ge plana 2014

44
1 01. Conceitos Primitivos: Ponto: é representado por uma letra maiúscula do nosso alfabeto. Reta: é representado por uma letra minúscula do nosso alfabeto. Plano: é representado por uma letra grega. 02. Conceitos Importantes: Semirreta: é uma parte da reta limitada por apenas um ponto. É representada como mostra a figura acima. Segmento de Reta: é uma parte da reta limitada por dois pontos. É representado como mostra a figura acima. Ponto Médio: é um ponto que divide um segmento de reta em duas partes de mesmo com- primento. O conceito de ponto médio é muito importante em várias partes da Geometria. Mediatriz: é uma reta que passa pelo ponto médio de um segmento formando um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90°.

Upload: rayssa-moreira

Post on 26-Nov-2015

175 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: GE PLANA 2014

1

01. Conceitos Primitivos:

Ponto: é representado por uma letra maiúscula do nosso alfabeto. Reta: é representado por uma letra minúscula do nosso alfabeto. Plano: é representado por uma letra grega. 02. Conceitos Importantes:

Semirreta: é uma parte da reta limitada por apenas um ponto. É representada como mostra a figura acima. Segmento de Reta: é uma parte da reta limitada por dois pontos. É representado como mostra a figura acima. Ponto Médio: é um ponto que divide um segmento de reta em duas partes de mesmo com-primento. O conceito de ponto médio é muito importante em várias partes da Geometria. Mediatriz: é uma reta que passa pelo ponto médio de um segmento formando um ângulo reto, ou seja, um ângulo de 90°.

Page 2: GE PLANA 2014

2

03. Ângulo: é a região limitada por duas semirretas de mesma origem. O ângulo interior às semirretas é chamado de convexo, e o exterior de côncavo.

Bissetriz de um ângulo: é uma semirreta com origem no vértice de um ângulo que divide o mesmo em dois ângulos de medidas iguais.

1) Os ângulos podem ser classificados de acordo com a sua medida em:

Ângulo Agudo: ângulo que possui medida 0 90 ;

Ângulo Reto: ângulo que possui medida 90 ;

Ângulo Obtuso: ângulo que possui medida 90 180 ;

2) Dois ângulos podem ser: Complementares: quando a soma das suas medidas for igual a 90°; Suplementares: quando a soma de suas medidas for igual a 180°. 3) Para a resolução de questões é preciso ter em mente o seguinte raciocínio: Considere um ângulo x, então a partir das definições de complemento e suplemento podemos fazer as seguintes notações:

o

o

complemento de x : 90 xangulo x

suplemento de x : 180 x

Page 3: GE PLANA 2014

3

4) Dois ângulos podem, ainda, ser classificados de acordo com as suas posições em: Adjacentes: quando dois ou mais ângulos, de mesmo vértice (origem) e mesmo plano, pos-suem um lado em comum, sem que haja pontos internos em comum, como mostra o exemplo abaixo.

Consecutivos: quando dois ou mais ângulos possuem o mesmo vértice (origem) e mesmo plano, podendo possuir ou não algum ponto em comum. Em virtude disso, podemos concluir facilmente que ângulos adjacentes são sempre consecutivos.

Page 4: GE PLANA 2014

4

04. Posições relativas entre duas retas: De acordo com a posição, duas ou mais retas podem ser classificadas em:

Paralelas: são retas que estão num mesmo plano e não possuem pontos em comum; Concorrentes: são retas que possuem um ponto em comum; Coincidentes: são retas que estão sobrepostas no plano; Perpendiculares: são retas concorrentes que formam um ângulo reto entre si; Reversas: são retas que estão em planos distintos e não possuem pontos em comum.

Page 5: GE PLANA 2014

5

05. Ângulos formados por retas paralelas: Duas retas paralelas cortadas por uma terceira reta chamada transversal determinam ângulos os quais estudaremos a seguir.

Ângulos Correspondentes: são os ângulos que se “sobrepõem” (ao imaginarmos que pe-gamos os ângulos e colocamos em cima do outro), são eles: a e e; b e f; c e g; d e h. Pares de ângulos correspondentes possuem a mesma medida. Ângulos Alternos Internos: são os ângulos internos às retas paralelas que estão em lados opostos da transversal, são eles: f e d; e e c. Pares de ângulos alternos internos possuem a mesma medida. Ângulos Alternos Externos: são ângulos externos às retas paralelas que estão em lados opostos da transversal, são eles: a e g; b e h. Pares de ângulos alternos externos possuem a mesma medida. Ângulos Opostos pelo Vértice: são os ângulos formados a partir de retas concorrentes, são eles: a e c; b e d; e e g; f e h. Pares de ângulos opostos pelo vértice possuem a mesma medida. Ângulos Colaterais Internos: são ângulos internos às retas paralelas que estão num mes-mo lado da transversal, são eles: c e f; d e e. Pares de ângulos colaterais internos são suple-mentares. Ângulos Colaterais Externos: são ângulos externos às retas paralelas que estão num mesmo lado da transversal, são eles: b e g; a e h. Pares de ângulos colaterais externos são suplementares. 06. Triângulo: é uma figura plana fechada construída a partir de três pontos não colineares.

Page 6: GE PLANA 2014

6

1) É importante conhecer as seguintes propriedades dos triângulos: Soma dos ângulos internos: a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer é sempre igual a 180°. Teorema do ângulo externo: um ângulo externo qualquer de um triângulo é sempre igual à soma dos dois ângulos do triângulo não adjacentes a ele.

Condição de existência: qualquer lado de um triângulo é sempre menor que a soma dos outros dois lados e maior que o módulo da diferença deles.

2) Os triângulos podem ser classificados: a) De acordo com os ângulos:

Triângulo Acutângulo: possui os ângulos internos menores que 90°, ou seja, todos seus ângulos internos são agudos; Triângulo Retângulo: possui um ângulo reto, ou seja, um ângulo com medida igual a 90°; Triângulo Obtusângulo: possui um ângulo maior que 90°, ou seja, um dos ângulos é obtu-so.

Page 7: GE PLANA 2014

7

b) De acordo com os lados:

Triângulo Equilátero: apresenta os três lados com a mesma medida, e todos os ângulos internos valem 60°; Triângulo Isósceles: apresenta pelo menos dois lados com mesma medida, em conse-quência os ângulos da base possuem também a mesma medida. Perceba que TODO triângulo equilátero é isósceles; Triângulo Escaleno: apresenta os lados com medidas distintas duas a duas. 3) Natureza dos triângulos: Considere um triângulo de lados a, b e c, sendo a o maior lado do triângulo, então podemos

classificar um triângulo em acutângulo, retângulo ou obtusângulo através dos valores de 2a e 2 2b c como se segue:

Se 2 2 2a b c : o triângulo é acutângulo;

Se 2 2 2a b c : o triângulo é retângulo;

Se 2 2 2a b c : o triângulo é obtusângulo. 4) Linhas notáveis num triângulo qualquer:

Page 8: GE PLANA 2014

8

Ceviana: é um segmento de reta que une um vértice de um triângulo a um ponto do lado oposto a esse vértice ou ao prolongamento deste lado. Mediana: é uma ceviana que divide o lado oposto em duas partes iguais, ou seja, liga o vér-tice ao ponto médio do lado oposto. Altura: é uma ceviana perpendicular ao lado oposto. Bissetriz Interna: é uma ceviana que divide o ângulo interno do qual parte em dois ângulos iguais. Bissetriz Externa: é uma ceviana que divide o ângulo externo do qual parte em duas partes iguais. Mediatriz: é uma reta perpendicular a um dos lados do triângulo no ponto médio. 5) Pontos Notáveis num triângulo: Existem quatro pontos num triângulo qualquer que merecem uma atenção especial, são eles: Baricentro(G), Ortocentro (H), Incentro (I) e Circuncentro (C). Baricentro (G): o encontro das três medianas de um triângulo qualquer acontece exata-mente em um ponto chamado de baricentro. Uma importante propriedade do baricentro é que, na mediana, o comprimento do baricentro até o vértice é dobro do comprimento do baricen-tro até o lado, como mostra a figura a seguir.

Ortocentro (H): o encontro das três alturas de um triângulo qualquer acontece exatamente em um ponto chamado de ortocentro. Quando ligamos os três pés das alturas, formamos um triângulo chamado óritico. As alturas do triângulo original dividem cada ângulo interno do tri-ângulo órtico em duas partes iguais.

Page 9: GE PLANA 2014

9

Incentro (I): o encontro das três bissetrizes internas de um triângulo qualquer acontece exatamente em um ponto chamado de incentro. O incentro coincide com o centro do círculo inscrito ao triângulo, por isso podemos afirmar que o incentro é equidistante dos lados do tri-ângulo.

Circuncentro (C): o encontro das três mediatrizes de um triângulo qualquer acontece exa-tamente em um ponto chamado de circuncentro. O circuncentro coincide com o centro do círcu-lo circunscrito ao triângulo, por isso podemos afirmar que o circuncentro é equidistante dos vértices do triângulo.

Page 10: GE PLANA 2014

10

6) Congruência de Triângulos: Existem condições mínimas que nos permitem dizer se dois tri-ângulos são congruentes, ou seja, dois triângulos que possuem as mesmas medidas de lados e ângulos. Essas condições serão estudadas a seguir. Caso: LLL (Lado – Lado – Lado) Se dois triângulos possuem os três lados respectivamente iguais, então podemos dizer que os dois triângulos são congruentes.

Caso: LAL (Lado – Ângulo – Lado) Se dois triângulos possuem respectivamente iguais dois lados e o ângulo entre eles, então po-demos dizer que os dois triângulos são congruentes.

Caso: ALA (Ângulo – Lado – Ângulo) Se dois triângulos possuem respectivamente iguais um lado e os ângulos adjacentes a ele, en-tão podemos dizer que os dois triângulos são congruentes.

Page 11: GE PLANA 2014

11

7) Base Média de um Triângulo: Quando ligamos os pontos médios de dois lados de um triângulo qualquer, obtemos um seg-mento chamado de base média, que é paralela à base do triângulo e possui a metade da me-dida dessa base.

8) Mediana de um Triângulo Retângulo: A mediana de um triângulo retângulo relativa à hipotenusa tem medida igual à metade da me-dida da hipotenusa.

9) Semelhança de Triângulos: Dois triângulos são semelhantes quando seus ângulos internos possuem as mesmas medidas. Quando dois triângulos são semelhantes, as razões entre os lados correspondentes (homólo-gos) são constantes. Lados homólogos são lados que estão opostos aos ângulos de mesma medida.

Page 12: GE PLANA 2014

12

Existem três condições mínimas que nos permitem dizer se dois triângulos são semelhantes. Dois triângulos são semelhantes se possuem pelo menos dois ângulos com medidas iguais.

Dois triângulos são semelhantes se possuem um ângulo com a mesma medida e os dois lados que os formam forem respectivamente proporcionais.

Dois triângulos são semelhantes se possuem os três lados respectivamente proporcionais.

Quando dois triângulos são semelhantes, a razão entre duas cevianas homólogas é constante e igual à constante de proporcionalidade. Então temos:

Page 13: GE PLANA 2014

13

10) Teorema das Bissetrizes: Em todo triângulo uma bissetriz determina sobre o lado à qual é relativa, segmentos proporcio-nais aos lados adjacentes à bissetriz. Teorema da Bissetriz Interna:

Teorema da Bissetriz Externa:

11) Relações Métricas num Triângulo Retângulo: Considere o triângulo ABC:

Em um triângulo retângulo qualquer podemos aplicar as seguintes relações métricas: Teorema de Pitágoras: o quadrado da hipotensa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

2 2 2a b c

Page 14: GE PLANA 2014

14

O quadrado de um dos catetos é igual ao produto da hipotenusa pela sua projeção.

2

2

b a m

c a n

O quadrado da altura relativa à hipotenusa é igual ao produto das duas projeções.

2h m n

O produto da hipotenusa pela altura relativa à hipotenusa é igual ao produto dos catetos.

a h b c

O inverso do quadrado da altura relativa à hipotenusa é igual à soma dos inversos dos qua-drados dos catetos.

2 2 2

1 1 1

h b c

12) Relações Trigonométricas num triângulo Retângulo: Em um triângulo retângulo qualquer podemos aplicar as seguintes relações trigonométricas:

SENO (sen): razão entre cateto oposto e hipotenusa.

c bsen e sen

a a

COSSENO (cos): razão entre cateto adjacente e hipotenusa.

b ccos e cos

a a

TANGENTE (tg): razão entre cateto oposto e cateto adjacente.

c btg e tg

b c

Existem três ângulos agudos notáveis os quais devemos ter conhecimento dos valores de seus senos, cossenos e tangentes conforme a tabela a seguir.

Page 15: GE PLANA 2014

15

30° 45° 60°

sen 1

2 2

2

3

2

cos 3

2

2

2

1

2

tg 3

3 1 3

13) Relações Trigonométricas num Triângulo Qualquer: Lei dos Cossenos:

2 2 2

2 2 2

2 2 2

a b c 2bc cos

b a c 2ac cos

c a b 2ab cos

Lei dos Senos:

a b c

2Rsen sen sen

Page 16: GE PLANA 2014

16

07. Quadrilátero: é uma figura plana fechada que possuiu quatro lados.

1) Quadriláteros Notáveis: a) Trapézio: quadrilátero que apresenta exatamente dois lados paralelos.

AC / / BD trapézio

MN Base Média

h:altura

Os trapézios podem ser classificados em: Trapézio Escaleno: apresenta as medidas dos lados não paralelos diferentes.

Considere apenas como

uma letra grega.

Page 17: GE PLANA 2014

17

Trapézio Isósceles: apresenta os lados não paralelos com medidas iguais, consequente-mente os ângulos das bases são iguais.

Trapézio Retângulo: apresenta dois de seus ângulos medindo 90°.

- Base Média de um Trapézio:

a b

x2

- Segmento Euler: segmento que uni os pontos médios das duas diagonais.

PQ segmento euler

b ax

2

Page 18: GE PLANA 2014

18

b) Paralelogramo: quadrilátero que apresenta dois pares de lados paralelos.

Propriedades:

Os lados opostos paralelos apresentam as mesmas medidas. AD BC e AB DC ;

Os ângulos opostos apresentam as mesmas medidas; As diagonais se contam no ponto médio. c) Retângulo: paralelogramo que apresenta os quatro ângulos internos retos.

Propriedades: Possui as mesmas propriedades de qualquer paralelogramo; Possui as diagonais com medidas iguais. d) Losango (ou Rombo): paralelogramo que apresenta os lados com a mesma medida.

Propriedades: Possui as mesmas propriedades de qualquer paralelogramo; Possui diagonais perpendiculares que são bissetrizes dos seus ângulos internos.

Page 19: GE PLANA 2014

19

e) Quadrado: paralelogramo que apresenta os quatro lados e os quatro ângulos com as mes-mas medidas.

Propriedades: Possui as mesmas propriedades de qualquer paralelogramo; Apresenta ângulos e lados com medidas iguais, logo um quadrado é retângulo e losango. 08. Circunferência: É o lugar geométrico de todos os pontos de um plano que estão à igual distância de um ponto fixo chamado centro. Essa tal distância é denominada raio.

ˆAB : diametro CD: corda

OA : raio MH: flecha

AB 2R BD:arco

1) Posições entre Reta e Circunferência:

Page 20: GE PLANA 2014

20

Reta secante (s): intercepta a circunferência em dois pontos distintos; Reta tangente (t) : intercepta a circunferência em um único ponto; Reta Exterior (r): não intercepta a circunferência em nenhum ponto.

Observação: T é chamado de ponto de tangência entre a circunferência e a reta t.

2) Posições entre Circunferências:

Secantes: circunferências que possuem dois pontos em comum; Tangentes Exteriores: circunferências que possuem apenas um ponto em comum e não possuem pontos internos em comum; Tangentes Interiores: circunferências que possuem apenas um ponto em comum e possuem pontos internos em comum; Interiores: circunferências que não possuem ponto em comum, porém possuem pontos in-ternos em comum; Exteriores: circunferências que não possuem ponto em comum e nem pontos internos em comum.

Page 21: GE PLANA 2014

21

3) Propriedades:

O raio de uma circunferência é SEMPRE perpendicular à reta tangente no seu ponto de tan-gência. O raio que intercepta uma corda da circunferência em seu ponto médio é SEMPRE perpen-dicular à corda. Duas retas tangentes se interceptando, SEMPRE formam dois segmentos tangentes (com extremidades no ponto de tangência e no ponto de interseção) de mesmo comprimento. 4) Ângulos na Circunferência: Ângulo Central: ângulo que possui vértice no centro da circunferência. Seu valor, em unida-des angulares, é o mesmo de seu arco correspondente.

Ângulo Inscrito: ângulo que possui vértice na circunferência. O arco correspondente ao ân-gulo inscrito possui o dobro do ângulo.

Page 22: GE PLANA 2014

22

Ângulo Interior: ângulo que possui vértice em algum ponto interno à circunferência. Seu va-lor é igual à metade da soma dos arcos correspondente a esse ângulo.

Ângulo Exterior: ângulo que possui vértice em um ponto externo à circunferência. Seu valor é igual à metade da diferença entre os arcos correspondentes à circunferência.

Ângulo Segmento: ângulo formado por uma tangente e uma secante com vértice no ponto de tangência. O arco correspondente ao ângulo segmento é igual ao dobro do ângulo.

Page 23: GE PLANA 2014

23

5) Quadriláteros na Circunferência: Quadrilátero Inscritível: é aquele que tem os vértices numa circunferência. Nesses quadrilá-teros a soma de seus ângulos opostos é igual a 180°.

Quadrilátero Circunscritível: é aquele que tem os lados tangentes a uma circunferência. Nesses quadriláteros as somas dos lados opostos são iguais.

6) Relações Métricas na Circunferência: Teorema das Cordas: ao traçar em uma circunferência duas cordas que se interceptam em um ponto interno, os produtos dos comprimentos dos segmentos formados em cada corda são iguais.

Page 24: GE PLANA 2014

24

Teorema das Secantes: Ao traçar em uma circunferência dois segmentos secantes, partindo de um mesmo ponto, o produto da medida de um deles pela medida de sua parte externa é igual ao produto da medida do outro segmento pela medida de sua parte externa.

09. Fórmulas Complementares: 1) Teorema de Thales:

2) Relação de Stewart:

Page 25: GE PLANA 2014

25

3) Teorema de Ptolomeu: válido em qualquer quadrilátero inscritível.

4) Teorema de Hiparco: válido em qualquer quadrilátero inscritível.

10. Polígonos: É a figura geométrica formada pela ligação de três ou mais pontos de um mesmo plano. Os polígonos são classificados de acordo com o número de lados de acordo com a tabela abaixo:

Polígono Gênero

Triângulo 3 lados

Quadrilátero 4 lados

Pentágono 5 lados

Hexágono 6 lados

Heptágono 7 lados

Octógono 8 lados

Eneágono 9 lados

Decágono 10 lados

Undecágono 11 lados

Dodecágono 12 lados

Pentadecágono 15 lados

Icoságono 20 lados

Page 26: GE PLANA 2014

26

De acordo com o número n de lados, podemos calcular os seguintes elementos: 1) Soma dos ângulos internos:

180 2 iS n

2) Soma dos ângulos externos:

360 o

eS

3) Número de Diagonais:

32

n n

D

4) Número de Diagonais que partem de cada vértice:

3 N n 11. Polígonos Regulares: É todo polígono convexo que apresenta todos os lados e ângulos internos e externos com as mesmas medidas. 1) Ângulo Interno:

180 2i

na

n

2) Ângulo Externo:

360o

ea

n

3) Diagonais que passam pelo centro: Um polígono Regular só possui diagonais passando pelo centro se o número de lados for par. Se o número de lados for ímpar, o polígono não possui diagonais passando pelo centro.

2centro

nd

4) Relação entre lado, apótema e raio do círculo circunscrito Essa relação pode ser encontrada através das relações trigonométricas no triângulo retângulo formado entre o apótema, o raio da circunscrita e a metade do lado. Veja o exemplo a seguir:

Page 27: GE PLANA 2014

27

“Calcule a apótema e o raio da circunferência circunscrita a um triângulo equilátero de lado 4”. Esquema do problema:

Para calculara apótema e o raio basta identificá-los na figura e fazer relações trignométricas.

1- Cálculo do apótema:

a 2 3tg30 a 2 tg30 a

2 3

2- Cálculo do Raio da circunferência circunscrita:

2 2 4 3cos30 R R

R cos30 3

Como treinamento calcule o apótema e o raio da circunferência circunscrita de um quadrado e de um hexágono regular de lado L.

Page 28: GE PLANA 2014

28

12. Área das Figuras Planas I) Área dos Quadriláteros a) Retângulo:

S . b h

b) Quadrado:

2S

c) Losango:

.

S2

D d

Page 29: GE PLANA 2014

29

d) Trapézio

( ).S

2

B b h

e) Paralelogramo:

S bh

f) Quadriláteros Quaisquer

1S pq sen

2

Page 30: GE PLANA 2014

30

II) Área dos Triângulos Os triângulos têm grande importância em geometria plana, por isso é interessante que conhe-çamos inúmeras informações sobre eles. Podemos calcular a área de um triângulo: a) Conhecendo-se a base e a altura:

. . .S

2 2 2

a b ca h b h c h

b) Conhecendo-se dois lados e o ângulo entre eles:

. .sen(A) . .sen(B) . .sen(C)S

2 2 2 b c a c a b

Page 31: GE PLANA 2014

31

c) Conhecendo-se os três lados:

S ( )( )( )

Onde:2

p p a p b p c

a b cp

d) Sabendo que é equilátero:

² 3S

4

Page 32: GE PLANA 2014

32

e) Em função do raio do círculo inscrito:

S pr

a b conde:p

2

f) Em função do raio do círculo circunscrito

abcS

4R

Page 33: GE PLANA 2014

33

III) Área dos Círculos a) Círculo

2S R

b) Setor Circular:

2

setor

RS

2com em radianos

c) Segmento Circular:

seg setor triânguloS S S

Page 34: GE PLANA 2014

34

d) Coroa Circular: área compreendida entre dois círculos concêntricos (mesmo centro).

2 2S R r

IV) Área de Polígonos Regulares

S pa p semi perímetro

Page 35: GE PLANA 2014

35

QUESTÕES DE GEOMETRIA PLANA DO PROCESSO SELETIVO DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA MARINHA MERCANTE (EFOMM)

1. (EFOMM) Considere um triângulo ABC retângulo em A. Se sua hipotenusa mede 50 cm e a tangente de um dos ângulos agudos vale 4/3, a soma das medidas dos catetos vale: A) 70 cm B) 40 cm C) 60 cm

D) 50 3 cm

E) 100 cm 2. (EFOMM) Uma escada foi colocada em cima de um caminhão formando um ângulo agudo com o topo de um prédio de 7m de altura. Sabendo-se que a altura do caminhão é 1,0 m e que a menor distância da base da escada para o prédio é igual à metade do comprimento da esca-da, logo a medida da escada em metros é:

A) 14 3

3

B) 14 3

C) 2 3

D) 4 3

3

E) 4 3

3. (EFOMM) Em um triângulo isósceles ABC de altura 16 cm relativa à base BC, inscreve-se um círculo de raio igual a 6 cm. Então podemos afirmar que a medida da base BC vale: A) 16 B) 17 C) 18 D) 24 E) 28 4. (EFOMM) A trajetória reta de um barco forma com o segmento que liga o barco e um farol um ângulo de 30°. Após percorrer 100 metros, a sua trajetória forma, dessa vez, um ângulo de 60° com o segmento que liga o barco e o farol. Sabendo que o barco neste percurso de 100

metros não ficou a menor distância do farol e considerando 3 1,732 , a menor distância en-

tre a trajetória do barco e o farol vale: A) 56,0 m B) 76,0 m C) 86,6 m D) 90,0 m E) 96,8 m

Page 36: GE PLANA 2014

36

5. (EFOMM) Uma escada cujos degraus têm todos a mesma extensão, além da mesma altura, está representada na figura abaixo, vista de perfil. Se AB = 2 m e BCA = 30°, a medida da ex-tensão do degrau é:

A) 2 3

m3

B) 2

m3

C) 3

m6

D) 3

m2

E) 3

m3

6. (EFOMM) Caminhando em linha reta ao longo de uma praia, um banhista vai de um ponto A a um ponto B, cobrindo uma distância AB = 1200 metros. Antes de iniciar a caminhada, estan-do no ponto A, ele avista um navio parado em N de tal maneira que o ângulo NAB é de 60°, e quando chega em B, verifica que o ângulo NBA é de 45°. Calcule a distância em que se encon-tra o navio da praia. Considere que o pé da perpendicular do navio à praia encontra-se entre os

pontos A e B e que 3 1,732 .

A) 945,22 metros B) 846,45 metros C) 830,33 metros D) 760,77 metros E) 700,45 metros

Page 37: GE PLANA 2014

37

7. (EFOMM) O triângulo ABC, representado na figura abaixo é isósceles de base BC. Se EC = CF e x = 40°, a medida y, do ângulo assinalado, é:

A) 160° B) 150° C) 140° D) 130° E) 120° 8. (EFOMM) Dois barcos navegam em direções perpendiculares. A trajetória de um deles for-ma um ângulo de 18°24’ com a direção indicada pela agulha da bússola, indicando o norte. Qual é a medida do ângulo agudo formado pela trajetória do outro barco e pela direção indica-da pela agulha da bússola? A) 41°36’ B) 51°36’ C) 71°36’ D) 75°36’ E) 79°36’ 9. (EFOMM) Na figura abaixo, determine a medida do ângulo AMD, sabendo que M é o ponto médio de BC.

A) 30° B) 40° C) 45° D) 50° E) 60°

Page 38: GE PLANA 2014

38

10. (EFOMM) Determine a medida do ângulo interno A no triângulo ABC da figura abaixo, sa-bendo-se que BD é a bissetriz do ângulo interno B e CD a bissetriz do externo C.

A) 60° B) 80° C) 100° D) 110° E) 120° 11. (EFOMM) Tangenciando a reta r encontramos três circunferências tangentes entre si. De-termine a medida do raio da circunferência menor, sabendo que as outras duas têm raios de medida igual a 5 cm.

A) 1,25 B) 1,50 C) 1,75 D) 1,85 E) 2 12. (EFOMM) Duas pessoas estão na beira da praia e conseguem ver uma lancha B na água.

Adotando a distância entre as pessoas como 1 2PP sendo 63 m, o ângulo 1 2ˆBPP , 2 1

ˆBP P ,

tg 2 e tg 4 , a distância da lancha até a praia vale (Considere que o pé da perpendicular

que liga a lancha à beira da praia está entre as pessoas: A) 83 m B) 84 m C) 85 m D) 86 m E) 87 m

Page 39: GE PLANA 2014

39

13. (EFOMM) No hexágono ABCDEF, abaixo, a medida do ângulo ABC é quatro vezes a medi-da do ângulo EFA. Determine a medida do ângulo obtuso formado pelas bissetrizes de ABC e EFA.

A) 70° B) 80° C) 85° D) 100° E) 120° 14. (EFOMM) A região pintada R da figura é limitada por arcos de circunferência centrados nos vértices do quadrado de lado 2L. A área R é:

A) 2L

2

B) 22 2 L

C) 24L

3

D) 24 L

E) 22L

Page 40: GE PLANA 2014

40

15. (EFOMM)

Em uma determinada OM (Organização Militar) de terra, está localizado no ponto P de um pla-no, conforme representado no desenho acima, o mastro da bandeira. O topo do mastro é avis-tado do ponto A sob um ângulo de 30° e do plano B sob um ângulo de 45°. Sabendo-se que a medida do ângulo APB é 90° e a distância entre os pontos A e B é 100 metros, calcule, em me-tros, a altura do mastro. Em seguida, assinale a alternativa correta. A) 20 B) 50 C) 60 D) 90 E) 100 16. (EFOMM) Um triângulo isósceles ABC, com lados AB = AC e base BC, possui a medida da altura relativa à base igual à medida da base acrescida de dois metros. Sabendo que o períme-tro do triângulo é igual a 36 metros, pode-se afirmar que sua base mede: A) 8 metros B) 9 metros C) 10 metros D) 11 metros E) 12 metros 17. (EFOMM) Dois observadores que estão em posições coincidentes com os ponto A e B, afastados 3km entre si, medem simultaneamente o ângulo de elevação de um balão, a partir do chão, como sendo 30º e 75º, respectivamente. Se o balão está diretamente acima de um ponto no segmento de reta entre A e B, então a altura do balão, a partir do chão, em km, é: A) 1/3 B) 5/2 C) 2/5 D) 2/3 E) 3/2

Page 41: GE PLANA 2014

41

18. (EFOMM) Nas embarcações é comum utilizar os cabeços para amarrar as espias. Ao olhar de cima, visualizam-se duas circunferências. Ao dispor meia circunferência no quadrado ABCD de lado a, onde DB é a espia, obtém-se o ponto de tangência F e como centro da circunferên-cia o ponto E. O valor do raio do cabeço, em função de a, é:

A) a 1

B) a

C) a 2 1

D) a 2

E) 2a 19. (EFOMM) Um navio, ao navegar em linha reta, passa sucessivamente pelos pontos A, B e C. O comandante, quando o navio está em A, observa o farol L e calcula o ângulo LAC = 30°. Após navegar 4 milhas até B, verifica o ângulo LBC = 75°. De acordo com a representação abaixo, a distância do farol ao ponto B é:

A) 8 11 milhas

B) 2 2 milhas

C) 3 3 milhas

D) 6 5 milhas

E) 7 3 milhas

Page 42: GE PLANA 2014

42

20. (EFOMM) Observe a figura, o raio da circunferência menor tem 2 cm, o raio da maior tem 4 cm e o lado AB do retângulo mede 9cm. De acordo com as afirmativas abaixo, pode-se afirmar que:

Dado: 3 1,73; 2 1,41 e 3,14

I- O lado AD é um número que está entre 11 e 12; II- A área do setor da circunferência maior quando ângulo central for 60° é um número real me-nor que 8; III- A área do retângulo não ocupada pelos círculos é aproximadamente 38 cm².

A) Apenas a afirmativa III é verdadeira B) Apenas a afirmativa II é falsa C) As afirmativas I e II são verdadeiras D) As afirmativas II e III são falsas E) Apenas a afirmativa I é verdadeira 21. (EFOMM) Um muro será construído para isolar a área de uma escola que está situada a 2km de distância da estação do metrô. Esse muro será erguido ao longo de todos os pontos P, tais que a razão entre a distância de P à estação e a distância de P à escola é constante e

igual a 2 . Em razão disso, dois postes, com uma câmera cada, serão fixados nos pontos do muro que estão sobre a reta que passa pela escola e é perpendicular à reta que passa pelo metrô e pela escola. Então, a distância entre os postes, em km, será: A) 2

B) 2 2

C) 2 3

D) 4

E) 2 5

Page 43: GE PLANA 2014

43

22. (EFOMM) Considere um triângulo retângulo de catetos 9 cm e 12 cm. A bissetriz interna relativa à hipotenusa desse triângulo mede:

A) 36

27

B) 25

27

C) 4

215

D) 7

25

E) 3

25

23. (EFOMM) João construiu um círculo de papel com centro O e raio 4 cm (Figura 1). Traçou dois diâmetros AC e BD perpendiculares e, em seguida, dobrou o papel fazendo coincidir A, O e C, conforme sugere a figura 2. A área da parte do círculo não encoberta pelas dobras, som-breada na figura 2 é igual a:

A) 2148 3 16 cm

3

B) 2116 48 cm

3

C) 2116 12 3 cm

3

D) 2116 2 3 cm

3

E) 2132 12 3 cm

3

Page 44: GE PLANA 2014

44

24. (EFOMM) Analise a figura a seguir.

Seja o círculo 1C de raio R, onde estão dispostos n círculos tangentes a

1C , todos com raios

iguais a 2

R3

, como mostra a figura acima. Assinale a opção que apresenta o valor máximo de

n. Dado: 21

arccos 0,41rad5

.

A) 7 B) 6 C) 5 D) 4 E) 3 25. (EFOMM) Dois observadores que estão em posições coincidentes com os pontos A e B, afastados 3km entre si, medem simultaneamente o ângulo de elevação de um balão, a partir do chão, como sendo 30º e 75º, respectivamente. Se o balão está diretamente acima de um ponto no segmento de reta entre A e B, então a altura do balão, a partir do chão, em km, é: A) 1/3 B) 5/2 C) 2/5 D) 2/3 E) 3/2 26. (EFOMM) Considere um triângulo retângulo de catetos 9 cm e 12 cm. A bissetriz interna relativa à hipotenusa desse triângulo mede:

A) 36

27

B) 25

27

C) 4

215

D) 7

25

E) 3

25