contabilidade pÚblica

4
1) São Princípios Constitucionais da Administração Pública: a) anterioridade, legalidade e irretroatividade; b) universalidade, eficácia e economicidade; c) impessoalidade, moralidade e eficiência; d) exclusividade, publicidade e legalidade; e) unidade, transparência e moralidade. (x) 2) ORÇAMENTO PUBLICO é uma ferramenta de planejamento contínuo e dinâmico de que o Estado se utiliza a fim de demonstrar seus planos e programas de trabalho, para determinado período. 3) Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: o plano plurianual; as Leis diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. 4) O Plano Plurianual estabelece, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada. 5) A Lei Orçamentária Anual compreenderá: A) Orçamento Fiscal; B) Orçamento de investimento das empresas estatais C) Orçamento da Seguridade Social 6) Qual o período de vigência da Lei Orçamentária Anual? RESP: Período de 12 meses 7) O princípio que estabelece a inclusão no orçamento de todas as receitas e despesas do Estado denomina-se: RESP: Universalidade 8) Os valores fixados para execução dos Programas de Governo são especificados no orçamento anual através de: a) créditos orçamentários; (x) b) receita orçamentária; c) receita de operações créditos; d) transferências correntes. 9) Qual das opções abaixo não representa um dos princípios jurídicos do orçamento público? a) Unidade; b) Anualidade; c) Universalidade; d) Anterioridade; (X)

Upload: rosilane2010

Post on 01-Jul-2015

424 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CONTABILIDADE PÚBLICA

1) São Princípios Constitucionais da Administração Pública:

a) anterioridade, legalidade e irretroatividade;b) universalidade, eficácia e economicidade;c) impessoalidade, moralidade e eficiência; d) exclusividade, publicidade e legalidade;e) unidade, transparência e moralidade. (x)

2) ORÇAMENTO PUBLICO é uma ferramenta de planejamento contínuo e dinâmico de que o Estado se utiliza a fim de demonstrar seus planos e programas de trabalho, para determinado período.

3) Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: o plano plurianual; as Leis diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais.

4) O Plano Plurianual estabelece, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada.

5) A Lei Orçamentária Anual compreenderá:

A) Orçamento Fiscal;

B) Orçamento de investimento das empresas estatais

C) Orçamento da Seguridade Social

6) Qual o período de vigência da Lei Orçamentária Anual?RESP: Período de 12 meses

7) O princípio que estabelece a inclusão no orçamento de todas as receitas e despesas do Estado denomina-se:

RESP: Universalidade

8) Os valores fixados para execução dos Programas de Governo são especificados no orçamento anual através de:

a) créditos orçamentários; (x)b) receita orçamentária; c) receita de operações créditos;d) transferências correntes.

9) Qual das opções abaixo não representa um dos princípios jurídicos do orçamento público?

a) Unidade;b) Anualidade;c) Universalidade;d) Anterioridade; (X)e) Exclusividade;10) Para a assegurar a plena fiscalização orçamentária, no que tange aos entes públicos, a Constituição de 1988 prevê os seguintes mecanismos de controle:a) público e privado;b) interno e externo; (x)c) interno e privado;d) interno e público; c) externo e geral.11) O Bolsa família e a merenda escolar são exemplos da função distribuitiva do Orçamento Público.

Page 2: CONTABILIDADE PÚBLICA

12) Marque V para sentença verdadeira e F para falsa:

(V) O campo de atuação da contabilidade pública limita-se aos órgão e entidades integrantes do orçamento Fiscal e da Seguridade Social dos governos federal, estaduais e municipais.(F) O Banco do Brasil, a CEF e a ECT são exemplos de empresas estatais dependentes.(V) Fazem parte da administração indireta: autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.(F) A Contabilidade Pública não está interessada nos atos praticados pelo administrador meramente administrativos (contratos, convênios, acordos, ajustes, avais de créditos e etc).(V) A Lei 4.320/64 é a base da Contabilidade Pública pois instituiu normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, Estados e Municípios e do Distrito Federal.a) F, F, V, V, F.b) V, V, F, F, V.c) V, F, V, F, V.d) V, V, V, F, F.e) V, F, F, V, V.

13) Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, é incorreto afirmar:

a) A LRF tem como objetivo o estabelecimento de normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

b) É uma norma para que a União, os Estados e os Municípios administrem com prudência suas receitas e despesas, evitem desequilíbrios orçamentários e o endividamento excessivo.

c) Estabelece que nenhum governante poderá criar uma nova despesa continuada – por prazo superior a dois anos – sem indicar sua fonte de receita ou a diminuição de outra despesa.

d) Determina que é nulo qualquer ato que implique em aumento de despesa com pessoal nos Poderes Legislativo e Executivo nos 180 anteriores ao final da legislatura ou mandato dos chefes do executivo.

e) Institui que a ampla divulgação da Prestação de Contas, inclusive em meios eletrônicos, é opcional.

14) Analise o item proposto, depois responda: vale 1,0 I – Os créditos adicionais especiais e suplementares serão autorizados por lei e abertos por decreto presidencial.

II – O Excesso de arrecadação não pode ser usado para abertura de créditos adicionais.

III – Créditos adicionais extraordinários são destinados a despesas urgentes e imprevisíveis.

a) Nenhum item está correto;

b) Apenas o item II está correto;

c) Todos os itens estão corretos;

d) Apenas o item I e III estão corretos;

e) Apenas os itens II e III estão corretos.

Page 3: CONTABILIDADE PÚBLICA

15) Assinale a alternativa correta: vale 1,0

a) Os créditos adicionais suplementares podem ser abertos quando não houver recursos para lastrear a despesa.

b) A abertura de créditos adicionais extraordinários deve ser precedida de reconhecimento expresso de uma das situações que a justifiquem.

c) Os recursos resultantes de anulação apenas parcial não podem ser utilizados para a abertura de créditos adicionais.

d) São créditos adicionais as autorizações de receitas não computadas ou insuficientemente dotadas no Orçamento Público.

e) Os créditos extraordinários independem de lei autorizativa, mas sua abertura será feita por Medida Provisória, no caso dos estados.