ornal oreporter edição 95

24
Ano III - Edição: 95 | 20 a 26 de Abril de 2012 | Distribuição Gratuita A notícia da sua cidade Página 9 Quitandinha recupera 10 quilômetros de estradas rurais A prefeitura de Quitandinha iniciou na semana passada, a readequação de 10 quilô- metros de estradas rurais. É um trabalho inédito da prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras. O prefeito Neco Prado e o secretário Crisano Prado esveram na região do Engenho Velho, onde teve inicio os trabalhos de recuperação. De acordo com o Chefe do Execuvo, o serviço tem por objevo deixar as estradas em con- dições de trafegabilidade para que os produtores possam fazer o escoamento da safra, da mesma forma que os moradores tenham mobilidade para chegar a sede do município. Página 20 Página 6 Página 13 Página 6 Trio é preso com notas falsas pela PM de Fazenda Rio Grande Diretório do PMDB fazendense pode ser dissolvido Cartório da Fazenda fechará seções eleitorais Gringo e Hélio vão se enfrentar na eleição em Tijucas

Upload: pedro-bala

Post on 12-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

jornal oreporter edição 95

TRANSCRIPT

Page 1: ornal oreporter edição 95

Ano III - Edição: 95 | 20 a 26 de Abril de 2012 | Distribuição Gratuita A notícia da sua cidade

Página 9

Quitandinha recupera 10 quilômetros de estradas rurais

A prefeitura de Quitandinha iniciou na semana passada, a readequação de 10 quilô-metros de estradas rurais. É um trabalho inédito da prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras. O prefeito Neco Prado e o secretário Cristiano Prado estiveram na região do Engenho Velho, onde teve inicio os trabalhos de recuperação. De acordo com o Chefe do Executivo, o serviço tem por objetivo deixar as estradas em con-dições de trafegabilidade para que os produtores possam fazer o escoamento da safra, da mesma forma que os moradores tenham mobilidade para chegar a sede do município.

Página 20

Página 6

Página 13

Página 6

Trio é preso com notas falsaspela PM de Fazenda Rio Grande

Diretório do PMDB fazendense pode ser dissolvido

Cartório da Fazenda fechará seções eleitorais

Gringo e Hélio vão se enfrentar na eleição em Tijucas

Page 2: ornal oreporter edição 95

“O vereador Taxi-nha diz que o projeto da câmara Mirim é im-portante, mas que vai votar a favor do veto do prefeito Dranka, que impede o andamento do nosso projeto. Quero ver se ele vai votar contrário quando o projeto vir da prefeitura, pois pelo que sei, Dranka quer ser o pai da criança, ou seja, autor do projeto da Câmara Mirim. Aliás, quero ver se os vereadores que vota-

ram contrários ao meu projeto serão contrário quando o projeto vir assi-nado pelo prefeito

Gilberto Dranka”Edenilson Rogério

John – vereador

“Acho que não se pe-guemo hoje. Então boa noite vereador Nivaldo”

Arlindo Machado ao estender a mão para cumprimentar colega vereador

“Meu irmão Ama-rildo Fernandes é pré--candidato a prefeito aqui em Mandirituba

pelo PT”Vereador Giumar

Fernandes – Gima

“No final de semana que passou, um motoris-ta e morador de Fazenda Rio Grande ficou parado por 15 minutos na rodo-via BR-116. Mas o cida-dão me disse que foram os melhores momentos, pois a paralisação ocor-reu em função da cons-trução da ponte sobre o Rio Iguaçu, que vai trazer maior segurança a todos nós”

Marcelo Pelanda – vereador (PSD)

“Estive no Palácio do governo e tomei co-nhecimento de que o prefeito Chico Santos de Fazenda Rio Grande é o que mais bate na porta do governo em busca de recursos. Essa insistência de Chico é importante, pois as obras estão vindo para nossa cidade”

Márcio Wozniack – vereador (PSDB)

“Declaro encerrada a presente sessão” (sic)

Ariel da Agricultura (PP)

OBS: Essa prerroga-tiva é da presidente Ana Miranda

02 Opinião 20 a 26 de Abril de 2012

E D I T O R I A L

Investir na educação

Publicação de responsabilidade da Empresa Midfaz Comunicação CNPJ: 04.460.773/0001-01

Rua Francisco Claudino dos Santos, 260 - Sala 03 - Pioneiros - Fazenda Rio Grande - PRDireção Geral: Pedro E. Silva; Depto Comercial: 41 9693-2591; Fotografias: Barbosa Junior; Diagramação: Alexandre de Souza | 41 9988-0224; Colaboradores: Jhéssika Patrícia, Dílson Damas, Hermes Hildebrand, Luis F. Kemp, Alexsandro Wojcik e Osmar Cardoso Rolim; Contatos: www.oreporter.jor.br | [email protected]; Telefones: 41 3060-6863 / 9693-2591; Circulação:

Semanal em Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Agudos do Sul, Pinhais, Tijucas do Sul, Piên, Lapa, Araucária, Contenda, Quitandinha e Campo do Tenente, Piraquara.

As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do jornal

Tenho sempre que posso, tentado demonstrar que a raiz de nossos problemas esta na falta de oferta de educação de boa qualidade e no mínimo necessário para que formemos uma geração em condições de assumir o controle da nação, dentro de outros padrões e conceitos. Podem ter certeza, caros leitores, que se os recur-sos forem poucos e tivermos que fazer a opção entre, por exemplo, tapar buracos nas ruas ou investir na educação, a decisão correta será sempre o investimento na educação. Não tenham duvidas, de que ao fazermos a escolha certa, no momento apropriado, os buracos das ruas, serão muito melhor tapados, por aqueles que tiveram a oportunidade de educarem-se. Diante de nossa atual realidade, que diga-se de passagem é a mesma a déca-das, vejo o governo despejando bilhões de reais na construção de verdadeiros “elefantes bran-cos” , monumentos ao desper-dício, que são os estádios de futebol, para sediar uma Copa do Mundo, que durará trinta dias e cujo lucro será da FIFA, que é a dona do evento. A nos caberá apenas, ouvimos calados, mas não envergonhados, porque vergonha nossos governantes não tem, ofensas e desaforos dos cartolas da entidade e cedermos os locais a um custo exorbitante e impagável, pois findos os jogos para que ser-

virão os estádios construídos? E para que cumpra-se o prazo do termino das obras, violentou--se lei, abrandou-se as exigên-cias e mergulhamos o processo todo de construção num mar de lama, gerado pela corrupção que o domina. Para as obras da Copa, tudo é possível, inclusive o superfaturamento, que rouba recursos da educação e da saú-de principalmente. Um técnico em saneamento básico, disse--me que com o dinheiro que está sendo gasto nos estádios de futebol, poderíamos zerar todo déficit de saneamento publico do Brasil. Com isto estaríamos no caminho de vermos banidas de nosso Pais aquelas indecen-tes e imorais e trágicas cenas de crianças vivendo em palafitas e no meio de esgotos in natura, a céu aberto que lhes causa e doenças e mortes costumeiras, mas como não temos vergonha nem caráter, pois somos a es-sência do Macunaíma, a morte ou o sacrifício de milhões de crianças não nos afeta. E com esta fortuna que estamos des-perdiçando nas obras da Copa, poderíamos também zerar o dé-ficit habitacional da nação, mas o melhor que poderíamos fazer era investir todo este dinheiro no sistema educacional e pas-sarmos a ter uma educação das mais qualificadas do mundo, o que iria realmente nos elevar a condição de nação justa, livre, soberana e próspera em menos de duas décadas.

Opinião do Leitor

É Claro que temos que pensar no futuro e nos bene-fícios que a duplicação da BR-116 vai representar para nós moradores de Fazenda Rio Grande. Entretanto, o transporte de vigas de concretos para a nova ponte sobre o Rio Iguaçu trouxe-nos enormes transtornos no final de semana que passou. Sinceramente a empresa responsável deveria ter promovido um aviso de forma bastante antecipada e não na véspera do transporte. Muitos motoristas, sem saber da operação, tiveram que ficar horas e horas parados na rodovia. Mas o importante é saber que a duplicação está saindo.

Agenor Mainardes contador em Curitiba e proprietário de imóvel na

região de Agudos do Sul

A construção de uma unidade da delegacia cidadã em Fazenda Rio Grande, projeto a ser construído nas principais cidades do Paraná, representa um avanço na segurança da nossa cidade. Pelo que pesquisei, a delegacia não terá celas, o que significa que não teremos mais presos em nosso município. Oxalá tudo dê certo e que esta delegacia realmente atenda as nossas cidades, ou seja, de que a criminalidade seja evitada de todas as formas.

José Antonio [email protected]

Com a instalação de uma pizzaria e uma chopperia

no Castelo Shopping de Fazenda Rio Grande, o movi-mento de pessoas cresceu no local, especialmente aos sábados. Como a área de estacionamento no entorno do shopping é restrita (pequena), muitos frequentado-res têm deixado carros distantes do local. Dia desses, o carro de meu filho, que foi a pizzaria, foi arrombado e teve alguns prejuízos. Penso que os estabelecimentos que agregam a maioria da clientela, deveriam contra-tar seguranças e garantir segurança aos carros que ficam estacionados em locais um tanto quanto ermos.

Pedro Adalberto aposentado

O Paraná é responsável por 90% da produção brasileira de plantas medicinais, como alcachofra, me-lissa, alecrim, capim-limão e outras espécies. Mandiri-tuba está entre os maiores produtores. Com a fixação da unidade da Matte Leão em Fazenda Rio Grande, havia a expectativa de que a empresa comprasse as ervas dos produtores fazendenses, mas na prática isso não vem acontecendo. Se a empresa acreditasse mais nos produtores de Mandirituba, o frete poderia diminuir e a Matte Leão deixaria de trazer produtos do Rio Grande do Sul. Acredito que o produto chegaria mais baratos nas prateleiras dos mercados.

Maria Eunice [email protected]

Nostalgia

O município de Mandi-rituba tem pouco mais de 50 anos, mas sua história começou a ser desenhada a dezenas de anos. Em meados de 1909, Mandirituba foi elevado a Distrito Ju-

diciário, no dia 17 de maio, pelo Decreto Esta-dual nº243. Nesta época seu território pertencia à comarca de São José dos Pinhais. Logo após o surgimento da locali-dade, a praça principal,

em frente da majesto-sa Igreja de Bom Jesus, leva dois nomes. Praça do Colono (parte de bai-xo) e Praça Bom Jesus, em frente da igreja. É que na parte baixa do logradouro, colonos se

encontravam para a troca e venda de merca-dorias e produtos gera-dos em suas proprieda-des. O tempo passou e as praças foram unificas e hoje é denominada de Praça Bom Jesus.

E-mails para a coluna: [email protected]

Page 3: ornal oreporter edição 95

0320 a 26 de Abril de 2012 Fazenda Rio Grande

Page 4: ornal oreporter edição 95

04 Fazenda Rio Grande 20 a 26 de Abril de 2012

Integrantes do clube dos desbravadores de F.R.G.

recebem moção de aplausos

A Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, em sua sessão ordinária (18) entregou uma moção de aplausos em homenagem aos Desbravadores dos Clubes Antares, Sentinelas do Vale e Falcões Negro por iniciativa da Vereadora Professora Ariel Bortoluzzi (PV), subscrita por todos os vereadores.

“Os desbravadores, a quem tenho a honra e orgulho de poder chamar de amigos, são um grande e verdadeiro exemplo de disciplina e principalmente de temor ao Pai Celestial e por fazer dos jovens dessa organização um exemplo de educação, não somente

no Brasil, mas nos diversos países do mundo, onde tem destacada e reconhecida participação e presença, salienta a vereadora Pro-fessora Ariel”.

Na solenidade recebe-ram a placa comemorativa a Diretora do Clube Anta-res, Marilva Claudino Do-mingos; o Diretor do Clube Sentinelas do Vale Willian, Rodrigo Pedroso Dias e o Diretor do Clube Falcões, Rivas Viana.

O Pastor Jaime Gandra, diretor da associação sul paranaense dos desbrava-dores destacou: “Não re-alizamos o nosso trabalho em busca de homenagens, fazemos porque é nosso

compromisso com a socie-dade e com Deus. Mas ela é sempre bem-vinda, prin-cipalmente quando vem de lideranças políticas. Isso aumenta a nossa respon-sabilidade em continuar prestando bons serviços à cidade, ao País e a Deus”.

Desde 1950, a organi-zação, com mais de 170 mil clubes na América Latina e aproximadamente um mi-lhão em todo mundo, tem desenvolvido milhares de ações solidárias e instruído centenas de jovens, que, entre as principais ativi-dades, aprendem o ofício fraternal da convivência em comunidade. ( Por: Josiane Liz)

Desbravadores são homenageados pela Câmara de Vereadores

Construções de passarelas sobre a BR-116 são retomadas

Foi retomada a cons-trução de duas passarelas sobre a BR-116, no trecho urbano de Fazenda Rio Grande, que havia sido interrompida por motivos desconhecidos. Na edição passada, deste O Repórter, foi veiculada matéria dando conta da paralisação das obras, inclusive com fotos mostrando o abandono de equipamentos nas proximi-dades do Mercado Central.

Um mecânico, ao ser entre-vistado na semana passada, confirmou que os operários haviam deixado o local de trabalho, havia alguns dias.

Mas as obras acabam de ser retomadas e de acor-do com um funcionário, não existe previsão de quando a passarela ficará concluída. Com respeito a passarela ligando os bairros Estados e Gralha Azul, o serviço es-tava parado no inicio dessa

semana. A construção das pas-

sarelas objetiva a diminui-ção no número de aciden-tes no trecho entre urbano de Fazenda Rio Grande. A BR-116 é considerada pela Polícia Rodoviária Federal como uma das mais peri-gosas do Estado do Paraná. Na última segunda-feira, um homem foi atropelado e morto na altura do quilo-metro 116.

Operários voltaram a trabalhar na construção da passarela no Km 127 da BR-116

Empresa começa a construção de ponte sobre o Rio Iguaçu

A Autopista Planalto Sul, concessionária que administra o trecho Curi-tiba até a divisa com Santa Catarina da BR-116, vem trabalhando na montagem da nova ponte sobre o Rio Iguaçu, no limite de Fazen-da Rio Grande com Curi-tiba. A obra faz parte do trabalho de duplicação do trecho. No final de semana, as longarinas de concreto ( vigas) foram levadas para o canteiro de obras e já

começam a ser montadas. Por ocasião do transporte das vigas, o trânsito ficou complicado no final de semana que passou. Elas foram confeccionadas no canteiro de obras implan-tado no km 121 da rodovia. São 15 vigas de 33 metros de comprimento e 65 tone-ladas cada uma.

A obra de duplicação da rodovia iniciada no ano passado prevê 25,4 km de obras, do km 117,3, em

Curitiba, até o km 142,70 em Mandirituba, e a pre-visão é a de que as obras sejam concluídas até fe-vereiro de 2016. O trecho Curitiba–Fazenda Rio Gran-de deve estar pronto em fevereiro de 2013. Além da ponte no km 124,2, outras obras importantes acon-tecem no km 116,5 que terá o Viaduto do Distrito Industrial de Curitiba e no km 117,7 será construído o Trevo da Vila Pompéia.

Nova ponte sobre o Rio Iguaçu começa a ser construída

Foto

: Bar

bosa

Jr.

Foto

: Jos

iane

Liz

Page 5: ornal oreporter edição 95

0520 a 26 de Abril de 2012 Fazenda Rio Grande

Na semana passada, veiculamos maté-ria dando conta da reclamação de usuários do transporte coletivo, sobre a falta de cobertura em pontos de ônibus. Um funcio-nário da barrosa (prefeitura), imediatamente contestou a informação, dando conta de que a prefeitura já determinou o serviço. Ótimo, pois com certeza essa notícia alegra os usuá-rios, que pagam caro para usar o sistema de transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba . Mas convenhamos, a cobertu-ra que o Foca viu sendo implantada perto do Corpo de Bombeiros mais parece um guarda sol do que cobertura. Mas melhor do que nada!

Uma informação oficiosa dá conta de que o número de roubo de carros em Fazen-da Rio Grande vem crescendo. Pelo menos oito foram “afanados” nestes primeiros meses de 2012. Geralmente, os proprietários são abordados quando descem para abrir o portão. Uma recomendação da polícia é para que os motoristas observem com atenção se não há estranhos nas imediações do portão, antes de descer do veículo.

Os peemedebistas de Fazenda Rio Grande estão em polvorosa, pois o secretá-rio-geral do PMDB, deputado federal João Arruda anunciou o rompimento do partido com o PT, depois do divulgação de apoio ao pré-candidato Gustavo Fruet em Curitiba. E Arruda foi mais além e ameaça dissolver o diretório do PMDB em Fazenda Rio Grande e o partido poderia apoiar a reeleição do atual prefeito, Chico Santos, do PSDB. E agora Caio?

Um amigo da redação, que é hiperten-so, reclama o descaso de algumas farmácias de Fazenda Rio Grande em relação aos hiper-tensos, que precisam auferir pressão com periodicidade. Funcionários, geralmente, afirmam que o aparelho manual está com defeito e sugerem o uso de equipamento moderno, que fica na entrada dos estabele-cimentos. O uso da máquina gera custo de R$ 1 real. Bons tempos em que as farmácias se preocupavam em fornecer um atendimento de qualidade, auferindo pressão arterial sem nenhum custo, mas com a tecnologia, logo vem a intenção de faturamento. Lamentável.

Um casal afro descendente é visto com frequência na Praça Brasil. Demonstra amor incondicional, pois troca carícias sem se importar com a presença das pessoas no logradouro. Mas apesar do intenso amor, ao que parece, vive um momento difícil, pois eventualmente dorme na praça, ao relen-to. Demonstra ser jovem. Se alguma alma

caridosa desejar conhecer o casal e prestar algum tipo de ajuda, basta ficar de plantão na Praça do Brasil, que logo os jovens aparecem.

Mandirituba já tem cinco pré-candida-tos a prefeito. Nesta semana foi confirmado o nome de Amarildo Fernandes Castagin (PT), irmão do vereador Gima. É uma pessoa de ótimo relacionamento na cidade e tem condições de conquistar muitos votos. Os pré-candidatos são, além de Amarildo, o prefeito Machadinho, Geraldo Cartário, Julio Carvalho, e um do grupo da família Palú. Op-ções não faltarão ao eleitor. Claro, que todos esses nomes somente serão confirmados após as convenções partidárias.

A Internet wifi em praças, shoppings e locais de grande movimentação de pessoas é um benefício que chega de forma gratuita a comunidade. Para ter acesso ao beneficio, o usuário deve ter notebook, tablet ou apa-relho celular. Pensando em atender parcela da população deste benefício, o vereador Mário Wozniack apresentou requerimento na reunião dessa semana, sugerindo que o município crie o programa de zonas wifi de grátis em alguns pontos de Fazenda Rio Gran-de. O Castelo Shopping Center já oferece esse serviço. Parabéns ao Márcio pela iniciativa.

Sofrível a leitura do vereador Antonio Jair Barbosa de Mandirituba, responsável em ler ofícios, requerimentos e indicações que tramitam no Legislativo. O edil engasga com frequência e as vezes fica difícil entender sua fala. Bem que a leitura poderia ser feita pelo servidor Fernando Teixeira ou outra pessoa com boa dicção. Em Quitandinha, a leitura de atos, ofícios, projetos, tem a responsa-bilidade da secretária da Casa, que não é vereadora e diga-se de passagem, o faz com conhecimento de causa.

MiúdasSites de prefeituras da região são atua-

lizados de vez em quando, embora tenham no quadro jornalistas; Agentes da FazTrans, ao invés de fazer a fiscalização do trânsito a pé, o fazem de carro; apesar de Fazenda Rio Grande contar com dez vereadores, apenas cinco requerimentos entraram na ordem do dia da reunião ordinária dessa semana; alguns lojistas de Fazenda Rio Grande colocam nas áreas destinadas a estaciona-mentos placas “exclusivo para clientes” e isso é terminantemente proibido; ônibus intermunicipais fazem parada em local proi-bido nas imediações do terminal de Fazenda Rio Grande pela falta de local adequadro. Boa semana a todos!

ACINFAZ lança campanha Sorte Grande Dia das Mães

com palestra show

A palestra show “A incrí-vel arte de vender” marcou a abertura da Campanha Sorte Grande Dia das Mães, realizada pela Associação Comercial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ) no dia 12 de Abril de 2012, no salão de eventos Ideal Festas.

A palestra teve como objetivo identificar fatos que ocorrem no cotidiano com os profissionais de vendas e atendimento, pro-curando de maneira bem humorada, corrigir atitudes

negativas que prejudiquem o bom profissional.

A peça teatral foi es-pecialmente desenvolvida para os lojistas, empresá-rios, representantes co-merciais e colaboradores de empresas, com o intuito de motivar pessoas e contribuir assim, para melhorar o de-senvolvimento inter-pessoal e o profissionalismo

O espetáculo contou um público de aproximada-mente 300 pessoas. Foram mais de 20 personagens

encenando fatos e aconte-cimentos do dia-a-dia, com muito bom humor, exem-plificando os erros mais comuns que ocorrem nas empresas na área comercial.

Música, arte e inter-pretações foram alguns dos diferenciais deste es-petáculo, que transportou a platéia para um ambiente descontraído e divertido, motivando profissionais e equipes para o sucesso em seus negócios! (Da asses-soria)

“A incrível arte de vender” marcou o lançamento da promoção da ACINFAZ

Vereador Márcio Wozniack pede a criação de zonas de internet

gratuita em Fazenda Rio Grande

Foi aprovado durante ses-são ordinaria do ultimo dia 18 na câmara de vereadores, o requerimento 56/12 onde o ve-

reador Márcio Wozniack (foto) encaminha o anteprojeto 03/12 que versa sobre a implantação de Zonas WI-FI para o acesso

grátis à INTERNET em locais públicos em Fazenda Rio Gran-de, tal como praças, terminal rodoviário, ginásios esportivos e outros. “A tecnologia é cada vez mais presente em nossas vidas, principalmente para os jovens estudantes e trabalhadores, a criação de Zonas de acesso gratuito a internet através de celulares, notebooks ou tablets visa garantir aos munícipes mais uma área de lazer, recreação, estudos, pesquisas ou entrete-nimento”. Comenta o vereador. O pedido deverá ser acatado e regulamentado pelo poder executivo.(Da assessoria)

Page 6: ornal oreporter edição 95

06 20 a 26 de Abril de 2012Fazenda Rio Grande

Cartório Eleitoral de FRG divulga lista com alteração de locais de votação

O Dr. Marcos Vinicius Christo, da 144ª Zona Elei-toral, comarca de Fazenda Rio Grande, divulgou a relação com a alteração do local de votação de algu-mas seções espalhadas pela zona rural nos municípios de Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Agudos do Sul. De acordo com o Dr. Marcos, as modificações tem por objetivo facilitar a acessibilidade de por-tadores de necessidades especiais, bem como a finalidade de dinamizar a apuração dos resultados da eleição conforme determi-nação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. “De-sejamos uma eleição mais segura para os eleitores, candidatos e para própria justiça eleitoral e dessa forma, as mudanças se tor-naram necessárias”, disse o magistrado.

Em Fazenda Rio Gran-de, as principais mudanças são: A seção da Escola Rural Municipal Padroeira do Brasil, com 289 eleitores foi desativa e transferida para o Colégio Estadual Lucy Requião de Melo e Silva, que passará a ter 1.192 elei-tores. Outra seção desativa foi da Escola Rural Munici-pal Santo Antonio, sendo os 218 eleitores transferidos para o Colégio Estadual Anderson Rangel, no Jar-

dim Veneza. Escola Rural João Ferreira da Rocha. A seção da Escola Municipal Nery Rieke foi fechada e os eleitores passarão a votar na Escola Rural Municipal Senador Alô Guimarães, na região do Passo Amarelo. Conforme a determinação, a prefeitura colocará ônibus a disposição para transpor-tar os eleitores. “Os ônibus terão que estar devidamen-te identificados e acom-panhado de um servidor devidamente credenciado”, orienta o Dr. Marcos.

Em Agudos do Sul, com 6.350 eleitores, as escolas Dom Pedro II localizada no bairro Pavão e Duque de Caxias localizada no bairro Pavãozinho preci-sam passar por reformas para dar condições de re-alização das eleições, pois se encontram carentes de receber os eleitores. Caso nenhuma melhoria aconteça nestes locais, as seções serão fechadas. Mandirituba, com 16.542 eleitores, a exemplo de Fazenda Rio Grande, tam-bém terá algumas seções transferidas. 527 eleitores das seções das Escolas Ru-ral Nossa Senhora da Luz (Ganchinho), Meu Segundo Lar (ÁguaClara/Diamante) e Municipal Ivete Vargas, do Diamante, votarão na Esco-la Alice Machado Ferreira,

na Lagoinha. Outra seção a ser desativada está na Esco-la Municipal Rural Getúlio Vargas de Quatro Pinheiros e os eleitores votarão na Escola Municipal Rural Jose Buhrer. Apesar da proximi-dade entre as escolas, será disponibilizado um ônibus em razão da necessidade de travessia da rodovia. Outras seções que serão fechadas são das Escolas Rurais , no Meleiro e João Pires Neto, no Santo Ama-ro, que passarão a votar na Escola Municipal Rural Nossa Senhora do Rocio, no Espigão das Antas.

Também será fechada em Mandirituba a seção eleitoral da E. R. Nossa Se-nhora Aparecida, do Tron-co, cujos eleitores votarão na E. R. Princesa Isabel, no Palermo. Eleitores que votaram na E.R. M. Fran-cisco Ari Claudino, Fula, passaram a votar na Escola Gregorio Tarachuka, na Colônia Matos e eleitores da seção da E.R.M. Monse-nhor Miguel Mikosz – Mato Branco passarão a votar na E. M. Vitor Leal Claudino, na localidade de Areia Bran-ca dos Assis. Assim como em Fazenda Rio Grande, a prefeitura de Mandirituba vai colocar ônibus creden-ciados e com serventuários da justiça devidamente credenciados.

Algumas seções serão fechadas em Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Agudos do Sul

PMDB anuncia rompimento com PT em Fazenda Rio Grande

O secretário-geral do PMDB, deputado federal João Arruda (foto), não gostou nem um pouco do lançamento da candi-datura própria do PT em Campo Largo. O deputado federal André Vargas, do PT, esteve no evento que colocou oficialmente o nome do ex-tucano Afon-so Portugal Guimarães, o Dr. Afonso, na disputa pela prefeitura da região metropolitana de Curitiba. Arruda jura que havia acer-tado com a ministra Gleisi Hoffmann o apoio petista para o peemedebista Udo Schimidt, secretário do Governo Municipal na gestão do prefeito Edson Basso (PMDB). Indignado com o projeto autônomo do PT em Campo Largo, o secretário-geral do PMDB anunciou no sábado (14) o rompimento com os petistas de Fazenda Rio

Grande, que deve lançar candidato a prefeito o deputado Toninho Wan-dscheer.

Em Fazenda Rio Gran-de, em retaliação ao PT que abandonou o PMDB em Campo Largo, Arruda fala em dissolver o diretó-rio para apoiar a reeleição do atual prefeito, Chico

Santos, do PSDB. Em Pa-ranaguá, no Litoral, onde o PMDB estava prestes a abrir discussão para apoiar o petista André Pio-li, que é secretário-geral do PT no Paraná, João Arruda informou que “as negociações estão abor-tadas”. (Redação/Blog Esmael Moraes)

Page 7: ornal oreporter edição 95

0720 a 26 de Abril de 2012 Mandirituba

Mandirituba terá escola do SENAIAgora está mais próxi-

mo dos mandiritubenses o acesso ao ensino profissio-nalizante. Em uma reunião nesta terça-feira (17) com o prefeito Machadinho e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foi defi-nida uma possível data para a inauguração da Escola do SENAI no município.

Durante a reunião, fo-ram tratados os prováveis cursos que serão disponi-bilizados na nova escola de aprendizagem. Entre eles, o de Corte e Costura, Construção Civil e Soldador. A prefeitura e o SENAI de-finiram que a inauguração será no mês de maio.

O objetivo é oferecer à comunidade mandiritu-bense programas de qua-lificação profissional, com transmissão de conheci-mentos que vão desde o nível básico até o técni-co e tecnológico. Hoje a prefeitura já disponibiliza através do SENAI em salas de aula cursos de Auxiliar Administrativo e de Pro-

dução Industrial e agora a população irá contar com um espaço específico de aprendizagem, contando com uma estrutura privi-legiada.

Localizada no antigo mercado Machado, nas proximidades da BR 116, a área, que foi reestruturada para abrigar as instalações do Senai, mede aproxima-damente 400m².

“Quando jovem, tive a oportunidade de fazer vários cursos do SENAI que ajudaram na minha forma-ção profissional e pessoal. Eu me emociono ao ver que a população de Mandi-rituba terá a oportunidade que eu tive”, relatou Ma-chadinho.

O prefeito Machadinho recebeu em seu gabine-te o Gerente Regional do SENAI/PR, Marco Antonio Areias Secco que estava acompanhado do Gerente da Unidade SESI/SENAI Rio Negro, Marcello Olsen e do Gerente da Unidade SESI/SENAI Araucária, Gilson Luiz Magno Kostrzepa. Prefeito Machadinho com representantes do SENAI

Page 8: ornal oreporter edição 95

08 20 a 26 de Abril de 2012Mandirituba

Obras de Saneamento tiveram início em Mandirituba

Há quase um mês a prefei-tura esteve assinando a ordem de serviço para as obras de ampliação do sistema de água e esgoto de Mandirituba, que no início deste mês tiveram início no município.

Audiências Públicas em Mandirituba já tinham sido realizadas, onde a Sanepar apresentou o projeto de Sa-neamento, que consiste na complementação do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário e mostrou a demanda de inves-timentos necessários.

Até então o município estava carente de planeja-mento e apresentava sérias deficiências na gestão do sa-neamento básico. Apenas 5,8% dos domicílios têm hoje

rede de esgoto, e agora com a nova obra, aproximadamen-te 42% dos domicílios serão atendidos.

Nesta primeira fase, o in-vestimento de R$ 7.8 milhões irá beneficiar cerca de 1.400 famílias com uma nova Esta-ção de Tratamento de Esgoto (ETE Rio dos Patos), 27,5 km

de rede coletora, 7,5 km de interceptores e 1.120 novas ligações prediais.

Conforme determina a lei, esse Plano de Saneamento Básico deverá ser revisado a cada quatro anos, onde ajustes poderão ser feitos, de acordo com as necessidades diagnos-ticadas no município.

Funcionários trabalham na ampliação da rede de água e esgoto

Mandirituba terá 168 casas popularesNesta terça-feira (18), o

prefeito Machadinho anun-ciou a construção de 168 unidades habitacionais em Mandirituba, com finan-ciamento total da Caixa Econômica Federal, através de iniciativa privada da em-presa Euro Minérios. O novo conjunto habitacional será construído em Vila Brasília e as obras devem iniciar no

mês de junho. As casas de 48m² serão

construídas em um terreno de 38.000 m² e contará com infraestrutura com-pleta para os seus futuros moradores. O novo espaço irá se chamar Jardim Ca-lifornia. No primeiro mo-mento serão contempladas as famílias que fizeram seu cadastro junto à secretaria

de Ação Social do Município e que atendam os requisitos exigidos pelo programa de financiamento.

O anúncio das unidades habitacionais foi durante reunião com o prefeito Ma-chadinho, a diretora da Euro Minérios, Barbara Gondro, o advogado Clécio Hidalgo e o representante da construto-ra Lupa, Anderson da Silva.Prefeito Machadinho com representantes da Caixa Econômica Federal

Conselho Tutelar recebe veículo e equipamentos de

informática

A prefeitura de Man-dirituba recebeu na última semana um carro e dois computadores para uso do Conselho Tutelar do município. Os novos equipa-

mentos de trabalho foram entregues pelo prefeito Ma-chadinho e representantes da secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, na manhã de sexta-

-feira (13).Através de um projeto

encaminhado ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA, juntamente com os recursos do Fundo para a Infância e Adolescência – FIA, foram disponibilizados exclusivamente para ser-viços do Conselho Tutelar, um carro modelo Gol 1.0, dois computadores e uma impressora.

O novo veículo facilitará a realização das atividades do Conselho diariamente, da mesma forma que os equipamentos de informáti-ca facilitarão os atendimen-tos à população.

Conselho Tutelar recebeu um carro e dois computadores

Festival de música reúne aproximadamente 3 mil pessoas

Um dos importantes festi-vais de música da região acon-teceu entre os dias 11 e 13 de abril em Mandirituba. Em sua 6ª edição, o evento reuniu pessoas de toda a região.

Foram 80 apresentações ao todo no teatro de Mandi-rituba, envolvendo variadas categorias, entre elas, MPB, Gospel, Sertanejo, Composi-ção Própria e Bandas.

Na grande final na sexta--feira (13), foram 5 horas de muita música com aproxima-damente 100 artistas parti-cipando. As apresentações foram de alto nível e buscando

contribuir para a competi-tividade e lisura do festival todos os jurados convidados foram profissionais da área da música.

O prefeito Machadinho

falou da importância em ofere-cer a oportunidade aos artistas da região e disse, “o festival foi pura alegria, adrenalina e emoção”.

Os primeiros colocados

de cada categoria irão gravar um CD, que posteriormente será lançado no município e divulgado regionalmente. Os segundos e terceiros lugares receberam troféus.

Momento da apresentação de uma das bandas no festival

Rober e Cassiano, dupla conseguiu a primeira colocação no sertanejo

Paula Miranda, primeiro lugar em composição

Banda Swing Arevidu, primeira colocada no festival de música

Machadinho ao lado de cantora gospelparticipante do festival

Page 9: ornal oreporter edição 95

20 a 26 de Abril de 2012 Quitandinha 09

Quitandinha faz trabalho inédito de readequação de estradas no TurvoTiveram início na sexta-

-feira (13), os trabalhos de readequação da estrada que liga a sede do município de Quitandinha até a Comunidade do Turvo. O trecho, de aproxi-madamente 10 quilômetros, recebe um serviço inédito da Prefeitura de Quitandinha, por meio da Secretaria de Desen-volvimento Urbano e Obras.

O Setor Rodoviário de Quitandinha também atua no local visando agilizar os tra-balhos naquela região. Neste momento executam os serviços no Turvo uma pá carregadeira, uma retroescavadeira, três mo-toniveladoras, dois rolos com-pactadores e onze caminhões.

Na sexta-feira (13), o pre-feito Neco Prado, acompanha-do do secretário de Desen-volvimento Urbano e Obras, Cristiano Prado, estiveram na região do Engenho Velho, mais especificamente próximo à construção da nova escola,

onde foram iniciados os primei-ros trabalhos de readequação das estradas.

O trecho a receber melho-rias, segundo Cristiano Prado, será da nova escola do Engenho Velho até o Colégio Estadual do Turvo. “Essa é uma estrada de muito movimento e estamos procurando agilizar este serviço de forma inédita”, explicou o secretário.

Além desta agilidade, Cris-tiano também destaca a quali-dade dos serviços prestados. “Com todos estes maquinários e também com a qualidade do saibro está sendo possível executarmos um serviço que garantirá muito mais durabi-lidade destas melhorias que estão acontecendo nestas es-tradas”, garantiu o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras de Quitandinha.

Na manhã desta última quinta-feira (19), o prefeito Neco Prado esteve no local

acompanhando o andamento das obras na região do Turvo. No local, ele destacou a im-portância deste investimento. “Essa é uma estrada impor-tante do nosso município e não poderíamos deixar ela de fora destas melhorias. Vários trechos receberam estes tra-balhos e agora está sendo a vez da Comunidade do Turvo ser beneficiada por este inves-timento”, contou o prefeito de Quitandinha.

Nesta oportunidade, Neco Prado ainda enalteceu a qua-lidade das estradas. “Além de beneficiar a escoação da safra e também o deslocamento da população que mora nesta região, a Prefeitura de Quitan-dinha também sai ganhando com isso, pois também depen-demos da boa qualidade das estradas para podermos trans-portar os nossos estudantes”, concluiu o prefeito, referindo--se ao transporte escolar.

Caminhões aguardam momento para descarregar saibro

Estrada rural recebe benfeitorias

Máquinas trabalham na recuperação de estradas

Page 10: ornal oreporter edição 95

10 20 a 26 de Abril de 2012Quitandinha

Quitandinhenses recebem treinamento

A Prefeitura de Quitandi-nha, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sá-bado (14), um treinamento de primeiros socorros. No total, 40 funcionários, entre motoristas e técnicos de en-fermagem, participaram da capacitação de oito horas no Ginásio Municipal de Espor-tes Hilário Gonçalves do Vale.

Dividido em duas etapas (teórica e prática de salva-mento), o treinamento foi realizado pelo soldado Luis Fernando Teixeira, que é da Aeronáutica, socorrista, ex-bombeiro e especialista em sobrevivência em selva. Atualmente Fernando é res-ponsável pelo almoxarifado de armamentos e munições daquela organização das

Forças Armadas.Nesta capacitação esta-

vam incluídas as abordagens primárias em casos de aci-dentes com vítimas, noções de primeiros socorros (RCP), ressuscitação cardiopulmo-nar, remoção e transporte correto de vítimas para os hospitais. Além disto, o sol-dado ainda repassou infor-mações de abordagens para cada tipo de acidente.

De acordo com o se-cretário de Saúde de Qui-tandinha, Daniel Andrade, o objetivo deste curso era de proporcionar a amplia-ção dos conhecimentos dos profissionais do município. “Procuramos trazer alguém com gabarito e experiente para capacitar os nossos

profissionais que atuam na área de saúde no dia a dia. Em caso de uma emergência temos pessoas preparadas e capacitadas para prestar este tipo de serviço”, explicou o secretário.

A procura pelos me-lhores resultados dentro da área de saúde pública também foi destacada por Daniel Andrade. “A filosofia do prefeito Neco Prado é de que nos dediquemos em desempenhar nossas funções, sempre atendendo bem a população. Além dis-so, constantemente temos procurado motivar nossas equipes visando alcançar bons resultados todos os dias”, finalizou o secretário de Saúde de Quitandinha.

Treinamento de primeiros socorros reuniu 40 servidores

Ampliação da APAE de Quitandinha na reta final

Seguem os trabalhos de ampliação do prédio da Associação de Pais e Ami-gos dos Excepcionais de Quitandinha – Escola Alice Santana Pinto. No local as obras estão adiantadas e a previsão é que a nova estrutura seja inaugurada ainda neste primeiro se-mestre.

Com aproximadamen-te 240m², a ala ampliada terá salas para o técnico

em saúde, multiuso (com-putadores e biblioteca), de atendimento em psicologia e de ensino profissionali-zante, esta para confecções de peças em artesanato e pinturas em tecidos.

De acordo com a dire-tora a instituição Aparecida Fátima Machado, a Cida, em uma das salas ainda irá funcionar como Projeto ‘Lidi’, o qual proporcionará que os alunos aprendam a

cozinhar, lavar, passar com o acompanhamento dos colaboradores. “Nossos alunos tem potencial para desenvolver várias ativi-dades e isso vai fazer bem para eles e também para os familiares”, justificou Cida.

Além disto, segundo a diretora, nos próximos dias também será instalada a piscina térmica para a realização da hidroterapia dos alunos, que será utili-

zada pelos profissionais de educação física, fisioterapia e terapeuta ocupacional para atividades físicas que melhorarão a qualidade de vida dos alunos da ins-tituição.

Atualmente, segundo Cida, estão sendo realiza-dos os trabalhos de coloca-ção do forro e instalação da parte elétrica acontecerá nos próximos dias. “A obra está chegando à fase final,

graças a uma parceria entre a instituição e Prefeitura de Quitandinha”, comentou a diretora.

Segundo ela, a Escola Alice Santana Pinto fez a aquisição do pré-moldado através de um recurso de R$ 8 mil, o qual foi repas-sado pelos deputados Ani-belli Neto e João Arruda, estadual e federal, respec-tivamente. Já a Prefeitura de Quitandinha tem atuado

com a mão de obra e con-tribuído com materiais.

“O prefeito Neco Pra-do tem sido um grande parceiro nosso e se não fosse o apoio e o incentivo da prefeitura, com certeza essa construção demoraria muito mais tempo para ser concluída”, concluiu a dire-tora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Quitandinha – Escola Alice Santana Pinto.

Sede da APAE vem sendo ampliada para oferecer maior comodidade Obras devem ser entregues ainda neste mês

Alunos da APAE, os maiores beneficiados com a ampliação

Neco Prado visita famílias no Bairro Campina

Apesar de estar na reta final do seu segundo manda-to, em ritmo de despedida e após ter conquistado tantos recursos e obras para o mu-nicípio de Quitandinha, o prefeito Neco Prado poderia neste último ano de admi-nistração reduzir a marcha dos investimentos e ficar mais tempo em seu gabinete. Porém, apesar de tudo isso, o pique e a vontade do prefeito é tanta que ele continua com um ritmo forte de trabalho, como se fosse os primeiros dias do seu mandato.

Nestes últimos meses de sua administração, são inúmeras as reuniões com os secretários e chefes de departamento, sempre pro-curando se interar de todas as ações e atividades que acontecem no município.

Além disto, também são constantes as reuniões em Curitiba, entre elas com os deputados e secretários de Governo do Estado, sempre com o objetivo de angariar mais recursos que propor-cionem o crescimento de Quitandinha e melhorias para a população.

Mesmo com tantos com-promissos, o prefeito Neco Prado garante em sua agenda tempo para atender a popu-lação na prefeitura, visitar as obras e também as famílias quitandinhenses.

Na quinta-feira (12), por exemplo, Neco Prado esteve no Bairro da Campina. Nesta oportunidade o prefeito visi-tou residências e fez questão de colocar mais uma vez a prefeitura à disposição das famílias. “Precisamos estar

sempre juntos com o povo. Essa é uma administração que acompanha de perto as necessidades da população e que procura atender suas reivindicações”, explica Neco Prado.

Esse diferencial, por exemplo, é que faz com que o prefeito Neco Prado seja sempre citado como exemplo em toda a região. Além disso, segundo dados dos institutos de pesquisa, sua aprovação frente à Prefeitura de Quitan-dinha passa dos 80%.

“Ficamos lisonjeados com essa aprovação. Desde o primeiro dia de mandato procuramos fazer um tra-balho sério e esse resultado nos motiva a trabalhar ainda mais pela população de Qui-tandinha”, concluiu o prefeito Neco Prado.

Prefeito Neco com o secretário Cristiano

Page 11: ornal oreporter edição 95

1120 a 26 de Abril de 2012 Quitandinha

Quitandinha define programação de aniversário

A Prefeitura de Quitan-dinha, por meio da Secre-taria de Educação, Cultura e Esporte, definiu nesta semana a programação do 51º aniversário de emanci-pação política do município, que é comemorado no dia 13 de junho. Neste ano as festividades terão início na segunda-feira (11).

A Comissão Organiza-dora do evento preparou shows diferenciados, o tradicional Encontro de Produtores Rurais, ato cívi-co, Santa Missa, encontro evangélico, baile da terceira idade, desfile Cívico Militar, benção de tratores e máqui-nas agrícolas, show gospel, infraestrutura adequada, gastronomia, segurança entre outras atividades e ações.

Entre as atrações musi-cais, destaque para os sho-ws locais e regionais, como a cantora Elisângela Dias, Banda Expresso M4, Banda

Macarius (de Minas Gerais), Bruno Cesar & Marcelo, Thauana Prestes, João Luiz Corrêa & Grupo Campeiris-mo, Eric & Matheus, entre outros.

“Procuramos garantir para este ano atrações dife-renciadas da última edição e, é claro, trabalhamos para atrair um público maior que as edições anteriores”, avisa o prefeito Neco Prado.

BAILE DA RAINHAAcontece no dia 5 de

maio, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus da Cana Verde, o tra-dicional baile de escolha da Rainha e Princesas da festa. Neste ano o baile será ani-mado pela Banda Talagaço e terá início às 23h.

O evento será marcado pelo desfile das candidatas a Rainha da 9ª Festa do Pro-dutor Rural do município.

Confira abaixo a pro-gramação completa do 51º aniversário de Quitandinha:

PROGRAMAÇÃO

Dia 05/05 – SábadoBaile da Escolha da RainhaAnimação: Grupo TalaGaçoHorário: 22hLocal: Salão Paroquial de Quitandinha

Dia 11/06 – Segunda-Feira18h30 – Abertura Oficial (Praça da Bíblia)19h – Início do Festival de Música de Quitandinha (Praça da Bíblia)

Dia 12/06 – Terça-Feira19h – Festival de Música de Quitandinha (Praça da Bíblia)21h – Show com a cantora Elisângela Dias (Praça da Bíblia)

Dia 13/06 – Quarta-Feira8h30 – Santa Missa (Igreja Matriz)9h30 – Encontro de Produtores Rurais (Salão Paroquial)14h – Desfile Cívico Militar (Av. Fernandes de Andrade – Praça Matriz):Participação das escolas municipais, entidades, sociedade civil, Polícia Militar e Exército Brasileiro.17h – Show com o Grupo Musical Cachoeira (Praça da Bíblia)18h – Show com a Banda Expresso M4 (Praça da Bíblia)19h - Show Religioso com a Banda Macarius (Minas Gerais) - (Praça da Bíblia)

Dia 14/06 – Quinta-Feira13h – Baile da Terceira Idade – 4 Cantos – Tony & Mathias (Salão Paroquial)19h – Grande Final do Festival de Música de Quitandinha (Praça da Bíblia)21h – Show com a Banda Elker´s (Praça da Bíblia)

Dia 15/06 – Sexta-Feira19h – Show com Bruno Cesar & Marcelo (Praça da Bíblia)21h – Show com Xeque-Matt Banda Show (Praça da Bíblia)

Dia 16/06 – Sábado14h – Show com Artistas Locais (Praça da Bíblia)17h – Caravana Sertaneja (Praça da Bíblia)18h – Show Gospel Comunidade Evangélica (Clube Re-creativo)20h – Show com a cantora Thauana Prestes (Praça da Bíblia)23h – Baile com Grupo Rodeio (Salão Paroquial)

Dia 17/06 – Domingo9h – Santa Missa (Igreja Matriz)14h – Show com a Banda Coração Nativo (Praça da Bíblia)17h30 – Show com João Luiz Corrêa & Grupo Campeirismo (Praça da Bíblia)20h – Show de encerramento com a dupla Eric & Matheus (Praça da Bíblia)Praça central de Quitandinha

Quitandinha conclui 1ª etapa de reformada Unidade de Saúde do Doce Fino

A Prefeitura de Qui-tandinha, por meio da Secretar ia de Saúde, concluiu na última se-mana a primeira etapa de reforma da Unidade de Saúde da Comunida-de do Doce Fino. Foram cerca de três semanas de trabalhos.

De acordo com o secretár io de Saúde, Daniel Andrade, nesta primeira etapa os tra-balhos aconteceram na área de odontologia,

onde ocorreram a troca do piso, a pintura da sala, reparos elétricos e substituição de cor-tinas.

Daniel Andrade des-tacou a importânc ia desta reforma. “Com es-ses investimentos, esta-mos procurando garan-tir para a população um espaço adequado e hu-manizado, tanto para o profissional como tam-bém para a população que necessita destes

atendimentos”, explicou o secretário de Saúde.

Concluído esta eta-pa, segundo Daniel, tan-to o Doce Fino, como as comunidades do Rio da Várzea, Doce Grande e Água Clara já con-tam com atendimentos odontológicos em locais adequados e humani-zados.

E os trabalhos na Unidade de Saúde do Doce Fino, segundo o secretário, devem con-

tinuar. “O material ne-cessário pra a realização da segunda etapa de reforma daquele Posto de Saúde já está no local e o prefeito Neco Prado já autorizou a execução deste serviço”, concluiu Daniel Andrade.

Nesta segunda eta-pa os trabalhos de tro-cas de pisos, pinturas e reparos acontecerão em outras alas da Unidade de Saúde da Comunida-de do Doce Fino.

Bastidores da Notícia

Por. Dílson DamasRelações Públicas

EMPREGO NA REGIÃOA Agência do Trabalhador de Quitandinha está localizada

na Avenida Fernandes de Andrade, número 330, e também disponibiliza vagas para as empresas da região. Além de enca-minhar os interessados ao mercado de trabalho, também faz a documentação necessária e dá a entrada no Seguro Desemprego. Para obter mais informações é só ligar no 3623-1185.

INSATISFAÇÃO Os avicultores da região continuam insatisfeitos com as

empresas do ramo pela demora no alojamento das aves dos últimos meses. Eles já chegaram a ficar até 40 dias sem alojarem os pintainhos nos aviários, o que vêm gerando insatisfação e prejuízos aos proprietários.

QUITANDINHAA Comunidade do Doce Grande, interior do município de

Quitandinha, está comemorando o sucesso da festa no último do-mingo. Mais de três mil pessoas compareceram para acompanhar a benção de inauguração da nova Igreja Imaculada Conceição.

QUITANDINHA 2A popularidade do prefeito Neco Prado (PMDB) continua

em alta. Já se passaram 87 meses no comando do município, porém, ele continua com a mesma filosofia de trabalho. Neco está sempre no meio do povão, nas festividades, jogo de futebol, encontros com amigos e cerimônias religiosas. O prefeito ainda não esquece às visitas. Uma boa dica aos políticos, principalmente para quem vai à reeleição.

QUITANDINHA 3Na última quarta-feira (18), o prefeito Neco Prado (PMDB),

esteve em Curitiba. Nesta oportunidade ele esteve acompanhado do deputado estadual Anibelli Neto (PMDB), onde visitaram a Se-cretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), sendo recepciona-do pelo próprio secretário César Silvestre. Na pauta do encontro estava a liberação de recursos para fazer pavimentação asfática de novas ruas e recapeamento dos locais onde a pavimentação está danificada, todos no perímetro urbano da cidade. O prefeito retornou ao município trazendo boas notícias. Nos próximos dias o recurso pode ser liberado.

VETERANO EM CAMPOOs buchichos na cidade estão correndo que o ex-vereador

Chico Lemos (PP) poderá voltar a disputar uma cadeira no Legis-lativo Municipal de Quitandinha. Sua comunidade conta com aproximadamente mil eleitores. Na eleição de 2008, Lemos não concorreu a nenhum cargo letivo.

AGUDOS DO SULOs rumores políticos estão começando e a população está

ansiosa para saber quem serão os pré-candidatos a vereador e prefeito na eleição de 7 de outubro.

PIÊNA boa administração do prefeito Gilberto Dranka (PSD) vem

deixando muita gente em dúvidas na hora de integrar no grupo de oposição. Mesmo contando com nomes fortes, como o ex--prefeito Francisco Marques (PSDB).

MANDIRITUBAO vereador Zonete Pinheiro (DEM) representa muito bem

seu eleitorado na Câmara Municipal. Procura sempre estar inteirado das necessidades da comunidade para nas Sessões Ordinárias apresentar as proposições reivindicando melhorias a população.

CAMPO DO TENENTEDiego Guarnieri (PPS) na última eleição foi bem votado

ficando na primeira suplência na Câmara Municipal, e um dos nomes fortes para as eleições desse ano caso volte a colocar o nome a disposição dos munícipes.

Page 12: ornal oreporter edição 95

12 20 a 26 de Abril de 2012Social

Colaboração: Carlos Forvile / JP

C O L U N A

SOCIALQuitandinha define concorrentes

ao título de Rainha

São 15 as concorrentes que disputarão no dia 5 de maio o título de Rainha e Princesas da 9ª Festa do Produtor Rural do município de Quitandinha.

O evento, que faz parte da programação do 51º aniversário do município, acontecerá no Salão Paroquial da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus da Cana Verde, durante o baile que será animado pela Banda Talagaço.

Participarão do concurso jovens com idade entre 14 e 20 anos, residentes em Quitandinha e filhas de produtores rurais. O evento é considerado como um dos mais tradicionais do município.

Quem trocou idade dia desses foi a Alessandra. A data foi comemorada entre amigos e familiares. A coluna parabeniza a Ale pela data.

Quem esteve curtindo a festa na localidade de Rio Doce foi o fotógrafo JP e sua

amiga Raquel

Quem comemorou aniversário foi a Vó Tereza Wardzinski. Ela recebeu o carinho das filhas, netas e bisnetos. A

equipe de O Repórter parabeniza a vovó por esta importante data.

Lilia Alves é eleita Missa Curitiba 2012Lilia Alves, estudante do 7º Período de Adminis-tração de Empresas, foi

eleita Miss Curitiba 2012, na noite do dia 15 de Abril no Auditório do Canal da Música em Curitiba – Pa-raná. Essa é 35ª Edição do concurso Promovido por Danilo D’Avila Eventos de Beleza. A bela Miss estará

no próximo dia 29 de Abril representando a Capital Paranaense no concurso Miss Paraná – 2012, que

acontecerá em Guaratuba

Parabéns para Rosane que no dia 21 completará mais um ano de vida. Felici-

dades de sua família.

Amanda Caroline reúne a turma amiga e familiares para comemorar neste dia chega-da dos seus quinze anos... Felicidades e que

você comemore muitos e muitos anos de vida.

Page 13: ornal oreporter edição 95

1320 a 26 de Abril de 2012 Tijucas do Sul

PT decide lançar candidatura própria à prefeitura de Tijucas do Sul

Com a decisão do PT, o prefeito Gringo e o vice Hélio se enfrentam na eleiçãoEm eleição interna rea-

lizada na sexta-feira (13), o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu pela candidatu-ra própria para concorrer à prefeitura nas eleições deste ano. A tese que defendia a pré-candidatura saiu vito-riosa com uma diferença de aproximadamente 40 votos. Com isso, o partido deve lan-çar o nome do vice-prefeito Hélio Marcos de Oliveira para a disputa de outubro.

O partido foi para a elei-ção interna dividido entre duas alas, uma defendia a candidatura própria e a ou-

tra queria uma composição com o PP do prefeito José Altair Gringo Moreira. A primeira tese teve 52 votos, já a segunda proposta con-seguiu 10 votos. “A decisão por candidatura própria faz com que o PT a partir de hoje possa avançar”, disse um dos filiados do partido.

De acordo com o vice--prefeito, Hélio de Oliveira, “o PT é um partido que prima por regras que façam com que todos têm o direito a participar, dar sua opinião e ajudar a decidir os rumos do próprio partido e uma

resolução em nível nacional criou um calendário para o processo eleitoral desse ano fazendo com que os filiados do partido aprovem o que for determinado até nesta sexta-feira (20), dando os nomes de quem quer ser candidato a prefeito, para então no dia 4 de maio, o partido decidir, após votação dos petistas, quem será o candidato”, disse Hélio.

Para a vereança, 27 de abril é o último dia para os pré-candidatos darem os nomespara a votaçãono dia 1º de junho.

A decisão do PT pegou o prefeito José Altair Gringo Moreira (PP) e praticamente toda a cidade de surpresa. “Antes tínhamos grande possibilidade de uma com-posição com o PT, mas o partido dos trabalhadores foi inflexível e agora essa possibilidade é quase zero. Tentamos dialogo com o par-tido, mas não foi possível”, avaliou. “A possível candi-datura do Hélio faz com que, infelizmente, deixemos de lado uma parceria que vinha dando muito certo”, finali-zou Gringo. ( Da redação)

Prefeito Gringo e vice Hélio serão adversários na eleição

Page 14: ornal oreporter edição 95

14 20 a 26 de Abril de 2012Tijucas do Sul

Rede de Atenção Materno Infantil é tema de capacitação

Foi realizado nesta se-mana em Tijucas do Sul o segundo módulo do curso APSUS, com a participação de aproximadamente 80 funcionários de todos os segmentos da saúde.

O tema abordado foi

a Rede de Atenção Ma-terno-Infantil (Programa Mãe Paranaense), onde todas as gestantes serão assistidas pela Atenção Primária e maternidades referenciadas. Entre os trabalhos realizados, está

sendo discutido o reco-nhecimento do território, seus moradores e pontos estratégicos, diagnosti-cando e identificando os problemas de saúde para planejamento das ações. (Da Assessoria)

Evento reuniu aproximadamente 80 profissionais da área de saúde

Prefeito Gringo recebe diretores da Sanepar

O prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Gringo Moreira, recebeu a visita do diretor Paulo Raffo, en-genheiro de operação; Cel-so Thomas, gerente geral; Júlio Brandalize, gerente regional; Sérgio Veroneze, assessor da diretoria e Re-nato Carvalho da Sanepar de Tijucas do Sul. Na pau-ta, vários assuntos ligados à área de abastecimento de água e saneamento, entre eles o fato de o município estar com o Plano Diretor de Saneamento Básico.

De acordo com o pre-feito, “este é um assunto importante para toda a comunidade o que é es-perado. Nós conhecemos a qualidade dos serviços prestados pela Sanepar em todo o Estado, e queremos saber também quais são os planos de investimen-to da empresa em nosso município nas próximas décadas, para acelerarmos esse processo de amplia-ção das redes de água e esgoto”, assinalou o pre-feito Gringo.

Gringo lembra que in-vestir prioritariamente na saúde foi um dos principais compromissos da atual gestão. “Nesse sentido, a parceria com a Sanepar é fundamental, pois é pre-ciso garantir água tratada para toda a população e ampliar o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Não há como melhorar os indicadores de saúde pú-blica sem avançar também significativamente nesse sentido”, finaliza o prefei-toGringo.

Diretores da Sanepar com o prefeito Gringo

Prefeitura de Tijucas do Sul faz reposição de lâmpadas A prefeitura de Tijucas

do Sul, através do setor de manutenção, fez a reposi-ção de lâmpadas em toda a extensão da Rua XV de Novembro, da localidade doXaxim até a Lagoinha. Além da substituição das lâmpadas queimadas na rede pública, cerca de 30 lâmpadas de vapor de só-

dio de 250 w foram colo-das. Os serviços de ma-nutenção incluíram ainda a troca de 4reatores e 16 relés fotoelétricos.

O eletricista Valdir Mendes explica ainda, que a reposição de lâmpadas, reatores e reles foi rea-lizada por determinação do prefeito, que esteve

nos locais e constatou a necessidade imediata da reposição das lâmpadas.

Segundo o prefeito José Altair Gringo Moreira, “a manutenção da ilumina-ção pública foi feita para promover maior seguran-ça para toda população”, finalizou Gringo. (da As-sessoria)

Tijucas do Sul na Associação Nacional de Produtores de Cogumelos

A Secretaria de Agri-cultura e Meio Ambiente de Tijucas do Sul junta-mente com a Emater e o técnico José Pedro parti-ciparam de uma reunião

em Curitiba na qual foi fundada a Associação Na-cional dos Produtores de Cogumelo.

Tijucas do sul conta com um membro na as-

sociação, fazendo parte da diretoria José Pedro de Oliveira que foi eleito como Conselheiro Fiscal suplente da Associação. Mais um grande passo dado pelos produtores de cogumelos que Tijucas do Sul, que estarão represen-tados por José Pedro na entidade nacional. “É uma grande responsabilidade ser conselheiro fiscal da associação, mas por outro lado, temos condições de buscar mecanismos por meio da entidade visando cada vez mais melhorar a qualidade dos cogumelos produzidos em nossa cida-de”, comentou José Pedro.

Tijucas do Sul estará representada na Associaçao Nacional dos Produtores de Cogumelos

Vaca dá a luz bezerros gêmeo sem Tijucas do Sul

Uma vaca de gestação natural deu à luz a bezer-ros gêmeos na localidade de Rodeio, zona rural de Tijucas do Sul. Os dois be-zerros são fêmeas e tudo indica que são bi vitelinos, ou seja, dois óvulos foram fecundados e eles foram gerados em placentas dis-tintas. Os animais herda-ram a cor da pelagem da mãe, uma vaca nelore. O pai também é nelore.

O nascimento surpre-endeu Sebastião Franco da Rocha e a esposa Dona

Cenira, donos dos animais. Segundo o Sr. Sebastião, “eu já comprei a vaca prenha e não esperava que pudesse nascer duas bezerras”, disse. Em casos de inseminação artificial é mais comum aconte-cer a gestação de gêmeos. Porém neste caso, que foi monta natural, a chance não pas-sa de 0,5%.

Isso só é motivo de alegria para o Sr.Sebastião Franco da Rochae admira-ção para acomunidade

Bezerros gêmos surprendeu o casal Sebastião e Cenira

ANUNCIE AQUI41 9988-0224

Serviço de troca de lâmpadas beneficia comunidade

Page 15: ornal oreporter edição 95

1520 a 26 de Abril de 2012 Campo do Tenente

Campo do Tenente terá novas moradias popularesDurante encontro com prefeitos, a presidente Dilma Rousseff anunciou que o Minha Casa, Minha

Vida será ampliado. Cada cidade receberá 40 moradias populares

O governo federal pre-tende ampliar o programa Minha Casa, Minha Vida, passando de 2 para 2,4 milhões de moradias até 2014. O anúncio foi feito recentemente na capital federal pela presidente Dilma Rousseff durante encontro com centenas de prefeitos. “Nós estamos concluindo o processo de avaliação de colocar além dos 2 milhões de mora-dias, mais 400 mil”, disse a presidente. ). O anúncio foi

feito recentemente na ca-pital federal pela presiden-te Dilma Rousseff durante encontro com centenas de prefeitos. Da nossa região, dois municípios estão sele-cionados pelo Ministério das Cidades para receber as moradias populares. Trata-se de Piên e Campo do Tenente, que vão rece-ber 80 casas, sendo 40 em cada cidade. Com isso, a atual administração mu-nicipal tenenteana deve fechar essa gestão, com o

maior plano de habitação da história do município”, que há 12 anos, aguar-dava uma re - oxigena-ção no setor habitacional. Os critérios para seleção das novas 40 unidades habitacionais, seguirão os padrões exigidos pelo Ministério das Cidades e do Programa: “Minha Casa, Minha Vida”, que prioriza ás famílias de bai-xa renda e residentes em áreas de risco. Os critérios para seleção das novas 40

unidades habitacionais, seguirão os padrões exi-gidos pelo Ministério das Cidades e do Programa: “Minha Casa, Minha Vida”, que prioriza ás famílias de baixa renda e residentes em áreas de risco. Os recursos para construção das novas casas, são oriun-dos do governo federal a fundo perdido a aquisição dos materiais e a mão – de – obra, fica a cargo da administração municipal. (Paulo Roberto Peyerl).

Prefeito Wenski em reunião satisfeito com novas unidades do Minha Casa, Minha Vida

Departamentode Educação promove encontro pedagógico

com educadoras infantisO Departamento de Edu-

cação de Campo do Tenente, por iniciativa interna, promo-veu um encontro pedagógico com as novas profissionais da Educação ocupantes do cargo de Educador Infantil nos últimos dia 11 e 13. No primeiro dia, o Departamento Municipal de Educação, asses-sorado pela equipe pedagógica promoveu o encontro com as novas educadoras que foram contratadas para atuar na educação infantil - ensino pré - escolar e centros municipais de educação - infantis (creches). As atividades do dia iniciaram com o prefeito, o Celso Wenski desejando boas vindas às edu-cadoras, juntamente com a diretora do Departamento Mu-nicipal de Educação, Doroti dos Santos, que falou da expectati-va em relação as chegada das novas contratadas desejando um excelente trabalho, e em seguida a equipe pedagógica se apresentou.

A coordenadora da Edu-cação Infantil: Maria Sueli Hoi-naski dirigiu-se as educadoras

com uma mensagem reflexiva que diz: “aquele que compar-tilha o que sabe, muitas vezes sem obter um retorno, mas simplesmente pelo prazer de ensinar possui um poder fantástico, o poder do direcio-namento”. Quando o professor usa o seu “poder” com amor, dedicação e determinação seus conduzidos percorrem caminhos cheios de desafios e obstáculos, mas por causa dos bons ensinamentos adquiridos enfrenta estes desafios com sabedoria e derruba obstácu-los com força e coragem.

Os trabalhos versaram em torno de dinâmicas de so-cialização, e escolha das vagas (que aconteceu por ordem de classificação de concurso). No período vespertino houve palestra com a professora Rosa Bossi Barão, professora de prática de estágio do Colégio Barão de Antonina de Mafra. Em sua palestra abordou vários assuntos importantes para somar ao conhecimento das educadoras enfatizando o his-tórico da Educação Infantil, im-

portância da Educação Infantil como a base da Educação: função social do Educador; perfil do Educador; questão do limite e “autoridade”, pois a sociedade espera muito da educação; identidade e auto-nomia; eixos norteadores da Educação Infantil; parâmetros curriculares nacionais; inter-disciplinaridade; a importância do planejamento; ter clareza nos objetivos e domínio dos conteúdos: ética profissional- como deve ser o educador na educação infantil hoje e as Leis na Educação Infantil. No dia 12 de abril no período vespertino iniciaram-se os trabalhos com a dinâmica: kit de sobrevivência com objetivo de interação, em seguida a assessora pedagógica, Josiane de O. R. Corrêa explicou sobre os objetivos do Ensino Pré Es-colar I com crianças de quatro anos e do Ensino Pré Escolar II com crianças de cinco anos, cujos objetivos são específicos porém seqüenciais nesta fase. Após foram dividido os grupos em dois: Centro Municipal de

Educação Infantil - Creche e Ensino Pré Escolar para estudo do Planejamento Curricular e confecção de material pe-dagógico. Este material foi confeccionado com orientação da professora Cleide K. Ribeiro. Para encerrar a proposta, no ultimo dia as educadoras fo-ram para seu local de trabalho, onde ficaram lotadas para ob-servação e para acompanhar a turma, a qual as professoras substitutas vinham realizando um excelente trabalho com os alunos nas unidades escolares que ofertam Educação Infantil na rede municipal de ensino, para que no dia 16 de abril (segunda-feira) passassem a ser as educadoras regentes da turma. O Departamento Municipal da Educação e a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil desejam um excelente trabalho nesta primeira etapa da Educação Básica, o qual visa o pleno desenvolvimento do cidadão e merece um olhar reflexivo pois esta é a base da Educação.(Da Assessoria)

Paulo Rossi em CascavelO Partido Social Democrático (PSD) realiza nesta

sexta-feira, 20, em Cascavel, o primeiro encontro esta-dual “PSD – União Geral pelo Avanço Social Democrático no Estado do Paraná”. O evento será coordenado pelo PSD Movimentos, grupo que congrega sindicalistas e representantes de entidades da sociedade civil orga-nizada.

A intenção da atividade do PSD é debater propos-tas que contribuam com as políticas públicas, visando a igualdade de oportunidades no Paraná.“A luta pelo trabalho decente que inclui melhores condições de tra-balho e a igualdade de gênero são bandeiras defendidas pelos dirigentes sindicais e dos movimentos sociais no dia a dia, mas agora queremos que nossas bandeiras façam parte do plano político-partidário e com isso colaborarmos na construção de uma sociedade mais justa”, explica Paulo Rossi, presidente da UGT no Paraná e membro da executiva estadual do PSD

Congresso cria CPI para investigar relação de Ca-choeira com políticos

O Congresso Nacional criou oficialmente, há pouco, a comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que vai investigar as relações do empresário de jogos de azar Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com par-lamentares e agentes públicos e privados. O esquema de Cachoeira faz parte das apurações das operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal. A vice-presidente do Congresso, Rose de Freitas (PMDB-ES), comunicou que as lideranças da Câmara e do Senado têm até terça-feira (24) para indicar os titulares e suplentes que farão parte da CPMI.

A comissão será composta por 15 senadores e 15 deputados titulares e igual número de suplentes. Os parlamentares serão indicados seguindo o critério de proporcionalidade, aquele partido que dispõe de mais políticos terão direito a um maior número de cadeiras.

Piolla é o candidato do PT à prefeitura de FozJorge Samek e Joel de Lima, da Itaipu Binacio-

nal, confirmaram nesta quarta, 18, que Gilmar Piolla é o candidato do PT á prefeito em Foz do Iguaçu. Em entrevista, Samek e Joel disseram que Piolla “é o nome que o PT vai apresentar em busca do apoio dos partidos aliados. Piolla está preparado”. Samek garante que Piolla já mostrou competência nos projetos em que se envolveu, como na gestão do turismo de Foz, no resgate da imagem da cidade, antes vinculado automaticamente à violência e até mesmo ao terrorismo. “Piolla vem se preparando há algum tempo por essa candidatura, e com um entusiasmo peculiar”.

Joel de Lima fez questão de enfatizar que “nosso candidato é Gilmar Piolla. Nós acreditamos na viabi-lidade dessa candidatura e vamos trabalhar por ela”. Segundo ele, quando a campanha tiver início, “nós vamos apresentar os projetos do PT para Foz e qual é o perfil de nosso candidato. Vamos ter tempo para isso”, assegurou. (mais…)

Festa de polacoO pré-candidato a prefeito de Curitiba pelo PDT,

Gustavo Fruet, continua recebendo os parabéns pelo aniversário de 50 anos completados no último dia 18. O festerê foi organizado pelo vice-presidente do seu novo partido, Wilson Picler e nesta quinta-feira, foram os causídicos (advogados) que baterão palmas para Fruet na Casa di Bel (Rua Amintas de Barros, 1050, Alto da XV).

Eu decido e ponto final!O senador Roberto Requião, do PMDB, reagiu às in-

formações dos deputados e defensores da candidatura de Luciano Ducci, do PSB, dentro do PMDB, que dizem ter o controle da convenção municipal que vai definir os rumos do partido. Requião afirmou e mandou um recado: “o PMDB tem candidato, que é Rafael Greca, do PMDB, e eu controlo o diretório. Já avisei aos inte-ressados, tem gente vendendo um produto que não conseguirá entregar”.

Page 16: ornal oreporter edição 95

16 20 a 26 de Abril de 2012Contenda

Pré-candidato Ataulzinho se diz motivado em comandar Contenda

Atual presidente da Câmara de Vereadores de Contenda, Ataul Franco de Carvalho Junior é pré--candidato á prefeitura da cidade e cedeu entrevista ao O Repórter, respon-dendo á perguntas sobre questões que envolvem sua vida política, a admi-nistração atual e, claro, a responsabilidade em dirigir o município, destacando algumas propostas de tra-balho.

O Repórter - Qual é a maior motivação que o faz pré candidato à prefeitura de Contenda? No contexto familiar, como é a relação com sua pré-candidatura ao cargo máximo da pre-feitura?

Ataul - A motivação que me levou a pré-candi-datura está intimamente li-gada na vontade de realizar e proporcionar o bem para o nosso povo. Tenho todo o apoio da minha esposa, familiares e amigos.

O Repórter - Qual é a avaliação que o senhor faz sobre a administração atual do município? Algo de positivo ou negativo a ser ressaltado?

Ataul - Não posso jul-gar ou dar nota para uma administração, quem julga é o povo, por este motivo existe o pleito eleitoral, que nada mais é que a ava-liação de um governo. Vejo o nosso município sem um norte, sem um caminho a ser seguido. É muito im-portante que todos saibam que aonde o poder público

não está presente, abre-se uma janela dando início a vários problemas sociais. O poder público estan-do presente, sendo em forma de pavimentação, iluminação, nomenclatura de ruas enfim, obras em geral, os cidadãos sentem o poder público presente, assim sabem que existem pessoas preocupadas com o bem estar deles. Hoje não se administra Con-tenda como se fazia há 30 anos, pois hoje a realidade é outra. Temos bairros grandes no município que precisam ser tratados com carinho. Precisamos de um choque de gestão, uma gestão moderna, eficiente e inteligente, sempre res-peitando todos os prefeitos e vereadores que um dia governaram o município.

Sem passado não há pre-sente e nem futuro.

O Repórter - Atual-mente, o maior problema da cidade circunda em torno da segurança pú-blica. Existe alguma ação prévia em pauta que vise combater ou amenizar a deficiência encontrada na área?

Ataul - O tema segu-rança pública é delicado. Uma guarda-municipal com certeza ajudaria mui-to. Estivemos recentemen-te em uma reunião com um comandante da guarda de Curitiba onde ele deu uma palestra de como funciona e quais são os objetivos da guarda. Saímos muito sa-tisfeitos e com vontade de implantar em nosso muni-cípio. Outra ação é política, o prefeito constantemente

tem que estar cobrando do secretário, governador, imprensa e demais, porque sabemos que em nosso país tudo que é noticiado pela imprensa tem uma probabilidade menor de cair no esquecimento.

O Repórter - Recente-mente o deputado Roberto Aciolli esteve em nosso município, participando de uma audiência pública, nos dias seguintes o mesmo encaminhou um ofício ao secretário de segurança do estado, Reinaldo de Almeida Cesar, expondo a situação de Contenda. Por fim o secretário afirmou que dentro de dois meses nossa cidade receberia um delegado. O senhor acre-dita que isto realmente possa ser realizado?

Ataul - Antes de o de-

putado Aciolli ter enviado o ofício, o secretário já tinha assumido através de entrevista para a RPC que mandaria um delegado em 60 dias. Como respondi na pergunta anterior, pressão política nunca é demais, foi o que o deputado Aciolli fez, e corretamente. Eu quero acreditar que sim, o secretário assumiu publica-mente um compromisso e se não for cumprido volta-remos para as ruas.

O Repórter - Dentro de todas as competências exercidas pelo prefeito municipal, quais são suas principais propostas de trabalho, caso futuramente oficialize sua candidatura e chegue ao cargo?

Ataul - Temos que tra-balhar com planejamento. Isto é fundamental, todos sabemos os temas saú-de, educação, transporte, agricultura, indústria. Re-cuperação da malha viária do interior, saúde, o forta-lecimento da agricultura e a industrialização do nosso município. Estive com o ve-reador Carpejani em Man-dirituba, em uma reunião com o secretário de Indús-tria e fomos ver o sucesso daquele município nesta questão. Temos que ter investimento na compra de terreno para criação de um parque industrial, onde serão concedidos terrenos para pequenas e médias empresas. Objetivo disso, reduzir este absurdo de pessoas andando em ôni-bus lotados todas as ma-

drugadas, enfrentando o perigo desta BR. Exemplo, a cada 100 empregos cria-dos no município, são 100 pessoas a menos em ôni-bus, 100 pessoas gastando e consumindo no municí-pio, consequentemente fortalecendo a economia da cidade. O prefeito tem que objetivar á curto pra-zo, somente a geração de renda e empregos para os nossos cidadãos. Mas o importante é planejar, hoje sobram recursos do governo federal e faltam projetos.

O Repórter – Sua men-sagem ao povo de Con-tenda

Ataul - Se oficializado minha candidatura e ven-cendo as eleições, com toda certeza terão um pre-feito com muita vontade de trabalhar. Trabalhando di-reto no bairro e no interior, com orçamento participati-vo, com audiência pública deixando para o povo a de-cisão do que é melhor para o seu bairro ou comunida-de. Não é um prefeito atrás de uma mesa no gabinete que saberá o que é melhor para o seu povo. Sendo funcionário do povo você tem obrigação de entregar a cidade melhor do que você recebeu. Agradeço a oportunidade deste jornal por ceder este espaço para expor um pouco das nossas ideias, espero que todos os pré-candidatos façam o mesmo. Um grande abraço a todos. (Por: Alexandre W.

Ataulzinho: “Não posso julgar ou dar nota para a administração, quem julga é o povo”

Page 17: ornal oreporter edição 95

1720 a 26 de Abril de 2012 Pinhais

Após vitória da aliança, Fruet é recebido em Pinhais por Luizão do PT

Dois dias após a eleição que definiu a vitória da ala do Partido dos Trabalhado-res de Curitiba favorável a aliança na disputa eleitoral, Gustavo Fruet (PDT) foi re-cepcionado na noite desta terça-feira (17) pelo prefeito Luizão de Pinhais, maior cidade administrada pelo PT no Estado. O encontro

aconteceu no Expotrade Convention Center, onde está sendo realizado o Mer-cosuper – Feira e Convenção Paranaense de Supermer-cados.

Durante a visita aos stands, Fruet conversou com os expositores e deba-teu sobre o atual momento econômico, que hoje é fa-

vorável aos varejistas. “O Governo federal vem incen-tivando o consumo interno e o mercado cresce e vive um grande momento”, disse o ex-parlamentar.

Gustavo Fruet aprovei-tou também para ressaltar a transformação que hoje vive a cidade de Pinhais. “Tenho acompanhado pela

imprensa e agora pessoal-mente os avanços econô-micos e sociais na cidade de Pinhais, que representa uma referência aos demais municípios da Região Me-tropolitana de Curitiba”, salientou.

Já o prefeito Luizão des-tacou: “Hoje existe ainda um distanciamento da Ca-

pital no que diz respeito às tomadas de decisões que envolvem os demais municípios da região me-tropolitana, por isso, a pre-ocupação demonstrada por Fruet em dialogar conosco é extremamente importante e elogiável”, comentou.

Luizão aproveitou tam-bém para comentar o resul-

tado das eleições internas do PT de Curitiba que foi fa-vorável a aliança com o PDT de Fruet. “O PT demonstrou mais uma vez amadureci-mento político e mostrou-se preocupado com o futuro da capital, assim como projetou novas perspectivas dentro do cenário estadual”, con-cluiu.(Por: Aristides Pires)

Gustavo Fruet e Luizão, acompanhados por Cesar Polatti, presidente da Associação Paranaense dos Supermercados visitaram a Mercosuper, em Pinhais

Pinhais realiza II Mostra de Curtas Começaram na ultima

terça feira (17) as exibições dos filmes inscritos na 2ª Edição da Mostra de Curtas Metragens Independentes de Pinhais. Esse ano o evento recebeu a inscrição de 50 obras de diversos lugares do Brasil. A intenção dos organizadores é certificar as produções de ficção e docu-mentários com os prêmios para: Melhor Ator, melhor Atriz, melhor Roteiro, me-lhor Direção e melhor Filme. Concorrem também docu-mentários.

Entre todos os inscritos 14 foram selecionados para participar do II Curta Pinhais. Além deles, também foi pre-parada uma Mostra Paralela com a Produção de cinema da O.C.P. (Oficina de Cinema de Pinhais) com quatro pro-duções “Sempre”, “A ponte”, “Alem de mim... você” e “Na minha Cola” que fez seu lan-çamento nacional.

Em 2011, na primeira edição do evento, foram exibidos filmes como o longa Gol a Gol, de Fábio Allon e Adriano Esturilho, e os curtas Cru, do diretor Fábio Allon, e

Lúmen, de Willian Salvador. Apoiado por órgãos impor-tantes como a Agência Na-cional de Cinema (Ancine), Associação Brasileira de Ci-nematografia (ABC) e Paraná Cine, o evento de Pinhais serve de exemplo para ou-tros centros urbanos, já que mostra uma preocupação com o assunto mesmo quan-do a cidade ainda não possui salas de exibição comercial.

O Cerimonial do Evento ficou por conta de Cíntia Bender e Emilio Pitta. E esti-veram presentes na abertu-ra diversas personalidades como o Secretário de Cultu-ra, Esporte e Lazer de Pinhais Ricardo Augusto Pinheiro, o Diretor de Cultura Laércio Sobral, e o ator Emilio Pitta.

As exibições da II Mos-tra de Curtas Metragens Independentes de Pinhais são gratuitas e acontecem até essa sexta feira (20) no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mall-mann, localizado na rua 22 de Abril, 305, no centro da cidade. Mais informações pelo telefone (41) 3912-5241. (Por: Aristides Pires) Diretor de Cultura, Laércio Sobral, Secretario de Cultura Ricardo Pinheiro, ator

Emilio Pitta e Josiane da Secretaria de cultura

Page 18: ornal oreporter edição 95

18 20 a 26 de Abril de 2012Esportes

ANUNCIE AQUI41 9988-0224

Decisão do municipal de Quitandinha é neste domingo Devido à previsão de

fortes chuvas, a disputa do título do Campeonato Municipal de Futebol de Quitandinha – Primeira Di-visão, ficou para este final de semana. O Estádio Mu-nicipal Francisco Lechinoski será o palco da final entre as equipes do Independente e Doce Fino. A decisão está marcada para domingo (22), às 15h30.

Detentor de quatro tí-tulos, a equipe do Indepen-dente chegou a sua sétima final do Municipal após ven-cer nos pênaltis o Nacional por 5 a 3. No tempo normal o jogo havia ficado no 0 a 0.

Já o seu adversário, o Doce Fino, foi vice-campeão nesta década e nos anos 80 foi campeão municipal. Após vencer nos pênaltis o

atual campeão Vasco, o time entra em campo motivado em busca do título depois de 24 anos.

Porém, às 13h30 o Campeonato Municipal de Futebol de Quitandinha – Primeira Divisão terá outra importante partida. As equi-pes do Vasco e do Nacional entram em campo para disputar o terceiro lugar da competição. Time Independente

Abertas as inscrições para a SegundonaA Prefeitura de Qui-

tandinha, por meio do De-partamento de Esportes, informa que já estão abertas as inscrições para o Campe-onato Municipal de Futebol – Segunda Divisão. A com-petição está prevista para ter início no dia 13 de maio.

Promovido pela Secre-taria de Educação, Esportes e Cultura de Quitandinha, a competição reunirá atletas que residem no município e que não participaram da Pri-meira Divisão do Municipal.

De acordo com o diretor de Esportes de Quitandinha, Claudio Sandeski, o Con-gresso Técnico está previsto para ser realizado no dia 7 de maio, quando também serão sorteados os grupos e formado a Comissão Dis-ciplinar da Segundona.

Informações sobre a competição pelo telefone 3623-1242, ou pessoalmen-te na Secretaria de Educa-ção, Esportes e Cultura, que esta localizado na Rua Padre Francisco, número 47.

Azito vence Corrida do Exército, em Curitiba

Com o tempo de 41m17s, o maratonista quitandinhense Azito Teles de Menezes (foto) voltou a vencer. No último final de semana o atleta esteve em Curitiba, onde participou e ven-ceu a 9ª Corrida do Exército – 2012, na Categoria 65 a 69 anos.

Realizado pelo 5º Grupo de Artilharia de Campanha

Autopropulsado (5º GAC AP), a prova teve o percurso de 10 quilômetros e o limite de parti-cipação de 1.000 atletas.

Um detalhe importante nesta prova foi à colocação do corredor de Quitandinha na classificação geral. Azito, de 68 anos, ficou em 24º na prova que foi vencida por Cristiano Ribeiro, de 24 anos, com o tempo de 35m24s.

A próxima prova a ser dis-putada por Azito será a Corrida do Trabalhador, em Mafra, no dia 1º de maio. Em 2011 foi o quitandinhense quem venceu a prova.

Amador de Agudos começa neste final de semana

O campeonato amador de Agudos do Sul, Série A, organização do Departamento de Esportes, começa a ser dis-putado neste domingo, dia 22. Oito equipes disputam o título da temporada e os times fo-ram divididos em dois grupos. No Grupo A estão os times do Queimados, Pavãozinho, Agu-dos City e União Independente e no B, Leão, Colônia Nova, Taquara Lisa e Tarumã.

Quatro jogos serão dispu-tados no estádio municipal. A partir das 9h30 se enfrentam

Agudos City x Taquara Lisa e as 12h30, Queimados x Leão. No período da tarde, no horário das 14h30 jogam Pa-vãozinho x Colônia Nova e as 16h30, União Independente x Tarumã.

A segunda rodada será disputada no dia 29 com União Independente x Taquara Lisa as 9h30; Pavãozinho x Tarumã no horário das 12h30; Agudos City x Leão no horário das 14h30 e fechando a rodada, jogarão as 16h30 Queimados x Colônia Nova.

Sete equipes confirmam participação no futsal para veteranos

Na última terça-feira, dia 17, aconteceu reunião envol-vendo dirigentes de equipes de salonismo, interessadas em disputar o Campeonato Muni-cipal de Futsal na categoria Ve-teranos de Campo do Tenente. Confirmaram participação os times do Mini Mercado Cristo Rei, União, Estrela, Olímpia, La-

geado, VRW, Retiro/Karpinski Materias de Construção. As inscrições ainda permanecem abertas e podem ser feitas até 2 de maio. Os organizadores pretendem iniciar a competi-ção no dia 5 de maio e todos os jogos serão disputados no Ginásio de Esportes "Alberto Wenski".

Dirigentes e organizadores do campeonato de futsal de Campo do Tenente

Campeonato Municipal de Futebol Suíço recomeça no dia 29

O Campeonato de Futebol Suíço de Campo do Tenente será retomado no próximo dia 29, com a realização da se-gunda rodada. Os jogos programados são: 10 horas entre Elétrica Mori x Franck Compensados; 11 horas Rio Vermelho x América, folgando na rodada o Olímpia B. Pela chave B jogarão a partir das 14 horas União Juventus x Karpinski; 15 horas Real Kraft B x Barbosa Associados ; 16 horas Real Kraft A x Lageado; 17 horas Negreli x Rio Vermelho B, folgando o time do Bloco Indústria Cerâmica.

Contenda e Fazenda Rio Grande se enfrentam pela Copa

MetropolitanaO Estádio Municipal de Lagoa vai receber no próximo

domingo, ás 15h30m, o jogo entre o selecionado de Con-tenda e a equipe de Fazenda Rio Grande, em partida válida pela segunda fase da terceira Copa de Futebol da Integração Metropolitana. A competição é organizada pela Prefeitura de Curitiba e tem a chancela da Federação Paranaense de Futebol. A fórmula do torneio se assemelha com a da Copa do Brasil, em que o gol marcado como visitante vale como critério de desempate. O campeonato inicialmente reúne dezoito equipes, todas de Curitiba e região, cada confronto possuem jogos de ida e volta. Contenda e Fazenda Rio Grande se encaram depois de eliminarem na primeira fase Santíssima Trindade e Cerro Azul, respectivamente. O primeiro anfitrião do confronto entre os dois times será o Contenda. A boa qualidade técnica é característica dos times que compõem o torneio e deverá se fazer presente na partida de domingo, prometendo atrair os torcedores, que poderão prestigiar um jogo de alto nível dos representantes de seu futebol amador.

Page 19: ornal oreporter edição 95

1920 a 26 de Abril de 2012 Agudos do Sul / Piên

Rua Alcides de Lima em Agudos do Sul ganha asfaltoOs moradores da Alcides

de Lima, em Agudos do Sul, tiveram seu pedido atendido. A via, que era pavimentada com bloco sextavado, esta-va bastante irregular, será asfaltada. “Trafegar pela rua de carro ou moto estava muito ruim, por conta das irregularidades do pavimen-to e diante dos pedidos dos moradores, buscamos os re-cursos necessários para a sua pavimentação”, disse Genézio Gonçalves da Luz, secretário de Administração e Finanças.

A preparação da rua já começou com a abertura de

valetas para implantação de galerias de águas pluviais, en-tre outras benfeitorias. A obra custará R$ 184.875,00, sendo que R$ 167.986,89 foram con-quistados por meio de parce-ria com a SEDU – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, que vem a fundo perdido, ou seja, sem custos para a prefeitura, que entrará apenas com contrapartida de pouco mais de R$ 16 mil. “É uma obra de grande impor-tância para a nossa cidade”, resumiu Genézio. O trecho que receberá pavimento fica entre a Avenida Getúlio Var-

gas e a Rua Candido Fagundes dos Santos.

Outra rua que vem re-cebendo pavimentação é o prolongamento da Avenida Brasil, a partir da Getúlio Var-gas até a Rua José Gonçalves. A prefeitura está investindo R$ 59 mil (recursos próprios) para o recape da avenida, que fica na área central. “Agudos do Sul está ficando de cara nova, pois estamos asfaltando praticamente todas as ruas da área central e outras rece-berão o beneficio em breve”, finaliza Genézio Gonçalves da Luz. Máquinas trabalham no preparo da Rua Alcides de Lima

Agudos do Sul contemplado com o programa Família Paranaense

O município de Agudos do Sul também será benefi-ciado com o programa Famí-lia Paranaense, com o proto-colo de intenção assinado no último dia 11 pela Secretária da Família, Fernanda Richa. O projeto visa melhorar as con-dições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa vai aten-

der 100 mil famílias até 2014. “É um programa de eman-cipação social, que oferece atenção especial a quem pre-cisa”, destaca a secretária da Família, Fernanda Richa. “O diferencial é a contrapartida social: o município e as famí-lias assumem, cada qual, sua parcela de responsabilidade”, completou a secretária.

Segundo a coordenadora do programa, Letícia Regina dos Reis, são considerados indicadores fatores como situação do domicílio, traba-lho infantil, falta de acesso aos serviços públicos, situ-ações de violência, pessoas com deficiências e uso de drogas.m“Com essa análise, bem mais elaborada que um simples recorte social com base em renda, será possível oferecer um conjunto de ações planejadas de acordo com a região e as necessida-des de cada família”, apontou

Letícia. Outro critério que tam-

bém compõe o diagnóstico é a capacidade de gestão na assistência social. “Além de indicadores sociais, foi pre-ciso considerar a existência de estrutura física, como um centro de referência de assistência social (Cras) e equipe mínima para garan-tir o acompanhamento das famílias atendidas pelo pro-grama”, explica a coordena-dora do programa. Durante a permanência das famílias no programa, o estado e as pre-feituras oferecerão o suporte para que cada família, ao reconhecer suas vulnerabili-dades, conquistem sua auto-nomia. Todo o processo será monitorado e acompanhado pelos órgãos envolvidos: a Seds, como gestora do pro-grama, e outras 17 secretarias estaduais, além de gestores municipais.

Fernanda Richa fala da importância do pro-grama para os munici-

pios paranaenses

SEDU libera R$ 1,2 milhão para Piên

O governador Beto Ri-cha, o secretário do Desen-volvimento Urbano, Cezar Silvestri, o presidente da Pa-raná Fomento, Juraci Barbosa Sobrinho e o prefeito de Piên, Gilberto Dranka, assinaram na manhã desta quarta-feira (18), no Palácio Iguaçu, a liberação de R$ 1,2 milhão por meio de financiamen-to do Paranacidade para o município. Os recursos serão utilizados para a construção de uma escola municipal e a pavimentação de ruas. “Fico muito feliz em poder liberar esses recursos para Piên,

pois sei que serão de extrema importância para melhorar a qualidade de vida de seus moradores”, destacou o se-cretário Cezar Silvestri.

A assinatura da liberação de recursos faz parte de um pacote de obras que estão sendo autorizadas pela Se-cretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), por meio do Serviço Social Autônomo Paranacidade e da Agência de Fomento do Paraná. So-mente nesta quarta-feira, foram liberados mais de R$ 98,6 milhões em convênios de financiamento para 57

municípios paranaenses. Ou-tros R$ 13,3 milhões foram liberados a 64 municípios em convênios para obras de recapeamento asfáltico. “São obras essenciais para os municípios, como hospitais, escolas, postos de saúde, ginásios de esportes, centro de convivência de idosos e pavimentação asfáltica. Tenho certeza de que esses recursos serão empregados em obras que vão melhorar muito a qualidade de vida das pessoas que vivem nos municípios beneficiados”, complementou Silvestri.

Momento da assinatura pelo governador Beto Richa com municipios paranaenses

Page 20: ornal oreporter edição 95

20 a 26 de Abril de 2012Policial20

Trio é flagrado com notas falsas em Fazenda Rio Grande

Policiais da Polícia Militar de Fazenda Rio Grande pren-deram dois homens e uma mulher com notas falsas. O flagrante ocorreu na tarde da última terça-feira (17), na área comercial do muni-cípio. Wellington Emerson, Emanuelle Mara Ferreira e Luciano Monteiro dos Santos

foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Curitiba. Com o trio, a PM fazendense encontro cerca de R$ 1 mil.

Uma equipe da Polícia Militar promovia patrulha-mento pela área comercial, quando deparou com um Palio branco com três elemen-tos em atitudes suspeitas. Foi

feita a abordagem e com o trio os policiais encontraram perto de R$ 1 mil. Ao perceber que a casa tinha caído, Emanuelle tentou dispensar parte do dinheiro que carregava. Ela pediu para entrar uma crian-ça de colo ao marido, mas o dinheiro que carregava foi descoberto pelos PMs.

Fazendense é morto em tentativa de assalto a policial

O fazendense João Pe-dro Teixeira de Assunção, 19 anos, foi morto a tiros por um policial militar na Rua Paulina Ader – 384, bairro Capão Raso em Curitiba. Na noite da última terça-feira, dia 17, o PM, parou a moto Honda, placa ANI-3295 para

atender o celular, momento em que foi abordado por dois elementos armados. Segundo informou a polí-cia, um dos rapazes atirou na direção do militar, que sacou da arma e revidou, acertando João Pedro. O nome do PM não foi

revelado. Ele teria dito que a dupla queria roubar a moto. João trabalhava como auxiliar de processos e morava com os pais em Fazenda Rio Grande, onde foi sepultado. A Delegacia de Homicídios da Capital investiga o caso.

Dinheiro e mercadorias compradas com dinheiro falso no comércio fazendense

Tático de Pinhais apreende adolescente com 15 pedras de crack

Por volta das 17h45min da última terça-feira, dia 17, policiais militares do Proativo Tático de Pinhais realizavam patrulhamento preventivo no bairro Estân-cia, quando no final da Rua Guilherme Weiss, na divisa com a vila Araguaia/Curiti-ba, realizaram abordagem a uma menina que estava em atitude suspeita sobre a

ponte do Rio Atuba. Quan-do os militares questiona-ram o nome e endereço da adolescente de 17 anos, ela deixou cair um invólucro de plástico que escondia na boca, o qual havia 15 pedras de droga conhecida como crack.

Indagada sobre a pro-cedência da droga, a ado-lescente informou que ven-

dia a mando de traficantes da região. A menina trazia consigo a importância de R$ 221,50, em notas tro-cadas, o que caracteriza a comercialização de droga. Os policiais do Proativo Tático apreenderam a ado-lescente e a conduziram, juntamente com a droga e o dinheiro, para a Delegacia da Polícia Civil de Pinhais.

Trio é preso com cinco quilos de maconha em posto de combustível em FRG

Uma operação articu-lada pela Polícia Militar de Fazenda Rio Grande resultou na prisão de três elementos, sendo dois maiores e um ado-lescente de 17 anos. Com os suspeitos, a polícia encontrou cinco quilos de maconha, além de dinheiro. Eles vinham sendo observados desde algum tempo, a partir de denúncia feita pelo 181,

que é o telefone do Nar-codenúncia.

Os rapazes presos estavam em um posto de combustível na BR-116, no momento em que foram flagrados comer-cializando drogas. Foram presos Agenor Sampaio, 32 anos, Sidnei Angelo Neto, 35 anos e o menor D. de 17 anos. Segundo levantou a polícia militar, Agenor era responsável

por ações criminosas na cidade da Lapa e depois de conhecer Sidnei, fi-zeram uma espécie de parceria com o objeti-vo de comercializar a maconha em Fazenda Rio Grande. “Depois de algumas denúncias pelo 181, passamos a acom-panhar os passos dos ele-mentos, que acabaram presos aqui em Fazenda Rio Grande. Agora vão responder pelo crime de tráfico de droga, já que encontramos com eles cinco quilos de maconha e dinheiro possivelmente originado pela venda do entorpecente”, comen-tou o Tenente Razera. Agenor e Sidnei perma-neceram presos na de-legacia local e o menor foi encaminhado para a Delegacia do Menor em Curitiba.

Supeitos no pelotão da PM

Mais um caso misterio-so para a polícia apurar. O corpo de um homem total-mente nu, enrolado a uma lona preta, foi encontrado na última segunda-feira,

dia 16, em um matagal, às margens do Rio Iguaçu, em Fazenda Rio Grande. O homem estava em adiantado estado de de-composição e só exames

no IML vão determinar a causa da morte. No entan-to, a delegacia acredita em homicídio, pelas condições em que o corpo foi deso-vado.

Corpo de homem nu é encontrado enrolado em lona em FRG

ANUNCIE AQUI41 9988-0224

Page 21: ornal oreporter edição 95

2120 a 26 de Abril de 2012 Policial

Quadrilha que explodiu caixa eletrônico em Piên é presa

Dez integrantes de uma quadrilha acusada de roubos a caixas eletrônicos, ônibus de turismo e até igrejas foram presos na manhã da última terça-feira, dia 17. A Opera-ção Desarme foi deflagrada por 50 policiais federais e

20 militares, em Curitiba e Região Metropolitana. Foram apreendidos documentos e dinheiro falsos, 200 gramas de crack, nove armas (duas delas longas), 39 celulares, máscaras balaclavas, ferra-mentas como "pés de cabra",

quase R$ 10 mil, 12 veículos, duas bananas de dinamite e objetos metálicos conhecidos como "ouriço", utilizados para estourar o pneu dos ve-ículos que seriam abordados.

As investigações come-çaram em fevereiro, quando

aconteceram vários ataques a caixas eletrônicos com ex-plosivos no Paraná. Os po-liciais federais conseguiram comprovar que a quadrilha foi responsável por detonar bananas de dinamite para destruir um caixa do banco Itaú no em Piên, no dia 17 daquele mês. Há indícios de que eles atacaram várias outras agências bancárias na mesma época. Em 1º de março, o bando tentou rou-bar dinheiro da Igreja do Per-pétuo Socorro, em Curitiba. "Como eles não conseguiram o que queriam, já estavam planejando explodir a igreja para localizar o cofre, ou até mesmo seqüestrar o padre", conta o delegado da PF Wag-ner Mesquita.

Na mesma época, o bando planejou um assalto que lhes renderia R$ 50 mil no Paraná Clube, mas a ação foi frustrada pela polícia,

que cercou a região onde a ação criminosa aconteceria. O roubo aconteceu no dia 15 de março, mas a quadri-lha conseguiu levar apenas R$ 1.500,00. Desde o início do ano, a PF acredita que o bando tenha feito mais de dez roubos a ônibus de turismo que seguiam com "sacoleiros" até Foz do Igua-çu. Durante o cumprimento a um dos mandados de busca, foi apreendida uma lista de outros ônibus e seus horários de paradas, onde provavel-mente aconteceriam outros assaltos.

Um pedreiro que traba-lhou em uma obra na igreja, e uma funcionária do setor ad-ministrativo do Paraná Clube, ambos acusados de repassar informações privilegiadas para a quadrilha planejar os roubos, estão entre os dez presos ontem. Também está preso o funcionário de uma

pedreira que desviava dina-mite, armazenava em uma chácara na Região Metropoli-tana, e repassava para o ban-do. Não foi divulgado o nome de nenhum dos detidos, que são considerados violentos. Segundo Mesquita, devido a uma briga interna, o grupo planejava matar um dos in-tegrantes na sexta-feira. "Na hora de dividir o dinheiro do roubo eles renderiam o colega, cortariam uma parte do corpo, mandariam para a família dele e fariam ele conversar com a família antes de ser morto. Isso mostra o quanto eles eram violen-tos", revela o delegado. Ele conta que os assaltantes se vangloriavam de homicídios, narrados em detalhes e que agora serão investigados. Eles também diziam que estavam prontos para "receber a po-lícia à bala", mas nenhum deles reagiu à prisão.

Armas e acessórios usados pela quadrilha nos roubos e assaltos

Carreta tomba na BR-116 e deixa pista interditada em Quitandinha

Uma carreta carregada de madeira tombou na BR-116 na altura do município de Quitandinha. O acidente foi no início da tarde da segunda-feira, dia 16 no km 167 e deixou as duas pistas completamente interdita-

das. Três pessoas ficaram feridas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O veículo seguia no sentido Curitiba quando tombou. A carga se espa-lhou pela pista atingindo

dois pedestres que pas-savam pelo local. Ambas as vítimas e o motorista da carreta foram encami-nhados para hospitais da região. As duas pistas fica-ram interditadas às 15h30. A Polícia Rodoviária Federal

informou que a liberação ocorreu após a chegada de um guincho para remover o veículo e a carga da pista. O congestionamento chegou a 5 quilômetros no sentido Curitiba e 2 no sentido de Rio Negro.

Caminhão tombado interditou a rodovia nos dois sentidos

O caminhão ficou atravessado na pista

Carro e caminhão batem no trevo de QuitandinhaPor volta das 15horas

da última quarta-feira, dia 18, um carro e um caminhão batem no trevo de acesso a Quitandinha. Uma jovem de 12 anos sofreu ferimentos le-ves e foi medicada no Hospital Cristo Rei da cidade. Hilário Jesus de Bastos, morador da localidade de Areia Branca dos Assis, conduzia o Gol, pela Avenida José de Ribas, sentido centro bairro. Na chegada do trevo, acabou batendo no caminhão Scania, placa

BUS-3387, conduzido por Ce-lestino Muniz de Souza, que reside em Agudos do Sul. O motorista do pequeno veículo disse não ter visto o cami-nhão. Com o impacto, Hilária de Jesus Bastos, 12 anos, so-freu ferimentos generalizados e foi atendida no hospital de Quitandinha. Dentro do Gol havia quatro pessoas, sendo que as demais nada sofreram. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local realizando os procedimentos de praxe. O Gol ficou avariado na sua lateral

Page 22: ornal oreporter edição 95

22 20 a 26 de Abril de 2012Serviço

Page 23: ornal oreporter edição 95

2320 a 26 de Abril de 2012 Classificados

AUTOMÓVEIS

EMPREGOS

ATENDENTE/GARÇON 12-0070 (Masc) ATENDENTE/BALCONISTA 12-0082 (Masc) ATENDENTE/BALCONISTA 12-0087 (Masc) COSTUREIRA 12-0074 (Fem) ESTAGIO ÁREA DE INFORMÁTICA TI 12-0093 (Fem)ESTAGIO DE DIREITO 12-0096 (Fem) ESTÁGIO AUTO CAD 12-0056 (Masc/Fem) ESTÁGIO MAGISTÉRIO 12-0061 (Fem)ESTÁGIO MAGISTÉRIO / PEDAGOGIA 12-0097 (Fem)ESTÁGIO MAGISTÉRIO/PEDAGOGIA 12-0077 (Fem)

Interessados nas vagas encaminhar currículo para [email protected] ou levar currículo pessoalmente a Rua Cesar Carelli, 90 – Edifício Cordilheira, bairro

Pioneiros – Fazenda Rio Grande/PR – Fone: (41) 3627-4759

Siena Elx 1.0 flex. dh, alarme vidro e tra-vas elet. Ar qt. Desembaçador traseiro e isulfilme ano 2010 na cor prata.Ent.+ parc. 525,00 fixas

PARATI GL 1.8, RODAS DE LIGA, HACK DE TETO ISULFILME, Ano 1991 PRATA.7.500,00 A vista.

Palio Celebration 4 portas, alarme e vidros/travas elétricas,ar quente, limpador e desembaçador traseiro, pára-choque personalizado ano 2009 na cor preta Financia em 60x sem nada de entrada

Siena Fire ano 2003 azul Ent.+ parc. 349,00 fixas

Palio Atractive Elx 1.4 DH, ar condicio-nado, vidros e travas elétricas, alarme. Limpador e desembaçador traseiro, abertura interna da porta malas, isul-filme, Ano 2008 na cor prata. Financia em 60x fixas. Clio sedan 1.6 completo ano 2001 prataAceita seu veiculo na troca

Corsa sedan Premiun 1.4 flex, completo(-ar) + roda de liga 15”, ANO 2008 placa A cor prata, Financia SEM ENTRADA

Corsa Hatch Premium 1.4 EconoFlex, completo (-ar cond.), ano 2009, cor prata, Ent.+ parc. 498,00 fixas

Polo sedam 1.6, completo, roda de liga 16, Ano 2004 na cor preto. Financia em 60x Celta 1.0 4P FlexPower, ar quente, limp. E desemb. Traseiro, isulfilme,

friso lateral, ano 2009, cor Preta. Ent.+parc.489,00 fixas

Celta 1.0 FlexPower, ano 2010, cor Prata. Ent.+ parc.489,00 fixas

GOL TREND G IV flex. 1.0 4 pts completo (-ar) ano 2009 prata Ent.+ parc.409,00 fixas

PALIO ELX MODELO NOVO, ALARME, TRAVAS ELET. AR QT, LIMP. DESEMB TRASEIRO, ANO 2008 na cor cinza. Ent.+ parc.385,00 fixas

Gol G4 1.0 Total Flex., Cd player placa A ano 2006 cinza Parc. 669,00 fixas SEM ENTRADA

UNO Mille Fire, ano 2004 azul Sem entrada 459,00 fixas

Vectra Elite completo, teto solar, au-tomático, couro, abs. Rodas de liga, cd player ano 2010 na cor preto. Ent.+ parc.889,00 fixas

Saveiro G5 1.6 flex. alarme, vidro e trava elétrica, ar quente, protetor de caçamba, capota marítima, isulfilme e cd player, placa A ano 2011 Ent.+ Parc.658,00 fixas Strada 1.4 Fire flex modelo Celebra-tion, capota marítima, rodas de liga, isulfilme. ano 2008. Financia em até 60x

Saveiro G4 1.6 capota marítima, travas elétricas, Prot. Caçamba isufilm rodas aro 15 ano 2009 na cor branca.

Peugeot Partner 1.6, dh, trava elé-trica, ano 2008 na cor branca Ent.+ parc.415,00 fixas

CONVOCAÇÃO

Convocamos a todos os Sr. diretores e secretários municipais de esporte, para a reunião extraordinária da Liga Desportiva da Amsulep, a realizar-se na próxima sexta feira dia 13 de abril às 09h nas dependencias da Prefeitura de Quitandinha.

Oportunidade em que se definirá o calendário de eventos 2012 Obs. O não comparecimento do representante do município será entendido como não há interesse na participação dos eventos de 2012.

Certo de Vossa costumeira atenção, desde ja agradeço. Celso Antunes

Presidente Liga Desportiva da Amsulep.

CSR SUPLEMENTOS DE IMFORMÁTI-CA LTDA

CNPJ 04124391/0001-07INFORMA EXTRAVIO DE 2 BLOCOS DE NOTA FISCAL SÉRIE F - N° DE 0 A 100.ESTES BLOCOS NÃO TEM MAIS VALI-

DADE FISCAL, POIS ESTÃO VENCIDOS.INFORMAÇÕES - 3604-3176 C/PAULO

VendoF-2000 cor azul, ano 81 R$ 25.000,00.

Caminhão Chevrolet motor 1113, ano 76 R$ 15.000,00. Obs.: Lataria cabine á reparar.

Tratar com José - Mecânica Salvador-Con-tenda-PR. Cel.: 8826-1589

BB reduz juros e aumenta crédito a pes-soas físicas e micro e pequenas empresas

Conjunto de medidas, que passou a estar disponível nas agências BB ontem, reduz taxas de juros, aumenta limites e estimula o uso consciente do crédito no país

O Banco do Brasil anunciou na últi-ma semana o BOMPRATODOS, conjunto de medidas que promove a redução das taxas de juros das principais linhas de crédito para pessoas físicas e micro e pequenas empresas. O BB eleva em R$ 26,8 bilhões os limites de crédito para micro e pequenas empresas e em R$ 16,3 bilhões os limites para pessoas físicas. Essas medidas são resultado da combinação inovadora da metodologia de análise de risco, que prio-riza bons pagadores, com a propensão ao consumo da sociedade.

“Com o BOMPRATODOS, vamos reduzir os spreads, aumentar a oferta de crédito, estimular o uso consciente do crédito e ainda atrair novos clientes no contexto da Livre Opção Bancária”, avalia o presidente do BB, Aldemir Bendine. “Esse movimento só está sendo possível graças aos nossos baixos níveis de inadimplência e vai nos permitir ampliar o nosso volume de negócios; com isso, ajudar o país a crescer”.

Pessoa FísicaRedução de taxas de juros para

aquisição de veículos – Embora o BB já pratique as menores taxas de juros do mercado dentre os grandes bancos, as principais linhas para pessoas físicas terão redução significativa nos seus juros. Por exemplo, no financiamento de veículos,

com crédito pré-aprovado e sem tarifas embutidas, a queda será de pelo menos 19%. Assim, o cliente poderá financiar a aquisição de veículos com taxa de juros a partir de 0,99% ao mês.

Redução de taxas de juros e incenti-vos ao financiamento de consumo – Para as linhas voltadas à aquisição de bens e ser-viços de consumo, os juros médios serão reduzidos em 45% e o cliente terá ainda a facilidade de utilizar o seu limite de crédito através do Ourocard Crediário – linha de cartões temáticos criada exclusivamente para incentivar o consumo consciente e ser um instrumento de acesso ao crédito tradi-cional do BB, no momento da aquisição de eletroeletrônicos, materiais de construção, serviços de turismo, equipamentos de informática e outros bens e serviços.

Redução de taxas de juros para aposentados e pensionistas do INSS – Para os beneficiários do INSS, as taxas do crédito consignado serão de 0,85% a, no máximo, 1,80% ao mês.

Credito rotativo do cartão a 3% ao mês – Os assalariados que recebem por meio do BB e optarem por aderir aos pacotes de serviços contarão com benefí-cios exclusivos. Para esses clientes, a taxa de juros do rotativo do cartão de crédito será de 3% ao mês – a taxa média atual é

de 12,25%. Receberão ainda um cartão da nova família Ourocard BOMPRATODOS e também terão acesso à prerrogativa de até 10 dias sem juros no cheque especial, à assessoria financeira e a diversas vantagens sem custos adicionais, como SMS com aviso de transações financeiras, cartão pré-pago para uso familiar, com emissão e primeira carga isentos de tarifas.

Micro e Pequena EmpresaRedução de taxas de juros para

capital de giro – As micro e pequenas empresas também serão beneficiadas com redução dos juros. A taxa média das principais linhas de capital de giro, que já é das menores do mercado, será reduzida em 15%. A redução da taxa média de recebíveis será de 16%. Com a medida, os empresários podem agora financiar seu capital de giro com taxa de juros a partir de 0,96% ao mês. Já os valores da vendas a prazo com cheques pré-datados, duplicatas e cartões de crédito poderão ser antecipados com encargos a partir de 1,26% ao mês.

Aquelas empresas que centraliza-rem seu movimento financeiro no BB e optarem pela adesão ao parcelamento automático da fatura do cartão receberão o novo Ourocard Empresarial Giro BOMPRA-TODOS, e também passarão a contar com a

taxa de 3% no rotativo. Em breve, poderão ter acesso diretamente à sua linha de capital de giro, no momento das compras.

O acesso às novas condições será de acordo com o nível de relacionamento entre a cliente e o BB. A centralização do fluxo de caixa da empresa (cheques e duplicatas, principalmente) e o domicílio bancário para o recebimento das vendas com cartões de crédito também facilitarão o acesso ao crédito mais barato.

A garantia da operação é outro aspecto que será considerado na redução dos juros. Preferencialmente, o BB indicará a vinculação ao Fundo de Garantia de Operações (FGO).

Pacote de ServiçosO BB já oferece mais de 20 pacotes

de serviços com composições e tarifas diferentes. O cliente escolhe a melhor opção de acordo com as suas preferências e necessidades. Essa lógica se mantém no BOMPRATODOS, com a criação de uma família específica com mais cinco opções de pacotes à disposição dos clientes pessoas físicas e outras duas para micro e pequenas empresas. Com essas medidas, o BB espera aumentar a satisfação de seus clientes, aumentando a competitividade e ampliando ainda mais sua liderança no mercado.

INFORME PUBLICITÁRO

Page 24: ornal oreporter edição 95

Serviço24 20 a 26 de Abril de 2012