cirandeiro junho 2013

23
Edição 61 • Junho 2013 • Editora: Gabriela S. Afonso Responsável: Jaqueline Martins de Moraes.

Upload: gabriela-afonso

Post on 28-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal do Berçário e Escola Infantil Ciranda

TRANSCRIPT

Page 1: Cirandeiro Junho 2013

Edição 61 • Junho 2013 • Editora: Gabriela S. Afonso

Responsável: Jaqueline Martins de Moraes.

Page 2: Cirandeiro Junho 2013

EditorialMês de festança na Ciranda! Bandeirinhas, bandeironas,

balões, flores,... devagar o colorido vai surgindo e o clima vai empolgando à todos. Da cozinha vem o cheirinho do milho, pipoca, cuscuz, pé de moleque, cachorro quente, bolo cremoso de fubá e tantas outras guloseimas típicas da nossa festa.

A música já soa diferente, vem marcando os movimentos e batidas de pés de cada turma, sem falar da quadrilha! Quantas coisas gostosas!

Nas sextas-feiras acontecem as brincadeiras, como: pescaria, chute ao gol e boliche caipira. E as prendas? É uma alegria ver a carinha da criança quando recebe sua prenda.

As vestimentas também já começam a fazer parte do cenário e agora é só esperarmos até o dia 29/06 para que a grande festa aconteça.

Por hora, bom divertimento na leitura e até lá!

Jacqueline

Cirandeiro n° 61 · Editorial

Page 3: Cirandeiro Junho 2013

Educação infantilpara a vida toda.

Cirandeiro n° 61 · Editorial 3

Page 4: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Berçario 1 · Responsável: Juliana

Berçario 1Responsável: Juliana

Gabriel Borin

Gael

Gabriel Pace

Vivenciar e educar esses pequenos é muito gratificante! Cada dia é uma nova descoberta, as crianças com seus jeitinhos especiais nos conquistam! Uns já chegam sorrindo e vem se jogando para nós, outros chegam mais tímidos e devagar vão se achegando. Cada um com seu jeitinho de ser, nos traz o desejo de estarmos juntos diariamente.

Todos os bebês estão muito espertos, já reconhecem os nossos tatames interno e externo, os objetos como: espelho, pufs, caixas de brinquedos e a mesa de refeição. É interessante ver como se movimentam com a intenção de chegar ao objeto ou objetivo. Há pouco tempo atrás isso não acontecia, eles se movimentavam aleatoriamente e descobriam os objetos ao acaso.

Quando mostramos os livros, eles ficam super animados! Principalmente os de bichos, ficam atentos aos sons e movimentos que nós adultos fazemos e vão tentando nos imitar.

O espaço externo é outro ponto de total encantamento, se sentem mais soltos e felizes. Costumam acompanhar com os olhos, o avião, o passarinho e até as nossas galinhas.

Temos crianças que já andam, como o Raul e a Isadora, que inclusive estão de transição entre o B1 e o B2, estão adorando o novo espaço, os novos amigos e também os adultos Rosana e Déborah. Outras estão dando seus primeiros passos, como o Gabriel Borin, o Érik e o Arthur, o Matheus, o Lucas e o Gabriel Pace estão começando a se soltar do

Page 5: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Berçario 1 · Responsável: Juliana 5

apoio para testar seu equilíbrio. O Gael engatinha rapidamente atrás dos seus interesses, estamos estimulando-o para que se equilibre com as perninhas. O Gabriel Mantovano se apoia e levanta, ficando em pé sozinho.

Temos dois novos amiguinhos, o Arthur, que já está bem adaptado a rotina e a turma e a Júlia, que está em adaptação e já percebemos que se sente bem na Ciranda, tem experimentado o sabor dos seus primeiros alimentos.

Aproveitamos para convidar a todos os pais para a nossa festa junina que acontecerá no próximo dia 29/06.

Um abraço a todos, Juliana, Lisandra e Tatiana.

Júlia

Arthur

Gabriel M. Lucas

Matheus Érik

Page 6: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Berçario 2 · Responsável: Rosana

Berçario 2Responsável: Rosana

Ganhamos novos amigos, o Murilo e a Ana Beatriz que iniciaram em Maio e já estão curtindo com a turminha. A Ana Beatriz, muito independente já chegou adaptada, passeando pela escola e participando de todas as brincadeiras.O Murilo com seu jeitinho tímido se apa-ixonou pela Rosana e agora é só procurar por ela que se achará o Murilo. O que ele adora é passear pela escola e não resisti a um convite, nessa hora faz tchau para a Rô. A Isadora N. e o Raul do B1 já demonstram que chegou a hora de passar para o B2. Não param com a turma do B1 e querem sempre sair para explorar. Estamos fa-

zendo a transição e até o final do mês já estarão fazendo parte do B2. Então a turma ficará assim: manhã com Henrique, Daniel, Gabriel, Dmitri, Ma-nuela, Caio, Ana Beatriz e Murilo e a tarde chega a Melissa. A roda é um momento novo para essa turma, todos se sentam, recebem seus crachás e se reconhecem como grupo. Eles já estão entendendo essa dinâmica e demonstram paciência na espera dos amiguinhos se reconhecerem. Gostam muito de cantar, mas nesse momento ficam em pé e saem rodando pela sala. Depois da roda sempre vem uma história acompanhada com grandes figuras. Nes-

Ana Beatriz Murilo Isadora

Raul

Page 7: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Berçario 2 · Responsável: Rosana 7

sa fase as histórias precisam ser curtas, bem ilustradas e bastante interativas, pois eles estão iniciando o hábito de ouvir histórias. Em relação à coordenação motora fina o trabalho é diário, através de atitudes como: segurar os copos, os talheres, levar a comida a boca, escovar os dentes, abrir e fechar a torneira, rasgar e amassar papéis, são situações do dia a dia que favorecem e estimulam a percepção,independência e coordenação fina. A maioria das crianças já balbucia algumas palavras, reconhecem os adultos da escola e os chamam pelo nome (claro que do jeitinho deles). Na hora da comida é uma festa, todos se alimentam mui-to bem, a maioria aceita todos os alimentos e com alguns é preciso brecar a comida, se não eles explodem! Eles são pequenos, porém também estão no clima junino! Ouvem as musiquinhas, observam as bandeirinhas colori-das e acabam comendo alimentos típicos. Agora, eles vão decorar bandeirinhas e iniciar brincadeiras com meleca colorida, tudo será fotografado!

Daniel

Melissa

Caio

Manuela

Gabriel

Dmitri

Henrique

Page 8: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma das Joaninhas · Mini Grupo - Profª. Silvana

Turma das JoaninhasMini Grupo - Profª. Silvana

Temos uma boa novidade, o nome dela é Pedro! Ele já está a 3 meses e já interage bem com o grupo!Nossa turma está um encanto! Agora todos já brincam e interagem entre si. Nas últimas semanas a turma tem demonstrado um interesse maior no brinquedão, onde sobem escadas, escorregam, passam por baixo, se movi-mentam e trabalham mutuamente a coordenação mo-tora grossa,o equilíbrio e a auto estima. Esse interesse mostra que passaram da fase dos bebês para crianças pequenas. Durante as brincadeiras em sala, eles gostam de “as-sustar” uns aos outros fazendo “Buu”, e os amigos se divertem dando gargalhadas, é muito divertido! Estão iniciando a brincadeira de faz-de-conta. Nós estamos trabalhando o Projeto “ Conhecendo as cores e objetos”, onde realizamos diversas atividades, sempre despertando a criatividade e estimulando a ex-ploração. Nesse mês de Junho temos vivenciado músicas, roupas, danças, brincadeiras e comidas juninas, isso despertou a curiosidade da turma. Na brincadeira do chute ao gol eles conseguiram participar, correram e se divertiram muito!Em geral é fácil perceber a continua evolução do grupo: a ampliação do vocabulário, o aumento do tempo de espera para diversas atividades, o domínio dos movimentos, a destreza dos pequenos músculos, a interação com os adultos da escola e outras crianças. Estão muito gostosos!.Em breve ter-

Page 9: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma das Joaninhas · Mini Grupo - Profª. Silvana 9

Page 10: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma da Lagarta · Maternal A - Profª. Mônica

Turma da LagartaMaternal A - Profª. Mônica

A “Turma da lagarta” cresceu bastante desde o início do ano até agora. Estão mais comunicativos, independentes e integrados. Quase toda a turma deixou a fralda, alguns deixaram a chupeta e outros a mamadeira. As mudanças ocorreram de forma tranquila e bastante natural. Deixo aqui meus parabéns a todos os “Cirandeiros” e seus familiares, é claro. Encerramos o projeto “Conhecendo o meu corpo através dos sentidos”, com chave de ouro e as crianças puderam vivenciar atividades com três importantes elementos da natureza: A terra, a água e o ar. Agora iniciamos o projeto “Cantando com as lagartas”. Essa turma de pequeninos adora cantar e dançar. Sendo assim, resolvi aproveitar o momento para construir um livro de músicas onde cada criança vai ilustrar o seu próprio livro. Não podemos nos esquecer do mês de junho e agregar ao nosso livro canções juninas que fazem muito sucesso ano após ano. Tenho certeza que juntos vamos nos divertir, brincar e aprender.Além disso, a “Turma da lagarta” também já está se

preparando para o “A festança da Ciranda” que está pertinho, pertinho.

Esperamos que todos venham nos prestigiar.

Page 11: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma da Lagarta · Maternal A - Profª. Mônica 11

Page 12: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma dos Peixes · Maternal B- Profª. Danieli

Turma dos PeixesMaternal B- Profª. Danieli

Nossa, já é hora de contar as novidades no Cirandeiro? Passou muito rápido esses meses e os “peixinhos” estão cada vez mais inde-pendentes: eles cresceram, todos deixar-am de usar fraldas, o vocabulário está au-mentando e se enriquecendo com novas palavras e frases a cada dia que passa.E olha que frases bem compridas: “Dani, eu tenho em casa duas galinhas, eu dou banho, comida e brinco de bola com elas” (Raul C.).Neste bimestre trabalhamos com o Pro-

jeto “Contando e Inventando Histórias”, partindo do interesse da turma que é apa-ixonada por histórias.Eles adoram ouvir, contar e inventar. Foi então que tivemos a ideia de inventar uma história criada por eles. A partir desta história as crianças fizeram diversas ativi-dades de pintura, desenho, colagem, den-tre outras. Sempre usando da imaginação e criatividade do grupo.O que não podemos deixar de falar são das atividades relacionadas a festa junina, que estão ocorrendo todas as sextas-feiras,

Page 13: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma dos Peixes · Maternal B- Profª. Danieli 13

com brincadeiras típicas que resgatam a cultura brasileira. As crianças ficam felizes em colocar a roupa de caipira e participar das atividades propostas.Esperamos encerrar esse semestre com muita alegria, certos de que cada dia que as crianças passaram na escola foram mo-mentos de grande aprendizado, e que com o passar do tempo estes se solidificarão cada vez mais em suas vidas.

Page 14: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma do Fundo do Mar · Infantil- Profª. Tatiara e Profª. Lívia

Turma do Fundo do MarInfantil- Profª. Tatiara e Profª. Lívia

Iniciei esse semestre com o objetivo de compreender cada criança individualmente e em grupo, valorizando seus interesses, ideias, questionamentos, sentimen-tos e conhecimentos, através de brincadeiras, faz - de –conta e interações. Com isso, permiti que as crianças descobrissem seus próprios interesses e desvendas-sem um mundo de brincadeiras, músicas, artes e conhecimentos. Nossa Turma explorou muito os espaços externos da Ciranda, que propiciaram momentos de corridas, movimentos e danças. Na Comemoração do Dia das Mães foi muito divertido e prazeroso estar com as crianças e mães juntas.Iniciamos nossa Horta, plantamos a semente de alface e estamos “cuidando” para que nasça. Através da experimentação do alface, estamos aproveitando para trabalhar com a alimentação saudável.Ao longo desse semestre diversas coisas acon-teceram,... experimentações, desafios, brincadeiras, aprendizagens e afetividades,resumindo, vivemos um semestre de descobertas e experimentações!Temos uma boa novidade: o Rafael Galhardo é o nosso amigo e já está adorando participar da turma! Foi muito gratificante participar de todo esse proces-so, acompanhar essa turma tão especial de pertinho.Enfim, a partir do próximo semestre não farei mais parte do quadro de funcionários da Ciranda.Aprendi e ensinei muito com essas crianças, com certeza elas serão sempre uma boa recordação,pois fizeram parte de uma etapa muito importante da minha vida!Contudo, estou tranquila pois as crianças ganharam uma nova professora, carinhosa, amiga e compan-heira, tenho certeza que a Lívia já representa isso para eles e fico feliz por isso!Agradeço a Equipe da Ciranda pela oportuni-dade de aprender,pelo apoio e confiança em meu trabalho.A todos os pais e também as crianças ,pela compreensão,respeito e carinho!Um até logo... abraços... Tatiara.

Page 15: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma do Fundo do Mar · Infantil- Profª. Tatiara e Profª. Lívia 15

Page 16: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma das Borboletas e Mariposas · Pré I- Profª. Aline

Turma das Borboletas e MariposasPré I- Profª. Aline

Mais um cirandeiro com muitas novidades da turma das Borboletas e Mariposas. Bem, no inicio do ano, percebi que algumas crianças chegaram escrevendo o próprio nome sem auxilio do crachá, outras apenas reconheciam seus nomes, e hoje, a maioria já pode escrever seu nome sem auxílio do crachá. Estamos progredindo a cada dia. Iniciamos com o projeto Identidade e autonomia, onde cada criança se conheceu um pouquinho mais. Foi tão gostoso que resolvemos prorrogar a data de término.Conhecemos também um pouco mais sobre as partes do nosso corpo e nossas características, e principalmente reconhecemos que todos nós somos diferentes.A culinária está sendo muito divertida, e nos proporcionando muitos conhecimentos sobre os alimentos. A turminha é muito participativa, e a receita de maior sucesso foi a sopa de legumes. Humm... com esse friozinho, logo vamos fazer out-ros tipos de sopas.O terreno é um dos momentos mais esperados, a turma adora correr por todo o lado, brincar na areia, além de interagir com outras turmas e matar as saudades da professora Mônica.As crianças estão cada vez mais participativas. É muito gratificante ver o crescimento de cada uma. Fico muito feliz em fazer parte da Turma das Bor-boletas e Mariposas.

Page 17: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma das Borboletas e Mariposas · Pré I- Profª. Aline 17

Turma das Borboletas e MariposasPré I- Profª. Aline

Page 18: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma do Coração · Pré I- Profª. Aline

Turma do CoraçãoPré II- Profª. Fabiana

O mês de maio foi marcado pelo dia das mães. Foi divertidíssimo acompanhar a parte do Projeto onde as crianças tinham que pensar em um um presente que gos-tariam de dar para a mamãe. Nunca imagi-nei que tinham tanta criatividade.A brincadeira de gato-mia rendeu boas gargalhadas, gatinhos confundindo sua mamães, gatinhos que não as encontra-vam e gatinhos espertos que encontraram rapidinho. A pintura da árvore ficou uma obra de arte, maravilhosa. Parabéns a todas as mamães e crianças que con-

tribuíram com a sua marquinha!O nosso Projeto “ Uma viagem ao espaço sideral” foi um sucesso! Aprendemos, descobrimos, brincamos, dançamos e nos divertimos muito. As crianças se envolv-eram e trouxeram muitas novidades para o grupo, que despertou muita curiosidade.Confeccionamos um planetário e jun-tos descobrimos que no sistema solar “Júpiter é o maior planeta, pai de todos” (Gabriel P.). Que o “pequetitito é o mer-cúrio” (Mateus), ou o filhotinho como eles gostavam de chamar. “Que constelação

Page 19: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma do Coração · Pré I- Profª. Aline 19

Turma do CoraçãoPré II- Profª. Fabiana

é um grupo de estrelas juntas e que al-gumas formam desenhos no céu” (Gus-tavo). Aprendemos que a lua é um satélite natural da terra e que o primeiro homem a pisar na lua foi Neil Armstrong. Aprendemos também sobre as quatro fases da lua e saboreamos um delicioso pavê de as-tronauta. De astronauta não tinha nada, mas ganhou esse nome por ser um pavê saboroso e com consistência que lembra nuvem, céu...Os pais abusaram da criatividade na con-strução dos foguetes. Tivemos até um similiar ao foguete Saturno V (usado na missão apollo para chegar a lua).Vivenciamos na prática os movimentos que a terra realiza no Universo, a rotação em volto do seu próprio eixo e translação em volta do sol. “ A terra demora 365 dias para das a volta no sol, que é o mesmo que um ano ou doze meses, os três querem dizer a mesma coisa!” (Lucas).Esse foi um semestre cheio de novidades, também nos despedimos da nossa amiga Heloisa, que fará muita falta! “Sentiremos saudades, que você seja muito feliz na sua nova escola.” (Bruno C.)Durante o mês de Junho estaremos nos preparando para a festa junina. Espera-

mos todos vocês no dia 29/06 para a Festança na Ciranda!

Boas férias e até o próximo

Page 20: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma das Corujas Felizes · Pré I- Profª. Aline

Turma das Corujas FelizesPré II- Profª. Flor

Novidades do Pré II:

Caixa Surpresa Junina: Após o sucesso da nossa Caixa Surpresa das Frutas, começou a circular a nossa Caixa Surpresa Junina. Esta será uma oportu-nidade de conhecer e degustar as delícias culinárias típicas de junho. As crianças estão empolgadíssi-mas!

Costurando: Nesta atividade reaproveitamos um material que todos temos em casa: bandejas de isopor. Com agulha e lã, se convertem em plaquin-has para costurar. Além do prazer que proporciona a todos nós, é uma ótima atividade para estimular a coordenação motora fina. Nosso canto da costura é um dos preferidos!

Nossa Horta: Aproveitando o tema do nosso pro-jeto referente à ALIMENTAÇÃO, decidimos plantar e cuidar da horta. Após algumas discussões escolhe-mos plantar tomate cereja, alface e melancia. Num primeiro momento, limpamos a horta com a ajuda do Valtair, preparamos a terra e a deixamos “bem fofinha”. Plantamos nosso tomate em garrafas pet e já podemos ver brotando as nossas plantinhas! As sementes da melancia foram plantadas na entrada da escola, e estamos aguardando ansiosos os resul-tados. Esta turminha está demonstrando responsa-bilidade na hora de cuidar a horta.

Preparando a nossa Festa Junina: Uma das datas que movimenta a escola é, indubitavelmente, a Fes-ta Junina. Com esta turma não podia ser diferente, já estamos curtindo a confecção de bandeirinhas (usando várias técnicas), lamparinas, espantalhos... Nos divertimos bastante com o Chute ao Gol e nos preparamos para brincar de Correio Elegante.A dan-ça está sendo muito prazerosa, em todas as fases as crianças estão participando em forma ativa: desde a escolha da dança, dos elementos, da coreogra-fia... Os resultados poderão ser conferidos no nossa Festança da Ciranda. Aguardem!!

Page 21: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Turma das Corujas Felizes · Pré I- Profª. Aline 21

Turma das Corujas FelizesPré II- Profª. Flor

Page 22: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Criança diz cada uma

Criança diz cada uma

Banana da cirandaNa hora do lanche a Fabi entregou a banana que foi

colhida da bananeira da ciranda.“ – turma essa banana é daquela bananeira!”

(apontando a bananeira do parque)E o Gabriel Pavesi disse:“- Ah Fabi, não como banana de bananeira!”“- E banana da onde você come Gabriel? – perguntou a

Fabi.Ele logo respondeu:“- Do mercado ué!” E caímos na gargalhada.

Galo vai cantar!O Lukas caiu e bateu a cabeça.- Lukas, não é bom você dormir, tá? (Prof. Fabiana)- Eu sei, vou ficar acordado se não o galo canta!

Uma resposta inteligente!Estávamos conversando na sala sobre o “nariz” quando

eu perguntei:- Pra que serve o nariz? - MônicaE prontamente o Bruno Poly responde:- Pra sair “meleca” e pra cheirar o cheiro.

Uma rápida soluçãoNo lanche, o Daniel disse:-Flor, eu queria que você saísse da Ciranda!E, eu preocupada:-Como assim Dani?-Eu queria que você fosse comigo na minha escola

nova!Dai, começou uma discussão porque o Gabriel também

queria que eu fosse com ele. A Nina interveio:-Não adianta brigar, vamos fazer um sorteio!

Page 23: Cirandeiro Junho 2013

Cirandeiro n° 61 · Criança diz cada uma 23

Até o próximo Cirandeiro