2ª edição disciplina informática e educação - proead · dessa forma, recomendamos que você...

20
Apuena Vieira Gomes Adja Ferreira de Andrade Autores aula 04 A utilização prática da Internet Informática e Educação DISCIPLINA 2ª Edição

Upload: votu

Post on 17-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Apuena Vieira Gomes

Adja Ferreira de Andrade

Autores

aula

04

A utilização práticada Internet

Informática e EducaçãoD I S C I P L I N A2ª Edição

Governo Federal

Presidente da RepúblicaLuiz Inácio Lula da Silva

Ministro da EducaçãoFernando Haddad

Secretário de Educação a Distância – SEEDRonaldo Motta

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

ReitorJosé Ivonildo do Rêgo

Vice-ReitorNilsen Carvalho Fernandes de Oliveira Filho

Secretária de Educação a DistânciaVera Lúcia do Amaral

Secretaria de Educação a Distância- SEDIS

Coordenadora da Produção dos MateriaisCélia Maria de Araújo

Projeto GráficoIvana Lima

Revisores de Estrutura e LinguagemEugenio Tavares BorgesMarcos Aurélio FelipePedro Daniel Meirelles FerreiraTatyana Mabel Nobre Barbosa

Revisoras de Língua PortuguesaJanaina Tomaz Capistrano

Sandra Cristinne Xavier da Câmara

IlustradoraCarolina Costa

Editoração de ImagensAdauto HarleyCarolina Costa

DiagramadoresBruno Cruz de Oliveira

Maurício da Silva Oliveira JúniorMariana Araújo Brito

Thaisa Maria Simplício Lemos

Imagens UtilizadasBanco de Imagens Sedis (Secretaria de Educação a Distância) - UFRN

MasterClips IMSI MasterClips Collection, 1895 Francisco Blvd, East, San Rafael, CA 94901,USA.

MasterFile – www.masterfile.cpomMorgueFile – www.morguefile.com

Pixel Perfect Digital – www.pixelperfectdigital.comFreeImages – www.freeimages.co.uk

FreeFoto.com – www.freefoto.comFree Pictures Photos – www.fre-pictures-photos.com

BigFoto – www.bigfoto.comFreeStockPhotos.com – www.freestockphotos.com

OneOddDude.net – www.oneodddude.net

Divisão de Serviços Técnicos

Catalogação da publicação na Fonte. UFRN/Biblioteca Central “Zila Mamede”

Gomes, Apuena Vieira.Informática e educação: interdisciplinar / Apuena Vieira Gomes, Adja Ferreira de Andrade. – Natal, RN:

EDUFRN Editora da UFRN, 2005.316 p.1. Educação – Informática. 2. Sistemas de informação. 3. Internet. 4. Escola – Tecnologias.

I. Andrade, Adja Ferreira de. II. Título.

ISBN 85-7273-289-6 CDD 370RN/UF/BCZM 2005/49 CDU 37:004

Copyright © 2007 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser utilizada ou reproduzida sem a autorização

expressa da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

09/07/2007

12ª Edição Aula 04 Informática e Educação

Apresentaçãoa aula 3, abordamos o potencial da Internet e refletimos sobre o fato de que aprender através da tecnologia está se tornando cada vez mais comum no dia-a-dia do professor e do aluno. Agora, discutiremos a sua utilização prática, esclarecendo

como as pessoas fazem e do que necessitam para se comunicar, acessar sites, realizar pesquisas, participar de conferências e cursos a distância, através dela. No decorrer da aula, descobriremos que é essencial saber selecionar e organizar a informação que está disponível na Internet para transformá-la em conhecimento.

Podemos notar que através da Internet os professores podem criar projetos individuais ou em grupos, permitindo que os alunos realizem pesquisas, participem de discussões, dentre outras atividades. Muitos dos projetos podem surgir a partir dos interesses dos próprios alunos, o que torna a aprendizagem mais significativa e contextualizada.

Esta aula requer exercícios práticos de uso da Internet. Dessa forma, recomendamos que você se dirija ao laboratório de informática do pólo, caso não tenha acesso à Internet de outra forma.

N

Objetivo

Identificar os pré-requisitos necessários para se conectar à Internet.

Conhecer e manipular serviços e/ou ferramentas disponíveis na Internet.

1

2

2 Aula 04 Informática e Educação 2ª Edição

Acessando a Internet

Para acessar a Internet, é preciso possuir algumas noções de informática, além de conhecer suas potencialidades e recursos. Para tanto, antes de iniciar esta aula você deverá voltar à aula 3 e rever os conceitos estudados acerca deste assunto.

Você deve estar, neste exato momento, pensando: “tudo bem, já sei que a Internet tem um grande potencial, mas, como é que eu faço para me conectar? Quais os pré-requisitos e equipamentos de que necessito? Preciso ser um expert em informática?” Não!!! Na verdade, em nosso curso você poderá acessar a Internet no laboratório de informática do pólo e seguir as recomendações que forneceremos no decorrer desta aula. Vamos supor que queira se conectar à Internet de sua casa. Para isso, você precisará de computador, modem, linha telefônica, provedor, software de comunicação etc., descritos a seguir.

O computador deve conter alguns requisitos mínimos para o acesso à Internet,isto é, precisa ser um computador não muito antigo (os recursos tecnológicos evoluem rapidamente) e deve possuir memória com capacidade de armazenamento de no mínimo 32 MB. Entraremos em detalhes sobre o computador na aula 8 (Desvendando um Sistema de Computação).

Para o acesso via conexão discada (telefone) é indispensável, portanto, ter um modeminstalado no computador e uma linha de telefone livre. Esse tipo de conexão é o meio de acesso mais utilizado no Brasil. A sua velocidade dependerá principalmente da qualidade da linha telefônica.

Para esclarecer melhor essas tecnologias, vamos começar definindo o que é um modem.Trata-se de um conversor de sinais analógicos para digitais e vice-versa. Na verdade, esse aparelho já vem acoplado ao computador através de uma placa, sendo sua função modular e demodular. Em outras palavras, ele funciona como um tradutor entre sinais digitais, decodificados pelo seu computador, e os sinais analógicos que a linha telefônica emite.

Para entender a diferença entre sinal analógico e digital, tomamos o exemplo das telecomunicações. No primeiro, a informação “viaja” por meio de ondas eletromagnéticas. Muitas vezes, o sinal é afetado por campos elétricos que danificam a sua qualidade, a chamada estática. A potência desse sinal diminui com o aumento da distância por ele percorrida, sendo necessário o uso de amplificadores. Isso, em contrapartida, gera ruídos (que também são sinais elétricos), não melhorando, assim, a qualidade do sinal. No caso dos sinais digitais, a informação “viaja por pacotes” que permitem maior rapidez, qualidade do sinal e maior confiança.

Se o seu acesso à Internet for residencial e não a partir de alguma instituição, você precisará entrar em contato com uma empresa provedora, denominado provedor. O provedoré uma empresa que possui conexões em banda larga (que será descrita posteriomente) e vende o acesso e os serviços (expõe suas páginas na Internet, abre contas de e-mail etc).

software

Conjunto de instruções que controlam o

funcionamento de um computador. Também

conhecido como programa.

32ª Edição Aula 04 Informática e Educação

Esse tipo de empresa deve prover ao usuário suporte técnico, boa velocidade e estabilidade nas conexões. Para oferecer esses serviços, elas cobram uma tarifa que varia de acordo com o número de horas utilizadas mensalmente no acesso à Internet. Outra alternativa é utilizar provedores gratuitos. Alguns deles constam nas referências de sites desta aula.

A principal característica da banda larga (tradução do inglês broadband) é a maior velocidade de navegação. Há vários tipos de conexão banda larga; os mais difundidos no Brasil são o acesso DSL, ADSL e o acesso via cabo.

A DSL (Digital Subscriber Line) é uma conexão direta com a Internet que pode ser feita com um único ou vários computadores. Trata-se de um recurso tecnológico que aumenta drasticamente a capacidade das linhas telefônicas destinadas a particulares ou empresas.

A ADSL é uma tecnologia DSL que permite alta velocidade no envio e recebimento de informações, possibilitando a passagem de voz e dados na mesma linha. Essa conexão utiliza a mesma estrutura das linhas telefônicas convencionais. Sua grande vantagem é que a linha fica desocupada e não há necessidade de pagar pulsos telefônicos. Assinando o serviço e instalando um modem ADSL, a navegação é ilimitada, funciona 24h por dia sem custos adicionais, além de permitir velocidade maior do que a possibilitada através da conexão discada.

Software de comunicação são programas que permitem a comunicação na Internet.Antes de configurar este software, você precisará, normalmente, preencher um cadastro com o nome do usuário, senha, número do telefone, dentre outras informações.

Para navegar na Internet, seja a partir de sua casa ou no laboratório de informática do pólo, você precisará de um browser (navegador). Os mais populares são o Netscape(disponível em http://www.netscape.com), o Internet Explorer (disponível em http://www.microsoft.com/ie/) e o Mozilla Firefox (disponível em http://mozila.org/).

Antes de configurar o acesso à Internet, é preciso saber quais são as configurações de seu computador e determinar o navegador a ser utilizado, uma vez que os tipos e as versões mudam constantemente. É através desses navegadores que vocês acessarão a Internet,poderão se comunicar com outras pessoas, realizar ainda cursos a distância, fazer pesquisas e dispor de outros recursos os quais serão vistos nesta aula.

4 Aula 04 Informática e Educação 2ª Edição

Serviços da Internet

s serviços da Internet são recursos utilizados para nos comunicar, interagir, pesquisar, compartilhar documentos e realizar outras atividades. Alguns dos principais, que têm sido utilizados como apoio em sala de aula, são abordados a seguir.

World Wide Web (WWW): as páginas Web podem exibir texto, hipertexto, imagens, som, vídeo e animações, formando uma vasta teia de informações. O projeto de World Wide Web, também conhecido como WWW, foi desenvolvido para fornecer acesso fácil através da Internet às diversas mídias. Essa teia foi construída seguindo a metáfora do hipertexto (texto não linear), em que cada nó ou link pode conter novas informações ou apontar para outras referências no mesmo documento ou em arquivos separados.

E-mail (Correio eletrônico): o termo é originário do inglês e significa o correio eletrônico, ou o ato de enviar mensagens eletronicamente pela Internet. Através deste serviço, você pode se comunicar com qualquer pessoa que possua um endereço eletrônico, realizar projetos que permitam a interação com alunos e professores etc.

Chat: são salas de bate-papo que permitem a interação síncrona, isto é, as pessoas precisam estar conectadas ao mesmo tempo, embora não necessariamente no mesmo lugar, para se comunicarem.

FTP: significa File Transfer Protocol, em português, é traduzido como protocolo que permite a transferência de arquivos. Esse processo é utilizado para transferir arquivos de uma máquina de um servidor (host) para o outro computador. Utilizando esse serviço, você pode transferir qualquer tipo de arquivo contendo documentos, sons, imagens, relatórios de pesquisa, gráficos etc.

Newsgroup ou grupo de discussão da Internet: utilizado para enviar uma mensagem a um grande número de usuários ao mesmo tempo. O envio dessas mensagens ocorre através de seu gerenciador de correio eletrônico, a diferença é que serão distribuídas e direcionadas a vários usuários simultaneamente.

Telnet: é um serviço que permite acessar um computador a distância e utilizá-lo como se você estivesse no local de origem. Isso é interessante quando se está, por exemplo, em uma outra cidade e se deseja acessar o computador de casa ou do trabalho. Para utilizar esse serviço, você precisará do endereço IP de sua máquina (Internet Protocol, em português, Protocolo da Internet), uma espécie de número de identidade. O Telnet é muito utilizado como um gerenciador de correio eletrônico em universidades no Brasil e no exterior, dispõe de ferramenta de chat e transferência de arquivos, entre outras funcionalidades.

O

Host

Host é um computadorservidor que disponibiliza

programas e informações paraque outros computadores,

ligados a ele, possam acessar.

52ª Edição Aula 04 Informática e Educação

Vocês devem estar curiosos para saber como realizar pesquisas na Internet. Essa é uma atividade muito simples e você pode optar por duas formas básicas:

digitando o endereço do site (URL);

através de algum serviço de busca.

Os principais sites de busca são:

Pesquisando na Internet

A pesquisa pode ser feita a partir de palavras-chave, por autores ou por título, semelhante ao que você faz numa biblioteca tradicional. É como se cada um desses endereços de busca (buscadores) fosse uma enorme enciclopédia. Por ser um universo de páginas muito grande, você poderá sentir-se perdido, porém, para facilitar ou otimizar a sua busca, poderá usar recursos denominados conectivos lógicos (AND, OR, NOT), aspas etc. Na atividade 2, você terá a oportunidade de testar o uso desses conectivos para realizar uma busca. Vamos exemplificar, usando o buscador Google.

1) Digite o endereço do buscador Google, http://www.google.com.br, no seu browser.

2) Informe a palavra-chave que deseja pesquisar, por exemplo: Sedis, e aperte enter. Percorra a lista de páginas que o buscador encontrou, até encontrar a informação desejada.

3) Ao encontrar o site desejado, basta clicar sobre um dos links sublinhados. Neste caso,é a Secretaria de Educação a Distância da UFRN.

Figura 2 – Exemplo de pesquisa na Web para encontrar a página da Sedis

Figura 1

Cadê http://www.cade.com.br

Altavista http://www.altavista.com.br

Google http://www.google.com.br

Yahoo http://www.yahoo.com.br

Radar UOL http://www.radaruol.com.br

6 Aula 04 Informática e Educação 2ª Edição

Atividade 1

Faça uma pesquisa, utilizando algum site de busca mencionado. Utilize mecanismos para otimizar a sua pesquisa, como: “Informática AND Educação”. Isso quer dizer que aparecerão todas as páginas nas quais essas palavras estiverem juntas. Se usar o conectivo OR, “Informática OR Educação”, aparecerá uma ou outra. Vamos ver o que acontece?

Atividade 2

Que tal, agora, realizar uma busca, direcionando para um assunto ou termo que deseja pesquisar? Para fazer esse tipo de pesquisa, basta colocar a(s) palavra(s) desejada(s) entre aspas. Experimente a frase “centro rural de inclusão digital”. O que você descobriu? Se quiser aprofundar-se nesse tema ou conhecer o papel dos gestores, visite os links sobre inclusão digital e formação de gestores. Mas, o que acontece se você digitar a mesma frase sem as aspas?

Tradutor virtualuitas vezes, encontramos sites interessantes de pesquisa que estão escritos em um idioma diferente. Podemos ter também um trabalho em português e desejar convertê-lo para outra língua. Em qualquer dessas situações, podemos recorrer ao

tradutor virtual, sendo mantidos os direitos autorais com a indicação da fonte de referência do texto traduzido.

É certo que sempre é possível recorrer ao nosso dicionário de papel. Mas, se queremos traduzir um texto mais longo que, certamente, implicará tempo e habilidades, como no caso de resumos de trabalhos e artigos científicos, o que fazer?

M

72ª Edição Aula 04 Informática e Educação

Figura 3 – Tradutor de idiomas do Altavista

2) Insira o texto a traduzir no espaço reservado para este fim.

3) Selecione o idioma de tradução, por exemplo, do português para o inglês.

4) Clique no botão Traduzir. Logo surgirá o texto traduzido.

Alguns exemplos de tradutores virtuais ou on line:

Google Translate (http://translate.google.com);

Brasil escola (http://www.brasilescola.com/tradutoronline.html);

Biblioteca Uol (http://biblioteca.uol.com.br).

1) Primeiro, precisamos escolher um tradutor. Para ilustrar, mostraremos um exemplo em que utilizamos o tradutor do Altavista: http://world.altavista.com/.

Atividade 3

Utilize algum dos tradutores citados e digite palavras e frases, traduzindo-as para o idioma de sua escolha. Esta será uma ótima oportunidade para aprender outras línguas e exercitar a utilização de um tradutor eletrônico via Internet.

8 Aula 04 Informática e Educação 2ª Edição

Como criar seu e-mail pessoal

correio eletrônico ou e-mail é um dos serviços mais utilizados na Internet, permitindo a comunicação, envio e recebimento de mensagens com qualquer pessoa que possua um endereço. Para ter acesso a uma conta de e-mail, é importante estar

atento às instruções que os gerenciadores de correio nos fornecem e preencher alguns dados cadastrais. Nesta aula, faremos algumas recomendações quanto aos cuidados necessários ao abrir sua conta de e-mail.

O endereço de e-mail é formado por duas partes: nome do usuário @ nome do computador que está provendo o e-mail. Ex.: [email protected]. Como você passa verbalmente esse endereço para seus amigos? Não é difícil! Basta dizer “sedis arroba reitoria ponto ufrn ponto br” e todos compreenderão.

Se examinar um correio eletrônico cuidadosamente, você verá que muitos deles terminam em .gov, .com, .org etc. Essas terminações formadas por três letras são chamadas de domínios. Existem vários domínios ou siglas que identificam a empresa ou instituição que fornece o e-mail.

Figura 4

O

Domínio Tipo

.edu

.com

.mil

.gov

Instituição EducacionalOrganização ou empresa comercialMilitarGoverno

.net

.orgEmpresa de suporte de RedeOutras organizações

Caso você ainda não tenha um, chegou a hora de criar o seu próprio e-mail. Há diversos sites na Internet nos quais você pode obter contas de correio eletrônico gratuitas. A desvantagem é que, como as empresas que fornecem esse serviço também são portais de vendas de produtos, provavelmente, você receberá eletronicamente anúncios publicitários e comerciais.

Vamos criá-lo agora? Primeiramente, faça uma busca na Internet (com um dos buscadores citados anteriormente) através das palavras-chave: e-mail grátis e veja o que acontece.

92ª Edição Aula 04 Informática e Educação

Certamente, aparecerá uma lista dos sites encontrados.

Selecione o site de seu interesse. Você poderá encontrará opções fornecidas por várias empresas (BOL, IG, YAHOO, HOTMAIL etc.) que oferecem serviço de e-mail gratuito. Geralmente, o processo de criação é fácil. Basta seguir as instruções do site, preencher alguns dados cadastrais e conhecer algumas normas que se referem à aceitação dos serviços fornecidos, formas de conduta do usuário, regras de utilização, dentre outros.

De maneira geral, você deve estar atento aos seguintes passos:

1) ler os termos de aceitação dos serviços;ler os termos de aceitação dos serviços;

2) aceitá-los, caso deseje realmente continuar o processo de criação doaceitá-los, caso deseje realmente continuar o processo de criação do e-mail;

3) criar uma identificação, também chamada de ID (nome do usuário oucriar uma identificação, também chamada de ID (nome do usuário ou username). Não escolha seu primeiro nome porque geralmente ele já existe, a não ser que seus pais tenham sido muito originais. Não se preocupe se já existir alguém com identificação igual a sua, pois, ao final do cadastro, serão dadas sugestões para modificar seu nome, normalmente misturando-o com o sobrenome, números, ou colocando um ano após seu nome. Por exemplo, se já existe o nome mariaisabel, uma sugestão seria [email protected];

4) criar uma senha pessoal (qualquer conjunto de no mínimo seis caracteres envolvendo números e letras). Não se esqueça dessa senha, ela é necessária para acessar o seu e-mail;

5) continuar preenchendo os dados cadastrais: endereço, telefone etc;

6) clicar no botão de enviar o formulário preenchido. Normalmente, aqui, você terá queclicar no botão de enviar o formulário preenchido. Normalmente, aqui, você terá que voltar para o item 3 e modificar seu ID escolhido. Escolha uma das sugestões dadas e clique novamente em enviar seus dados;

7) neste momento, se tudo deu certo, você receberá a mensagem de “Boas Vindas” e, em seguida, o seu e-mail será visualizado. Anote-o juntamente com sua senha, numa agenda para tê-los sempre em mãos, quando precisar.

10 Aula 04 Informática e Educação 2ª Edição

Figura 5 – Ambiente de verificação dos e-mails do Yahoo

Escrever e-mails é uma tarefa mais simples ainda e, para isso, você poderá usar qualquer gerenciador, pois utilizam processos muito similares. Primeiramente, para enviar uma mensagem é preciso saber o endereço do destinatário, definir o assunto e digitar o seu conteúdo nos espaços correspondentes. Depois, clicar no botão Enviar. Lembre-se sempre de apagar as mensagens lidas, pois isso economiza espaço, já que sua conta de e–mail tem um limite. A figura a seguir ilustra esse processo.

Figura 6 – Exemplo de e-mail

Como entrar no ambientepara ver seus e-mails

Todas as ferramentas que funcionam como gerenciadores de e-mail possuem uma janela (também conhecida como interface) que mostra quem te enviou a mensagem, ou seja, o remetente, o assunto, a data e o tamanho do arquivo,

conforme demonstra a Figura 5 a seguir.

112ª Edição Aula 04 Informática e Educação

Como acessar bibliotecas virtuais?Já discutimos na aula 3 os benefícios de utilizar uma biblioteca virtual, agora vamos

navegar por umas delas e descobrir como utilizá-la em nossas pesquisas.

Como exemplo, ilustramos a biblioteca virtual da USP. Neste site, podemos selecionar que conteúdo e que mídia (por exemplo, som, imagem, texto) desejamos. Essas bibliotecas poderão ser usadas por professores para trabalhar temas transversais e multidisciplinares em suas aulas. Em Português, por exemplo, pode ser feito um trabalho com literatura de cordel; em História, podemos ouvir documentários sobre história do Brasil por meio da Vozoteca, uma biblioteca de voz, na qual o conteúdo está no formato de som.

Atividade 4

1Vamos juntos visitar o site: http://bibvirt.futuro.usp.br. Veja o que você descobriu.

2Faça uma pesquisa na Internet e procure outras bibliotecas virtuais. Visite os sites: http://www.bliblio.com.br e http://www.prossiga.br/edistancia.

3Anote a seguir os benefícios encontrados ao se utilizar destas bibliotecas virtuais.

sua

resp

osta1.

12 Aula 04 Informática e Educação 2ª Edição

Reunião virtual

Como posso fazer uma reunião virtual com todos os meus colegas ao mesmo tempo? Como fazer novos amigos e discutir algum tema de meu interesse?

Essa é uma tarefa fácil, basta que você e seus amigos entrem em alguma sala de chat,acessada via WWW.

Você já percebeu que, muitas vezes, após alguns programas da TV, os apresentadores convidam os telespectadores para conversar com artistas ou entrevistados na Internet? Basta acessar o endereço que eles disponibilizam e entrar no chat. Não esqueça de que em todas as salas existem regras de conduta que devem ser obedecidas, as chamadas netiquetas. Na verdade, as netiquetas são cuidados que devemos tomar, Vejamos algumas delas.

sua

resp

osta 2.

3.

132ª Edição Aula 04 Informática e Educação

Não grite!

Na Internet, quando você escreve em letras maiúsculas pode dar a impressão de que está gritando. Se você precisa colocar algum destaque em uma palavra que está escrevendo, a regra diz que deve colocá-la entre asteriscos, sublinhadas ou de uma outra forma, menos em maiúsculas.

Cuidado com os e-mails...

Certamente, o correio eletrônico é um dos serviços mais utilizados na Internet. É de bom tom não deixarmos de responder um e-mail em até 48 horas. Afinal, em um mundo tão corrido, é provável que alguém pense que o e-mailnão chegou ao destinatário e tente enviá-lo várias vezes.

Não envie arquivos grandes

E-mails com propaganda, divulgação de eventos, correntes e outros não devem ser enviados sem uma permissão prévia, pois pode estar se caracterizando como SPAM.

Sem avisar antes, não envie arquivos grandes (em média acima de 300 kb) anexados a um e-mail para ninguém. Tampouco escreva e-mails muito longos.

Fale com emoção!

Como expressar emoções em e-mails ou em salas de bate-papo? Você sabia que é possível a partir de uma combinação de caracteres do teclado expressar emoções? As “carinhas” são conhecidas como emoticons. Com elas, você pode sorrir :-), piscar ;-), dentre outros. Para visualizar alguns exemplos de emoticon você pode realizar uma busca na Internet utilizando a palavra “emoticon”. Tente descobrir o que significa [ ]’s.

Estão preparados para entrar em uma sala de bate-papo? Vamos lá! Primeiro, devem escolher um site que ofereça salas de bate-papo gratuitas. A lista de empresas (AOL, IG, YAHOO, ICONET, HOTMAIL, UOL etc.) que oferecem serviços de e-mail, geralmente, também, possuem salas de bate-papo. Vamos escolher, por exemplo, o site da Globo disponível em http://videochat.globo.com/. Para participar de uma discussão, basta selecionar a sala desejada e entrar com um apelido (nickname), nome com o qual você se identificará nas salas.

14 Aula 04 Informática e Educação 2ª Edição

ResumoO que nos fascina na Internet é a possibilidade dela tornar-se um canal de mediação de nossa aprendizagem virtual, facilitando também a realização de tarefas e a interação social. A sua presença na Escola tem sido absoluta como recurso didático em sala de aula, utilizando diversas ferramentas e recursos como chat, fórum, e-mail, páginas www. Nesta aula, abordamos essa tecnologia como um instrumento eficaz no processo educativo, como um amplo e rico ambiente de pesquisa enquanto recurso didático e, ainda, destacamos os benefícios do uso da biblioteca virtual nesse contexto.

Figura 7 – Sala de bate-papo da Rede Globo

Toda sala de bate-papo tem uma área onde visualizamos todas as mensagens e uma outra na qual escrevemos a mensagem que desejamos enviar a todos os participantes. Há algumas que permitem, além de ver os nomes dos participantes, a possibilidade de visualizá-los. Caso deseje mandar uma mensagem, em particular, para algum membro, basta selecionar o nome dessa pessoa com o mouse.

152ª Edição Aula 04 Informática e Educação

3 Quais são os navegadores mais utilizados para acessar páginas da Internet?

Quais as vantagens de se conectar à Internet utilizando a tecnologia ADSL?2

Auto-avaliação

Quais utilidades da Internet você considera mais importantes?1

A partir das discussões apresentadas nesta aula e das atividades de pesquisa e reflexão realizadas, descreva em algumas linhas os pontos que seguem.

16 Aula 04 Informática e Educação 2ª Edição

Quais os benefícios de usar uma Biblioteca Virtual para a Educação?5

4Como se define o serviço da Internet em que todos os usuários estão conectados ao mesmo tempo? E para que finalidade você pode utilizá-lo?

6Busque algum texto na Internet em espanhol ou em inglês e faça a tradução para o português, utilizando algum tradutor, apresentado nesta aula. Nesta atividade, você deve: indicar o tradutor utilizado, o endereço do site visitado para a tradução, o idioma originário, o autor e a data do acesso.

172ª Edição Aula 04 Informática e Educação

ReferênciasALTAVISTA. Disponível em: <http://www. altavista.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2005.

AOL. American Online. Disponível em: <http://www.aol.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2005.

BIBVIRT. Biblioteca virtual da USP. Disponível em: <http://bibvirt.futuro.usp.br>. Acesso em: 29 mar. 2005.

BIBLIOTECA VIRTUAL PROSSIGA. Disponível em: <http://www.prossiga.br/edistancia>. Acesso em: 29 mar. 2005.

BIBLIOTECA VIRTUAL. Disponível em: <http://www.biblio.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2005.

CADÊ. Disponível em: <http://www.cade.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2005.

CRID. Centros Rurais de Inclusão Digital. Disponível em: <http://www.multimeios.ufc.br/crid>. Acesso em: 29 mar. 2005.

GLOBO CHAT. Disponível em: <http://videochat.globo.com/>. Acesso em: 29 mar. 2005.

GOOGLE. Disponível em: <http://www.google.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2005.

18 Aula 04 Informática e Educação 2ª Edição

HEIDE, Ann; STILBORNE, Linda. Guia do professor para a internet. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

HOTMAIL. Disponível em: <http://www.hotmail.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2005.

IG. Disponível em: <http://www.ig.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2005.

MEYER, Marilyn et al. Nosso futuro e o computador. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MICROSOFT. Disponível em: <http://www.microsoft.com/ie/>. Acesso em: 29 mar. 2005.

MOZILLA. Disponível em: <http://www.mozilla.org/>. Acesso em: 29 mar. 2005.

NETSCAPE. Disponível em: <http://www.netscape.com>. Acesso em: 29 mar. 2005.

RADAR UOL. Disponível em: <http://www.radaruol.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2005.

SEDIS. Secretaria de Educação a Distância da UFRN. Disponível em: <http://www.sedis.ufrn.br>. Acesso em: 29 mar. 2005.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Projetos em sala de aula: internet. São Paulo: Érica, 1999.

UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: <http://www.ufrn.br>. Acesso em: 29 mar. 2005.

UOL. Disponível em: <http://www.uol.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2005.

YAHOO. Disponível em: <http://www.yahoo.com.br>. Acesso em: 29 mar. 2005.

ZIPMAIL. Disponível em: <http://zipmail.uol.com.br/>. Acesso em: 29 mar. 2005.