potiguar notícias - edição 363

20
www.potiguarnoticias.com.br Parnamirim - 14 de março de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 363 - R$ 1.50 José Pinto Júnior Os políticos cavam as próprias covas sobre regras eleitorais ›› Página 2 Cefas Carvalho Dia da Poesia no Beco da Lama terá concurso Claudino Filho Texto “Para refletir”, de Valério Mesquita ›› Parn. Página 3 Evandro Borges ›› Mun. Pág. 3 Rômulo Estânrley ›› Mun. Pág. 2 João Bezerra Marketing da Azul Aviação será todo em cor de rosa ›› Página 5 Potiguar Notícias “Novo” secretariado de Micarla tem até wilmistas Prefeitura de Vera Cruz garante corte de terras ›› Pág. 3 MUNICÍPIOS Assu: Secretaria investe em combate à dengue ›› Pág. 4 Macaíba: Presidente da CDL otimista com ZPE ›› Capa Passa e Fica receberá projeto Cozinha Brasil ›› Pág. 2 ›› Página 7 Análise sobre a falta de segurança nos municipios CARNAVAL NO RIO GRANDE DO NORTE Central do Cidadão está sem internet há vários meses ›› Pág. 4 Rock agita Ribeira em pleno Carnaval Diversos municípios do Rio Grande do Norte inves- tiram em programação de carnaval. Em Macau (foto) um recorde: 250 mil foliões nas ruas da cidade. Confira na Página 8. No caderno Municípios, diversas matérias com o car- naval em cidades diversas do Estado. E em Parnami- rim também houve folia. Concentrada na praia de Pi- rangi, a festa atraiu milhares de foliões e foi marcada por extensa programação. Con- fira no caderno Parnami- rim. Capa. CINECLUBE MOSSORÓ CELEBRA DIA DA POESIA COM CLÁSSICO ›› Pág. 7 Jefferson lira ana morena tavares rômulo stânrlei divulgação canindé soares Wilma garante que PSB não é aliado do PV ›› Pág. 3 ›› Pág. 3 ›› Página 7 Potiguar capa:2.qxd 11/3/2011 17:24 Page 2

Upload: potiguar-noticias

Post on 26-Mar-2016

264 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Potiguar noticias

TRANSCRIPT

Page 1: Potiguar Notícias - Edição 363

www.potiguarnoticias.com.brParnamirim - 14 de março de 2011 - segunda-feira Ano 12 - número 363 - R$ 1.50

José Pinto Júnior

Os políticoscavam as própriascovas sobre regraseleitorais

›› Página 2

Cefas Carvalho

Dia da Poesiano Beco daLama terá concurso

Claudino Filho

Texto “Pararefletir”, deValérioMesquita›› Parn. Página 3

Evandro Borges

›› Mun. Pág. 3

Rômulo Estânrley

›› Mun. Pág. 2

João Bezerra

Marketing daAzul Aviaçãoserá todo emcor de rosa

›› Página 5

Potiguar Notícias“Novo” secretariado de Micarla tem até wilmistas

Prefeitura de Vera Cruzgarante corte de terras

›› Pág. 3

MUNICÍPIOS

Assu: Secretaria investeem combate à dengue

›› Pág. 4

Macaíba: Presidente da CDLotimista com ZPE

›› Capa

Passa e Fica receberá projeto Cozinha Brasil

›› Pág. 2

›› Página 7

Análise sobre a falta de segurança nos municipios

CARNAVAL NO RIOGRANDE DO NORTE

Central doCidadão estásem internet hávários meses

›› Pág. 4

Rock agita Ribeira empleno Carnaval

Diversos municípios do

Rio Grande do Norte inves-

tiram em programação de

carnaval. Em Macau (foto)

um recorde: 250 mil foliões

nas ruas da cidade. Confira

na Página 8.

No caderno Municípios,

diversas matérias com o car-

naval em cidades diversas

do Estado. E em Parnami-

rim também houve folia.

Concentrada na praia de Pi-

rangi, a festa atraiu milhares

de foliões e foi marcada por

extensa programação. Con-

fira no caderno Parnami-

rim. Capa.

CINECLUBE MOSSORÓ CELEBRADIA DA POESIA COM CLÁSSICO

›› Pág. 7

Jefferson liraana morena tavares

rômulo stânrlei

divulgação

canindé soares

Wilma garante que PSBnão é aliado do PV

›› Pág. 3

›› Pág. 3

›› Página 7

Potiguar capa:2.qxd 11/3/2011 17:24 Page 2

Page 2: Potiguar Notícias - Edição 363

Diretor:José Pinto Júnior - DRT-RN nº 848

Diretor Comercial: Sandro Luiz - [email protected](84) 3272-1919

Assinatura:(84) 3272-1919

Um jornal a serviço de Parnamirim e do RN

Editor:Cefas Carvalho

C.N.P.J: 05.585.247/0001-30 - Insc.mun. 004.456-3 Circulação :PARNAMIRIM, NATAL, MOSSORÓ, SÃO JOSE DO MIPIBU, NISIA FLORESTA, SENADOR GEORGINOAVELINO, GOIANINHA, CEARÁ-MIRIM, EXTREMOZ, SÃO GONÇALO, MACAÍBA, MONTE ALEGRE, GUAMARÉ,AREZ, BREJINHO, BOM JESUS, PASSA E FICA, CAMPESTRE, VERA CRUZ E NOVA CRUZ.

Rua José Serafim Nunes, 145 - Vale do Sol, Parnamirim - RN - CEP: 59.143-265 - Telefax: 3272-1919Home page:www.potiguarnoticias.com.br E-mail:[email protected] / [email protected]

Administração e Finanças:Irandi M. Dantas Pinto

[email protected]

José Pinto Junior

Política2

PARTIDOS... PARTIDOSOs políticos cavam as próprias covas quando se omitem acerca das regras eleito-

rais; quando enfraquecem os partidos. Assistimos neste pós-carnaval um desfile depolíticos saindo no bloco do “eu sozinho”. Individualmente escolhendo avenidasalheias as cores do seu bloco partidário. É cada um por si.

Vejamos alguns enredos, quer dizer, partidos. O PSB, da ex-governadora Wilma deFaria, poderá ter Cláudio Porpino e Wagner Araújo aderindo ao PV, de Micarla deSouza. Mas não é só isso. Na Câmara, o PSB tem gente na oposição, na situação e in-dependente. Melhor seria romper o cordão partidário e todos irem para a pipoca, ouseja, libera geral. Abaixo as amarras da coerência partidária! Wilma de Faria deve es-tar cantando o sucesso de Cazuza: “Meu partido é um coração partido...”.

O PR, do deputado federal João Maia, fez dois deputados estaduais na AssembléiaLegislativa do Rio Grande do Norte: Vivaldo Costa e Gustavo Soares. O primeiro é opapa do Seridó e governista de carteirinha. Já o filho de Ronaldo Soares quer formarum bloco de oposição junto ao PHS de Fábio Dantas.

O presidente do PMDB, Henrique Alves, manda os deputados Walter Alves e Her-mano Moraes trabalharem a candidatura do partido para 2012 e, ao mesmo tempo,indica amigos para compor o governo Micarla de Souza, que é candidata a reeleição.Vá entender!

Há no Congresso Nacional uma movimentação para se fazer uma reforma políti-ca. Mas, ainda é cedo para saber se o trabalho será produtivo. Por enquanto, pareceque, o que parte mesmo o coração dos políticos é a derrota nas urnas; a desmoraliza-ção dos partidos, que são partículas que compõem seus projetos pessoais. As agre-miações nunca foram tão divididas. Estão aos pedaços... partidos.

LIMPEZAO seresteiro Luiz Almir diz que alguns políticos querem denegrir a imagem de Natal.

Derrotado nas urnas, o pevista precisa limpar as ruas da capital, pois não cuidar do lixo pre-judica a imagem de qualquer cidade. Almir receberá como gerente da Urbana.

SÁBIAA prefeita Micarla, do PV, quer “recomeçar”. Parece até que é outro governo, que já foi

reeleita. Disse também que quer “aprender com os erros”. Bom, assim será muito sábia embreve.

FÁBIO FARIAE o Rio Grande do Norte terá um membro na comissão que trabalhará a esperada refor-

ma política. Trata-se do parlamentar Fábio Faria. O líder do PMN entra no lugar de Jaqueli-ne Roriz, que foi afastada por ser filmada recebendo dinheiro no mensalão do DEM de Bra-sília.

SEM EMPREGOSO vereador natalense Júlio Protásio tem posição mais firme do que a ex-governadora Wil-

ma de Faria em relação ao apoio dos socialistas Wagner Araújo e Cláudio Porpino aderiremao micarlismo. O edil defende a suspensão dos quadros partidários.

[email protected]

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - segunda-feira

IBERÊ FERREIRAComenta-se que o ex-governador Iberê Ferreira de Souza pode sair do PSB de Wilma de

Faria para o PMDB de Henrique Alves. O que é certo é que deseja voltar a Câmara Federalem 2014.

01) Em Ipanguassu, João Traíra erarespeitado como “médico”, (garrafa-das) curador de pessoas e animais, e atéconselheiro de políticos, principalmen-te se o “freguês” era acompanhado poruma mulher bonita. Segundo as máslínguas o “Bode João” tinha mais filhosque marimbondos exu. O vice-prefeitoJoão Ximenes, tinha esposa vistosa,loura de longos cabelos, e logo o “sabetudo” botou os olhos em cima de Be-bel. Os adversários começaram o disse-me-disse. João Ximenes coçando a tes-ta, quis saber: “Compadre, tão falandode Bebel minha “mulé”! O que vocêdiz disso?”. “Compadre Ximenes, exis-te um fenômeno chamado apofenia,que segundo a crença, o freguês vê oque quer. Exemplo: um palito de fósfo-ro aceso atirado dentro de uma xícarade café, forma uma nata, e os viciadosem jogo do bicho, logo vêem um for-mato de uma borboleta, um touro, etc.Aí eles arriscam na sorte”. E conti-nuou, de forma apologética: “O estudoda apofenia é assim; às vezes, só pracontrariar, mostra “chifre em cabeça decavalo. Não ligue para o que dizem. Daminha parte, eu acredito na honestida-de de Bebel”. Até aí, a apofenia ajudoua contornar a boa fé do marido.

02) Caubi Barroca, estrela do seutempo no bairro das Rocas, Natal, eramesa cativa juntamente com “seu”

Barra, companheiro inseparável nasvesperais do Central Futebol Clube. Pa-letó lascado atrás, no bolso interno umvidro de perfume “francês”, enfeixavao seu glamour. Uma moça com admi-ração e deboche, sublinhou: “Oraquem vejo, o galã Caubi Barroca, numluxo só...”. Caubi, irreverente, emen-dou: “E como!!”. “Como o quê?”, as-sustou-se a jovem. “E como eu gosto deestar assim. Você não deixou eu termi-nar a frase”, falou o boêmio. A moçasorriu amarelo, e insistiu: “Você é bemenxuto. Qual a sua idade?”. Caubi, quejá passava dos setenta, sem sair dos trin-ta e dois, memorizou: “Sou do tempoem que as moças levavam leques para ocinema, e lá abanavam também os na-morados. Vi muito sua mãe fazendo is-so, enquanto recebia caricia na barrigui-nha. Eu acho até que você estava pordentro”. A moça arrebitada, engrossoua parada: “Você está insinuando que euposso ser sua filha?”. “Êpa!”, disseCaubi. “Não sei se deu tempo pra tan-to, pois já tenho herdeiros demais...”.

03) Na velha rua 16, hoje AntônioBasílio, Natal, residia o velho JoaquimCarlos. Pelo fato de vender cal, areia, ti-jolos, etc., viu seu nome abreviado para“Joaquim Cal”. Tinha 4 filhas, ficandodifícil se dizer qual a mais bonita. Emtermos de idade, era uma escadinha apartir dos 15 anos. A rapaziada vivia

“curruchiando” as meninas. Joaquimvacilou, e as meninas emprenharam si-multaneamente. Uns diziam ser obrade marujos, outros falavam ser coisasde soldados do 16° RI. As barrigas cres-ciam e nada de aparecer o autor da cria-ção. Com amigos, Joaquim comentoucom desgosto: “Quando se pensa que amissão terminou, lá vou eu começar denovo! Hajam netos para criar, só nãotem pai para ajudar. Abreviaram o meunome e os dias de vida...”.

04) A Câmara de Assu estava sendoconvocada em regime de urgência ur-gentíssima. Assunto de interesse doexecutivo. O vereador Domício – opo-sição – não tinha o menor interesse naquestão, e logo tratou de entornar o cal-do. Aproveitando “a parceria do intesti-no”, o edil começou a emitir flatos hor-ríveis, contaminando o ar do plenário.Como o interesse maior da oposiçãoera que não houvesse sessão, Domíciopediu a palavra em meio a explanação.“Senhor Presidente”, disse o vereador,“quero dizer, que diante de tanto sus-pense nesta Casa, vazou...”. Pausa.“Vazou o quê senhor vereador?”, per-guntou o presidente. Domício, justifi-cou: “Vazou uma enorme dose de,com licença da palavra, matéria fecal,que nos sufoca, e por isso, eu pediriaque a sala fosse evacuada! Suspendama sessão, em nome da saúde pública”

ValérioMesquita

[email protected]

VicenteVitoriano

RÔMULO ESTÂNRLEYINTERINO

O movimento dos quadrinhos poti-guares vem crescendo de forma consi-derável, graças ao empenho e obstina-ção dos amantes locais da nona arte. ODepartamento de Artes da UFRNapresenta-se como um espaço de dis-cussão e articulação de alguns grupospara fomentação das histórias em qua-drinhos no Estado – e por que não di-zer no mundo! É de lá que está se reve-lando novos talentos, com futuro pro-missor na área, caso do quadrinistaMarcos Guerra, que no último dia 11,no Teatro de Cultura Popular “ChicoDaniel” (TCP/FJA), lançou indivi-dualmente duas edições – com tiragemde 350 unidades cada uma – da webco-mics (revistas em quadrinhos on line)do selo K-ótica, no Projeto 1ª Edição.Trata-se de uma nova modalidade dearte seqüencial, que utiliza a internetcomo suporte. A K-ótica já tem umano de vida e cerca de 200 páginas depublicações inéditas. A noite de festivi-dades contou com a apresentação dosartistas circenses Louise Branco e Se-bástian Fripp e encerramento com o

Grupo Vocal “Propagamus”.Mesmo estando na era virtual, a im-

pressão gráfica das obras continua sen-do o grande prazer de qualquer quadri-nista que se preze. Há os que prefiram“pegar”, “sentir” o papel ao invés deapenas ficar contemplando as páginasnuma tela de computador. Além domais, a publicação em papel irá atingiroutro público, avesso a internet. Por is-so, a K-Ótica estreou na versão tradicio-nal, após oito edições digitais publica-das no portal cultural “Revista Cator-ze”. O lançamento fez parte do selo“Projeto 1ª Edição”, idealizado peloprofessor Luiz Elson e apoiado pelaFundação José Augusto (gestão Crispi-niano Neto, é bom ressaltar!). Elson éum velho conhecido do movimento dequadrinhos potiguar, uma vez que inte-gra o Grupehq, o primeiro grupo a dis-cutir e produzir quadrinhos no RN, a partir da década de 1970.

Abordando uma temática diversa,como ficção científica, fábulas moder-nas, horror histórico, humor, entre ou-tros, a materialização das webcomicspotiguares dá início com uma série so-bre o “Homem da Ilha de Lixo”, umavisão pós-apocalíptica da humanidade,

em que um novo ser surge sobre o querestou da civilização. Essa figura douniverso fantástico parte em busca daorigem dos sons e da vida, uma narrati-va repleta de referências filosóficas, cos-mológicas, biológicas e até religiosas. Ovisual caprichado e sofisticado das his-tórias ganha força com roteiros bemelaborados e criativos. Além das revis-tas, camisetas e desenhos originais tam-bém foram expostos à venda, na oca-sião do lançamento.

Adotando o processo de produçãocoletivo-voluntária, a K-Ótica reúnecerca de vint e colaboradores e cincoeditores que administram o conteúdo.Graduado em Artes Plásticas (UFRN),Marcos Guerra informa que o projetotem mais de um ano no ar e está publi-cando uma compilação impressa, re-vista e ampliada, das principais sériesque se encontram on-line. A parceriacom o site cultural começou a tomarcorpo a partir da publicação da reporta-gem em quadrinhos “O que vai ser der-rubado com o Machadão”, com rotei-ro de Beto Leite e desenhos de MarcosGuerra. Nos planos da turma da K-Ótica também está a criação de uma es-cola de arte seqüencial em Natal.

FRUTICAS DOS BONS TEMPOS

A NOVA SAFRA DO QUADRINHO POTIGUAR

CULTURANos dias 26 e 27 deste mês, acontece em Passa e Fica, o 2º Festival de Cultura. O evento

agregará os vários grupos culturais do município.

SÃO GONÇALO DO AMARANTEO padre Antônio Murilo de Paiva, que é amigo do prefeito Jaime Calado (PR) e do depu-

tado Poti Júnior (PMDB), poderá abençoar a aliança entre os dois líderes políticos da terrados Mártires.

JOGANDO A TOALHAO fato de a prefeita Micarla de Sousa chamar a sua irmã Rosy de Sousa, para ser secretária

da Mulher, pode significar que jogou a toalha no que diz respeito ao convencimento do depu-tado federal Paulo Wagner vir a renunciar o mandato para que Rosy vá morar em Brasília.

SECRETARIADO DE MAURÍCIONesta segunda-feira (14), o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques dos Santos (PDT)

deverá anunciar a reforma no secretariado. Haverá danças das cadeiras e extinção de secreta-rias. O portal www.potiguarnoticias.cobrirá</A< a>> a o pronunciamento do chefe do exe-cutivo na Câmara Municipal.

Potiguar 2:2.qxd 11/3/2011 17:33 Page 2

Page 3: Potiguar Notícias - Edição 363

Fábio Faria

O deputado Fábio Fa-

ria (PMN) foi indicado

para substituir Jaqueline

Roriz, na Comissão de

Reforma Política da Câ-

mara. Jaqueline foi desti-

tuída da comissão, em de-

corrência de um vídeo em

que aparece recebendo

pacotes de dinheiro.

Fábio Faria 2Ao dar a notícia, o jor-

nal O Globo assinala que

Fábio tem fama de galã e

que esteve no centro de

um dos principais escân-

dalos da Câmara - o da

distribuição de passagens

aéreas.

“Gato”Do blog de Robson Pi-

res, o Xerife: “A prefeitu-

ra municipal de Lajes Pin-

tada chegou ao cúmulo

lançando o “Bloco do Ga-

to” durante o carnaval

que passou.

Durante os festivos mo-

mescos da cidade, a Co-

sern suspende o forneci-

mento de energia elétrica

da estrutura disponibili-

zada pelo poder público

alegando irregularidade.

A prefeitura usou o famo-

so “gato”.

Como resultado disso

tudo sobrou uma sonora

vaia para a prefeitura que

chegou aos ouvidos do

prefeito Dr. Fábio, que es-

tava ausente da cidade”

DenúnciaSegundo o Sindicato

dos Jornalistas do RN, o

ex-deputado Wober Jú-

nior (PPS) vem cometen-

do uma série de irregula-

ridades em sua empresa –

Rádio Baixa Verde AM.

A forma desleal como o

deputado Wober Júnior

vem tratando seus traba-

lhadores é antiga e já ha-

via gerado denúncias por

parte do Sindicato dos

Radialistas. Agora o pro-

blema volta à tona. O

atual presidente do Sindi-

cato dos Radialistas, Jail-

son Gomes, recebeu in-

formações de que, até

mesmo o 13º dos traba-

lhadores está atrasado e

os salários não foram re-

passados desde o mês de

novembro.

Denúncia 2 Essas irregularidades

se somam ao repasse das

mensalidades sindicais,

reajustes acordados em

Convenção Coletiva e ou-

tros benefícios que não

chegam aos trabalhadores

da Rádio Baixa Verde

AM. Agora, os próprios

trabalhadores não conse-

guem mais esconder a in-

satisfação com o rumo

que a coisa tomou.

DEM com FafáCom a ida de Carlos

Augusto Rosado (DEM),

atual presidente do parti-

do em Mossoró, para o

comando estadual, o car-

go ficará vago em Mosso-

ró e no maior reduto elei-

toral do partido no Rio

Grande do Norte. O

DEM mossoroense ficará

com o grupo da prefeita

Fafá Rosado.

Carnaval do Rôdo

Com o sucesso do “Blo-

co do Rôdo”, o vereador

Eduardo Santos (PMN)

anuncia que distribuirá os

alimentos trocados por

abadás para as famílias

carentes de Macaíba. O

bloco saiu na sexta-feira,

dia 4, e contagiou o públi-

co estimado em 10 mil

pessoas. Foram seis trio-

elétricos e um paredão,

além de três bandas. A

população elogiou.

Política3

[email protected]

DaRedação

internet

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - segunda-feira

arquivo pn

Secretariado de Micarla tem “dança dascadeiras”, adversários e surpresas

GesTÃo em ÓrbITa

CEFAS CARVALHOMais mudanças no secre-

tariado da prefeita de Natal,Micarla de Sousa. Nadamenos que 17 novos secre-tários. Na verdade, “novos”não é o termo. Micarla fezuma espécie de “dança dascadeiras” na máquina ad-ministrativa.

Bosco Afonso, que estavana Urbana, foi para a Se-murb. Roberto Lima, daAdministração para a Fun-carte. A irmã Rosy de Sou-sa, que já foi secretária deAção Social, agora está naSecretaria da Mulher.

A prefeita-borboleta con-vocou a primeira reuniãocom a nova equipe de auxi-liares para a quinta-feira,10, no Palácio Felipe Cama-rão. Na ocasião, apresentou“o novo modelo de funcio-namento administrativo dagestão por resultados” e“gestão em órbita”. Ou se-ja, o jeito de Micarla de em-balar o nada com palavraspomposas.

Chamou a atenção na lis-ta a presença de dois “wil-mistas” de carteirinha, filia-dos ao PSB: Wagner Araújoe Claudio Porpino (veja ma-téria sobre o tema abaixo).

A presença dos dois foicriticada por Wilma, quedepois retroagiu e depoisvoltou a se indignar.

No mundo político, co-mentava-se, até a noite dasexta-feira dia 11, que Wil-ma tentaria dissuadir Cláu-dio e Wagner.

Se conseguir, Micarlapassará por mais uma hu-milhação política (e terá

Cláudio e Wagner “traem”PSB e se aliam a Micarla

problemas

O anúncio da participa-ção de Vagner Araújo eCláudio Porpino, membrosdo PSB, na gestão da prefei-ta de Natal, Micarla de Sou-sa (PV), desagradou às lide-ranças do partido. A ex-go-vernadora Wilma de Faria,presidente estadual da le-genda, advertiu, em entre-vista ao Diário de Natal,que eles terão que se licen-ciar da sigla.

Já o líder da agremiaçãona Câmara Municipal deNatal, vereador Júlio Protá-sio, vai solicitar a suspensãoda filiação dos dois novossecretários, que, até o fecha-mento desta edição, não ha-viam formalizado o pedido.

Wilma de Faria enfatizouque o PSB é um partido deoposição à prefeita. Apesarde negar ter qualquer pro-blema de cunho pessoal

com a gestora, a pessebistadescartou a possibilidade deaderir à gestão de Micarla.

Segundo ela, existemmuitas divergências políti-cas e administrativas entreseu partido e o PV.

“O PSB não indicou nin-guém para essa gestão.Quem (do partido) resolverparticipar vai ter que se li-cenciar. Nós somos da opo-sição”, reforçou.

A resposta foi imediata.Entre o cargo e a legenda, oprimeiro ganhou com folga.Vagner Araújo ocupará ocargo de secretário munici-pal de Gestão de Pessoas,Logística e ModernizaçãoOrganizacional.

Cláudio Porpino vai paraa Secretaria Municipal deServiços Urbanos. Ambosanunciaram que vão se li-cenciar do PSB.

Micarla de Sousa

Canindé soares

Luiz Almir (Urbana)

arquivo pn

Cláudio Porpino (Semsur)

Canindé soares

que encontrar dois secretá-rios para as pastas). Senão, ahumilhada será Wilma.

SECRETARIADO

Segue a lista dos “novos”secretários.

SME - Secretaria Muni-cipal de Educação

José Walter Fonseca –

Segelm - Secretaria Mu-nicipal de Gestão de Pes-soas, Logística e Moderni-zação Organizacional

Vagner Araújo

NatalPrev - Instituto dePrevidência Social dos Ser-vidores do Município deNatal

Sílvio Eugênio.

Secretaria de Gestão Es-tratégica e Ouvidoria – SE-GEO

Carlos Von Sosten

Serig – Secretaria de Re-lações Institucionais e Go-vernança Solidária

Sergio Pinheiro

Secretaria Executiva doGabinete Civil

Rivaldo Fernandes Semurb – Secretaria Mu-

nicipal de Meio Ambientee Urbanismo

João Bosco Afonso

Semsur – Secretaria Mu-nicipal de Serviços Urba-nos

Cláudio Porpino.

Semopi - Secretaria Mu-nicipal de Obras Públicas eInfra-Estrutura

Dâmocles Pantaleão Lo-pes Trinta

Semob – Secretaria Mu-nicipal de Mobilidade Ur-bana.

Ana Elizabete Thé Boni-fácio Freire

Seharpe - Secretaria Mu-nicipal de Habitação, Re-gularização Fundiária eProjetos Estruturantes

Paulo Roberto MenezesJunior

Urbana - Companhia deServiços Urbanos de Natal

Luiz Almir

Semul - Secretaria daMulher

Rosy de Sousa

Semdes – Secretaria deMunicipal de Defesa Social

Carlos Antônio PaivaFuncarte - Fundação de

Cultura Capitania das Ar-tes

Roberto Lima

Secopa - Secretaria Mu-nicipal da Juventude, Es-porte, Lazer e Copa doMundo da FIFA 2014

Rodrigo Sinta (Copa) José Vanildo (Esporte)

OLIVEIRA WANDERLEYO deputado Vivaldo

Costa (PR) descarta qual-quer possibilidade de o PRna Assembléia participarde um bloco partidárioque a maioria não seja go-vernista.

“Eu sou governista decarteirinha e não vou par-ticipar de um bloco parti-dário que tem maioria daoposição”, disse Vivaldoao blog.

O PR conta com doisdeputados na Assembléia:Vivaldo e George Soares.Vivaldo é governista eGeorge integra a bancadada oposição.

O desejo de George eraformar um bloco partidá-rio com o PHS, que temum representante na AL, odeputado Fábio Dantas.

O bloco teria dois depu-

tados da oposição – Geor-ge e Fábio – e um gover-nista – Vivaldo. Só que Vi-valdo não aceita essa enge-nharia.

“Só aceito se o bloco ti-ver maioria governista”,diz Vivaldo. Como Vival-do e George estão em posi-ções políticas antagônicas,o PR não vai fazer parte debloco partidário e ficarásem direito a voto no Colé-gio de Líderes.

REPRESENTAÇÃOPara ter direito a voto

no Colégio de Líderes opartido ou bloco partidá-rio precisa contar com trêsou mais representantes.Com isso, apenas PMDB,PMN, PSB e o bloco parti-dário formado peloPTB/PV/PSDB poderãovotar no Colégio de Líde-res.

Impasse impede PR deentrar em bloco na AL

queda de braço

potiguar 3:2.qxd 11/3/2011 17:32 page 2

Page 4: Potiguar Notícias - Edição 363

4

Estado

entrevista com pedro lisboa (pepeu), prefeito de passa e fica

“Temos o objetivo de melhorar o município e, na hora certa, vamos procurar o GovernoPrefeito de Passa e Fica

desde 2009, depois de já tersido prefeito em outra oca-sião, Pedro Lisboa, mais co-nhecido como Pepeu, já foipresidente da Caern, é umlíder regional e um dos polí-ticos mais respeitados doEstado. Em entrevista aojornalista José Pinto Ju-nior, pepeu falou sobre polí-tica, problemas do municí-pio e expectativas. Confira:

Qual o maior desafio dasua atual gestão como pre-feito?

O principal desafio é con-ciliar um planejamento es-tratégico com a defasagemfinanceira, que é o grandeproblema do município. Noque diz respeito à transfe-rência de recursos, devidoàs prioridades existentes nosmunicípios, é sempre dificiladministrar.

A área da saúde é umadelas, que necessita de res-postas imediatas. A nível deBrasília ainda não se temaprovação da emenda 29,

que definirá os limites dedespesas dos entes federa-dos, onde se saberá o que éde direito a se receber e oque é obrigação a se fazer,Hoje nós temos direitos quesão totalmente colocados àmercê da legalidade e as res-ponsabilidades impõem àsgestões municipais o ônusda responsabilidade.

Qual a estratégia do se-nhor com relação ao Go-verno do Estado?

Temos que ter pensamen-to republicano, uma vez quesomos entes federados, e fa-to de cada um ser de umpartido diferente que vaiafetar na gestão, visto que agovernadora Rosalba Ciarli-ni ainda está trabalhandopara traçar suas metas eajustar os erros, e os resulta-dos esperados são os melho-res possíveis. A Prefeiturade Passa e Fica só tem comoobjetivo trazer melhoria pa-ra o nosso povo e nossas co-munidades. Para isso, nahora certa, vamos procurar

tranquilidade

Carnaval de Apodi:segurança e sucesso

Alegria, irreverência,descontração e muita paz.Estas foram as marcas dosquatro dias do tradicionalcarnaval do município deApodi no Médio Oeste doRio Grande do Norte,promovido pela PrefeituraMunicipal.

Toda noite cerca de 40mil pessoas brincaram nosarrastões e no Corredor daFolia, localizado às mar-gens da Lagoa do Apodi.Segundo dados fornecidospela Policia Militar e Poli-cia Civil, o carnaval deApodi edição de 2011 foiconsiderado o maior e

mais calmo dos últimostempos.

Durante o dia os foliõesparticipavam da festa demomo em clubes da cida-de, como o da AssociaçãoAtlética Banco do Brasil,Clube Recreativo ÁguaCristalina, Balneário daLagoa do Apodi, Barra-gem de Santa Cruz e ou-tros clubes localizados nascomunidades rurais daChapada e Vale do Apodi.No final da tarde o trioelétrico arrastava umagrande multidão para oCalçadão da Lagoa doApodi.

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - segunda-feira

esporte e saúde

Cepe terá campeonatos defutebol master e novos

O Clube dos Emprega-dos da Petrobras (CEPE)de Natal realizou eventona sexta, dia 11, para di-vulgar programação es-portiva e homenagear al-guns ex-diretores do clu-be (esporte).

Diversos campeonatosde futebol são disputa-dos na categoria Novos(a partir dos 16 anos) eMáster (a partir dos 40anos). Este ano, em co-memoração aos 30 anosdo clube, irá se realizarpela primeira vez o cam-peonato “50 nos 30”,

que é para sócios a partirdos 50 anos. Investimen-to sério e eficiente emsaúde e esporte.

ielmo marinho

Cooperativa homenageiaprefeito de município

Os associados da Co -operativa de Produtoresde Confecção de IelmoMarinho (COOPECIM)receberam a visita no pre-feito Germano Patriota.Na ocasião, os cooperadosprestaram uma homena-gem a Germano, que cari-nhosamente, é chamadode o “prefeito amigo”.

De acordo com Célia daSilva, presidente da coo-perativa, a prefeitura deIelmo Marinho é a princi-pal parceira da instituição.“Chegamos ao final demais um ano com avan-ços, graças à ajuda da pre-

feitura. Esse é um mo-mento de agradecer”, dis-se.

A COOPECIM foi cria-do em 2006. Desde suacriação, funciona numamplo galpão equipadocom máquinas e equipa-mentos que servem para aprodução de roupas quesão comercializadas emlojas nos grandes centroscomerciais.

A cooperativa mantêmcinqüenta cooperados, en-tre fixos e rotativos, e con-feccionam uma média de10 mil peças de roupa pormês.

Prefeito Pepeu, de Passa e Fica, na redaçªo do PN

andressa vieira

o Governo do Estado, comotem de ser.

Em relação ao GovernoFederal, há projetos parabeneficiar ou destinar re-cursos para o município dePassa e Fica?

Nós vamos tentar fazer li-berar o Pró-Infância, uma

creche moderna e atualiza-da, com estrutura para aten-der nossas crianças, conce-dido através de projeto peloMinistério de Educação,muito bem concebido.

Recebemos dois transpor-tes escolares, cujo dinheirojá está na conta, um médio e

um grande, que enriqueceránossa frota, além de 4 oni-bus e tratores, 3 ambulân-cias, 1 van, 8 motos paraatendimentos, 1 gol, 1 fiatuno, 1 F4000, 1 Kombi, 1Prisma, além de um projetode casas populares nas zo-nas rural e urbana.

Também existe uma soli-citação de encaminhamentode um projeto básico de sa-neamento em fase de con-clusão, contando com 95%do saneamento concluído.Conseguimos pavimentardesde o ano passado, 23ruas, além do acesso ao Mi-rante, em parceria com oGoverno do Estado e tam-bém o acesso ao parque eco-lógico da Pedra da Boca.

Existe uma política foca-da no turismo no municí-pio, já que parece existirum potencial?

Estamos fazendo um mo-delo de gestão compartilha-do para divulgar o turismoregional em parceria com aSecretaria Estadual de Tu-

rismo, como a Casa do Ar-tesão, acesso à Pedra da Bo-ca, o Mirante...

Trabalhamos em parceriacom o Governo da Paraíbatambém, já que o municípioé próximo do estado vizi-nho, e inclusive estamos pa-vimentando até a divisa doEstado.

Como acredita que suagestão será lembrada?

Quero que lembrem demim como pessoa humanae receptiva, sempre comuma gestão pronta a recep-cionar as pessoas que nosprocuram. Atingindo reco-nhecimento da população,principalmente no apoio so-cial e à saúde.

O Festival de Cultura éuma mostra muito impor-tante. Além de tudo, o povo,dando ênfase a este legado,estamos fomentando todo oapoio institucional, e con-tando com ajuda de diversaspessoas envolvidas nesteevento. A cultura resgata aalma do povo.

Valcimar Meira

Potiguar 4:2.qxd 11/3/2011 17:31 Page 2

Page 5: Potiguar Notícias - Edição 363

5

Economia

[email protected]

João Bezerra de MedeirosUm milhão de empreendedores formalizados Fevereiro foi um mês positivamente atípico para o programa de registro do Empreen-

dedor Individual. Foram 2.713 formalizações a cada 24 horas, média acima dos demaismeses. Nestes pouco mais de dois meses de 2011, já são 157.593 de inscrições. No total,desde que entrou em vigor, o programa conta com 973.608 profissionais. A expectativa échegar a um milhão de empreendedores formalizados antes do fim do mês. O Empreen-dedor Individual foi criado pela Lei Complementar 128/08, para permitir a formaliza-ção de trabalhadores autônomos, como pipoqueiro, manicure, jardineiro, borracheiro,pintor de parede, artesão e mágico. Eles contribuem mensalmente com 11% sobre o salá-rio mínimo para o INSS, acrescido de mais R$ 1, se forem da indústria ou comércio, eR$ 5, se atuarem na área de serviços. A meta estipulada pelo Sebrae é formalizar esteano 500 mil profissionais. Além do Sebrae, o programa envolve os ministérios da Fazen-da, Previdência Social e do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exte-rior. A iniciativa, sem dúvida, é de grande importância para os empreendedores autôno-mos que começam a enxergar que pagar imposto também pode ter seu lado bom.

BISCOITO DA SORTE

“A fraternidade e a vida no planeta. A criação geme como em dores de parto” Tema e lema da Campanha da Fraternidade 2011

Colaboração: Rodrigo Freire

rn empreendedor

Maria Melânia e Espaço Mizon:fruto de determimação

ANDRESSA VIEIRAFilha da dona de um ate-

liê, a natalense Maria Melâ-nia Soares Batista, proprietá-ria da Espaço Mizon, nãohesita em dizer que sua mãefoi a grande inspiração nahora de, aos 41 anos, mudaro rumo profissional e arris-car um futuro no mundo damoda.

“Cresci dentro de um ate-liê”, ela conta ao narrar apaixão e dedicação da mãepela área. Ainda assim, ostecidos, cortes e costuras nãoforam a primeira opção deMaria Melânia.

Graduada em Turismo,ela trabalhava na área atéque, após dezesseis anos dasua segunda experiência dematernidade, viu-se grávidanovamente e, daí, a necessi-dade de abandonar o empre-go para cuidar da família.

“Eu estava em uma cida-de estranha, morava emCuiabá, pois meu marido(José Edson Soares da Silva)é militar, e ainda estava grá-vida, então tive que largar aárea de Turismo”, ela expli-ca.

Um ano mais tarde, MariaMelânia dá à luz a quartacriança da família, impossi-bilitando ainda mais o seutrabalho.

Somente quando voltouao Rio Grande do Norte,com as filhas mais novasum pouco mais crescidas,ela recomeçou a busca poruma ocupação profissional.

“Vim comprar um pre-sente nesse shopping - ReisMagos, na Avenida MariaLacerda, Nova Parnami-rim, onde a Espaço Mizonestá localizada - e achei o

Novas energias O Rio Grande do Norte vê se materializar a exploração da energia eólica. Existe

uma projeção que com a instalação dos parques eólicos previstos, o estado venha ater a maior concentração de parques eólicos da América Latina até 2013. O governodiz que os investimentos previstos são de R$ 8 bilhões e a governadora Rosalba Ciar-lini já começou a reivindicar, junto ao Governo Federal, um Centro de Tecnologiapara capacitar a mão de obra especializada para atender o setor.

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - segunda-feira

Receita fala aos empresáriosA Associação Comercial e Empresarial do Rio Grande do Norte realiza em sua

sede, à Avenida Duque de Caxias, na Ribeira, 191, Natal, um encontro da classe em-presarial com o delegado da Receita Federal no estado, Marco Aurélio de OlivieraBarbosa. O delegado falará sobre Refiz IV. Será nesta terça. 15, às 18h.

Primeiro presidenteMilitao Chaves foi fundador e primeiro presidente (1949/1951) da Federação do

Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN – Fecomercio. Falecido em 1984, teveseu centenário de nascimento lembrado pelo atual presidente da entidade MarceloQueiroz, na última quinta-feira, 10. Nascido em Pau dos Ferros, Militão tambémajudou a fundar a Clínica Heitor Carrilho e a Apae no estado. Como empresário,atuou nos ramos de concessionárias, posto de combustíveis e eletrodomésticos.

Marketing cor de rosa Uma aeronave cor de rosa cruzará o céu do Brasil. É a Azul Linhas Aéreas Brasilei-

rasmobilizando e chamando a atenção das mulheres para o combate ao câncer de ma-ma.O avião está sendo adquirido à ATR, fabricante franco-italiana de aviões turboéli-ce, e voará pelas cidades de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presi-dente Prudente e Marília. A Azul realizará ainda, durante uma semana, iniciativas deorientação sobre os procedimentos do autoexame e da identificação do câncer de ma-ma nos aeroportos brasileiros onde os ATR operam. A ação tem apoio da Femama(Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).

Maria Melânia, proprietária do Espaço Mizon

foto: AndressA vieirA

espaço promissor e idealpara se montar um negócio.Então vi a loja, já com o no-me Espaço Mizon, à venda.Foi tudo muito rápido, nofim de semana, já havíamosfechado o negócio e ummês mais tarde a loja estavaem funcionamento”, elaconta.

O ditado “Filho de peixe,peixinho é” aplica-se perfei-tamente na família Soares.“Está no sangue”, afirma aproprietária, ao mencionarque uma das irmãs é estilis-ta e também tem um ateliêem Boa Vista, Roraima.

O grande apoio para oempreendimento ela atri-bui aos seus filhos – quatrono total: um filho (RoneyFellipe) e três filhas; e, so-bretudo, ao seu marido. Asfilhas, Camila, MariaEduarda e Mel Ohana, fre-qüentam a loja sempre quepossível. Camila é funcio-nária “voluntária”, comobrinca Maria Melânia. “AMel Ohana é muito estilo-sa. Ela adora moda e dizque vai assumir a loja nomeu lugar”, orgulha-se aempreendedora.

Após sete meses desde oinício do empreendimento,Maria Melânia preza por di-ferenciais para garantir o su-cesso da loja. A Espaço Mi-zon não se restringe a um sóestilo, disponibilizando rou-pas e acessórios desde as pe-didas mais básicas até os gos-tos mais sofisticados. Ela ain-da acrescenta que o clientenão deixa de levar um produ-to por falta de pequenos ajus-tes. “Se possível, fazemos osconsertos na hora da com-pra, prezando pela comodi-dade dos nossos clientes”. Osajustes não são exclusivos pa-ra o estoque da loja, uma vezque a Espaço Mizon tambémfunciona como ateliê. Outroatrativo da loja é a modela-gem. Melânia enfatiza a im-portância de se trabalharcom tamanhos especiais, in-do até o 50 ou acima dele, ge-ralmente, difíceis de encon-trar nas lojas do ramo.

A empreendedora afirmaque o próximo passo é a ex-pansão: “Pretendo tornar aEspaço Mizon uma marcaforte, criar filiais.”

Telefone da loja: 3208-4883.

Ração Animal

Medicamentos veterinários

Ultensílios Agrícolas

Acessórios Pet

Av. Piloto Pereira Tim, 4440 - BR 101Vale do Sol | Parnamirim/RN

Cep: 59140-66084 3272 8125 - 9996 3486

Prevendo inverno Sábado, 19, dia de São José. Data que para o homem do campo foi por muito tem-

po o melhor serviço de meteorologia. É que se chover neste dia, é sinal que o ano seráde bom inverno. Sobre este tema, técnicos da Emparn já se manifestaram e aponta-ram que 2011 será de inverno. É esperar para ver o que dirá São José no seu dia, seconfirma a Emparn ou não.

Potiguar 5:2.qxd 11/3/2011 17:29 Page 2

Page 6: Potiguar Notícias - Edição 363

TecNologia6

netbook

A Dell lançou recente-mente uma nova propostade netbooks, que podem setransformar em tablet aogosto do usuário, rodandocom Windows 7. É inegávelque o novo portátil não te-nha um design arrojado, po-rém ainda carrega a fragili-dade de um tablet. Possuiuma configuração acima deesperado para um netbook, etela sensível ao toque, bate-ria com duração de 1 hora e52 minutos, pesando 1,46Kg.

Para fins ergonômicos depeso do aparelho, fica maisdifícil de utilizá-lo como umTablet, de quase dois quilos.

A grande novidade dessemodelo é a forma com que atela gira, em torno de seupróprio eixo a 180 graus.Durante este movimento gi-

ratório é feito um ajuste au-tomático para que o netbookpasse a funcionar como ta-blet, porém segundo testes, amudança não acontece demaneira espontânea, nota-seque o Windows ainda demo-ra alguns segundos para car-regar.

O que não acontece comSmartphones e iPads.

A sensibilidade do toquena tela ainda é um pouco fa-lha, devido ao istema opera-cional utilizados, e algumaslimitação de navegabilidadeencontradas nos aplicativosdo aparelho, apesar da exis-tência de ícones de fácilacesso.

O software utilizado é oDuoStage, quando o portátilé utilizado como tablet, quemostra alguns programas si-milares aos que já conhece-

mos como Windows MediaPlayerm que passa a se cha-mar MusicStage, e apresentamelhor forma de organiza-ção do conteúdo, e rádiosonline em todo o mundo, asquais são de fácil acesso, as-sim como o VideoStage.

Porém um dos aplicativosque deixa um pouco de dú-vida quanto ao seu uso, é Ci-nemaNow, aonde o usuáriocompra ou aluga vídeos,através do site Best Buy. Nosdias de hoje, com a facilida-de dos downloads é poucoprovável que usuários utili-zarão esse serviço.

E para quem já se libertoudo Internet Explorer comoseu navegador padrão, nãoficará muito satisfeito ao verque este, na versão 8, é oaplicativo de acesso a inter-net utilizado no tablet.

| Naibhy RodRigues

dispositivos

A nova geração dos cartões de memóriaA mudança do perfil

dos usuários de cartões dememória bem como dosaparelhos utilizados, exi-giu que uma nova deman-da chegasse ao mercadopara satisfazer novas ne-cessidades. Surge o cartãoSDHC (Secure DigitalHigh-Capacity) contandocom maior espaço de ar-mazenamento, que vai de4GB até 32 GB.

Possui um sistema cha-mado speed class, que de-fine a taxa de transferên-cia de dados.Definida co-mo dispositivo de veloci-dade Classe 6, apresentataxa mínima de transfe-rência de 6MB por segun-do e a máxima, de 20MBpor segundo. E a taxa deleitura dos mesmo fica na

casa dos 23MB por segun-do.

Este tipo de cartão dememória é ideal para pro-fissionais que trabalhamcom imagens de alta reso-lução e não querem per-der a qualidade das mes-mas, na hora de transferi-las para o PC.Assim comousuários de filmadoras.

Os preços sugeridos pa-ra estes dispositivos sãode: R$ 130, para o modelode 4 GB; R$ 170, para ode 8GB; R$ 360, para aversão com 16GB de ar-mazenamento e, final-mente, R$ 580 para oSDHC de 32GB. Todos oscartões têm garantia vita-lícia, desde que usados deacordo com as normas daKingston.

A Dell inova com um Netbook com função tablet

Dell Ispiron Duo - Netbook e Talbet no mesmo aparelho

VOCÊSAB I A

Atingindo a incrível marcade 10 milhões de unidades

vendidas, o sensor de movi-mentos para o Xbox 360 en-trou para o livro dos recor-des, Guiness Book. Númeroalcançado após 4 meses de

seu lançamento, superando avendagem inclusive do iPad

da Apple. Além disso a Micro-soft revelou que mais de 10milhões de games avulsos

também foram comercializa-dos no mesmo período.

divulgação

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - segunda-feira

internet

Após inúmeras tentativas suicidas Facebook toma providênciasApós casos polêmicos de

usuários que anunciaram narede social que iriam se suici-dar ou coisa parecida, os de-senvolvedores do Facebookimplanta um novo sistemaque permite aos usuários, in-formarem à equipe da rede aexistência de mensagens dessetipo.

Através de uma Central deAjuda, basta informar o nome

do usuário que precisa de aju-da, repassando o link de taismensagens, que é enviadoatravés de um formulário, fi-cando de responsabilidade daequipe do site o acionamentoda polícia.

Tal serviço é resultado dosesforços de uma ONG ingle-sa: Os Samaritanos em con-junto com o Facebook.

Um dos casos recentes de

suicídio aconteceu com Simo-ne Back, de 42 anos, que avi-sou os 1048 amigos que tinhatomado comprimidos para sesuicidar, na altura do natal doano passado, o que gerou al-gumas mensagens com piadase humor negro. Alguns usuá-rios chegaram até “Curtir”. Oque mais tarde se veio a verifi-car que a usuária foi encontra-da morta, em sua casa.

divulgação

divulgação

Potiguar 6:2.qxd 11/3/2011 17:26 Page 2

Page 7: Potiguar Notícias - Edição 363

Cultura7

[email protected] - [email protected]

Cefas Carvalho

Patrícia Lucena

iG São Paulo

Muitas áreas, antes consi-deradas femininas, estãocontando com a presençamasculina, como estética,moda, psicologia, fisiotera-pia, nutrição, enfermagem,magistério. Do outro lado,as mulheres estão se tornan-do cada vez mais presentesem profissões tipicamente dehomens: engenharia, me-dicina e economia. Masserá que ainda há essa di-visão?

Segundo Luiz Edmun-do Rosa, diretor nacionalde educação da Associa-ção Brasileira de Recur-sos Humanos (ABRH),está ocorrendo uma com-binação cada vez maiorde ambos os sexos nas di-versas profissões. “Nãoexiste mais área femininae masculina. As mulherese os homens estão se mis-turando.”

A procura dos homenspor profissões “femininas”vem aumentando gradativa-mente porque as novas gera-ções não fazem essa distin-ção, acredita Rosa. “Eles sãomais abertos. Não tem o queé de homem e o que é demulher.”

Fábio Cabrini, professor ecoordenador pedagógico doCentro Educacional de Pe-dreira – escola de ensino mé-dio técnico que atende ape-nas a crianças e adolescentesdo sexo masculino –, desta-ca que, apesar de trabalharem uma escola apenas parahomens, está cursando peda-

gogia, uma profissão tida co-mo tipicamente feminina,para exercer seu cargo decoordenador.

“As mulheres estão inva-dindo o mercado dos ho-mens e vice-versa. Há umatroca de funções”, afirma.Segundo Cabrini, há umamudança cultural por contada globalização e da força damulher no mercado de tra-balho. Ainda assim, segun-

do ele, há um componentecultural a ser vencido, espe-cialmente pelas mulheres emcargos masculinos. “Chamamais atenção uma mulhertrabalhando em uma minado que um homem comoenfermeiro”, opina.

Toda minoria acaba cha-mando mais atenção. Por is-so, a mudança de áreas entreos sexos pode gerar certopreconceito por parte damaioria. Luiz Edmundo Ro-sa, que se formou em psico-logia, afirma que não sentiunenhum estranhamento pelasua escolha. “Eram 60 pes-

soas na minha sala e apenas12 eram homens. Mesmo as-sim, foi bem tranquilo. Temum período de adaptação,mas normalmente é bem su-perado. A pessoa tem quesaber lidar.”

Cabrini, formado em tec-nologia de matérias e mestreem engenharia elétrica,atualmente é aluno do cursode pedagogia da UnisulVir-tual. “Quase 90% da minha

sala é constituída por mu-lheres. Senti mais dificul-dade no momento de es-tágio, porque todas asprofessoras eram mulhe-res. Mas fui muito bemrecebido e elas até me ad-miravam por eu ter esco-lhido pedagogia.”

Segundo Angela Va-leria, coordenadora daEnModa – Escola deEmpreendedores, namaior parte dos casosnão há mais preconcei-to. “Houve um aumentona procura. Na moda,por exemplo, algumasmarcas preferem que os

modelistas, costureiros eestilistas sejam homens.”

Angela afirma que o nú-mero de homens que pro-curam o curso de modavem crescendo significati-vamente. “Comecei a le-cionar em 2001. Nessaépoca, as turmas não ti-nham nenhum homem. Apartir de 2005, esse núme-ro cresceu. Hoje, 11,8%dos nossos alunos são ho-mens.”

A presença dos ho-mens em áreas como es-tética e costura tambémestá aumentando.

Homens invadem profissões “femininas”

PALESTRANTE

análise musical

ANDERSON FOCATerça de carnaval. A

dualidade de públicos queaproveita o carnaval se di-vide entre aqueles que fi-cam em casa porque nãotem opção que lhes agradeno meio dos paredões deaxé do carnaval de pirangiou do carnaval do forró ele-trônico de Caicó e aquelesque já estão na batalha dafolia desde sexta e aindatem fôlego para mais.

Foi nesse clima que obairro histórico da Ribeirarecebeu a primeira etapa doCircuito Cultural Ribeira,ação coordenada pelo Do-sol e pela Casa da Ribeira,ambos completando dezanos de atividades. E osdois combos de cultura ti-veram a festa que merecem.Mais de 4.000 pessoas cir-cularam na Frei Migueli-nho e puderam presenciarum espetáculo de músicaboa e organização no meiodo carnaval, com Natal seconsolidando como um dospólos mais relevantes docarnaval alternativo doBrasil, se juntando a even-tos como Recbeat em Reci-fe, Encontro da NovaConsciência em CampinaGrande e Psycho Carnivalem Curitiba.

Pontualmente às 16h30,a programação teve iníciocom o Trem Fantasma,banda que tem como pro-prosta interpretar temas demúsica infantil para guriza-da. E a turma mais nova es-tava lá e teve seus 40 minu-

O ex-presidente Lula

já tem palestras agenda-

das em diversos países

do mundo e tem um dos

cachês mais altos entre

os palestrantes. Adivinhe

quem deve estar se mor-

dendo de inveja?

Circuito Cultural Ribeira investe em rock em pleno Carnaval

A SAMBA – Sociedade dos Amigos do Beco da Lamae Adjacências – realiza no dia 14 de março, data dedica-da a Poesia, o I Concurso Poético-Performático da SAM-BA, uma competição literária, inédita no Estado, com oobjetivo de divulgar os poetas da cidade e a oralidade desuas poesias. Assim já institui também o "Troféu Blecau-te", criado por Guaraci Gabriel em homenagem ao poetaEdgar Borges, falecido em 22 de novembro de 1999. Seráno Bardallos, no centro de Natal, a partir das 17h.

DIA DA POESIA...

Os poetas podem concorrer de forma individual ou emdupla e recitar textos de autoria própria. A performancepode ter duração máxima de três minutos para o poetaque concorrer individualmente, e cinco minutos para osque concorrerem em dupla. O texto é livre, assim como te-ma, formato, conteúdo. O artista deve ter liberdade paracriar. A competição terá comissão julgadora – compostade três membros, cujos nomes serão divulgados.

...NO BECO DA LAMA

divulgação

ana Morena tavares

Banda Cabroeira, da Paraíba, foi um dos destaques

tos de diversão. Na sequên-cia a Banda de Choro doBuraco da Catita levou o jábom público presente aodelírio com um show de in-terpretação e musicalidade.

Com a rua da ribeiracompletamente tomada pe-lo público o Rosa de Pedracomeçou a sessão descarre-go num clima de batuques,cantos e poesia. Belo show.O primeiro convidado defora a se apresentar no Cir-cuito Cultural Ribeira foi oCabruera. Quem viu as úl-timas apresentações dogrupo e o show apoteóticoque a banda fez no FestivalDosol 2010 já sabia o queesperar, mas público deshows gratuitos no meio darua é tão eclético que até osmais iniciados soam comonovidade.

A Cabruera pegou a pla-téia de jeito, orquestradapelo excelente front manArthur Pessoa. Foi um dosgrandes momentos da noi-te.

Na sequência, ValériaOliveira levou seu BaileSem Perder o Passo para aprogramação da rua doCircuito Cultural Ribeira.Com repertório totalmentecarnavalesco e com umabanda afiada, fez a festa dequem gosta de frevo e sam-bas tradicionais, demons-trando todo o ecletismo daprogramação. Vimos muitagente com camisa de bandablack metal sacolejando aosom da maior cantora danossa cidade.

O Camarones OrquestraGuitarrística tinha uma dasmissões mais difíceis danoite: tocar rock instru-mental no meio do carna-val e manter o clima de fes-ta. Antes mesmo do showterminar o público já esta-va pedindo bis, as guitarrasestrondaram alto e uma ro-da gigante se formou emfrente ao palco no final doshow. Missão cumprida pa-ra a banda capitaneada pe-las meninas.

arte

Cineclube Mossoró celebra Dia daPoesia com “O carteiro e o poeta”

O Cineclube Mossoró,em homenagem ao dia 14de março Dia Nacional daPoesia, exibe o filme "OCarteiro e o Poeta". Local:Estação das Artes. A exibi-ção será às 17h e contaráainda com a participaçãode poetas e escritores lo-cais. A entrada é franca.

“O Carteiro e o Poeta” éum filme ítalo-inglês de1997, dirigido por MichaelRadford e estrelado porPhillipe Noiret e MassimoTroissi.

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - segunda-feira

Cena do filme “O carteiro e o poeta”: um clássico

divulgação

divulgação

Potiguar 7:2.qxd 11/3/2011 17:28 Page 2

Page 8: Potiguar Notícias - Edição 363

8 Potiguar Notícias | Segunda-feira, 14 de março de 2011

versos

Secretaria de Cultura divulgaprogramação do Dia da Poesia

Está tudo pronto para acomemoração pela pas-sagem do Dia da Poesia, napróxima segunda-feira (14),em Natal. Quem garante é asecretária Extraordinária daCultura, Isaura Rosado.“Esta edição do Dia da Poe-sia homenageia Luís CarlosGuimarães”, observa.

O poeta pode ter econo-

mizado em suas palavras,mas a festa em sua home-nagem esbanja poesia.Começa às 16h, no Teatrode Cultura Popular, com aexecução do Hino do RioGrande do Norte pela Cam-erata Potiguar, regida pelomaestro Paraguai, que con-tará com a voz da sopranoAlzeny Melo.

Em seguida, acontecerá aapresentação do grupo Poe-sias & Flores em Caixas, sobo comando da jornalistaMichelle Ferret. E o pontoalto da festa será o lança-mento de quatro livros, umaclara demonstração da novapolítica editorial da Secre-taria, através da FundaçãoJosé Augusto.

investimento social

Obras importantes e ação eficazda Prefeitura de São Pedro

A Prefeitura de São Pedrovem investindo em diversasobras já neste ano de 2011, aexemplo do que aconteceuno ano passado.

Tudo por determinaçãodo prefeito João de Deus,que vem lutando para me-lhorar a qualidade de vidada população e a infra-estru-rura de São Pedro.

No ano de 2010, obrasimportantes foram concreti-zadas. O prefeito de São Pe-dro, João de Deus, entregou

aos conterrâneos do municí-pio o pórtico da cidade. Opórtico foi uma luta antiga,mas, por questão de ordemburocrática, somente em de-zembro do ano passado foientregue ao municipio.

O investimento não foigrande, mas a cidade ganhaem auto-estima quandoconsegue um equipamento.“O pórtico é uma forma dedesejar que sejam bem vin-dos a São Pedro”, justificouJoão de Deus.

A construção do pórticocustou R$ 55 mil, sendo R$50 mil provenientes do Go-verno Federal e R$ 5 mil, daPrefeitura Municipal.

MAIS OBRASEm 2011, diz o prefeito,

São Pedro ganhará obras di-versas, para beneficio da po-pulação e melhoria estrutu-ral da cidade.

Muitas outras obras serãoinauguradas este ano, ape-sar da crise financeira quevitima os municípios.

ação

Messias Targino: Investimentoem obras de pavimentação

Ações e obras. É assimque a Prefeitura Municipalde Messias Targino, na atu-al administração ShirleyTargino, vem lidando com aestrutura da cidade, atravésde diversas atitudes de recu-peração e de implantação deprédios públicos, ruas e pis-tas.

A Prefeitura de MessiasTargino vem dando con-tinuidade ao trabalho de

serviço de pavimentação aparalelepípedo de diversasruas da cidade.

Diversas ruas do municí-pio já tiveram o trabalhoconcluído e outras inicia-dos. O conjunto OsnildoTargino teve a pavimen-tação da maioria das ruasconcluídas. A única parteque faltava de calçamentoda Rua Arlindo Targino foiconcluída dias atrás.

Já a pavimentação daRua Raimundo Nonato quedá acesso à Rua JoãoTomaz de Almeida teve iní-cio os trabalho de pavimen-tação.

URBANIZAÇÃO"Desde nossa primeira

gestão temos priorizado osserviços de urbanização emelhoramento das viaspúblicas”, destacou a prefei-ta Shirley Targino.

cidadania

Ceará-Mirim terá creche modelopara crianças em tempo integral

O município de Ceará-Mirim foi contemplado coma construção de uma Cre-che/Escola Infantil Pró-In-fância Tipo B, com recursosda ordem de R$1.181.302,71 garantidosatravés de um convênio en-tre a Prefeitura e o GovernoFederal, através do Progra-ma Nacional de Reestrutu-

ração e Aparelhagem da Re-de Escolar Pública de Edu-cação Infantil-Pró-infância.

A creche terá uma áreaconstruída de 1.211.92 m2,cujas obras já foram inicia-das desde o final do ano pas-sado, numa área localizadaao lado da Escola Munici-pal Dr. Júlio Senna no Con-junto Habitacional Luiz Lo-

pes Varela.Através do trabalho e es-

forço da administração doprefeito Antônio Peixoto(PR), Ceará-Mirim foi con-templada pelo Pró-infânciapara a construção da Cre-che/Escola, que virá fortale-cer ainda mais o setor edu-cacional infantil do municí-pio.

Potiguar 8:2.qxd 11/3/2011 17:25 Page 2

Page 9: Potiguar Notícias - Edição 363

Parnamirim

www.potiguarnoticias.com.br

Parnamirim vai

ganhar uma

unidade do Corpo

de Bombeiros

Edição 363 | Parnamirim, 14 de março de 2011 - segunda-feira

CApACITAçãO

Durante cinco dias de fes-ta, o carnaval ferveu em Pi-rangi. Na abertura do even-to, com a presença da bandacearense Garota Safada,mas de 30 mil pessoas foramatrás do trio. A alegria cor-reu solta todos os dias dafesta de Momo, que teve umforte esquema de segurançada Polícia Militar.

Quem caiu na folia mes-mo e estava feliz da vida foio prefeito da cidade Maurí-cio Marques, que entregouas chaves da cidade ao Rei e

Rainha do Carnaval.Na sexta-feira (7), o pre-

feito Maurício Marques fezentrega das chaves da cidadeao Rei Momo Silvano Jef-ferson, 24 anos, e a Rainhado Carnaval, Karol Reis, 22anos, que cuidaram de co-mandar a animação na Pra-ça São Sebastião, iniciandoassim os festejos carnavales-cos momescos.

O prefeito Maurício Mar-ques comentou a realizaçãodo evento, diante do pedidode suspensão feito pelo Mi-

nistério Público, afirmandoque “o carnaval de Pirangijá uma tradição que faz par-te do calendário turístico doRN”. Segundo ele,mesmodiante das dificuldades fi-nanceiras do município,“não havia condições de nóssuspendermos a festa”. “Fi-zemos um carnaval enxuto,sem gastos desnecessários.A compensação veio com apresença marcante do públi-co em todos os dias da fes-ta”, ressaltou. Esse ano oCarnaval de Pirangi teve al-

gumas novidades como obloco “As Poderosas” quesaiu na terça-feira, dia 8, emcomemoração ao Dia Inter-nacional da Mulher. O blo-co teve como mensagem ocombate à violência contrao sexo feminino.

Também fizeram sucessoos blocos Timbu, Burro Elé-trico, Bloco da Saúde, OsLungas, Arrasta Todos, AsVirgens e As Vassourinhas.

Na segunda-feira, o Blocodas Virgens arrastou umamultidão com toda sua irre-

verência na avenida Deputa-do Márcio Marinho. Foliõesde todas as idades participa-ram do desfile das Virgenscaracterizados na versão fe-minina.

Os homens saíram pelasruas da praia com grupos deamigos demonstrando bomhumor e alegria em direçãoda avenida e atraindo aatenção do público, quemarcou a sua presença nascalçadas, camarotes e esta-belecimentos comerciais.

Diante de uma criativida-

de típica do brasileiro, os fo-liões apresentaram uma va-riedade de fantasias, comonoivas, enfermeiras, odalis-cas, super-heróis, entre ou-tras.

Já os mais ousados, dei-xaram a timidez de “lado” eincorporaram personagensatravés de trajes femininosde suas companheiras, mãesou amigas.

No final, a personagem"Garibalda" conquistou o tí-tulo de "Rainha" do desfiledas Virgens.

DURANTE CINCO DIAS

Alegria e muita folia no carnaval de Pirangi

A falta de experiência éum dos maiores entravespara a inserção do jovemno mercado de trabalho. Aqualificação, através decursos profissionalizantes,tem sido uma alternativapara quem tem pressa enão tem condições finan-ceiras para investir em umauniversidade. Neste senti-do, o Serviço Nacional deAprendizagem Comercial(Senac) vem abrindo cursosdestinados aos jovens deParnamirim.

Trata-se do ProgramaSe nac de Gratuidade noRio Grande do Norte, queirá oferecer este ano 2.943vagas gratuitas nos cursosda instituição, à populaçãode baixa renda, um número22% maior que o oferecidono ano passado. As vagasestão distribuídas em 28cursos e contemplam seismunicípios do estado. EmParnamirim são 180 vagas.

Os cursos serão realiza-dos nas diversas áreas em

que o Senac atua, dentreeles, há cursos para Agentede Viagem, Almoxarife,Operador de Telemarketing,Técnico em Enfermagem,Operadora de Caixa, Cozi-nheiro Básico, Frentista, Ca-mareira, Garçon e Guia deTurismo Regional.

De acordo com a diretorado Senac de Parnamirim,Frankleide Cabral, o objeti-vo do programa é “promo-ver a inclusão social pormeio da oferta de cursosgratuitos”. O programa vaiatender a população comrenda familiar mensal de atédois salários mínimos.

O Senac garante que rea-lizou pesquisas e percebeuque havia uma grande ofertade trabalho nestas áreas, po-rém não existiam profissio-nais qualificados, muito me-nos escolas especializadasneste tipo de curso.

Para ser selecionado noPrograma, o candidato pre-cisa, além de ter renda fami-liar per capita de até dois sa-

lários mínimos (até R$1.090), preencher os requisi-tos do índice PSG, que esta-belece uma pontuação parapriorizar o preenchimentodas vagas oferecidas.

Os critérios levam em consi-deração a condição de trabalho

do aluno (empregado, desem-pregado ou candidato a primei-ro emprego); a escolaridade (seé egresso ou está matriculadona educação básica); a quanti-dade de membros da família; e,por fim, se o mesmo já foi bene-ficiado pelo Programa de

Aprendizagem ou por outroprograma gratuito oferecido pe-lo Senac.

Segundo Frankleide Ca-bral, a aprovação no proces-so seletivo obedecerá aos se-guintes critérios: a ordem declassificação no índice PSG,a quantidade de vagas ofere-cidas no curso escolhido pe-lo candidato e a apresenta-ção dos documentos exigi-dos para matrícula.

Os candidatos poderão seinscrever em apenas um cur-so. Estão sendo ofertadoscursos em todas as unidadesdo SENAC no Estado doRN. Pelo site, o candidatoescolhe a unidade onde pre-tende estudar e o curso quedeseja fazer. Para isso, deve-rá atender aos requisitos deacesso conforme consta noedital do Programa, dispono site da instituição.

MERCADO

No último ano do ensinomédio, Gilberto Costa deLima, 17 anos, sonha em

enfermagem. “Mas, para is-so, preciso ter um trabalho,uma fonte de renda, poismeus pais não poderão cus-tear meus estudos sozi-nhos”, diz.

O curso técnico em en-fermagem surgiu comouma oportunidade de Gil-berto entrar na área de saú-de e galgar espaço no mer-cado de trabalho. “Estouna expectativa de ser apro-vado na seleção”, diz o jo-vem que mora no bairroVa le do Sol.

Com 20 anos e nenhumaexperiência profissionalcom provada em carteira,Janaina Oliveira Mirandadeseja entrar no curso deoperadora de caixa.

“Na verdade há empre-gos aqui em Parnamirim,mas as empresas exigemexperiência. Mas, como va-mos ter experiência sem teruma primeira oportunida-de? É por esta razão que euestou aqui tentando fazerum curso”, questiona.

Pág. 4

O Senac desenvolve o programa “Senac de Gratuidade”

Maurício Marques fez a entrega das chaves da cidade

Cursos técnicos abrem portas para o mercado de trabalho

Em todas as noites a presença de uma grande multidão Os blocos contribuíram para fazer a animação do carnaval

Parnamirim Capa:2.qxd 11/3/2011 17:13 Page 2

Page 10: Potiguar Notícias - Edição 363

Parnamirim

[email protected]@potiguarnoticias.com.br

“Queremos acompanhar as cr ianças desde o per íodo fe ta l ,

passando pelo berçár io , pe la pré-escola - em tempo

integra l , a té chegar à un ivers idade” .

Miguel Nicolel is (Centro de Pesquisa de Macaíba)

“O entendimento é que cabe ao PT o dever de re forçar seus quadros e

apresentar a l ternat ivas para a d isputa de 2012, tanto no p le i to

major i tár io a ampl iação nas Câmaras Munic ipa is” .

Vereador Eraldo Paiva (presidente regional do PT)

2

ANdERsON BRUNOcOstA dE ANdRAdE é ovencedor dessa semana daPromoção Navegue noMarina Badauê

O portal potiguarnoticias.com.br está comuma super promoção. cadastre-se e con-corra a uma passeio de barco no MarinaBadauê, com direito a acompanhante.Além disso, você tem direito a um almoçono charmoso restaurante do MarinaBadauê, localizado na praia de Pirangi.

NO PTFalou-se nos meios polí -

tcos durante o carnaval queo ex-prefeito Carlos Eduar-do foi a Brasília comunicar àdireção nacional do PDT odesligamento do partido e oseu ingresso no PT, por ondesairia candidato a prefeitoem 2012. E ainda levariaconsigo o prefeito MaurícioMarques.

PARALISAÇÃOAs obras do complexo da

Cidade da Ciência, em No-va Parnamirim, iniciadas nogoverno passado, foram pa-ralisadas pela administraçãoRosalba Ciarlini. Quandoserão retomadas?

CEMITÉRIOSMário Grácio Ribeiro, ad-

ministrador dos cemitérios,informa que a prefeitura nãocobra nenhuma taxa pelosseguintes serviços: aberturae fechamento de covas e ja-zigos; limpeza dos cemité-rios em geral e sepultamen-to. Já os serviços de retiradade ossos é de responsabilida-de particular.

ENERGIAMoradores do Vale do Sol

reclamam da Cosern decons tantes quedas de ener-gia, o que tem causado re-volta nos consumidores. Ofato estaria ligado a umtransformador com defeito.

LIDERANÇA

O vereador Valério FelipeSantigo, líder da maioria naCâmara, deve enfrentaruma barra pesada nos próxi-mos dias, quando o Legisla-tivo analisará vários vetosdo Executivo a projetos dospróprios vereadores.

BALNEÁRIOMesmo sendo impróprio

para banho, muitas pessoasainda freqüentaram o Bal-neário de Pium durante ocarnaval. Os banhistasnem ligavam para as reco-mendações.

ENCONTROSPara quem acredita em rompimento entre o deputado

Agnelo Alves e o prefeito Maurício Marques: na semanaque antecedeu o carnaval, o deputado esteve por duas vezes,visitando o prefeito em seu gabinete, onde conversaram de-moradamente. À boca pequena fala-se que Agnelo foi tomarconhecimento da reforma administrativa de Maurício.

TERRENOA Câmara Municipal devolveu projeto de lei de autoria do

Poder Executivo que fazia a doação de um terreno que foradesapropriado, em Monte Castelo, para a construção no novoFórum Municipal de Parnamirim. O projeto continha erros.

ARQUIVO/PN

EXPULSÃOO vereador Júlio Protásio

quer a expulsão de CláudioPorpino e Vagner Araújo porestes integrarem o secretaria-do da prefeita Micarla deSouza. Justifica que a orien-tação do partido é para quehaja independência e nãocomprometimento.

NOVO PSBAliás, o diretório muni-

cipal do PSB de Parnami-rim deve passar por umaampla reforma e mudar decomando. Pode inclusiveapoiar a reeleição do pre-feito Maurício Marques.

CARGOSContinua sem definição o

restante dos cargos do Gover-no do Estado em Parnami-rim. Uma verdadeira briga defoice!

CANDIDATAMagali Fernandes, irmã

do ex-vereador FernandoFernandes, é candidata a ve-readora com apoio do irmão.

EXPECTATIVAOs parnamirinenses estão

na expectativa com relaçãoao primeiro pronunciamen-to em defesa dos problemasda cidade, não só dos doisdeputados eleitos por nós,mas, também de todos queaqui obtiveram votos.

PADREO padre Antônio Miguel de-

verá deixar a secretaria adjuntade Educação, mas não se afasta-rá da administração. Vai paraum outro cargo, que deverá serdefinido pelo prefeito MaurícioMarques

PROCOMO vereador Sérgio Andra-

de promete continuar a sualuta que já vem de outrosmandatos em defesa da cria-ção e instalação do ProcomMunicipal de Parnamirim,que muitos benefícios tra-riam à população.

JULGAMENTOSeis governadores enfrentam

processos de cassação no Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE). Agovernadora Rosalba Ciarliniestá entre eles e responde poruso indevido dos meios de co-municação.

OS PROJETOS DE PARNAMIRIMComeça a surgir um movimento da mais alta im-

portância para a cidade, no sentido de se fazer umamobilização de todos os segmentos da cidade parapressionar a governadora Rosalba Ciarlini a dá se-qüência a alguns dos projetos do Governo do Estadoem nossa cidade, alguns deles – e talvez a maioria –com suas obras paralisadas. Outros, ainda não inicia-dos.

São projetos importantes, como: A Via Metropoli-tana (importante malha viária que liga a AvenidaPrudente de Morais a Parnamirim); a obra de cons-trução do complexo da Cidade da Ciência (com-preendendo um Planetário e uma escola profissiona-lizante de Ensino Médio) em Nova Parnamirim; o sa-neamento do Litoral (Pium Cotovelo e Pirangi); aconstrução da nova sede da Ceasa (que seria transfe-rida de Natal para Parnamirim); a construção de umanova estrada (duplicada), ligando Parnamirim ao Li-toral Sul, para evitar os congestionamentos na áreado Maior Cajueiro do Mundo, em Pirangi do Norte.

Também, há necessidade de se dá uma atenção es-pecial ao Hospital Regional Deoclécio Marques; aconclusão das obras da Escola Estadual Santos Du-mont; a solução definitiva para a obra de duplicaçãoda RN-006 (estrada que liga Nova Parnamirim aosconjuntos da Coophab); a construção de uma Unida-de do Corpo de Bombeiros (que ficaria localizada emCajupiranga). Ainda há muitos outros projetos.

Porém, um de grande relevância, é o da criação eimplantação do Campus da UERN em nossa cidade.E não adianta se querer justificar que Parnamirim émuito próxima de Natal (cerca de quilômetros – e is-so poderia facilitar o deslocamento dos estudantes lo-cais para a capital). Ocorre que com os problemas detrânsito o estudante para sair daqui para Natal en-frenta muitos problemas.

Quando se fala nessa mobilização para pressionaro Governo do Estado a alavancar os projetos de inte-resse da cidade, deve ser uma bandeira sem nenhumaconotação partidária. Deve contar com o apoio de to-da a sociedade parnamirinense.

Natal conseguirá ser sede da copa de2014?

Entre e vote no

www.potiguarnoticias.com.br

ENQUETE!

@PortalpnSiga-nos

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - segunda-feira

Page 11: Potiguar Notícias - Edição 363

Parnamirim3

Parnamirim vai ganhar batalhão do Corpo de BombeirosDentro do seu projeto de

expansão, o Corpo deBom beiros do Rio Grandedo Norte pretende cons-truir um novo batalhãoque, de acordo com estu-dos técnicos, deverá ficarsituado em Parnamirim.De acordo com o coman-dante do Corpo de Bom-beiros, coronel Elizeu Lis-boa Dantas, se aprovadapelo Governo do Estado, aLei de Organização Básicado CBMRN irá contem-plar o município com aconstrução e aparelhamen-to de um Batalhão de Bom-beiros que oferecerá os ser-viços de combate a incên-dio, salvamento terrestre ealtura, além do serviço téc-nico de engenharia.

O coronel Elizeu Lis-boa, que é filho de Parna-mirim, já esteve reunidocom o prefeito MaurícioMarques e com o presiden-te da Câmara Municipal,vereador Rosano Taveirada Cunha, que é coronel

reformado da PM. Ele dizreconhecer que a cidadevem crescendo rapidamen-te e conta com uma popu-lação superior a 200 milhabitantes. “Como sou daterra, percebo a necessida-de de darmos respostas

ma is rápidas à população.Nós pretendemos instalaraqui uma unidade do CB”,afirmou o comandante.

De acordo com os dadosdo Núcleo de Análise Esta-tístico (NAE) do CentroIntegrado de Operações,

foram atendidos em Parna-mirim, no ano passado,176 ocorrências, sendo 114somente em Nova Parna-mirim. A unidade maispróxima do município estalocalizada no bairro Tirol,em Natal, há cerca de 35quilômetros de distância.Outro fator a ser levado emconsideração é o aumentodo fluxo de automóveisnas vias e a dificuldade deacesso entre a capital e omunicípio, principalmentenos horários da manhã eno fim da tarde, tornandoelevado o tempo de atendi-mento dos bombeiros.

O prefeito MaurícioMar ques já se dispôs a fa-zer a doação de um terrenopara construção do bata-lhão, que poderia ser Caju-piranga. Esta unidadeaten deria toda a RegiãoMe tropolitana de Natal deforma operacional maiságil, por não enfrentar osconstantes congestiona-mentos no trânsito.

EXPANSÃO

O Corpo de Bombeiros que melhor atende a população

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - segunda-feira

Parnamirinense é campeão de Jiu-Jitsu

ESPORTE

André Luiz da Silva Ba-tista, 27 anos, natural deParnamirim, é bi-campeãoNorte-Nordeste de Jiu-Jit-su na categoria faixa mar-rom-adulto-pesado. O cam - peo nato foi disputado nofinal do ano passado no gi-násio poliesportivo “O Ro-naldão”, em João Pessoa.

O evento denominadoBrasil Norte/Nordeste deJiu-Jitsu Profissional foiorganizado pela FundaçãoCidade Viva. O lema dacompetição foi “Todos jun-tos combateremos esse malem nossa sociedade”.

Segundo André Luiz, oJiu-Jitsu é uma arte mar-cial indicada para homens,mulheres, crianças e ido-sos. Dentre os benefícios,

estão a melhora do condi-cionamento físico, pois éum esporte completo quetrabalha todos grupos mus-culares, além da melhorana capacidade cardiorres-piratória.

“A formação do ser hu-mano proporcionada noJiu-Jitsu é de extrema im-portância, pois o alunoalém do compromisso nostreinos, é também cobradopara com suas famílias eestudos, formando assimcidadãos de atitude, honrae caráter, dentre muitos ou-tros benefícios e valoresque você só descobrirá fre-qüentando ou se matricu-lando em uma academia deJiu-Jitsu”, concluiu AndréLuiz.

Todo dia é a mesmacoisa. O problema de en-garrafamento na Aveni-da Maria Lacerda Mon-tenegro, no trecho entreo condomínio Gua íra ea BR-101 está acima donormal. Carros, motos,caminhões e até os mo-toristas de ônibus recla-maram da lentidão dofluxo na área.

A situação torna-seainda mais crítica nasproximidades do retornoda BR-101, na Av. MariaDolores da Costa, apósa Escola Celm. O moto-rista de ônibus Grimal-do Costa reclama damorosidade do trânsito.“Os mais prejudicadossomos nós do transportecoletivo, que temos umhorário para cumprir eestamos sendo prejudi-cados por esses engarra-famentos. To do dia aquié esse mesmo proble-ma”, reclama.

Apesar de aparente-mente não ter nenhumobstáculo na pista, nemcarros quebrados, bati-dos ou acidentes, o en-garrafamento na área éinevitável. Tudo porconta dos motoristas quevêm na BR-101 terempreferencial para entrarem Nova Parnamirim.Ninguém quer dá opor-tunidade ao outro e aíquem deseja seguir paraParanamirim fica preju-dicado.

TRÂNSITO

Engarrafamentosirritam motoristasna Maria Lacerda

André Luiz, campeão na PB

[email protected]

ClaudinoLeite

PARA REFLETIR Publico nesta edição o texto do imortal da Academia

Norte-rio-gradense de Letras e irmão na fé, Valério Mes-quita, para os intitulado: Para Refletir. “Na Bíblia está es-crito (Gálatas 7:7-8); “Não erreis: Deus não deixa escarne-cer; porque tudo que o homem semear, isso também ceifa-rá. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará acorrupção; mas o que semeia no Espírito ceifará a vidaeterna”. Eis aqui alguns nomes notórios que esqueceram aprática do bem. JOHN LENNON: Alguns anos depois dedar uma entrevista americana, disse: “O cristianismo vaise acabar, vai se encolher, desaprecer. Eu não preciso dis-cutir sobre isso, eu estou certo. Jesus era legal, mas suasdisciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais popu-lares que Jesus Cristo (1966)”. Lennon, depois de ter ditoque os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, re-cebeu cinco tiro de seu próprio fã. TANCREDO NEVES:Na ocasião da campanha presidencial, disse que se tivesse500 votos do seu partido (PDS), nem Deus podia tira-lo dapresidência da República. Os votos ele conseguiu, mas otrono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse. BRIZO-LA: No ano de 1990, quando houve uma outra campanhapresidencial, disse que aceitava até o apoio do demôniopara se tornar presidente. A campanha quando acabou,apontou Collor como presidente e não mostrou Brizolanem em segundo lugar. CAZUZA: Em um show no Cane-cão (Rio de Janeiro), deu um trago em um cigarro de ma-conha, soltou a fumaça para cima e disse: “Deus, essa aí épara você!”. Nem precisa falr em qual situação morreu es-se homem. O CONSTRUTOR DO TITANIC: Na ocasiãoem que foi construído, apontaram-no como o maior naviode passageiros da época. No dia de entra em alto-mar, umarepórter fez a seguinte pergunta para o construtor; “O queo senhor tem a dizer para a imprensa a respeito da segu-rança deste navio? O homem, com um tom irônico, disse:“Minha filha, nem se Deus quiser ele tomba esse navio”.O resultado foi o maior naufrágio de um navio de passa-geiros do mundo. MARIYN MONROE: Foi visitada porBilly Graham durante a apresentação de um show. Ele, umpregador do Evangelho, na época havia sido mandado pe-lo Espírito Santo àquele lugar, para pregar a Marilyn. Po-rém ela, depois de ouvir a mensagem do Evangelho, disse:“Não preciso do seu Jesus”. Uma semana depois foi en-contrada morta em seu apartamento. BOM SCOTT: Ex-vocalista do conjunto AC/DC. Cantava no ano de 1979uma música com a seguinte frase: “Don’t stop me, I’mgoing down all teh way, wow the high way to hell (não meimpeça...Vou seguir o meu caminho até o fim, no auto-es-trada para o inferno). No dia 19 de fevereiro de 1980, BomScott foi encontrado morto, asfixiado pelo próprio vômito.Muitos outros seres importantes também se esqueceramde que a nenhum outro nome foi dada tanta autoridade co-mo a que há no nome de JESUS. Não esqueçamos disso:Muitos morreram, mas somente um ressuscitou: JESUS!”

RETORNORetornaram de uma viagem missionária na cidade de

Cusco, no Peru, os pastores do Templo da Assembleia deDeus em Natal, Israel Caldas Sobrinho, Eliseu MoreiraSilva, Lemuel de Lima e Jairo Kaillo, supervisionando aObra Missionária desenvolvida pelos missionários Levi eAline Rebouças. A visita serviu para participar de umbatismo em águas de 30 novos convertidos.

RESPOSTA DA ORAÇÃONo final de 2010, a principal notícia no Brasil, ocu-

pando a maior parte dos noticiários da tevê, jornais einternet, foi a ocupação da Polícia e das Forças Arma-das no Complexo do Alemão, um conjunto de 15 fave-las na Zona Norte do Rio de Janeiro, considerado umdos maiores redutos da maior facção criminosa brasi-leira, o Comando Vermelho. Não obstante a grandequantidade de informações diárias que eram passadasacerca da situação ali, o que poucas pessoas ficaramsabendo é que a pacificação do Complexo foi respostade oração. As Assembleias de Deus na região haviamescolhido 2010 como um ano de várias ações evange-lísticas naquela comunidade, de campanhas de oraçãoa fim de que Deus interviesse na região e de celebraçãopelo aniversário de 50 anos da primeira congregaçãoassembleiana no Complexo do Alemão.

Parnamirim 4:2.qxd 11/3/2011 17:04 Page 2

Page 12: Potiguar Notícias - Edição 363

Parnamirim

Saúde encarada com prioridade em ParnamirimO volume dos recursos

destinados à área da saúdenos dois anos da administra-ção mostra a prioridade queo prefeito Maurício Marquesdedicou ao setor. O total deinvestimentos do tesouro mu-nicipal, no biênio2009/2010, destinado à saú-de ultrapassou a R$ 120 mi-lhões.

Nestes dois anos de admi-nistração, foram construídassete novas unidades básicasde saúde, reformadas e am-pliadas outras 16 unidades,construção do Centro Clíni-co Dr. Sadi Mendes, constru-ção de uma Unidade dePronto Atendimento (UPA),no bairro de Rosa dos Ventose uma Central de Medica-mentos.

A legislação determinaque 15% do orçamento anualsejam investido em saúde,mas em Parnamirim foraminvestidos cerca de 47% dasreceitas (ISS, IPTU, ITIV eIRRF; transferências consti-tucionais (FPM, IC MS, IP -VA etc.) e receitas da DívidaAtiva. Por lei, a prefeitura te-ria de aplicar 15%.

Os 32% restantes são re-cursos próprios para manterem funcionamento a Unida-de de Pronto Atendimento-24h, inaugurada em Rosados Ventos; a MaternidadeDivino Amor, que realiza,em média, 400 partos men-sais; o Centro Clínico, quepresta serviços de média e al-ta complexidades, a Centralde Medicamentos e as unida-des de saúde nos bairros.

Esses investimentos pro-porcionaram importantesavanços na melhoria da assis-tência à saúde da população

parnamirinense. Foram ad-quiridos novos equipamen-tos, novos serviços foram am-pliados e atendimento à po-pulação por profissionaisqualificados.

O prefeito Maurício Mar-ques faz questão de ressaltarque a gestão participativa im-plementada em Parnamirimdemonstra o foco do Municí-pio na transparência na utili-zação dos recursos públicos ea preocupação em servir bemaos cidadãos. “Através dosconselhos gestores de saúde apopulação pode sugerir me-lhorias nos serviços, apresen-tar criticas, fiscalizar a presta-ção do serviço”, disse.

Segundo o secretário mu-nicipal de Saúde, medicoMarciano Pesinho, em doisanos de administração Mau-rício Marques foram entre-gou à população parnamiri-nense sete unidades de pres-tação de serviços na área desaúde pública.

Uma delas é o Centro Clí-nico Dr. Sadi Mendes, ondeforam investidos cerca de R$900 mil na forma do prédio eaquisição de materiais emum espaço que reúne diver-sos setores da Secretaria Mu-nicipal de Saúde, como oCentro Clínico de Parnami-rim (CCPAR), LaboratórioCentral, Central de Marca-ção de Exames, Centro deEspecialidades Odontológi-cas (CEO), setor de imuniza-ção, auditoria e junta médicaem um só local.

O CCPAR conta com 12consultórios que são utiliza-dos em dois turnos, oferecen-do à população de Parnami-rim 31 especialidades médi-cas, dentre elas, mastologia,

oftalmologia, cardiologia,psi cologia, nutrição e fono -audiologia, com 62 especia-listas, e capacidade instaladapara 500 atendimentos pordia. O laboratório tem capa-cidade para realizar 150 exa-mes por dia, enquanto que oCentro de EspecialidadesOdontológicas pode realizaraté 160 procedimentos pordia, e urgência 24 horas.

Além disso, foram entre-gues novas unidades de saú-de nos bairros de Santa Tere-za, Rosa dos Ventos, Vale doSol, Nova Parnamrim eMonte Castelo, todas bem es-truturadas para que o cida-dão seja sempre bem atendi-do e construídas com recur-

sos próprios do município.Também, tem sido meta au-mentar o Programa de Saúdeda Família (PSF) de 42 para71 equipes, “quantidade essaque atenderá 100% da popu-lação do município.

O secretário Marciano Pae -sinho, diz que ampliação dosserviços de saúde se faz necessá-ria devido o crescimento acele-rado do município. Desdemaio de 2010 que o bairro deRosa dos Ventos ganhou suaUPA, que conta com 20 mé-dicos, dentre pediatras e clíni-cos médicos, e atende pacien-tes que necessitam de atendi-mentos de urgência e emer-gência em geral durante 24horas

POLÍTICA PÚBLICA

O CCPAR conta com 12 consultórios que são utilizados em dois turnos para melhor atendimento da população

A rede de saúde também ganhou equipamentos modernos

A Unidade de Saúde de Vale do Sol foi totalmente ampliada Nova Parnamirim agora tem uma unidade modernaA Maternidade do Divino Amor é unidade de referência

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - segunda-feira 4

Parnamirim 3:2.qxd 11/3/2011 17:03 Page 2

Page 13: Potiguar Notícias - Edição 363

Municípioswww.potiguarnoticias.com.br

Potiguar Notícias | Edição 363 | Parnamirim, 14 de março de 2011 - segunda-feira

cÂmara de dirigentes lojistas

Prefeitura deGoianinha entregainstalações paracomerciantes

Página 4

Presidente da CDL de Macaíba está otimista com ZPEDA REDAÇÃO DO PN

Em entrevista ao Poti-guar Notícias, Beto Bor-ges, presidente da Câmarade Dirigentes Lojistas deMacaíba, falou sobre osdesafios, expectativas eobjetivos de sua gestão,sempre demonstrandopreocupação e cuidadocom o rumo da cidade.

Beto mencionou as ins-talações da Zona de Pro-cessamento de Exportação– ZPE – e do aeroportoem Macaíba com grandeexpectativa, uma vez que,segundo ele, “a cidademodificará o seu dia-a-dia,haverá a interação compessoas de outras cidadese estados, e isso causará amelhoria do comércio”.

Quanto aos desafios edificuldades encontradaspela CDL, o presidente se

mostra encorajado a supe-rá-las: para ele, é necessá-rio qualificar e unir os em-presários locais, de formaque benefícios sejam trazi-dos para os próprios em-preendedores e para Ma-caíba.

Outro problema encon-trado é o trânsito da cida-de, o qual será intensifica-do com a chegada do aero-porto e da ZPE. Porém,segundo Beto, a prefeiturae o Governo do Estado es-tão providenciando umanel viário que facilitará ofluxo de caminhões, osquais, até então, circulampelo meio da cidade, atra-palhando o comércio. Afalta de estrutura de Ma-caíba para locais de esta-cionamento também é umponto visado pelo presi-dente da CDL, que afirma

haver boa intenção porparte da prefeitura para seresolver o problema.

A violência é uma ques-tão preocupante. Beto dizque a situação ainda não étão crítica como em outrascidades da Região Metro-politana de Natal, mas te-me que, com o avanço deMacaíba, os “pontos nega-tivos” – como marginali-dade, prostituição e dro-gas – também de desenvol-vam.

A Câmara de DirigentesLojistas de Macaíba tevesua diretoria atual empos-sada no dia 24 de agostodo ano passado para otriênio 2010/2012.

Na ocasição, estavampre sentes o empresárioMar celo Rosado, presi-dente da FCDL, a prefeitaMarília Dias, Luiz Antô-

nio Lacerda, presidente dosindicomércio, SilvinoNu nes de Medeiros, ex-presidente da CDL-Ma-caíba, e Roberto Ney Pi-nheiro Borges (Beto Bor-ges), presidente empossa-do, além de vereadores, se-cretários, autoridades, em-presários e lojistas.

Nas palavras de agrade-cimento, o ex-presidenteSilvino Nunes ressaltou aparceria da entidade coma Prefeitura Municipal.“Uma instituição só se fazforte quando planeja e tra-balha com o poder públi-co, evidenciando o bem-estar da população. E foijustamente isto que fize-mos”, disse o empresário.

Em seu discurso, o novopresidente afirmou: “Fare-mos uma administraçãovoltada para o futuro”.

turismo em alta

Carnaval de Macau bate recordes eregistra presença de 250 mil foliõesMaior produto turístico

do município, o carnaval deMacau em 2011, consa-grou-se como o maior rei-nado de momo já realizadona cidade nos últimos dezanos. Segundo dados cole-tados pela Secretaria Muni-cipal de Turismo, o eventobateu recordes de público,registrando a presença demais de 250 mil foliões, en-tre nativos, turistas e o pú-blico flutuante que partici-pou da festa, a cada dia.

De acordo com o majorFernandes, comandante da1ª Cia. Independente dePolícia Militar de Macau,apesar da grandiosidade dafesta, foi registrado apenas14 prisões, na maioria emdecorrência do consumoabusivo de bebidas alcoóli-cas. Houve ainda umaagressão por arma branca epequenos furtos. Cerca de400 homens entre policiaiscivis e militares e ainda se-guranças particulares con-tratados pela prefeitura fo-ram responsáveis pela segu-rança do folião.

Outro balanço que atestaa tranquilidade da foliamomesca em Macau vemcom o resultado da opera-ção montada pela Secreta-ria de Saúde do município.Segundo Francisco de As-sis-Diá, Secretário de Saú-de, a média de atendimen-tos nos postos móveis mon-

tados na praia de Cama-pum e no corredor da foliacaíram em torno de 20%, secomparado a 2010. NoPronto Socorro do Hospi-tal Antônio Ferraz, foramregistradas apenas casosem decorrência de embria-guez e lesões leves.

Um dos grandes atrati-vos da festa continuou sen-do o mela-mela, onde seviu nas ruas e avenidasmuita animação num climade paz e alegria. A cadainício de tarde, três trioselétricos, duas bandas euma multidão lambuzadade mel invadia as ruas dacidade, percorrendo umpercurso de seis quilôme-tros. Essa incansável mara-

tona se repetiu do sábado(05) até o início da noite daterça-feira (08).

Na praça de eventos dacidade, onde foram monta-dos 70 camarotes e doispalcos, a folia também foidas maiores e das maisanimadas. Oito bandas,entre elas, Garota Safada,Forró do Muído, Aviões,Cavaleiros Elétrico e Gra-fith se apresentaram do sá-bado até a manhã destaquarta-feira de cinzas. Aprefeitura montou aindaoutros dois polos para a fo-lia, sendo um na Praia deCamapum, onde passarambandas de axé e o polo dofrevo, concentrado na Pra-ça da Conceição.

A presidente do Tribunalde Justiça do RN, desem-bargadora Judite Nunes, e acoordenadora do Núcleo deProgramas e Projetos So-cioambientais do TJRN, de-sembargadora Zeneide Be-zerra, fizeram uma visita namanhã da quinta-feira (3) àCâmara Municipal de Na-tal.

Elas foram recebidas pelovereador Edivan Martins(PV), presidente da Câma-ra; pelo primeiro secretário,vereador Júlio Protásio(PSB); além dos vereadoresGeorge Câmara (PCdoB) eEnildo Alves (sem partido).

PARCERIASSegundo a desembarga-

dora Judite Nunes, o objeti-vo da visita foi estabelecerparcerias com o Poder Le-

gislativo Municipal, umavez que o Judiciário temprojetos como o ‘Justiça naPraça’ e o ‘Justiça & Esco-la’.

APOIOA presença da presidente

do TJ/RN na Câmara Mu-nicipal também teve o intui-to de buscar apoio para a re-comendação do ConselhoNacional de Justiça (CNJ)para colocar o nome do painas certidões de nascimentodas crianças em todo o Esta-do.

De acordo com dados le-vantados pelo Tribunal deJustiça, só em Natal 19 milcrianças não têm o nome dopai no registro.

“Essa parceria será bas-tante exitosa, porque temum grande alcance social e é

de interesse do Poder Judi-ciário e da Câmara Munici-pal.

Com o apoio desta Casa,através dos vereadores, che-garemos”, disse a desembar-gadora Judite Nunes.

INTEGRAÇÃODE PODERESO presidente da Câmara

Municipal, vereador EdivanMartins, se propôs a colabo-rar com o TJ/RN enfatizan-do a importância da integra-ção dos poderes Executivo,Legislativo e Judiciário.

“É importante a união deforças para atingir o maiornúmero de crianças na cida-de. Vamos envolver tambémas secretarias de Educação,Saúde e Assistência Socialnessa iniciativa”, enfatizouEdivan.

divulgação

Magistradas ladeadas pelos parlamentares do Poder Legislativo natalense

arquivo pn

Beto Borges, presidente da CDL de Macaíba

união de poderes

Câmara de Natal e Tribunal deJustiça planejam parcerias

Multidão aproveita folia animada na cidade de Macau

canindé soares

Municipios capa:2.qxd 11/3/2011 16:50 page 2

Page 14: Potiguar Notícias - Edição 363

Municípios2 Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - Segunda-feira

Rômulo Estânrley

UMA CENTRAL ANTI-CIDADÃOO prédio da Central do Cidadão de Macaíba está mais

parecendo um elefante branco. Praticamente nada fun-ciona. Agora, o principal problema refere-se a falta de in-ternet. Estive visitando, dias atrás, as instalações da Cen-tral do Cidadão. Na ocasião, um popular se queixou quehá mais de três meses o prédio encontra-se sem a ferra-menta virtual mais requisitada da contemporaneidade. Eisso ocasiona na ineficiência dos serviços ofertados à po-pulação, deixando-a sem assistência, de fato. “Sem inter-net, os órgãos não funcionam”, lamentou. Segundo in-formações, somente o Detran está com nove meses semo serviço on line (que coisa, hein?). Para uma pessoa re-querer uma habilitação, é preciso se deslocar até a capi-tal. Somente, para se submeter ao psicoteste e exame devista, é que fazem em Macaíba. Já o TRE (Tribunal Re-gional Eleitoral), os serviços de recadastramento eleito-ral continuam sendo feitos normalmente, porque o órgãotem o seu próprio link. O atendimento do Itep tambémnão há interferências, pois não precisa de internet. Muitagente está interpretando o descaso com a Central do Ci-dadão como uma falta de respeito por parte do Governodo Estado para com Macaíba. “Os políticos só vêm aquiem busca de votos”, reclamou o mesmo popular. A Cen-tral do Cidadão, além de Macaíba, dá assistência a ou-tros municípios, integrantes ou não da Região Metropoli-tana de Natal, como São Gonçalo do Amarante, VeraCruz, Ielmo Marinho, Monte Alegre, Extremoz. “Temgente que vem até de Natal pra cá, fazer algum serviço”,informou um atendente. Segundo informações, a descul-pa da atual gestão do Governo do Estado remete a umadívida deixada pelo governo anterior. Mas isso todomundo já tá careca de saber. A governadora RosalbaCiarli ni já está prestes a completar seus 100 dias de ad-ministração. Portanto, já deveria ter apresentado solu-ções para os serviços essenciais à população, como a ple-na eficiência da Central do Cidadão de Macaíba. Se con-tinuar olhando para trás, a Rosa vai acabar no melancóli-co lago do cisne como um certo inseto, pertencente aogrupo informal Rhopalocera (borboleta): a queda livrena popularidade!

saúde

São Gonçalo: Carnaval contra a dengueA Secretaria Municipal

de Saúde de São Gonçalodo Amarante realizou no úl-timo dia 3, na rua 31 deMarço - Centro, uma mobi-lização de combate ao mos-quito Aedes Aegypti. Por seencontrar naquela ocasiãoàs vésperas do carnaval, acampanha trouxe o slogan“Brinque o Carnaval, nãoBrinque com a Dengue”.

A concentração aconte-ceu em frente à garagem daprefeitura, de onde sairam

equipes de agentes de saúdevisitando as casas com o tra-balho de verificação de fo-cos do mosquito, e fazendoa sensibilização dos mora-dores sobre a prevenção adengue.

Segundo a secretária mu-nicipal de Saúde, ClotildeMacedo, os servidores doórgão formaram um blocoque percorreram as ruas doConjunto Novo São Gonça-lo, chamando a atenção dosmoradores sobre as práticas

de prevenção dessa doençaque pode matar.

“É preciso que toda a po-pulação contribua com essacampanha para que o muni-cípio não tenha uma epide-mia de dengue”, ressaltou.ALUNOS

Para participar da mobili-zação, a Secretaria de Saúdeconvidou os alunos das es-colas públicas de São Gon-çalo, que entrarão nessacampanha, levando mensa-gens educativas com faixas e

cartazes. Toda a movimentação foi

animada pela Banda Muni-cipal de São Gonçalo, queexecutou marchinhas carna-valescas para animar os fo-liões do carnaval sem den-gue.

A Prefeitura de São Gon-çalo do Amarante, na atualadministração Jaime Cala-do, vem investindo esforçose recursos no setor de saúdepública, atingindo bons re-sultados.

cidadania

Projeto Cozinha Brasilestará em Passa e Fica

Ao combinar três ingre-dientes fundamentais parauma boa refeição – qualida-de, economia e sabor – oprograma Cozinha Brasilensina à população a prepa-rar os alimentos de formainteligente e sem desperdí-cio.

A iniciativa, em anda-mento desde 2004, foi inspi-rada no programa Alimen-te-se Bem, do SESI de SãoPaulo. Desde então, combi-nando alimentos e temperosa um novo modo de prepa-ro, o Cozinha Brasil intro-duz na vida da comunidadeindustriária cardápios comalto valor nutritivo e baixocusto.

Aproveitando todas aspartes dos alimentos, inclu-sive o que normalmente édispensado como caule, ta-los, cascas, folhas e semen-tes, os profissionais do SESIensinam receitas saborosase nutritivas, respeitando asdiversidades regionais. São30 unidades móveis em to-do o país, equipadas comcozinha experimental e di-dática, onde instrutores enutricionistas ministramcursos gratuitos.

O município de Passa eFica pioneiramente na re-

ESTUPRO E TENTATIVA DE HOMICÍDIOA segunda-feira de carnaval em Macaíba foi marcada

por um crime de estupro e tentativa de homicídio. O casei-ro Genilson José da Silva, de 35 anos, foi preso na madru-gada do último dia 7. Ele é acusado de ter estuprado e ten-tado matar uma dona de casa de 24 anos, que estava be-bendo em um bar próximo a um posto de combustível. Se-gundo informações, Genilson, que estava armado, pediuque a mulher o acompanhasse até uma fazenda onde eletrabalha e, em seguida, a estuprou por duas vezes. Emuma das tentativas da vítima em fugir, o caseiro atiroucontra ela, mas não acertou. Depois, ele a forçou a cavarum buraco com as próprias mãos, onde supostamente aenterraria. Genilson também tentou estrangulá-la. Ela fin-giu ter desmaiado e, durante um momento de distração docas eiro, conseguiu escapar. De acordo com a polícia, a víti-ma foi ajudada pela esposa de Genilson, que a acolheu na ca-sa onde mora com o caseiro, na fazenda. Ela teria empresta-do roupas para a dona de casa, além de ajudá-la a escapar.Logo, a vítima acionou a polícia. O acusado negou o crime.O caseiro foi encaminhado a DP de Plantão da zona Sul, emNatal, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de estupro,tentativa de homicídio e posse ilegal de armas.

Logomarca do projeto

divulgação

gião estará recebendo o pro-jeto de 14 a 19 deste mês eas inscrições estarão abertasnos dias 10 e 11 no CRAS.Para participar, é precisocópia do RG e CPF e os in-teressados de ambos os se-xos devem ter idade mínimade 16 anos.

A parceria com a prefei-tura de Passa e Fica é maisuma iniciativa do prefeitoPedro Lisboa, o Pepeu, bus-cando cada vez mais inte-gralizar a população com asações de órgãos que bus-quem melhorar a vida dapopulação. O projeto é umdos mais elogiados do país,qualificando e investindoem uma alimentação me-lhor.

Municipios 2:2.qxd 11/3/2011 16:52 Page 2

Page 15: Potiguar Notícias - Edição 363

Municípios

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - segunda-feira 3

[email protected]

EvandroBorges

Os municípios estão so-frendo com uma série de vio-lências de ordem pública,que no passado não era co-mum, às vezes algumasacontecia de forma isolado,de modo pontual e por quere-las do cotidiano.

Com o avanço do desen-volvimento, estando incluídaa abertura de estradas e co-municação a violência apro-xima-se através do crime or-ganizado, assaltando bancos,a caixas eletrônicos, a fazen-das, a lotéricas e realizando avenda de drogas a população.

Na segunda feira última(07.02.11) a mídia anunciouà prisão de um grupo organi-zado paraibano que promo-viam assaltos aos caixas ele-trônicos por meio de explo-são, com atuação no RioGrande do Norte e Paraíba,aos municípios consideradosde pequeno porte.

A situação da segurançapública nos municípios conti-nua na mesma, insistindo empersistir sem mudanças, emque pese às iniciativas isola-das com audiências públicas,como já aconteceu mobiliza-da pelo consórcio dos muni-cípios do Vale do Assú.

A busca nos municípiospor bons policiais passou aser uma constante, comotambém, a tentativa para au-mentar o contingente, pois,em alguns casos, existemapenas quatro policiais paramunicípios com dez mil(10.000) habitantes, e sem le-var em conta férias, repousose descansos, domingos e fe-riados, tornando a quantida-de bastante escassa para asreais necessidades.

Os municípios ainda, ar-cam com despesas, quasesempre com combustível,com melhorias nas delega-cias mantidas em péssimascondições, com alimentaçãoe gratificações que não se sa-be o caminho legal para ospagamentos, com a finalida-de da manutenção dos poli-ciais no município.

A ordem pública é atribui-ção constitucional dos Esta-dos, sendo as polícias milita-res e corpo de bombeiros su-bordinados aos governadores

dos Estados, conforme pre-coniza os dispositivos doArt. 144 da ConstituiçãoFederal, devendo ser as des-pesas da alçada dos Esta-dos.

O panorama atual onera,sem o devido respaldo legal,mais uma vez os Municí-pios, que seus Prefeitos ten-tam garantir a tranquilidadee a paz da sua população,sem, entretanto, o Estadodar uma resposta satisfató-ria.

Até quando, os Delega-dos de carreira, preparadosadequadamente, serão prio-rizados pela pasta compe-tente de segurança pública edistribuídos nos municípios,cabe tanto a Assembléia Le-gislativa e ao Executivo Es-tadual uma tomada de posi-ção, principalmente, nestemomento, de elaboração doPlano Plurianual Estadual,alocando os programas epolíticas capazes de efetuaruma mudança de qualida-de.

Uma boa parte dos mu-nicípios começaram intro-duzir as guardas munici-pais e até as secretarias desegurança e ordem patri-monial, na tentativa decaptar os recursos existen-tes na União, a fim de ad-quirirem equipamentos,contudo ainda não se sabese foram alcançado peloscortes do orçamento efe-tuado pelo governo federal.

Estabelecer e instituiruma guarda municipal nãoé tarefa simples, precisandoorganizá-la em Lei, prepa-rar seus quadros, treinandocorretamente, incorporaros vigias e vigilantes, ou ex-tinguindo estes cargos, ad-quirir equipamentos ade-quando os orçamentos e asdisponibilidades financei-ras disponíveis.

Assim as tarefas e desa-fios da atualidade para osmunicípios, sempre envol-ve a capacidade de despen-der finanças públicas emmomento de diminuiçãode arrecadação, impondoassim, uma política de aus-teridade permanente.

A INSEGURANÇA NOS MUNICÍPIOS.Crime Organizado. Segurança Pública.

Competências. Guarda Municipal.

são José de campestre

No domingo (06) e se-gunda (07), os foliões vin-dos de todas as partes da re-gião, lotaram os locais deestacionamentos e o belo es-paço de lazer da barragemdo açude Japí II, renovandomais um ano de sucesso, ocarnaval de Japí II, na admi-nistração do prefeito Zequi-nha Borges.

A abertura da festa foi fei-ta pelo prefeito ZequinhaBorges, acompanhado devereadores, secretários ecoordenadores municipais,que na oportunidade agra-deceu a presença marcantedos foliões da cidade e ain-da confirmou que o grandeinvestimento feito este ano,será ainda maior para o pró-ximo ano.

Para o secretário de Tu-rismo, William Moura, essecarnaval foi o maior de to-dos, tendo a confirmação nagrande presença dos foliões."Um dos grandes atrativos

aos foliões, são as águas do-ce do açude Japí II, além dapresença de gente bonita,hospitalidade da populaçãodo município e comunida-de, a saúde e a segurançaoferecida aos foliões”, destacou.

A Secretaria de Turismo,responsável pela organiza-ção do evento, colocou adisposição dos foliões umgrande esquema de seguran-ça, atendimento de emer-gência pré-hospitalar, viatu-ra policial e ambulância.

A animação contou comas bandas Bandidões doForró, Swinguebala e San-drinho Hits. ESTRUTURA

Segundo o secretário deTurismo, William Moura, aestrutura deste ano foi aindamaior que nos anos anterio-res e contoucom palco,equipamentos de som de al-ta potência, banheiros, de-coração carnavalesca, bares,

Multidão lota barragem do açude Japi II, em Campestre

divulgação

Foliões lotam açude em carnaval de Campestre

cidadania

Após um trabalho de re-cadastramento de idosos nomunicípio, a Secretaria doTrabalho, Habitação e As-sistência Social (SEMT-HAS), movimentou a tardedo último dia 10, com aabertura das atividades doGrupo da Terceira IdadeMonsenhor Júlio Alves Be-zerra, na Casa da Família.

Além de um ambienteacolhedor e dinâmico, paraeste ano a coordenação estáprogramando várias novida-des, entre elas a academiapara exercício físico comacompanhamento médico eprofessor habilitado, visan-do proporcionar o envelhe-cimento com mais qualida-

de de vida. CARNAVAL

Nesse tempo de calor eagitação, o manancial foi odestino de grande fluxo debanhistas. Além da estrutu-ra montada pela PrefeituraMunicipal nas areias, aságuas, inquestionavelmente,foi um atrativo à parte, le-vando grande fluxo de fo-liões para o circo da folia.

Uma programação comuma variedade de bandasdurante o dia agradou osque preferiram ficar na cida-de e viver o clima de segu-rança durante o ‘Carnava-leu’. O prefeito LuizinhoCavalcante comemora o re-sultado.

unidade móvel de saúde pa-ra distribuição de camisi-nhas e primeiros socorros,estacionamento, policia-mento preventivo, garantin-do assim mais segurançaaos foliões que irão partici-par da festa.

"A determinação do nos-so prefeito é que os foliões

tivessem todo a estruturamunicipal disponibilizadapara garantir o conforto ealegria do carnaval, e assimé que fizemos. A folia foibem maior que a do anopassado", explica o secretá-rio. O prefeito Zequinha ce-lebrou a tranquilidade comque tudo se deu.

área rural

Prefeitura de Vera Cruzgarante corte de terrasCinquenta por cento da

população do município deVera Cruz, reside na zonarural. Esta realidade leva omunicípio a investir na as-sistência ao homem docampo.

"É importante apoiar-mos os agricultores paraque permaneçam no cam-po, onde tem mais quali-dade de vida", disse o pre -feito do município, MarcosCabral.

Dentre as iniciativas deapoio ao homem do campoestá o corte de terra."Quando chove apoiamosos pequenos produtores,cortando a terra para facili-tar o plantio", colocou oprefeito.

O município tambémdistribui sementes. "Muitasvezes o inverno supreendeo pequeno produtor, entãoo municipio apóia", enfati-zou o gestor municipal.

investimento

Guamaré: Valorizaçãoda agricultura municipalDiante da solicitação de

apoio encaminhada ao Po-der Executivo pelos agri-cultores de Guamaré, o se-cretário de Agricultura ePesca, José de ArimatéiaGomes, anuncia providên-cias técnicas e estruturaispara garantia de um me-lhor aproveitamento da sa-fra 2011. MEDIDAS

Dentre as medidas to-

madas, a Prefeitura Muni-cipal, por meio da Secreta-ria de Agricultura, viabili-za contratos com proprie-tários de tratores para ocorte de terra e a comprade sementes para distribui-ção entre os agricultores.

De acordo com o secre-tario José de Arimatéia, asprevisões de um bom inver-no favorecem o incentivoao plantio.

Idosos aproveitam atividades realizadas

divulgação

Carnaubais: Grupo da3ª idade tem atividades

Municipios 3:2.qxd 11/3/2011 16:51 Page 2

Page 16: Potiguar Notícias - Edição 363

Municípios

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - segunda-feira 4

benefício

Goianinha: Prefeitura entrega instalações para comerciantesO prefeito Júnior Rocha

entregou, no início da tardedo último dia 6, as instala-ções onde serão realocadasduas, das quatro cigarreiraslocalizadas em frente à qua-dra municipal de esportes, eque serão removidas para aimplantação da passarelaque irá transpor a BR-101.As outras duas cigarreirasserão indenizadas pelo mu-nicípio.

Com essa ação, o prefeitoJúnior Rocha dá um passoimportante na viabilizaçãoda construção da passarela,que se arrasta há meses emfunção de ação judicial im-petrada na justiça por um

morador que se disse preju-dicado com sua instalação.

É bom que fique claroque a duplicação da BR-101é de responsabilidade doGoverno Federal, e a atitudeda administração municipalé para não ver centenas demoradores e estudantes pre-judicados pela ação de umou dois moradores.SAÚDEProfissionais que inte-

gram todos os programassociais do município, junta-mente com representantesdas secretarias de Saúde,Educação e Conselho Tute-lar, reuniram-se no final damanhã da quarta-feira (2),

no gabinete do prefeito Jú-nior Rocha, onde foram de-batidos assuntos relaciona-dos a qualidade dos atendi-mentos e as dificuldades dodia-a-dia para que estes pos-sam realizar um bom traba-lho.

O Ministério Públicotambém foi convidado aparticipar do encontro, po-rém justificou ausência enão compareceu.

Psicólogos, assistentes so-ciais, psicopedagogos, psi-quiatras, educadores e con-selheiros, apresentaram aoprefeito Júnior Rocha umaradiografia da atuação decada segmento que compõe

a rede social de atendimentodo município, relatandosuas atividades e as dificul-dades ainda encontradas nasua execução, principalmen-te no que diz respeito aoapoio de órgãos externos eelogiaram o Poder Executi-vo pelas condições de traba-lho oferecidas.

Como resultado do en-contro, ficou acertado quecada segmento fará um rela-tório apontando suas difi-culdades e uma vez pronto,uma outra reunião será mar-cada, oportunidade em queserá produzido um únicodocumento a ser apresenta-do ao Ministério Público.

ação

Enganam-se aqueles queacham que Tangará nãotem carnaval. Na manhã dodia 4, o Bloco da Saúde fezuma grande folia carnava-lesca animando toda a cida-de.

Essa turma saiu embala-da nos ritmos das antigasmarcinhas acompanhadapela Banda FilarmônicaMajor Theodorico.

A concentração partiu daSecretaria Municipal deSaúde e percorreu váriasruas, atraindo a atenção dapopulação que presenciouuma turma muito animadae vibrante que transmitiauma alegria contagiante.

Foliões de Tangará saem no bloco da Saúde

Bloco da Saúde anima Tangaráno período de carnaval

divulgação

Os funcionários da SMStransformaram em foliões,fantasiados, vestiram de ver-dade a camisa da saúde,pois, o objetivo da movi-mentação foi alertar a popu-

lação contra a dengue e aprevenção da DST/AIDS.A secretária municipal deSaúde, Maria do Livramen-to, estava eufórica com o su-cesso da folia de carnaval.

ação

Secretaria de Saúde de Assu prioriza combate à dengue

Até o dia 4 passado,foram notificados 2.562 ca-sos no RN, um númeromais de 600 vezes maiorque no mesmo período de2010, quando foram detec-tados 322 casos da doença.

A Prefeitura do Assú,

por meio da Secretaria deSaúde, está tomandoprovidências para que adoença não se alastre nomunicípio, fazendo um tra-balho de rastreamento econtrole dos focos do mos-quito transmissor da

dengue. A secretária deSaúde, Lucianny EdjaGuerra de Massena, jáagendou com a SecretariaEstadual de Saúde uma re-união na terça, 15, com oobjetivo de ser enviado paraAssú um carro fumacê.

Júnior Rocha entrega cigarreiras novas a comerciantes

Eugênio dantas

Municipios 4:2.qxd 11/3/2011 16:50 Page 2

Page 17: Potiguar Notícias - Edição 363

ClassifiCados

Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março 2011 - Segunda-feira

Calssificados 1:2.qxd 11/3/2011 17:18 Page 2

Page 18: Potiguar Notícias - Edição 363

ClassifiCados

Potiguar Notícias | Parnamirim 14 de março de 2011 - segunda-feira 2

Classificados 2:2.qxd 11/3/2011 17:18 Page 2

Page 19: Potiguar Notícias - Edição 363

ClassifiCados3 Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - Segunda-feira

Visite nossa loja e venha conferir muitas ofertas

todos os dias.

Temos a Quarta da Moeda, a Quinta de Frutas e

Verduras, a Sexta da Carne e u fim de semana rec-

heado de promoções.

Aceitamos todos os cartões, entregamos em

domicílio e

funcionamos de segunda a sábado, das 7:00 às

20:00 e aos domingos das 7:00 às 13:00.

Calssificados 3:2.qxd 11/3/2011 17:20 Page 2

Page 20: Potiguar Notícias - Edição 363

ClassifiCados4Potiguar Notícias | Parnamirim, 14 de março de 2011 - Segunda-feira

Calssificados 4:2.qxd 11/3/2011 17:44 Page 2