cirandeiro setembro 2014

27
Edição 65 • Setembro 2014 • Editora: Gabriela S. Afonso Responsável: Jaqueline Martins de Moraes.

Upload: gabriela-afonso

Post on 03-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal trimestral do Berçário e Escola Infantil Ciranda.

TRANSCRIPT

Page 1: Cirandeiro Setembro 2014

Edição 65 • Setembro 2014 • Editora: Gabriela S.

Afonso

Responsável: Jaqueline Martins de Moraes.

Page 2: Cirandeiro Setembro 2014

EditorialCaros Pais, Temos o prazer de apresentar a 65ª edição do nosso

Cirandeiro! Nesse número estamos priorizando informar características e situações fundamentais das fases da criança. Esperamos ajudá-los a entender melhor os diversos e ricos momentos que fazem parte do nosso crescimento. Para facilitar, cada professora abriu um tema referente à sua faixa etária.

Aproveitamos para falar que a nossa Escola Aberta acontecerá no dia 04 de Outubro. Esperamos por vocês!

Boa leitura e diversão!!!

Jacqueline

Cirandeiro n° 65 · Editorial

Page 3: Cirandeiro Setembro 2014

Educação infantilpara a vida toda.

Cirandeiro n° 65 · Editorial 3

Page 4: Cirandeiro Setembro 2014

Tatame, liberdade para rolar, se arrastar, sentar,balançar pernas, braços, pegar objetos, jogá-los, apertá-los . Exploração total do espaço, objetos, cores, formas, texturas e movimento. Possibilidades infindas no correr do dia. Pro-curar os amiguinhos, interagir com todos os peque-nos e também com os adultos. Reconhecer sons, cheiros, pessoas, perceber a rotina acontecendo: na hora do banho,muita conversa e atenção!! Na hora da papa...humm...todos querem ser atendidos imediata-mente. E quando chega o soninho, aquele acolhimen-to gostoso !! Vamos ouvir músicas?? Além de galinha pintadinha e patati – patatá, nós gostamos de música de verdade, músicas clássicas e interessantes, desde pequenos precisamos aprender com qualidade! É com muita alegria e carinho que recebemos diariamente esses nove lindos bebês: Luana,Tom, Alfredo, Pablo ,César,Laura,Henrique Galhardo, Hen-rique Lima e Ivan. Os que já completaram um ano, estão exploran-do o parque, a terra e treinam livremente o caminhar, eles adoram!! Teremos novos amiguinhos ainda nesse mês de setembro: Maria Clara, Fernanda e Clarice. E daqui a alguns dias estaremos desfrutando do novo espaço, ainda com maiores possibilidades! Aguardem as próximas novidade!!

Cirandeiro n° 65 · Berçário · Responsável: Juliana

Berçário Responsável: Juliana

Page 5: Cirandeiro Setembro 2014

Cirandeiro n° 65 · Berçário · Responsável: Juliana 5

Page 6: Cirandeiro Setembro 2014

É com grande satisfação que inicio este pequeno texto para falar dos meus alunos queridos neste segundo semestre de 2014. Agora nossa turminha está formada por 10 amiguinhos no período da manhã e 10 no período da tarde. Tendo eles uma idade ainda tão tenra, com um ano e alguns meses esses pequenos da Ciranda estão iniciando a exploração do ambi-ente.Eles iniciaram ainda no primeiro semestre a exploração do contexto escolar, como brincar todos os dias no tanque de

areia, passaram a realizar suas refeições no refeitório junto com outras turmas, também já se acostumaram com o horário da roda de conversa, ficam encantados com o col-orido e figuras dos livros.

Diante de observações realizadas, foi possível analisar um brinquedo que chamava a atenção da

maioria das crianças da turma, esse brinquedo era uma abelha e assim a turma foi nomeada carinhosamente como Turma das Abelhas, por que o trabalho realizado por elas (as abelhas)é organizado e cooperativo e como nossas pequenas abelhas começarão a produzir seu

mel, é bom plantarmos a semente da cooper-ação e da organização.

Pensando na questão pedagógica, demos inicio ao “Projeto Minhas Primeiras Experiências”, onde

eles estão explorando tudo e todos. Já iniciamos o trabalho de identificação que é tão fundamental nessa faixa etária. O novo espaço ficará pronto ainda este mês e então a sala mostrará através das paredes o nosso dia a dia.

Portanto a Turma das Abelhas irá explorar tudo o que tem direito. Aguardem novi-

dades para o próximo cirandeiro!!!!

Segue abaixo um texto para reflexão:A criança tem cem linguagensCem mãos cem pensamentos

Cem maneiras de pensarDe brincar e de falar

Cem sempre cem

Cirandeiro n° 65 · Berçário 2 · Turma das Abelhas • Profª Maria Rosa

Berçário 2Turma das Abelhas • Profª Maria Rosa

Page 7: Cirandeiro Setembro 2014

Maneiras de ouvirDe surpreender de amarCem alegrias para cantar e perceberCem mundos para descobrirCem mundos para inventarCem mundos para sonhar.A criança temCem linguagens(e mais cem, cem, cem)Mas roubam-lhe noventa e noveSeparam-lhe a cabeça do corpoDizem-lhe:Para pensar sem mãos, para ou-vir sem falarPara compreender sem alegriaPara amar e para se admirar só no Natal e na Páscoa.Dizem-lhe:Para descobrir o mundo que já existe.E de cem roubam-lhe noventa e nove.Dizem-lhe:Que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasiaA ciência e a imaginaçãoO céu e a terra, a razão e o sonhoSão coisas que não estão bem juntasOu seja, dizem-lhe que os cem não existem.E a criança por sua vez repete: os cem existem!

LorisMalaguzzi (1996)

Cirandeiro n° 65 · Berçário 2 · Turma das Abelhas • Profª Maria Rosa 7

Page 8: Cirandeiro Setembro 2014

Na volta às aulas recebemos com muita alegria o Davi, o mais novo integrante da Turma das Formigas. Davi, seja muito bem vindo!!! Fiquei surpresa ao receber na primeira semana cada criança, elas cresceram em um mês, amadureceram na fala e também demonstraram mais independência para fazer pequenas ati-tudes do dia a dia.Planejei nas primeiras semanas atividades mais tranquilas, pois achei que seria necessário uma nova readaptação com a turma. Para minha surpresa a Turma das Formigas está a todo vapor, eles estão sentando na roda, falando muito, cantando e que-rem logo colocar a mão na massa.Para o dia dos pais a turminha pintou as mãos e carimbou na camiseta, era impressionante olhar como elas ficavam felizes ao verem a mãozinha transposta no tecido.Também observei que os “desenhos” já estão bem mais col-oridos e a turma em geral tem ficado mais tempo colorindo a folha.Será que é hora de desfraldar?Algumas crianças perto dos 2 anos já estão aptas a tirar a fralda, mas a questão é saber se é o momento certo para o seu filho.

Cirandeiro n° 65 · Turma das Formigas · Mini Grupo A e B - Profª: Danieli

Turma das FormigasMini Grupo A e B - Profª: Danieli

Page 9: Cirandeiro Setembro 2014

Ele já se incomoda com a fralda cheia e fica falando “cocô”, “xixi”, esconde-se e vai para um cantinho ou dá sinal de que quer privaci-dade nesses momentos? Está interessado em saber o que tem no banheiro?Se a maioria das respostas forem sim, vale a pena conversarmos sobre este processo de retirada de fraldas, pois logo está chegando o calor e já vamos começar com algumas crianças que tem demonstrado bastante interesse.Às vezes algumas crianças não demonstram esse interesse na escola, mas em casa os pais já estão estimulando, então vamos conversar para iniciar aqui também.Lembrando que este processo de retirada

de fraldas deve ser feito em parceria com a escola e a família para que a criança se sinta segura e tranquila.Neste semestre vamos trabalhar o Projeto “Brincando com a Música” em parceria com a professora Aline que sempre leva para as aulas de Música instrumentos diferentes e músicas diversificadas.Sempre vamos pegar uma música diferente e em cima dela trabalhar alguma atividade relacionada ao tema.Lembrando que a criança nesta fase está ex-plorando e que a nossa intenção é estimulá-la para o auto conhecimento sem cobranças e dentro de suas limitações.

Cirandeiro n° 65 · Turma das Formigas · Mini Grupo A e B - Profª: Danieli 9

Page 10: Cirandeiro Setembro 2014

Cirandeiro n° 65 · Turma das Formigas · Mini Grupo A e B- Profª. Danieli

Turma das FormigasMini Grupo A e B- Profª. Danieli

Page 11: Cirandeiro Setembro 2014

No dia 04 de agosto os alunos retornaram das férias e foram recepcionados por mim como nova professora da turma, essa adaptação foi tranquila e bem aceita pelas crianças que já haviam se familiarizado comigo no período do curso de férias, no qual pude conhecer a escola, a turma e a rotina escolar.Também tivemos algumas novidades em nossa turma como a chegada de um novo amigo o Enzo Rodrigues e a retirada da fralda do Lucas e da Isadora que estão se saindo muito bem nessa nova fase.Durante as rodas de conversas realizadas diariamente, os alunos reconhecem todos os colegas em suas fotos e sempre pedem as músicas: “Onde está minha mãozinha?” e “Vem cá pezinho!”. Algumas crianças adoram dançar com seus amigos e sempre dão as mãozinhas formando um par para a dança. A turminha está muito mais participativa e compreende melhor os combinados.No parque é só diversão, os pequenos não param, exploram intensamente cada cantinho e fazem novas descobertas to-dos os dias, empurrar pneus, fazer castelos, bolos e comidin-has com areia é uma das brincadeiras preferidas. Esses mo-mentos são fundamentais para que a criança se desenvolva plenamente, compreenda e construa conceitos por meio de experiências com o meio físico e social.Porém, nessa faixa etária é muito difícil para as crianças com-partilharem brinquedos e outros objetos. Essa é uma caracte-rística do desenvolvimento infantil chamada de egocentrismo e ocorre porque as crianças ainda não conseguem com-preender o ponto de vista do outro e estão estabelecendo a ideia de propriedade, ou seja, precisam aprender a distinguir o que é dela, o que é do outro e o que é de todos. Não gostam de compartilhar atenção ou pertences e desejam ter sem-pre suas vontades satisfeitas imediatamente. Muitas vezes quando a criança é contrariada, para manifestar a insatisfa-ção e ter seus desejos atendidos pode fazer birra para con-seguir atenção, apresentar certa agressividade ou até mesmo atitudes melancólicas. Portanto durante as situações de conflitos buscamos auxiliar o aluno ajudando-o a identificar diferentes perspectivas e olhar a situação por outros pontos de vista, contribuindo assim, para que superem a fase do egocentrismo com tranquilidade e naturalidade. Se for a dis-

Cirandeiro n° 65 · Turma das Girafas · Maternal A - Profª. Bruna 11

Turma das GirafasMaternal A - Profª. Bruna

Page 12: Cirandeiro Setembro 2014

puta por um brinquedo, por exemplo, explicamos por que o outro não quer emprestar, intermediamos uma troca ou sugerimos que brinquem juntos. Ao favorecer essas socializações possibilitamos que a criança reconheça seu jeito de ser e construa sua identidade, através de va-lores como a solidariedade e o respeito ao desejo do outro. O objetivo é envolver as crianças na resolução dos problemas, para que futura-mente elas possam fazer isso com independência.

Cirandeiro n° 65 · Turma das Girafas · Maternal A - Profª. Bruna

Turma das GirafasMaternal A - Profª. Bruna

Page 13: Cirandeiro Setembro 2014

A Turma dos Gatinhos iniciou o segundo se-mestre com mais dois amiguinhos: a Lara e o Gustavo. Sejam bem vindos, Gatinhos!A Lara e o Gustavo se adaptaram muito bem à turma! Por falar em Adaptação, nesta edição do Cirandeiro, iremos falar um pouquinho deste período tão importante para a criança .“A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pes-soas desconhecidas grandes e pequenas. Onde as relações, regras e limites são difer-entes daqueles do espaço doméstico a que está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. Depende também da forma como ela é acolhida” (ORTIZ, Revista Avisa Lá).O período de Adaptação é difícil tanto para

a criança que chega em um ambiente novo e desconhecido, como para os pais que tam-bém sofrem com a ansiedade e o medo de reação da criança. É um período para filhos e pais se acostumarem com a rotina escolar.Neste período é importante explicar à cri-ança que ela vai para a escola, que vai con-hecer novos amigos, ter uma professora, etc, transmitindo assim uma tranquilidade para a mesma. O papel da escola não é ser um substituto dos pais, mas ampliar o papel que, nos primei-ros anos de vida, só os pais desempenham, estendendo as relações para além da família. Para a criança, a escola oferece a oportu-nidade para uma profunda relação pessoal com outras pessoas, que não são os pais. Na escola ela aprenderá a dividir espaços, brin-quedos, afetos e a compreenderem regras.Lembrando que a adaptação não acontece só quando a criança entra pela primeira vez na escola. A adaptação acontece também quan-

Cirandeiro n° 65 · Turma dos Gatinhos · Maternal B - Profª. Daniela 13

Turma dos GatinhosMaternal B - Profª. Daniela

Page 14: Cirandeiro Setembro 2014

do a criança muda de um ano para o outro, ou de uma escola para outra.Aqui vão algumas “dicas” para os pais que poderão ajudar muito neste período: • A segurança da família é decisiva para uma boa adap-tação; • Estejam certos de que este é o momento para colocar seu filho na escola e que a Ciranda foi a melhor escolha; • O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola; • Sejam breves nas despedidas; • Cuidado com os horários. Um pequeno atraso na hora de vir buscar uma criança em fase de adaptação pode deixa-la insegura; • Se os pais confiam na Ciranda, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido para a criança; • Cada criança reage de um jeito neste período. Não se preocupe se o amigo de seu filho já está adaptado e o seu pre-cisa ainda da sua presença.A Ciranda, assim como professores e funcionários estão pre-parados para acolher seu filho da melhor forma possível, respei-tando a individualidade de cada criança. Para nós é sempre um prazer receber novos amiguinhos.

Cirandeiro n° 65 · Turma dos Gatinhos · Maternal B - Profª. Daniela

Turma dos GatinhosMaternal B - Profª. Daniela

Page 15: Cirandeiro Setembro 2014

Na fase de 3 a 4 anos, os Contos são ótimas fer-ramentas para trabalhar valores e sentimentos positivos ou negativos, como dedicação, ami-zade, preguiça, medo, solidariedade, egoísmo... Trabalhar valores com as crianças permite a escolha de caminhos positivos desde a infância até a vida adulta.Reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Através das histórias “lidas” pelas próprias crianças ou contadas e representadas pelo professor, é possível que elas experimentem estados afetivos diferentes daqueles que a vida real pode lhes proporcio-nar. Assim, a presença da dela na escola e no lar representa um estímulo forte ao hábito da leitura. Os contos de fadas vivenciados durante a infância ajudam no desenvolvimento das cri-anças de modo geral. Contar histórias para uma criança é uma forma de demonstrar afeto. Um ato simples como esse pode estimular o desen-volvimento psicológico, cultural, emocional e cognitivo. A criatividade também é estimulada, fazendo com que a criança desenvolva a imaginação e a

Cirandeiro n° 65 · Turma dos Ratinhos · Infantil A- Profª. Pâmela 15

Turma dos RatinhosInfantil A- Profª. Pâmela

Page 16: Cirandeiro Setembro 2014

fantasia. Os contos infantis oferecem a criança uma forma lúdica de aprender e contribuir na formação do ser humano. O presente trabalho objetiva demonstrar a influência dos contos de fada.Desta forma, neste mês de setembro iremos trabalhar de forma lúdica os contos de fadas, para explorar cada vez mais as habilidades de cada criança.Abraços, Pâmela.

Cirandeiro n° 65 · Turma dos Ratinhos · Infantil A- Profª. Pâmela

Turma dos RatinhosInfantil A- Profª. Pâmela

Page 17: Cirandeiro Setembro 2014

As férias acabaram e a turma dos mágicos voltou à escola com muitas atividades a serem realizadas.Aproveitamos a primeira semana de agosto para matarmos a saudade dos amigos. Tam-bém fizemos atividades de pintura, desenho, colagem, brincamos no parque, na areia, cor-remos e observamos cada cantinho para nos certificarmos de que tudo estava do jeito que havíamos deixado. Então começamos a pensar em nosso novo projeto e também na escola aberta que já se aproxima. Os contos encantam, comovem e tam-bém educam indiretamente. Sabendo que

a faixa etária demonstra grande interesse por bruxas, fadas, gigantes, anões e outros seres encantados que pertencem ao mundo imaginário das crianças, foi que decidi inseri-los em nosso dia a dia e tenho certeza que aprenderemos muito com eles e de maneira prazerosa. Os contos de fadas são histórias antigas, mas até hoje consideradas verdadeiras obras de arte. Estas histórias trazem em seus enredos emoções comuns a todos nós: inveja, medo, ódio, ciúme, ambição, rejeição, decepção e é por isso que os contos de fadas são vistos como verdadeiros instrumentos que auxiliam as crianças na descoberta de seus sentimen-

Cirandeiro n° 65 · Turma dos Mágicos · Infantil B - Profª. Mônica 17

Turma dos MágicosInfantil B - Profª. Mônica

Page 18: Cirandeiro Setembro 2014

tos e emoções, além de trabalhar valores como não mentir (Pinóquio), cumprir os combi-nados (chapeuzinho vermelho), respeito a diferença (patinho feio), solidariedade (galinha ruiva), responsabilidade (João e o pé de feijão). Sendo assim, podemos dizer que os contos de fadas ajudam as crianças à compreender e elaborar melhor seus sentimentos. Bom... Já contei a vocês um pouco do nosso retorno e do nosso próximo trabalho, o restante vai ser surpresa e vocês poderão curtir um pouco desse trabalho durante a nossa escola ab-erta. Aguardem mais notícias e venham nos prestigiar.Até mais...

Cirandeiro n° 65 · Turma dos Mágicos · Infantil B - Profª. Mônica

Turma dos MágicosInfantil B - Profª. Mônica

Page 19: Cirandeiro Setembro 2014

Cirandeiro n° 65 · Turma do Arco-Íris · Infantil C - Profª. Juliana B 19

Turma do Arco-ÍrisInfantil C - Profª. Juliana B.

Vocês sabiam que todos os dias na Ciranda, as crianças da turma do arco-íris recebem uma visita mais que especial? Mas a grande pergunta é: Que visita é essa?A resposta para esta incógnita é simples, a IMAGINAÇÃO! Pois o lúdico é muito importante nesta fase, estimula a im-aginação, raciocínio, criatividade, curiosidade agregando valores e conhecimentos para a formação desses pequeni-nos.Esta danada está sempre por perto deixando nossos dias muito mais divertidos. Ela faz com que o lobo mal apareça, em qualquer momento, mas com um piscar de olhos ele já

foi embora. Faz também todo este arco-íris se transfor-mar em princesas, “ brancas” de neve, “ homens” ara-nha, dinossauros, entre tantos outros personagens.

A diversão não tem tamanho, a fantasia mistura-se com realidade a todo o momento, e esta fase é uma delicia de ser vivida, em que nossas crianças podem ser tudo ao mesmo tempo, podem vivenciar experiências maravil-hosas, estar num castelo coberto de neve, ou voando ao lado do seu herói preferido, tudo isso sem sair do lugar, só dando asas a imaginação que existe dentro de cada um. E toda esta magia se dá, através das histórias que nossas crianças têm conhecimento, através da Ciranda ou de seus

lares, e isso é muito importante, pois permite que elas vivam cada momento de suas vidas de forma espe-

cial, assim como também, proporciona a con-strução de um mundo através da brincadeira. Uma simples leitura de um conto, uma história ou assistir a um filme, pode proporcionar

grandes ensinamentos aos pequeninos, usando

Page 20: Cirandeiro Setembro 2014

Cirandeiro n° 65 · Turma do Arco-Íris · Infantil C - Profª. Juliana B

Turma do Arco-ÍrisInfantil C - Profª. Juliana B.

e abusando da forma lúdica para se aprender. Durante o mês de agosto e setembro, será a vez dos contos folclóricos adentrarem nesta turminha, na qual receberemos a visita da nossa amiga imaginação, para acolher o Saci-Pererê, a sereia Iara, o Curupira e o Pai do Mato. Podemos garantir que estes personagens visitarão a Ciranda com suas melhores qualidades e brincadeiras. Vamos torcer para que estes dias de contos sejam aprovei-tados pelas crianças, fazendo com que todas as fases mara-vilhosas do crescimento sejam vivenciadas com o simples encanto de ser criança.

Page 21: Cirandeiro Setembro 2014

Turma dos CozinheirosPré I - Profª Fabiana

Cirandeiro n° 65 · Turma dos Cozinheiros · Pré I - Profª Fabiana 21

Como é bom voltar das férias e rever os amigos! Neste semestre ganhamos um amigo novo, o Matheus foi bem acolhido pelo grupo e já está criando laços de amizades. Seja bem vindo, estamos felizes em ter você conosco!Nasce na turma um novo projeto: “Brinquedos e Brincadei-ras”. Ele está recheado de novidades. Por se tratar de um tema que tem a ver com o mundo das crianças elas estão adorando.O Brincar é parte essencial e primordial da educação infantil, permite que a criança se desenvolva nos aspectos cognitivos e psicológicos. Atualmente na turma a brincadeira mais pre-sente é o faz-de-conta. Quando o jogo de faz de contas acon-tece as frases que sempre estão presentes são:“aí eu era...” “eu estou fingindo que ...” “agora eu era...”Falas típicas de criança brincando, quando você oferece alguns brinquedos de faz de conta ou até mesmo objetos simbólicos, como: celulares (não mais utilizáveis), bolsas, carteiras, óculos. O lúdico e a fantasia acontece natural-mente entre o grupo. É uma forma que a criança encontra de aprendizado sobre si mesma e do meio que vive. Recria o que vivencia em sua realidade de forma espontânea , usando sua imaginação e fantasia, ela não se preocupa com tempo nem espaço e usa da criatividade para criar papéis diferentes: às vezes sendo mamãe e outras sendo a filha.Quando a criança está no faz-de-conta, é possível observar a interação dela com o outro e os valores culturais que cada individuo possui.Um exemplo da brincadeira acontecendo: Uma criança faz o papel da mamãe e a outra do filhinho, esse

Page 22: Cirandeiro Setembro 2014

Cirandeiro n° 65 · Turma dos Cozinheiros · Pré I - Profª Fabiana

Turma dos CozinheirosPré I - Profª Fabiana

filho começa a fazer uma bagunça, jogar as coisas e a mamãe fala: -“Vai já pro castigo! Você não pode fazer isso!” O filho argumenta :-“Mas por que castigo?” E a mãe:- “porque você jogou tudo...” A criança então sai do pa-pel de filho e volta a ser ela mesma e argumenta:- “Mas ai eu vou estar fora da brincadeira?” (A realidade se confunde com a fantasia)E a mamãe encerra:- “Tá bom então vou conver-sar, nada de castigo. Mas não faz mais isso tá bom?” E eles voltam a brincar no-vamente como se nada estivesse acontecido, no papel de professora estava atenta para uma possível intervenção, porém não foi necessária, eles conseguiram resolver sozinhos. Essa ati-tude é o amadurecimento da interação social se manife-stando, em conseguir argu-mentar, respeitar o outro

e resolver o conflito sem a intervenção do adulto. Podemos dizer que é a brin-cadeira mais rica e que só contribui para o desenvolvi-mento da criança. E que deve ser incentivada a acontecer sempre e o quanto antes, o quanto o seu amadurecimen-to permitir. A partir dos 2 anos, é pos-sível observar a criança entrando no jogo do faz-de-conta, através da represen-tação simbólica de objetos. Quando ela pega um objeto, para representar um telefone e finge que está falando com a mãe. Ainda não há a inter-ação com outra criança, e nem atribuição de outros papeis como ser papai ou mamãe, mas é o inicio da brincadeira. Com o passar dos anos a brincadeira vai ficando rica e ganhando out-ros atributos que permite a criança aprender, se divertir e interagir da forma mais prazerosa, brincando!

Page 23: Cirandeiro Setembro 2014

Turma do Sítio do Pica-Pau AmareloPré II - Profª Flor

Cirandeiro n° 65 · Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo · Pré II - Profª Flor 23

O dia dos jogos no Pré II:O jogo é uma atividade rica e de grande importância na educação infantil. Re-sponde às necessidades lúdicas, in-telectuais e afetivas, estimulando a so-cialização e representando assim, uma contribuição importantíssima na aprendi-zagem.Esta atividade lúdica estimula o raciocínio

e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano. Além disso, enquanto estimula o desenvolvi-mento intelectual da criança, também en-sina, sem que ela perceba, os hábitos mais necessários ao seu crescimento, como persistência, perseverança, raciocínio, companheirismo, entre outros.Ao jogar, a criança cria e segue regras,

Page 24: Cirandeiro Setembro 2014

Cirandeiro n° 65 · Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo · Pré II - Profª Flor

Turma do Sítio do Pica-Pau AmareloPré II - Profª Flor

negocia, cede, coloca seu ponto de vista, se diverte e ainda, tem a oportunidade de trabalhar com as frustrações de perda. A ideia é se divertir e o ganhar não é muito val-orizado por isso é comum vermos a criança ajudando o amigo, dando dicas, enfim, o adversário vira parceiro também. Interessante, não é?Entendendo os inúmeros benefícios que os jogos nos oferecem, no Pré II, eles ocupam um lugar de destaque no nosso cotidiano e não apenas para preencher momentos. Temos às terças-feiras dedicadas aos jogos e as crianças se divertem muito. Em alguns momentos as crianças jogam com o adulto, em outras, elas se organizam sozinhas e jogam entre elas, sendo o adulto o mediador da atividade. O dominó, jogo da memória e o Bingo são as preferidas, cada uma envolvendo temas diversos.

Page 25: Cirandeiro Setembro 2014

Cirandeiro n° 65 · Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo · Para Todos 25

Para TodosInformações, Propagandas e Noticias dos pais!

Andrezza Galvani - mãe da Gabriela do B2:“ Com a necessidade de satisfazer os filhos, sobrinhos e amiguinhos, nasce em Barão Geraldo a FIlhos & Cia, uma loja infantil com um mix de modinha, diversão e cultura” na Rua Tranquilo Prosperi, 443, junto ao salão de beleza Capri e Cia.

Cristina Pavone - mãe do Leonardo do Infantil B:“ Para as mamães que procuram um atelier de Festas e Eventos em Barão Geraldo, eu recomento o “Maria Fes-teira”.

Maíra - mãe da Maia do Infantil A:“Venham conhecer o novo espaço Herbalife”.

Page 26: Cirandeiro Setembro 2014

Cirandeiro n° 65 · Criança diz cada uma

Criança diz cada uma

VOLTA ÀS AULAS

Prof. Juliana pergunta:- Felipe você foi viajar?- Fui- Para onde você foi?- No supermercado.

IDENTIFICAÇÃOO Guilherme da Turma do Arco Íris bravo disse:- Jú o Caio me chamou de menino!E ela respondeu:- Mas você não é menino?E então ele esclarece: - Não! Eu sou Guilherme!

O BRINQUEDO As crianças da Turma dos Mágicos guardam os

brinquedos que trazem de casa na mochila toda 2ª feira.Na 3ª feira quando a Mônica chegou encontrou o

brinquedo do Leonardo no terreno e perguntou:- Léo como o seu “Thor” veio parar no terreno

novamente?E ele respondeu: - Ué, você não sabe que ele voa?

AULA DE MÚSICAO PRÉ I estava na primeira aula de música do semestre

e a Professora Aline veio cheia de novidades e músicas novas. Contou que durante suas férias havia aprendido muitas músicas. Então o João curioso perguntou:

- Quem te aprende essas músicas?

SINCERIDADEO Mateus Ferreira do Pré II fez um desenho das aulas

de sucata. A monitora Paula feliz disse:-Gostei Mateus, você me fez magrinha!E ele:-Ah, não Paula... É que não tinha espaço!

Page 27: Cirandeiro Setembro 2014

Cirandeiro n° 65 · Criança diz cada uma 27

Até o próximo Cirandeiro