disciplina - proead ·

20
Sandra Kelly de Araújo Instrumentação para o Ensino de Geografia I Ensinando relevo Autora aula 07 DISCIPLINA Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Capa1 Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Capa1 08/07/10 11:22 08/07/10 11:22

Upload: dangthu

Post on 13-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DISCIPLINA - PROEAD ·

Sandra Kelly de Araújo

Instrumentação para o Ensino de Geografi a I

Ensinando relevo

Autora

aula

07

D I S C I P L I N A

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Capa1Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Capa1 08/07/10 11:2208/07/10 11:22

Page 2: DISCIPLINA - PROEAD ·

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser utilizada ou reproduzidasem a autorização expressa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Divisão de Serviços TécnicosCatalogação da publicação na Fonte. Biblioteca Central Zila Mamede – UFRN

Governo Federal

Presidente da RepúblicaLuiz Inácio Lula da Silva

Ministro da EducaçãoFernando Haddad

Secretário de Educação a DistânciaCarlos Eduardo Bielschowsky

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

ReitorJosé Ivonildo do Rêgo

Vice-ReitoraÂngela Maria Paiva Cruz

Secretária de Educação a DistânciaVera Lucia do Amaral

Universidade Estadual da Paraíba

ReitoraMarlene Alves Sousa Luna

Vice-ReitorAldo Bezerra Maciel

Coordenadora Institucional de Programas EspeciaisEliane de Moura Silva

Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) – UFRN

Coordenadora da Produção dos MateriaisVera Lucia do Amaral

Coordenador de EdiçãoAry Sergio Braga Olinisky

Projeto Gráfi coIvana Lima

Revisores de Estrutura e Linguagem

Janio Gustavo Barbosa

Eugenio Tavares Borges

Thalyta Mabel Nobre Barbosa

Revisora das Normas da ABNT

Verônica Pinheiro da Silva

Revisores de Língua Portuguesa

Flávia Angélica de Amorim Andrade

Janaina Tomaz Capistrano

Kaline Sampaio de Araújo

Samuel Anderson de Oliveira Lima

Revisoras Tipográfi cas

Adriana Rodrigues Gomes

Margareth Pereira Dias

Nouraide Queiroz

Arte e Ilustração

Adauto Harley

Carolina Costa

Heinkel Hugenin

Leonardo Feitoza

Diagramadores

Elizabeth da Silva Ferreira

Ivana Lima

Johann Jean Evangelista de Melo

José Antonio Bezerra Junior

Mariana Araújo de Brito

Adaptação para Módulo Matemático

Joacy Guilherme de A. F. Filho

Araújo, Sandra Kelly de.

Instrumentação para o Ensino de Geografi a I / Sandra Kelly de Araújo. – Natal, RN: EDUFRN, 2009.

172 p.

ISBN 978-85-7273-614-5

Conteúdo: Aula 01 – Com o Mundo nas Mãos; Aula 02 – Cartografi a escolar I; Aula 03 – Redescobrindo o uso de mapas em sala de aula; Aula 04 – Promovendo o ensino do clima I; Aula 05 – Promovendo o ensino do clima II; Aula 06 – Promovendo o ensino do clima III; Aula 07 – Ensinando relevo; Aula 08 – Com a mão na massa; Aula 09 – Promovendo o ensino de solos; Aula 10 – De volta ao começo; Aula 11 – A Terra e o sistema solar; Aula 12 – Gaia, mãe Terra.

1. Geografi a. 2. Geografi a física. 3. Cartografi a. I. Título.

CDD 910RN/UF/BCZM 35/2010 CDU 91

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Capa2Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Capa2 08/07/10 11:2208/07/10 11:22

Page 3: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I

1

2

1

Apresentação

O tema central desta aula é a promoção do ensino do relevo. Ensinar/estudar relevo hoje é tarefa fácil graças aos infi nitos recursos possibilitados pela informática e pela internet. São softwares, imagens, mapas, cartas, simuladores, entre outros recursos

que podemos lançar mão para apoiar nossa atividade docente, como veremos nas próximas aulas. Especialmente nesta aula vamos utilizar recursos da cartografi a e da climatologia para propor atividades que podemos dispor para o ensino desse tema.

Esta aula marca o início da apresentação de recursos didáticos e metodologias que podemos utilizar para a promoção do ensino do relevo. Na primeira parte da aula, desenvolveremos como sugestão a produção de uma maquete para dar suporte material ao desenvolvimento do tema relevo. Já na segunda parte, estaremos concentrados na apresentação de vídeos educativos que você poderá lançar mão para promover o ensino do relevo. Nosso propósito é enfatizar o uso de recursos audiovisuais no ensino de geografi a, sejam esses fi lmes ou frutos de nossa criação técnico-artística. Esperamos que você aproveite a aula e que possa recorrer às metodologias e aos recursos aqui sugeridos para apoiar seu trabalho docente. Boa aula!

ObjetivosProduzir uma maquete para dar suporte ao ensino de relevo.

Saber utilizar vídeos e outros recursos visuais na promoção do ensino de geografi a.

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo1Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo1 08/07/10 11:2208/07/10 11:22

Page 4: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I2

A superfície terrestre

A aparência e modelagem da superfície terrestre é resultado de um longo processo em que atuam forças advindas do interior da Terra e outras que atuam sobre a superfície. São os fatores endógenos (tais como terremotos e vulcões) e exógenos (gerados

pela absorção da energia solar na atmosfera do planeta Terra), já estudados por você em disciplinas anteriores. Essa convergência de forças dá origem ao modelado da crosta terrestre que conhecemos como relevo.

Figura 1 – Chapada diamantina - Bahia

Font

e: <

http

://up

load

.wik

imed

ia.o

rg/w

ikip

edia

/com

mon

s/c/

ca/

Chap

ada_

diam

antin

a.jp

g>. A

cess

o em

: 10

jun.

200

9.

Relevo é tema abordado no ensino de geografi a desde os primeiros anos/séries do ensino fundamental e se estende até o ensino médio. Atualmente, apesar do acesso ainda limitado em nossas escolas à rede mundial de computadores, há inúmeros recursos (mapas, imagens de satélites, cartas topográfi cas, simuladores de voo, entre outros) disponíveis ao trabalho docente sobre esse tema graças à informática e à internet. São recursos de alta sofi sticação tecnológica cujo uso em sala de aula era inimaginável até pouco tempo atrás.

Hoje é possível fazer uma viagem em 3D (três dimensões) pelo relevo brasileiro, penetrar em qualquer parte da superfície do planeta através de softwares próprios ou mesmo visitar o centro da Terra numa viagem virtual. Alguns dos recursos aqui comentados podem ser encontrados nos endereços listados no item “Navegar é preciso” ao fi nal deste módulo.

Destaque feito à informática e à internet, damos novo rumo ao desenvolvimento desta aula. Para começar, na perspectiva de contribuir com sugestões relativas a metodologias e recursos para promoção do ensino do relevo, vamos lançar mão da contribuição da cartografi a na elaboração de uma maquete.

Ao escolher esse recurso, estamos convencidos de que a maquete oportuniza a melhor aproximação com o tema relevo em sua expressão natural.

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo2Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo2 08/07/10 11:2208/07/10 11:22

Page 5: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I

Carta topográfi ca

No endereço <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/download/arquivos/index1.shtm>, você encontrará cartas topográfi cas de municípios brasileiros nas escalas 1:25.000, 1:50.000, 1:100.000 e 1:250.000.

3

MaqueteÉ uma representação tridimensional de um dado espaço, objeto, edifício, relevo, entre

outros, em escala reduzida. É um recurso didático ao qual sempre podemos recorrer quando precisamos enfatizar aparência, forma, dimensão ou representação tridimensional de um dado tema/assunto, tal como é o exemplo do relevo. Também, ao utilizar-se da produção de maquetes, o professor tem oportunidade de ensinar conceitos de proporção, projeção e escala mostrando todas as estratégias que são postas em ação quando se quer recriar uma paisagem.

Produzindo uma maquete - Das curvas de nível ao relevo

Na Aula 15 - As formas de representação do terreno – da disciplina Leituras Cartográfi cas e Interpretações Estatísticas I, a maquete foi apresentada como uma forma de representação do relevo, como pode ser visualizada na fi gura a seguir:

Figura 2 – Maquete

Na produção de uma maquete ocorre a transposição das curvas de nível representadas num mapa ou carta topográfi ca para o plano tridimensional, como veremos a seguir. Além do mais, ao realizar a produção de uma maquete, estaremos estimulando a superação de uma defi ciência apontada na disciplina Leituras Cartográfi cas e Interpretações Estatísticas I na aprendizagem da cartografi a – a percepção do relevo a partir das curvas de nível.

Materiais necessários

Para produzir uma maquete de relevo, precisamos dispor de uma carta topográfi ca do local que se deseja representar. As cotas impressas na carta será nossa principal referência para confeccionar a maquete. Ainda são necessários: lâminas de EVA (etil vinil acetato) ou folhas de

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo3Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo3 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 6: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I4

isopor (cada lâmina ou folha corresponderá a uma curva de nível); alfi nete com cabeça grande; fi ta adesiva; lápis; tesoura ou estilete; máquina de cola quente; tubos de cola quente; placa espessa de madeira (servira de base ou suporte para maquete); massa corrida; lixa e tintas.

Etapas da Produção:

1ª Etapa – Defi nindo escalas

Nesse exemplo, a maquete é feita a partir da sobreposição de folhas de EVA ou isopor. Cada folha corresponde a uma curva de nível e, portanto, representará uma cota de altitude. A quantidade de folhas sobrepostas dependerá da quantidade de cotas selecionadas para representação. Também é necessário atentar para a espessura dessas folhas – para representar relevo suave é indicado folhas com maior espessura e para representar relevo íngreme utilizamos folhas menos espessas. Isso realça ou atenua o desnível entre as curvas. Enfi m, essas decisões repercutem sobre a escala vertical já que a escala horizontal da maquete normalmente é igual à escala da carta topográfi ca utilizada como base para a construção da maquete.

2ª Etapa – Reproduzindo curvas de nível

Analise a carta topográfi ca e selecione as curvas de nível que serão transpostas para a maquete, de modo que possuam a mesma equidistância. A seguir, coloque o EVA/isopor em baixo da carta topográfi ca, prenda com fi ta adesiva, observe qual é a curva de nível de menor altitude e perfure com o alfi nete todo o seu contorno marcando o EVA/isopor. Ligue os pontos perfurados e você terá reproduzido no EVA/isopor a curva de nível. Repita esse procedimento com as curvas seguintes.

A seguir, recorte as folhas, cada uma no formato da curva de nível correspondente e cole-as sobrepostas.

Font

e: <

http

://ca

rtogr

afi a

esco

lar.w

ordp

ress

.com

/maq

uete

/>.

Aces

so e

m: 5

jun.

200

9.

Figura 3 – Estrutura em EVA/Isopor

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo4Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo4 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 7: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I 5

3ª Etapa – Finalizando a maquete

Com todas as curvas cortadas e coladas sobrepostas, a estrutura base da maquete está concluída, restando apenas dar o acabamento fi nal. Para isso, sugerimos que a maquete seja fi xada em uma placa de madeira, deixando o espaço sufi ciente para o título, a legenda e os créditos de produção. Por fi m, uma camada de massa corrida deverá ser feita por toda a maquete, arredondando os topos e dando continuidade a cada curva de nível. Espere até a massa corrida secar para lixar e pintar a maquete.

As cores que serão usadas na maquete devem ser associadas ao tipo de representação que se deseja comunicar. Se o intuito for representar a topografi a, uma cor para toda a maquete basta, porém é possível ser feito um mapa temático sobre a maquete utilizando várias cores.

Figura 4 – Maquete em fase de acabamento

Font

e: <

http

://ca

rtog

rafia

esco

lar.w

ordp

ress

.com

/maq

uete

/>.

Aces

so e

m: 5

jun.

200

9.

Diversos eventos podem ser destacados na maquete, como rios e estradas. Para identifi cá-los, podem ser feitas pequenas placas com os nomes ou escrever na própria maquete. Por fi m, não esqueça: a maquete deve ter as mesmas informações que um mapa, título, legenda, escala e créditos de produção.

Figura 5 – Maquete concluída

Font

e: <

http

://w

ww.

how

ardm

odel

s.co

m/0

-topo

grap

hic/

topo

grap

hic-

map

-mod

els/

idah

o-to

po/id

aho2

.jpg>

. Ace

sso

em: 5

jun.

200

9.

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo5Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo5 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 8: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I

Atividade 1

Internet

Acesse: <http://videoseducacionais.cptec.

inpe.br/>.

6

Faça uma visita ao sítio do IBGE na internet e verifi que se há carta topográfi ca de seu município ou de municípios circunvizinhos publicadas no endereço virtual informado nesta aula. Também pesquise em instituições localizadas em sua cidade a disponibilidade de tais cartas. Relate os resultados de sua pesquisa.

Formação do relevoAs atividades aqui propostas evidenciam o ensino do relevo especialmente do que diz

respeito aos fatores endógenos que atuam sobre sua formação.

Há dois vídeos relativos ao tema disponíveis para exibição online no sítio do CPTEC (Centro de Previsão e Estudos Climáticos) na Internet: Inter-relação relevo e clima e Montanhas e desdobramentos.

O primeiro vídeo apresenta os subtemas “formação vulcânica, formação por desdobramento, formação de bloco e formação de bloco soerguido”, conforme visto na fi gura a seguir.

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo6Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo6 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 9: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I 7

Font

e: <

http

://vi

deos

educ

acio

nais

.cpt

ec.in

pe.b

r/>.

Aces

so e

m: 1

0 ju

n. 2

009.

Figura 6 – Vídeo online Inter-relação do relevo e clima

Já o segundo vídeo, Montanhas de dobramento, propõe uma experiência que simula o choque entre duas placas tectônicas. Para realizá-la, você vai precisar de massinha de modelar e dois tijolos. Veja como fazer:

Figura 7 – Fase 1

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo7Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo7 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 10: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I8

Figura 9 – Fase 3

Figura 8 – Fase 2

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo8Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo8 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 11: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I

Atividade 2

9

Faça esse experimento. Repare o que aconteceu com a massinha de modelar. Anote os resultados e tente explicar o que aconteceu. A massinha deformou? Saiba porque acessando ao vídeo!

Navegar é preciso

Desde o início de junho de 2005, estão disponíveis no sítio do projeto Brasil em Relevo os dados numéricos originais de relevo e topografi a de todos os estados brasileiros, obtidos pela missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), da Nasa. Os dados foram utilizados pela Embrapa Monitoramento por Satélite para reconstituir o relevo do país de forma digital e homogênea.

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo9Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo9 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 12: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I10

Figura 10 – Brasil em Relevo

Font

e: <

http

://w

ww

.rele

vobr

.cnp

m.e

mbr

apa.

br/>

. Ac

esso

em

: 10

jun.

200

9.

As imagens do relevo realçado, geradas para o projeto Brasil em Relevo, estão disponíveis na Internet permitindo ao usuário leigo “sobrevoar” a topografi a de cada estado brasileiro em diversas escalas, com um simples clique. Agora os usuários especializados em geoinformação terão acesso aos Modelos Numéricos de Elevação que serviram de base para o projeto.

Os dados têm diversos tipos de aplicações, como por exemplo, em programas de manejo de bacias hidrográfi cas, de melhoria da infraestrutura rural, de conservação de solos e preservação de recursos fl orestais, no apoio ao cumprimento do código fl orestal, na gestão dos recursos hídricos e na melhoria da cartografi a topográfi ca disponível, principalmente na Amazônia.

O Brasil em Relevo segue o sucesso de outro projeto, o Brasil Visto do Espaço, que desde 2001 possibilita o acesso fácil e gratuito a imagens do satélite Landsat por parte de um público variado, que vai desde técnicos até agricultores, professores e estudantes de todos os níveis. Acesse: <http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br>.

Ainda no sítio da Embrapa, no endereço <http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br/video/index.html>, você encontrará vários vídeos para download, como Brasil em relevo, Planeta Terra ou Serra do Araçá/AM. A Embrapa promete um voo em 3D através desses vídeos. Vamos embarcar?!

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo10Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo10 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 13: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I

Resumo

1

11

AutoavaliaçãoQue tal construir uma maquete representando o relevo de sua cidade ou estado? Siga as orientações dadas nesta aula para realizar essa tarefa. Faça um roteiro de sua produção e relate seu trabalho.

Nesta aula, algumas sugestões foram apresentadas para promover o ensino do relevo – a produção de uma maquete e a exibição de vídeos. Essas estratégias têm como objetivo aproximar o aluno do objeto em estudo, valorizando sua expressão concreta, visual e até mesmo tátil. Também fi zemos referências a fontes disponíveis na internet que podemos lançar mão para ensinar temas como relevo brasileiro ou mesmo de seu estado ou cidade.

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo11Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo11 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 14: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I

2

12

Dois vídeos foram sugeridos nesta aula para promoção do ensino do relevo, ambos disponíveis no sítio da CPTEC (Centro de Previsão e Estudos Climáticos) na internet. Em sua análise eles são adequados ao ensino de Geografi a nos níveis fundamental e médio? Comente suas respostas.

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo12Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo12 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 15: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I

Anotações

13

Referências ALMEIDA, Rosangela D.; PASSINI, Elza Y. O espaço geográfi co: ensino e representação. 7. ed. São Paulo: Contexto, 1999.

ALMEIDA, Rosangela D. Cartografi a escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

______. Do desenho ao mapa. São Paulo: Contexto, 2003.

MARTINELLI, M. Curso de cartografi a temática. São Paulo: Contexto, 1991.

MIRANDA, E. E. de (Coord.).   Brasil em relevo.   Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2005.  Disponível em: <http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br>.  Acesso em: 25 maio 2009.

ROSS, J.; ROSS, S.; SOUTO M. Algumas técnicas de pesquisa em geomorfologia. In: VENTURI, Luis Antônio B. (Org.). Praticando geografi a: técnicas de campo e laboratório. São Paulo: Ofi cina de Textos, 2005.

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo13Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo13 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 16: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I

Anotações

14

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo14Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo14 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 17: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I

Anotações

15

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo15Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo15 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 18: DISCIPLINA - PROEAD ·

Aula 07 Instrumentação para o Ensino de Geografi a I

Anotações

16

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo16Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Miolo16 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 19: DISCIPLINA - PROEAD ·

EMENTA

> Sandra Kelly de Araújo

Produção de material didático-pedagógico aplicado à área de geografi a física e cartografi a.

Instrumentação para o Ensino de Geografi a I – GEOGRAFIA

AUTORA

AULAS

01 Com o Mundo nas Mãos

02 Cartografi a escolar I

03 Redescobrindo o uso de mapas em sala de aula

04 Promovendo o ensino do clima I

05 Promovendo o ensino do clima II

06 Promovendo o ensino do clima III

07 Ensinando relevo

08 Com a mão na massa

09 Promovendo o ensino de solos

10 De volta ao começo

11 A Terra e o sistema solar

12 Gaia, mãe Terra

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Contracp1Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Contracp1 08/07/10 11:2308/07/10 11:23

Page 20: DISCIPLINA - PROEAD ·

Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Contracp2Ins_En_Geo_I_A07_RF_BMWD_080710.indd Contracp2 08/07/10 11:2308/07/10 11:23