agenda - setembro 2014

16
incentivar a cultura #issomudaomundo 09/ 2014 ITAÚ CULTURAL AUDITÓRIO IBIRAPUERA setembro

Upload: itau-cultural

Post on 02-Apr-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Programação mensal com as atrações do Itaú Cultural e do Auditório Ibirapuera.

TRANSCRIPT

Page 1: Agenda - setembro 2014

incentivar a cultura#issomudaomundo

09/

2014

ITAÚ CULTURALAUDITÓRIO IBIRAPUERAsetembro

Page 2: Agenda - setembro 2014

NO ITAÚ CULTURAL

ARTES VISUAIS

SINGULARIDADES/ANOTAÇÕESRUMOS ARTES VISUAIS 1998-2013Exposição apresenta trabalhos de 35 dos artistas e coletivos que já contaram com o apoio dos programas Rumos Artes Visuais e Rumos Arte e Tecnologia. Bastante heterogênea, a mostra traz obras, algumas delas inéditas, em diversos forma-tos – de pinturas, gravuras, esculturas e fotografias a vídeos e instalações interativas.

ATÉ DOMINGO 26 OUTUBRO

terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]sábado, domingo e feriado 11h às 20h

pisos 1, -1 e -2

VIDEOGUIAExplore a mostra no seu próprio ritmo com a ajuda de equipa-mentos audiovisuais – em português, inglês e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Mais informações no balcão de atendi-mento ao público.

VISITAS EDUCATIVAS

agendadasEscolas e organizações sociais podem programar um passeio para grupos pelo espaço expositivo. Para tal, basta entrar em contato pelo telefone 11 2168 1876, de terça a sexta, das 9h às 20h. As visitas – que podem ser conduzidas em português, inglês, espanhol ou Libras (Língua Brasileira de Sinais) – têm duração aproximada de 90 minutos. São disponibilizados, gratuitamente, ônibus para instituições públicas e/ou sem fins lucrativos.

espontâneas [sem agendamento]em português, inglês e espanholterça a sexta 18hsábado, domingo e feriado 11h, 14h, 16h e 18hem libras (língua brasileira de sinais) quarta e quinta 10hsexta 10h e 15hsábado, domingo e feriado 11h30 e 15h

20 vagas[duração aproximada 60 minutos][favor consultar, no balcão de atendimento ao público, a disponibilidade e o percurso das visitas]

RODAS DE CONVERSAOs educadores do Itaú Cultural convidam o público para bate-papos descontraídos sobre questões ligadas à mos-tra Singularidades/Anotações.

O SELFIE NA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA [com interpretação em Libras]

DOMINGO 7 | 16h

GRAVURA CONTEMPORÂNEA [com interpretação em Libras]

DOMINGO 14 | 16h

Traumas, Metáforas e Suspensão II, 2012, de Fabricio Lopez | foto: Filipe Berndt

Page 3: Agenda - setembro 2014

NO ITAÚ CULTURAL

ARTE MODERNA É ARTE CONTEMPORÂNEA? [com interpretação em Libras]

DOMINGO 21 | 16h

ARTEMÍDIA [conversa conduzida em Libras e traduzida para o português]

DOMINGO 28 | 16h

20 vagas [ponto de encontro: piso térreo][duração aproximada 30 minutos][informações pelo telefone 11 2168 1876 – de terça a sexta, das 9h às 20h – ou no balcão de atendimento ao público]

ENCONTRO COM PROFESSORESSeguindo o tema “(conversando com) o espaço da arte con-temporânea”, a atividade promove uma visita à 31a Bienal de São Paulo, tendo como foco a produção de alguns dos artistas que participam da mostra e determinados aspectos comuns a ambientes dedicados à arte contemporânea. O encontro integra uma série de ações que visam promover diálogos entre o Itaú Cultural e profissionais ou estudantes de educação.

SÁBADO 20 | 9h

44 vagas [ponto de encontro: piso térreo do Itaú Cultural][duração aproximada 210 minutos][informações e inscrições a partir do dia 9, pelo telefone 11 2168 1876 – de terça a sexta, das 9h às 20h]

Na internet, em http://itaucultural.org.br, o público pode acessar materiais educativos relacionados à mostra – como su-gestões de leitura e de atividades. O Blog do Professor [http://novo.itaucultural.org.br/explore/blogs/blog-do-professor], por sua vez, abre espaço para que educadores se comuniquem com o Itaú Cultural e relatem experiências feitas em sala de aula.

OCUPAÇÃO LAERTEO programa Ocupação Itaú Cultural retorna ao universo dos quadrinhos com uma exposição dedicada à obra da multita-lentosa Laerte Coutinho. Por meio dos cerca de mil trabalhos reunidos, a mostra aborda temas como a passagem da artista pelo movimento sindical, entre os anos 1970 e 1980, e a sua participação em debates sobre gênero e preconceito.

SÁBADO 20 SETEMBRO A DOMINGO 2 NOVEMBRO

terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]sábado, domingo e feriado 11h às 20h[o coquetel de abertura, no dia 20, ocorre às 12h]

piso térreo

Saiba mais sobre esta e as outras edições do Ocupação em http://itaucultural.org.br/ocupacao.

A cartunista Laerte é a homenageada desta edição do Ocupação | foto: André Seiti

Page 4: Agenda - setembro 2014

NO ITAÚ CULTURAL

MÚSICA

MERGULHO NO ESCUROO musicólogo e crítico de música Zuza Homem de Mello toca e comenta faixas de CDs e LPs trazidos pela plateia. O encontro conta com transmissão ao vivo pela internet, em http://itaucultural.org.br.

TERÇA 2 | 20h

sala vermelha 70 lugares [duração aproximada 60 minutos][distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do evento]

Ouça todos os episódios da série em http://novo.itaucultural.org.br/canal-radio/mergulho-no-escuro.

LITERATURA

ENCONTROS POÉTICOSArtistas de diferentes áreas de expressão conversam com o poeta Sérgio Vaz sobre seu envolvimento com a palavra. Gravado com a presença do público no Itaú Cultural, o pro-grama é transmitido ao vivo pela web-rádio do instituto, em http://itaucultural.org.br.

TERÇA 16 | 20h

sala itaú cultural 249 lugares [duração aproximada 60 minutos][distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do evento]

Ouça todos os episódios da série em http://novo.itaucultural.org.br/canal-radio/encontros-poeticos.

AUDIOVISUAL

OFICINA CEL.U.CINEFestival de micrometragens realizados com telefones ce-lulares ou câmeras digitais, o Cel.U.Cine promove no Itaú Cultural uma oficina de dois dias voltada para jovens estu-dantes. Abordando, entre outros assuntos, as várias imagens produzidas durante as manifestações de junho de 2013, o curso – prático e teórico – é coordenado pela produtora e roteirista Daniela Capelato. As inscrições devem ser feitas, até o dia 19, por meio da página do festival no Facebook, em https://facebook.com/Festival.Celucine.

TERÇA 23 QUARTA 24 | 10h às 17h30

sala vermelha 70 vagas

TEATRO | MÚSICA

MASTER CLASS MIRANDA POR MIRANDAA diretora e “cantriz” – ou cantora e atriz – Stella Miranda fala sobre seu “teatro cantante” e oferece aos participantes uma oportunidade de aprimorar suas habilidades teatrais ou desco-brir novas técnicas de interpretação vocal.

QUINTA 18 | 18h

sala itaú cultural 20 vagas [duração aproximada 120 minutos][encontro voltado para profissionais, estudantes e pesquisadores de artes cênicas][inscrições, entre os dias 2 e 12, pelo telefone 11 2168 1876 – de terça a sexta, das 9h às 20h]

Mergulho no Escuro, com Zuza Homem de Mello | foto: André Seiti

Page 5: Agenda - setembro 2014

NO ITAÚ CULTURAL

DE VEZ EM QUARTA, TEATROA psicanalista, atriz e cantora Numa Ciro traz para o Itaú Cultural a estreia de A Peleja da Voz com a Língua – a Saudade. Espetáculo de canto a cappella – ou seja, sem acompanha-mento instrumental –, a apresentação é fruto de uma pesquisa musical e poética sobre a relação entre Brasil e Portugal – e sobre aquele sentimento que, dizem, só a língua portuguesa é capaz de transformar em uma palavra: a saudade. O repertório conta com canções oriundas do romance medieval, das cantigas tradicionais portuguesas e do cancioneiro do Nordeste brasilei-ro – sem deixar de lado o fado, o samba, o pop, o rock e o rap.

QUARTA 24 | 20h

sala itaú cultural 249 lugares [duração aproximada 60 minutos][distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do evento]

A Cicatriz É a Flor, de Georgette Faddel – outro espetáculo da série De Vez em Quarta, Teatro –, integra a programação do evento Todos os Gêneros, que pode ser conferida nas próximas páginas.

DANÇA

PUTO GALLO CONQUISTADORA companhia uruguaia Perro Rabioso apresenta seu mais recente espetáculo de dança – que, dirigido por Tamara Cubas, explora os acordos e as tensões entre corpos individuais e o coletivo.

SÁBADO 20 | 20hDOMINGO 21 | 19h

sala itaú cultural 200 lugares [duração aproximada 60 minutos][distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do evento]

LANÇAMENTO DE LIVRO

O LUGAR DO PÚBLICOCom textos assinados por 35 autores, o novo volume da coleção Os Livros do Observatório analisa questões ligadas ao público de arte. O trabalho integra as ações do programa Observatório Itaú Cultural, dedicado à reflexão sobre política, gestão, econo-mia e mercado culturais. Consultor do programa e curador do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Teixeira Coelho apresenta a publicação na noite de lançamento – que ainda conta com uma palestra sobre liberalismo e cultura no século XXI, ministra-da por Nicolas Shumway, diretor da Escola de Humanidades da Universidade Rice, nos Estados Unidos.

QUINTA 25 | 19h

sala itaú cultural 249 lugares [duração aproximada 120 minutos][distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do evento]

Numa Ciro em A Peleja da Voz com a Língua – a Saudade | foto: Claudia Ferreira

Page 6: Agenda - setembro 2014

NO ITAÚ CULTURAL

F IM DE SEMANA EM FAMÍLIA

sábado 27 e domingo 28Uma programação para crianças e adultos que gostam de se divertir com arte!

Espe

tácu

lo C

alado

| fot

o: F

abio

Mat

iazzi

Também nos dias 27 e 28, a biblioteca do Itaú Cultural convida o público para conhecer, a partir das 14h, o Cantinho da Leitura, com uma seleção especial de seu acervo de literatura infantojuvenil. E quem quiser trocar livros, CDs e DVDs infantis e infantojuvenis ainda pode participar, a partir do mesmo horário, da Feirinha de Troca.

14h VIVÊNCIA DE MÍMICAPassar as mãos por uma parede que não existe, puxar uma corda imaginária, andar sem sair do lu-gar... A Companhia Mimicalado ensina o público a contar histórias por meio da pantomima e da arte do palhaço.

piso -1

14h INTERVENÇÃO CALADOCaracterizado de acordo com aquela imagem clássica do mímico, com o rosto todo pintado de branco, o artista Leandro Calado, da Companhia Mimicalado, lança mão de números de circo e teatro de rua para aguçar o imaginário do público – ou melhor: para contracenar com o público, que faz parte do show!

piso térreo

16h GUIA IMPROVÁVEL PARA CORPOS MUTANTES

O nosso corpo tem seus limites: a gente não consegue ficar mais alto ou mais baixo de uma hora para a outra nem multiplicar nossos braços e nossas pernas, por exemplo. Mas essa regra não existe no universo lúdico da criança – que, ao brincar, cria ou se transforma nas mais diversas, originais e estranhas personagens. Foi pensan-do nisso que o coreógrafo gaúcho Airton Tomazzoni concebeu este espetáculo de dança, durante o qual cinco bailarinos tentam ver, pensar e usar seus corpos de múltiplas maneiras.

sala itaú cultural 249 lugares [duração aproximada 45 minutos][distribuição de ingressos a partir das 14h]

Page 7: Agenda - setembro 2014

NO AUDITÓRIO IBIRAPUERA

MÚSICA NO FOYERFormações musicais da Escola do Auditório se apresentam em série de eventos comemorativos dos 60 anos do Parque Ibirapuera.

SEXTA 5 | 21hSEXTA 12 | 21h

foyer 300 lugares [duração aproximada 60 minutos][gratuito | entrada por ordem de chegada ao foyer do Auditório]

5 A SECOO quinteto de violonistas – que se revezam no baixo, na bateria e na percussão – lança seu primeiro álbum de estúdio, Policromo. O espetáculo conta com o apoio do programa de incentivo Natura Musical.

DOMINGO 7 | 19h

plateia interna 806 lugares [duração aproximada 90 minutos][R$ 20 | R$ 10 (meia-entrada)]

CORO LUTHER KINGNa ativa desde 1970, o grupo realiza a quarta apresentação da série Cantador, Só Sei Cantar de 2014.

SÁBADO 13 | 18h

foyer 300 lugares [duração aproximada 60 minutos][gratuito | entrada por ordem de chegada ao foyer do Auditório]

PITANGA EM PÉ DE AMORAO grupo paulistano – que bebe em fontes diversas, misturan-do elementos de marchas carnavalescas, baiões e jongos, por exemplo, com discursos jazzísticos e de vanguarda – lança seu segundo disco, Pontes para Si.

SÁBADO 13 | 21h

plateia interna 806 lugares [duração aproximada 75 minutos][R$ 20 | R$ 10 (meia-entrada)]

5 a Seco | foto: Laura Del Rey

Pitanga em Pé de Amora | foto: divulgação

Page 8: Agenda - setembro 2014

NO AUDITÓRIO IBIRAPUERA

SAMSUNG E-FESTIVALEm junho, a Samsung lançou um concurso para descobrir novos talentos da música – que, agora em setembro, se apre-sentam ao público do Auditório Ibirapuera. No domingo 14, pela manhã, o vencedor na categoria Música Instrumental faz uma participação em um espetáculo da orquestra do bando-linista Hamilton de Holanda; e, mais tarde, o representante da categoria Canção é convidado para subir ao palco durante um show/festa de Gilberto Gil. As duas apresentações são gratuitas e abertas para a plateia externa do Auditório.

DOMINGO 1411h [Hamilton de Holanda e orquestra]

18h [Gilberto Gil]

plateia externa [duração aproximada 90 minutos (cada espetáculo)][gratuito]

DAY 1Organização de fomento ao empreendedorismo, a Endea-vor Brasil promove no Auditório Ibirapuera a sétima edição do evento, durante o qual oito empreendedores brasileiros contam, em palestras de aproximadamente 20 minutos, como transformaram seus projetos em realidade. Mais informações, inscrições e transmissão ao vivo pelo site http://day1.org.br.

QUARTA 17 | 14h às 19h

plateia interna 806 lugares [R$ 20 | R$ 10 (meia-entrada)]

SILVAO cantor capixaba lança seu segundo álbum, Vista pro Mar. Acompanhado de Giuliano de Landa (baixo), Rodolfo Simor (guitarra) e Hugo Coutinho (bateria), ele apresenta sua mistura de MPB, pop e ritmos eletrônicos.

SÁBADO 20 | 21h

plateia interna 806 lugares [duração aproximada 90 minutos][R$ 20 | R$ 10 (meia-entrada)]

ACERVO DIGITAL DO VIOLÃO BRASILEIROA cantora Ná Ozzetti e os violonistas Fábio Zanon, Cecilia Siqueira e Fernando de Lima (os dois últimos, membros do Duo Siqueira Lima) se apresentam em show de lançamento do primeiro portal de internet dedicado ao violão brasileiro. O espetáculo é também um tributo aos 130 anos do nascimento de João Pernambuco e ao centenário de César Guerra-Peixe.

DOMINGO 21 | 19h

plateia interna 806 lugares [duração aproximada 90 minutos][gratuito | distribuição de ingressos uma hora e meia antes do início do evento]

Silva | foto: divulgação

Page 9: Agenda - setembro 2014

NO AUDITÓRIO IBIRAPUERA

ARQ.FUTURO 2014Pelo terceiro ano consecutivo, o Auditório Ibirapuera abre es-paço para a programação do evento – que apresenta diferentes projetos dedicados à qualidade de vida nas cidades brasileiras. Mais informações em http://arqfuturo.com.br.

TERÇA 23 QUARTA 24

JAZZ SINFÔNICA E TRIO CORRENTESob a regência de João Maurício Galindo, a orquestra se apre-senta na companhia do trio, formado por Fabio Torres (piano), Paulo Paulelli (baixo) e Edu Ribeiro (bateria).

SEXTA 26 SÁBADO 27 | 21h

plateia interna 806 lugares [duração aproximada 90 minutos][R$ 20 | R$ 10 (meia-entrada)]

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIODirigida pelo maestro Carlos Moreno, a orquestra-escola da Fundação Theatro Municipal de São Paulo apresenta um concerto gratuito à plateia interna do Auditório.

DOMINGO 28 | 11h

plateia interna 806 lugares [duração aproximada 90 minutos][gratuito | distribuição de ingressos uma hora e meia antes do início do evento]

EU MAIOR[SHOW E SESSÃO DE CINEMA]O Auditório Ibirapuera promove uma exibição gratuita do documentário Eu Maior (2013). Dirigido pelos irmãos Fernan-do e Paulo Schultz, o filme traz entrevistas com expoentes de diferentes áreas – como o teólogo e escritor Rubem Alves, o físico e astrônomo Marcelo Gleiser e a cineasta Laís Bodanzky – sobre autoconhecimento e a busca pela felicidade. O pianista Benjamim Taubkin, autor da trilha sonora da obra, apresenta um show antes da projeção.

DOMINGO 2817h [show]

18h [exibição do filme]

plateia externa [duração aproximada 150 minutos][gratuito]

Jazz Sinfônica | foto: Rogério Vieira

Page 10: Agenda - setembro 2014

OS SONS DA AMÉRICA LATINAO festival itinerante Músicas del Sur promove, a partir deste mês, uma série de shows com artistas do Brasil, da Argentina e do Uru-guai. Cruzando e disseminando a cultura popular dos três países, a iniciativa visa celebrar a ideia da “pátria grande” latino-americana.

Primeiro projeto selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2013-2014 a chegar ao público, o evento faz sua estreia neste mês, no Audi-tório Ibirapuera, com uma fusão de sons brasileiros e argentinos.

No sábado dia 6, às 21h, o cantor gaúcho Vitor Ramil se apresenta ao lado do violonista Carlos Moscardini, de Buenos Aires; e, a seguir, é a vez do encontro entre o grupo Ensamble Chancho a Cuerda e o pianista paulista Benjamim Taubkin.

Já na sexta dia 19, também às 21h, quem sobe ao palco do Au-ditório são a cantora argentina Dolores Solá e o pianista gaúcho Arthur de Faria, seguidos pela cantora Liliana Herrero, também da Argentina, e pelo acordeonista paulista Toninho Ferragutti. Encer-rando a noite, Marcelo Pretto e Ná Ozzetti, ambos de São Paulo, soltam a voz na companhia do pianista portenho Diego Schissi.

Saiba mais sobre o festival – e acompanhe a realização dos outros projetos selecionados pelo Rumos Itaú Cultural 2013-2014 – em http://novo.itaucultural.org.br/explore/blogs/alem-da-agenda.

SÁBADO 6 SEXTA 19 | 21h

Auditório Ibirapueraplateia interna 806 lugares [duração aproximada 90 minutos (por noite)][R$ 20 | R$ 10 (meia-entrada)]

NESTE MÊS, O ITAÚ CULTURAL REFORÇA ATIVIDADES ACESSÍVEISO Dia Internacional do Surdo e, no Brasil, o Dia Nacional do Surdo são ambos comemorados em setembro – o primeiro, no último domingo do mês; o segundo, no dia 26.

Para celebrar as duas datas, o Itaú Cultural intensifica, ao longo de toda a programação de setembro, suas ações de acessibilidade – em especial as voltadas para as pessoas com deficiência auditiva. Além das exposições em cartaz no instituto – que, regularmente, já oferecem o serviço –, outros eventos da grade são apresen-tados com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Nesta agenda, eles estão identificados com este selo:

Em tempo: vale lembrar que a roda de conversa – ligada à mostra Singularidades/Anotações – programada para o Dia Internacional do Surdo (28) não “conta com” interpretação em Libras: ela é “conduzida” em Libras e traduzida para o português.

E as atrações do Fim de Semana em Família (27 e 28), por fim, nem precisam de interpretação, já que são focadas nos universos da dança e da mímica.

Benjamim Taubkin | foto: Ding Musa

MÚSICAS DEL SUR ACESSIBILIDADE

Page 11: Agenda - setembro 2014

ITAÚ CULTURAL LEVA EXPOSIÇÕES PARA O RIO DE JANEIRO, RECIFE E BUENOS AIRES

O Paço Imperial, no Rio de Janeiro, recebe até o dia 2 de novembro as mostras Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos e Ocupação Zuzu – essa última sobre a trajetória de Zuzu Angel, uma das principais estilistas do país. E o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), por sua vez, apresenta ao público do Recife, até 21 de setembro, a expo-sição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural, que reúne a produção audiovisual de grandes nomes da arte contemporânea.

Outra seleção de trabalhos pertencentes ao acervo do instituto, a Coleção Itaú Cultural de Fotografia Brasileira é exposta – também até o dia 21 deste mês – no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, na Argentina.

Saiba mais em http://itaucultural.org.br.

ALÉM DE SÃO PAULO

Em julho, o Itaú Cultural lançou a ação O Seu Gol, a Sua História, con-vidando o público para enviar crônicas ligadas ao Mundial de futebol.

Compartilhamos aqui o texto de José Lucas dos Santos Costa, de Pernambuco.

Acesse http://novo.itaucultural.org.br/explore/blogs/alem-da-agenda e confira outros trabalhos selecionados!

MEU AVÔ: MEU GOLNaquele começo de fim de tarde, meu avô ainda estava vivo, deitado na cama, enquanto eu chorava sozinho, na sala, em frente à TV. Já no primeiro tempo, o placar era demais pro Brasil. A Alemanha pratica-mente comemorava a vitória. Durante o intervalo, meu avô teve uma crise de tosse. Fui lá no seu quarto levar um copo d’água e uma colher de mel pra aliviar a garganta. Meu avô não podia ver o jogo. Seu cora-ção já estava muito velho pra isso.

Mas ele me perguntou o placar.

Aquele não era um simples jogo pra ele. Meu avô sabia que seria o último que teria a chance de presenciar. Já não se levantava da cama, seus braços e pernas inchavam. Não, eu não poderia ter falado pro meu avô que a seleção dele estava levando a maior goleada da

história. Eu não poderia ter dito que ele nunca iria ver seu maior time levantar a taça de novo. Eu não poderia. Eu não conseguiria.

Então narrei um jogo de mentira. Brasil contra Alemanha. E inverti o placar. Falei pra ele dos cinco gols que o Brasil já tinha marcado só no primeiro tempo. Da velocidade imbatível do time em campo. Das jogadas ensaiadas que mais pareciam dança. Dos dribles que só a seleção brasileira sabia dar. Falei tudo isso pra ele. E menti, menti cada vez mais e mais, até que ouvi o apito do segundo tempo e senti a mão de meu avô pousar pesada sobre meu ombro.

Ele tossiu e deu um sorriso fraco, mas sincero, fraternal, o sorriso que eu conhecia do avô que me mostrava ora as camisas de times que colecionava, ora os autógrafos de jogadores que tinha conse-guido. Apertando meu ombro, sacudiu a cabeça com o sorriso ainda em sua boca, enrugada e pálida. E, antes que seu pulso se enfraque-cesse ou que sua mão pesada se afrouxasse sobre mim, ele disse algo que eu juro por Deus, eu juro, que nunca vou esquecer: “Não são os gols do meu time que me fazem feliz, meu filho, são os pés que chutam e as mãos que agarram”.

José Lucas dos Santos Costa nasceu em 1996, no município de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Atualmente cursa engenha-ria civil na Universidade de Pernambuco (UPE). Além de se dar bem com os números, gosta de contar histórias, tendo Moacyr Scliar como uma de suas referências literárias.

O SEU GOL, A SUA HISTÓRIA

Page 12: Agenda - setembro 2014

capa

: A ca

rtunis

ta L

aerte

| fot

o: A

ndré

Seit

i [im

agem

maio

r] | O

espe

tácu

lo O

utdo

or C

orpo

Mac

hine i

nteg

ra a

prog

ram

ação

da m

ostra

Todo

s os G

ênero

s | fo

to: N

ilmar

Lag

e [im

agem

men

or]

/auditorioibirapuera /audibira auditorioibirapuera.com.br fone 11 3629 1075 [email protected] avenida pedro álvares cabral s/no parque ibirapuera são paulo sp 04094 050

º

VOCÊ ESTÁ AQUI

ITAÚ CULTURALHorário de funcionamentoterça a sexta 9h às 20hsábado domingo feriado 11h às 20h

BilheteriaA distribuição de ingressos para os eventos é feita por ordem de chegada.

Acessos especiaisO prédio do Itaú Cultural apresenta facilidades para portadores de deficiência física.

Restaurante Panaromasegunda 9h às 17hterça a sexta 9h às 20hsábado domingo 11h às 20hfone: 11 3251 1801

AUDITÓRIO IBIRAPUERABilheteriaquinta 11h às 20hsexta e sábado 11h às 22hdomingo 11h às 20h

Acessos especiaisO prédio do Auditório Ibirapuera apresenta facilidades para portadores de deficiência física.

Venha de bicicletaComo o Auditório Ibirapuera não possui estacionamento ou sistema de valet, os frequentadores dos espetáculos dispõem apenas do estacionamento do Parque Ibirapuera, com sistema de Zona Azul e vagas limitadas.

Para sua comodidade, recomendamos chegar com uma hora de antecedência às apresentações e sugerimos a utilização de táxi, bicicleta ou transporte público. O acesso de automóveis é realizado pelo portão 3. Para pedestres, os portões mais próximos são o 1 e o 2.

portão 9

portões 1 e 2

portão 10

portão 3

obelisco

entrada franca/itaucultural itaucultural.org.br fone 11 2168 1777 [email protected] avenida paulista 149 são paulo sp 01311 000

[próximo à estação brigadeiro]

metrô brigadeiro

Venha de metrô

não é permitido comer, beber, fumar e falar ao celular nos espaços expositivos, nos auditórios e na biblioteca

Alvará de Funcionamento de Local de Reunião – Processo: 2012.0.267.202 – Lotação: 742 pessoasAuto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) – Número: 131137 – Vencimento: 9/9/2014

EstacionamentoEntrada pela Rua Leôncio de Carvalho.R$ 8 meia hora; R$ 14 uma hora; R$ 20 duas horas; e R$ 4 por hora adicional.Se o visitante carimbar o tíquete na recepção: R$ 17 pelas três primeiras horas; e R$ 2 por hora adicional.Estacionamento com seguro e gratuito para bicicletas.Preço somente para visitantes do Itaú Cultural.

Realização

Número: 2014/14749-00 – Validade: 5/7/2015 – Lotação do Auditório: 806 – Lotação da plateia externa: 15 mil

Número: 60591 – Vencimento: 6/3/2015

Page 13: Agenda - setembro 2014

TODOS OS GÊNEROS: POÉTICAS DA SEXUALIDADE

[6 a 14 setembro 2014]

Page 14: Agenda - setembro 2014

Todos os Gêneros, em sua segunda edição, leva ao público as discussões sobre gê-nero, preconceito e sexualidade e como elas são abordadas hoje no meio artístico por meio de performances, danças, apresentações teatrais e produções audiovisuais.

A mostra de filmes, com curadoria de Cláudia Priscilla, retrata todos os gêneros – até mesmo cinematográficos – e afirma a possibilidade de amor e de entendimento da complexidade do ser humano. Integra a programação também o AuTORES EM CENA, criado pelo escritor Marcelino Freire.

O encerramento da programação será no Centro Cultural São Paulo (CCSP), com a performance Rasha Show, em que artistas e público, juntos, criam um ambiente-festa.

ESPETÁCULOS E PERFORMANCES

quarta 10 a domingo 14 | 15h às 19h

sábado 6 domingo 7 | 16h

A PRINCESA ERRANTE E

O PRÍNCIPE ERRADO

[contação de história]

Uma princesa e um príncipe que não se enquadravam nas ex-pectativas de seus pais serão unidos pelo destino numa jornada que questiona as histórias que contamos e os paradigmas de felicidade: por que cada um não pode ser o que quer? Direção de Ana Roxo e Cristiano Meirelles.

sala itaú cultural 247 lugares [mais bem aproveitado por crianças com idade acima de 7 anos][duração aproximada 55 minutos][distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do evento]

terça 9 | 20h

MESA PERFORMÁTICA

Leonarda Glück e Dalvinha Brandão conversam sobre questões de gênero e diversidade e sobre a importante con-tribuição do cientista Harry Benjamin para a discussão da transexualidade. O evento tem participação do VJ Danilo Barro e da cantora Renata Perón.

sala itaú cultural 247 lugares [duração aproximada 40 minutos][distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do evento]

THE QUEER FACE

[cabine fotográfica]

Projeto fotográfico de Milena Costa que retrata pessoas com atitude crítica em relação a suas identidades e a seus corpos. Se você se identifica com a proposta, visite a instalação no Itaú Cultural para ser fotografado pela artista.

piso térreo

Também nos dias 6 e 7, a biblioteca do Itaú Cultural convida o público para conhecer, a partir das 14h, o Cantinho da Leitura, com uma seleção especial de seu acervo de literatura infan-tojuvenil. E quem quiser trocar livros, CDs e DVDs infantis e infantojuvenis ainda pode participar, a partir do mesmo horário, da Feirinha de Troca.

Page 15: Agenda - setembro 2014

sexta 12 | 20hquarta 10 | 20h

A CICATRIZ É A FLOR

O espetáculo retrata a separação de um casal de mulheres, uma tatuadora e sua namorada, que tem a história das duas tatuada na pele. Direção de Georgette Faddel e texto de Newton Moreno.A peça integra a programação do evento De Vez em Quarta, Teatro.

sala itaú cultural 247 lugares [duração aproximada 45 minutos][distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do espetáculo]

quinta 11 | 20h

AuTORES EM CENA

O evento, com curadoria de Marcelino Freire, propõe que o autor experimente interpretar o próprio texto. Nesta edição, serão apresentados os espetáculos A Rainha da Beleza, de Gustavo Bitencourt e Dani Ump – inspirado em Shakira, Luka e Elke Maravilha –, e Duas Vozes e a Poesia, de Cida Moreira, performan-ce do texto “Um Útero É do Tamanho de um Punho”, de Angélica Freitas, que também participa.

sala itaú cultural 247 lugares [duração aproximada 70 minutos][distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do evento]

SESSÃO DUPLA

Apresentação dos espetáculos Carne, de Micheline Torres, que trata do corpo, da sexualidade e de sua manipulação, e Outdoor Corpo Machine, de André Masseno, que questiona as imagens midiáticas de corpo masculino pela performance.

sala itaú cultural 247 lugares [duração aproximada 90 minutos][distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do espetáculo]

sábado 13 | 20h

UMA VIDA BOA

Com direção de Diogo Liberano, a peça é baseada em um caso real ocorrido nos Estados Unidos, quando B., que nasceu mulher, assumiu identidade masculina. São apresentadas as consequên-cias da decisão, que resultam no assassinato da protagonista.

sala itaú cultural 247 lugares [duração aproximada 60 minutos][distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do espetáculo]

domingo 14 | 21h

RASHA SHOW

Dança que acontece no encontro entre público e artistas. Cria-se um ambiente-festa, um jogo-luta de força e fragilidade.

Centro Cultural São Paulo – sala adoniran barbosa 622 lugares [duração aproximada 90 minutos][gratuito – os ingressos podem ser retirados na bilheteria a partir das 19h]

Cida Moreira em Duas Vozes e a Poesia | foto: Tatiana Faleiro

Page 16: Agenda - setembro 2014

sábado 13 | 15h

SESSÃO 3

Mostra Especial Div.A 2014 – Trans [55 min][a mostra apresenta uma retrospectiva especial com dez curtas-metragens de animação sobre transgêneros e transexuais]

sábado 13 | 17h

SESSÃO 4 [após a exibição dos filmes, conversa com o

diretor Marcelo Caetano]

Verona [Marcelo Caetano, São Paulo, 2013, 34 min]

Bailão [Marcelo Caetano, São Paulo, 2009, 17 min]

Na sua Companhia [Marcelo Caetano, São Paulo, 2011, 21 min]

domingo 14 | 15h

SESSÃO 5

Mostra Especial Div.A 2014 – Trans [55 min][a mostra apresenta uma retrospectiva especial com dez curtas-metragens de animação sobre transgêneros e transexuais]

domingo 14 | 17h

SESSÃO 6

Curtas Brasil [100 min][seleção de cinco curtas-metragens brasileiros que abordam a questão de gênero]

itaú cultural avenida paulista 149 [estação brigadeiro do metrô] fone 11 2168 1777 [email protected] | itaucultural.org.br | twitter.com/itaucultural | youtube.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural

entrada francaRealização

quinta 11 | 17h

EXIBIÇÃO DE FILMES PROGRAMAÇÃOsala vermelha 70 lugares [distribuição de ingressos 30 minutos antes do início da sessão][saiba mais sobre os filmes em: http://novo.itaucultural.org.br]

SESSÃO 1

De Gravata e Unha Vermelha[Miriam Chnaiderman, São Paulo, 2014, 86 min]

sexta 12 | 17h

SESSÃO 2

Tomada Única: Desbunde [24 min][cineastas e artistas convidados para realizar releituras e signifi-cações contemporâneas do cinema em super-8 dos anos 1970]

O Amor que Não Ousa Dizer Seu Nome[Bárbara Roma, São Paulo, 2013, 15 min]

O Pacote[Rafael Aidar, São Paulo, 2013, 18 min]