folha de portugal - edição 591

24
EDIÇÃO Nº 591 Ano 12 19 a 25 abril 2014 Edição Nacional e Ilhas Jornal de distribuição gratuita 67.000 exemplares folhadeportugal.pt Siga-nos no facebook! Diretor: João Filipe TEMA CAPA... PáGS. 6/7 atualidade... PáG. 8 economia... PáG. 9 atualidade... PáG. 5 nacional... PáG. 8I Aprender a ser sustentável nos negócios Hiperactividade mal diagnosticada Estender a mão a quem mais precisa João Gomes Pedro veio alertar para o facto de a hiperatividade estar mal diagnosticada em Portugal, com excesso de diagnósticos. A região Centro do país recebeu o Encontro Empresarial, que apresentou aos presentes formas de tornar o empresário e a empresa sustentáveis. O Centro de Ajuda, durante todo o ano, leva apoio aos que mais sofrem, mas, para além do apoio espiritual ,também leva alimento físico aos mais carenciados. No ano passado, o total de processos pendentes, a nível dos inquéritos, aumentou para 64.537, nas cinco comarcas da área da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa. Mais processos pendentes em tribunal Crianças e adolescentes deprimidos são cada vez mais A crise, o desemprego dos pais, o stress e a pressão de ser o melhor na escola são algumas das razões apontadas pelos especialistas para o aumento do número de casos. “Nada a Perder 3” recebido de braços abertos Porto, Madrid, Paris e Bruxelas acolheram o lançamento do último livro da trilogia autobiográfica de Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. especial... PáGS. 10/11 Centro de Ajuda , defina hoje o que quer viver amanhã! conquistasfinanceiras.pt PUB TIAGO LOPES

Upload: centro-de-ajuda

Post on 21-Jul-2016

235 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Crianças e adolescentes deprimidos são cada vez mais. A crise, o desemprego dos pais, o stress e a pressão de ser o melhor na escola são algumas das razões apontadas pelos especialistas para o aumento do número de casos.

TRANSCRIPT

Page 1: Folha de Portugal - Edição 591

EDIÇÃO Nº 591 ❚ Ano 12 ❚ 19 a 25 abril 2014 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 67.000 exemplares

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

TEMA CAPA... págs. 6/7

atualidade... pág. 8 economia... pág. 9

atualidade... pág. 5

nacional... pág. 8i

Aprender a ser sustentável nos negócios

Hiperactividade mal diagnosticada

Estender a mão a quem mais precisa

■ João Gomes Pedro veio alertar para o facto de a hiperatividade estar mal diagnosticada em Portugal, com excesso de diagnósticos.

■ A região Centro do país recebeu o Encontro Empresarial, que apresentou aos presentes formas de tornar o empresário e a empresa sustentáveis.

■ O Centro de Ajuda, durante todo o ano, leva apoio aos que mais sofrem, mas, para além do apoio espiritual ,também leva alimento físico aos mais carenciados.

■ No ano passado, o total de processos pendentes, a nível dos inquéritos, aumentou para 64.537, nas cinco comarcas da área da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.

Mais processos pendentes em tribunal

Crianças e adolescentes deprimidos são cada vez mais

■ A crise, o desemprego dos pais, o stress e a pressão de ser o melhor na escola são algumas das razões apontadas pelos especialistas para o aumento do número de casos.

“Nada a Perder 3” recebido de braços abertos■ Porto, Madrid, Paris e Bruxelas acolheram o lançamento do último livro da trilogia autobiográfica de Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

especial... págs. 10/11

Centro de Ajuda, defina hoje o que quer viver amanhã!

conquistasfinanceiras.ptPUB

TIAGO LOPES

Page 2: Folha de Portugal - Edição 591

DOMINGO  19 abril 2015

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.ptem foco « 2

Muitas pessoas enfrentam problemas relacionados com a depressão, sendo esta já considerada a doença do século XXI. As causas que mais têm contribuído para o avolumar deste problema nos nossos dias prendem-se com o stress do dia a dia, as muitas preocupações com a condição económica e os problemas relacionados com assuntos sentimentais.

A depressão é uma doença com características muito próprias, sendo muitas vezes difícil de diagnosticar e até mesmo de tratar. As pessoas tem reações diferentes, umas isolam-se, sem terem vontade de ver ninguém; já outras pessoas têm alterações de humor de forma radical. Este problema causa muita angústia tanto para as pessoas que sofrem com ele como para quem está mais próximo.

As pessoas que são vítimas de depressão vivem à base de muita medicação, para que possam ter uma vida minimamente normal. Mas, este tipo de problemas não têm uma forma simples de se tratar, uma vez que varia de pessoa para pessoa, isto porque para além do tratamento também depende muito da força de vontade do paciente.

No nosso jornal temos uma seção onde trazemos histórias de pessoas que contam a forma como conseguiram superar as dificuldades das suas vidas, entre elas contam-se muitas que conseguiram superar a depressão. O que significa que este é um problema com resolução possível, mas para isso é preciso que a pessoa tenha uma atitude positiva para o superar .

Quando este passo é dado da forma correta, de certeza que a solução que é procurada chega!

Se está a passar por um problema desses ou de outro género pode dar o passo na direção certa para que, desta forma, possa receber a recuperação da sua vida.

EDITORIALJOÃO FILIPE Diretor

Vencer a depressão é possível?

Tenha uma boa leitura!

OBJETIVA

PASSAGEIROS COM CABELOS EM PÉ: A CP, CP Carga, REFER e EMEF convocaram uma greve de 24 horas dos trabalhadores. A Refer assegurou a circulação de 122 comboios entre as 00H e as 08H.

JOSÉ COELHO/ LUSA

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Carla Vaz e Joana OliveiraCopydesk: Carla VazAssistente de Redação: Cláudia PereiraPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tiragem: 67.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografia respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

FRENTE

■A Casa da Música, no Porto, abriu as portas durante quatro dias para a comemoração dos 10 anos de existência e quase 40 mil pessoas passaram pela instituição para visitas e concertos.

■A lei de financiamento dos bombeiros prevê um aumento de 12 por cento da verba atribuída pela administração central, referiu fonte oficial do ministério da Administração Interna.

■O aeroporto de Beja, que custou 33 milhões de euros, começou a operar há quatro anos, mas tem estado praticamente vazio e sem voos e passageiros na esmagadora maioria dos dias.

■O grupo TAP fechou 2014 com prejuízos de 85,1 milhões de euros, valor que representa um agravamento de 79,2 milhões de euros face aos 5,9 milhões de euros registados em 2013.

Verso

Frente

ESPINHO

Pintores de cavalete num parque ao ar livre■O cenário não foi escolhido ao acaso, revelou o presidente da Cooperativa Nascente, ao Público, para o primeiro Encontro Nacional de Pintores de Cavalete, agendado para 27 de junho, no Parque João de Deus, no centro da cidade de Espinho. António Santos imagina-o como um quadro, num ambiente de convívio e de festa, numa paisagem natural com pinceladas românticas e impressionistas. “Será uma instalação visual de pintores”, descreve o mesmo.

SUGESTÕES∫

PUB

Page 3: Folha de Portugal - Edição 591

Sugestões da Semana“25 de Abril 1974|75 – 40 anos depois”Cinema IDEAL Até 22 de abril

Assinalando mais um aniversário sobre o 25 de abril, o Cinema IDEAL estreia entre 16 e 22 de abril dois filmes, “Outra Forma de Luta” e “Outro País”. Em algumas das sessões, as películas serão apresentadas pelos realizadores ou convidados seus e outras se-guidas de debates, que terão lugar no Salão Ideal.

“Ecos de uma geração: O homem e a cidade”Museu Nacional de Soares dos ReisAté dia 31 de maio

A exposição inclui fotografias de 12 membros da antiga Associa-ção Fotográfica do Porto: António Drumond, Carlos Valente, Edu-ardo Martinho, João Menéres, J.P. Sotto Mayor, Joaquim A. Soares, J. Viana Basto, J. C. Matias Serra, Manuel Magalhães, Miguel Louro, Óscar Saraiva e Ricardo Fonseca.

Exposições de artistas africanosPerve Galeria e Casa da Liberdade – Mário CesarinyAté 30 de maio

Os artistas africanos de língua portuguesa Ernesto Shikhani, de Moçambique, e Manuel Figueira, de Cabo Verde, inauguraram ex-posições na Perve Galeria e na Casa da Liberdade – Mário Cesa-riny, na zona de Alfama, em Lisboa. As exposições individuais vão ser inauguradas em simultâneo e permanecerão até 30 de maio.

19/04/1897 Realiza-se a primeira maratona de Boston.

20/04/1657 São garantidos plenos direitos e privilégios aos cidadãos judeus de Nova Amesterdão, atual Nova Iorque.

22/04/2007Entra em vigor a nova Lei do Aborto.

23/04/1982

Jorge Nuno Pinto da Costa inicia a presidência do FC Porto.

21/04/1960

É inaugurada a cidade de Brasília, nova capital do Brasil, projeto do arquiteto Óscar Niemeyer.

24/04/1890

25/04/1974Às 00h20 é transmitida a senha da Operação Fim do Regime, “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso.

marcas dotempo

Momentos Históricos de...

Criação da Biblioteca do Congresso dos EUA.

a sua carreira

>Cultura

■São vários os motivos que levam um profissional a procurar um novo emprego no mercado de trabalho. Segundo o consultor Luiz Carlos Carvalho, vice-presidente do Instituto Gutemberg, antes de decidir, é necessário encontrar a resposta para a seguinte pergunta: “será que esta nova empresa reúne aprendizagem constante, satisfação salarial e pessoal e um ambiente agradável?”. Infelizmente, na prática isso não acontece com muita frequência.

Par além disso, a acomodação é um fator comum entre as pessoas que estão empregadas. Algumas só saem à procura de outra oportunidade quando estão no limite ou quando

sentem que podem ser demitidas. O consultor aconselha que, ao menor sinal de comodismo, a situação deve ser mudada imediatamente. “A dica aqui é sempre buscar o novo, mesmo nas atividades quotidianas, se as alterações não acontecem

é hora de ligar o alerta e mudar as perspetivas”.

Ambiente de trabalho O relacionamento com os companheiros de trabalho e superiores pode pesar muito na decisão de mudar de empresa. Quando existem problemas, o consultor aconselha a que identifique os pontos pessoais que precisam ser melhorados, caso contrário, as mesmas dificuldades podem acompanhá-lo/a noutras empresas.

“As organizações da atualidade estão à procura de pessoas que possam agregar mais resultados e apoiar a busca pelo crescimento rentável a longo prazo”, conclui o consultor.

Alguns dos principais receios dizem respeito a como pedir demissão sem se aborrecer com o superior e se vale a pena trocar de empresa apenas pela diferença salarial.

Qual será a hora certa para mudar?

Saber a hora certa de mudar de emprego é um dilema para muitos profissionais

Fonte: universal.org

De acordo com uma investigação efetuada por investigadores da universidade de Montreal, no Canadá, a prática de 20 minutos de exercício físico moderado,

três vezes por semana, durante a gravidez melhora o desenvolvimento cerebral no recém-nascido. “Apesar de estudos realizados em animais

já terem produzido resultados semelhantes, este é o primeiro estudo realizado em humanos que mediu objetivamente o impacto da prática do exercício físico durante a gravidez no cérebro dos recém-nascidos”, revelou David Ellemberg, líder do estudo.

O estudo concluiu que os bebés nascidos de mães fisicamente ativas apresentavam uma ativação cerebral mais madura, o que sugere que os seus cérebros se desenvolviam mais rapidamente.

Exercite--se pela inteligência do seu filho

Exercício na gravidez melhora desenvolvimento cerebral do bebé

Fonte: crescer.sapo.pt

-Investigação canadiana mostra que o exercício físico durante a gravidez beneficia a atividade cerebral dos bebés

DOMINGO  19 abril 2015

folhadeportugal.pt 3» sete dias

Page 4: Folha de Portugal - Edição 591

DOMINGO  19 abril 2015

folhadeportugal.ptsete dias «

pelo mundoaconteceuCOMÉRCIO EXTERNO DA CHINA CAIU 6%

❚No primeiro trimestre de 2015, o comércio externo chinês caiu seis por cento, apesar de as exportações terem aumentado 4,9 por cento relativamente a igual período do ano anterior, anunciou a agência noticiosa oficial Xinhua. Esta queda foi causa pela acentuada descida das importações.

pelo mundo

BOKO HARAM RAPTOU 2.000 MULHERES

❚ O grupo terrorista Boko Haram raptou 2.000 mulheres e raparigas na Nigéria, desde o início de 2015, segundo a Amnistia Internacional. A Amnistia referiu que compilou uma lista de 38 casos de sequestro em massa perpetrados pelo grupo.

HÁ UM HOMICÍDIO A CADA DEZ MINUTOS NO BRASIL

❚ Em 2013, foi registado um homicídio no Brasil a cada dez minutos e a polícia matou, em média, seis pessoas por dia. Os números foram revelados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública que fala num “cenário de crise endémica” de violência no país. Foram contabilizadas 53.646 mortes violentas em 2013.

PÁGINA DE AEROPORTO AUSTRALIANO PIRATEADA

❚ Um grupo de piratas informáticos alegadamente apoiante do autoproclamado estado islâmico atacou a página de Internet do aeroporto internacional de Hobart, na ilha da Tasmânia, publicando um texto de apoio aos ‘jihadistas’, segundo a imprensa local.

PUB

2005 O número de vendedores com licen-ça para ocupar lugares permanentes na Feira da Ladra, em Lisboa, tem aumentado desde 2005, quer por ter desenvolvido uma componente lúdica, quer pela procura de estudantes.

3.000 portugueses irão participar num estudo sobre cidades e concelhos onde se vive com maior satisfação, desenvolvido pelo Insti-tuto Português de Administração de Marketing, em parceria com uma universidade espanhola.

FLORES O setor madeirense da produção de flores, que gera um rendimento médio anual de seis milhões de euros, tem re-gistado um aumento das áreas de cultivo, uma dinamização no comércio interno.

GNR apreendeu, em Alcoitão, mate-rial ilegal de máquinas de venda de brindes no valor de cerca de sete mil euros, tendo ainda detido um homem que se dedicava a transportar aquele tipo de utensílios.

ESPAÇO DO CIDADÃO

4

Direitos e deveres

GRAVIDEZ

■A Universal obteve uma vitória muito importante em Espanha, uma vez que a Aliança Evangélica, no passado mês de agosto de 2014, publicou nos seus meios de comunicação na Internet um editorial onde afirmava que a Universal não era considerada uma igreja evangélica.

Chegando mesmo a afirmar que a Universal tinha na sua prática atividades próximas da religião católica apostólica romana. Mas para repor a verdade dos factos, a Universal em Espanha requereu um direito da reposição dos factos, uma vez que a doutrina ensinada na Universal é completamente antagónica em relação à religião Católica.

A justiçaA Universal apresentou-se diante da justiça espanhola para conseguir repor a verdade dos factos, pois a matriz doutrinária da Universal reside no ensino de uma fé racional com base bíblica, logo evangélica.

Chegou a sentença dos tribunais espanhóis que obriga a Aliança Evangélica Espanhola a reconhecer a Universal como uma Igreja de teor 100 por cento evangélica. Para além disso, ainda obriga a Aliança

Evangélica a publicar o direito de resposta solicitado pela Universal, com a mesma relevância que esta tinha publicado o texto contra a Universal, assim com, a usar exatamente o mesmo espaço.

Mais uma vez, a justiça repõe a verdade dos factos, contra tudo e contra todos! Mais uma vez, a Universal vê a justiça acontecer contra aqueles que, de uma forma maldosa, tentam denegrir a sua imagem.

Reconhecimento público merecido

■As grávidas podem ausentar-se para consultas e preparação para o parto, mas sempre que for possível, deverão fazê-lo fora do horário de trabalho. O pai tem direito a três dispensas para a acompanhar. Face a riscos para a mãe ou feto, esta tem direito a licença, se a empresa não proporcionar uma atividade compatível com o seu

estado e categoria profissional, que durará o tempo que o médico considerar necessário. Informe a empresa dez dias antes ou, numa

urgência, logo que for possível. No caso de interrupção da gravidez, tem direito entre 14 a 30 dias, conforme a indicação do médico. Avise a empresa e apresente um atestado com o período da licença. As grávidas não podem ser obrigadas a trabalhar durante 112 dias antes e depois do parto. No mínimo, metade deste período deve ser aproveitado antes do nascimento. As grávidas e mães a amamentar estão dispensadas de horas extraordinárias.

Page 5: Folha de Portugal - Edição 591

» atualidade 5●●● JUSTIÇA

■São mais 17.262 do que no ano anterior, revela um relatório daquele organismo.

Nas cinco comarcas da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) - Açores, Lisboa, Lisboa Norte, Lisboa Oeste e Madeira, num total de 52 municípios, o acréscimo de pendências é considerado como “um retrocesso claro no estado dos serviços da área de investigação criminal”, com a exceção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, segundo o mesmo relatório, recentemente divulgado.

A 30 de junho de 2014, os dados a que a agência Lusa teve acesso, indicavam que estavam pendentes 57.275 inquéritos, “uma pendência desejável e expectável no novo território da PGDL”, com a entrada em vigor do novo mapa judiciário, a

1 de setembro do ano anterior.A nova organização judiciária

estipulou que a base populacional da PGDL fosse de 3.318.720 habitantes, repartidos pelas comarcas dos

Açores, Lisboa, Lisboa Norte, Lisboa Oeste e Madeira.

Má distribuição “É uma população assimetricamente

distribuída”, entende a PGDL, acrescentando que a esta população “respondem 479 magistrados do Ministério Público (MP) colocados”, a que corresponde um rácio de um procurador da República para “6.929 habitantes”, refere o jornal i.

A PGDL sublinha ainda que “a realidade concreta dos recursos humanos do MP é, no entanto, mais severa”, por causa de “ausências justificadas”, entre as quais as relativas ao exercício de licenças de parentalidade e proteção de gravidez de risco (4.424 dias de ausência) e as baixas médicas (3.584).

Com as ausências, a PGDL notou a existência de “um procurador para 7.310 habitantes”.

O relatório destaca ainda a escassez de oficiais de justiça no apoio a juízes, o que acaba por ter repercussões nas funções do MP, nomeadamente nas suas responsabilidades no acompanhamento do cumprimento da execução das penas.

O número de processos pendentes em 2014, na área de inquéritos, aumentou para 64.537, nas cinco comarcas da área da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.

Há mais 17.262 processos pendentes

¡Joana Marques [email protected]

Criminalidade violenta desceu em 2014

■Em termos gerais, 80 por cento da criminalidade participada incidiu sobre o património e as pessoas. Diminuíram os roubos a correios, ourivesarias, bancos e farmácias e os homicídio tiveram um decréscimo de 13,8 por cento.

A criminalidade violenta e grave desceu 5,4 por cento, em 2014, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), apresentado recentemente.

De acordo com o relatório divulgado pela Lusa, e que apresenta os principais resultados da criminalidade e atividade das forças e serviços de segurança, em 2014 registaram-se 19.061 casos de criminalidade violenta e grave, menos 1.086 em relação a 2013.

Este tipo de criminalidade teve, no entanto, um aumento residual nos distritos de Braga, Bragança, Portalegre, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

Helena Fazenda, secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, salientou que os números sobre

criminalidade violenta têm vindo a baixar, sobretudo nos últimos três anos.

Menos crimesEm termos gerais, a criminalidade diminuiu 6,7 por cento em 2014 em todos os distritos do país, relativamente a 2013, registando-se 343.768 participações, menos 24.684 do que no ano anterior.

A tendência de descida da criminalidade tem acontecido desde 2008 e acentuou-se nos dois últimos anos, com menos 10 por cento de participações.

Do total da criminalidade participada, destacam-se os crimes contra o património e os crimes contra as pessoas, que constituem 80 por cento da criminalidade e que também diminuíram em todos os distritos.

Lisboa representa um quarto das participações, seguindo-se Porto e Setúbal. Os três distritos representam mais de 50 por cento da criminalidade participada. j.m.

Processos pendentes em tribunal aumentaram em 2014

Coloque o seu anúncio 67 mil exemplares. Leitores de Norte a Sul de Portugal e Ilhas. Distribuição no estrangeiro, nomeadamente na Suíça, França e Luxemburgo.

Contacte-nos: 219 016 657 [email protected]

PUB

DOMINGO ¡ 19 abril 2015

folhadeportugal.pt

Page 6: Folha de Portugal - Edição 591

xistem cada vez mais crianças e adolescentes d e p r i m i d o s n o s

consultórios dos pedopsiquiatras e psicólogos infantis e nos hospitais. Para além de estar a intensificar-se nestas faixas etárias, a depressão revela-se cada vez cedo. “Se há uns anos, os primeiros sintomas começavam a surgir, geralmente, na pré-adolescência, hoje atingem crianças com três, quatro anos”, assegurou a psicóloga infantil Rita Jonet ao jornal i.

Segundo os especialistas, a culpa é principalmente do clima económico e das dificuldades que as famílias atravessam. “O desemprego e os problemas dos pais levam a quadros de depressão e ansiedade nos jovens e isso tem-se refletido nas consultas, quer no consultório quer no hospital”, explicou o psiquiatra

Daniel Sampaio, que trabalha com adolescentes, ao mesmo jornal.

O presidente da Comissão Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente sublinha que, mesmo sendo muito pequenas, as crianças apercebem-se dos dramas domésticos. “Há famílias em que pai e mãe estão desempregados e não têm dinheiro, sequer, para comprar os livros escolares”, exemplificou Bilhota Xavier ao i. Já Rita Jonet acrescenta que os filhos são “esponjas” que absorvem o ambiente que encontram em casa: “pais extremamente ansiosos, preocupados, pessimistas e angustiados em relação ao futuro passam esses estados de espírito para os filhos”.

Ao me smo órgão de comunicação, o pediatra Mário Cordeiro alertou que os pais com certas conversas cooperam para o mal-estar dos filhos: “por vezes, damos uma perspetiva da vida

adulta muito negra, como se fosse um corredor da morte e houvesse um determinismo de impostos, corrupção e cortes, quando a vida de adulto tem preocupações, mas também momentos felizes e deve significar, para as crianças, ser mais livre e ter mais autonomia”.

Bons resultados escolaresBilhota Xavier salientou a “grande pressão” que é colocada sobre as crianças desde muito cedo, para que sejam competitivas e obtenham bons resultados na escola e nas atividades em que participam: “As famílias conhecem as dificuldades que existem no mercado de trabalho e os números do desemprego jovem. Por isso, muitos pais colocam demasiada pressão nos filhos para que consigam tirar médias mais altas e serem sempre os melhores, de maneira garantir um bom futuro”.

O stress é cada vez mais uma característica presente na vida

das crianças e alguns pais, alerta Rita Jonet, exageram no número de atividades que proporcionam aos filhos. Para além disso, falta silêncio na educação de hoje. “Entre a televisão e o tablet, os mais novos não aprendem a estar

em silêncio. Habituam-se a receber constantemente estímulos exteriores e, quando não os recebem, sentem um vazio com o qual não conseguem lidar”, esclareceu a psicóloga infantil ao i.

SinaisExistem sinais a que os pais devem estar atentos: na adolescência, a

tristeza constante e prolongada, sobretudo se for acompanhada por sinais somáticos, tais como excesso de peso ou magreza extrema, insónias, isolamento dos amigos e das amizades virtuais, ausência de comunicação, perda de interesse por atividades que antes eram importantes, desinteresse por tudo, quebra no rendimento escolar e eventuais tentativas de suicídio nunca. “Quando um adolescente fala em suicídio deve ser levado a sério”, alertou Daniel Sampaio ao i.

No caso das crianças, torna-se mais difícil perceber os sintomas de depressão “porque cada criança reage à sua maneira e há até crianças que manifestam a depressão através da euforia e da alegria e atividade exageradas”, explicou Rita Jonet ao mesmo jornal. Umas podem deixar de comer, outras de brincar, mas o principal sinal de alerta é sempre uma mudança brusca de comportamento.

DOMINGO  19 abril 2015

folhadeportugal.pt

Crianças deprimidas são cada vez mais e mais novas

A crise, o desemprego dos pais, o stress e a pressão de ser o melhor na escola são algumas dos motivos mencionados pelos especialistas para o aumento do número de casos.

E

tema capa « 6

Carla Vaz [email protected]

-Independentemente da idade, os progenitores devem procurar comunicar e compreender os filhos

DEPRESSÃO afeta cada vez mais crianças e adolescentes

Page 7: Folha de Portugal - Edição 591

DOMINGO  19 abril 2015

folhadeportugal.pt» tema capa 7

■As principais características dos cuidadores de pessoas dependentes, sejam doentes mentais ou com doença física, é que não possuem nenhuma formação para cuidar desses doentes no domicílio, são mulheres, têm, em média, 62 anos, são domésticas ou abandonaram a sua profissão (32 por cento), têm muito baixa escolaridade e podem sentir-se tristes até deixarem de comer.

De acordo com o estudo “Familiares Cuidadores de Pessoas Dependentes”, cujo responsável foi Carlos Sequeira, professor na Escola Superior de Enfermagem do Porto e presidente da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, o “Estado dá muito poucas ajudas” aos cuidadores e mais de 70 por cento dos cuidadores sofrem de uma “sobrecarga de trabalho”, que abrange tanto trabalho físico, como emocional.

A maioria dos cuidadores estudados sente-se triste depois de alguns anos a tomar conta dos doentes em casa. Os cuidadores sentem-se também sem vontade de

comer, começam a achar que a vida não faz sentido e assumem que só se mantêm vivos, porque precisam de cuidar de alguém, esquecendo-se de cuidar de si próprios. c.v.

Estes são na maioria mulheres (92 por cento), têm uma média de idade de 62 anos, muito baixa escolaridade e não recebem apoio formal do Estado português.

Cuidadores de doentes dependentes sofrem de depressão

-Dos 200 cuidadores estudados, mais de metade cuida de pessoas com doença mental, tendo de estar presentes 24 horas

■ Em 2013, 1.868.173 pessoas foram afetadas pela depressão em Espanha, doença que tem vindo a aumentar o seu predo-mínio devido à crise e que po-derá vir a ser a primeira causa de incapacidade em 2030, de acordo previsões da Organiza-ção Mundial da Saúde (OMS).Os especialistas da OMS refe-rem que entre oito a 15 por cen-to da população sofreu ou vai sofrer de depressão ao longo da vida, uma altíssima preva-lência que constitui um desa-fio de saúde pública, devido às graves repercussões a médio e

longo prazo, tanto individuais como sociais, familiares e laborais.O retrato da depressão foi re-alizado por especialistas num encontro em Madrid, sendo a doença definida como “uma tristeza patológica” pelo presi-dente da Sociedade Espanhola de Psiquiatria, Miguel Gutiér-rez, à Lusa. Incapacidade, isola-mento social, perda de produ-tividade laboral e de qualidade de vida, morbilidade, mortali-dade e custos económicos são as principais consequências desta doença.

■ Em 2008, Andreas Lubitz, o piloto alemão que causou a tra-gédia nos Alpes, parou a sua formação na Lufthansa por mo-tivos médicos. O presidente da companhia alemã afirmou que, por confidencialidade médica, a empresa não averiguou o que levou a esta pausa. Mas a mãe de uma colega de escola do piloto referiu à imprensa ale-mã que durante este período Lubitz confessou à amiga que estaria com um esgotamento e uma depressão.

Lubitz e a amiga estiveram jun-tos antes do Natal e “aparen-temente estava tudo normal”, avançou o jornal Sol. “Não acredito que tenha sido pla-neado”. Um outro amigo do piloto disse ao jornal alemão Passauer Neue Presse que Lu-bitz queria muito ser piloto mas “era mentalmente instável e, por isso, interrompeu a forma-ção” na Lufthansa. Segundo os amigos, terá sido o fim de uma relação que desencadeou este período de depressão.

COPILOTO SOFREU DEPRESSÃO E ESGOTAMENTO

DOIS MILHÕES DE ESPANHÓIS DEPRESSIVOS

Page 8: Folha de Portugal - Edição 591

DOMINGO  30 novembro 2014

folhadeportugal.pt

●●● CRIANÇAS

DOMINGO  19 abril 2015

folhadeportugal.pt

■O médico especialista em desenvolvimento infantil falou com a Lusa sobre um dos grandes desafios da pediatria moderna, os problemas comportamentais e relacionais das crianças e dos adolescentes. “Hoje talvez estejamos na linha de fronteira de passar do modelo patológico para o modelo relacional e isto faz a diferença na pediatria, na educação, na psicologia, em toda e qualquer atividade formativa”, esclarece o pediatra.

PHDA“Estas doenças e expressões aparecem porque o pessoal de saúde está mais sensível,

mais atento às perturbações de comportamento do que há uns anos atrás”, explica o especialista. Contudo, alerta que o começar a olhar para o comportamento leva, como risco na intervenção dos profissionais, a considerarem quase matematicamente: “o menino está muito ativo, está hiperativo”.

“A professora queixa-se de que está ativo, é um caso de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção; a professora diz ‘leve-o ao seu médico’ e os médicos que não estejam ainda bem formados, bem alicerçados no que é o comportamento normal do que é um sinal de risco no comportamento, receitam o metilfenidato (fármaco para tratamento da PHDA)”, ressalta o

pediatra. “Tudo isto compreende o “risco de se usar sistematicamente substâncias farmacológicas quando não há hiperatividade nenhuma”, pois “a atividade que vemos, por exemplo, num gabinete, é própria de uma criança com três, quatro ou cinco anos, que gosta de explorar e que, mais do que normal, é desejável”, salienta.

Pais mais alertaApesar de ser bom as pessoas estarem mais despertas, isso pode trazer outros riscos: a hiperatividade e o défice de atenção hoje estão, por um lado, sobrediagnosticados, e por outro, mal diagnosticados, o que significa que há crianças que tomam o metilfenidato sem precisarem e outras que precisariam e não

o tomam.Para o especialista é necessário

garantir que não se deixa de diagnosticar a hiperatividade e o défice de atenção, que são facilmente

corrigidos farmacologicamente, mas também que não se começa a usar drogas quando não é necessário.

Diagnóstico difícil Ainda não existem meios para garantir um diagnóstico exato da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). No domínio do comportamento, no chamado modelo relacional, embora haja testes, como o Connors e outros, que dão pistas para que se possa estar perante um caso de PHDA, é preciso que o pediatra tome “conta destas crianças, tenha experiência e tenha competência para distinguir entre essa perturbação e uma atividade normal”.

Hiperatividade mal diagnosticadaJoão Gomes Pedro veio alertar para o facto de, atualmen-te, a hiperatividade estar mal diagnosticada em Portugal, existindo muitas crianças que tomam medicação sem ne-cessidade, enquanto outras deviam tomar e não o fazem.

“É hiperativa toda a criança pequena, sobretudo a que entra para o jardim- -de-infância” João Gomes

-É preciso “não hiperdiagnosticar síndromas de défice de atenção que obrigam imediatamente a medicar” João Gomes

Carla Vaz [email protected]

atualidade « 8

PUB

Page 9: Folha de Portugal - Edição 591

●●● ENCONTRO EMPRESARIAL

Folha de Portugal (F.P.): Como é que chegou ao mundo dos negócios?Transmoreira: A ideia surgiu quando estava na Bélgica, pois não estava satisfeito com os meus rendimentos. Então, pensei em abrir a minha própria empresa, com a ajuda e orientação que tive ao frequentar as reuniões das “Conquistas Financeiras” e também o Encontro Empresarial, Deus abriu-me a visão e tenho vindo a desenvolver.

F.P. : Em que consiste a Transmoreira? Trans: A transmoreira é uma empresa de transportes urgentes nacionais e internacionais, com a finalidade de fazer chegar o mais rápido e seguro possível as mercadorias ao seu destino. 90 por cento dos nossos serviços são do ramo automóvel.

F.P.: Em que medida é que o encontro Empresarial o ajudou a ter sucesso como

empresário? Tra ns : No Encont ro Empresarial são-nos dados direções e ensinamentos, que nos ajudam a superar as dificuldades e os problemas que enfrentamos diariamente, dando-nos a força que precisamos para ir em frente.

F.P.: Que projetos tem para o futuro?Trans: O meu projeto é o de criar uma filial aqui em Portugal e aumentar a frota, para com isso aumentar também o número de funcionários.

F.P.: Que conselho dá a quem tem um projeto empresarial, mas tem medo de arriscar? Trans: O meu conselho é que venham participar nos Encontros Empresariais, pois certamente aqui vão encontrar a orientação que precisam. Tenho a certeza de que se a pessoa usar a atitude com a Fé inteligente, certamente irá ter sucesso.

Ser um empresário com sustentabilidadeA vida empresarial é muito complicada, visto que um ges-tor de uma organização tem muitas decisões a tomar para que a empresa possa ser bem sucedida.

Empresarial, tem realizado este evento por todo o país e no dia 11 de abril foi a vez da “Cidade dos Estudantes” receber este evento, que tem a finalidade de motivar e assim contribuir para o desenvolvimento do empresário e das empresas.

Nesta palestra foi transmitido aos presentes ensinamentos com o intuito de os ajudar a terem uma gestão estruturada, para desta forma conseguirem atingir melhores resultados e assim levarem a sua empresa rumo ao sucesso.

Foi ainda passado a todos os presentes que para ter uma empresa sustentável é necessário aumentar os proveitos. Mas este princípio não é suficiente, uma vez que é necessário diminuir os custos, pois, desta

forma, o empresário consegue ter recursos para conseguir investir na modernização e desenvolvimento do seu negócio.

O orador comunicou a todos os presentes uma visão de sustentabilidade, isto porque o empresário deve criar meios, produtos e/ou serviços que permitam à empresa não estar dependente de terceiros e, desta forma, permitir à mesma ter uma maior liberdade no mercado.

É necessário que as empresas nunca percam o foco no crescimento e para isso é necessário que o empresário seja empreendedor, assim como investidor na investigação, desenvolvimento e inovação.

■A sustentabilidade é um assunto na ordem do dia, pois é falada em muitas áreas, tendo este género de vocábulos entrado no léxico dos portugueses principalmente desde que Portugal está sob o programa de ajustamento imposto pela troika.

Na verdade, este é um dos maiores problemas do tecido empresarial português, uma vez que muitos empresários não souberam acompanhar a evolução tecnológica, acabando, desta forma, por perder o “comboio da competitividade” e tornando a sua atividade deficitária. Esta é uma das razões porque muitos empresários não conseguiram manter os seus negócios abertos.

Para muitos empresários, o problema de não ter uma empresa sustentável passa por esta apenas ter ciclos bons e outros menos bons, ou seja, não consegue manter um crescimento constante.

Região centroO orador Manuel Teixeira, responsável pelo Encontro

“O meu prOjetO é O de criar uma filial aqui em pOrtugal”

¡João Filipe [email protected]

ENTREVISTA

9DOMINGO ¡ 19 abril 2015

folhadeportugal.pt» economia

PUB

Page 10: Folha de Portugal - Edição 591

DOMINGO  19 abril 2015

folhadeportugal.pt

■Nas margens do Rio Douro, na fachada do Centro Histórico e Património Mundial da Humanidade, a Alfândega do Porto, muito antes da hora marcada para o início da sessão de autógrafos, começou a formar-se uma fila de pessoas ansiosas para adquirirem o seu exemplar do “Nada a Perder 3”, à semelhança do que tem vindo a acontecer por todo o país e pela Europa.

Sorrisos, alegria, manifestações espontâneas de felicidade foram a imagem estampada no rosto de quem aguardava para ter a oportunidade de marcar presença neste dia tão especial. Perto das 10 horas, chegou o bispo Júlio Freitas, que fez questão de cumprimentar quem estava na fila, agradecendo--lhes pela sua comparência e

desejando as maiores felicidades na leitura do livro que estavam prestes a adquirir.

Dezenas, centenas, milhares... a cada minuto e hora que passava, a fila mantinha-se constante, fazendo adivinhar a enchente que se previa no decorrer do evento até ao seu término.

A ansiedade teve de ser saciada por muitos naquele exato momento, pois à medida que iam adquirindo o(s) seu(s) exemplar(es), procuravam um espaço isolado para darem início à leitura tão esperada.

Como a segunda cidade mais importante do país, o lançamento no Porto da terceira e final obra da trilogia autobiográfica do bispo Edir Macedo, “Nada a Perder 3”, teve um papel bastante significativo, deixando antever o sucesso contínuo da trilogia mais vendida de todos os tempos!

O Centro de Congressos da Alfân-dega do Porto foi novamente o local escolhido para o lançamento da obra de Edir Macedo.

Região Norte recebe de braços abertos “Nada a Perder 3”

10 Especial lançamento «

Carla Vaz [email protected]

Page 11: Folha de Portugal - Edição 591

■ “Li os livros anteriores e estes fi-zeram-me crescer espiritualmente. Tudo o que o bispo fez deu-nos um bom exemplo para abrirmos mais a nossa mente e visão. Sei que este terceiro livro será muito melhor e que nos vai fazer crescer mais

espiritualmente”.Emília, Braga

■ “Eu era muito negativo e, realmen-te com a leitura dos dois livros ante-riores, aprendi a ser positivo e ven-cedor. Aprende-se muito com estes livros, os quais trouxeram muitos resultados positivos para a minha vida. Tenho muitas expetativas pa-

ra este terceiro livro e certamente vou aprender muito mais”.José morEira, Vila rEal

■ “Li os livros anteriores: o primei-ro livro trouxe uma visão melhor do que é a nossa Igreja e o segun-do trouxe um alimento espiritual muito grande, um fortalecimento no momento em que eu mais pre-cisava. Estou ansiosa pelo terceiro

livro, pois creio que vai trazer muita realidade do que é a vida do grande homem que nós conhecemos. Tenho a certeza de que vale a pena ler esse livro!”

VanEssa silVa, Porto

■ “Li os dois primeiros livros do ‘Na-da a Perder’ e, através dessa leitu-ra, aprendi a usar a Fé e a vencer os meus problemas de saúde. Valeu a pena ter lido os livros! A minha expetativa é boa para este tercei-ro livro. Valeu a pena ter vindo esta manhã!”

nuno rodriguEs, Porto

■“Retive muito para a minha vida dos dois primeiros livros dos bispo Macedo. Ajudaram-me muito! Às vezes, as pessoas desistem devido aquilo por que passam e os livros do bispo são um exemplo de que devemos lutar e nunca desistir. Es-

tes livros ajudaram-me a ser mais perseverante! E este 3º li-vro ainda vai ser uma surpresa!”

ana maria, Vila noVa dE gaia

ESPANHA■ Foi no passado dia 11 de abril, pelas 10 horas, no Palacio de Cibeles, em Madrid, que foi lançado o último livro da trilogia autobiográfica “Nada a Perder” de Edir Mace-do. Centenas de pessoas aguardavam na fila ansio-sas por obter o seu exem-plar. Os bispos Gilber-to Santana e António de Francisco foram assinan-do as centenas de exemplares.

FRANÇA■ O lançamento do último livro da trilogia “Nada a Perder” ocorreu no sába-do, dia 11 de abril, no Cer-cle National des Armées. Das 9 até às 12 horas, cen-tenas de pessoas vieram buscar os seus livros. Em apenas algumas horas, cerca de 5.000 exempla-res já estavam nas mãos de leitores ávidos por co-nhecerem as últimas reve-lações do bispo Edir Ma-cedo.

BRUXELAS

■ O último livro da trilogia “Nada a Perder” foi lança-do no domingo, dia 5 de abril, na capital da União Europeia e nas cidades do interior. O evento co-meçou às 10 horas, con-tou com a presença de centenas pessoas e foi au-tografado pelo pastor Ra-fael Assunção. O evento terminou com a venda de mais de mil livros em fran-cês e português.

DEPOIMENTOS

DOMINGO  19 abril 2015

folhadeportugal.pt 11» Especial lançamento

Page 12: Folha de Portugal - Edição 591

o acompanhamento de um fonoaudiologista, para se reaprender a respirar corretamente”, salientou Francine Bádua.

Crianças As crianças costumam ser quem mais sofre com as inflamações da estrutura do nariz, que impedem um boa e correta respiração. Portanto, o ideal é prevenir, cuidar dos hábitos

de higiene do quotidiano e cumprir a medicação. No caso da adenoide, a tendência é que aquela estrutura perto da amígdala retraia depois dos seis ou sete anos. Já o desvio de septo surge frequentemente na adolescência, devido ao “pulo” de crescimento e exige cirurgia.

“No caso da rinite alérgica, caso seja necessária uma intervenção cirúrgica, o procedimento é simples. Deve-se reduzir o tamanho do corneto, que é popularmente conhecida como carne esponjosa. Essa estrutura aumenta e diminui de tamanho conforme a necessidade, porém, se não voltar ao normal, a cirurgia retira uma pequena parte dela para facilitar a respiração”, esclareceu a especialista.

DOMINGO  19 abril 2015

folhadeportugal.ptbem-estar « 12

■“O nariz tem proteções que conseguem humidificar, aquecer e limpar o ar que vai direto para os pulmões. O muco serve como um escudo, um mecanismo de defesa, a que adere qualquer partícula maior e nociva aos brônquios e depois expele-a”, explicou a médica Francine Bádua ao site universal.org.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 70 por cento da população no mundo respira de forma errada e apresenta o hábito da respiração oral, prejudicando não apenas o sistema respiratório,

mas também toda a estrutura óssea facial, inclusive os dentes, a formação de uma boca mais aberta, o crescimento do nariz e o surgimento de olheiras.

Quem apresenta dificuldades em respirar corretamente poderá ainda vir a desenvolver outras doenças e a apresentar sintomas como problemas com o sono (ronco e

apneia), alterações de paladar, olfato, mastigação, voz, postura corporal, irritação, ansiedade, depressão, inflamações no ouvido e garganta e até um menor rendimento físico...

Motivos O principal motivo da respiração pela boca é a obstrução nasal. Ter o nariz entupido não é uma doença, ma sim um sintoma de que algo não está bem. As causas variam entre uma comum constipação, rinite alérgica, adenoides e desvio de septo.

A cirurgia costuma ser aconselhada, mas nem sempre é a única solução. “Após a cirurgia, muitas vezes, é necessário

Este é um processo que estabelece a troca de oxigénio e dióxido de carbono do corpo com o meio ambiente, mantendo-nos vivos e saudáveis, permitindo a ventilação e a renovação do ar, através dos movimentos de inspiração e expiração.

A respiração nasal é a mais adequada às necessidades do ser humano

Respirar pelo nariz é viver melhor

PUB

GRATINADO DE TOMATE COMCOGUMELOS

SEMANARECEITA DA

Preparação:Lave bem os tomates e corte uma fatia tipo tampa da parte superior e esvazie cuidadosamente o interior de cada um. Tempere-os com sal e pimenta, junte orégãos e coentros e introduza uma colherzinha de manteiga em cada um. Coloque-os num tabuleiro untado com manteiga e leve-os ao forno, previa-mente aquecido a 180ºC, durante 20 minutos.Entretanto, aloure a cebola cortada em

Ingredientes: �1 kg de tomate maduro �1 colher (de sobremesa) de orégãos secos �2 colheres (de sopa) de coentros �30 g de manteiga �50 g de cebola

meias-luas finas, o alho esmagado, os cogumelos e o fiambre numa frigidei-ra com o azeite, durante dez minutos, sem parar de mexer. Quando a cebola estiver dourada, junte os coentros pi-cados grosseiramente e tempere com sal e pimenta.Tire os tomates do forno, recheie-os com este preparado, polvilhe-os com o queijo ralado e leve-os novamente ao forno para gratinar. Sirva-os bem quentes.

�1 dente de alho �200 g de cogumelos laminados �100 g de fiambre em cubos �2 colheres (de sopa) de queijo ralado �Azeite sal e pimenta

Carla Vaz [email protected]

Page 13: Folha de Portugal - Edição 591

de darmos um passo em frente, de abraçar Jesus, de abraçar a Fé, damos passos para trás, retrocedemos e perdemos oportunidades”, salientou o orador.

Assuma a sua FéAquele homem era José de Arimatéia, inteligente, rico, mas covarde. Então, de que adianta ser inteligente, rico e covarde? De nada serve! “Jesus morreu e ele viu que Jesus se manteve fiel até ao fim e, ainda, na Cruz disse: ‘...Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...’ (Lucas 23.34). Aquela Palavra foi como uma espada no coração daquelas pessoas religiosas, hipócritas e malvadas, que

rejeitaram a Vida para abraçarem uma fé religiosa, sectária, contrária à Palavra de Deus. Então, José de Arimatéia foi até Pilatos e pediu o Corpo de Jesus, envolveu-O num lençol de linho e depositou-O num túmulo, onde ninguém tinha sido sepultado. Não sabia ele que Jesus Ressuscitaria e Ressuscitou ao terceiro dia. É isso que acontece quando assumimos a nossa Fé, Jesus surpreende-nos. Tudo o que Deus precisa de nós não é perfeição, mas sim Fé. E Fé você tem, use-a com sinceridade, sem hipocrisia, sem religiosidade, sem fanatismo, sem emoções, mas com a certeza do que está escrito, pois Deus cumprirá!”, concluiu o orador.

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 19 abril 2015

Pág. 5i

bispo Júlio Freitas

Pág. 3i

Olhe para dentro de si mesmo!

O Caminho do Altar e o do Ouro

bispo Edir Macedo

¡Carla Vaz [email protected]

Alimentar a Fé e não o medo

N o início do encontro, diversas pessoas contaram a sua experiência com

Deus ao receberem a imposição de mãos e o milagre. Dores, doenças, opressão, tristeza... tudo desapareceu através da Fé. “Isto não é ainda um por cento do que Deus está a fazer neste exato momento. Está escrito que a Mão de Deus faz com que você e eu recebamos longa vida, saúde,

libertação, mas também riquezas, quer dizer, prosperidade, portas abertas e honra, uma família unida, uma vida sentimental realizada, um caráter irrepreensível”, assegurou o orador às centenas de pessoas presentes.

O bispo Júlio mostrou a todos a necessidade de alimentarem a Fé, pois é isso que faz cada um dar passos em frente. Na Bíblia é relatada a história de um homem que errou ao alimentar o medo ao invés da Fé. Esse homem quando

viu Jesus ser preso e condenado, devido às falsas acusações, deu um passo atrás, apesar de não estar de acordo, tão pouco defendeu a sua Fé e o Senhor Jesus, mesmo crendo que Jesus era o Filho de Deus. “Quando agimos com medo, então, ao invés

Em visita missionária, o bispo Júlio Freitas realizou, no passado domingo (12 de abril), a primeira imposição de mãos no Cenáculo de Vila Nova de Gaia.

Tudo o que Deus precisa de mim e de si não é perfeição, mas sim Fé

Page 14: Folha de Portugal - Edição 591

DOMINGO ■ 19 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

2i

centro de ajuda . superação

SÁBADO, DIA 25 DE ABRILHorários únicos: às 10H e às 16H!

O CRAVODA PAZ!É ponto assente que sem Paz é impossível existir a verdadeira Liberdade! É por este motivo que no emblemático dia da liberdade para milhões de portugueses,O DIA 25 DE ABRIL, será realizado um evento inteiramente dedicado à PAZ QUE TRAZ A LIBERDADE! Por esta razão, neste dia especial, cada pessoa receberá um cravo branco, símbolo da paz e da liberdade que terá início na sua existência, a partir deste dia! Marque este evento no seu calendário, pois ele será determinante para a sua qualidade de vida!

Escreva o que tem tirado a sua paz:

TEMPLO MAIOR Lisboa: Rua Dr. José Espírito Santo,36, Chelas (próximo do metro)

CENÁCULO Porto: Rua Egas Moniz, nº 485

“Nasci de novo!”

A ntes de frequentar o CdA sofria com palpitações, nervosismo e insónias.

Cheguei a consultar vários médicos mas estes nunca conseguiram chegar a nenhum diagnóstico. Os problemas de saúde acabaram por se refletir na minha relação e o meu casamento começou a esfriar, passando a haver discussões e falta de diálogo.

A minha vida espiritual estava um caos também, pois era uma pessoa muito vaidosa e, para além disso, sentia necessidade de roubar, era como se fosse um vício!

Como tinha insónias, passava as noites a ver televisão e foi assim que conheci o Centro de Ajuda (CdA). Vi num programa diversas pessoas a darem o seu testemunho de como tinham conseguido superar cancros, insónias e vários outros problemas. Decidi que tinha que ir até ao CdA”, partilha Paula.

A mudança“Logo no primeiro dia, consegui dormir a noite toda. Fui frequentando as reuniões da saúde e de libertação e fui deixando de sentir as palpitações que sentia antes. Não foi de um dia para o outro, levou algum tempo, durante o qual fui ouvindo a Palavra e

seguindo as orientações que me eram transmitidas.

O meu casamento também está muito melhor e, agora, quando vejo que está a surgir um problema já sei como agir para o resolver e não deixar que se agrave.

Quis participar na Fogueira Santa porque me queria libertar

de tudo aquilo que me fazia sentir presa, que me oprimia e via o testemunho de outras pessoas que tinham participado e conseguido. Valeu muito a pena o meu Sacrifício e, hoje em dia, o meu interior está diferente, a minha vida está totalmente diferente e eu sou outra pessoa. Nasci de novo!”, garante.

Paula Furtado, CdA da amadora (rua Heróis da aviação, nº 2)

Sentia necessidade de roubar, era como se fosse um vício

PUB

JOÃ

O F

ILIP

E

PROCURE O CDA MAIS PRÓXIMO DE SI PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES:

CentroDeAjuda.Pt

Page 15: Folha de Portugal - Edição 591

■Há muitos anos, um homem vivia contrariado com a vida. Embora vivesse numa linda terra nas margens do Mediterrâneo, no Sul da Itália, não via a verdadeira beleza da vida e não dava valor ao que Deus lhe havia concedido. Quem mais sofria nessa história era a sua esposa, pois aturava, diariamente, o mau humor do marido.

Um dia, a esposa ouviu falar do apóstolo Paulo de Tarso, que pregava o Evangelho de Jesus. Ele falava fluentemente italiano, realizava grandes milagres e estava de passagem. Ela convenceu o marido a procurar o apóstolo e a pedir-lhe o milagre que mudaria as suas vidas.

Quando Paulo chegou à região, o homem aproximou-se e contou-lhe toda a sua infelicidade. “Apóstolo, ouvimos dizer que Deus faz muitos milagres através das suas mãos. Pode fazer o milagre de mudar a minha situação?”, disse o homem. E Paulo respondeu: “Sim, posso fazer o milagre que tu queres. Mas tens que prometer que farás tudo o que te disser”. “Sim, farei tudo o que me disseres”, respondeu o homem. “Assim que chegares à tua quinta, apanha um

casal de gansos e deixa-os a morar dentro da tua casa”, disse Paulo. O homem assim o fez e a casa ficou menor.

Alguns dias depois, o homem foi à procura do apóstolo. “Apóstolo, fiz o que me disseste e nada mudou na minha vida!”. Paulo respondeu: “Quando voltares para casa, põe a tua vaca a morar contigo”. O homem voltou e fez o que lhe disseram!

Poucos dias se passaram e o homem procurou de novo o apóstolo: “Lembra-te”, disse Paulo, “de que prometeste fazer tudo o que te dissesse. Ao voltares, põe também o bode, os gansos e a vaca a viver contigo”. E assim o fez! O homem foi ficando esgotado. Dormia mal, comia sentado no chão e nem tomava banho. A sua esposa ficou com a aparência de uma bruxa. Muito cansado e abatido, procurou o apóstolo: “Muito bem”, disse Paulo, “hoje tira os gansos, amanhã a vaca e o bode. Faz assim e receberás o milagre que esperas”. Desta vez, o homem chegou a casa aliviado. Ao amanhecer, o casal tirou os últimos animais de dentro da casa e pôs-se a reconstruir o lar. Em poucos dias, a casa tornou-se a mais linda da região.

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

DEFINA HOJE O QUE QUER VIVER AMANHÃ!

DOMINGO ■ 19 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

bispo Edir Macedo

O Caminho do Altar e o do Ouro

mensagem

centro de ajuda . reflexão

“ ...qual é maior: o ouro ou o Santuário que santifica o ouro? (...) qual é maior: a

oferta ou o Altar que santifica a oferta?” (Mateus 23.17-19).

O que você considera maior e mais importante torna-se o seu objetivo. Muitos dizem almejar o caminho do Altar enquanto, na verdade, almejam o caminho do ouro. Ou seja, dizem querer chegar até ao Altar, mas o que querem mesmo é chegar até ao ouro. Porque, para estes, o ouro depositado no Altar é mais importante do que o próprio Altar.

Quem quer trilhar o caminho do

ouro tem os seus pensamentos focados no ouro. A sua preocupação é encontrar maneiras para se beneficiar dele. Por isso, concentra-se em lotar igrejas, alcançar um determinado título, ser reconhecido pelas pessoas, ver o seu nome ser engrandecido e conquistar bens materiais para si.

Mas quem quer trilhar o caminho do Altar tem os seus pensamentos focados no Altar. A sua preocupação é encontrar maneiras para beneficiar o Altar. Por isso, concentra-se em fazer discípulos, servir a Deus em todas as circunstâncias, levar as pessoas a conhecerem a Deus, ver o Nome de

Jesus glorificado e investir para que mais almas sejam alcançadas.

São dois caminhos completamente opostos que levam a destinos opostos, mas muitos ainda insistem em acreditar que podem tirar proveito do “melhor dos dois mundos”. Mas não há como servir a dois senhores, não há como seguir dois caminhos. Ou você está a trilhar um ou está a trilhar o outro; ou você pretende beneficiar-se do ouro ou pretende beneficiar-se do Altar. Qual é a sua verdadeira intenção? O caminho do Altar é o percurso para os braços de Deus, mas o caminho do ouro é a rota para o inferno.

23H¢ e também na IURDTV.eu, pelas 16H (hora de Lisboa)

às

diar iamente

Bp. Macedo

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNCHAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

bispomacedo.com.br/blogyoutube.com/obispomacedo

twitter.com/BispoMacedo

facebook.com/BispoMacedo

Acessos oficiais do bispo Macedo

curiosidades bíblicas

Bode dentro de casa?A precipitação fora da temporada normal garantia melhores resultados aos agricultores.

-Peça e o milagre pode mudar a

sua vida!

Page 16: Folha de Portugal - Edição 591

O Templo Maior em Lisboa, no passado dia 10 de abril, pelas 20

horas, recebeu centenas de pessoas dispostas a lutar contra os seus vícios e os dos seus familiares. O orador, bispo Rogério Formigoni, responsável pelo “Tratamento da Cura dos Vícios”, que se encontra atualmente a viajar pela Europa para mostrar às pessoas que é possível libertarem-se desse mal, começou por fazer um desafio

contra a droga e, no momento, houve depoimentos de pessoas libertas dos vícios.

“Temos provado que o vício tem cura ao contrário do que dizem a psiquiatria e as clínicas de reabilitação”, frisou o orador. “Quando falamos em vício não é apenas a droga, mas sim toda a ação repetitiva que causa algum dano, seja a prostituição, a Internet, as drogas lícitas, os alimentos, as compras... e todo o viciado vai sempre afirmar que não o é, que é apenas usuário e que para na hora

em que quiser. Quando a família descobre que

tem um familiar viciado, este já está no vício há, pelo menos, três ou quatro anos. Normalmente, a primeira atitude da família é colocá-lo numa clínica de reabilitação, onde lhe vai ser dito que o vício é uma doença incurável, progressiva e fatal. Nesse local, a droga ilícita vai ser trocada por uma que seja lícita e que acaba por tornar o viciado numa pessoa depressiva, isolada e incontactável. E a família volta novamente a deixar de saber lidar com ele! Para essa situação só existe uma solução, o ‘Tratamento da Cura dos Vícios’, o qual requere disciplina e obediência”, esclareceu.

Entrega e lutaNo decorrer do encontro, o bispo Formigoni esclareceu que uma pessoa é capaz de abandonar completamente os vícios quando decide entregar-se por inteiro a Deus, mencionando, também, a importância da Palavra para se alcançar a libertação total e realizando orações por todos os que sofrem com esse mal.

A cura dos vícios é uma luta que, quando decidida a ser travada até ao fim, com disciplina e obediência, é vencida por cada pessoa que faz parte deste Tratamento. Todo o vício é um espírito e todo o espírito pode ser arrancado, por isso, a cura é real!

4iDOMINGO ■ 19 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . internacional

Dia Nacional do Combate ao VícioMuitas são as pessoas e as famílias destruídas pelos ví-cios, não vendo qualquer saída para essa situação. Mas a solução reside dentro de cada um e o primeiro passo tem de ser dado pela própria pessoa.

¡Carla Vaz [email protected]

Aproximadamente, 2 mil pessoas compareceram no encontro em Lisboa

Page 17: Folha de Portugal - Edição 591

DOMINGO ■ 19 abril 2015

5icentro de ajuda . internacional

se algo está mal......mantenha-se bem!

juliofreitas.com

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

■É o terceiro pais que mais droga consome em toda a Europa, segundo estudos realizados pelo Observatório Europeu das Drogas. Com a missão de mostrar que os vícios têm cura, o bispo Rogério Formigoni desembarcou em Madrid e no dia oito de abril foi dado início ao Tratamento contra todo o tipo de vícios.

Pelas 20 horas, na Sede Nacional do Centro de Ajuda do país, perto de 800 pessoas aguardavam o encontro com uma cura definitiva para os seus

vícios ou para os de um seu familiar. Após uma breve explicação sobre como o vício atua na vida das pessoas e o relato real do bispo Rogério Formigoni, muitos aceitaram o convite e aproximaram-se do Altar. Pessoas viciadas no tabaco, bebidas alcoólicas, substâncias químicas, Internet... e familiares buscando a libertação dos seus entes queridos.

Um dos momentos mais importantes da reunião foi o reconhecer o problema e decidir vencê-lo. Todos receberam a oração para a libertação total e completa contra as forças malignas que controlam a mente e o corpo das pessoas que estão escravizadas pelos vícios. Finalizando a oração, o bispo ministrou a libertação e determinou a cura definitiva para um problema que aos olhos humanos não tem solução. c.v.

ESPANHA UNIDA CONTRA OS VÍCIOS

■O vício tem cura foi mais do que um evento, pois devolveu às pessoas presentes a esperança de uma segunda chance na vida. Houve lugar para orações de libertação para todos que queriam

se ver livres dos vícios e para os seus familiares. Momentos inacreditáveis aconteceram diante dos olhos de todos quando viram um viciado odiar e ter nojo do seu próprio vício que o escravizou durante muitos anos.

O bispo Rogério Formigoni impôs ainda as mãos sobre os pastores Felipe Viana e Eduardo Ribeiro, passando a mesma unção para estes, que darão continuação a este trabalho no Reino Unido. c.v.

O FIM DOS VÍCIOS EM LONDRES

F eriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da

Arca do SENHOR, sim feriu deles setenta homens; então, o povo chorou, porquanto o SENHOR fi-zera tão grande morticínio entre eles” (1 Samuel 6.19). Estes homens cometeram um erro gravíssimo ao duvidarem se aquela seria mesmo a Arca da Aliança. Duvidaram porque quando as coisas são fáceis e conquista-mos algo com facilidade, desconfiamos e não lhe damos o devido valor.

Quando Deus resgatou a Arca, os filisteus não se esforçaram para a prender e o povo de Israel não teve de guerrear para a trazer de volta. Mas este mesmo povo quando viu as suas mulheres, crianças e bens serem roubados, guerreou para os trazer de volta. Contudo, com a Arca do Senhor não se importaram! Aquele povo foi mais tentado a dar valor às coisas materiais e às pessoas do que às coisas espirituais. E é aí que reside o perigo porque quando você não valoriza as coisas espirituais, você não consegue ser o ser humano que Deus quer que você seja... porque a base da sua vida não é o corpo ou a alma, mas sim o espírito.

“Andavam os de Bete-Semes fazendo a sega do trigo no vale e, levantando os olhos, viram a Arca; e, vendo-a, se alegraram” (1 Sm 9.13). Estes homens andavam a trabalhar, mas levantando os olhos viram a Arca e alegraram-se. Eles deviam ter feito guerra para restituir a Arca, mas como era algo espiritual, menosprezaram-na. É como a pessoa estar na reunião e ter a cabeça noutro lugar. Mas a sua prioridade tem de ser a vida espiritual!

Estes homens não fizeram guerra para resgatar a Arca, mas estavam-se a esforçar para dar resposta às suas necessidades. Alegraram-se com a chegada da Arca porque tinha uma fé emotiva. Tanto nas dificuldades como nas facilidades, as nossas emoções são despertadas e tentam nos envolver.

“O carro veio ao campo de Josué, o bete-semita, e parou ali, onde havia uma grande pedra; fenderam a madeira do carro e ofereceram as vacas ao SENHOR, em holocausto” (1 Sm 9.14). Quando você tem uma fé emotiva, não tem força para remover os obstáculos que surgem no seu caminho. Estes

homens não poderiam deixar que a Arca ficasse ali porque ela tinha de chegar ao seu destino final, a cidade de Jerusalém, que representa a Igreja. Você não pode aceitar ficar na metade do caminho, não é só libertar-se mas converter-se e mudar a sua forma de agir, pensar, falar... tudo muda! Primeiro, liberta-se, depois, converte-se e, a seguir, nasce de novo. E, agora, vem o batismo com o Espírito Santo.

Estes homens tinham que levantar um Altar, mas aproveitaram a pedra grande para servir como altar; eles tinham que cortar madeira do bosque nas montanhas, mas aproveitaram a do carro; eles tinham que ir buscar o seu sacrifício, mas agarraram nas vacas dos pagãos e sacrificaram. Mas Deus não aceitou o altar, a madeira e o sacrifício! Pois, Deus espera que o que você faça para Ele demonstre esforço, pois isso reflete disposição, coragem, revolta...

Contudo, como não acontecia nada, eles ainda se sentiram no direito de espreitar para dentro da Arca para ver se estavam lá os três elementos: as Tábuas da Lei, o Maná e o Cajado. Deus permitiu, mas sofreram as consequências. Depois de todos olharem, Deus retirou o fôlego da vida aos 70 homens. Deus quis mostrar que você não tem de querer olhar para dentro d’Ele porque Ele cumpre sempre a Sua parte, mas sim para dentro de si mesmo.

Esses homens duvidaram de Deus e fizeram sacrifácios em vez de sacrifícios. Em primeiro lugar, deveriam ter ido buscar a Arca do Senhor mas não o fizeram. Quando esta chegou, aproveitaram-se das facilidades. Cuidado com as facilidades porque elas chegam para que você possa servir mais e melhor ao Senhor e não desanimar nas dificuldades.

“Os levitas desceram a Arca do SENHOR (...) No mesmo dia, os homens de Bete-Semes ofereceram holocaustos e imolaram sacrifícios ao Senhor” (1 Sm 9.15) Depois do que aconteceu, os levitas desceram a Arca, pois aperceberam-se que não deviam ter deixado tal acontecer. Todos somos tentados a acomodarmo-nos ou a rebelarmo-nos, quando devemos ser revoltados!

Olhe para dentro de si mesmo!

Page 18: Folha de Portugal - Edição 591

¡Carla Vaz [email protected]

6iDOMINGO ■ 19 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . internacional

■O evento foi realizado na sexta-feira, dia 10 de abril de 2015, pelas 19 horas, no Circo Nacional da Ucrânia, tendo comparecido centenas de pessoas. No início foram ouvidos os depoimentos de pessoas que frequentam o Centro de Ajuda (CdA) e já receberam a resposta desejada nas suas vidas.

“Certamente, Ele carregou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre Si; e nós O reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido” (Isaías 53.4). Ao verbo “carregar” raramente está associado algo

de positivo. Porém, o peso que milhões têm aceite carregar, Jesus já carregou por nós, tudo para que hoje já não tivéssemos que o carregar ou sofrer. “Mas para isso é preciso você ‘Dizer Sim’ ao Sacrifício que ele fez na Cruz por nós”, exortou o orador.

A Força Jovem Europa apresentou ainda uma peça, mostrando às pessoas que para elas poderem receber a Verdadeira Felicidade na sua vida é preciso dizer não aquilo que as tem feito infelizes e dizerem sim ao Sacrifício de Jesus Cristo no Calvário! c.v.

“Saiba Dizer Sim”

■Recentemente, o Centro de Ajuda (CdA) neste país teve uma sexta-feira diferente, onde compareceram mais de 800 pessoas, 500 pela primeira vez. Foram feitas orações pela libertação, cura e pela família de todos os presentes. E, na hora, todos puderam comprovar o poder da Fé-Inteligente no Deus Vivo, através de depoimentos.

No decorrer do encontro, o

pastor Luciano Silva relembrou o verdadeiro significado da Páscoa, que foi quando Cristo deu a sua vida e ressuscitou para nos trazer vida e Salvação. Algo que foi comprovado através dos testemunhos de pessoas que tiveram as suas vidas transformadas por meio do trabalho inteligente, bíblico e eficaz do CdA. c.v.

O poder da união entre a Fé e inteligência

-Todos os presentes

escutaram os ensinamentos

passados durante a

reunião

F oi realizada a primeira reunião do Centro de Ajuda (CdA) neste país, o qual possui a

maior média de ateus no mundo. Depois de um forte movimento evangelístico e de muitas orações e jejuns, mais de 100 pessoas tiveram, pela primeira vez, acesso à Palavra de Deus e à Salvação, podendo assim comprovar que Ele Vive, através da Sua Palavra. Afinal, foi Ele que disse

Há muito pouco tempo neste país, o CdA já teve a oportunidade de transformar e salvar vidas

Portas abertas pela primeira vez

que aonde estivessem duas ou mais pessoas reunidas em Seu nome, ali estaria presente e onde Jesus se faz presente, os milagres acontecem.

No CdA da Estónia também não foi diferente, escutando-se inúmeros casos verídicos, como o do Nikolai que há mais de três anos partiu a bacia e só andava com a ajuda de muletas e que, nesse mesmo dia, foi curado pelo poder da Fé. Também Valentina foi tocada na hora da ministração da cura, libertando-se de um problema na perna que tinha há dois anos. Por

seu lado, Valódia há um ano e alguns meses que não conseguia levantar o braço direito, mas depois oração, foi curado.

De seguida, o orador falou sobre a importância da família estar unida, dando o exemplo de Jesus, que na Cruz venceu a morte por toda a

Humanidade, mas que também venceu para si mesmo, tendo toda a sua família ao pé de Si. Depois, foi feita a oração pela Família ao Pé da Cruz, um momento muito especial, já que a Estónia é o país da União Europeia com o maior número de viciados em drogas e bebidas, onde

40 por cento dos usuários de drogas são contaminados pelo vírus da SIDA.

Para concluir, o orador explicou que a perfeita paz só o Senhor Jesus pode dar (Mateus 11.28-30), tendo todos os presentes sido convidados a entregarem as suas vidas para o Senhor Jesus.

Page 19: Folha de Portugal - Edição 591

7iDOMINGO ■ 19 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . internacional

■ Eugénia não via o pai há mais de 20 anos e a mãe ro-gava-lhe pragas. Cres-ceu com um trauma. Tornou-se desanima-da, sem vontade de fazer nada e com uma

baixa autoestima. Vivia rodeada de medos e complexos e tentou achar alívio no tabaco. De noite não conseguia dormir. Financeira-mente, tentava abrir um negócio mas nunca dava certo. Mas não desistiu! Hoje é uma mulher confiante, livre de todos os traumas e vícios e alcançou a felicidade.

■ Aliceera muito nervosa, pois toda a sua família mor-ria nova, o que gerou um pavor dentro dela. Aos 30 anos, entrou numa depressão pro-funda. Passou a tomar

20 comprimidos por dia até que lhe apareceu uma úlcera gástrica. Procurou um bruxo e quase morreu! O seu sofrimento estava a destruir a sua família e a sua filha chegou a tentar o suicídio. Mas não desistiu! Hoje é uma mulher feliz, sem doenças e a sua famí-lia está restaurada.

■ Paulo passou necessidades, viveu separado dos pais e em ambientes de brigas e discussões. Começou a fumar com 13 anos e a beber com 14. Vivia na noite, no

meio da prostituição e dos vícios. Fumava três maços de cigarros e bebia uma garrafa de uísque por dia. Passou para a cocaína e, por três vezes, foi a sua irmã que o salvou de uma overdose. Mas não desistiu! Hoje é casado, tem dois filhos, foi liberto, tem paz e está livre dos vícios.

DE TERÇA-FEIRA A SÁBADO, DAS 00H À 01H, NA TV RECORD

ACREDITE QUE A SUA VIDA VAI MUDAR!

Este é o primeiro passo para quem deseja o fim dos problemas e uma vida com paz e abundancia. Descubra como estas pessoaso conseguiram!

Consagração de um servo na Suíça

cantão Tessino, localizado no sul do país, a língua oficial é a italiana, onde o CdA conta com quatro locais, onde muitas pessoas já puderam ver a suas vidas mudar.

ConsagraçãoO bispo Eduardo Bravo, o responsável espiritual pelo trabalho do CdA na Suíça, realizou um encontro no CdA de Lugano, levando até às pessoa presentes a importância dos ensinamentos que o Senhor Jesus transmitiu nos momentos em que estava na Cruz do Calvário.

Logo em seguida, o mesmo passou a explicar a forma como são formados os pastores no CdA, uma vez que estes não nascem como pastores. Existe um processo em que cada um mostra no seu trabalho diário a sua

dedicação pelas pessoas que estão a sofrer. O orador Eduardo Bravo esclareceu ainda que é dado todo o ensinamento e cuidado para que o candidato a pastor possa desenvolver o seu trabalho. Este apontou ainda as características que cada candidato deve ter: frequentar o CdA; estar liberto; ter tido um encontro com Deus; ser batizado com o Espírito Santo; manifestar o maior desejo de ganhar almas; ou seja, o candidato deve estar 100 por cento em Sacrifício no Altar.

Após estes ensinamentos, o bispo Eduardo Bravo procedeu à consagração do pastor Vandelei Santos e da sua esposa Julianne Batista, com a finalidade de confirmar o ministério do pastor no Altar.

Quando uma pessoa troca os sonhos pessoais, familiares e profissionais pelo Altar acaba por fazer a melhor escolha que alguém pode fazer.

O Centro de Ajuda (Cda) ao longo da sua história tem contribuído para

recuperar muitos seres humanos, que levavam uma vida sem esperança e que encontraram nesta “porta” a esperança de vida perdida.

Muitas pessoas viviam no submundo das drogas, causando bastantes dissabores aos seus

progenitores, mas hoje são completamente diferentes, passando a ser válidas para a sociedade.

Muitas famílias estavam completamente destruídas, onde a traição era prática comum, os maus--tratos o “pão nosso” de cada dia, os filhos que não respeitavam os pais e este não respeitavam os seus rebentos, mas hoje estão unidas e em paz.

CdA na SuíçaNa cidade de Lugano situada no

¡João Filipe [email protected]

CED

IDA

CED

IDA

CED

IDA

Page 20: Folha de Portugal - Edição 591

8iDOMINGO ■ 19 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Anjos da Noite

Dar conforto aos que sofremExistem muitas pessoas que deixaram de ter condições para obter o sustento para a sua própria vida, que até há bem pouco tempo conseguiam ter uma vida com dignidade.

O agudizar da cr ise económica e financeira trouxe à luz muitos

novos pobres, pessoas que um dia conseguiam fazer face aos seus compromissos do quotidiano, ou seja, pagar a renda, manter uma dieta alimentar razoável... e passaram a viver no limiar da pobreza.

Algumas destas pessoas perderam mesmo tudo na vida, o teto, o trabalho, os familiares e até o respeito por si próprios, sendo hoje pessoas que vivem na rua ou num qualquer bairro carenciado.

Trabalho do CdAO Centro de Ajuda (CdA) tem uma missão muito grande nos países onde está instalado, pois com ensinamentos práticos, transparentes e inteligentes tem

levado muitas pessoas a superarem as dificuldades que estão a sofrer.

Muitos são os testemunhos que existem nos meios de comunicação do CdA, tendo mais de três milhões de pessoas em todo o mundo dado o rosto para mostrar que o uso da Fé- -Inteligente traz resultados poderosos nos dias atuais.

Anjos da NoiteMas para além do trabalho que o CdA presta à sociedade livrando-a dos vícios, das doenças físicas e espirituais, assim como transformando mendigos em prósperos empresários, o CdA tem ainda um importante trabalho na área social o de de levar algum conforto alimentar aos que mais precisam, pessoas que vivem na rua ou em bairros carenciados.

Todas as terças-feiras existem grupos de voluntários do CdA que saem às ruas em diversas cidades do

país, com o intuito de levar tanto o alimento espiritual como o físico aos que mais sofrem. Este trabalho é realizado por voluntários do CdA de

várias regiões, como, por exemplo: Caldas da Rainha, Cruz de Pau, Rio de Mouro, São João do Estoril e Loures.

Contribuição para os Anjos da NoiteTodas as pessoas podem contribuir para este trabalho que é realizado todas as semanas, deslocando-se a um Centro de Ajuda de norte

a sul de Portugal e nas Ilhas para contribuir com alguns alimentos que possam ser distribuídos aos que mais necessitam. Nunca é demais ajudar os que mais precisam, pois existem pessoas a sofrer o abandono e a rejeição durante todos os dias do ano e não apenas nas épocas festivas. Por isso, o CdA tem levado acabo este trabalho com o intuito de minimizar o sofrimento dos mais carenciados.

Nunca é demais ajudar os que mais precisam, pois existem pessoas a sofrer o abandono e a rejeição durante todos os dias do ano

¡João Filipe [email protected]

Atualmente, a resposta mais procurada é, exata-mente, a de COMO SUPERAR OS PROBLEMAS. A crise financeira criou, para a grande maioria, problemas que parecem inultrapassáveis e é por isso que quem quer superar as dívidas, os pro-blemas no banco, nas finanças, na justiça e par-ticulares, irá levar A CHAVE DA SUPERAÇÃO CONSIGO!

20 04

ABRA TODAS AS PORTAS QUE ESTAVAM FECHADAS!

Todas as SEGUNDAS-FEIRAS: 7H, 10H, 12H, 15H, 20H

De 6 de abril a 18 de maio

conquistasfinanceiras.pt

Escreva o que quer tomar POSSE:

Entregue, na próxima

segunda-feira, no seu

CdA!

TEMPLO MAIORRua Dr. José Espírito Santo, nº 36Chelas - Lisboa(próximo da estação de Metro)

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados – CentroDeAjuda.Pt

CentroDeAjuda.pt

PUB

Page 21: Folha de Portugal - Edição 591

9iDOMINGO ■ 19 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . Coisas de Mulher

crónica Vivi Freitas

“Jesus a vê linda desta forma e está de braços abertos para si”

M as chamou-a como se en-contra neste momento. E a forma inteligente de ser é

crendo naquilo que Ele lhe propõe. Crer, che-gando até Ele e expondo o que está dentro de si, tal como expôs através do seu comentá-rio. Fale das suas necessidades, fraquezas, erros...

E por aqui dá para entender, Suzane, que a sua dor não se refere ao exterior, procu-rando a mudança das pessoas à sua volta. Mas você está a ver o seu interior, a si pró-pria e quer ser justa para Deus, oferecer-Lhe

uma oferta aceitável e não cega, não com defeito, mas uma oferta da qual Ele seja dig-no e que O honre com a sua própria vida. E é isso que tem sentido, essa é a sua dor, que a sua oferta não tem sido aceitável, porque se vê injusta. Mas é desta forma, não há outro jeito de chegarmos a Deus.

Não chegamos sãs ou curadas, mas cheias de erros, falhas, pecados e injustas. E quando nos propomos a odiar, a sentir dor na própria alma pela injustiça que Lhe te-mos oferecido, então, de facto e de verdade, existe na nossa oração lágrimas e palavras

racionais que expressam o que está dentro de nós. E é aqui que diria que há entrega! É aqui que expõe tudo o que há dentro de si e o que tem visto de injusto. E não pelas acusa-ções do diabo, mas pela promessa que o Se-nhor Jesus lhe deu: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarre-gados, e eu vos aliviarei” (Mateus11.28).

“Estou aqui Jesus, eu quero esta água da vida; não quero mais ser esta pessoa, odeio apresentar-me desta forma, não apenas pe-la minha reputação, mas porque quero ser uma oferta verdadeira”. Quando expressa

isto, do fundo da sua alma, com sincerida-de, amiga internauta, é neste momento que o Espírito Santo vem sobre si.

Suzane, vejo no seu comentário algo lindo! Jesus a vê linda desta forma e está de braços abertos para si. Agora exponha isso, de acordo com a crença que tem e ainda que o faça com lágrimas nos olhos, no entanto, sem pena ou fazendo-se de vítima. Porque acima não se apresentou assim, mas reco-nhecendo o seu estado, assumindo a sua condição. Então, fale e assuma a sua condi-ção diante de Deus. (continua...)

Ter verdadeiramente sede (parte 2)

visite: vivifreitas.me

M ãe, esposa, dona de casa e profissional são alguns dos inúmeros

papéis que a mulher atual se esforça para conseguir desempenhar simultaneamente. Normalmente, é da sua competência a realização das tarefas mais diversificadas e desgastantes, seja em casa ou no trabalho.

Ir às compras, ir deixar e buscar os filhos à escola, cozinhar, dar banho aos mais pequenos, ajudar os maiores com os T.P.C, fazer o jantar, lavar a loiça, deitar os rebentos, preparar tudo para o dia seguinte e, finalmente, quando se senta no sofá acaba por adormecer, sem ter tempo para si. Esta é a realidade de muitas mulheres, com exceção daquelas que

têm um verdadeiro companheiro de vida ao seu lado que partilha tarefas, de modo a que sobre tempo para os dois como casal.

No dia seguinte, começa a rotina e a correria de novo. Quando chega ao local de trabalho, começam a chover pedidos de todos os lados, isto para além do trabalho que já tinha

programado para esse dia. Enfim, ser mulher hoje em dia não é fácil, mas estamos geneticamente preparadas para isso, dizem os especialistas.

“Multitask” De acordo com o gestor de organizações Luciano Meira, a

mulher está preparada para isso. “Aparentemente, e os psicólogos confirmam essa ideia, ela tem uma capacidade de ser ‘multitask’ (realizar múltiplas tarefas) que o homem não tem. Podemos observar que ele fica confuso quando alguém lhe pede para fazer duas ou três coisas de uma só vez. Algo que a mulher encara com naturalidade”, esclarece.

Para além disso, para se conseguir ser bem-sucedida nesta intensa jornada diária é lacónico vermos as nossas próprias limitações, não nos cobrarmos tanto, reconhecendo que não somos perfeitas. As exigências diárias são muitas e o melhor é tentar viver um dia após o outro, procurando administrar a agenda de tarefas de acordo com o que é possível fazer.

Não é fácil administrar o tempo disponível, pois as 24 horas do dia parecem não chegar para tantas exigências e tarefas, mas os especialistas afirmam que as mulheres estão preparadas para isso.

Ser mulher nos dias de hoje não é uma tarefa fácil

Fonte: universal.org

¡Carla Vaz [email protected]

Os dilemas da mulher atual

-Para além dos cuidados com a casa, o marido e os filhos, as mulheres desejam o sucesso profissional sem perderem o foco em si mesmas

●Não sabe como lidar com tantos afazeres diários?Sente-se assoberbada com a casa, o marido, os filhos e o trabalho?Não sabe como gerir o seu tempo?

Então, assista ao próximo programa “Coisas de Mulher”, dia 23 de abril, pelas 22 horas, na iurdtv.eu

PUB

�Faça um trabalho de au-toconhecimento: respon-da a si mesma o que quer para sua vida e que aspetos são realmente importantes para si;�Elabore um plano: com base nos vários papéis que desempenha, estabeleça quais são os mais importan-tes na sua vida e qual é o le-gado que quer deixar para cada um;�Planeie a sua semana: identifique quais são os pon-tos mais importantes para trabalhar nesse período e esclareça como irá distribuí--los durante os sete dias;�Realize um pouco da sua vida: se a sua semana for uma correria atrás de coisas sem significado, é sinal de que a vida está a passar e vo-cê não está a perceber.

Dicas que podem melhorar o seu rendimento diário

Fonte: universal.org

Page 22: Folha de Portugal - Edição 591

Baseado numa História Verdadeira

(capítulo 3)

O cenário em casa da mãe de Alberto era de terror e as aluci-nações da progenitora eram tão fortes que a levaram à loucura e à morte... Depois de enterrar a mãe, Alberto quis voltar a ser sacerdote...

10iDOMINGO ■ 19 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . A história de Alberto

Acompanhe todas as

semanas neste jornal, a

história de Alberto, um

ex-padre e religioso devo-

to, que abandonou o Vati-

cano para seguir a Cristo.

171614

1918

15

Page 23: Folha de Portugal - Edição 591

Há acontecimentos na vida que são ca-pazes de mudar tudo à nossa volta! Mas a Morte e a Ressurrei-ção de Jesus Cristo superou todos esses eventos... pois Ele CARREGOU todos os nossos proble-mas, TRIUNFOU em tudo aquilo que

desejamos e CON-SUMOU de forma absoluta a nossa VITÓRIA!Temos de nos re-cordar de que não temos que nos conformar com os problemas, de que podemos e deve-mos DIZER SIM A UMA NOVA VIDA,

de que a situação a que nos habituámos não é a “nossa cruz” e que, por isso, não temos de a carre-gar! A Cruz marca o início da sua nova vida, através da rei-vindicação dos seus direitos, mediante a utilização prática da sua Fé-Inteligente!

A Cruz para a Vitória Absoluta!

SEXTA-FEIRA,DIA 24 DE ABRIL

“Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está

CONSUMADO! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito”

(João 19.30)

Escreva tudo aquilo em que quer TRIUNFAR:

11iDOMINGO ■ 19 abril 2015

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . destaque

Page 24: Folha de Portugal - Edição 591

Casos

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30A HORA DO MILAGRE

SeSSão do Desbloqueio | 15HMulhereS e hoMenS Sábios | 18H

Terapia do Amor | 19H

de Segunda a Sexta 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

Sucesso e desenvolvimento da sua empresa, casos na justiça,pagamento de dívidas, desemprego, imigração

Restaurada

Doenças, dores, problemas de saúde persistentes...

ConquisTas Financeiras

Semana 19 a 25 abril 2015

Agenda Semanal

DOMINGO

SÁBADO

Saúde

Cura Interior

Orientação para a resolução de conflitos familiares...

Cura dos Vícios e Família

Má sorte, maldições, energia negativa, insónia, pesadelos, inveja, bruxaria...

Limpeza Espiritual

Problemas sentimentais, falta de diálogo no relacionamento, discussões...

perdidos | 8H | 15H

f o l h a d e p o r t u g a l . p tD

ª

ª

ª

ª

ª

Facebook.com/folha.deportugal

estaque

Desenvolva a sua vida espiritual e força interior, através da leitura da Palavra de Deus...

ou no CdA MaiS próxiMo de Si!

A Cruzpara a Vitória Absoluta!

SEXTA-FEIRA

24 ABRIL7H,10H,12H,

15H, 20H

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

MORADAS...

Templo MaioremLisboa

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Coimbra Rua do Sota, nº 20

Baixa da Banheira Estrada Nacional 2, nº 243 (em frente ao Lidl)

Almada Av. 23 de julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cenáculo do PortoRua Egas Moniz, nº 485

Madeira - Cenáculo do FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Cenáculo de V. N. de GaiaRua do Agueiro, nº 151 (Mafamude)

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

|abertaS 7 diaS por Semana |365 diaS por ano

diariamente

Para mais informações: centrodeajuda.pt

Temos mais de 122 Centros de Ajuda em Portugal e mais de 8000 espalhados em 182 países