jornal afolha edição 370

8
ALVORADA, 24 A 30/01/2013 - ANO XVII - Nº 370 - R$ 1,00 www.tv-alvorada-rs.com TV ALVORADA RS Acesse A Folha Online em Seu canal na internet Divulgações em Geral, Filmagens, Jornalismo, Reportagens, Fotos, Gravações, Cobertura de Festas, Religiosas, Casamentos, Aniversários e Eventos Politicos Fones: 84806327 ou 95139691 E-mail: [email protected] 16 anos Curso Pré-Vestibular Gratuito é Sucesso no Municipio Fotos: Divulgação/AF Página 5 Página 5 Página 5 Página 5 Página 5 O curso que tem como objetivo proporcionar o acesso ao ensino superior aos alunos de baixa renda oriúndos das escolas públicas do Estado foi conquistado pelo atual Presidente da Câmara Municipal, Vereador Schumacher, com apoio do Secretário Estadual dos Direitos Humanos Fabiano Pereira ALVOROÇO no Fórum Social Mundial O filme EU ODEIO O ORKUT, segundo longa-metragem da produtora Alvoroço Fil- mes, será exibido no FÓRUM SOCIAL MUN- DIAL na tenda Sara Gomes no Acampamen- to da Juventude localizado no Parque da Harmonia no dia 27 de janeiro - domingo - às 16h, Com entrada franca. Após o filme será realizado um bate papo com o ator Marcos Kligman, protagonista do filme e Evandro Berlesi, diretor e roteirista. O filme conta a trajetória de Jader Berto- la, um viciado em internet que está interna- do em uma clínica para dependentes virtu- ais enquanto escreve um livro contanto como chegou ao "offline" do poço. A classificação é livre. Comédia. Duração 120 minutos. Com Marcos Kligman, Evandro Berlesi, Jerry Lucas, Renato Jackson, Jéssica Ama- ral, Bruna Hoffmeister, Ângela Braum, Cris Garcia, Daniel Machado, Antonio Carlos Falcão, Julio Rocha, Jairo Mattos e Luana Piovani. Direção de Rodrigo Castelhano e Evan- dro Berlesi. Nos próximos dias 02 e 03 de fevereiro acontece mais uma edição do Planeta Atlantida, reuna seus amigos e desfrute o melhor da festa contratando transporte particular e aproveite com tranquilidade o evento. Contato: 3443-7615 / 9622-7303 Manuel ou Cris Lembre-se: Se beber não dirija! Planeta Atlântida Vá de VAN com segurança e conforto Formatura da Segunda Turma do Projeto Pescar da ACIAL Página 6 Página 6 Página 6 Página 6 Página 6 A solenidade de formatura aconteceu no dia 17 de janeiro na Sede Social da Associação Comercial e Industrial de Alvorada. Quinze jovens participaram da segunda turma do Projeto Pescar abrindo caminho para o mercado de trabalho

Upload: tv-alvorada-rs

Post on 19-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Afolha edição 370

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Afolha edição 370

ALVORADA, 24 A 30/01/2013 - ANO XVII - Nº 370 - R$ 1,00 www.tv-alvorada-rs.com

TV ALVORADA RS

Acesse A Folha Online em

Seu canal na internetDivulgações em Geral, Filmagens, Jornalismo,Reportagens, Fotos, Gravações, Cobertura deFestas, Religiosas, Casamentos, Aniversáriose Eventos Politicos Fones: 84806327 ou 95139691 E-mail: [email protected]

16 anos

Curso Pré-Vestibular Gratuito éSucesso no Municipio

Fo

tos:

Div

ulg

ação

/AF

Página 5Página 5Página 5Página 5Página 5

O curso que tem como objetivoproporcionar o acesso ao ensino

superior aos alunos de baixa rendaoriúndos das escolas públicas doEstado foi conquistado pelo atualPresidente da Câmara Municipal,Vereador Schumacher, com apoio

do Secretário Estadual dos DireitosHumanos Fabiano Pereira

ALVOROÇOno Fórum Social

Mundial

O filme EU ODEIO O ORKUT, segundolonga-metragem da produtora Alvoroço Fil-mes, será exibido no FÓRUM SOCIAL MUN-DIAL na tenda Sara Gomes no Acampamen-to da Juventude localizado no Parque daHarmonia no dia 27 de janeiro - domingo -às 16h, Com entrada franca. Após o filmeserá realizado um bate papo com o atorMarcos Kligman, protagonista do filme eEvandro Berlesi, diretor e roteirista.

O filme conta a trajetória de Jader Berto-la, um viciado em internet que está interna-do em uma clínica para dependentes virtu-ais enquanto escreve um livro contanto comochegou ao "offline" do poço.

A classificação é livre. Comédia. Duração120 minutos.

Com Marcos Kligman, Evandro Berlesi,Jerry Lucas, Renato Jackson, Jéssica Ama-ral, Bruna Hoffmeister, Ângela Braum, CrisGarcia, Daniel Machado, Antonio CarlosFalcão, Julio Rocha, Jairo Mattos e LuanaPiovani.

Direção de Rodrigo Castelhano e Evan-dro Berlesi.

Nos próximos dias 02 e 03 defevereiro acontece mais umaedição do Planeta Atlantida, reunaseus amigos e desfrute o melhorda festa contratando transporteparticular e aproveite comtranquilidade o evento.

Contato: 3443-7615 / 9622-7303 Manuel ou Cris

Lembre-se: Se beber não dirija!

Planeta AtlântidaVá de VAN

com segurança e conforto

Formatura da Segunda Turma doProjeto Pescar da ACIAL

Página 6Página 6Página 6Página 6Página 6

A solenidade de formaturaaconteceu no dia 17 de

janeiro na Sede Social daAssociação Comercial eIndustrial de Alvorada.

Quinze jovens participaramda segunda turma do

Projeto Pescar abrindocaminho para o mercado de

trabalho

Page 2: Jornal Afolha edição 370

2ALVORADA, 24 A 30/01/2013

GERAL

EXPEDIENTE

T E X T O S A S S I N A D O S S Ã O D E R E S P O N S A B I L I D A D E D O A U T O R , N Ã O R E F L E T I N D O A O P I N I Ã O D O J O R N A L .

VIP EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. CNPJ: 01.329.315/0001-40

Jornal A FOLHA - FUNDADO EM 14 DE JUNHO DE 1996

Redação e Oficina:RUA VEREADOR ARY MÜLLER, 34

PDA. 47 B. MARINGÁCEP 94810-470 - ALVORADA

CIRCULAÇÃO: SEMANAL - Alvorada/RS - (51) 3483-5334 / Fax: 3442.0449 E-mail : afolha@gmail .com

DiretoresNELSON SILVA SANTOSROBERTO SILVA SANTOS

Impressão:TOTALGRAF - NOVO HAMBURGO

Repr. Comercial em POA: JPD NAIBERTFone: (51) 3266-5016 - Fax: 32665191

Jornalista - REG. PROF. 11159UBIRATAN BANDEIRADiagramaçãoJOEL PORTO

Diretor/EditorPAULO ROBERTO SANTOS

Frente a FrenteCOM A COM A COM A COM A COM A PALAVRADANIEL DA LUZ MACHADO

Olá queridos amigos! Nos últimos dias12,14 e 15 de janeiro passei momentos mui-to agradáveis entre amigos. E nessas oca-siões renovei o sentimento que tenho emrelação à amizade e a certeza de que ela éuma das principais pontas de lucidez queregem o nosso dia a dia maluco e absortoentre a complexidade de uma sociedademuitas vezes doente e que reproduz em lar-ga escala situações não tão salutares comoa corrupção, concentração absurda de ren-da, a violência que por sinal atingiu a umafamília amiga que tenho que é a do Sr. CiroMelo que infelizmente teve a perda de umde seus filhos, o Ricardo, vitimado por essamesma violência que caminha a passos lar-gos balizados pela sensação de impunida-de. Tanto no momento solidário pela perda,como no momento comemorativo pela ale-gria dos meus amigos a reafirmação de quedevemos cultivá-los, pois amigos são osnossos principais tesouros.

E por falar em amigos...No dia 12 logo após o término da minha aula de

economia, acreditem em pleno janeiro ainda esta-va em aula em virtude de um atraso no inicio dasmesmas e por isso fui até o apagar das luzes, nosdirigimos a um bar próximo a universidade e entrealguns petiscos, cervejas para os colegas que nãoestavam motorizados e coca cola para mim que ti-nha que voltar de carro para Alvorada. Passamosem torno de uma hora conversando sobre os maisvariados temas que iam desde a descontração ge-ral a análises sociológicas que acabam dirigindo aconversa normal de graduandos das ciências soci-ais. Na tarde desse mesmo dia passei algumashoras ao lado da minha afilhada Thalita da sua pri-ma Gabi, sua mãe Tati e sua vó Leide entre risadasgostosas, assistindo aos vídeos de trabalhos de auladas meninas que deixam esse Dindo coruja muitoorgulhoso e as narrativas de algumas andançasminhas. São momentos que dá vontade de conge-lar de tão bacanas que são.

No dia 14 a comemoração de aniversário da mi-nha amiga de infância, adolescência e fase adultaa querida Elaine Ribeiro a quem carinhosamentesempre chamo de mana. São aproximadamente 30anos de maravilhosa convivência, momentos ale-gres, momentos de perdas para ambos os lados euma amizade que se renova a cada dia e como a"Nani" é esposa de um dos meus grandes amigosque é o Pedro Ivo de quem eu sou amigo mais oumenos em um período igual de tempo fica a certe-za e a felicidade de muitos encontros e comemora-ções, pois as que não forem por ela ou por mimserão por ele a quem carinhosamente chamo de"Mestre" apelido dado pelo nosso maravilhoso ami-go "Gutão".

No dia 15 foi a vez de orgulhosamente acompa-nhar a solenidade de entrega da carteira de advo-gada na sede da OAB em Alvorada da minha gran-de amiga Adriana Fofonka. A Adri faz parte da mi-nha vida há aproximadamente 20 anos onde tam-bém dividimos alegrias e tristezas e que a cada anorenovamos nossos votos de amizade e companhei-rismo e essa amizade que nos norteia me presen-teou com o carinho e o privilégio de conhecer suafamília e de tê-los no rol dos meus amigos. Por tudoisso saúdo a amizade e balizado nos conceitos des-se sentimento elevo os meus pensamentos e rezopara que o conforto espiritual possa penetrar na in-timidade do coração do meu amigo Sr. Ciro e famí-lia em seu momento de dor. Infelizmente nem to-dos os momentos entre amigos são para comemo-rar, mas tanto na alegria como na tristeza a impor-tância dos amigos é imprescindível.

Comando da Brigada Militar apresentaprojeto para área da Olaria em Alvorada

PROJETO

Fo

tos:

Div

ulg

ação

/CC

SA Prefeitura de Al-vorada participou, nodia 16, de uma apre-sentação feita pelocomando da BrigadaMilitar sobre os proje-tos que serão implan-tados na área da Ola-ria da BM.

O Prefeito ProfessorSerginho, juntamentecom o secretário deMobilidade Urbana dacidade, Fernando Ra-malho acompanharama apresentação dosprojetos nas instala-ções do 4º Regimentode Polícia Montada, emPorto Alegre.

O comandante Ge-ral da Brigada Militar,Sérgio Roberto deAbreu, recebeu o pre-feito professor Sergi-nho e integrantes dacomunidade produtivada região, com a parti-cipação do presidenteda Associação Comer-cial e Industrial de Al-vorada, Mauricio Car-doso, na sala de co-mando do regimento.

O espaço em Alvo-rada irá abrigar umCentro de Treinamentodo Corpo de Bombei-ros, um esquadrão depolícia montada e umefetivo da polícia ambi-ental.

A apresentação doProjeto do Centro deTreinamento do Corpode Bombeiros foi feitapelo Capitão Charo-pen. Esta etapa repre-senta o maior investi-

mento em infraestrutu-ra na área da Olaria daBM. Os serviços detreinamento para bom-beiros seguem padrõesinternacionais de qua-lidade e atenderão asnecessidades de for-mação e atendimentopara toda a região.

Segundo o Capitão,o projeto foi desenvol-vido tendo como refe-rência os centros detreinamento do PoloPetroquimico, do Cen-tro de Treinamento deJaguará do Sul, sedia-do no Estado de SantaCatarina, das normas erequisitos para instala-ção e equipamentospara treinamento decombate a incêndio re-gulados pela NBR14277 e da experiênciado Corpo de Bombei-ros da Espanha.

O investimento pre-visto no projeto é de R$10.900,00. O efetivo dePolícia Ambiental e aPolícia Montada tam-bém terão estruturassediadas na Olaria daBM para atender todaa Região Metropolita-na.

Entre os destaquesapresentados no proje-to está a construção deduas torres para treina-mento, uma piscina de50 metros, com até 4metros de profundida-de para aulas de mer-gulho e operação sal-va vidas, casa de fuma-ça, e um heliporto queé considerado pelo co-

mando da BM estraté-gico para a Região.

Após a apresenta-ção do projeto do Cen-tro de Treinamento doCorpo de Bombeiros eda proposta de trabalhodo efetivo da políciaambiental, o coman-dante do 4° RPMon,Tenente Coronel Be-resford percorreu asinstalações militarespara apresentar a es-trutura que será insta-lada para a PolíciaMontada na Olaria.

Além dos estábulos,alojamentos e localpara armazenamento

de ração para os cava-los, o local deve contarcom estruturas cober-tas para treinamento demontaria.

Segundo o coman-dante, o atendimentoveterinário será feitoem Porto Alegre, poisestrutura de Alvoradacontará com um cami-nhão para transportedos cavalos, que já foireformado e apresenta-do pelo comando aoPrefeito Professor Ser-ginho. A apresentaçãoculminou com um al-moço nas instalaçõesdo 4º RPMon.

A SOUL possui diversas oportunidades de trabalho noseu quadro de colaboradores. Todas as vagas tambémsão destinadas a pessoas com deficiência. Interessadosdevem enviar currículo para o e-mail [email protected] deixá-lo na portaria da empresa.

Confira as vagas disponíveis:- Auxiliar de Almoxarifado: Ensino Médio completo,

conhecimento em informática e preferencialmente ter co-nhecimento em peças automotivas.

- Almoxarife: Ensino Médio completo, experiência nafunção e preferencialmente ter conhecimento em peçasautomotivas e carroceria.

- Mecânico de Pista: Experiência em mecânica auto-motiva, sistema de freio e sistema de ar. Turno dia.

- Auxiliar de Serviços Gerais: Turno dia e noite.

OPORTUNIDADE

SOUL seleciona candidatos para diversas vagas- Chapeador: Com experiência na área, conhecimento

em alinhamento de estrutura, substituição de peças mó-veis e fixas de carroceria, soldagem. Turno dia.

- Eletricista: Com experiência em elétrica veicular emgeral.

- Motorista: Necessário CNH C, D ou E e experiênciade no mínimo 6 meses em ônibus.

- Cobrador: Com ensino fundamental completo.

A empresa oferece: Salário compatível com o mer-cado, cartão alimentação, cesta básica, assistência mé-dica e odontológica extensiva aos dependentes, trans-porte gratuito nas linhas municipais e intermunicipais me-tropolitanas, uniforme completo, programas de valoriza-ção e reconhecimento dos colaboradores.

Page 3: Jornal Afolha edição 370

ALVORADA, 24 A 30/01/20133PANORAMA

Pingou e Respingou...Proposta de emenda a constituição que está pronta para discus-

são no plenário do Senado vai mexer num vespeiro. Ela veda anomeação de parentes de autoridades para cargos de confiança.

A proposta atinge o âmbito dos três poderes em todas as esfe-ras da administração pública. Dificuldades para o crescimento donepotismo a vista!

EDITORIAL

No Brasil é evidente que ser senador, deputado, vereador ou outrotipo de cargo político é bastante rentável tanto no sentido econômico comos privilégios gerados com verba de gabinete, verba de desempenho parla-mentar e tantos outros auxílios que acaba fazendo com que este cargo setransforme em um emprego altamente atrativo.

No entanto vemos que estes senhores que estão nos cargos parlamentaresem sua maioria acabe não utilizando sua posição para fazer valer os direitospopulares e acabe transformando a política em um espetáculo de corrupção, debarganhas, de troca de favores. A constatação de que nós povo erramos quandonão observamos em que votamos e a qual posição ideológica, econômica e devisão de mundo está vinculado o candidato acaba fazendo com que a política nopaís seja uma ação que vise especificamente o Poder pelo poder sem perspec-tivas de mudança.

A grande questão no momento é verificar o que está sendo feito no mundo dapolítica onde o povo passe a ser fiscalizador da ação dos que estão no Poder eexercer seu poder de barrar da política aqueles que comprovadamente traem opovo e seus interesses. É público e notório que temos políticos que não sãosérios e éticos, pois escândalos a todo momento são vistos e comprovados pelaforma errônea com que se faz a política que em sua essência não deve serutilizada para barganhas e troca de favores. Mudar a política é urgente, mas a

mudança só virá quando o povo souber exigir educação de qualidade com po-tencial de conscientização e com mudança de atitudes cotidianas. A mudança napolítica viria da mudança da Escola no entanto que tipo de Escola eles oferecemao povo? Cortam-se verbas na educação mas não cortam-se privilégios dosgrupos que comandam o poder. Por tudo isso ou nosso povo aprende a partici-par, reivindicar, gritar nas ruas por mudanças ou teremos cada vez mais políticosdescompromissados com os interesses populares.

A prática tem mostrado que os discursos ideológicos ocultam interesses queàs vezes acabam se traduzindo no estado de coisas que temos nos dias de hojee prova que política em nosso país não representa arte de discussão ou dedebate de ideias, no nosso país infelizmente política é emprego, é privilégio époder. Não podemos de forma alguma esquecer que grande parte da represen-tatividade política no país está curvado aos interesses de quem tem o poder, dequem pode nomear, de quem tem a velha caneta para fazer dela o que quiser.

Não podemos nos calar, temos que divulgar o prejuízo econômico que umparlamentar gera ao país ao utilizar a sua posição para enriquecer parentes ecorreligionários o que infelizmente tem provocado o mau funcionamento de pos-tos de saúde, o caos nas Escolas Públicas, a falta de assistência social e outrosproblemas que a desigualdade social provoca e traduz na lógica de um processopleno de negação de direitos da população brasileira.

QQQQQUUUUUANTANTANTANTANTO GANHA UM POLITICO?O GANHA UM POLITICO?O GANHA UM POLITICO?O GANHA UM POLITICO?O GANHA UM POLITICO?

CHARGE

UM 2013 MENOS CLICHÊ ...

Que 2013 seja mais inusitado. Um ano menos ansioso, com maisabraços reais e menos virtuais. Que as pessoas se exponham menos, cu-tuquem menos e produzam mais. Que a gente saia mais para jantar foracom quem a gente ama. Que a gente ligue mais para dar parabéns e deixemenos mensagens na rede social.

... MENOS EXIGENTE COM NÓS MESMOS E MAIS PACIENTE COM OSOUTROS

Um 2013 com mais riscos, um ano mais cara-de-pau, uma fase dedescobertas, e de ser mais fuçado. Que a gente conheça mais gente narua e menos na tela do computador. Um ano de sermos mais autênticos,mais nós mesmos e mais orgulhosos de nossas conquistas, por menoresque elas possam ser. Um ano de buscar a felicidade nas pequenas coisas.Um 2013 mais sustentável, mais verde. Que as pessoas critiquem menos,elogiem e compartilhem mais. Que a gente curta mais a nossa vida do quea dos outros. Um 2013 que nem céu de brigadeiro, mais inesquecível, maisbonito e mais calmo. Um 2013 mais off-line e menos online.

PAULO ROBERTO SANTOS - EDITOR - FONE: 3483-5334

Uma das três maio-res causas de acidentesnas rodovias de todo opaís: a negligência. So-mada à imprudência e àimperícia, são fatoreshumanos que respon-dem por cerca de 90%das ocorrências. O res-tante se divide em máscondições das vias (6%)e falhas mecânicas(4%).

De acordo com dadosda PRF, somente no pe-ríodo de festas de fim deano (entre 21 e 25/12/2012) foram atendidos3027 acidentes nas rodo-vias federais. Desse total,222 pessoas perderam avida. Entre as diversas ti-pificações de acidentes,as colisões frontais sãouma das mais graves etendem a resultar em óbi-tos. Esse tipo de aciden-te ocorre quando o veícu-lo invade a contramão,quando há perda de con-trole do veículo ou cansa-ço do motorista. Maisuma vez, uma das trêsprincipais causas de aci-dentes.

Para evitar acidentesou minimizar as conse-quências em casos ine-vitáveis, é preciso reco-nhecer as três princi-pais falhas humanas ebuscar modificá-las.

Negligência - desca-so, displicência. Atenderao telefone enquanto di-rige, não usar cinto de se-gurança ou trafegar compneu desgastado são al-guns exemplos por partedo motorista. Do órgãoresponsável pela via, anegligência pode ser ve-rificada quando deixa defazer a conservação, ma-nutenção ou reparo dopavimento e/ou sinaliza-ção.

Imprudência - atitudeprecipitada, sem levar emconsideração a cautela.Entre os exemplos estãoo desrespeito aos limitesde velocidade, consumode bebida alcoólica aoconduzir, avanço de sinal

Falta de Experiência Está Entre asPrincipais Causas de Acidentes

POR: FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA - PROFESSOR, MESTRE EM EDUCAÇÃO E ESCRITOR

entre outros.Imperícia - falta de ha-

bilidade, ausência de qua-lificação técnica (teóricae/ou prática) para dirigirproveniente de treina-mento inadequado docondutor. Nesse caso, omotorista não está capa-citado para usar determi-nado tipo de veículo, temreações impróprias dian-te de situações adversasou não sabe como proce-der em caso de emergên-cia.

Esta última modalida-de revela um traço preo-cupante na formação demotoristas, pois as auto-escolas não simulam si-tuações em rodovias paraos futuros condutores. Avelocidade que se impri-me na rodovia é muitomaior que em vias urba-nas e o tempo de respos-ta que o motorista deveter é muito menor. Aindahá agravantes, como afalta de iluminação à noi-te, chuva, neblina.

Outro complicador é adificuldade em constatar aimperícia que está disfar-çada. O motorista geral-mente superestima o seuveiculo, a sua habilidadede dirigir. Todos dizemque são excelentes moto-ristas e subestimam osriscos. Passam a apostarna sorte e o trânsito virauma roleta russa.

Além da imprudência,também há a questão dainexperiência em dirigir

em rodovias. Para con-quistar a carteira de habi-litação o condutor precisaestar apto a enfrentar asadversidades do trânsito,tanto em áreas urbanas,como em rodovias. Po-rém, este aprendizadodeveria ser criteriosamen-te regulamentado peloContran retratando damelhor forma possível arealidade que enfrentaráo futuro condutor. Umadas alternativas aponta-das para o futuro motoris-ta que vai encarar o de-safio de dirigir em rodoviaé o simulador de direção.

O Contran deu o pra-zo até 30 de junho de2013 para as autoescolasse adaptarem para inclu-são de 5h/aula simuladas.Nenhum acidente de trân-sito é resultado de apenasuma variável ou um con-dicionante, mas pelo me-nos de dois dos quatrofatores: por exemplo, oveículo, a via, o condutore o ambiente imediato.

Além da inexperiênciados motoristas, a má ge-ometria das vias aindaestá no percurso. A pes-quisa CNT de Rodovias2012 leva em conta a res-ponsabilidade desse fatorna capacidade de execu-tar curvas e conduzir emcondições atmosféricasdesfavoráveis.

O estudo apontou quequase 50% das rodoviassão classificadas comoruim e péssima.

Page 4: Jornal Afolha edição 370

4ALVORADA, 24 A 30/01/2013

GERALRELIGIÃO

RS é o Primeiro Estado Brasileiro a terComitê de Diversidade Religiosa

PLANTÃO PERMANENTE

Ver. Zézo

O Rio Grande doSul no dia 21, pas-sou a ser o primeiroestado brasileiro a terum Comitê de Diver-sidade Religiosa. Oórgão foi instituídopelo governador Tar-so Genro, no PalácioPiratini, no dia que secelebra o Combate àIntolerância Religio-sa.

Coordenado peloDepartamento de Direi-tos Humanos e Cidada-nia da Secretaria daJustiça e dos DireitosHumanos (SJDH), ocomitê tem por objeti-vo favorecer a promo-ção do direito à diver-sidade religiosa, o com-bate à intolerância e aproteção contra viola-ções de direitos huma-nos por motivação reli-giosa no Estado.

Tarso disse estarhonrado em ser o pri-meiro governador a fir-mar um decreto institu-indo um comitê estadu-al desse gênero. "A in-tolerância religiosa pro-vavelmente seja a maisdifícil de ser combatida,pois usa métodos depersuasão nacional.

Selma Modas

AV. PRES. GETÚLIO VARGAS, 1592PDA. 46 - FONE: 3483-2121

Vestindo a mulher com classe,elegância, bom gosto e preço justo.

VENHA CONHECER A COLEÇÃO VERÃO 2013

Porque você merece o melhor

Ela é capaz de originara intolerância política eideológica e gerar con-flitos estruturais. Des-constituir a intolerânciareligiosa é proporcionara capacidade de comu-nicação, de reconhecerna sua especificidadeque outros irmãos po-dem ter outra fé", dis-se o governador, no atode assinatura do decre-to sob uma plateia derepresentantes de di-versas religiões.

De acordo com Tar-so, o Estado vai traba-lhar para combateressa intolerância e jáprevê um conjunto deações para que as reli-giões sejam respeita-das.

Responsável pelocomitê nacional e pre-

sente ao ato, a minis-tra da Secretaria dosDireitos Humanos daPresidência da Repú-blica, Maria do Rosário,agradeceu ao RS porser o primeiro Estado aassumir a responsabi-lidade de lutar pelo res-peito em todas as reli-giões.

Para definir a forma-ção do órgão ocorreuuma reunião em Brasí-lia no dia 22. A ministraexplicou que as religi-ões irão definir os in-tegrantes e trabalharna construção de polí-ticas públicas paraesse tema. "O respeitoestá na convivênciacom as diversidadesreligiosas. O Brasil éum país com fé, umpaís que não pode fa-

lar só em tolerância,mas em diversidadereligiosa", afirmou Ma-ria do Rosário. Secre-tário da Justiça e dosDireitos Humanos, Fa-biano Pereira lem-brou o Dia Nacional deCombate à IntolerânciaReligiosa e o trabalhoque vem sendo realiza-do, desde o ano passa-do, por representantesde diversas religiõespara a criação do comi-tê desde o ano passa-do no Estado. "Apren-di que devemos seme-ar o amor em todas asrelações. Esse comitêé um canal para quediferentes religiões te-nham voz e um espa-ço de diálogos em quea liberdade impere",destacou Fabiano.Além da SJDH, inte-gram o comitê as se-cretarias da Educação,da Cultura, do Trabalhoe Desenvolvimento So-cial e de Políticas paraMulheres, representan-do o Governo do Esta-do.

Também serão con-vidados para participa-rem representantes dereligiões em atividadeno Estado.

Aumenta disputa deaposentados no mercado

de trabalho

PESQUISA

Pesquisa inédita da VAGAS Tecnologia revela estatendência entre os aposentados

Não só nos gramados de futebol que profissio-nais veteranos estão prolongando sua carreira. Umlevantamento inédito realizado pela VAGAS Tecno-logia, empresa especializada em consultoria e in-formatização da gestão de processos seletivos, mos-tra que profissionais experientes estão recebendopropostas para retornar ao mercado de trabalho ouquerendo trocar de emprego. O estudo revela que36% dos aposentados inativos receberam pelo me-nos uma oferta para voltar ao trabalho nos últimostrês meses. O levantamento também identificou que,dos 47% de aposentados ativos declarados, 80%pretendem trocar de emprego.

“Esse é um fenômeno novo no País. A popula-ção da terceira idade continua sendo muito requisi-tada por sua experiência e qualificação. Com a es-cassez de profissionais, tem se tornado mais fre-quente a busca por um trabalhador com esse per-fil”, explica Fernanda Diez, gerente de relacionamen-to da VAGAS Tecnologia. O levantamento foi feitoem novembro e dezembro do ano passado por meioda base de currículos cadastrados no portal de car-reira vagas.com.br. Dos 476 respondentes, 89% sãohomens e 11% mulheres. De todos os participantes,82% declararam estar aposentados e 18% ainda não.Dos 82% que declararam estar aposentados, 73%afirmaram estar nessa condição há pelo menos trêsanos.

O perfil identificado na amostra é de idade mé-dia de 68 anos, pertencente à classe média e ba-charelado completo. O site vagas.com.br é contro-lado pela VAGAS Tecnologia, responsável pela in-formatização da gestão de processos seletivos de55 das 100 maiores companhias com atuação nomercado brasileiro, e conta com 65 milhões de cur-rículos cadastrados em bancos exclusivos.

O estudo também procurou segmentar os apo-sentados em profissionais ativos ou inativos. Deacordo com os resultados da amostra, 48% indica-ram que estão sem emprego, 5% não pretendemvoltar mais ao mercado e 47% continuam trabalhan-do. Desse total que está sem emprego, 98% que-rem voltar ao batente. E daqueles que permanecemativos, 80% querem trocar de emprego. “É um sinalde que esse público ainda quer continuar trabalhan-do por muito tempo. E de que o mercado continuaapostando nele e procurando pessoas com esseperfil”, conta Diez.

Outro dado revelado nesse estudo é que, dos80% que pretendem conseguir uma nova oportuni-dade de trabalho, 84% buscam remuneração supe-rior à atual. “Também há um percentual relevante,de 36%, que está de olho num salário 50% acimado que ganha hoje. É uma nova configuração nomercado de profissionais sêniores”, explica a geren-te. Para os aposentados que estão fora do mercadode trabalho e pretendem voltar ao mercado (48%),o cenário também é positivo. O estudo mostra que36% dos aposentados inativos receberam pelo me-nos uma oferta para voltar ao trabalho nos últimostrês meses. Entre os motivos destacados para vol-tar ao trabalho, aparecem: porque gostam de traba-lhar, sentirem-se mais ativos, ter uma renda extrapara complementar orçamento e ajudar a família.

Os profissionais ativos e inativos também infor-maram em qual área mais gostariam de atuar. Des-tacaram-se Engenharia Civil, Mecânica e Eletrotéc-nica; Administração de Empresas e Vendas.

Outro dado do levantamento mostra que os apo-sentados preferem trabalhar em áreas que acumu-laram experiência. Para 86%, há o desejo de per-manecer na mesma área ou retornar a um antigosetor em que sempre trabalhou. Há ainda 14% quequerem ter a oportunidade de colaborar em umanova área. Para esse público, os novos setores maisdesejados para atuação são Administração de Em-presas, Direito, e Vendas. “Há vigor, disposição emuita motivação para esses profissionais. Eles sãomovidos a desafios, seja para colaborar com seuexpertise ou até mesmo agregar experiência emnovos projetos”, finaliza Diez.

“Umbu – múltiplos olhares” foiapresentado no Barra Shopping Sul

O Salão da Fnac, noBarra Shopping Sul,em Porto Alegre, se-diou uma apresentaçãodo Projeto Câmera Vi-ajante - Escola de Fo-tografia e Cinema, nanoite do dia 15. Estu-dantes de fotografiaapresentaram seus re-latos sobre a experiên-cia de fotografar cenasdo cotidiano da comu-nidade da Vila Umbu,em Alvorada.

O trabalho foi apre-sentado pelo diretorRogério Amaral, quetomou a iniciativa deconvidar o foto docu-mentarista Jorge Agui-ar, que coordenou aoficina de fotografiadocumental. A mostrafotográfica "Umbu -múltiplos olhares", seconstituiu a partir deuma seleção de foto-grafias de cada alunoque integra o projeto.

FOTOGRAFIA

Page 5: Jornal Afolha edição 370

ALVORADA, 24 A 30/01/20135GERAL

EDUCAÇÃO

*Os passos de um homem bom sãoconfirmados pelo SENHOR, e deleita-seno seu caminho.

*Ainda que caia, não ficará prostra-do, pois o SENHOR o sustém com a suamão.

*Fui moço, e agora sou velho; masnunca vi desamparado o justo, nem a suasemente a mendigar o pão.

*Compadece-se sempre, e empresta,e a sua semente é abençoada.

*Aparta-te do mal e faze o bem; e te-rás morada para sempre.

*Porque o SENHOR ama o juízo enão desampara os seus santos; eles sãopreservados para sempre; mas a semen-te dos ímpios será desarraigada.

*Os justos herdarão a terra e habita-rão nela para sempre.

*A boca do justo fala a sabedoria; asua língua fala do juízo.

*A lei do seu Deus está em seu cora-ção; os seus passos não resvalarão.

Salmos 37: 23-31

Obrigado meu DEUS pela tua Fideli-dade, eu oro em nome de JESUS.

AMEM!

MissionáriaLúcia Heibutcke

Conquista de Schumacher e Fabiano Pereira:Curso Pré-vestibular Gratuito foi um Sucesso

O curso Universi-dade Já, Pré-vestibu-lar do POD, é umanova perspectiva deacesso ao Ensino Su-perior para os alunosde baixa renda eoriundos de escolaspúblicas do Rio Gran-de do Sul.

O projeto é realiza-do pela Fundação deAmparo à Pesquisa eExtensão Universitária(FAPEU), oferecidopelo Governo do Esta-do através da Secreta-ria da Justiça e dos Di-reitos Humanos(SJDH), comandadapelo Secretário Fabia-no Pereira.

No segundo semes-tre de 2012, o VereadorSchumacher estevereunido com o Secreta-rio Fabiano Pereira, ejuntos implantaram oProjeto na Escola Cas-tro Alves, com aulas

Rua Salgado Filho, 2 - Salas 201 a 205Fones: 3483-1090 / 3483-3453

E-mail: [email protected]

Há 34 anos registrando eorganizando empresas em Alvorada

Carlos BrumEscritório Contábil

CRC 34234

RUA OSCAR SCHICK, 351 - BAIRRO FORMOSA

3442-1711 / 3483-2225

MAURÍCIORELOJOARIA - JOALHERIAÓTICA

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1759 - Centro - Pda. 463483.4077 / 3044.7877 / 8132.1058E-mail: [email protected]

30 anos

30 ANOS servindo a comunidade deAlvorada com qualidade, preços e

condições especiais de pagamento.Atendimento personalizado.

A ÓTICA PIONEIRA DE ALVORADA

gratuitas para 70 alu-nos de Alvorada, sob acoordenação do pro-fessor Gustavo Ouri-que. De acordo comSchumacher, a inten-ção do Governo Tarso,é oferecer um cursopré-vestibular de altaqualidade aos estudan-tes de baixa renda. "OUniversidade já, tem

como objetivo prepararjovens e adultos quenão possuem condi-ções de custear umcursinho particular, di-minuindo a distânciaentre a população debaixa renda e a Univer-sidade, com materialdidático e professorescom extraordináriaqualificação".

O Vereador informaainda, que devido osucesso da primeiraetapa, o convênio foirenovado e em 2013haverá uma nova tur-ma em Alvorada e que,os interessados podemacompanhar o projetoe fazer sua inscriçãovia internet pelo site:www.universidadejars.com.br

Prefeitura de Alvorada preparabalanço de contas para final de janeiro

Um dos eixos estra-tégicos do Plano deAções Imediatas "Arru-mando a Casa", que tra-ta da Gestão Democrá-tica e Participativa, temcomo meta realizar umaauditoria na Gestão Pú-blica Municipal.

Como parte destetrabalho, a Prefeitura deAlvorada está realizan-do um balanço das con-tas, que abrange osquatro anos da gestãoanterior. Segundo o Se-cretário da Fazenda,Antonio Begnini, a equi-pe da contadoria da Pre-feitura deve concluir otrabalho na segundaquinzena de janeiro."Sabemos de antemão,pelos dados prelimina-res, que a situação fi-

FINANÇAS

nanceira do município égrave, mas só teremosuma posição definitivacom o encerramento doexercício cujo resultadodeverá ser anunciadopublicamente pelo pre-feito", explica Antonio.

Apesar da crise fi-nanceira a Prefeituratem feito um grande es-forço para manter servi-ços importantes para apopulação em funciona-mento, tal como a cole-ta de lixo. Porém, ainda

existem restrições naprestação de serviços."Temos recebido a ori-entação do prefeito pararetomar aos poucos osdemais serviços essen-ciais à população", con-clui Begnini.

Além da auditoria, aSecretaria da Fazendatem como prioridademelhorar o acolhimentodos contribuintes emsuas instalações, quetem aumento de fluxoem virtude do pagamen-

to do IPTU nesta épocado ano. O imposto podeser pago com até 30%de desconto, com pra-zo até o dia 15 de feve-reiro. "Além do IPTUcontinuamos negocian-do com Leis próprias domunicípio dívidas doscontribuintes das maisdiversas", informa Anto-nio salientando que es-ses recursos são funda-mentais para a manu-tenção dos serviços es-senciais à população.

A Secretaria da fa-zenda está agilizando aentrega dos carnes doIPTU aos contribuintes,que deve encerrar nodia 10 de fevereiro, tem-po hábil para que osdescontos máximos se-jam aproveitados.

Page 6: Jornal Afolha edição 370

6ALVORADA, 24 A 30/01/2013

GERAL

ACIAL Forma Segunda Turma do Projeto PescarEnsinamentos que

se levam para umavida toda... Esse é oresultado que os 15jovens da segundaturma do Projeto Pes-car da Acial estão co-meçando a sentircom a conclusão docurso, que teve suaformatura realizadana noite do dia 17 dejaneiro, na sede Soci-al da Associação Co-mercial e Industrialde Alvorada.

"O Pescar não for-ma apenas mão deobra para o mercado,mas cidadãos", falou opresidente da entidadeMaurício Cardoso, aoabrir o evento. E lem-brou aos jovens de queeles devem buscarsempre o aperfeiçoa-mento contínuo. "Aqui,vocês foram prepara-dos para a vida, agora,devem seguir para opróximo ciclo de forma-ção - o mercado", com-pletou.

O paraninfo da tur-ma, empresário Moacir

Carlesso, desejou vidalonga ao Pescar dentroda entidade. "Estou fe-liz e orgulhoso de ver acontinuidade de umprojeto que comeceiquando fui presidente.Tenho certeza que es-tamos contribuindopara colocar jovensmais preparados parainiciar na carreira pro-fissional", afirmou.

Antônio Cardoso,diretor de Responsabi-lidade Social da Acial,agradeceu a todos en-volvidos, em especialaos empresários quevêm apostando nessainiciativa que está per-mitindo entregar jovens"lapidados" para o mer-cado.

A coordenadora doProjeto Pescar na Aci-al, Marcelina Gonçal-ves, reforçou que essaseria a primeira de mui-tas conquistas que elesteriam na vida.

A jovem Laura Bor-ges de Carvalho, ora-dora da turma do Pes-car, lembrou os bons

momentos e as carac-terísticas de cada cole-ga ao falar sobre as tro-cas de experiênciasque tiveram durante ocurso. Finalizou suamensagem com um es-perançoso "Agora, éhora de conquistarmoso mundo!"

O evento foi presti-giado pela presença doprefeito de Alvorada,professor Serginho ede grande parte de seusecretariado. Ele des-tacou a importância dacidade contar com em-presários preocupadosem investir nas pesso-as, como é o caso dosmantenedores do Pro-jeto Pescar.

O Projeto Pescar éuma franquia socialcom 36 anos dedica-dos a educação e ca-pacitação profissional,tendo formado mais de19.500 jovens. Contacom 146 unidades dis-tribuídas em diversosestados brasileiros,além de 22 no exterior(Argentina e Paraguai).

Fo

tos:

Div

ulg

ação

/AC

IAL

Page 7: Jornal Afolha edição 370

ALVORADA, 24 A 30/01/20137VARIEDADES

RUBENS LIMA RONDON ( R U B I N H O )

CONTEXTOS&

CONCEITOS

1234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789

HORÓSCOPOÁries (21/3 a 20/4)

Evite perder o fio dameada, concentre-semais no que as pesso-as estão dizendo, sejamais observador (a) efique sempre alerta.

Touro (21/4 a 20/5)Seja mais apressa-

do (a) para não ficarpara trás, o tempo estácorrendo mais rápido evocê não pode ficar es-perando.

Gêmeos (21/5 a 20/6) Viradas radicais nasua vida, grandes ins-pirações e chamadosreligiosos podemacontecer.

Câncer (21/6 a 21/7)Fase positiva com

boas chances de rece-ber notícias que pode-rão aumentar a sua ale-gria de viver.

Leão (22/7 a 22/8)Fique ligado (a) a es-

tudos e muita observa-ção dos acontecimen-tos, prepare melhor oseu caminho.

Virgem (23/8 a 22/9)Ideias inovadoras

pairando sobre a suacabeça, vai parecer queo mundo jamais será omesmo.

Libra (23/9 a 22/10)Mudanças muito rá-

pidas podem mexercom a sua insegurança,mantenha à sua tran-quilidade.

Escorpião (23/10 a 21/11)Preste mais atenção

nas notícias e nos acon-tecimentos, procure an-tecipar futuros proble-mas.

Sagitário (22/11 a 21/12)Período de expan-

são dos seus interessese de novidades que po-dem atrair a sua aten-ção.

Capricórnio (22/12 a 20/1) Não perca temposendo oposição, estu-de a fundo as novida-des para você não fi-car para trás mais tar-de.

Aquário (21/1 a 19/2) Grande domínio dafala e de situaçõesenvolvendo o público,as comunicações es-tão a seu favor.

Peixes (20/2 a 20/3)Muita informação e

conversas impessoaispodem deixar você umpouco exausto (a) pelafalta de sentimentos.

SOLIDARIEDADE

LBV inicia atividades de 2013em todo o Brasil

A Legião da BoaVontade (LBV) deu iní-cio às atividades desteano, na educação enas campanhas e pro-gramas socioeducacio-nais, após breve reces-so por conta das festi-vidades de fim de ano.As 77 unidades deatendimento da Institui-ção (69 centros comu-nitários de assistênciasocial, cinco escolas etrês lares) retomam oapoio a famílias de bai-xa renda e a pessoasque vivem em situaçãode vulnerabilidade so-cial e/ou pessoal.

Há mais de 63 anos,a LBV oferece atendi-mento de qualidade aquem mais precisa.Esse trabalho humani-tário beneficia diaria-mente milhares de cri-

Geógrafo da AlmaNão pode estar certo tantaconcentração tanta letargia.Não pode estar certo tanta falta de pãofalta de poesia. Geógrafo da Alma!

Seus cursos são desviados, suas margensinvadidas, suas areias naturais que fazem partedos seus eco-sistemas são retiradas até desuas margens destruindo suas praias, e assimsendo degradado o rio e matando o povo. Issosem falar nos assassinos que jogam lixos tóxi-cos, poluindo a água e eliminando os peixes...Verdadeiros bandidos!

POBRES RIOS! POBRES VELHOS!No segundo domingo do ano de 2013, as-

sistimos pelos noticiários da TV, dois trági-cos acontecimentos reais de tragédias am-bientais e humanas.

POBRES RIOS

POBRES VELHOS

Na vida humana só duas coisas são real-mente... Puras! As crianças e os velhos. Quan-do falo dos velhos, não me refiro aos velhossafados, porque sei que os canalhas tambémenvelhecem, falo dos velhinhos e velhinhasdoentes e fracos, que ao longo do tempo vivi-dos perderam seu vigor e ficam dependentesdos filhos, dos netos, dos cuidadores de ido-so, entre outros moralmente e mentalmentedesqualificados. Infelizmente como se pode verna reportagem mostrada na TV. Como meuDeus existem... BANDIDOS!

anças, adolescentes,jovens e adultos, comações específicas paracada grupo de atendi-dos, incluindo gestan-tes e idosos. Assim, aInstituição contribuipara a melhoria dascondições de vida dafamília. Entre os seusprogramas de maior al-cance social, desta-cam-se: Cidadão-Bebê, LBV - Criança:Futuro no Presente!,Espaço de Convivênciae Inclusão e Capacita-ção Produtiva.

A ação solidária se-gue com campanhasde mobilização social eemergenciais. A Cam-panha Criança Nota 10- Sem Educação nãohá Futuro!, da LBV, porexemplo, entregaráneste início de ano13.800 kits de material

escolar e pedagógico aestudantes - o que re-presenta um incentivopara o aluno nos estu-dos e, ao mesmo tem-po, uma importanteajuda para os pais quenão têm recursos paraadquirir o material.

A Legião da BoaVontade conta com suaajuda. Doe agora:www.lbv.org/crianca.Na capital gaúcha, oCentro Comunitário deAssistência Social Alzi-ro Zarur da LBV estálocalizado na Av. SãoPaulo, nº 722 (esquinacom a Av. São Pedro),bairro São Geraldo.

Para outras infor-mações, ligue: (51)3325-7000. A LBVtambém está no Twit-ter (@lbvbrasil) e noFacebook (lbvbrasil).

FAÇA JÁ SEU ANÚNCIO:(51) 3483-5334 / 3442-2211

Page 8: Jornal Afolha edição 370

Herança Maldita - Situação Financeirada Prefeitura é Grave, Prefeito Segue

"Plano para arrumar a Casa"

Cia. de Artes CênicasReticências...

A Cia. de Artes Cênicas Reticências... em vés-pera de completar 30 anos (abril/2013), 20 dessesem Alvorada com seu departamento de bonecosem evidência. No momento a TRUPI DU JOHN,passa por uma crise de identidade.*É no mínimoinusitado!!! Mais de 03 municípios querem adotá-la, tais como: Camaquã, Nova Prata, Santo Anto-nio das Missões, entre outras.

Vale lembrar que no momento todos os com-ponentes são de Alvorada e com uma mudançaassim, nenhum iria acompanhar o grupo, somenteseu diretor geral.

Grupo esse que já deu oficinas de bonecos re-ciclados para mais de 2000 alunos escolares, ondeseus componentes atuais são oriundos destas ofi-cinas. Os espetáculos: Alucinações de um Loucoe O Musical, ambas com mais de 100 apresenta-ções nas escolas de Alvorada.*Porque o interessealheio a Alvorada.

A Trupe prestes a montar seu maior espetácu-lo desde sua fundação como bonequeiros, com umrequintado e inédito tema "Regionalismo Gaucho"e com mais de 30 locais interessados em agenda-mento.

Comentário do diretor:-"Claro que ninguém iria fazer caridade, sem-

pre existe interesses, de alguma forma."É que por falta de um pequeno investimento,

até então não conseguido aqui, estas outras loca-lidades não se viram rogadas a estes valores, sa-bedoras do retorno imediato e a trupe represen-tando-as em festivais e outros eventos como a Cia.e Trupe vem fazendo nos últimos anos com Alvo-rada. Mas ao menos houve interesse, a nossa pre-ocupação é que não houve interesse local, ondeas empresas de Alvorada, principalmente do com-plexo industrial em seus departamentos de marke-ting nem recebeu a Cia. Ainda assim tentaremosficar, num dos melhores momentos da Cia e daTrupe nos últimos anos, pois como já foi dito, al-guns componentes (90%) terão que abandonar aarte, pois não seguiria com a Trupe e num primei-ro momento ficarão como antes. " Sem ter o quefazer".

O último apelo foi dado e os contatos estão aípara ver se serão revertidos. Vale lembrar que oinvestimento dessa montagem não é estrondosoe a Cia. tem o interesse este, em divulgação damarca. Também pode ser revertido em I.R. e atémesmo a Cia. teria como pagar, ou seja, retornaro valor em prestações ao investidor.

Dir. Geral: Rogério Oliveira - Fone: (51)96185942 - E-mail: [email protected]

Vale lembrar que a saída da Cia. de Artes Cêni-cas Reticências... e Trupi Du John de Alvorada,estes que já representaram o município em váriosfestivais, ganhando alguns inclusive, gera tambéma saída de seu diretor geral, Rogério Oliveira, queé conhecido como poeta de Alvorada, mesmo nãotendo nascido aqui, lançou 08 livros de poesia pelacidade.

Cia. de Artes Cênicas Reticências... Diretor: Rogério Oliveira

ALVORADA, 20 A 26/12/2012 8

Dez dias após as-sumir a Prefeitura deAlvorada, o PrefeitoProfessor Serginhoconcedeu a primeiraentrevista coletiva aimprensa local.

A reunião realizadaem seu gabinete tevecomo objetivo estabe-lecer uma relação dire-ta com os meios de co-municação. De imedia-to o Prefeito esclare-ceu: "Estamos arru-mando a casa e encon-tramos situações estru-turais, financeiras eadministrativas degrande complexidadepara o momento". Ape-sar das dificuldades eleinformou que tratarádas dívidas herdadasmediante negociaçõese que seu governo,nestes primeiros dias,está focando todas asenergias para restabe-lecer os serviços bási-cos para o funciona-mento da Prefeitura edo atendimento à po-pulação. Na oportuni-

ESPAÇO ABERTO

Noé dos Santos Abreu é lembrado em nome derua no Algarve / Porto Verde

HOMENAGEM

A Prefeitura de Alvora-da promove ato para tro-ca de nome da rua 41para Ten. Noé dos San-tos Abreu, no bairro Algar-ve / Porto Verde. A ceri-mônia da troca do nomeda rua realizou-se nestaquinta-feira dia 24 na rua41.

A lembrança do nomefaz referência ao Segun-do Tenente da BrigadaMilitar, que faleceu em 19de maio de 2006, aos 79anos. Pai de três filhos,Noé dos Santos Abreu foisub-delegado de políciado Passo do Feijó, em

1956, atuou como umapersonalidade da Segu-rança Pública na regiãoonde hoje se situa o mu-nicípio de Alvorada. Emsua carreira na BrigadaMilitar alcançou o postode Segundo Tenente.Além de atuar no patru-lhamento ostensivo, tam-bém exerceu a função deBombeiro e na iniciativaprivada foi empreendedorno ramo têxtil e da cons-trução civil nos municípi-os da serra Gaúcha.

A cerimônia, aberta àcomunidade, contou coma presença dos três filhos

de Noé. O comercianteautônomo Dinoé dosSantos Abreu, da Jorna-listas Renata Fiali Abreu

e do coronel Sérgio dosSantos Abreu, que atual-mente comanda a Briga-da Militar/RS.

Fo

to: D

ivu

lgaç

ão/C

CS

dade, ao lado dosSecretários deGoverno Clair Ga-bana e MarcusThiago, foi apre-sentado o Planode Ações Imedia-tas, que reúne amatriz de projetosdo sistema degestão estratégi-ca participativa.Os projetos estãoorganizados nosseguintes eixosestratégicos:

Desenvolvi-mento sustentável -tem como metas o pro-grama Operação Cida-de Segura, com o ob-jetivo de garantir a se-gurança viária e o con-trole dos serviços con-cedidos; a OperaçãoOrganizando a Cidade,que tem por objetivomelhorar a mobilidadeurbana e a segurançano trânsito; a OperaçãoLimpando a Cidade,que trata da saúde pú-blica e o resgate a ci-dadania.

O segundo eixo es-

tratégico foca a Pro-moção da Igualdade eInclusão Social, quetem como meta Progra-mas e Ações de Prote-ção Social, OperaçãoCarnaval 2013 e aOperação Volta às Au-las.

O terceiro eixo es-tratégico trata da Ges-tão Democrática eParticipativa. O eixoprevê a criação do Sis-tema Municipal de Par-ticipação Popular, quetem por objetivo envol-ver a população na

gestão pública do mu-nicípio.

Outra meta desteeixo é a realização deuma auditoria na Ges-tão Pública Municipal,para extrair diagnósticoreal da situação finan-ceira do município eidentificação e corre-ção de possíveis irre-gularidades.

Leia na página 5:Prefeitura prepara ba-lanço de contas parafinal de janeiro.