jornal afolha edição 388

12
ALVORADA, 19 A 25/09/2013 - ANO XVIII - Nº 388 - R$ 1,00 Nas Comemorações dos 48 Anos de Alvorada, O Tradicionalismo Faz a Festa com a População Vereador PRETO Mais um aniversário e a cidade entra em festa para comemorar seus 48 anos de independência política e social marcada pela garra e vontade de seu povo. A homenagem à todos os homens, mulheres e crianças que fazem parte deste município. Ao comemorarmos os 48 anos de nossa cidade temos a certeza de estar contribuindo para o seu desenvolvimento ajudando a administrar com seriedade e compromisso com a população que confiou em nossas propostas para fazer uma Alvorada cada vez melhor! No 48º aniversário do município homenageamos toda a população alvoradense projetando nela a proposta para um futuro mais tranquilo e condizente com o merecimento de sua comunidade! “Merecendo muito além das felicitações pela passagem dos seus 48 anos, Alvorada espera que cada filho seu faça sua parte colaborando com seu futuro, com seu progresso e sua expansão. Nós da equipe do Jornal AFOLHA apostamos nesta cidade e queremos fazer dela, um lugar mais humano e acolhedor para se viver e constituir nossas famílias, educando nossos filhos, semeando o amanhã!” Vereador Leandro Tur Vereador Zézo

Upload: tv-alvorada-rs

Post on 23-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Afolha Edição 388

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Afolha Edição 388

ALVORADA, 19 A 25/09/2013 - ANO XVIII - Nº 388 - R$ 1,00

Nas Comemorações dos48 Anos de Alvorada,

O Tradicionalismo Faz a Festa com a População

VereadorPRETO

Mais um aniversário e a cidade entra em festa para comemorar seus 48 anos

de independência política e socialmarcada pela garra e vontade de

seu povo.A homenagem à todos os homens,

mulheres e crianças que fazem parte deste município.

Ao comemorarmos os 48 anos de nossa cidade temos a certeza de estar contribuindo

para o seu desenvolvimento ajudando aadministrar com seriedade e

compromisso com a populaçãoque confiou em nossas propostas para fazer

uma Alvorada cada vez melhor!

No 48º aniversário do municípiohomenageamos toda a população

alvoradense projetando nela aproposta para um futuro maistranquilo e condizente com o

merecimento de sua comunidade!

“Merecendo muito além dasfelicitações pela passagem dos seus 48

anos, Alvorada espera que cada filho seu faça sua parte colaborando com seu futuro,

com seu progresso e suaexpansão.

Nós da equipe do Jornal AFOLHA apostamos nesta cidade e queremos fazer

dela, um lugar mais humano eacolhedor para se viver e constituir

nossas famílias, educando nossosfilhos, semeando o amanhã!”

VereadorLeandro

Tur

VereadorZézo

Page 2: Jornal Afolha Edição 388

2 ALVORADA, 19 A 25/09/2013

GERAL

Frente a Frente

DANIEL DA LUZ MACHADO

Olá queridos amigos! O mês de setembro apresenta algumas datas comemorativas extre-mamente importantes para os habitantes Alvo-radenses. O 17 de setembro que é o aniversário de nossa emancipação como município, o tradi-cional 7 de setembro que é um feriado nacional e já que nossa cidade tem um forte movimento nativista o 20 de setembro encerra as comemo-rações alusivas a semana farroupilha. Parabéns a todos que se divertem e congratulam-se com essas datas e principalmente parabéns ao povo de Alvorada.

E por falar em Alvorada...

Peço perdão pelo meu ato de presunção em querer sugerir mais um significado para palavra Alvorada, mas creio que não seria exagero ter nos dicionários a palavra Alvorada significando também “Terra de gente forte e destemida”.

Chego à conclusão analisando o perfil dessa comunidade aguerrida que desde a emancipação do antigo Passo do Feijó da cidade de Viamão vem lutando com unhas e dentes por dias e uma cidade melhor.

Ser de Alvorada é enfrentar as piadas de cunho depreciativo por parte de muitas pessoas fora daqui. É enfrentar preconceitos, descasos governamentais do estado e da união, é ter ruas e uma avenida principal que lembram as imagens da lua devido aos bura-cos extremos que tanto prejuízo nos causaram e causam nas mais diferentes administrações públicas que por aqui passaram, é ter como opção apenas uma empresa de ônibus e todo o monopólio, por mais que tente atenuar e disfarçar a realidade, sempre é nocivo.

O Alvoradense é um vitorioso, pois luta contra inúmeras situações com valentia e excelentes resultados.

Alvorada trouxe a tona e abriga em seu território empresários competentes, artistas, atletas, escritores, professores, pais e mães de família que muito orgulham o seu quinhão de terra.

Se tentar citar as grandes personalidades que já se formaram em nossa cidade comete-rei o equívoco de deixar alguma de fora, além de que provavelmente me falte espaço nessa coluna para enumerar.

Temos problemas sim, mas qual a cidade que não os apresenta em um país continental como o Brasil e onde a classe política é algo a beira do profundamente lamentável?

Alvorada apesar de todos os obstáculos que arduamente tenta superar completa mais um ano e por mais um ano renova o fascínio que tenho por ela. Não tenho vontade e nem me imagino morando longe daqui. Por aqui construí minhas memórias, minhas alegrias e tristezas e me orgulho por aqui estar.

Parabéns Alvorada por mais um ani-versário. Parabéns cidadãos de Alvorada pela luta árdua e diária de fazer daqui um lugar melhor. Conseguiremos ou não? Esta é uma questão que formulamos, mas a qual a resposta não temos, mas acima de tudo eu presumo que continuaremos lutando para que os nossos descendentes possam usufruir de uma cidade tão bela quanto o seu nome.

EXPEDIENTE

TEXTOS ASSINADOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR, NÃO REFLETINDO A OPINIÃO DO JORNAL

VIP EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. CNPJ: 01.329.315/0001-40

Jornal A FOLHA - FUNDADO EM 14 DE JUNHO DE

Redação e Oficina:RUA VEREADOR ARY MÜLLER, 34

PDA. 47 B. MARINGÁCEP 94810-470 - ALVORADA

CIRCULAÇÃO: SEMANAL - Alvorada/RS - (51) 3483-5334 / Fax: 3442.0449 E-mail: [email protected]

DiretoresNELSON SILVA SANTOSROBERTO SILVA SANTOS

Impressão:TOTALGRAF - NOVO HAMBURGORepr. Comercial em POA: JPD NAIBERTFone: (51) 3266-5016 - Fax: 32665191

Jornalista - REG. PROF. 11159UBIRATAN BANDEIRADiagramaçãoJOEL PORTO

Diretor/EditorPAULO ROBERTO SANTOS

PALAVRACOM A

RUA OSCAR SCHICK, 351 - BAIRRO FORMOSA

3442-1711 / 3483-2225 Rua Salgado Filho, 2 - Salas 201 a 205Fones: 3483-1090 / 3483-3453

E-mail: [email protected]

Há 34 anos registrando eorganizando empresas em Alvorada

Carlos BrumEscritório Contábil

CRC 34234

Grande Festa Farroupilha em AlvoradaO vereador LEAN-

DRO TUR, esteve no dia 18 de agosto, na cidade de General Câmara, no bairro Santo Amaro do Sul, acompanhando a comitiva da Secretaria de Cultura e Turismo, liderada pelo Secretario Luis Carlos Silveira e pelo Diretor Geral Rogério Leite na festa de acendi-mento da chama crioula, que foi extraída de uma lamparina acesa desde 1814 na igreja de Santo Amaro, um patrimônio histórico nacional cons-truído em 1787, a chama foi acessa na presença das 30 regiões tradiciona-lista do estado, prestigiou também a chegada da centelha da chama em nosso município.

LEANDRO TUR, des-taca a grande festa que esta sendo realizada no Acampamento Farrou-pilha de Alvorada, junto

à fraternidade, a união e a hospitalidade com que são recebidos os visitantes.

Destaca ainda o vere-ador, o empenho do Pre-feito Professor Serginho, dando total suporte em toda a festa Farroupilha, participando dos festejos, da chegada da centelha, nas Penhas e tudo mais, este ano são 51 galpões todos muito bem caracte-rizados mantendo vivas as tradições gauchescas.

O vereador parabeni-za o Sr. Geovane Lemos, Sub Coordenador da 1ª Região tradicionalista do estado e toda a diretoria do MTG, pelo belo traba-lho junto a esta festa far-roupilha e na promoção do evento trazendo para nosso município grandes nomes da musica tradi-cionalista do estado do Rio Grande do Sul. Foto: Cidade de General Câmara

TRADICIONALISMO

Deputada Stela Farias busca alternativa de ampliação Distrito Industrial de Alvorada

INVESTIMENTO

A deputada Stela Farias e o presidente da Associação Co-mercial e Industrial de Alvorada (Acial), Maurício Cardoso, estiveram no dia 11 de setembro na Secre-taria de Desenvolvi-mento e Promoção do Investimento (SDPI).

O encontro com o secretário Mauro Kni-jinik ocorreu a pedido do Prefeito Professor Serginho para tratar de alternativas para ampliação do Distrito Industrial de nosso mu-nicípio.

“Atualmente a ativi-

dade local é reduzida, e as grandes empresas buscam outros locais para se instalarem.

Com a ampliação da área do distrito in-dustrial teremos mais agilidade para insta-lar empresas seremos

mais competitivos em relação a outras cida-des da região metro-politana”, apontou a parlamentar.

“O maior desafio é

ampliar o distrito indus-trial, pois uma grande

dificuldade da cidade é atrair novos empreen-dimentos em função do pouco espaço físico”, afirmou Cardoso.

Foi entregue um

projeto ao secretário com levantamentos e proposta da área para ampliação na proximi-dade da 118.

O secretário Knijinik adiantou que irá agen-dar uma conversa por parte do Governo do Estado com os proprie-tários da área em ques-tão, cujo zoneamento já é industrial, e discutir o projeto de ampliação da mesma.

Foto

: Div

ulga

ção

Page 3: Jornal Afolha Edição 388

ALVORADA, 19 A 25/09/2013 3

FATOS HISTORICOS...

O BRASÃO DE ALVORADA Pelo Projeto nº 119/76 foi instituído o Brasão de Alvorada, desenhado pelo vereador Vanei de Aguiar Simon, presidente da Câmara Municipal na oportunidade. O símbolo tem a seguinte constituição: *Três ameias encimando o escudo, significando o poder. *No escudo, o nascer do sol, sobre as elevações e planícies. * Os telhados e chaminés, na representatividade, às indústrias. *No mesmo plano aparece um livro aberto, simbolizando a educação de nossos jovens. *Nas laterais do Escudo. Rosas e Cravos, representando o cultivo das flores. *Na base, uma faixa, indicando a data de emancipação, o nome do Município e o do Estado. A Câmara Municipal da época sancionou a lei nº208, em 26 de janeiro de 1977, estabelecendo os locais de uso do mesmo. Ela diz que a utilização do símbolo é permitido por entidades privadas, mediante autorização dos poderes Executivos e Legislativos, papeis oficiais do município, assim como nas inscrições e publicações executadas pela Câmara de Vereadores e prefeitura.

FARRA COM O DINHEIRO DO POVO58 milhões, foi o que a Câmara dos Deputados gastou desde o começo da atual legislatura, em janeiro de 2011, só com aluguel de carros a parlamentares. Tamanha exorbitância se explica devido a facilidade de acesso e a capacidade que os políticos tem de gastar o dinheiro público.

LIMPEZA APÓS AS ENCHENTES

Começou a recuperação dos bairros Americana e Nova Americana nas áreas atingidas pela enchentes ocorridas no final do mês passado em Alvorada. Pelo menos 2,5 mil moradias em 31 ruas foram completamente alagadas nos dois bairros.

ESPECIAL - ALVORADA 48 ANOSED

ITORI

AL

Qua

rent

a e

oito

ano

s se

pas

sara

m d

esde

aque

les

tem

pos

em q

ue a

s pe

ssoa

s se

reun

iram

para

bus

car a

em

anci

paçã

o de

Alv

orad

a.

Glo

riosa

inic

iativ

a qu

e ac

abou

se

trans

form

ando

em

real

idad

e o

sonh

o de

um

a

popu

laçã

o.

Nem

tão

glorio

sos f

oram

os t

empo

s que

se

segu

iram

, muit

a po

eira,

esg

oto

a cé

u ab

erto

, rua

s

alaga

das,

falta

de

segu

ranç

a, fa

lta d

e em

preg

o,

entre

tant

as o

utra

s cois

as fo

ram

e a

inda

são

as

dificu

ldade

s enf

rent

adas

pela

pop

ulaçã

o no

d

ecor

rer d

este

s ano

s que

, no

enta

nto

nunc

a

des

istiu

da n

ova A

lvora

da p

rom

etida

, son

hada

e

porq

ue n

ão d

izer,

busc

ada

dia-a

-dia,

com

CHARGE

PAULO ROBERTO SANTOS - EDITOR - FONE: 3483-5334

suor

e p

ersis

tênc

ia. A

em

ancip

ação

foi u

m fa

tor

espe

cifico

par

a a

cons

truçã

o da

nos

sa h

istor

ia, co

m

muit

o ga

rbo,

a n

ova

cidad

e fo

i adq

uirind

o e

vem

alcan

çand

o a

postu

ra d

e um

mun

icípio

perfi

lado

para

o p

rogr

esso

.

Quase

meio

sécu

lo se

para

m o

s dias

inicia

is do

s dias

de

hoje,

mas

, a

cidad

e ain

da é

a

adole

scen

te e

m b

usca

de

seu

futu

ro. B

alzaq

uiana

nem

pen

sar.

Por i

sso,

é b

om e

starm

os d

e an

ivers

ario

junto

com

a n

ossa

cida

de e

pod

erm

os n

os

orgu

lhar d

o po

vo o

rdeir

o e

traba

lhado

r que

a

cons

titui. A

prov

eitam

os q

ue e

stam

os e

m fe

sta,

com

emor

ando

mais

um

ano

de

noss

a

Alvo

rada

48

anos

: Vôo

par

a um

a Gra

nde

Mud

ança

eman

cipaç

ão p

ara

conf

rate

rniza

rmos

com

a

com

unida

de e

ao

mes

mo

tem

po fa

zerm

os u

ma

cont

abilid

ade

dos n

osso

s ans

eios e

dev

eres

para

cobr

ar e

ajud

arm

os o

s nos

sos g

over

nant

es.

No co

meç

o, a

s nec

essid

ades

era

conc

reta

s:

calça

men

to,

sane

amen

to, s

egur

ança

, saú

de,

educ

ação

, et

c...

Hoje

cont

inuam

os q

uere

ndo

tudo

isso

, só

que

em o

utro

níve

l de

quali

dade

. Apr

ende

mos

a

esco

lher e

a e

xigir.

Isso

é um

a pa

rte, a

out

ra é

a

noss

a: o

que

fizem

os p

ara

ajuda

r nes

sa b

usca

de

melh

ores

dias

. O te

mpo

par

a fe

stejar

é o

que

não

falta

. Dec

idir m

udar

algu

ma

coisa

ou

a si

próp

rio é

uma

atitu

de q

ue te

nde

a va

loriza

r a p

erso

nalid

ade

e

a au

to-e

stim

a do

ser h

uman

o, já

que

vive

mos

cons

tant

emen

te b

rigan

do p

ela n

ossa

sobr

evivê

ncia

e pe

la dig

nidad

e de

nos

sas

fam

ílias.

Por s

er o

hor

izont

e da

s esp

eran

ças,

Alvo

rada

é ta

lvez a

mais

bra

sileir

a de

toda

s as

cidad

es, já

que

muit

os d

esalo

jados

de

sua

terra

de

orige

m re

com

eçam

aqu

i tudo

de

novo

,

com

cora

gem

, a p

artir

do

zero

.

Todo

o ca

rinho

par

a Alvo

rada

e su

a

com

unida

de p

ela p

assa

gem

do

seu

48º A

niver

sário

, oco

rrido

no

dia 1

7 de

sete

mbr

o.

Alvorada completou neste 17 de setembro de 2013, 48 anos de emancipaçãopolítica e na sua história se destaca uma fatalidade que aconteceu em dezembrode 1976 e por uma obra da natureza se repetiu em fevereiro de 1977

A Tempestade que Abalou a Prefeitura

Um tornado havia causado pânico nos moradores e destruído a cidade por voltado dia 15 de dezembro de 1976, e em seguida depois disso, em fevereiro de 1977,mesmo com a comunidade ainda abalada contando os prejuízos com as perdas,outro tornado ocorreu causando mais destruição e medo no município e inclusivedesta vez acabando com a sede da Administração Municipal, na época umaconstrução mista de alvenaria e madeira, o sinistro aconteceu na parte da tardecom os servidores da prefeitura em pleno horário de expediente. Os depoimentosde quem estava lá na ocasião não deixa dúvidas doque foi o pavor de ver o teto da construção voar pelos ares e as paredescaírem. Era o então inicio do governo do prefeito Marne Machado Feijó,que não mediu esforços e lutou muito em busca de recursos paraconstruir a nova prefeitura. Um ginásio-bailão localizado na via centralda cidade na parada 46, abrigou temporariamente o novo governomunicipal, enquanto se construía, no mesmo local do antigo prédio,a nova sede. Pouco mais de três anos depois, em 20 de setembrode 1980, a obra foi inaugurada, com todo o avanço tecnológicoda época, o novo paço municipal trouxe mais conforto emodernidade a população da cidade. Em 1991, para recebera Câmara de vereadores, o prédio ganharia um terceiro piso,ganhando a forma apresentada atualmente.

FATOS HISTORICOS... A Avenida Que Mudou Alvorada O crescimento da cidade écreditado, em grande parte, aoasfaltamento da Av. PresidenteGetulio Vargas, queproporcionou, na década de1980, o aumento deinvestimentos na áreacomercial de Alvorada.Inúmerosestabelecimentosabriram ao longoda avenida,trazendo umgrande avançoem numerode empregoe rendanacidade.

Foto

s: A

rqui

vo/A

F

Page 4: Jornal Afolha Edição 388

4 ALVORADA, 19 A 25/09/2013

GERAL

Transporte gratuito para estudantes no EstadoBENEFICIO

“A Assembleia Le-gislativa aprovou, no dia 17 de setembro, por 52 votos favoráveis e nenhum contrário, o projeto de lei que ga-rante a gratuidade da passagem de ônibus intermunicipais a es-tudantes gaúchos com renda familiar mensal de até 1,5 salário míni-mo per capita.

O projeto determina que, para os estudan-tes que se deslocam nas regiões Metropoli-tana de Porto Alegre e aglomerados urbanos do Litoral Norte, do Sul e do Nordeste, será oferecido o passe livre.

Já para os estudan-tes das demais regiões que utilizam transporte fretado, o Governo re-passará recursos para que as prefeituras con-tratem os veículos de transporte escolar.

O Governo irá desti-nar R$ 16 milhões para garantir a gratuidade do transporte aos es-tudantes, sendo R$ 8

O Prefeito Professor Serginho assinou no dia 16 de setembro a formalização do acordo de financiamento com o Badesul para investimento em pavimentação e infra-estrutura no Distrito Industrial em Alvorada. Os recursos ficam na ordem dos R$ 2 milhões e 700 mil. O ato foi realizado na sede da instituição em Porto Alegre.

O diretor-presidente do Badesul, Marcelo de Carvalho Lopes, ressaltou o trabalho desenvol-vido pela Prefeitura para a busca de captação de investimentos no Distrito Industrial.

O Prefeito Professor Serginho destacou as medidas e projetos desenvolvidos pelo governo municipal para garantir empreendimentos e a estrutura para geração de novos empregos para a comunidade de Alvorada e o desenvolvimento do município.

Esteve presente ao ato de assinatura o se-cretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, a chefe de gabinete da Prefeitura, Karine Muller, entre outras autoridades.

MaurícioRELOJOARIA - JOALHERIAÓTICA

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1759 - Centro - Pda. 463483.4077 / 3044.7877 / 8132.1058

E-mail: [email protected]

30 anos

30 ANOS servindo a comunidade de Alvorada com qualidade, preços e

condições especiais de pagamento Atendimento personalizado

A ÓTICA PIONEIRA DE ALVORADA

Prefeito formaliza acordocom Badesul para investimentos

em infraestrutura noDistrito Industrial de Alvorada

Foto

: CC

S

milhões para o passe livre e R$ 8 milhões para os convênios com os municípios.

A proposta aprova-da é resultado do inten-so diálogo estabelecido entre o Governo do Estado, os demais po-deres e os movimentos sociais.

Em julho deste ano, o Executivo havia en-caminhado ao Legis-lativo um projeto de lei que garantia passe livre metropolitano a estudantes de 63 muni-cípios de regiões aten-didas pela Metroplan. Diante dos apelos dos

movimentos sociais e das bancadas da base aliada na Assembleia, o Executivo construiu a possibilidade de ex-tensão do benefício aos demais estudan-tes, que fazem uso de transporte fretado para chegar ao estabeleci-mento de ensino. Foi esta a proposta apro-vada hoje pela Assem-bleia Legislativa.

De acordo com da-dos levantados pelo Governo, dos 428 mil estudantes universitá-rios do Estado, cerca de 120 mil estudam em instituições fora

dos aglomerados ur-banos. Destes, 89% estão concentrados em instituições com sede em sete cidades-polo: Bagé, Erechim, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Santa Cruz e Santa Maria.

O cruzamento de dados disponíveis per-mite deduzir que cerca de 40% dos estudantes universitários de fora dos aglomerados urba-nos residem em muni-cípios distintos da sede de suas universidades. Informações do Depar-tamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) indicam que os estudantes universitá-rios se deslocam, ma-joritariamente, através de ônibus fretados.

No primeiro semes-tre de 2013, por exem-plo, foram transporta-dos 31 mil através em conduções fretadas, o que abrange 110 pre-feituras municipais e 565 associações estu-dantis.

Município recebe máquinas do governo do Estado para recuperação de áreas atingidas

pela enchente

PARCERIA

O Prefeito Pro-fessor Serginho e o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desen-volvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, reuniram-se no dia 16 de setembro no gabinete do Prefeito em ato para o recebi-mento de máquinas e veículos que auxilia-rão na recuperação de áreas atingidas pela enchente em Al-vorada.

O município foi be-neficiado com quatro caminhões, duas retro escavadeiras e uma escavadeira hidráulica que serão utilizados principalmente na re-moção de lixos, entu-lhos e móveis descar-tados.

Os veículos já en-contram-se na cidade para iniciar os servi-ços. O secretário Bu-sato ressaltou o papel

desempenhado pelo Prefeito Professor Ser-ginho e toda a estrutura que a administração municipal disponibi-

lizou no auxílio aos atingidos pela cheia.

O Prefeito disse que os equipamentos e a parceria com o governo

do Estado vão agilizar na recuperação das áreas prejudicadas.

Estiveram no ato o coordenador da Defesa Civil e secretário mu-nicipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Fernando Ramalho, e a secretária de Obras e Viação, a engenheira Rosane Coimbra.

O Presidente da Câ-mara Municipal Verea-dor Schumacher afirma que o empréstimo do maquinário veio em momento muito apro-priado, pois os equipa-mentos próprios exis-tentes na prefeitura que foram herdados do governo anterior, estão muito deteriorados e não dão conta de fazer a manutenção das vias do municipio, que estão em estado muito pre-cário de conservação, principalmente após este longo período de enchentes.

Foto

s: C

CS

Foto

: Rep

rodu

ção

Page 5: Jornal Afolha Edição 388

ALVORADA, 19 A 25/09/2013 5

TBV comemora seu 24º aniversárioPrefeito trata de melhorias no Distrito Industrial e duplicação da

RS-118 com Governo do Estado

OBRAS

O Prefeito Pro-f e s s o r S e r g i n h o reuniu-se no dia 17 de setembro com di-rigentes técnicos e políticos do Governo do Estado para tratar de projetos de infra--estrutura e melhorias no Distrito Industrial de Alvorada e da du-plicação da RS-118 no trecho da cidade.

Com o encontro, re-alizado na Sala do In-vestidor do Centro Ad-ministrativo do gover-no estadual, em Porto Alegre, agilizaram-se os debates sobre os procedimentos técni-cos e estruturais para os investimentos.

Técnicos do gover-no gaúcho também mostraram a previsão de obras e equipamen-tos a serem instalados na RS-118 para agi-lizar a mobilidade e segurança dos que se deslocarão ao Hospi-tal Regional que será construído em Alvo-rada.

Estiveram no en-contro representando o governo estadual o diretor de Logística e Integração da Secre-

taria de Infraestrutura e Logística, Geraldo Henriques Filho; o di-retor do Departamento de Ações e Programas Especiais da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Inves-timento, Nery Santos Filho; o assessor técni-co da Secretaria de De-senvolvimento, Adriano Boff, além da secretária

de Obras de Alvorada, Rosane Coimbra, da secretária de Desen-volvimento Econômi-co, Jussara Mendes, a chefe de gabinete da deputada estadual Stela Faria, Giovana Thiago e o presidente da Associação Comer-cial e Industrial de Alvo-rada (Acial), Maurício Cardoso.

Foto

s: C

CS

No próximo dia 21 de outubro, o Templo da Boa Vontade (TBV) completa 24 anos e as comemora-ções se iniciam a partir da meia-noite do dia 1º, com uma solenidade na Nave do monumento mais vi-sitado de Brasília/DF, segundo dados oficiais da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF).

Com o slogan “A Paz

de Deus em nós”, durante todo o mês, várias atra-ções celebrarão a data. Na programação estão incluídas apresentações culturais, espetáculos musicais, exposições ar-tísticas e encontros ecu-mênicos.

O ponto alto das co-memorações será no dia 26, com a palavra fraterna do fundador do Templo da Boa Vontade, José de Paiva Netto.

Também chamado de

Pirâmide da Paz, desde que foi inaugurado, em 1989, o monumento re-cebe mais de um milhão de pessoas por ano, inte-ressadas em usufruir de sua ambiência de tran-quilidade e de seu ideal

ecumênico, isto é, aberto a todas as filosofias, cren-ças e ideologias.

Outro ponto que atrai

visitantes ao local é a sua arquitetura: uma pirâmi-de de sete faces. Com 21 metros de altura, é apreciado de longe. E, de perto, ladeado por jardins acolhedores, é possível contemplar pontos de grande beleza estrutural e artística, tais como a Nave do TBV, a Sala Egípcia, o Salão Nobre, a Mandala e a Galeria de Arte.

Por tudo isso, o Tem-

plo da Boa Vontade foi eleito, por intermédio de votação popular pelo

Bureau Internacional de Capitais Culturais (Ibocc), uma das Sete Maravilhas de Brasília. E, em um momento especial como o seu aniversário, mi-lhares de peregrinos do Brasil e do mundo estarão na capital, celebrando a existência do monumento que convida a todos a encontrar a Paz de Deus, abraçando a pluralidade que leva a esse objetivo que é confortar e fortale-cer os corações.

Para participar dessa

celebração, basta ins-crever-se nas caravanas por meio da Central de Atendimento ao Peregri-no pelo telefone:

(61) 3114-1070

O Templo da Boa Vontade está localizadono SGAS 915, Lotes 75/76, em Brasília/DF

Informações: www.tbv.com.br

Brasileiro paga R$ 5.117,86 em tributos no ano

Ele informa em tem-po real o quanto a popu-lação pagou em tributos federais, estaduais e municipais. Para isso, o Impostômetro visa levar o cidadão à refle-xão sobre o número de tributos pagos.

No mês de agosto, o equipamento online registrou R$ 1 trilhão ar-

recadados em impostos somente este ano. “São tributos federais, estadu-ais e municipais pagos no Brasil desde 1º de janeiro.

Na realidade, se fi-zermos a conta, cada um de nós terá pago R$ 5.117,86 em tributos no ano”, explica Cristiano Xavier, sócio do Xavier Advogados.

Apesar das desone-rações propostas pelo governo, a preocupação com os impostos não pode ficar para trás. “Não devemos achar que tudo está solucionado, aliás, os números mostram que a carga tributária não para de crescer”, diz. Para Xavier, a maior pre-ocupação é para onde vai este dinheiro. “Pagamos tanto e não conseguimos perceber os recursos indo para os lugares certos. Para o cidadão é um problema, pois paga para ajudar o país e acaba contribuindo para os pró-prios políticos.

E é péssimo para as empresas, que não con-seguem se desenvolver como poderiam e nem competir como deveriam”, completa.

IMPOSTOS

Foto

: Rep

rodu

ção

GERAL

Page 6: Jornal Afolha Edição 388

6 ALVORADA, 19 A 25/09/2013

Histórico do Município de Alvorada

Devido a sua lo-calização distante de Viamão, e por ser muito extenso, o Passo do Feijó ocasionava pro-blemas que impediam seu pleno desenvolvi-mento.

Com o aumento da população e a aflu-ência de carreteiros na região, surgiram as primeiras casas de comércio. Eram arma-zéns estabelecidos ao longo da estrada. Constituíam-se de pré-dios de madeira com chão batido, ali vendia--se o fumo, a cachaça, o arroz e miudezas, transformando-se em ponto de parada obri-gatória para os carre-teiros.

Começou então o Movimento para sua Emancipação, tendo em vista as dificulda-des que estavam se apresentando na então Vila Passo do Feijó. Assim foi criada uma comissão dirigida por algumas personalida-des mais ilustres da localidade: Marcolino Baptista da Silva, Eli-sardo Duarte Netto, Ricardo Faiquer Nunes e Armando Prestes, que lutaram ardua-mente para a eman-cipação de Alvorada.

A 17 de Setembro de 1965 através da Lei nº5026, foi assinada a Emancipação do Passo do Feijó, sendo dado o nome de ALVORA-DA, simbolizando a esperança e o pressá-gio de uma nova vida

para seus habitantes. O nome foi escolhi-do por sugestão de um dos membros da comissão Pró-emanci-pação, levando-se em consideração a deno-minação do Palácio da Alvorada em Brasília, destaque no Cenário Cultural e Político do País, e ainda por ser

Or iundo do 3 º distrito de Viamão, Alvorada nasce as custas de muitos sa-crifícios e lutas, tendo como origem o antigo Passo do Feijó, que surgiu em 1947 pela lei regulamentar de Viamão, começando assim a surgir núcleo semi-urbanos com mais ou menos 46 vilas, constituindo-se de conglomerados de características exclu-sivas urbanas.

o nome Alvorada de acordo com a realida-de da população que acorda às primeiras horas da manhã e parte para o trabalho.

A insta lação do Município ocorreu um ano após, no dia 12 de maio de 1966, quando passou a ser adminis-trado com autonomia, pelo interventor fede-ral Capitão Antonino Antônio Alves, nome-ado para administrar o Município por um

período de 02 anos.Foi em 15 de no-

vembro de 1968, a primeira eleição, que elegeram o primeiro prefeito e vice-prefeito municipal por uma ges-tão de 4 anos. Inicial-mente, desenvolveram--se atividades agrope-cuárias, sendo que foi a partir de 1948 que foram implantados os primeiros loteamentos, em função da necessi-dade de terrenos bara-tos ao longo da estra-da do Passo do Feijó, atual Avenida Presi-dente Getulio Vargas.

A lvorada, com 70,811 Km2, e área urbana legal de 52 Km2 ,situa-se na região les-te da depressão central do Estado do Rio Gran-de do Sul, encontra-se também em condições privi legiada quanto a sua localização na região metropolitana face as condições de acesso a Porto Alegre. Tem posição interme-diária entre o norte de Viamão e Porto Alegre, com ligação pela RS 118, além de dar fácil acesso aos municípios ao leste da região me-tropolitana e do nor-te do País através da BR 101 e a RS 020.

Distante 16Km de Porto Alegre. Ao norte tem como limite Ca-choeirinha e Grava-taí, ao Sul Viamão e Porto Alegre, a leste Viamão e Gravataí e a oeste Porto Alegre. População (estimati-va IBGE em mais de 211 mil habitantes).

Pontos Turísticos: Capela de Santo Onofre...

O prédio principal serviu para a realização

de aulas para crianças dos primeiros anos escolares, cujas professoras chega-vam de carroça. Também

funcionou como anexo da escola Guilhermina do

Amaral.

... Lagoa do Cocão

A Lagoa do Cocão é tipicamente urbana, além de ser um espaço de lazer.Com aproximadamente 25 mil metros quadrados, fica entre a avenida Frederico

Dihl e as ruas Pedro Lessa e Álvaro Chaves

Hino de Alvorada

Alvorada, terra amadaValorosa e altaneiraÉs gloriosa e valente

Com orgulho és Brasileira.

Este povo que trabalhaSeu suor te faz crescerForça, garra e coragemO amor faz renascer.

Alvorada, AlvoradaSempre um novo amanhecer

És orgulho desta genteQue te exalta e faz crescer.

Alvorada, brilha forteComo o sol que vai nascer

Oh cidade abençoada!És lição de bem viver.

Esta gente hospitaleiraAbre os braços com amor

Faz daquele a quem acolheUma jóia de valor.

Alvorada sempre unidaSem ter medo de avançar

Faz da solidariedadeSua luz sempre a brilhar.

Este sol que nos aqueceClareando em nossa história

Horizonte de esperançaConduzindo para a glória.

Autora: Estelamaris Oliveira Cezar

... Chimarródromo

Único no estado, dedicado à cultura gaúcha do chimarrão,um ritual que simboliza união, confraternização e lazer

Pórtico de entrada da cidade:Boas vindas a todos os visitantes...

Praça Central:Palco de grandes eventos...

Largo da Prefeitura:Ponto de encontro e lazer...

ESPECIAL - ALVORADA 48 ANOSFotos: Arquivos/AF

Page 7: Jornal Afolha Edição 388

ALVORADA, 19 A 25/09/2013 7

Schumacher comemora aniversário e lança candidatura a presidente do PT

com mais de mil apoiadoresO Vereador Schu-

macher comemorou seu aniversário de 38 anos, na presença de mais de 1200 apoiado-res no domingo dia 15. A comemoração acon-teceu na sede social do clube União e contou com a participação de familiares, amigos e di-versas lideranças parti-dárias, como o Prefeito de Canoas Jairo Jorge.

Na ocasião Schu-macher lançou sua candidatura à presi-dência municipal do PT e falou da importância renovar o Partido e de confraternizar suas vitórias com a militân-cia e a comunidade. O vereador creditou o sucesso de sua trajetó-ria a milhares de mãos anônimas, a quem o parlamentar rendeu suas homenagens.

“Neste dia de fes-ta e confraternização, quero agradecer as centenas de homens e mulheres que me honraram e me hon-ram com seu carinho e apoio. O PT não tem dono, não pertence a grupos ou personali-dades, nossos man-datos tem que estar a serviço de cada um e cada uma, que acre-ditaram na mudança”, afirmou Schumacher.

A atividade contou com as apresentações culturais do Balet Cul-tuarte, Escola de Sam-ba Filhos da Candinha e da Banda Aeroporto.

VARIEDADES

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 8: Jornal Afolha Edição 388

8 ALVORADA, 19 A 25/09/2013

ANUNCIE NA FOLHA!!!3442-22113442-0449

ESPECIAL - ALVORADA 48 ANOS

ANTONINO ANTÔNIO ALVES

13/05/1996 - 31/01/1969

O Capitão Antonino foi nomeado interventor de Alvorada, Logo que assumiu, nomeou os secretários, organizou cada Secretaria. A Prefeitura ficava na rua Noruega em uma casa de moradia.

PEDRO ANTÔNIO DE GODÓI

31/01/1969 - 31/01/1973

31/01/1989 - 31/01/1993

Pedro Antônio de Godoy foi o primeiro prefeito eleito de Alvorada e administrou a cidade em duas oportunidades.

O então prefeito teve uma missão especial em seu primeiro mandato a de suprir a nova cidade da infra-estrutura mínima para que essa pudesse enfrentar a nova fase de independência e autonomia.

Galeria dos Prefeitos de Alvorada - 1965 / 2013

ELIZARDO DUARTE NETO

31/01/1973 - 31/01/1977

Foi um dos primeiros prefeitos cegos a serem eleitos no país. Ele trouxe para Alvorada o telefone, a Corsan, Banrisul, Comarca e criou o Conselho Municipal do Desporto,

Depois de cumprir seu mandato como prefeito do município, foi vereador por mais dois mandatos.

Elisardo Duarte Neto faleceu aos 87 anos, vítima de uma isquemia cerebral.

MARNE FEIJÓ31/01/1977 - 31/01/1983

Foi no período em que Marne Machado esteve na administração do município que a nova Prefeitura foi construída e inaugurada, um dos grandes orgulhos do ex-prefeito. Pouco depois de assumir o mandato em 1977 um tornado destruiu totalmente o prédio da prefeitura,

Marne trabalhou também para a educação do município, construiu e reformou escolas, implantou o 2º grau e o ensino profissionalizante.

Implantou a rede de Correios e Telégrafos, o posto do INSS e redes bancárias.

Priorizou a saúde, construindo e inaugurando o Hospital do município. Implementou diversos serviços básicos na cidade, como iluminação pública e coleta seletiva.

LÉO BARCELLOS

31/01/1983 - 31/01/1989

O ex-prefeito tinha o sonho de organizar a educação do município e asfaltar a Avenida Presidente Getúlio Vargas.

Léo deixou o município com 28 escolas, uma boa infra-estrutura de educação, iluminação pública, rua e calçamento. Era feito um cálculo e depois um projeto da rua pra poder realizar o calçamento. A primeira coisa que se fazia era o encanamento para água e esgoto e depois eram feitos mutirões para calçar a maior quantidade de ruas que era possível.

JOSÉ A. APPOLO DO AMA-

RAL01/01/1993 - 31/12/1996

Durante a sua administração, Appolo foi um prefeito preocupado com a educação e industrialização do município. Investiu em cursos profissionalizantes e na criação de indústrias de pequeno e médio porte. E em saneamento básico.

Appolo é vereador da cidade e presidente do PMDB.

STELA FARIAS01/01/1997 - 31/12/2000

01/01/2001 - 31/12/2004

A professora Stela Farias, ao eleger-se prefeita conseguiu um feito inédito em Alvorada, foi a primeira a ocupar este cargo na cidade até a data atual. Foi vereadora em uma legislatura onde era a única mulher.

Assumiu a Prefeitura para seu primeiro mandato em 1997 e se ateve na organização das finanças da cidade e na pavimentação das ruas.

Na sua segunda gestão, procurou trabalhar a auto estima do povo alvoradense, criou mais duas escolas municipais, além de reformar e ampliar todas as outras. Foi eleita e reeleita Deputada Estadual por Alvorada. Foi no atual Governo do Estado secretária da Administração e dos Recursos Humanos.

CARLOS BRUM01/01/2005 - 31/12/2008

01/01/2009 - 31/12/2012

Carlos Brum sempre teve em mente que Alvorada precisava-se industrializar-se e esse foi um dos pontos em que se focou, durante seus dois mandatos atraindo geradores de emprego e renda. Foram mais de 60 empresas estabelecidas.

Brum também se ateve muito na área da educação, fornecendo os kits escolares, além de ter construído duas novas escolas.

Apl icou mais de 23% do orçamento na saúde.

Pavimentou mais de 80km, além do recapeamento da Avenida Getúlio Vargas desde o pórtico até a Fernando Ferrari e duplicou da Ferrari até a Ponte da CELGON.

PROFESSOR SERGINHO

PREFEITO ATUAL - 01/01/2013

Page 9: Jornal Afolha Edição 388

ALVORADA, 19 A 25/09/2013 9GERAL

* Bendito seja o Senhor,pois ouviu as minhas súplicas.

* O Senhor é a minha força e o meu escudo;nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.Meu coração exulta de alegria,e com o meu cântico lhe darei graças.

* O Senhor é a força do seu povo,a fortaleza que salva o seu ungido.

* Salva o teu povo e abençoa a tua herança!Cuida deles como o seu pastore conduze-os para sempre. Salmo28 6 a 9

Saúdo a todos com a paz do SE-NHOR JESUS, muito me alegro em fazer parte da família Alvoradense, e de poder falar com cada morador

através da Palavra Amiga que é inspirada por DEUS, para curar, libertar e salvar, portanto se hoje ouvires a sua voz não endureça o

seu coração.

Parabéns ALVORADA pela passa-gem dos seus 48 anos, eu declaro com muita alegria que esta cida-

de, pertence ao SENHOR JESUS. AMÉM!

MissionáriaLúcia Heibutcke

BENEFICIO

Foto

s: C

CS

PLANTÃO PERMANENTE

RUA OSCAR SCHIK, 1192

Ver. Zézo

Prefeito e presidente da Corsan tratam de projetos em beneficio da população de Alvorada

Em reunião no gabinete da Prefeitura, com o diretor-presidente da Corsan, Tarcísio Zimmermann O Prefeito Professor Serginho tratou de projetos conjuntos para beneficiar milhares de moradores alvoradenses.

Entre os assuntos debatidos estiveram a isenção da cobran-ça da tarifa de água para os atingidos pela enchente; ligação de água para residências consolidadas; amplia-ção do número de be-neficiados pela tarifa social; projeto de revi-talização da Lagoa do Cocão; Fundo munici-pal de gestão compar-tilhada.

O governo gaúcho determinou a isenção da tarifa de água por seis meses de imóveis residenciais e peque-nos comércios atin-gidos pela enchente em municípios que de-cretaram situação de emergência e que o pedido já tenha sido aprovado. O consu-mo também não pode exceder a dez metros cúbicos mensais. O Prefeito Professor Ser-

ginho assinou decreto de situação de emer-gência em Alvorada no dia 03 de setembro e aguarda avaliação e aprovação do ato pelo governo gaúcho para que a isenção da co-brança aos moradores de Alvorada possa ser consolidada.

Sobre a ligação de água nas residências consolidadas, o presi-dente da Corsan des-tacou que “a partir do pedido do Prefeito Pro-fessor Serginho apre-sentado em reunião da Granpal (Associa-ção dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre) em agosto, em Esteio, ini-ciei um trabalho juntan-do minha experiência como ex-prefeito de

Novo Hamburgo com o objetivo de garantir as condições jurídicas para fazer a ligação de água em todas as resi-dências consolidadas em Alvorada”.

O programa tem por objetivo regularizar as ligações de águas clan-destinas para garantir a qualidade do forne-cimento e estender as redes às residências fixas em áreas não re-gulamentadas. Tarcísio Zimmermann relata que a Corsan preten-de firmar parceria de programa-piloto em Alvorada que deve ser difundido pelos demais municípios atendidos pela companhia no Es-tado. Solicitou apoio para identificar estes locais irregulares e ini-

ciar um cronograma de trabalho e efetivar a proposta apresentada pelo Prefeito Professor Serginho e juntos ain-da acertaram detalhes sobre a revitalização da Lagoa do Cocão, que deve ser iniciada em breve; trataram da proposta de ampliação do número de benefi-ciados pela tarifa so-cial e da solicitação de inserção do município em fundo de gestão compartilhada.

A companhia vai avaliar possibilidade de criar adendo no con-trato com o município para a criação do fun-do que incrementaria a receita da cidade para investimentos em projetos de gestão am-biental.

Page 10: Jornal Afolha Edição 388

10 ALVORADA, 19 A 25/09/2013

GERAL

Pagamento de Pensão: Projeto de novo código admite prisão domiciliar

PROCESSO

Foto

: Rep

rodu

ção

PARABÉNS

A nossa querida cidade Alvorada, terra de gente trabalhadora e ordeira que está completando 48 anos.

Apesar de todas as dificuldades que o nosso povo está encontrando vamos mostrar amor e carinho pela nossa cidade. Parabéns Alvorada!

SEMANA FARROUPILHA

Todas as entidades tradicionalista de Alvorada estão de parabéns pela organização e o embe-lezamento da nossa praça com seus piquetes e componentes honrando as tradições de nosso Rio Grande.

BURACOS

Os moradores da Rua Marques do Pombal, no bairro americana, estão apavorados como a quan-tidade e tamanho dos buracos na rua. Na altura do número 264, ao lado da parada de ônibus tem um bueiro aberto, só está faltando alguém cair e se machucar.

MANUELA D’AVILA

A deputada federal mais votada nas ultimas eleições, não vai concorrer à reeleição para a câ-mara federal e sim ao legislativo estadual. Será?

LUIZ CARLOS BUSATO

Alvorada recebeu nesta segunda-feira (16) in-tervenção para o escoamento da água acumulada das chuvas do último mês. O secretário de Obras do Estado, Luiz Carlos Busato (PTB), que esteve na cidade segunda-feira para entrega das máqui-nas, e confirmando sua atenção especial para as necessidades do nosso município.

PROJETO BALLET ALVORADA

Parabéns para a professora Jacqueline Navar-ro, que está desempenhando um belo trabalho com o grupo de crianças ballet cultuarte.

O ABRAÇO DA COLUNA VAI PARA...Todos os tradicionalistas que estão acampados

na praça da 48.Nosso amigo Chorão do PTB.

“Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um efeito, mas um hábito”

Aristóteles

NASENTRELINHAS

PROF. VLADIMIR BRASIL

Cel. (51) [email protected]

Lei de 2000 prevê capacitação profissional para jovens de 14 a 24 anos

Aprovado em comis-são especial da Câmara dos Deputados no mês de junho de 2013, o novo Código de Processo Civil dá mais oportunidades para o devedor de pensão alimentícia pagar o débito e abranda as punições. Para entrar em vigor, o novo código ainda precisa ser aprovado no plenário da Câmara e voltar para análise do Senado. Os senadores já aprovaram, mas como o texto foi mo-dificado na Câmara, terão de analisá-lo novamente.

A nova lei mantém a regra de que a falta de pagamento de pensão é o único fator cível que pode levar uma pessoa à prisão (os demais são cri-minais). O prazo de prisão também permanece em no mínimo um mês e no máximo três meses.

Atualmente, o devedor fica preso em delegacias ou presídios, às vezes junto com outros deten-tos. O projeto em trami-tação prevê prisão em cela separada de presos que cometeram crimes. Nos locais onde não for possível a separação, o novo código estabelece que o juiz terá de conce-der prisão domiciliar.

A legislação em vigor prevê que, no caso de

não pagamento de pen-são, o devedor terá três dias para quitar o valor. Se não pagar, o juiz pode decretar prisão. O texto aprovado na comissão da Câmara aumenta de três para dez dias o prazo para pagamento.

Se o devedor não fizer o pagamento, o juiz man-dará protestar a dívida, o que levará a restrições de obtenção de crédito. Além disso, poderá decretar prisão de até três meses no regime semiaberto (no qual o detido pode deixar a prisão de dia, para trabalhar, e voltar à noite para dormir). Em caso de nova situação de inadimplência, o devedor irá ao regime fechado.

Além das novas re-gras de prisão, o projeto

Programa Jovem Aprendiz ainda produzdúvidas em empresários

O mercado de traba-lho está cada dia mais exigente no momento da contratação de fun-cionários. Recém-saídos do Ensino Médio, muitos jovens não conseguem bons empregos pela fal-ta de uma qualificação. Com o intuito de antecipar a primeira experiência profissional dos adoles-centes, a Lei n° 10097, de 2000, estabelece que organizações de médio e grande porte são obriga-das a contratar um míni-mo de 5% e um máximo de 15% do quadro de funcionários de cargos cujas atividades estejam sujeitas a aprendizagem. A lei prevê que os jovens aprendizes não apenas trabalhem, mas estudem em algum curso de capa-citação enquanto apren-dem na prática dentro

das empresas. Porém, mesmo depois de tantos anos em vigor, a lei ainda acarreta dúvidas em em-presários.

- O jovem aprendiz e a empresa possuem uma relação de emprego advinda de um contrato especial ajustado por escrito, por prazo deter-minado, com duração máxima de dois anos ou até completar 24 anos. O contrato prevê registro em Carteira de Trabalho. O empregador se com-promete a assegurar ao jovem formação profis-sional - explica Renato Simões da Cunha, advo-gado do escritório Souza, Berger, Simões e Plastina Advogados.

Para participar do pro-grama Jovem Aprendiz, o adolescente necessita ter

entre 14 e 24 anos. Para que uma empresa possa contratar aprendizes é preciso que elabore um plano de aprendizagem em conjunto com uma organização formadora, ou seja, uma ONG, uma Escola Técnica ou o Sis-tema S.

Direitos doJovem Aprendiz:

O aprendiz tem direi-to a registro na CTPS, um salário mínimo/hora, vale transporte, 13° salá-rio, férias, Certificado de Qualificação Profissional e todos os demais be-nefícios concedidos aos empregados contratados pelo regime celetista, exceto seguro desempre-go, aviso prévio e multa de 40% sobre o FGTS. Ainda, com relação ao

FGTS, este possui sua alíquota reduzida para 2%. As férias do aprendiz com idade inferior a 18 anos deverão sempre coincidir com as férias escolares. Na hipótese de dispensa imotivada, exis-te direito ao aviso prévio.

Obrigações da empresa:

Para contratar um aprendiz, o empregador deve observar às regras previstas para esse tipo de mão de obra. A lei es-tabelece que, para a con-tratação, o empregador deverá celebrar convênio com escola profissionali-zante, proceder a devida anotação na CTPS do jovem aprendiz, além de celebrar contrato por escrito com duração má-xima de dois anos ou até completar 24 anos.

Novo Código de Processo Civil também amplia prazo para devedor pagar. Comissão da Câmara aprovou, mas plenário e Senado ainda têm de votar

do Código de Processo Civil pretende dar ce-leridade a ações civis, reduzindo a possibilidade de recursos, obrigando o julgamento de ações em ordem cronológica e determinando que ações sobre o mesmo tema sejam paralisadas até julgamento por instância superior.

Presidente da comis-são especial que apro-vou o texto, o deputado Fábio Trad (PMDB-ES) esclareceu que o objetivo das novas regras sobre a pensão foi “dar oportuni-dade” para o preso pagar. “A ideia é permitir que o preso trabalhe para pagar a dívida”, destacou.

Para a advogada es-pecialista em Direito Civil e atuante em áreas como

Processo Civil, Direito Constitucional, Cível e de Família e Curadora Espe-cial e Inventariante Dativa nas Varas de Família de Porto Alegre, Luciane Fa-raco, as punições foram abrandadas, mas o novo código não tira a efetivi-dade do instrumento da prisão para garantir os pagamentos.

“Vivemos em um país em que o sistema peni-tenciário está superlotado e deverá ser direcionado para os criminosos de alta periculosidade. No caso do não pagamento de pensão, só o fato de determinar a prisão, faz o sujeito pagar imediata-mente quando tem con-dições, seja no regime aberto, semi-aberto ou fechado. O instrumento [decretação da prisão] já é a efetivo”, diz a ad-vogada.

Segundo Luciane, atualmente não há re-gime prisional definido e, por isso, há casos de detidos em delegacias e outros em presídios. Para ela, cerca de 90% dos ca-sos de prisão por pensão não deveriam ocorrer.

“Hoje, 10% dos casos de prisão por alimentos deveriam ser tratados como prisão. Outros 90% são de pessoas que efe-tivamente não podem pagar a dívida”, afirma.

Page 11: Jornal Afolha Edição 388

ALVORADA, 19 A 25/09/2013 11VARIEDADES

R u b e n s L i m a R o n d o n (Rubinho)

HORÓSCOPO

Áries (21/3 a 20/4) Regente de seu sig-no, Marte está em bom aspecto com Mercúrio, influência positiva para boas conversas sociais.

Touro (21/4 a 20/5) Aproveite o dia para retomar contato com pessoas especiais, se-jam parentes ou ami-gos que há tempos não mantém vínculo.

Gêmeos (21/5 a 20/6) Momento propício para repensar projetos a longo prazo, espe-cialmente que envolvam familiares e finanças.

Câncer (21/6 a 21/7) Assuntos que envol-vam fé e espiritualidade, com ou sem religião, ajudarão a revitalizá--lo(a). Abra sua mente e sua sensibilidade vira a tona.

Leão (22/7 a 22/8) Algumas descobertas marcarão mudanças na maneira de lidar com re-lações que possui maior vínculo.

Virgem (23/8 a 22/9) Momento para pon-derar algumas atitudes e agir de forma mais justa diante de certas relações. Seja mais co-erente e sensato.

Libra (23/9 a 22/10) Período especial para cuidados com a saúde, mesmo que apenas com simples prevenções ou atividades que exerci-tem o corpo.

Escorpião (23/10 a 21/11) Momento propenso para mais diversões e convívios sociais, ainda que tenha ficado recluso(a) nos últimos dias.

Sagitário (22/11 a 21/12) Momento para maior dedicação com assun-tos dos familiares e para retomar conversas pen-dentes junto a eles.

Capricórnio(22/12 a 20/1) Atente-se com infor-mações que não sejam exatas para não tirar conclusões precipitadas em relacionamentos.

Aquário (21/1 a 19/2) Assuntos materiais tomarão sua dedicação para definir prioridades. Modere suas despesas e seja mais cauteloso.

Peixes (20/2 a 20/3)Lua e Netuno formam

conjunção em seu signo, o que tende a deixá-lo(a) mais sentimental e recep-tivo a energia dos das pessoas.

Reinventar-se a cada instante paraencontraropontodeequilíbrio entreadinâmicadavidaeaestáticadesimesmo.

GeógrafodaAlma!

Por: Daniel da Luz MachadoObra literária – Felicidade Clandestina

Felicidade Clandestina é uma daquelas obras riquíssimas que você pode optar por ler de uma única vez numa tarde agradável ou deliciar-se como uma criança bebendo um refresco em pequenos goles só para sentir o gosto agra-dável mais vezes.

Trata-se de uma coletânea de contos e crônicas da grande escritora brasileira Clarice Lispector, que cá para nós, dispensa apresentações.

O exemplar que tenho em casa, vou lendo, ora relendo, acima de tudo me deliciando com a escrita profunda e bela dessa inesquecível escritora.

Obra literária – O Homem que matou Getúlio Vargas

Uma leitura agradabilíssima para quem gosta de humor e inteligência des-filando de mãos dadas.

Jô Soares é um daqueles sujeitos que tem talento de sobra, até se decidir ficar imóvel. Apresentador, Ator, Diretor Teatral e um escritor que como poucos conseguem prender do inicio ao fim com sua obra e não nos deixa abandonar o livro até que a última frase seja lida e absorvida.

O Homem que matou Getúlio Vargas te prende atenção do início ao fim e leva o leitor ao êxtase de rir e ver a genialidade com a qual o escritor interpõe o seu personagem fictício aos diversos acontecimentos históricos de relevância para humanidade.

Em termos de pesquisa o brilhantismo de Jô Soares me faz lembrar outro grande escritor que é Ken Follett.

O Homem que matou Getúlio Vargas é uma daquelas obras que você lerá mais vezes e sempre terá vontade de reler.

CONTEXTOS &

CONCEITOS

Seja a parte que for do mundo, seja a lingua, a raça, a cor, e o credo, para o ser humano, enquanto gente, com certeza o nosso lugar, é especial:

FAMILIACasei com 20 anos e tive três filhos mara-

vilhosos, assim como sempre foi maravilhosa minha primeira esposa KIKA, Depois casei de novo e tive também mais dois lindos filhos, com a MOZI, também sempre maravilhosa, toda esta turma é e sempre será, os amores da minha vida!

PORQUEO nosso lugar é feito de história, e a nossa

vida só tem graça e sentido, pela nossa his-toria; eu quando vim com meus pais e minha irmã para o Passo do Feijó, em 1954 tinha só dois anos, Logo! Toda a minha história de criança foi na Rua Luiz Villi, hoje parada 43, Mas! Saibam! Já foi 49!

ESCOLA, TIME, NAMORADAMinha escola, já naquela época, era a Júlio

Cesar, minha primeira professora no primeiro ano, era a querida profe Iara. O meu time de futebol sempre foram dois, o meu Grêmio e o Esporte Clube “Vencedor” – Meu Deus! Como era bom ser Vencedor e ganhar do Fontoura ou do Flor da Serra (às vezes tam-bém perdia-mos). A minha primeira namorada era uma linda menina tambem da minha rua, seu nome... Eloá.

Momento Poético:

O NOSSO LUGAR

TRABALHODesde 27 de setembro de 1980, tenho

com muito orgulho e prazer, o meu trabalho em Alvorada, trabalho este que só me deu amigos, casa e felicidade.

O NOSSO LUGARÉ a nossa história, de tantas alegrias e com

certeza também de momentos tristes, e neste mês de setembro quando a nossa querida ALVORADA faz mais um aniversário, eu deixo a modestia de lado, e sopro as velinhas pois esta cidade é minha; Este é o Meu Lugar!

PARABÉNS 3º DISTRITO PARABÉNS PASSO DO FEIJÓ PARABÉNS ALVORADA, 48 ANOS!

Page 12: Jornal Afolha Edição 388

ALVORADA, 19 A 25/09/2013

Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 111 - Alvorada - RS | Tel.: (51) 3411-7466 | www.alvoradashoppingcenter.com.br | [email protected]

Uma cidade tão querida merece um grande presente, o Praça Alvorada Shopping Center.

Que estes 48 anos de história continuem a te inspirar a crescer ainda mais!

ALVORADA: 48 ANOS DE VIDA,HISTÓRIA E CRESCIMENTO.

dmv.c

om.br

E M P R E E N D E D O R E S

www.superlegalbrinquedos.com.br