ciências biológicas - complemento.veja.abril.com.br · ... o controle de pragas; e, o desenvolvi...

3

Click here to load reader

Upload: votruc

Post on 08-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ciências BiOlógicas - complemento.veja.abril.com.br · ... o controle de pragas; e, o desenvolvi - mento de técnicas de ... de pesquisas em reservas naturais, ... o devido reconhecimento

121

ciências BiOlógicas

As opiniões são unânimes: Ciências Biológicas é uma das grandes profissões do futuro. O estudo da vida em suas diferentes formas; a análise dos seres nos seus vários níveis de organização, desde genes, células e órgãos (plantas e animais); as estruturas dos ecossistemas; o controle de pragas; e, o desenvolvi-mento de técnicas de biotecnologia nas áreas da saúde e agricultura - tudo tem contribuído para aumentar consideravelmente a procura por profissionais. É claro, também, o papel dos biólogos para assegurar a manutenção da biodiver-sidade, hoje considerada uma das maiores riquezas de uma nação. Vale, ainda, salientar a atuação do biólogo na recuperação de áreas degradadas e no manejo da fauna e flora, atividades que também estão em alta, graças à evidência que a questão ambiental adquiriu. Devido à amplitude do campo de atuação, abran-gendo saúde, engenharia, genética, microbiologia, agronomia e meio ambiente, é uma das carreiras mais procuradas: a proporção varia de 20 a 60 candidatos por vaga nas melhores universidades.

“Os jovens costumam ser fascinados principalmente pelas áreas de Biotecno-

ciências BiOlógicasÉ preciso ser uma pessoa curiosa, crítica,

interessada na natureza e nos seres vivos em geral

Page 2: ciências BiOlógicas - complemento.veja.abril.com.br · ... o controle de pragas; e, o desenvolvi - mento de técnicas de ... de pesquisas em reservas naturais, ... o devido reconhecimento

Escolha Certa! As profissões do século 21122

logia, em decorrência do crescimento que elas têm apresentado nos últimos 20 anos”, constata o professor Marcílio de Almeida, coordenador do curso de graduação em Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). Mas após os primeiros semestres de graduação, observa-se uma intensa migração dos alunos para as áreas básicas, como Ecologia, Botânica e Zoologia, “atraídos especialmente pela possibilidade de desenvolvimento de pesquisas em reservas naturais, o que nos agitados dias atuais, sem dúvida, é um convite tentador”, acredita Almeida.

Quem pretende seguir Biologia precisa ser uma pessoa curiosa, crítica, inte-ressada na natureza e nos seres vivos em geral, tudo isso aliado a habilidade manual, paciência e conhecimento para ler num terceiro outro idioma, além de dominar o inglês, de acordo com o perfil traçado por Priscila Guimarães Otto, coordenadora do curso da Universidade de São Paulo. Além disso, fará a esco-lha certa o aluno que gostava das aulas de Ciências Biológicas no ensino mé-dio e obtinha boas notas nas disciplinas correlatas, como Botânica, Zoologia, Citologia, Genética e Ecologia. Precisa também ser dotado de espírito inves-tigativo, querendo sempre entender como ‘as coisas’ funcionam. No curso, o aluno estudará, entre outras matérias, princípios de sistemática e biogeografia, fauna, flora, microbiologia, história da ciência, estatística, biologia celular, bio-química, física, fundamentos de geologia e paleontologia, biologia molecular, biotecnologia, epidemiologia.

Para exercer as atividades de pesquisa, prestação de serviços, consultoria, ela-boração de laudos e pareceres nas áreas de meio ambiente, saúde e biotecno-logia, o profissional precisa estar registrado no Conselho Federal de Biologia e ser especialista numa delas, esclarece Maria do Carmo Brandão Teixeira, presidente da entidade que hoje congrega cerca de 50 mil profissionais. A profissão pode ser exercida tanto em instituições públicas — universidades, escolas de ensino médio e fundamental, centros de pesquisas e laboratórios — como em empresas privadas, ou seja, em qualquer organização que necessite de um profissional que conheça a parte viva da natureza (animal e vegetal) e em estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior.

Há, ainda, campo para o empreendedorismo, com a criação de biofábricas

É preciso ser uma pessoa curiosa, crítica, interessada na natureza e nos seres vivos em geral

Page 3: ciências BiOlógicas - complemento.veja.abril.com.br · ... o controle de pragas; e, o desenvolvi - mento de técnicas de ... de pesquisas em reservas naturais, ... o devido reconhecimento

123

pelo próprio pesquisador. Mas como em toda carreira em ascensão, a disputa pelo mercado de trabalho é muito acirrada, obrigando o profissional a manter--se atualizado, sendo praticamente obrigatória a realização de pós-graduação. Na opinião da coordenadora do curso na USP, as perspectivas para a área de Biologia “dependerão do interesse e da vontade política dos governos e da sociedade de investir na preservação do planeta, na procura de soluções para doenças e na educação”. Mais otimista, o coordenador do curso da Esalq prevê que a Biologia terá o devido reconhecimento num futuro próximo, tanto na área da pesquisa como na do ensino. “Para que a Medicina, a Agronomia e a Farmácia, entre outras ciências consideradas essenciais para a vida na Terra, possam progredir, será indispensável trabalhar-se de forma interdisciplinar, o que abre uma grande porta para o biólogo”.