esperanca ago 2013

8
Edição nº 17 - Abril de 2010 ANO 5 - EDIÇÃO Nº 57 - AGOSTO DE 2013 [email protected] Bar e Lancheria do Polaco - Lanches: Xis, Cachorro Quente, Torradas, Pastéis, Hamburguer, Espetinhos de frango. - Porções: Peixe frito (filé de tilápia) e Batata Frita. - Churrasco todas as sextas à noite. Agora em novo endereço: Rua Francisco Antônio Lapinscki, 360, no Centro de Vespasiano Corrêa. Proprietário: Dilvar Kuffel (51) 9268-5198. Acaba de sair o segundo livro do nosso amigo Fábio Salvador. Este novo lançamento é sobre estruturas de bancos de dados e linguagem SQL. O primeiro livro dele, “Programando em PHP - Integração com MySQL” (que é sobre linguagem de programação usada para criar sites na Internet) saiu em 2011 e já vendeu mais de 4 mil exemplares. Os dois títulos são da Editora Viena, e destinam-se a escolas que ofereçam cursos de informática. Estes e muitos outros livros estão em http://www .editoraviena.com.br. LANÇAMENTO: LINGUAGEM SQL Publicação Mensal - Ano 5 Edição nº 57 - Agosto de 2013 PRESENÇA DE EMPRESÁRIO NA CÂMARA CAUSA MAL-ESTAR Empresa fica de abrir em 2012, abre só em 2013, vereadores pedem uma explicação do prefeito para este “fenômeno”, e o pedido é encarado como se fosse uma coisa absurda: empresário com passado controverso recebe dinheiro da Prefeitura e é convidado para dar explicações na Câmara. ASSOCIAÇÕES DO INTERIOR TERÃO QUE SE ADEQUAR ÀS NOVAS NORMAS DE PREVENÇÃO A INCÊNDIOS VEREADORES DO PMDB QUEREM QUE PREFEITURA PAGUE DESPESAS CURSO DE DANÇA PROVOCA DEBATES E VIDA PASSADA DE POLÍTICO VEM À TONA (ASSUNTO TEM A VER COM BANDEIRAS) VINDA DO PAPA AO BRASIL EMOCIONA O MUNDO (COLUNA JONAS PÉRTILE)

Upload: fabio-salvador

Post on 24-Mar-2016

237 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição com o esmpresário na Câmara representando pelo filho do Ilto.

TRANSCRIPT

Page 1: Esperanca ago 2013

Edição nº 17 - Abril de 2010ANO 5 - EDIÇÃO Nº 57 - AGOSTO DE 2013 [email protected]

Bar e Lancheria

do Polaco- Lanches: Xis, Cachorro Quente,

Torradas, Pastéis, Hamburguer,

Espetinhos de frango.

- Porções: Peixe frito (filé de tilápia) e

Batata Frita.

- Churrasco todas as sextas à noite.

Agora em novo endereço:

Rua Francisco Antônio Lapinscki, 360, noCentro de Vespasiano Corrêa.

Proprietário: Dilvar Kuffel (51) 9268-5198.

Acaba de sair o segundo livro do nosso amigo Fábio Salvador. Este novolançamento é sobre estruturas de bancos de dados e linguagem SQL.

O primeiro livro dele, “Programando em PHP - Integração com MySQL” (queé sobre linguagem de programação usada para criar sites na Internet) saiu em2011 e já vendeu mais de 4 mil exemplares. Os dois títulos são da Editora Viena,e destinam-se a escolas que ofereçam cursos de informática. Estes e muitosoutros livros estão em http://www.editoraviena.com.br.

LANÇAMENTO:LINGUAGEM SQL

Publicação Mensal - Ano 5 Edição nº 57 - Agosto de 2013

PRESENÇA DE EMPRESÁRIO NACÂMARA CAUSA MAL-ESTAR

Empresa fica de abrir em 2012, abre só em 2013, vereadores pedem uma explicaçãodo prefeito para este “fenômeno”, e o pedido é encarado como se fosse uma coisaabsurda: empresário com passado controverso recebe dinheiro da Prefeitura e éconvidado para dar explicações na Câmara.

ASSOCIAÇÕES DO INTERIOR TERÃO QUE SE ADEQUARÀS NOVAS NORMAS DE PREVENÇÃO A INCÊNDIOS

VEREADORES DO PMDB QUEREM QUEPREFEITURA PAGUE DESPESAS

CURSO DE DANÇA PROVOCA DEBATESE VIDA PASSADA DE POLÍTICO VEM À TONA

(ASSUNTO TEM A VER COM BANDEIRAS)

VINDA DO PAPA AO BRASIL EMOCIONAO MUNDO (COLUNA JONAS PÉRTILE)

Page 2: Esperanca ago 2013

JORNAL ESPERANÇA WWW.ESPERANCA.JOR.BREDIÇÃO FECHADA EM 28/08/2013 ÀS 21:00

2 EDITORIAL

Jornal EsperançaPublicação Mensal - Email: [email protected] Gustavo Adolfo Albrecht, 45 - Estalagem - Viamão/RSResponsável: Artur Gattino - (51) 8475.9667 - [email protected]: Carlo Adriano da Silva (e algumas da Internet, claro) - 9898-9220.Diagramação: Fábio Salvador - (51) 9138.5686 [email protected]: O Jornal Esperança e seus responsáveis não se responsabilizampelas opiniões emitidas pelos colunistas, ficando tais textos sob totalresponsabilidade de seus autores.www.esperanca.jor.br

Notas do PasquimPor Fábio Burch Salvador*

NOTA 1: Foi bonito o campeonato da Federação Gaúcha de Karate, emPorto Alegre no dia 17 de Agosto. Pena que no país do futebol, tenhamoskaratecas de alto nível que não aparecem nem no telejornal da madrugada. E um prodígiodo tae-kwon-do, de nível mundial, que precisou ir ao Luciano Huck para obter patrocínio.

NOTA 2: Não é que todo político seja sujo, ou que todo mundo que vira político virebandido. Mas é assustador, o quanto essa coisa de fazer negócio com o Poder Públicoatrai gente com histórico de condenações e rolos na Justiça. É mais incrível ainda porque,em esfera nenhuma, ninguém parece conferir essas coisas antes de fechar acordo.

NOTA 3: Agora o governo, por meio de emenda apresentada por um Senador do PT,quer acabar com as APAEs e escolas especiais para pessoas com deficiência. Não fechando-as direto, mas matando-as à míngua. Os alunos especiais iriam para escolas normais.Péssimo para todo mundo: vai atrasar as turmas de alunos regulares, vai superlotar aindamais os já defasados colégios do nosso sofrido Estado, e EU TENHO CERTEZA de queserá horrível para os excepcionais, que em muitos lugares, sofrerão bullying.

* Fábio é jornalista diplomado. Registro no MTb 12546 desde 20/01/2006.

Receitas de

Ocasião

PÃO RECHEADOIngredientes

Massa1 kg de farinha de trigo2 copos de leite morno1 copo de óleo1 colher de sopa de fermento de pãosal a gosto

Agradecimentos à Claudete Baldo

FABIOBS.COM.BR

Saúde: bem estar detodosPor Luana Gracioli*

A labirintite é uma situação bastante rara, na qual existe inflamação dolabirinto( órgão formado por dois componentes: a cóclea, que responde pela audição e ovestíbulo, ligado ao equilíbrio). Mas o termo acabou sendo usado para determinar doençasrelacionadas ao labirinto, as chamadas labirintopatias.

A labirintite é mais conseqüência de algumas doenças do que a própria origem. Entreas principais causas do problema estão: alterações bruscas de pressão, infecções viraisou por bactérias; medicamentos tóxicos para o ouvido; doenças como diabetes, problemascom a tireóide ou tumores; problemas psicológicos, como estresse, depressão e ansiedade;consumo de doces em excesso, além de café, fumo e bebidas alcoólicas;colesterol alto.

Sintomas e diagnósticoOs sinais mais comuns da labirintite são: desequilíbrio, tontura, enjôo, zumbidos (como

apito ou chiado) no ouvido, escurecimento da visão, perda temporária da orientação, alémdo esquecimento do local onde se encontra e do que se está fazendo.

A vertigem, que causa a sensação de que o ambiente e os objetos ao redor estãogirando, é a queixa mais comum das pessoas que apresentam essa doença, porém tambémpode estar ligado a outras doenças.

Os exames e análises para a labirintite estudam seguintes fatores: o histórico do paciente,as causas, o local onde o problema ocorreu (labirinto, nervos) e a intensidade. Comparandoos resultados , o médico pode avaliar em que ponto está o problema, possíveis limitaçõessociais ou de trabalho que possa causar e o melhor tratamento.

Tratamento e prevençãoOs métodos utilizados para o tratamento da labirintite variam de acordo com as causas.

De modo geral, porém, os médicos se utilizam de processos para reabilitar o corpo, exercíciosfísicos específicos, correção da dieta alimentar e, se for o caso, uma intervenção cirúrgica.

Traumatismos e tumores são exemplos de causas da labirintite que não podem serevitadas. Para as restantes , a maioria, algumas atitudes podem ajudar: procure manter asaúde sempre em bom estado; pratique exercícios físicos com regularidade; fique longede hábitos como o tabagismo, o excesso de café, e de bebidas alcoólicas; mantenha sobcontrole fatores como a obesidade, hipertensão e disfunções hormonais, renais ouhepáticas; nunca tomar medicamentos por conta própria; procurar um médico logo queaparecerem os primeiros sintomas de vertigem.

LABIRINTITE

* Luana é formada em Enfermagem. Email: [email protected]

Recheio250 gr de presunto250 gr de queijo mussarelamassa de tomaterequeijãoorégano

Modo de FazerJunte o leite morno, o óleo, o fermento e o sal em uma vasilha e um pouco de farinha.Vá acrescentando mais farinha , misturando sempre a massa com as mãos para sentir oponto. Acrescente farinha e misture até a massa ficar consistente e soltar das mãos e davasilha. Deixe descansar por 15 minutos.Divida amassa e abra uma das partes em umasuperfície limpa e seca, com as mãos ou com 1 rolo. Espalhe uma camada de massa detomate, cubra com presunto , depois coloque mussarela por cima do presunto e depois orequeijão. Salpique o orégano. Dobre as beiradas da massa e enrole como se fosse rocambole.Faça o mesmo com a outra parte da massa.Leve ao forno pré aquecido por cerca de 20minutos mais ou menos.

Obituário - João PainiFaleceu, no dia 4 de agosto, o Sr. João Paini, no Hospital Nossa Senhora

Aparecida de Muçum , aos 81 anos. Foi enterrado no cemitério CatólicoSão João Batista de Vespasiano Corrêa, no mesmo dia.

Os edis do PMDB queriam saber do prefeito as razões pelas quais um Circo que estaria paraficar na cidade, foi inexplicavelmente embora. O prefeito informou que autorizou a vinda deste, maspor não possuir uma área pública livre, sugeriu que ocupassem o campo de futebol da paróquia.Este fato, segundo se depreendeu, não agradou à direção de dito circo.

É uma pena, pois todos poderiam ver apresentações de espetáculos bem interessantes,especialmente as crianças. O prefeito disse desconhecer os motivos da não vinda do Circo.

E O CIRCO SE FOI...

Page 3: Esperanca ago 2013

Edição nº 17 - Abril de 2010ANO 5 - EDIÇÃO Nº 57 - AGOSTO DE 2013 [email protected]

Na semana passada esteve nesta Casa oempresário João Vitor Viel, a convite dopresidente Nelson Marcon, para darexplicações sobre o funcionamento daCerâmica Viel, hoje já com outro nome, eespero que a Prefeitura daqui, tão zelosapara com a doação de dinheiro paraamiguinhos, já tenha recebido osdocumentos desta alteração.

Na verdade, o micro-empresário não veioaqui para dar nenhuma explicação, mas parame afrontar, intimidar e constranger, pois seutilizou do filho do vereador Ilto, quesegundo consta, trabalha para tal empresa.

Pois bem. Veio o seu procurador, semnenhum documento oficial, filiado ao PP,nesta Casa, convidado pelo Nelson Marcon,para dizer o que bem entendeu.

Aqui ninguém pediu explicações daempresa. Pedimos informações daPrefeitura, por conta da Lei aprovada e docontrato feito.

Mas o presidente desta Casa, ardilosa ecovardemente, convida o empresário paravir aqui fazer o que fez.

O filho do vereador, ocupando um lugarque nunca será seu, como se umaautoridade fosse, usou da palavra, disse oque quis e bem entendeu, e foi embora, semter que responder por coisa alguma.

O presidente desta Casa, com certeza pornão saber a dimensão do poder que pre-side, acha que a cada denuncia minha,pedido de informação ou discurso, tenhaque dar a palavra para qualquer um aqui vire como se vereador fosse, usar dasprerrogativas que a Constituição Federalnos dá.

Não senhores. Esta foi a ultima vez queisto aconteceu.

Se o presidente desejar solicitar que aquicompareça uma autoridade, por deliberaçãodeste plenário, para falar sobre algumassunto, sempre seremos a favor. Massorrateiramente, de afogadilho, sem avisoprévio, sem consulta, convidar uma pessoacomum para vir aqui nos afrontar, isto éintolerável.

Mas se o presidente desejar bagunçareste poder com medidas autoritárias edescabidas, fora de qualquer princípio derazoabilidade, numa demonstração covardee rasteira, iremos nós, ajudá-lo a fazer isto.

Sim senhores! Vou fazer aqui o que fez ocolega Remir. Não vai ter concessões outolerância, afinal o PP não é dono destaCasa, não é dono da Prefeitura, não é donodas pessoas.

Aqui foi a ultima vez que isto aconteceu,pois se ocorrer ou houver a tentativa deocorrer, o presidente desta Casa vai ter quechamar a Polícia Militar, pois vou anarquizaro que acontecer, pois não fui eleito para serintimidado, ofendido ou ameaçado.

Sim Senhor. Antes mesmo que pense emconvidar pessoas comuns do povo paraaqui falar sobre abobrinhas, reflita muitobem, pois vivemos num país com leis e não

* Alexandre é empresário e vereador em 3º mandato. O mais votado desta legislatura.

A Voz da ComunidadePor Alexandre Marcolin Fávero*

A CÂMARA NÃOÉ UM BOTEQUIM!

vai ser esta presidência que as burlará.Aqui se fala muito em respeito, mas eu

pergunto: que respeito esta presidência emuitos dos seus seguidores têm comaqueles que divergem das coisas que aquisão feitas?

Nós aqui não vamos permitir que istoaconteça, e infelizmente, o presidente destaCasa, que não tem moral para fazer o quefez, e está a serviço da ditadura em plenoséculo XXI, busca com um ardil como este,tentar nos intimidar e constranger.

E quanto ao não ter moral, vou deixarpara outro dia, quando aqui vou fazer umrelato detalhado daquele fato denunciadopelo colega Remir em relação a terem sujadoas bandeiras do Brasil, do Estado e daEscola, com escremento. Vamos sim chegarneste extremo, pois aqui a sutileza nos pegasempre e a covardia das armadilhas também.

Vejam as manifestações do preposto doViel, que a todo momento fazia referenciaao fato de eu não morar aqui, tentando dizerque não sabia que a Cerâmica Viel estariafuncionando. Claro que eu sabia, masqueria que o prefeito mandasse osdocumentos oficiais deste funcionamento,pois conforme foi dito, apenas são secadosos tijolos aqui e depois vão para um fornoem São Valentim do Sul.

Se esta presidência, que até imagineiestivesse interessada em fazer as coisasandarem dentro da lei, imaginar que possarepetir o que ocorreu na semana passada,nem que seja sozinho vou me rebelar, eninguém gostará de presenciar aqui o queserei capaz de fazer. Minha paciência seesgotou de tanto ver atos de covardia, dedeslealdade, de cinismo e de hipocrisia.

Uma mentira atrás da outra, mais algumassafadezas, mais e mais armadilhas, e queremque tudo fique quieto.

Não vou ficar, e se tiver que ter um dia defúria, fiquem certos que terei. Fui eleito emeleições livres, tenho mandato para cumprir.Esta Casa é um Poder e não um boteco,uma cancha de carreira, um ensaio decarnaval, onde todos podem participar edizer o que querem.

Não se sintam ameaçados, mas não voupermitir que atos covardes como o queocorreu, se repitam.

Dou um aviso: se o presidente destaCasa desejar fazer novamente, antescomunique a Brigada Militar, pois a pessoanão vai falar e terão que me levar algemado,e aí o Brasil vai saber as razões.

A Câmara Municipal é composta de novevereadores eleitos em eleições livre,consoantes ao artigo 29 da ConstituiçãoFederal. Isto aqui não é um boteco deesquina onde todos podem falar o quequerem. Considero este ato do presidenteuma barbaridade, sem precedentes, tudo empleno século XXI, que para mim, parece queo PP não sabe, pois continua vivendo nopassado da ditadura. Mas comigo não vaifuncionar!

Discurso proferido na Câmara Municipal, dia 26 de Agosto de 2013:

Auxilio a entidadesNa discussão de projetos concedendo auxilio

financeiro a entidades, o vereador Alexandre pediupara que fossem atendidas também todas ascomunidades de Vespasiano Corrêa.

ACIVECA vereadora Luciana Dachery disse que em

bom momento estava sendo dada ajuda àACIVEC, pois a entidade incentiva o consumo edefende o comércio local. O vereador RemirBagnara (PMDB) disse que é favorável a darincentivo à ACIVEC, por entender que aspessoas devem comprar na cidade, ajudando omunicípio a arrecadar mais impostos. O vereadorIlto Michelon disse que a comunidade devedivulgar mais as premiações que estão sendopropostas pela ACIVEC, devendo receber umgrande incentivo da Prefeitura.

Ajuda com dentesO vereador Alexandre Fávero questionou o

fato de a Secretária da Saúde ter autoridade parajudar quem bem entende com dinheiro públicono tratamento dentário. Disse que a Secretáriadeveria se preocupar também com a saúdepública, citando ratos, esgoto a céu aberto, bocasde lobo fechadas e outras coisas.

MuitasDisse o vereador que o ex-prefeito, que ficou

mamando na prefeitura por doze anos, aindacontinua como secretário, comprando votos comdoação de casas. Citou a rede trifásica que oPMDB teve que votar mesmo sabendo que a leié imoral e ilegal, mas somente fizeram isto paraque os governistas dissessem que eram contra.

Citou um recibo frio fornecido pela Prefeituranum cambalacho com a AESSul, cobrando emnome dela. Falou da máquina nova que sempreestá estragada, e que já se foram mais de 100 milreais em conserto e ninguém diz nada.

Declarou estar alarmado com a compra deuma área de terras por 60 mil na Linha TenenteFialho, do irmão do Ronival Nunes para umasaibreira. Falou de uma área comprada por 120mil reais que fica no acesso secundário, cheio demato e que até agora não sabe as razões dacompra.

Condenou a falta de justiça usada pelo prefeitoque concedeu desconto de 30% sobre os jurosde dívidas com a Prefeitura e não deu o mesmotratamento para aqueles contribuintes quepagaram seus impostos em dia.

Consolar meu coraçãoFalou que como consolo para seu coração

iria recitar palavras de Rui Barbosa dedicando-as ao governo do PP: “De tanto ver triunfar asnulidades, de tanto ver prosperar a desonra, detanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homemchega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honrae a ter vergonha de ser honesto”.

PapaA vereadora Jucélia Dachery (PMDB)

parabenizou os dois rapazes Raul Girardi eSamuel Gheno, que foram ao Rio de Janeiro vero Papa Francisco, representando a Paróquia deVespasiano. Convidou a todos para a Semanado Bebê, que apoia o aleitamento materno, bemcomo as palestras para os homens.

17% na SaúdeO vereador Ilto Michelon disse que o município

gasta 17% em saúde, enquanto o Brasil, apenas3%. Asseverou que tem orgulho deste gasto, poisestá sendo dada uma saúde de qualidade,

referindo-se aos médicos vindos de fora paratrabalhar no Rio Grande do Sul. Disse que osgovernos Lula–Dilma deram demais ao povo,sendo difícil contratar alguém por 80 reais ao dia.

ContraO vereador Alexandre disse que é contra o

fato de a Secretária da Saúde gerenciar osrecursos do orçamento ao seu bel prazer fazendopolítica com eles, defendendo que hajatransparência e igualdade. O vereador Remir sesolidarizou com a manifestação do colega departido dizendo que é mesmo assim, pois saempor aí distribuindo dinheiro, consultas semnenhum critério.

MédicosO vereador Remir parabenizou os médicos

Celto e Luiz Eduardo Sandre pela palestra queproferiram versando sobre a saúde do homem,numa iniciativa da Secretaria da Saúde local.

Curso de dançaO vereador Nelson Marcon disse que ficou

muito triste pela posição do colega Remir quandoeste duvidou do profissionalismo dos professoresde dança, em função dos valores cobrados eque estava acimam da realidade local. Acontrariedade se deu pelo fato de os professores,além de cobrarem dos alunos, obrigarem osmesmos a vender convites, o que segundo Remiré um absurdo. Nelson Marcon disse que aspessoas vêm a Vespasiano com o intuito deagregar valores, principalmente de conhecimentoe cultura. Falou ainda, que mil e duzentos reaisnão é uma fortuna e que queria apenas dar umrecado ao colega Remir.

IntimidaçãoO vereador Remir pediu um aparte dizendo

que na noite em que os professores foram nolocal, uma pessoa tentou falar e foi intimidada. Dizque fizeram-lhe o mesmo, que ninguém maisvai intimidá-lo , porque sabe se defender. Denunciaque queriam que os pais comprassem oitoingressos, e se não o fizessem, cobrariam najustiça. Depois voltaram trás ficando em seisconvites. “Eles vão vir aqui e levar vinte mil reaisda comunidade sem ter compromisso com nada?Isto não esta certo,” afirmou Remir.

BandeirasO vereador ainda disse que é bom falar em

cultura, para que não aconteça o que houve tem-pos atrás, onde um grupo de jovens foi ao quintalda escola e defecaram na Bandeira do Brasil, doRio Grande do Sul e da própria escola ondeestudavam.

Renan CalheirosO vereador Alexandre disse ao colega Ilto que

ele deveria, sim, referir-se a Renan Calheiros,mas também em relação ao ex-governador doPP Ivo Cassol, que foi condenado com a perdado mandato por fraude em licitações.

AlgumasAlexandre ainda pediu a colocação de placas

indicativas próximo à Mecânica do Graxa, bemcomo redutores de velocidade. Requereuiluminação pública no local.

IBAMAO vereador Ilto Michelon disse que não foi

somente a empresa de João Viel que teveproblemas. Citou a bacia leiteira, a BritagemMuçum, que foram incomodadas pela FEPAMe pelo IBAMA. Disse que sabe o que é lidar comestes caras.

Page 4: Esperanca ago 2013

JORNAL ESPERANÇA WWW.ESPERANCA.JOR.BREDIÇÃO FECHADA EM 28/08/2013 ÀS 21:00

4 CURTAS

GERAL

Curtas e Grossas FinasPor Artur Gattino*

DE VOLTA AO PASSADOSempre foi dito que devemos ter muito cuidado

com as coisas que fizemos quando jovens, pois opresente um dia será o passado, e como uma gravação,poderá ser sempre lembrado. Temos a concepção deguardar as coisas boas que fizemos quando jovens,muitas lembranças boas nos agradam dizer, relembrar.Mas as coisas ruis e detestáveis que fizemos, noscausam dor e tristeza, e muitas delas, se atépudéssemos apagar, apagaríamos para sempre.

Nesta linha, numa das sessões da Câmara, overeador Remir Bagnara, com toda sua razão, ao de-fender-se de acusações que lhe fazia o presidente daCasa, Nelson Marcon, referindo-se à cultura,relembrou um fato ocorrido num passado bem recente,quando o próprio Presidente da Casa, à época muitojovem, teria, juntamente com outros jovens, sujadoas bandeiras do Brasil, do Estado e da Escola ondeestudavam. Este fato marcou a vida dos queparticiparam daquele ato impensado e irresponsável,e embora a sociedade saiba, calam-se as vozes sobreo assunto. Este fato não é bom que venha à tona,pois mancha a imagem de homens públicos dopresente, que mercê do que houve lá atrás, não podemapagar da história e são obrigados a viver com isto oresto de suas vidas.

Talvez relembrar um fato como o que foi levantadopossa não parecer adequado, mas sempre é bom quetodos saibam quem são os homens e mulheres quecolocam seus nomes para concorrer a um cargoeletivo. O passado do candidato pesa muito naescolha, não fosse assim, qualquer um poderia sercandidato e todos nós sabemos que não é assim quefunciona. Pelo sim pelo não, o passado do presidenteda Câmara veio à tona e embora não se tenha dito seunome, toda sociedade sabe que foi ele que fez taldisparate e terá, infelizmente, que conviver com istoo resto dos seus dias. Que Pena.

PadreOs vereadores do PMDB pedirem informações ao

Prefeito sobre o Padre Enio, ex-pároco da cidade, quesegundo afirmaram recebe consultas e remédios porconta da Secretaria Municipal de Saúde. Osvereadores também querem saber quais documentoso padre apresentou para se recadastrar como eleitordo município. Segundo alguns teriam informado, foium contracheque da regional.

* Artur é consultor e assessor na Comissão de Agricultura,Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa.

Padre IO prefeito informou aos vereadores que

o padre Enio tem procurado atendimento na unidadede saúde local quando está em visita na cidade, naprocura de medicamentos e receituário, ficando a seucritério a escolha do local para retirada dos mesmos.

NepotismoA Sumula Vinculante nº 13 diz claramente que a

esposa, ou companheira do detentor de mandatoeletivo, neste caso em foco, o Prefeito, não podeexercer cargo de confiança (secretária da saúde) poisesta prática representa nepotismo, isto é, o Prefeitotira proveito próprio com a nomeação de parente seu.

O vereador Alexandre Fávero já havia encaminhadorecentemente um pedido para que o Prefeito MarceloPortaluppi exonerasse sua esposa, que como aqui jáfoi dito dezenas de vezes, é uma pessoa de bem. Arazão de tal pedido é pelo fato de a mesma serexatamente da familia do maior mandatário domunicípio e estar tirando proveito pessoal e financeirodesta situação. Creio que se cabe aplicar a SumulaVinclulante em outros casos, também deveria serusada neste. Penso que a esposa do prefeito ou viceversa não pode exercer cargo de confiança. Mas comoaqui parece que tudo cabe, vamos apenas aguardarque o MP de Encantado diga alguma coisa.

OlariaO episódio envolvendo o empresário João Viel,

quando de sua ida na Câmara Municipal, ainda teráoutros desdobramentos. Penso que o empresário foiusado politicamente para um fato que era meramentepolítico e administrativo. Uma outra situação foi a idado filho do Ilto para dar explicações em nome daempresa. Embora se saiba que ele presta serviços noescritório de advocacia contratado pelo Viel, nãocaíram bem muitas frases que disse, cutucando overeador Alexandre com citações do tipo, “tu nãomora aqui, portanto não sabe”, etc. Foi muito malconduzida esta situação, e tomando por base o últimopronunciamento do próprio Alexandre, a coisa nãovai ficar boa.

Ditado: Não se cutuca onça com vara curta.Resultado: muitos saem mordidos. Até breve.

Mais uma vez o Prefeito municipal não forneceu osnomes das pessoas atendidas no Posto de Saúde doCentro da cidade no período de 1º de janeiro a 31 de julhodo corrente ano. Informou ao PMDB que as listas estãodisponíveis na Secretaria da Saúde, podendo ser láaveriguado tal cadastro.

Assim, os Vereadores do PMDB não poderão conferirquem foi atendido pela Secretaria da Saúde na Unidadedo Centro, pois, dizem, algumas pessoas de fora dacidade estariam recebendo atendimento, por conta deserem tão somente eleitoras do município. Como a listanão veio, talvez o caso vá parar na Justiça.

RELAÇÃO DAS PESSOASATENDIDAS NA UNIDADEDE SAÚDE DO CENTRO

DA CIDADE

A Prefeitura municipal concede auxilio-dentista aosque necessitam de atendimento em clínicas particulares.Os vereadores do PMDB, querem saber quais oscritérios adotados pela Prefeitura para dar esta ajuda. Oprefeito informou que primeiramente os pacientes passampor uma avaliação no Posto de Saúde e, se for constatado,por exemplo, a necessidade de fazer um tratamento decanal ou reposição de prótese dentária, os mesmos sãoencaminhados para profissionais fora da cidade.

Os vereadores queriam saber também quais rubricasdo orçamento foram usadas na despesa, sendoinformados que foi Serviços de Terceiros.

Não informou os critérios para concessão de talbeneficio, nem mesmo o seu valor individual, o que levaa crer que não existem normas para que tal ajudafinanceira ocorra.

AUXÍLIO-DENTISTA

A Voz CatólicaPor Jonas Pértile*

* Jonas Pertile é seminarista scalabriniano e bacharel em Filosofia.

O PAPAAJUDANDO OBRASIL A ACORDAR

“Aprendi que para ter acesso ao Povo Brasileiro, é preciso ingres-sar pelo portal do seu imenso coração; por isso permitam-me que nestahora eu possa bater delicadamente a esta porta. Peço licença paraentrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata,mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho emseu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cadacoração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação:“A paz de Cristo esteja com vocês!” PAPA FRANCISCO.

Meus caros leitores início esta coluna com esta citação de suasantidade o Papa Francisco, para salientar que toda e qualquer pessoadeve se inspirar e até seguir os passos dessa pessoa que viveu suahumildade de corpo e espirito e mesmo sendo eleito Sumo Pontífice daIgreja Católica Romana continua inspirando e atraindo pessoas domundo inteiro, pois tudo o que ele fala ele o vive na realidade.

“Pois dificuldades na vida todos temos, mas, por maiores que possamparecer, Deus nunca deixa que sejamos submergidos. Frente aodesânimo que poderia aparecer na vida, em quem trabalha naevangelização ou em quem se esforça por viver a fé como pai e mãe defamília, quero dizer com força: tenham sempre no coração está certeza!Deus caminha a seu lado, nunca lhes deixa desamparados!”

Quer nos dizer que estes jovens que estão na rua, exigem mudanças,rejeitam a corrupção, desafiam políticos e governadores que nãocontribuem para o bem comum. Querem uma outra sociedade, um mundomais justo, mais solidário, mais honesto nas relações, mais transparentena gestão pública. Estão participando, do seu jeito, na construçãodeste outro mundo. Porque intuem e creem que ele é possível, quandoo jovem sai de sua casa, deixa seu sofá acomodado, seu carro veloz,sua instalação alienada e vai a rua gritar, sua proposta é de um temponovo de justiça e de paz, de igualdade e de fraternidade.

“Nunca percamos a esperança! Nunca deixemos que ela se apaguenos nossos corações! O “dragão”, o mal, faz-se presente na nossahistória, mas ele não é o mais forte. Deus é o mais forte, e Deus é anossa esperança.” PAPA FRANCISCO

Apoiemos nossos jovens nessa luta por uma Democracia querealmente lute por seus ideais. Que não fechemos os olhos para toda equalquer impunidade tenhamos a capacidade de denunciar questionare lutar pelo melhoramento de nossa Educação, Saúde e Segurança etc.Pois devemos ter uma visão positiva sobre o nosso futuro.

JandirO vereador Jandir Michelon assumiu por trinta dias a vaga deixada por

Moisés Gavineski, que solicitou licença do mandato. Requereu que o Prefeitocoloque placas indicando a passagem de gado, para que não ocorram acidentesno interior do município, pois muitos produtores têm que passar com seus animaisde um lado para outro da estrada.

CitriculturaO Projeto de Lei que incentiva a citricultura no município, proposto pelo Prefeito,

foi aprovado por unanimidade, com manifestações dos vereadores Alexandre,Nelson Marcon, Remir e Luciana.

Licença-maternidadeA Câmara aprovou projeto do prefeito que concede mais 60 dias de licença

maternidade para servidoras municipais, acrescida de emenda proposta peloPMDB, que inclui mães que adotarem crianças.

Aumento não deuA vereadora Luciana Dachery disse, em sessão, que havia pedido que os

operadores de máquinas tivessem um aumento de salário, o que posteriormentenão aconteceu, pois o prefeito não mandou à Câmara uma retificação. Tambémparabenizou a Brigada Militar por ter atendido um chamado importante.

Revisão EleitoralO vereador Alexandre diz que a coisa está tão errada que até mesmo um

cargo de confiança do prefeito é quem faz o agendamento da Revisão Eleitoral.A vereadora Luciana disse que é um desperdício de dinheiro público, pois aprefeitura teve que disponibilizar dois funcionários, mais um motorista para fazera Revisão, e que isto não vai mudar coisa nenhuma.

Page 5: Esperanca ago 2013

Edição nº 17 - Abril de 2010ANO 5 - EDIÇÃO Nº 57 - AGOSTO DE 2013 [email protected]

5GERAL

Os vereadores do PMDB requereram que o Prefeito informassea situação em que se encontra a retroescavadeira grande, marcaDOOSAN. O prefeito disse que a máquina se encontrava parada,aguardando peças de reposição, e que estas devem vir de fora doBrasil, isto é, são importadas. O custo das peças e da mão de obrapassa dos 18 mil reais. Bem que poderiam ter comprado umamáquina com peças à disposição no mercado brasileiro.

MÁQUINAPARADA

A bancada do PMDB fez um pedido para que se informe arelação de todas as pessoas beneficiadas com o cartão do SUS.Disse o prefeito que o Cartão tem abrangência nacional, é direito detodo cidadão brasileiro, e existem no cadastro nacional. Não informouos nomes dos beneficiados no município. Assim a resposta doprefeito não atende ao que foi requerido pelos vereadores. As razõesde tal negativa ninguém sabe.

CARTÃO SUSOs vereadores do PMDB

requereram ao prefeito que todas asdespesas e reformas exigidas peloCorpo de Bombeiros no Plano dePrevenção de Combate de Incêndios,PPCI, fossem custeadas pelaPrefeitura municipal.

As novas exigências de segurança de acordo com as normasimpostas pela legislação federal e estadual, exige que o Corpo deBombeiros forneçam laudos técnicos onde constem que os prédiosonde se realizam reunião de pessoas, tenham Plano dePrevenção, com a colocação de extintores de Incêndios, portasde entrada e saída com medida padrão, entre outras exigências.

Face a isto todas as comunidades do interior terão que se adaptara estas novas normas, aliás, também os prédios públicos deverãocumprir tais determinações.

Como os valores são muito elevados, os edis do PMDB queremque a Prefeitura assuma tais despesas, a fim de não penalizarainda mais as comunidades, que vivem com dificuldades atémesmo para realizarem as suas festas.

PLANO DE PREVENÇÃOA INCÊNDIOS

O bueiro localizado na linha docordão de calçada da Rua FranciscoLapinscki continua aberto desde quea tubulação foi feita, passando pelasterras da família Coser.

Não somente o bueiro, masmuitos dos canos que dão acessoao mesmo, ainda estãodescobertos. Quem sabe a prefeituramunicipal conclui esta obra que searrasta há mais de um ano?

Os trabalhos foram iniciados nogoverno anterior.

BUEIRO CONTINUA IGUAL

A Voz do CampoPor Rudi Bagnara*

* Rudi é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e bacharel em Direito.

Olá caros leitores. Um fato que me marcoumuito, foi a recente visita feita do Papa Franciscoao Brasil. O comportamento do Santo Padre foium exemplo para muitas autoridades, uma vez que,sem medo do povo, andou no meio deles, visitoufavelas, abençoou todas as religiões e nos mostrouo que significa ser humilde.

O Papa mostrou ao Brasil e ao mundo como éque se faz um verdadeiro líder. Os gestos dehumildade do Santo, podem ser comparados comos dos nossos agricultores, que trabalham de sola sol, gerando a riqueza que alimenta os cofrespúblicos e a mesa de todos. Não cobram nada evivem de chapéu na mão pedindo ajuda.

Outro fato que não pode passar desapercebido

BONS E MAUS EXEMPLOSé no nosso país vizinho, o Uruguai, quese classifica em primeiro lugar em educação daAmérica Latina. O presidente recebe vinte e oitomil reais por mês e doa 90% para instituições decaridade. Anda de ônibus e não explora quemtrabalha. Bem ao contrário de muitos dos nossospolíticos, que sempre estão pensando neles, emseus benefícios e garantias. Quando sãocandidatos prometem tudo e se comportam comocordeiros, quando na verdade são leõescarniceiros. Muitos deles, numa festa, dão ao povoa massa do bolo ficando com todo recheio.

Um grande abraço a todos os pais pelapassagem de seu dia.

Por cinco votos a três, foi aprovada a Resolução proposta pelosvereadores do PMDB, que determina a realização de uma sessãomensal em todas as comunidades do interior.

O projeto teve os votos favoráveis dos vereadores AlexandreFávero, Remir Bagnara, Jucélia Dachery, Jandir Michelon e davereadora Luciana Dachery.

Os vereadores Ilto Michelon, Elton Troian e Aline Belline foramcontrários à realização das sessões no meio rural.

Segundo os proponentes há muito tempo vem sendo feito projetospara permitir que a Câmara faça tais reuniões, considerando asdificuldades que as pessoas tem para vir a cidade a noite assistiras reuniões na casa do povo.

Os locais onde as reuniões vão ocorrer serão de livre escolhados vereadores e terão que ser aprovado pelo plenário.

APROVADARESOLUÇÃO QUE

PERMITEREALIZAÇÃO DE

SESSÕES DA CAMARANO INTERIOR DO

MUNICIPIO

O Prefeito municipal informou aos vereadores do PMDB que asaibreira adquirida pela Prefeitura por 61 mil reais localizada naLinha Tenente Fialho está ativa, e que apesar da escassez dematerial no local, ainda continuam tirando saibro de lá.

Segundo informações, no local não haveria mais saibro. Diz-se que o valor da compra teria sido um absurdo.

O prefeito não informou o nome do vendedor da área.

SAIBREIRAATIVA?

Page 6: Esperanca ago 2013

JORNAL ESPERANÇA WWW.ESPERANCA.JOR.BREDIÇÃO FECHADA EM 28/08/2013 ÀS 21:00

6 GERAL

FESTA DO PADROEIROMais uma vez a comunidade se une sob a

coordenação do Pároco Pe. Luiz Possebon edos festeiros responsáveis em promover a festado Padroeiro São João Batista, e o resultado foiuma festa ímpar , com participação maciça eanimada da comunidade local e de municípiosvizinhos . Foram dias de oração e de muitaanimação e o resultado financeiro positivo éconsequência do empenho de todos queestiveram à frente dos trabalhos e da comunidadeque não se omitiu e deu sua contribuição. OPároco esteve visitando e abençoando cada umadas casas dos moradores de VespasianoCorrêa. O lucro da festa foi de R$57.030,01.

Os festeiros agradecem a todos que auxiliaramnas muitas atividades que uma festa deste portecomporta.

NOVASCONSELHEIRAS

As novas conselheiras tutelares Tamara Sordi,Jucilene Pasqualetto, Cátia Michelon, JovieleSperotto e Alessandra Roman assumiram oConselho Tutelar de Vespasiano Corrêa, no dia1º de agosto deste ano.

O mandato das Conselheiras será para obiênio 2013/2015 e o atendimento ao público seráde segunda a sexta-feira, junto à Prefeitura Mu-nicipal, das 8 às 17 horas, fechando ao meio-dia.

Durante a noite, haverá um plantão pelotelefone celular 9133-0700, inclusive nos finaisde semana. As novas titulares terão aresponsabilidade de atender a toda comunidadeseguinte às determinações do Estatuto da Criançae do Adolescente.

A Prefeitura Municipal de Vespasiano Corrêa,a exemplo do que já fizera em anos anteriores eainda continua fazendo, busca dar incentivos paraque empresas se instalem no município. Já houvecasos de empresas de pequeno porte que,mesmo recebendo ajuda em dinheiro ebenfeitorias, terminaram por não iniciar suasatividades, ou iniciaram mas foram emborameses depois.

O certo é que o município tem priorizado estasajudas, em alguns casos sem nem procurarsaber a história das empresas e de seusproprietários.

No caso específico da empresa do senhorJoão Vitor Viel, a Cerâmica Viel, a Prefeituraconcedeu um auxilio financeiro através da Leimunicipal nº 1.060 de 2011, no valor de quinzemil reais em materiais de construção para fazerparte do pavilhão, terraplanagem da área, e nocaso de necessitar de energia elétrica, a cedênciade um transformador de 45Kwa. Segundoinformações, a empresa alugou uma área naLinha Dona Isaura. A Lei Municipal que concedeueste auxílio exigia uma série de compromissosda empresa, dentre estes, o de se instalar dentrode um determinado tempo, e neste caso, a partirde 16 de dezembro de 2011, em 60 dias. Ocontrato de ajuda seria pelo tempo de 10 anos.

Pois bem. A empresa não iniciou suasatividades e, inclusive, a Prefeitura ainda lhe deumais um auxilio financeiro no valor de R$ 6.405,07para que tivesse a rede trifásica.

Através de lei, prorrogou o tempo para que aempresa realmente se instalasse, conformecontrato de comodato feito com o município.

InformaçãoDada a demora da empresa em iniciar suas

atividades, o vereador Alexandre Fávero,contando com o apoio de seus colegas debancada do PMDB, requereu que o Prefeitoinformasse sobre as atividades da firma já que,segundo o contrato feito com o município, deveriaser fiscalizado por este.

Este pedido parece que não agradou aoempresário, nem mesmo ao Prefeito, pois oPresidente da Câmara Municipal, vereadorNelson Marcon (PP), remeteu um convite paraque João Vitor Viel viesse dar explicações sobre

a dita empresa. Este pedido do presidente daCâmara, em momento algum foi requerido pornenhum vereador e somente se deu pelo fato deterem sido solicitadas informações que bempoderiam ter vindo por escrito e nada mais.

Mas o governo, por seus vereadores,buscando constranger a bancada do PMDB emesmo o vereador Alexandre, convida umapessoa comum do povo para vir dar explicações,tentando desta forma, arbitraria e abusadamente,invadir a autoridade da Câmara de Vereadores,que não é uma Associação de Moradores, ondetodos podem participar.

A Câmara Municipal é um Poder comautonomia para fiscalizar os recursos públicos,mas parece que o presidente Nelson Marconnunca soube disso e com certeza nunca vai sa-ber, pois se efetivamente tivesse a posição demagistrado, jamais permitiria que tal acontecesse.Mas o pior é que na Câmara, num conviteabsurdo, imoral, ilegal e ditatorial, o empresáriose fez representar por seu preposto, o senhorTiago Manoel Ferreira Michelon, filho do vereadorIlto Michelon, a quem ardilosamente foi dadotempo para se manifestar, como se a CasaLegislativa fosse um boteco, onde todos podemdizer o que querem.

O que ele disse?Falando em nome da Cerâmica, agora com

novo nome, Sulcer, disse que ela tem quatroempregados, sendo um de Vespasiasno Corrêae os outros de Encantado. Disse que os trabalhosda Cerâmica iniciaram em 30 de abril deste ano,e que ela produz tijolos, e ainda, que pretendeficar na cidade produzindo.

Também o filho do vereador Ilto disse que aempresa está aberta com seus portões azuistodos os dias, menos nos finais de semana, eisto poderia ser uma dificuldade para os que nãomoram na cidade - fazendo com isso uma ilaçãoprovavelmente para atingir ao vereador AlexandreFávero, ou mesmo ao colega Elto Troian, do PP.

Nesta reunião o vereador Remir Bagnara fezalguns questionamentos sobre o estranhoprocesso produtivo da empresa, que faz asecagem do tijolo em Vespasiano, e o cozimentoem outro município, depois do qual o tijolo voltapara cidade de origem.

Vida passadaO vereador Alexandre Fávero, em seu pro-

nunciamento nesta mesma sessão, disse quenada tem contra o empresário João Viel, masque tem se preocupado com a doação de dinheiropúblico para amiguinhos. Disse que dada ademora (quase dois anos), pediu explicações aoPrefeito. Falou dos seis processos que a empresaresponde junto à Justiça do Estado e à JustiçaFederal, onde inclusive, o Senhor João Vitor Vielfoi condenado a um ano e dois meses de prisão,revertida em prestação de serviços àcomunidade, uma hora por dia por sete meses,além de pagar uma multa de dois mil equatrocentos reais, por ter praticado crimesambientais.

Disse ainda que o Ministério Público Federalpediu a condenação do réu pelos crimespraticados, questionando a Prefeitura que nãoinvestigou a vida passada da empresa e de seuproprietário, dando-lhe dinheiro público para umempreendimento que demorou para sair.

Abuso de autoridadeMas o mais grave desta situação é o fato de o

presidente da Câmara ter mandado um conviteao empresário para dar explicações, quando

quem deveria fazê-lo era o prefeito. A vinda dopreposto de João Viel na Câmara, sendo ele filhode um vereador do PP, e sendo ele tambémfiliado ao partido, teve conotação política epartidária, não se podendo admitir que tal praticaaconteça.

O presidente deveria agir com isenção, aliás,situação esta que certamente não vai acontecer,pois se isso continuar, daqui a muito pouco tempoa Câmara Municipal, que não é uma associação,um clube, e sim um PODER, vai virar a Casa daMãe Joana, onde todos podem dizer o quequerem e fazer o que bem entendem.

Claro que, neste caso, essa decadência devalor do Legislativo terá a guarida do presidenteNelson Marcon, que segundo disse o vereadorAlexandre, “não tem conhecimento e muito menoscompetência para saber o que significa ser umvereador de verdade”.

Segundo se soube, o próprio Fáveroencaminhou oficio ao Ministério Público Eleitoralem Porto Alegre, explicitando a situação havidanaquela sessão e o que pode ocorrer se este fatose repetir. Neste caso, a falha e a arbitrariedadese deu por ação do vereador presidente, que nãosoube respeitar o poder que atualmenterepresenta.

Este fato é uma vergonha.

PRESENÇA DE EMPRESÁRIO NA CÂMARA ACONVITE DO PRESIDENTE É ILEGAL E ABUSIVAEmpresa fica de abrir em 2012, abre só em 2013, vereadores pedem uma explicação do prefeito para este “fenômeno”, e o pedido é encarado como se fosse

uma coisa absurda: empresário com passado controverso recebe dinheiro da Prefeitura e é chamado para dar explicações na Câmara.

O deputado estadual Edson Brum, presidente da Comissão deAgricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia do Estado,requereu a realização de audiência pública envolvendo as comissõesde Educação e Direitos Humanos, para discutir a possível aprovaçãode emenda ao PLC 103/2012. Tal emenda diz que, a partir de 2016, asAPAEs de todo o Brasil parem de receber reursos do FUNDEB. Naprática, isso acabaria com estas entidades. Os atuais alunos querecebem atendimento pelas APAEs em educação especial, segundo atal emenda, iriam para as escolas normais. O que, do ponto de vistapedagógico, será um desastre, segundo especialistas. Brum requerque sejam convidados integrantes dos Conhelhos Estadual e Federalde Educação, e do Senado e Câmara Federal, onde o projeto tramita.

“Sempre fui favorável à manutenção das APAEs, pelos relevantesserviços que prestam à sociedade”, disse o deputado.

EDSON BRUM REQUER AUDIÊNCIAPÚBLICA SOBRE AS APAES

Page 7: Esperanca ago 2013

Edição nº 17 - Abril de 2010ANO 5 - EDIÇÃO Nº 57 - AGOSTO DE 2013 [email protected]

7OPINIÃO

01 - Elias Pedretti, Elza M. tremarin, Zulmiro Invernizzi, Ademar Canal, Ejurema Scottá,Alex M. Bordignon, Nelio Marcon, Maurici Laval, Dinorah M. Pedretti

02 - Justina R. M. Gavineski, Adriana Pedretti

03 - Alcindo Girolometto, Volmir Salini, Evandro Invernizzi, Luiz A. Cenci, Ana PaulaParmigiani, Marilei F. Simoni, Renir Michelon

04 - Susana Bettu, Luiz Cordazo, Mairi Coppini, tatiane Weber, Leonir Kunzler

05 - Cassiano faggion, Silvio Michelon, Lucas Simoni, Guilherme Pezzi, Susana F. prior,Maria C. Báo, Hort~encia A. V. Marchetti, Irdinei Marchetti

06 - Ironi G. Pereira Tremarin, Ladi Michelon, Adair Sessi, Simone Tremarin, TerezinhaP. Belini, Ademir Sessi, Jurema M.C.Alessi, Jose L. Fachinello

07 - Albino D. Marina, Elise F. Gheno, Guilherme da Cunha, Izalino Invernizzi, ValdemirPertile, Marildo Marin

08 - Arilde R. Gavineski, Zulmir A. Michelon, Janete Tomiozzo, Vilma M. Capitanio,Vinicius Frescki

09 - Cassiano Bagnara, Irma S. Sessi, Tais Pedretti, Ana M.S. Freschi, Elza F. Dachery,Nelsindo Casagrande, Wagner Volpato, Ana M. Pedretti, Rodolfo D. Gonçalves, MariaFátima Giron

10 - Luci Faggion, Rafaela Dachery, Lisanio Volpato, João C. Salvagni, Cleusa M. daSilva, Robersosn A. Rizzi, Luciana Invernizzi

11 - Robson F. Rolim, Gladis A. Roman, Antonio Salini

12 - Alessandra Marcon, Maria de Lourdes Michelon, Dolores Hendges, Zenilda F.Bagnara, Adair Sperotto, Genuino Mezaroba, Moises Gavineski, Vicenzo F. Longhi

13 - Ricardo Belotti, Deniz A. Girardi, Vinicius Morás, Diego G. Pezzi, Neila Gasperini,Diego Borsatto

14 - Domingos Frozza, Luis Augusto Marcon

15 - Edvino Kuffel, Pedro Portaluppi, Tersila Z. M. Bao, Alcindo Marques, Ari Donatti,Delcir T. Morás, Clorinda Mezaroba, Carmela A. F. Merlo, Luiz Simoni, Solange S.Marin

16 - Antonio Báo, Paulo J. Kales, Catarina Z. Sberse, Andreia Zilio, Angelica R. Bertamon,Juliane Mezaroba, Axel A. Kuffel

17 - Paulo Donatti, Mauricio da Ross, Roberto C. Bagnara, Cleo R. tremarin, GeninhoMerlo, Marciane Z. Kuffel, Aristides Giroldi

18 - Delesia Salini, Inês B. Girardi, Rita M. Michelon, Luiz Casagrande, Vitor H. Canal,João Carlos Laval, Iva F. Kunzler, Lucilene B. Rios, Gilmar Todescato, Zulmir Alessi

19 - Clauri M. Kuffel, Carlos Simoni, Darci P. Fernandes, Darlan G. da Silva, FabianeSimonaggio, Denise G. da Silva, Vitorino Bao, Gustavo Giroldi

20 - Adilson Saurin, Adriana Gnoato Volpato, Alfeu D. Tremarin, Vanir P. Gracioli, FlavioMarcolin, Marcos Riedi, Micheli Bortolon, Sidinei Girardi, Zenor Faggion, Antonio Pegorer,Angelo Dalmagro

21 - Neiva C. Michelon, Leandro R. tremarin, Luciana Invernizzi, Arlete T. G. Borsatto,Sandra M. Michelon, Reni Pezzi

22 - Gentilia M.C.Ballerini, Simone R. Michelon, Valdomiro Michelon, Jose Bagnara,Adriano Marina, Lucila Saurin

23 - Ademir Bertamon, Pedrinho Michelon, Roberto Merlo, Mauricio Salini, Eli J. Belini,Jose J. Belini, Joel Girardi

24 - Luiz A. Salini, Carlos Junior Riedi, Ivanir R. de Melo, Luis C. Barossi, Luica T.Marasca, Neusa D. Steil

25 - Daniel A. Rodrigues, Elisete Cassanelli

26 - Albino Invernizzi, Carla Michelon Coletti, Rovania Bagnara, Solange Brandão, AlbinoInvernizzi, Ader Finatto, Teresinha da Silva

27 - Nilze B. G. Finatto

28 - Nelio Araldi, Debora G. da Silva, Marcelo Portaluppi, Dirceu Rosolen, Fabiano Pedretti,Lindomar Fachinello

29 - Angela M. Gugel, Lourdes Zanon, Alice M. Salini, Marlene Pezzetti, Tatiane Zanuzzo,Marco A. Wizenmann, Neusa Ferreira, Cristaine M. Báo, Miguel Zanon, Sergio Visnheski,Valmor M. Garcia

30 - Jurema M. Kuffel, Adriana R. salini, Rangel Scottá, Jennifer da Cunha, ZeliaR.B.Invernizzi, Adolfo Marina, João C. Girardi, Paola Silveira dos Santos

Setembro

Palavra de mulherPor Maria Claudete VicariBaldo*

BUROCRACIA:A QUEM INTERESSA?

* Claudete é professora do I. E. E. Monsenhor Scalabrini - Encantado.

Calendário de Eventos

É lamentável a quantidade de informações e de documentos necessários nahora de solicitarmos e/ou efetivarmos qualquer coisa. É tanto papel , tantoscarimbos, tantos setores e consequentemente tanto custo, que dá vontade dedesistirmos no meio do caminho.

Para solicitar algo não basta pedir, é preciso requerimento; para conseguiralgo, além de uma espera interminável, é necessário entregarmos uma pilha depapéis, todos carimbados, com firma reconhecida, uma boa parte deles dizendo amesma coisa só com outras palavras.

Quando pensamos que tudo está encaminhado, novas solicitações e o tempo,a paciência e a boa vontade das pessoas se esgotando. A quem interessa issotudo? Como chegamos a esse ponto? Por que inventaram tanta papelada?

Primeiro, porque criaram muitos órgãos para empregar muitas pessoas ecada um precisa mostrar serviço ; segundo porque as falcatruas são tantas que aspessoas encarregadas ficam inseguras ao registrar e/ou entregar algo a alguém.

Por isso são criados mecanismos para tentar deixar tudo as claras , para nãoprejudicar ninguém. Mas a quantidade de papéis solicitados tem evitado asfalsificações, os roubos, a corrupção, os desmandos?

Pelo que vimos diariamente, os safados continuam falsificando, enganandoe as pessoas de bem continuam correndo de setor em setor para atender asexigências burocráticas e concretizar algo.

Uma pesquisa recente aponta que 80% da população brasileira é contra aburocracia, quer a simplificação de documentos e de exigências. Pensamos que énecessário sim comprovar quem somos e o que queremos mas que isso não setorne um pesadelo cada vez que precisarmos fazê-lo.

Também é de fundamental importância que, em cada setor quecomparecermos, encontremos pessoas, atendentes dispostos a dar informaçõesclaras, precisas, numa linguagem simples, acessível a toda a população. “O papelpassou a ter maior valor que a palavra porque o homem deixou de ser confiável”.

Dia 04 (sexta)

Dia 05 (sábado)

Dia 06 (domingo)

Dia 13 (domingo)

Dia 19 (sábado)

Dia 20 (domingo)

Dia 26 (sábado)

Programação do Município - Sede

Programação do Município - Sede

Programação do Município - Sede

Festa de Nossa Senhora Aparecida - Linha Rui barbosa

Jantar Dançante e Baile Regional de 3a Idade - Linha

Santo Antonio

Festa de Nossa Senhora Aparecida - Linha Alegre Baldo

Encontro Alunos e Ex-Alunos da Escola Estadual - Sede

Setembro

Page 8: Esperanca ago 2013

JORNAL ESPERANÇA WWW.ESPERANCA.JOR.BREDIÇÃO FECHADA EM 28/08/2013 ÀS 21:00

8 ESPECIAL

Gelson Michelon, fazendo sucesso. A foto éde amigos que não resistiram e registraram omomento para a posteridade.

SEDUÇÃO!

DEPUTADO VISITA VESPASIANO CORRÊA

O Deputado Federal Alceu Moreira do PMDB, esteve visitando Vespasiano Corrêa. Encontrou-se com lideranças locais do partido e vereadores. Naoportunidade, fez um balanço do trabalho realizado na Câmara Federal, abordando questões sobre a reforma política e eleitoral. Os vereadores do PMDBsolicitaram que Alceu Moreira propusesse algumas emendas parlamentares na Câmara Federal, visando auxiliar o município. O encontro ocorreu na casa dovereador Alexandre Fávero, no centro da cidade.