.

• clarinete

Instrumento de sopro bastante usado em orquestras. O timbre desse instrumento é aveludado e, por vezes, agudo. Ele é feito de madeira e possui pequenos furos na parte de cima que emitem as notas musicais. Para tocá-lo é preciso soprar e saber posicionar os dedos corretamente para abrir ou fechar os furos, de acordo com as notas da música.

• flauta doce

A mais conhecida das flautas e talvez uma das mais tocadas. Instrumento de sopro, feito de madeira, bem menor que o clarinete. Também possui os furos na parte de cima que emitem as notas musicais. O som produzido é suave.

• flauta transversal

Flauta com um timbre muito harmônico, capaz de produzir sons agudos e graves. A principal diferença dela para os outros tipos de flauta, é que geralmente ela é tocada horizontalmente para o lado e se faz necessário soprar em um orifício específico. Além disso, existem as chaves nos furos que proporcionam as notas musicais. Essas chaves são como pequenos botões que abrem e fecham ao pressioná-los com os dedos. Quando você aperta, eles abrem o furo para a nota musical ser emitida. Ao soltá-los, o furo é fechado e o som para de sair.

• oboé

Considerado um dos instrumentos mais difíceis de se aprender a tocar. Também é um instrumento de sopro e produz som penetrante. Para tocá-lo é necessário ter um controle preciso sobre a embocadura para soprar corretamente e controlar muito bem a respiração para sustentar as notas.

Notas agudas são consideradas aquelas mais altas, geralmente al-cançadas por vozes femininas. Já as notas graves são aquelas mais baixas, geralmente alcançadas por vozes masculinas.

Fique ligado

Page 6: GE AVT - Música

6

ME• trompete

O trompete também é um instrumento de sopro, mas ele tem uma tuba por onde o som passa. Para produzir o som precisamos soprar com precisão e força, provocando a vibração que será ampliada no instrumento. As notas musicais são emitidas quando apertamos os botões que ficam na parte de cima. Cada botão corresponde a uma nota diferente.

• saxofone

Um instrumento de sopro grande, que imita a letra “J”. O som que ele produz é muito penetrante, grave e intenso. Da mesma forma que as flautas, possui os furos para produzir as notas musicais, com chaves semelhantes às da flauta transversal. Para tocá-lo é necessário um controle muito bom da respiração, pois é preciso soprar com muita força e destreza.

• harpa

É um instrumento de cordas com formato triangular. Possui em torno de 46 cordas e, para tocá-la, basta dedilhar sobre elas, mas isso exige uma habilidade muito grande nos dedos e posição correta da mão para que o som saia de forma harmoniosa e suave.

Qual destes você gostou mais? Sabe tocar algum instrumento? Se não sabe ainda, você se arrisca a tentar aprender a tocar algum? O desafio está lançado!

Caso esteja fazendo essa especialidade com o clube, há a possibilidade de você tentar levar alguns instrumentos para apre-sentar às crianças e mostrar sua funciona-lidade. Quem sabe, pedir que algum ins-trumentista da sua igreja local (ou alguém que você conheça) compareça para tocar seu instrumento em uma reunião do clu-be e falar um pouco sobre ele. Se você, responsável, estiver fazendo essa espe-cialidade com seu aventureiro(a), pode-rá procurar vídeos na internet de alguns instrumentos sendo tocados para assistir com a criança, caso não tenha a possibi-lidade de conseguir um instrumento. Mas sempre lembre que aquilo que é “ao vivo” e palpável é muito mais divertido e causa um impacto maior nas crianças.

Para o Líder/Responsável

Page 7: GE AVT - Música

7

MEMÚSICA E MAIS MÚSICA

Na Bíblia, nós também conseguimos encontrar textos sobre instrumentos musicais que foram usados. Alguns personagens eram experts em música e poderiam ter feito essa especialidade fácil, fácil. Um exemplo bem conhecido é o de Davi, que desde muito novo já tocava sua harpa para cantar e louvar ao Senhor. Você, certamente, já deve ter ouvido aquela música que diz: “uma harpa tem Davi para Deus louvar”.

Além da harpa, outros instrumentos foram mencionados nos relatos bíblicos. Alguns eram diferentes daqueles que temos hoje e outros continuam sendo tocados. Eram usados para acompanhar o canto e os poemas recitados (1Samuel 18: 6 e 7), mas o mais importante é que eles eram usados para adorar à Deus por seu amor e bondade (1 Crônicas 15: 16). Se liga aí quais eram esses instrumentos:

• Shofar – Juizes 3:27; 7:22.

• Trombeta – Números 10:2-7. 2 Crônicas 5:12 e 13.

• Flauta – 1 Reis 1:40. Isaías 30:29.

• Címbalo – Salmo 150:5

• Saltério – Salmo 33:2; 144:9.

• Alaúde – Isaías 5:12; 14:11. Amós 5:23.

• Tamborim – Êxodo 15:20. 2 Samuel 6:5. Jó 21:12

Estes são apenas alguns instrumentos. Há outros que você pode encontrar, se pesquisar um pouco mais. Procure saber como esses instrumentos funcionavam, se eram de corda ou de sopro, etc. Para isso, você pode pedir a ajuda do seu instrutor.

Page 8: GE AVT - Música

8

MEAgora que você conheceu alguns instrumentos e

aprendeu um pouquinho sobre a música mais especial para adorar, está na hora de começar as atividades práticas da sua especialidade. Se dedique bastante e faça tudo com capricho, pois um aventureiro de verdade faz sempre o seu melhor, por amor a Jesus!

Lembre-se sempre, querido aventureiro, de que Deus se alegra em ver seus filhos felizes, cantando e louvando Seu Nome por meio da música. Ela é uma forma linda e poderosa de manifestarmos nossa gratidão e amor por Ele e pode ser usada para alcançar pessoas que não conhecem o amor de Jesus. Por isso, alegre-se em sua adoração, seja cantando ou tocando um instrumento e continue usando seu talento musical para servir a Deus e espalhar a mensagem da Bíblia. Que Deus abençoe muito você! Grande abraço e Maranata!

ADORANDO O CRIADOR

Separei essa parte do guia para conversar um pouquinho com você, líder ou responsável. Essa especialidade exige muitas atividades práticas. Por isso, o aventureiro precisará de suporte, orientação e incentivo do instrutor para concluí-la. Então, aqui vão algumas dicas para abrir sua mente sobre como proceder:

• No requisito de confeccionar um álbum ou cartaz, você pode pedir para a criança selecionar aqueles instrumentos que ela mais gostou de conhecer e ouvir. Para o álbum, é interessante, no mínimo, 5 instrumentos e para o cartaz, acredito que 3 seja um bom número. Faça recortes de revistas velhas, jornais ou livros para colar no material confeccionado ou incentive o aventureiro a desenhar o instrumento. Busquem mais informações sobre aquele instrumento para colocar no material confeccionado. Você não precisa se basear apenas no que está escrito no guia. Uma das coisas que sempre buscamos incentivar em nossos pequenos é a vontade de buscar além do que é proposto.

CANTINHO DO INSTRUTOR

Page 9: GE AVT - Música

9

ME• Na parte que pede para tocar um instrumento

ou cantar um solo, é preciso incentivar muito a criança e ensaiar com ela até que se sinta segura para isso. Caso seja muito tímida, ela pode se apresentar apenas para sua classe ou unidade do clube, e você pode buscar músicas mais curtinhas e fáceis de cantar para que ela escolha. Algumas opções são: Deus é Tão Bom, Cristo fez os Peixes e Louvai-o. Além disso, claro, o próprio aventureiro pode apresentar sua música preferida. Mas lembre a criança sobre as orientações que um cristão deve seguir na escolha das músicas.

• Há um requisito que pede para o aventureiro se apresentar junto com um grupo de cantores em uma programação especial. Uma sugestão é você ensaiar uma música com todo o clube para apresentar em uma programação própria de vocês, como em uma investidura, dia mundial, encerramento no fim do ano, acampamento etc. Essa é uma opção interessante, especialmente se na sua igreja não há um coral para que o seu aventureiro participe nesse momento específico. Uma outra possibilidade é solicitar que a professora da escola sabatina do seu aventureiro ensaie uma música com eles para apresentar no 13° sábado. O próprio instrutor da classe do aventureiro pode organizar uma música para que eles cantem juntos e se apresentem em uma programação especial do clube para o restante dos aventureiros.

• O último requisito prático pede para que o aventureiro assista a um concerto ou apresentação de um instrumentista ou grupo. Isso não precisa ser feito necessariamente ao vivo. Você pode procurar na internet vídeos com apresentações legais de orquestras ou de solos de instrumentistas para assistir com a criança. Apenas tente buscar algo que não seja tão longo para que ela consiga aproveitar do início ao fim. Para deixar mais legal, monte o “cenário” como se vocês fossem realmente assistir o concerto ao vivo. Prepare o ambiente como se fosse um teatro, peça que todos fiquem em silêncio, faça pipoca para acompanhar, etc. Isso pode deixar o aventureiro com mais vontade e ânimo de assistir.

Clara e Alexandre - Clube Itaçú Júnior - Itajaí (SC)

Coral de Aventureiros Clube Turminha

do Pantanal - Campo Grande (MS)

Page 10: GE AVT - Música

10

ME

Fontes:

- O Desejado de Todas as Nações, Capitulo 7, página 36.

- Música, sua influência na vida do cristão

- http://violinoinstrumento.no.comunidades.net/tudo-sobre-o-violino

https://charlene-peruchi.wixsite.com/fisica-e-musica/violoncelo

https://br.pinterest.com/pin/446771225532865650/

http://blog.multisom.com.br/flauta-transversal-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

http://blog.lojaedifier.com.br/os-instrumentos-mais-dificeis-de-tocar/

h t tp : / /www2.secu l t .ce .gov.b r /Recursos/Pub l icWebBanco/Partituraacervo/Apt000003.pdf

https://www.infoescola.com/musica/harpa/

https://evidenciasnahistor ia.wordpress.com/2017/08/10/os-inst rumentos-musica is-c i tados-na-bib l ia /#:~:text=Os%20instrumentos%20usados%20nos%20tempos,sistro%2C%20os%20c%C3%ADmbalos%20e%20as

1. Saber quais são as diretrizes que um cristão deve usar ao escolher músicas para ouvir e cantar.

2.Identificar seis instrumentos musicais:

• Visualmente;

• Através do som que eles emitem.

3. Montar um álbum ou fazer um cartaz com instrumentos musicais.

4. Saber o nome de três instrumentos musicais mencionados na Bíblia.

5.Tocar em um programa do Clube ou igreja, uma música no instrumento que estiver estudando; ou cantar um solo.

6. Participar em um grupo de cantores, apresentando duas musicas em uma programação especial.

7. Assistir a um concerto, recital ou apresentação especial de um instrumentista ou grupo instrumental.

Page 11: GE AVT - Música

ME