jornal afolha 363

8
ALVORADA, 18 A 24/10/2012 - ANO XVII - Nº 363 - R$ 1,00 16 anos www.tv-alvorada-rs.com TV ALVORADA RS Acesse A Folha Online em Seu canal na internet Divulgações em Geral, Filmagens, Jornalismo Reportagens, Fotos, Gravações Cobertura de Festas, Religiosas, Eventos Politicos Divulgamos sua campanha Eleitoral Virtual Fones: 84806327 OU 95139691 E-mail: [email protected] Procissão de Nossa Senhora Aparecida Reune Multidão de Fiéis A Procissão em homenagem a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi um belo espetáculo religioso de fé, amor e devoção que marcou o feriado de 12 de Outubro reunindo milhares de fiéis desde o inicio até o final emocionante na gruta no bairro Jardim Aparecida Página 2 Página 2 Página 2 Página 2 Página 2 Prefeito assina contrato que cede terreno para a construção da futura Escola Técnica Página 4 Página 4 Página 4 Página 4 Página 4 Assinado pelo prefeito permissão de espaço público para instalação de novos postes da Vivo Página 5 Página 5 Página 5 Página 5 Página 5 Fotos: Ramão Alvarez/AF

Upload: tv-alvorada-rs

Post on 19-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Afolha 363

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Afolha 363

ALVORADA, 18 A 24/10/2012 - ANO XVII - Nº 363 - R$ 1,00

16 anos

www.tv-alvorada-rs.com

TV ALVORADA RS

Acesse A Folha Online em

Seu canal na internetDivulgações em Geral, Filmagens, JornalismoReportagens, Fotos, Gravações Cobertura deFestas, Religiosas, Eventos PoliticosDivulgamos sua campanha Eleitoral VirtualFones: 84806327 OU 95139691E-mail:[email protected]

Procissão de Nossa SenhoraAparecida Reune Multidão de Fiéis

A Procissão em homenagem aPadroeira do Brasil, Nossa Senhora

Aparecida, foi um belo espetáculo religiosode fé, amor e devoção que marcou o

feriado de 12 de Outubro reunindo milharesde fiéis desde o inicio até o final

emocionante na gruta no bairroJardim Aparecida

Página 2Página 2Página 2Página 2Página 2

Prefeito assina contrato que cedeterreno para a construção da

futura Escola TécnicaPágina 4Página 4Página 4Página 4Página 4

Assinado pelo prefeito permissãode espaço público para instalação

de novos postes da VivoPágina 5Página 5Página 5Página 5Página 5

Fo

tos:

Ram

ão A

lvar

ez/A

F

Page 2: Jornal Afolha 363

2ALVORADA, 18 A 24/10/2012

GERAL

EXPEDIENTE

T E X T O S A S S I N A D O S S Ã O D E R E S P O N S A B I L I D A D E D O A U T O R , N Ã O R E F L E T I N D O A O P I N I Ã O D O J O R N A L .

VIP EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. CNPJ: 01.329.315/0001-40

Jornal A FOLHA - FUNDADO EM 14 DE JUNHO DE 1996

Redação e Oficina:RUA VEREADOR ARY MÜLLER, 34

PDA. 47 B. MARINGÁCEP 94810-470 - ALVORADA

CIRCULAÇÃO: SEMANAL - Alvorada/RS - (51) 3483-5334 / Fax: 3442.0449 E-mail : afolha@gmail .com

DiretoresNELSON SILVA SANTOSROBERTO SILVA SANTOS

Impressão:TOTALGRAF - NOVO HAMBURGO

Repr. Comercial em POA: JPD NAIBERTFone: (51) 3266-5016 - Fax: 32665191

Jornalista - REG. PROF. 11159UBIRATAN BANDEIRADiagramaçãoJOEL PORTO

Diretor/EditorPAULO ROBERTO SANTOS

Frente a FrenteCOM A COM A COM A COM A COM A PALAVRADANIEL DA LUZ MACHADO

Avenida Frederico Dihl, 584 3483-2909Rua 24, 370 - J. Algarve 3443-5183

EspEtão CarnEsE MErCado

CORTES ESPECIAIS E TODO TIPO DE CARNESPARA SEU CHURRASCO E PARA O SEU DIA-A-DIA

MAURÍCIORELOJOARIA - JOALHERIAÓTICA

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1759 - Centro - Pda. 463483.4077 / 3044.7877 / 8132.1058E-mail: [email protected]

30 anos

30 ANOS servindo a comunidade deAlvorada com qualidade, preços e

condições especiais de pagamento.Atendimento personalizado.

A ÓTICA PIONEIRA DE ALVORADA

Olá queridos amigos! Nesse mês de ou-tubro duas datas comemorativas me insti-gam sempre a uma reflexão dos rumos quenorteiam nossa sociedade no que tange aesses grupos. Refiro-me as queridas crian-ças e aos imprescindíveis professores.

E por falar em crianças e professores...Crianças e Professores, como não amá-los? Os

primeiros enriquecem nossas vidas com sua ale-gria, brincadeiras, sua pureza. Os segundos nosenriquecem com seus conhecimentos, sua dedica-ção, sua arte de facilitar o compartilhamento da in-formação.

Não existe adulto que não tenha sido criançae não existe nenhuma profissão que não tenha pas-sado pelo crivo e pelo carinho de um professor.

Às vezes fico avaliando o desdenho de muitascategorias profissionais pela figura do professor,destinando-lhes algum crédito somente aos Mes-tres que trabalham com a educação superior. O quemuitos arrogantes de plantão esquecem é que fo-ram alfabetizados por alguém que teve imensa pa-ciência e sabedoria para ensinar-lhes o alfabeto, asseparações silábicas, os primeiros ditados, as pri-meiras fórmulas matemáticas e lançou-lhes os ali-cerces para construção de todo o seu referencialteórico.

Por isso quando vejo esta classe relegada àúltima estância, desacreditada pelos mais variadosgovernos, que provavelmente esqueceram as liçõesde ética e cidadania, visto que o que mais costu-mam fazer e dilapidar o patrimônio público em be-nefício próprio, desrespeitada por pais que transfe-rem suas responsabilidades e falham na educaçãode seus filhos, desacreditados por uma sociedadeque abraçou os valores do "Ter" e não do "Ser" eque mergulharam no mais nefasto analfabetismofuncional fico pensando se ao invés de comemora-ções, matérias em jornais de maneira efusiva, nãoseria bem melhor uma política de valorização dosprofessores com salários adequados e condiçõesde trabalho condizente com o seu nobre ofício.

Também quando vejo crianças pedindo esmo-las, usando crack a luz do dia, trabalhando em jor-nadas extenuantes para complementar a renda fa-miliar, matando as aulas por que o modelo educaci-onal não os seduz penso se somente o dia 12 deoutubro é dia da criança?

São dois extremos relegados a última estân-cia quando se trata de políticas públicas no Brasil.

Um País que não cuida de suas crianças quefuturo esperará? E qual o futuro de uma nação ondeprofessores recebem esse tratamento lamentávele nada condizente com sua nobre arte?

Convido aos amigos para refletirem sobre essetema e de alguma forma sempre que puderem fo-mentar idéias que possam resgatar essas duas clas-ses e que possamos cobrar de nossos políticos, jáque boa parte deles só pensa em seus bolsos, paraque façam alguma coisa efetiva em prol das crian-ças brasileiras e dos nossos professores caso con-trário seremos eternamente o País do futuro, masna verdade se continuarmos assim esse futuro nãoserá nada promissor.

Um grande e afetuoso abraço a todos os pro-fessores da cidade de Alvorada e em especialaos meus colegas professores das escolas Cam-pos Verdes e Julio César com os quais desde2003 compartilho e compartilhei minhas horasde trabalho.

A homenagem a Nossa Senhora Apa-recida, Padroeira do Brasil realizada no dia12, levou milhares de fiéis a procissão quepercorreu a Avenida Frederico Diehl até agruta localizada no bairro Jardim Apareci-da onde num clima de muita emoção aimagem da santa foi recebida.

Fiéis de todas as idades louvaram apassagem da santa agradecendo as ben-çãos recebidas e pedindo novas graças.

A procissão de Nossa Senhora Apa-recida é um dos maiores eventos religio-sos da cidade, movimentando um públicocada vez maior a cada ano.

Multidão de Fiéis na 19ª Romaria deNossa Senhora Aparecida

Fotos: Ramão Alvarez/AF

Page 3: Jornal Afolha 363

ALVORADA, 18 A 24/10/20123PANORAMA

Pingou e Respingou...Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor

é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores paraseus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam profes-sores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de edu-car é duro, difícil e necessário.

Mesmo sendo desvalorizados e mal remunerados, a grandemaioria dos nossos educadores resiste e continua apaixonadapelo seu trabalho.

EDITORIAL

É de nosso conhecimento que hoje diversas cidades do paisestão tomadas por uma verdadeira Guerra Urbana, travada entre umexército de bandidos sustentados pelo crime organizado, e peloestado impotente, em geral formado por polícias despreparadas, compoucos recursos, além de alvo fácil da corrupção.

Continuamos ignorando o óbvio que nos rodeia. Ao não reconhecer-mos uma guerra que já está nas ruas de diversas cidades brasileiras,aceitamos que o estado, que representa a sociedade, não enfrente estaquestão com a atenção que merece. Não bastasse esta guerra, ondesomos também vítimas de suas balas perdidas, ainda temos outra guer-ra, a do trânsito. Se somarmos os mortos no trânsito mundial e na violên-cia urbana, neste ano de 2012 já morreram 1.380.000 pessoas contrapouco mais de 135 mil nas guerras tradicionais ao redor do planeta. Tan-to na guerra da violência urbana, quanto na do trânsito, sabemos o quefazer, mas não fazemos. Qual o motivo?

Parece que varremos tudo para baixo do tapete e não queremos queos outros, ou nós mesmos, vejamos. Total falta de policiais, presídiossuperlotados e fartas promessas eleitoreiras não cumpridas. Este é o

nosso dia-a-dia, esta é a triste realidade. A culpa é sempre do governoanterior e as promessas de campanha são só promessas, iguais as feitaspara a saúde e educação. Para revertermos estas guerras que estamosperdendo, precisamos mudar de atitude. A solução é o enfrentamentocontundente, sem trégua, sem perdão. Valorizar, equipar e aumentar osefetivos policiais é só um começo que não pode mais esperar. Tambémdevemos melhorar em muito nosso sistema prisional que está sucateadoe superlotado.

Aos bandidos do crime organizado e os culpados pelos delitos do tran-sito que nada temem, pois não são punidos como deveriam, devemosinfringir uma derrota contundente, mandando esta turma para a cadeia.

É difícil de entender o que se gasta em publicidade governamental emoutras campanhas como bolsa disso ou daquilo, quando morrem na nos-sa frente mais de 50 mil brasileiros por ano nesta guerra do trânsito emnossas ruas e rodovias.

Além de uma forte campanha educativa, também devemos tratar comobandidos estes marginais que matam impunimente atrás de um volante.Este é o ponto!

Fonte: www.ricardoorlandini.net

A GUERRA DO A GUERRA DO A GUERRA DO A GUERRA DO A GUERRA DO TRÂNSITTRÂNSITTRÂNSITTRÂNSITTRÂNSITO E DO E DO E DO E DO E DA A A A A VIOLÊNCIA URBVIOLÊNCIA URBVIOLÊNCIA URBVIOLÊNCIA URBVIOLÊNCIA URBANANANANANAAAAA

CHARGE

A BUSCA DA DIGNIDADE HUMANA...No modelo atual de gestão, ao menos as empresas sérias e compro-

metidas de fato com o seus colaboradores, há uma preocupação bastantegrande com a motivação e o próprio bem estar dos empregados, percep-ção advinda da retomada da importância do individual e da sua contribui-ção para o todo, afinal não há repetição de seres humanos, cada sistemavivo é marcado por uma concorrência de fatores, experiências e cargagenética única. E a empresa que melhor souber respeitar ou valorizaressas diferenças, sem dúvida alguma chegará muito próxima do ideal emtermos de gestão.

... NO AMBIENTE DO TRABALHO DEVE SER CONSTANTEA dignidade humana é pilar de nossa constituição e sem dúvida alguma

no ambiente de trabalho é onde mais se coloca em conflito essa garantia,contraposta a muitos outros princípios ou garantias até mesmoconstitucionais, que não podem sobrepor ou equiparar a essência dadignidade. E neste sentido, entra a obrigação de respeitar a personalidademoral do empregado na sua dignidade absoluta de pessoa humana. Afinalsua essência é estruturante do Estado que propõe a Constituição Cidadã,pois certamente assim nos tornaremos uma nação evoluída e, porconseguinte uma potência econômica e social.

O Brasil acaba deeleger 57.434 verea-dores para todas assuas Câmaras Muni-cipais. É um "bata-lhão" de políticos quecomeçam ou continu-am a legislar a partirde 2013.

A ampla maioriatentou de alguma for-ma utilizar a internetna eleição, com a cri-ação de sites e, espe-cialmente, de canaisem redes sociais.

Agora eleito, o verea-dor precisa manter-seplugado na internet. Nãose pode abandonar quemdeseja contato e deuapoio na web. Ainda sãoraros os casos de políti-cos que utilizam correta-mente as redes sociais naweb, especialmente Twit-ter e Facebook. Os can-didatos têm uma ferra-menta poderosa nasmãos. Muitos consegui-ram angariar milhares de

PAULO ROBERTO SANTOS - EDITOR - FONE: 3483-5334

Resgatar o res-peito, o prestígio e atéo glamour da carreirado magistério é o pri-meiro passo para umasignificativa melhoriaem nosso combalidosistema educacional.

A desvalorizaçãodo professor é o princi-pal limitador para queos nossos mais talento-sos alunos abracem asublime missão de le-gar uma geração me-lhor que a nossa.

Colocando o dedona ferida da educação nopais, a principal base deuma estrutura educacio-nal deve ser a sala deaula. Esses são os me-tros quadrados mais no-bres, e quando o seu en-torno não é bom a salatambém é maculada. Aosgovernantes compete ins-

votos ao intensificar acampanha nas redes so-ciais e agora, após aseleições, devem se aten-tar àqueles que os leva-ram ao topo. A manuten-ção do contato nas redesé essencial para manteruma linha direta com a po-pulação, tanto para aque-les que desejam fazer umbom papel no legislativoquanto para os mausexemplos, aqueles que sóestão pensando na próxi-ma eleição. E, claro, nãose pode esquecer o elei-tor, ou seja, a população.O eleitor lembra muitobem quem o esqueceu ou

pelo me-nos deixouesta im-p r e s s ã o ,m e s m oque na in-ternet.

Não sepode des-prezar ocontato di-

reto com milhares depessoas. É muita genteque com apenas um cli-ck é acionada.

O País ganharia mui-to se os vereadores man-tivessem ativas suas con-tas em redes sociais. Éum canal de cobrança dovereador, das mais efici-entes. Por isso, muitoseleitos têm receio demanter este tipo de ferra-menta. Mas quem utilizaas redes sociais correta-mente sabe que no fimdas contas vale muitoouvir a população, sejacom elogio ou seja comreclamação.

tituir planosde carreiraestimulado-res, nosquais sees tabe le -çam critéri-os de meri-tocracia. Auniversali-zação do Ensino Funda-mental no Brasil foi feita àcusta dos baixos saláriosdos professores.O respeito à hierarquia eàs normas da escola ca-rece da efetiva participa-ção dos pais para que aboa rotina escolar nãoseja comprometida. Noresgate do prestígio dacarreira do magistério, omais relevante é a postu-ra e o profissionalismo dodocente: manter-se atua-lizado nos avanços da suamatéria e das novas prá-

ticas e tecnologias edu-cacionais, aula bem pre-parada para o enlevo damotivação e disciplina,além de um bom nível deexigência no conteúdo, afim de promover nos edu-candos bons valores, au-tonomia e autodidatismo.

Um bom ambienteescolar é um ganha-ga-nha, é uma terapia umamissão nobre, que a dedirigir as inteligências jo-vens e preparar os ho-mens do futuro.

Fonte: Jacir J. Venturi

Page 4: Jornal Afolha 363

4ALVORADA, 18 A 24/10/2012

GERAL

ANÚNCIO DAGRÁFICA

Av. Pres. Vargas, 1602 - Pda. 46 - Fone: 3483-1684

CANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHO DA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTERASPADINHAS, REVISTAS,

JORNAIS, TELE-SENA, TRI-LEGALCARTÕES, TELEFÔNICOS.

X E R O XPLANTÃO PERMANENTE

RUA OSCAR SCHIK, 1192

Ver. Zézo

Mobilização solidáriapor um Natal mais feliz

Com o objetivo de oferecer um Natal sem fome,digno e mais feliz a milhares de famílias em situa-ção de vulnerabilidade social, a Legião da Boa Von-tade promove, tradicionalmente, a campanha NatalPermanente da LBV - Jesus, o Pão Nosso de cadadia!. A iniciativa visa arrecadar neste ano, mais denovecentos mil quilos de alimentos não perecíveisa serem entregues, em cestas, a famílias atendi-das pelos programas socioeducacionais da LBV eas apoiadas por organizações parceiras da Institui-ção.

Cada cesta é composta de arroz, feijão, óleo,açúcar, leite em pó, macarrão, farinha de mandiocae de trigo, fubá, goiabada, gelatina, massa para bolo,extrato de tomate e sal. As doações para a campa-nha podem ser feitas pelo sitewww.euajudoamudar.org ou dirigindo-se a uma dasunidades da Instituição no Brasil. Os endereçospodem ser consultados no site www.lbv.org.br.

Campanha do Natal Permanente da LBV

Movida pelo ideal de Fraternidade que a susten-ta, sentimento inspirado dos ensinamentos das pa-lavras e atos de Jesus, a Legião da Boa Vontadetrabalha, desde seus primórdios, para melhorar aqualidade de vida dos menos favorecidos. Já nadécada de 1940, iniciou uma campanha diária e inin-terrupta contra a fome e a pobreza, instituindo seuNatal Permanente. A partir daí, além do amparoimediato e da constante atuação nos campos daeducação e da promoção social, que vêm mudan-do o destino de milhares de pessoas em todo o país,a LBV tem tradicionalmente mobilizado a popula-ção a fim de proporcionar um Natal melhor às famí-lias em situação de pobreza.

QUALIFICAÇÃO

O Prefeito CarlosBrum assinou contratocedendo uma área de12 mil metros quadra-dos para o Instituto Fe-deral do Rio Grande doSul (IFRS), visando aconstrução da primeiraEscola Técnica do mu-nicípio. A escrituraaconteceu no Cartóriode Registro de Imóveis.

A escola será cons-truída na Rua Darci Ri-

UBIRATAN MACHADO BANDEIRAJORNALISTA - REG. PROF. 11159

[email protected] 9173.7033

SAÚDEPorque será? No período eleitoral são contrata-

dos médicos, dentistas, enfermeiras, psicólogos, assis-tentes sociais e técnicos administrativos, passa as elei-ções são todos mandados embora. Será que as prefei-turas só tem dinheiro no período eleitoral ou o GovernoFederal fora das eleições diminui a cota dos municípi-os? Até parece que as pessoas só ficam doentes no pe-ríodo eleitoral e depois ficam curadas.

PACIENTE ESPERANDO ATENDIMENTOTem pessoas no hospital da cidade de Viamão inter-

nadas a cerca de um mês com o fêmur quebrado esperandopor uma cirurgia. Primeiro o médico alegava que a pacienteestava fraca, depois a segunda desculpa é a falta de prótesee a terceira desculpa é que o aparelho está quebrado. Otempo está passando, o procedimento não é feito, o pacien-te não é liberado por falta de vaga em outro hospital; pois opaciente já poderia estar bem, dando uma vaga para outronecessitado.

TRIUNFO: CIDADE DOS PROBLEMASNão é a primeira vez que políticos da cidade de Tri-

unfo são suspeitos de irregularidades junto à Justiça Eleito-ral, agora parece ter acusações por vários moradores decompra de voto, pago com empregos, dinheiro e material deconstrução.RBS

A RBS deveria fazer o trabalho efetuado em Triun-fo em outros municípios, pois com certeza repetirá irregu-laridades semelhantes à cidade de Triunfo, fazendo a trans-parência em outros municípios, diminuindo a corrupção nopaís.

SUSPEITA NA DISTRIBUIÇÃO DE BRITAA suspeita de candidatos da situação no município de

Alvorada acompanhar a distribuição de brita dizendo a mora-dores que posteriormente a rua seria asfaltada, levando mui-tos a se revoltar, pois para colocar asfalto antes teriam decolocar cordões e preparar o solo.

TRABALHO DA PREFEITURAArtur Silva dos Santos, residente na Av.Barão do Cer-

ro Largo nº 952 para poder sair de casa com caminhonetecabine dupla, teve de arrumar a rua em frente à sua casacolocando terra e cascalho por ele próprio, cansado de es-perar pelo órgão público responsável.

FORMATURASusani Luzia da Silva formou-se em Psicologia na

Ulbra, filha de Paulo Cezar Santos Silva e Rita Luzia, trazen-do alegria e felicidade para seus pais, familiares e amigos,enriquecendo os quadros do município onde já vem exercen-do suas atividades.

MORTES E MAIS MORTESAcidentes e mais acidentes, com mortes e mais mor-

tes, principalmente em grandes feriados e os governos nãotomam providência em mais estradas, incentivando a vendade carros e motos, mas não construindo mais estradas.

VOLTOU A FALTA DE MÉDICO Os médicos que atendem convênios estão chiando pe-las consultas pagas pelos convênios, deixando os convenia-dos sem médico, aumentando mais ao SUS, como as clíni-cas populares cobram só R$ 30,00.

SOFRIMENTO Os pacientes precisando de médicos até março de 2013sofrerão, pois ao fim do mandato faltará muita coisa na saú-de do material humano, remédios e material para curativos,pois os novos prefeitos até licitações, estamos em março de2013.

SOLIDARIEDADE

Prefeitura entrega terrenoque vai sediar Escola Técnica

beiro, bairro CamposVerdes, em frente aoCentro de Especialida-des Odontológicas(CEO), da secretariamunicipal de Saúde.Além do prefeito Brum,estiveram presentesCícero Pereira Baptis-ta (tabelião), CláudiaSoares Souza (reitorado IFRS), Fábio Azam-buja Maciel (IFRS),Guilherme Brandt

(IFRS) e Au-gusto Horiguti(Desenvolvi-mento Institu-cional).

A EscolaTécnica ofere-cerá diversoscursos e terácapacidade dea b r a n g e r1.200 alunos, trazendomais conhecimento aomunicípio e melhoran-

do a qualificação dosprofissionais de nossacidade.

Em solenidade realizada dia 10 no Salão Nobreda Prefeitura, 19 servidores estatutários participa-ram de uma integração, proporcionada pela Admi-nistração Municipal, através do Centro de Atençãoaos Servidores de Alvorada (CASA). Com o intuitode mostrar aos novos funcionários alguns setoresda Prefeitura, a ação iniciou as 9h, encerrando nofinal da manhã.

Por volta das 11h20, o prefeito Carlos Brum ini-ciou a entrega do Termo de Posse e das portariasde nomeação. No dia 30 de outubro, no mesmo lo-cal, ocorrerá um novo encontro, às 13h30, destavez com outros servidores.

Prefeito entrega Termo dePosse a novos servidores

Divulgação/CCS

Page 5: Jornal Afolha 363

ALVORADA, 18 A 24/10/20125GERAL

Selma Modas

AV. PRES. GETULIO VARGAS, 1592PDA. 46 - FONE: 3483-2121

Vestindo a mulher com classe,elegância, bom gosto e preço justo.

Porque você merece o melhor

TELEFONIA

AS BENÇÃOS DA OBEDIÊNCIA

Se vocês obedecerem fielmente ao Se-nhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosa-mente todos os seus mandamentos quehoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, oscolocará muito acima de todas as naçõesda terra. Todas estas bênçãos virão so-bre vocês e os acompanharão; se vocêsobedecerem ao Senhor, o seu Deus.

Deuteronômio28 1 e 2

SENHOR nosso DEUS e nosso PAIensina-nos a ouvir a tua voz e ser obedi-entes a tua palavra para alcançarmos atua misericordiosa e receber de ti todasas bênçãos reveladas nas sagradas escri-turas.

Obrigado SENHOR pela previsão esegurança que nos tem concedido emnome de JESUS.

Os moradores deAlvorada ganharão umacréscimo de qualidadena área de telefonia mó-vel nos próximos meses.Visando melhorar a qua-lidade do serviço no mu-nicípio, a operadora Vivo

Alvorada será contemplada com novos postesde telefonia móvel da operadora Vivo

Dia 19 ocorrerá aformatura do Proje-to Pequenos Vigi-lantes na CâmaraMunicipal de Vere-adores.

A cerimônia iniciaàs 9h30. Serão en-tregues certificados eainda haverá umaconfraternização en-tre os participantes.

O projeto Peque-nos Vigilantes é de-senvolvido pela Se-cretaria Municipal deSaúde, através doCentro de Vigilânciaem Saúde, junta-mente com o CentroEstadual de Vigilân-cia e a SecretariaMunicipal de Educa-ção.

O intuito da açãoé contribuir paraconstrução de umanova prática e de umamplo entendimentodo conceito de Vigi-lância em Saúde,com ênfase na Vigi-lância Sanitária deAlimentos, utilizando,para isso, pequenoscidadãos.

Neste ano, partici-param três turmas do2° ano das escolasmunicipais de EnsinoFundamental Emíliade Oliveira, Rui Bar-bosa e Padre Léo.

Mutirão de Limpeza no Arroio Águas Belas

MissionáriaLúcia Heibutcke

RUA OSCAR SCHICK, 351 - BAIRRO FORMOSA

3442-1711 / 3483-2225

vai realizar a colocaçãode sete novos postes, quedarão maiores condiçõesde uso de aparelhos ce-lulares na cidade.

Representantes daempresa estiveram na ci-dade conversando com o

prefeito Carlos Brum e asecretária Márcia Busato.

Na oportunidade,Brum fez a assinatura dotermo, que permitirá o usodo espaço público, porparte da Vivo.

Com a assinatura, aempresa vai ampliar o nú-mero de postes (estrutu-ras menores, se compa-rado às torres de telefo-nia móvel), passando de10 para 17. A empresapretende colocar os pos-tes até o final do ano, sen-do que o prazo dado pelamesma para a colocaçãodas estruturas é de 45 a60 dias após a aprovaçãodo projeto.

Os postes serão ins-talados nos seguintes

pontos: Distrito Industrial,canteiro central da Aveni-da Getúlio Vargas, nasruas Marcelo Gama,Leon Denis, FernandoFerrari e Torre, além deuma na entrada da cida-de, no bairro Americana,próximo a Av. Beira Rio.

O prefeito salientou aimportância do projeto,que pretende aumentar aqualidade do serviço debanda larga móvel de altavelocidade nos municípi-os da Grande Porto Ale-gre, destacando que Al-vorada será o pioneiro norecebimento deste apoioque será concedido pelaVivo.

PROJETOPequenos Vigilantesforma nova turma

No próximo dia 25 será realizado mais um Mutirão de Limpeza noRio Gravataí. Com o intuito de dar continuidade ao Projeto Aguapé,gerenciado pelo Rotary Club, na data, está programado uma inter-venção no Arroio Águas Belas para retirar resíduos sólidos do aflu-ente, que é uma das fontes que alimentam o rio Gravataí.

A ação inicia por volta das 8h30, com previsão de término às 11h30.

Busato e Fortunati alinham açõespara a Região Metropolitana

Para alinhar as açõesdesenvolvidas na RegiãoMetropolitana de PortoAlegre (RMPA), o secre-tário de Obras Públicas,Irrigação e Desenvolvi-mento Urbano, Luiz Car-los Busato esteve reuni-do com prefeito da capi-tal gaúcha, José Fortunatinesta quarta-feira (17).No encontro, os gestoresconversaram sobre asestratégias para interligaros municípios, como o bi-lhete único e o Plano Es-tratégico Metropolitano.

"Temos que fazer umarranjo institucional entreo governo do Estado e aprefeitura da capital gaú-cha para trabalharmos deforma alinhada, não ape-

nas na questão de mobi-lidade urbana, mas tam-bém em obras necessá-rias, como a da ponte Ar-roio Feijó", explicou Busa-to. O secretário salientouque o objetivo é alinhar asações que estão sendodesenvolvidas na RMPAcom os projetos estraté-gicos da prefeitura dePorto Alegre.

Na ocasião, o superin-tendente da FundaçãoEstadual de Planejamen-to Metropolitano e Regio-nal (Metroplan), OscarEscher, entregou o convi-te do Seminário de Políti-cas Metropolitanas queserá realizados nos dias21 e 22 de novembro,com representantes de

todas as prefeituras daRMPA. "Com este even-to queremos criar umaconsciência de rede parainterligar as comunidadese assim criarmos umaidentidade metropolita-na", falou Escher.

O prefeito de PortoAlegre destacou que amelhor solução para odesenvolvimento da Re-gião Metropolitana é tra-balhar em conjunto. "te-mos que formatar umasolução conjunta, e aMetroplan é a peça cha-ve para fazer este dialo-go entre os agentes en-volvidos." Os gestores fir-maram de tratar todos osassuntos durante o Semi-nário. Também participa-ram da reunião o secre-tário municipal do Plane-jamento, Ricardo Gothe,de Gestão e Acompanha-mento Estratégico, Urba-no Schmitt, o diretor-pre-sidedente da EPTC, Van-derlei Cappellari, o procu-rador Marcelo do Canto eo coordenador para As-suntos Institucionais doGabinete do Prefeito, GilAlmeida.

Divulgação/AF

Divulgação/CCS

Page 6: Jornal Afolha 363

6ALVORADA, 18 A 24/10/2012

GERALCONFERENCIA

5R Shopping Centers participa daExposhopping 2012

Relações de consumo, responsabilidades defornecedores e de clientes, Código de Defesa do Con-sumidor e educação para o consumo são alguns dostemas que irão nortear as palestras e oficinas da 3ªConferência Estadual de Defesa do Consumidor queacontecerá nos dias 18 e 19. O evento, promovidopelo Procon RS e pelo Conselho Estadual de Defesado Consumidor, será no Hotel Novotel (Avenida Sole-dade, 575, bairro Três Figueiras), a partir das 9h, edeve reunir Procons municipais, entidades de defesado consumidor, fornecedores e prestadores de servi-ços.

Durante a abertura da conferência, o diretor doProcon, Cristiano Aquino, irá assinar com o presiden-te da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS),Antonio Cesa Longo, um termo de cooperação para aimplantação do Programa de Olho na Validade. Deacordo com o programa, o consumidor que encontrarum produto com o prazo de validade vencido ganhagratuitamente uma unidade do mesmo produto. Os su-permercados têm 45 dias para aderir ao programa,grandes redes de supermercados já demonstraraminteresse em aderir. Serão divulgadas durante a con-ferência as empresas que irão fazer parte.

A conferência terá ainda várias atividades, entreelas, a palestra "Observações sobre a Atualização doCódigo de Defesa do Consumidor", com a relatorageral da Comissão de Juristas do Senado Federalencarregada do anteprojeto de atualização do Código

Saneamento na RegiãoMetropolitana

ARTIGO

A questão do saneamento é uma das pau-tas de maior evidência no Brasil. O fato é quevivemos um novo momento no setor. Se ante-riormente, não havia recursos disponíveis e,tão pouco, vontade política de investir em sa-neamento, hoje a realidade encontrada é dife-rente. Recentemente, o setor do saneamentoganhou uma legislação nacional. A Lei 11.445,é relativamente nova, sancionada em 2007 eregulamentada em 2010. Também neste perí-odo, o Governo Federal, através do Programade Aceleração do Crescimento, concretizouuma política permanente de investimentos.Neste contexto, nasce um novo cenário, queestá possibilitando a Corsan captar até 2014R$ 3 bilhões para saneamento.

Somente na Região Metropolitana, a Cor-san irá investir R$ 646 milhões em abasteci-mento de água e esgotamento sanitário. EmAlvorada, por exemplo, estão sendo investidosR$ 223 milhões em saneamento. Em curto pra-zo, poderemos sentir o salto de qualidade queteremos em tratamento de esgoto no municí-pio. Assim como outras cidades pólo do Esta-do, Alvorada está com grandes obras em an-damento e terá, em três anos, a capacidadede tratar cerca de 65% do seu esgoto, poden-do atingir em 10 anos a universalização desteserviço.Garantimos também recursos inéditospara cidades com menos de 50 mil habitantes.Assim, faremos saneamento de maneira des-centralizada e democrática, investindo em lo-cais que pela primeira vez são colocados narota dos grandes investimentos para o setor.Na Região Metropolitana, estamos investindoem municípios como Eldorado do Sul, Glori-nha e Triunfo.

Com o objetivo intensificar este trabalho, oGoverno do Estado prioriza o fortalecimentoda Companhia. Nossa gestão está realizandouma série de mudanças administrativas, des-centralizando os serviços, agilizando os pro-cessos e ampliando os canais de comunica-ção com o usuário. Queremos concretizar al-tos índices de desempenho no saneamento,prestar um serviço público, eficiente e ao al-cance de todos. Temos consciência do déficitexistente e da urgência da população em ob-ter os resultados. No entanto, confiamos queo Rio Grande do Sul possui os elementos paradar a resposta necessária a esta lacuna: in-vestimentos garantidos e apoio da gestão es-tadual. O saneamento gaúcho está vivendouma nova realidade, com um presente prós-pero e um futuro ainda mais promissor.

Alexandre Andriola da Silva Superintendente Regional da Corsan

de Defesa do Consumidor, Claudia Lima Marques.No evento também irão ocorrer oficinas sobre o

tema.As inscrições para a conferência podem ser feitas

pelo e-mail:[email protected]ções pelo telefone (51) 3287.6200.

Somente este ano, o Procon RS, com recursos doFundo Estadual do Consumidor (FECON), irá investirmais de R$ 600 mil em projetos de educação para oconsumo em todo o Estado.

O Procon também está em fase de contratação daempresa que entregará uma unidade móvel para o tra-balho itinerante de atendimento e fiscalização.

Direitos do Consumidor sãodiscutidos em Conferência Estadual

EVENTO

A 5R ShoppingCenters participa da 12ªExposhopping, maior fei-ra do segmento na Amé-rica Latina, que acontecede 15 a 17 de outubro, noTransamérica Expo Cen-ter, em São Paulo (SP). Acompanhia apresenta noestande o seu mais re-cente projeto, o PraçaCavalhada ShoppingCenter, que será constru-ído em Porto Alegre, alémdos seis projetos anunci-ados até agora, entre eleso Praça Alvorada e o Pra-ça Rio Grande. Juntos,todos os empreendimen-tos somam aporte demais de R$ 1 bilhão.

A participação noevento tem o objetivo detornar a empresa mais

Novo projeto da empresa no Rio Grande do Sul é destaque na 12ª ediçãodo maior evento do segmento na América Latina

conhecida pelo mercadoe gerar novos negócios."É muito importante estar-mos em uma feira ondeestão as principais em-presas do segmento.Queremos mostrar os di-ferenciais de nossos pro-jetos", comenta FelipeFulcher, sócio e presiden-te da 5R Shopping Cen-ters.

Na ocasião, a empre-sa ministrará a palestra"Brasil como destino parao capital global", com oinglês Blake Loveless, daconsultoria Meyer Berg-man, no dia 16 de outu-bro, às 14h30, no Espa-ço do Expositor. À convi-te da 5R, Loveless abor-dará as oportunidadesque o País oferece para

o mercado mundial. Asinscrições são limitadaspara até 30 pessoas e de-vem ser realizadas nopróprio estande da em-presa na 12ª Exposhop-ping.

Com um ritmo acele-rado de negócios, a orga-nização lançada há ape-nas um ano e meio jáanunciou sete complexose pretende estar entre os

cinco maiores players domercado até 2016.

Com executivos expe-rientes, que trazem nabagagem trajetórias naci-onal e internacional dosetor, a companhia segueprospectando áreas portodo o País e deve anun-ciar em breve shoppingsnas regiões Norte e Nor-deste.

Page 7: Jornal Afolha 363

ALVORADA, 18 A 24/10/20127VARIEDADES

RUBENS LIMA RONDON ( R U B I N H O )

CONTEXTOS&

CONCEITOS

1234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789

HORÓSCOPOÁries (21/3 a 20/4)

O campo criativo estáaberto para que ouse eaprenda com as suas própri-as experiências. Utilize o in-tenso potencial desta Luapara aprofundar as ideias.

Touro (21/4 a 20/5)Ansiedade agora a pior

inimiga. A questão é não ali-mentar expectativas e des-frutar a vida com o que elaoferece, que já vai ser bom.Mente em paz...

Gêmeos (21/5 a 20/6) Lembre-se de que em al-gum lugar o amor se en-contra, em algum lugar oamor aparece. Assim, nãoaja como se não houves-se amor, você sabe que oamor existe.

Câncer (21/6 a 21/7)Logo após inaugurar a

fase nova, a Lua agora serenova também com relaçãoa Saturno. Tempo de definirpropósitos com clareza e re-solução. Posicione-se.

Leão (22/7 a 22/8)Pense no futuro mais

pela imaginação do que pelarazão. Na medida em que vi-sualiza as coisas acontecen-do, elas irão se encaminhan-do. Invista nisso.

Virgem (23/8 a 22/9)Procure ir um pouco mais

fundo em suas própriasquestões pessoais, atravésde visões um pouco além detudo que já é bem conheci-do. Intua revelações...

Libra (23/9 a 22/10)Esta é a hora para defi-

nir os seus propósitos para opróximo ciclo anual que orase inicia. Tempo de aniversá-rio é sempre uma oportuni-dade de renovação.

Escorpião (23/10 a 21/11)Vá seguindo e fortale-

cendo dentro de si os seusnovos propósitos. Lembre-seque é a Lunação de Libra,que favorece decisões rela-tivas a relacionamentos.

Sagitário (22/11 a 21/12)Procure não pressionar

tanto, em especial as pesso-as que ama e com quem con-vive. Se você exagera namão, talvez o parceiro nãosaiba como dar conta.

Capricórnio (22/12 a 20/1)A passagem da Lua rea-

nima a alma, assim como apassagem do Sol, que logose encaminha, reanima avida. Inspire-se com a suaprópria simplicidade.

Aquário (21/1 a 19/2)Saia da estagnação atra-

vés da ação positiva, ou seja,movimente-se e tome atitu-des proativas. Quanto maisse pedala a bike da vida,mais se conquista.

Peixes (20/2 a 20/3)A luz é o alimento de tudo

que há, portanto aproveite obom aspecto solar para se réenergizar através das ativida-des mais elevadas e não tan-to mundanas...

CINEMA

Curta Alvoradense em São PauloO curta TRAZ PA-

PEL!, um dos 5 filmesde curta-metragemproduzidos através doprojeto ALVOROÇONAS ESCOLAS 2, umaparceria da PrefeituraMunicipal de Alvorada,SMED e Alvoroço Fil-mes é selecionado noimportante 7º FESTI-VAL CINE FAVELA(São Paulo), seguindoo caminho do curtaTEM GENTE! (realiza-do na primeira ediçãodo projeto/2009) e quetambém foi seleciona-do na 5ª edição do Fes-tival (2010).

A produção conta ahistória do menino De-nilson que está presono banheiro, sentadono vaso e sem nenhumresquício de papel higi-ênico, e nesta situaçãofrustrante vê sua vidapassar diante de seusolhos.

Em busca de umasolução, articula algu-mas medidas desespe-radas com o celular na

Autismo & Realidade lançadocumentário em Porto Alegre

Os presiden-tes da ONG Autis-mo & Realidade,Hermelindo Rue-te de Oliveira ePaula Balducci deOliveira recebemnesta sexta-feira,dia 19 de outubro,a partir das 19h, na Fun-dação Iberê Camargo,personalidades renoma-das como o prefeito dePorto Alegre - Sr. JoséFortunati, o Secretário daSaúde de Porto Alegre -Sr. Marcelo Bósio, a Se-cretária de Educação dePorto Alegre - Sra. CleciJurach e os médicos Dr.Carlos Gadia, Dra. Patrí-cia Mirando do Lago e

DOCUMENTÁRIO

Geógrafo da Alma

Ensina-me a ensinar.Pois esse ofício somente você domina.E se eu não souber ensinar, que ao menos eu guarde a grandezade não me esquecer de que aprendi contigo.Geógrafo da Alma! QUEM MATOU MAX?

No mundo inteiro, ninguém faz telenovelamelhor que o Brasil, no mundo inteiro não existeespetáculo de brilho e cor igual ao do Carnavalbrasileiro, no mundo inteiro ninguém conseguiumais titulos mundial que o futebol canarinho,no mundo inteiro não existem mais Top Mo-dels tão lindas como as Top Models tupiniquins.No mundo inteiro não existem loiras douradascomo as nossas e morenas da cor do pecadocomo Juliana Paes, como Isis.

MAS...

O que realmente importa esta semana, ésabermos quem de fato matou Max! Mesmosabendo que o politicamente correto, seriamossó nos preocuparmos com a corrupção, comas drogas, com os péssimos governos. Etc...Etc... e Est e Tal. Não vamos ser hipócritas

O QUE O POVO QUER SABER AGORA NO MÁXIMO

ATÉ SEXTA-FEIRA... É...

QUEM MATOU... MAX?

Rua Salgado Filho, 2 - Salas 201 a 205Fones: 3483-1090 / 3483-3453

E-mail: [email protected]

Há 34 anos registrando eorganizando empresas em Alvorada

Carlos BrumEscritório Contábil

CRC 34234

Aos ProfessoresAos ProfessoresAos ProfessoresAos ProfessoresAos Professores

mão e a cueca no chão.A comédia foi gravadana escola Alice de Car-valho com os alunosparticipantes das ofici-nas e algumas partici-pações especiais comoos atores Eduardo To-ledo, Anderson Drava-sie e Jeferson "Bola-cha", da atriz Eda Vie-gas, do professor Ilde-fonso Milcharek, do jor-nalista Jonathas Costa,da Brigada Militar e doartista Renato (Micha-el Jackson Cover).

Elenco PrincipalMatheus A. G. Cou-

tinho (Escola Podalí-

rio), Melissa dos S. Fer-nandes (Escola GentilMachado de Godoy),Tales Gonçalves B.(Escola Alice de Carva-lho), Jean Carlos dosSantos (Escola Cléodos Santos) e Max Gui-lherme Alves (EscolaAlice de Carvalho).

Direção de fotogra-fia: Jorge A. Phoenix,Produção executiva:Alexandre Leeh, Rotei-ro e direção: EvandroBerlesi.

Este curta e os ou-tros quatro do projetoserão exibidos na 13ªFeira do Livro de Alvo-rada em novembro.

Dra. Carmem Gottfried,para a pré estreia do do-cumentário "Em Busca deum Novo Caminho - Des-mistificando o Autismo",filme que relata o desen-volvimento do cérebrosocial relacionado à com-preensão do cérebro au-tista.

O curta conta com aestréia de uma jovem,portadora da Síndrome

de Asperger, JúliaBalducci de Olivei-ra (24), formadaem cinema pelaFAAP, como assis-tente de direção.Júlia traz ao docu-mentário a interfe-rência real de uma

pessoa que convive como problema internamente,todos os dias.

Apresentação doDocumentário“Em Bus-ca de um Novo Cami-nho - Desmistificando oAutismo"

Data: 19/10/2012, às19h. - Local: FundaçãoIberê Camargo - Av. Pa-dre Cacique, 2000 - PoAClassificação - Livre

Page 8: Jornal Afolha 363

ELEIÇÕES 2012

Os Vereadores Exercem Funções em Relação ao Prefeito e a CidadeOs vereadores são os representantes do povo

que mais próximos do povo estão (não são todosque agem desta forma, a maioria depois de elei-to só volta a ficar perto do povo novamente próxi-mo de uma nova eleição).

Os vereadores têm a função de controlar osatos do prefeito para que não hajam abusos noexercício da função e da administração do dinhei-ro público.

Os vereadores têm ainda a função de criar leis.Ao ser eleito, um vereador passa a fazer parte deuma comissão que cuidará de determinados as-suntos, para sempre que houver um projeto delei, a comissão que estiver incumbida dos assun-tos relacionados, analisam o projeto e votam afavor ou contra o mesmo. Havendo aprovaçãopela comissão, o projeto de lei é então submeti-do à votação por todos os vereadores e sendoaprovado pela maioria, vai para a sanção ou vetodo prefeito.

É importante saber que as leis criadas pelosvereadores mesmo não sendo sancionadas peloprefeito, entram em vigor. E até o veto do prefei-to também pode ser derrubado. Na verdade, oveto é uma mera opinião do prefeito dizendo queele não concorda com a lei, que poderá ou nãoser acatada pelos vereadores. Se o veto for man-tido, a lei é cancelada, mas se o veto for derruba-do, a lei entra em vigor.

Os vereadores são eleitos para a função dediscutir as questões e necessidades de sua cida-de e para a função de fiscalizar os atos do Prefei-to com relação à administração e gastos públi-cos, defendendo assim o interesse do povo ( nãosão todos que agem desta forma, a grande mai-oria está focado somente em interesse pesso-ais). Os vereadores devem trabalhar em funçãoda melhoria da qualidade de vida da população,elaborando leis, recebendo o povo em seus ga-binetes, atendendo as reivindicações e desem-penhando a função de mediador entre os habi-tantes e o prefeito do município.

Outro importante papel do vereador é a elabo-ração da Lei Orgânica do Município, que deveser votada e aprovada pelo menos por dois ter-ços dos vereadores eleitos. A lei orgânica con-tém as principais regras de administração, tendopara o município, a mesma importância da Cons-tituição do Estado para o Estado e da Constitui-ção Federal para o país. Esse documento con-tém um conjunto de medidas a serem tomadascom o objetivo de proporcionar melhorias para apopulação local, limitar e responsabilizar os atosdo prefeito.

O prefeito, sob fiscalização dos Vereadores,deve governar nos limites da Lei Orgânica.

A lei orgânica é subsidiária à Constituição Es-tadual e à Constituição Federal, não podendo ternormas contrárias a elas, devendo ainda obede-cer regras que tenham sido estabelecidas.

As principais regras a serem seguidas pelosmunicípios estão no artigo 29 da ConstituiçãoFederal.

Um exemplo de obediência é a aplicação emeducação de um percentual mínimo de 25% dosrecursos arrecadados, conforme o artigo 212 daConstituição Federal.

Confira os nomes, os votos e os partidos dosVereadores eleitos:

Schumacher/PT(4.423 votos), Zézo/PDT(2.974 votos), Appolo/PMDB (2.593 votos), Jú-lio Bala/PMDB (2.538 votos), Preto/PDT (2.336votos), Vanio Presa/PMDB (2.208 votos), ProfªNadir/PTB (2.181 votos), Miro Eletrecista/PRB(2.101 votos), Irmã Sara/PMDB (2.001 votos),Valter Slayfer/PDT (1.881 votos), Leandro Tur/PT (1.838 votos), Gérson Luis/PTB (1.814 vo-tos), Neto Girelli/PTB (1.727 votos), Marcus Thi-ago/PT (1.638 votos), Juliano Marinho/PT (1.600votos), Jackson do Hospital/PT (1.343 votos),Reginaldo Rocha/PSB (678 votos).

VereadoresVereadoresVereadoresVereadoresVereadoresque irão compor aque irão compor aque irão compor aque irão compor aque irão compor a

CâmaraCâmaraCâmaraCâmaraCâmaraMunicipalMunicipalMunicipalMunicipalMunicipal

20132013201320132013

NovoNovo

RetornaRetorna

NovoNovo

ReeleitoReeleito

Reeleito Reeleito

Reeleita Reeleito

Reeleito

Reeleita Reeleito

Por: Ramão Alvarez

PrPrPrPrPretoetoetoetoeto VVVVVanio Pranio Pranio Pranio Pranio Presaesaesaesaesa

JJJJJuliano Marinhouliano Marinhouliano Marinhouliano Marinhouliano MarinhoJJJJJacacacacacksonksonksonksonkson

do Hospitaldo Hospitaldo Hospitaldo Hospitaldo Hospital

LeandrLeandrLeandrLeandrLeandro o o o o TTTTTurururururRRRRReeeeeginaldo Rginaldo Rginaldo Rginaldo Rginaldo Rococococochahahahaha

ScScScScSchumachumachumachumachumacherherherherher AAAAAppoloppoloppoloppoloppoloZézZézZézZézZézooooo

JJJJJulio balaulio balaulio balaulio balaulio bala MarMarMarMarMarcus cus cus cus cus TTTTThiahiahiahiahiagggggooooo

MirMirMirMirMiro Eletricistao Eletricistao Eletricistao Eletricistao EletricistaIrIrIrIrIrmã Sarmã Sarmã Sarmã Sarmã Saraaaaa

GerGerGerGerGerson Luisson Luisson Luisson Luisson Luis

VVVVValter Slaalter Slaalter Slaalter Slaalter Slayfyfyfyfyfererererer

PrPrPrPrProfª Nadirofª Nadirofª Nadirofª Nadirofª Nadir

Neto GirNeto GirNeto GirNeto GirNeto Girelliellielliellielli

ReeleitoReeleito