estudos de caso de psicologia

4
Curso de Estudos de Caso Concurso do Tribunal Regional do Trabalho – 3ª Região Fundação Carlos Chagas Professor Alyson Barros

Upload: alyson-barros

Post on 12-Jan-2016

68 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Curso de Estudos de Caso de Psicologia - psicologia nova.Professor Alyson Barros

TRANSCRIPT

Page 1: Estudos de Caso de Psicologia

Curso de Estudos de Caso

Concurso do Tribunal Regional do Trabalho – 3ª Região

Fundação Carlos Chagas

Professor Alyson Barros

 

Page 2: Estudos de Caso de Psicologia

     

www.psicologianova.com.br      

2

Questão 16 Márcio, busca um modelo situacional para analisar a liderança de uma organização. A empresa onde o diagnóstico é realizado apresenta subordinados com baixa motivação e quase nenhuma iniciativa. Eles possuem baixa maturidade psicológica e baixa maturidade no trabalho. Segundo o líder da organização, os trabalhadores não se sentem seguros para trabalhar e há dúvidas em relação às suas competências técnicas. Apresente a teoria de liderança utilizada, identificando seus pressupostos e seu caráter contingencial.

Questão 17 Márcio, ao ser contratado por uma organização, analisa a sua cultura organizacional e percebe que não houve até o presente momento qualquer diagnóstico das suas dimensões. Os fundadores e os atuais dirigentes entendem a relevância do papel da cultura na determinação do comportamento organizacional. Contrataram Márcio para investigar as subculturas e contraculturas presentes na dinâmica organizacional e para o gerenciamento delas à luz da cultura majoritária. A cultura organizacional em questão apresenta-se como bastante rígida e que admite poucas mudanças, além disso, ideias inovadoras são desestimuladas ao mesmo tempo em que os conflitos são vistos como um grande problema ao status quo organizacional. Os dirigentes relatam que a cultura praticamente não mudou desde a sua fundação, há mais de 30 anos. Márcio, seguindo a perspectiva de Schein, identifica que é necessário inicialmente diagnosticar as dimensões da cultura organizacional antes de avaliar a força da cultura organizacional. Identifique e descreva quais são as dimensões da cultura organizacional que devem ser primeiramente avaliadas e quais as vantagens e desvantagens de uma cultura organizacional forte.

Page 3: Estudos de Caso de Psicologia

     

www.psicologianova.com.br      

3

Questão 18

A moderna Gestão por Competências é um processo bastante complexo e necessário para as empresas atuais. Márcio, diretor da área de recursos humanos, busca melhorar o desempenho global da organização por meio do incremento do desempenho individual dos funcionários. A organização, no entanto, demanda o estudo na área de competências além das competências individuais. Eles querem saber quais são as competências necessárias para o ramo de trabalho em que operam e quais são percebidas pelo trabalhador. Márcio, portanto, aplicará a classificação de Mills, que diferencia competências essenciais, distintivas, organizacionais, de suporte e dinâmicas.

Com base no quadro apresentado, defina o conceito de gestão estratégica por competências, seus objetivos e os conceitos de competências essenciais e distintivas.

Estudo de Caso 19 Márcio, ao avaliar os processos de desligamento em uma organização, percebeu que a qualidade do trabalho do psicólogo, no processo de recrutamento e seleção, pode ser avaliado por meio das informações obtidas na entrevista de desligamento. A importância de um bom processo de seleção está na qualidade dos novos membros que ingressarão à organização ou que serão promovidos. Em seu plano de trabalho, Márcio optou por readequar os processos de seleção ao plano estratégico organizacional, começando pela entrevista de seleção. Considerando o caso apresentado, descreva os objetivos da entrevista no processo de seleção, suas vantagens e riscos para a agregação de pessoas.

Page 4: Estudos de Caso de Psicologia

     

www.psicologianova.com.br      

4

Estudo de Caso 20 Joana foi consultada no serviço de psicoterapia do município e recebeu o diagnóstico inicial de Distimia. Joana não voltou ao serviço de psicoterapia e não prosseguiu com o tratamento para as suas queixas emocionais e comportamentais. Conviveu com esse diagnóstico por alguns anos, porém, ainda incomodada com as atitudes de Joana, a família resolveu realizar uma nova avaliação psicológica. Márcio, o psicólogo responsável pela nova avaliação psicológica, verificou que todos os indicadores medidos pelas Escalas Beck estão normais, assim como a inteligência e as habilidades sociais. Durante a entrevista o esposo de Joana, Carlos, e a mãe de Joana, Maria Quitéria, relataram diversas situações de instabilidade emocional. Joana, segundo os dois, é bastante imatura para tomar decisões e não lida bem com críticas. Ela sempre foi assim, porém, suas características de teimosia, impulsividade e medo de abandono se tornaram constantes no início da idade adulta. Segundo a mãe de Joana, a filha parece bastante com sua própria mãe e algumas tias. Além disso, não apresenta características psicóticas. Demonstre, fundamentadamente, a hipótese de diagnóstico para o caso acima e descreva as características do transtorno em questão.