boas praticas de ensino

1
Boas praticas de ensino, pensadas para propiciar condições de aprendizagem que não excluam nenhum aluno; de educadores que buscam dar respostas às necessidades educacionais especiais valorizando as diversas formas de aprender, compreender o mundo e dar significado a ele. Sabe-se que não existe um caminho pronto e que basta percorrê- lo, mas que somente a partir da compreensão das necessidades presentes e da efetivação de políticas que resultem nas mudanças exigidas pela sociedade, poderá se concretizar, em cada município, a inclusão educacional. É necessário que cada sistema de ensino dê sequência à investigação, referente à inclusão e à exclusão na educação, considerando os indicadores de acesso, permanência e progresso dos alunos na escola, bem como, aprofunde sua compreensão acerca do processo de escolarização, tendo como referencia o acolhimento, o planejamento colaborativo, o acesso ao circulo e o atendimento às necessidades educacionais especiais. O que antes muito era visto, é que escolas que recebiam alunos com NEE tendo em vista o processo de inclusão, mas estes eram direcionados a salas isoladas dos outros alunos da escola, denominadas de salas especiais. Esta iniciativa lhes possibilitou freqüentar a escola, mas afastados das salas regulares socializar-se com os outros se tornava impossível.

Upload: otavio-brown

Post on 24-Jan-2017

158 views

Category:

Economy & Finance


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boas praticas de ensino

Boas praticas de ensino, pensadas para propiciar condições de aprendizagem que não excluam nenhum aluno; de educadores que buscam dar respostas às necessidades educacionais especiais valorizando as diversas formas de aprender, compreender o mundo e dar significado a ele.

Sabe-se que não existe um caminho pronto e que basta percorrê-lo, mas que somente a partir da compreensão das necessidades presentes e da efetivação de políticas que resultem nas mudanças exigidas pela sociedade, poderá se concretizar, em cada município, a inclusão educacional.

É necessário que cada sistema de ensino dê sequência à investigação, referente à inclusão e à exclusão na educação, considerando os indicadores de acesso, permanência e progresso dos alunos na escola, bem como, aprofunde sua compreensão acerca do processo de escolarização, tendo como referencia o acolhimento, o planejamento colaborativo, o acesso ao circulo e o atendimento às necessidades educacionais especiais.

O que antes muito era visto, é que escolas que recebiam alunos com NEE tendo em vista o processo de inclusão, mas estes eram direcionados a salas isoladas dos outros alunos da escola, denominadas de salas especiais. Esta iniciativa lhes possibilitou freqüentar a escola, mas afastados das salas regulares socializar-se com os outros se tornava impossível.