jornal afolha edição 381

8
ALVORADA, 13 A 19/06/2013 - ANO XVII - Nº 381 - R$ 1,00 www.tv-alvorada-rs.com TV ALVORADA RS Acesse A Folha Online em Seu canal na internet Divulgações em Geral, Filmagens, Jornalismo, Reportagens, Fotos, Gravações, Cobertura de Festas, Religiosas, Casamentos, Aniversários e Eventos Politicos Fones: 84806327 ou 95139691 E-mail: [email protected] 16 anos Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, Alvorada promoveu várias atividades com a participação de diversas entidades e da comunidade Foto: CCS Vereador Leandro Tur quer moradia popular PÁGINA 5 O vereador Leandro Tur tem entre suas metas, incentivar a construção de moradias populares dignas a população de Alvorada. Ele diz que vai buscar juntamente com o Prefeito, programas e projetos que viabilizem a construção destes empreendimentos em parceria com o Gover- no Federal e Estadual. Conforme Leandro o Município já está buscando formas para viabilizar um destes projetos, o Colinas do Pradinho, no bairro Umbu. Um programa que terá atenção especial é o “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal que possibilita o acesso a moradia de qualidade com prestações acessíveis a população de baixa renda. O programa pretende até o ano de 2014 construir 2 milhões de casas e apartamentos em todo o País. Relata ainda o Vereador que o programa Minha Casa Minha Vida tem transformado o sonho da casa própria em realidade para milhares de brasileiros. Policiamento de moto vai agilizar segurança em Alvorada Brigada Militar no município tem novo comandante Em Solenidade no dia 06, assumiu o posto o tenente-coronel Rogério Maciel da Silva no lugar do tenente-coronel Júlio César Rocha Lopes. O ato ocorreu na Praça Central com a presença do Prefeito Professor Serginho, secretários de governo, vereado- res, representantes da BM e da comunidade. O tenente-coronel Rogério Maciel da Silva desta- cou a importância dos trabalhos de ações integradas com o município, além de buscar consolidar a ronda ostensiva com motocicletas implantada no início de junho para dar mais agilidade e rapidez nas ocorrên- cias, implementar a patrulha Maria da Penha para ocorrências contra às mulheres, continuar atividades do seu antecessor no posto, entre outras ações. Ato de oficialização do programa Ronda Osten- siva com Apoio de Motocicletas foi realizado dia 04 na Praça Central, com a presença do Prefeito Profes- sor Serginho, secretários do governo, vereadores, comando da Brigada Militar e a comunidade. Onze policiais militares farão o policiamento na cidade com o uso de motocicletas, o que dará mais agilida- de no tempo de resposta das ocorrências de delitos. Com as motos haverá um deslocamento mais rápido dos PMs, principalmente em horários com fluxo mais intenso de veículos. Os policiais parti- ciparam de curso de especialização para poderem atender as ocorrências com as motos. A ação deve atingir todo o município. Foto: CCS Foto: CCS Foto: Divulgação

Upload: tv-alvorada-rs

Post on 23-Mar-2016

251 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Jornal Afolha Edição 381

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Afolha Edição 381

ALVORADA, 13 A 19/06/2013 - ANO XVII - Nº 381 - R$ 1,00 www.tv-alvorada-rs.com

TV ALVORADA RS

Acesse A Folha Online em

Seu canal na internetDivulgações em Geral, Filmagens, Jornalismo,Reportagens, Fotos, Gravações, Cobertura de Festas, Religiosas, Casamentos, Aniversários e Eventos Politicos Fones: 84806327 ou 95139691 E-mail: [email protected]

16 anos

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, Alvorada promoveu várias

atividades com a participação de diversas entidades e da comunidade

Foto

: CC

S

Vereador Leandro Tur quer moradia popular

PÁGINA 5

O vereador Leandro Tur tem entre suas metas, incentivar a construção de moradias populares dignas a população de Alvorada.

Ele diz que vai buscar juntamente com o Prefeito, programas e projetos que viabilizem a construção destes empreendimentos em parceria com o Gover-no Federal e Estadual.

Conforme Leandro o Município já está buscando formas para viabilizar um destes projetos, o Colinas do Pradinho, no bairro Umbu.

Um programa que terá atenção especial é o “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal que possibilita o acesso a moradia de qualidade com prestações acessíveis a população de baixa renda. O programa pretende até o ano de 2014 construir 2 milhões de casas e apartamentos em todo o País.

Relata ainda o Vereador que o programa Minha Casa Minha Vida tem transformado o sonho da casa própria em realidade para milhares de brasileiros.

Policiamento de moto vai agilizar segurança em

Alvorada

Brigada Militar no município tem novo

comandanteEm Solenidade no dia 06, assumiu o posto o

tenente-coronel Rogério Maciel da Silva no lugar do tenente-coronel Júlio César Rocha Lopes. O ato ocorreu na Praça Central com a presença do Prefeito Professor Serginho, secretários de governo, vereado-res, representantes da BM e da comunidade.

O tenente-coronel Rogério Maciel da Silva desta-cou a importância dos trabalhos de ações integradas com o município, além de buscar consolidar a ronda ostensiva com motocicletas implantada no início de junho para dar mais agilidade e rapidez nas ocorrên-cias, implementar a patrulha Maria da Penha para ocorrências contra às mulheres, continuar atividades do seu antecessor no posto, entre outras ações.Ato de oficialização do programa Ronda Osten-

siva com Apoio de Motocicletas foi realizado dia 04 na Praça Central, com a presença do Prefeito Profes-sor Serginho, secretários do governo, vereadores, comando da Brigada Militar e a comunidade. Onze policiais militares farão o policiamento na cidade com o uso de motocicletas, o que dará mais agilida-de no tempo de resposta das ocorrências de delitos.

Com as motos haverá um deslocamento mais rápido dos PMs, principalmente em horários com fluxo mais intenso de veículos. Os policiais parti-ciparam de curso de especialização para poderem atender as ocorrências com as motos. A ação deve atingir todo o município.

Foto

: CC

S

Foto

: CC

S

Foto

: Div

ulga

ção

Page 2: Jornal Afolha Edição 381

2 ALVORADA, 13 A 19/06/2013

GERAL

Frente a Frente

DANIEL DA LUZ MACHADO

Olá queridos amigos! Na última semana três fatos distantes em si, mas como conver-gência impressiona o despautério de suas origens me incitam a reflexão a respeito das efetivas e reais probabilidades de res-gatarmos a dignidade da nação brasileira, a meu ver, cada vez mais esculhambada e sem perspectiva de retorno e de sobrepujar o ridículo.

E por falar em situação ridícula...

Quem mora, trabalha ou tem familiares residen-tes na periferia, sabe que há muito o tempo o estado enquanto pessoa jurídica perdeu o posto de primeira voz e submete-se aos mandos e desmandos do tráfico. Citar isso mais parece afirmar que a roda é redonda de tão nítido que é a pauta.

Eu mesmo há muitos anos atrás realizei um trabalho voluntário junto a uma creche em uma de-terminada região de Porto Alegre a convite de um amigo onde a nossa participação teve que obter o aval do “Patrão da área” para que pudéssemos subir o morro e realizar uma ação natalina.

Por isso não fiquei perplexo ao ler em um peri-ódico que em determinada comunidade carioca o comércio foi obrigado a fechar as portas para rea-lizar luto em função de um traficante morto em um conflito com policiais. Isso seria surreal se não fosse a tristeza de ver a bela capital carioca e sua região metropolitana inteiramente entregue aos bandidos.

Em qualquer outra capital brasileira e mesmo aqui em Alvorada ou outra cidade metropolitana todos sabem que conforme o que se fala, denuncia ou reclama a tendência de arrumarmos um paletó de madeira é irreversível. Por aqui os postes usam e abusam de urinar nos cachorros.

Os outros dois fatos que me repugnaram e es-tragaram o meu dia foi saber que a nobre câmara de vereadores da cidade de São Paulo concedeu o título de cidadão emérito paulista ao digníssimo Joseph Blatter presidente da FIFA por serviços re-levantes prestados a São Paulo para proporcionar essa porcaria chamada “Copa do Mundo” Alguém, por favor, me responda o que essa figura deplorável fez pela cidade paulista a ponto de seus vereadores que devem estar muito ocupados legislando em prol do povo de gastarem tempo para uma pantomima esdrúxula como essa?

E para terminar a trilogia do horror, o Deputado Jair Bolsonaro, cuja minha educação e respeito ao leitor não me permite adjetivá-lo a altura em mais um de seus papelões ridículos amparados pela picaretagem de se esconder atrás da imunidade parlamentar propiciou atos de selvageria e estupidez ao realizar um protesto em frente a um hotel onde estava hospedada a delegação italiana de futebol soltando rojões visto que o digníssimo parlamentar teve o seu “soninho dos justos” interrompido pelo barulho do gerador do hotel.

Aposto que se eu passar com uma camiseta em frente ao Estádio Beira Rio em dia de jogo da copa com dizeres “Sou contra a copa” “Fora FIFA” perderei todos os meus dentes em uma surra de causar inveja à polícia do período da ditadura militar brasileira por parte das autoridades que estiverem patrulhando a área, ainda que o meu protesto seja pacífico e muito mais educado do que o da figura ilustre que como a maioria dos políticos brasileiros usa e abusa do direito de ser intocável.

Essas três situações me deixaram pensando: Onde e quando para esse ônibus chamado Brasil, pois eu quero descer. Lamentável simplesmente lamentável.

SOLIDARIEDADE

ACIAL Promove Mês do Voluntariado

Carlos Brum foi condenado a mais de quatro anos de detenção e multa por ter

infringido a lei de licitações

A pena seria cum-prida inicialmente em regime semi-aberto. O ex-prefeito, porém, poderá recorrer da decisão em liberdade.

O juiz Roberto Cou-tinho Borba, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Alvorada, também fixou como pena 50 dias-multa (consideran-do o valor do dia-multa

POLÍTICA

Foto

:Arq

uivo

/AF

EXPEDIENTE

TEXTOS ASSINADOS SÃO DE RESPONSABILIDADE DO AUTOR, NÃO REFLETINDO A OPINIÃO DO JORNAL

VIP EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. CNPJ: 01.329.315/0001-40

Jornal A FOLHA - FUNDADO EM 14 DE JUNHO DE

Redação e Oficina:RUA VEREADOR ARY MÜLLER, 34

PDA. 47 B. MARINGÁCEP 94810-470 - ALVORADA

CIRCULAÇÃO: SEMANAL - Alvorada/RS - (51) 3483-5334 / Fax: 3442.0449 E-mail: [email protected]

DiretoresNELSON SILVA SANTOSROBERTO SILVA SANTOS

Impressão:TOTALGRAF - NOVO HAMBURGORepr. Comercial em POA: JPD NAIBERTFone: (51) 3266-5016 - Fax: 32665191

Jornalista - REG. PROF. 11159UBIRATAN BANDEIRADiagramaçãoJOEL PORTO

Diretor/EditorPAULO ROBERTO SANTOS

Foto

:Div

ulga

ção

Para apresentar o trabalho da Parceiros Voluntár ios, Borba focou na responsabi-lidade social empre-sarial como um fator de competitividade no mercado. “Hoje, se es-pera muito mais do empresário. A respon-sabilidade social vai muito além da geração de emprego”, afirma. Estruturar um trabalho de responsabilidade social não é simples,

PALAVRACOM A

equivalente a um sa-lário mínimo vigente à época dos fatos, cor-rigido pelos índices oficiais até a data do pagamento)

Conforme o Minis-tério Público, o acu-sado, na condição de prefeito, contratou com dispensa de licitação a empresa de João Cláu-dio Formagio de Souza em 28 de dezembro de 2007 e em 23 de julho de 2008, em descon-formidade com o que prevê a legislação. O objeto dos contratos seria o transporte de agentes de saúde que atuariam no combate à dengue em Alvorada.

O magistrado res-saltou que a contra-tação emergencial foi

justificada, na ocasião, pelo risco de surgimen-to de uma epidemia de dengue no Rio Grande do Sul e se deu pelo prazo de seis meses. Entretanto, a própria assessoria jurídica do município teria alertado Brum de que não have-ria possibilidade jurídi-ca de prorrogação do contrato emergencial, sendo que no prazo de vigência deveria ocor-rer uma nova licitação.Contudo, o réu optou pela renovação do con-trato, mediante nova dispensa de licitação. “Resulta evidenciado, portanto, que o denun-ciado, na condição de prefeito de Alvorada, tomou pleno conheci-mento da técnica jurí-dica atinente à contra-

tação emergencial com dispensa de licitação, sendo advertido em termos cristalinos que não poderia ser reali-zada prorrogação do contrato”, avalia Borba.

O então prefeito fir-maria ainda um novo contrato, de mesmo objeto, com a mesma pessoa jurídica, com dispensa de licitação, compreendendo o pe-ríodo de 4 de junho de 2008 a 3 de dezembro de 2008.

Dizendo estar tran-quilo quanto a sua situ-ação, Brum vai recorrer da decisão. Ele alega ainda ter feito tudo com o parecer da Procura-doria do município para dispensar a licitação.

O Café da Manhã da ACIAL de junho, realizado nesta terça-feira dia 11, abriu oficialmente o mês do voluntariado na Associação Comercial e Industrial de Alvorada/ACIAL. O coordenador da rede Parceiros Voluntários, Guilherme Mielle Borba (Foto) foi o convidado especial do evento.

mas traz resultados. O trabalho voluntário é uma das formas que as empresas encontraram para ampliar sua atua-ção social. A Parceiros Voluntários vem para contribuir com esse trabalho.

É um movimento disseminador da cul-tura do voluntariado organizado, com 15 anos de atuação, mo-bilizando, articulando, formando pessoas e instituições, estimulan-do a criação de redes de voluntariado.

Borba destacou que o trabalho voluntário é constituído de tempo, talento e trabalho. “É necessário organizar dentro da empresa um grupo de pessoas para praticar a responsabi-lidade social”, ressal-ta. “As empresas não

são suas máquinas. São suas pessoas”, acrescenta. A ação so-cialmente responsável da empresa melhora sua imagem frente ao cliente.

Borba lembra que o capital social da em-presa está diretamente ligado ao seu desenvol-vimento econômico. “A responsabilidade social deve ser tratada como a estratégia de negó-cio”, afirma. “E isso acaba por se refletir na comunidade em geral. Se quisermos um lugar melhor para viver, pre-cisamos fazer mais.” A Parceiros Voluntários está presente em 51 cidades do Rio Grande do Sul. Em Alvorada, a sua unidade está se-diada na ACIAL. Hoje, são mais de 380 mil voluntários no estado

e mais de 1,5 milhão de pessoas beneficia-das. A Parceiros já está atuando em outros es-tados brasileiros.

Mato Grosso, Ama-zonas, Bahia e Rio de Janeiro já estão contemplados, sendo que no Rio está ca-pacitando entidades sociais que foram im-plantadas nas favelas pacificadas. Além de empresários associa-dos da ACIAL, o Café da Manhã contou com a participação de pro-fessores e voluntários que atuam na cidade.

No dia 20 de junho,

acontece o Acial Convi-da, excepcionalmente na terceira quinta-feira do mês. A convidada será a fundadora e pre-sidente da ONG Par-ceiros Voluntários, Ma-ria Elena Johannpeter.

Page 3: Jornal Afolha Edição 381

ALVORADA, 13 A 19/06/2013 3

Pingou e Respingou...Boates e casas noturnas sem alvará e

estrutura adequada para evasões em emergência; construção irregular de casas em áreas de risco, com a repetição anual de deslizamentos e vítimas na época das chuvas; prédios que desabam; elevadores que despencam; barcos que afundam...

Até quando o Brasil conviverá resignado com o fato consumado de tragédias, sem que se adotem medidas preventivas eficazes? É preciso mudar essa cultura de negligência com a segurança da sociedade e a vida humana.

Em pleno século XXI, ano de 2013, ainda convivemos com políticos medíocres de pensamento curto voltado para a contemplação do próprio umbigo. Existem como se estivessem em constante campanha, quando a estratégia de somar votos é a principal atitude.

Sempre é comentado em rodas de discussões política que no Brasil estão parte dos piores políticos do mundo. Porque tal realidade ainda perdura?

Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha, a presidente Dilma Rousseff caiu na aprovação da população, em relação a última pesquisa. Nesta 57% avaliaram o governo como bom ou ótimo. São oito pontos a menos que o levantamento anterior, feito em março.

PANORAMAOPI

NIÃO

Quand

o fa

lam

os e

m p

olíti

ca n

a es

cola

,

nós

não

quer

emos

dize

r pol

ítica

parti

dária

, poi

s es

ta d

eve

ser e

stab

elec

ida

em e

spaç

os e

am

bien

tes

adeq

uado

s.

A

esco

la é

o a

mbi

ente

pro

píci

o no

sign

ifica

do a

bran

gent

e de

ate

ntar

à

qual

idad

e ao

bem

com

um d

o se

u ci

dadã

o,

da c

olet

ivid

ade

e da

com

unid

ade,

porta

nto

dent

ro d

a in

stitu

ição

esc

olar

a po

lític

a, s

em v

iés

parti

dário

dev

e se

r

obje

to c

onst

ituci

onal

do

currí

culo

.

As

expr

essõ

es e

duca

ção

e ci

dada

nia

estã

o

CHARGE

PAULO ROBERTO SANTOS - EDITOR - FONE: 3483-5334

Governo Dilma tem 57% de aprovação após queda de 8 pontos, diz Datafolha

inse

ridas

no

sent

ido

polít

ico

da e

duca

ção,

po

is d

esen

volv

er o

cid

adão

par

a a

cida

dani

a nã

o é

acei

táve

l sem

ant

es

esta

bele

cer o

que

sej

a es

sa c

idad

ania

.

Educ

ar p

oliti

cam

ente

par

a a

cida

dani

a é

prin

cipa

lmen

te e

duca

r um

suj

eito

par

ticip

ativ

o

para

ser

um

suj

eito

crít

ico,

no

sent

ido

de

co-p

artic

ipan

te d

a de

moc

raci

a. E

ssa

é a

verd

adei

ra e

duca

ção

para

um

a no

va

cida

dani

a, q

ue é

um

a po

stur

a qu

e pr

ecis

a

ser e

stim

ulad

a.

Os di

reito

s e

deve

res

civi

s e

polít

icos

,

deve

m s

er tr

abal

hado

s po

r mei

o de

val

ores

étic

os. É

nec

essá

rio c

ompa

tibili

zar c

idad

ania

,

CIDA

DANI

A E

POLI

TICA

NA

ESCO

LA

polít

ica

e di

vers

idad

e, a

travé

s de

prin

cípi

os

étic

os. E

duca

r é u

ma

ação

que

pro

põe

a

conv

ivên

cia

soci

al, a

cid

adan

ia e

a to

mad

a

de c

onsc

iênc

ia p

olíti

ca, f

azen

do d

e ca

da

suje

ito u

m a

utor

de

trans

form

ação

soc

ial.

A de

moc

raci

a só

se

cons

titui

rá c

omo

subs

tanc

ial s

e a

form

ação

pol

ítica

for

prop

icia

da n

o am

bien

te e

scol

ar. A

esc

ola,

enqu

anto

um

a cr

iaçã

o so

cial

, é u

m d

os

luga

res

adeq

uado

s de

form

ação

e

info

rmaç

ão, e

m q

ue a

apr

endi

zage

m d

eve

esta

r em

con

cord

ânci

a co

m o

s as

sunt

os

soci

ais

que

assi

nala

m c

ada

mom

ento

his

tóric

o.

As d

ifere

ntes

con

figur

açõe

s de

orga

niza

ção

da s

ocie

dade

dev

em s

er

deba

tidas

e c

onsi

dera

das

no a

mbi

ente

esco

lar,

com

o o

bjet

ivo

de p

ropi

ciar

o

diál

ogo

entre

edu

cado

res

e al

unos

sobr

e o

fato

his

tóric

o e

polít

ico,

rela

cion

ando

pres

ente

e p

assa

do e

con

stat

ando

as

trans

form

açõe

s ne

cess

ária

s ao

bem

da

cole

tivid

ade.

Atra

vés

das

vivê

ncia

s

plur

ais

os a

luno

s pa

ssam

a e

xerc

er

a ci

dada

nia

soci

al e

pol

ítica

.Desde que assumiu o cargo, em 2011, é a primeira vez que sua avaliação cai acima da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada nos dias 6 e 7 de junho, e foram feitas 3.758 entrevistas em 18 municípios.

Na última pesquisa, realizada nos dias 20 e 21 de Março, 65% dos entrevistados avaliaram o governo da presidente como bom

ou ótimo, 27% como regular e 7% como péssimo ou ruim. Apesar da queda de popularidade, a presidente Dilma é favorita para vencer a eleição presidencial do ano que vem.

Na avaliação, que tem a ex-senadora Marina Silva (Rede), o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco Eduardo Campo (PSB) como adversários, Dilma aparece na frente com 51% das intenções de votos, segundo o Datafolha. Dilma ainda venceria o segundo turno, mas com uma queda de sete pontos em relação ao levantamento anterior.

Marina Silva aparece, em segundo lugar, com 16% das intenções de votos, enquanto Aécio Neves aparece com 14%, quatro a mais em relação a última pesquisa.

Loja Social: Um projeto que deu certo!

Prefeitura x SIMA Tolerância ZERO!

Page 4: Jornal Afolha Edição 381

4 ALVORADA, 13 A 19/06/2013

GERAL

Fot

o: C

CS

Loja Social é um sucesso: mais de mil peças doadas na Campanha do Agasalho

A informação é da primeira-dama, Maria Zoreti, que vem atu-ando pessoalmente na coleta de donativos por toda a cidade.

A Loja Social tem recebido diariamente um número expressivo de pessoas que mani-festam satisfação com o serviço. Elas podem escolher no local os agasalhos que melhor se adaptam a elas e seus familiares.

Antes devem se di-rigir a um CRAS no município e pegar um bilhete que informa quantas peças poderão ser escolhidas na Loja de acordo com a reali-dade socioeconômica de cada família.

A Campanha do Agasalho 2013 tem mobilizado instituições,

DOAÇÕES

A Loja Social, na primeira semana de funcionamento disponibilizou às familias carentes as roupas e itens arrecadados na Campanha do Agasalho de Alvorada

entidades, empresas e a comunidade de Alvorada desde seu lançamento no dia 29 de maio. A população tem colaborado com as doações que vêm beneficiando dezenas de famílias carentes no município. O gabinete da primeira-dama tem atuado nas atividades, como a realizada nos

bairros Tijuca, Piratini, São Pedro e Caxambu, no dia 02 de junho, em parceria com a Virtual Materiais de Constru-ção, que arrecadou 800 quilos de alimentos e quatro mil agasalhos.

A Campanha do Agasalho é coorde-nada pelo Gabinete da primeira-dama em conjunto com as secre-

PARALISAÇÃO

Servidores Municipais protestamcontra a administração na cidade

Parte dos Serviços Públicos de Alvorada tiveram o atendimento parcialmen-te comprometido. Durante a manhã da terça-feira dia 11 um contingente de

servidores municipais paralisaram as atividades para reivindicar aumento no vale-refeição entre outros benefícios para a categoria

O grupo concentra-dos em frente à prefei-tura no inicio da manhã, o levou panelas, carta-zes, apitos e aparelhos de som. Na oportuni-dade muitos deles se alternaram no microfo-ne para relatar casos de perseguição sofrida pelos profissionais.

Ainda pela manhã uma contra proposta

do governo foi apre-sentada. Os servidores consideraram que as principais reivindica-ções foram ignoradas pela administração mu-nicipal e decidiram sair em caminhada pelas ruas do Centro.

As duas pistas da Av. Presidente Getúlio Vargas foram bloquea-das, na Rua Roberto de

Souza Feijó, em frente ao prédio do PAM8 eles chamaram os servido-res que permaneceram trabalhando para a rua.

Depois par t i ram em caminhada até o Ministério Público. A tarde uma denúncia formal sobre os abusos e pressões que servi-dores estariam sofren-do foi entregue pelos

pelo grupo no mesmo ministério.

No retorno para frente da prefeitura a Av. Getúlio Vargas foi novamente fechada. Em meio ao congestio-namento que se formou no entorno do local, houve várias manifes-tações em favor dos funcionários munici-pais.

Fot

o: D

ivul

gaçã

o

TORNEIO 1º DE MAIOA comunidade esportiva de Alvorada esta

inconformada com a administração municipal e com a câmara de vereadores. Motivo: a falta de apoio ao Torneio 1º de Maio, uma tradição no município em homenagem aos trabalhadores, “dinheiro para criar cargos de confiança eles tem, mas para incentivar nossos trabalhadores no seu dia não tem?” comentou um dirigente de clube. Lamentável.

LICENCIAMENTO DE VEICULOS AGRÍCOLAS Com a entrada em vigor no dia 1º de junho

da resolução do CONTRAN que obriga o empla-camento de veículos rurais, o deputado federal Alceu Moreira/PMDB-RS. Esta empenhado para colocar em votação na Comissão de Consti-tuição e Justiça, o projeto de sua autoria que legisla sobre o assunto. Após conversa com o presidente do CCJ, Décio Lima , o deputado ouviu que a inclusão na pauta esta garantida. No texto de Alceu Moreira que tramita na câmara antes da publicação da resolução, esta previsto o fim do licenciamento e do emplacamento para veículos rurais, medida similar ao que ocorre com os veículos bélicos. “Essa resolução é ab-surda, simplesmente arrecadatória, que só pode sido feito por um burocrata urbano sem noção da realidade dos trabalhadores rurais”, criticou o deputado, que completou: “ Veículos agrícolas trafegam 98% do tempo dentro das proprieda-des, ou seja, não há sentido esse pagamento como se fossem veículos de passeio. No campo e na cidade o deputado Alceu Moreira sempre defendendo o cidadão que realmente precisa dos serviços públicos.

A RAPOSA E A CEGONHAA raposa convidou a cegonha para jantar e

lhe serviu sopa em um prato raso, - Você não esta gostando de minha sopa? – Perguntou, enquanto a cegonha bicava o liquido sem sucesso. – Como posso gostar? A cegonha respondeu, vendo a raposa lamber a sopa que lhe pareceu deliciosa. Dias depois foi a vez da cegonha convidar a raposa para comer na beira da lagoa, serviu então a sopa num jarro largo embaixo e estreito em cima , - Hummmm, deliciosa! – exclamou a cegonha, enfiando o comprido bico pelo gargalo. – Você não acha? A raposa não achava nada nem podia achar, pois seu focinho não passava pelo gargalo es-treito do jarro. Tentou mais uma ou duas vezes e se despediu de mau humor, achando que por algum motivo aquilo não era nada engraçado. Moral: Ás vezes recebemos na mesma moeda por tudo aquilo que fazemos.

AQUELE ABRAÇOO abraço da coluna vai para os aniversa-

riantes de maio, em especial quero mandar um grande abraço para a linda menina moça GABRIELI minha amiga que completou 15 anos. “Que Deus ilumine seu caminho todos os dias de sua vida. Feliz Aniversário!

PARA REFLETIR: “Nem sempre o verdadeiro vencedor é o

que venceu a luta, mas sim, aquele que lutou com dignidade.”

Coluna Airton PachecoNA BOCADO POVO

AIRTON PACHECO

tarias do Trabalho e da Assistência Social e a de Direitos Humanos. Ações de coleta de donativos estão sendo realizadas nos bairros da cidade. A comuni-dade também pode repassar suas doações nos pontos de coleta espalhados pelo mu-nicípio.

O Prefeito Professor Serginho disse que com a possibilidade de escolha dos aga-salhos “o Gabinete da primeira-dama busca acolher com mais digni-dade e respeito os be-neficiados pela ação”. A Casa da Cidadania, onde está instalada a Loja Social, fica na Rua Wenceslau Fontoura, 126, no Bairro Nova Americana.

UM FORTE ABRAÇO A TODOS!Contato: 8463.1101

E-mail: [email protected]

Page 5: Jornal Afolha Edição 381

ALVORADA, 13 A 19/06/2013 5GERAL

*Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

*Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no co-ração do mar,

*embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.

*Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.

*Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.

*Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete.

*O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura.

*Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra.

*Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança, destrói os escudos com fogo.

*”Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. “

*O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura.

Salmos 46: 1-12

DEUS é quem nos da força, nos am-para, nos ama e nos chama de filhos. Reconheça-o como PAI, que quer o me-lhor para seus filhos. Receba as bênçãos em nome de JESUS. AMÉM!

MissionáriaLúcia Heibutcke

DIREITOS

Foto

s: C

CS

Atividades em Alvorada marcam Dia Mundial de Combate ao Trabalho InfantilO Dia Mundial de

Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho, contou com a participa-ção de diversas entida-des em Alvorada.

O marco inicial das atividades foi a cami-nhada pela erradicação do trabalho infantil que começou às 9h30min em frente do prédio da Pre-feitura e seguiu até o Gi-násio Municipal. Estavam presentes no início da ação o Prefeito Professor Serginho, primeira-dama Maria Zoreti, secretários de governo, vereadores e lideranças comunitárias. Participaram da cami-nhada crianças, jovens e adultos de entidades como Associação Comu-nitária de Amigos Amar é Cuidar, Apae, Centro Franciscano Pedro Cha-ves Barcelos, Mulheres da Paz, Centro de Atendi-mento Psicossocial Infan-til, Projovem dos CRAS, Jungo.

O Prefeito Professor Serginho lembrou do pa-pel dos educadores e de programas sociais como os empreendidos pelo go-verno federal para cons-truir e garantir a cidadania no presente e futuro das crianças e dos cidadãos. Citou que mil quinhentas e vinte e cinco pessoas em situação vulnerável foram tiradas da extrema pobreza em Alvorada. Disse ser fundamental medidas para cuidar das crianças, que já estão construindo seus cami-nhos desde hoje para que fortaleçam-se como pessoas dignas, cidadãs, que saibam seus direitos.

O prefeito ressaltou que as crianças devem es-tar na escola e também ter seus momentos para brincar, e muito, pois há problemas quando estas não exercitam ativida-des lúdicas. Salientou que uma cidade tem que dar dignidade aos seus cidadãos, destacando o papel de todos contra a exploração, enfatizando que “todo dia é dia de não ter trabalho infantil”.

O secretário Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Airton Alminhana, lembrou dos avanços conquistados pelos governos Lula e Dilma no combate ao trabalho infantil, mas que ainda 7,7% das crianças ainda trabalham no País. A perspectiva é que com os programas sociais de-senvolvidos pelo governo federal até 2020 o traba-lho infantil seja erradica-do no Brasil. Disse que 400 crianças em situação vulnerável estão tendo acompanhamento socio-educativo em Alvorada garantindo seus direitos e dignidade.

As atividades no muni-cípio do Dia de combate ao trabalho infantil pros-seguiram no Ginásio Mu-nicipal com apresentação do grupo de dança Arad, roda de capoeira, além da disposição de servi-ços de corte de cabelo, maquiagem e manicure em parceria com a RM Cabeleireiros. A comuni-dade também pôde parti-cipar e se divertiu com a cama elástica, tabela de basquete e jogos de tênis de mesa.

A Semana do Meio Ambiente de Alvorada mobilizou centenas de pessoas nos debates e atividades de campo realizados entre os dias 02 e 07 de junho

A ação encerrou-se com a formatura de agen-tes ambientais voluntá-rios e a premiação dos vencedores do Concur-so Cultural Aguapé, que ocorreram no dia 07 no Salão Noblesse.

A Semana do Meio Ambiente contou com participação ativa da co-munidade em atividades como a conferência de

EVENTOS

Foto

: CC

S

Atividades e debates marcaram a Semana do Meio Ambiente de Alvorada

gestão de resíduos só-lidos, início da revitali-zação da Praça Leonel Brizola (em frente à Pre-feitura), passeio ciclístico envolvendo cadeirantes, muletantes e cegos, pa-lestras sobre educação ambiental e cidadania

animal. Um dos pontos de destaque foi o mutirão de limpeza no Arroio Águas Belas.

O Prefeito Professor Serginho afirmou que a “defesa do meio ambiente será feita todos os dias em Alvorada”. Destacou

que a busca de uma ci-dade mais limpa é uma das prioridades da atual gestão e será realizada todos os dias de seu governo.

A Semana do Meio Ambiente teve coorde-nação da Secretaria Mu-nicipal de Meio Ambiente e foi elaborada em con-junto com o grupo de trabalho composto pelas secretarias de Educação, Serviços Urbanos, Obras e Viação, Direitos Huma-nos, Cultura e Turismo, Segurança e Mobilidade Urbana e pela Coorde-nadoria de Comunicação Social.

Page 6: Jornal Afolha Edição 381

6 ALVORADA, 13 A 19/06/2013

GERAL

Na LBV, crianças comemoraram a Semana

Mundial do BrincarSOLTA! SOLTA O BIXO!TELEFONE: (51) 8502-2276 E-MAIL: [email protected]

INFORUM: O LEÃO DE ALVORADA INFORUM: EXÚ DEUSES DA ALEGRIA

COLUNA DE PAI KRATOS DE OGUM

A Semana Mundial do Brincar, realizada no Brasil e em pelo menos outros 19 países, por ini-ciativa do movimento global Alliance for Childhood (Aliança pela Infância) foi comemorada na última semana do mês de maio na LBV. As crianças be-neficiadas pelo programa LBV: Criança – Futuro no Presente! da capital gaúcha, realizam uma série de atividades lúdicas.

Essa mobilização incentivou a promover a cons-ciência sobre a importância do brincar no processo de formação da criança e relembrar aos adultos a real necessidade de se preservar e se respeitar esse ato tão importante da infância. A gurizada da LBV juntamente com seus familiares produziram brinquedos com materiais recicláveis. As crianças trocaram seus brinquedos em forma de amigo--secreto, com os colegas de diferentes turnos, e cada um fez uma carta contendo dedicatória para o amigo contemplado, estimulando assim a boa convivência entre crianças de diferentes idades. A garrafa pet, copos descartáveis, caixa de papelão, palito de picolé foram transformados em telefone sem fio, chocalho, carrinhos, instrumentos musi-cais entre outros. Muitas brincadeiras populares e atividades lúdicas foram realizadas pela Instituição que sempre incentiva o brincar.

Neste ano, as crianças da Legião da Boa Von-tade estiveram tratando da temática da semana na 10ª edição do Fórum Internacional dos Soldadi-nhos de Deus, da LBV, o próprio tema foi escolhido por elas: “Brincar e agir com Boa Vontade”.

O endereço do Centro Comunitário de Assis-tência Social da LBV, em Porto Alegre é Av. São Paulo, esquina com a Av. São Pedro, no bairro São Geraldo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3325-7036 ou pelo site:

soldadinhosdedeus.boavontade.com

Continua a situação lamentável de nossa cidade seis meses depois do Professor Serginho do PT assumir a Prefeitura,

uma calamidade nunca antes vistaem um governo de Alvorada!!!

Rua Salgado Filho, 2 - Salas 201 a 205Fones: 3483-1090 / 3483-3453

E-mail: [email protected]

Há 34 anos registrando eorganizando empresas em Alvorada

Carlos BrumEscritório Contábil

CRC 34234

PLANTÃO PERMANENTE

RUA OSCAR SCHIK, 1192

Ver. Zézo

MaurícioRELOJOARIA - JOALHERIAÓTICA

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1759 - Centro - Pda. 463483.4077 / 3044.7877 / 8132.1058

E-mail: [email protected]

30 anos

30 ANOS servindo a comunidade de Alvorada com qualidade, preços e

condições especiais de pagamento Atendimento personalizado

A ÓTICA PIONEIRA DE ALVORADA

Quadra inteira de lixo próximo a sede de dois partidos políticos

Paradas de ônibus sem abrigo para desespero da população

neste invernoBoeiros abertos - Um perigo que

pode ser fatal!!!

Containers de lixo sem utilidade alguma - Desperdício!!!

Page 7: Jornal Afolha Edição 381

ALVORADA, 13 A 19/06/2013 7VARIEDADES

R u b e n s L i m a R o n d o n (Rubinho)

HORÓSCOPO

Áries (21/3 a 20/4) É tempo de acalmar os ânimos para não machucar ninguém.

Touro (21/4 a 20/5) Conscientize-se de que o importante é chegar mais forte e amadurecido no final da jornada.

Gêmeos (21/5 a 20/6) Seja seletivo na es-colha de projetos e parcerias, esta é a melhor forma de apro-veitar as oportunida-des que surgem.

Câncer (21/6 a 21/7) Ao se desfazer dos medos que o acor-rentam você ganha a possibilidade de viver a liberdade.

Leão (22/7 a 22/8) A rivalidade não é o melhor caminho para impor a sua vontade. as coisas podem ficar ainda mais complica-das desta forma.

Virgem (23/8 a 22/9) Ao desenvolver cui-dadosamente o sen-so crítico, evita-se embarcar em planos mirabolantes.

Libra (23/9 a 22/10) É possível que um pouco de impulsi-vidade sirva como tempero em algumas parcerias.

Escorpião (23/10 a 21/11) Depois de atravessar alguma crise, você estará pronto para enxergar a nova reali-dade que está por vir.

Sagitário (22/11 a 21/12) O entusiasmo que possui o ajudarão a transformar as cir-cunstâncias que não estão favoráveis.

Capricórnio(22/12 a 20/1) Cada pequeno pas-so dado no presente determina a direção que a vida tomará dali para a frente.

Aquário (21/1 a 19/2) Uma certa impulsi-vidade toma conta de você e isso pode au-mentar a ansiedade e a impaciência, dificul-tando a organização.

Peixes (20/2 a 20/3)Encontre um canto

seguro e regenere suas forças, fortalecendo-se para se relacionar me-lhor com as questões da vida.

Voa, voa em teu voar provocativo, caçoa de mim como o garoto maior faz com o pequenino. Esconda-te na tua impunidadesemeie a minha mágoa e plante a desigualdade de não ver e viver um mundo mais fraterno

Geógrafo da Alma!

Nesta semana é comemorado o Dia dos Namorados, é a data especial dos apaixo-nados, que faz o brilho dos olhos irradiar a aura de todos que estão enamorados de Felicidade.

Por: Daniel da Luz Machado

Obra literária – Cry Freedom (Um grito de liberdade) Autor – John Briley

Essa é uma obra que se baseia em uma história verídica da luta pela liberdade na África do Sul quando a triste política de segregação racial assolou aquele país. O livro narra o encontro e a amizade nascida entre Steve Biko, um negro sul africano radical e ativista e um branco sul africano liberal e jornalista. Steve Biko morreu em 1977, enquanto sob custódia da polícia “ sem acusação, sem processo e sem condenação” O período narrado é triste e mancha a história, mas é um daqueles livros que não podem deixar de serem lidos.

Obra musical - Toquinho

Uma dos mais virtuosos violonistas brasileiros, compositor de clássicos me-moráveis da nossa MPB e como se não bastasse tudo isso simplesmente teve como parceiros musicais em algumas canções os geniais Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Tom Jobim. Toquinho é mágico consegue ser magistral e per-feitamente entendido, pois com uma habilidade incrível consegue se expressar com muita facilidade apesar dos seus acordes difíceis para quem se aventura a amadoristicamente reproduzi-lo.

“Se ela pudesse”, “Se todos fossem iguais a você”, “Tarde em Itapuã” “Aquarela” “Ao que vai e chegar & O caderno” que sempre me tiram lágrimas de emoção quando escuto, “Regra 3” enfim Toquinho é tão genial que só me resta agradecer a Deus por ter conhecido e ouvido parte de sua obra. Rogo para que algum leitor que nunca tenha procurado saber mais sobre esse músico fantástico que o faça após esse pequeno testemunho.

Momento Poético:

RUA OSCAR SCHICK, 351 - BAIRRO FORMOSA

3442-1711 / 3483-2225

MAS... O que é esta tão sonhada Feli-cidade? A meu ver a Felicidade não é como uma receita de bolo ou de pizza, porque a forma ou receita de Felicidade é tão grande e diversa, como são as estrelas do céu. Pois cada pessoa, cada apaixonado, tem a sua exclusiva forma e receita da Felicidade.

CONTEXTOS &

CONCEITOS

PORQUE... Com certeza não podemos ver a forma exata da Felicidade, somente com o brilho dos nossos olhos, isto seria um “Bullying” de nossa parte, porque a verdadeira Felicidade, não tem forma, não tem ingredien-tes, como tem as receitas de bolo ou de pizza.

Produção Alvoradense filma no Rio de Janeiro

CINEMA

O músico e ator Mar-celo Maresia viajou para o Rio de Janeiro pra gra-var a última cena exter-na do filme EU ODEIO O BIG BRÓDER, o terceiro longa-metragem da pro-dutora Alvoroço Filmes.

Na história, depois de diversas tentativas de entrar para o reality show, o frustrado per-sonagem Gordo Bra-ddock decide ir até o Projac falar diretamente com a produção do pro-grama. A cena deveria ter sido gravada em abril, porém a produção que está sendo realiza-da sem verba alguma,

A FELICIDADE... Seja no sexo, seja em todas as idades, seja em todos os credos, é como se estuda sobre a criação do universo, uma minúscula massa que condensou... E explodiu! Isto é...

A FELICIDADE, O BIG BEN DA ALMA!

teve que adiar a grava-ção até conseguir uma contribuição para as passagens.

O apoio veio do ex vereador Edson Borba, que foi candidato a pre-feito na última eleição:

“No entanto, os que venceram a eleição não nos apoiam. Prefeito, secretários, vereado-res... NADA, nem um mísero BOA SORTE” desabafou o diretor do filme Evandro Berlesi.

ANUNCIE NA FOLHA!!!3442-2211

Page 8: Jornal Afolha Edição 381

ALVORADA, 13 A 19/06/2013

O Vereador Schu-macher participou de um evento beneficen-te para arrecadação de recursos para a Escola de Samba “Vila Nacional”

A atividade aconte-ceu na paróquia Ima-culada Conceição no Bairro Americana, e foi organizada pela di-retora de projetos da escola, a psicóloga Kel-lenDillú e a presidenta Daniela.

O evento contou com um belíssimo jan-tar, com a apresen-tação da bateria e do grupo show da escola e um desfile de mo-

SOCIEDADE RECREATIVA UNIÃO ESPERANÇA Esporte clube união

Rua Primavera, 334 - Alvorada/RS- Fone: 3483-7622

EDITAL DE CONVOCAÇÃO O Presidente Executivo da SOCIEDADE RECREATIVA UNIÃOESPERANÇA – ESPORTE CLUBE UNIÃO no uso de suas atribuiçõeslegais e estatutárias, vem convocar os associados para reunião arealizar-se no dia 24/06/13, no galpão crioulo, sito a rua Primavera, 334tendo como primeira chamada ás 20:00 min. e segunda e última chamada ás 20.30 min. para deliberar a seguinte ordem do dia.

1-Prestação de contas 2-Eleição de conselheiros 3-Assuntos Gerais

Alex Sandro da Cunha Mello Presidente

Cartão postal ou imagem ruim na Copa das Confederações?

Teremos estádios lotados na Copa das Confederações, conside-rando a grande venda de ingressos, muito superior à verificada na última edi-ção dessa competição, realizada na África do Sul, em 2009. No final de maio, já haviam se es-gotado, por exemplo, as entradas para a partida final, a ser disputada no novo Maracanã, no Rio de Janeiro. E isso sem sequer existir a certeza dos torcedores de que a Seleção Brasileira será finalista.

Será muito importante para o Brasil o sucesso de público do torneio, mas também em todos os outros indicadores, como limpeza pública, segu-rança, infra-estrutura, transportes, hospeda-gem e mobilidade dos torcedores e turistas. Afi-nal, estaremos testando na presente competição a nossa capacidade de promover com eficácia a Copa do Mundo de 2014, a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, e outros grandes eventos, como a Expo Mundial 2020, cuja realização é pleiteada pela cidade de São Paulo.

Arenas esportivas com capacidade esgo-tada também significam movimento positivo para hotéis, restaurantes, companhias aéreas, em-presas de turismo, táxis, prestadores de serviços e comércio. Afinal, são numerosos os visitantes de outros países e tam-bém brasileiros que via-jarão às cidades sedes para assistir aos jogos. A pergunta fundamental é a seguinte: o que ofe-recemos a essas pesso-as? Cartões postais para que continuem atraídas pelo turismo nacional ou uma imagem ruim, de modo que os estrangei-ros jamais voltem e os

brasileiros prefiram viajar ao Exterior ao invés de conhecerem melhor o seu próprio país?

São muitas as verten-tes de respostas a essas perguntas, a começar pelo combate à violência, que nos rendeu desa-bonadora visibilidade na imprensa internacional e nota de alerta da União Européia, devido ao ina-ceitável estupro de uma turista estrangeira numa van do transporte públi-co carioca. Mobilidade, incluindo aviões, trens, metrô, ônibus e trânsito fluente, segurança públi-ca e salubridade ambien-tal são alguns dos itens essenciais para encantar-mos os visitantes. No en-tanto, nesses quesitos es-tamos exatamente como a Seleção Brasileira, ou seja, perdendo, e, quando muito, empatando...

O mais grave é que te-mos desperdiçado chan-ces de gol daquelas que não podem ser perdidas. Refiro-me, especifica-mente, à Política Nacio-nal de Resíduos Sólidos (PNRS). Seu cumprimen-to seria um grande avan-ço no sentido de melhorar o meio ambiente e a apa-rência do meio urbano, a começar com a execução da medida que prevê a erradicação dos lixões em 2014.

Pois bem, com lei aprovada e metas defi-nidas, estamos prestes a dar um grande chute pra fora, na cara da Copa das Confederações e às vésperas da Copa do Mundo: segundo estudo do Instituto de Pesqui-sa Econômica Aplicada (Ipea), ainda há no Brasil 2.906 lixões, em 2.810 cidades, ou seja, mais da metade de nossos mu-nicípios, e apenas cerca de 20% deles realizam a coleta seletiva. Se formos cumprir a lei que instituiu a PNRS, o prazo fixado para sua eliminação é

agosto do próximo anoTemos lei, conheci-

mento e tecnologia, inclu-sive desenvolvida pelas empresas que atuam no setor de resíduos sóli-dos. É preciso que a lei seja cumprida. Alega-se, de um lado, que são ne-cessários recursos vulto-sos — aproximadamente R$ 70 bilhões — para a erradicação dos lixões. Ora, não temos quebra-do sucessivos recordes anuais de arrecadação tri-butária? Ademais, a boa gestão desses projetos possibilitaria o desembol-so programado, ao longo de alguns anos e não o pagamento à vista.

A sociedade precisa cobrar o cumprimento das leis e dos prazos estabe-lecidos por elas. Se forem necessárias parcerias público-privadas para trens, metrôs, aeroportos e obras de infra-estrutura, também o são para a erradicação dos lixões, que contam com o setor privado, mas dependem do setor público, repre-sentado pela vontade política da União, esta-dos e municípios e uma boa gestão de projetos. Temos oportunidade his-tórica de quebrar o para-digma de desrespeito ao marco legal e, ao mesmo tempo, avançar de modo significativo na qualidade ambiental do meio urba-no. Não podemos perder esse gol!

*Ariovaldo Caodaglio, cientista social, biólogo, estatístico e pós-graduado em meio ambiente, é presi-dente do SELUR (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo).

ARTIGOSchumacher participa de evento na Escola de Samba Vila Nacional

das, com a coleção da estilista local Helena Abruzzi.

“A Escola de Samba Nacional é um exemplo de organização e traba-lho social. Sua direto-ria e seus componen-

tes demonstram uma grande paixão pelo carnaval e sua comu-nidade. Tenho certeza absoluta que a escola fará um extraordinário carnaval em 2014”, afirmou Schumacher.

Alvorada receberá R$ 3 milhões do Badesul para investimentos

no Distrito Industrial

O município de Al-vorada vai ser con-templado com R$ 3 milhões de recursos do Badesul para in-vestimentos no Dis-trito Industrial.

O município foi o pri-meiro a assinar o con-trato de financiamento do Programa Badesul Cidades em solenidade que ocorreu dia 04, no Galpão Crioulo do Pa-lácio Piratini, em Porto Alegre. O banco vai disponibilizar R$ 118 milhões distribuídos em contratos com 88

municípios.

O ato contou com a participação do Prefeito Professor Serginho, entre outras chefes do Executivo e autorida-des. O presidente do Badesul, Marcelo Lo-pes, afirmou que Alvo-rada “é referência pelo empenho em captar recursos para investir no Distrito Industrial”.

O Prefeito Profes-sor Serginho destacou as políticas propostas pelo município e sal-dou os recursos que

virão para favorecer a geração de empregos e o desenvolvimento da cidade. Alvorada ainda receberá recur-sos de R$ 5 milhões do governo do Estado através do Sistema Estadual de Participa-ção Popular e Cidadã.

O anúncio foi feito em encontro no Palá-cio Piratini com o go-vernador Tarso Genro e outros prefeitos e lideranças gaúchas. Ao todo foram anun-ciados recursos de R$ 8 milhões para investi-mentos em Alvorada.

O presidente do Badesul destacou o aumento dos recursos para financiamentos. “No início da gestão nós tínhamos R$ 130 milhões para financiar aos municípios. Com o aporte dos financia-mentos que o Estado fez, nós conseguimos ampliar para R$ 200 milhões a verba com-partilhada aos mu-nicípios”, salientou Marcelo Lopes.

Dos R$ 118 mi-lhões de investimen-tos anunciados no encontro pelo banco, 50% serão para obras de pavimentação e aquisição de máqui-nas e implementos rodoviários.

Foto

s: C

CS