afolha edição 330

12
ALVORADA, DE 29/12 DE 2011 A 11/01 DE 2012 - ANO XIV - Nº 330 - R$ 1,00 A FOLHA ONLINE TODA SEMANA A MELHOR INFORMAÇÃO www.tv-alvorada-rs.com ACESSE Famílias alvoradenses ganham direito de posse no Programa Morando Legal Prefeito Brum e vereador Prof. Borba, autor da lei que instituiu o programa, entregaram os títulos de posse para 56 famílias. Programa totaliza mais de 800 regularizações. PÁGINA 9 Moradores comemoram final de ano com várias ruas pavimentadas Moradores comemoram final de ano com várias ruas pavimentadas O final do ano está sendo especial para morado- res das ruas Romilda Amorim, Canadá e 25, do Algarve e avenidas Getúlio Vargas, proximida- des da ponte da Celgon e Itararé. PÁGINA 7 Campanha do Brinquedo encerra com sucesso beneficiando várias crianças carentes PÁGINA 4 Nos primeiros dias de janeiro de 2012 os alvoradenses come- çam a receber, em casa, os carnês para pagamento de Impos- to Predial e Territorial Urbano (IPTU). A en- trega vai ser feita por uma equipe de funci- onários do Departa- mento de Fiscalização da secretaria munici- pal da Fazenda. Em 2012, estarão sendo oferecidas qua- tro modalidades de pagamento, sendo que as duas primeiras oferecem descontos de 20% e 10%, desde que pagas em cota única. Ganha 20% de desconto quem pagar até o dia 15 de feve- reiro e 10% para pa- gamentos até o dia 15 de março. A quitação ainda pode ser feita em par- cela única, sem des- conto, até o dia 30 de abril. Quem optar pelo parcelamento poderá fazê-lo em seis vezes, sendo que a primeira parcela deve ser paga no dia 30 daquele mês. Os pagamentos podem ser feitos na Rede Bancária, Cor- reios e Lotéricas. Mais esclareci- mentos pelo site www.alvorada.rs.gov.br ou fone 30448555. Moradores receberão carnês do IPTU em janeiro

Upload: tv-alvorada-rs

Post on 14-Mar-2016

264 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal afolha Edição 330 .

TRANSCRIPT

Page 1: AFolha Edição 330

ALVORADA, DE 29/12 DE 2011 A 11/01 DE 2012 - ANO XIV - Nº 330 - R$ 1 ,00

A FOLHAONLINE

TODA SEMANAA MELHOR INFORMAÇÃO

www.tv-alvorada-rs.comACESSE

Famílias alvoradensesganham direito de posse noPrograma Morando Legal

Prefeito Brum e vereador Prof. Borba,autor da lei que instituiu o programa,entregaram os títulos de posse para 56famílias. Programa totaliza mais de 800regularizações.

PÁGINA 9

Moradores comemoram final de anocom várias ruas pavimentadas

Moradores comemoram final de anocom várias ruas pavimentadas

O final do ano está sendo especial para morado-res das ruas Romilda Amorim, Canadá e 25, doAlgarve e avenidas Getúlio Vargas, proximida-des da ponte da Celgon e Itararé.

PÁGINA 7

Campanha doBrinquedo encerra

com sucessobeneficiando váriascrianças carentes

PÁGINA 4

Nos primeiros diasde janeiro de 2012 osalvoradenses come-çam a receber, emcasa, os carnês parapagamento de Impos-to Predial e TerritorialUrbano (IPTU). A en-trega vai ser feita poruma equipe de funci-onários do Departa-mento de Fiscalizaçãoda secretaria munici-pal da Fazenda.

Em 2012, estarãosendo oferecidas qua-tro modalidades depagamento, sendoque as duas primeirasoferecem descontosde 20% e 10%, desdeque pagas em cotaúnica. Ganha 20% de

desconto quem pagaraté o dia 15 de feve-reiro e 10% para pa-gamentos até o dia 15de março.

A quitação aindapode ser feita em par-cela única, sem des-conto, até o dia 30 deabril. Quem optar peloparcelamento poderáfazê-lo em seis vezes,sendo que a primeiraparcela deve ser pagano dia 30 daquelemês. Os pagamentospodem ser feitos naRede Bancária, Cor-reios e Lotéricas.

Mais esc larec i -mentos pe lo s i tewww.alvorada.rs.gov.brou fone 30448555.

Moradores receberãocarnês do IPTU em janeiro

Page 2: AFolha Edição 330

2 ALVORADA, 29 DE DEZEMBRO DE 2011 A 11 DE JANEIRO DE 2012

GERAL

EXPEDIENTE

T E X T O S A S S I N A D O S S Ã O D E R E S P O N S A B I L I D A D E D O A U T O R , N Ã O R E F L E T I N D O A O P I N I Ã O D O J O R N A L .

VIP EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. CNPJ: 01.329.315/0001-40

Jornal A FOLHA - FUNDADO EM 14 DE JUNHO DE 1996

Redação e Oficina:RUA VEREADOR ARY MÜLLER, 34

PDA. 47 B. MARINGÁCEP 94810-470 - ALVORADA

CIRCULAÇÃO: SEMANAL - A l v o r a d a / R S - ( 5 1 ) 3 4 8 3 - 5 3 3 4 / Fax: 3442.0449 E - m a i l : a f o l h a @ g m a i l . c o m

DiretoresNELSON SILVA SANTOSROBERTO SILVA SANTOS

Impressão:TOTALGRAF - NOVO HAMBURGORepr. Comercial em POA: JPD NAIBERTFone: (51) 3266-5016 - Fax: 32665191

Jornalista - REG. PROF. 11159UBIRATAN BANDEIRADiagramaçãoÈVERSON MACHADO KILA

Diretor/EditorPAULO ROBERTO SANTOS

Frente a FrenteCOM A COM A COM A COM A COM A PALAVRADANIEL DA LUZ MACHADO

E por falar em melhorar...

Olá queridos amigos! Mais um ano findou eeu tive o privilégio de contar com o carinho desua atenção, lendo-me nesse espaço. Li uma fra-se na internet que gostaria de compartilhar comvocês e a partir dela conduzir essa reflexão. Afrase dizia mais ou menos assim: As pessoasesperam sempre um ano melhor. E será que osanos não esperam pessoas melhores?

Faz parte da nossa essência querer sempreanos melhores. Torcemos que no ano seguinteconsigamos emagrecer, ganhar mais dinheiro,trocar o carro, passear mais, ganhar uma pro-moção, trocar o chefe por um menos mala, vernossos filhos aprovados por média na escola esó com elogios dos professores, enfim acho quenem os irracionais gostariam de ter algo que nãoos fizesse felizes. A grande questão é: O queefetivamente fazemos para alcançar os alvosdos nossos desejos?

Queremos emagrecer, mas a começar pelasfestividades de passagem de ano comemos ebebemos em alguns casos em excesso.

Queremos ganhar mais dinheiro, mas contra-ditoriamente gastamos cada vez mais com o su-pérfluo e desta forma mesmo que passamos areceber mais, o que gastamos mais é muito mai-or do que os nossos eventuais aumentos.

Queremos que os nossos filhos sejam apro-vados com mérito, mas somos os primeiros aligar a TV para assistir o Big Droga, As esclare-cedoras e pedagógicas novelas e nunca lemosum jornal ou um livro diante deles, ou mesmoperguntamos como foi o seu dia na escola, seeles precisam de nossa ajuda ou coisa do tipo.

Queremos um chefe menos mala que nãopasse o dia a nos aporrinhar, mas muitas vezesnos atrasamos no horário, somos negligentes emrelação as nossas tarefas e fechamos a nossamente e energia para uma eventual troca deemprego que poderia nos fazer muito bem.

Queremos passear mais, mas de forma algu-ma podemos deixar de ver o jogo do nosso timee sendo assim aquele domingão de sol passa-mos enfurnados diante da TV ao invés de irmosao brique da redenção, ao gasômetro ou a nos-sa querida praça na parada 48.

Queremos trocar de carro, mas não cuidamosnem um pouco do nosso, além de não fazermosuma reserva financeira e sendo assim quandovamos tentar negociar o nosso vale muito poucoe não temos o complemento financeiro para fa-zer o negócio. Enfim costumamos desejar, masefetivamente pouco fazemos para alcançar. Oúnico espaço temporal que nos pertence é o Pre-sente. O passado só podemos consultar e o fu-turo nos é vedado.

Eu particularmente, descontando os anos ini-ciais da minha infância, estou mais de trinta anossonhando com anos melhores a cada ritual depassagem, mas nesse ritual que se aproxima de2012 pela primeira vez eu não quero dias me-lhores. Eu quero é ser melhor para os dias quevirão, quero ser um filho melhor a altura que meuvelho pai “Timóteo” mereça, quero ser um na-morado melhor para minha querida Márcia An-tunes, quero ser um colega de trabalho melhortanto no teatro onde atuo profissionalmente,quanto na escola onde passo boa parte do meudia, quero ser um amigo melhor para os meusqueridos amigos, quero ser um funcionário me-lhor e quero lutar para implementar as melhoriasno meu coração e por conseqüência nas minhasatitudes.

E se Deus permitir, tomara que no ritual para2013 eu possa olhar para trás e ouvir no soprodo vento o ano que passou me dizendo: ValeuDaniel! Você não me pediu nada, mas se esfor-çou muito para dar o seu melhor.

LUIZ FERNANDO

RatoCOLUNA DO

CADE A AUTOESTIMA ELEVADA?Alvorada nos últimos dias tem sido destaque

na mídia, principalmente nos programas de tele-visão que tem muita ou pouca audiência, como oda semana passada no canal 48, que foi grava-do na sede da Sociedade Italiana. Onde o go-verno expõem as atrações da cidade e as con-quistas do povo alvoradense, como a Lagoa doCocão, que é mostrada como se fosse um para-íso e por ai afora. Segundo o governo isto elevaa auto-estima do povo. Nós não concordamos,ruas esburacadas, passeios públicos idem, car-ros estacionados nas calçadas, na saúde a es-pera por um especialista pode demorar meses,como alguém pode alegar ter aumentada suaauto-estima, nestas condições? A não ser a dosorganizadores do evento, que pensam diferen-tes da população. Ou alguém acredita que osmoradores das vilas onde falta tudo compartilhemcom esta idéia de auto-estima elevada.

Francamente a situação é diferente, não adi-anta limpar a sala para os visitantes se o resto dacasa é um caos.

TRÂNSITOUm agente de transito nos alertou a poucos

dias que são apenas seis em atividade na cida-de, para cuidar do transito, o que segundo o mes-mo isto dificulta uma melhor eficácia na fiscaliza-ção. Concordamos, esta faltando agentes de

transito na cidade, principalmente na fiscalizaçãodos passeios públicos, tomados por carros dasrevendedoras entre outros absurdos.

CONCURSO PÚBLICONo próximo concurso que esta aberto a popu-

lação existem vagas para agentes de trânsito,esperamos no entanto que não seja somente parabanco de reserva, e que os aprovados sejam cha-mados com urgência máxima.

Na área da saúde, tem vagas para diversosprofissionais, esperamos também que tenhamsuas efetivações em seguida para suprir as ne-cessidades da população. Os funcionários decarreira estão desaparecendo aos poucos, a lu-gares onde os contratados superam em muitosos concursados.

REPERCUSSÃONossa coluna anterior teve grande repercus-

são entre o funcionalismo, onde expomos algunsdos problemas enfrentados pelos motoristas daSTASC. Muitos vieram nos agradecer pela maté-ria e relatar situações que enfrentam no seu diaa dia. No entanto não quiseram falar com medode retaliações, muitos também por estarem den-tro do período probatório. Não tiranos as razoesdos mesmos, pois as retaliações todos sabemosque acontecem de uma maneira ou outra. Toda-via se permanecermos calados nada será resol-vido.

FELIZ ANO NOVODesejamos a todos nossos leitores e ami-

gos um feliz 2012, repleto de saúde e reali-zações. Que o próximo ano tenhamos muitoa comemorar.

ProJovem Urbano forma 160 alunosNo dia 23 de dezem-

bro, na escola munici-pal Alfredo Jose Justo,aconteceu a cerimôniade formatura do Pro-Jovem Urbano, com aparticipação de 160 for-mandos. O ProJovemUrbano é um programafederal que oportunizaa jovens, com idadesentre18 e 29 anos, aoportunidade de con-cluir o Ensino Funda-mental e se qualificarprofissionalmente.

Prestigiaram oevento o prefeito Car-los Brum, o vereadorProfessor Borba, se-cretários, professoresdo ProJovem Urbano,diretores das escolasonde o programa vinhasendo aplicado, famili-ares e amigos dos for-mandos.

Falando aos presen-tes o prefeito Brumcontou a sua históriapessoal, destacando aimportância do estudo

para alcançar metas eter sucesso na vida.Destaque a importân-cia da educação foi otema do vereador Bor-ba, líder do Governo naCâmara, que enfatizousua satisfação com oprograma que é uma po-tente arma para diminuira exclusão social. A Se-cretaria Municipal de Ju-ventude e Esporte estáempenhada para trazeruma próxima edição doProJovem Urbano paraAlvorada.

A formatura do Pro-Jovem Urbano é um

evento ímpar, diferenci-ado, por atingir um pú-blico que havia paradode estudar por diversosmotivos, e que atravésdo programa consegueatingir o Ensino Funda-mental, podendo ex-

pandir seus objetivosprofissionais, como nocaso de diversos alu-nos, que já estão em-pregados graças a for-mação recebida atra-vés do programa Pro-Jovem Urbano.

Page 3: AFolha Edição 330

ALVORADA, 29 DE DEZEMBRO DE 2011 A 11 DE JANEIRO DE 2012 3PANORAMA

OPINIÃO

O que se comprova lá fora e nãosentimos na prática em nossa rotina

É inadmissível o que sepaga aos parlamentares

brasileiros, que em grandeparte não valem um ovo,enquanto o salário mínimo

será de R$ 622,00

Li em uma matéria do jor-nal “Correio do Povo” no dia27 de dezembro enfocandoque o Brasil segundo os prin-cipais jornais britânicos estáprestes a ultrapassar o ReinoUnido no ranking econômicotornando-se a sexta maioreconomia do mundo.

Isso seria uma notícia maravi-lhosa para comemorarmos, casoos índices sociais e repartição darenda fosse mais generoso com osofrido povo brasileiro.

Desde que o mundo é mun-do e em qualquer parte do glo-bo, a desigualdade e a concen-tração de renda e privilégiossempre foi notada, porém a his-tória mostrou e continua mos-trando que quando o bolsão demiséria é muitogrande, mais cedoou mais tarde ocaldeirão eferves-cente dos excluí-dos acaba explo-dindo e causandomuitos estragos.

No trânsito brasileiro, nos la-res, no vestuário enfim em to-dos os setores vemos uma pro-fusão de consumo, o que é van-guarda lá fora por aqui pode es-tar perfeitamente incorporadoem nossa vivência o a que con-venhamos é salutar, afinal emum mundo globalizado não po-demos ter tanta discrepância.Porém me preocupo com osefeitos de um consumo inconse-qüente face ao que realmentedeveríamos ter.

Cada um que faça o que qui-ser com seu dinheiro, mas nãotêm cabimento as vitrines das lo-jas cheias de aparelhos de altatecnologia, enquanto um apo-sentado sem plano particular desaúde tenha que esperar em al-gumas especialidades por maisde um ano para consultar mes-

Daniel da Luz Machado

mo que tenha contribuído a vidainteira. É Trágico que crimino-sos de alta periculosidade tran-sitem livremente por nossasruas nos impondo uma série deconstrangimentos e crimes por-que o nosso sistema carcerárioé ridículo e fora dos padrõesmínimos de humanidade e coma capacidade totalmente ultra-passada e desrespeitada.

É inadmissível o que se pagaaos parlamentares brasileiros,que em grande parte não valemum ovo, enquanto o salário mí-nimo será de R$ 622,00 em ja-neiro de 2012. E os professo-res? profissionais da segurançapública? trabalhadores domés-ticos e outras categorias? Atéquando seremos engolidos pelosistema e mesmos que leiamos

notícias desuperávit, dee x p a n s õ e scomerciais ede rankingseconômicos oque vemosem nosso dia

a dia é cada vez mais pessoasexcluídas enquanto uma mino-ria se empanturra com o ban-quete de facilidades que umaeconomia pujante oferece.

Talvez por isso em nossosônibus, metrôs e outros locaisde massa, se perca tanto tem-po comentando sobre novelas,reality shows e outras péssimasopções oferecidas pela televi-são, pois aos olhos do cidadãocomum que não é convidadopara festa fica muito difícil en-tender como está sobrando di-nheiro se para ele quase sem-pre falta o básico.

Talvez seja por isso que o ex-terior enxergue o Brasil comolhos tão diferentes dos nossosque nascemos, moramos eamamos esse abençoado qui-nhão de terra.

Vereadores de Alvorada x Lei da Improbidade AdministrativaCidadãos Alvoradenses devido

aos recentes acontecimentos e agrande demanda de questiona-mentos na internet, decidimosabordar sobre o prisma legal “For-ma Literal da Lei” que levou osvereadores Neto Girelli do PTB eMárcio Barcellos do PMDB a cas-sação dos mandatos.

Neste caso não trataremos dofato cometido e sim do fato espe-cifico a qual obtiveram a condena-ção.

Improbidade Administrativa.Lei 8429 de 2 de Julho de 1992

Conceito Legal: É a designaçãotécnica para a corrupção adminis-trativa. Qualquer ato praticado poradministrador público contrário àmoral e à lei; ação ou omissão queviole os deveres de honestidade,imparcialidade, legalidade e lealda-de às instituições.

Entre os atos de improbidadeestão o enriquecimento ilícito, o su-perfaturamento, a lesão aos cofrespúblicos, o "tráfico de influência" eo favorecimento, mediante a con-cessão de favores e privilégios ilí-citos, e a revelação de fato ou cir-cunstância de que o funcionáriotem ciência em razão das atribui-ções e que deva permanecer emsegredo.

Podemos entender esta comouma lei que visa delimitar de for-ma ética e legal o comportamentode ação dos agentes da adminis-tração publica ou de alguma for-ma ligados a ela.

É importante conceituar legal-mente os agentes submetidos aesta legislação, desta forma cita-remos abaixo a parte da lei que

cabe descrever o agente.É fundamental perceber que,

mesmo o agente indiretamente li-gado à administração pode sersubmetido às sanções legais de-terminadas pela lei em evidência.

Art. 1° Os atos de improbidadepraticados por qualquer agente pú-blico, servidor ou não, contra a ad-ministração direta, indireta ou fun-dacional de qualquer dos Poderesda União, dos Estados, do DistritoFederal, dos Municípios, de Terri-tório, de empresa incorporada aopatrimônio público ou de entidadepara cuja criação ou custeio o erá-rio haja concorrido ou concorracom mais de cinqüenta por centodo patrimônio ou da receita anual,serão punidos na forma desta lei.

Art. 2° Reputa-se agente públi-co, para os efeitos desta lei, todoaquele que exerce, ainda que tran-sitoriamente ou sem remuneração,por eleição, nomeação, designa-ção, contratação ou qualquer ou-tra forma de investidura ou víncu-lo, mandato, cargo, emprego oufunção nas entidades menciona-das no artigo anterior.

Parágrafo único. Estão tambémsujeitos às penalidades desta lei osatos de improbidade praticadoscontra o patrimônio de entidadeque receba subvenção, benefícioou incentivo, fiscal ou creditício, deórgão público bem como daquelaspara cuja criação ou custeio o erá-rio haja concorrido ou concorracom menos de cinqüenta por cen-to do patrimônio ou da receita anu-al, limitando-se, nestes casos, asanção patrimonial à repercussãodo ilícito sobre a contribuição doscofres públicos.

CHARGE

E-mail: [email protected]

Page 4: AFolha Edição 330

4 ALVORADA, 29 DE DEZEMBRO DE 2011 A 11 DE JANEIRO DE 2012

GERAL

PLANTÃO PERMANENTERUA OSCAR SCHIK, 1192

Ver. ZézoAv. Pres. Getúlio Vargas, 101 - Big Alvorada - Loja 14 - Fone: 3483.2670Av. Pres. Getúlio Vargas, 1779 - Parada 47 - Centro - Fone: 3483.2367

Campanha do Brinquedo levaalegria a milhares de crianças

A Campanha doBrinquedo 2011, coor-denada pelo Gabineteda Primeira Dama, Re-jane Brum visitou cer-ca de 40 locais, levan-do a alegria e a espe-rança do Natal para cri-anças de famílias ca-rentes do município,sendo que algumasdelas sentiram pela pri-meira vez a satisfaçãode ser presenteadanesta data.

Foi importante oapoio vindo de parte darenda levantada peloBaile Municipal, realiza-do no dia 17 de setem-

bro, que propiciou acompra de duas bicicle-tas e um computadoradaptado que foramentregues a ONG Ve-mos com as Mãos, en-tidade que trabalhacom crianças e jovenscom deficiência visual.

Nos dias que ante-cederam o Natal aequipe do Gabinete daPrimeira Dama visitoucreches, associações,igrejas e famílias de-sassistidas, entregan-do os presentes. Nototal, mais de 4 mil brin-quedos foram distribu-ídos.

Fazendo uma breveavaliação da Campa-nha, Rejane destacou eagradeceu o trabalhouda sua equipe, a soli-dariedade dos alvora-

denses que fizeram asdoações, e aos patro-cinadores que oportu-nizaram a divulgaçãodo evento, no municí-pio.

GRÊMIO - Hoje resolvi não ini-ciar especificamente falando doGrêmio, mas sim do seu fiel tor-cedor. Este torcedor abnegadoque empresta a sua emoção, oseu tempo, a sua devoção ao tri-color dos pampas. O verdadeirotorcedor gremista é um guerreiro

imortal e digo verdadeiro, por que infelizmente coma impunidade da sociedade brasileira, uma peque-na corja de animais irracionais infiltra-se nas torci-das provocando brigas, estimulando a drogadição eacabando com a paz no futebol. Minha amada é gre-mista, assim como alguns grandes amigos que te-nho, além de familiares. Portanto vivo saudavelmen-te a dicotomia Grenal e por isso nesse ano de 2012que se avizinha saúdo a nação tricolor e desejo quetenham mais êxito dentro das competições que dis-putarem e que o Grêmio possa retomar o seu tem-po de grandeza. Não se pode ganhar tudo, pois asoutras equipes também trabalham para vencer, maisao menos se pode disputar com qualidade o que vempor ai e falando em qualidade o Grêmio está mon-tando um time muito interessante e qualificado alémde contratar um técnico competente e que já estavamerecendo uma chance em um dos grandes aqui noSul. Se o presidente politiqueiro do Grêmio não atra-palhar como fez em 2011, acho que verei sorrisos norosto da minha namorada Márcia Antunes, dos meuscolegas César e Lídia, do meu compadre Ronaldo,dos meus colegas de jornal Paulo e Rubinho e de tan-tos amigos que torcem por este grande clube.

Gremistas do meu convívio um feliz 2012 nas es-feras futebolísticas.

***********************************************INTERNACIONAL - Aos queridostorcedores do Internacionaltambém desejo muitas felicida-des nesse ano de 2012 que já ini-cia com a Libertadores da Amé-rica. Meu pai é colorado, outrostantos amigos queridos são co-

lorados, nosso querido amigo e anunciante JuarezVirti é colorado, bem como a maioria dos meus fa-miliares. O Internacional, assim como o seu vizinhode página logo acima, é um patrimônio gaúcho, pa-trimônio este, que cresceu muito na última décadaganhando diversas competições internacionais.

O Inter manteve a sua base e se buscar algunsreforços pontuais e qualificados assim como foi comDagoberto acho que verei sorrisos nos rostos dosmeus amigos Guto, Fabinho, Jenifer Virti, Daniel daJô, Paulo Scott, Xande da Lan house e seu irmão Léoe seu filho Xandinho, do trio de professores da esco-la campos verdes formado pelo Danilo, Luciano ePaulo que são coloradaços, da minha sogra Salete ea grande parte de sua família que são colorados.

Portanto se o Luigi não atrapalhar e deixar o fu-tebol a cargo de quem entende o Inter tem tudo parafazer um 2012 ainda melhor do que foi 2011.

Colorados do meu convívio um feliz 2012 nas es-feras futebolísticas.

Selma Modas

Av. Pres. Getulio Vargas, 1592 - Pda. 46 -3483-2121

Porque você merece o melhor

Venha conhecer nossa coleçãoVerão 2012

Vestindo a mulher com classe,elegância, bom gosto e preço justo

Av. Pres. Vargas, 1602 - Pda. 46 - Fone: 3483-1684

CANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHO DA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTERASPADINHAS, REVISTAS,

JORNAIS, TELE-SENA, TRI-LE-GAL CARTÕES, TELEFÔNICOS.

X E R O X

Concursos da prefeitura abre 160 vagasEstão abertas des-

de o dia 19 de de-zembro, indo até 09de janeiro de 2012,as inscrições para opreenchimento devagas de nível supe-rior e médio, na Pre-feitura de Alvorada.Com a exigência daescolaridade de nívelsuperior e respecti-vas especializaçõesestão sendo ofereci-das vagas para médi-

cos, dentistas, enfer-mei ros, ass is tentesocial, biólogo, psicó-logos e professoresde Educação Artísti-ca, Música, Geogra-fia, Pré-Escola e Cur-rículo por Atividade.

Para o Cadastro deReserva (CR) o concur-so vai selecionar pro-fessores de Ciências,Língua Estrangeira,História, Matemática,Inglês e Português.

Para o nível médio, asvagas são para Agentede Fiscalização deTrânsito e Transporte,Monitor, Técnico emEnfermagem, Técnicoem Saúde Bucal e Au-xiliar de ConsultórioDentário. Os saláriosvão de R$ 798, 04,para professores, comcarga horária de 20h,chegando a R$5300,00, para médicose dentistas, com 40h de

trabalho semanal.A taxa de inscrição

é de R$ 90,00 para oscargos de nível superi-or e R$ 60,00 para osde nível médio; as pro-vas estão previstaspara o dia 29 de janei-ro. Mais informações edetalhes sobre os con-cursos estão no site daP r e f e i t u r a :www.alvorada.rs.gov.br,no link Concursos, ouno site da FAURGS.

Page 5: AFolha Edição 330

ALVORADA, 29 DE DEZEMBRO DE 2011 A 11 DE JANEIRO DE 2012 5GERAL

Rua Salgado Filho, 2 - Salas 201 a 205Fones: 3483-1090 / 3483-3453

E-mail: [email protected]

Há 33 anos registrando eorganizando empresas em Alvorada

Carlos BrumEscritório Contábil

CRC 34234

PalavraAmiga

MissionáriaLúcia Heibutcke

UM POUCO MAISPERTO DE DEUS

Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôsno coração do homem o anseio pela eternidade; mesmoassim ele não consegue compreender inteiramente o queDeus fez. Descobri que não há nada melhor para o homemdo que ser feliz e praticar o bem enquanto vive. Descobritambém que poder comer, beber e ser recompensado peloseu é um presente de Deus. Sei que tudo o que deus fazpermanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar,e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que oshomens o temam.

Aquilo que é, já foi, e o será, já foi anteriormente;Deus investigará o passado.

Descobri também que debaixo do sol: No lugar dajustiça havia impiedade, no lugar da retidão, ainda maisimpiedade.

Fiquei pensando: O justo e o ímpio, Deus julgaráambos, pois há um tempo para todo o propósito, um tempopara tudo o que acontece.

Eclesiastes3 11 a 17

Cada um tem seu jeito de receber o Ano Novo, porémo ano é o mesmo para todos. Mas nós temos apenas umaúnica vida para viver. Cumpre então a cada um enxergara sua missão aqui na terra. Uns se tornam extraordinários,outros se tornam comuns e outros, ainda, são lembradospor atos que macularam sua imagem.

A virada de um ano para outro não é só festa, decelebração. É oportunidade de reflexão, de avaliação. Épreciso mudar os velhos hábitos, aquilo que não dá sucesso;a preguiça, o pensamento negativo, a falta de objetivos.Cada ano que vivemos não volta nunca mais. O tempo deplantar, colher, ajudar, cooperar, de fazer o mundo melhor,é o hoje. Não o ontem, nem o amanhã, é preciso fazer algopara que o mundo seja de fato melhor.

Cabe a cada um oferecer o melhor de si a DEUS, aopróximo e a si mesmo. Nada cai pronto do céu. Alguémjá disse que a única coisa que foi de graça foi o manã dodeserto, mas este já acabou. É preciso ir atrás. É precisocriar, trabalhar, produzir. Não basta termos boasintenções para termos um feliz ano novo. Pense na grandezado seu DEUS. Ele é infinitamente grande e bom. Elepode realizar suas obras em sete dias. Você terá 365 diaspara conquistar os seus alvos e objetivos na escola, nafaculdade, na família, no relacionamento conjugal ou comseus amigos, no trabalho, na comunhão com DEUS, nabusca da paz, na preservação da saúde. Conquiste emprimeiro lugar a amizade de DEUS, pois com ele a frente,toda a batalha que vier será vencida. Busquem, pois, emprimeiro lugar o REINO DE DEUS e a sua justiça.E todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

EIS UM BOM PROPOSITO:A CADA ANO, UM POUCO

MAIS PERTO DE DEUS.

SOLIDARIEDADEA COMUNIDADE TERAPÊUTICA BOM

SAMARITANO, faz um trabalho para recu-perar vidas que infelizmente caíram no mun-do das drogas. Este trabalho usando a pa-lavra de Deus. Cura, liberta e Salva. Paraque possamos continuar com esta obra pre-cisamos do seu apoio e da sua ajuda. Visi-te-nos para conhecer nosso trabalho na ruaSão Joaquim, 55 Jardim Alvorada, ou liguee colabore conosco com todos os tipos dedoações. Fones: 3411-6370 com Pastor Ar-nold ou 9410.0551 com esta colunista.

Desde já agradeço a sua atenção.Que Deus lhes abençoe.

Escola Adventista de Alvorada congratula-secom o projeto “Mutirão de Natal”

A Escola Adventistade Alvorada parabenizatoda a sociedade alvo-radense pelo resultado“Mutirão de Natal”2011!

O “Mutirão de Natal”é um projeto realizadotodos os anos pelaIgreja Adventista doSétimo Dia, cujo obje-tivo é promover a arre-cadação de alimentos,roupas e brinquedospara distribuição às en-tidades, famílias caren-tes cadastradas e co-munidade em geral.Esse trabalho é total-mente realizado porpessoas voluntáriasmovidas pelo amor esolidariedade por seussemelhantes desafor-tunados.

As Igrejas Adventis-tas de Alvorada fizeramuma excelente campa-nha cujas arrecada-ções foram distribuídasneste final de semanaque antecedeu a datado Natal.

Várias toneladas dealimentos, brinquedose roupas foram distribu-ídas entre a populaçãocarente do municípioem todos os locais cujapresença adventista sefaz presente através dealguma congregação.

Houve um fato iné-dito que chamou mui-tíssimo a atenção esteano: funcionários daAssociação Central SulRiograndense da Igre-ja Adventista do Sétimouniram-se e doaramuma casa para uma fa-mília carente da Vila

Umbu.Diariamente milha-

res de pessoas pas-sam fome, sem ter re-cursos e oportunidadespara suprir suas neces-sidades básicas, inclu-indo o alimento. Mudaresta situação, abrir ocoração e compartilharas bênçãos com aque-les que sofrem ao re-dor deste município émotivo suficiente paraperceber o envolvimen-to de doadores nas por-tas dos supermerca-dos, divulgadores emcada rua e agentes detransformação atravésdeste grandioso proje-to.

O projeto “Mutirãode Natal” é uma opor-tunidade de demons-tração de amor ao pró-ximo. Neste ano, mui-tos terão um natal me-lhor graças a colabora-ção direta e indireta dacomunidade local.

A Escola Adventista

de Alvorada está com-prometida com o de-senvolvimento de umasociedade mais huma-nitária cujo amor ao

próximo seja o princípioque norteará cadaação de seus integran-tes.

Page 6: AFolha Edição 330

6 ALVORADA, 29 DE DEZEMBRO DE 2011 A 11 DE JANEIRO DE 2012

GERAL

Em 2012 o Alvoroço nas Escolas vai continuarEm 2009 ocorreu um verdadeiro alvoroço nas

escolas de Alvorada, quando artistas de gabaritocomo Antônio Carlos Falcão e Artur José Pintoestiveram no município ministrando oficinas gra-tuitas de interpretação e roteiro para alunos darede pública, finalizadas com filmes de curta-metragem produzidos pela Alvoroço Filmes, quedesenvolve este projeto em parceria com a SMEDe a Prefeitura Municipal. Foram produzidos 4 cur-tas: “ACHEI UM VIOLÃO”, “TECNICAMENTEAPAVORADOS”, “PRESERVE-SE” e “TEM GEN-TE!”, exibidos na Feira do Livro para um públicoaproximado de 20 mil pessoas e distribuídos gra-tuitamente em DVD para todas as videolocado-ras da cidade.

O projeto teve repercussão em todos os for-matos de mídia, ganhando diversas matérias emjornais (foi capa da Zero Hora), programas de TV,inclusive com alguns curtas sendo exibidos emTV aberta (além de canais de internet). Tambémparticiparam de festivais de cinema pelo Brasil.“TEM GENTE!” foi selecionado para 4 festivaisnacionais levando 3 prêmios, incluindo o de Me-lhor Ator para Paulo Roberto Jr., aluno da escolaHerbert de Souza.

A segunda edição do projeto inicia em janeirode 2012. Serão 3 regiões realizando oficinas, comparticipação de professores e um maior envolvi-mento com a comunidade tendo como resultado,4 novos curtas-metragem produzidos com os alu-nos, onde os próprios serão os protagonistas.

A outra novidade do projeto é que além doscurtas, também será produzido um filme de lon-ga-metragem, o terceiro do Alvoroço. Os desta-ques das oficinas também poderão participar des-sa produção, atuando com artistas consagradosdo cinema e também atrás das câmeras.

Page 7: AFolha Edição 330

ALVORADA, 29 DE DEZEMBRO DE 2011 A 11 DE JANEIRO DE 2012 7GERAL

ANUNCIE NA FOLHALigue: 3483.5334 / 3442.0559

Mais ruas asfaltadas na cidadeO final do ano está

sendo especial paramoradores das ruasRomilda Amorim, Ca-nadá e 25, do Algarvee avenidas Getúlio Var-gas, proximidades daponte da Celgon e Ita-raré. Nestes locais apavimentação estáchegando, como nocaso da 25 do Algarveou, sendo entregue,como nas ruas Canadáe Romilda Amorim.

Na Rua RomildaAmorim, Vila SantaHelena, a pavimenta-ção está concluída e osmoradores se benefici-ando das melhorias.Os trabalhos foram fei-tos através do progra-ma de Calçamento Co-munitário, ação onde aPrefeitura participacom 60% dos recursose a comunidade com40%.

Outra via públicaentregue à comunida-de, nestes últimos diasde dezembro, foi a RuaCanadá, que recebeucamadas de Pré Mistu-ra a Frio (PMF). Já naAvenida Itararé, no tre-cho que vai da Rua Ta-imbé até a São Borja,os trabalhos de recupe-ração asfáltica estãoconcluídos. O trechorestante, entre as ruasSão Borja e Estocolmo,conforme informação

do secretário de ObrasJosé Luís Correa, de-verá estar concluída naprimeira quinzena dejaneiro de 2012.

No Bairro Algarve,na Rua 25, o Programade Recuperação deVias, com verbas pró-prias da Prefeitura,está recuperando a as-falto e também reali-zando uma OperaçãoTapa Buracos, comPMF, visando melhoraras condições de tráfe-go e locomoção depessoas, no local.

Por fim, seguem asobras na Avenida Ge-túlio Vargas. No trecho

que antecede a ponteda Celgon, recursosoriundos de EmendaParlamentar do ex-se-nador Sérgio Zambiasepropiciaram a sequência

dos trabalhos de duplica-ção e asfaltamento. Jáapós a ponte, verbas daPrefeitura, estão financi-ando a continuidade dosserviços.

Avenida Itararé foi recuperada no trecho entre as ruas Taimbé e São Borba

Rua Canadá recebeu pavimentação

Emenda garante verba para a construçãodo Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Dia 22 o deputadofederal Luiz CarlosBusato visitou a Casade Cultura Italiana,sendo recebido pelopresidente, JuarezCarlesso e membrosda direção da Casa,autoridades munici-pais, além do o líderdo Governo na Câ-mara, vereador Pro-fessor Borba.

Na oportunidade,Busato recebeu o

projeto de construçãodo Santuário de Nos-sa Senhora Apareci-da, no Bairro do mes-mo nome, das mãosdo Padre Libanor Pi-cetti e garantiu que asolicitação terá seuapoio, a t ravés deEmenda Parlamen-tar, para a conquistadas verbas necessá-rias para a realizaçãodeste antigo anseiodos alvoradenses.

ABV anunciaComissão Técnica

A ABV ALVORA-DA FUTSAL anun-ciou, nesta quarta-feira, a contrataçãode seu novo coman-dante, Marcos Reis.O treinador não es-conde a expectativade t rabalhar pe laprimeira vez no ABVAlvorada Futsa l .“Pra mim é um gran-de desafio que rece-bo e enfrento commuita alegria, parafazer um grande tra-balho. Espero podercorresponder a ex-pectativa da direto-ria em ajudar o ABVAlvorada Futsal afazer um bom anoest ré ia” , a f i rmouMarcão.

Com Marcão fo-ram apresentados onovo Preparador Fí-sico Ulisses Poletti eo auxi l iar TécnicoTiago Gomes. Polet-

ti e Marcão tem pas-sagens v i tor iosaspor grandes clubesdo Estado entre eleso Cruzeiro e o Inter-nacional de PortoAlegre.

Com a ComissãoTécnica Formada adi reção do Clubepassa agora a pen-sar nas cont ra ta-ções. Está previstopara o dia 05 de ja-neiro a apresenta-ção de pelo menosquatro grandes jo-gadores com desta-que no FUTSAL ga-úcho. O presidentedo ABV falou sobresuas expectativas:“Vamos montar umgrande p lante l euma equipe muitocompetitiva. Temosa certeza que Alvo-rada passará a res-pirar Futsal a partirde 2012”.

Page 8: AFolha Edição 330

8 ALVORADA, 29 DE DEZEMBRO DE 2011 A 11 DE JANEIRO DE 2012

GERAL

Vereador Serginho épré-candidato do PT à Prefeito

A corrente internado PT, Democracia So-cialista, lançou oficial-mente o nome do vere-ador professor Sergi-nho como pré-candida-to a prefeito de Alvora-da pelo partido, duran-te a reunião do seu di-retório municipal reali-zada no domingo dia18, que definiu os cri-térios para indicação depré-candidatos.

Neste pleito, o PTnão realizará prévias. Oprazo estabelecido pelodiretório para apresen-tação de inscrições ter-mina no dia 28 de de-zembro. Caso hajamais de uma candida-tura, haverá escolha docandidato por consen-so, durante o encontrode delegados do PT,previsto para o dia 20de janeiro. Serginhoaposta na sua experi-ência como vereadorpor três legislaturapara enfrentar o pleito

em 2012, É o atualpresidente do PT mu-nicipal. O vereadorTeve forte atuação nasduas gestões do parti-do na Prefeitura. “Sem-pre mantive um traba-lho atuante junto à co-munidade de Alvorada,estabeleci diálogo compartidos e movimentossociais em todas as re-giões, conhecendo anossa realidade e ou-vindo as demandasapresentadas pelos ci-dadãos. Também tive aoportunidade de defen-der projetos e buscarrecursos junto à Uniãoe ao governo do Esta-do, que representammudanças importantespara o município. Como exemplotemos a Escola Técni-ca, a cobertura da qua-dra da escola GentilMachado de Godoy, aluta pelo hospital alémde outras tantas inicia-tivas que resultaram

em melhorias e inves-timentos para o muni-cípio”, argumenta Ser-ginho.

Sobre a disputa elei-toral, afirmou que estanão é uma eleição fá-cil, mas considera o re-torno do PT na admi-nistração uma forma deatuar em sintonia comos governos estadual efederal e assim garan-tir os investimentos quea cidade precisa. O

pré-candidato afirmaestar preparado para oenfrentamento políticoe diz não faltar disposi-ção para dialogar comcada um dos cidadãose cidadãs da nossa ci-dade. Falou ainda daimportância do mo-mento político e decomo a cidade tem aganhar com um prefeitocomprometido com aconstrução de uma cida-de melhor para todos.

Reconhecimento paraas ONGs Embrião eVemos com as Mãos

Uma tarde de festa e congratulações mar-cou mais uma importante conquista das orga-nizações não governamentais (ONGs) Embriãoe Vemos com as Mãos. O evento aconteceuno colégio Senador Salgado Filho, dia 22. Ali,com a presença do prefeito Carlos Brum e pri-meira dama, Rejane Brum, do líder do gover-no na Câmara, vereador Prof. Borba, do se-cretário Geral de Governo Delanor Preto deLagos, da direção da escola e das respectivasentidades, foi assinado o Decreto número 203/2011, que concede permissão de uso de áreaà Embrião, e foram entregues duas bicicletase computador para a Vemos com as Mãos.

Pelo Decreto 203/11, a ONG Embrião po-derá desenvolver atividades culturais, esporti-vas, educativas, de lazer e ambientais em áreade 2.802 m², localizada no Jardim Esplanada,entre as ruas União e Viamão, pelo prazo decinco anos, podendo ser prorrogado. A permis-são foi recebida com festa pela ONG por re-presentar um sonho e uma luta que vem sen-do empreendida há 14 anos, informou ummembro da entidade.

Já a primeira dama Rejane Brum entregouduas bicicletas à ONG Vemos com as Mãos,para a construção de mais uma ODKV (o decá vê), uma espécie de quadriciclo adaptadopara deficientes visuais, a ser utilizada pelascrianças que integram a entidade, e um com-putador, também adaptado às necessidadesespeciais daqueles alunos. Segundo Rejane,os recursos para as aquisições vieram de par-te da renda do Baile Municipal de 2011, reali-zado no dia 17 de setembro.

Biblioteca Pública tem novas instalaçõesDia 20 a cultura al-

voradense recebeu umnovo e moderno espa-ço, dedicado ao estu-do, ao conhecimento ea cultura. Trata-se dasnovas instalações daBiblioteca Pública Mu-nicipal Luis FernandoVerissimo, que em me-lhores condições, estáapta para dinamizarnovos serviços comoum telecentro comuni-tário, espaço infantil eminiauditório, além dashabituais consultas bi-bliográficas locais eempréstimos de livros.

A inauguração con-tou com a presença doprefeito Carlos Brum,do vice Geovani Gar-cia, da secretária deEducação Maria de

Lourdes da Silva, desecretários municipais,servidores e convida-dos. O coordenador daBiblioteca Pública é obibliotecário AdalbertoRodrigues, que tam-bém integrou a mesadas autoridades. OGrupo de Flautas PRI-AMA da professora Lú-cia Salete, o saxofonis-ta Paulo Roberto daCruz Brito e o profes-sor de música Manoel,acompanhado de umaluno, mais o PapaiNoel, foram os respon-sáveis pelas atraçõesmusicais e lúdicas queabrilhantaram o evento.

Prestes a completar40 anos de existênciaa Biblioteca Luís Fer-nando Veríssimo está

instalada na Rua San-tiago, número 121, acem metros da Av. Ge-túlio Vargas. A institui-ção, uma das primeirasdo município, criadapela lei Municipal, nú-mero 25 de 1969, ga-nhou acervo e espaçofísico a partir do esfor-ço de um grupo de só-cios fundadores em 21

de abril de 1972. Nes-ses trinta e nove anosde serviços prestados àcomunidade vem for-mando e desenvolven-do gerações de leitoresem vários espaços,como no subsolo daPrefeitura e na antigacasa, de meio século,situada na Praça Cen-tral, na Parada 48.

Page 9: AFolha Edição 330

ALVORADA, 29 DE DEZEMBRO DE 2011 A 11 DE JANEIRO DE 2012 9GERAL

Avenida Frederico Dihl, 584 3483-2909Rua 24, 370 - J. Algarve 3443-5183

Espetão Carnese Mercado

CORTES ESPECIAIS E TODO TIPO DE CARNESPARA SEU CHURRASCO E PARA O SEU DIA-A-DIA

MAURÍCIORELOJOARIA - JOALHERIAÓTICA

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1759 - Centro - Pda. 463483.4077 / 3044.7877 / 8132.1058

E-mail: [email protected]

30 anos

30 ANOS servindo acomunidade de Alvorada comqualidade, preços e condições

especiais de pagamento.Atendimento personalizado.

A ÓTICA PIONEIRA DE ALVORADA

Programa de Saúde da Família recebeveículos para o transporte de pacientes

Dia 27 o deputadoEstadual Carlos Go-mes (PRB) esteve emAlvorada para partici-par da entrega de umveículo “Van” e umFIAT Uno, adquiridosatravés do Programade Expansão e Conso-lidação em Saúde daFamília (PROESF),que serão utilizadospela supervisão do pro-grama em todas assuas áreas de abran-gência.

Os recursos para a

compra dos veículosque irão transportarpacientes que realizamtratamentos de quimio-terapia, radioterapia,hemodiálise em PortoAlegre e crianças comnecessidades especi-ais, resultaram deEmenda Parlamentarde autoria do deputadoCarlos Gomes, aten-dendo um pedido dovereador Miro Joaquimdos Santos, no valor deR$ 100 mil.

Prestigiando a en-

trega, o prefeito CarlosBrum agradeceu o em-penho do vereador e dodeputado, salientando

que o veículo vem con-templar necessidadesda secretaria municipalde Saúde (SMS).

Programa Morando Legal entrega permissão demoradia para mais 56 famílias alvoradenses

Nesta quarta-feira(28), no Salão Nobreda Prefeitura, aconte-ceu a cerimônia de en-trega das Permissõesde Uso Especial da Ter-ra, para fins de mora-dia, para mais 56 famí-lias alvoradenses.

Com a presença doprefeito Carlos Brum,da procuradora geraldo município, JussaraMendes, do vereadorlíder do governo naCâmara e também au-tor da lei que instituiuas concessões, Profes-sor Borba, entre outrasautoridades e convida-

dos, os títulos foramentregues em meio àemoção e contenta-mento dos beneficia-dos.

O Programa Moran-do Legal tem como ob-jetivo regularizar asocupações de áreaspúblicas, em terrenosde até 250m², tendocomo base o Artigo183, Parágrafo 1º daConstituição Federal eas disposições da Me-dida Provisória 2.220de 2001.

As regularizaçõessão realizadas pelaProcuradoria Geral do

PSDB, PPS PCdoBconfraternizam

Uma festa de confraternização politica-mente animada, reuniu na noite do dia 22 dedezembro na churrascaria alvorada, cercade 200 filiados dos partidos PSDB, PPS ePCdoB.

O encontro para comemorar o fim de ano,serviu também para fortalecer os laços deamizade e política. Os três partidos a muitovem construindo uma aliança política visan-do as eleições municipais de 2012.

Município (PGM) e comas Permissões de Usoentregues o número defamílias beneficiadascom o documento deregularização passou aser de 800.

Para o prefeitoBrum, a medida tam-bém é uma forma deresgatar a autoestimadas pessoas, na medi-da em que lhes asse-gura o direito de regis-trar o terreno em seunome no Cartório deRegistro de Imóveis eainda, um dia, deixá-lopara o uso de seus fi-lhos.

A alegria de um dos contemplados com a permissão de uso pelo programa

Page 10: AFolha Edição 330

10 ALVORADA, 29 DE DEZEMBRO DE 2011 A 11 DE JANEIRO DE 2012

GERAL

SOLTA!SOLTA O BIXO!

TELEFONE: 850.222.76E-MAIL: [email protected]

INFORUM: O LEÃO DE ALVORADAINFORUM: EXÚ DEUSES DA ALEGRIA

COLUNA DE PAI KRATOS DE OGUM POVO AFRO-BRASILEIRO DEALVORADA: 2011 FOI O

INÍCIO DE ALGUMASCONQUISTAS. MAIS TEMOS

COM CERTEZA MUITO MAIS ACONQUISTAR. 2012 VAI SER O

ANO DE MUITAS VITORIAS

Quem me conhece sabe e muitobem o meu modo de pensar e de agir,gosto de agir, jamais ficar parado.Neste final de ano conseguimos al-gumas coisas da atual administraçãotais como: o Xangô na praça PadreLéo, localizada na 43, imunidade tri-butária com poucos documentos oqual a anos era exigido uma bateriade documentos os quais faziam osreligiosos desistirem. Hoje com ape-nas: RG, CPF e Cópia da Matriculaou contrato de compra e venda doimóvel ou documento de posse devi-damente registrada e encaminhadaa PGM aos cuidados da procurado-ra Dra. Jussara é o suficiente, con-forme promessa deste irmão aqui PaiKratos de Ogum. E agora estamos áum passo de conseguir o nosso des-pachodramo no bairro Umbu, o qualjá temos o parecer favorável daSMAM o qual declara o documentoque a área junto ao Acata é uma áreaapropriada para rituais religiosos.

Se o nosso prefeito Carlos Brumcumprir a promessa que fez ao mo-vimento CONAFRO e a mim Pai Kra-tos de Ogum. É certo que Alvoradacomeça a dar seus primeiros sinaisde respeito aos cultos afro-brasilei-ro.

É notório que á muitos anos tive-mos brigas e desavenças com a po-lítica da cidade, mais depois quesurgiu o movimento CONAFRO hou-ve uma harmonia nas conversas en-tre religiosos e a prefeitura o qual acidade mostra claramente isto, osbenefícios estão aparecendo. Frutodo diálogo.

Temos e muito a fazer ainda. Te-mos que começar a tratar da casade cultura afro-brasileira. Neste que-sito esperamos contar com o apoio ea boa vontade do vereador Profes-sor Borba nosso pré-candidato a pre-feito, em agilizar com a mesma dis-posição que teve com a Casa deCultura Italiana.

Quero desde de já deixar o meurecado ao Prefeito e ao vereadorBorba, que se a religião afro-brasi-leira não tiver na cidade uma área dedestaque igual a casa de cultura itali-ana vamos iniciar uma nova luta. Istoé certo.

TEMOS QUE SER VALORIZADOSTemos que começar na cidade a

reconhecer os religiosos que fazeme já fizeram algo de especial na ci-dade, vivos e póstumos ( falecidos )uma história deve ser guardada e re-conhecida pelos seus governantes.Títulos de cidadões, nomes de ruase praças etc...

Tenho dito que a prefeitura deve-ria acabar com o alvarás de localiza-

ção, pois a religião vive de princípiosbásicos e isto é amparados na própriaconstituição federal brasileira é lei quedeve ser respeitada e reconhecida aquiem Alvorada.

O fim dos alvarás de localização de-veria ter o seu final ainda neste anoséria a prova que a prefeitura está re-almente pensando no bem comum eem respeitar o que manda a lei.

Quero aqui diante aos meus leito-res que não são pouco, pois a minhacoluna é uma das mais esperadas nacidade pois fala a verdade sempre doaa quem doer, e isto passa credibilida-de aos leitores.

Pedir aos nossos governantes, pre-feito, o presidente da Câmara e aosVereadores, para tratar com muitaatenção e respeito de um assunto quetenho pedido a muito sobre os horári-os de toques da religião afro. Que étradicional e foi criada deste seus prin-cípios, a noite é a nossa hora sagra-da, a lua e a religião andam em har-monia, agora falta ao homem da terracompreender que a religião é princi-pio e não pode e não deve se adaptarao homem, mais o homem a ela.

Por isso volto a solicitar para au-mentar os horários dos toques para atéas 3hs da madrugada para festas eeventos religiosos, e para sessões atéa 1hs, tempo suficiente para os ritu-ais, tanto o batuque, quanto as giraspara exus podem iniciar um poucomais cedo é questão de bom censo ede educação.

A brigada militar deveria apenas darassessoria aos religiosos e não man-dar parar ou interromper os rituais, istofere tanto a constituição federal equando ao próprio Codico Penal. Ocomandante da Brigada deve dar estáexplicação aos seus soldados que as-sim como existe a lei do silencio , existea lei de livre culto, é uma questão debom senso, que deve imperar na ci-dade.

No próximo ano teremos eleiçõespara vereadores e prefeito, quero sali-entar aos meus irmãos afro-brasileiroque estão me acompanhado desde daRádio Salome, Rádio Copp e da Rá-dio Velha Capital e depois nesta colu-na no jornal Afolha e agora na INTER-NET através da TV Alvorada, sabemmuito bem das minhas lutas na cida-de, quero salientar que é difícil traba-lhar sem termos representantes nosprincipais meios políticos.

É a hora de parar de apostar asfichas em quem a gente realmente nãoconhece e não tem história dos nos-sos cultos e da nossa gente.

Muito breve eles estarão em nos-sas portas pedido apoio político, e nes-ta hora devemos lembrar, dos tem-plos interditados na cidade, os sufocopara conseguir nossos direitos, pres-são em nossos templos e tudo maisque passamos nos últimos anos, istoa nível prefeitura. O prefeito CarlosBrum, depois de muitas lutas e brigas,tem feito coisas importantes, maispode fazer mais depende apenas deleem fazer a diferença ou não eu sem-pre digo cada ações gera uma reação.

O prefeito mostrou bom censo maisainda não é o suficiente para deixar anação afro-brasileira com tanta sauda-

de, mais ainda pode mudar este qua-dro, basta apenas sentar e conversaros meios de atender as reais necessi-dades que ainda faltam.

Isto deixa sim o nome dele marca-do entre a nação afro-brasileira e euserei justo em falar isto aqui ou emqualquer lugar que eu estiver. Por horadigo que o prefeito mostrou bom cen-so em ceder a praça ao nosso padro-eiro São Jerônimo /Xangô, a imunida-de tributária e estamos a meio cami-nho de termos o nosso despachodra-mo no Umbu.

Para os futuros vereadores a reli-gião afro-brasileira apostou em 2008em pessoas as quais ficaram apenasnas promessas de fazer o que eu quenão era vereador fiz, que posso afir-mar deixei o meu nome na cidade eno meio religioso.

Perdemos espaços, perdemos orespeito e perdemos a alto estima deacreditar nas pessoas.

Quero falar que quando chegueiaqui fui totalmenteperseguido,discriminado mais aospoucos mostrei para que eu vim e paraquem eu ia lutar. Para a minha religiãoe para os meus irmãos afro.

Alguns reclamam e falam de malo que é esperando, são daquelesque nada fazem e somente criti-cam, e tem os outros os quais te-nho recebido o carinho e o respeitoe as portas estão sempre abertaspara um cafezinhos algumas vezesconsigo até um almoço ou uma jantanas casas destes irmãos os quais digoaqui que eu os adoro de coração e digoirei conquistar as pessoas não compromessas mais com atitude e comrespeito o qual a muito neste cidadenão tinham. Mas sempre aparecemaqueles que prometem mundos e fun-dos e no final pegam a sua mochilinhae adeus, outros que se elegem e a gen-te nem sabe dele o que fez e pelo quelutou. Tudo pode mudar, mas é preci-so que os religiosos afro da cidadecompreenda o que está em jogo é algomuito maior. É os nossos orixás, ca-boclos e exus.

A QUEDA DO VEREADOR PRESI-DENTE DA CÂMARA MUNICIPALDE ALVORADA APÓS VÁRIASTENTATIVAS DE SALVAR SEUMANDATO

Há muito tempo eu falava de ar-rogância, prepotência. Acredito queagora mais uma previsão minha foifinalizada e volto e relatar ainda fal-ta mais dois. Eu falava que a que-da de algumas pessoas da políticadariam cara nova a cidade e assimacabaria com aquelas história decadeiras marcadas.

E assim nada mudava apenas os

conflitos de interesse tudo é cartamarcadas na cidade nada é feito semalgum interesse.

Em uma de minhas coluna pas-sadas abordei que estive na vota-ção das casas lares, falei que pre-senciei uma atitude de arrogânciapelo então presidente da câmara oqual literalmente questionava os pro-motores da cidade alegando que al-guns deles não moravam na cidade.

Falei que nem sempre o ato demorar ou não é prioridade a questãoque mais vale é o seu trabalho bemfeito para a cidade e posso dizer quea promotoria de justiça da cidade temfeito e muito mais que qualquer umvereador do município e digo maissão eles que tem mais participadodos problemas diretos de cada cida-dão. Então me levou aquele questi-onamento.

Eu ainda falava quehavia vereadores suplicando comações no supremo tribunal para ten-tar reverter suas situações o qualcom esta decisão enterra de vezqualquer pretensão para 2012.

Quem ganha é o povo de Alvora-da que agora terá a chance de colo-car gente nova e com vontade real, chega destes continuísmos que so-mente olham para interesses parti-culares e não do povo.

Diversas vezes pedi para oilustre breve ex-vereador Neto paraque o programa Axé Encanto e Ma-gia volta-se a Rádio Salomé e omesmo sempre disse um sonoro não.

Quero ensinar que as vezes a hu-mildade e a compreensão são belosatos, atos que os atuais políticos nãoconhecem.

E agora posso dizer para ele queele vai sentir na pele a vontade defazer as coisas e não poder.

Assim como eu Pai Kratos deOgum queria ter feito pelo povo afro-brasileiro da cidade e não pude, pelasua atitude. Espero que agora a hu-mildade seja um novo dom que pra-tique pois o povo afro queria e mui-to ver o programa de volta.

Será que o ex-vereador Neto Gi-relli abre o espaço para a religiãoafro? Eu não acredito, mais as ve-zes a gente se surpreende com aspessoas, quem aposta o contrario domeu pensamento?

Aproveito para dar o mesmo to-que ao nosso novo presidente dacâmara Gerson Luis. Pode abrir esteespaço para o povo afro na RádioCoop?

Ou o novo presidente será igualao velho presidente? Aguardamos re-torno para o movimento CONAFRO.

TELEFONE: 850 222 76 c/ Pai kra-tos de Ogum.

PAI KRATOS DE OGUMATENDIMENTO DE CARTAS / TARÔ .

CONSULTA COM ENTIDADESTRANCA-RUA DAS ALMAS, OGUM DE NARUÊ

PRETO VELHO, VÔ FABRICIO Rua Graça Aranha , 108 – Jardim Alvorada - Fones: 3442-3199 ou 850.222.76

CONSULTA R$ 80,00 - HORA MARCADA

Page 11: AFolha Edição 330

ALVORADA, 29 DE DEZEMBRO DE 2011 A 11 DE JANEIRO DE 2012 11VARIEDADES

É QUASERRRRRUBENSUBENSUBENSUBENSUBENS L L L L LIMAIMAIMAIMAIMA R R R R RONDONONDONONDONONDONONDON ( R( R(R(R(R U B I N H OU B I N H OU B I N H OU B I N H OU B I N H O )))))

CONTEXTOS&

CONCEITOS

Na virada de sábado para domingo, ouseja o primeiro dia da semana, será tam-bém o primeiro dia do ano de 2012.

QUIÇÁ

Deus, Oxalá, Moises, Maomé, Buda equantos e quantos mais profetas e “Deu-ses” houverem para ouvir todas as pre-ces do mundo, todas as súplicas, todasas referências, para que seja um ano bom,ou que venha a ser melhor, do que o anoque passou.

AOS ATEUS, CRENTES DA CIÊNCIA

Todos aqueles que crêem em algo, nãopassaram ignorantes por este mundo, ea ciência é algo maravilhoso, pois ela es-tuda a vida, a evolução, e assim como osque crêem em um Deus, são de fatosfilhos da evolução, da vida!

LOGO!

Somos todos filhos de Deus? – Sim!Somos todos filhos da evolução da

vida? - Sim!Sou Gremista de Coração?– Sim!Tenho um filho Colorado de coração?– Sim!

SENDO ASSIM(Ah! como eu gostaria de ter criado,

esta frase),

SÓ O AMOR CONSTRÓI!

SEJAMOS TODOS FELIZES EM ... 2012E SE POSSIVEL ... VOLTAREMOS!

12345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789

HHHHHORÓSCOPORÓSCOPORÓSCOPORÓSCOPORÓSCOPOOOOOÁRIES (21/3 A 20/4)No final, ao discutir com oscompanheiros, acaba discu-tindo consigo mesmo, poisem geral eles levantam pon-tos de vista que poderiam serseus também...

TOURO (21/4 A 20/5)Não se deixe intimidar por li-mitações sociais. Na verda-de você é que faz os seuslimites de acordo com a suaprópria visão pessoal e úni-ca. Inestimável.

GÊMEOS (21/5 A 20/6)Quando chega a hora da ver-dadeira mudança vem e rolauma força que puxa paratrás. Podemos chamar issode auto-sabotagem, ou mes-mo de resistência.

CÂNCER (21/6 A 21/7)Está tudo bem, portanto nãoprecisa dar muitas justifica-tivas para as pessoas quenão compreendem o seumomento. Elas na delas,você na sua. Respeito.

LEÃO (22/7 A 22/8)Existem certos incômodosque nos obrigam a fazer omovimento que temos quefazer. Na medida em que ofazemos a tempo, não preci-sa do incômodo...

VIRGEM (23/8 A 22/9)Não é nada fácil nos livrar-mos de certas atitudes quejá sabemos atrapalham agente mesmo. Mas queren-do ou não, sempre é precisofazer um esforço...

LIBRA (23/9 A 22/10)Certos relacionamentos tal-vez não sejam exatamente oque a gente queria, mas po-dem acabar nos surpreen-dendo. Abra os olhos paraessas novidades...

ESCORPIÃO (23/10 A 21/11)O Sol bate à porta da suacasa, amigo Escorpião.Aproveite para abrir as por-tas e janelas dando uma boaarejada e fazendo uma belalimpeza para o ano novo.

SAGITÁRIO (22/11 A 21/12)Todos os seus amigos cer-tamente são muito queridos,mas eventualmente rola umasaia justa com alguém bempróximo. Melhor não darmuita atenção...

CAPRICÓRNIO (22/12 A 20/1)Separar a realidade da fan-tasia talvez não seja o idealneste momento. De repentetudo se mistura e também épreciso experimentar essesmovimentos.

AQUÁRIO (21/1 A 19/2)O encontro entre Vênus eLua em seu signo renova asua beleza e a sua disposi-ção para os relacionamen-tos. Saia da toca e exibaesse seu brilho!

PEIXES (20/2 A 20/3)Muito se fala nos meios es-piritualistas do poder curati-vo dos sonhos. Talvez issoaconteça com você nos pró-ximos dias. Procure anotartudo que sonhar.

Eu sobreviveria na tua ausência,mas a minha poesia não,já que todo o meu lirismo depositeiem cada beijo que trocamosem cada vez que te olhei.

Geógrafoda Alma

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

No dia 23 de julho Deus nos presenteou com a estrelinha maislinda do céu, o PYETRO, lindo alegre e muito carinhoso que aos

5 meses alegra a vida do papai Mauricio e da Emanueli.

Esta é uma homanagem da equipe de colegas da Maurício Ótica.

RUA OSCAR SCHICK, 351 - BAIRRO FORMOSA

3442-1711 / 3483-2225

UTILIDADEPÚBLICA

Prefeitura de Alvo-rada e a Corsanalertam para a pos-sibilidade deRACIONAMENTO DE

ÁGUAcaso não chovanos próximos dias.Por isso não des-perdice água la-vando carro, re-gando jardim ouem banhos demo-rados.SEJA RACIONAL!Use apenas oindispensável.

SOLIDARIEDADE

Doação de SangueO Banco de Sangue do Grupo Hospitalar

Conceição necessita com urgência de todos ostipos de sangue, principalmente os do tipo “O”.Os doadores podem dirigir-se ao local, no se-gundo andar do Hospital Conceição, na Av.Francisco Trein, 596, Bairro Cristo Redentor,Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, das7h30min às 17h, e aos sábados, das 7h30minàs 12h. Para doar, a pessoa deve ter entre 16e 68 anos incompletos, pesar mais de 50 qui-los, gozar de boa saúde, não ser usuário dedrogas e não estar grávida.

Page 12: AFolha Edição 330

Maurício Ótica30 anos de sucesso da

ótica pioneira de AlvoradaNa época, muitos empresários não apostavam

no pequeno município que havia sido emancipadohá menos de duas décadas.

Mas, um morador com espírito empreendedor,visando um futuro promissor do pequenomunicípio, chamado Mauricio Ferreira, técnicoem óptica formado pelo SENAC em 1971,resolveu abandonar um emprego seguro em umaótica de renome em Porto Alegre, apostou todoseu capital e em novembro de 1981 fundou aMAURÍCIO ÒTICA, uma das pioneiras nosegmento de óticas e joalherias da cidade, queeste ano completa 30 anos de atividades nomesmo endereço, Av. Presidente Getulio Vargas,1759 na parada 47, em uma área comercialmentecentral e nobre da cidade.

A empresa sempre teve um cunho familiare um atendimento super personal izado.Tatiana Lopes Ferreira, filha do fundador éa prova deste ambiente familiar, pois desdeos 13 anos já trabalhava com o pai, e hojegerencia a loja com ele.

O filho que também se chama Maurício,depois de um tempo ajudando nas rotinas da loja,formou-se em biologia e hoje administra outroempreendimento da família ligado na sua áreade atuação.

Nestes 30 anos a Maurício Ótica acompanhoutodo desenvolvimento e progresso de Alvorada,com a certeza que fez e continua fazendo partedeste desenvolvimento.

A MAURICIO ÒTICA sempre teve comomissão buscar a excelência em produtos dequalidade, investindo em tecnologia de ponta,honrando sua tradição e pioneirismo na buscada satisfação de seus clientes, trabalhando comtodos os tipos de lentes disponíveis no mercado.

Expostos nas vitrinas e nas prateleiras, a lojaconta com diversos modelos e grifes de armaçõespara óculos de grau, óculos de sol e uma linhavariada de marcas de relógios.

Para destacar a continuidade do sucesso daloja, Maurício aponta cinco aspectos quenortearam a empresa nestes 30 anos.Confiabilidade, Respeito, Pioneirismo,Orgulho pelo que faz e em especial satisfazero cliente, principal foco de toda a empresa quetrabalha para e com o público consumidor.

N o inicio da década de 80, a cidade de Al-vorada era muito diferente dos dias de hoje.Carente em vários aspectos, era ainda for-

temente considerada uma cidade dormitório, jáque a grande maioria de sua população deixavaa cidade bem cedo pela manhã para trabalharem outros municípios da região metropolitana oumais precisamente em Porto Alegre.