afolha 321

12
ALVORADA, DE 27/10 A 02/11 DE 2011 - ANO XIV - Nº 321 - R$ 1,00 A FOLHA ONLINE NOVIDADE Uma feira para entrar na história Grandes nomes da literatura passaram por Alvorada: Mauricio de Sousa, Pedro Bandeira, Jussara Mello e muitos outros, além do cantor Daniel, que realizou um show inesquecível. PÁGINAS 6 E 7 SOUL e VAL realizam Festa do Dia das Crianças www.tv-alvorada-rs.com ACESSE PÁGINA 11 AS RAÍZES SOCIAIS DA VIOLÊNCIA Esse foi o tema do seminário promovido pelo Projeto Mulheres da Paz em parceria com o Projeto Itinerante de Capacitação para Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos e a ONG Movimentação, com participação da Primeira-Dama Rejane Brum. PÁGINA 5

Upload: tv-alvorada-rs

Post on 18-Feb-2016

237 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edilçao n:321

TRANSCRIPT

Page 1: AFOLHA 321

ALVORADA, DE 27/10 A 02/11 DE 2011 - ANO XIV - Nº 321 - R$ 1,00

A FOLHA ONLINE

NOVIDADE

Uma feira para entrar na história

Grandes nomes da literatura passaram por Alvorada: Mauricio de Sousa, Pedro Bandeira, Jussara Melloe muitos outros, além do cantor Daniel, que realizou um show inesquecível. PÁGINAS 6 E 7

SOUL e VAL realizamFesta do Dia das Crianças

www.tv-alvorada-rs.comACESSE

PÁGINA 11

AS RAÍZES SOCIAISDA VIOLÊNCIA

Esse foi o temado semináriopromovido peloProjeto Mulheresda Paz emparceria com oProjeto Itinerantede Capacitaçãopara Defensorese Defensoras dosDireitos Humanose a ONGMovimentação,com participaçãoda Primeira-DamaRejane Brum.

PÁGINA 5

Page 2: AFOLHA 321

2 ALVORADA, 27/10 A 02/11DE 2011

GERAL

EXPEDIENTE

T E X T O S A S S I N A D O S S Ã O D E R E S P O N S A B I L I D A D E D O A U T O R , N Ã O R E F L E T I N D O A O P I N I Ã O D O J O R N A L .

VIP EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. CNPJ: 01.329.315/0001-40

Jornal A FOLHA - FUNDADO EM 14 DE JUNHO DE 1996

Redação e Oficina:RUA VEREADOR ARY MÜLLER, 34

PDA. 47 B. MARINGÁCEP 94810-470 - ALVORADA

CIRCULAÇÃO: SEMANAL - A l v o r a d a / R S - ! ( 5 1 ) 3 4 8 3 - 5 3 3 4 / Fax: 3442.0449 E - m a i l : a f o l h a @ g m a i l . c o m

DiretoresNELSON SILVA SANTOSROBERTO SILVA SANTOS

Impressão:TOTALGRAF - NOVO HAMBURGORepr. Comercial em POA: JPD NAIBERTFone: (51) 3266-5016 - Fax: 32665191

Jornalista - REG. PROF. 11159UBIRATAN BANDEIRADiagramaçãoÈVERSON MACHADO KILA

Diretor/EditorPAULO ROBERTO SANTOS

Frente a FrenteCOM A COM A COM A COM A COM A PALAVRADANIEL DA LUZ MACHADO

E por falar em livros...

Olá queridos amigos! Na semana anterior tive-mos a realização de nossa Feira do Livro e ago-ra em Novembro teremos a Feira do Livro dePorto Alegre. Para mim que sou um amante apai-xonado pelos livros eventos como estes sem-pre me chamam a atenção.

FEIRA DO LIVRO DE ALVORADAA Feira do Livro de Alvorada cresceu muito em

termos de infra-estrutura. Já teve ao longo dosanos patronos, xerifes e atrações interessantís-simas e possibilitou à população alvoradense aoportunidade de participar de um evento bem or-ganizado, porém algo que venho notando a cadarealização desse evento tão aguardado é queestão deixando de fora um dos principais partici-pantes, se não o principal que é o “Livro”. A Feiradesse ano estava bonita, mas para minha triste-za apresentando um número reduzido de exposi-tores. Certamente os preços cobrados pelos or-ganizadores devem estar surreais e por isso ointeresse em expor diminui fazendo com quemesmo em um espaço bonito e amplo como apraça central se encontre meia dúzia de exposi-tores não trazendo a salutar diversidade de op-ções para os leitores e compradores em potenci-al.

Outro aspecto que saliento é no que se refereà programação de shows musicais que aconte-cem no espaço, acho salutar a iniciativa de propi-ciar aos artistas locais uma oportunidade de mos-trarem suas artes musicais e teatrais, mas no quetange as atrações de grande porte que são con-tratadas para geralmente fecharem à feira achoque poderia haver um redirecionamento. Não te-nho nada contra ao cantor Daniel, que pelo quesei fez um grande show, mas acho que temosduas grandes orquestras sinfônicas que são aOSPA e a da Ulbra e creio que uma apresentaçãocom elas teria mais a cara de uma feira do livro.Por aqui já tivemos o Tholl, Teatro Mágico, LuisFernando Veríssimo e seu ótimo grupo de jazz eestas são atrações fantásticas que marcaram pro-fundamente não apenas a mim, mas um grandenúmero de pessoas. Sei que a feira adota inte-resses políticos, mas transformá-la em eventopredominantemente gastronômico e musical é umtiro no pé, poderiam realizar um outro evento gran-dioso de encerramento de ano e ai sim desfila-rem interesses subliminares por votos arrastan-do multidões para verem artistas de grande pe-netração popular. Por enquanto para os leitores oque mais interessa são os livros e as alternativasvariadas para adquiri-los.

FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRETenho um carinho muito especial pela Feira

do Livro de Porto Alegre tanto que costumo visi-tá-la de duas a três vezes no período em queestá instalada na nossa capital. Mas esse ano temum motivo ainda mais especial por me fazer pre-sente, principalmente em um dia específico ondeacontecerá a sessão de autógrafo do livro espíri-ta “Caminhos que Cruzei amigos que encontrei”psicografado pela médium Elis Dutra, ditado peloespírito Felipe Souza e concebido por Luis Car-los Pretto.

Caminhos que cruzei amigos que encontrei éuma peça espírita que está em cartaz há 11 anosem Porto Alegre com grande sucesso de públicoe que agora vem em projeto literário certamentecom uma riqueza de detalhes que uma apresen-tação cênica em virtude do tempo, acaba ocul-tando do telespectador e para mim que sou ator eenceno esta peça desde 2008 é motivo de muitaalegria e curiosidade de ver a história com toda ariqueza de detalhes e alegria aumenta pelo cari-nho que sinto pelo Pretto e a Elis Dutra que gra-ças ao seu trabalho me propiciaram conheceressa magnífica história de Felipe e ainda meconcederam a honra de participar do elenco queapresenta nos palcos essa emocionante lição devida.

Por tudo isso Pretto e Elis meus parabéns eaté a sessão de autógrafos.

Ligue agora e solicite uma visita!O projeto e o orçamento são gratuitos!Fones: 8132.1061/3447.5282 E-mail: [email protected]

AQUI É O LUGAR CERTO PARA VOCÊ ENCONTRAR:- Mudas nativas para medidas compensatórias;- Enxertos de árvores frutíferas;- Plantas ornamentais para jardins;- Vasos e pedras para jardins;- Grama (venda e colocação).

Além disso, contamos com profissionaisqualificados para realizar o projeto, aexecução e a manutenção do seu jardim.

Viveiroespecializado

na produção deplantas nativas

do Rio GrandedoSul e ornamentais.

MAURÍCIORELOJOARIA - JOALHERIAÓTICA

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1759 - Centro - Pda. 46!3483.4077 / 3044.7877 / 8132.1058

E-mail: [email protected]

30 anos

30 ANOS servindo acomunidade de Alvorada comqualidade, preços e condições

especiais de pagamento.Atendimento personalizado.

A ÓTICA PIONEIRA DE ALVORADA

Secretaria de Obras atende moradoresMoradores do bairro

Intersul estiveram pre-sentes na Secretaria deObras solicitando a ca-nalização de um valolocalizado na rua Ale-xandre Gusmão aolado do campo da So-ciedade Esportiva Gua-rani e da Escola OlgaBernardes. Segundo orelato dos mesmos omau cheiro e a prolife-ração de insetos, ratos,cobras e baratas temcausado medo nosmoradores e nas crian-ças que freqüentam aescola e o campo defutebol.

O problema é anti-go e, conforme infor-mação dos moradores,

vários políticos já esti-veram no local prome-tendo solução para ca-nalizarem a rede deesgoto, mas até agoranada foi feito, foram sópromessas. Na tentati-va de saldar essa divi-da com a comunidade,depois de ser procura-dos por eles o DiretorGeral da SMOV, res-ponsável pelo Departa-mento Geral Operacio-nal/DGO Airton Pachecoconversou com o Secre-tario de Obras Jose LuizCorrea, e ele se mos-trou disposto a colabo-rar com a comunidadee canalizar o valo.

“É uma obra de ex-trema urgência e vai

beneficiar a toda comu-nidade do bairro”. Fri-sou o Secretario naocasião. Estiverampresentes na reuniãoalem do Diretor Geralda DGO Airton Pache-

co, os moradores Na-tanael, Keli, Maria, Eli-zabeth e a comercian-te Lange. Todos saíramsatisfeitos e agradeci-dos pela decisão do di-retor e do secretario.

Dir. da DGO Airton Pacheco e o morador Natanael

Saúde bucal realiza atividades

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordena-ção da Saúde Bucal, realizou nos dias 25 e 26 de outubrono PAM 8, atividades relacionadas à Saúde Bucal. O eventoserviu também para comemorar o dia do dentista, come-morado no dia 25.

Aberto para o público, a programação contou com es-covações, aplicação de flúor e atendimento na unidademóvel (somente curativos e prevenções).

No local houve uma exposição de fotos e trabalhos rea-lizados em escolas municipais e nas Unidades Básicas deSaúde. O objetivo foi expor o trabalho realizado pela odon-tologia de Alvorada.

CONVITE

GRANDECURIMBA

GIRA DE EXÚSDia 12 de novembro, às 23h

Local: Espaço ao lado doCemitério Municipal de Alvorada

COMISSÃO ORGANIZADORAMãe Mariazinha de Iemanjá(Maria Padilha das Almas)Pai Rodrigo do Senhor BeloPai Véio do DestrancaruaPai Jobel do Exú VentaniaAmauri do Tranca RuaMárcia da Maria MulamboVera de IemanjáLoren de Maria PadilhaOsmar do Ogum MegêLeandro do Ganga

Sua presença é muito importante!Não é movimento politico!É religiosidade!

Page 3: AFOLHA 321

ALVORADA, 27/10 A 02/11DE 2011 3PANORAMA

OPINIÃO

A impunidade queprolifera com a frouxidão

Alguém já teve a infelizexperiência de ter seu

imóvel ou carro roubadosou viu algum amigoou familiar sofrendo

esta prática?

Alguns temas são comple-xos e melindrosos quandoabordados, principalmente osque envolvem com maior pro-fundidade questões jurídicas,uma vez que estas discus-sões englobam conhecimen-tos técnicos que muitas vezesfogem do conhecimento geralde parte da população, maslendo uma matéria publicadano jornal “Zero Hora” do dia24 de outubro que elucidavaalgumas discordâncias deopiniões entre autoridades daárea de segurança opino coma tranqüilidade de constatarque não estou vendo “chifres”em cabeça de cavalo.

Sempre questi-onei a frouxidãocom que as leisvêm tratando osseus infratores ejustamente porisso o número decrimes dos mais variados vemproliferando de forma abundan-te. No caso da matéria aborda-da no jornal “Zero Hora”, as opi-niões se restringiam aos nume-rosos assaltos a rede bancária,porém eu me permito linkar essacaótica situação a outras formasde crime igualmente impunesjustamente pelo abrandamentodas leis.

Vejamos os crimes cometidospelos nossos parlamentares eoutros agentes da esfera políti-ca, seguidamente algum escân-dalo vem a público, durante al-guns dias só se fala sobre aque-le assunto até que surja outroescândalo sobrepujando o atuale tudo termina literalmente empizza e o que é pior a maioriados envolvidos não ressarciu os

SAI QUE É SUA !!!

Daniel da Luz Machado

O Grêmio mais uma vez frustrou o seu torcedor nesse campeonato brasileiro afirmando a sua imensa irregularidade na competição. Após vencer o Santos na VilaBelmiro, esperava-se que o Grêmio embalasse e fizesse mais três pontos diante

do lanterna do campeonato brasileiro o América de Minas Gerais.O tricolor gaúcho não apenas cedeu o empate ao fraco adversário, que jogou boa partedo tempo com um jogador a menos, como deixou escapar uma seqüência de seis pon-tos fora do Estádio Olímpico que dariam uma condição ao Grêmio de obter uma classi-ficação superior a que vem ostentando na competição.Infelizmente pelo que mostrou até agora o ano parece ter terminado para o Grêmio,porém para 2012 se o Presidente parar de atrapalhar e realizar contratações pontuais ede qualidade o Tricolor provavelmente iniciará um ano promissor com uma equipe dequalidade e próximo de ter uma Arena que dará um grande implemento a estruturagremista. O Grêmio tem dois bons goleiros, dois bons laterais, três bons volantes e doisbons articuladores. O que deve contratar com urgência são três bons atacantes e doisbons zagueiros e completar o grupo com as categorias de base, se continuar a acharque dá para ter no grupo André Lima, Clementino e outros insuficientes irá repetir amesmice dos últimos anos deixando apenas na lembrança do seu torcedor os áureostempos vitoriosos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

O Internacional mais uma vez mostrou que não aspira ao título e parece não querer jogar a libertadores também. Aqui na minha casa, por exemplo, até os meuscachorros sabem a qualidade do Alex para bater faltas. O Alex é perigoso até

cobrando tiro de meta então quem toma um gol nos últimos minutos da etapa final poressa desatenção realmente não merece tirar a vaga de outra equipe que cuida dessesdetalhes mínimos. Os anos vitoriosos do Carvalho e do Pífero estão descendo ralo abaixo na sucessão de bobagens que o atual presidente vem cometendo. Luigi é muitoruim e a sorte da nação colorada é que o Inter atingiu um patamar alto, caso contrárioesse presidente iria conduzir os colorados para o limbo e novamente os fantasmas queperseguiam os torcedores do Inter antes de 2005 estariam de volta. Empatar com oCoríntias não é o fim do mundo, mas os muitos pontos perdidos para equipes ruins e dazona de rebaixamento como Atlético Paranaense e Ceará serão os que farão a torcidacolorada lamentar a grande oportunidade de ser campeã brasileira, gostinho esse queficou lá em 1979 já que em 2005 os Corintianos literalmente roubaram da forma maisbaixa o título de campeão brasileiro do time do Internacional.

cofres públicos e quando temcargos eletivos acabam se ele-gendo novamente. Vide Collorde Mello, Sarney, Maluf e ou-tros.

Os inúmeros acidentes pro-vocados por motoristas embria-gados? Pune-se em geral a víti-ma que muitas vezes paga coma vida, seus familiares e amigosenquanto o infrator em um es-paço de tempo não tão longovolta às pistas e muitas vezesainda embalado pelo álcool.

Cada vez mais, professorese funcionários de escola vemsendo agredidos e ameaçadosenquanto o aluno infrator ampa-rado por um grande número deleis continua as suas barbáries

prejudicandoseus colegase o bom funci-onamento daescola.

Alguém játeve a infeliz

experiência de ter seu imóvelou carro roubados ou viu al-gum amigo ou familiar sofren-do esta prática? Se teve, sabeque em 90% das vezes emmenos de uma semana o “Ga-tuno” que te l impou a propri-edade estará novamente nasruas e o que é pior provavel-mente te retaliará caso vocêo tenha denunciado e reco-nhecido o meliante na cadeia.

E tudo isso e mais uma sé-r ie de absurdos que conde-nam o cidadão de bem a vi-ve r p ra t i camente a reve l i aacontece com a brandura deum conjunto de leis que mui-tas vezes me passam a infe-l iz impressão de terem sidofeitas pelos criminosos de tãofrouxas e absurdas que são.

LAR DE IDOSOS SOFRECOM ESTADO DA RUA

O estado precário darua Pinheiro Machadono bairro Intersul, vemsendo motivo de queixapor parte dos morado-res, e em especial dasdirigentes do Lar Ebe-nezer, Laura e MariaNoeli. A casa abriga ido-sos e vem sofrendo umaserie de dificuldadespara fazer a locomoçãodos pacientes, o abrigofica localizado no n°205, sendo que a maiordificuldade é quanto aentrada e saída dos in-ternos devido ao estadoda rua em frente a casa.Outro contratempo refe-

risse as visitas dos fami-liares, muitos nem con-seguem estacionar seuscarros no local, devidoa situação. A direção doabrigo e os moradoresapelam para o bomsenso e solicitam umaatenção especial da

Secretaria de Obraspara a solução do pro-blema. Existe tambémna mesma rua um terre-no baldio que esta ser-vindo de lixão, atraindomal cheiro e ratos, alemde ser uma péssimaimagem na referida via.

Casa que abrigaidosos vemsofrendo umasérie dedificuldades paralocomoção dospacientes

Page 4: AFOLHA 321

4 ALVORADA, 27/10 A 02/11DE 2011

GERAL

VEREADOR BORBA E A SEGURANÇAAo assumir a 1° gestão do governo Brum a

cidade de Alvorada era a lider no Estado emhomicidio e latrocinio. Graças a uma CPI muni-cipal com a liderança do vereador professorBorba a cidade deixar de liderar a criminalida-de.

ACIDENTE COM MORTESO Brasil hoje é um dos primeiros países glo-

bal na liderança de mortes, por acidente mor-rendo cerca de 4.000 a 5.000 mortesmensais,ganhando de muitas guerras no mun-do.

SAÚDENo Brasil as mortes por falta de atendimento

viraram noticias diárias nos orgãos de comuni-cação, se o congresso Nacional não tomar al-gumas providências com certeza a populaçãoserá reduzida com rapides.

UBIRATAN MACHADO BANDEIRA

"[email protected]#9173.7033

JORNALISTA - REG. PROF. 11159UM MINISTÉRIO BALANCIANDO

Mais um ministério balanceando no governoDilma, tem dois ditados:onde a fumaça a fogo,nem tudo que balança cai. A presidente é corre-ta e não brinca, vamos aguardar.

RESPAITO AOS IDOSOSO respeito as pessoas idosas está complica-

do, nenhum adolescente se levanta em um co-letivo para ceder lugar a um idoso muitas vezescentado em bancos especiais, para idosos, de-ficientes e grávidas.

CÓDIGO PENALSe urgentemente os congressistas não mu-

darem o código penal brasileiros de 1940 eraultrapassada,a facilidade das penas, para se-rem pagas pelos delinquentes,aumentara cadavez mais a criminalidade.

SEGURANÇA PÚBLICA - BOMBEIROSComo não bastasse a secretária de seguran-

ça, pagar o menos preço para a policia, os bom-beiros sofrem com a falta de equipamentos etambém de material humano,prejudicando po-pulações inteiras de várias cidades.

NA BOCADO POVO

AIRTON PACHECO

MOENDO CAFÉUm chefe de cozinha encheu três panelas

com água, e colocou cada uma em forno alto.Em uma delas ele colocou cenouras, numa ou-tra ele colocou ovos e na ultima ele colocou póde café, cerca de 20 minutos depois ele apagouo forno, pegou os ovos colocou numa tigela, pe-gou as cenouras, e as colocou num prato, pe-gou o café e o colocou numa xícara. As cenou-ras estavam macias... os ovos endureceram... eo café... Então ele observou: todos eles haviamenfrentado a mesma adversidade, a água fer-vendo. Mas cada um reagiu de uma maneira di-ferente. A cenoura quando foi colocada na água,era firme e flexível. Mas depois de ter sido sub-metida a fervura, amoleceu e tornou-se frágil.Quando os ovos colocados na água, eles eramfrágeis, sua casca fina protegia seu interior liqui-do. Mas depois de terem sido fervidos na água,seu interior tornou-se mais firme e endurecido.Com o pó de café, contudo, foi diferente, depoisde ter sido levado a água ao fogo ele o transfor-mou! Qual desses três elementos você é quan-do a adversidade vem ao seu encontro? Você é... cenoura, ovo ou pó de café? Você é comocenoura, que parece forte, mas que diante daadversidade, murcha, torna-se frágil e perde aforça? Você é como o ovo, que possui um interi-or maleável, um espírito fluido, mas que, dianteda adversidade torna-se endurecido? Você écomo pó de café? O café mudou a água ferven-te, um elemento que lhe causa dor. Quando aágua chega ao ponto Maximo de sua fervura, elaextrai o Maximo de seu sabor e aroma! Que vocêseja como pó de café... que diante de uma difi-culdade você seja capaz de reagir de forma po-sitiva para poder transformá-lo sem se deixarvencer pelas circunstancias que haja sabedorianos seus momentos mais difíceis, para que vocêpossa esperar e irradiar o “Doce aroma do café”!e quando lhe convidarem para tomar café, lem-bre-se dessa comparação!procure ser café,usando a honestidade para modificar o sabor davida com um aroma especial!!

FEIRA DO LIVRO

A 12° Feira do Livro de Alvorada, foi simples-mente fantástica, alem de proporcionar um localpara a comunidade alvoradense, comprar, tro-car e vender livros, revistas e gibis, tivemos ahonra de receber em nossa cidade pessoas re-nomadas na literatura, como Mauricio de Sou-za, criador da turma da Mônica, e o cantor Dani-el que arrastou uma multidão para a praça cen-tral na ultima noite de encerramento da fei-ra. Mais um grande evento da atual adminis-tração que vem trabalhando muito para tor-nar Alvorada um lugar melhor para vivermos.Parabéns a todos os envolvidos neste gran-de evento literário e cultural.

PARA REFLETIRAcredite sempre em você e no que você

pode realizar. A força do seu pensamento vaitransportá-lo para onde você desejar verda-deiramente.

UM FORTE ABRAÇO A TODOSContato: 8463.1101

E-mail: [email protected]

Unidade Projeto Pescar SOUL abreinscrições de 7 a 11 de novembro

Entre os dias 7 e 11de novembro, a Unida-de Projeto PescarSOUL abre inscriçõespara sua 12ª turma.Como requisitos para aparticipação, é neces-sário ter entre 16 e 19anos, estar cursando apartir da 8ª série doensino fundamental,residir no Município deAlvorada, ter renda deaté meio salário míni-mo por morador da re-sidência e não ser filhode colaborador daSOUL e VAL. A novida-de da nova turma é apossibilidade de inscri-ção para ambos os se-xos. As 30 vagas dispo-níveis também sãooportunidades paraPessoas com Deficiên-cia. Os interessadosdevem procurar a sededa empresa, nos diasde inscrição, das 8h15às 10h15, das 10h30às 12h, das 13h15 às15h15 e das 15h30 às17h30.

Além da formaçãoem mecânica básica,os selecionados para aUnidade Projeto Pes-car SOUL participamde diversas atividadespara o desenvolvimen-

to de noções como: re-lações humanas, segu-rança no trabalho, saú-de, higiene pessoal,motivação, comunica-ção, música, informáti-ca, trabalho em equipe,programa de qualidadee inserção no mercadode trabalho. As aulassão ministradas porprofissionais da SOULe voluntários da comu-nidade e a carga horá-ria é de mil horas.

Os alunos da Unida-de recebem alimenta-ção, transporte, mate-rial didático, cestas bá-sicas, uniforme e bolsaauxílio. A parceria entrea Fundação ProjetoPescar e SOUL existehá dez anos e é desti-nada a adolescentesem situação de riscosocial que residem nacidade. Além de apren-dizagem básica voltadaà formação profissio-nal, as aulas proporci-onam o desenvolvi-mento de novos hábi-tos de cidadania. Ao fi-nal do curso os jovenssão encaminhados aomercado de trabalhoem busca da primeiraoportunidade de em-prego.

O QUE: Inscrições Projeto Pescar SOULQUANDO: 7 a 11 de novembroHorário: Manhã - 8h15 às 12hTarde: das 13h15 às 17h30.LOCAL: SOUL - Av. Pres. Getúlio Vargas, 3116

REQUISITOS:- Jovens de ambos os sexos, com idade en-tre 16 e 19 anos;- Cursando a partir da 8ª série do ensino fun-damental;- Residir no Município de Alvorada;- Ter renda de até meio salário mínimo pormorador da residência e não ser filho de cola-borador da SOUL e VAL.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:- Foto 3X4;- Carteira de Identidade ou certidão de nasci-mento (cópia);- Comprovante de residência: última conta deágua ou luz (cópia);- Comprovante de escolaridade.Informações: 3442-8572 / 3442-8511

Acontece hoje, 27 de outubro, o 2º DECOOR — Desafio Coopera-tivo de Robótica Municipal, a realizar-se no Ginásio Tancredo Neves,nos seguintes horários: manhã das 9h às 11h30min; tarde das 13h30minàs 16h30min.

Desafio Cooperativo de Robótica

Page 5: AFOLHA 321

ALVORADA, 27/10 A 02/11DE 2011 5GERAL

RUA OSCAR SCHICK, 351 - BAIRRO FORMOSA

!3442-1711 / 3483-2225

Av. Pres. Vargas, 1602 - Pda. 46 - Fone: 3483-1684

CANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHO DA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTERASPADINHAS, REVISTAS,

JORNAIS, TELE-SENA, TRI-LE-GAL CARTÕES, TELEFÔNICOS.

X E R O X

PLANTÃO PERMANENTERUA OSCAR SCHIK, 1192

Ver. Zézo

Selma ModasSelma ModasSelma ModasSelma ModasSelma Modas

Av. Pres. Getulio Vargas, 1592 - Pda. 46 -3483-2121

Porque você merece o melhorVenha conhecer nossa coleção

Primavera/Verão 2012Vestindo a mulher com classe,

elegância, bom gosto e preço justo.PLANOS DE PAGAMENTO: À VISTA 10% DE

DESCONTO OU NO CHEQUE PRÉ EM ATÉ 3X

Avenida Frederico Dihl, 584 !!!!!3483-2909Rua 24, 370 - J. Algarve !!!!!3443-5183

Espetão Carnese Mercado

CORTES ESPECIAIS E TODO TIPO DE CARNESPARA SEU CHURRASCO E PARA O SEU DIA-A-DIA

Natal e Ano Novo.

Mutirão de limpeza no Arroio São JoãoO Projeto Aguapé,

em parceria com o Ro-tary e a Prefeitura deAlvorada, realiza nestaquinta-feira (27), ummutirão de limpeza noArroio São João, loca-lizado na Avenida Itara-ré, número 1971 (aolado do Posto de saú-de), Vila Nova America-na.

A operação segue aseguinte programação:início às 8h30min - como cadastramento e pre-paração dos voluntári-

os, 9h - abertura dostrabalhos, 10h30min -intervalo para o lanche,11h30min - término domutirão.

O projeto Aguapétem por objetivo infor-mar e conscientizar acomunidade sobreações do meio ambien-te que interferem naqualidade do ecossis-tema do Rio Gravataí eseus mananciais, pro-vocando a mudança decomportamento da po-pulação. São mutirões

de limpeza para retirarresíduos sólidos dasmargens de arroios en-

tre os municípios deAlvorada, Cachoeirinhae Gravataí.

Mulheres da Paz realiza Seminário

Dia 20 de outubro aSecretaria Municipal deAssistência Social eCidadania, por meio doProjeto Mulheres daPaz, realizou o Semi-nário - As Raízes Soci-ais da Violência-, even-to promovido em parce-

ria com o Projeto Itine-rante de Capacitaçãopara Defensores e De-fensoras dos DireitosHumanos e a ONG Mo-vimentação.

A proposta do Se-minário é inserir asmulheres que ingres-

sam no projeto na te-mática principal doProjeto Mulheres daPaz que é o enfren-tamento à violênciapela abordagem dosdireitos humanos.

O encontro se pro-põe igualmente a um

ato simbólico do en-cerramento da pr i-meira etapa do proje-to, que é a seleçãodas mulheres e a in-serção na segundaetapa, preparando asmulheres para a eta-pa posterior.

Aconteceu dia 19,na Câmara de Verea-dores, o V Encontro doFundo dos ServidoresMunicipais de Alvorada(FUNSEMA), CursoPreparatório para Con-selheiros e II Seminá-rio de Previdência daRegião Metropolitana.Durante os três dias doevento serão apresen-tadas palestras qualifi-cadas para agregarmais conhecimentoaos servidores.

O objetivo do cursopreparatório é levar aoservidor proponente àvaga de Conselheiro doFUNSEMA um conhe-cimento quanto a ges-tão da Previdência Pú-

FUNSEMA realiza encontro na Câmara

blica, a importância e opapel dos membros doconselho na gestãoefetiva dos regimesPróprios de Previdên-cia Social. Ainda, des-pertar a consciênciaprevidenciária para osservidores que sim-plesmente desejam co-nhecer o Regime Pre-videnciário ao qual estávinculado, bem como a

troca de experiênciascom outros Fundos eInstitutos Previdenciári-os da Região Metropo-litana.

Segundo o PrefeitoCarlos Brum, o seminá-rio é muito importantepara dar transparência àgestão do FUNSEMA.

O FUNSEMA, comapoio institucional daAssociação Gaúcha de

Instituições de Previ-dência Pública (AGIP)oportuniza o debatebem como a integraçãodos fundos de previ-dência, consolidandoassim uma parceria va-lorosa e fundamentalpara o sucesso e pros-peridade dos Fundos eInstituto de Previdênciae Assistência dos Ser-vidores Municipais.

ANUNCIE N´A FOLHALigue: 3483.5334 / 3442.0559

Page 6: AFOLHA 321

6 ALVORADA, 27/10 A 02/11DE 2011

De 19 a 23 de ou-tubro aconteceu a 12ªFeira do Livro de Alvo-rada, o mais importan-te acontecimento edu-cativo e cultural da ci-dade. Além das tradi-cionais bancas de li-vros e Praça de Ali-mentação, teve pre-senças ilustres.

Jussara Mello, pa-trona da Feira, naabertura da feira sau-dou os presentes:“Esta é a quarta Feirado Livro do municípioque participo e estoumuito feliz com o re-sultado que estouvendo. A cada ano elase destaca ainda maise se torna um eventode maior proporção”.O Xerife, Arthur Ma-druga, bateu o sino,anunciando a abertu-ra ao público do even-to.

A Feira do Livro deAlvorada, consagradacomo a quarta maisimportante do Estado,busca a cada ano su-perar em público evendas, as ediçõesanteriores, cujo regis-tro da participaçãopopular, nos cincodias que permanecechega a casa das 150mil pessoas.

Pedro Bandeira,escritor de literaturainfanto-juvenil partici-pa pela primeira vezda Feira e ficou muitosurpreso com a di-mensão do evento.Ele deixou uma men-sagem para os visi-tantes: “Não leiampor obrigação e simpor diversão. Ler émuito gostoso e como tempo se adquireo hábito”.

O fotojornalismoda periferia foi temada palestra do foto-grafo Jorge Aguiar.Teve sessão de autó-grafos e bate-papocom os escritoresCharles Kiefer, com aPatrona da Feira Jus-sara Melo; com o Xe-rife Arthur Madruga eautores locais, entreoutras atrações.

Nos shows muitasatrações como GuguStreit, bandas de Ma-racatu, Pura Cadên-cia., Luana Soft, Can-tares e Milongas,além do do cantor ser-tanejo Daniel.

ESPECIAL

12ª Feira do Livro fez uma viagem pela leitura

UM DIA QUE ENTROU PARA HISTÓRIA:

Para ver Mauricio de Sousa, a crian-çada foi chegando às dezenas e logoquerendo saber do criador da Turma daMônica.

Todas queriam ver de perto o criadordaquelas personagens mágicas, dar umabraço e ganhar um autógrafo, pois tra-tava-se daquele que foi ou está sendoresponsável pela parte lúdica da infân-cia das novas (e nem tão novas) gera-ções.

Sorrindo e acenando para o público,Mauricio de Sousa surgiu. Inicialmenteatendeu à imprensa e, para os repórte-res, explicou o processo de criação dosseus personagens. Falou também de suapreocupação com o social, da inclusãode personagens da vida real, observan-

do raça, naturalidade, costumes e tradi-ções diferentes, nas suas criações.

Afirmou que a História em Quadrinhosdeve ser dinâmica e atualizada e que,apesar dos seus mais de 50 anos dedi-cados à criação, “ainda está no meio docaminho”. Sobre os planos para o futu-ro, adiantou que pretende criar uma 3ªlinha de personagens, com a Turma daMônica adulta, casando, trabalhando,tendo suas vidas.

Respondendo a uma pergunta sobrea Feira do Livro de Alvorada, ressaltouque “uma cidade que realiza uma Feiracomo a que estava vendo não é pobre,mas um lugar preocupado com o futuro,na medida em que está plantando cultu-ra e educação”. Destacou, por fim, que

o evento “é uma celebração à inteligên-cia e que a cidade está apostando nofuturo”.

Após, Mauricio e a Turma da Mô-nica (Magali, Mônica, Cascão e Ce-bolinha) ocuparam o palco central(Palco Rá Tim Bum), quando autor epersonagens interagiram com a pla-téia. Mauricio convidou crianças paradesenhar e ouviu depoimentos emo-cionados da platéia sobre as suascriações. Enquanto isso, a Turma daMônica dançava, brincava e acenavapara a criançada.

O autor ainda atendeu a imensa filade pessoas que queriam conseguir o seuautógrafo. Ali, mais uma vez, esbanjousimpatia.

Mauricio de Sousa na Feira do Livro de Alvorada

Mauricio de Sousa empolgou a multidão Público pode assistir o nascimento dos personagens

Page 7: AFOLHA 321

ALVORADA, 27/10 A 02/11DE 2011 7ESPECIAL

“Estou muito feliz e honrado porestar pela primeira vez na Capitalda Solidariedade”, foi com esta fra-se que o cantor Daniel abriu seushow no encerramento da 12ª Fei-ra do Livro, e para levar o públicoao delírio complementou: “Nãoexiste felicidade maior igual àque-la que proporcionamos aos outros,hoje quero ser o cara mais feliz danoite”.

O maior evento cultural de Al-vorada lotou a Praça Central dia23, contando com a presença demais de 50 mil pessoas, conformelevantamento da Brigada Militar,que vieram de diversas localidadespara assistir o show e conferir o úl-timo dia da Feira.

Em entrevista a reportagem daCoordenadoria de ComunicaçãoSocial da Prefeitrura, Daniel disseestar muito orgulhoso de participarde um evento cultural, que é a 12ªFeira do Livro, a 4ª maior do Esta-do e completou: “Incentivar a cul-tura é fundamental. A cidade queinveste em educação, automatica-mente deixa de ser consideradauma cidade pobre”. Disse tambémque em homenagem aos 30 anosde carreira, em 2012, está prepa-rando um DVD especial para osfãs.

Carismático e muito simpáticoDaniel que é padrinho do Teleton,edição que faz parte da Associa-ção de Assistência a Criança Defi-ciente (AACD), abraçou e bateufoto com os cadeirantes que esta-vam a sua espera. A cadeirante Lu-ana Silveira de 19 anos, fã de Da-niel desde pequena, era a mais eu-fórica. “Daniel eu te amo”, gritava.Ela só se acalmou quando foi abra-çada pelo cantor.

Ainda na ocasião, milharesde pessoas aproveitaram paracomprar livros, alguns com va-lores promocionais. A partir da19h o público se deslocou parao palco principal onde foram re-alizadas diversas atrações mu-sicais, entre elas: Cantares eMilongas, Taison Neves e Lua-na Soft, que divertiram o públi-co até o momento do cantorDaniel entrar no palco.

Daniel canta e encanta na Feira do Livro de Alvorada

Page 8: AFOLHA 321

8 ALVORADA, 27/10 A 02/11DE 2011

Colégio ÉricoVeríssimo festeja

semana da criança

O Colégio Estadual Érico Veríssimo realizoucom os alunos do Ensino Fundamental (6º ao8° ano). As atividades começaram na tarde dodia 13 coma distribuição das tarefas entre asturmas e terminaram no dia 11 com a realiza-ção de várias brincadeiras. As equipes execu-taram tarefas relacionadas com os conteúdosde artes, português, inglês, geografia, história,matemática e educação física. Durante todasa semana foram distribuídos lanches especi-ais para as crianças. Além de promover a inte-gração entre os alunos e professores, a ginca-na também serviu para a arrecadação de brin-quedos e alimentos não perecíveis que serãodistribuídos para creches e asilos da cidade.

A organização e realização do evento con-tou com o apoio das professoras Ana Lúcia,Ivone, Vera Regina, Anieli, Goreti e Sheila. Osalimentos arrecadados foram doados ao Larde Idosos Nossa Senhora Aparecida, localiza-do no Bairro São Pedro.

A equipe organizadora agradece a partici-pação dos colegas que colaboraram com o su-cesso do evento.

Semana Municipal da AlimentaçãoDia 20 a Secreta-

r i a M u n i c i p a l d eS a ú d e / C e n t r o d eVigi lância em Saú-d e / D e p a r t a m e n t od e A l i m e n ta ç ã o eNutrição deram iní-cio a Semana Muni-c ipa l da A l imenta-ção . A so len idadef o i r e a l i z a d a n aACIAL e trouxe aom u n i c í p i o , c o mquatro esquetes, oGrupo Teatral Luz eCena com a peça

Abra a Boca e Fe-che os Olhos.

O evento contoucom a participação de1.200 cr ianças dasescolas municipaisde ensino fundamentalAparício Borges, JoãoVilagran Cabrita e Al-fredo Justo.

O principal objeti-vo da semana é pro-mover e incentivar aimportância da al i-mentação e nutriçãosaudável.

Projeto Aguapé entrega containerUma parceria en-

tre o Rotary Club e aPrefeitura de Alvora-da entregou dia 20 deoutubro, ao PrefeitoCarlos Brum um con-ta iner, doado peloProjeto Aguapé, quefaz parte do módulode l impeza do r ioGravataí. O local dasolenidade foi na Se-cretaria Municipal deLimpeza Urbana (SE-MSU), e a entrega,foi realizada pelo Co-ordenador Geral do

Projeto Aguapé, Sil-vio Ourique.

Esse Projeto tempor objetivo informar econscientizar a comuni-dade sobre ações domeio ambiente que in-terferem na qualidadedo ecossistema do RioGravataí e seus ma-nanciais, provocandoa mudança de com-portamento da popu-lação. São mutirõesde limpeza para reti-rar resíduos sólidosdas margens do ar-

roio entre os municí-pios de Alvorada, Ca-choeirinha e Gravataí.Promove tambémações de refloresta-mento das margens

do rio e seus afluen-tes, com a finalidadede recuperar a mataem torno do córrego,nos trechos entre ostrês municípios.

Page 9: AFOLHA 321

ALVORADA, 27/10 A 02/11DE 2011 9

Page 10: AFOLHA 321

10 ALVORADA, 27/10 A 02/11DE 2011

GERAL

Rua Salgado Filho, 2 - Salas 201 a 205Fones: 3483-1090 / 3483-3453

E-mail: [email protected]

Há 33 anos registrando eorganizando empresas em Alvorada

Carlos BrumEscritório Contábil

CRC 34234

PalavraAmiga

MissionáriaLúcia Heibutcke

SÓ JESUS SALVAJesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Por-

que este homem também é filho de Abraão. Pois o filho dohomem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

Lucas19 V. 9 e 10

A verdadeira fé é crer que JESUS tem poder paratransformar vidas. Hoje estamos publicando o testemu-nho de um jovem interno na Comunidade TerapêuticaBom Samaritano, que esta tendo a oportunidade de teruma nova vida, através das palavras de DEUS. Assimcomo ele são mais 20 internos, que estão no mesmocaminho. Buscando a sua vitória.

TESTEMUNHOMeu nome é Isaque Oliveira da Silva, te-

nho 23 anos e ex-dependente químico. Useivários tipos de drogas, quando vim pra PortoAlegre vindo de Uruguaiana para trabalhar eacabei conhecendo o Crack a droga fez eu per-der tudo de bom que tinha na vida, mulher. Fi-lho, família, oportunidades e serviços. Entãoem desespero resolvi me tratar, e para minhafelicidade acabei conhecendo a ComunidadeTerapêutica Bom Samaritano e Deus que é tudode bom pra mim, que me dá força e paz paranovamente conquistar tudo que perdi. Só eleJesus é a salvação. Estou no centro faz quatromeses, estou bem, mas pretendo melhorar mui-to mais, buscar mais a presença de Deus. Meuobjetivo principal é ficar totalmente curado, serum novo homem pra recuperar a minha famí-lia, voltar pra sociedade e com certeza seguiro caminho com Deus. Que Deus abençoe a to-dos. Amem!

CONVITEConvido todas mulheres para participar de um Chá

Com a Palavra de Deus, a realizar-se as 16 hs no dia 5de novembro na Comunidade Evangélica Casa de Ora-ção, situada na Av. Elmira Pereira Silveira, 772 no bairroJardim Algarve.

Venha nos prestigiar: ligue 9410-0551

SOLIDARIEDADEA COMUNIDADE TERAPÊUTICA BOM

SAMARITANO, faz um trabalho para recu-perar vidas que infelizmente caíram no mun-do das drogas. Este trabalho usando a pa-lavra de Deus. Cura, liberta e Salva. Paraque possamos continuar com esta obra pre-cisamos do seu apoio e da sua ajuda. Visi-te-nos para conhecer nosso trabalho na ruaSão Joaquim, 55 Jardim Alvorada, ou liguee colabore conosco com todos os tipos dedoações. Fones: 3411-6370 com Pastor Ar-nold ou 3483-2394 com esta colunista. Des-de já agradeço a sua atenção. Que Deuslhes abençoe.

Av. Pres. Getúlio Vargas, 101 - Big Alvorada - Loja 14 - Fone: 3483.2670Av. Pres. Getúlio Vargas, 1779 - Parada 47 - Centro - Fone: 3483.2367

Escola Cléo dos Santos realiza Torneio de Badminton

Dia 22 de outubroaconteceu no GinásioMunicipal de Alvorada,o 1º Torneio de Bad-minton da Escola Cléodos Santos.

Os educandos par-ticiparam dos jogosque duraram em tornode quatro horas. Amodalidade foi apre-sentada aos alunos daescola pelo Profº Cris-tiano Neves nas aulasde educação físicaapos formação promo-vida pelo Departamen-to de Educação Física

municipal, que contoucom a parceria da Fe-deração Gaucha deBadminton.

De origem indiana epor isso popular nospaíses asiáticos, o ba-dminton e o segundoesporte mais praticadono mundo, so ficandoatrás do futebol.

A Secretária de Edu-cação Profª Maria deLourdes prestigiou aatividade participandoda entrega da premia-ção aos atletas mirins.A nova modalidade

agora faz parte da roti-na dos educandos naEscola Cléo dos San-tos. Em dezembro aescola participara do 11º Campeonato Estadu-al por Equipes em Es-teio.OS VENCEDORESDO TORNEIO:

DUPLA MASCULI-NA: 1º LUGAR: Dou-glas Feijó e JefersonPadilha, 2º LUGAR:Leandro e Anderson daSilva Pinto e 3º LU-GAR: Bryan Brito Fra-ga e Prof. Cristiano

Neves da Rosa. DU-PLA FEMININA: 1º LU-GAR: Kelly Cristina daSilva Lopes e MaiaraSoloneto Reas, 2º LU-GAR: Ana Carolina dosSantos Machado e Ma-riele da Silva de Sou-za. INDIVIDUAL MAS-CULINO: 1º LUGAR:Marcus Vinicius NunesRibeiro e 2º LUGAR:Bryan Brito Fraga. IN-DIVIDUAL FEMININO:1º LUGAR: Kelly Cris-tina da Silva Lopes e 2ºLUGAR: Nathália Fra-ga da Silva.

Sec. Maria de Lurdes na entrega de medalhas Prof Candice e as alunas Ana e Mariele

Aconteceu no iníciode outubro, na EscolaMunicipal Idalina deFreitas Lima, a Confe-rência Livre de Juven-tude, direcionada a alu-nos da ProJovem Ur-bano do município.

Com auditório lota-do de beneficiários doprograma, houve umapalestra introdutória,ministrada por Igor Pe-reira - da Central dosTrabalhadores e Traba-lhadoras do Brasil(CTB), que abriu o de-bate sobre o tema Ju-ventude e Trabalho,

Conferência Livre de Juventudeenfatizando a impor-tância da educaçãopara os jovens quebuscam um trabalhodigno.

Foram debatidos te-mas relacionados àeducação, território,trabalho, cidade e saú-de. Foram apresenta-das propostas para acriação de um ProJo-vem para o Ensino Mé-dio, com atualização doBolsa Auxilio; a criaçãode creches comunitári-as nos bairros para queas mães possam traba-lhar e estudar; a neces-

sidade de moradia dig-na, saneamento bási-co, áreas de lazer, pa-vimentação de ruas e10% do PIB para aEducação.

O evento tambémcontou com a presen-ça de Camila Duarte,presidente da Uniãodos Estudantes de Al-vorada (UEA).

Page 11: AFOLHA 321

ALVORADA, 27/10 A 02/11DE 2011 11VARIEDADES

JÉSSICA

RRRRRUBENSUBENSUBENSUBENSUBENS L L L L LIMAIMAIMAIMAIMA R R R R RONDONONDONONDONONDONONDON ( R( R(R(R(R U B I N H OU B I N H OU B I N H OU B I N H OU B I N H O )))))

CONTEXTOS&

CONCEITOS

As colegas e amigas Bianca Matos e Giu-liana Conci, fizeram a mais real e perfeitadenominação, ao afirmarem em alto e bomsom que a aniversariante estava uma ver-dadeira

PEQUENA PRINCESA RUIVA

E faço minhas aquelas palavras de cari-nho, amor e afeto ditas por Bianca e Giulia-na.

JÉSSICA

Em boa parte destes quinze anos partici-pei de tuas festas de aniversario, mas comcerteza os quinze anos de uma menina éonde de fato brilha mais intensamente háaura da nossa alma.

BEMHUR E NILZA

Meus queridos “Sempre” amigos de “Sem-pre”, bons de festas são com certeza ... Vo-cês! E mais uma vez tive o privilegio de estarpresente e quando o Bemhur apresentou afilha, linda aos convidados e dançou a valsa.Juro! Confesso! Senti uma pitada de invejaboa. Pois com os meus amados cinco cuecasnão dá!

JÉSSICA, BEMHUR E NILZA

12345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789

HHHHHORÓSCOPORÓSCOPORÓSCOPORÓSCOPORÓSCOPOOOOOÁRIES – DE 21/03 A 20/04Quando os nervos estão à florda pele, podemos acabar agin-do com agressividade em re-lação ao outro. Nestes mo-mentos, nada é melhor do queconseguirmos nos desculpar.É tempo de cuidar dos dese-quilíbrios emocionais para nãodesrespeitar o próximo.

TOURO - DE 21/04 A 20/05Ao compartilhar nossas angus-tias e aflições com o outro, te-remos um olhar diferente donosso sobre as coisas com asquais estamos acostumados.É tempo de conseguir se olharde fora, com isenção, paraaprender com o outro a enxer-gar aquilo não queremos ver.

GÊMEOS - DE 21/05 A 20/06A melhor maneira de resolveros problemas é buscando asolução e não o culpado, por-que o importante é entender asfalhas para que não se repi-tam. Apenas saber quem errounão vai ajudar em nada e aindapode deixar um clima ruim. É tem-po de aprender a ser justo.

CÂNCER - DE 21/06 A 22/07Se estivermos bem com nósmesmos acabamos passandoeste bem estar para os queestão a nossa volta. Sendoassim, estar bem consigo écondição para estar bem como outro. É tempo de satisfazeràs suas necessidades antesde atender às dos outros.

LEÃO - DE 23/07 A 22/08Alguém só é importante por-que existem as outras pesso-as para a reconhecerem comotal. Sendo assim, temos sem-pre que ter carinho e respeitopor aqueles que nos admiram.É tempo de perceber a impor-tância que o outro tem nasua vida.

VIRGEM - DE 23/08 A 22/09Quando somos transparentescom os outros, as relaçõestendem a fluir com mais facili-dade, principalmente aos as-suntos relativos à afetividade.É tempo de se aperfeiçoaratravés da compreensão e dasensibilidade.

LIBRA - DE 23/09 A 22/10Quando alguém age de formaagressiva e dura, nós pode-mos surpreendê-la com gestosde delicadeza, que hoje em dianão são esperados, e que se-rão sempre são bem vindos.É tempo de apostar na genti-leza como modo de gerar res-peito.

ESCORPIÃO - DE 23/10 A 21/11Muitas vezes quando falamosem transformar as relações,algumas pessoas já ficam compreguiça por acharem que es-tão felizes na sua estabilida-de. No entanto, uma relaçãoestável não precisa estar parali-sada. É tempo de tomar a rotinaa dois mais interessante.

SAGITÁRIO - DE 22/11 A 21/12Às vezes podemos ficar ten-tando explicar uma coisa paraalguém com o intuito de queela concorde conosco. No en-tanto, as pessoas podem en-tender e não concordar com oque estamos dizendo. É tem-po de perceber que os outrostambém possuem as suas ver-dades.

CAPRICÓRNIO - DE 22/12 A 20/01Nós conseguimos manifestaros nossos sentimentos commais liberdade quando nãosomos reféns medo de errar.É tempo de superar as dificul-dades e saber reconhecer asfalhas cometidas, não deixan-do de assumir as responsabi-lidades necessárias.

AQUÁRIO - DE 21/01 A 19/02Em momentos difíceis nas re-lações, temos que tentar en-xergar menos os fatos e maisa pessoa que está vivendoeles, com seus sentimentos esuas singularidades. É tempode tentar entender o outro paraconseguir ser mais acolhedorcom ele.

PEIXES - DE 20/02 A 20/03Todos os momentos da vida,tanto tristes quanto felizes, sãomuito melhores se forem com-partilhados com as pessoasque gostamos e que gostamde nós também. É tempo desaber escolher as pessoas quese quer levar consigo nestagrande viagem que é viver.

CúmpliceSe eu te notar alienado e não protestarainda que eu respeite o teu livre arbítriominha consciência será minha julgadorae me condenará por ter colaborado com o carcereiroque te prendeu na masmorra da estagnaçãoe então serei cúmplice da mesmiceQue não te deixa alçar vôos.

PEQUENAPRINCESA

RUIVA

Que o brilho e alegria dos teus quinzeanos, Jéssica, seja o brilho e alegria

da vidas de vocês sempre!

SOUL e VAL realizamFesta do Dia das CriançasA SOUL e a VAL rea-

lizaram, no dia 15 de ou-tubro, a tradicional festaem comemoração ao Diadas Crianças, organiza-da para os filhos dos co-laboradores das duasempresas. O evento teveaproximadamente 1.300participantes, 750 crian-ças inscritas e as atra-ções incluíram brincadei-ras, personagens e vári-as opções de lanchespara a alegria da garota-da e seus familiares. Emum sábado marcadopela união e descontra-ção, todos foram recep-cionados na sede daSOUL em uma estruturaespecial, montada com aajuda da equipe de 80voluntários.

Uma das atraçõesmais festejadas pelascrianças foi Alex, o Leãodo filme Madagascar. Opersonagem ganhouvida na animação do co-laborador Rodrigo Co-merlato, há quatro anosna SOUL e pela primeiravez participando da fes-ta como voluntário. “Osorriso das crianças nãotem preço! É um mo-mento muito especial”,comenta. Uma das fãsde Alex, a pequena Lui-za da Rosa, de apenas6 anos, estava muito em-polgada. “Amei o Leão eachei muito legal o touromecânico. Também gos-tei dos lanches, principal-mente o sorvete de mo-rango.”, revela.

Segundo a Conse-lheira de Administraçãoda SOUL, ClarisseOhlweiler, nada seriapossível sem a ajuda dosvoluntários. “É uma fes-ta muito esperada, ogrande evento do anopara os colaboradores eseus filhos. Um exemplomuito gratificante de de-dicação e união de todospara trazerem suas famí-lias ao ambiente da em-presa. Saímos daqui reno-vados pela alegria e pelossorrisos das crianças”.

Page 12: AFOLHA 321

Atividades do Outubro Rosa em AlvoradaDIA 27 DE OUTUBROPraça Leonel Brizola (em frente à Prefeitura)14h - Abertura

Depoimentos de conscientizaçãoPalestras com médicosOrientaçõesEncaminhamentos para exames

Atividade promovida pelo Gabinete da Pri-meira Dama e Coordenadoria Municipal da Mu-lher em parceria com a secretaria municipal deSaúde e Hospital de Alvorada.

DIA 28 DE OUTUBROCâmara Municipal14h - Palestra sobre serviços de saúde do

município para suporte na prevenção e trata-mento do câncer de mama;

Promoção: Liga Feminina de Combate aoCâncer da Santa Casa e Grupo de Apoio e Alertado Amanhã Sem Câncer da Paróquia Santo An-tônio.

O Outubro Rosa é o mês mundialmente de-dicado a prevenção ao câncer de mama.

Prof. Borba acompanha12ª Feira do Livro de Alvorada

Vereador é o autor da lei que criou o evento“Alvorada é um mu-

nicípio que está em ple-no desenvolvimento. Afeira do livro foi um ver-dadeiro sucesso e umgrande orgulho paranossa cidade. Umgrande evento que Al-vorada realizou na áreada cultura e educação.Parabéns pelo evento,que seja um exemplopara os próximos quecertamente virão”, co-memorou o vereadorProf. Borba, autor da leique instituiu a Feira doLivro de Alvorada.

Foram 27 bancascom os mais diversoslivros para agradar to-dos os leitores. Além dediversas opções literá-rias, a estrutura monta-da trazia também o es-

tande da Primeira-Dama Rejane Brum,Secretária Municipal deEducação, e duas pra-ças de alimentação.

Diversas oficinas fo-ram oferecidas ao pú-blico, como ilustração,bonecos, chargista, eEVA. O teatro para ascrianças e adultos tam-bém teve seu espaçogarantido.

Uma das maioresatrações foi Mauriciode Sousa e a Turma daMônica. O escritor con-versou com as criançase respondeu diversasperguntas, além de au-tografar livros e conver-sar com os fãs.

Muitas bandas eatrações se apresenta-ram no palco, incluindo

o show de Lua-na Soft, Canta-res e Milongas,Pura Cadênciae Muito mais.Porém o showmais esperadofoi do cantorDaniel que lotoua praça, cativan-do fãs de todasas idades comsuas músicas ro-mânticas.

ABAIP escolherainha e princesas

da Primavera

A corte da Primavera da ABAIP

Primeira-Dama Rejane recebeu a doação

Dia 22 de outubro a Associação Benefi-cente dos Aposentados, Inativos e Pensio-nistas de Alvorada/ABAIP (Rua Salgado Fi-lho, 210) realizou um almoço-baile, ocasiãoem que escolheu princesas e rainha da Pri-mavera.

O almoço foi oferecido pela ABAIP paraos associados e a presidente Iraci Rodri-gues e diretoria solicitaram que cada con-vidado trouxesse um caixa de leite para serrepassada para o gabinete da PrimeiraDama. Assim foram recolhidas 65 caixasde leite.

As escolhidas pelos foram: 2ª princesaNair da Silva; 1ª princesa Geni Avelino Sil-va e Silva. Para rainha foi eleita Emilia Bar-tezn, que recebeu a faixa da Rainha 2010,Evelis. Prestigiaram o evento o prefeito Car-los Brum, vereador Prof. Borba e os cola-boradores do gabinete da Primeira-Dama,Pedrinho e Teresa.