editorial a histÓria pelas lentes amparo em foco: um … from our plants... · conviver ornal...

5
Esse jornal é produzido pela equipe de comunicação Rousselot Gelatinas do Brasil Ltda EDITORIAL março | abril de 2019 CONVIVER AMPARO EM FOCO: UM NOVO OLHAR SOBRE A REGIÃO Em sua quarta edição, projeto resgata história local pelas lentes de fotógrafos profissionais e amadores. Pág. 3 A HISTÓRIA PELAS LENTES Fotos são muito mais que papéis com cores, lugares e pessoas. São uma extensão de nos- sos olhos. Imagens com o poder de re- velar momentos, alegrias, tristezas e congelar o implacável tempo. No Brasil, a fotografia começou a dar seus primeiros passos com as pesquisas do franco-brasilei- ro Hércules Florence, em 1832, quatro anos antes de seu “nas- cimento” oficial na França. Em 1850, Florence adquiriu terras em Amparo e a região passou a servir como inspiração para seus traba- lhos. É dele um desenho datado de 1859, com a imagem iconográ- fica mais antiga da cidade. Mas Florence não foi o único morador ilustre da região. Outras personalidades saíram daqui, como o escritor e roteirista Marçal Aquino; o jogador Luisão, ídolo do Benfica, em Portugal; e o urbanis- ta e ex-prefeito de São Paulo, Pres- tes Maia. Aqui também nasceu Jacira Martins da Silveira, impor- tante nome do cinema brasileiro. A cidade tem muita história para contar; riquezas e patrimô- nios que fizeram um grupo de amigos criar, em 2016, o AMPA- RO EM FOCO, evento que busca promover o potencial turístico local e difundir a arte fotográfica na região. Em sua quarta edição, o festival será uma grande home- nagem ao aniversário de Amparo, que completa 190 anos em abril. Nesta edição, você vai conhe- cer mais detalhes desse projeto, além de poder mergulhar na his- tória da cidade e de alguns de seus personagens. Que esses exemplos inspirem você a desvendar mais sobre Amparo. Boa leitura! Um grande abraço, Reginaldo Leme Idealizador do Amparo em Foco O Amparo Folia 2019, que inclui não só a cidade, mas os distritos de Arcadas e Três Pontes, reuniu cerca de 20 mil pessoas, superior aos 15 mil registrados em 2018. Foram mais de 25 atrações, con- tando blocos, matinês e bandas, que alegraram e divertiram o pú- blico. O destaque ficou por conta da bateria da Império Arcadense que, neste ano, cresceu em nú- mero de integrantes. Acompa- nhando a escola desde seu início, a Rousselot contribuiu para a evolução do grupo doando mais instrumentos para os músicos. Que venham novos batuques, muito samba e diversão sempre! AMPARO FOLIA 2019 O aniversário da cidade, comemorado em 8 de abril, será marcado pela 4ª edi- ção do Amparo em Foco, festival de fotografia que busca revelar as belezas locais. Apoiadora do even- to, a Rousselot reconhece a importância da iniciativa e parabeniza a cidade que acolhe a empresa tão bem, há tanto tempo. AMPARO: 190 ANOS DE MUITA HISTÓRIA CARNAVAL Destaque do carnaval 2019 em Arcadas, que reuniu centenas de foliões Foto: Reginaldo Leme Foto: Francisco Baradel

Upload: others

Post on 02-Sep-2019

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Esse jornal é produzido pela equipe de comunicação Rousselot Gelatinas do Brasil Ltda

EDITORIAL

março | abril de 2019

CONVIVERAMPARO EM FOCO: UM NOVO OLHAR SOBRE A REGIÃO

Em sua quarta edição, projeto resgata história local pelas lentes de fotógrafos profissionais e amadores. Pág. 3

A HISTÓRIA PELAS LENTESFotos são muito mais que papéis com cores, lugares e pessoas. São uma extensão de nos-sos olhos. Imagens com o poder de re-

velar momentos, alegrias, tristezas e congelar o implacável tempo.

No Brasil, a fotografia começou a dar seus primeiros passos com as pesquisas do franco-brasilei-ro Hércules Florence, em 1832, quatro anos antes de seu “nas-cimento” oficial na França. Em 1850, Florence adquiriu terras em Amparo e a região passou a servir como inspiração para seus traba-lhos. É dele um desenho datado de 1859, com a imagem iconográ-fica mais antiga da cidade.

Mas Florence não foi o único morador ilustre da região. Outras personalidades saíram daqui, como o escritor e roteirista Marçal Aquino; o jogador Luisão, ídolo do Benfica, em Portugal; e o urbanis-ta e ex-prefeito de São Paulo, Pres-tes Maia. Aqui também nasceu Jacira Martins da Silveira, impor-tante nome do cinema brasileiro.

A cidade tem muita história para contar; riquezas e patrimô-nios que fizeram um grupo de amigos criar, em 2016, o AMPA-RO EM FOCO, evento que busca promover o potencial turístico local e difundir a arte fotográfica na região. Em sua quarta edição, o festival será uma grande home-nagem ao aniversário de Amparo, que completa 190 anos em abril.

Nesta edição, você vai conhe-cer mais detalhes desse projeto, além de poder mergulhar na his-tória da cidade e de alguns de seus personagens. Que esses exemplos inspirem você a desvendar mais sobre Amparo. Boa leitura!

Um grande abraço,

Reginaldo LemeIdealizador do Amparo em Foco

O Amparo Folia 2019, que inclui não só a cidade, mas os distritos de Arcadas e Três Pontes, reuniu cerca de 20 mil pessoas, superior aos 15 mil registrados em 2018. Foram mais de 25 atrações, con-

tando blocos, matinês e bandas, que alegraram e divertiram o pú-blico. O destaque ficou por conta da bateria da Império Arcadense que, neste ano, cresceu em nú-mero de integrantes. Acompa-

nhando a escola desde seu início, a Rousselot contribuiu para a evolução do grupo doando mais instrumentos para os músicos. Que venham novos batuques, muito samba e diversão sempre!

AMPARO FOLIA 2019

O aniversário da cidade, comemorado em 8 de abril, será marcado pela 4ª edi-ção do Amparo em Foco, festival de fotografia que busca revelar as belezas

locais. Apoiadora do even-to, a Rousselot reconhece a importância da iniciativa e parabeniza a cidade que acolhe a empresa tão bem, há tanto tempo.

AMPARO: 190 ANOS DE MUITA HISTÓRIA

CARNAVAL

Destaque do carnaval 2019 em Arcadas, que reuniu centenas de foliões

Foto: Reginaldo Leme

Foto: Francisco Baradel

CAPA

Um olhar da cidade por outros ângulos, uma fração mínima de tempo em que forma e con-teúdo atingem a perfeição em um clique. Essa é a proposta do AMPARO EM FOCO, 4° Fes-tival de Fotografia de Amparo, que acontece entre 4 e 14 de abril. O evento conta com ex-posições, palestras, oficinas e uma grande novidade para a edição deste ano: a 1ª Mostra de Cinema Cléo de Verberena, uma homenagem à amparense Jacira Martins da Silveira, con-siderada a primeira mulher do cinema brasileiro (ver mais in-formações no quadro abaixo).

Todas as atividades são gra-tuitas e fazem parte da parceria entre a Rousselot, patrocinado-ra da iniciativa, e as empresas Mogiana e Renovarte, ambas de produções culturais. “En-xergamos no projeto uma for-ma de atrair fotógrafos ama-

AMPARO EM FOCO CRESCE, INOVA E TRAZ MOSTRA DE CINEMA

dores, profissionais ou pessoas que gostem de fotografia”, afir-ma Reginaldo Leme, fotógrafo , produtor cultural e um dos idealizadores do evento.

PRIMEIRAS IMPRESSÕESO AMPARO EM FOCO recebe milhares de pessoas por edição. Somente no ano passado foram mais de 3 mil participantes nos 10 dias de festival. Por meio do olhar fotográfico, o evento busca revelar os encantos e as belezas da arquitetura e dos es-paços públicos da cidade. Tudo começou quando um grupo de amigos apaixonados por foto-grafia resolveu descobrir Am-paro através das lentes. Ao pou-cos o evento foi atraindo novos interessados e se consolidando.

A iniciativa do evento reme-te a uma vocação secular da ci-dade para a fotografia.

No século 18, o franco-bra-

Um dos principais papéis do AMPARO EM FOCO é relem-brar grandes ícones da cida-de. Uma das mais destacadas personalidades do cinema nacional é natural de Ampa-ro e assinava seus trabalhos com o nome artístico de Cléo de Verberena.

Jacira Martins da Silveira, seu nome de nascimento, é reconhecida como a primeira mulher na história do cine-ma brasileiro. Nascida em 26

LAR DA PRIMEIRA CINEASTA DO BRASIL

CURIOSIDADES

de junho de 1909, Cléo assina o longa-metragem “O Mistério do Dominó Preto”, primeiro filme escrito, dirigido, produzido e in-terpretado por uma mulher.

Filha do português José Mar-tins Ribeiro e da amparense Júlia Pereira da Silveira, ela começou a carreira como atriz aos 22 anos. Foi fundadora da Épica Filmes, pela qual realizou seu trabalho. Apesar do sucesso, ela encerrou a carreira precocemente, logo após a morte do marido, em 1934.

sileiro Hercules Florence criou o termo “photographie”, qua-tro anos antes do nascimento da arte, na França. A partir de 1850, Florence comprou terras na região, que passaram a fazer parte de suas inspirações artís-ticas. “Podemos dizer que o pai da descoberta da fotografia no Brasil foi um cidadão amparen-se”, reforça Reginaldo Leme.

Em 1952, foi criado o Cine Foto Clube, na cidade. Amparo

Cléo é a maior inspiração para a 1ª Mostra de Cinema Cléo de Verberena, que aconte-ce paralelamente ao 4° Festival de Fotografia de Amparo, com filmes brasileiros que mostram no cenário as belezas naturais e arquitetônicas da cidade, como “A Corrida em Busca do Amor” (Carlos Reichenbach, 1972), “O Escaravelho do Diabo” (Carlo Milani, 2016) e “Doutrinador” (Gustavo Bonafé, codirigido por Fábio Mendonça, 2018).

também é a terra natal de inú-meras personalidades de rele-vância nacional na área, como o fotojornalista Sérgio Jorge. Ele registrou momentos marcantes da história, como a inaugura-ção de Brasília e o milésimo gol de Pelé.Todas as obras selecio-nadas farão parte da exposição Transição Coletiva. As imagens serão expostas no Largo do Ro-sário, principal eixo histórico da cidade.

DICA DE LEITURA

A Rousselot, líder global na fabricação de gelatinas, vem trabalhando para oferecer ao mercado farmacêutico novas opções de cápsulas gelatino-sas ainda mais eficientes. A partir de uma combinação de experiências e ingredientes de alto valor, a empresa conse-guiu melhorar a qualidade e a eficácia dos medicamentos para garantir saúde e bem-es-tar à população.

Trabalhando lado a lado com os clientes, a Rousselot aprimora continuamente seu portfólio. O mais novo produto é o StabiCaps, lançado no iní-cio de 2018, que oferece esta-bilidade superior de proteção (invólucro) e liberação de in-

ROUSSELOT DESENVOLVE NOVAS FÓRMULAS PARA O MERCADO FARMACÊUTICO

VOCÊ SABIA?

gredientes. O StabiCaps ainda será lançado no Brasil e já é um sucesso em outros países onde a empresa atua.

A contribuição da Rousse-lot para o mercado farmacêu-tico vem desde sua fundação, há 127 anos. As cápsulas de gelatina mole, expertise da empresa, são usadas prin-cipalmente para trans-portar líquidos à base de óleo ou preenchi-mentos semelhantes a pastas. Não há um número exa-to de produção dessas cápsulas, mas estima-se que 2,5 mil se-jam ingeridas

SERVIÇO

amparoemfoco.com.br

amparoemfoco

amparoemfoco

De 4 a 14 de abril. Informações completas:

a cada segundo no mundo, o que torna o soft gel uma das formas de dosagem mais po-pulares de medicamento.

Entre os benefícios da ge-latina em cápsulas estão a fa-cilidade para engolir, o fato de mascarar odores e sabores desagradáveis e a proteção ao nutriente ou ingrediente far-

macêutico ativo (API) contra influências externas. Este mercado em alta, combi-

nado com o aumento da conscientização sobre a saúde, apre-senta possibilidades interessantes para a produção de gelati-na, que deve crescer nos próximos anos.

A gelatina que vai para a mesa dos brasileiros em deliciosas receitas é a mesma utilizada na fabricação das cápsulas de diversos medicamentos.Se na gastronomia a função da substância é dar cor e sabor a muitos pratos, na indústria farmacêutica seu papel é pro-teger os princípios ativos dos remé-dios para que só entrem em ação ao chegar ao estômago ou ao intestino. Essa “embala-gem” serve para preser-var o fár-maco do ar, da umidade e da luz.

Em Amparo, a paixão pela fo-tografia e a curiosidade pela trajetória de figuras ilustres da região fizeram nascer o projeto “Presenças”. A série de cinco livros, lançados en-tre 2014 e 2017, traz centenas de imagens de importantes personalidades locais em di-versas áreas de atuação. São médicos, dentistas, empresá-rios, advogados e outros pro-fissionais que se destacaram em seus segmentos e se torna-ram inspiração para as futuras “As cinco edições

da série ‘Presenças’ entraram para a histó-ria da cidade de Am-paro. São registros fo-tográficos essenciais para lembrarmos das pessoas que ajudaram a construir a cidade e também a região. As biografias vão servir de estudos no futuro e eu me sinto muito honrado em fazer parte desse projeto”, afirma Reginaldo Leme.

REGISTROS FOTOGRÁFICOS TORNAM MOMENTOS E PESSOAS PARTE DA HISTÓRIA

Participantes das oficinas de fotografia em Arcadas

Exposição atrai moradores e turistas

Foto: Reginaldo Leme

Todas as obras tiveram edição limitada. Não há mais exemplares à venda, mas os li-vros podem ser encontrados na Biblioteca Municipal da cidade.

gerações. A maioria das fotos encontradas nas obras é de Reginaldo Leme, fotógrafo e idealizador do projeto Ampa-ro em Foco (mais informações na pág.3). Na série de livros, destaque para a edição de 2015. Uma obra especial, reunindo so-mente mulheres ilustres de Amparo e região. “Presenças, Mulheres Admiráveis” traz em 140 páginas uma coletânea de fotos de 42 personagens femi-ninas que marcaram a história. Uma homenagem feita pelas autoras Eliana Dagmar e Ma-ria Clery Zaniquelli para aque-las que têm papel essencial no

desenvolvimento da cidade e seu entorno, nas suas

mais variadas áreas de atuação. Nos perfis, histórias que envol-vem sensibilidade, empatia, compaixão,

determinação e uma inesgotável esperança.

Série Presenças: obras trazem biografias de personalidade da região

CONVIVER Jornal produzido pela equipe de comunicação Rousselot Gelatinas do Brasil Ltda Jornal produzido pela equipe de comunicação Rousselot Gelatinas do Brasil Ltda2 3CONVIVER CONVIVER

CONVIVER Jornal produzido pela equipe de comunicação Rousselot Gelatinas do Brasil Ltda 4CONVIVER

Jornal Conviver é uma publicação da Rousselot

Conselho Editorial: Dimas Martins, Denis Rappaport, André Cricenti, Andréa Moura, Mário Ruggeri Adriana Altheman, Ellen Mayana, Fábio Gonçalves, Rafael Lima e Rafaela Terin

Projeto, reportagem, edição e diagramação: Linhas Comunicação

Fotos:Arquivo Rousselot

Impressão: Gráfica Campinas e Editora LTDATiragem: 1500 exemplaresFale com a Rousselot: Para dúvidas ou esclarecimentos sobre qualquer assunto escreva para: [email protected]

04 A 14/04 - AMPARO EM FOCO

08/04 - ANIVERSÁRIO DE AMPARO

21/04 - PÁSCOA

18 A 21/04 - SEMANA SANTA

Nascido e criado em Amparo, Fábio Moreti nem imaginava em se aventurar pelas artes quan-do foi convidado a interpretar Cristo na encenação da Sema-na Santa de Arcadas, distrito da região. Faltando pouco tempo para mais um desses eventos, que movimentam a comunida-de, o Jornal CONVIVER conver-sou com o ator para entender a emoção de fazer parte de um momento tão especial.

J.C - Você já é ator por formação ou trata-se apenas um hobby? F.M - Nunca tinha atuado na mi-nha vida até começar a participar da encenação, onde fiz por três anos o papel de Cristo. Interpre-tá-lo foi bem difícil. Mas comecei a assistir aos filmes relaciona-dos ao assunto e passei a treinar

LIGAÇÃO ESPECIAL COM A SEMANA SANTASUA VOZ

bastante. Me esforcei ao máximo e acredito que me saí melhor do que eu esperava. J.C - O que representou para você ter interpretado Cristo?F.M - Foi uma maneira de reforçar minha fé em Deus e de entender um pouco mais o que Jesus passou nos últimos dias. De compreender o que o sacrifício dele representou.

J.C - Qual é a importância do evento para a comunidade?F.M - Esse evento tem o papel de reunir toda a comunidade e de mostrar de uma maneira mais ex-plícita essa importante passagem de Cristo. E todos se engajam mui-to. Além de quem participa direta-mente da encenação, tem também os que organizam e ajudam com a montagem do cenário.

A Rousselot segue trabalhan-do pela melhoria contínua de seus processos, implementando novas e modernas tecnologias, buscando a preservação do meio ambiente e o bom relaciona-mento com a comunidade.

Após vários projetos volta-dos às questões ambientais e a eliminação de odores, como por exemplo, a construção do biofiltro de tratamento, a nova planta de tratamento de efluen-tes (SBR) e a desativação da an-tiga lagoa, a empresa tem agora

ROUSSELOT APRESENTA PARA CETESB PROJETO PARA MAIS UM NOVO SISTEMA DE PRÉ-TRATAMENTO DE EFLUENTES

COMUNIDADE SUSTENTÁVEL

mais um grande e importante projeto ambiental. Trata-se do novo sistema de pré-tratamen-to de efluentes que já se encon-tra em fase inicial (desenhos, cálculos, cotações, premissas e etc) e já foi enviado para análise da CETESB.

A expectativa é que as obras possam começar ainda este ano para conclusão no fim de 2020. O sistema de pré-tratamento existente será remodelado e dará lugar a um novo, totalmente iso-lado, para prevenção de odores.

ABRIL

AGENDA

Leia o CONVIVER no seu smartphone,

tablet ou computador agora mesmo! Basta acessar o QR Code e ler a edição digital.

Acesse agora mesmo e aproveite a versão

online do jornal da Rousselot.

CONVIVER DIGITAL

Escaneie a imagem acima com o leitor

de QR e leia a versão online

Prolongar a vida útil das frutas para consumo, mantendo suas propriedades e sabor, não é tão difícil quanto parece. Além de estar presente em deliciosas sobremesas, a gelatina também é um ingrediente indispensável na hora de armazenar e proteger os alimentos por mais tempo. “Colocar as frutas em uma camada de gelatina evita a liberação de enzimas escurecedoras, o que as conserva melhor. Manter o conteúdo na geladeira também diminui o metabolismo dos itens, fazendo com que não estraguem rapidamente. Para potencializar o efeito, vale acrescentar óleos essenciais, canela ou orégano”, explica Soanny Saraiva, engenheira de Alimentos da Universidade Federal do Pará.

Quem já testou garante que a técnica funciona e traz um excelente resultado. “Minhas filhas fizeram em casa. Elas simplesmente cortaram as frutas, colocaram a gelatina e armazenaram na geladeira. Além de durarem por mais tempo, ainda tivemos uma sobremesa gostosa e fácil de fazer”, conta Vanderlei Moraes, supervisor administrativo da Rousselot.

• Higienize as frutas antes do consumo;

• Elimine as bactérias colocando as frutas em uma mistura de água e sal;

• Separe-as em recipientes distintos;

• Passe uma fina camada de azeite para fechar os poros e aumentar a durabilidade;

• Envolva as frutas em um filme PVC e mantenha na geladeira para elevar o tempo de conservação.

*Dicas do nutrólogo Edson Credidio, doutor em Ciências

de Alimentos pela Unicamp.

Confira outras dicas*:

DICASGELATINA AJUDA NA

CONSERVAÇÃO DE FRUTAS