pax - setembro 2013

3
O Grupo Escoteiro do Ar Augusto Seve- ro (Gearas) participou, entre os dias 1 o e 7 de setembro, da Semana Municipal da Pá- tria, junto aos demais grupos do 4 o Distrito Escoteiro. Em 2013, o Escotismo foi o ho- menageado estadual do evento, em razão das comemorações ao centenário do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul. As ações da Semana começaram com a Solenidade de Abertura, realizada no dia 1 o (domingo), na Praça Saldanha Marinho. O grupo foi representado na atividade pela Alcateia Augusto Severo, pelo senior Ale- xandre e o pioneiro Lucas, enquanto os de- mais jovens estavam no II ACAMPATEC. Na segunda-feira (2), o grupo levou lobi- nhos, escoteiros, seniores e chefes para a Cerimônia Cívica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já na quarta-feira (4), foi a vez do Gearas assumir a Guarda do Fogo Simbólico (Pira), na Praça Salda- nha Marinho. Tradicionalmente, todos os anos os grupos escoteiros santa-marienses se revezam com as instituições militares do município na realização da tarefa. Nesse dia, o Gearas esteve em atividade desde o início da manhã até o fim da tarde. Para marcar o Dia da Independência, a Semana da Pátria teve suas duas últimas atividades no sábado (7). Pela manhã, às 8h30min, aconteceu o Desfile Cívico, na Ave- nida Nossa Senhora Medianeira. A conclusão das atividades ficou para a tarde, às 16h, com a Cerimônia de Encerramento, no Colé- gio Militar de Santa Maria. Ao lado, confira momentos do Desfile registrados pelos pais Simone e Alessandro Sapall e Teresa Réquia. Informativo periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo PAX Edição 29 Setembro de 2013 1 Semana da Pátria 2013 www.gearas.org.br

Upload: ge-do-ar-augusto-severo

Post on 14-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição de Setembro de 2013 do PAX - Informativo Periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo.

TRANSCRIPT

Page 1: PAX - Setembro 2013

O Grupo Escoteiro do Ar Augusto Seve-ro (Gearas) participou, entre os dias 1o e 7 de setembro, da Semana Municipal da Pá-tria, junto aos demais grupos do 4o Distrito Escoteiro. Em 2013, o Escotismo foi o ho- menageado estadual do evento, em razão das comemorações ao centenário do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul.

As ações da Semana começaram com a Solenidade de Abertura, realizada no dia 1o (domingo), na Praça Saldanha Marinho. O grupo foi representado na atividade pela Alcateia Augusto Severo, pelo senior Ale-xandre e o pioneiro Lucas, enquanto os de-mais jovens estavam no II ACAMPATEC.

Na segunda-feira (2), o grupo levou lobi- nhos, escoteiros, seniores e chefes para a Cerimônia Cívica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já na quarta-feira (4), foi a vez do Gearas assumir a Guarda do Fogo Simbólico (Pira), na Praça Salda-nha Marinho. Tradicionalmente, todos os anos os grupos escoteiros santa-marienses se revezam com as instituições militares do município na realização da tarefa. Nesse dia, o Gearas esteve em atividade desde o início da manhã até o fim da tarde.

Para marcar o Dia da Independência, a Semana da Pátria teve suas duas últimas atividades no sábado (7). Pela manhã, às 8h30min, aconteceu o Desfile Cívico, na Ave-nida Nossa Senhora Medianeira. A conclusão das atividades ficou para a tarde, às 16h, com a Cerimônia de Encerramento, no Colé-gio Militar de Santa Maria. Ao lado, confira momentos do Desfile registrados pelos pais Simone e Alessandro Sapall e Teresa Réquia.

Informativo periódico do 116º Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo

PAX Edição 29Setembro de 2013

1

Semana da Pátria 2013

ww

w.g

ea

ra

s.o

rg

.br

Page 2: PAX - Setembro 2013

PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO SETEMBRO/2013

2

*Por Mariane de Ávila

A TSASD realizou, no dia 21 de setembro, a “Noite do Hot Dog”. O encontro aconteceu na sede do grupo após a atividade de sábado. No jan-tar, os jovens realizaram juntos o cumprimento de etapas de progressão e especialidades, forta-lecendo os laços de amizade da tropa. A noite de integração também foi importante para a chefia, que aproveitou o momento para conhecer me-lhor os seniores e avaliar o seu desenvolvimento.

Noite do Hot Dog

Acampamento Gaudério de GrupoO mês de setembro marcou um final de se-

mana louco de especial para as prendas e os peões do Augusto Severo. Entre os dias 14 e 15, o grupo promoveu um acampamento de inte-gração temático para comemorar o Dia do Gaú-cho. Logo na chegada da atividade, os jovens já se depararam com o cantinho gaudério, prepara-do com a ajuda de chefes e dos pais, que cola- boraram para deixar a sede a caráter para as atividades. Para o acampamento, a gurizada foi dividida em Estâncias formada por lobinhos, es-coteiros e seniores. Durante todo o final de se-mana, eles trabalharam juntos para o desenvolvi-mento de jogos e tarefas.

Dentre as várias atividades do acampamento, estiveram os tradicionais jogos do osso, da ferra-dura, do tiro de bodoque e, claro, um buenacho torneio de truco. Os estancieiros também tive-ram o desafio de desatolar as suas “vacas” e pre-parar um belo chimarrão com as instruções da prenda juvenil do CTG Sentinela da Querência. Para completar, cada jovem precisou carregar o seu pingo durante toda a atividade. No final de se-mana, a gurizada ainda aprendeu música e dança gaúcha, com a apresentação do instrutor Felipe, e sobre as lendas gaúchas, dando um show de in-terpretação na Mateada de Conselho, onde cada Estância mostrou o seu conto gaudério.

Ao final da atividade, saiu vitoriosa a Estância Farroupilha, formada pelo lobinho Victor, os es-coteiros Eduardo, Glauco e Ricardo e os seniores Arthur Félix e Natália. Ainda, os jovens Mateus (lobinho) e Rafaela (escoteira) da equipe Estância do Pingo Verde receberam os destaques de peão e prenda mais bem pilchados do acampamento.

*Por Débora Vidor

No dia 14, ocorreu a cerimônia de despedida do pioneiro Aquiles, que participou do grupo desde o ano de 2004, com sua promessa realizada no dia da comemoração de 15 anos do Gearas. Tendo passado pelos ramos escoteiro e sênior, ele encerra agora mais uma etapa em sua vida escoteira no ramo pioneiro. O Clã Pioneiro Sopro do Dragão e os demais ramos desejam ao Aquiles muito sucesso nessa nova fase, sempre com a sabedoria para fazer as escolhas cer-tas ao encontrar novas forquilhas em seu caminho.

Despedida Pioneira

No dia 7, os pioneiros do Gearas participa-ram do Fórum Distrital Pioneiro com os gru-pos Olavo Bilac, Socepe e Tupanciguara. A ativi-dade foi marcada pela decisão do calendário do ramo e pela criação da Equipe Distrital Pio-neira (EDiP), que conta com a participação dos jovens André e Lucas do Augusto Severo.

O Fórum surgiu através dos pioneiros do Gearas, que lançaram a ideia e tocaram a organi-zação. O evento contou com o apoio do escotis-ta Paulo Cassol, que organizou a alimentação.

Fórum Pioneiro

Page 3: PAX - Setembro 2013

PAX - INFORMATIVO PERIÓDICO DO GRUPO ESCOTEIRO DO AR AUGUSTO SEVERO SETEMBRO/2013

3

Alcateia:

Especialidades: Os lobinhos Henriqui e Luísa con-quistaram a especialidade de Confeitaria, em seu nível 1.

Especialidades: Ígor C., Mateus, Murillo, João Vitor, Ângelo, Gabriela e Erik R., Culinária nível 1; João Vitor, Lides Campeiras nível 1.

Promessas: os lobinhos Pedro Henrique e Leonardo fizeram as suas promessas em setembro. Melhor Possível!

Anuidade: a Luísa fez 1 ano de boas atividades no dia 29. Parabéns!

Aniversários: setembro marcou a festa dos lobinhos João Vitor, Ígor C e Mateus. Muitas felicidades!

Escoteiros:

Aniversário: setembro marcou os 15 anos do Arthur, que agora já é sênior na TSASD! Parabéns!

Passagem: o mês marcou a Promessa Escoteira do lobinho Ígor C. Sucesso na nova etapa!

Especialidades: Joan Felipe, Artes Marciais nível 3; Glauco, Primeiros Socorros nível 2 e Babá nível 3; Iolanda, Biblioteconomia nível 2; Rafaela, Artesa-nato e Primeiros Socorros nível 2; Stéfanie, Babá nível 3; Vithor, Primeiros Socorros nível 2 e História Mundial nível 3.

Sênior:

Especialidades: Joiciellen, História Aeroespacial, Navegação Aérea, Mecânica Aérea, Excursões e Acampamento nível 3; Ricardo, Aeromodelismo nível 2, Acampamento, Primeiros Socorros, Cu-linária e Mecânica Aérea nível 3; Lorenzo, Culinária nível 3.

Monitoria: a patrulha Xavante realizou a troca de monitores no dia 28 de setembro. Os seniores Vitor e Arthur Fuchs assumiram como os novos monitor e sub-monitor.

Progressão: A guia Joiciellen, recebeu sua pro-gressão Azimute.

Transição: setembro marcou o início da transição da guia Nessana com o Clã Pioneiro.

Campanha: a TSASD segue com a campanha dos materiais de limpeza e higiene! Para ajudar, leve seus donativos aos sábados! Contamos com você!!

Rapidinhas:

*Por Anabel Vidor

Entre os dias 20 e 22, o Akelá Bruno, a Kaa Bel, a Baloo Lucimar e a Bagueera Sonia participaram do IX Encontro Regional de Velhos Lobos, no Mor-ro do Sabiá, em Porto Alegre. A atividade foi uma imersão no Livro da Jângal, onde foram trabalha-das as histórias de Mowgli, num final de semana inesquecível, com muito aprendizado e diversão.

05/10 - Bivaque Distrital do Ramo Lobo (Gearas)06/10 - I MutPio Distrital (Lar Vila das Flores)12 a 13/10 - Escoaer (Gearas)19/10 - JOTA/JOTI 201319/10 - JOTA Lobo (GE Socepe)26/10 - II Noite do Dragonofe 26/10 - Bivaque da TSASD 27/10 - Atividade Especial de Final de Ciclo (Escoteiros)

O dia 28 foi de muita alegria para a TSASD, que realizou a entrega de duas conquistas: a guia Joici-ellen e o sênior João Vitor receberam os Brevês da Modalidade do Ar 1 e 2, respectivamente. Que es-tas conquistas sirvam de estímulo aos demais! Para fechar a tarde, aconteceu a passagem do escoteiro Arthur Amaraim para a TSASD. Parabéns, a todos!

Conquistas do Ramo Sênior

Calendário:

PAX - Informativo Periódico do GEARASDistribuição gratuita

Jornalista responsável: Mariana Cervi Soares (MTE no16732)Contato: [email protected]

Encontro de Velhos Lobos

Foto

s: D

ivul

gaçã

o/C

hefa

GEA

RAS,

Sim

one

Spal

l, A

less

andr

o Sp

all e

Ter

esa

Réqu

ia.