afolha edição 339

8
ALVORADA, 12 A 18 DE MARÇO DE 2012 - ANO XVI - Nº 339 - R$ 1,00 A FOLHA ONLINE TODA SEMANA A MELHOR INFORMAÇÃO www.tv-alvorada-rs.com ACESSE PARTIDOS OUVEM SUGESTÕES DA COMUNIDADE PARA PLANO DE GOVERNO PARAJERGS chega a terceira edição Evento aconteceu dia 11 abril, nas dependências da Sociedade União. PÁGINA 4 SAIBA TUDO SOBRE A NOTA FISCAL ELETRÔNICA PÁGINA 4 Aconteceu na noite de 11 de abril a primei- ra plenária para cons- trução do plano de go- verno do PTB e dos partidos que assinaram em março o documen- to batizado como Car- ta de Alvorada, com vis- tas as eleição de 2012. A atividade foi reali- zada nas dependênci- as da Associação dos Moradores do Passo da Figueira e reuniu dezenas de pessoas que participaram dando suas sugestões e mos- trando seus anseios. A plenária com a co- munidade é resultado de um trabalho interno dos partidos para ali- nhar as práticas para formar um novo modelo de gestão, que busca aumentar a qualidade dos serviços prestados a população. Sugestões podem ser enviadas através do site www.alvoradadofuturo.com.br, onde encontra-se um formulário para que o cidadão possa escolher o segmento que quer opinar.

Upload: tv-alvorada-rs

Post on 01-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Afolha Edição 339

TRANSCRIPT

Page 1: Afolha Edição 339

ALVORADA, 12 A 18 DE MARÇO DE 2012 - ANO XVI - Nº 339 - R$ 1,00

A FOLHAONLINE

TODA SEMANAA MELHOR INFORMAÇÃO

www.tv-alvorada-rs.comACESSE

PARTIDOS OUVEM SUGESTÕES DACOMUNIDADE PARA PLANO DE GOVERNO

PARAJERGS chegaa terceira edição

Evento aconteceu dia 11 abril, nasdependências da Sociedade União.

PÁGINA 4

SAIBA TUDO SOBREA NOTA FISCAL

ELETRÔNICAPÁGINA 4

Aconteceu na noitede 11 de abril a primei-ra plenária para cons-trução do plano de go-verno do PTB e dospartidos que assinaramem março o documen-to batizado como Car-ta de Alvorada, com vis-tas as eleição de 2012.

A atividade foi reali-zada nas dependênci-as da Associação dosMoradores do Passoda Figueira e reuniudezenas de pessoasque participaram dandosuas sugestões e mos-trando seus anseios.

A plenária com a co-munidade é resultadode um trabalho internodos partidos para ali-nhar as práticas paraformar um novo modelo de gestão, que busca aumentar aqualidade dos serviços prestados a população.

Sugestões podem ser enviadas através do sitewww.alvoradadofuturo.com.br, onde encontra-se um formuláriopara que o cidadão possa escolher o segmento que quer opinar.

Page 2: Afolha Edição 339

2 ALVORADA, 12 A 18 DE MARÇO DE 2012

GERAL

E X P E D I E N T E

T E X T O S A S S I N A D O S S Ã O D E R E S P O N S A B I L I D A D E D O A U T O R , N Ã O R E F L E T I N D O A O P I N I Ã O D O J O R N A L .

VIP EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. CNPJ: 01.329.315/0001-40

Jornal A FOLHA - FUNDADO EM 14 DE JUNHO DE 1996

Redação e Oficina:RUA VEREADOR ARY MÜLLER, 34

PDA. 47 B. MARINGÁCEP 94810-470 - ALVORADA

CIRCULAÇÃO: SEMANAL - A l v o r a d a / R S - ! ( 5 1 ) 3 4 8 3 - 5 3 3 4 / Fax: 3442.0449 E - m a i l : a f o l h a @ g m a i l . c o m

DiretoresNELSON SILVA SANTOSROBERTO SILVA SANTOS

Impressão:TOTALGRAF - NOVO HAMBURGORepr. Comercial em POA: JPD NAIBERTFone: (51) 3266-5016 - Fax: 32665191

Jornalista - REG. PROF. 11159UBIRATAN BANDEIRADiagramaçãoÈVERSON MACHADO KILA

Diretor/EditorPAULO ROBERTO SANTOS

Frente a FrenteCOM A COM A COM A COM A COM A PALAVRADANIEL DA LUZ MACHADO

E por falar em cumprir suas atribuições...

Olá queridos amigos! Gostaria de enviar umfraterno e afetuoso abraço as minhas colegasmerendeiras da Escola Campos Verdes a DonaCecília, Marines, Lisandra, Regina e Evelise quesempre com muito carinho tratam os alunos e anós seus colegas de trabalho. As gurias, comocostumo chamá-las, cumprem com muito esme-ro as suas atribuições.

Até hoje não sei como me surpreendo com os“históricos vacilos” do estado para com seus con-tribuintes. Ninguém aplica mais calotes do que o“estado enquanto poder constituído” a começarpelo descumprimento de premissas constitucio-nais, que na verdade são meramente alegóricase para “inglês ver”.

Por exemplo: O estado brasileiro quis a copado mundo e quem pagará somos nós querendoou não. Nós também pagamos salários abusivosaos representantes públicos que na sua grandemaioria não valem 10% do que recebem, paga-mos as mordomias como 14º salário, auxílio mo-radia, auxílio paletó e outras regalias, sem contaros que metem a mão no erário em causa própria,o que, diga-se de passagem, não são poucos videa pequena quantidade de escândalos noticiadosna mídia sem falar dos que não são noticiados.

Os nobres representantes dos três poderes,pelo menos os que compõe a cúpula, sempre temseus vencimentos respeitados e com os devidosaumentos, além de que seus requerimentos judi-ciais em relação a questões salariais são rapida-mente julgados e mais rapidamente ainda execu-tados as determinações judiciais.

Quando como contribuintes não quitamos asnossas obrigações com o Estado, esse rapida-mente nos executa e oferece condições “suas”para as nossas quitações. Experimente não pa-gar a taxa de água ou luz, certamente você teráde forma rápida a suspensão desse atendimen-to, mas se você for o credor do estado, verá queé mais fácil o Sargento Garcia prender o Zorro doque o Estado te pagar dentro de um tempo hábil.

Eu por exemplo tenho uma causa judicial con-tra o estado, mas pelo andar da carruagem nãosei para quem deixar essa grana, pois não tenhoherdeiros e pela morosidade que a minha causavem sido tratada, começo a duvidar quanto aorecebimento da mesma nessa vida. O estadoabusa do direito de ser “velhaco” e combinandocom a alienação coletiva da sociedade brasileira,será muito difícil que tome atitudes visando omelhoramento.

Com a quantia enorme de dinheiro que paga-mos em tributos e que a sociedade gera, já eramais do que hora de no mínimo duplicarmos aquantidades de servidores no poder judiciário,para que os processos tivessem mais agilidade.Isso é uma questão de boa vontade governamen-tal, dinheiro há para uma quantidade maior deservidores melhorando a justiça principalmentepara quem depende dela.

Se pararem de carregar dinheiro em cuecas,desviar para paraísos fiscais e outras maracutai-as que boa parte de nossos políticos costumamfazer, poderíamos ter uma justiça mais ágil e meperdoem a redundância gramatical, “mais justa”.

Por isso seria interessante que a populaçãose interasse mais de seus direitos, visto que osdeveres nos cumprimos muito bem, e que em lon-go prazo façamos uma faxina no legislativo, sópara começar, escolhendo representantes maiséticos e que visem o bem estar geral e não ape-nas o seu. Desta forma ainda que em longo pra-zo poderemos ter um estado mais harmônico edecente e que faça como as minhas amigas quecitei no enunciado dessa coluna, pois elas assimcomo milhares de cidadãos brasileiros trabalhamcom esmero, palavra esta, que o estado parecedesconhecer.

Avenida Frederico Dihl, 584 !!!!!3483-2909Rua 24, 370 - J. Algarve !!!!!3443-5183

EspEtão CarnEsE MErCado

CORTES ESPECIAIS E TODO TIPO DE CARNESPARA SEU CHURRASCO E PARA O SEU DIA-A-DIA

MAURÍCIORELOJOARIA - JOALHERIAÓTICA

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1759 - Centro - Pda. 46! 3483.4077 / 3044.7877 / 8132.1058

E-mail: [email protected]

30 anos

30 ANOS servindo a comunidade deAlvorada com qualidade, preços e

condições especiais de pagamento.Atendimento personalizado.

A ÓTICA PIONEIRA DE ALVORADA

Homenagem ao Prefeito no seu diaCerca de 50 crian-

ças da Escola NovoHorizonte estiveram noGabinete do Prefeitopara homenagear Car-los Brum, pelo Dia doPrefeito, que é come-morado hoje, 11 deabril.

Acompanhados dadiretora Liliane Braff,da coordenadora peda-gógica Daiane Matos eainda de quatro profes-soras, as crianças en-tregaram cartões, fize-ram perguntas e aindaapresentaram a can-ção “Quando eu olhopra você”, que faz

agradecimentos ao Cri-ador.

As crianças do ter-ceiro ao quinto ano semostraram bastanteatualizadas com assun-tos da cidade. Emanu-el Vinicius Torres de 10anos, estudante doquinto ano, perguntouao Prefeito se realmen-te iria abrir um shop-ping na cidade, e sobrea internet social, quecomeça a ser disponi-bilizada no próximo sá-bado, dia 14.

Após a canção dosalunos, a diretora aagradeceu a acolhida e

se mostrou muito felizpela visita. O prefeitoBrum, distribuiu balasàs crianças que esta-vam eufóricas. A agen-

da ainda prevê a visitade 70 crianças da Es-cola Adventista e umanova turma da escolaNovo Horizonte.

Encontro de capacitação do Projeto Ficando a Par

O Projeto Ficando aPar realizou na terça-feira, (10), no auditórioda Secretaria Municipalde Educação (SMED) o1º Encontro da 7ª Ca-pacitação de Orienta-ção e Educação Sexu-al, para professores daRede Pública de Ensi-no.

Participaram do

evento o coordenadordo Programa de Plane-jamento Familiar, Dar-ci Barth, a diretora degabinete Janice Nunes,representando a Secre-taria Municipal de Edu-cação e Guilherme Gu-terres, representando aSecretaria de Saúde.

O projeto compre-ende uma equipe mul-

tidisciplinar, coordena-do pela ginecologistaobstetra e terapeutasexual Simone Chedid,pelo educador pales-trante e oficineiro emEducação e OrientaçãoSexual, Carlos Rober-to Farias e pela psicó-loga especialista emViolência Sexual Cristi-ne Dorneles.

Contando aindacom a parceria da se-cretaria de Saúde e daEducação a apoio doPrograma de Planeja-mento Familiar e doMunicipal de DST/AIDS. No próximo mêsde julho o projeto com-pletará seis anos deatividades no municí-pio.

Page 3: Afolha Edição 339

ALVORADA, 12 A 18 DE MARÇO DE 2012 3

Pingou e Respingou...O voto ético, responsável e verdadeiro não se

vende, não se troca, não se aluga, não seempresta. Pense bem nisso.

Fazendo o contrário, você estará elegendo umfuturo corrupto que achará que o dinheiro compra

tudo, inclusive você.

PANORAMA

EDITORIAL

Cidadão: político mais humano e conscientePara ser um cidadão polÍtico, não basta estar rigorosamente

em dia com a justiça eleitoral. Não. Para ser cidadão de verdadeé necessário ter consciência política.

E consciência política, por sua vez, não se resume a conhecerbem os candidatos (embora seja crucial) para votar melhor ou, me-lhor dizendo, considerando a realidade brasileira, para votar nomenos pior dos candidatos. Consciência política, significa assumir aresponsabilidade que jamais deixará de ser nossa, já que, constituci-onalmente, “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio derepresentantes eleitos ou diretamente”. Uma vez que nossos repre-sentantes não fazem aquilo que deles esperamos, nos resta então,na medida do possível, o exercício direto desse poder. Mas comofazê-lo? Existem inúmeras maneiras de sermos cidadãos melhores emais conscientes e, dentro de nossa natural limitação individual,buscar esse ideal que é o exercício pleno da cidadania.Vote semjamais esquecer que damos aos nossos representantes um grandepoder: o de decidir sobre questões fundamentais para o nosso bemestar atual e futuro. Nas mãos deles colocamos o poder sobre nós esobre o nosso dinheiro para que, com ele, nos proporcionem maissaúde, melhor educação, maior segurança, lazer, trabalho, etc.

Votar mal ou de maneira inconseqüente nos custa muito caro, em

CHARGE

todos os sentidos. Infelizmente temos comprovado isso reiterada-mente. Seja comprometido com a moral e os bons costumes. Morale bons costumes? Sim. Isso mesmo. É simples. Quem dá a mão apessoas ou a políticos egoístas, hipócritas, ladrões e corruptos, asanguessugas assassinos (roubar dinheiro da saúde é roubar vidas),mostra ser tão mal caráter e egoísta quanto aqueles a quem estádando a mão. É necessário saber se preservar desse mal. Queira esaiba ser diferente. Procure sempre ser uma pessoa melhor, maisdigna. Seja especial e acredite: você jamais estará só! Se tiver oprivilégio de estar trabalhando, trabalhe, mas trabalhe com amor. Sevocê é servidor público, seja o melhor servidor público que puder. Sevocê é empresário ou empregado, seja o melhor empresário ou omelhor empregado que puder. Um grande país só se faz com muitotrabalho. Estude muito, aprenda tudo o que estiver a seu alcance e,de alguma forma, procure usar seu conhecimento e sua profissão aserviço do bem comum. Uma grande nação só se faz com muitaeducação e boa vontade. Para ser verdadeiramente um cidadão étambém necessário saber ser político. Para ser verdadeiramentepolítico e exercer uma política verdadeira, mais do que consciênciapolítica, são necessários consciência e valores humanitários. Seja-mos então, todos e cada um de nós, bons político, pois de mauspolítico, este país já esta saturado.

SAUDE PÚBLICA BRASILEIRA... A saúde pública no Brasil é uma questão que necessita de mais

atenção dos órgãos competentes. A realidade nos mostra um paísdesestabilizado onde as políticas públicas são incoerentes e desres-peitam a sociedade. É vergonhoso ver nossas crianças e idosos mor-rendo em corredores dos hospitais públicos; ora por falta de atendi-mento, ora por falta de remédios. Estamos diante de uma situaçãoonde a vítima desse caos público somos nada mais, nada menos quenós mesmo. Uma reforma administrativa é essencial. Outros pro-blemas que afligem a saúde dos brasileiros são inumeráveis. A faltade estrutura e a super lotação dos postos de saúde e hospitais públi-cos são dilemas que necessitam ser revistas.

...PEDE EMERGÊNCIAO resultado desse serviço de “excelência” de parte de nossos go-

vernantes seja na esfera federal, estadual e municipal, vem sendomostrado constantemente através da mídia. Somos taxados comopaís de terceiro mundo. Mas o povo humilde que sofre com tantasfilas, greves e falta de remédios, merece ser tratados como tercei-ros? Nosso país não é o primeiro, mas pelo menos merecemos umasaúde de primeira, digna de alimentar as esperanças de um povosofredor. Que luta dia-a-dia para pelo menos conseguir uma con-sulta através do SUS. O Sistema Único de Saúde precisa urgente-mente ser reformulado. A sociedade pede emergência.

Torneio Noturno de Futebol SeteA Secretaria Munici-

pal de Juventude e Es-portes (SMJE) está re-alizando projeto-pilotode Futebol Sete, naPraça Central, contan-do com 24 equipes domunicípio, nas catego-rias sub 13, sub 17, fe-minino, com intuito depromover a integraçãoe valorização dos clu-bes, e preparar as equi-pes para outras compe-tições municipais. O

Torneio Noturno de Fute-bol Sete está em sua fase

final. Confira os resulta-dos nos próximos dias.

ESPORTE

Primeira Infância Melhortem dia de formação

A Secretaria Muni-c ipal de Educação(SMED), através doDepar tamento deEducação Física par-ticipou, dia 9 de abril,do dia de formaçãocom os participantesdo Programa Primei-ra Infância Melhor(PIM).

Na ocasião o pro-fessor Giovani Ture-l la , ministrou umaoficina lúdica para os

par t ic ipantes, queenvolveu atividades

de atenção, recrea-ção e ludicidade.

EDUCAÇÃO

Alvorada: Cidade AtivaA Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (SMJE) realizou ativi-

dades esportivas na Quadra do Pradinho no Bairro Umbú, durante asemana que passou com a orien-tação de estagiários de Ed. Físi-ca.

As atividades prosseguem assegundas, quartas e sextas-fei-ras, pela manhã (09h as 11h30)e a tarde (das14h às 16h). Aossábados pela manhã, das 9h às11h30. Inscrições no local e maisinformações pelo fone: 30449151.

Page 4: Afolha Edição 339

4 ALVORADA, 12 A 18 DE MARÇO DE 2012

GERAL

Selma ModasAV. PRES. GETULIO VARGAS, 1592 - PDA. 46 -3483-2121

Porque você merece o melhor

Vestindo a mulher com classe, elegância, bom gosto e preço justo

RUA OSCAR SCHICK, 351 - BAIRRO FORMOSA

! 3442-1711 / 3483-2225Rua Salgado Filho, 2 - Salas 201 a 205Fones: 3483-1090 / 3483-3453

E-mail: [email protected]

Há 33 anos registrando eorganizando empresas em Alvorada

Carlos BrumEscritório Contábil

CRC 34234

Ações municipais de segurança públicaserão mapeadas em censo inédito no país

Levantamento inédi-to no país está sendorealizado no estado naárea de segurança pú-blica. O 1º Censo sobreAções Municipais deSegurança Pública doRS configura-se nabusca catalogar asprincipais iniciativasnos 496 municípios,com foco na prevençãodas violências e da cri-minalidade em âmbitolocal.

Durante a pesquisa,serão mapeados osseguintes pontos: leis;existência ou não deórgão gestor da áreaem cada município;desenho institucionalda política municipal;infraestrutura; orça-mento; impacto do Pro-nasci, do Fundo Naci-onal de Segurança Pú-blica e do RS na Paz;existência ou não doGabinete de GestãoIntegrada Municipal(GGI-M); ações de pre-venção desenvolvidas;existência ou não deTerritório de Paz; tec-nologias de controlesocial aplicadas à se-gurança; perfil dasGuardas Municipais(função, equipamen-

tos, identidade, repre-sentações sociais so-bre segurança pública,entre outros.); existên-cia ou não de FundoMunicipal de Seguran-ça Pública; existênciaou não de ConselhoMunicipal de Seguran-ça Pública ou outra ins-tância de participaçãopopular; existência ounão de Plano Municipalde Segurança (com ousem a participação po-pular).

“Trata-se de um di-agnóstico preciso dosprogramas, projetos eações municipais naárea se segurança pú-blica e também daidentificação de neces-sidades e carências dasociedade contempo-rânea neste quesitoque é prioridade nacio-nal”, comenta o presi-dente da Associaçãodos Secretários e Ges-tores Municipais deSegurança Pública doRS, Eduardo Pazinato.A entidade dá respaldoinstitucional à iniciativa.

O 1º Censo sobreAções Municipais deSegurança Pública dopaís, concebido e im-plementado no Rio

Grande do Sul, estásob a coordenação doNúcleo de SegurançaCidadã da Faculdadede Direito de SantaMaria (Fadisma), como apoio técnico do Ins-tituto Fidedigna.

DADOS INICIAISOs dados devem

ser coletados até junhode 2012. Nos meses dejaneiro e fevereiro foirealizado um levanta-mento em todo o RSpara verificar os conta-tos nos municípios. Aprimeira constatação éque em 29 municípioshá uma área específi-ca para a execução deprojetos voltados paraa segurança pública.

As entrevistas estão

iniciando nas cidades.Os alunos do Curso deGuardas Municipaisem todo o estado tam-bém serão entrevista-dos para, a partir daí,traçar o perfil deste pro-fissional.

DIVULGAÇÃODOS RESULTADOS

Depois da coleta eanálise dos dados,além do Relatório Finalda Pesquisa, a Editorada FADISMA publicarádois livros, com os se-guintes temas: quemsão e o que pensam osSecretários e GestoresMunicipais de Seguran-ça Pública do RS;quem são e o que pen-sam os Guardas Muni-cipais do RS.

Alvorada implantaNota Fiscal Eletrônica

A partir de 1 de abril de 2012 o município deAlvorada inovou mais uma vez na área tecnoló-gica. O sistema de Nota Fiscal Eletrônica de Ser-viços estará disponível para todos os contribuin-tes de Alvorada.

No início, a Secretaria da Fazenda não torna-rá obrigatória a adesão à Nota Fiscal Eletrônica,mas os contribuintes que desejarem, podem fa-zer sua adesão espontânea via requerimento àSecretaria da Fazenda. O requerimento já estádisponível na página da prefeitura, no link abai-xo.

Junto ao requerimento, é obrigatório anexarcopia do contrato social atualizado da empresa,copia do cartão de cnpj (emitido no site da recei-ta federal ) e caso optante do SIMPLES NACIO-NAL, o comprovante desta opção emitido no siteda receita federal.

Para os contribuintes que não desejarem ade-rir à Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, continu-arão a emitir a nota fiscal convencional da formahabitual.

Somente as notas fiscais EMITIDAS duranteo mês de abril terão a obrigatoriedade de escri-turação no sistema SIGISS, inclusive os presta-dores de serviço optantes do SIMPLES NACIO-NAL.

As empresas que tomarem serviços tambémdeverão escriturar essas notas, tendo retençãoou não. O sistema automaticamente indica emque situações e serviços haverá a tributação doISSQN.

As notas emitidas até o último dia de marçodeverão seguir as regras anteriores vigentes naprefeitura de Alvorada.

As AIDOFs também serão eletrônicas a partirde 1º de abril. Tanto a Nota Fiscal Eletrônica deServiços, quanto os novos talões em papel. Anovidade a partir de agora será que as notas depapel, terão o selo de autenticidade de Alvora-da, que permitirá a consulta de autenticidade nainternet também dos documentos de papel.

Não haverá qualquer custo adicional para asgráficas ou contribuintes, pois o selo será dispo-nibilizado diretamente pela Prefeitura. Todas asgráficas que prestam serviço na confecção detalões ou outros tipos de nota fiscal de papel paraos contribuintes de Alvorada, deverão fazer auto-cadastramento no sistema SIGISS.

Os selos de autenticidade poderão ser solici-tados pelas gráficas somente via acesso ao sis-tema, após liberação pelo setor de fiscalização.

Será obrigatória a escrituração de todos osserviços Prestados e Tomados pelas pessoas ju-rídicas cadastradas em Alvorada. Caso sua em-presa seja sediada em Alvorada e não tenha Al-vará, deverá procurar o setor de cadastro pararegularizar a situação e acessar o sistema SI-GISS.

A validade das notas convencionais antigas,sem selo de autenticidade, será até 31 de de-zembro de 2012 conforme decreto 037/2012, queinstitui o sistema SIGISS como o novo gerencia-mento do ISSQN da Prefeitura Municipal de Al-vorada.

Nos primeiros dias de Abril, a prefeiturainiciará a entrega das cartilhas de utilização,contendo o login e senha de todas as em-presas cadastradas no município de Alvora-da. Caso seu cadastro esteja desatualizado,compareça ao setor de cadastro da prefeitu-ra para regulariza-lo e receber seu login esenha do sistema. É necessário apresentarcopia do contrato social, copia do cartão decnpj e, caso optante do SIMPLES NACIO-NAL, o comprovante emitido pela Receita Fe-deral.

Os contabilistas do município de Alvora-da participaram de treinamento especializa-do do sistema, e podem também tirar as dú-vidas de seus clientes.

Alvorada realiza 3ª edição do PARAJERGSAconteceu dia 11

abril, nas dependênciada Sociedade UniãoEsperança o Parajergsde Alvorada. A ativida-de que está na sua ter-ceira edição tem porobjetivo desenvolveratividades para crian-ças com deficiênciasdiversas, altas habilida-des ou transtornos. Naocasião foram desen-

volvidas atividades derecreação, capoeira emusicalidade.

O Parajergs é umaação desenvolv idapela Secretaria Muni-c ipal de Educaçãoatravés do Departa-mento de EducaçãoFísica, tendo o apoiodo CIR, APAE e aOng Vemos com asMãos.

Page 5: Afolha Edição 339

ALVORADA, 12 A 18 DE MARÇO DE 2012 5GERAL

PalavraAmiga

MissionáriaLúcia Heibutcke

EU SOU A VIDA!Por isso é que meu Pai me ama,

porque eu dou a minha vida pararetomá-la. Ninguém a tira de mim,mas eu a dou por minha espontâneavontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordemrecebi de meu Pai.

João10 17 e 18

O SENHOR JESUS é a própriavida sem Ele nada do que foi feito sefez, CRISTO veio ao mundo para nosconduzir de volta ao caminho da vidaeterna.

JESUS é o BOM PASTOR que deu avida por suas ovelhas e consumou asua obra de redenção sendocrucificado entre dois malfeitores,afim de que fossemos perdoados erecebidos por DEUS como filhosamados.

JESUS morreu e foi sepultado, masao terceiro dia ressuscitoupoderosamente para a nossa alegriae salvação. Venceu a morte, subiu aoscéus e esta a direita do PAI,intercedendo por nós. Hoje eu teconvido a aceitar o sacrifício queJESUS fez por todos nós. Abandonara vã maneira de viver e os hábitosmundanos que desagradam a DEUS,a não ter mais a vida dominada pelopecado, mas como filhos numa vidacheia de ESPIRITO SANTO.

EM NOME DE JESUS. AMEM!

Av. Pres. Vargas, 1602 - Pda. 46 - Fone: 3483-1684

CANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHO DA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTERASPADINHAS, REVISTAS,

JORNAIS, TELE-SENA, TRI-LEGALCARTÕES, TELEFÔNICOS.

X E R O XPLANTÃO PERMANENTE

RUA OSCAR SCHIK, 1192

Ver. Zézo

SOLIDARIEDADEA COMUNIDADE TERAPÊUTICA BOM SA-MARITANO, faz um trabalho para recuperarvidas que infelizmente caíram no mundo dasdrogas. Este trabalho usando a palavra deDeus. Cura, liberta e Salva. Para que pos-samos continuar com esta obra precisamosdo seu apoio e da sua ajuda. Visite-nos paraconhecer nosso trabalho na rua São Joaquim,55 Jardim Alvorada, ou ligue e colabore co-nosco com todos os tipos de doações. Fones:3411-6370 com Pastor Arnold ou 9410.0551com esta colunista. Desde já agradeço a suaatenção. Que Deus lhes abençoe.

Mais Educação na Escola Alice de CarvalhoJá Iniciaramas ativi-

dades do ProgramaMais Educação na Es-cola Alice de Carvalho.O Programa é uma es-tratégia do governo fe-deral para a promoçãoda educação integralno Brasil. Neste ano de2.012, sob a coordena-ção da profª LisianeBiscaíno Guedes, oMais Educação na es-cola oferecerá ativida-des de acompanha-mento pedagógico eculturais como: Músicacom a profª GenaínaLemes da Silva, Capo-eira com o profº DanielCosta da Costa, Robó-tica com o profº Rodri-go Borba Ferreira daSilva, Teatro com oprofº Aloísio Dias, Dan-ças Gaúchas com oprofº Alexsandro da Sil-va de Lima, Hip Hopcom o profº MaiconWilliam Peixoto Barce-los e Letramento coma profª Ana Paula Fran-zen Klafke, todos comhabilidades reconheci-das pela comunidade.

Para o sucesso des-ta caminhada foram re-alizadas reuniões, ain-da em março, com osprofessores oficineirose com os pais dos alu-nos que participam dasatividades na escolapara planejamento eesclarecimentos.

Conforme prevê oPrograma pode acon-tecer dentro da escolae em ambientes da co-munidade escolar.Com ciência e aprova-ção da direção da es-cola, a coordenadorado programa Mais Edu-cação, profª Lisianebuscou espaços alter-

nativos dentro da co-munidade escolar paraabrigar a realização dediferentes oficinas, vis-to a grande procura dealunos e a falta de es-paços disponíveis den-tro da escola. Destaforma em um dia dasemana, as atividadesacontecerão no CRASCEDRO, local próximoà escola.

Já no primeiro diade realização do Pro-grama foram atendidas75 crianças do 2º anoa 7ª série. Mas a previ-são é atender cerca de100 crianças já nospróximos dias.

São crianças queestarão mais horas naescola envolvidas comatividades diferencia-das, orientadas e esti-mulantes, aumentandoa sua jornada na esco-la com garantia de maisrefeições diárias, alémde diminuir a chance deficarem ociosos em

casa ou na rua. O Pro-grama também é umaforma de aproximar oaluno da escola, tor-nando-a um ambienteprazeroso e amado,ainda mais neste anoem que a EMEF Profª

Alice de Carvalho com-pleta seus 40 anos deexistência.

É o Programa MaisEducação oportunizan-do perspectivas de umfuturo bem melhor paraas nossas crianças ecomunidade em geral.

Page 6: Afolha Edição 339

6 ALVORADA, 12 A 18 DE MARÇO DE 2012

GERAL

SOLTA! SOLTA O BIXO!TELEFONE: 850.222.76E-MAIL: [email protected]

INFORUM: O LEÃO DE ALVORADAINFORUM: EXÚ DEUSES DA ALEGRIA

COLUNA DE PAI KRATOS DE OGUM

É voltamos ao nos-

so tema que tem causa-do muita polemica maisque até agora nenhumaatitude foi tomada emrelação com a imensaquantidade de luzes queficam ligadas nas esco-las a noite esperandopor uma solução daSecretária da educação,diretores e mais o pre-feito que deveria fazeralgo, mas mantêm o si-lêncio! Porque Será?Bom para o municípiomanter tais gastos?Quem ganha com isso?Acredito que o povo Al-voradense é que não ga-nha nada, pelo contrarioperde ...

Algumas diretorasdas escolas alegam queo culpado é o Canabar-ro que cuida da guardamunicipal da cidade.

Outras alegam que éa Secretaria de Educa-ção que não libera ver-bas e nem exige atitu-des e por ai vai ...

E o prefeito fica quie-tinho parece que nada écom ele, mas quem é amaior autoridade da ci-dade é ele, porque nãopuxa para a si a respon-sabilidade? Queremossaber?

Em entrevista com oCanabarro o mesmo fezdiversas colocações eesclarecimentos osquais confirmam o queeu falo desde o inicio dadenúncia, é um elo queestá sendo mal adminis-trado, pois cada qualbusca um culpado e naverdade todos tem suaparte de culpa.

O Canabarro diz queas escolas na sua gran-de maioria já possuemalarmes e as demaisque falta instalar estãoesperando o aval daSMED pois quem lidacom as verbas é a se-cretária a qual mandaa verba para comprar einstalar facilitando a se-gurança nas escolas.

Desperdício do dinheiro público nas escolas municipais de Alvorada continuaAs outras escolas que

ainda não tem alarmes éfeito rondas e outras pos-suem guardas tudo de-pende da prioridade e danecessidade.

O mesmo deixa claroque as rondas tem au-mentado, exemplo naescola Almira Feijó queem 2010 era de 08 em2011 foi para 30 e paraeste ano a tendência é deaumentar mais ainda..

É a prova que o mes-mo Canabarro, tem feitoa sua parte, ele esclare-ce ainda que não é ne-cessário tantas luzes ,somente o necessáriopara visualizar a entrada,caso precise ingressar naescola se disparar o alar-me.

Fala que muitas esco-las as chaves não ficacom a guarda e eles temque ligar para um outropara que este venha atéa escola.

Fala que a responsa-bilidade é das diretorasdas escolas em apagaras luzes quando termi-nam seus expedientes.

Refletores em qua-dras esportivas não é ne-cessário e não entende oporque utilizam isto , maisnão fica por ai o mesmorelata que não é somenteisto que causa prejuízonas escolas existe ar con-dicionados ao invés deventiladores e por ai vai .

Mais isto não cabe aele e sim a administraçãode cada escola .

O mesmo diz quequando chega o material(alarmes) prontamenteencaminha a sua equipepara organizar a seguran-ça de cada escola .

O mesmo entende asdificuldades da nossa ci-dade, diz que quando as-sumiu a guarda existia di-versos guardas, mais fo-ram se aposentado etc...e não foram supridos ou-tros para as necessidade,mais com o que possuiem serviço faz de tudopara atender a cidade.Logo temos então os de-

vidos esclarecimentosdos fatos, o mesmo Ca-nabarro prometeu quemandaria o material com-pleto para mostrar que osíndices da segurança nacidade tem melhorado nasua gestão, estamos noaguardo.

A entrevista com oCanabarro ficou em maisde 50 minutos devida-mente registrado e emalguns momentos na pre-sença do secretário Vâ-nio Presa .

RESUMO: O desper-dício do dinheiro públiconas escolas é real! é doconhecimento de todos, ea questão final é ninguémfaz nada para sanar oproblema. Vamos terconsciência, vamos terresponsabilidade, vamosaprender a governar, evamos aprender a fiscali-zar o dinheiro do contribu-inte. Somente assim va-mos fazer uma Alvoradade verdade

O PREFEITO ESTÁCOM O PROJETO DODIA DOS ORIXÁS NAMESA E NÃO QUERASSINAR?

É um desrespeito coma nossa religião afro-bra-sileira na cidade, vemosem frente da prefeituraum monumento com os10 mandamentos o quepor lei não pode afinaluma administração quequer pregar ser laica ...

O prefeito deve sersim laico, e com isso tema obrigação de atender atodos os seguimentos re-ligiosos da cidade, comigualdade de direito e res-peito. Mas não é bem as-sim que eu vi meu prefei-to, quando vejo na frenteda prefeitura um monu-mento com os 10 manda-mentos.

Para não haver confli-to de interesse, o senhorentão deve mandar retiraro monumento, pois estoude olho, e o senhor bemsabe que em departa-

mento público é proibidosímbolos religiosos PRIN-CIPALMENTE EM FREN-TE Á PREFEITURA . Ocalendário do dias dosnossos santos é o reco-nhecimento público que acidade deve ter comigualdade de respeito.

Meu prefeito ser laicoé justamente isso tratarcom igualdade a todospor isso peço publica-mente aqui na minha co-luna que respeite a nos-sa vontade assine o de-creto e após encaminhepara á câmara dos vere-adores para ser reconhe-cida como manda a leimunicipal.

Não abra procedênciapara uma nova discus-são? Além de desrespei-tar a constituição, vamosser vitima de discrimina-ção e preconceito publi-camente em período préeleitoral acredito não sernada bom para a sua ad-ministração que prega sersolidária. Concorda?Pois todos sabem que oprojeto está pronto na suamesa e o senhor Tem ocompromisso público nãosó de atender os católicose evangélicos, mas a to-dos ... Entendeu?

Abro aqui um outrodebate que a muito temosconversando também so-bre o feriado do dia 02 defevereiro o qual é o dia deYemanjá. Lembro que éimportante está data tan-to para os católicos quefazem homenagem ánossa senhora dos Na-vegantes, quando paraos afro-brasileiro que cul-tuam Yemanjá.

São dois pontos im-

portantes que trata da féestá na sua mesa logoquero acreditar que nes-te período pense encerraro seu mandato com cha-ve de ouro sem deixaruma herança negativa...OU VAI?

UMA PERGUNTA RÁPI-DA? ALVORADA TEMSEGURANÇA QUALIFI-CADA EM CASO DEASSALTO EM CAIXASELETRÓNICOS?

Uma dica chegoupara mim relacionado asegurança nos caixaseletrônicos espalhadosna cidade como exemploo de dentro da prefeitura,estamos vendo dia á diao crescimento deste tipode assalto, a pergunta éestamos preparado paraeventualidade? Pedimosuma resposta estamosdeixando está perguntaem aberto, espaço temsobrando para os devidosesclarecimentos

Para finalizar estamoschamado o secretário domeio ambiente e o prefei-to para esclarecer porqueuma praça está a váriosanos sem cuidados total-mente destruída e nin-guém aparece para darexplicações nem o secre-tário do meio ambiente elá muito menos o prefeitoque parece que somenteconhece a parada 48.Brevemente irei fazeruma matéria mostrandoos estados das praçasaonde levamos os nossosfilhos para passear, pelodescaso e pela negligên-cia desta administração éuma vergonha ...

PARA FINALIZAR

Meus irmãos Alvora-denses, meus irmãosafros estamos quasechegando á uma eleiçãoaonde vamos ter quepensar continuamosdeste jeito? Ou quere-mos mudar? a escolhaé de vocês, é cada umde vocês que tem o po-der de decidir. Pra mim,Chega de promessas,chega de prometer enão cumprir, chega dearrogância, quero res-peito de quem confie eapostei.

ATENÇÃOPEDIMOS Á

TODOS PARAOUVIREM AGORA

NA RÁDIOAPARECIDA FM

91.3 TODAS ÁSSEXTAS –FEIRASDAS 22HS ATÉ ÁS

00HS , OPROGRAMA DE PAIKRATOS DE OGUM :

SOLTA ! SOLTA OBICHO !

ONDE TRATAMOSDA RELIGIÃO AFRO –BRASILEIRA E DOSPROBLEMAS DA NOS-SA CIDADE E VCS SÃOTODOS BEM VIDOS .POIS AQUI O BICHOPEGA DE VERDADE ...

AVISO A NAÇÃOAFRO-BRASILEIRAE AMIGOS ...

Meus irmãos estouvisitando os templospara conversamos so-bre nossos problemasrelacionados a nossareligião me liguem TEL850 222 76 que iremosjuntos obter êxito.

Page 7: Afolha Edição 339

ALVORADA, 12 A 18 DE MARÇO DE 2012 7VARIEDADES

A VIDARRRRR U B E N SU B E N SU B E N SU B E N SU B E N S L L L L L I M AI M AI M AI M AI M A R R R R R O N D O NO N D O NO N D O NO N D O NO N D O N ( R( R( R( R( R U B I N H OU B I N H OU B I N H OU B I N H OU B I N H O )))))

CONTEXTOS&

CONCEITOS

Meus jovens amigos, ambos na faixados 40 anos, Gisele e Oberdan, recente-mente falecerão, cada um com seus mo-tivos e explicações, cada um com suashistorias de vida. Nesta idade para mimtudo de alguma forma se explica. Mas,não! Não justifica.

Recentemente, ou seja dias atrás, a gran-de atriz e cantora Bibi Ferreira, comemorouno palco cantando seus 90 anos de vida.

E ASSIM, CAMINHA A HUMANIDADE

Vida e morte, lado a lado, mas decidi-damente não somos donos do nosso des-tino, podemos tudo? Nós achamos mui-tas vezes que somos a última bolachinharecheada do saquinho ... Doce Ilusão!

MORRER OU VIVER

Morrer no auge da vida na faixa dos40 anos ou viver serelepe para comemo-rar 90 anos de vida. Isto é o que pode-mos chamar de: Os paradoxo da vida.

A VIDA

Temos que amar a vida em cada se-gundo de vida, seja que faixa de idadeestivermos, pois a vida é bela aos 40 anose aos 90 anos.

Eu estou triste pelos meus amigos,Gisele e Oberdam que tão cedo partirão,mas nos deixaram suas dignidades devida com lembranças.

Cante! Cante! Bibi Ferreira, aos 90 anos,suas canções francesa. Pois se existe algu-ma coisa que “ Justifique” ... São, só.

NOSSOS SEGUNDOS DEVIDA, VIVIDOS!

1234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789

HORÓSCOPOÁRIES (21/3 A 20/4)Assim como há que con-quistar, há também queabandonar. Você saberá omomento de deixar paratrás as idéias fixas queestão atrapalhando avida...

TOURO (21/4 A 20/5)Quantas vezes cair, tantasvezes será para se levan-tar. Mas isso não é um jo-guinho à toa. Preste aten-ção ao movimento paranão voltar a se machucar.

GÊMEOS (21/5 A 20/6)Antes só do que mal acom-panhado. Ou: se não temtu, vai tu mesmo. Entreessas duas polaridadesbalança o seu coração.Procure algo mais profun-do.

CÂNCER (21/6 A 21/7)Recuperando as energias,você se liga mais em tudoque poderá ser feito. Sem-pre, porém, será precisorespeitar o tempo das coi-sas. Mantenha o ritmo.

LEÃO (22/7 A 22/8)Aproxima-se um ponto cru-cial, ou pelo menos é o quevocê pressente. Fique pre-parado e sempre dispostoa valorizar a vida acima dequalquer imprevisto.

VIRGEM (23/8 A 22/9)Certas memórias recorren-tes, que podem apareceraté em seus sonhos, terácertamente algum precio-so sentido. Procure não seafastar demais da família.

LIBRA (23/9 A 22/10)A história das companhiasé a história das companhi-as. Algumas pessoas le-vantam o seu moral, en-quanto outras só conso-mem a sua energia. Deci-da.

ESCORPIÃO (23/10 A 21/11)Tempo de respirar mais,preparar-se mais e ansiarmenos por tudo que esti-ver ocorrendo. Olhai as flo-res do campo e desfrutaio prazer de fazer parte dis-so...

SAGITÁRIO (22/11 A 21/12)Caminhando e cantandouma linda canção... Vocêsente mais energia com aLua singrando o seu signoe pode seguir em paz, semalimentar expectativas.

CAPRICÓRNIO (22/12 A 20/1)Momento de entrar emcontato mais íntimo comas forças da imaginação evisualizar o preenchimen-to futuro de todas as suasnecessidades atuais. Flua.

AQUÁRIO (21/1 A 19/2)A força de Aquário se ali-via e se reforça ao mesmotempo. Supere a tentaçãode não fazer nada e façatudo que possa beneficiara você e a todos em vol-ta...

PEIXES (20/2 A 20/3)As forças superiores deque dispomos em geral sósão alcançadas sob fortepressão. Por isso todosgostam de jogar os clássi-cos. Jogue você também...

Vejo vagalumes em procissãodiante da minha janelatentando iluminar o meu caminhopara que eu possa me encontrar

n o v a m e n t ee achar o rumo dos teus braços.

Geógrafo da AlmaANÚNCIO DAGRÁFICA

Dia 8 de Abril foi o Dia Mundialde Combate ao Câncer

Será que realmentecuidamos da nossavida? Esta pergunta setorna pertinente nestasemana, a qual mundi-almente se fala emcombater o câncer. Asdoenças crônicas,como um câncer, porexemplo, às vezes en-tram na nossa vida pordesconhecimento oufalta de informação so-bre os fatores de riscoque nos induzem a fi-carmos doentes. Émito quando pensamosque câncer é só um fa-tor hereditário, ao con-trário, atualmente sesabe que dependendodo tipo de câncer ape-nas 10% é advindo dis-to. O restante é o nos-so estilo de vida que vaideterminar se ficamossaudáveis ou adoece-mos.

A Aapecan PortoAlegre, para alertar acomunidade, vem tra-balhando com a Cam-panha: “Cuidar de si éuma prova de amor avida.” Acreditamos queestilo de vida saudável,gerenciamento do es-tresse e espiritualidadedesenvolvida são fato-res que protegem onosso sistema imuno-lógico, as nossas defe-sas por assim dizer, ea partir disto podemospromover saúde ebem-estar nas nossasvidas.

Segundo o INCA,Instituto Nacional doCâncer, esta doençapode ser prevenida, epara isso, precisamoster informação para tal.Segundo o Instituto, asdez dicas para se pre-venir o câncer são:

1. Pare de fumar!Esta é a regra mais im-portante para preveniro câncer.

2. Uma alimentaçãosaudável pode reduziras chances de câncerem pelo menos 40%.Coma mais frutas, le-gumes, verduras, cere-ais e menos alimentos

gordurosos, salgados eenlatados. Sua dietadeveria conter diaria-mente, pelo menos,cinco porções de fru-tas, verduras e legu-mes.

3. Evite ou limite aingestão de bebidas al-coólicas.

4. É aconselhávelque homens, entre 50e 70 anos, na oportuni-dade de uma consultamédica, orientem-sesobre a necessidadede investigação do cân-cer da próstata. Oshomens com históricofamiliar de pai ou irmãocom câncer de prósta-ta antes dos 60 anosdevem realizar consul-ta médica para investi-gação da doença a par-tir dos 45 anos.

5. Pratique ativida-des físicas moderada-mente durante pelomenos 30 minutos, cin-co vezes por semana.

6. As mulheres, com40 anos ou mais, de-vem realizar o exameclínico das mamas anu-almente. Além disto,toda mulher, entre 50 e69 anos, deve fazeruma mamografia acada dois anos. Asmulheres com caso decâncer de mama na fa-mília (mãe, irmã, filhaetc., diagnosticadosantes dos 50 anos), ouaquelas que tiveremcâncer de ovário oucâncer em uma dasmamas, em qualqueridade, devem realizar oexame clínico e mamo-grafia, a partir dos 35anos de idade, anual-mente.

7. As mulheres comidade entre 25 e 64anos devem realizar opreventivo ginecológi-co anualmente. Paraos exames alterados,devem-se seguir as ori-entações médicas.

8. É recomendávelque mulheres e ho-mens com 50 anos oumais realizem examede sangue oculto nas

fezes, a cada ano (pre-ferencialmente), ou acada dois anos.

9. Evite exposiçãoprolongada ao sol, en-tre 10h e 16h, e usesempre proteção ade-quada, como chapéu,barraca e protetor so-lar. Se você se expõeao sol durante a jorna-da de trabalho, procu-re usar chapéu de abalarga, camisa de man-ga longa e calça com-prida.

10. Realize diaria-mente a higiene oral(escovação) e consul-te o dentista regular-mente. O dentista é oprofissional que geral-mente encontra umcâncer de boca.

Por fim, não esque-çam que “Prevenção écuidado, e cuidado éamor”.

A Aapecan PortoAlegre ministra pales-tras sobre Promoçãode saúde e prevençãodo câncer. Caso algu-ma empresa, escola ouinstituição se interessarpelas nossas palestrasgratuitas, é só entrarem contato com a uni-dade.

As portas da Aape-can Porto Alegre estãoabertas para quem pre-cisa de ajuda, comotambém, para quemquer ajudar e se tornarum colaborador. Lem-brem que esta Entida-de apenas sobrevivecom a ajuda da comu-nidade. Entrem emcontato conosco e ve-nham fazer parte dagrande família Aape-can.

Fernanda Aver PupePsicóloga AapecanCRP 07/06265Especialista emPsicossomática

Aapecan Porto AlegreAssociação de Apoio aPessoas com CâncerFone: 30149500Av. Ceará, 1260www.aapecan.com.br

SAÚDE

Page 8: Afolha Edição 339

LBV realiza mais de 9 milhõesde atendimentos e benefícios

A Legião da BoaVontade (LBV) realizoua expressiva marca de9.434.943 atendimen-tos e benefícios presta-dos a crianças, adoles-centes, jovens, adultose idosos em situaçãode vulnerabilidade ourisco social, conforme obalanço geral da Insti-tuição de 2011, audita-do pela Walter Heuer(auditores independen-tes). Esse balanço épublicado há anos poriniciativa de José dePaiva Netto, diretor-presidente da LBV,

muito antes de a legis-lação exigir essa medi-da.

Todo esse cresci-mento só foi possívelgraças à ajuda da po-pulação. Assim, maispessoas e famílias in-teiras têm recebido oapoio da LBV, que é ca-racterizado por um di-ferencial: a aplicaçãode valores éticos, ecu-mênicos e espirituaisem todas as ações nasáreas da educação eda assistência social.Tudo isso tem transfor-mado para melhor a

vida dos atendidos.Todos podem fazer

parte desse grandetime da solidariedade ecolaborar para cons-truir um Brasil melhor euma Humanidade maisfeliz. Para tanto, bastaacessar o sitewww.euajudoamudar.org.

Mais informações so-bre as atividades da Le-gião da Boa Vontade po-dem ser obtidas direta-mente em uma das uni-dades de atendimento daInstituição ou no sitewww.lbv.org.br ou pelofone 3325-7000.