pv-junho- 2013

22
Vivas PÁGINAS Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL Junho de 2013 - Ano 46– N. 31 8 Eis-me aqui! Envia-me Senhor!

Upload: marcia-koffermann

Post on 29-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Informativo da INSA

TRANSCRIPT

Page 1: PV-Junho- 2013

VivasPÁGINAS

Insp

etor

ia N

ossa

Sen

hora

Apa

reci

da (B

PA) -

Por

to A

legr

e –

RS

– B

RA

SIL

Junh

o de

201

3 - A

no 4

6– N

. 318

Eis-me aqui! Envia-me Senhor!

Page 2: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.318

Editorial2- Páginas Vivas

Queridas Irmãs e formandas!

Prezados Leitores!Diz Jesus: «Carreguem

a minha carga e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração.» (Mt 11, 29)

«Assim diz o Senhor Javé: Eu mesmo vou pro-curar as minhas ovelhas. Como o pastor conta o seu rebanho, quando está no meio de suas ovelhas que

se haviam dispersado, eu também contarei as minhas ovelhas, e as reunirei de todos os lugares por onde se haviam dispersado, nos dias nebulosos e escuros.» (Ez 34,11-12)

O mês de junho nos desperta para amar verdadeiramente nossos irmãos, começan-do pelos mais próximos, os da nossa família, aqueles com quem estudamos, trabalhamos, fazemos história. Sim, pois é o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, e Ele sempre privilegiou o cuidado e o amor sem medidas para com as pessoas. Ele é o Pastor que nos conduz por caminhos seguros e vai atrás de quem se perdeu. Foi através Dele que Deus demonstrou seu imenso amor para com a humanidade. Para nós fica o grande desafio: aprender a amar como Jesus amou.

Vivemos no último mês dois grandes acontecimentos em nossa Inspetoria:

- A passagem de nossa Ir. Deordina Ar-gentina Vieira desta vida para o céu, no dia 21 de junho, quando Deus a chamou para junto de si. A ela, o nosso obrigada pelo testemu-nho de fé e por todo o bem que realizou como Filha de Maria Auxiliadora (FMA);

- O envio de Ir. Rosalina Farias Lemos para as missões ad gentes. Desde os primei-ros anos de vida religiosa, como FMA, Ir. Ro-salina sentiu o desejo de se fazer missionária em meio aos mais necessitados e, aos pou-cos, foi percebendo o grande chamado do Se-nhor para uma doação, um serviço generoso e gratuito em outras terras, lá onde Deus a es-pera. Eis que este sonho se tornou realidade e, no dia 26 de junho, ela viajou para Roma, onde fará um tempo de formação específica e receberá de Madre Yvonne Reungoat a nova obediência, ou seja, o envio missionário para contribuir na evangelização e educação da-queles que mais precisam de vida e de digni-dade. A você, Ir. Rosalina, prometemos a nos-sa oração e desejamos que possa concretizar o mandato missionário de Jesus: «Vão e fa-çam com que todos os povos se tornem meus discípulos» (Mt 28,19), colocando em prática o lema da próxima Jornada Mundial da Juven-tude (JMJ Rio 2013).

Aprendamos do Sagrado Coração de Je-sus a amar como Ele nos ama, assumindo a atitude do cuidado, com amor e dedicação, para com cada pessoa que o próprio Deus coloca em nosso caminho.

A todos, minhas preces e um abraço fra-terno.

Ir. Maria [email protected]

Page 3: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.318

Nesta Edição....3- Páginas Vivas

Colégio Auxiliadora Campos Novos- pág. 12

Lar Padre Jacó Itajaí- pág. 14

Instituto Maria Auxiliadora Porto Alegre- pág. 16

Centro Educacional João Paulo II Guarapuava- pág. 29

Instituto Maria Auxiliadora Rio do Sul- pág. 04

Instituto MedianeiraRio Pardo- pág. 18

Instituto Nossa Senhora AuxiliadoraCambé- pág. 17

Centro Juvenil João Paulo IIGuarapuava- pág. 16

Casa Santa TeresaPorto Alegre- pág. 19

Instituto Laura VicuñaUruguaiana- pág. 08

Aniversariantes - pág. 22

Page 4: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.3184- Páginas Vivas

A terceira edição da Sema-na da Cidadania foi rea-lizada no Instituto Maria

Auxiliadora entre os dias 27 e 29 de maio. O evento teve por tema “Juventude e Esco-lha de Vida” e lema “Escolha Profissional e Tendências de Mercado”. As temáticas foram abordadas pela Coordenado-ra Sheila Nascimento e a Dire-tora Marisa Costa do Colégio Tendência de Florianópolis e também pela Psicóloga Caro-lina Wagner Della Giustina da Empresa Pró-Gestão – con-sultoria em gestão de pesso-as de Rio do Sul.

A Semana da Cidadania é um projeto criado pela Coorde-nação Pedagógica e Coorde-nação de Pastoral do colégio. Acontece anualmente com o objetivo de formação e mobi-lização dos jovens do Ensino Médio em torno de um tema escolhido por eles. Como se preparar para o Mercado de Trabalho? O que se espera dos novos profissionais?

Estas perguntas foram respondidas em duas etapas.

Primeiramente, no dia 27, falando sobre escolha profis-sional, as palestrantes Sheila e Marisa refletiram sobre a im-portância de se conhecer bem as opções por meio de duas pesquisas: pesquisa externa - o curso universitário, duração, disciplina, grade, saber o que vai buscar; e da pesquisa in-terna - autoconhecimento, ex-perimentar, conhecer o local, saber o que gosta. Falaram ainda em como se preparar para um vestibular e com o que precisam se preocupar.

Na segunda etapa, dia 28, a palestrante Carolina, de for-ma muito dinâmica, abordou sobre as tendências de mer-cado e a importância de se começar cedo. “Comece hoje o que você quer ser amanhã! As escolhas de hoje interferem

29, cada aluno foi desafiado a fazer uma produção textual argumentando sobre as temá-ticas discutidas. Posteriormen-te, os textos concorrerão no concurso de oratória interno e os melhores serão publicados nas redes.

A direção e coordenação de pastoral do IMA aprovei-tam também o momento para agradecer a cada uma das pa-lestrantes que se dispuseram a auxiliar; à banda do Ensino Médio e a turma do terceirão que fizeram a animação; e às alunas Gabriela Carolina da Silva do 3º.ano e Vitória Ra-íssa Prada Fronza do 2º. ano, que comandaram o cerimonial do evento. O IMA agradece a todos e até o próximo ano!

l Rio do Sul-SC

IMA realiza III Semana da Cidadania

diretamente na nossa vida, es-tudar ou não estudar, ficar um pouco mais na hora do recreio ou voltar para a sala. Isso não vai interferir na vida dos pais de vocês, mas, as atitudes aqui na escola vão refletir que tipo de profissional vocês se-rão amanhã”, afirma Carolina. A palestrante comentou ainda sobre o que as empresas bus-cam nos novos profissionais, capacidade do profissional em se adequar ao novo mercado de trabalho, um bom currículo, a comunicação, o marketing pessoal, saber se relacionar, conhecer suas competências, comprometimento, quebrar paradigmas e saber enfrentar desafios.

Como conclusão da se-mana da cidadania, no dia

Alunos do IMA durante palestra na Semana da Cidadania

Alunos do IMA durante palestra na Semana da Cidadania

Page 5: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.3185- Páginas Vivas

l Rio do Sul-SC

Depoientos dos alunos sobre a Semana da Cidadania:

“Parti-cipar da Semana

da Cidadania foi ótimo, aprendi várias coisas e tor-

nei minha visão mais ampla sobre as profissões.” (Ga-briele Vicente – 1º. Ano 1)

“Foi muito bom!

Aprendi muita coisa in-teressante e garanto que

agora saberei fazer uma boa escolha profissional.” (Bryan Stein – 1º. Ano 2)

“As pales-tras e os depoi-

mentos dos alunos mostraram um pouco

mais sobre o que real-mente é a universidade e

auxiliaram na escolha profissional também.”

(Julia Cadore – 2º. Ano 1)

“Apesar de já ter consciência do que eu devo fazer para entrar em uma boa univer-sidade, isso me entusiasmou ainda mais na hora de estudar e reforçou a faculdade que eu quero cursar. Além disso, muitos alunos que não ligavam para este assunto ‘acor-daram’ e estão melhorando.” (Vitória Mene-ghetti – 2º. Ano 2)

“A Semana da Cidadania aumentou nosso conhecimento sobre o mercado de trabalho e o que é necessário para ser um bom profissional nos dias atuais. Acredito que a semana é uma iniciativa muito legal do colégio e que deve perdurar para as pró-ximas turmas e alunos.” (Gaia Boanini – 3º. Ano)

YOUCAT e AJS

O Youcat é um instrumen-to ágil, compreensível e de fácil consulta, que

visa acompanhar os jovens numa fascinante e entusiástica descoberta: nós não estamos sós! O homem, nesta aven-tura que chamamos “vida”, não está sozinho, mas tem um Pai: Deus, do qual ele pro-vém, e tem uma Mãe, a Igreja, na qual é chamado a viver.

Este é um documento ela-borado pelo nosso papa eméri-to, Bento XVI, direcionado aos jovens para que, ao estudá-lo possam viver melhor o ano da fé e estejam melhor prepara-dos para participar da Jornada Mundial da Juventude.

Com este mesmo fim, a AJS do IMA de Rio do Sul aceitou o convite feito pela co-ordenação do Setor de Juven-tude Diocesano para partici-par de um retiro, nos dias 08 e 09 de junho em Apíuna, com outros grupos paroquiais que

irão à JMJ. Esta foi uma excelente

oportunidade de conhecer outros participantes da JMJ, mas acima de tudo aprofun-dar o conhecimento de Jesus Cristo e sua Igreja. O encontro aconteceu de forma dinâmica e orante, simulando o que pro-

vavelmente acontecerá no Rio de Janeiro.

Além do estudo, foram re-passados todos os recados e recomendações vindas da or-ganização nacional. Agora, to-dos estão preparados para “Ir, e fazer discípulos em todas as nações do mundo”.

l Ir. Carmen Demarchi

Momento da entrega do Youcat

Page 6: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.3186- Páginas Vivas

lRio do Sul-- SC

Sábado de Encontros da AJS no IMA

O dia 15 de junho foi mar-cado por dois grandes encontros da Articula-

ção da Juventude Salesiana (AJS) no Instituto Maria Auxi-liadora de Rio do Sul. O primei-ro, das 13:00h às 14h45min referente a preparação e for-mação do grupo que irá para a Jornada Mundial da Juven-tude (JMJ). E o segundo, das 15:00h às 18:00h, o encontro intergrupos da AJS com a fi-nalidade de integração entre os mesmos.

A formação consiste em estudar um subsídio com 8 encontros que estão sen-do abordados desde março, mensalmente, com o grupo que representará a AJS na JMJ. Neste sábado, os asses-sores de pastoral Ir. Carmen e Robson trabalharam o 4o e 5o tema: Ir aos Pobres; e, Ir aos Jovens. Os temas propor-cionaram grande reflexão so-

bre como nós, enquanto AJS, estamos indo ao encontro dos pobres e dos jovens, focos da ação evangelizadora da igreja católica.

E o encontro intergrupos teve como principal objetivo conhecer mais sobre os 10 grupos da AJS atuantes na es-cola. Para tanto, cada grupo apresentou por meio de músi-cas, slides e dinâmicas o que fazem durante a semana. Em seguida todos foram convida-

dos a partilhar seu lanche as-sistindo a copa das confede-rações, o jogo Brasil e Japão. Também, durante o encontro, o grupo recebeu a visita de três jovens de Mirim Doce que vieram para o encontro voca-cional com as Irmãs e apro-veitaram para participar das atividades junto a AJS.

O encontro concluiu com a participação do grupo na ce-lebração da eucaristia na ca-tedral São João Batista.

l Ir. Carmen Demarchi

Page 7: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.3187 Páginas Vivas

l Rio do Sul-- SC

Pensando sobre o chamado...

Três jovens de Mirim Doce, que estão sendo acompanhadas pela Ir.

Carmen Demarchi passaram um fim de semana no IMA. Por quatro horas participaram da partilha dos trabalhos dos grupos da AJS, depois disso, puderam assistir o jogo da se-leção brasileira com a comu-nidade.

As visitantes também par-ticiparam da Missa na Cate-dral, animada pelos Educado-res, Irmãs e Alunos. A última atividade se deu a noite: jun-tamente com as Irmãs assis-tiram o filme “Main, a Casa da felicidade”.

Este e outros momentos de convivência com as Irmãs foi muito proveitoso para todas. Momentos como este continu-arão sendo oportunizados e também o acompanhamento à distância e posteriormente visita às famílias das que de-sejam fazer voluntariado.

Jovens que participaram do Projeto de Vida com Ir. Ercilde e Ir. Carmen

Irmãs dinamizam Projeto de Vida em Ascurra

A convite do Pe. Lino Fis-tarol, Ir. Carmen Demar-chi e Ir. Ercilde Moratelli

se encontraram com onze adolescentes da AJS do Co-légio São Paulo de Ascurra. As jovens demonstraram es-tar abertas e entusiasmadas pela vida e por tudo o que enobrecem seus sonhos de jovens em busca de seus ide-ais. Durante o encontro foram trabalhadas as dimensões vo-cacionais e a vida de Maria Domingas Mazzarello como exemplo de resposta ao cha-mado de Deus.

Jovens vocacionadas de Mirim Doce

l Ir. Carmen Demarchi

l Ir. Carmen Demarchi

Page 8: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.3188- Páginas Vivas

l Uruguaiana- RS

“O projeto de sustentabi-lidade foi um desafio lança-do pela escola na Gincana Mariana. A turma 72 decidiu fazer uma horta sustentável suspensa na escola CAIC, com o objetivo de ser utilizada como um auxílio na alimenta-ção das crianças.

Para colocar em prática o termo sustentabilidade, a tur-ma escolheu como local para o desenvolvimento do proje-to, a escola acima citada, por-que é o espaço de formação de indivíduos responsáveis e aptos a colaborar e decidir sobre questões sociais, res-tabelecendo suas relações com o meio onde vivem.

O projeto foi realizado com a ajuda da professora Lia Teresinha Figueiredo Stone e do agrônomo João Pedro Ilar-reguy, e teve a duração de 4 semanas. Os estudantes dos 4ºanos do CAIC se responsa-bilizaram por cultivar a hor-ta. O projeto foi dividido em etapas distintas, envolvendo o levantamento de dados so-bre a localidade, a limpeza e o preparo da área disponibili-zada para a criação da horta (pois o local servia como um depósito), e a coleta de ma-

Ir. Denize e crianças que participaram do Projeto de Ação Sustentávelteriais para a implantação da

horta sustentável (garrafas pets, pneus, etc.)

Foi uma experiência incrí-vel para todos os envolvidos, já que foi uma oportunidade de conhecer novas pessoas, lugares, etc. Os alunos com certeza nunca esquecerão, pois além de auxiliar a es-cola, aprenderam a valorizar tudo que tem e a “cultivar” a vida.”

ILV promove Projeto de Ação Sustentável

Por ocasião da Gincana Mariana realizada no Instituto Laura Vicuña no

mês de maio, os estudantes foram desafiados a elaborar projetos que promovessem a sustentabilidade. Um dos pro-jetos desenvolvidos, foi a cria-ção de uma horta suspensa, na instituição CAIC, para auxi-liar na alimentação escolar.

Segue o depoimento da estudante Isadora Freitas in-tegrante do grupo que elabo-rou o referido projeto.

l Ir. Denize Salvador

Page 9: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.3189- Páginas Vivas

l Uruguaiana- RS

No dia 4 de junho teve início o projeto “Se essa rua fosse nos-

sa”, envolvendo educadoras e educandos das turmas de Educação Infantil do Instituto Laura Vicuña de Uruguaiana.

O projeto, inspirado na obra de Eduardo Amos “Se essa rua fosse minha”, pro-põe ao aluno vivências lúdi-cas, construção de conheci-mentos e desenvolvimento de habilidades a partir da ex-ploração do seu entorno, a fim de que perceba e reco-nheça as peculiaridades do ambiente onde está inserido, valorizando os elementos que compõem o seu contexto físico, social e cultural, assim como a sua formação como cidadão.

Muita alegria, aulas-pas-seio, brincadeiras, pesquisas, desafios, músicas, histórias, poesias, dramatizações, par-lendas, travas língua, curio-sidades, debates, teatro,

Projeto “Se essa Rua fosse nossa”l Profª Me. Ligia Mezzomo

Crianças da Educação Infantil do Instituto Laura Vicuña

produções artísticas, constru-ções, exposições, vídeos, ati-vidades individuais, em gru-pos e com as famílias darão a tônica a esse trabalho que as professoras Márcia Vivia-ne, Walléria e Suelem estão propondo aos pequenos do Infantil I,II e III.

Partilhando ideias, numa construção coletiva de sabe-res, este projeto busca so-cializar, integrar e sensibilizar as crianças para a produção de conhecimentos a partir do intercâmbio de experiências, reflexões e questionamentos sobre a realidade, como tam-bém incentivar formas de par-ticipar criticamente do meio em que vivem.

O Projeto abrange estu-dos sobre a rua, o trânsito, as casas, os vizinhos, as cores, as brincadeiras folclóricas, as flores, as feiras livres, a po-luição, o lixo e as festas de São João. Nesse sentido, a

criança utiliza diferentes lin-guagens na elaboração do saber e desenvolvimento de competências, por meio de investigações para além dos muros da sua casa ou da sua escola, cuja sistematização das aprendizagens perpassa todas as áreas do conheci-mento de forma interdiscipli-nar.

“Se essa rua fosse nossa” – o projeto – é uma possibili-dade de aprender brincando com a alegria de ser criança, o prazer de descobrir as coisas do mundo e de conviver com o outro, entendendo o papel e a contribuição de cada um na construção das relações fra-ternas com as pessoas, com o seu ambiente e vivenciando o respeito, a solidariedade, a amizade, a justiça, a liberda-de e o bem querer, valores de vida tão importantes que fundamentam a pedagogia salesiana.

Page 10: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.31810- Páginas Vivas

Um grupo de jovens da Pastoral da Juventude, atualmente assesso-

res na Diocese de Uruguaia-na, quer passar adiante tudo o que foi indispensável, bom e bonito recebido na Igreja. O grupo agradecido pelas aprendizagens que lhes foram proporcionadas, através de experiências formativas, apro-fundamento espiritual e vivên-cia eclesial, e impulsionados pela missão de Jesus lhes entregou, sente a responsabi-lidade pela qualidade do pró-prio projeto de vida e do pro-jeto de vida de outros jovens. Movidos pela sensibilidade que lhes é peculiar e com agu-çado senso de gratidão, dese-jam mais, fazer mais, ser mais para o mundo juvenil.

Depois de inúmeras reu-niões, festas, encontros de reflexão, iniciaram o processo de criação da Associação Lei-ga Católica Utopia da Juven-tude, com o objetivo de viver, pensar e promover ações em

l Ir. Denize SalvadorJovem partilha a experiência de grupo

Jovens do grupo Utopia juntamente com D. Aluísio

l Uruguaiana- RS

prol dos jovens. A proposta foi planejada com carinho e aten-ção, inclusive o acompanha-mento espiritual sistemático do próprio grupo. Para este fim, escolheram duas pesso-as, sendo uma delas o Bispo Dom Aluísio Aloísio Dilli, com

quem mantém encontros peri-ódicos para apresentar a ca-minhada já realizada e colher sugestões dos prováveis pas-sos a serem dados. Segue a crônica elaborada pelo jovem Giovani de Almeida Moreira, membro da associação.

Há três anos, meus ami-gos e eu, começávamos a so-nhar com uma ideia, de início assustadora, porém, muito desafiadora e instigante. Não entendíamos muito bem como seria o trabalho, ou cada um de nós entendia de um jeito diferente. Dessa forma, cor-remos atrás de formação e auxílio, para que esse sonho julgado por muitos sendo uma “Utopia” se concretizasse.

O que queríamos? Sim-ples. Como Pejoteiros que ainda somos e jovens maravi-lhados com a beleza e a capa-cidade da juventude, pensáva-mos em “ajudar” na formação integral dessa juventude boni-ta, da cidade de Uruguaiana, através de um trabalho volun-tário.

Um sonho chamado...Pois bem, após muitas

reuniões, vários desentendi-mentos entre as propostas, mas nunca perdendo o foco. E principalmente, sem jamais perder a amizade que forma-mos na caminhada da Pas-toral da Juventude de nossa Diocese de Uruguaiana, con-seguimos nos acertar, definir nossos conceitos, objetivos e decidir realmente ir em frente, sem deixar que nada nos es-morecesse.

Começou então a “luta”, para concretizar tudo que ha-víamos pensado e que está-vamos pensando e sonhando. Reuniões para formar nosso estatuto, para dar a nossa cara à associação, ou melhor, a cara dessa juventude que-rida da fronteira. Escolha do

nome do projeto, hino, muitas jantas, almoços e “junções” porque ninguém é de ferro, eheh. Enfim, planejar e agili-zar as funções concretas.

Amigos foram conhecendo a proposta e entrando nesse trabalho, outros por motivos pessoais, precisaram se afas-tar, alguns mais a frente vol-taram. Porém, mesmo assim, sentíamos que faltava alguma “coisa”... Pois a ideia estava boa, todos estávamos com vontade, uma vontade enorme de trabalhar com a juventude de nossa cidade, mas mesmo assim, ainda não estávamos coesos, com os discursos e ações afinados.

Sendo assim, procuramos alguém para que, quem sabe, nos abrisse os olhos e conse-

Page 11: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.31811 Páginas Vivas

l Uruguaiana- RS

guisse nos ajudar com os pas-sos seguintes. Essa querida e estimada pessoa foi o nosso amigo D. Aluísio Alberto Dilli, Bispo de nossa amada terra santa, Diocese de Uruguaia-na.

Com certeza foi a pessoa certa. Tivemos uma maravilho-sa conversa (reunião), em um sábado de manhã. Chegamos esperançosos e saímos com muito mais vontade de reali-zar esse projeto encantador.

D. Aluísio nos ajudou mui-to, adorou nossa iniciativa, nos incentivou a continuarmos e nos deu uma proposta mara-vilhosa, que acredito, sem ela, não teríamos conseguido che-gar tão longe. Fomos, por ele, desafiados a conhecer a rea-lidade onde queríamos atuar, conhecer essa moçada que para nós, mesmo tendo anos de caminhada com a juventu-de, era uma experiência nova. Jovens novos, com vários anseios, em uma realidade “empobrecida” que falávamos e ouvíamos falar, mas pouco havíamos atuado no passado.

Era o que faltava, era o que precisávamos, foi o que nos encorajou mais e acer-tou nossos eixos. Foi o que nos tornou hoje, a chamada carinhosamente, Associação Leiga Católica UTOPIA. Sim, esse é o nome escolhido por nós, aquilo que nos diziam de uma forma desencorajadora quando iniciamos é a forma que desejamos ser chama-dos. Para nunca nos esque-cermos de sonhar, nunca nos esquecermos de que todas as pessoas devem sonhar. Mas principalmente, não esquecer-mos jamais que pessoas so-nhadoras incomodam, e que devemos sempre estar pre-paradas para as dificuldades, sem perder a alegria que esse trabalho voluntário nos traz.

Ontem éramos jovens que fazíamos, lutávamos, agíamos atrás de uma esperança, hoje

somos jovens já concretizan-do essa esperança, amanhã... Bom, amanhã será um lindo dia que não temos como adi-vinhá-lo. Mas com toda certe-za, sabemos que será muito bom.

Como posso ter essa cer-teza? Como é possível sen-tenciar algo que ainda não chegou? Simples. O que é que nos alimentou até hoje? O que é que nos fez e faz acre-ditar na juventude como prota-gonista do seu tempo? A res-posta é Cristo, filho de Deus, o grande “JC”. Ele é que rege as nossas Utopias, Ele é quem nos faz acreditar nos outros, sem jamais desconfiar.

Porém, o Cristo que falo, não é esse Cristo milagroso, poderoso, de mil e uma face-tas, mas sim o Cristo humano, bondoso, pessoa de bom co-ração. Que sempre apostou e acreditou no ser humano, a ponto de deixar todo seu projeto de evangelização, nas mãos dos mesmos.

Enfim, agradeço a opor-tunidade de ter sido chama-do, pelos meus amigos, para fazer parte desse trabalho. Mas principalmente, agrade-ço a vocês amigos, pelo lindo presente que é a amizade de vocês, sem a qual não esta-ríamos levando essa “Utopia” adiante. E lhes digo, estamos juntos, se Deus assim quiser, sempre.

E a vocês, velhos/novos amigos que se juntam ou se

juntaram a nós, lhes deseja-mos umas boas vindas e que os sonhos de vocês para com esse projeto, possa ser “co-mum-unido” com os nossos e os dessa juventude boni-ta, que já trabalha conosco. E que possamos sempre ter boas pessoas ao nosso lado, nos ajudando nessa longa empreitada.

Caetano Veloso em uma canção do seu álbum “Abraça-ço” diz: “Vida sem Utopia, não entendo que exista.” Tomara que juntos, possamos plan-tar essa Utopia nas mentes e corações das pessoas que se unirão a nós, principalmente a juventude.

OBRIGADO...

Giovani Moreira

Page 12: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.31812 Páginas Vivas

l Campos Novos- SC

No dia 15 de junho a co-munidade educativa do Colégio Auxiliadora de

Campos Novos esteve envol-vida na realização da tradicio-nal Festa Junina. Foi uma tar-de de muita alegria, em que a família pode fazer-se pre-sente na escola para ver as apresentações dos alunos, conviver, brincar a prestigiar as muitas atrações da festa. Parabéns a todos os profes-sores, colaboradores, alunos, pais e demais amigos da es-cola que fizeram com que a festa fosse um grande suces-so!

Festa Junina é vivida com alegria no Colégio Auxiliadora

Page 13: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.31813 Páginas Vivas

No dia 27 de Junho de 2013 aconteceu a IV Feira das Profissões do Colégio

Auxiliadora de Campos Novos, organizado pelo Colégio e rea-lizado pelos alunos do 2° ano EM. Os alunos apresentaram suas pesquisas em relação às diversas profissões.

A Feira constou também de algumas palestras. No pri-meiro momento a palestra foi sobre “Orientação Vocacio-nal” dinamizada pela psicó-loga da UNOESC Ana Paula Rosa. No início da tarde, a palestra foi sobre “Dicas para escolher uma Profissão” com a psicóloga da FURB Candi-ce Nardelli Reif. E para fina-lizar “Aprendendo a empre-ender” com instrutor Ricardo Luiz Klein representando a ACIRCAN.

O Projeto segundo a Co-ordenadora Pedagógica Jâni Bagatini superou as expectati-vas de público e participação dos alunos do Colégio Auxilia-dora, contribuindo para o início do processo de reflexão sobre a escolha profissional, atingin-do assim uma das propostas do Projeto Pedagógico Pasto-ral da escola que é o desen-volvimento das capacidades individuais e coletivas, sendo o educando o protagonista da sua aprendizagem.

IV Feira das ProfissõesOrientação hoje, realização e sucesso amanhã

Momentos especioais da Feira das Profissões

l Daiane Moresco

l Campos Novos- SC

Page 14: PV-Junho- 2013

Aconteceu no dia 03 de junho, no Lar Padre Jacó, o encontro com a equipe da INSA, com o objetivo de rea-lizar a implantação do Plane-jamento Estratégico na Insti-tuição.

Na ocasião toda a equipe de gestão e do CIC do Lar Padre Jacó marcou pre-sença.

Implantação do Planejamento Estratégico

Ano 46 n.31814 Páginas Vivas

No dia 12 de junho de 2013, em Itajaí, o Lar Padre Jacó realizou o

18º Chá beneficente, que teve como objetivo arrecadar fun-dos para a manutenção da Instituição. Esse evento já fez história, é tradicional e con-ta com a parceria dos grupos Lions Clubes da cidade, em-presas e instituições.

Neste ano, contou tam-bém com a presença da Com-panhia de dança Milleniun, sob a coordenação do coreógrafo Thurba Braga. As apresenta-ções proporcionaram um mo-

Lar Padre Jacó promove o 18º Chá Beneficente

l Ir. Iara Poffo

l Itajaí- SC

mento de alegria e encanto. Mais uma vez, o Lar pode con-tar com a comunidade, pois a credibilidade do trabalho é a marca característica da Insti-tuição.

A todos que direta ou in-diretamente contribuíram para que o evento tivesse o sucesso alcançado, fica o nosso muito obrigado!

l Ir. Iara Poffo

Page 15: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.31815 Páginas Vivas

l Itajaí- SC

Alunos do Lar Pe. Jacó em visita ao Fórum de Itajaí

No dia 02 de junho, a co-munidade do Lar Pe. Jacó festejou o aniver-

sário de 80 anos de Ir. Gema Olivo. Além da comunidade de Irmãs, estiveram presentes amigos, familiares e religiosos. Pe. Isidoro da Comunidade do Parque Dom Bosco esteve presente e celebrou a missa especial de Ação de Graças pelo dom da vida de Ir. Gema. A comunidade manifesta seu carinho e gratidão pela vida de Ir. Gema Olivo. Parabéns!

Obrigada Senhor pelos 80 anos de vida de Irmã Gema!

A partir do tema abordado com os educandos do Lar Padre Jacó “os Três Poderes”, com o objetivo de conso-lidar o aprendizado sobre o Poder Judi-ciário, foi realizada no dia 26 de junho de 2013, uma saída de campo ao Fórum do município de Ita-jaí/SC, com parceria dos Projetos “Nas trilhas do Eca e da Eco” e Associação Soc ioambientar. Os educandos co-nheceram os locais e funções do Fó-rum, onde tiveram a oportunidade de realizar perguntas ao juiz da Vara da

Educandos do Lar Padre Jacó, visitam o fórum de Itajaí

Infância e Juventude de Ita-jaí. As perguntas realizadas foram construídas pelos pró-prios educandos nas oficinas que antecederam a saída de campo.

A saída de campo é uma ferramenta de ensino, que contribui para o aprendizado significativo das crianças e adolescentes.

l Ir. Iara Poffo

l Isabela S. Davi

Momento festivo da celebração dos 80 anos de Ir. Gema Olivo

Page 16: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.31816 Páginas Vivas

l Guarapuava- PR

Para melhor comemorar a Festa do seu Padro-eiro, a Comunidade de

São Luiz Gonzaga, Guarapu-ava, prepara todos os anos uma novena. Levando em consideração a Campanha da Fraternidade, a qual tem como tema: “Fraternidade e Juventude” e Lema: “Eis-me aqui, envia-me!” ( Is 6, 8), bem como, a Jornada Mun-dial da Juventude, o tema es-colhido para nortear todas as celebrações foi: “Juventude e Missão - Jovem, levante-se, seja fermento!” As novenas começaram no dia 07 de ju-nho culminando no dia 16 com a Festa do Padroeiro. A marca desta novena foi a pre-sença e o envolvimento dos jovens da comunidade em to-das as celebrações.

Todos os dias uma pasto-ral ou movimento dinamizou a liturgia. Representantes da comunidade levavam a ima-gem de São Luiz durante a benção. No primeiro dia foi apresentado o tema central da novena, bem como a cozi-nha de São Luiz, montada ao lado do altar, na qual foi reco-lhido um ingrediente-símbolo a cada dia, com a contribui-ção de todos, para o pão e

para outras necessidades da festa. Assim foi ofertado o tri-go, o sal, o açúcar, óleo, água, fermento, as mãos, sempre com uma reflexão pertinente em torno dos mesmos. E no último dia da novena, durante a liturgia, o pão foi amassado por uma jovem, depois assa-do e partilhado com todos os participantes no final da mis-sa.

Além dos símbolos, foi re-fletido sobre aspectos da vida do jovem fundamentados no material da Campanha da Fra-ternidade de 2013. Os temas escolhidos foram: Acolhemos os jovens de um novo tempo;

o jovem e a família; tecemos redes de proteção para a vida da juventude; lutamos em fa-vor da vida da juventude; a juventude quer viver; o jovem na sagrada escritura; jovens seguidores de Cristo; jovens no coração da Igreja. Fez-se referência aos trabalhos que veem sendo realizados na Diocese, na Comunidade, no Centro Educacional João Paulo II, em favor da Juven-tude e os aspectos em que ainda precisam ser melhora-dos para que a opção pela juventude, enquanto Igreja e sociedade, seja afetiva e efe-tivamente.

l Ir. Claudete Ferreira

Jovens participam ativamente de novenas do padroeiro

A postulante Isabelle Scheid (BPA) participou, no dia 30 de junho, de uma for-mação bíblica na Escola Ce-náculo de Porto Alegre.

Assessorado pelo padre diocesano José Bonifácio Schmidt, o tema do encontro foi “Escritos Joaninos e Pau-linos” e faz parte de um dos módulos da EPAC - Escola Popular de Agentes Cristãos.

Formanda em aprofundamento bíblicol Isabelle Alves Scheid

l Porto Alegre- RS

Esta forma-ção é pro-movida pela FAPAS - Fa-culdade Pa-lotinas e des-tina-se aos leigos/as da Área Pastoral da zona norte de POA.

Page 17: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.31817 Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

Jovens participando do Encontro Vocacional

Foi nos dias 08 e 09 de junho, que quatro jovens vindas de Bagé, Viamão

e Porto Alegre participaram de um encontro vocacional reali-zado na comunidade do IMA – POA. As jovens, que estão sendo acompanhadas pela Ir. Maristela Munhoz, foram mui-to bem acolhidas pelas Irmãs e formandas que também ani-maram e auxiliaram em alguns momentos do encontro.

Refletir um novo projeto de vida!l Isabelle Alves Scheid

l Cambé- PR

No dia 08 de junho, o INSA realizou a Tradicional Festa Junina do INSA que reuniu em torno de duas mil pessoas.

Os destaques desta festa ficaram por conta do Casa-mento Caipira organizado pelo Terceiro Ano do Ensino Médio e o Bingo cantado nesse ano pela colaboradora Adriana Cristina Brugin e seu esposo Anderson Tonsic.

Luciana Diogo, mãe de aluno e também colaboradora do INSA destacou sobre a fes-ta: “Estava bem organizada! Havia fácil acesso às barra-cas, aos caixas, além disso, a equipe de segurança era mui-to boa!! As danças foram cria-tivas e rápidas, o que permitiu as famílias apreciarem seus filhos e também aproveitarem a festa”.

O INSA agradece a todos os alunos, ex-alunos, pais, colaboradores e amigos da Escola pela participação em mais esse evento de sucesso da Escola.

Festa Junina é sucesso no INSA

Page 18: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.31818 Páginas Vivas

Projeto Gente Ativa é um sucesso

O projeto “Gente Ativa”, uma parceria do Insti-tuto Medianeira- Casa

da Criança com Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho - Grupo RBS, teve início no mês de março de 2013, ofe-recendo aos participantes cursos de capacitação de in-formática, cabeleireiro, mani-cure, maquiagem, artesanato, além de oficina de culinária.

No decorrer do projeto, pode-se perceber o entusias-mo dos participantes, em ver os resultados obtidos. Além disso, reforçando a idéia prin-cipal do projeto, que é a ge-ração de trabalho e renda, os participantes já pensam em abrir seu próprio salão de beleza, fazer salgadinhos e doces para fora, confeccio-nar peças de artesanato para vender... Enfim, transformar

l Maria Camile Carvalho

tudo que estão apreendendo em fonte de renda para suas

l Rio Pardo- RS

Oficina de cabelereiro no IMCC

Postulantes realizam trabalho com educadores do IMCC

No dia 24 de junho, o IMCC recebeu a visita das postulantes Rosemere e Ana Cristina, que vieram fazer um trabalho de formação com os educadores da Obra. Na ocasião o tema trabalhado foi “Jovem”, o jovem que ideali-zamos, o jovem que a socie-dade nos apresenta. Os edu-cadores foram estimulados a desenharem jovens ideais e atribuírem características a eles, posteriormente os dese-nhos dos educadores foram comparados aos desenhos feitos por jovens, mostrando a grande diferenças entre o jovem ideal e o jovem real.

Além disso, foi trabalhada a vida de Maria Mazzarello, destacando sua trajetória de dedicação às jovens e conhe-

cendo a história de três me-ninas (Corina Arrigotti, Maria Beletti e Emma Ferreiro) que tiveram em suas vidas a pre-sença de Mazzarello.

A tarde de formação foi de grande aprendizagem e reflexão, encontrando seme-lhanças entre os jovens da antiga Mornese e de Rio Par-do, suas angústias, desejos e necessidades.

Em comemoração aos santos juninos, os educandos do turno da manhã do IMCC, tiveram no mês de Junho “Bons Dias” especiais podendo conhecer um pouco mais sobre os santos juninos Santo Antônio, São João e São Pedro.

No dia 25 de Junho, os alunos do Instituto Me-dianeira comemoraram a festa junina

Festa Junina anima o Instituto Me-

dianeira-Casa da Criança

famílias e possibilitar a inser-ção no mercado de trabalho.

l Maria Camile Carvalho

l Maria Camile Carvalho

Page 19: PV-Junho- 2013

Ir. Rosalina parte como Missionária Ad gentes

No dia 26 de junho, a co-munidade religiosa da Casa Santa Teresa es-

teve reunida para o envio de Irmã Rosalina Lemos como missionária ad gentes. Ir. Ro-salina fez o pedido para ser missionária ao Instituto, que acolheu positivamente o seu desejo. Agora Irmã Rosali-na fará o curso preparatório para Missionárias em Roma, a fim de melhor desempenhar a sua missão e depois rece-berá a obediência para onde deverá permanecer.

A despedida de Irmã Ro-salina foi marcada pela ale-gria e pela oração, através da missa de envio, seguida de jantar festivo, em que es-tiveram presentes além das Irmãs da Casa Santa Tere-sa, as Irmãs e formandas do Instituto Maria Auxiliadora e alguns Salesianos. As Irmãs da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida deixaram expressa a sua gratidão pelo bem rea-lizado durante todos os anos

em que Irmã Rosalina esteve compartilhando da missão salesiana no sul do Brasil e permanecem em comunhão de oração com ela para onde

quer que vá nesta nova etapa de sua vida.

Segue o depoimento de Ir. Ivete Cunha sobre a des-pedida de Ir. Rosalina:

Ano 46 n.31819 Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

Noviças durante apresentação de Madre Mazzarello

“Foi uma noite de inte-ressante seção, no refeitório, para um encontro que marcou profundamente a sua despe-dida. Em círculo, cada uma colocou ao vivo o que deseja, o que sente, o que pensa, o que quer para a Ir. Rosalina. Éramos umas 20 Irmãs que com emoção, franqueza, ex-pandindo amizade, ternura, disse o que o coração refletia. Foi muito bom, muito bonito, muito salesiano aquele mo-mento. Também Ir. Rosalina expressou a abundância de sentimentos que ocorrem em sua vida. Discorreu então o que o coração lhe falava de cada uma das presentes, em forma de amizade, de alegria tipicamente salesiana e eram

sentimentos que perpassa-vam no íntimo de cada uma, não faltou a emoção que fa-lou também.

Agora Ir. Rosalina lança um olhar para frente, na pers-pectiva do Reino do Senhor e assim como a Mãe de Deus e semelhante a seus pés cora-josos, esta nossa Missionária não teme arriscar sua vida em favor de tantos outros. Agora Ir. Rosalina sente o mistério de Deus em sua vida e nele confia. Ser Missionária e o desafio de dar tudo e cami-nhar na alegria da doação.

Aqui ficamos pedindo os céus a proteção em sua vida e a alegria de viver este Cha-mado com coração feliz.”

Page 20: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.31820 Páginas Vivas

Em Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Biguaçu, um dia após a festa de Maria Auxiliadora, nascia a 6ª filha de Elias e Argentina Vieira. Uma família profunda-mente católica e praticante, mas muito cedo Deordina sentiu o sofrimento bater na porta desta casa, pois aos 5 anos perde seu pai, com 36 anos de idade. Aos 4 meses de vida Deordina ficou entre a vida e a morte e a mãe, en-tão a consagrou a Nossa Se-nhora, que ficou sendo sua “madrinha de batismo”. Sua mãe foi sua verdadeira cate-quista, dela aprendeu o valor da Eucaristia e as primeiras orações.

Aos 11 anos a família mu-dou-se para a cidade de Rio do Sul, SC, foi onde conheceu as FMA, porém, nunca havia tido nenhum contato com qual-quer tipo de vida consagrada. Ao observar num domingo o colégio, viu um grande grupo de meninas de branco, cor-rendo e brincando. Vê tam-bém as Irmãs, todas vestindo hábito preto. Falando com a mãe, disse: “Quero ser igual àquela gente”. Na segunda feira, logo pela manhã, a mãe a leva até o Colégio. A Dire-tora, Ir. Joana Gino, a acolhe entre as jovens. A mãe, por ser viúva não pode lhe dar a possibilidade de frequentar a escola nem o oratório, por

Equipe de comunicação participa de encontro em Porto Alegre

No dias 28 e 29 de ju-nho aconteceu na Casa Santa Teresa, em Porto

Alegre, um encontro com a equipe de comunicação, vi-sando a melhoria na qualida-de da produção dos textos e das imagens que irão acom-panhar os mesmos e que se-rão vinculados nos meios de comunicação utilizados pelas unidades.

Na parte da tarde do dia 28 o encontro foi assessora-do por Pe. Tarcizio Odeli, que desenvolveu uma oficina so-bre fotografia, fazendo uma apresentação geral sobre a máquina fotográfica e seus recursos e advertiu sobre os principais equívocos co-metidos nas fotos. Também orientou sobre como salvar os arquivos fotográficos para conservar a história da insti-tuição. Concluiu com um mo-mento prático em que os par-ticipantes fizeram algumas

l Anna Christina Bernardi e Ir. Claudete Ferreira

fotos utilizando as teorias apresentadas anteriormente.

No dia 29, a equipe con-tinuou aprofundando a temá-tica: “Produção de textos”, a oficina, assessorada por Ir. Marcia Koffermann, foi uma oportunidade para aprimorar as produções locais aproxi-

mando-as mais do padrão jornalístico.

A oficina colaborou na qualificação da equipe que está a frente tanto da pro-dução como da revisão dos textos, imagens, entre outras atividades afins

Equipe de Comunicação da INSA e formandas

l Porto Alegre- RS

Na madrugada do dia 21 de junho de 2013, o Deus da vida, chamou para junto de si, às 4h30min no Hospital Santa Casa de Misericórida de Por-to Alegre nossa querida Irmã Deordina Argentina Vieira.

Nascida no dia 25 de maio de 1934 em Biguaçu, Santa Catarina, Ir. Deordina pro-fessou em São Paulo – Bra-sil – no dia 06 de janeiro de 1955 e pertencia a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida de Porto Alegre.

Ir. Deordina deixa saudades na Inspetoria

Page 21: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.31821 Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

isso foi encaminhada ao Hos-pital Cruzeiro - sob a direção das FMA - para um tempo de convivência e estudo com as Irmãs, e aí permaneceu por 3 anos. Depois foi enviada para o aspirantado, no Colé-gio de Rio do Sul, por mais um ano. Do aspirantado foi enca-minhada para Araras, em São Paulo, onde realizou seu as-pirantado e postulado por um ano, seguido do Noviciado e Profissão, aos 19 anos.

Deordina sempre se sen-tiu realizada e feliz na sua op-ção vocacional. O crescimen-to pessoal, a meta vocacional a ser alcançada a faziam su-perar a saudade que sentia de sua família, especialmente da mãe.

A convivência fraterna e o testemunho das Irmãs, sem-pre cativaram Ir. Deordina. Ao professar, com 19 anos, sempre contou com a ajuda e confiança das Irmãs que lhe deram total liberdade no trabalho simples, mas neces-sário, também junto aos Sale-sianos. Durante 15 anos se-guidos, morou em Campinas, onde lembra, com saudades, das primeiras Diretoras: Ir. Maria Teresa Ferrari e Ir. Gra-ça Chiarot. A espiritualidade foi alimentada no trabalho di-ário junto às crianças pobres da periferia de São Paulo que a cativavam e a fortaleciam na caminhada vocacional.

Em sua pequena autobio-grafia, lembra, com carinho, algumas pessoas entre tan-tas que foram significativas para sua caminhada: Ir. Ro-salba Perotti, Ir. Maria Teresa Ferrari, Ir. Cacilda Werner, o salesiano Pe.Hugo Guarnieri, e a mãe que sempre a incen-tivou na vocação.

As características que cul-tivou e que sempre a acom-panharam foram: fidelidade à sua Consagração, cultivo da espiritualidade salesiana, leituras, espírito de família, gostar do que fazia, trabalho

silencioso, assistência reali-zada com carinho e cuidado. Alimentava certo zelo pelos sacerdotes, dos quais cuida-va com atenção preparando-lhes pequenas delicadezas quando estes vinham cele-brar para a comunidade e nu-tria um amor filial para com as superioras.

Na missão sempre se empenhou pelo bem de toda a comunidade, sendo até mesmo algumas vezes, isto já com idade mais avançada, um tanto metódica no cuida-do dos objetos da casa, do refeitório, da capela, das Ir-mãs. Gostava da ordem e da harmonia entre pessoas e coisas. Alguns dos limites que experimentou era ter uma saúde frágil, como também preferir não avançar nos seus estudos e sentir resistência às mudanças.

Ir. Deordina tinha algumas ideias que fizeram dela uma salesiana criativa na vivência de sua fidelidade vocacional. Eis o que deixou escrito: em-

penhar-se na vivência dos va-lores evangélicos e “Não fa-zer aos outros aquilo que não quer que lhe façam”. Suas devoções ao Anjo da Guarda, a São José e a Nossa Senho-ra, a fizeram ser uma mulher de grande contato com o Se-nhor e cuidadosa com todos os que dela se aproximaram. Em suas orações tinha uma prece especial pelas missio-nárias ad gentes, e gostava de saber notícias das Irmãs que tinham ido para além-fronteiras.

Durante sua trajetória de vida morou na inspetoria de São Paulo (desde o ano de 1952 a 1994) primeiramente como formanda das etapas iniciais e depois como FMA, trabalhando em várias comu-nidades e realizou a missão de assistente, enfermeira e serviços gerais. Em dezem-bro de 1994, transferiu-se para a Inspetoria Nossa Se-nhora Aparecida, e morou em algumas comunidades do Paraná, Santa Catarina e Rio

Page 22: PV-Junho- 2013

Ano 46 n.31822 Páginas Vivas

l Porto Alegre-RS

Grande do Sul. Ultima-mente estava morando em Guarapuava – PR, e sentia-se feliz por estar entre as Ir-mãs e jovens do projeto so-cial.

É valiosa a síntese que deixou em seus escritos e que viveu durante seus 58 anos de vida religiosa:

“Pelo amor vencerei qual-quer dificuldade.

Pela pureza tudo sacrifi-carei.

Pelo Sacrifício Eucarísti-co, imolar-me-ei”.

Por ela rezemos como nos pedem nossas constitui-ções, agradeçamos todo o bem que realizou com amor e fé e que junto de Deus inter-ceda pela Inspetoria e pelas vocações.

Inspetoria N. S. AparecidaRua Gonçalo de Carvalho, 390Bairro Floresta90.035 – 170 Porto Alegre – RSFone: (51) 3311 [email protected]

PÁGINAS VIVASInformativo mensal daInspetoria N. S. Aparecida – BPAAno 46– N. 318– Junho 2013...........................................................

Inspetora: Ir. Maria FlorianiCoordenação: Ir. Marcia KoffermannCorrespondentes: Cassiana Ferreira, Daia-ne Moresco, Ir. Lina Mondini, Ir. Claudete Ferreira, Ir. Cristina Shorck, Maria Camile Carvalho, Ir. Iara Poffo; Ir. Adriana M. Bo-eno, Roberto Molina, Ir. Denize Salvador, Isabelle Scheid............................................................

Aniversariantes

Aniversariantes de Julho:

04.Elisabeth Zimmerman07. Isabelle Scheid (post)16. Ir. Carmen Demarchi22. Ir. Heide T. do Santos27. Ir. Rosane B. Dewes