casos práticos ii processo civil ii

2
CASOS PRÁTICOS II Para cada uma destas situações 1 indique: a. O tipo de acção (art. 10.º) b. O pedido c. A causa de pedir (é útil o art. 581.º/4) d. O valor da causa (art. 296.º ss) e. A forma de processo (art. 546.º e DL 269/98) 1. A instaura contra B uma acção de divórcio, alegando a violação do dever conjugal de fidelidade. 2. A celebra um contrato de compra e venda de uma casa de férias com B, no valor de €3.500, procedendo ao seu registo. Nesse Verão, ao chegar à casa, percebe que esta está ocupada por C, que se recusa a sair. Assim, A instaura contra C uma acção de reivindicação do imóvel. 3. A instaura uma acção de cumprimento de um contrato pelo qual se obrigava a pintar um quadro e B pagaria o valor de €9.000. Entregue o quadro, B recusa-se agora a pagar. 4. A celebrou com B um contrato-promessa de compra e venda de um imóvel no valor de 50.000 euros, o qual foi incumprido por este último. A, promitente-comprador, requer a execução específica do referido negócio jurídico. 5. Na sequência de um acidente de viação, A intenta contra B uma acção judicial na qual pede uma indemnização pelos danos sofridos, no valor de 14.970 euros. 6. A, construtor civil, celebrou com B um contrato de empreitada. Tendo em conta que A não cumpriu o negócio jurídico, B instaurou uma acção judicial pedindo uma indemnização pelos prejuízos sofridos no valor de 3.740.98 euros. 1 Os casos 1 a 6 são adaptados de SILVA, Paula Costa e; Paula Meira Lourenço; e Sofia Henriques, Direito Processual Civil I – Elementos de Trabalho, Vol. I, AAFDL, Lisboa, 2006, pp. 17 e 18.

Upload: soraia-batista

Post on 13-Nov-2015

17 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Casos Práticos II Processo Civil II

TRANSCRIPT

Casos Prticos II

Para cada uma destas situaes[footnoteRef:1] indique: [1: Os casos 1 a 6 so adaptados de Silva, Paula Costa e; Paula Meira Loureno; e Sofia Henriques, Direito Processual Civil I Elementos de Trabalho, Vol. I, AAFDL, Lisboa, 2006, pp. 17 e 18.]

a. O tipo de aco (art. 10.)b. O pedido c. A causa de pedir ( til o art. 581./4)d. O valor da causa (art. 296. ss)e. A forma de processo (art. 546. e DL 269/98)

1. A instaura contra B uma aco de divrcio, alegando a violao do dever conjugal de fidelidade.2. A celebra um contrato de compra e venda de uma casa de frias com B, no valor de 3.500, procedendo ao seu registo. Nesse Vero, ao chegar casa, percebe que esta est ocupada por C, que se recusa a sair. Assim, A instaura contra C uma aco de reivindicao do imvel.3. A instaura uma aco de cumprimento de um contrato pelo qual se obrigava a pintar um quadro e B pagaria o valor de 9.000. Entregue o quadro, B recusa-se agora a pagar.4. A celebrou com B um contrato-promessa de compra e venda de um imvel no valor de 50.000 euros, o qual foi incumprido por este ltimo. A, promitente-comprador, requer a execuo especfica do referido negcio jurdico.5. Na sequncia de um acidente de viao, A intenta contra B uma aco judicial na qual pede uma indemnizao pelos danos sofridos, no valor de 14.970 euros.6. A, construtor civil, celebrou com B um contrato de empreitada. Tendo em conta que A no cumpriu o negcio jurdico, B instaurou uma aco judicial pedindo uma indemnizao pelos prejuzos sofridos no valor de 3.740.98 euros. 7. A instaura uma aco de investigao de paternidade contra B.8. A celebra um contrato de arrendamento de durao limitada de 5 anos com B, sendo que a renda acordada era de 1.000 euros por ms. Ao fim de 6 meses, B deixou de pagar as rendas, pelo que, uns meses depois, A prope contra ele uma aco de despejo por falta de pagamento de 3 meses de renda.9. A celebra com B um contrato de compra e venda de uma casa, pois este mostrou-lhe documentos e brochuras que demonstravam que o local onde o imvel se situava era despoludo e seguro. Vindo a perceber, uma semana depois, que tinha sido enganado, A prope uma aco contra B, pedindo ao tribunal a anulao do contrato com base em dolo.