prolar - conviver - 2012 1

12
VIZINHOS Há dificuldades, problemas? Saiba como lidar nesta relação NESTA EDIÇÃO Diretor da Prolar integra Diretoria da ABMI Prolar adota a metodologia 5S Novas diretrizes norteiam a Prolar 2ª Edição / 2012

Upload: prolar-imoveis

Post on 14-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista Digital da Prolar Imóveis

TRANSCRIPT

Page 1: PROLAR - Conviver - 2012 1

VIZINHOSHá dificuldades, problemas?

Saiba como lidar nesta relação

NESTA EDIÇÃO

Diretor da Prolar integra Diretoria da ABMI

Prolar adota a metodologia 5S

Novas diretrizes norteiam a Prolar

2ª Edição / 2012

Page 2: PROLAR - Conviver - 2012 1

Negócio Estratégico: Soluções efetivas em produtos e serviços imobiliários.

Missão: Desenvolver e disponibilizar à sociedade soluções efetivas, com inovação e excelência na gestão, em produtos e serviços imobiliários, agregando valor por meio de resultados.

Visão: Ser referência nacional na qualidade de serviços imobiliários.

Valores e Compromissos Pessoas servindo com nobreza.Pessoas melhorando continuamente.Pessoas trabalhando com honestidade.Pessoas respeitando pessoas, indistintamente.Pessoas social e ambientalmente responsáveis.Pessoas agindo com humildade e responsabilidade.Pessoas envolvidas na busca da excelência e inovação.Pessoas unidas, comprometidas e com foco em resultados.

Política da QualidadeA Prolar Imóveis desenvolve produtos e serviços imobiliários com critérios de qualidade, produtividade e inovação buscando melhoria contínua, excelência na gestão e geração de valor para as partes interessadas. Seguindo orientações da consultoria em qualidade, a fim de atender aos critérios da ISO 9001, a política da qualidade ganhou os elementos da melhoria contínua e deixou claro os produtos e serviços desenvolvidos.

Conviver Prolar Imóveis

Conviver é uma publicação da Prolar Imóveis. Av. Júlio de Castilhos, 657 – Lourdes. Caxias do Sul/RS. (54) 3026.8999. www.prolar.imb.br

Permitida a utilização dos textos, desde que citada a fonte.

CurtasCurso de Condomínios

A Prolar Imóveis promoveu um curso de atualização de condomínios que foi ministrado nos dias 24, 30 e 31 de março pela advogada Cristiane Carvalho Vargas, considerada uma das maiores especialistas do mercado em legislação condominial.

Na oportunidade, estiveram presentes colaboradores do setor que atuam na gestão dos condomínios e na coordenação de assembleias. O objetivo foi a qualificação profissional para a gestão de condomínios, de acordo com os requisitos legais e o padrão de qualidade da Prolar.

Agente Imobiliário: um novo serviço Prolar

Prestação de serviços imobiliários de acordo com a demanda do cliente, que possibilita a execução de atividades específicas sem necessariamente manter vínculo contratual de longo prazo. Esse é o novo tipo de serviço que a Prolar Imóveis está oferecendo aos seus clientes, denominado Agente Imobiliário. O objetivo é proporcionar aos clientes serviços diversos nas áreas de vendas, aluguéis e administração de condomínios, com a qualidade e a confiabilidade da Prolar.

Ÿ Vendas: elaboração do contrato, trâmite de financiamentos, anúncios e divulgação, encaminhamento do processo de transferência, entre outros;

Ÿ Aluguéis: intermediação e prospecção de clientes, elaboração do contrato, vistorias, serviços de manutenção, orientações jurídicas, entre outros; e

Ÿ Administração de condomínios: elaboração da convenção, coordenação de assembleias, elaboração da folha de pagamento, encaminhamento de processos, orientações legais diversas, cobrança, prestações de contas, entre outros serviços.

Mais informações

Visite nosso site e confira as novidades, imóveis e informações sobre nossa empresa e serviços:

Expediente

www.prolar.imb.brNos adicione também nas redes sociais e converse conosco:

www.meadiciona.com.br/prolarimoveis

Confira as últimas notícias da Prolar Imóveis

Diagramação e Coordenação: 4fix. Redação: Trending Comunicação Corporativa.Jornalista Responsável: Roberta Mattana (MTb 13.954). Impressão: ContgrafTiragem: 8 mil exemplares.

DiretrizesProlar

Page 3: PROLAR - Conviver - 2012 1

preservação dos interesses da sociedade em relação ao segmento imobiliário”, reflete Fernando.

Ele acrescenta que, como Diretor de Relacionamento, terá o papel fun-damental de trabalhar junto às entidades de classe, de governo e imobiliárias, apoiando o Vice-Presidente de Relações Institucionais na busca de informações e na defesa das demandas do segmento e tam-bém dos clientes, tendo a ética como um dos princípios. “Esse trabalho faz parte da diretriz principal que a nova Diretoria levará adiante, que é fortalecer a atuação institucional da ABMI, do ponto de vista da represen-tatividade política”, destaca.

O administrador reiterou a dimensão do desafio que lhe aguarda, uma vez que, no seu ponto de vista, a área da habitação vive um grande momento e está em um período de transição, em que novas tecnologias e novos mer-cados surgem. “Desde já, me coloco à disposição dos órgãos de classe e também das demais imobiliárias de Caxias do Sul e região, bem como de todo o Brasil, para estabelecermos um diálogo e tratarmos sobre assun-tos de interesse comum”, expôs.

02 | 03

Prolar tem representante na diretoria da ABMI

Entre os dias 19, 20 e 21 de abril deste ano, a capital catarinense sediou o 50º Encontro da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário – ABMI. Os diretores da Prolar, Thiago Dalla Vecchia e Fernando Gonçalves dos Reis, estiveram em Florianópolis prestigiando o evento da entidade que reúne as principais e maiores imobiliárias do país. Inclusive, na oportunidade, houve apresentação e posse da nova diretoria da entidade. A presidência do próximo biênio será exercida por Marcelo Brognolli, da Brognolli Imóveis, de Florianópolis, e o Diretor Executivo da Prolar foi empossado Diretor de Relaciona-mento da ABMI.

“Para mim, fazer parte da diretoria da ABMI é uma grande responsabi-lidade, pois se trata de uma entidade de atuação nacional em uma área fundamental para a economia do Brasil. Além disso, em nossa ativida-de, trabalhamos com os sonhos e projetos das pessoas e precisamos equilibrar as necessidades econô-micas e de sustentabilidade do negócio com as expectativas e a

A Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) foi fundada em 1998 e reúne 23 das principais e maiores imo-biliárias do país. O objetivo central é a troca de experiência entre elas. Por isso, a cada qua-tro meses, realiza uma edição do Encontro da ABMI, sempre organizada em um Estado dife-rente, na região onde se localiza uma imobiliária associada.

Sobre a ABMI

Fernando GonçalvesDiretor Executivo da

Prolar Imóveis e da ABMI no momento de sua posse

Diretor executivo da Prolar Imóveis assumiu a diretoria de relacio-namento da entidade

Page 4: PROLAR - Conviver - 2012 1

A metodologia 5S permite desenvol-ver um planejamento sistemático de classificação, ordem e limpeza possi-bilitando, de imediato, maior produ-tividade, segurança, clima organiza-cional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade da empresa. Em outras palavras, o Diretor Executivo da Prolar, Fernando Gonçalves dos Reis salienta que o objetivo de ter o 5S na imobiliária é propiciar melhor organização, padronização, maior assertividade e melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Vale lembrar que, adotar essa prática, foi definido por meio de uma campanha interna promovida pelo Grupo de Endomarketing (na época, coordenado pela colega Liliana Teixeira).

Conviver Prolar Imóveis

Arquivo VerdePrograma 5S

Coordenador da qualidade, Taylor Coelho Daniel destaca que a metodo-logia 5S é o programa de qualidade mais básico que existe. “Teve início em meados dos anos 1950, no Japão, sendo hoje uma prática constante em organizações do mundo todo, sempre buscando conciliar produtividade e qualidade de vida do funcionário, relacionada à qualidade do produto final entregue ao cliente”, ressalta.

A metodologia 5S é estruturada por estes cinco conceitos japoneses: Seiri (classificação), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (normali-zação) e Shitsuke (manutenção).

“O 5S será implantado na Prolar para que nossos locais de trabalho sejam organizados, com identificação que facilite o dia a dia na execução das

Identidade visual criada para gerar maior adesão ao

programa 5S

tarefas, limpos e que sejam mantidos constantemente pelos funcionários”, aponta Taylor. Ele frisa que, na Prolar, o programa 5S foi batizado de “Arquivo Verde”. O nome foi definido por meio de uma campanha interna, coordenada pelo endomarketing. “Recebemos mais de 25 sugestões, sendo escolhido o ‘Arquivo Verde’, sugerido pela então colega Roberta Fim”, expõe.

Sistema de locaçõesUm novo sistema para o departamento de locações foi implantado na Prolar. O objetivo é facilitar a gestão dos aluguéis, possibilitando mais agilidade e qualidade, além de promover a

prestação de serviços exclusivos, gerando diferenciais para o cliente Prolar. O sistema é utilizado pela equipe de locações para gestão financeira (recebimentos e pagamentos), execução de

contratos, prestação de contas, registros de ocorrências, relatórios, gestão do imóvel, entre outros. É acessado, também, pela empresa de cobrança.

Page 5: PROLAR - Conviver - 2012 1

04 | 05

Condomínio Terra já gera frutosMaior administradora de condomí-nios do interior do RS, a Prolar Imóveis espera que todos os condo-mínios que administra se engajem na proposta de sustentabilidade ambiental. Para isso, conta com o programa “Condomínio Terra”, que tem por objetivo a conscientização e a implantação de práticas de gestão ambiental nos condomínios, buscan-do a melhoria na qualidade de vida de seus moradores por meio da prática da cidadania e da responsa-bilidade social.

Os condomínios residenciais Victoria Park, Elvira e Cândido Calcagnoto, administrados pela Prolar, já aderi-ram ao programa. Cassiana Nery, consultora e assessora da Prolar no que diz respeito às questões ambien-tais, destaca que esses três condomí-nios já passaram por auditoria ambiental. “A auditoria serve para detectar as situações atuais dos prédios no que se referem aos aspec-tos ambientais tratados no programa, quais sejam: resíduos sólidos, ener-gia elétrica e água”, comenta. Ela acrescenta que, neste segundo momento, é hora de apresentar o panorama atual aos síndicos e sub-síndicos dos condomínios, seguido da indicação de um layout ideal para cada um, sempre respeitando a individualidade de cada prédio.

A equipe da Prolar Imóveis conta com uma assessoria para, além de esclarecer dúvidas, também auxiliar na elaboração de projetos técnicos personalizados e de propostas de sistemas de gestão ambiental aos condomínios.

Cassiana ainda ressalta a impor-tância desse projeto para a mudança de comportamentos e lembra o papel da Prolar quanto à responsabilidade sócio-ambiental da empresa junto à comunidade, ao entorno e ao planeta.

“É importante destacar a capacidade de alcance de um projeto como este, uma vez que ele é vivenciado em um condomínio, onde vivem muitas pessoas, funcionando como multi-plicadores das práticas ambientais adequadas”, salienta ela.

Para aderir ao programa, basta en-trar em contato com a Prolar Imóveis e agendar um horário para atendi-mento direto com a assessoria am-biental, que funciona todas as terças-feiras, das 9h às 12h.

Seção Meio Ambiente

Page 6: PROLAR - Conviver - 2012 1

Conviver Prolar Imóveis

Páscoa Solidária

Criançada da Instituição Joana D'Arc recebendo o

Coelhinho da Páscoa e fazendo aquela festa

Sempre atenta às questões de res-ponsabilidade social, a Prolar man-tém o projeto “Amigos do Bem” desde 2004, cujo grupo é integrado por funcionários, com a participação e colaboração de clientes, fornecedo-res e ex-funcionários. A coordenação fica por conta da assessora de con-domínio, Patrícia Adriana Boaro. Desde 2010, o projeto atende especi-ficamente o Centro Assistencial Joana D’Arc.

E foi durante o sábado, dia 31 de março, que os Amigos do Bem comemoraram a Páscoa na entidade. “Foi emocionante e muito gratifican-te. As crianças receberam carinho-samente os integrantes do Amigos do Bem e colaboradores da Prolar com uma apresentação musical, com instrumentos fabricados por eles mesmos e entoando cantigas de pás-coa. Junto com a turma dos Amigos do Bem estava o Coelhinho da

Páscoa, que distribuiu a cada criança uma cestinha de chocolates e gulo-seimas – adquiridas com doações dos colaboradores da Prolar”, destaca Patrícia. Ela acrescenta que os sorrisos das crianças foram registra-dos em fotos e, no final do encontro, elas entregaram para o grupo Amigos do Bem cartões feitos por eles, com mensagens de agradecimento.

De acordo com o Diretor Executivo da Prolar, promover esta importante ação contribui para o desenvolvi-mento da sociedade em que estão inseridos. “Acreditamos que o gover-no e a sociedade precisam estar unidos em prol de gerar condições mais dignas de vida para todas as pessoas, sobretudo para as crianças, contribuindo com a educação, o lazer e a preparação dos futuros cidadãos e profissionais”, frisou Fernando Gonçalves.

Passagens áreasde todas as Cias

Translados paraempresas

Encaminhamos seu visto

Seguro Viagem

Pacotes de viagens nacionais e internacionais

Reserva de hotéis

Cruzeiros marítimos

Fone: (54) [email protected]

Page 7: PROLAR - Conviver - 2012 1

06 | 07

Detectando uma tendência de mercado e uma oportunidade de inovação e melhoria em seus processos, a Prolar realizou parceria com a empresa Arquivar, que atua na gestão de documentos (digitalização e arquivo). “O objetivo dessa parceria é no sentido de escanear documentos com o benefício de facilitar o acesso às informações via sistema informatizado”, destaca o Diretor Executivo da Prolar, Fernando Gonçalves dos Reis.

O sócio e Diretor Administrativo da Prolar, Thiago Formolo Dalla Vecchia entende que esta parceria vai ajudar

a modernizar a gestão documental dos condomínios, agilizando buscas, facilitando o acesso e assegurando eficácia no atendimento ao cliente. “O condomínio também se beneficia com um armazenamento mais adequado para seu histórico documental físico e, arquivos com a documentação digitalizada, que podem ser requisitados a qualquer momento junto à Prolar”, explica.

Converter um suporte físico de dados (geralmente papel) para um suporte em formato digital visa dinamizar o acesso e a disseminação das informações entre os funcionários e colaboradores, mediante a visualização instantânea das imagens de documentos em qualquer computador conectado à internet.

Na prática, explica Thiago, os síndicos e condôminos não irão mais precisar vir até a Prolar para a análise de documentos. Basta uma ligação ou um pedido por email, que rapidamente o documento é enviado de forma digital. “Futuramente, esses documentos poderão ser visualizados diretamente pelo síndico via web, com senha específica e toda segurança necessária. Os processos internos também serão agilizados devido à facilidade na busca de informações, o que reverterá diretamente em agilidade e qualidade no atendimento ao cliente”, diz Thiago.

Digitalização de documentos Espaço físico será otimizado

Page 8: PROLAR - Conviver - 2012 1

Conviver Prolar Imóveis

Capa

Antigamente, ficar em uma área de lazer do condomínio aos finais de tarde ou nos fins de semana, conver-sando com os vizinhos em uma roda de chimarrão era mais que um hábito saudável. Além de se cultivar amiza-des, ajudava a conhecer as pessoas que dividiam o mesmo endereço. Hoje, é raro conseguir tempo entre todas as atribulações diárias para desenvolver relações cordiais com quem mora na porta ao lado. Aliás, percebe-se que, na atualidade, o relacionamento entre moradores de

VIZINHOSum mesmo andar restringe-se a solucionar problemas – muitas vezes, não de forma amigável.

Um sindicato de São Paulo apontou que, basicamente, os problemas mais corriqueiros na convivência condo-minial envolvem quatro palavras que começam com a letra “c”: cachorro, carro, cano e criança – e, obviamente, o desdobramento dos tumultos oca-sionados por elas. Mas, claro, sabe-se de outras questões pontuais como barulho, vaga de garagem, área comum e tantas outras situações que poderiam se resolver com uma con-versa e regras efetivamente cumpri-das dentro do espaço condominial.

No final das contas, o relacionamento entre vizinhos pode se tornar uma grande dor de cabeça, passando de tranquilo para desastroso em ques-tão de pouco tempo. E, cá entre nós, não existe nada pior do que não ter sossego e paz no próprio con-domínio. Quer uma dica? Diálogo e educação: esses são os ingredientes essenciais para construir uma re-lação boa com as pessoas que moram a apenas alguns passos, dividindo, inclusive, paredes com você.

Page 9: PROLAR - Conviver - 2012 1

ERRAQUÍMICASprodutos químicos ltda

Grande qualidade na fabricação de produtos de limpeza Daserra:desinfetanteslimpa vidrosamaciantessabão líquidoalvejantesabonetes líquidos

Oferecemos tam-bém descartáveis: papel higiênico papel toalha copos descartáveissuporteslixeiraslixeiras seletivas

Fone: 54 3213.4177Av. Salgado Filho 1360 Próx. das piscinas do Guarani, na subida para o Aeroporto.

08 | 09

Ótima, cordial ou péssima: A relação entre vizinhos depende de você

Para garantir a cordialidade entre você e a vizinhança, lista-mos algumas dicas úteis:

ŸSeja tolerante e receptivo, como forma de conviver harmonio-samente com a vizinhança;

ŸSeja sempre respeitoso com seus vizinhos. Não os insulte, por nenhuma razão. Tente ser amigável com as pessoas que dividem o condomínio com você;

ŸProcure saber nome, sobrenome, profissão, onde trabalha, ou seja, informações simples sobre seu vizinho. Esse é o primeiro passo para estabelecer uma relação que pode trazer benefícios para ambos – até o famoso network (rede de contatos para negócios) pode começar por meio desta relação;

ŸTenha senso de coletividade: o que é seu, é seu; o que é deles, é deles. Não danifique a propriedade dos vizinhos nem utilize seu espaço sem permissão;

ŸEvite, ao máximo, ruídos perturbadores ou comportamento inadequado. Respeite a “lei do silêncio” não tocando músicas em volume alto, especialmente tarde da noite;

ŸSe você estiver enfrentando um problema com seus vizinhos, tente resolvê-lo da forma mais racional possível, não recorrendo para aspectos de ordem pessoal;

ŸNão propague fofocas pela vizinhança.

Na sua opinião, qual é a principal dificuldade para a convivência sadia entre vizinhos?A falta do bom senso! Se todos os moradores e ocupantes do condomínio tivessem bom senso, usando sua unidade de maneira a não prejudicar os demais, e se todos respeitassem as normas condominiais, a convivência seria excelente.

Quais os motivos disso?O individualismo, a falta de educação e a falta de consciência de que todos são ‘sócios’ de um mesmo empreendimento. Deveria haver mútua colaboração e respeito entre todos.

O que fazer para melhorar essa relação?É uma questão cultural. Talvez as próximas gerações, que estarão mais acostumadas a conviverem em condomínios, possam modificar essa situação. Há pessoas que trazem conceitos de moradias únicas, como casas, que podem fazer o que quiserem sem consultar o vizinho. Hoje, já há essa preocupação em muitos condomínios populares: os condôminos, antes de residirem no prédio, recebem orientações de assistentes sociais que, durante meses e em diversos encontros, explicam como conviver em condomínios. Acredito que esse seja o caminho.

Qual o papel da Prolar nesse contexto? A Prolar tem um papel fundamental de assessoria e orientação.

Entrevista com Patrícia Adriana Boaro, assessora de condomínios da Prolar Imóveis:

DICAS

Page 10: PROLAR - Conviver - 2012 1

Conviver Prolar Imóveis

ALARMESProtec - 3228-3682RS Seg. Eletrônica - 3226-1150Tauros - 3261-2502Vêneto - 3223-2559

ANTENASJCC Antenas - 3224-4587

ARQUITETOSDarvan Design - 3221-2770Cena Um Arquitetura - 3027-6693Luciane Borsoi - 8115-9202

AZULEJOSMB Prestadora - 9968-5631JC Instalações - 8129-1052

BOX PARA BANHEIROMB Prestadora - 9968-5631

CABEAMENTO DE REDE P/ COMPUTADORESADZ Instalações - 9971-2452Telecalcagnotto - 3228-1900

CALÇADASDallas - 3222-5097Jucimar - 8129-1052Marcos Gueberto - 9977-7833MB Prestadora - 9968-5631

CARPINTEIROMB Prestadora – 9968-5631Rafael Vogt - 3212-9108

CERCAS ELETRÔNICASRS Segurança Eletrônica - 3226-1150

CIRCUITO FECHADO DE TVTauros - 3261-2502RS Segurança Eletrônica - 3226-1150Veneto - 3223-2559

CONSULTORIA EM SEGURANÇACap. Juliano Amaral - 9183-8198

DEDETIZAÇÃODallas - 3222-5097Gemini - 3221-4618MB Prestadora – 9968-5631Rodosul - 3021-3187

DESENTUPIDORASCVGS - 9907-5947Gemini - 3221-4618Rodosul - 3021-3187

DRENAGEM DE ALAGAMENTOSGemini - 3221-4618Marcos Gueberto - 9977-7833Rodosul - 3021-3187Vandel - 3224-1744

ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA Enersol - 3027-5530

ELABORAÇÃO E PREVENÇÃO PPCIBIPI Extintores - 3212-2343Prevenfire – 3212-2860PRIMUS - 3419-5441

ELETRICISTASAdriano - 9971-2452Carlos - 9116-8246Cleiton - 9907-5947Doctor Power - 3228-3077 Domingos Zampieri - 9979-5177

ELEVADORESCastelo - 3221-0073

ELEVADORES DE BOX DE GARAGEMGPS Máquinas - 9914-3708

ENCANADORES Carlos - 9116-8246Cleiton - 9907-5947Dallas - 3222-5097Gemini - 3221-4618Jucimar - 8129-1052Marcos Gueberto - 9977-7833MB Prestadora – 9968-5631

EQUIPAMENTOS, UTENSÍLHOS E UTILIDADES DOMÉSTICASXavier - 3228-1200

EQUIPAMENTOS PARA LIMPEZAColleony - 3225-7007Com Tato - 3224-1151ED Com. - 3028-5223Xavier - 3228-1200

EXTINTORESBipi Extintores - 3212-2343Prevenfire – 3212-2860

FECHADURAS E CHAVESBiondo - 3221-5118Casa das Chaves Cinquentenario - 3223-2992Chaves Caxias - 9979-1491

FERRAGEMBiondo - 3221-5118Formolo - 3212-2222Hoffmann - 3535-3535Sifer - 3228-1100

FUNILARIASDallas - 3222-5097Serr. e Funilaria DF - 9933-5749MB Prestadora - 9167-7426

GRANILHASDallas - 3222-5097Fulcher - 3225-2422Polito - 3222-4518

GÁS ENVAZADO P13 e P45Pescador SuperGasbras - 3227-1560Silvestre - 3227-2291

GESSOMB Prestadora - 9968-5631

IMPERMEABILIZAÇÃODallas - 3222-5097Gemini - 3221-4618Mentes - 3224-1597

INFILTRAÇÕESDallas - 3222-5097Marcos Gueberto - 9977-7833

INSTALAÇÕES DE REDE DE GÁSJC Instalações - 8129-1052

JARDINAGEMMarcos R.R. Souza - 9169-5125Jardim 4 Estações - 9123-0327Serra Limp - 3284 -1022

LAVAGEM DE GARAGENSDallas - 3222-5097Marcos Gueberto - 9977-7833Zamma - 3222-6811

LIMPEZAALJ Silva - 3025-1094Adrinel – 8115-8566Precisão - 3238-5107Serra Limp - 3284-1022Solucione - 3028-4060

LIMPEZA DE CAIXA D’ÁGUADallas - 3222-5097Gemini - 3221-4618Vandel - 3224-1744

LIMPEZA DE CAIXA DE GORDURADallas - 3222-5097Gemini - 3221-4618CVGS - 9907-5947JC Instalações - 8129-1052Rodosul - 3021-3187

LIMPEZA DE FACHADASDallas - 3222-5097Emp. Zamma - 3222-6811Fulcher - 3225-2422Polito - 3222-4518

LIMPEZA DE FOSSASRodosul - 3021-3187CVGS - 9907-5947

LIMPEZA DE TAPETES, CARPETES E ESTOFADOSMigra Service - 3223-3624

MANUTENÇÃO DE BOMBASCalan - 3212-2356Caxias Mototres - 3223-5025Adriano - 9971-2452

MANUTENÇÃO GERAL – FAZ TUDOJucimar Dias - 9680-2913Marcos Gueberto - 9977-7833Maridão Caxias - 3021-1258MB Prestadora - 9968-5631

MANUTENÇÃO DE INTERFONESTelecalcagnotto - 3228-1900

MANUTENÇÃO DE PORTÕES ELETRÔNICOSElétrica Andreazza - 8111-3164

MANUTENÇÃO DE SISTEMAS TELEFÔNICOSGrahamBell - 3224-6000Telecalcagnotto - 3228-1900

MANUTENÇÃO DE TRANFORMADORESEnersol - 3027-5530

MARCENARIABuffon Móveis e Decor - 3021-2155MB Prestadora – 9968-5631

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃOFormolo - 3212-2222Hoffmann - 3535-3535

FORNECEDORES CREDENCIADOS

Page 11: PROLAR - Conviver - 2012 1

10 | 11

MATERIAL ELÉTRICOBraga Mat. Elétricos - 3027-6655Celetro - 3228-1633Magnani - 4009-5255Marcon - 3222-3966

MONITORAMENTO REMOTOProtesul - 3228-3133RS Seg. Eletrônica - 3226-1150Tauros - 3261-2502Vêneto - 3223-2559

MUDANÇAS E TRANSPORTESTransp. Bortolossi - 3212-3686

PORTARIAALJ Silva - 3025-1094Protesul - 3228-3133Seg. Vêneto - 3223-2559Serralimp - 3284-1022

PEDREIROSDallas - 3222-5097Marcos Gueberto - 9977-7833MB Prestadora – 9968-5631

PINTORES Bruma - 8111-8164Dallas - 3222-5097Zamma - 3222-6811Fulcher - 3225-2422Polito - 3222-4518

PLANO DE SAÚDECírculo - 3218-4000

PRODUTOS DE LIMPEZA Colleony - 3225-7007Com Tato - 3224-1151ED Com. - 3028-5223Igapel - 3025-3659Lupan - 3028-3167Serraquimica - 3213-5988Simoquímica - 3733-9000

PROPAGANDA E PUBLICIDADEGaliotto Mídia Digital - 3225-1109

REFORMA E CONSERTO EM TELHADOSDallas - 3222-5097Gemini - 3221-4618Idelmar Ramos - 3229-6075

REMOÇÃO DE ENTULHOS PC Carg. e Transp. Papão - 3222-2221Recolhere - 3228-1536

SEGUROSMarcxand - (51)3028-8224Sustentare - 3025-4567Quatrum - 3228-2403

SERRALHERIADallas - 3222-5097MB Prestadora - 9968-5631Rossi - 3222-1996Serr. e Funilaria DF - 9933-5749

SERVIÇOS E PEÇAS DE AR CONDICIONADOBenhur - 3223-4730Maeli - 3228-4481

TAPETES PERSONALIZADOSColleony - 3225-7007

TELASMB Prestadora - 9968-5631

TINTASBettoni - 3221-5327Central Tintas - 3222-6811Fulcher - 3225-2422Nordeste - 4009-2955Rock Tintas - 3222-6766Serrana Tintas - 3223-7322

TRATAMENTOS E LIMPEZA DE PISOSRenovare - 8133-6052

TREINAMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNCIO – RT 14ASB - 9162-2687PRIMUS - 3419-5441

VIDRAÇARIAMB Prestadora - 9968-5631

VIGILÂNCIA Protesul - 3228-3133Vêneto - 3223-2559

ZELADORIAAlj Silva - 3025-1094Serra Limp - 3284-1022

Page 12: PROLAR - Conviver - 2012 1

Segurança PatrimonialO Capitão da BM de Flores da Cunha, Juliano Amaral apresentou uma ideia de consultoria ao Diretor Executivo da Prolar, Fernando dos Reis. A proposta visa a realizar um trabalho de palestras direto e personalizado com os clientes da imobiliária volta-do a ações de prevenção em seguran-ça, principalmente em condomínios.

“A abordagem, por meio de palestras, será direcionada para os condôminos ou para pequenos grupos, pois ob-servamos no cotidiano a incidência de ocorrências envolvendo as famí-lias que trabalham fora o dia inteiro, como filhos envolvidos com entorpe-centes, além de furtos e arromba-mentos em casas e apartamentos”, destaca o capitão, e acrescenta: “São cuidados mínimos que podem fazer uma grande diferença”.

Com essa parceria, a Prolar coloca à disposição dos seus condomínios – abrangendo mais de 20 mil pessoas – uma assessoria de segurança patri-monial, pessoal e residencial que serve para tirar dúvidas, levar a pre-venção e ficar sempre à disposição para ajudar em soluções diversas relacionadas a esses problemas.

Polícia conta com apoio da população

Conforme o capitão Amaral, as ocor-rências policiais estão aumentando significativamente. Por isso, mesmo que a polícia esteja agindo de forma a coibir tais ocorrências, o cidadão poderá acabar sendo vítima de subtração de patrimônio. “É respon-sabilidade de todos e as pessoas devem se preocupar com o que

acontece em sua volta. A prática policial requer ajuda. Precisamos que a população tenha sensibilidade pró-ativa ao avistar pessoas estranhas ou em atitudes suspeitas em volta de sua casa, procure registrar caracte-rísticas, detalhes e ligar para o 190, por meio do qual a Polícia Militar identificará tais suspeitos”, diz.

Ele dá dicas para criar obstáculos para blindar sua casa: “instalar uma tranca na janela, um cadeado no portão, um sensor de aproximação com iluminação nas extremidades da casa e terrenos, caracterizam pequenos investimentos, mas são grandes obstáculos para aqueles que procuram facilidades em suas ações”, enumera Amaral.

12