esperanca junho 2013

8
Edição nº 17 - Abril de 2010 ANO 5 - EDIÇÃO Nº 56 - JUNHO DE 2013 [email protected] Publicação Mensal - Ano 5 Edição nº 56 - Junho de 2013 Bar e Lancheria do Polaco - Lanches: Xis, Cachorro Quente, Torradas, Pastéis, Hamburguer, Espetinhos de frango. - Porções: Peixe frito (filé de tilápia) e Batata Frita. - Churrasco todas as sextas à noite. Agora em novo endereço: Rua Francisco Antônio Lapinscki, 360, no Centro de Vespasiano Corrêa. Proprietário: Dilvar Kuffel (51) 9268-5198. COMEÇA A REVISÃO DO ELEITORADO cadastramento biométrico evitará fraudes e deve diminuir diferença entre número de eleitores e de moradores da cidade CONVÊNIO PARA FAZER REDE TRIFÁSICA GERA DISCUSSÃO O projeto de lei que autorizou o Prefeito Municipal a fazer convênio com uma concessionária de energia elétrica foi alvo de uma emenda do PMDB excluindo cada usuário de ter de pagar 1200 reais, mas o PP, como sempre, votou contra e agora os cidadãos terão que pagar. EX-VICE-PREFEITO ILTO MICHELON PAGOU MULTA AO TSE CONSELHO TUTELAR TERÁ ELEIÇÃO PREFEITO VAI À CÂMARA DAR EXPLICAÇÕES SOBRE REDE TRIFÁSICA CIDADE RECEBE NOVA ESCAVADEIRA

Upload: fabio-salvador

Post on 08-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição venenosa sobre a rede trifásica do apocalipse.

TRANSCRIPT

Page 1: Esperanca junho 2013

Edição nº 17 - Abril de 2010ANO 5 - EDIÇÃO Nº 56 - JUNHO DE 2013 [email protected]

Publicação Mensal - Ano 5 Edição nº 56 - Junho de 2013

Bar e Lancheria

do Polaco- Lanches: Xis, Cachorro Quente,

Torradas, Pastéis, Hamburguer,

Espetinhos de frango.

- Porções: Peixe frito (filé de tilápia) e

Batata Frita.

- Churrasco todas as sextas à noite.

Agora em novo endereço:

Rua Francisco Antônio Lapinscki, 360, noCentro de Vespasiano Corrêa.

Proprietário: Dilvar Kuffel (51) 9268-5198.

COMEÇA AREVISÃO DOELEITORADOcadastramentobiométrico evitaráfraudes e devediminuir diferençaentre número deeleitores e demoradores da cidade

CONVÊNIO PARA FAZER REDETRIFÁSICA GERA DISCUSSÃO

O projeto de lei que autorizou o Prefeito Municipal a fazer convênio com uma concessionária deenergia elétrica foi alvo de uma emenda do PMDB excluindo cada usuário de ter de pagar 1200

reais, mas o PP, como sempre, votou contra e agora os cidadãos terão que pagar.

EX-VICE-PREFEITO ILTO MICHELONPAGOU MULTA AO TSE

CONSELHO TUTELAR TERÁ ELEIÇÃO

PREFEITO VAI À CÂMARA DAREXPLICAÇÕES SOBRE REDE TRIFÁSICA

CIDADE RECEBE NOVA ESCAVADEIRA

Page 2: Esperanca junho 2013

JORNAL ESPERANÇA WWW.ESPERANCA.JOR.BREDIÇÃO FECHADA EM 10/07/2013 ÀS 21:00

2 EDITORIAL

Jornal EsperançaPublicação Mensal - Email: [email protected] Gustavo Adolfo Albrecht, 45 - Estalagem - Viamão/RSResponsável: Artur Gattino - (51) 8475.9667 - [email protected]: Carlo Adriano da Silva (e algumas da Internet, claro) - 9898-9220.Diagramação: Fábio Salvador - (51) 9138.5686 [email protected]: O Jornal Esperança e seus responsáveis não se responsabilizampelas opiniões emitidas pelos colunistas, ficando tais textos sob totalresponsabilidade de seus autores.

www.esperanca.jor.br

Notas do PasquimPor Fábio Burch Salvador*

Muitos de vocês, leitores, assim como eu, devem estar até hoje se perguntando quem,em sã consciência, achou que seria uma boa ideia criar o programa “Encontro com FátimaBernardes”, uma das coisas mais chatas, idiotas, sem propósito, e sem nexo que já vimosna televisão brasileira. É um programa tão sem motivo de existir, que pelo menos metadedos “episódios” são bate-papos vazios sobre assuntos que não empolgam ninguém.

Muito mais ainda, garanto que vocês se indagam, como eu, por quê Fátima Bernardes,uma jornalista conceituada e inteligente, resolveu abandonar a bancada do Jornal Nacional,simplesmente o noticioso mais prestigiado do Brasil, para ir dividir horário com a AnaMaria Braga, competindo (e perigando perder) para o João Kleber e o Chaves.

Mas a explicação é muito mais sacana do que se possa imaginar.A Rede Globo, ha algum tempo atrás, estava “de calças curtas”. O prazo de renovação

de sua concessão chegando ao final, e uma enorme dívida referente a impostos da comprade direitos de transmissão da Copa. Sem regularidade fiscal, perderia a grana dos anúnciosoficiais. E quebraria. Irregular, perderia a concessão.

A tal concessão é dada pelo Governo Federal, e cabe a ele decidir renová-la ou não. Eunão tenho nada a favor da Globo, mas vejam bem a baixaria. Dilma, sua equipe, o PT, tendoa emissora "na mão", acharam que era boa hora para alertar que o diretor Ali Kamel estavaincomodando, dando muito pau no governo e no PT. Já haviam caído vários ministros e acoisa estava ficando feia (lembram disso?). Então, a Globo botou na direção um carinhachamado Amauri Soares, fã e entusiasta dos petistas. Aí todo mundo ficou feliz! Sabemquem ficou mais feliz ainda? A esposa do Amauri Soares! Adivinhem quem é ela:

Patrícia Poeta! Patrícia Poeta, meu povo! Que sorteque ela teve, hein? O marido ganhou o cargo de Diretorde Programação e dali a pouco tempo ela, por puracoincidência, subiu para o Jornal Nacional!

Que legal, hein! Daora a vida, né pessoal?

* Fábio é jornalista diplomado. Registro no MTb 12546 desde 20/01/2006.

Receitas de

Ocasião

DOCE DE ABÓBORA CRISTALIZADO

Ingredientes.1 e 1/2 kg de abóbora.2 colheres (sopa) de cal virgem.2 litros de água.1 kg de açúcar.1 xícara (chá) de água.4 cravos-da-índia.1 pau de canela.Açúcar cristal

Agradecimentos à

Claudete Baldo

FÁTIMA BERNARDES

FABIOBS.COM.BR

Saúde: bem estar detodosPor Luana Gracioli*

Bulimia nervosa é um distúrbio que secaracteriza por episódios recorrentes eincontroláveis de ingestão de grandesquantidades de alimentos, geralmente comalto teor calórico, seguidos de reações taiscomo indução de vômitos, uso de laxativose diuréticos, jejum prolongado e práticaexaustiva de atividade física.

Anorexia nervosa é resultado de umapreocupação exagerada com o peso corpo-ral, que pode causar problemas psiquiátricosgraves. A pessoa se olha no espelho e,embora extremamente magra, se enxergaobesa. Com medo de engordar ainda mais,exagera na atividade física, jejua, vomita,toma laxantes e diuréticos.

Nos portadores de bulimia, não é amagreza que chama a atenção. Em geral, sãomulheres jovens de corpo escultural, quecuidam dele de forma obsessiva. Seguemdietas rigorosas. De repente, perdem ocontrole e ingerem uma quantidade absurdade alimentos, na maior parte das vezes, àsescondidas. Depois, são tomadas porsentimentos de remorso ou culpa.

Na anorexia, algumas profissões sedestacam como grupos de risco: bailarinas,jóqueis, atletas olímpicos, pois estãosujeitos a sofrer pressão para reduzir o pesocorporal.

ANOREXIA EBULIMIA

* Luana é formada em Enfermagem. Email: [email protected]

CausasSão as mesmas tanto pra anorexia como

bulimia. Destacam-se predisposiçãogenética, a pressão social e familiar e avalorização do corpo magro como idealmáximo de beleza.

Sintomas da bulimia:Ingestão exagerada de alimentos em

curtos períodos de tempo sem o aumentocorrespondente do peso corporal; Vômitosautoinduzidos por inversão dos movimentosperistálticos ou colocando o dedo nagarganta; Uso excessivo de laxantes ediuréticos.

Sintomas da anorexia:Perda exagerada e rápida de peso sem

nenhuma justificativa; Depressão, síndromedo pânico, comportamentos obsessivos;Visão distorcida do próprio corpo; Recusaem participar das refeições familiares.

Diagnóstico:A pessoa precisa apresentar dois

episódios por semana de ingestãodescontrolada de alimentos, durante trêsmeses no mínimo, para ser classificadacomo portadora de bulimia nervosa.

TratamentoO tratamento da bulimia e anorexia exige acompanhamento de equipe multidisciplinar

composta por médicos, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas. Medicamentosantidepressivos podem ser úteis, especialmente se ocorrerem distúrbios como depressãoe ansiedade. Da mesma forma, a psicoterapia cognitivo-comportamental tem mostradobons resultados a longo prazo, especialmente quando associada ao uso de antidepressivose estabilizadores do humor.

Se você é portador/a de bulimia ou anorexia, não se acanhe, procure assistência médica;geralmente, os pacientes sabem que são portadores do distúrbio, mas procuram escondersua situação.

Modo de preparoTire a casca da abóbora e corte-a em cubos. Reserve.Dissolva a cal na água, coloque os pedaços de abóboradentro e deixe repousar por cerca de duas horas. Escorra elave bem os pedaços de abóbora em água corrente. Leveao fogo o açúcar, a água, os cravos e a canela, deixe ferveraté que o açúcar esteja dissolvido, junte os pedaços deabóbora e cozinhe em fogo brando por 30 minutos. Adicionemais água se necessário. Retire do fogo e espere esfriar.Escorra os pedaços de abóbora em uma peneira, passe-osem açúcar cristal e deixe secar ao sol. Sirva.

DicaA cal virgem deixa o doce cristalizado crocante por fora emacio por dentro.

Page 3: Esperanca junho 2013

Edição nº 17 - Abril de 2010ANO 5 - EDIÇÃO Nº 56 - JUNHO DE 2013 [email protected]

3POLÍTICA

Moção de RepudioOs vereadores do PMDB propuseram uma Moção de

Repudio contra o emplacamento de tratores agrícolas, quetambém foi assinada pelos vereadores do PP.

Ajuda para comunidadesOs vereadores do PMDB também apresentaram

emenda ao projeto de Lei do Prefeito, que concedeu ajudapara realização da festa de São João. Os edis da oposiçãoqueriam que todas as comunidades também recebessemauxilio financeiro no valor de 1.500 reais cada. A emenda foireprovada pelo PP.

JucéliaA vereadora Jucélia Dachery (PMDB) parabenizou a

comunidade de Santo Antonio pela festa. Disse que tambémesteve presente na reunião da AVAT, onde constatou que aCâmara é um poder independente. Requereu que a Câmarafuncione num local onde o acesso a todos seja melhor. Avereadora reiterou o pedido feito anteriormente em relaçãoao calçamento da Rua Salvador Dantas e do recuo darampa da torre da Claro que vai para o Palacim, próximo aosilo.

RemirO edil Remir Bagnara (PMDB) solidarizou-se com a

Moção de Repúdio contra o CONTRAN, dizendo ainda,que a reprovação da emenda que daria ajuda financeira atodas as comunidades para realizarem as suas festas, nãofoi uma medida justa, pois estas precisam ser incentivadas.

LucianaA vereadora Luciana Dachery (PP) disse ser solidária à

Moção de Repúdio ao CONTRAN, convidando a todos paraparticiparem da festa de São João, alegando que as festasno centro são mais importantes que as do interior, pois têmpadre, secretária e porque é lá onde são feitos todos osprocessos. Disse ainda não ser contra que as comunidadesdo interior sejam ajudadas, mas deixou o assunto para outradiscussão.

IltoO vereador Ilto Michelon se disse surpreso com numero

de pessoas na SuinoFest vindos de Vespasiano Corrêa,que mesmo pagando 45 reais para almoçar não deixaramde ir. Disse que tem que ser repensada a festa municipalExpovespa.

Nunca vi poste mijar em cachorroEsta foi a expressão usada pelo vereador Ilto referindo

ao vereador Alexandre, que cobrou dele a comprovaçãode que havia pago a multa imposta pela Justiça Eleitoral.“Tenho que dar explicação à Justiça Eleitoral”, disse. Eafirmou ainda que esperava que seu filho tivesse sucessono escritório que vai montar, argumentando que como ele écatólico e amigo dos padres, vai dar certo.

AlexandreO vereador Alexandre Fávero disse que as pessoas da

sociedade ainda vão descobrir que o governo municipal decerta forma os cegou com promessas, obras - muitas delasdesnecessárias. Citou a ponte no acesso do Pórtico, ondenão passam dois carros ao mesmo tempo, pois a largura éinsuficiente. Disse que a Prefeitura tem mais de um milhãoaplicado em poupança e que talvez deixe este dinheiroguardado para ser usado às vésperas da eleição munici-pal. Ainda disse que não aceita provocações e que andasóbrio e tem vida limpa.

Falta de decoro parlamentarO vereador Fávero continuou dizendo que os vereadores

do PP, a todo momento, apunhalam a oposição pelas costas,votando contra todas os seus projetos e emendas que sãopara beneficiar o povo, mas que a sociedade sabe econtinuará a saber disso.

Disse que foi discutido na AVAT que o que é falta dedecoro parlamentar dentro da Câmara, mas que o conceitode decoro também envolve o vereador fora dela.

“Há vereador por aí muitas vezes não estando sóbrio efalando bobagens”, disse Fávero. Pregou nesta ocasiãoque se cuide melhor das crianças e dos idosos comprogramas de lazer e bem estar para ambos, requerendoque o Ginásio municipal fique aberto nos finais de semana.

Calendário de eventosO vereador Nelson Marcon ocupou a tribuna para dizer

que gostaria que o prefeito repensasse o calendário deeventos e fizesse com que as comunidades tivessem umevento por ano, que seriam os padroeiros, e que se desseentão um auxilio, pois tem comunidade que tem três ouquatro eventos e enchem o município de festas. Pregou quetodos cuidem das calçadas de suas casas.

Protestos nas ruasO vereador Ilto Michelon manifestou-se sobre os protestos

nas ruas, argumentando que quando é feito com ordem, édada uma contribuição para a democracia mas que nãoconcorda com vandalismo e badernas. Criticou os que usamdestes movimentos para fazer atos de barbárie. Concordaque o MP continue fiscalizando as pessoas. Igualmente avereadora Luciana Dachery se pronunciou criticando osatos de vandalismo ocorridos durante as manifestações narua, pregando ordem.

O vereador Remir Bagnara se aliou aos pronunciamen-tos de seus colegas repudiando a violência nas ruas, dizendoque o dinheiro dado à Copa do Mundo deveria ser destinadopara a Saúde e a Educação. Quer que todos tenham apenasum mandato de quatro anos e nada mais.

O vereador Alexandre falou que estas manifestaçõesrepresentam o descontentamento do povo com os governose que a maioria que protesta são jovens descontentes comatual situação em que vivem. Voltou a criticar o governomunicipal fazendo um paralelo com as aplicações dedinheiro em poupança enquanto jovens necessitam de ajuda.

Remédio erradoVoltou a falar sobre o erro ocorrido na entrega de

medicamento, não sendo a primeira vez que isto ocorreu.Requereu verbalmente em nome da bancada do PMDBque se oficie a Secretária Municipal da Saúde para investigaro fato.

LucianaA vereadora Luciana Dachery parabenizou a

administração pelas obras que vêm sendo realizadas naLinha Lucano Conedera, sugerindo uma série debenfeitorias.

RecadastramentoO vereador Remir Bagnara pregou que, quando da

realização do recadastramento eleitoral, que os critérios aserem usados sejam realmente justos, para evitar quepessoas que não tenham ligação com o município terminemse beneficiando de programas de saúde, educação etransporte.

Esta citação da cultura do povo tem muito a ver com o que se passoucom Jesus Cristo e está escrito em Mateus, capitulo 13, versículo 57.Em outras palavras, Jesus quis dizer que, mesmo Ele com toda divindadeera visto e julgado pelos seus irmãos judeus como uma pessoa comum.Na verdade, apesar de ser da Galileia, filho de carpinteiro e andar entreos judeus, para estes Cristo não tinha importância, nem seus milagresera tidos como de alguém vindo do céu. Daí esta expressão que quer naverdade dizer muitas coisas.

Na vida comum do povo transformou-se esta citação, fazendo todoscrerem que quem é do lugar seus feitos e até milagres não sãoconsiderados. Aqui mesmo em Vespasiano Corrêa, por algumas açõesdo governo municipal, parece que os que aqui moram e trabalham nãotêm a mesma importância de alguns que vêm de fora. Basta ver quemuitos incentivo são dados a empreendimentos e pessoas que são defora, enquanto os que labutam aqui, ainda tem de pagar para receberemalgumas benfeitorias, como no caso presente da cobrança da luztrifásica.

Todos sabemos que a Prefeitura se empenha em doar recursos paraquem vem de fora, afinal, é de se concluir que os daqui podem suportartodas as despesas, todos os encargos, pois moram e vivem aqui. Querparecer que o executivo na visão do prefeito tem que ajudar os de fora,os de outra pátria, de outra cidade, de outro lugart. Os que são daquisão daqui e para eles não tem muitas vantagens, apesar de a todomomento ser afirmado que recebem ajuda. Um bom exemplo disso é acobrança de 1.200 reais para que possam ter luz trifásica, que aliáséuma obrigação e promessa do prefeito na campanha eleitoral passada.Mas pior que esta cobrança é o processo de discriminação das pessoas.Todos os dias temos exemplos deste processo onde os que são domunicípio tem que pagar para terem alguns benefícios, enquanto queoutros, os de fora, sempre tem vantagens. Não sei até quando isto vaicontinuar sendo feito, mas um dia o povo vai se cansar de ser preteridoe ficar em segundo plano, e aí, a coisa pode não ficar boa. Não sou dadoà leitura bíblica, mas lendo a parábola do filho pródigo, me deu porconta que o pai de um dos dois irmãos citados no texto, que recebeu odinheiro de sua herança e foi embora gastando tudo, ao voltar o pai orecebeu de braços abertos e ainda deu uma festa para eles e seusamigos. Por conta disso o outro irmão que ficara com o pai o tempotodo, nunca recebeu seus amigos para uma comemoração, o que lhecausou grande indignação. Isto quer dizer que aqui em Vespasiano émais ou menos assim. Mas para que possamos entender bem esta citaçãode que santo de casa não faz milagres, vejamos o que diz o versículo 58do capítulo 13 de Mateus: “ E não fez ali muitos milagres, por causa daincredulidade deles”.

Jesus ao ser discriminado pelos seus, sabendo da dureza do coraçãodeles, não realizou nenhum milagre naquele lugar.

O povo um dia destes vai fazer o mesmo e talvez o governo munici-pal se acorde. Temos que ajudar os nossos primeiro e depois os de fora.Mas infelizmente esta não é a pratica do atual prefeito e de seu governo.Ou será que estou errado? Até a próxima. Viva o povo daqui.

* Alexandre é empresário e vereador em 3º mandato.O mais votado desta legislatura.

A Voz da ComunidadePor Alexandre Marcolin Fávero*

SANTO DECASA NÃO FAZMILAGRE

Page 4: Esperanca junho 2013

JORNAL ESPERANÇA WWW.ESPERANCA.JOR.BREDIÇÃO FECHADA EM 10/07/2013 ÀS 21:00

4 CURTAS

GERAL

Curtas e Grossas FinasPor Artur Gattino*

VERDADES, FOFOCAS E BARBARIDADESViaduto 13

Fiquei sabendo que já iniciaram as obrasde calçamento para o Viaduto 13, orçadasem 250 mil reais. Sem dúvida esta obra épositiva mas, convenhamos, bem que antesdela se pudesse, por exemplo, construir umQuiosque melhor, com mais infraestrutura,banheiros, pequenos espaços paraartesanato, venda de produtos da localidade,vindos da agricultura familiar.

Também a montagem de um pequenorestaurante, com bebida gelada, comidatípica, ala da jogos e outras coisas mais.

Na verdade, o turista que vem de fora querpoucas coisas, dentre elas um bomatendimento. Se não tem nem mesmo umlugar que ele possa em qualquer época doano tomar uma água mineral ou comer umpastel, termina por desistir de ver uma dasmais belas paisagens da região. Aliás, nojornal Zero Hora já foi feita uma matéria sobreo viaduto 13. Com a palavra, a Prefeituramunicipal.

Acesso SecundárioSegundo informações oficiais colhidas de

fontes confiáveis, o pedido de informaçãoformulado pelos vereadores do PMDB, quequerem saber quem são os proprietários dasterras lindeiras ao asfalto do acessosecundário, especialmente o primeiro deles,no sentido centro – RS 129, não foirespondido pelo prefeito.

Comentários não confirmados dão contade que o proprietário das terras à esquerdado acesso, em direção à RS129, seria o ex-prefeito Aureo Coser. Como a resposta nãoveio até agora, apesar de ter sido requeridano ano passado, os edis da oposição vãoreformular o pedido, não descartando apossibilidade de entrar com Mandado deSegurança na Justiça para obterem ainformação desejada.

As razões do pedido, segundo algunsdos edis, é que o ex-prefeito teria feito aquelaobra para se beneficiar da mesma nacondição de proprietário lindeiro. Um outrofato ligado a este diz respeito ao pagamentoda contribuição de melhoria pela construçãode dito asfalto. Se for paga, é muitos mil

* Artur é consultor e assessor na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa.

reais. Mas esta conclusão não é confirmada,sendo apenas, indagações. Vamos esperar.

Pedágio X EGRSemana retrasada o vereador Alexandre

Fávero postulou junto à EGR, EmpresaGaúcha de Rodovias, que atualmente é aresponsável pela cobrança do pedágio darodovia RS129, aquela que vem desdeLajeado até Vespasiano Corrêa, indo maisao norte, que fizesse reparos em algunstrechos, pois já começavam a criar craterasno asfalto. O edil estava indignado com odescaso da EGR, que é estadual, que já noinicio da sua gestão no trecho, não faz osreparos necessários - situação esta que nãoocorria quando da administração da Univiasou Sulvias.

Ouvindo um amigo viajante sobre estaEGR, ele me disse que dentro de dois anosas estradas que estão sob sua gestão vãoficar pior. Citou como exemplo a RS 118, queestá sob os cuidados do DAER e que tem umburaco após o outro, o que não acontececom rodovias onde se paga o pedágio. Aincompetência do governo em manter asrodovias é de todos conhecida, razão pelaqual, a grande maioria delas passou a seradministrada por empresas privadas. Maisuma vez o governo falha.

Audiência PúblicaFiquei sabendo que a Bancada do PMDB

vai propor no reinicio dos trabalhos daCâmara, a realizaçãode uma AudiênciaPública, para discutir com a Brigada Militar eas comunidades do interior as medidasadotadas pelo Governo em relação aoemplacamentos de máquinas agrícolas.Segundo alegam, muitos agricultores nãopodem trafegar nas estradas municipais comseus tratores, pois estes não têm placas eisto não está sendo justo. A propósito desteassunto, temos uma matéria nesta edição.

Mão ÚnicaEstes dias, quando estive na cidade, um

pai de um estudante da Escola MunicipalEsperança veio me dizer que, nos horáriosde chegada e saída da tal escola, ocorre uma

movimentação muito intensa de carros ealunos em frente ao estabelecimento deensino. Segundo ele, são carros vindos nosdois sentidos em frente à Escola, quemisturados com alunos e pais, formam umagrande confusão, uma vez que a rua éestreita, podendo até mesmo haver umatropelamento. Sugeriu que a rua fosse demão única no sentido centro-bairro. Assim,tanto carros, ônibus e alunos se deslocariampara uma mesma direção, descendo em frenteao Colégio municipal na sua mão direita. Estamedida daria maior segurança a todos. Aprefeitura com a palavra.

Academia cobertaUma outra notícia a ser investigada é

referente aos 20 mil reais que teriam sidodestinados pelo governo federal para seremusados na cobertura da Academia ao ar livre.Segundo teriam dito alguns entendidos, orecurso terminou por ser devolvido aogoverno federal por falta de projeto. Não creioque a Prefeitura tenha deixado de usar estedinheiro para uma obra necessária, qual sejaa cobertura da academia que funciona ao arlivre, e que aqui mesmo nesta coluna fizemosum considerando, pregando a necessidadede estar dentro de um prédio. Fiquei sabendoque os vereadores da oposição vão pedir naCâmara explicações sobre este dinheiro,deixando no ar uma pergunta: Para onde foieste valor?

Moção de Repudio baixadaMais uma das barbaridades cometidas

pela bancada do PP na Câmara Municipal:dão conta que uma Moção de Repúdioproposta pelo PMDB contra a decisão doCONTRAN de exigir emplacamento de tratoragrícola, foi deixada baixada por umasemana. Este disparate absurdo einconsequente põe a bancada do PP sobsuspeita, pois não tem cabimento esperaruma semana para que uma Moção destanatureza fosse encaminhada a quem dedireito. Mas o pior é que os governistasterminaram assinando a dita Moção. A meujuízo a bancada do PP deveria ficar num

mosteiro um ano,para aprender um poucode matéria legislativa. Aindabem que o povo está por dentrode tudo que acontece na Casa dopovo. Ou não?

CabeludaUma outra, cabeluda, mostra a bancada

do PP dizendo ser a favor de ajudar ascomunidades do interior quando darealização de suas festas e, ao mesmo tempo,votando contra a emenda apresentada pelosvereadores do PMDB, alegando abrobrinhas.Desculpas esfarrapadas para dizer que naverdade são contra que as comunidadesrecebam ajuda do poder público. Aliás, nãoé a primeira vez que o PP é contra esta ajuda.Penso que as comunidades tem que cobrardos seus vereadores, os do PP, esta posiçãocontrária. Ou alguém ainda acredita em PapaiNoel e Lobisomem.

O Remir mostrando a que veioA cada sessão da Câmara municipal mais

fico encantado com o Remir Begnara. Todomundo sabe da minha admiração pelotrabalho do seu irmão, o Rudi Bagnara, maso nosso vereador mostra a cada dia que sabeo que está fazendo, afinal, na condição defuncionário de carreira da Prefeitura,conhece os meandros da administração mu-nicipal e não coloca seu pé em atoleiro. Umexemplo disso foi quando prefeito foi àCâmara falar sobre a rede trifásica, ocasiãoem que nosso vereador deu um banho deconhecimento e vivacidade sobre a matéria,questionando o chefe do executivo cominteligência e isenção partidária. Dá-lheRemir.

EspaçosEm função do grande numero de matérias

e discussões ocorridas na Câmara Munici-pal, estamos tendo problemas com espaçospara este fim. Temos feito resumo de quasetudo, mas acreditamos que aos poucosvamos conseguir acomodar em oito paginastudo que acontece. Mas isto são cavacos dooficio.

A prefeitura municipal de Vespasino Corrêa recebeu doGoverno Federal, através do Ministério do DesenvolvimentoAgrário (MDA) uma retroescavadeira nova, dentro doPrograma PAC 2. Ao todo foram destinadas 3394 máquinasem todo país, que devem ser entregues ao longo deste ano.Também dentro deste programa alguns municípiosreceberão uma motoniveladora (patrola), tendo sidoselecionados 2058 localidades em todo Brasil.

Para que o nosso município fosse contemplado, foramadotados alguns critérios, dentre os quais, pelo perfil local,“municípios com maior valor de produção agropecuária(até 3 pontos)”. Este quesito que julgou-se ser o utilizadopelo MDA para dar esta retroescavadeira, dá conta de queVespasiano Corrêa possuiu uma grande produção

MUNICÍPIO RECEBE ESCAVADEIRA NOVAE MINISTÉRIO DIZ QUE É SÓ PARA USO NO MEIO RURAL

agropecuária. Os outros critérios foram: municípios inscritosnas modalidades associativas e consórcio público; commaior extensão territorial; menor receita corrente por pessoa;melhor distribuição regional.

Um dado muito importante é que esta máquina somentepoderá ser usada para recuperação de estradas vicinais,isto é, acessos do interior do município.

Não poderá ser usada na zona urbana em qualquer tipode serviço, pois destoaria da sua principal finalidade. Nacapa do encarte de Vespasiano Corrêa no Jornal Princesadas Pontes, edição nº 313, ao contrário do que disse o atualsecretário da Agricultura, Volmir Dachery, este equipamentonão poderá realizar outros serviços, que não sejam para omeio rural.

O Presidente do Diretório Municipal do PMDB de VespasianoCorrêa, no uso de suas atribuições legais e consoante ao que dispõeo Estatuto do PMDB, convoca os membros do Diretório municipal,titulares e suplentes, para a reunião que será realizada no próximodia 19 de julho, às 20,00 horas, no Galpão do Seu Chico, para discutira seguinte Ordem do Dia:

- Eleição do novo Diretório;- Candidatos à eleição de 2014;- Assuntos Gerais.

Vespasiano Corrêa, 10 de julho de 2013.Bel. Rudi Bagnara

Presidente

PARTIDO DO MOVIMENTODEMOCRÁTICOBRASILEIRO

Page 5: Esperanca junho 2013

Edição nº 17 - Abril de 2010ANO 5 - EDIÇÃO Nº 56 - JUNHO DE 2013 [email protected]

5REPORTAGEM

O Prefeito municipal enviou à Câmara deVereadores o Projeto de Lei nº 032/2013, querequeria autorização para que a Prefeiturafirmasse um Convênio (contrato) comconcessionária de energia elétrica, produtoresrurais e demais munícipes interessados, visandoa ampliação de rede de energia elétrica nas LinhasEduardo Guinle e Linha Dona Isaura. A rede aser ampliada nas duas comunidades citadas foiorçada em pouco mais de um milhão de reais.Deste total, a concessionária responsável peloinvestimento daria 588.062,40 reais. Segundo ostermos do projeto, a Prefeitura e os produtoresrurais, mais os interessados, dariam R$428.291,52 reais.

Os valores da Prefeitura e dos produtoresseriam repassados em parcela única e de formaantecipada à concessionária, isto é, antes mesmode a rede ser iniciada.

O projeto ainda dizia que os produtores eoutros interessados teriam que contribuir com1.200 reais, sendo que este valor seriadescontado do valor que caberia à prefeitura e aeles. A concessionária teria o prazo de um anopara executar a obra.

OS PORÉNSAparentemente está tudo certo com o dito

projeto, mas os vereadores do PMDBlevantaram algumas questões de muitíssimaimportância para conhecimento de todos.

Primeiramente, propuseram uma emenda aoprojeto retirando a contribuição dos produtores,pois entendem que a prefeitura teria recursosaplicados em poupança e que bem poderiamser usados para beneficiar os usuários.

A emenda foi derrotada pela bancada do PP,que alegou que o projeto já estava feito e que nãopoderia ter mudado. Esta justificativa nãocorresponde com a verdade, pois somentepoderiam legalizar esta vontade de fazer depoisde aprovado o projeto de lei e sancionado peloprefeito, o que na época da proposta de emendanão tinha sido feito. De outro lado, no projeto de leinão constava o numero de usuários, nem seusnomes, muito menos em que região estavam.

Outra irregularidade constatada é que nomesmo documento não aparece o nome daconcessionária, que segundo dizem seria aAESSul. Um outro fato muito importante é que amatéria se apresenta como ilegal einconstitucional, pois a prefeitura não pode obrigar

REDE TRIFÁSICA GERA POLEMICA

Na sessão extraordinária no inicio deste mês,o prefeito municipal Marcelo Portaluppi (PP) foi àCâmara municipal dar explicações sobre oProjeto de Lei da rede trifásica.

Disse que a obra é necessária há vários anosna Linha Eduardo Guinle, e que estava nos planosda prefeitura para este ano, razão pela qual fezuma reunião na comunidade (aquela que nãoconvidaram o vereador Remir). Disse que acomunidade de Dona Isaura também precisavade rede.

Citou várias reuniões com a direção daAESSul, e que embora não tenha sequer umprojeto técnico, chegou-se a um valor de mil eduzentos reais para cada morador beneficiado.Disse ainda que alguns moradores ficaram defora, ou foram esquecidos e que a obra feita pelaAESSul é mais barata. Declarou que as pessoasforam avisadas, convocadas, mandou quefossem convidadas. “Quem não foi na reuniãodeve procurar o prefeito”, disse Marcelo.

O vereador Remir o questionou dizendo quesoube que uma pessoa física estaria cobrandoas cotas, ao que o prefeito respondeu que aPrefeitura está recolhendo a contribuição de cadaum. “Eu podia ter pedido para alguém dacomunidade recolher, mas vocês sabem o riscoque tem hoje, com os assaltos, fica ruim aspessoas terem dinheiro em casa”, falou Marcelo.Disse ainda que o dinheiro não vai passar pelaPrefeitura.

A VERDADEA verdade é que a Prefeitura está fazendo um

convênio com a AESSul e cobra em nome dela,com recibo não oficial, para após reunir tododinheiro e fazer uma procuração a uma únicapessoa e esta, com procuração dos demais, équem vai responder perante a empresa. Asexplicações dadas pelo prefeito não convenceramos vereadores da oposição.

AMEAÇA VELADAO vereador Ilto Michelon disse entender a

posição do PMDB, masgarantiu que esta era a melhor fórmula e não

poderia mudar a regra para dar de graça para

um produtor ou qualquer pessoa a pagar a suaparticipação numa rede de energia elétrica trifásicaque será feita por uma empresa particular, nestecaso, segundo dizem, a AESSul. Como a emendado PMDB foi rejeitada, não restou outra alternativasenão votarem o projeto como veio do prefeito,favoravelmente por 7 votos a zero.

RECIBOMas o que parecia ser bastante ilegal e ir-

regular ainda teve um outro ingrediente, nomínimo, estranho. O prefeito municipal, por suaconta, determinou que uma funcionária públicarecebesse as parcelas dos produtores einteressados e lhes desse um recibo simples,sem carimbo, sem autenticação mecânica, semnada, apenas com a assinatura da servidora.Ora, a prefeitura em hipótese alguma poderiamandar um servidor seu cobrar mil e duzentosreais para depois repassar à concessionária. Seo processo fosse transparente, por qual razãonão foram os valores depositados em contacorrente da AESSul?

Este fato que claramente é ilegal, coloca sobsuspeição um processo de participação dacomunidade que deveria ser simplificado. Oprodutor interessado deposita em conta o seuvalor, afinal das contas, quem vai realizar a obraé a concessionária e NÃO a Prefeitura ou ocontribuinte.

Um outro fato bastante intrigante é que todosos vereadores do governo insistem em dizer quea comunidade foi consultada e concordou comos valores, mas no curso das discussões, foipossível saber que alguns produtores foramesquecidos. Basta ver, por exemplo, que quandoda realização da reunião na comunidade da LinhaEduardo Guinle, o vereador Remir Bagnara nãofoi convidado, mas os governistas insistem emafirmar que todos sabiam de tudo.

Com a aprovação do projeto os produtores einteressados terão que pagar na prefeitura o valorde cada um, e se contentar com um recibo semvalor contábil. Deste fato ainda continua umapergunta: por qual razão a AESSul não fornece orecibo dos mil e duzentos reais?

Outra questão: o Município e os produtorespagarão pela construção de uma rede que será,depois, patrimônio incorporado da AESSul, semreceberem de volta nenhum valor quando destaincorporação? Ou vão por acaso virar sóciosminoritários da companhia? Mistério...

todos, argumentando que “se hoje nóscomeçarmos a mudar tudo de novo, isso vaiatrasar e vai causar problemas, por isso mecoloco contra a emenda”.

A vereadora Luciana Dachery disseconcordar com as palavras do colega Ilto,contextualizando assim: “sem falar que se a gentecomeçar a mexer nisso, nós podemos correr orisco de que este projeto acabe morrendo por aí”.Disse ser totalmente contra a emenda do PMDB,que daria a rede de graça.

FICA FÁCILO vereador Alexandre disse que fica fácil o

prefeito vir na Câmara, e fica imaginando o prefeitonuma reunião do interior dizendo que se querema rede é do seu jeito ou devem procurar um outromeio.

Qualificou o prefeito como ditador, dizendo queé mentira que todos foram consultados, porquelevaram a situação já pronta. Também disse queenquanto outras empresas foram beneficiadas ereceberam ajuda, os de dentro da cidade temque pagar pela rede.

DADOSO vereador Remir Bagnara fez vários

comparativos provando que os recursos da rededo Palacim chegam a 40 mil reais, valor menordo que foi dado a uma empresa local, que foi de69 mil. Disse que as pessoas que vão serbeneficiadas com a gratuidade ajudaram afortalecer o município, trabalhando desdecrianças.

DERROTADAA emenda que daria de graça a rede para o

Palacim e Dona Isaura foi derrotada pelos votosdo PP.

Pelo que consta da ata numero 20 de 02 dejulho deste ano, as explicações e justificativasdadas pelos vereadores do PP e pelo prefeitomunicipal não são seguras no sentido de afirmar-se que o assunto foi discutido com a comunidade.Quer parecer que a proposta de contribuição dosmoradores já foi encaminhada pronta, restando aeles aceitar ou não.

PREFEITO TENTA EXPLICAR

NA OFICINA... DENOVOMais uma despesa feita pela Prefeitura Municipal para consertar a escavadeira hidráulica Doosan

S 180 WV, e desta vez, são mais de doze mil reais. As despesas com este equipamento, segundoinformações, já passam de cento e vinte mil reais. Assim não dá!

COFRINHONo mês de Junho, a Prefeitura Municipal recebeu de FPM 487.618,00 reais, e de ICMS,

265.394,00, sendo estas suas principais receitas. Fato interessante é a aplicação de dinheiro públicoem caderneta de poupança: apenas neste mês, os rendimentos chegam a nove mil reais. O quecomprova que o Município tem mais de um milhão e meio aplicado.

Neste particular, até o momento, estas aplicações já renderam mais de cento e setenta mil reais.

CONSELHO TUTELARDentro em breve, os eleitores locais terão que escolher as novas Conselheiras Tutelares. São

candidatas: Aline Rolia Corrêa, Aline Coppini, Alessandra Roman, Citânia Weirech, Iasmine Coppini,Joviele Sperotto, Jucilene Pasqualetto, Tamar Sordi e Katia Michelon.

A votação acontecerá no dia 12 de Julho, à tarde, no Salão Paroquial, na sede do município.

CURTÍSSIMAS

Enquanto as multidões brigam pelobarateamento do transporte, e o governo tenta acharum jeito de financiar o Passe Livre para osestudantes, o deputado Edson Brum já aponta umapossível solução: "Basta recorrer ao lucro que oDetran registra todos os anos e que, em 2013, serámuito maior ainda por conta do reajustes de até130% das taxas que são cobradas de cadacidadão", disse.

Brum considera que a vontade do Governo doEstado de dar a passagem livre é uma manobraoportunista, por causa dos protestos. Tarso havia feito a proposta de dar isso aos alunos da RegiãoMetropolitana, mas a bancada do PMDB quer expandir o benefício para as outras 434 cidades doEstado. Assim, os estudantes do interior também serão beneficiados.

EDSON BRUM: PASSE LIVRE PARATODOS ESTUDANTES DE TODO RS

Page 6: Esperanca junho 2013

JORNAL ESPERANÇA WWW.ESPERANCA.JOR.BREDIÇÃO FECHADA EM 10/07/2013 ÀS 21:00

6 GERAL

01 - Andre Luiz Capitanio, Gustavo de Siqueira, Vitoria Salini, Junior Marina,Alison R. Marcon, Fernanda Riedi, Leocir Casagrande, Remor Bagnara,Anerci Z. Salvagni, Julio C. Michelon

02 - Alcindo Invernizzi, Daniel Zilio

03 - Pe. Sadi A. Stuani, Nilson J. da Cunha, Sandra M. Tremarin, DirceuDors, Ademir Gasperini, Alvira Z. Dalmagro

04 - Adair Rosolen, Cassiane Troian, Luis C. Coser, Marisite Bagnara, Fran-cisco da Costa

05 - Eduardo Bassetto, Joel Michelon, Leandro Borsatto, Marcio M.Fernandes, Zenedio F. Faggion, Julio M. da Costa, Eduardo F. de Siqueira

06 - Adiles T.B. Piacetta, Vitelmo Balerini, Jose A. Bagnara, Renan Invernizzi,Anderson Bianchi, Marilia Cuppini, Zelio Gracioli

07 - Sirilo Freschi, Carina Tomiozzo, Renato Canal, Dolores M. Marcon, JairInvernizzi, Ana M.C. Frozza, Neodir Bagnara, Valter Invernizzi, Elmo Alessi,Vanderlei Pasqualetto

8 - Anacleto Morás, Cristina Girardi, Loiri P. Foppa, Gustavo Morás, AdemirMichelon, Felix S. Frozza

9 - Fabio Balerini, Inês D. Brandão, Roberta C. Cuppini, Ires Dalmagro,Danilo Martins

10-Janaina Invernizzi, Marcelo Rosolen, Monica M. Zilio, Andre N. Dendena,Jose Rosolen

11-Gema Marcon, Domingos Salini, Joel Odorcik, Danilo L. Demarchi, NairP. Rosolen, Rosmari Pezzetti, Adriano Malmann, Nelci T. M. Versetti

12-Justo Miguel Zilio, Alberto Tomiozzo, Fermindo Donatti, Geninho Michelon,Ricardo G. Dalmolin, Terezinha B. Rosolen, Cristian sessi, Maria TerezinhaRibeiro

13- Dorvalino Rosolen, Daniel Pasini, Karina Bao, Villi Pedro Buseti, AlbinaDonatti, Anacleto Vescovi, Ronaldo Pedretti, Antonio P. Zanuzzo, RenataCanal.

14-Luis C. Pedretti, Ana Maria De Domenico, Everton Galli, Adão Marcon,Jairo teles, Arielo A. Gheno, Ferminio Mayer, Tiago Pasini, Leonir Donatti,Lucia Z. Michelon

15 - Nilto Coppini, Elenir F. B. Zambom, Nadiele Sperotto, Gladis M. Borsatto,Geferson Rosolen, Daniela Vescovi, Neri Coser, Sidnei Tremarin

16-Patricia Zenere, Heitor Massochini, Edemar Cesca

17-Sandra B. Rosolen, Aline B. Rosolen, Maria Luiza Filippon, Vanessa N.Tremarin, Carmem D. Comonel, Camila Marina

18-Antonio Kunzler, Marcelo Pertille, Luiz Ozelame

19-Alzira B. Invernizzi, Arete R. Mezaroba, Carlos Michelon

20-Nelci Z. Michelon, Neusa S. Invernizzi, Percila Invernizzi, Amelia D.Filippon, Ivanete T.P.Lavall, Michel O. da Rosa, Paulo S. Girardi

21-Izolda S. Tomiozzo, Aliane P. Salini, Jose Salini, Tania D. Marques

22-Julia Canal, Cristiano Brandão

23-Onesio Filippon, Antonio da Cunha, Jose A. S. Severo, Valmor Busetti

24-Cristiane Astolfi Coser, Elvis Grosseli

25-Marlene G. Pereira,Orestes Rosolen, Ivana T.M.Pasini, Patricia Zilio,Lucia C. da Costa, Demetrio C. Brandão

26-Genito Merlo, Nelci M.Nuncio, Itelvino Invernizzi, Felipe Sperotto, Mairi L.Marina, Olvides de S. Marques, Sirlei de Souza, Luis Casagrande, Elza Z.dos Santos, Darci A. Pedretti, Jucemar A. Berlatto, Mari N. Kuffel

27- Lourdes M. Salvagni, Rosa M. Dors, Maria Malfatti Dors, ClaudionorRosolen, Gabriel Pezzi, Terezinha Gracioli

28- Erna Gracioli, Claber sessi, Juliana O. da Silva, Leonardo Alessi, ValdecirMasetto

29- Valdecir Pasqualetto, Eda da Ros Rosolen, Arilde Basseto, Andrei Sperotto,Mateus Bombasaro, Daniel Bagnara, Patrick F. Pasqualetto, Lourdestessaro, João C. Gonçalves, Guilherme Marcolin

30- Selvi Balerini, Edemar Luiz Michelon, Marcos A. Girardi, Gentilia C.Casagrande, Leonardo Dalmolin Ciceri, Adriana Invernizzi, Alcindo A.Michelon

31- Carmem F. Arienti, Dolores laval, Angela R. Casagrande

Julho

A Dra. Mariana Costa Gama Nunesde Oliveira, Juíza da 67ª Zona Eleitoralde Encantado, tornou público o Editalnº 14/134, onde está previsto a Revisãodo eleitorado de Vespasiano Corrêa,de 15 de julho a 11 de setembro desteano. Esta revisão tem amparo emResoluções do Tribunal SuperiorEleitoral, TSE.

Todos os eleitores de VespasianoCorrêa, que fizeram seus títulos até 29de abril deste ano, e que se encontramem situação regular junto à JustiçaEleitoral, deverão comparecer aoCartório Eleitoral de Encantado, ou naBiblioteca Municipal de VespasianoCorrêa, para coletar os dadosbiométricos e confirmar seu domicilio.

O atendimento em Encantado serárealizado das 12 às 19 horas e nocentro de Vespasiano Corrêa, das 13às 18 horas. Segundo informaçõesoficiais, na sede do município oatendimento dependerá deagendamento prévio em numero de 60pessoas ao dia.

O não comparecimento doseleitores implicará em cancelamentode sue título eleitoral, sem prejuízo desanções penais cabíveis, se foremconstatadas irregularidades.

O eleitor convocado deveráapresentar documento público que oidentifique com foto, e que tenha dadosde filiação e nacionalidade (a carteirade motorista e passaporte azul nãoservem); titulo eleitoral; comprovantede domicilio que permita comprovar seo eleitor é residente no município ouque com ele tenha vinculo profissional,patrimonial ou comunitário, como osseguintes: contas de luz, água outelefone, nota fiscal ou envelopes decorrespondência, desde que emitidosou expedidos em até 3 mesesanteriores ao atendimento, chequebancário, somente quando o talonárioconstar o endereço do correntista;outros meios de reforço documental acritério do Juiz, atendendo apeculiaridades locais.

DIA 15 COMEÇA A REVISÃODO ELEITORADO LOCAL

Segundo dados da Justiça Eleitoral,172 municípios do Estado farão arevisão cadastral, incluindo-se entreestes, aqueles onde o número deeleitores é maior que o de habitantes,como é o caso de Vespasiano Corrêa.

Esta Revisão cadastral buscacoletar, além dos dados do eleitor quevota no município, também as suasimpressões digitais dos dez dedos,garantindo neste particular, que nãopossa uma pessoa, por exemplo, votarpor outra.

Os partidos políticos poderãoacompanhar e fiscalizar os trabalhosda revisão do eleitorado, sendo quequalquer impugnação oucancelamento, somente poderá serfeita após a homologação do Processode Revisão pelo Tribunal RegionalEleitoral, garantindo o direito de defesaao cancelado.

Contra a sentença de homologaçãodo resultado da Revisão, poderá serinterposto recurso no prazo de três dias,e contra a inscrição questionadadeverão ser apresentados fatos eindicadas provas, indícios ecircunstâncias, que embasem aalteração pretendida. Isto quer dizer quenão basta apenas buscar impugnar ainscrição, sendo necessárioapresentar provas convincentes.

Importante frisar que somentedeverá fazer a revisão aquele eleitorque já vota no município, sendo que osoutros somente poderão fazer inscriçãoou transferência, depois que encerraro processo de recadastramento.

A propósito desta revisão, previstana lei eleitoral, os vereadores do PMDBpor diversas vezes requereram daJustiça Eleitoral um recadastramentode eleitores, pois segundo vozes dacomunidade, dezenas de eleitoresvinham apenas votar no candidato lo-cal, não tendo qualquer vínculo com avida municipal.

O presidente do PMDB local, RudiBagnara, perguntado sobre esteprocesso, disse que acredita que sepossa fazer esta revisão com a maiorlegalidade possível, mas que énecessário que somente votem nomunicípio aqueles que realmentetenham vinculo com ele, alegando quenas ultimas eleições municipais, o atualgoverno venceu o pleito nas mesmaslocalidade de antes, sendo que amaioria destes eleitores não são dacidade.

“Por muitas vezes pedimos àJustiça Eleitoral esta Revisão, pois nãoé justo que o nosso município sejagovernado por alguém que venceu aseleições com votos de fora”, disse Rudi.

O vereador Alexandre Marcolin Fávero requereu,através de Pedido de Informação endereçado ao Presidentedo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, acomprovação do depósito de multa arbitrada pela Justiçaao ex-Vice-Prefeito Ilto Michelon, por conta de ter cometidoirregularidade no ano da eleição ao assinar a doação deuma casa para um morador, na condição de Prefeito emExercício. A 67ª Zona Eleitoral informou que a multa foidevidamente paga.

O valor arbitrado foi de cinco mil e trezentos e vinte reais,e o valor foi recolhido no Banco do Brasil, no dia 08 defevereiro deste ano.

A Juíza Eleitoral de Encantado, que respondeu ao Pedidode Informação, dá conta de que o pagamento refere-se à

condenação do ex-vice-prefeito nos autos da Representaçãoda Justiça Eleitoral.

A multa aplicada pela Justiça também foi para o ex-prefeito Aureo Coser e o atual Vice-Prefeito, Plinio Portaluppi.

ILTO PAGOU A MULTA AO TSE

Page 7: Esperanca junho 2013

Edição nº 17 - Abril de 2010ANO 5 - EDIÇÃO Nº 56 - JUNHO DE 2013 [email protected]

7OPINIÃO

A Voz CatólicaPor Jonas Pértile*

Jonas Pertile Seminarista Postulante e Bacharel em Filosofiada congregação de São Carlos scalabrinianos.

A jornada teve seu início em 1984 com e então saudoso e BeatoPapa João Paulo II. Foi um encontro promovido em vista de um olharatento as necessidades dos jovens que precisavam ser ouvidos eacolhidos, sendo assim eles abraçaram esta iniciativa, onde fazemuma experiência de comunhão eclesial, celebrando a vida e aprendema construir pontes de amizade e esperança entre culturas, etnias enações.

Por isso que uma semana antes da Jornada Mundial da Juventudeno Rio de Janeiro cada diocese e arquidiocese recebe os jovens devárias partes do mundo, para que conheçam nossa cultura, cidadesendo assim com o povo local fazem uma experiência de fé e vidacristã em nossas Paróquias. Cada família é convidada se sentir àvontade acolher em sua casa estes jovens para partilhar experiênciasde seus respectivos países. Este intercâmbio em nosso estado vaiocorrer entre os dias 15 e 20 de julho de 2013.

São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé,esperança e unidade. A Jornada Mundial da Juventude tem comoobjetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo amensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo. Assim sendo estes osprotagonistas desse encontro que irá ocorrer no Rio de Janeiro quehospedará a 13ª edição, que tem como lema: “Ide e fazei discípulosentre todas as nações” (Mt.28,19). Além do fato de estar em outropaís, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requerum corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para asmaravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses,testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja,festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro decorações que creem, movidos pela mesma esperança de que afraternidade na diversidade é possível.

Esta Jornada Mundial da Juventude acontecera no Rio de Janeiroentre os dias 23 e 28 de julho de 2013 e contara com a presença doSumo Pontífice o Papa Francisco. Assim sendo acolhemos com alegriae entusiasmo a presença de todos esses jovens e do Santo Padre quenos vem trazer uma mensagem de paz, amor e alegria. Seja bem-vindo venha e traga a luz do céu, mensageiro do Senhor, peregrinodo amor é tom bom lhe ter aqui seja bem-vindo o Brasil lhe rendealma Bom Pastor.

A JORNADAMUNDIAL DAJUVENTUDE VIVENCIA AFÉ, SOLIDARIEDADE ECULTURA

Palavra de mulherPor Maria Claudete VicariBaldo*

E NÓS, NÃO VAMOSFAZER NADA?

* Claudete é professora do I. E. E. Monsenhor Scalabrini - Encantado.

Calendário de Eventos

Estivemos nestes dias todos acompanhando (dando o maior apoio, à distância)as manifestações que ocorreram e ocorrem em várias cidades do país. Em muitomomentos nos sentimos desconfortáveis em não participar diretamente, em nãoestar na rua e manifestar nossa indignação com tudo de errado que estáacontecendo.

Todas as reivindicações apresentadas foram e são consideradas justas,necessárias e urgentes para todo o país. Então, porque uns vão para as ruas,demonstram seu descontentamento, assumem seu papel de cidadão e outros não? Por que em algumas cidades e em outras não?

Vândalos à parte, foi e é emocionante ver o povo externar sua indignação, seudesalento, sua tristeza, sem medo das represálias que poderiam acontecer, afinaltodos pagam impostos a toda hora, em qualquer circunstância e o retorno estámuito longe do que a população necessita.

O copo transbordou, a gota d’água que faltava aconteceu e os que gritavamsolitariamente nos maiores ou menores municípios, contra as injustiças, acorrupção, o apadrinhamento, viram o número crescer gigantescamente e o clamorpor melhorias espalhou-se pelo país inteiro ou quase pelo país inteiro.

Não dá mais para dizer que não é conosco, fingir que está tudo bem, porquedireta ou indiretamente todos somos atingidos pelos desmandos que acontecemdiariamente em todos os cantos deste país.

Ser cidadão não é só pagar impostos, cumprir com os deveres mas tambémexigir pacificamente os direitos, enquanto ainda é possível.

“Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim e nãodizemos nada.” (Afinal é só uma flor).

“Na segunda noite, já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão enão dizemos nada”. (Não vou me incomodar por tão pouca coisa. Deixa prá lá).

“Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho, em nossa casa, rouba-nos aluz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta e já não podemosdizer nada “. (É tarde demais ,devíamos ter feito alguma coisa enquanto ainda eratempo).

14 (domingo)...

21 (domingo)...

27 (domingo)...

Festa de Nossa Senhora do Carmo, na Linha Dona Isaura

Festa do Colono e do Motorista, na Linha Eduardo Guinler.

Chá da Associação Santana, na Sede.

Julho

04 (domingo)...

10 (sábado).....

11 (domingo)...

18 (domingo)..

24 (sábado)....

25 (domingo)..

Festa de S. Caetano e Encontro Comarcal de Catequistas

Jantar Dançante Santana - Linha Visconde do Rio Branco

Dia dos Pais

Festa de São Roque - Linha Zambicari 2ª.

Festa C. de Mães Unidas Venceremos - Linha B. de Medeiros

Festa de São Roque - Linha Fernando Abbott

Agosto

Obituário

Olga Poletti CoserFaleceu no dia 19 de junho de 2013, a Sra Olga PolettiCoser, aos 91 anos. Foi enterrada no cemitério católicoSão João Batista, no dia 20 de junho pelo Pároco LuisPossebon. Todos os vereadores manifestaramcondolências à família.

Page 8: Esperanca junho 2013

JORNAL ESPERANÇA WWW.ESPERANCA.JOR.BREDIÇÃO FECHADA EM 10/07/2013 ÀS 21:00

8 ESPECIAL

Na manhã do dia 27 de junho, naAssembleia Legislativa do Rio Grandedo Sul, a Comissão de Agricultura,Pecuária e Cooperativismo, presididapelo Deputado Edson Brum (PMDB),atendendo a requerimento do DeputadoHeitor Schuch (PSB), realizou umaimportante Audiência Pública para de-bater os efeitos das Resoluções doCONTRAN, que obrigam oemplacamento de máquinas agrícolasem todo Brasil.

Com mais de 300 pessoas erepresentantes do CONTRAM e doDETRAN, foi possível esclarecermuitos pontos das Resoluções. Todosos que discursaram foram unânimesem defender o envio de umacorrespondência ao CONTRAN-DENATRAN dizendo que osprodutores rurais são contra aResolução e que ela é injusta edescabida.

Durante o evento também foinoticiado que o Deputado Federalgaúcho, Alceu Moreira (PMDB)buscava aprovar na Comissão de

TODOS CONTRA OEMPLACAMENTO DE TRATORES

Agricultura da Câmara Federal projetode sua autoria que desobriga o produtora emplacar suas máquinas, o queterminou acontecendo no dia 2 de julhodeste ano. A matéria agora vai para oSenado Federal e, segundo seu autor,em breve será sancionada pelapresidenta.

Na Audiência Pública em PortoAlegre, estavam presentes também overeador Alexandre Marcolin Fáveroe o presidente do Sindicato deTrabalhadores Rurais de VespasianoCorrêa, Rudi Bagnara, que sesomaram aos reclames da platéiapresente no encontro.

A Voz do CampoPor Rudi Bagnara*

* Rudi é presidente do Sindicato dos TrabalhadoresRurais e bacharel em Direito.

Olá caros leitores. Com muito mais prazer escrevo estacoluna, desta vez para analisar inicialmente a situaçãobastante conturbada tanto para os governos federal,estaduais e municipais, onde o povo foi para as ruasprotestar, cobrando por uma nova prática de governar, paraque seus interesses sejam contemplados na totalidade.Destas manifestações fica uma pergunta importante: o quevocê acha destas manifestações?

Será que o nosso dinheiro está sendo gasto corretamenteaqui em Vespasiano Corrêa, como de resto no Brasil? Seráque todos recebem os benefícios de forma igual? O povoestá sendo tratado com igualdade? A nossa cidade estálimpa? Temos calçados boas para caminhar? A saúde estáótima? Os agricultores estão contentes e têm máquinas paraeles? O sistema de esgoto está bem e não tem mau cheirovindo das bocas de lobo? Temos lazer para nossos crianças?Uma quadra de areia para que possam jogar bola? Temosum Plano Diretor que dê a cidade a garantia legal decrescimento? Os recursos da Prefeitura estão sendo bemempregados? E o dinheirão aplicado em poupança,enquanto precisamos de ajuda para os agricultores? E oempreguismo usando os CCs?

Estas são algumas poucas perguntas que todos os diasdevemos nos fazer, para a partir daí entender asmanifestações das ruas. Vejam por exemplo, que osgovernantes da nossa cidade a todo momento dizem seorgulhar do município onde governam e moram, masvejamos os municípios vizinhos, estes sim, podem terorgulho do quem fazem, pois oferecem aos agricultoresmelhores condições de vida no campo. Olham para suascrianças e velhos. Cuidam das pessoas com igualdade.

O povo, as pessoas, foram para as ruas e, num grito só,disseram aos governos que não concordam com a máaplicação do dinheiro delas. Talvez os agricultoresprecisassem também protestar, mas por prudência ainda nãoo fizeram, pois não compactuam com os vândalos que seinfiltram nas mobilizações para fazerem badernas.

Finalmente fica ainda uma pergunta que devemos nosfazer todos os dias: Será que não temos motivos de sobrapara protestar contra um governo que mal aplica o dinheirodos nossos impostos? Pensem sobre isto. Um grande abraçoa todos e até a próxima se Deus quiser.

REVOLTADO POVO

ISSO É NECESSÁRIO:

MAS ISSO, JAMAIS: