jornal afolha edição 389

8
ALVORADA, 03 A 09/10/2013 - ANO XVIII - Nº 389 - R$ 1,00 www.tv-alvorada-rs.com Acesse A Folha Online em 17 anos Vai Começar o Maior Evento Cultural da Cidade: 13ª Feira do Livro Câmara de Vereadores de Alvorada aprova a Semana Municipal da Capoeira Fotos: CCS Página 06 Fotos: CCS Alvorada começa a respirar mais arte e literatura a partir desta quinta-feira dia 03, quando ocorre o lançamento oficial da 13ª Feira do Livro do município. A Feira começa no dia 09 e se estende até 13 de outubro e será realizada na Praça Central, na parada 48. O patrono da Feira é o escritor Dilan Camargo e Torres a cidade homenageada. O lema é Ler é Compartilhar Sonhos. A Feira do Livro contará com sessões de autógrafos de autores como Caio Riter, Sérgio Vaz, Beto Herrmann, Dilan Camargo, shows de O Guri de Uruguaiana, Charles Busker, Jackie Fischer e banda, Atrasamba Sul, apresentações de teatro, dança flamenca, Hora do Conto, entre muitas outras atrações envolta da atração principal: o livro. Patrono da Feira do Livro foi recebido pelo Prefeito Confira Programação completa na contracapa Uma obra relevante na área da saúde foi inaugurada pelo Prefeito Professor Serginho, o Centro Integrado da Criança e Adolescente (Cica) que terá atendimento para quem apresente deficiências, trantornos mentais e problemas de drogadição. Projeto de autoria do Vereador Schumacher obteve votação unânime, ponto para a recém criada Liga Alvoradense de Capoeira. Grupos de capoeiristas lotaram a sede do Legislativo. Página 02 Escritores de Torres (cidade que vai ser homenageada) estiveram no município

Upload: tv-alvorada-rs

Post on 21-Feb-2016

240 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Afolha Edição 389

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Afolha Edição 389

ALVORADA, 03 A 09/10/2013 - ANO XVIII - Nº 389 - R$ 1,00 www.tv-alvorada-rs.comAcesse A Folha Online em

17 anos

Vai Começar o Maior Evento Cultural da Cidade:

13ª Feira do Livro

Câmara de Vereadores deAlvorada aprova a Semana

Municipal da Capoeira

Foto

s: C

CS

Página 06

Foto

s: C

CS

Alvorada começa a respirar mais arte e literatura a partir desta quinta-feira dia 03, quando ocorre o lançamento oficial da 13ª Feira do Livro do município. A Feira começa no dia 09 e se estende até

13 de outubro e será realizada na Praça Central, na parada 48. O patrono da Feira é o escritor Dilan Camargo e Torres a cidade

homenageada. O lema é Ler é Compartilhar Sonhos.

A Feira do Livro contará com sessões de autógrafos de autores como Caio Riter, Sérgio Vaz, Beto Herrmann, Dilan Camargo,

shows de O Guri de Uruguaiana, Charles Busker,Jackie Fischer e banda, Atrasamba Sul, apresentações de teatro,

dança flamenca, Hora do Conto, entre muitas outras atrações envolta da atração principal: o livro.

Patrono da Feira do Livro foi recebido pelo Prefeito

Confira Programação completa na contracapa

Uma obra relevante na área da saúde foi inaugurada pelo Prefeito Professor Serginho, o Centro Integrado da Criança e Adolescente (Cica) que terá atendimento para quem apresente deficiências, trantornos mentais e problemas de drogadição.

Projeto de autoria do Vereador Schumacher obteve votação unânime, ponto para a recém criada Liga Alvoradense de Capoeira. Grupos de capoeiristas lotaram a sede do Legislativo.

Página 02

Escritores de Torres (cidade que vai ser homenageada) estiveram no município

Page 2: Jornal Afolha Edição 389

2 ALVORADA, 03 A 09/10/2013

GERAL

Frente a Frente

DANIEL DA LUZ MACHADO

Olá queridos amigos! Compartilhar, em minha opinião, transcende ao ato de repartir, de comungar, de dividir. Compartilhar para mim também é acrescentar um pouco da nossa essência na essência de quem nos ouve, de quem nos lê.

E por falar em compartilhar...

Hoje compartilho com os amigos as im-pressões que tive ao assistir uma aula de Teoria Sociológica na semana passada. Estávamos em sala de aula discutindo sobre diferenças básicas sobre três dos maiores pensadores sociais que com seus estudos e teses serviram e servem de referência a Sociologia moderna que são Karl Marx, Durkheim e Max Weber.

Sai da discussão com a percepção de que apesar de formas diferentes que estes cien-tistas sociais apresentavam ao analisar o seu objeto de estudo, na atualidade para mim como estudante e provavelmente para muitos dos cientistas sociais em determinados momentos as contribuições dos três grandes pensadores acabaram convergindo e completando-se como subsídio de outra forma de análise.

Na vida, fora do ambiente acadêmico, as coisas seguem um rumo similar ao do processo de análise social. E abordando de uma forma mais convencional, por exemplo, eu cito que apesar de curtir o bom e velho Iron Maiden, de ter em meus arquivos musicais uma boa quanti-dade de ACDC, Scorpions, eu não deixo de me esbaldar escutando a poesia xucra e campeira de um Luis Marenco, dançar um bom vanerão ao som dos Monarcas, curtir um samba de raiz de primeira com Bete Carvalho, Martinho da Vila e tantos outros sambistas e viajar no romantis-mo pop de Nila Branco, Isabella Taviani, Ana Carolina, ou seja, eu escuto praticamente todas as vertentes sem a preocupação de definir qual é a superior. A arte é uma forma multifacetada de vermos o mundo e as inúmeras leituras oriundas dessa visualização e que contribuem para o nosso crescimento. Gosto de cinema de qualidade fora do padrão da grande indústria cinematográfica, mas também me divirto assis-tindo as grandes produções e tudo isso por que o conhecimento e a vida em si não se sobrepõe, pelo contrário há espaço para o múltiplo, para o diferente.

Voltando aos cientistas e a complemen-taridade que as suas influências podem nos causar, friso que o objetivo dessa coluna não é o de atuar como elemento de auto-ajuda, mas sim o de compartilhar que podemos ser múltiplos e nos livrar-nos da eterna competitivi-dade de ter sempre a melhor religião, a melhor explicação, a melhor doutrina, o gênero musical mais importante, o gênero cinematográfico mais relevante e podemos nos sentar ao lado da janela e esperar a brisa tocar nossa face e que nos demos conta de pensamos, logo existimos como já dizia o filósofo.

Usando a letra da canção Bossa do grande músico e compositor gaúcho Duka Leindecker “Atenção as pessoas não precisam ser iguais as outras, aceite ou não, mas você é a única no mundo assim.”

Fica a dica compartilhada então de me-nos neura, menos a minha verdade como ab-soluta, e mais propensão a ouvir, ver e analisar o mundo de outros ângulos.

EXPEDIENTE

TEXTOS ASSINADOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR, NÃO REFLETINDO A OPINIÃO DO JORNAL

VIP EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. CNPJ: 01.329.315/0001-40

Jornal A FOLHA - FUNDADO EM 14 DE JUNHO DE 1996

Redação e Oficina:RUA VEREADOR ARY MÜLLER, 34

PDA. 47 B. MARINGÁCEP 94810-470 - ALVORADA

CIRCULAÇÃO: SEMANAL - Alvorada/RS - (51) 3483-5334 / Fax: 3442-0449 E-mail: [email protected]

DiretoresNELSON SILVA SANTOSROBERTO SILVA SANTOS

Impressão:TOTALGRAF - NOVO HAMBURGORepr. Comercial em POA: JPD NAIBERTFone: (51) 3266-5016 - Fax: 3266-5191

Jornalista - REG. PROF. 11159UBIRATAN BANDEIRADiagramaçãoJOEL PORTO

Diretor/EditorPAULO ROBERTO SANTOS

PALAVRACOM A

RUA OSCAR SCHICK, 351 - BAIRRO FORMOSA

3442-1711 / 3483-2225 Rua Salgado Filho, 2 - Salas 201 a 205Fones: 3483-1090 / 3483-3453

E-mail: [email protected]

Há 34 anos registrando eorganizando empresas em Alvorada

Carlos BrumEscritório Contábil

CRC 34234

APAE recebe apoio na Semana FarroupilhaO Vereador LEANDRO TUR através de seu mandato articulou uma parceria

entre a representante da Erva Mate Barão Cristina Gmintzel e a APAE representadapor Marlene Dietrich

Conforme LEANDRO TUR ficou acertado que toda a troca de Erva Mate no Stand da empresa foi cobrada uma pequena quantia e a mesma foi revertida para APAE.

Segundo o Vereador o que mais importa é o sentido voluntario e fraterno desta parceria e acha que outros empresários poderiam de alguma for-

ma participar. O Vereador tem conhecimento da situação financeira que assola a APAE e confia nesta nova diretoria para sanar a sua vida finan-ceira.

O Vereador finaliza dizendo que o serviço aprestado pela APAE é de suma importância para as famílias com necessidades especiais e que toda a sociedade deve auxiliar.

Projeto do Vereador Schumacher criaa Semana Municipal da Capoeira

Foi aprovado no dia 01 de outubro o projeto de lei de autoria do Vereador Schumacher, que cria e inclui no calendário oficial de eventos do mu-nicípio, a SEMANA MUNICIPAL DA CAPOEIRA. O projeto foi construído em parceria com a LIGA ALVORADENSE DA CAPOEIRA e subscrito por todos os vereadores do legislativo.

De acordo com a lei a semana da capoeira será realizada na primeira quinzena de agosto de cada ano, em alusão ao dia do capoeirista come-morado em 03 de Agosto e será organizada pela Liga Alvoradense e pela Secretaria de Esporte e Juventude de Alvorada, que está autorizada pelo legislativo a captar recursos e investir orçamento próprio neste grande evento.

“Esta lei tem como objetivo valorizar e difundir esta importa manifestação cultural e esportiva, que é a capoeira. São mais de 1300 crianças, jovens e adultos que praticam o esporte em Alvorada, através de grupos voluntariamente constituídos nos mais diversos bairros e escolas. Precisamos reservar recursos no orçamento de 2014 e investir fortemente neste que é o maior ins-trumento de combate às drogas e a violência que temos em nossa cidade”, afirmou Schumacher.

Foto

s: D

ivul

gaçã

oFo

tos:

Div

ulga

ção

Page 3: Jornal Afolha Edição 389

ALVORADA, 03 A 09/10/2013 3

Que os governantes tenham em mente que o bem-estar da sociedade deve vir emprimeiro lugar, nunca traindo as suas esperanças. O bem-estar da população deve vir naforma de mais trabalho, educação, saúde, segurança e cidade limpa de corrupção ecorruptos, limpa de aproveitadores com objetivos que visam somente o seu bem-estare de seus parentes e amigos. O bem-estar da população é ver a sua cidade sendo preparada para o futurode seus filhos e para as próximas gerações. Nada tão difícil se houver boavontade política por parte de nossos governantes, afinal foi para isto que elesforam eleitos, ou não? E a propósito que tal seguir a sugestão de um famosoapresentador que pede para nós espiarmos a casa mais famosa do Brasil eaproveitar para espiarmos as duas casas mais famosas da nossa cidade:a do Executivo e do Legislativo, para sabermos se seus ocupantes estãocuidando delas realmente como devem ser cuidadas. Se não estiverem é só não renovar os seus contratos quandoeles solicitarem novamente. Que Alvorada reencontre seu caminho, sua hora e sua vezde grandeza e prosperidade que vem almejando ao longo deseus 48 anos. Este é o sonho de toda a sua comunidade.

Tanto na situação quanto na oposição, há figuras públicas em débito com a ética e o respeito, que precisam urgentemente ser varridos para todo o sempre da vida pública. O que o país não pode e não deve é incorporar a ideia de que política e políticos são sinônimos de corrupção onde todos roubam ou praticam atos ilícitos. A sociedade tem todo o direito de se indignar com os desmandos e os desvios praticados. A sociedade tem todo o direito de querer mais seriedade, respeito e ética na vida pública. Um maior empenho na aprovação das reformas administrativas e políticas, com partidos políticos e governantes mais preocupados com mudanças daria as campanhas eleitorais um maior sentido, onde o comprometimento prioritário seria o de debater projetos para todo o pais e não somente para alguns poucos privilegiados. Esta é a forma correta de levar políticos e setor público a reconquistarem a confiança da nação brasileira.

Na segunda-feira dia 30 de outubro a Lei das Eleições(Lei nº 9.504/1997) completou 16 anos. A Lei estabelece asnormas para as eleições gerais – para presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governadorde Estado e do Distrito Federal, senador, deputadofederal, deputado estadual e deputado distrital – epara as eleições municipais, quando se elegemprefeitos, vice-prefeitos e vereadores no país. As eleições no país são realizadas pela Justiça Eleitoral a cada dois anos. Em 107 artigos, a norma trata dascoligações partidárias, das convençõespara a escolha de candidatos, registrode candidatos, arrecadação e aplicação de recursos nascampanhas eleitorais, prestação decontas, pesquisas e testes pré-eleitorais, da propaganda eleitoralem geral, do direito de resposta,do sistema eletrônico devotação e da totalizaçãodos votos, das mesasreceptoras, dafiscalização daseleições e dascondutas vedadasaos agentespúblicos emcampanhaseleitorais.

DEPOIS DO MENSALÃO - No Brasil o crime compensa! Mas, com um detalhe... Não pode roubar pouco. Vide Exemplos!

CRÉDITO PARA ELAS -Mulheres assumem cargoscada vez mais importantesdentro das empresas, não é de hoje que as mulheres estão assumindo cargos de liderança, elas já estão a frenteem cargos de supervisão,coordenação e presidênciaem diversos segmentos.

PANORAMAOPI

NIÃO

Tod

os s

abem

os a

impo

rtânc

ia d

a

educ

ação

par

a o

dese

nvol

vim

ento

hum

ano

e em

anci

paçã

o da

s pe

ssoa

s. P

or

isso

, ela

não

pod

e se

r tra

tada

nem

enca

rada

, em

hip

ótes

e al

gum

a,

com

o um

a m

era

mer

cado

ria.

Es

se d

ireito

, ass

egur

ado

incl

usiv

e

pela

Con

stitu

ição

Fed

eral

, dev

e se

r vis

to

com

o um

a co

nqui

sta,

um

a ev

oluç

ão

d

e ca

da u

m d

e nó

s ao

long

o do

s an

os.

CHARGE

PAULO ROBERTO SANTOS - EDITOR - FONE: 3483-5334

Esta

mos

falan

do, p

orta

nto,

de

um p

roce

sso

que

envo

lve o

relac

ionam

ento

ent

re vá

rios a

tore

s

so

ciais

impo

rtant

es: p

rofe

ssor

es, p

ais, a

lunos

,

gesto

res d

a ed

ucaç

ão e

a so

cieda

de

org

aniza

da. L

ogo,

um

ens

ino d

e qu

alida

de só

será

pos

sível

com

a ju

nção

de

esfo

rços

de

toda

s

essa

s pes

soas

. Par

a iss

o, é

pre

ciso

envo

lver e

lemen

tos c

omo

a so

ciabil

idade

,

o ac

esso

e a

man

ipulaç

ão d

e co

nhec

imen

tos

prod

uzido

s pela

hum

anida

de, a

com

pree

nsão

, a

expe

rimen

taçã

o e

a ex

pres

são

de to

das a

s for

mas

de co

nvívi

o e

de lin

guag

ens.

Educ

ar p

ara

a vi

da

O am

bient

e ad

equa

do p

ara

prop

iciar

ess

as

cond

ições

é, p

or e

xcelê

ncia,

a e

scola

. Ela

deve

estim

ular o

conv

ívio

entre

estu

dant

es, p

rofe

ssor

es,

diret

ores

e d

emais

pro

fissio

nais

da á

rea,

além

da

com

unida

de lo

cal.

A

boa

esco

la e

o bo

m e

duca

dor s

ão

aque

les q

ue p

repa

ram

, rea

lmen

te, n

ossa

s cria

nças

e jov

ens p

ara

se to

rnar

em ci

dadã

os ca

pacit

ados

a

enfre

ntar

os d

esafi

os d

o m

undo

.

Faze

r iss

o sig

nifica

des

perta

r nos

alun

os

valor

es lig

ados

à so

lidar

iedad

e, à

frat

ernid

ade

e à

paz,

sem

pre

resp

eitan

do a

s dife

renç

as e

xiste

ntes

Foto

: Arq

uivo

/AF

entre

as p

esso

as.O

fato

é q

ue n

ão h

á es

cola

dem

ocrá

tica

e de

qua

lidad

e se

m a

par

ticipa

ção

efet

iva d

e to

dos o

s que

nela

estã

o dir

eta

ou

indire

tam

ente

env

olvido

s. Da

í que

o e

mpe

nho

e a

dedic

ação

dos

pro

fissio

nais

de e

nsino

no

cum

prim

ento

de

sua

tare

fa, m

uitas

veze

s de

man

eira

ainda

árd

ua, d

eve

ser l

ouva

da e

elog

iada

por q

uem

acr

edita

que

out

ro m

undo

é p

ossív

el:

um m

undo

de

pess

oas c

rítica

s, co

nscie

ntes

e

prom

otor

as d

a jus

tiça

socia

l.

P

or: G

ilmar

Silv

ério

Pingou e Respingou...

... Torcendo para que a Administração Municipal, próxima de completar um ano no comando dacidade, comece agora a realmente cumprir aspromessas da campanha eleitoral de 2012,que acabou mesmo que apertada, dando-lhesa vitoria nas urnas. Afinal isto é umaobrigação de quem trabalha com o aval dapopulação que os colocou nos cargos.

Ainda estamos em 2013...

Page 4: Jornal Afolha Edição 389

4 ALVORADA, 03 A 09/10/2013

GERAL

TCE-RS impõe débito de R$ 1 milhão aoex-prefeito de Alvorada

O Tribunal de Con-tas do Estado (TCE--RS) impôs débito de R$ 1.371.563,12 ao ex--prefeito de Alvorada, João Carlos Brum, na sessão de Pleno do dia 25 de setembro.

O valor é referente a despesas sem a efetiva comprovação da presta-ção dos serviços, custeio de despesas de eventos com recursos do salário--educação, duplicidade de despesas para o mes-mo objeto e extravio de documentos comproba-tórios de despesas.

O ex-prefeito também foi multado em R$ 1,5 mil, valor máximo previsto por lei estadual, pelas ir-regularidades verificadas e inconformidades como a ausência do devido

CEEE corta ligações clandestinas e regulariza novos clientes em

Alvorada

Foto

: Arq

uivo

/AF Olá caro editor, venho por meio deste veícu-

lo trazer a público o dilema ao que venho me submetendo já quase três anos, tenho um grave problema de desgaste nos ossos, que se agra-vou com o passar dos anos chegando ao ponto de necessitar com urgência de uma cirurgia a qual será preciso uma prótese da “cabeça do fêmur” para que eu possa ao menos tentar ter uma vida normal novamente. Como esta cirurgia tem um custo muito alto e não disponho, nem de longe deste valor, como a maioria dos brasilei-ros que pertencem a classe menos favorecida, recorri ao SUS para a cirurgia em questão, fui colocada em uma longa fila de espera apesar de encaminhamentos de médicos especialistas relatando a urgência de meu caso.

Como não fui encaminhada para a cirurgia, recorri a defensoria pública aqui da cidade de Alvorada e por direito adquirido como cidadã brasileira ganhei tal causa, o que não adiantou muito pois lá se vão mais de um ano e continuo aguardando a “bendita cirurgia” que não chega, apesar de ser bem atendida pelos funcionários da defensoria que tem me orientado a melhor forma de encaminhar minha situação.

Recentemente fui até a Santa Casa de Mi-sericórdia para, pensava eu, realizar a consulta final que me encaminharia para a cirurgia, che-gando ao médico, ele me pediu um exame de ressonância magnética para poder ver como estava meu caso, fui até a sala de exames e qual foi a minha surpresa ao me falarem que o exame só poderia ser realizado daqui a um ano e meio no mínimo. Voltei então a defensoria pública para saber o que fazer, chegando lá me disseram para levar três orçamentos do “tal” exame, isso foi no inicio de julho deste ano, portanto lá se vão praticamente mais três meses e continuo a me locomover através de muletas e dormir praticamente em uma única posição, isso sem falar nas terríveis dores e o coquetel de remédios que preciso tomar para amenizar tais dores.

Fica aqui meu apelo seja a quem for que possa me auxiliar ou orientar neste momento, pois estou perdendo minhas forças diante de tal descaso por parte da mesma justiça que me deu ganho de causa, que causa? Pois continuo “correndo atrás” de um direito que me foi con-cedido e que em momento algum foi cumprido.

Ione Teresinha Teixeira da SilvaBairro Primavera - Alvorada

MaurícioRELOJOARIA - JOALHERIAÓTICA

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1759 - Centro - Pda. 463483.4077 / 3044.7877 / 8132.1058

E-mail: [email protected]

30 anos

30 ANOS servindo a comunidade de Alvorada com qualidade, preços e

condições especiais de pagamento Atendimento personalizado

A ÓTICA PIONEIRA DE ALVORADA

processo licitatório para a contratação de serviços gráficos e de produção e execução de eventos, além da ausência de mo-tivação para a realização de despesas em diversos processos, a inexistên-cia de orçamentos de empresas terceirizadas para realização de ser-viços de publicidade e a

especificação insuficiente do objeto contratado. De acordo com o voto do relator do processo, conselheiro Marco Pei-xoto, em boa parte dos casos analisados, os ser-viços contratados não foram suficientemente detalhados, apresentan-do descrições vagas e genéricas, ausência de

discriminação do custo por serviço contratado e desobediência às fases legais da execução da despesa pública.

As falhas foram veri-ficadas na inspeção ex-traordinária realizada na Prefeitura para verificar as ações dos exercícios de 2006 a 2008. Os de-mais gestores do perío-do, Geovani Garcia dos Santos (vice-prefeito) e Arlindo Luiz Slayfer (pre-feito em exercício em ocasião determinada), não receberam sanções por não terem responsa-bilidade nas execuções contratuais.

Da decisão cabe re-curso no prazo de 30 dias a partir da publicação no Diário Eletrônico do tribunal.

ANUNCIE NA FOLHA!!!3442-22113442-0449

Metroplan vai apreender veículosinfratores do transporte metropolitano

Equipes da CEEE Distribuição de Alvorada realizaram nesta semana uma operação que resul-tou no desligamento de 37 clientes com ligações irregulares de energia na rede da companhia. A ação, na Rua dos Gaú-chos, bairro Umbu, come-çou há um mês, com um trabalho de conscientiza-ção da população, expli-cando a necessidade de regularização para evitar o corte.

Essa medida resultou de imediato em cinco liga-ções regulares realizadas antes mesmo do desli-gamento desta semana.

A partir deste mês, a Fundação Estadual de Planejamento Metropoli-tano e Regional, respon-sável pela fiscalização no transporte de fretamento e de concessão (ônibus) na região metropolitana e aglomerados urbanos, tem poder legal de remo-ver veículos que comete-rem infrações administra-tivas e de trânsito.

Um convênio firmado entre a Metroplan e o Detran, já publicado no Diário Oficial, determina que durante uma fiscali-zação, os fiscais vão po-der apreender os veículos que circularem de forma ilegal no transporte de passageiros. De acordo com o Diretor de Depar-tamento de Transporte Metropolitano, Marcus

Havia naquele circuito apenas 12 clientes regu-lares e, após a retirada das redes clandestinas, 19 novas ligações foram solicitadas por consumi-dores que foram até a agência pedir o serviço para se adequarem às exigências técnicas e de segurança. Do total de pedidos, 13 ligações foram executadas pela companhia no mesmo dia.

O objetivo da CEEE com esse trabalho de fiscalização e regulari-zação do fornecimento, que vem sendo reali-zado de forma rotineira nas cidades atendidas pela concessionária na Região Metropolitana, é melhorar a qualidade e a segurança do forneci-mento da energia elétri-ca, especialmente para quem paga pelo serviço e o recebe sem qualida-de devido aos desvios. A ação é considerada crime e pode resultar na prisão de quem se utiliza dessa prática ilegal.

Damiani, antes a Funda-ção precisava acionar o Detran e a Brigada Militar para a remoção, por cau-sa do Código Nacional de Trânsito, agora o proce-dimento será imediato. A operação será realizada por empresas devida-mente credenciadas pelo Detran

Para o superintenden-te da Metroplan, Oscar Escher, o procedimen-to, junto com outras fer-ramentas implantadas como a inspeção veicular e as novas regras para o fretamento, vai qualificar a gestão de fiscalização do sistema de transporte.

O convênio da Metro-plan com o Detran, tem a duração de 60 meses, podendo ser prorrogado.

Foto

: Rep

rodu

ção Fo

to: R

epro

duçã

o

Page 5: Jornal Afolha Edição 389

ALVORADA, 03 A 09/10/2013 5GERAL

* Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. *Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se con-verta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

Isaias55 6 a 7

Devemos dar ouvidos a voz de DEUSe buscar a sua presença,porque somos pecadores

e necessitamos da sua misericórdia, hoje é tempo de salvação,

mas este tempo tem limites, chegará o dia em que

o SENHOR não será achado.

Portanto dê credito a palavra de DEUS,

hoje abra o seu coração paraJESUS CRISTO

nosso SENHOR e SALVADOR.

Que a PAZ do SENHOR JESUS esteja contigo. AMÉM!

MissionáriaLúcia Heibutcke

PLANTÃO PERMANENTE

RUA OSCAR SCHIK, 1192

Ver. Zézo

Exatos sete anos após entrar em vigor, em 22 de setembro de 2006, a Lei Maria da Penha acumula perto de 700 mil procedimentos judiciais contra agressores de mu-lheres no Brasil, entre atendimentos, medidas de proteção e prisões, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Até março deste ano, data do último mapea-mento, eram 677.987 ações. O CNJ não tem dados atualizados sobre quantas dessas viraram efetivamente processos criminais. A informação mais recente a esse res-peito é de 2009, quando, de 400 mil casos, 80% (ou 330 mil) tinham seguido adiante na Justiça, com quase 80 mil sentenças definitivas e nove mil pri-sões provisórias ou em flagrante.

Expressivos, os núme-ros mostram o acerto da lei, mas não escondem que ainda há muito por fazer. As 80 mil sentenças definitivas correspondem a apenas 20% casos re-gistrados até 2009. E as prisões equivalem a pouco mais de 2%

Em os entraves que impedem a aplicação mais efetiva e universal da lei, segundo quem lida diretamente com o tema, é a carência de varas e juizados especializados no atendimento a mulhe-res vítimas de violência. São 66 hoje em todo o país. Para o CNJ, deve-riam ser pelo menos 120.

Já as Delegacias da Mulher, embora presen-tes em vários municí-pios, geralmente não têm estrutura adequada de atendimento, como equipes multidisciplinares (psicólogos, médicos, assistentes sociais) e funcionamento 24 horas. “Temos delegacias es-pecializadas em todo o país, mas muitas ficam fechadas nos finais de se-mana e à noite, horários em que as mulheres mais precisam ter referências sobre aonde ir”, relatou a secretária de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, para quem ainda há muito a fortalecer no sistema de proteção à mulher.

Em Sete Anos, Lei Maria da Penha Acumula700 mil Ações Contra Agressores

Além disso, as institui-ções diretamente ligadas ao tema detectam falta de agilidade na decretação das medidas de proteção – como obrigação de que determinado homem se mantenha a certa distân-cia da vítima.

Políticas públicas

“As coisas têm muda-do, mas não com a rapi-dez que a mulher deseja. Essa mudança, infeliz-mente, tem acontecido mais nas grandes cida-des. As pequenas ainda não contam com políticas públicas que atendam de maneira satisfatória. A maioria dos estados ainda necessita trabalhar mais essa questão, ofe-recer equipamentos, prin-cipalmente os Centros de Referência da Mulher e as Delegacias da Mulher. Quando existe um destes locais numa determinada cidade, com equipe mul-tidisciplinar preparada para atender uma vítima de violência, a mulher, que chega muito fragiliza-da, se sente encorajada a denunciar”, atesta a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, cujo caso deu nome à lei.

No final de agosto, com o encerramento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a violência contra a mulher – solenidade que contou com a presença da pre-sidenta Dilma Rousseff – foram anunciadas novas políticas públicas com o objetivo de ampliar o trabalho de proteção – entre elas a instalação de

casas de apoio em todos os estados.

O relatório final da comissão sugeriu 13 pro-jetos de lei, que já estão tramitando na Câmara ou no Senado. Vários foram aprovados em ao menos uma das duas casas. O mais emblemático é o que altera o Código Penal e a Lei dos Crimes de Tortura para incluir a tipifi-cação de um novo crime, intitulado “feminicídio”.

Efetividade

Entre 2002 e 2012, 43,7 mil mulheres foram assassinadas em cir-cunstâncias associadas à violência doméstica. Os estados com maior incidência são Espírito Santo, Alagoas e Paraná – mais de seis mortes para cada 100 mil habi-tantes.

“Poucas leis foram tão disseminadas quanto essa, mas precisamos evoluir também no cam-po do comportamento. Lamentavelmente, ain-da estamos vivendo um clima de aplicação da mesma. A lei precisa ser aplicada sim, mas ela precisa ter a efetividade que deveria”, afirmou o desembargador Ney Freitas, ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e quem coordenou as últimas pesquisas do órgão sobre o tema.

A pesquisa concluída em março, que cruza dados do Mapa da Vio-lência, da Secretaria de Políticas para as Mulhe-res da Presidência da

ESPECIAL

Números expressivos mostram acerto da lei, mas não escondem os entraves que ainda impedemsua aplicação mais efetiva e universal

República, mostra que a região brasileira com mais unidades judiciais específicas é o Sudeste, com 20.

O Centro-Oeste conta com 16 unidades, mas dez delas estão concen-tradas no Distrito Federal. Nos demais estados da região, o atendimento é precário e superlotado, com uma única vara ou juizado. No Nordeste, são 15 unidades. No Sul, apenas três, uma em cada estado.

Agressões físicas

Dados da Secretaria de Política para Mulheres mostram que a agressão física ainda é o mais co-mum dos crimes, presen-te em 44,2% dos casos registrados na polícia ou diretamente no Judiciário. Depois vêm a agressão psicológica (20,8%) e a agressão sexual (12,2%).

Com mulheres entre 20 e 50 anos, o parcei-ro é o principal agente agressor. Até os nove anos e depois dos 60, a violência na maior parte das vezes vem de pais e filhos, respectivamente.

Os estados com mais inquérito policiais regis-trados nestes sete anos são o Rio de Janeiro (43 mil), o Rio Grande do Sul (39 mil) e Minas Gerais (21 mil). O Rio também tem o maior número de ações penais encaminha-das (16 mil), seguido de Mato Grosso (15 mil) e Pará (11 mil).

Isso não significa, necessariamente, que estes sejam os lugares campeões de violência de gênero, mas aqueles em que as mulheres têm mais disposição, meios ou garantias para fazer a denúncia.

O medo de acusar o agressor ainda é grande, seja pela perspectiva de impunidade, seja por questões culturais, con-forme ressalta a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para Mulheres.

“Se as mulheres não denunciarem, não existe crime. Como podemos acabar com a impunidade sem a denúncia? Assim a lei não pode ser aplica-da”, enfatizou.

“Maria da Penha é símbolo tanto da luta con-tra a violência de gênero quanto da impunidade aos agressores. Em 1983, seu então marido tentou matá-la duas vezes, primeiro a tiros, depois por eletrocução. Devido à sequência de agressões, ela ficou paraplégica. Ele acabaria condenado a oito anos de cadeia, mas ficou preso só dois e está livre até hoje.”

Foto

: Div

ulga

ção

Page 6: Jornal Afolha Edição 389

6 ALVORADA, 03 A 09/10/2013

GERAL

Inaugurado Centro Integrado da Criança e Adolescente em Alvorada

SAÚDE

CICA -Centro Integrado da Criança e Adolescente- terá atendimento para quem apresente deficiências, trantornos mentais e problemas de drogadição

Foto

: CC

S

GRANDE CAMPEÃO

Parabéns para o CTG Sentinelas do Pago, campeão do desfile Farroupilha 2013, de Alvorada.

GRANDE CAMPEÃO II

Gostaria de parabenizar todos integrantes do CTG Sentinelas do Pago, em especial a Fabiana Thomaz e seu esposo Alexsandro Santana (PIT) pelo grande esforço e empenho em prol da enti-dade Sentinelas do Pago.

MAIS DO MESMO

A nossa cidade está um caos, buracos para todos os lados e retas. A população é um des-contentamento inacreditável, nada visto antes. E mesmo assim nada de real significância acontece.

ELA ESTÁ VINDO AI!

Primeiro as Pessoas. Depois a companherada.

CALOTE, E DOS GRANDES

O grande empresário Eike Batista não está con-seguindo manter o sua empresa OGX nos trilhos. A crise é muito grande no Brasil e está mascarada. Se ricos estão perdendo milhões e o que sobra para a população mais humilde do país? Álias, o Eike Batista colocou seu helicóptero à venda R$ 60 milhões, alguém se habilita?

ELEIÇÕES 2014

As últimas noticias de todos os principais jornais do país, estão dando conta que o Senador Aécio Neves é o candidato natural do PSDB para à pre-sidência da Republica.

O ABRAÇO DA COLUNA VAI PARA...

Todos os amigos que ajudaram no carreteiro da escola Campos Verdes.

E para Fernando (fininho).

“A dúvida é o principio da sabedoria” Aristóteles

NASENTRELINHAS

PROF. VLADIMIR BRASIL

Cel. (51) [email protected]

A inauguração acon-teceu no dia primeiro de outubro com a pre-sença de lideranças e da comunidade. Esta é mais uma obra da ad-ministração do Prefeito Professor Serginho na área de saúde.

O espaço de saúde, localizado na rua Wen-ceslau Fontoura, 131, no bairro Nova Ameri-cana, tratará crianças e adolescentes que apresentem deficiên-cias, transtornos men-tais ou problemas de drogadição.

O Prefeito Sergi-nho destacou o serviço qualificado e a estru-tura adequada que foi organizada no local para os atendimentos. Lembrou das conquis-tas no setor como a construção de três no-vas unidades básicas de saúde, a reforma e ampliação de outras

UBSs, a futura instala-ção de uma Unidade de Pronto Atendimen-to 24 horas em área próxima ao Cica e ao Ginásio Municipal, a mobilização para a con-solidação do Hospital Regional em Alvorada.

A equipe multidis-ciplinar que atuará no Cica conta com cinco psicólogos, três fono-audiólogos, dois psi-quiatras, dois pedia-tras, um fisioterapeuta, um neuropediatra, ser-viço de enfermagem

com um enfermeiro e um técnico de en-fermagem. Equipe do Programa Infância Me-lhor (PIM) com três monitores também au-xiliará nos trabalhos com crianças de rua e vulnerabilidade social realizando monitora-mento, acolhimento, atendimento, oficinas recreativas, artesanato, entre outras ações.

Devem ser aten-didas cerca de 500 crianças e adolescen-tes ao mês no centro

integrado.Estiveram presentes

ao ato de inauguração secretários municipais, vereadores, a coorde-nadora da segunda Co-ordenadoria Regional de Saúde, Rosângela Dorneles, represen-tando o governo do Estado, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Crian-ça e do Adolescen-te (Comdica), Tiano Caduri, o presidente do Rotary Club, Elias Valdez, o gerente-ad-ministrativo do Hospital de Alvorada, Carlos Grossini, o padre Liba-nor Picetti, da paróquia Santo Antônio, a pro-motora do Ministério Público de Alvorada, Luciana Cano, entre outras autoridades e representantes da co-munidade que sau-daram o novo espaço que a partir desta data beneficiará centenas de alvoradenses.

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Page 7: Jornal Afolha Edição 389

ALVORADA, 03 A 09/10/2013 7VARIEDADES

R u b e n s L i m a R o n d o n (Rubinho)

HORÓSCOPOÁries (21/3 a 20/4) Os interesses de traba-lho, emprego e profissão estão em alta e muitas coisas podem ser resol-vidas. Faça uma pausa para reconquistar um amor.

Touro (21/4 a 20/5) Os caminhos estão abertos e você está vi-vendo uma fase de opor-tunidades e de aconteci-mentos inesperados que vão privilegiar você. Boa sorte no amor.

Gêmeos (21/5 a 20/6) Conte com as prote-ções divinas, muitas das suas dificuldades, princi-palmente as de casa ou moradia são resolvidas.

Câncer (21/6 a 21/7) Você está cercado de pessoas que lhe querem bem, que têm boa von-tade e que tudo fazem por você. Ajuda da pes-soa amada.

Leão (22/7 a 22/8) É preciso zelar e con-servar tudo de bom que conquistou ao longo dos anos. Confiança em si e a certeza de que vai dar conta.

Virgem (23/8 a 22/9) Os caminhos estão abertos e é hora de ir em frente e ousar. Oportuni-dade de emprego. Setor amoroso vai ficar bom.

Libra (23/9 a 22/10) Estude, analise, leia, trabalhe e se esforce mais do que o comum, para conseguir dar con-ta de tantas responsa-bilidades e obrigações.

Escorpião (23/10 a 21/11) A vida social está mo-vimentada e você terá muitos convites para aniversário, casamento ou eventos públicos.

Sagitário (22/11 a 21/12) Sua saúde é um ponto que precisa de apoio e de providências con-cretas, não descuide da boa alimentação.

Capricórnio(22/12 a 20/1) Os caminhos estarão abertos e coisas muito desejadas podem acon-tecer. No amor, tudo de bom está vindo por aí.

Aquário (21/1 a 19/2) Os caminhos estarão abertos e coisas muito desejadas podem acon-tecer. No amor, tudo de bom está vindo por aí.

Peixes (20/2 a 20/3)Novos rumos aos seus

planos, que caminham de-vagar. No setor amoroso, o ciúme pode acabar estra-gando uma boa relação. Controle-se.

Encontrar o equilíbrio, é chegar o mais perto da sua plenitudeÉ se tornar indiferente ao caos antropofágicoque tenta te levar por diante

Geógrafo da Alma!

Por: Daniel da Luz MachadoObra literária – O Livreiro de Cabul

O Livreiro de Cabul é uma daquelas obras envolventes que quando você se dá por conta acabou a leitura. Trata-se de um relato de uma jornalista norue-guesa “Asne Seierstad que conviveu na família de um livreiro em Cabul e que conheceu a sua árdua luta para prover livros aos moradores daquela cidade. A narrativa é envolvente e seus diversos personagens comoventes ajudar a fomentar uma reflexão sobre as desigualdades do Afeganistão.

Obra literária – Pablo Neruda Cem sonetos de amor

Uma leitura imperdível para quem gosta de poesia e também ótima para quem não faz desse gênero a sua preferência literária, pois os versos desse inesquecível poeta chileno que sempre teve a sua voz literária ligada as causas da liberdade são profundos, belos e de uma simplicidade que facilita a percepção de quem está aventurando-se pela arte de desfrutar poesia. Leia em conta a gotas, ou devore em uma sombra tudo de uma vez, mas você pode ter certeza de que não esquecerá o conteúdo.

CONTEXTOS &

CONCEITOS

OBRIGADO! CINCO DIAS!

Durante a ida e a volta, o céu brasileiro foi o meu limite! Durante cinco dias; as mon-tanhas e o mar verde que te quero verde foram a minha visão! Durante cinco dias; peguei peso pelas lasanhas, pizzas, churras-co e mais algumas coisinhas maravilhosas! Durante cinco dias; eu fiquei feliz por ver a felicidade dos meus afetos. Durante cinco dias; eu estive de férias: joguei bola, subi e desci das dunas, nadei e vi na Barra da Lagoa, uma Sereia!

De carinho! De afeto! De atenção! E de barriga cheia! De Rubinho, Vinicius, Tiago e Nilda... Para: Anderson, Sabrina, Vitor, Isa-bele, Jorge e Solange. MUITO OBRIGADO!

Em tempo! Durante cinco dias me senti um Lorde Inglês na Praia dos Ingleses!

CINCO DIAS...Para viver momentos divinos de alegria

para mim, cinco dias está pra lá de bom, porque graças a Deus eu tenho a capacidade cerebral de armazenar as coisas boas da vida e revive-las sempre, para nunca ficar triste, pois assim sendo a vida é bonita!

E é bonita!

Momento Poético:

CINCO DIAS...

Nesta data tão especial, te desejamos tudo me melhor que a vida pode oferecer:Saúde, amor e felicidade. Feliz aniversário Enedina! São os votos dos teus filhos, amigos e familiares!

Page 8: Jornal Afolha Edição 389

ALVORADA, 03 A 09/10/2013

A constatação vem de um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumi-dor (Idec) em parceria com a Market Analysis, empresa especializada em pesquisas de merca-do. A boa notícia é que, em comparação com le-vantamento semelhante realizado em 2011 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) cresceu o número de consumidores cons-cientes de seus direitos. O uso da internet e das redes sociais pode estar relacionado a esse mo-vimento, segundo espe-cialistas.

De cada 20 entrevis-

tados durante o levan-tamento, 19 disseram saber da existência de um código (95%) que pro-tege seus direitos como consumidor e que regula relações e conflitos com as empresas. Mas são poucos (63%) os que afirmam consultar o có-digo. Segundo os coor-denadores da pesquisa, do grupo que disse já ter ouvido falar do CDC apenas metade admitiu

CDC: Ainda é Pequeno o Número de Brasileiros que Recorre à Legislação

“conhecer bem” do que tratam os seus direitos. “Uma proporção parecida à que, na prática, acaba exercendo sua cidadania diante de marcas e produ-tos, reclamando quando se vê prejudicada”, diz um trecho da conclusão do estudo. Quanto ao nível de conhecimento sobre direitos do consumidor, 55% dos entrevistados declararam “conhecer ao menos razoavelmente”. Os que afirmaram “não ter conhecimentos suficien-tes” representaram 45% dos entrevistados.

Apesar de mais da metade afirmar que pos-sui bons conhecimentos, apenas um em cada oito entrevistados (13%) de-clarou “conhecer muito bem”. Para os coorde-nadores do estudo, os números mostram que o cenário de consciência sobre os direitos do con-sumidor no Brasil ainda é incipiente, porém, avan-çou em relação a 2011.

Ainda não há exercí-cio efetivo dos direitos

Na pesquisa condu-zida pela FGV, 18% de-claravam não conhecer

nada sobre o CDC contra 8% no estudo deste ano do Idec/Market Analysis. Em 2011, 50% disseram conhecer pouco o Código frente aos atuais 37%. Ainda na comparação com o levantamento do ano passado: 26% decla-raram aos pesquisadores da FGV conhecer razo-avelmente bem o CDC, enquanto na pesquisa atual o percentual au-mentou para 42%. Outros 6% disseram na pesquisa anterior que conheciam muito bem seus direi-tos, bem menos que os atuais 13% identificados no estudo. O resulta-do revela uma fotografia desse momento. Feitas

Foto

:Rep

rodu

ção

Programação Oficial da 13ª Feira do Livro de Alvorada - De 09 a 13 de outubro

ESPECIAL

A maioria dos brasileiros já ouviu falar do Código Brasileiro do Consumidor (CDC), mas poucos são os que recorrem à legislação quando precisam solucionar problemas com as empresas

as devidas ressalvas em relação à pesquisa da FGV. No entanto, ainda não há um exercício efeti-vo (dos direitos) por parte da maioria. Para alcançar isso, precisa-se avançar, especialmente, na ques-tão da escolaridade.

O acesso de um nú-mero cada vez maior de consumidores à internet e a crescente participação em redes sociais pode ter contribuído para que o CDC e os direitos do consumidor tenham mais visibilidade. As ferramen-tas que a sociedade tem hoje a sua disposição, com a tecnologia, garan-tem acesso à informação

mais qualificada e mais conhecimento. Isso se re-flete no melhor exercício do direito. Nisso, o site da Defesa do Consumidor, por exemplo, tem um papel importante, pois não só dá conhecimento do direito, como mostra problemas, formas de se prevenir e de reparar da-nos quando acontecem. Esse é o caminho para um processo de constru-ção de cidadania.

Conhecimento ainda é privilégio das classes altas

Entretanto, os resul-tados gerais da pesquisa, segundo seus coorde-nadores, podem indicar que, apesar do fenôme-no recente do acesso ao consumo de bens e serviços, ainda há atra-so quanto à consciência social. A ascensão eco-nômica alcançada por muitos brasileiros não se reflete, imediatamente, em progresso social.

A pesquisa identificou que os mais ricos são os que mais conhecem e usam o CDC. Ricardo Martins Limongi, advo-gado especialista em Di-

reito Público, Civil e do Consumidor, enfatiza a necessidade do inves-timento em educação para que, a médio e longo prazo, o consumidor bra-sileiro possa não apenas conhecer bem, mas fa-zer valer mais os seus direitos: — Toda ação depende de um conheci-mento prévio. Saber seus direitos e exercê-los é quase um privilégio das classes mais altas. É questão mesmo de edu-cação, de escolaridade. A pesquisa deixou claro também que ainda há um enorme potencial para discutirmos os direitos do consumidor, e para as empresas investirem no relacionamento com seus clientes, por meio da informação — avalia Ricardo Limongi.

O estudo quantitativo realizado pela Market Analysis em parceria com o Idec realizou 414 entre-vistas com consumidores de 18 a 69 anos em nove capitais — São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizon-te, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Brasília.