cirandeiro setembro 2013

25
Edição 62 • Setembro 2013 • Realização: Gabriela S. Responsável: Jaqueline Martins de Moraes.

Upload: gabriela-afonso

Post on 29-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Berçário e Escola Infantil Ciranda

TRANSCRIPT

Edição 62 • Setembro 2013 • Realização: Gabriela S.

Responsável: Jaqueline Martins de Moraes.

Editorial

Setembro...mês da Primavera. Os dias estão mais claros e ensolarados, as noites quentes deixam as ruas cheias e alegres. As primaveras e ipês formam um cenário à parte. É um dos meses mais bonitos do ano!

Aqui na Ciranda algumas crianças já superaram a ressaca do retorno das férias, outras a adaptação e ainda outras mataram as saudades...podemos então dizer que é um mês muito bom para todos.

A nossa Escola Aberta acontecerá no dia 21/09, onde teremos a oportunidade de vivenciar um pouco de todas as turmas. Sempre fazemos aos sábados e no período da manhã para facilitar a participação de todos. Neste ano teremos uma grande novidade! O grupo musical CantaVento fará uma apresentação, será imperdível!

Agendem esse dia e até lá!

Jacqueline

Cirandeiro n° 62 · Editorial

Educação infantilpara a vida toda.

Cirandeiro n° 62 · Editorial 3

Cirandeiro n° 62 · Berçário 1 · Rersponsável: Juliana

Berçário 1Rersponsável: Juliana

Iniciamos esse semestre com uma novidade no berçário: agora temos o Berçário 1, Berçário 2 e o Berçário 3. As crianças do B1 são bem pequenas, de 5 a 12 meses aproximadamente. Nele mantemos os cos-tumes caseiros, cada um chega com seu jeitinho de dormir, de chorar, de engatinhar, de pegar objetos e vamos deixando que cada um se sinta a vontade. É importante que todos sejam muito bem atendi-dos, muita conversa, muito colo, muito cuidado, pois essa fase é bastante delicada. Estamos com a turma completa, 10 no período da manhã e 9 à tarde, são eles: Gabriel, Júlia, Sofia, Mariana, Sarah, Matheus, Luca e Enzo e nas próximas semanas chegarão para completar o grupinho: Pedro, Marina, Carolina e Lúcia.

Luca

Enzo

Sofia Matheus

Cirandeiro n° 62 · Berçário 1 · Rersponsável: Juliana 5

Mariana Sarah

Gabriel M. Júlia

Cirandeiro n° 62 · Berçário 2 · Responsável: Tatiana

Berçário 2Responsável: Tatiana

Fazem parte do nosso B2 as crianças que no primeiro semestre estavam no B1, e se juntaram a eles quatro novos integrantes: Juliano, Agatha, João e Gabriel. Porque aconteceu a transição do B1 para o B2?. As crianças se mostravam impacientes dentro da sala, queriam mais movimentos e novas descobertas, passamos então a chamá-los de B2. Nessa nova rotina já existe um tempo maior nas atividades,eles têm um inicio de concentração, andam, correm, ex-ploram e muito o parque. Adoram brincar na areia, nos cavalinhos e nos balanços. Já saíram do berço, então na hora de dormir gan-haram colchonetes e ainda foram para a sala da frente, separados do B1. Iniciaram um balbuciar diferente, já ensaiam as primeiras palavras. Temos ainda outras novidades em relação à ali-mentação: agora comem o cardápio dos “grandes” com pequenas alterações e participam das mesas dos refeitórios,é muito bonitinho!.

Juliano

João

Gabriel

Agatha

Cirandeiro n° 62 · Berçário 2 · Responsável: Tatiana 7

Cirandeiro n° 62 · Berçário 3 · Responsável: Rosana

Berçário 3Responsável: Rosana

Nem precisamos falar que o B3 se formou com as crianças que eram do B2. Nesse grupo ganhamos um amiguinho novo, o Enrico. Vamos então relatar às novidades do B3: o tempo de concentração continua aumentando grada-tivamente, portanto a roda já não acontece tão rapidamente, reconhecem todos os amigos e fazem festa quando cada um chega. No parque, demonstram preferência por deter-minados brinquedos e a areia já ganha uma água formando uma gostosa meleca para brincar. Quanto à independência, a evolução também é gradativa. Sempre que iniciamos a música do trem, eles vão se levantando e tentando se or-ganizar, reconhecem a rotina e ao som do lanche correm para a mesa do refeitório. A coordenação motora grossa e fina se desen-volve rapidamente, já é possível vê-los com muita agilidade no baixar e levantar, no subir e descer e ainda nos degraus e rampas. Iniciaram o uso do copo aberto (sem bico) para beber água. Alguns já conseguem com sucesso comer sozinhos. Na hora de dormir é muito lindo!. Cada um vai en-trando na sala, reconhecendo o seu colchonete, se deitam e esperam que todos se acomodem. Estamos nos organizando para um encontro da escola com as famílias no mês de Outubro. Até lá!

Cirandeiro n° 62 · Berçário 3 · Responsável: Rosana 9

Cirandeiro n° 62 · Turma das Joaninhas · Mini Grupo - Profª. Silvana

Turma das JoaninhasMini Grupo - Profª. Silvana

Catarina

Maria Fernanda

Pedro

O nosso retorno das ferias foi cheio de novidades para a turminha.Por motivo de mudança, dois amiguinhos sairam da escola e nos primeiros dias uns perguntavam aos outros “Cadê o Gui e a Bê?”, e eles mesmo respondiam “Mudou de escola, não vem mais”. Também tivemos a chegada da Catarina, que adora brincar no terreno e correr atrás do “cocó” junto com os amiguinhos. Outra novidade foi o castelo que fica no terreno, todos da turma adoram correr para o castelo, onde eles se escondem, escalam seus muros e depois escorregam fazendo a maior festa! Estamos trabalhando o Projeto“ O Circo”, a turminha tem se divertido bastante. Eu trouxe imagens de palhaços e bailarinas e com frequên-cia ponho músicas na sala para brincarmos de imitar esses personagens. Eles estão encanta-dos com o tema e adoram dançar e imitar. É um encanto vê-los e ouvi-los cantando o “Palhaço picolé” e “Lá vem o circo”. Digo vê-los literalmente pois as mãos e os corpos também fazem a “canto-ria acontecer”. Na aula de música, a professora Renata sempre trás novidades e eles adoram ouvir os diferentes sons dos instrumentos. Já reconhecem alguns instrumentos como: chocalho, tambor, pandeiro, caxixi, dentre outros. Logo teremos a escola aberta, estamos preparando tudo com muito carinho! Em breve teremos mais novidades.

Cirandeiro n° 62 · Turma das Joaninhas · Mini Grupo - Profª. Silvana 11

Cirandeiro n° 62 · Turma da Lagarta · Maternal A - Profª. Mônica

Turma da LagartaMaternal A - Profª. Mônica

A “Turma da Lagarta” está vivenciando uma fase de muita busca e movimento. Todo o tempo eles procuram e correm, correm e procuram. O melhor a fazer é deixá-los por mais tempo em espaços abertos, com inúmeras possibilidades de exploração. Alguns correm atrás dos amigos, outros correm por correr, atrás das galinhas, atrás de brinquedos,... o que manda é o movimento. A procura por novas experiências só tem inicio e não fim são buracos na areia, folhas, pedras, pequenos bichinhos, brinquedos, caixotes, bal-anços, brinquedão, jipe, castelo, água,... enfim, como disse acima são inúmeras as explorações.

No nosso dia a dia o “terreno” tem se trans-formado em uma grande sala de aula e enquanto brincam é impossível não perceber o quanto as crianças necessitam desse contato com a na-tureza. As brincadeiras também já aparecem. Eles adoram brincar de Ovo Choco, Laranja da China, Pega-Pega, Esconde-Esconde e outras brincadei-ras de roda. Para ilustrar tantos momentos mágicos que estamos passando juntos, preparamos algumas fotos do nosso dia a dia e esperamos que sintam um pouco dessa alegria.

Cirandeiro n° 62 · Turma da Lagarta · Maternal A - Profª. Mônica 13

Cirandeiro n° 62 · Turma dos Peixes · Maternal B- Profª. Danieli

Turma dos PeixesMaternal B- Profª. Danieli

A Turma dos Peixes está crescendo, quase todos já completaram 3 anos, é uma turma alegre e como sempre digo adoram fazer atividades, se deixar eles querem fazer atividades o dia inteiro. É possível notar nos desenhos uma transição muito significativa pois algumas crianças já estão saindo da garatuja ordenada (longitudinal) onde não tinham intenção de representar, para a garatuja ordenada (circular), conquistando o movimento circular e iniciando a representação. Quando estão desenhando já conseguem fazer uma associação de seu desenho à uma imagem mental.

A Turma dos Peixes adora as aulas de Música e Educação Física. Na aula de Música a professora Renata sempre traz instrumentos musicais diferentes e eles ficam todos empolgados com as novidades. Na aula de Educação Física, o professor Lucas cada dia faz uma brincadeira cativante e eles não querem parar de pular, correr, saltar...

Cirandeiro n° 62 · Turma dos Peixes · Maternal B- Profª. Danieli 15

Manu com toda delica-deza fala en-quanto realiza sua atividade: “Eu vou colar igual a flor de verdade, uma pétala do lado da outra”.

Henrique muito con-centrado montando seu girassol.

Neste bimestre estamos trabalhando com o projeto “Aprendendo através da Música” e como a turma dos Peixes adora curiosidades, estamos buscando novas músicas para cantar, dançar e brincar e através delas descobrir inúmeras possi-bilidades de aprendizado.Na foto ao lado estamos construindo um Girassol. Primeiro aprendemos a letra da música “O Giras-sol” e depois começamos a observar através de uma flor de verdade suas características como cor, forma do miolo e também os cuidados que devemos ter com a natureza. Todos os dias as crianças regam o Girassol e observam se algum botão abriu.Também neste bimestre fizemos a despedida do Joaquim. A mamãe mudou de cidade e ele foi para outra escola.A Turma dos Peixes está sentindo bastante sua falta, mas desejamos que ele seja muito feliz na outra escola e faça novos amiguinhos.Fizemos uma despedida com um pic nic delicio-so, obrigada a todos os pais pela colaboração.A Turma da Lagarta também participou do pic nic pois o Joaquim adorava brincar com as crianças da turma, da Mônica e da Cléo.

Agora estamos nos preparando para a Escola Ab-erta que será um grande evento.As crianças estão todas empolgadas preparando os painéis, nos quais serão colocados suas obras de artes.Esperamos vocês!!!

Cirandeiro n° 62 · Turma do Fundo do Mar · Infantil- Profª. Lívia

Turma do Fundo do MarInfantil- Profª. Lívia

Oi Pessoal!!!! Tudo bem?

A Turma do Fundo do Mar está muito animada, pois ganhamos um novo amigo, o Bruno.

Nós começamos o semestre com o Projeto: “A Imersão nos Contos de Fadas”, e a partir deste tema confeccionamos uma nova cortina para nossa sala de aula, na qual cada aluno escolheu um personagem para fazer junto com a família.

Ficou muito lindo!

Cirandeiro n° 62 · Turma do Fundo do Mar · Infantil- Profª. Lívia 17

Iniciamos o Projeto com a história do João e o Pé de Feijão. Depois da leitura tivemos uma interes-sante experiência com os feijões.

Primeiro nós plantamos o feijão no algodão, de-pois de algum tempo eles cresceram muito.

Houve inúmeras indagações, fizemos um diário para registrar o seu crescimento e dedicamos nossas conversas de roda para este tema, por fim resolvemos plantá-los na terra.

Cirandeiro n° 62 · Turma das Borboletas e Mariposas · Pré I- Profª. Aline

Turma das Borboletas e MariposasPré I- Profª. Aline

Após o retorno das férias, as crianças voltaram ansiosas para contar as novidades, como os pas-seios, viagens e brincadeiras em casa. Foi muito divertido compartilhar este momento com os baixinhos. O fato das crianças quererem contar de suas alegrias vividas fora do contexto escolar reflete um ambiente de amizade e acolhimento, por isso me senti muito gratificada.

Iniciamos o projeto Emoções, onde cada um está podendo falar e expressar um pouquinho de seus sentimentos mais comuns como: alegria, medo e raiva. A nossa caixa dos sentimentos é uma novidade que está fazendo muito sucesso na sala, nela as crianças trazem algo que seja importante para poder compartilhar com os ami-gos. Nesta fase de 4 a 5 anos é muito importante trabalharmos as emoções, pois eles vivenciam com frequência um sentimento de super-heróis (momentos de grande autoestima) e ao mesmo tempo sentem inseguranças e medos (momentos

de baixa autoes-tima).

Cirandeiro n° 62 · Turma das Borboletas e Mariposas · Pré I- Profª. Aline 19

Turma das Borboletas e MariposasPré I- Profª. Aline

E por falar em sentimentos, um dia de muita alegria foi o do passeio na fazenda Belmonte, es-tava muito divertido, aprendemos sobre a fabri-cação do mel, tiramos leite da vaca e tivemos até passeio de pônei e carroça, não poderia ter sido melhor.

Enfim, estamos nos divertindo demais. Adoro fazer parte dessa turma!

Cirandeiro n° 62 · Turma do Coração · Pré I- Profª. Aline

Turma do CoraçãoPré II- Profª. Fabiana

Iniciamos o semestre com novas expectativas e anseios. Na primeira quinzena o foco foi o dia dos Pais. E juntamente com o tema do novo Projeto “Crescendo com meus amigos” voltamos ao tempo de quando os papais eram crianças e tinham a nossa idade. Então fomos descobrir o que eles gostavam de brincar quando eram crian-ças, que escola estudavam e o que conseguiam fazer sozinhos. Foi divertido ver que alguns Pais brincavam da mesma coisa que brincamos hoje e outros de coisas que nem imaginávamos e pas-samos a conhecer. O dia da festa chegou, os pais tiveram que drama-

tizar uma história infantil e o que não faltou foi criatividade! parabéns aos Papais que representa-ram muito bem! Nos divertimos muito e as crian-ças ainda mais, vendo seus pais encenando. Passado à festa do dia dos pais as crianças já contavam os dias para o passeio na fazenda “Bel-monte“. Lá eles puderam vivenciar um pouquinho da vida na fazenda e aprender sobre apicultura, tiveram uma explicação de como funcionam as colmeias criadas por eles, viram a máquina onde o mel é embalado em saches e experimentaram o favo de mel.

Cirandeiro n° 62 · Turma do Coração · Pré I- Profª. Aline 21

Turma do CoraçãoPré II- Profª. Fabiana

Também vimos as lhamas, a vaquinha chocolate e seu bezerrinho. E pudemos tirar leite da vaca. Passeamos de pônei, charrete e tra-tor. Pegamos os coelhinhos, alimentamos as galinhas e os perus. Tomamos um delicioso café da tarde e por último vivenciamos uma aventura na casa da árvore. O passeio foi muito gostoso e as crianças aproveitaram.O projeto que a turma está desenvolvendo “Crescendo com meus amigos” busca valorizar a socialização, o respeito com o outro e o próprio crescimento pessoal. Conversamos sobre o que é ser gentil, que devemos ser gentis uns com os outros e usamos como exem-plo a famosa frase “GENTILEZA GERA GENTILEZA”, de José Dátrino, mais conhecido como Profeta Gentileza. Infelizmente vivemos em um mundo onde as pessoas estão se esquecendo de praticar ges-tos de gentilezas como: saber ouvir o outro, dar bom dia, boa tarde, boa noite, ser solidário, ter compaixão, respeitar o próximo, o meio ambiente e a si mesmo. Resgatar essas atitudes é o nosso objetivo. Vamos todos colocar em prática “GENTILEZA GERA GENTILEZA”. Se quiserem conhecer um pouquinho mais sobre o Profeta Gen-tileza, venham para a escola aberta que esse será o nosso tema. Estamos esperando vocês!Até a próxima...

Cirandeiro n° 62 · Turma das Corujas Felizes · Pré I- Profª. Aline

Turma das Corujas FelizesPré II- Profª. Flor

O que está rolando na nossa turma...Na nossa recente CULINÁRIA preparamos PÃO DE MINUTO, um pãozinho fácil de fazer, rápido e delicioso. As crianças participaram de cada uma das etapas e adoraram o resultado. Compartilhamos com vocês a receita que fez sucesso!

Cirandeiro n° 62 · Turma das Corujas Felizes · Pré I- Profª. Aline 23

Turma das Corujas FelizesPré II- Profª. Flor

Trabalhando leitura e escrita na receita.

Cirandeiro n° 62 · Criança diz cada uma

Criança diz cada uma

Associando o nome...Na hora do lanche, as crianças estavam falando

sobre a MEXERICA. Uma delas perguntou:-Flor, por que tem esse nome?O Lucas respondeu rapidamente:-Porque vem do México!!

Um grande artista!Numa tarde linda enquanto brincávamos no

parque o Bruno P. olha para o céu e quando o vê todo colorido diz:

- Olha, foi o nego que pintou!!!!!

O que vou ser quando crescer!Durante a socialização em roda, conversando sobre

as profissões...Gregório: - Quando eu crescer, vou pitolar avião.

Quando eu ser maquinista de avião, eu vou voar.Luana: - Vou ser pegadora de frutas.Leo: - Vou ser piloto de barco.

O Mateus, aluno do período da manhã passou uma semana com a turma da tarde. Logo na roda perguntou:

-Flor, em que país você nasceu?-Eu nasci no Peru, um país onde se fala espanhol.-Ahh, mas como eu estou te entendendo em

português?Ainda neste dia...Na hora dos cantos, o Mateus ficou sentado e a Flor

perguntou:-Mateus, em qual canto você está?E ele: ‘Eu estou na parte esperativa!

Cirandeiro n° 62 · Criança diz cada uma 25

Até o próximo Cirandeiro