edição 389 - 17/07/2010

12
Triunfo, 17 de julho de 2010 - Ano VIII - Edição n° 389 - R$ 1,00 Rua General Câmara, 64 - E-mail: [email protected] (51) 3654-3009 - (51) 9994-0527 GRANDES OFERTAS Todas as marcas - Fiat, Ford, Wolks, GM, Peugeot, Renault VEÍCULOS A PRONTA ENTREGA Plantão na Rodocar COMUNIDADE O principal objetivo é desperta a consci- ência da população sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma 6ª Caminhada das Vitoriosas PÁGINA 3 doença que atinge principalmente as mulhe- res e que, se descoberto no início, possui 95% de chance de cura. SERVIÇO Rotary tem novo presidente PÁGINA 7 e 12 Conselho da Polícia Cidadã PÁGINA 11 Braskem tem licença de operação da planta verde PÁGINA 5

Upload: empresa-jornalistica-e-editora-casario

Post on 09-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

JORNAL SEMANAL, EDITADO EM TRIUNFO/RS, SOB A DREÇÃO DE ODILA VASCONCELOS.

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 389 - 17/07/2010

Triunfo, 17 de julho de 2010 - Ano VIII - Edição n° 389 - R$ 1,00Rua General Câmara, 64 - E-mail: [email protected]

(51) 3654-3009 - (51) 9994-0527

GRANDES OFERTASTodas as marcas - Fiat, Ford, Wolks, GM, Peugeot, Renault

VEÍCULOS A PRONTA ENTREGA

Plantão na Rodocar

COMUNIDADE

O principal objetivo é desperta a consci-ência da população sobre a necessidade dodiagnóstico precoce do câncer de mama, uma

6ª Caminhada dasVitoriosas

PÁGINA 3

doença que atinge principalmente as mulhe-res e que, se descoberto no início, possui 95%de chance de cura.

SERVIÇO

Rotary temnovo presidente

PÁGINA 7 e 12

Conselho daPolícia Cidadã

PÁGINA 11

Braskem tem licença deoperação da planta verde

PÁGINA 5

Page 2: Edição 389 - 17/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 17 de julho de 20102

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

OpiniãoEDITORIAL

FLORA FLÁVIA FREITAS - SOCIÓLOGA - PSICOPEDAGOGA

EMPRESA JORNALÍSTICA E EDITORA CASARIOJornal Sentinela do JacuíCNPJ 11.166.647/0001-04Rua: General Câmara, 64 - Centro - CEP:95840-000 - Triunfo/RSFones: 51-3654-3009 / 51-9994-0527E-mail: [email protected]

Diretora e Editora: Odila L. Rubin de VasconcelosDiagramação: Editora Jornalística Mc LTDAArte: Lourelisa R. de VasconcelosProcurador Jurídico: Dr. Adroaldo Renosto - OAB/RS - 26.925Periodicidade: Semanal - Impresso na Editora Jornalística MCLTDA / Esteio - RS - 3473-1712Os artigos assinados pelos colaboradores são de sua inteira responsabilidade, nãorepresentando necessariamente a opinião do jornal, da mesma forma os colaboradorescom artigos ou páginas não têm vínculo empregatício com a empresa. O jornal nãoresponderá subsidiariamente por eles em nenhum fórum, por mais privilegiado que for.

Pensadores do terceiro milênio, como Edgard

Morin, defendem que o engajamento social doscidadãos é um dos pilares para a construção deuma sociedade melhor e mais solidária.

Mesmo quem se posiciona contra o voluntariadoassistencialista e acredita que o governo deveria fazermuito mais do que faz pelas comunidades carentes,vê em determinados projetos sociais uma saída paraa melhoria das condições de vida da população debaixa renda no país. Mas o trabalho voluntário tam-bém abrange a Educação e a Cultura. Precisamosalimentar os carentes de feijão e arroz, mas tambémde livros, de internet, de Teatro, de Dança, etc. OVale Cultura, criado recentemente pelo GovernoFederal, não é supérfluo, quanto pensam alguns, quepor certo desfrutam-na confortavelmente em seuslares, nos grandes telões de seus home teather ounas casas de espetáculos.

Somos seres sociais, e quando participamos deatividades comunitárias experenciamos o convíviocom pessoas de diferentes áreas, meios e situações,enriquecendo a nossa experiência de vida. Ampli-amos nossa rede de relacionamentos e firmamosum compromisso ético, tornando-nos mais sensí-veis ao outro e devolvemos à vida um pouco doque recebemos em nossa Educação.

Embora para algumas pessoas ser solidário sejaapenas desprender-se de algum dinheiro, para aju-dar em uma causa qualquer, com propaganda naTV, os projetos sociais aumentam a conscientizaçãopolítica e social.

Observando nossa comunidade, podemos per-ceber claramente que em todas as fatias da popu-lação muitas pessoas começam a despertar para ascampanhas sociais. As duas últimas caminhadasbem demonstram isso, esta do IMAMA, realizadana última quinta-feira, 15 de julho, e a da campa-nha contra o Crack, há algum tempo atrás. A soci-edade triunfense, em seus diversos vieses, come-ça a irmanar-se e a devolver ao meio o que apren-deu nos Lares, nas Escolas, na Vida.

E diante do crescimento do bom senso, não dápara deixar de sonhar. Imagine mil, dois mil, ou maistriunfenses engajados socialmente, doando algumashoras de seu tempo, semanalmente, para transfor-mar a nossa realidade sóciocultural. Temos muitase muitas pessoas com um alto grau de sensibilida-de, cultura, informação, conhecimento, boa-vonta-de, criatividade, profissionalismo, grandes artistas,artesãos maravilhosos, para botar 'fogo no circo' eampliar o picadeiro. Nós do Sentinela do Jacui, so-mados à Fundação Cultura Qorpo-Santo, FCQS, eao Lions Clube de Triunfo, temos uma sugestão empauta: una-se à causa da Cultura e venha defendera edificação do Complexo Cultural Qorpo-Santo,no lugar onde ele nasceu, ao lado da Biblioteca Cel.João Maia. A favor da Arte, da Música, da Literatu-ra, do Teatro, da Dança e de quantas mais lingua-gens culturais surgirem! Depois disso - e com você- Triunfo será ainda melhor!

Causas sociaisAntigamente, acreditava-se que só o desen-

volvimento econômico poderia garantir obem-estar social. Hoje, a solidariedade já é

vista também como uma alternativa.

Dizem que 1968 foi o ano que nunca acabou, mas

talvez seja mais fácil dizer que o que não acabou foi adécada de 60. Até hoje, tem muita gente que gostaria deter nascido naquela época só para viver a juventude bemna época das grandes revoluções.

O ano de 1968 é muito lembrado ainda pela suarepresentatividade histórica, a Bienal do Livro 2008 tevea exposição "1968, Mordaça no Estadão", que exibiu jor-nais censurados do Estado de São Paulo na época da Di-tadura Militar no Brasil.

O ano 1968 foi importante no Brasil e no Mundo,pois o mundo vivia em plena Guerra Fria e seus desdo-bramentos, o Brasil vivia em plena Ditadura Militar, ouseja, dois momentos únicos em nossa História, conectadospor um mundo de transformação, embora ainda não hou-vesse internet, a televisão fazia bem o papel de unir omundo pela recém nascida globalização.

Em meio as minhas pesquisas encontrei que no dia 30de janeiro, em plena Guerra do Vietnã, os vitcongues lan-çam a "Ofensiva Tet" contra os norte-americanos no anonovo vietnamita. A Guerra do Vietnã gerou uma série deprotestos no mundo. Depois, em 5 de fevereiro estudantesda Espanha e da Itália ocupam universidades e na Alema-nha um consulado americano. Em 17 de março os estu-dantes atacam a embaixada americana em Londres. Após,no dia 4 de abril, Martin Luther King, importante lídernegro na luta contra o preconceito nos EUA, é assassina-do. Em maio de 68 na França, estudantes fazem uma sériede protestos, seguidos de protestos dos trabalhadores, foio chamado "maio de Paris". No dia 5 de junho o pré can-didato democrata, Bob Kennedy é assassinado nos EUA.

E não pára aí: em 26 de junho no Brasil, é realizada aPasseata dos Cem Mil, contra a Ditadura. Depois em 20de agosto as tropas soviéticas invadem a Tchecoslováquiae colocam o fim no sonho de um socialismo mais huma-no, começado em maio de 1968, que tinha dado início àPrimavera de Praga. Aqui no Brasil, no dia15 de outubrohouve a prisão dos líderes do movimento estudantil noCongresso da União Nacional dos Estudantes (UNE)

1968: o ano que nunca acabouBah!, São muitos os acontecimentos que marcaram

1968. Um ano em que a juventude mostrou que "quequem sabe faz a hora, não espera acontecer", como diziaa canção de Geraldo Vandré, em que muitos ainda acre-ditavam em um socialismo mais humano, em que a mú-sica dos Beatles, Jimi Hendrix e Janis Joplin embalava ajuventude mundial.

Vivia-se a noite da ditadura, com relâmpagos de dorarrancados à tortura do choque elétrico no Brasil, mas naluz das câmeras de TV brilhava a Tropicália, movimentomusical, liderado por Caetano Veloso que servia como vozpara aqueles que queriam um novo país, da mesma formaque a cultura do PAZ e AMOR dos Hippies se espalha pelomundo e o Brasil girava feito a roda-viva de Chico Buarque,em especial no final do ano, com o Ato Institucional nº 5,que foi o golpe mais duro dos militares, pois com ele oPresidente assumia todos os poderes, podendo decretar orecesso do Congresso Nacional, intervir nos estados e mu-nicípios, cassar mandatos parlamentares, suspender, pordez anos, os direitos políticos de qualquer cidadão, decre-tar confisco dos bens considerados ilícitos e suspender agarantia do habeas-corpus. A partir disso a Ditadura Mili-tar assume a sua forma mais violenta e nem a música "ÉProibido Proibir" de Caetano Veloso conseguiu impedir aproibição geral que se instalou no Brasil.

Segundo Zuenir Ventura, autor da obra 1968: o AnoQue Não Terminou, "Foi um ano muito especial. Ummomento de uma sintonia mágica, misteriosa. [...] Achavaque se podia mudar tudo através da ruptura, da revolu-ção. A ironia da história é que eles [os jovens] não fize-ram a revolução política, mas acabaram fazendo a revo-lução cultural". Ainda lembro da frase: "o mundo estágrávido de mudança e os jovens são os parteiros!".

Quanto a mim, nasci em 1968, exatamente no dia que,aqui em Triunfo, mais precisamente no Porto Batista, naEstação Ferroviária de Fanfa ocorreu um grande desastrede trem, onde faleceram mais de 40 pessoas, isso é umfato além de histórico marcante na mente das pessoas quepresenciaram as cenas do acidente e após a tragédia.

E, pensando bem, todos que nascemos em 1968, so-mos um pouco revolucionários...

A nós, não bastaria sim-plesmente parabenizá-lopor sua conquista, fomostomados pelo desejo de tor-nar público nossa imensasatisfação de tê-lo comocolega, e também de con-fidenciar-lhe que no mo-mento em que juramosacreditar no Direito comomelhor forma para convi-vência humana, prometen-do fazer da Justiça uma con-seqüência normal e lógicado Direito, estamos dandoinicio a uma árdua e pra-zerosa carreira. E, muitasvezes, no caminho nos de-paramos com conflitospróprios de quem ousa de-fender a liberdade, poissem ela não há direito quesobreviva.

Ainda assim, não esmo-

Gabriel, mais um magistrado na OAB-Triunforeça! Respire! E busque oque sempre haverá de me-lhor em ti, busque aquelesvalores que superam a todoe qualquer diploma, aque-les valores genuínos queSilvio e Neuza usaram paraalimentar teu caráter e quefizeram de ti, o que chama-mos em nosso linguajar ga-úcho de "guri bom"!

Aproveitando a oportu-nidade, parabenizamostambém esses pais tão ze-losos e dedicados, regis-trando aqui nosso sincerorespeito e admiração porvocês: Silvio e Neuza!

Da mesma forma, para-benizamos ao exigente e or-gulhoso padrinho Dr. Lineu,que certamente muito contri-buiu para concretização des-se objetivo.

Por tudo isso, Dr. Gabriel,parafraseamos Maquiavelpara dizer-lhe: Não deixesque a vida passe por ti comoum simples suceder de coi-sas, mas sim passe tu pela

vida, deixando marca bené-fica de uma personalidadedigna de ser lembrada.

Sucesso e forte abraçodos teus colegas da OAB-Triunfo/RS

Page 3: Edição 389 - 17/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 17 de julho de 20103

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Comunidade

Horários nos finais de semana e feriados: Das 12h às 19h,2 (duas) balsas de meia em meia hora. No restante do doshorários permanece de hora em hora.

Prefeito Chico veste rosa eprestigia 6ª caminhada do Imama

Cerca de 2000 pesso-as foram para as ruas deTriunfo, todas com omesmo objetivo mostrarpara as mulheres que acura é possível, precisa-mos detectar o câncer demama precocemente. Osparticipantes foram àsruas de camisetas rosa,balões, faixas, as esco-las fizeram a sua parte

O IMAMA agradece a Prefeitura Municipalpelo apoio ao trabalho, um agradecimento es-pecial a Primeira Dama Marines SchmidtTavares pelo empenho a causa. As Vitoriosas,o voluntariado do IMAMA que abraçam esta cau-sa! Os patrocinadores Odebrecht, Fabrício Ar-mazéns Gerais, Grupo GPS “Servindo comOrgulho e Dedicação, Unidão transportes, SulPólo, Laboratório Triunfo e ECORAD.

A cor rosa tomou conta da RuaLuis Barreto em Triunfo

trazendo sempre para acaminhada o trabalhomaravilhoso que desen-volvem no nosso muni-cípio, os grupos da ter-ceira idade, represen-tantes de toda a nossaRegião, o comércio daRua Luiz Barreto queenfeitou a fachada daslojas. Triunfo está deparabéns.

AGRADECIMENTO:

Acompanhado de suaesposa Marinês SchmidtTavares, o Prefeito Muni-cipal Pedro FranciscoTavares vestiu a camise-ta da Caminhada das Vi-toriosas, que aconteceuna tarde dessa quinta-fei-ra, dia 15. Participaramtambém, o Presidente daComissão de Saúde daAssembléia Legislativado Estado, DeputadoGilmar Sossela, o Presi-dente da Câmara de Ve-readores - Fabio Wrasse,os vereadores João Batis-ta Cunha, Guildo Hoppee Nelson Aguilheiro e Se-

cretários Municipais.De acordo com a

Supervisora da Unidadedo Imama em Triunfo,Rita de Cássia Castro, aCaminhada das Vitorio-sas que está em sua 6ªedição e tem por objeti-vo despertar a consciên-cia da população sobre anecessidade do diagnós-tico precoce do câncerde mama, uma doença queatinge principalmente asmulheres e que, se desco-berto no início, possui 95%de chance de cura.

Esse evento, que já é tra-dicional em Triunfo, é o re-

sultado de um longo e mi-nucioso trabalho do Nú-cleo, do voluntariado, dasEscolas, dos Agentes de Saú-de e da Secretaria de Saúdeque recebe uma atenção es-pecial por parte da Primei-ra-Dama Marinês.

Para o Prefeito Chico,“Estar aqui hoje, pres-tigiando essa caminhadae vestindo essa camisetarosa é a forma que tenhode demonstrar o quantorespeito e admiro o tra-balho do Imama em Tri-unfo. Estamos empenha-dos para melhorar, aindamais, a saúde pública do

nosso município. Já evo-luímos muito, porém, seique precisamos fazer ain-

MAMÓGRAFO

Atualmente o mamógrafo, que é de propriedadedo município, realiza mamografias nas mulherestriunfenses e também nas mulheres da região. ASupervisora do Imama explica que isso só foi possívelem razão da sensibilidade do Prefeito Chico que aten-deu a um pedido da entidade e liberou o creden-ciamento desse equipamento no SUS, permitindo,assim, que pacientes de outros municípios possamrealizar seus exames aqui em Triunfo.

da mais, com a finalidadede garantir, para toda nos-sa comunidade, o acessoa uma saúde pública cadavez com mais qualidade”,afirmou o Prefeito.

No encerramento daCaminhada, na PraçaBento Gonçalves, osparticipantes assistirama um show da duplaJulian e Juliano.

Page 4: Edição 389 - 17/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 17 de julho de 20104

Geral○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

A produção de car-vão vegetal é uma ativi-dade bastante comumno município de Triun-fo, sendo realizada emmuitas propriedades ru-rais. É preciso ficaratento, porém, quanto àfumaça que sai dos for-nos. Ela atrapalha a vi-sibilidade nas estradas eainda provoca impactoambiental.

Secretaria de MeioAmbiente alerta sobreatividade que comoqualquer outra empresa,a produção de carvãodeve ser autorizada e fis-calizada pelo poder pú-blico. Por isso, é funda-mental que aqueles quesão, ou pretendem ser,proprietários de fornosde carvão tenham co-nhecimento da legisla-ção sobre a sua ativida-de e regularizem seuempreendimento, evi-tando denúncias, multase a interdição do seu

O que pode e o que não deve ser pu-blicado nas páginas dos jornais durante operíodo eleitoral. Este foi o principal as-sunto tratado pelo advogado GetúlioFigueiredo Silva, durante encontro commais de 50 representantes de jornais doInterior do Rio Grande do Sul, na sede daADJORI, em Porto Alegre, no dia 12 dejulho. O tema, segundo o advogado deveser levado em consideração e merece to-tal atenção por parte dos jornalistas emrazão das sanções que a lei 9504/97 apre-senta especialmente no que se refere amultas e punições.

Entre as ações que merecem atenção,o advogado ressaltou as publicações doscandidatos a algum cargo eletivo. “O jor-nal pode publicar material jornalístico, des-de que não seja tendencioso. O melhor afazer são matérias isentas”, disse. “Paraeste ano, dois pontos são fundamentais.Primeiro que as publicações não podemexceder a 10 veiculações até o dia 1º deoutubro, antevéspera da eleição”, desta-cou o advogado. Ele alertou ainda que tam-bém não é permitido anúncio que ocupemais de ¼ de página por edição.

Contribuição a candidato:Empresas que quiserem apoiar candi-

datos podem fazê-lo, desde que sua doa-ção não ultrapasse o equivalente a 2% doseu faturamento bruto declarado em 2009.“São cuidados que precisam ser tomadospara não prejudicar o candidato escolhi-do, pois este erro pode implicar em pre-

Produção de carvão vegetal -Fumaça causa prejuízos à saúde

negócio.Local correto para

instalação dos fornos Conforme prevê a

legislação estadual,quando há três ou maisfornos, estes devem es-tar no mínimo a 500m daresidência e da rodoviamais próxima. No casode apenas um ou doisfornos com até 10m³ decapacidade cada, a dis-tância mínima exigida éde 100m. Cabe ressaltarque não há restrição emrelação à distância entreos fornos e as divisas dapropriedade, porém,deve-se ficar atento, poisnovas residências nãopoderão ser construídasem um raio de 500 ou100m dos fornos.CORTINA VEGETAL

Outra exigência legalé a implantação de umacortina vegetal (árvores)ao redor da área com osfornos, capaz de ameni-zar visualmente o em-

preendimento e criarcondições de elevaçãoda pluma de gases, me-lhorando sua dispersãona atmosfera.

IMPORTANTE:Para implantação de

novos fornos ou regu-larização de fornos jáexistentes, o proprietá-rio deve solicitar olicenciamento ambien-tal junto ao ProtocoloGeral da Prefeitura Mu-nicipal de Tr iunfo.Após avaliação dos téc-nicos da Secretaria Mu-nicipal de Meio Ambi-ente, é emitida a Auto-rização (no caso de umou dois fornos) ou Li-cença Ambiental, con-forme estabelecido peloConselho Municipal deMeio Ambiente (CO-DEMA). Somente após aobtenção da Licença ouAutorização, o empreen-dimento está regulariza-do para funcionar.

Lei Eleitoral - ADJORI promove palestrasjuízos sérios para o candidato”.

Na Internet:Um dos cuidados que o jornal precisa

estar atento é na reprodução das páginasdo veículo na pagina da web. O materialpublicado na rede internacional, segundoGetúlio, deve seguir o mesmo padrão dojornal impresso. Também está proibida acriação de comunidades em sites de rela-cionamento, bem como o envio de men-sagens contendo informações que se ca-racterizem como propaganda eleitoral.“Se quiserem divulgar em espaços fixos,como orkut e também facebook, podemse utilizar das informações, mas fica proi-bido o envio de mensagens para os conta-tos”, informou o advogado Getúlio Fi-gueiredo Filho.

Normas:A propaganda

eleitoral paga em ve-ículos de comunica-ção impresso pode serfeita até o dia 1º deoutubro, antevésperado pleito eleitoral, com veiculação de nomáximo dez anúncios por veículo, em datadiversa, para cada candidato no espaçomáximo de ¼ de página. Vale lembrar queno anuncio deve conter o valor pago e oCNPJ do candidato.

Quem descumprir a lei está sujeito apunição com multa que varia entre R$ 1mil a R$ 10 mil, ou o equivalente à propa-ganda paga, se este for superior.

A Secretaria Munici-pal de Meio Ambientetrouxe, para Triunfo, oCircuito Tela Verde, umainiciativa do Ministériodo Meio Ambiente comapoio do Ministério daCultura, com a finalida-de de sensibilizar a soci-edade para a questãoambiental. Trata-se deproduções audiovisuaissobre experiências emeducação ambiental.

As exibições ocorre-ram nos dias 7 e 14 dejulho, nos turnos da ma-nhã e da tarde, na Câmara

Escolas participam do Circuito Tela Verde

dos Vereadores. Cadaexibição durou aproxi-madamente uma hora equinze minutos, inclu-indo debate após cadafilme. Participaram asescolas Afonso Macha-

do Coelho, Qorpo San-to e Farroupilha, comturmas de 1ª a 5ª Sériese também do EnsinoMédio.

O principal temaabordado nos filmes foiágua: seu ciclo, capta-ção, tratamento, distri-buição, cuidados, eco-nomia, importância e or-ganizações sociais queagem em sua defesacomo os comitês de ba-cias hidrográficas. Tam-bém foram exibidas pro-duções com outros te-mas ambientais comoresíduos, reciclagem efauna.

Page 5: Edição 389 - 17/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 17 de julho de 2010 5

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Indústria Química

Crianças pequenas precisam receber dos paise cuidadores, a devida atenção às suas boas e másinclinações. Seus pequenos deslizes, não podemser ocultados e jamais aplaudidos, como gracinhasde criança. Já chega a suficiente e desnecessáriacarga de maus exemplos que os pequenos rece-bem dos próprios pais, dos irmãos mais velhos,das babás, das domésticas e até mesmo dos pro-fissionais e coleguinhas das Escolas de EducaçãoInfantil que frequentam.

Se as crianças desrespeitam horários estabele-cidos, devemos cobrar delas uma mudança decomportamento. Se prometem alguma coisa e nãocumprem, devemos-lhes falar sobre a importân-cia da palavra de honra, pois, caso contrário, apalavra empenhada não será cumprida, quandoadultos, se nós não fizermos nada para que seja.

A par disto, há pais que prometem e não cum-prem, dizem que vão fazer e não fazem, falam,mas a sua palavra não tem o menor peso...Lamentável!É importante que pensemos a respei-to das causas antes de reclamar dos efeitos. Cabe-nos ensinar aos meninos que as irmãs dos outrosdevem ser respeitadas tanto quando as suas. Quea palavra sempre deve ser honrada por aquele quea empenha. Ensinar o respeito aos semelhantes,não os fazendo esperar horas a fio para só depoisatender, como se estivéssemos fazendo um gran-de favor. Enfim, ensinar a estas crianças que de-vem fazer aos outros, o que gostariam que os ou-tros lhes fizessem, como reza a Ética.

Em geral se considera que existe dentro de cadaindivíduo um código moral – em grande parte pro-posto pelo meio social e familiar – cuja transgressãodetermina uma sensação desagradável de tristeza evergonha que costumamos chamar de culpa.

A experiência, porém, nos tem obrigado a veras coisas de uma maneira bastante diversa.

A maioria das pessoas interrompe desde muitocedo o processo de sair de si mesma e também detentar enxergar o mundo pelos olhos dos outros.Isto, evidentemente não é assim somente porquea pessoa deseja, e sim devido a uma grande fragi-lidade interna que a torna permanentemente ocu-pada consigo mesma e com seus interesses. Sãoas chamadas pessoas egoístas.

O egoísta não desenvolve um verdadeiro sensomoral, se comporta sempre com o objetivo de tirar omelhor proveito para si, em cada situação, o quemuitas vezes chega a coincidir ou colidir com a Ética.

Por outro lado, não há efeito sem causa. Bastaolhar à nossa volta para nos entristecermos, paranão dizer coisa pior. A Política está desacreditada,os nossos direitos são desrespeitados a todo omomento, os cidadãos não sabem onde termina olimite do seu direito e onde começa o dever doEstado, e por isso, muitas vezes, fazem pleitos ecríticas sem consistência.

É hora de nos conscientizarmos de que o pre-sente caos no nosso planeta não é culpa do astral,dos governos, do outro, mas de cada um de nós.Vamos começar aceitando esse desafio, organi-zando e transformando o nosso caos interior, fa-miliar e social em algo positivo e harmônico. Va-mos acreditar nos nossos Dever e Poder. Pensemnisso! Namastê!

Confira as nossas colunas, acessando o link:http://palavracoescomgladismaiaonline.blogspot.com

Honra é um dos valores a serensinado desde a mais tenra

infância, porque depois já será tarde...

Estão abertas as inscrições para o processo sele-tivo do Programa de Estágio e Trainnes Braskem2007, para estudantes e recém-formados, que bus-cam uma oportunidade de desenvolvimento profis-sional em uma das mais importantes empresas dopaís. Acesse o Portal da Braskem

A Braskem ainda nãocomeçou a fabricar seupolietileno verde (prove-niente do etanol da cana-de-açúcar), mas já fe-chou acordos envolven-do aproximadamente80% da sua futura pro-dução. Segundo o vice-presidente de Petro-químicos Básicos dacompanhia, Manoel Car-naúba, os clientes con-centram-se principal-mente na Europa, vindoapós os mercados norte-americano e asiático.

Na tarde de 4ªfeira, aBraskem recebeu daFundação Estadual deProteção Ambiental(Fepam) a licença deoperação da planta ver-de. O álcool que será uti-lizado como matéria-pri-ma, inicialmente, seráproveniente de váriosestados produtores comoSão Paulo, Paraná, Goiáse Mato Grosso. A unida-de de Triunfo consumirácerca de 470 milhões delitros de etanol ao ano,que chegarão ao RioGrande do Sul através de

Braskem dá início àsinscrições para os programase estágio e trainee 2007

A Braskem já está com 96% da obra de cons-trução da planta de Eteno Verde concluída. Des-de o início da construção, a empresa contratou174 trabalhadores formados pelo Programa Acre-ditar. O projeto capacitou, durante oito meses, 248moradores de Triunfo nos cursos de eletricista,montador de estruturas, encanador, carpinteiro esoldador. Desde o início da obra, em abril de2009, cerca de 2200 trabalhadores já atuaram naconstrução. O Acreditar foi uma iniciativa daOdebrecht em parceria da Braskem, SENAI e Pre-feitura Municipal de Triunfo.

Braskem recebe licença deoperação da planta verde

cabotagem, ferrovias erodovias.

Futuramente, a Bra-skem poderá adquiriretanol gaúcho para aten-der às suas necessidades.“Dessa vez não funcio-nou o balde de carangue-jos, trabalhamos todosjuntos”, afirma a gover-nadora Yeda Crusius eadianta que a unidade daempresa transformará oEstado quanto à produ-ção de cana-de-açúcar.Para que isso se confir-me, a governadora anun-ciou a criação de umcomitê que irá tratar daautossuficiência na pro-dução de etanol no RioGrande do Sul. Ela ex-plica que o comitê darásubsídios ao governopara induzir a plantaçãode cana em alguns mu-nicípios do Estado. Ozoneamento da canaaponta mais de 200 mu-nicípios aptos ao culti-vo da cana.

Carnaúba informaque a operação da uni-dade será iniciada nomês de agosto, anteci-

pando em cerca de 60dias o cronograma origi-nal. Para a inauguraçãoda unidade em Triunfo,além de secretários esta-

duais e da governadoraYeda Crusius, a compa-nhia pretende convidar opresidente Luiz InácioLula da Silva.

Obra de Eteno Verde -70% dos trabalhadoressão do Programa Acreditar

Page 6: Edição 389 - 17/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 17 de julho de 20106

Município○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Nas dependências do TheatroUnião, na tarde da terça-feira, dia 13,a Primeira-Dama Marinês SchmidtTavares recebeu as Primeiras-Damasda Região Carbonífera e da RegiãoMetropolitana do Estado que parti-ciparam do Segundo Encontro.

O objetivo do evento, que tevesua primeira edição no mês passa-do, numa iniciativa da Primeira-Dama de Esteio, Cléa Escosteguy, éa troca de experiências entre as Pri-meiras-Damas, na busca de alterna-tivas e inovações a serem implanta-das nos municípios.

Durante o evento, a Primeira-

Na noite da quarta-feira, dia14, a Primeira-Dama MarinêsSchmidt Tavares e o Presidenteda Câmara de Vereadores, FabioWrasse, realizaram a entrega deuma TV LCD 32’ para a EscolaLiberato Salzano Vieira da Cunha,da Boa Vista como premiação deprimeiro lugar para a escola ven-cedora da Gincana Solidária, umevento da Campanha do Agasa-lho 2010. A TV foi oferecida pelovereador Fabio.

Em nome da AdministraçãoMunicipal, Marinês agradeceu o empenho da escola, ressaltando o excelente e diferenciadotrabalho por eles realizado.

Triunfo sedia encontro dePrimeiras-Damas

Dama de Triunfo, Marinês fez umaapresentação do trabalho desenvolvi-do desde novembro de 2005, quandoo Prefeito Chico foi eleito. Ela ex-pôs o trabalho que desenvolve naSecretaria de Educação do municí-pio, enfatizando sua especial atençãopara a educação infantil. Mereceu des-taque, também, sua ativa participa-ção frente ao Imama – Instituto daMama do Rio Grande do Sul, Uni-dade Triunfo, assim como seu traba-lho na área social, liderando e orga-nizando eventos como o Dia da Mu-lher, a Páscoa Solidária, a Campa-nha do Agasalho e o Natal da Crian-

ça, sem esquecer, são claro, da suaconstante presença e envolvimento emtodos os eventos do município.

Logo após sua exposição, asupervisora do Imama em Triunfo,Rita de Cássia Castro, fez uma breveapresentação dos projetos da entida-de, colocando-se à disposição dos de-mais municípios para ex-pandir o trabalho do Insti-tuto na Região.

O guia de turismo Jacófoi quem conduziu o gru-po de mulheres para umpequeno tour pela IgrejaMatriz, o Museu BentoGonçalves e a orla do RioJacuí, finalizando o En-contro na Secretaria deTurismo e Cultura.

O próximo encontro dasPrimeiras-Damas acontece-rá na cidade de SãoJerônimo, no mês de setem-bro desse ano.

Desde que assumiu a Secretaria Municipaldo Trabalho, Habitação e Assistência Social,em janeiro desse ano, a titular da pasta, Sandrade Oliveira Essvein, está reorganizando os tra-balhos e oficinas nas comunidades carentes.Com uma equipe técnica integrada e consci-ente da realidade dos grupos, ela tem procura-do atender aos anseios das pessoas, com a fi-nalidade de incentivar o desenvolvimento so-cial. Nesse período diversos projetos da Se-cretaria tiveram destaque. Um exemplo de su-cesso é o PAIF - Programa de Atenção Integralà Família, desenvolvido em Triunfo, com re-cursos federais.

Marinês e Fabio entregam TV para Escola

Projeto da Secretaria de Assistência Socialé destaque em Brasília

Esse pro-grama visa oatendimento defamílias, auxili-ando na sociali-zação e na ge-ração de rendaatravés de oficinas. O projeto destaque foi “Opensar pedagógico na nutrição”, elaborado pelanutricionista Maria Cecília Plentz. O trabalho estáalcançando seu objetivo através de oficinas ali-mentares e pedagógicas de geração de renda nascomunidades do Barreto, Morro do Marinheiro,Fortaleza, Boa Vista, Tieta e Passo Raso.

Page 7: Edição 389 - 17/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 17 de julho de 20107

Triunfo○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

A Paróquia Bom Jesus do Triunfo realizará a tradicional fes-ta do padroeiro Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora do Rosário.

NOVENADe 30 de junho a 08 de agosto de 2010 às 19 horas na

Igreja Matriz. Nas noites de 31 de junho a 05 de agosto haverájogo de cartelas, bebidas e alimentação no salão paroquial paraconfraternização e aproximação das pessoas.

PROCISSÃO DE SÃO CRISTÓVÃOSerá no dia 31 de julho com saída às 17 horas da Praça

Bento Gonçalves.No dia 06 de agosto acontecerá a missa solene às 10 horas

na igreja Matriz; ao meio dia almoço servido no salão paro-quial e a noite apartir das 19 horas Show musical na PraçaBento Gonçalves.

FESTA DO BOM JESUSEste ano no dia 06 Missa solene, almoço e às 19 horas Show

musical na praça e no dia 08 de agosto será o ápice da festacom Missa às 10 horas, almoço no salão paroquial, tradicionalprocissão pelas Ruas principais com as imagens do senhor BomJesus e Nossa Senhora do Rosário, e logo após haverá festejospopulares na Praça Bento Gonçalves.

A Paróquia Bom Jesus de Triunfo Comemora em 2010, 256anos de construção da primeira igreja, que iniciou em 1754. Aparóquia foi instalada dois anos depois no dia 09 de janeiro de1757, sendo seu primeiro pároco o Pe. Tomás Clarque quemotivou os moradores locais a escolher o Senhor Bom Jesuscomo padroeiro de Triunfo.

VENHA FESTEJAR CONOSCO!

Comissão com integrantes Lions Club deTriunfo e Fundação Cultural Qorpo-Santo,criada para representar as entidades no traba-lho de planejamento, visando a edificação docomplexo cultural que vai levar o nome doteatrólogo, no lugar onde nasceu este ilustrecidadão triunfense, na Rua Demétrio Ribeiro,

Triunfo festeja seupadroeiro senhor Bom Jesus

Cléo Almeida é o novo presidente do RotaryA reunião festiva da última quinta

feira (08) foi de posse do novo presi-dente do Rotary do conselho diretor, oano Rotário começou em primeiro dejulho e vai até a mesma data do próxi-mo ano. Em seu pronunciamento o pre-sidente Cléo se comprometeu em darcontinuidade aos magníficos projetosdo clube e ampliar as ações.

Cléo é empresário e assume a presi-dência do clube no lugar de Caio UreiPinheiro Cornelius.

Cléo Almeida deu posse ao novoconselho diretor que ficou assim cons-tituído:

Presidente Cléo Almeida; Vice pre-sidente Caio Urei; Secretário SergioOdorizi; Protocolo Márcio Rangel; Te-soureiro Marcio Costa

Comissões: Luiz Carlos de Macha-do, Administração do Clube; HansBorst, Fundação Rotária; Tarcisio deSouza, Prestação de Serviços a comu-nidade; Edgar Santos, Imagem pública;Antonio Azevedo, Quadro social.

Com orgulho para o Rotary de Triunfo, acomunidade pode contar a partir de agora comdois novos voluntários que já estão engajados

O Rotary está semprerecebendo novosassociados, pois seulema é: “Rotary –Humanidade em Ação.

Triunfo ganha novos Rotarianosnos trabalhos do clube.

Dr. Jaime Garcia e Fábio Hertel, tomaramposse durante a reunião festiva.

Lions e FCQS unidos pela preservação do patrimônio culturalao lado da Biblioteca Pública Cel. JoãoMaia, esteve aposta, na residência de umde seus membros, a jornalista Gladis Maia,Coordenadora de Comunicação da Funda-ção. Na tarde de terça-feira, 13 de julho de-liberaram sobre os próximos passos a se-rem dados dentro da elaboração do ante-projeto. Compareceram, Odila Vasconcelos,Coordenadora Geral da FCQS e TomFreitas, sócio. Pelo Lions, estiveram pre-sentes os Companheiros(as) Leões: enge-nheiro Mauro Poeta Fornari, as professo-ras Gessi de Lima Vieira e Maria HelenaBregolin, e Ivo Rambor deSouza. Na reunião ficou de-cidido que o próximo encon-

tro será no Ministério Público,quando representantes destaComissão deverão ser ouvidospela promotora, com a finalida-de de obterem informações eaconselhamento sobre a açõesda Fundação.

Page 8: Edição 389 - 17/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 17 de julho de 20108

ESPAÇO SAÚDE

Quartas

Associação dosUniversitários de Triunfo

Associação dosUniversitários de Triunfo

Valor do Transporte para 2010/2de julho à dezembro

Para quem utilizar o transporte de 1a 3x na semana: 1x R$ 272,90 (à vista), ou2x R$ 137,90, 3x R$ 92,90, 4x R$ 70,40, 5xR$ 56,90, 6x R$ 47,90 Para quem utilizar o transporte 4x na

semana ou mais: R$ 362,90 (à vista), ou 2xR$ 182,90, R$ 3x R$ 122,90, 4x R$ 92,90, 5xR$ 74,90, 6x R$ 62,90

(exceto para São Jerônimo e Montenegro)

“Atenção Associado”Cadastro e Recadastro para

Transporte 2010/2

De 1º de julho a 30 de julhoDocumentação necessária para Reca-

dastramento:Comprovante de matrículaDocumentação necessária para 1º Cadastro:Comprovante de matrícula, RG, CPF, Com-

provante de ResidênciaHorário de atendimento:Das 9:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30Informações: (51)3654.3419 ou Av. 25 de

outubro, nº295 – Centro (Ginásio de Esportes)

Geral○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O primeiro passo do tratamento da perdaauditiva é reconhecer os sinais mais comuns,tais como.

1. Parece que as pessoas estão sussurrando oufalando mais suave do que de costume.

2. É preciso aumentar o volume da TV ou rá-dio mais do que os outros normalmente ouvem.

3. É possível ouvir as pessoas conversando,mas é difícil compreender as palavras.

4. É preciso pedir frequentemente para as pes-soas repetirem o que dizem.

5. Não é sempre possível ouvir com clareza acampainha da porta ou do telefone.

5. Familiares colegas ou amigos insinuam quevocê pode ter algum problema auditivo.

6. É difícil compreender uma pessoa falandodurante uma reunião de negócios ou um encontroreligioso.

7. É especialmente difícil ouvir mulheres oucrianças falando.

8. Ouve um zumbido com freqüência.9. Percebe que o som fica abafado após ser

exposto a ruído.10. É difícil ouvir ou compreender as pessoas

quando sai de um ambiente com ruído.Se você perceber alguns dos seguintes sin-

tomas, faça uma avaliação da sua audição,en t rando em con ta to com um médicoOtorrinolaringologista e realizando um exa-me da sua audição.

Encontrar o Tratamento Certo1. Determinar se você tem alguma perda audi-

tiva e quais podem ser as causas. (O seu proble-ma pode ser somente acúmulo de cera ou relacio-nado a outras causas médicas).

2. Obter o tratamento apropriado.3. Tomar providências para evitar dano adici-

onal à audição.O tratamento certo para você depende das ca-

racterísticas da sua perda auditiva. Algumas pes-soas necessitam aparelhos simples que somenteampliam o som. Outras podem necessitar apare-lhos auditivos mais sofisticados que ampliam cer-tos sons e outros não.

Trabalhar Com Um profissionalO mundo pode inicialmente soar diferente com

a nova tecnologia. E por isso é importante traba-lhar com um profissional de audição -Fonoaudiólogo - que possa lhe ajudar nessa tran-sição e que também possa efetuar ajustes no seuaparelho.

Juntos, você e o profissional de audição irãodeterminar o tratamento adequado. Se você ne-cessitar de um aparelho auditivo, o profissionalde audição irá lhe ajudar a fazer a escolha certa.

JAQUELINE MORETTO DOS SANTOSFonoaudióloga - CRFa 7299 RS

Especialista em Audiologia

PERDA AUDITIVA

Um velho e crônicoproblema dos triunfen-ses tem uma propostanova de solução.

Um grupo de profis-sionais, topógrafo, pro-jetista, engenheiro civile advogado, uniram-separa possibilitar a regu-larização de lotes e áre-as de terra.

Áreas irregulares, ter-

Proposta de trabalhoinovadora Terrenos sem

escritura, casasem projeto,agora comsolução ao seualcance.

renos sem escritura, lo-tes comprados apenascom contrato de comprae venda, casas sem pro-jeto e sem habite-se, po-dem ser regularizados eseus proprietários bene-ficiados.

O grupo sob a ban-deira do Studio Projeto eLar & Associados, comescritório no 2º piso, sala

208, no Centro Comerci-al Farroupilha, ao lado daIgreja Matriz de Triunfo,proporciona através decentralização de profissi-onais, preços acessíveis eagilidade na realizaçãodos processos, proporci-ona a aquisição de títulode propriedade, registrojunto a Prefeitura e regis-tro de Cartório de Regis-

tro de Imóveis.A união destes profis-

sionais possibilita o be-nefício de financiar seuprojeto de vida, tal comoa construção e ou aqui-sição da tão sonhadacasa própria junto a Cai-xa Econômica Federal eoutras instituições finan-ceiras. Contatos: (51)3654-1310.

Lei pode beneficiar bom motorista A Lei do Bom Mo-

torista, que concede des-contos no pagamento doIPVA aos condutoresproprietários de veículoque não cometeram in-frações no decorrer doano anterior. O Deputa-

do Luciano Azevedo(PPS) quer estender àsempresas. Ele proto-colou na AssembleiaLegislativa projeto delei que possibilita a pes-soas jurídicas receber obenefício. A Lei do Bom

Motorista, de autoria doex-deputado IradirPietroski (PTB) foi cri-ada em 1999, e garantedescontos de 10% ou15%, apenas para pes-soas físicas. Mais de 2milhões de motoristasjá foram beneficiados.Na avaliação de Lu-ciano, a mudança farácom que empresas quepossuem frota de veícu-

los façam campanhasde orientação aos fun-cionários, incentivandoa segurança no trânsito.“Além de contr ibuirpara a redução de infra-ções no trânsito, a pro-posta oferece um estí-mulo às empresas, queserão beneficiadasquando seus colabora-dores respeitarem alei”, afirmou.

Page 9: Edição 389 - 17/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 17 de julho de 20109

Comunidade○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Auto Peças BOA VISTAOficina Mecânica

Surdina Colocada / Troca de óleoAceita - VISA / BANRISUL / SICREDI

TF 10 Km 25 - [email protected]

Sab./ Dom. Frango assado c/ polentaSeg, a Sex. Buffet Livre + suco R$ 8,00

Segunda a Sábado 7:30 às 19:00Dom. e feriados 8:00 às 12:30

Classi Serviços (51) 3654-3009 - (51) 99940527

V E N D E – S EASSADEIRA para 30 frangos semi nova

Tratar - 36541102

Escola Farroupilhaparticipa de Mostra

A professora Maria Cristina GallasFlach, juntamente com as alunas MarianaAzevedo Guimarães e Juliana FigueiraMachado participaram da 7ª Mostra dasEscolas de Educação Profissional (MEP),nos dias 7, 8 e 9 de julho, em Campo Bom.Elas representavam a Escola Técnica Mu-nicipal Farroupilha, a única escola técnicamantida com recursos municipais que par-ticipava do evento.

A diretora Iara Schmidt agradeceu aparticipação do grupo em nome da esco-la. “São oportunidades como essa que de-monstram a qualidade do ensino técnicoem nosso município”, declarou a diretora.

New Point repassa 100 kg de

alimentos a APAE de Triunfo

Alunos da New Point par-ticipam de campanha solidá-ria ao fazerem sua matrícula.

No dia 14 de julho, estevena New Point a vice-diretorada APAE de Triunfo, a SrªLucimari Barcelos para rece-ber das mãos da diretora daescola de informática SrªRejane Brum a doação de 100kg de alimentos recolhidosentre os alunos que fazem cur-sos profissionalizantes na áreade informática. Esses alimen-tos são coletados no momen-to das matrículas e são repas-sados a entidades que darãoum destino certo a esses ali-mentos. A New Point Infor-mática vem fazendo esse tra-balho de arrecadação e doa-ção de alimentos desde o anopassado e seguirá arrecadan-do e destinando as entidades,pois acredita que se cada umfizer um pouco, o resultadoserá positivo para toda a co-

munidade.Ano passado e início des-

se ano a New Point fez duasdoações de alimentos ao Abri-go Municipal de Triunfo e emmaio deste ano foram doadosalimentos ao Hospital SantaRita, a próxima meta da escolaé fazer uma doação, nos próxi-mos meses ao Asilo de Triunfo.

A New Point se encontraem um endereço provisório naesquina da Rua João Pessoacom Rua Treze de Maio nocentro da cidade, mas seguecom matrículas abertas em to-dos os 29 cursos que está mi-nistrando dentro do programaOuro Moderno. Atende a cri-anças a partir de oito (08) anos,adolescentes e adultos, nos(03) três turnos de segundas asextas-feiras das 07h30min as21h00min e nos sábados das08h00min as 18h00minh.Matrículas abertas. Invista noseu futuro.

Page 10: Edição 389 - 17/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 17 de julho de 201010 Classificados

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

FONE: 3654.3000

Progresso ImóveisNEGÓCIOS IMOBILIÁRIOSVENDE

Rua Marechal Deodoro,122 - Triunfo-RS

CRECI 12300 CRECI 12090Rua Mal Deodoro, s/n, Centro, CEP 95840.000FONES: (51) 3654-1058 e 84124850-99676823 - www.freitasimoveis.net

IMÓVEIS186 SÍTIO 3hec. c/ casa alv., c/100m², 3qrtos, sala, coz., 2wcs, gar.e churras. Gil. A combinar.169 SÍTIO 4,5hec. casa mista,3qrtos, 2wc, sala, coz., gar. p/ 2carros + galpão c/ 2baias e moradia,galpão de madeira aberto, 2 açudese mangueira. Ponta Rasa a 8km doasfalto, fundos c/ rio Jacuí.153 ÁREA DE TERRA 1hec. e2.450m², c/ casa mad. pequena. RS440 a 3km do centro. R$ 40.000,00157 ÁREA DE TERRA 1hec. 3.524m²,frente p/ TF10 a 6km de Triunfo. R$60.000,00.175 SÍTIO 2hec. c/ casa alv., 3qrtos,sala, coz., wc e gar + prédio misto p/comércio e mato de eucalipto.Rincão da Piedade a 2km do asfal-to. R$ 85.000,00167 SÍTIO 2hec. casa alv. tij. avista96m² + 2 casas alv. 80m² + galpãomad. 60m², poço artes., açude + água,luz. Passo Fundo. R$ 70.000,00189 SÍTIO 2hec. c/ casa alv, 4qrtos,sala, coz., wc, área serv., piscina,quiosque c/ churras., gar. aberta e+- 4.000 pés de acácia. Benfica a500m da BR386. R$ 120.000,0080 SÍTIO 1hec. c/ casa de alv.,3qrtos, sala, coz., wc, churras. epoço art. Benfica a 2km da BR386.R$ 65.000,00185 ÁREA DE TERRA med. 9 ha c/casa de alv. c/3 qrtos, sala, cos.despença, Wc, área de serv e 2varandas + casa de mad. aos fun-dos, 2 açudes e arvoredo. TF 10 -Boa Vista. Valor: R$350.000,00149-Área de terra med.3hec. Loc:F10– General Neto. Valor:R$65.000,00159 ÁREA DE TERRA med. 4 ha c/casa dealv. 2 pisos. Benfica. Valor: R$130.000,00181-Área de terra med.30hec c/casade alv/3quartos, 2wcs, sala, cozi-nha, galpão e mangueira. Loc: Ge-neral Neto – frente p/TF10161- área de terra med.2hec c/casade alv.c/2quartos, sala, coz, 2wcs +galpão de madeira med.+ou-110m²,vertente e arvoredo. Loc: BenficaValor:R$50.000,00174 - Área de terra med.2,5ha. Loc:Vendinha fzendo frente p/BR386181- Área de terra med.30hec c/casa de alv/3quartos, 2wcs, sala,cozinha, galpão e mangueira. Loc:General Neto - frente p/TF10+172 - Sitio med.2,5hec. c/casa dealv. med. 170m² c/2quartos, suíte,2wcs, sala, cozinha, área de servi-ço, garagem c/churrasqueira, pisci-na, açude, galpão med.110m² c/chur-rasqueira, quarto, fogão campeiro ewc, 2 porcos e 1cavalo. Loc: Benfica-1,5Km da BR386173 - Área de terra med. 10,5hec c/+ou-3 hec. c/ mato de acácia c/2anos. Loc: Fazenda Barbosa.Valor:R$130.000,00182 - Área de terra med.3hec c/casa de alv. c/3quartos, 2salas, co-zinha ampla, 2wcs e garagem, arvo-redo, 1galpão, piscina + 2cavalos, 5ovelhas e cabritos. Área toda fe-chada c/escritura. Loc: Benfica - a2km da BR 386. Valor: R$150.000,00 - aceita-se proposta142 - Área de terra med.2,5hec.Loc: rua 13 de Maio - 1,5km do cen-tro Valor: R$160.000,00 c/escritura180 - Sitio med.1hec c/casa dealv.c/3quartos, sala, coz, wc, chur-rasqueira e poço artesiano.Loc:Benfica-a 2Km da BR386 Valor:R$65.000,00185 - Área de terra med. 10hec. c/casa de alv. c/3 quartos, sala, cozi-nha, despensa, wc, área de serviçoe 2 áreas + casa de madeira aosfundos, 2 açudes e arvoredos. Loc:TF 10- Boa Vista.166 - Sitio med.1hec 8890m² c/casac/quarto, sala, cozinha e wc. Loc:Vendinha a 1Km da BR 386 Valor:R$55.000,00154 - Área de terra med.2hec c/casa de alv., poço e luz. Loc: frentep/TF10 a 6km do centro. Valor:R$100.000,00151 - Sitio med.4hec.1.409m² c/casa de alv.c/4quartos, wc, sala, dis-pensa, cozinha c/churrasqueira +galpão de madeira med.100m²,galpão de alv. med.132m², galpãode alv. med.120m² e galinheiro, chi-queiro e açude. Loc: Gil a 3 km daBR 386 e 5 km da RS 440. Valor:R$150.000,00177 - Sitio med.3hec c/casa de alv.med.80m² c/3quartos, wc, cozinha,garagem c/churrasqueira + açude.Loc: General Neto – fundos p/rioJacui. Valor: R$150.000,00178- Sitio med.2 á,2.500m² c/casade alv. med.140m² c/1suite, quarto,sala de estar e jantar, wc, cozinha,área de serviço c/wc, garagem c/churrasqueira, APT p/hospedesmed.47m², galpão de costaneiramed.48m², aviário, galinheiro + 7açu-des, 2 tanques p/alevinos, poçoartesiano, mata nativa c/vertente.Loc: Piedade a 1800m do asfalto.Valor:R$150.000,00143-Área de terra med.13,5 hec c/2casas de alv. + 1 casa mista, 1 galpãoc/22 cocheiras, pista de rodeiomed.150x50, açude. Estrutura comple-ta p/centro de treinamento p/cavalos.Loc: Boa Vista – Faz frente p/TF 10.115 - Área de terra med. 4. hec 8.000mtoda c/mato de acácia. R$80.000,00Loc. Passo Fundo. Valor: R$ 100.000,00 LOCAÇÃOAluga-se prédio comercial med. 100m²Loc: Rua Osvaldo Aranha - Centro012 - Casa de alv. med. 174m² c/ 3 quatros, 2wcs, 2 salas,cozinha, área de serviço, garagem c/ churrasqueira e wc,terraço. Terreno med. 300m².Loc. rua Tiradentes - fundos do mercado Bonato.013- Casa de alv. med. 88m² c/ 3 quartos, cozi-nha, sala de estar e jantar, wc, garagem p/ 2carros c/ churrasqueira e área de serviço. Loc.rua Nicolau Koller Neto - Olaria. Valor: R$90.000,00073 - Casa de alv. med. 63m² c/ 2 quartos, sala, cozinha,wc, área de serviço e garagem.Loc: rua Jose Luiz de Freitas.Valor: R$ 100.000,00

VENDAS RESIDENCIAIS

CÓD. 112. OLARIA, 2 quartos, sala,coz, w.c, patio fechado, peça emconstrução. R$64.000,00CÓD. 126,BARRETO, 2 terrenos comaprox. 720m2, todo cercado de telac/ casa de alvenaria c/ 1 quarto, 2suites, w.c, coz, sala, garagem p 2carros. R$ 110.000,00011 CENTRO - casa grande c/ suite,3 quartos, gar., patio fechado, RuaBelo Ferreira. R$ 220.000,00

014 13 DE MAIO - Chácara dosFritzen 7hec. R$ 600.000,00

024 PORTO BATISTA - 2 terrenos12x30m cada + 2 casas. R$ 50.000,00

039 OLARIA - 2 prédios, resid. + com.,Rua Koler Neto. R$ 160.000,00

058 CENTRO - terreno 12x30m+casa mad., c/ 5 pçs, em frente aoCamping do Areal. R$ 75.000,00

060 CENTRO - casa + comércio,360m². R. Marino Joseti de Alrneida.Aceita proposta. R$ 300.00,00

061 CENTRO - casa mista, c/ 3 qrtos,sala, coz., wc, gar. pátio fechado. R$75.000,00

073 PORTO BATISTA - sítio, c/ 1200m², 2frentes, poço artesiano, galpão, canchade bocha. R$ 53.000,00

CÓD. 016. ESTALEIRO, 2 casas dealv, c/ 2 quartos, sala, coz, w.c,garagem, pátio fechado. R$ 110.000,00CÓD 129. Olaria, casa mista, 2 quar-tos, sala, coz, w.c, patio fechado,garagem p 3 carros.

CÓD. 127. OLARIA, terreno med. 12x 24, com alicerce +casa de madeirac/ 2 quartos, sala, coz, w.c dealvenaria. R$ 25.000,00 (aceita-secarro)077 CENTRO - 3 dorm., lareira, gar.e pátio fechado. R$ 90.000,00

120 AGROPECUÁRIA - na RS 440.R$ 150.000,00

138 GAL CAMARA - casa 8,80x15m,mista, terreno 8,80x44m. R$ 27.000,00

151 ESTALEIRO - casa alv., 2 qrtos,1 suíte, sala, coz., área lazer, wc,churras. R$ 130.000,00

152 PORTO BATISTA - terreno390m², casa alv., pátio fechado.Aceita proposta. R$ 54.000,00

176 CASA - alv. c/ 2qrtos, sala, coz, áreaserv., gar. + pátio fechado. R$ 69.000,00

187 RESTAURANTE E PIZZARIA PA-LADAR – Terreno c/ 1270m², c/ casa130m’, quiosque c/ 18m², área co-mercial c/27m², 2 galpões, todo cer-cado. Aceita proposta. R$ 500.000,00

190 CASA DE MADEIRA - terreno18x24m, 3 pçs, Passo Raso. R$12.000,00

191 HOTEL SÃO LUIZ - BR 386.Coxilha Velha. R$ 250.000,00

196 CASA - terreno 12x30m + casaalv., c/ 2qurtos, Belo Ferreira, nº 902,Olaria. R$ 70.000,00

COD. 030 Passo Fundo, terreno900m2 com casa mista de 64m2,com 3 quartos, sala, coz., w.c., ga-ragem c/ churrasqueira, pátio fecha-do. loc. ao lado da Escola Meireles.R$ 27.000 (aceita-se proposat oucasa em Montenegro)

CÓD. 054.PORTO BATISTA, casaalv, 3 quartos, sala, coz, w.c, gara-gem, churrasqueira, patio fechado,galpão. R$ 50.000,00

CÓD. 066. Casa mista, c/ 3 quartos,sala,coz, w.c, garagem, terreno med12x30. R$ 75.000,00, na RS 440,00

CÓD. 064. Olaria, casa alv, c/ 2 quar-tos, sala, coz, w.c, pátio fechado, área deserviço c/ churrasqueira. R$ 32.000,00

CÓD. 075. casa de alv, 3 quartos,sala, coz, w.c, pátio fechado, co-bertura para carro, localizada na Ola-ria. R$ 60.000,00

CÓD. 086. Porto Batista, casa de alv,2 pisos na frente, 3 pisos nos fundos,c/ 3 quartos, 2 w.c, 2 salas, coz, 1peça comercial, terreno med.13x97.R$ 150.000,00 (aceita-se carro)

CÓD. 010. CENTRO, terreno med680m2, c/casa comercial c/ 220m2,ao lado da Prfeitura Municipal, acei-ta-se proposta. R$ 190.000,00

cód. 027. Rondinha, frente para omar, 2 quartos, sala, coz, w.c, gara-gem ampla, mobiliada. R$ 54.000,00

cód. 027. POA, APTO, c/ 1 quartoamplo, sala, coz, w.c, mobiliado eequipado, prox a gerdau. R$ 60.000,00

cód. 027. CENTRO, 2 pisos, toda refor-mada, 4 quartos, 2 w.c, sala, coz, gara-gem, área de serviço, churrasqueira, 2sacadas, toda mobiliada. R$ 160.000,00

TERRENOS

CÓD 124. TERRENO MED. 12 X30,RUA ADELINO LOPES DA SILVA,com escritura. R$ 38.000,00

042 PASSO FUNDO - terreno12X30m c/ casa mad. 5,5x6,5m, c/6 pçs e galpão. R$ 29.000,00

059 CENTRO - med. 12x30m, emfrente ao Camping. R$ 55.000,00

132 BARRETO - 12x13m. R$ 12.000,00

173 BARRETO - terreno med.1267,42m², c/escritura. R$ 55.000,00

25 DE OUTUBRO - em frente à ro-doviária, med. 566,99m². R$60.000,00

TERRENO - Rua Adão Tavares12X30m. R$ 38.000,00

cód. 093. Terreno centro c/ 594m2,esquina da rua Marechal Deodoro c/José Atanásio. R$ 300.000,00

cód. 027, centro, 580m2, frente para Igre-ja, esquina, arborizado. R$ 130.000,00.

ÁREAS RURAIS

122 7 HECTARES c/ casa alv. 8x6,c/ 5 peças +W.C., galpão novo 8x10,cachoeira, mangueira, poço, 2 açu-des, 1.000 pés de eucalípto, locali-zado na localidade do Dote, Triunfo.R$250.000,00

152 PIEDADE - 22,2hec. junto àcancha do Delano. Preço a combinar.

GENERAL NETO - 90hec. com matoplantado. R$ 1.300.000,00

PORTO PEDREIRA - 15hec. commato de eucalipto. R$ 160.000,00

cód. 087. 2,5 hectares, c/ casa de alv,c/3 quartos, sala, coz, w.c, sala de star,garagem, arroio, tudo cercado, localiza-do na BR 386, Vendinha. R$ 350.000,00

cód. 092. VENDINHA, 2 hectares,c/ casa de madeira, c/ 2 quartos,sala, coz, w.c, garagem, galpãoaviario c/ gaiolas, poço artesiano,açude, piscina, 300m da tabai Ca-noas. R$ 100.000,00

cód. 029. 10hectares, TF 10, pertodo Posto do Didi, entre a Vila Tomazelie a Vila Tieta, c/ casa de alv, c/ 3quartos, sala, coz, w.c, área de ser-viço. R$ 350.000,00

cód. 094. Fazenda Isidoro, 4,5 hec-tares, frente para estrada, sem cer-ca, sem matos, com mata nativa,poço artesiano, água, luz certaja, casapequena. R$ 12.000,00 o hectare.

cód. 027. Fazenda Quadros,chacara p/ lazer ou moradia, matanativa, frente para o asfalto, 1 kmda Tabai. R$ consultar.

SÍTIO, 3hect, 2 casas + galpão, poçoartesiano, 2 açudes, água, luz, loc.em general neto. R$ 150.000,00

37 HECTARES, com 2 casas, frentepara rio jacui, Passo Raso. R$ 650.000,00

cód, 058 - 14 hectares, frente paraRS 440, 2 casas +galpão, água, luze açude. R$ 300.000,00

104 HECTARES, loc. no Passo Raso/ Boavista, 800m do asfalto. R$ 1.200.000,00

26 HECTARES de terras em Taquari,no aterrado. R$ 6.000,00 (o hectare)

LOCAÇÃO

cód. 027. CENTRO, casa alvenaria, 1quarto, sala, coz, W.C., área de serviço,churrasqueira, pátio murado. R$ 450,00

cód. 023. PREDIO COMERCIAL, es-quina da sorte, Porto Batista, me-dindo 108m2. R$ 500,00

CÓD. 102 Rua 13 de Maio, pré-dio comercial c/ w.c. R$500,00

CÓD. 105 Rua 13 de Maio, pré-d i o p / o f i c i n a m e c â n i c aR$500,00

CÓD 123. CASA ALV, c/ 1 quarto,sa la , coz, w.c , pat io fechado +galpão. Olar ia. R$340,00

C Ó D . 0 2 3 . e s q u i n a d a s o r t e ,p r e d i o i s c o m e r c i a i s , v a l o r e sentre R$ 500,00 E R$1.000,00

C Ó D . 0 3 2 . C E N T R O , r u a b e l ofe r re i ra , ap to , 2 quar tos , sa la ,c o z , w . c , g a r a g e m , a r e a d es e r v i ç o , p e ç a c o m e r c i a l . R $600,00

cód. 131 . CENTRO, casanova, 2 quartos, 1 sui te, 2salas, coz, w.c, churrasqueira,área de serviço. R$ 800,00cód. 133. ESTALEIRO,madeira, 2 quartos, sala, coz,w.c, pát io fechado. R$ 300,00

cód. 135 . CENTRO, APTO,emfrente ao Hospi ta l , 2 quartos,sala, coz, w.c, box p/ carro.R$ 550,00 cód. 099 . Lot. Sol Nascente, 2quartos, sala, coz, w.c, pát iofechado. R$ 350,00 cód. 145 . OLARIA, a lv, 2quartos, sala, coz, w.c,garagem, pát io fechado. R$

400,00

CASAS038 CASA de alv. 2 pisos, andar su-perior c/ 2 quartos, W.C., sala deestar e jantar, cozinha e área de ser-viço. Piso térreo c/ 4 salas, 1 sala deespera, W.C., garagem, piscina eportão eletrônico. Loc.: Rua esquinac/ João Pessoa. Valor: R$180.000,00052 CASA de alv. c/ 2 quartos, sala,cozinha e w.c. Terreno med. 950m².Loc: RS440 - Travessa 63 - 50m daRS. Valor: R$60.000,00017 CASA de alv. med. 120m² c/ gara-gem. Terreno med. 500m². Loc.: Es-quina da Sorte - fundos da garagemda prefeitura. Valor: R$80.000,00055 CASA de alv. med. 150m² c/garagem, 4 quartos, 2 w.c., sala, 2cozinhas, área de serviço, churras-queira e quiosque. Loc: Rua JoãoBranco - fundos do mercado TC -Olaria. Valor: R$120.000,00008 CASA de mad. 32m², c/ 1 qrto,sala, coz., wc, + casa alv. aos fundosc/ +-100m². Terreno 12x30. Rua 13 deMaio. R$ 80.000,00. aceita-se carro072 CASA de alv. 2 pisos med.212m², c/ 1 suite, 3 quartos, wc, 2salas, cozinha, área de serviço, ga-ragem p/ 2 carros e 2 churrasquei-ra. Terreno med.700m². Loc: RuaDurval Ferreira - Loteamento ManoelBraga. Valor: R$120.000,00047CASA de alv. med. 144m² c/ 3quartos, 2W.C., sala, cozinha, gara-gem p/ 4 carros = varanda c/ chur-rasqueira. Terreno med 550m². Loc:Rua 13 de Maio. valor: R$140.000,00027 CASA alv. 2 pisos, c/ 162m², 2°piso c/ 3qrtos, sala, coz., wc e 2 saca-das, 1° piso c/ 5peças + wc. Terrenoc/ 510m². Rua da Figueira esquina c/Rua Nossa Senhora da Conceição.019 - CASA alv. 2 qrts, sala, coz. e wcgar. c/wc e churrasq. Rua Bibiano Diasde Castro. Estaleiro. R$ 93.000,00020 - CASA alv. c/2qrts, sala, coz. ewc + aos fundos gar. p/2 carros c/wce churras. terreno todo murado, RuaBibiano Dias de Castro. Estaleiro.031 PRÉDIO COMERCIAL 2 pisos, 1°piso méd. 80m² c/ comercio, + casaméd. 56m² c/ 2 qrtos, coz. e wc, 2° pisoem construção med. 120m². Bento Gon-çalves. Porto Batista. R$ 100.000,00022 PRÉDIO 2 pisos c/ 268,80m².Térreno c/ comércio, 2° piso c/ 3qrtos,sala, coz., wc, área serv., e sacada.Terreno c/ 524m². Rua 13 de maio023 CASA alv. de 100m². c/ 3qrtos, sala,coz., 2wcs, área serv., gar. churrasq., equintal. Terreno c/ 300m². R. José Claúdiode Souza. Porto Batista. R$ 50.000,00077 CASA alv. e ponto comercial, casa130m², 3 qrtos, 2 wcs, 2 salas, coz.,área serv., escrit. e sacada + quiosque83m² c/ mezanino, wc e gar. + áreacomercial 2 pisos, 2º piso 152m², 1°piso 120m² c/ 2 wcs e coz., + 2 galpõespequenos de mad. e canil cercado. Ter-reno 1.270m². Rua João Pessoa064 CASA 470m², 2qrtos, 1suite,sala, 3wc, gar p/ 2 carros, salão defesta, área de serv., galpão alv.220m² e 2 piscinas, c/ aquecimento,casa toda mobiliada. Área total deterra 50.000m². Passo Fundo012 CASA alv. med. 174m² c/ 3 dorm.,2 wcs, 2 salas, cozinha, área de servi-ço, garagem c/ churrasqueira e wc,terraço. Terreno med. 300m². Loc: RuaTiradentes - fundos do Mercado Bonato045 CASA alv. med. + ou - 120m², c/3 dorms., sala, cozinha, wc, área deserviço, garagem aberta e churras-queira = uma peça med.20m² c/ wc equarto. Terreno med. 360m² Loc: RuaAdelino Lopes. Valor: R$150.000,00026-Casa de alv. c/2 quartos sendo umsuíte, 1wc, sala, cozinha área de serviçoe garagem c/churrasqueira. Loc: Rua Pro-fessor Coelho de Souza – frente p/ParcãoValor:R$160.000,00013 CASA alv. med. 88m² c/ 3dorms., cozinha, sala de estar e jan-tar, wc, garagem p/2 carros c/ chur-rasqueira e área de serviço. Loc:Rua Nicolau Koller Neto - Olaria. Va-lor: R$90.000,00014 CASA mad. c/ 2qrtos, sala, coz., wc,área serv., e gar. Porto Batista. R$ 25.000,00032 DUAS CASAS alv. a 1ª 104m² c/3 qrtos, sala, coz., 2wc, e churras. A2ª 110m² com 2 qrtos, coz., wc., gar.e churras. Terreno méd. 400m2, BeloFerreira. R$ 100.000,00046 CASA alv. med.100m² c/2qrts, coz.salas estar e jantar, wc e gar. Ter.12X30todo murado. Rua 14 - Lot. Vila Progresso.021 CASA alv. med. 50m², c/quarto, sala,coz. e wc. Terreno med. 656m². RuaOlmiro Barreto - Olaria. R$ 40.000,00065 CASA alv. med.76m², c/3quar-tos, área de serviço, wc, sala, coz.e churrasq. terreno med.12x30m.Rua Nelson Piquet. R$55.000,00041 CASA alv. 159m² c/3qrts, sala,coz., wc., área de serv. + uma peçap/ comercio, tereno 568,15m². RuaAngico. R$100.000,00018 - CASA alv. med.75m² c/2 qrts, 2salas, coz. e wc aos fundos galpão mis-to. terreno 675m².Rua Professor MarcoCoelho. Vila Progresso. R$55.000,00067 - CASA alv. med.320m² c/ 2 qrts, 1suite c/closet, sala de jantar, 2 wcs,coz., copa, living c/lareira, escritorio c/lavabo, area de serviço, dependenciade empregada, despensa, piscina,salao de festa integrado, quiosque c/churrasq e gar. p/2carros. Rua 13 deMaio. R$300.000,00062 - Casa e ponto comercial/casamed.228m² c/2quartos, sala, cozinha am-pla, piscina, garagem p/2carros, salãode festas c/churrasqueira . peça comer-cial med.46,47m². terreno med.+ou-

50.000,00131 - 6 TERRENOS Stª Maria B.Barreto R$ 28.000,00107 TERRENO 720m², com casa demadeira, localizado na Rua Projeta-da, no bairro Olaria. R$ 20.000,00110 TERRENO na Rua AlbertoPasqualine, esq. Rua Getúlio Vargas.Sol Nascente. Com escritura108 - Terreno med.360m². loc: rua.Getulio Vargas- Porto BatistaValor:R$8.000,00 c/escritura127 - Terreno med.477m². Loc: ruaSão Lorenço - Vila Maria-EstaleiroValor: R$25.000,00119 - Terreno med.252m² c/ alicercemed. 12x9 - acita carro- Loc: Traves-sa Weighelt - BarretoValor:R$47.000,00113 - Terreno med.821m². Loc:ruaPedro Queiroz Ramos - Estaleiro Va-lor: R$47.000,00 -aceita-se carro121 - Terreno med.450m². Loc: PassoFundo - Frente p/TF10 Valor: R$8.000,00123- 2 terrenos med.12x30 cadaum. Loc: Rua Dom PedroII –Estaleiro. Valor: R$50.000,00124 - 1 terreno med.360m² cada um.Loc: frente p/ rua Fernando Elhers129- 2 terrenos: 1º med.780m². Loc:frente p/rua 13 de Maio. Valor:R$100.000,00 cada um104 - Terreno med.11x30. Loc: DomPedro II – Travessa III. Valor:R$30.000,00139- Terreno de esquina med.594m². Loc: rua José Athanasio –centro c/escritura – aceito proposta140 - Terreno med.680m² c/casa dealv. med.220m². Loc: rua Flores daCunha – Centro Valor: R$ 190.000,00140 - Terreno med.12x30. RuaAdelino Lopes Valor: R$37.000,00138- 2 Terrenos med.12x30. Loc:Av.25 de Outubro – centro Valor:R$60.000,00 cada101 - Terreno med.1260m². Loc:RS440- Barreto. Valor:R$40.000,00042- casa de alv. med.83m² c/3quar-tos, sala, cozinha e wc. Terrenomed.351m²Loc: Loteamento Sol Nascente. Va-lor: R$65.000,00 – c/ escritura118 – Terreno Localizado: RuaVitalino de Carvalho, Estaleiro. Valor:R$ 35.000,00 c/ Escritura.140 – Terreno med. 680m² com casamed. 220m². Localizada: Rua Floresda Cunha –Centro. Valor: R$ 190.000,00138 – Terreno med. 7886,35m².Localizado: Rua Silvio de OliveiraGonçalves – Olaria. Valor: R$ 60.000,00107 – Terreno med. +/- 720m².Localizado: Loteamento do Selmo .Valor: R$ 20.000,00108 – Terreno med. 360m².Localizado: Av. Getulio Vargas –Porto Batista . Valor R$ 8.000,00113 – Terreno Med. 821m² comalicerce med. 12x9. Localizado: RuaPedro Queiroz - Estaleiro. Valor R$:40.000,00 , Aceita-se carro.141 – Terreno de esquina med. 12x30Localizado: Rua Adelino Lopes .Valor R$ : 37.000,00 com escritura.110 – Terreno med. 13x27 Localizado :Rua Alberto Pasqualine com Av. GetulioVargas – Sol Nascente. Valor R$ :55.000,00127 – Terreno Med. 477m². Localizado: Rua São Lourenço – Vila Maria.Valor R$ : 25.000,00121 – Terreno med.450m² . Localizado : PassoFundo , Frente p/ TF10. Valor R$ : 8.000,00124 – Terreno med. 360m² . Localizado :Rua Fernando Ehlers. Valor R$ : 80.000,00119 – Terreno 252m² . Localizado :Travessa weighet – Barreto. ValorR$: 8.000,00104 – Terreno . Localizado : Rua D. PedroII. – Travessa 3 .Valor R$ 30.000,00139 – Terreno de esquina med.594m². Localizado : Rua JoséAtanásio – Centro.129 – 2 Terrenos med. 780m² deesquina. Localizado : Rua 13 de Maioc/ Pocidonio Lima. Valor R$ :100.000,00128 – Terreno med. 735m². Localizado: Rua João Pessoa. Valor R$ :60.000,00101 – Terreno med. 1260m².Localizado : RS 440 – Barreto. ValorR$ : 40.000,00133 – Terreno med. 5250m².Localizado : Belo Ferreira.132 – 3 Terrenos med. 2700m².Localizado : RS 440 – Barreto131 – 6 Terrenos. Localizados : Frentep/ Rua Santa Maria B. – Barreto. Valor :R$ : 28.000,00105- Terreno med.360m². Loc: Travessada BR440. Valor: R$15.000,00 TERRA700m c/ casa alv. med. +- 110m², 3qrtos, , coz., área ext., terraço equintal + galpão mad. Tapera Quei-mada.AREAS DE TERRAAREAS DE TERRAéd. 3hec. c/ pés deacácia pronto para corte. Localizado noBenfica. R$ 45.000,00

188 ÁREA DE TERRA méd. 7 hec. c/ casa dealvenaria med. 48m², galpão novo de madeiramed 80², 2 galpões, cocheira, mangueira, poço,2 açudes e 1.000 pés de eucalípto. Loc.: Benfica163 CHÁCARA 15hec. c/ casa mista, luz, água, man-gueira, 1.000 pés de eucalipto, plantados este ano e 12cabeças de gado, Quebra Telha. R$ 180.000,00144 ÁREA DE TERRA 6,5hec. terra alta, todaaproveitável, de frente para a RS 440. Barreto145 ÁREA DE TERRA 2hec. Passo Fundo,frente p/ TF 10. R$ 65.000,00184 ÁREA DE TERRA 12hec., c/ casa de alv.150m², 2qrtos, 1suite, wc, sala star e játar c/churras., + galpão alv. Méd. 80m² c/ 8 baias,casa de caseiro 60m². Boa Vista,300m da TF 10.

500m². Loc: rua Belo Ferreira -centro.Valor:R$160.000,00 c/escritura135 - Ótimo terreno de esquinamed.450m². Loc: rua Luiz Barreto –centro-c/escritura024 - Casa de madeira med.+ou-80m²c/1quarto grande, wc, sala, coz, e ga-ragem. terreno med.360m². Loc: ruaJoão Branco -Olaria. Valor:R$42.000,00082 - Sala comercial med.30m² c/wc.Loc: rua Luiz Barreto. Valor:R$60.000,00085 - Casa de alv. med.160m²c/3quar-tos, sala de estar e jantar, cozinha,2wcs sendo c/hidro, garagem p/2car-ros, aquecimento a gás e poçoartesiano. Terreno med.567m² Loc: Av.Bento Gonçalves - Porto Batista c/Escritura pode ser finaciada. Valor:R$85.000,00 - aceita terreno ou carro053 - Casa alv. med.42m² c/2quartos,sala, cozinha, wc e área de serviço.Terreno med.330m². Loc: rua SantaMaria B - Barreto. Valor: R$32.000,00056 - Casa mista med.110m² c/4quar-tos, wc, 2cozinhas, área de serviço echurrasqueira. Terreno med.746m². Loc:rua Ramiro Kersting. Valor: R$90.000,00049 - Casa de alv.med.70m² c/2quar-tos, sala, cozinha e wc. Terrenomed.360m² Loc:rua Olmiro Barreto - Ola-ria Valor: R$70.000,00074 - Casa de alv. med.105m² c/ 3quartos, 2 wcs, cozinha, sala e áreade serv.Terreno med. 870m². Loc:Rua 14 - loteamento progresso. Va-lor : R$ 180.000,00081- Casa de alv. de 2pisosmed.250m². Térreo c/4quartos, 2wcs,2salas, cozinha, área de serviço, depo-sito, garagem p/2carros, churrasqueirae piscina. Piso superior c/mezanino, áreade lazer e terraço toda murada. Terrenomed.12x30. Loc: rua Vereador AdãoTavares -Centro. Valor: R$250.000,00087 - Casa de alv. med.119m² c/3quartsos,2salas, cozinha, wc, área de serviço e churras-queira + 1casa de madeira aos fundos. Terre-no med12x30. Loc: rua Durval Ferreira –Loteamento Manoel Braga. Valor :R$68.000,00 048 - Casa de madeira med.67m² c/3quar-tos, sala, cozinha, wc e area de serviço.Terreno med.886m². Loc: rua Belo Ramos- c/escritura Valor:R$ 80.000,00007 - CASA de mad. Med.50m² c/2quartos, sala, cozinha e wc. Terre-no med.378m². Loc: TF10 – Esqui-na da Sorte. Valor: R$ 48.000,00066 - CASA de alv. med.120m² c/2quar-tos, sala, cozinha, wc, área de serviço,garagem e piscina. Terreno med.12x30.Loc: rua Walter Perchi Barcelos - ruada Brigada. Valor: R$130.000,00063 - Casa de alv. med.134,76m² c/2quartos, 1suite, 2wcs, cozinha, áreade serviço, churrasqueira rotativa egaragem aberta. Terreno med. 600m².Loc: rua 13 de Maio. Valor: R$180.000,00057 - Casa de alv. 2 pisosmed.223,49m². Piso superior c/2quar-tos, sala de estar e sala ampla - Tér-reo c/sala de estar e jantar, 3quar-tos, 2wcs e garagem + salão de fes-ta c/espaço para 2carros e piscina.Terreno med.480m². Loc: rua BeloFerreira – Financia-se p/caixa058 - Ponto comercial c/casa demadeira. Ponto comercial med.63m²c/2wcs. Casa de madeira med.63m²c/2quartos, sala, cozinha e wc. Loc:rua 13 de Maio Valor:R$150.000,00089 - Casa de alv. c/3quartos, sala,coz, wc e área externa – porão c/quarto, coz, wc, área externa + 1co-zinha campeira. Terreno med.12x30.Loc: rua da Raça – Loteamento SolNascente. Valor: R$120.000,00010- Casa de alv. c/3 quartos, wc, salae cozinha, área de serviço e garagem.Terreno med.12x30. Loc: rua Montenegro– Loteamento Bom Jesus. Valor:R$145.000,00 – financia-se p/caixa035- casa mista c/2quartos, sala,cozinha, area de serviço, 2wcs, ga-ragem c/churrasquera. terrenomed.370 m². Loc: rua OlmiroBarreto-Olaria. Valor: R$45.000,00043- Prédio med.300m². Terrenomed.600m².Loc: rua da Igreja – Barreto. Valor:R$65.000,00076- Casa mista c/3quartos, sala, coz,e garagem. Loc: Rua Sepé Tiaraju – SolNascente. Valor:R$65.000,00025- Casa de alv. med.182m² c/3quartos,2salas, coz, área de serviço c/churrasqueira, 2wcs, garagem p/2carrose piscina c/quiosque. Terreno med.480m².Loc: rua Pocidonio Lima – Loteamento

Progresso.Valor:R$135.000,00005-Casa mista med.122m² c/4quartos sendo 1suite, wc, sala, coze garagem. Loc: rua Monteiro Lobato –continuação do Sol Nascente. Valor:R$85.000,00037- Casa de madeira c/2quartos, sala,coz, wc e garagem aberta. Terrenomed.13x30Loc: General Neto – Frente p/TF10.Valor: R$42.000,00026-Casa de alv. c/2 quartos sendoum suíte, 1wc, sala, cozinha área deserviço e garagem c/churrasqueira.Loc: rua Professor Coelho de Souza –frente p/ParcãoValor:R$230.000,00 149-Área de terra med.3hec. Loc:TF10 – General Neto.Valor:R$65.000,00TERRENOS128 TERRENO 735m². João Pessoa,lado Sec. Educação. R$ 60.000,00105 TERRENO 360m². Trav. RS440.R$15.000,00132 - 3 TERRENOS medo 2.700m²(área total), RS 440, Barreto. R$

Page 11: Edição 389 - 17/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 17 de julho de 201011

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○Geral

O Campeonato interno de futsal 2010que reúne equipes das diversas secretariasmunicipais mais uma da Câmara de Verea-dores tem data de início marcada para o

No dia 14 de julho, na sede da2ª Companhia, reuniu-se o Con-selho da Polícia Cidadã do Muni-cípio de Triunfo, que tem por ob-jetivo principal o combate as Dro-gas e a Violência. Presentes na reu-nião José Carlos Souza de Olivei-ra, representante do Sindicato dosTrabalhadores Rurais de Triunfo,Josieli Souza Conceição, do Con-selho Tutelar, Leo da Silva César,do Executivo Municipal, MarcosAurélio Rocha Câmara de Verea-dores, Maria Helena HenriquesBombeiros Voluntários, CapitãoCarbonell Comandante da 2ª Com-panhia da Brigada Militar de Tri-unfo e o Sd Jadoski.

Foi debatido na reunião os as-pectos legais da Lei Maria da Pe-nha, violência contra a mulher e alegislação contra as drogas no Bra-sil, sobretudo a influência dos com-portamentos dos jovens na atuali-dade. Alguns aspectos referente aotrânsito no município foi debati-do, em virtude de que também re-flete na área da segurança pública,principalmente mudanças no sen-tido da circulação dos veículos.

No dia 15 de julho, na sede da2ª Companhia, reuniu-se o seg-mento do projeto Policia Cidadã,Postos de Combustíveis, ondecompareceu Luiz Felipe Jung doPosto Shell, Rodrigo Vasco Souzado posto Paineira e Helmuth Kuhn

ESPORTESSete continua amanhã à tarde

Voltando da folga no últimodia 11, o Municipal de FutebolSete tem amanhã, 18, a segundarodada, com oito jogos comoserá em toda a classificatória. NoPorto Batista jogam: Servi Pólo

X Juventus; Colégio X Progomee Galera X Pontal. No Estaleiro:Avalanche X Agrogen; CruzeiroX Jacui e Bento X Manchester.Na Olaria: Sampdória X RealSociedad e Grêmio X Nacional.

Das 17 equipes, oito passam paraa segunda fase. Hoje temos nachave A, Progome e Galera nasprimeira posições; na chave B:Manchester e Bento e na C: CruzAzul e Real Sociedad.

Equipe de bocha faz boa campanha no regionalContinuando a maratona de

jogos pelo regional de bochaVale dos Sinos e Caí a equipeda SMDJL representando omunicípio de Triunfo tem feitoboas apresentações como no úl-timo dia 10, em Campo Bomenfrentando o Clube Primave-

ra, quando Pica Pau venceu por15 x 0; na dupla: Osni e Fábiomarcaram 15 x 4 e no trio: Pre-to, Guildo e Hélio: 15 x 14. Nacategoria veteranos, frente aoGinástica de Novo Hamburgo,no dia 14, nos dois trios, Preto,Hélio e Dércio venceram por 15

x 10 e Guildo, Bresser e Egídiopor 15 x 12.

Dia 22 do corrente, os ve-teranos jogam na Vendinha, às19 horas e dia 25 a categoriaforça livre, no mesmo localrecebe o Grêmio Gaúcho, deMontenegro, às 13h30min.

29 anos da Sociedade Esportiva Santa CruzNo trabalho de resgate organi-

zado pelo secretário José Valério,trazemos hoje o registro de maisuma agremiação, entre as tantas quemuito bem representam as comuni-dades do interior do município deTriunfo. Trata-se da sociedade Es-portiva Santa Cruz, do Catupi, fun-dada em 1981 por Odilon Rodriguesda Costa e mais um grupo de oitoamigos que então dividiram a des-pesa na compra de uma bola de fu-tebol para a diversão da turma quefoi gostando, organizando-se e hojesoma mais de 20 atletas reunindo-se aos domingos pela manhã para encontros amistosos. Entre eles:Abelar, Édio, Valdeci, Vinícius, Mauro, Nilvo, Jéferson, Robson, Danilo, Fabiano, Julio, Papelão,Dema, Arcênio, Niquinho, Beto, Dorivaldo, Tcharles, Odilon, Márcio, Kleber e Luis. Contatospara amistosos podem ser feitos com o senhor Odilon pelo fone 99076657. Um abraço e parabénsao Odilon da Costa.

Grêmio e Seve hoje em VenâncioHoje à tarde os veteranos do tricolor visitam o

SEVE, em Venâncio Aires, saindo às 13 horas; dia18, domingo pela manhã a visita será de equipe dapraia do Pinhal (amigos do tio Breno).

Intersecretarias inicia dia 23 no ginásio

Dia 24, em casa, o adversário é o Jeromina,de Charqueadas e no dia 31, em Arroio dos Ra-tos, o Grêmio enfrenta o Guarani; saída às 13horas, da Sede.

ACONTECEU

Roubo de CaminhãoNa localidade de Barro Vermelho a vítima

J.O.S.O. estava na sua casa, no dia 11/07/10,por volta das 11h35min quando escutou umbarulho nas britas, e logo em seguida entra-ram três elementos encapuzados e armados

de pistola e revólver , mandaram a vítima e asua esposa deitarem no chão e os amarraram .Os assaltantes roubaram o seu caminhão, doistelefones celulares, uma pulseira de ouro evárias peças de roupas.

Furto QualificadoPor volta das 01h, no dia 10/07/10, a viti-

ma C.N.S.N, o qual reside na cidade de Cano-as, encontrou a porta dos fundos da casa de

seu sítio em Triunfo arrombada, e que os auto-res furtaram vários objetos eletrônicos taiscomo TV, rádio, liquidificador, e outros.

Furto de VeículosNo dia 09/07/10, por volta das11h45min,

a vítima J.A.O.C teve o seu veículo Fiat Páliofurtado de frente do Clube Centenário, nestacidade.

No dia 09/07/10, por volta das 23h30min,a vítima L.F.S.P, teve o seu veículo VW/Gol,de cor branca furtado de frente ao salão SãoLuiz, de Coxilha Velha, nesta cidade

No dia 11/07/10, por volta das 22h, foiconduzido a Delegacia de Polícia, a pessoaD.S.G, o qual teria furtado um alto falante de

Furto em Veículodentro de um veículo. O veículo estava dentrodo pátio do condomínio residencial DirceuFornari, nesta cidade.

dia 23 do corrente, sexta-feira. Os jogosserão no ginásio de esportes da Sede sem-pre as terças e sextas a partir das 19 horasenvolvendo oito equipes.

Conselho da Polícia Cidadãdo Posto da Vendinha. Foi abor-dado pelo Cap Carbonell a impor-tância do engajamento dos propri-etários e funcionários dos Postosde Combustíveis, pois existe a ne-cessidade de uma maior aproxi-mação entre a polícia e este seg-mento importante, pois todos osveículos abastecem neste postos decombustíveis da cidade de Triun-fo, e também veículos de outrosmunicípios, onde veículos condu-zidos por elementos em atitudessuspeitas circulam pelo municípiode Triunfo. No mês de setembroos funcionários dos postos de com-bustíveis serão convidados a rea-lizarem curso de segurança pesso-al e patrimonial, com o intuito deprevenir delitos, formando assimuma rede de segurança neste seg-mento, e dentro da filosofia doprojeto Polícia Cidadã, já ocorreua reunião com o segmento dasagências bancarias e agênciaslotéricas, constituindo outra redede segurança integrada, e no mêsde agosto de 2010, está prevista areunião do segmento das farmáci-as e mercados, com o mesmo ob-jetivo dos segmentos acima des-critos. Ao final da reunião, foi as-sistido pelos participantes o vídeoinstitucional da Brigada Militardemonstrando o trabalho realiza-do pela corporação em todo o RioGrande do Sul.

Page 12: Edição 389 - 17/07/2010

Sentinela do Jacuí - Triunfo, 17 de julho de 201012

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Final