jornal oreporter edição 104

24
A Vigilância Epidemiológica de Fazenda Rio Grande contabilizou seis casos suspeitos da gripe H1N1 no município, mas todas as pessoas foram medicadas e não correm nenhum tipo de risco. Como o período de inverno e propício para a propagação da gripe, a vigilância municipal está em estado de alerta. Uma tentativa de assalto a um malote que era levado para depósito em uma agência bancária de Fazenda Rio Grande gerou tiroteio, perto das 12 horas da quinta-feira, dia 28. Um policial aposentado que fazia a escolta e um dos assaltantes ficaram feridos na ação, que causou pânico. Apesar da pronta ação da polícia, três dos assaltantes conseguiram fugir. Chico ou Alisson? Ano III - Edição: 104 | 29 de Junho a 5 de Julho de 2012 | Distribuição Gratuita A notícia da sua cidade Embora a maioria dos partidos realize conven- ções entre essa sexta-feira, dia 29 e sábado, 30, a expectativa de que a eleição em Fazenda Rio Grande seja disputada por duas chapas, pois o médico Nassib Hammad, que havia anunciado participação no pleito, disse que vai disputar uma cadeira no Legislativo. Dessa forma, a eleição ficará polarizada entre o grupo que atualmente administra o município e o grupo liderado pelo PT. Dessa forma vão para a disputa o prefeito Chico Santos que busca a reeleição e o empresário Alisson Wandescheer. Fazenda Rio Grande Página 03 Página 04 Página 06 Página 04 Página 20 Gripe H1N1 está controlada em FRG Em alerta! Pânico no centro Vereadores de Fazenda Rio Grande e da região entram no clima de campanha Os vereadores de Fazenda Rio Grande e de municípios da região estão acelerando suas atividades para entrar no clima eleitoral. Estar psicologicamente preparado é a principal arma do vereador Marcelo Pelanda (foto). Ele afirma que campanha se faz durante os quatro anos de mandato. "Quem plantou vai colher. A única diferença que acontece nestes últimos três meses é o aumento da divulgação do trabalho do vereador. Mas é preciso estar preparado para o ritmo da campanha.". Festa do Paraná atrai milhares de pessoas à Praça Brasil Com expressiva participação popular, a Praça Brasil foi o ponto de encontro dos fazendenses e milhares de visitantes da região durante os cinco dias da Festa do Paraná, que foi encerrada no do- mingo com o show da dupla João Neto e Frederico.

Upload: pedro-bala

Post on 22-Mar-2016

255 views

Category:

Documents


19 download

DESCRIPTION

jornal oreporter edição 104

TRANSCRIPT

Page 1: jornal oreporter edição 104

A Vigilância Epidemiológica de Fazenda Rio Grande contabilizou seis casos suspeitos da gripe H1N1 no município, mas todas as pessoas foram medicadas e não correm nenhum tipo de risco. Como o período de inverno e propício para a propagação da gripe, a vigilância municipal está em estado de alerta.

Uma tentativa de assalto a um malote que era levado para depósito em uma agência bancária de Fazenda Rio Grande gerou tiroteio, perto das 12 horas da quinta-feira, dia 28. Um policial aposentado que fazia a escolta e um dos assaltantes ficaram feridos na ação, que causou pânico. Apesar da pronta ação da polícia, três dos assaltantes conseguiram fugir.

Chico ou Alisson?Ano III - Edição: 104 | 29 de Junho a 5 de Julho de 2012 | Distribuição Gratuita A notícia da sua cidade

Embora a maioria dos partidos realize conven-ções entre essa sexta-feira, dia 29 e sábado, 30, a expectativa de que a eleição em Fazenda Rio Grande seja disputada por duas chapas, pois o médico Nassib Hammad, que havia anunciado participação no pleito, disse que vai disputar uma cadeira no Legislativo. Dessa forma, a eleição ficará polarizada entre o grupo que atualmente administra o município e o grupo liderado pelo PT. Dessa forma vão para a disputa o prefeito Chico Santos que busca a reeleição e o empresário Alisson Wandescheer.

Fazenda Rio Grande

Página 03

Página 04

Página 06

Página 04

Página 20

Gripe H1N1 está controlada em FRGEm alerta!

Pânico no centro

Vereadores de Fazenda Rio Grande e da região entram

no clima de campanha

Os vereadores de Fazenda Rio Grande e de municípios da região estão acelerando suas atividades para entrar no clima eleitoral. Estar psicologicamente preparado é a principal arma do vereador Marcelo Pelanda (foto). Ele afirma que campanha se faz durante os quatro anos de mandato. "Quem plantou vai colher. A única diferença que acontece nestes últimos três meses é o aumento da divulgação do trabalho do vereador. Mas é preciso estar preparado para o ritmo da campanha.".

Festa do Paraná atrai milhares de pessoas à Praça Brasil

Com expressiva participação popular, a Praça Brasil foi o ponto de encontro dos fazendenses e milhares de visitantes da região durante os cinco dias da Festa do Paraná, que foi encerrada no do-mingo com o show da dupla João Neto e Frederico.

Page 2: jornal oreporter edição 104

02 Opinião 29 de Junho a 5 de Julho de 2012

E D I T O R I A L

Vamos avaliar os candidatos!

Publicação de responsabilidade da Empresa Midfaz Comunicação CNPJ: 04.460.773/0001-01

Jornal Filiado a

Rua Francisco Claudino dos Santos, 260 - Sala 03 - Pioneiros - Fazenda Rio Grande - PRDireção Geral: Pedro E. Silva; Depto Comercial: 41 9693-2591; Fotografias: Barbosa Junior; Diagramação: Alexandre | 41 9988-0224; Colaboradores: Jhéssika Patrícia, Dílson Damas, Hermes Hildebrand, Luis F. Kemp, Alexsandro Wojcik e Osmar Cardoso

Rolim; Contatos: www.oreporter.jor.br | [email protected]; Telefones: 41 3060-6863 / 9693-2591; Circulação: Semanal em Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Agudos do Sul, Pinhais, Tijucas do Sul, Piên, Lapa, Araucária,

Contenda, Quitandinha e Campo do Tenente, Piraquara.

As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do jornal

Opinião do Leitor

.N.o.s.t.a.l.g.i.a.

Embora houvesse outra empresa concorrente, estradas em péssimas condições e um faturamento que mal cobria os custos o Sr. Alfredo, vislumbrando um futuro promissor com o crescimento de Fazenda Rio Grande, se desligou da sociedade com o irmão e em julho de 1983 fundou a empresa Leblon Transporte de Passageiros Ltda., executando, além do fretamento, a linha metropolitana Fa-zenda Rio Grande - Curitiba. Fonte: Empresa Leblon

“Queremos saber quan-to a prefeitura gastou com esta Festa do Para-ná, principalmente com o foguetório”. Vereador Caio Szadkoski, ao apre-sentar requerimento pe-dindo informações sobre gastos com realização da festa.

“o vereador Caio está abismado pelos custos com a segurança da

Festa do Paraná. É pre-ferível pagar e ter resul-tado do que ter mortes, como aconteciam em festas na cidade. Talvez na época não havia con-tratação de seguranças e aconteciam mortes”. Vereador Márcio Wo-

zniack, ao votar contra requerimento de Caio Szadkoski, que apresen-tou requerimento pedin-do informações sobre gastos com seguranças na Festa do Paraná.

“No meu aniversário, ganhei um filhote de ca-chorro e ainda perguntei se ele não cresceria. Me garantiram que não.

Hoje ele tem o tamanho de um boi”. Vereado-ra Ariel Bortolussi, ao discutir matéria sobre número de cães aban-donados em Fazenda Rio Grande.

“Espero que o casamen-to dê certo e não acon-teça divórcio entre o PP e o PV” – Vereador Ariel da Agricultura

Inegavelmente a Festa do Paraná foi um ver-dadeiro sucesso, embora alguns tentem dizer ao contrário. A presença de público nos cinco dias de festa, apesar do frio e da chuva, mostra que a prefeitura está de parabéns pelo investimento, pois além de obras, precisamos de lazer e de entreteni-mento. Eu fui no domingo assistir ao show de João Neto e Frederico e fiquei impressionada com tanta gente. Parabéns aos organizadores.

Sandra Biscaia

Pelo que ouvi numa rádio de Curitiba, na sema-na que vem ou nos próximos dias, começa a elei-ção, pois teremos que eleger prefeito e vereadores. Eu acompanhei outras campanhas e infelizmente as baixarias são vistas. Mas torço para que nesta campanha o nível não prejudique a população. Es-pero ver o respeito de parte de todos os candidatos.

Amauri Soares

O número de cães abandonados pelas ruas da cidade, ao que parece, cresce a cada dia que passa e a administração da cidade não pode ser responsabilizada por esta invasão. Acontece que

tem famílias que adotam filhotes e quando crescem são abandonados. Sei lá o que poderia ser feito, mas o que não pode acontecer é o crescimento da população animal. Afinal, moramos em uma cidade em franco progresso e os cães devem ser evitados nas praças e logradouros.

Mário Antunes Fagundes

Ouvi numa rádio comunitária de Fazenda Rio Grande, que o rapaz assassinado no Bairro Nações, teria se envolvido na véspera da sua morte, em uma briga na Festa do Paraná. Isso é inverídico, pois o jovem morto já esteve preso e vivia em rodinhas de esquinas consumindo drogas. Claro que a família sofre, mas o bem da verdade é que Dentinho tinha um passado repleto de broncas na polícia.

Dilermando de Souza

Faltando alguns dias e algumas horas para o início da campanha elei-toral, o eleitor que vai às urnas carrega, além do seu título, uma boa dose de esperança acerca do nosso futuro. Outra vez repete-se a mesma expectativa, quase nun-ca atingida, de eleger uma nova administração municipal com finali-dades de atendimento à população em suas ne-cessidades básicas, como a saúde, a educação, a moradia, o trabalho e tantas outras. O desafio é saber quais os mais capacitados para levar adiante esta empreitada.

A campanha eleitoral permite que os fazen-denses conheçam um pouco mais os políticos e a suas propostas. Todos os candidatos querem marcar sua participação através de propostas de governo que busquem em última instância a melhoria da qualidade de vida da população. Como parte da estratégia política, uns costumam ir muito além do razoá-vel, oferecendo projetos futuristas em meio ao mundo em grave crise

econômica. Porém, o que vale é o espírito empre-endedor para realizar as mudanças e avançar nas políticas públicas e isto os nomes que disputarão a sucessão pretendem de-monstrar. O eleitor pode constatar o empenho das candidaturas e a expecta-tiva de um novo governo é a melhor possível. Res-ta agora aguardar que os projetos e as propostas ganhem corpo e sejam efetivamente cumpridas. Fazenda Rio Grande pos-sui inúmeras possibili-dades de crescimento econômico e o futuro mandatário não poderá se furtar do diálogo com as classes produtivas e trabalhadoras, visan-do uma planificação de nossas pretensões. Chico Santos é o atual prefeito e inegavelmente realiza uma excelente admi-nistração, mas cabe ao povo decidir mantê-lo no cargo ou trocá-lo. O progresso da cidade de-pende em grande parte da escolha dos nomes certos para levar adiante as propostas de desen-volvimento. O futuro de Fazenda Rio Grande está em suas mãos.

E-mail´sEnvie para: [email protected]

Serão publicados textos com até 1.000 caracteres, desde que o autor aceite divulgar seu nome completo e a cidade. Sem estas especificações o e-mail será arquivado, bem como aqueles que

contenham palavrões ou ofensas.

Page 3: jornal oreporter edição 104

O drama, risco de doenças e perigo de ser mordido caracterizam a realidade da maioria dos moradores que convivem com a grande quantidade de cachorros abandona-do nas ruas de Fazenda Rio Grande. A presença em grande número de animais abandonados em praças, terminal de transporte de passageiros e ruas da área central da cidade, gerou um amplo debate na reunião da

Câmara de Vereadores. Além de estar passí-

veis de adquirir várias doenças como sarna, ou câncer, esses animais são sujos e maltratados. Para quem gosta de ani-mais ver os cachorros sem rumo pelas ruas não é nada fácil. “Eles bebem água suja, inva-dem residências, comér-cios, seguem moradores, avançam sobre eles”, disse a vereadora Ariel Bortolussi, que defende

a criação de uma ONG para cuidar de animais sem donos. Ela afirma que uma pesquisa fei-ta há questão de dois meses no município fa-zendense, mostrou que existiam na oportunidade aproximadamente 1.500 cachorros abandona-dos. “As pessoas pegam animais filhotes para criar e quando se tor-nam adultos, são aban-donados em praças e no leito de rios. “Alguma

coisa precisa ser feita”, comentou a vereadora. A vereadora Ana Lúcia destacou que nas cons-tantes idas a Curitiba, vê carros com placas de Curitiba abandonando animais na BR-116 e mesmo nos bairros de Fazenda Rio Grande. “Estão abandonando ca-chorros e trazendo estes animais para nossa cida-de. Com certeza, a famí-lia precisa ser educada neste sentido e criar os

animais até o fim de suas vidas. Tenho um cachor-ro feio em casa, mas não é por este motivo que vou abandoná-lo na rua”, opinou. “Quem sabe seja criado um departamento para castrar os cachorros,

como acontece em mui-tas cidades do Brasil”, sugere. O local de maior concentração de cachor-ros, segundo a presidente Ana Miranda é a Praça Brasil e o terminal de transportes.

0329 de Junho a 5 de Julho de 2012 Fazenda Rio Grande

Animais abandonados em Fazenda Rio Grande gera debate no Legislativo

Cães abandonados na praça Brasil

Eleições em Fazenda Rio Grande caminham para duas chapas

Pelo andar da car-ruagem e pela possível fragilidade de algu-mas pré-candidaturas alternativas, nas elei-ções em Fazenda Rio Grande deverá cami-nhar apenas com duas

chapas: a coligação que tem a frente o prefeito Chico Santos (PSDB) e do empre-sário Alysson Wan-descheer (PT), filho do deputado Estadual Antonio Wandescheer,

que já foi prefeito da cidade fazendense.

O bloco de opo-sição está ganhando mais apoios, como do médico cardiologis-ta Nassib Hammad, atual vice-prefeito e

que havia anunciado a disposição de disputar a prefeitura e que por não conseguir formar chapa, decidiu dispu-tar a câmara, apoiando o nome de Alysson e do vereador Ricardo

Miranda, que será vice.

Já na situação está o atual prefeito Chi-co Santos (PSDB), que deverá anunciar na convenção desta sexta-feira o nome da

vereadora Ana Lúcia Pacheco como candi-data a vice. O nome do dentista Pedro Marce-lino era cogitado, mas uma fonte garante que ele teria acertado com o gripo de oposição.

XPrefeito Chico Santos Alisson Wandscheer

Page 4: jornal oreporter edição 104

04 Fazenda Rio Grande 29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Fazenda Rio Grande tem seis casos confirmados da gripe H1N1

A Secretaria de Esta-do da Saúde confirmou mais mortes por gripe A (H1N1) no Paraná. As mortes foram regis-tradas nos municípios de São José dos Pinhais (3), Curitiba (2), Ponta Grossa (1), São Mateus do Sul (1), Astorga (1), Apucarana (1), Cornélio Procópio (1), Tibagi (1), Capitão Leônidas Marques (1) e Siqueira Campos (1).

O aumento no núme-ro de casos de gripe A nos últimos dias colo-ca o Paraná em alerta. Dos 64 casos confir-mados este ano, 36 fo-ram registrados no mês

de junho. A situação de estados vizinhos – como Santa Catarina, São Paulo e Rio Gran-de do Sul – também é preocupante. Santa Catarina já confirmou 268 casos e 21 mortes este ano. Em Fazenda Rio Grande, segundo a Vigilância Epidemio-lógica, até o momento foram notificados seis casos, mas todos con-trolados. “Estamos em alerta freqüente”, disse o secretário de Saúde Pedro Cavichiolo.

A Secretaria da Saú-de recomenda que todas as pessoas que apresen-tarem febre, associada

a tosse ou dor de gar-ganta, sejam encami-nhadas imediatamente para uma unidade bá-sica de saúde. “Se o caso for classificado como suspeito de gripe o médico deve receitar o medicamento Osel-tamivir, mesmo sem a

confirmação por exames laboratoriais”, afirma o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. O medi-camento age contra os tipos de vírus Influenza mais circulantes no País e evita o agravamen-to do quadro clínico

do paciente. Além da vacinação, há formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias. A Secretaria da Saúde recomenda que a popu-lação não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sem-pre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão. Deixar os am-bientes arejados, com bom fluxo de ar, tam-bém evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos

de contaminação do ambiente.

Até agora todos os casos de gripe A (H1N1) estão concentrados em 21 municípios do Esta-do: Matinhos (4), Para-naguá (4), Campo Largo (2), Colombo (1), Curi-tiba (24), Fazenda Rio Grande (6), Pinhais (2), Piraquara (1), São José dos Pinhais (2), Ponta Grossa (6), Guarapuava (1), São Mateus do Sul (1), Pato Branco (1), Francisco Beltrão (2), Cascavel (1), Juranda (1), Astorga (1), Ma-ringá (3), Sarandi (1), Cornélio Procópio (1), Tibagi (5). (AEN)

Enfermeira Alda no Pronto Atendimento

Vereadores de Fazenda Rio Grande e da região entram no clima de pré-campanha

Os vereadores de Fazenda Rio Grande e de municípios da região estão acelerando suas atividades para entrar no clima eleitoral. Eles incrementaram a par-ticipação em reuniões, encontros com associa-ções e estão mais aten-tos à divulgação de seus atos. Até mesmo soleni-dades oficiais têm leva-do os parlamentares ao palanque onde apro-veitam os momentos de sufoco e aperto para tirar fotos para divulga-ção nas mídias digitais. Campanha mesmo só pode ser feita depois das convenções parti-dárias, que acontecem até este dia 30. E segue

rigorosa a legislação. Antes disso, todo cui-dado é pouco. Ninguém pode divulgar que é candidato, pedir voto ou se posicionar como candidato. Porém, a exposição já começou. Marqueteiros dizem que em ano eleitoral, as demandas dos eleitores aumentam.

E s t a r p s i co log i -camente p reparado é a pr inc ipa l a rma do vereador Marce-lo Pelanda(foto). Ele afirma que campanha se faz durante os qua-tro anos de mandato. "Quem plantou vai co-lher. A única diferença que acontece nestes últimos três meses é o

aumento da divulgação do trabalho do verea-dor. Mas é preciso estar preparado para o ritmo da campanha.".

A campanha ganhará as ruas depois do dia 6, após as convenções marcadas para este fi-nal de semana, pois os partidos têm até o dia 5 para homologar as candidaturas. “Quem tem o que apresentar vai encontrar maior fa-cilidade em conquistar os votos dos eleitores. Quem pouco fez, ima-gino que vai encontrar alguma dificuldade, mas a campanha tende a ser acirrada”, finaliza Marcelo Pelanda. (Da Redação)

ACINFAZ realiza sorteio referente ao dia das mães

No dia 24 de Ju-nho, a Associação Co-mercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ), sorteou o Gol G5 no valor de R$ 30.000,00 e 03 TVs Sony Bravia no valor de R$ 1.200,00. A Ação é o resultado da promo-ção Sorte Grande no dia Das Mães, com o intuito de impulsionar as vendas no comércio do município.

A campanha iniciou no dia 13 de Março, os clientes que efetuaram suas compras nas lojas associadas da ACIN-FAZ, receberam um cupom para preencher com seus dados pesso-ais e depositar nas urnas correspondentes até o dia 20 de Junho, quando encerrou a campanha.

A campanha Sorte

Grande dia Das Mães contou com a partici-pação100 empresas as-sociadas da ACINFAZ, mais de 100 mil cupons preenchidos.

O evento foi realiza-do na Praça Brasil em anexo com Prefeitura Municipal. O sorteio teve inicio às 17 horas e contemplou com os seguintes ganhadores:

Ganhador do veículo Gol G5 0Km é Vag-ner Rodrigues Cruz, morador do bairro Xa-xim em Curitiba cliente da empresa Munhoz e Mendes.

Ganhador da TV Sony Bravia nº 01: Jo-elma Scolaro de Souza moradora do bairro Na-ções em Fazenda Rio Grande e cliente do O Boticário.

Ganhador da TV

Sony Bravia nº 02: Ivone. L. S. de Pau-la moradora do bairro Pioneiros em Fazenda Rio Grande e cliente da Inforgames

Ganhador da TV Sony Bravia nº 03: Be-nedito M. Ferrante, mo-rador do bairro Iguaçu em Fazenda Rio Grande e cliente da Calce leve Calçados.

Segundo o Presiden-te da ACINFAZ, João Antonio Munaro, “A campanha sorte grande é uma maneira de in-centivar e valorizar o comércio local, dessa forma, os comercian-tes não precisam se deslocar até Curitiba para efetuar as suas compras, sendo que em Fazenda Rio Grande o comércio esta crescen-do cada vez mais.”

Momento do sorteio da ACINFAZ realizado durante a Festa do Paraná

Page 5: jornal oreporter edição 104

05Fazenda Rio Grande

Miúdas

......

......

• Como foi dito neste Semanário, candidatos radialistas têm que deixar o microfone imediata-mente após a convenção. A par-tir do momento que o nome for aceito na convenção, nem pode mais falar no rádio. Esse impe-dimento é de responsabilidade da Justiça Eleitoral. E tem um deles, que se acha poderoso, se apresenta como candidato, mas pela Lei, o bom samaritano nem deveria ter almejado a candi-datura, pois literalmente está inelegível. Pelo visto, o preten-dente não sabe fazer conta ou sua memória anda precisando daquele remedinho chamado memorex.

• A vereança de Fazenda Rio Grande, neste ano, vai ter uma mini férias, já que o recesso de meio de ano será de apenas quinze dias. Aliás, quem sabe na próxima legislatura, algum vereador possa entrar com um projeto acabando com o reces-so de meio de ano. Afinal, a edilidade tem três meses de fé-rias, enquanto os trabalhadores um “mesinho” apenas. E claro, quando o trabalhador retorna, fica sem pagamento. Bem, os vereadores recebem normal-mente. Vida boa né e por esse motivo que muita gente deseja essa boquinha no Legislativo.

• Diz o Foca, nosso fofoqueiro de plantão, que tem candidato que nem sabe usar compu-tador ou coisa parecida, que mesmo assim criou Orkut, facebook e MSN como forma de mostrar alguma coisa aos internautas. Curiosamente, entrei num “face” de um deles e observei que o dito cidadão está prometendo mundos e fundos e olha que a cidade que pretende comandar é pequena e nem tem condições de rece-ber investimentos do porte que o nobre cidadão promete na rede mundial de computadores. Bem, o papel aceita tudo, ops, melhor, o facebook aceita tudo, mas o bom deste sistema, que o eleitor ou qualquer pessoa pode “retrucar” qualquer pro-posta inadequada. Tenhamos paciência!

• Alguns partidos da região promovem as convenções par-tidárias , dando início a corri-da política de 2012. Até este dia 30, teremos definidas as candidaturas. A impressão que se tem é que existem mais candidatos que eleitores e o interessante que se faz muita propaganda dos candidatos mas não há plataforma política que embase suas candidaturas.

• Terminou a Festa do Paraná e ficam alguns registros, como por exemplo a história de dois rapazes que andam com coletinhos de imprensa e aportaram no local com o simples objetivo de “regis-trar” a festança. Só que o registro que desejavam era a de denegrir a imagem dos promotores. Parece que os rapazes não têm visão adequada e apesar do sucesso da Festa do Paraná, tentaram, mas foram impedidos de bagunçar. Daí deu no que deu. Foram numa rádio e soltaram o verbo. Que feio!

Pagou em dia fala bem, atrasou a fatura alguns dias, o pau pega. Essa é a lei em Fazenda Rio Grande; em um almoço que reuniu políticos em Tijucas do Sul o cardápio foi eleições 2012; um pai de 50 anos é procurado pela polícia de Fazenda Rio Grande por abusar das filhas de 10 e 14 anos; neste dia 30, muita movimentação em todas as cidades da região por conta das escolhas de candidatos a prefeito, vice e vereadores; um vereador de Piên deve ficar de fora da disputa eleitoral, pois os patrões não querem ele na campanha. Boa Semana a Todos!

29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Vereador Márcio Wozniack quer o Jovem trabalhando com a

administração pública municipal

Com o objetivo de ga-rantir ao jovem o direito de participar da construção de uma cidade cada vez mais justa e melhor de se viver, o vereador Márcio Woznia-

ck protocolou na Câmara Municipal os Projetos de Lei Nº20/12 e 21/12, onde cria no âmbito da adminis-tração pública municipal o Programa de Contratação

de Jovem Aprendiz. Se aprovados e sancionados, os projetos irão garantir ao jovem a inserção na administração pública e a formação de novas lideran-ças para o desenvolvimento da cidade.

“ É preciso pensar no fu-turo e os jovens são o futu-ro, são meninos e meninas que ainda estão na escola mas que em breve podem estar a frente das decisões mais importantes da cida-de dentro de uma câmara municipal ou da prefeitu-ra”. Comenta o vereador Márcio. Os projetos apre-sentados são sustentados pela legislação federal do jovem aprendiz, precisam tramitar na câmara e seguir para sanção da prefeitura.

Vereador Márcio Wosniak

Plastilit promove Semana do Caminhoneiro em FRG

Entre os dias 2 e 6 de julho, a Plastilit Produ-tos Plásticos do Paraná realizará a Semana do Caminhoneiro, a fim de celebrar o dia 30 de junho, dia comemorativo deste profissional. A Semana ocorrerá na futura sede da fábrica da Plastilit, em Fazenda Rio Grande, com o intuito de promover a valorização e a confrater-nização e visa também o aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Atualmente a Plastilit conta com aproximada-mente 90 caminhoneiros autônomos cadastrados, número este que deve cres-cer junto com a capacidade produtiva da nova fábrica. Dentro do cronograma de

atividades desenvolvidas para a Semana do Cami-nhoneiro, temas como ergonomia, segurança no trânsito e direção defen-siva serão abordados. As expectativas para o evento são bastante positivas: “O resultado esperado é homenagear o profissio-nal e contribuir para sua conscientização quanto à segurança nas estradas”, afirma Jissana Christo, gerente de Logística e Faturamento da empresa. A Plastilit é uma empresa Paranaense de Conexões Tubos e Acessórios de PVC fundada em 1988. A Empresa é certificada pelo Programa Brasileiro de Qualidade e do Habi-tat- PBQP-h- e atualmente

é uma das 4 maiores pro-dutoras de conexões de PVC do Brasil. O Grupo Plastilit também possui a empresa Polifort, indústria fundada em 2007, hoje especializada em Acaba-mentos de PVC para Cons-trução Civil, com Forros e Portas Sanfonadas em seu portfólio de produtos.

Atualmente o gran-de projeto do Grupo está focado na sua nova sede fabril com 30.000 m² de área construída no municí-pio de Fazenda Rio Grande – Região Metropolitana de Curitiba, Paraná. O empre-endimento visa duplicar sua capacidade produtiva e também seu quadro de colaboradores até 2014. (Da Assessoria)

Page 6: jornal oreporter edição 104

06 Fazenda Rio Grande 29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Festa do Paraná atrai milhares de pessoas à Praça Brasil

C o m e x p r e s s i v a participação popular, a Praça Brasil foi o pon-to de encontro dos fa-zendenses e milhares de visitantes da região durante os cinco dias de festa, que foi encerrada no domingo com o show da dupla João Neto e Frederico. A programa-ção começou na quarta--feira e apesar do frio e da chuva, todos os dias

o público superou as ex-pectativas. No domingo, encerramento da festa, segundo estimativas da Polícia Militar, cerca de 25 mil pessoas es-tiveram prestigiando a festa. Nos cinco dias de programação, passaram pela praça em torno de 40 mil pessoas.

Segundo o prefeito Chico Santos, jamais houve uma concentração

de pessoas tão grande no município, “Nunca na historia do município houve tantas pessoas num mesmo lugar e essa festa vai ficar na his-tória do município, os fazendenses merecem diversão, lazer e a Festa do Paraná oportunizou isso as milhares de pes-soas que passaram pelo local”, comentou o pre-feito.

A Festa do Paraná, em sua terceira edição, começou com o show gospel com a participa-ção de Fernandinho; No dia 21 quem se apresen-tou foi o grupo Tchê Ga-rotos; no dia 22 show a apresentação foi do Jeito Moleque; dia 23 a banda gaúcha Chimarruts e fechando a programação no dia 24, apresentação de João Neto e Frederi-

co. “Nunca vi tanta gen-te num mesmo local por ocasião do show com João Neto e Frederico. Isso é resultado de uma festa organizada onde pensamos em cada deta-lhe para deixar o público bem confortável. Graças a Deus o sucesso foi tamanho que continua-mos recebendo elogios de parte da população”, comemora o prefeito

Chico Santos. A praça de alimenta-

ção foi mais um destaque na programação da Festa do Paraná. “Trabalha-mos muito, e o resultado desse esforço consegui-mos ver na satisfação de cada visitante. Mais uma vez, podemos dizer que a Festa do Paraná foi grande sucesso”, come-mora Chico Santos. (Da Redação)

Segurança da festa foi organizada e garantiu tranquilidade O prefeito de Fazenda

Rio Grande Chico Santos fez elogios as Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal pela segu-rança nas dependências da Praça Brasil e no seu entorno. “Foi um verda-deiro trabalho de serviço em equipe e concentrado e quem passou pela festa se sentiu seguro. Essa sempre foi nossa preo-cupação pois entende-mos que a segurança das pessoas que passariam pelo local deveriam ter o respaldo de policiais e guardas municipais comprometidos com o sucesso da festa e graças

a Deus tudo deu cer-to”, disse Chico Santos. Apesar de todas as pro-vidências para garantir a segurança dos festeiros, pessoas, em programas de rádio, tentaram levar uma imagem negativa da festa e afirmaram que houve tumulto em alguns momentos. “Essas pesso-as que tentam denegrir a nossa festa, que conver-sem com as autoridades policiais e busquem saber se houve alguma espécie de tumulto”, disse Chico. No domingo a noite, um jovem foi morto no Bair-ro Nações e um repórter de uma rádio disse que

tudo teria começado na festa. “Isso é inverdade, pois pelo que sei, o rapaz saia de casa para ir a fes-ta, mas infelizmente exis-tem pessoas que gostam de denegrir Fazenda Rio Grande”, lamentou o pre-feito. “Gostaria de para-benizar todos os Policiais Militares, Civis, Guarda Municipal e todos os se-guranças contratados que trabalharam na festa, pelo empenho, competência e que deixou nosso povo tranquilo durante os cin-co dias de apresentações. Obrigado a cada um”, finalizou Chico Santos. (Da Redação)

Público lotou a Praça Brasil onde foi realizada a Festa do Paraná

Guarda Municipal garantiu a segurança na Festa do Paraná

Page 7: jornal oreporter edição 104

07Mandirituba29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Presidente da Fiep conhece processo de produção da madeira ecológica em Mandirituba

O presidente da Fe-deração das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, visitou na tarde desta segunda--feira (25) a fábrica da Madeplast. Sediada em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curiti-ba, a empresa é pioneira na fabricação de madeira ecológica, produzida a partir de resíduos plás-ticos e de madeira. Na semana passada, devido ao caráter sustentável de seu produto, a Madeplast foi apresentada como um case de sucesso durante a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sus-tentável.

Campagnolo ressal-tou que a visita faz parte da estratégia de maior aproximação da Fiep com as indústrias do Estado. “Temos visita-do indústrias em todas as regiões do Paraná e, além da força que já conhecemos de diversos setores, vemos que o Estado tem um potencial enorme para desenvol-ver produtos e soluções sustentáveis”, disse o presidente da Fiep. “O caso da Madeplast, que

desenvolveu um produto inovador e ecologica-mente correto, é motivo de orgulho para nossa indústria”, acrescentou.

O presidente da Ma-deplast, Hélio Bampi, elogiou a atitude de Campagnolo, de conhe-cer de perto a realidade das indústrias paranaen-ses. “A visita demonstra o prestígio que a Fiep vem dando às empresas paranaenses dedicadas ao desenvolvimento sus-tentável e à preserva-ção do meio ambiente”, disse. “Durante a visi-ta, apresentamos toda a história da Madeplast e mostramos o processo produtivo da fábrica”,

completou.Criada em 2008, den-

tro da incubadora da Universidade Positivo, de Curitiba, a Madeplast contou com a parceria de outras entidades de ensino superior – como Unicamp e UFPR – para o desenvolvimento de seu produto inovador. O processo teve também importante participação do Senai Paraná, entida-de que integra o Sistema Fiep.

Todos os testes de aplicabilidade do produto foram feitos no Labora-tório Técnico de Ensaios do Senai, em São José dos Pinhais. Atualmente, a empresa continua reali-

zando testes em parceria com o Senai, mas possui também um laborató-rio dentro da fábrica de Mandirituba, utilizado tanto para atestar a quali-dade da produção quanto para o desenvolvimento de novos itens. “Além disso, temos quatro pes-quisadores mestrandos dentro da empresa, já que sempre buscamos a melhora e a inovação em nossos produtos”, disse Hélio Bampi.

Com aparência e apli-cações similares à da madeira e com a du-rabilidade do plástico, a madeira ecológica é feita a partir de resíduos industriais desses dois

componentes. Entre tan-tos outros usos possíveis, o produto serve para a construção de decks e para revestimento exter-no de imóveis.

Reconhecimento“É uma tecnologia

inovadora no mundo”, afirma o superintendente da Madeplast, Guilher-me Bampi. Ele conta que, desde sua fundação, a empresa já foi vencedo-ra de sete prêmios nacio-nais na área de inovação, incluindo o Edital Inova, do Senai Nacional.

Um dos principais reconhecimentos, no entanto, veio este mês, com a participação na Rio+20. A Madeplast

foi convidada pelo Se-brae para representar o Paraná em uma mostra de produtos sustentá-veis realizada duran-te a conferência. “A apresentação de nosso case foi uma forma de incentivo para que outros empreendedores apostem em produtos inovadores e sustentá-veis”, explica Guilher-me. “E a receptividade em relação ao produto foi excelente. Somente no domingo (dia 17), dia de maior movimen-

to, mais de 8 mil pessoas passaram por nosso es-tande”, relata.

Agora, a empresa atua para disseminar a utilização da madeira ecológica especialmen-te por arquitetos e pela indústria da construção civil. “Já temos 20 canais de revenda de norte a sul do País e buscamos inse-rir nossos produtos nas grandes redes varejis-tas”, afirma Guilherme. Atualmente, a Madeplast trabalha, em sua unidade de Mandirituba, com uma capacidade instala-da de produção de 150 toneladas de madeira plástica ao mês.

Visita campagnolo

Page 8: jornal oreporter edição 104

08 Mandirituba 29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Mandirituba agora tem Casa da Cidadania

Na última semana Mandirituba teve a Casa da Cidadania inaugura-da na cidade, um local público onde serão, a partir de agora, ofere-cidos os serviços de mediação de conflitos, atendimento jurídico a população nas áreas de atribuição da Promo-toria de Justiça, entre

outros. O objetivo é viabilizar o atendimento do Ministério Público na cidade, que não é sede de comarca, por meio da presença, a princípio quinzenal, de promotor de Justiça.

Na data da inaugura-ção da Casa da Cidada-nia em Mandirituba, o prefeito Machadinho, na

presença do promotor de Justiça Diego Fernandes Dourado, que atuará no local, da procuradora do município, Cristian Carla Albuquerque e demais funcionários e colaboradores, falou dos serviços e benfeitorias que serão oferecidos à população através desse mais novo espaço. Prefeito Machadinho, Promotor Diego e Sandra Zimermann

Seja voluntário do 2º Dia da Esperança em MandiritubaO Movimento Grito

pela Vida, responsável pela realização do Dia da Esperança, ação so-lidária, que acontecerá pelo segundo ano em Mandirituba, está a pro-cura de voluntários para atuar em diversas áreas, como saúde, recreação,

lazer, beleza, regulari-zação de documentos, alimentação, entre ou-tras. A segunda edição do Dia da Esperança acontece no dia 25 de agosto, sábado, no Par-que Municipal de Man-dirituba. Os interessados em participar do evento

deverão se inscrever pelo link: http://migre.me/8RZxg.

O Movimento Grito pela Vida é uma associa-ção sem fins lucrativos e não governamental, que tem por finalidade de-fender a vida em todos os sentidos.

Page 9: jornal oreporter edição 104

Tijucas do Sul 0929 de Junho a 5 de Julho de 2012

Finalmente o asfalto chega a Tijucas do Sul

Ao longo dos últimos 60 anos, desde a criação do município de Tijucas do Sul, nenhuma rua da cidade foi asfaltada. A

única via com asfalto é a rodovia que corta Tijucas. Muitas vias no entorno da área central são pavimentadas, mas

com poliedro. Quando assumiu a prefeitura, no inicio de 2009, o prefei-to José Altair Moreira, o Gringo lutou para asfal-

tar ruas importantes da cidade e neste ano con-quistou recursos para pavimentar três ruas do Bairro Cubas. “Com certeza é um sonho que se torna realidade”, re-sumiu Gringo.

A prefeitura, por meio de projeto, apresentou a reivindicação junto ao programa Paranacidade, que liberou verba de R$ 1.302.316.02. As ruas que receberão o pavi-mento são as ruas Benja-min Dissenha Sobrinho, trecho entre Neuseli do Rocio Pereira e a 15 de Novembro, Rua Osório Nestor da Rocha, entre a Rua Manoel Alves de Oliveira e 15 de No-vembro e a Rua Tobias Dias do Rosário, entre as Ruas Neuseli do Ro-cio Pereira e a 15 de Novembro.

Na manhã da última terça-feira, dia 26, Ro-berto Chun Yan Pan, analista de Desenvolvi-mento Social do Para-

nacidade, na companhia do prefeito Gringo, do secretário de Adminis-tração Ronald Carvalho Sitonio, Aleksander Ver-salhis, engenheiro civil, Carlos Camargo, asses-sor da Secretaria de De-senvolvimento Urbano e Guilherme Tragante, empresário da Ensana, empresa responsável pela execução do pro-jeto, estiveram visto-riando as obras. “Neste primeiro momento estão sendo realizados traba-lhos para a captação de águas pluviais, cons-trução de calçadas para pedestres e por fim as ruas receberão o asfal-to”, disse o engenheiro Aleksander.

Durante a vistoria das obras, o prefeito Gringo demonstrava satisfação em ver os operários tra-balhando nas obras de pavimentação das três ruas do Bairro Cubas. “Desde quando assumi a direção da administra-

ção pública do municí-pio de Tijucas do Sul, eu e minha equipe sempre buscamos priorizar a necessidade dos servi-ços de pavimentação das ruas do município. A carência do município é enorme, muitos mora-dores ainda moram em ruas sem calçamento, mas tenho a convicção de que estou fazendo a minha obrigação com êxito, pois com certeza fizemos o maior número de pavimentações dos últimos anos nos quatro cantos do município.”, comemora Gringo, que concluiu: “É seguindo o caminho de uma ad-ministração eficaz que temos sempre os nossos projetos aprovados e o poder de firmar convê-nios para realizar os ser-viços e atender as neces-sidades da população. Muitas ruas ainda serão calçadas e pavimenta-das”, finalizou Gringo. (Da Redação)

Roberto Chuan e prefeito Gringo analisam projeto de pavimentação

RPC faz reportagem sobre granjeiros da região

Criar frangos para o abate era uma das alter-nativas rentáveis para pequenos granjeiros de Tijucas do Sul. Porém, com o fechamento de abatedouros na região, os criadores deixaram de alojar pintainhos e como consequên-cia, não puderam mais contar com a renda da entrega da criação, gerando assim, enor-mes prejuízos para os granjeiros.

Em razão disso, uma equipe da RPC, afiliada da Rede Globo no Pa-raná esteve em Tijucas do Sul para fazer uma reportagem com alguns granjeiros da região.

A equipe, juntamen-te com o secretário de agricultura Antonio Arinaldo Rocha e do avicultor e presidente da COPASOL, Coope-rativa dos Granjeiros de Tijucas do Sul, An-tonio Boraschi, per-correu as granjas que deixaram de alojar e a realidade é que muitos produtores passaram a buscar outros tipos de rendas para poder pagar

o que devem.De acordo com o

secretário, aproxima-damente 20 granjeiros que se dedicavam à criação de aves para o abate em Tijucas do Sul correm o risco de perderem suas terras por causa de dívidas com o Banco do Brasil. As propriedades foram dadas como garantia para financiamentos agrícolas. A renegocia-ção dessas dívidas tem sido tema de reuniões no município.

O p r e f e i t o J o s é Gringo Moreira disse que “foram várias as tentativas de trazer um abatedouro de aves para o município, porém não foi possível, haja vista o alto custo que um empreendimento como este, porém estamos fa-zendo contatos para ver se solucionamos isso de vez”, ressaltou. O gerente da Emater para Tijucas do Sul, Nivaldo Gomes, falou da neces-sidade de renegociar o débito para poder pas-sar para outras criações ou culturas.

De acordo com An-tonio Boraschi, que há mais de 10 anos atua no setor, o nível de exi-gência é alto e a grande maioria dos pequenos empresários não tem condições de atendê--las. "Estou fechan-do o meu negócio que custou R$140.000,00 a pedido da empresa que fornecia e abatia cerca de 15 mil frangos, por-que está difícil atuar no setor", afirma ele.

Outros granjeiros estão na mesma situa-ção: o Sr. Pedro Becker, da localidade Fagun-des, já tem sua granja fechada e ainda a em-presa ficou devendo o último carregamento. Pedro e esposa estão trabalhando como em-pregado em uma chá-cara para poder pagar a dívida junto ao BB. O Sr. Jurandir Alves, passou a criar coelhos e hoje conta com cerca de 700 mais cerca de 40 matrizes.

A reportagem será inserida no programa Caminhos do Campo e Globo Rural.

RPC durante gravação em granja de Tijucas do Sul

Page 10: jornal oreporter edição 104

10 Tijucas do Sul 29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Prefeitura recupera estradas após chuvaPara tentar reparar

os danos causados pelas fortes chuvas dos últi-mos dias, a Secretaria Municipal de Obras deu início aos trabalhos de recuperação das estradas rurais do município.

A Prefeitura de Ti-jucas do Sul está pro-videnciando o envio de caçambas com cascalhos

para recuperar os trechos priores. Motoniveladoras estão fazendo o patrola-mento das estradas e as retroescavadeiras estão fazendo valetas para o escoamento das águas que ficaram represadas.

A previsão é que até os próximos dias, as estarão todas recuperadas.

O Secretário de

Obras, Mario Matheus, afirma que após as obras a qualidade de tráfego nos locais terá uma melhora significativa. “Com o esse trabalho, conseguire-mos deixar as estradas em boas condições de uso. Isso garante mais rapidez no escoamento da safra e segurança aos moradores da zona rural”, ressalta. Máquinas arrumam estradas castigadas pelas chuvas

Tijucas do Sul no “Meu Paraná”

Uma equipe de re-portagem da RPC – TV Paranaense esteve em Tijucas do Sul nestes dias de junho. O grupo

fez uma matéria sobre as belezas naturais da cidade, e vão contar um pouco da história de Tijucas do Sul.

O material vai ao ar no programa Meu Paraná, que será exibi-do neste sábado, 30 de junho, às 11h55.

Portal de entrada de Tijucas do Sul

Festa Junina no Córrego das Pedras, Tijucas do Sul

O mês de junho, em todo o Brasil, é marca-do por uma festa que reúne dança, música, comidas, trajes e deco-ração típicas. Trata-se da Festa Junina, que tradicionalmente acon-tece durante o período que tem início no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antô-nio, passa pelo dia de São João, ponto alto da festividade, e en-cerra no dia 29, dia de São Pedro. A festa, que surgiu em homenagem aos três santos citados, apresenta quadrilhas, forrós, fogueiras, lei-lões, bingos, brinca-deiras e os chamados casamentos caipiras. Por sua variedade de atrações, crianças e adultos se vestem como camponeses e entram no clima para dançar, cantar, se divertir e ex-perimentar as iguarias oferecidas.

De origem europeia, a festa junina chegou ao Brasil por intermé-dio dos colonizadores. Por esse motivo, di-versas características

da festa, hoje em dia totalmente assimiladas pelos brasileiros, não são habituais do País. Talvez esse seja um dos motivos do sucesso da tradição. Na decora-ção estão as bandeiras coloridas, enfeites de papel e balões; na mú-sica instrumentos como cavaquinho, sanfona, triângulo e reco-reco - base da música popular e folclórica portuguesa - são explorados; na cozinha pamonhas, pa-çocas, pipoca, pinhão, doce de leite e a bebida feita de uva e denomi-nada “quentão”, além de um bom churrasco de filé. Cada região do Brasil apresenta suas peculiaridades, que permitem variar tanto as atrações quanto o cardápio das festas.

E em Tijucas do Sul, não deixam de apresen-tar um calendário re-pleto de festas juninas durante o mês de junho. Escolas, instituições e até mesmo pessoas comuns, costumam or-ganizar suas próprias comemorações em seus

arraiais - espaço ao ar livre com fogueira e barracas onde acon-tece o evento. Apesar de oferecer uma farta gastronomia e diversas brincadeiras como o Correio Elegante – na qual as pessoas se en-viam bilhetes amoro-sos durante a festa -, o momento mais espera-do e que recebe maior atenção do público é o acender da fogueira.

Também em Tijucas do Sul, a Festa Junina pode durar até o iní-cio do mês de julho, quando ela passa a se chamar Festa Julina. E, além de servir como entretenimento para os frequentadores, a comemoração tam-bém pode gerar apoio à comunidade local. É comum que algumas instituições, hospitais, asilos e igrejas utili-zem a renda do evento para ajudar a popula-ção, pessoas carentes e doentes, e também estabelecimentos que necessitem de verba para a implantação de projetos que benefi-ciem a todos.

No Córrego das Pe-dras a festa aconteceu no sábado, 23 de ju-nho e contou com a presença do prefeito Gringo, do candidato a vice-prefeito pelo PV, Nelsão e o empresário Amarildo Carvalho. O presidente dos feste-jos, Romário Valoski, agradeceu a presença de todos.

Gringo com moradores no Córrego das Pedras

Page 11: jornal oreporter edição 104

11Agudos do Sul / Contenda29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Governo de Agudos inaugura ampliação de escola no Leão

A comunidade do Leão vai receber neste sábado, dia 30, uma obra muito importante para área da educação. A Secretaria de Edu-cação do Governo de Agudos do Sul entrega a ampliação de 154,14 m² e reforma da Escola Municipal Monteiro Lobato. A prefeitura investiu R$ 114.271,79 no projeto de amplia-ção.

De acordo com o prefeito Antonio Gon-çalves da Luz, a am-pliação há muito era pe-

dida pela comunidade. “A obra ficou ótima, a comunidade está muito animada após muito tempo de espera. A es-cola estava precária e necessitava da reforma e ampliação”, pontuou o prefeito.

A secretária de Edu-cação, Elange Mada-lena Bueno Negrelli, disse que os alunos sentirão motivados em freqüentar uma nova escola. “Era uma ne-cessidade e graças ao prefeito Antonio, hoje podemos comemorar

uma escola ampliada. Quem ganha com isso são os alunos, professo-res e funcionários que têm maior espaço para as atividades do dia a dia”, coloca Elange. Ela convida pais e parentes de alunos a prestigia-ram a reinauguração da Escola Municipal Mon-teiro Lobato. “É um momento importante da educação de Tijucas do Sul e a participa-ção, especialmente dos pais, será memorável na solenidade”, convi-da Elange. Escola Monteiro Lobato passou por reforma e foi ampliada

Quadra de areia de Queimados será

entregue a comunidade

O primeiro jogo de futebol da quadra de areia da localidade de Queimados, marcado para as 19h30 desta sexta-feira, dia 29, em Agudos do Sul, será entre uma seleção local que enfrentará um time de servidores públicos. Esse jogo marcará a inauguração da quadra de areia com iluminação de Queimados, uma antiga reivindicação dos moradores, especial-mente dos desportistas. “Graças a uma união entre o setor público e

o senhor França, que doou uma área para a construção da quadra, vamos oportunizar la-zer e entretenimento naquela comunidade”, disse o prefeito Antonio Gonçalves da Luz.

A quadra levará o nome do servidor Li-vino Pereira da Rocha, falecido recentemente e que trabalhou na pre-feitura por mais de 20 anos. “Uma homena-gem das mais justas”, resume o prefeito de Agudos.

Para viabilizar a

construção da quadra de areia iluminada, a prefeitura investiu R$ 64.215,32. “Não pode-mos deixar de agrade-cer ao senhor França que doou o terreno para construir o campo. Se não fosse ele, com cer-teza os moradores de Queimados ficariam sem este importante benefício. Pelo menos neste momento, mas graças a pessoas como seu França que podemos realizar obras importan-tes na cidade”, finaliza o prefeito Antonio.

Quadra de areia será inaugurada pela administração de Agudos do Sul

Convenções agitam bastidores políticos em

ContendaCom a realização

das convenções polí-ticas de cada partido, onde serão internamen-te definidos de forma oficial os candidatos a prefeito, bem como o vice e os vereado-res, além das decisões sobre eventuais coli-gações, os bastidores políticos de Contenda passam a se agitar e já começam a ganhar ares para as próximas eleições.

O PMDB, que deve confirmar o atual vice--prefeito Carlos Eu-gênio Stabach como candidato, realizará sua convenção nesta sexta feira, às 19h no Centro de Eventos Esperança, enquanto o PPS, que deverá fazer o lança-mento da candidatura do atual presidente da câmara Ataul Franco de Carvalho Junior, fará sua convenção no sábado às 15 horas,

assim como o PV, que terá no empresário An-tonio Adamir Digner seu candidato á majo-ritária. Na semana que vem cada partido já terá o seu “time” de-finido e as campanhas pela corrida municipal começarão á ganhar forma. Em outubro os eleitores escolherão os políticos que ficarão á frente da nova admi-nistração. (Alexsandro Wojcik)

Mostarda com a Dep. Rosane Ferreira do PV

Page 12: jornal oreporter edição 104

12 Social

SSo.c.i.a.l.Colaboração: Carlos Forville e João Paulo "JP"

41 3625-2474Av. João Franco, 202

Contenda | PR

A LOJA LENNE'S foi eleita pelo terceiro ano consecutivo em 2012 na pesquisa realizada em Contenda pelo ILAP como a melhor loja da cidade no quesito qualidade e atendimento.

Agradecemos a todos que nos escolheram para representarnossa cidade no ramo do comércio,

o o o Nosso Nosso Nosso

Muito Muito Obrigado!

Obrigado!Obrigado!

FOTOS MERAMENTE ILUSTRATIVAS. OFERTAS VÁLIDAS ENQUANTO DURAR O ESTOQUE.

Conjunto de Plush de 184,00

por 89,90Blusas e Jaquetaspor 50,00

Calça de Plush ou Moleton de 89,90

3por 9,90

29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Felicidades para a Amanda que festejou idade nova nesta semana. Parabéns da família.

Quem completou idade nova última terça- fei-ra foi o amigo Felipe Morro. Parabéns e muito sucesso na vida. Dos amigos e familiares.

Quem completou aniversário na última quarta--feira foi o nosso amigo e colaborador deste jornal João Paulo. Parabéns JP. São os votos de seus amigos de O Repórter

Quem completou seu primeiro aninho foi o garotinho Pyetro Yanb Iargas. São os votos da família

Parabéns ao vereador Marcelo Pelanda que completou idade nova no ultimo dia 26. A equipe de O Repórter deseja saúde e força para continuar fazendo o bem para a comunidade fazendense.

Andrilly, sua família lhe deseja a maior felicida-de e sucesso. Na foto ela aparece em desfile na Expo Noivas.

Quem trocou idade na última segunda-feira, dia 25, foi o Mario Niezer Junior, de Piên. Na foto aparece com a esposa Flávia. Recebeu os cum-primentos dos amigos e familiares

Page 13: jornal oreporter edição 104

13Quitandinha29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Iniciam as obras de pavimentação

O prefeito de Qui-tandinha, Neco Prado, acompanhou nesta últi-ma semana o início das obras de pavimentação de mais ruas da cidade. No total, serão 5.500m² de novo asfalto que be-neficiará moradores da região do Bairro Vista Alegre.

Neste momento , segundo o prefeito Neco Prado, estão sen-

do construídas a rede pluvial da rua Aceli-no Ribas Pinto, entre a Avenida Fernandes de Andrade e a rua do Expedicionário. Na se-quência este trabalho também acontecerá na rua Francisco Boçon, entre as ruas Germano Krama e Silva Freitas, e na rua Marciano de Carvalho, entre as ruas Estanislau Socek e Ace-

lino Ribas Pinto.Com uma extensão

de aproximadamente 660 metros, os novos trechos pavimentados contarão, além da rede pluvial, de calçadas, sinalizações horizontais e verticais, colocação de meios fios e drenagem.

De acordo com o prefeito de Quitandi-nha, os novos trechos de pavimentação estão

acontecendo por meio de um convênio assi-nado junto ao Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urba-no do Paraná, o SEDU. “Desde o nosso primei-ro mandato estamos procurando melhorar a infraestrutura de Qui-tandinha ampliando as áreas de pavimentação. Mais uma vez estamos

sendo atendidos pelo Governo do Estado com um investimento que garantirá mais qualida-de de vida e infraestru-tura aos cidadãos qui-tandinhenses”, explicou Neco Prado.

A parceria com o Governo do Estado foi enaltecida pelo prefeito de Quitandinha. “Este investimento será mais uma grande realização

para o nosso município. Temos conquistados vários recursos junto ao Governo do Estado e obras importantes. Esse é um trabalho que valo-riza a cidade e também o cidadão quitandinhen-se”, concluiu.

No total, serão inves-tidos aproximadamente R$ 424 mil, sendo cerca de R$ 184 mil de con-trapartida do município.

APAE de Quitandinha contrata médica

Na última semana a médica Rafaela Monta-na do Lago Albuquer-que iniciou os atendi-mentos na Escola Alice Santana Pinto Educa-ção Infantil e Ensino Fundamental APAE. Formada em Medici-na, com especialização em Neurologia, a nova profissional chega para substituir Paulo Libe-ralesso, que por muito tempo prestou serviço nesta instituição.

De acordo com a diretora da escola Apa-

recida Fátima, a Cida, atualmente 68 alunos estão matriculados na escola e precisam de acompanhamentos mé-dicos. “Hoje nós temos atendimentos de hidro-terapia, fisioterapia, fonologia e neurologia e a Rafaela chegou para dar continuidade no excelente trabalho que o doutor Paulo Liberalesso vinha rea-lizando”, justificou.

Cida ainda frisou que a adaptação da nova colaboradora com

os professores, funcio-nários e alunos foi rápi-da. “Foi bem recebida e tem prestado um ótimo trabalho”, concluiu a diretora.

A profissional des-taca o seu trabalho na instituição. “Vamos fazer um trabalho com muito amor e dedi-cação as crianças e adultos que estudam nesta escola. Nossa meta será sempre co-lher bons resultados”, finalizou a médica Ra-faela.

Reforma da US do Quicé está na reta final

Os trabalhos de me-lhorias e reformas da Unidade de Saúde da Comunidade de Quicé, interior do município de Quitandinha, já es-tão em fase de acaba-mento. Os serviços de pedreiro já foram con-cluídos, portas foram substituídas, sistemas hidráulicos e elétricos foram revisados e o piso recebeu um reves-timento de cerâmica.

Na última terça-fei-ra (26), o secretário

de Saúde de Quitan-dinha, Daniel Andra-de, esteve visitando o local e acompanhou de perto as mudan-ças no prédio. “Esse local era uma escola desativada e nós usá-vamos para fazer os atendimentos médicos e odontológicos da co-munidade. Diante de algumas dificuldades, reformamos o prédio e o local foi adaptado para oferecer melhores condições de trabalho

e atendimento à po-pulação”, justificou o secretário.

De acordo com Daniel Andrade, nos próximos dias será ini-ciada a pintura do pré-dio e as reformas dos alambrados. “A nossa expectativa é que ain-da na primeira quin-zena no mês de julho o local esteja pronto para ser entregue para a população”, concluiu o Secretário de Saúde de Quitandinha.

Page 14: jornal oreporter edição 104

14 Tijucas do Sul 29 de Junho a 5 de Julho de 2012

PAA reforça merenda escolar em Quitandinha

A Prefeitura de Qui-tandinha, por meio das secretarias de Educação e Agricultura e Meio Ambiente, em parce-ria com o Governo do Estado, trabalham em conjunto visando levar uma merenda de quali-dade para os estudantes dos colégios estaduais e escolas municipais através do Programa de Aquisição de Alimen-tos, o PAA.

Atualmente, segun-do a Secretaria de Edu-cação de Quitandinha, de todos os alimentos adquiridos para o uso na merenda escolar no mu-nicípio, cerca de 30% deles são oriundos da própria agricultura fa-miliar quitandinhense,

os quais são adquiridos através de compra di-reta da prefeitura local.

Além de oferecer uma alimentação de qualidade para os es-tudantes, professores e colaboradores, o pro-grama aquece e valoriza a mão de obra local e incentiva a agricultura familiar do município. O programa, segundo a Secretaria de Agricul-tura e Meio Ambiente, tem beneficiado princi-palmente os pequenos agricultores do municí-pio, pois podem utilizar pequenas áreas de terra para o plantio de verdu-ras como alface, cenou-ra, rabanete, abóbora, couve, beterrabas, bata-ta doce, repolho, cheiro

verde, entre outros.De acordo com o

diretor do Colégio Estadual Dr. Caetano Munhoz da Rocha, da Comunidade do Pan-garé, com o programa é possível oferecer uma melhor merenda esco-lar para os estudantes. “Esses produtos che-gam frescos no colégio e isso possibilita que nossas cozinheiras di-versifiquem o cardápio e nossos alunos tenham uma alimentação com uma maior riqueza de nutrientes”, justificou Afonso Ferreira.

Clara Negrelli, dire-tora do Colégio Estadu-al Doce Fino, frisou a importância deste pro-grama. “Nós gastáva-

mos muito para fazer a aquisição de verduras e cereais para deixar nossa merenda mais rica em nutrientes. Po-rém, agora recebemos semanalmente verduras e legumes em nosso colégio”, declarou ela.

De acordo com o se-cretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gerson Rogoski, atualmente essa parceria entre go-verno e prefeitura está garantindo a renda de 27 famílias de pequenos agricultores do muni-cípio. “É um dinheiro garantido para estas fa-mílias e, principalmen-te, não há a necessidade de grandes hectares de terras para trabalhar com estes alimentos”, concluiu Rogoski.

O PROGRAMA – O Programa de Aqui-sição de Alimentos, o PAA, é um programa do Governo do Esta-do, realizado em parce-ria com as prefeituras, onde os agricultores fazem a entrega dos produtos nas secretarias de Agricultura para que a mesma faça a distri-buição nas instituições de ensino. No próprio local os agricultores emitem a Nota Fiscal e o governo é que faz o pagamento.

Por. Dílson DamasRelações Públicas

INVESTIMENTOO empreendedor Humberto Rosse, da Eloivana,

instalada no Parque Industrial de Quitandinha, tra-balha nos últimos detalhes para a inauguração da ampliação da empresa. O novo projeto atenderá toda a região e vai gerar 35 novos empregos.

INVESTIMENTO 2A empresa Dell do Brasil iniciará suas atividades

no município de Quitandinha no próximo dia 15 de julho. A empresa está localizada na Rua Abílio Alves da Rocha, no centro da Cidade. A Deel do Brasil é de um grupo Argentino e fabricará velas automotivas e de início vão gerar nove empregos.

VAGAS DE EMPREGOA Agência do Trabalhador de Quitandinha está

disponibilizando vagas para várias funções nas em-presas da cidade e região. Agência também oferece vagas para a Cicarelli do Brasil, instalada no Parque Industrial. Mais informações no telefone 3623-1185.

SHOW DE PRÊMIOSA Creche Esperança do Amanhã, no Bairro

Campina, realiza neste domingo (1º de julho), uma tarde festiva com desfile das sinhazinhas, Show de Prêmios e come e bebes. A programação terá início às 13h30 e toda a arrecadação será revertida para aquisição de brinquedos para as crianças.

QUITANDINHA Sábado (30), encerra o prazo para os partidos

realizarem as convenções. A partir de domingo (1º), a população saberá o nome definitivo dos candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito de toda a região. Vamos torcer que seja um pleito criativo em propos-tas e sem violência.

QUITANDINHA 2O mistério dos vices termina neste sábado (30).

No grupo de situação os vereadores Marquinho da Acarpa (PMDB), Zé Ribeiro (PP), Gilson Ri-bas (PP), Loir Esconiski (PSB) e Alisson Paluski (PMDB) são citados.

QUITANDINHA 3As obras de pavimentação de mais três ruas do

perímetro urbano foram iniciadas essa semana. A cidade está virada num canteiro de obras. É asfalto, rede de esgoto, calçamento, escola, entre outros.

AGUDOS DO SULNa cidade de Agudos do Sul a correria é grande

para acertar as alianças. O dia de hoje e a noite vai ser curta pra muita gente, pois tanto os grupos de oposição e situação tentam puxar o maior número de partidos para fortalecer a coligação.

PIÊNEm Piên a eleição deve ter apenas dois grupos,

situação e oposição.

MANDIRITUBAA cidade de Mandirituba está agitada e o que in-

dica é que quatro fortes grupos entrem na disputa das eleições desse ano. As correntes são lideradas pelo atual prefeito Machadinho (PDT), Geraldo Cartário (PTB), Adir Palú (PTB) e Julinho Carvalho (PRB). Mas nesse sábado (30), a população ficará sabendo quem subiu do trem na disputa pela Prefeitura.

CAMPO DO TENENTEO empresário João Paulo Negrelli, o, Baby (PDT)

vem causando uma grande reviravolta política no município. Ainda não se sabe o certo de que lado ele vai bater o martelo ou que grupo vai apoiar nesse pleito eleitoral que se aproxima.

Bastidores da Notícia

Page 15: jornal oreporter edição 104

15Quitandinha 29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Neco Prado lidera convenção em Quitandinha

Acontece neste sá-bado (30), no Clube Recreativo de Quitan-dinha, a Convenção Municipal do Partido do Movimento De-mocrático Brasileiro (PMDB). O evento, que terá início às 18h, será liderado pelo pre-feito Neco Prado, onde, nesta ocasião, aconte-cerá a oficialização do candidato a prefeito e vice da situação para o mandato 2013/2016.

Além do PMDB, também devem inte-grar a chapa majori-tária as siglas do PR, PRB, PP, PV, PSDC, PSD, PSB e PPL, onde presidentes e filiados destes partidos também participarão do evento

para eleição e aclama-ção da pré-candidatura de Márcio de Oliveira, o Rato, a prefeito de Quitandinha. Outros partidos do município foram convidados para integrar a chapa majo-ritária e também devem confirmar o apoio. Du-rante a Convenção Mu-nicipal dos partidos de Quitandinha também acontecerá a definição dos candidatos a vere-ador no município.

Primeiro prefeito reeleito na história de Quitandinha, Neco Pra-do aproveitou a oportu-nidade para convidar a população quitandi-nhense para o evento. “Nosso ciclo está che-gando ao fim. Estamos

chegando próximo das eleições municipais e, neste momento, a par-ticipação da população é de suma importância. Convidamos toda a po-pulação para que pres-tigie, mais uma vez a convenção que definirá os nossos candidatos na eleição do dia 7 de outubro”, concluiu Neco Prado.

Além da popula-ção em geral, também devem participar do evento lideranças de outros municípios da região, bem como o deputado federal João Arruda e o deputado estadual Toninho Wan-dscheer (PT), além de outras autoridades da região.

Maria Julia é a candidata da oposição em Quitandinha

O grupo de oposi-ção de Quitandinha promoveu a convenção que definiu os nomes da vice-prefeita Maria Julia como candidata. O nome do vice estava indefinido até o fecha-

mento desta edição. Maria Julia e Os-

mar terão os apoios dos partidos PSC- PPS-PTB-PSL-PTN. “ F o r m a m o s u m a chapa forte e coesa e esperamos conquis-

tar os votos da maio-ria dos eleitores de Quitandinha. Nossas propostas visam me-lhorar a qualidade de vida do povo de nossa cidade”, disse Maria Julia.

Osmar a esquerda e Maria Julia com lideres partidários de oposição

Page 16: jornal oreporter edição 104

16 Esportes 29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Azito vence meia maratona de Curitiba

O atleta de Quitan-dinha, Azito Teles de Meneses, 68, subiu no lugar mais alto do pó-dio mais uma vez. No último domingo (24), o quitandinhense dis-putou a Meia Maratona de Curitiba 2012, onde venceu a corrida na Categoria 65 a 69 anos.

Promovida pela Pre-feitura de Curitiba, a prova teve o percurso de 21 quilômetros, tra-jeto esse que foi con-cluído por Azito em 1h27m50s. O tempo garantiu ao quitandi-nhense o primeiro lugar

na categoria, além do 83º lugar na Classifi-cação Geral. O que-niano Hilary Kipgetich Kibet venceu a prova geral com o tempo de 1h05m42.

Um detalhe impor-tante desta prova é a diferença de tempo de Azito para o segundo colocado na sua ca-tegoria. José Augus-to da Silva Cruz con-cluiu a Meia Maratona de Curitiba 2012 em 1h43m21s, tempo esse que lhe rendeu a 439ª posição da Classifica-ção Geral desta prova.

“Mais uma vez con-seguimos uma impor-tante vitória. Esse re-sultado positivo nos motiva para correr ain-da mais as próximas prova”, comemora o quitandinhense, que recebeu troféu e me-dalha pela vitória em Curitiba.

PRÓXIMA COR-RIDA – E Azito Teles de Meneses já tem seu próximo compromis-so marcado. O quitan-dinhense participa já neste domingo (1º), da Corrida de Rua na cidade da Lapa.

Real é o campeão do amador de Fazenda Rio Grande

Após ficar dois anos fora de competições em Fazenda Rio Grande, o Real Fazenda voltou a conquistar o título do amador de Fazenda Rio Grande. O clube conquistou seu terceiro

titulo em Fazenda Rio Grande 2006 - 2007 - 2012. A diretoria bus-cou reforços e montou um elenco para essa temporada mesclando a experiência com a juventude.

Como havia perdido pelo placar de 4x2 o jogo de ida, o Arsenal precisava vencer pelo placar de três gols de diferença, mas já no inicio Ligeirinho abriu o placar para o Real,

dificultando ainda mais a situação do Arsenal. Na segunda etapa, o Real sentiu muito a ex-pulsão do atacante Nico e sofreu a virada. Mas ninguém imaginava que outro jogador entraria

em campo para suprir a ausência do atacante. A TORF - Torcida Or-ganizada Real Fazenda deu um show a parte e empurrou o time em busca do titulo. Sentin-do toda energia, o Meia

Piter tratou de empatar o Jogo e novamente Ligeirinho deu a vitória ao Real Fazenda Mos-trando que esse ano a equipe foi na temporada o time da virada. (deo-lhonabola.com.br)

Real Fazenda, campeão do amador temporada 2012 de Fazenda Rio Grande

Page 17: jornal oreporter edição 104

17Esportes29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Segundona define os primeiros classificados

A última rodada do Campeonato Municipal de Futebol de Quitandi-nha – Segunda Divisão, realizada no domingo (24), definiu os primeiros classificados para a pró-xima fase da Segundona quitandinhense. Três jogos foram realizados

no Estádio Francisco Lechinoski e nove gols marcados no total. Des-taque para os resultados das partidas: todas termi-naram em 2 a 1.

No primeiro duelo, válido pelo Grupo B, se enfrentaram as equipes do Vasco B e do Doce

Grande, este último le-vando a melhor e ven-cendo o jogo com gols de Ernani e Jonas. Valdecir marcou para o Vasco B, que agora ocupa a terceira colocação na chave com três pontos. Já o Doce Grande, também com três pontos, subiu

para a vice-liderança com a vitória. Turvo, com seis pontos, já está classificado para a pró-xima fase.

A segunda partida do dia foi válida pelo Gru-po D, entre as equipes do Unidos do Sul e do Esportivo Júnior. Com dois gols de Reginaldo, o Esportivo Júnior venceu o primeiro jogo da com-petição e assumiu, com esse resultado, a vice--liderança do grupo com quatro pontos ganhos. Já o Unidos do Sul, que marcou com Clenison, segue na lanterna com nenhum ponto ganho e sem chances de classi-

ficação.Já no terceiro jogo,

válido pelo Grupo C, Manchester e Matão en-traram em campo em busca da classificação. Com gols de Tiago e Acir, o Manchester ven-ceu o adversário e ainda assegurou a liderança da chave ao chegar aos quatro pontos ganhos. Josmar marcou para o Matão, que com nenhum ponto ganho está elimi-nado da competição. A equipe do Aventureiros, junto com o Manches-ter, agora aguardam a definição do Grupo D para conhecerem os seus adversários na próxima

fase.PRÓXIMA RODA-

DA – O Campeonato Municipal de Futebol de Quitandinha – Segun-da Divisão, prossegue neste domingo (1º de julho) com partidas de-cisivas. Às 10h entram em campo as equipes do Canários e do TLC pelo Grupo A, ambos com chances de classificação. Às 13h30, pelo Grupo B, será a vez de Doce Grande e Moreiras se enfrentarem, enquanto às 15h30, pelo Grupo D, o Pangaré, ainda com chances, duela contra o Unidos do Sul, que cumpre tabela.

Equipe do Canários

Monaliza e Amigos de Balsa Nova decidirão título da Copa Integração

Eliminada na semifi-nal pelo Quatro Barras ao perder o segundo jogo por 4x1, a seleção contendense disputou, contra o Palmeirinha no estádio do Vila Torres, a terceira colocação da competição e com uma vitória por 3x0 acabou

coroando sua primeira participação na Copa da Integração Metro-politana.

A seleção foi feita com jogadores oriun-dos dos times amadores da cidade, que haviam disputado o campeona-to local antes da compe-

tição inter-regional ini-ciar. Na primeira fase, a copa reuniu 20 times de toda região metropo-litana, reforçando ainda mais a importância da colocação conquistada pelo representante con-tendense. (Alexsandro Wojcik)

Selecionado contendense terminou como 3º lugar

Leão e Tarumã decidem título em Agudos do SulValendo pela ultima

partida da semi- final, ás 14;00 hs entraram e campo Queimados x Taruma , onde na pri-meira partida o Taruma goleou pelo placar de 5 x 1 como não havia van-tagem de gols, o taruma jogava pelo empate, mas mesmo assim não se acomodou e partiu pra cima da equipe dos

Queimados e venceu pelo placar de 3 x 1, que fez para o Taruma, Ander 2 gols e 01 gol Andreo e descontado Quirino para o Queima-dos. Assim o Taruma as-segurou a vaga na final de forma invicta, já as 16;00 hs o Agudos City enfrentou o Leão que havia vencido pelo pla-car de 2 x 1 e novamen-

te foi derrotado desta vez pelo placar de 3 x 0, com gols de Berne 2, e turu 1,. A final começa neste domingo apartir das 16;00 hs Leão x Taruma, já a disputa do terceiro lugar quem decide é o Agudos City x Queimados, ás 14;00 hs porem será disputado o terceiro lugar em uma única partida,

Conhecidos os finalistas da Taça Futsal de Contenda

As equipes anfitriãs do município foram eli-minadas nas semifinais do torneio e a final da segunda Taça Cidade de Contenda de Futsal será entre equipes dos muni-cípios vizinhos de Balsa Nova e Araucária. Os Amigos de Balsa Nova e Monaliza demonstraram superioridade técnica e eliminaram com facili-dade os times Patrick Es-portes e Olímpio, respec-tivamente. Foram aplica-das duas goleadas, 8x3 e 8x4 do Monaliza sobre o Olímpio, e 9x1 e 10x3 do time representante

de Balsa Nova contra a equipe Patrick Esportes. O detentor da taça será definido em jogo único, sem vantagem para ne-nhuma das duas equipes, assim como na decisão

do terceiro lugar, entre Olímpio e Patrick Espor-tes. A final e a decisão da terceira colocação serão no próximo sábado, dia 30, no Ginásio de Espor-tes Dr. Adhelmar Sicuro.

Time do Monalisa que disputa a Taça Cidade de Futsal 

Empresário apoia Escola de Futebol de Tijucas do Sul

O empresário Cesar Augusto Ferreira fez do-ação de jogos de camisas, à Escola de Futebol de Tijucas do Sul.

“Me tocou bastante quando vi as crianças, praticando o esporte, vim aqui fazer esta doação muito feliz, porque estarei ajudando um grupo de jo-

vens para que pratiquem o esporte, tirando-os da desocupação, educando, beneficiando a saúde e trabalhando para a inclu-são social”, afirmou.

A Escola de Futebol treina meninos que par-ticipam de competições na região, em várias ca-tegorias e são treinados

pelos professores Jairo, ex-goleiro da Seleção Brasileira, Coritiba e Co-rinthians e pelo professor Pulinho.

O empresário César Augusto Ferreira é pro-prietário das Panificado-ras Favo de Mel com lojas em Curitiba e São José dos Pinhais.

Time com as camisas novas

Page 18: jornal oreporter edição 104

A Prefeitura de Piên promoveu na manhã do último sábado, dia 23, a inauguração de sete pontes de concreto nas

localidades de Poço Frio, Picacinho e Lage-ado. Nos últimos doze anos foram construídas em todo município 10

pontes, oito delas exe-cutadas nos últimos 3 anos. Estiveram pre-sentes, além do prefei-to Gilberto Dranka, o

vice Livino Tureck, o prefeito de Rio Negro Alceu Swarowski e o deputado estadual Anibelli Neto.

Desde o inicio de 2009 a administração promoveu avanços em todas as comunida-des e segundo Dranka, as pontes de concreto que foram construídas em todo o município darão aos moradores locais mais segurança e melhoria do tráfego. “Construímos pontes de concreto onde exis-tiam pontes de madei-ra, elas tinham pou-ca durabilidade, duas pontes na estrada prin-cipal que liga o centro da cidade à Lageado dos Martins e outras comunidades. Fizemos um trabalho de alarga-mento das mesmas, au-mentando a segurança e diminuímos os riscos de acidentes”, ressal-tou o Prefeito.

O total investido pela administração na

construção das pontes R$ 500 mil. As vigas de concreto foram li-beradas pelo deputado estadual Anibelli Neto; duas pontes foram construídas em parce-ria com a prefeitura de Rio Negro, sendo uma na divisa das comuni-dades de Picacinho e Lageado dos Vieiras e outra na divisa entre Lageado dos Martins e Matão do Caçador.

As pontes recebe-ram nomes de pessoas que fazem parte da historia de cada co-munidade onde foram construídas, uma for-ma de homenagear di-versas famílias que enfrentaram diversas dificuldades em anos anteriores, em épocas de cheia dos rios ou quando as pontes caí-am. (Da Assessoria)

18 Piên 29 de Junho a 5 de Julho de 2012

João Padeiro será confirmado candidato da oposição em Piên

O grupo oposicio-nista da cidade de Piên deverá confirmar o nome do empresário do ramo de panificação João Osmar Mendes, o conhecido João Padeiro na convenção marcada para esta sexta-feira, dia 29, a partir das 17 horas, como candidato a prefeito. A expecta-tiva fica por conta da indicação do candidato a vice, embora esteja certo o nome do medi-

do Francisco Marques, que já foi prefeito da cidade. “Está tudo certo e pelo que foi decidido, eu e o Dr. Francisco estaremos na dispu-ta”, disse João Padeiro. O grupo de oposição, liderado pelo PSDB, conta ainda com a par-ticipação do PSB, PSC e PSDC. “Vamos apre-sentar propostas que visem melhorar a qua-lidade de vida do pie-nense e com apoio do

governador Beto Richa, que é do nosso partido e de vários deputados (estadual e federal), como Francisco Buhrer, temos condições de fa-zer propostas reais, com respaldo do nosso go-vernador, que disse de forma antecipada, que vai liberar muitos recur-sos para Piên. Será uma campanha limpa e nossa intenção é lutar por uma Piên cada vez melhor”, disse João Padeiro.

Para ele, a popu-lação anseia por mu-danças e acredita que o grupo de oposição tem grandes chances de chegar a prefeitura. “Nossas propostas vi-sam a transformação de Piên, com grandes obras de infra-estrutura e investimentos nas áre-as de educação, saúde e segurança”, pondera o candidato.

João Padeiro, candidato a prefeito

Ampliação da Escola Santa Isabel será inaugurada hoje

A ampliação da Es-cola Santa Isabel de Campina dos será en-tregue nesta sexta-feira, 29 de Junho, as 11 ho-ras. A obra custou R$ 79 mil e o estabelecimento recebe alunos das lo-calidades de Palmito e Ponte Alta. A escola conta com espaço para refeitório, biblioteca e sala de informática e segundo a Secretária de Educação, Maristela Stoeckly, com o aumen-to do número de alunos na unidade, a obra se tornou necessária.

O Prefeito Gilberto

Dranka ressalta os in-vestimentos na área de educação nesses últimos quatro anos. “A quali-dade do ensino é funda-mental para que tenha-mos uma cidade cada vez melhor, com pes-soas preparadas para o crescimento da cidade”. A diretora da escola, Jo-anita Grosskopf Mielke, lembra das dificuldades enfrentadas devido a falta de espaço para o trabalho: “A Escola e todos os alunos agra-decem a administração pela obra de ampliação da escola e os alunos

terão mais espaço para estudar, mais conforto, e tudo isso reflete na melhoria da educação, fazíamos muito esfor-ço para promover um ensino de qualidade em um espaço precário, hoje tudo vai melhorar”. Completou.

Além da ampliação, a escola recebeu diver-sos investimentos nos últimos anos, sendo que a cozinha recebeu com-putadores, novos fogões e freezer e pintura nova, além da troca de forro e telhado. (Da Asses-soria).

Momento de inauguração de uma das pontes em Piên

Inauguradas sete pontes em Piên

Page 19: jornal oreporter edição 104

19Campo do Tenente29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Iniciadas as obras de rede de captação de águas pluviais

Atendendo impor-tante e antigo pleito da população tenenteana: a implantação de uma rede de manilhamen-to (com cerca de 200 metros de extensão), execução de bueiros e captação de águas pluviais, em trecho ur-bano, compreendido entre as avenidas : Mi-guel Komarchewski e Luís Stegues Pereira, já teve início nessa se-mana as obras.

As obras na Av. Mi-guel Komarchewski já foram efetuadas numa parceria entre as

equipes da prefeitura e do governo do Estado (D.E.R), que cedeu a máquina PC e funcio-nários. A próxima etapa a ser concluída, é o tre-cho de manilhamento na Av. Luís Stegues. A obra está sendo efe-tuada em atendimento aos pedidos principal-mente dos proprietá-rios de residências e comércios próximos, que sofrem em dias de fortes chuvas, com o alagamento da área, cujas águas sobressaem pela pista de rolamen-to da Avenida Miguel

Komarchewski, até a Avenida Luís Stegues Pereira (Av. do Pos-to Campos). “Após a conclusão dessas duas importantes obras, te-remos a satisfação, do dever cumprido em prol, da constante bus-ca, pela melhoria da qualidade de vida de nosso povo”, obser-vou o prefeito Celso Wenski, que muito tem se empenhado junto ás esferas estaduais e federais e outras enti-dades parceiras, para garantir essas melho-rias. (Da Assessoria)

Valetas são abertas para receber canalização

Comunidades tenenteanas comemoram nova rede de água

tratada e agradecem prefeito Celso A implantação de um

sistema de água tratada, com ampliações e distri-buição, das comunidades tenenteanas de Serrinha, Capoeirinha e Rodeio e Buriti somam juntas cerca de 30 quilômetros de rede, num investimen-to de 365 mil reais, atra-vés de parceria entre os governos federal, através da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde), es-tadual através da Sanepar e municipal. Um total de noventa e quatro famílias beneficiadas com o novo sistema, complementan-do assim, toda a rede rural do município com água tratada.

Para atender a de-

manda, foram instala-das duas novas redes (linhas de canos) e dois novos postos de capta-ção. A previsão é de que a conclusão de toda a implantação e extensão do sistema de água trata-da ocorra até o próximo mês de julho, quando as três últimas famílias da comunidade da Ser-rinha serão atendidas completando assim, 97 famílias beneficiadas. Na noite de quarta - feira (27-06), moradores da comunidade da Serrinha, realizaram a apresenta-ção e aprovação do novo estatuto da rede de água compartilhada (geren-ciada pela comunidade),

que sofreu modifica-ções levantadas pelos próprios moradores, de acordo com as necessi-dades locais. Na ocasião os moradores da Serrinha fizeram agradecimentos e homenagens públicos ao prefeito Celso Wenski e equipe do departamen-to municipal de Fomento Agropecuário e Meio - Ambiente, representado por seu diretor Wilson Lorenzzi. “A melhoria da qualidade e distribui-ção da água, é uma ação fundamental e que possui relação direta com a pro-moção da qualidade de vida dos tenenteanos”, observa o Prefeito Celso Wenski. (Da Assessoria)

Buriti também foi beneficiada com ampliação do sistema de água

A ampliação foi pos-sível graças a participa-ção do prefeito Celso Wenski e do vice - pre-feito, Jorge Quege, nas reuniões itinerantes na comunidade, e ao gran-de entrosamento dos membros da associa-ção e moradores com a atual administração municipal. A ampliação do sistema de água na comunidade do Buriti, também foi realizada graças a integração dos membros da associa-ção comunitária e de seu presidente Josemar Veiga, parceiro da ad-ministração municipal, para ajudar a resolver

as necessidades desta comunidade).

Neste sistema de água foi perfurado o poço artesiano; cons-truída a casa de tra-tamento (articulados junto aos governos: federal e estadual em 1996, quando o pre-feito Celso Wenski administrou o municí-pio pela primeira vez e deixou já na época tudo pronto, para aten-der esta comunidade). Agora a ampliação do sistema, resolve com a ajuda da comunidade, a grande dificuldade que os moradores sofriam, com a falta desses re-

cursos. Também foi colocado um relógio para o controle de gas-tos de água, que muito se evitará o desperdiço e proporciona que cada morador pague apenas pelo que gastar. Tudo isso foi possível gra-ças a participação do prefeito Celso Wenski e do vice - prefeito, Jorge Quege, nas reu-niões itinerantes na comunidade, e ao gran-de entrosamento dos membros da associa-ção e moradores, com a atual administração municipal”, conclui o prefeito Celso Wenski. (Da Assessoria)

Page 20: jornal oreporter edição 104

Policial20 29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Tentativa de roubo a malote deixa dois feridos no centro de FRG

Um policial mili-tar aposentado e um

assaltante ficaram fe-ridos numa tentativa

de roubo a malote de uma distribuidora de

bebidas de Fazenda Rio Grande. O funcionário

e o policial que fazia a escolta foram rendi-dos após descerem do veículo na Rua Cesar Carelli. O sargento Or-lando de Jesus Moraes da Silva sacou da arma e os ladrões revidaram, dando origem ao tiro-teio. De acordo com testemunhas, pelo me-nos vinte tiros foram disparados.

Pelas informações, o Sargento Orlando foi alvejado de raspão no pescoço e Marcelo dos Santos de 19 anos, morador de Pinhais, foi atingido na medula e coxa direita e seu esta-do foi considerado gra-ve pelo Dr. Demetrius, que atendeu o assaltan-te. As vítimas foram levadas para hospitais

de Curitiba. De acordo com a polícia, os ban-didos ainda tentaram socorrer Marcelo, mas não conseguiram e fu-giram em uma moto. Ainda segundo a polí-cia, o quarteto planejou o roubo, pois acredita que sabia que na hora do almoço a empresa fazia depósito em um banco da Cesar Carelli.

A Polícia Militar saiu no encalço dos as-saltantes que fugiram e até o fechamento desta edição não tinha logra-do êxito na prisão dos elementos. Marcelo dos Santos, que ficou internado, depois de receber alta será apre-sentado na delegacia de polícia, onde será autuado em flagrante.

Assaltante sendo atendido por socorristas

PM prende trio que roubava carros para desmanche em Mandirituba

Três suspeitos de integrar uma quadri-lha de roubos de carro em cidades da região, inclusive Fazenda Rio Grande, foram presos no domingo a noite pela Polícia Militar de Fazenda Rio Grande. O trio, ao ver a viatura da polícia, correu para um matagal no Bairro Gra-lha Azul, mas acabou detido. “Eles negaram qualquer crime, mas ao falar que iríamos apre-sentá-los as vítimas para reconhecimen-to, confessaram que roubaram um carro na Rua Espanha”, comen-tou o soldado Jaleski, que contou com apoio

do soldado Wanderlei. Uma arma estava em poder dos elementos. Ao serem questiona-dos pelo PMs que des-tino dariam ao carro roubado, informaram que o veículo seria le-vado para desmanche na localidade de Areia Branca dos Assis, área rural de Mandirituba. “Levamos os rapazes até o local indicado e ficamos de campana e já na madrugada da se-gunda-feira, entramos na moradia e no local encontramos certa im-portância em dinheiro e uma arma. No local não encontramos ninguém, mas os elementos con-

fessaram que carros roubados eram levados para o local e imediata-mente desmontados e levados para desman-ches em Curitiba. Eles se livravam das peças para não gerar suspei-tas”, disse Jaleski, que na sequencia da ação contou com apoio do Cabo Amarildo.

Os elementos foram entregues na delegacia de Fazenda Rio Grande que investiga o caso. “Queremos saber se estes elementos prati-caram outros roubos de carros em nossa cidade e na região”, comentou o superintendente Val-dir Ferreira.

Trio acusado de roubo de carros para desmanche em Mandirituba

PMs de São Bento e Piên apreende entorpecentes

No último dia 25, perto das 23 horas, a equipe do Destacamen-to da Polícia Militar de Piên foi acionada para dar apoio a equipe de Polícia de São Bento do Sul, Santa Catarina, que estava em acom-panhamento tático a um veículo que havia

desobedecido a ordem de parada e deslocava sentido a cidade de Piên.

De imediato foi des-locado e logrado êxito na localização do ve-ículo, cujo condutor havia se homiziado em uma residência e evadiu-se. As equipes

diligenciaram no in-terior da residência e encontraram aproxi-madamente 100 gramas de cocaína, 500 gramas de crack e algumas bu-chas de maconha. Os entorpecentes e veículo foram apreendidos e encaminhados para as providências de praxe.

Page 21: jornal oreporter edição 104

21Policial29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Pai que abusava sexualmente das filhas é procurado pela polícia

Um homem de 50 anos, suspeito de abu-sar sexualmente das filhas de 10 e 14 anos vem sendo procurado pela polícia de Fazen-da Rio Grande. Uma denúncia feita pelo 181 por moradores da loca-lidade de 4 Pinheiros, zona rural de Mandi-rituba levou a polícia até a casa do acusado, que conseguiu fugir. Ele seria funcionário da Cavo e de acordo com informações, des-de que foi denunciado,

deixou de comparecer ao trabalho.

Izaias Inácio da Silva morava com a esposa e as filhas em uma pequena casa em 4 Pinheiros. No dia 22 de maio deste ano, ele acabou sendo denun-ciado pelo 181 de que abusava das filhas. O Conselho Tutelar foi ao local e recolheu as meninas, que estão abrigadas na Casa de Passagem. As garotas foram encaminhadas para exames no Insti-

tuto Médico Legal e foi confirmado de que a de 14 anos sofria abuso anal e a de 10 anos era abusada por meio de atos libidi-nosos. “Nossa equipe está atrás dele e rece-bemos a informação de que ele não comparece para trabalhar há mais de 15 dias. Mas ele será preso e terá que pagar pelos atos bes-tiais cometidos contra as filhas”, disse o su-perintendente Valdir Ferreira.

Homem morre atropelado e motorista foge sem prestar socorro

Por volta das 20 horas da terça-feira, dia 26, um homem morreu atrope-lado no Jardim Veneza, em Fazenda Rio Grande. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a vítima foi encontrada às margens da BR-116, al-tura do quilômetro 133. A vítima foi identificada como sendo Joaquim

Batista de Oliveira, 65 anos, o Joaquinzinho, que morava na Rua Is-lândia – 615, Bairro Na-ções. Pelas característi-cas do acidente, a polícia acredita que o homem tenha sido atropelado por um caminhão. O motorista fugiu. Como o atropelamento acon-teceu a poucos metros

da praça de pedágio, a polícia vai requisitar imagens da concessio-nária Auto Pista Sul na tentativa de tentar iden-tificar o veículo atrope-lador e quem o dirigia. “Com as imagens temos condições de identificar o veículo atropelador”, disse um policial rodo-viário.

Joaquim morava no bairro nações

Jovem é morto com tiros na cabeça em Fazenda Rio Grande

Claudinei Marques de Oliveira, 25 anos, foi assassinado na noite de domingo, dia 24, na Rua Polônia, Bairro Nações, em Fazenda Rio Grande. A vítima, apurou a cri-minalística, recebeu três tiros na cabeça. O crime aconteceu em frente ao portão da casa onde mo-rava com a família.

De acordo com Re-ginaldo, ele e o irmão pretendiam ir a Festa do Paraná e quando es-tavam no portão surgiu um elemento e perguntou quem era Dentinho. “O rapaz chegou e pergun-tou quem era o Denti-nho e antes de qualquer resposta foi atirando.

Quando vi sacar uma arma sai correndo, mas meu irmão não conse-guiu correr e acabou re-cebendo os tiros. Ele não tinha envolvimento com drogas e era trabalhador. Não sei o que motivou o assassinato e espero que a polícia tome as provi-dências e prenda quem matou o Dentinho”, de-sabafou o parente.

O superintendente Valdir Ferreira disse que Claudinei contava com duas passagens pela polí-cia, sendo uma no ano de 2008, quando foi preso por roubo de pneus de caminhão. Outra pas-sagem foi pelo uso de drogas e tinha deixado a

delegacia recentemente. “Se teve duas passagens é porque vivia em más companhias e pela for-ma como foi morto tudo indica que a motivação foi vingança. Temos co-nhecimento de que três pessoas participaram do crime e esperamos prender essas pessoas o quanto antes”, disse Valdir.

Um taxista que pediu para não ser identificado, disse que Dentinho as-saltou vários carros na cidade e em muitos dos roubos, apontava o dedo como se fosse arma. “Era temido em nosso meio”, disse o profissional do volante.

Claudinei durante uma das passagens pela polícia fazendense

Ambulância bate de frente com caminhão e oito ficam feridos na BR-116

Oito pessoas ficaram feridas, duas em estado mais grave, em um aci-dente entre um caminhão e uma ambulância da prefeitura de Mandiritu-ba, próximo a Rua João Quirino Leal, que dá acesso ao Jardim Veneza, em Fazenda Rio Gran-de, informou a Polícia Rodoviária Federal. Os ocupantes da ambulância

eram transportados para hospitais de Curitiba e Campo Largo para tra-tamento, quando acon-teceu a batida.

O motorista da am-bulância da prefeitura de Mandirituba, de nome Adão, disse que transi-tava normalmente pela rodovia em sentido a Curitiba, transportando oito pacientes. “Dirigia

normalmente quando surgiu o caminhão na minha frente. Foi tudo muito rápido”, lamentou Adão. Médico e socor-ristas da empresa con-cessionária prestaram atendimentos às vítimas, sendo que duas delas ficaram em estado mais grave e foram removi-das para hospitais de Curitiba.

Ambulância de Mandirituba ficou bastante avariada

Page 22: jornal oreporter edição 104

22 Serviço 29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Page 23: jornal oreporter edição 104

23Atas e Editais29 de Junho a 5 de Julho de 2012

Edital de convocação DemocratasA comissão executiva do partido Democratas do município

de Mandirituba PR através de seu presidente nos termos referi-dos de seu estatuto ,ficam convocados por este edital todos os filiados ao partido, em dia com suas obrigações para participar da convenção municipal a realizar-se-á no dia 30 de junho de 2012 a partir das 19,30 horas com encerramento as 22,00 horas na chácara do Lauri Palu situada na rua Maria Nilsa Kurek de Sousa numero 74 bairro da Lagoinha

Ordem do dia A) Escolha do candidato a prefeito e vice-prefeito ou coli-

gações com outros partidos, para as eleições de 07 de outubro de 2012.

B) Escolha de candidatos a vereadores ou coligações com outros partidos para eleições de 07 de outubro de 2012

C) Assuntos de interesse do partido. Mandirituba 20 de junho de 2012 Jose zonete pinheiro Presidente

Retificaçãoreficação no edital de convocação do pp publicado

neste jornal na edição de número 103 onde se le partido popular retifica-se Partido Progressista

Negócio de ocasião em Fazenda Rio Grande. Vende-se uma casa de alvenaria localizada na Rua Castanhiera, 95, contendo 105 metros quadrados (frente) e 50 metros (edícula). A casa contém três quartos com uma suíte, sala, cozinha, área de ser-viço e de lazer, banheiro social. A edícula contém cozinha, quarto, bnaheiro e garagem fechada. Ótima localização, proximidade dos bancos, pre-feitura, terminal de transportes e comércio. Terreno 12x30. Maiores informações 3608-2594.

Vende-se loja de presentes e eletrônicos na Rua Francisco Claudino dos Santos, 260 (entre as duas Lojas Maringá) em Fazenda Rio Grande com estoque e tudo o preço é de R$55,000,00 enteressados ligar fone:41 3608-0255 | 41 9988-0224e aceita carro no negócio

Page 24: jornal oreporter edição 104

Serviço24 29 de Junho a 5 de Julho de 2012