jornal afolha edição 329

12
ALVORADA, DE 22 A 28 DE DEZEMBRO DE 2011 - ANO XIV - Nº 329 - R$ 1,00 A FOLHA ONLINE TODA SEMANA A MELHOR INFORMAÇÃO www.tv-alvorada-rs.com ACESSE “MEGABOMBÁSTICO!” Alvorada é palco do Programa Bibo Nunes Show Especial de Natal Prof. Borba esteve na platéia Sec. Maria de Lourdes foi uma das entrevistadas de Bibo Programa gravado na Casa de Cultura Italiana vai ao ar nesta sexta, dia 23 e, por ser especial, reprisa no sába- do, 24, e nos dias 29, 30 e 31. PÁGINA 7 Sucesso! Papai Noel desce na Lagoa do Cocão, na festa da Rádio Farroupilha PÁGINA 6 A formatura da 11ª turma do Projeto aconteceu na sede da ACIAL PÁGINA 7 Projeto Pescar formando cidadãos há 11 anos na SOUL Gabinete da Primeira-Dama distribui brinquedos às crianças carentes Dia 17 de dezembro crianças do Bairro Cedro e Jardim Porto Alegre receberam do gabinete da Primeira Dama, Rejane Brum brinquedos que foram arrecadados na Campanha do Brinquedo “Faça uma Criança Feliz”, lançada no dia 30 de novembro. PÁGINA 6

Upload: tv-alvorada-rs

Post on 12-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

jornal Digital que e divulgado por semana pelo site.www.tv-alvorada-rs.com direção do site Tv Alvorada rs Leoni Ferraz

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Afolha Edição 329

ALVORADA, DE 22 A 28 DE DEZEMBRO DE 2011 - ANO XIV - Nº 329 - R$ 1,00

A FOLHAONLINE

TODA SEMANAA MELHOR INFORMAÇÃO

www.tv-alvorada-rs.comACESSE

“MEGABOMBÁSTICO!”Alvorada é palco do Programa

Bibo Nunes Show Especial de Natal

Prof. Borba esteve na platéia

Sec. Maria de Lourdes foi umadas entrevistadas de Bibo

Programagravado na Casade Cultura Italianavai ao ar nestasexta, dia 23 e,por ser especial,reprisa no sába-do, 24, e nos dias29, 30 e 31.

PÁGINA 7

Sucesso!Papai Noeldesce naLagoa doCocão, nafesta daRádio

FarroupilhaPÁGINA 6

A formatura da 11ª turmado Projeto aconteceu

na sede da ACIALPÁGINA 7

Projeto Pescarformando cidadãoshá 11 anos na SOUL

Gabinete daPrimeira-Dama

distribui brinquedosàs crianças carentes

Dia 17 de dezembro criançasdo Bairro Cedro e Jardim PortoAlegre receberam do gabinete

da Primeira Dama, Rejane Brumbrinquedos que foram

arrecadados na Campanhado Brinquedo “Faça uma Criança

Feliz”, lançada no dia30 de novembro.

PÁGINA 6

Page 2: Jornal Afolha Edição 329

2 ALVORADA, 22 A 28 DE DEZEMBRO DE 2011

GERAL

EXPEDIENTE

T E X T O S A S S I N A D O S S Ã O D E R E S P O N S A B I L I D A D E D O A U T O R , N Ã O R E F L E T I N D O A O P I N I Ã O D O J O R N A L .

VIP EMPRESA JORNALÍSTICA LTDA. CNPJ: 01.329.315/0001-40

Jornal A FOLHA - FUNDADO EM 14 DE JUNHO DE 1996

Redação e Oficina:RUA VEREADOR ARY MÜLLER, 34

PDA. 47 B. MARINGÁCEP 94810-470 - ALVORADA

CIRCULAÇÃO: SEMANAL - A l v o r a d a / R S - ( 5 1 ) 3 4 8 3 - 5 3 3 4 / Fax: 3442.0449 E - m a i l : a f o l h a @ g m a i l . c o m

DiretoresNELSON SILVA SANTOSROBERTO SILVA SANTOS

Impressão:TOTALGRAF - NOVO HAMBURGORepr. Comercial em POA: JPD NAIBERTFone: (51) 3266-5016 - Fax: 32665191

Jornalista - REG. PROF. 11159UBIRATAN BANDEIRADiagramaçãoÈVERSON MACHADO KILA

Diretor/EditorPAULO ROBERTO SANTOS

Frente a FrenteCOM A COM A COM A COM A COM A PALAVRADANIEL DA LUZ MACHADO

E por falar em presentes que frustram...

Olá queridos amigos! Nem todos os presentes denatal correspondem às expectativas de quem é pre-senteado. Eu por exemplo gostaria de receber algunspresentes de uso coletivo como, por exemplo, a pazmundial, a erradicação da fome, a diminuição dasdesigualdades sociais, uma maior espiritualização efraternidade entre todos os povos. Mas como disseno inicio do parágrafo, nem tudo correspondem àsexpectativas.

O governo brasileiro informou de maneira oficialque os aposentados que ganham acima de um sa-lário mínimo não receberam aumento real em seusvencimentos no ano de 2012. Confesso que quan-do ouço ou leio determinadas notícias perco a edu-cação com a qual costumo me dirigir semanalmen-te nesta coluna e no momento seguinte agradeço aDeus por não cruzar diante de algum político ougovernante sob pena de me arrepender amarga-mente por um destempero que possa cometer che-gando até as vias de fato.

Os governantes brasileiros tem o dom de irritaraté em épocas onde você procura estar um poucomais relaxado com as perspectivas de descanso,férias e outras variáveis do nosso final de ano.Todo mundo sabe que a grande maioria dos apo-sentados ganha muito mal e em virtude disso fa-zem malabarismos para conseguir comer e pagaros seus remédios.

Até quando meu Deus! O povo vai aceitar es-tagnado que essa corja, por exemplo, após ummandato tenha aposentadoria vitalícia e com valo-res exorbitantes? Será que o motorista, a domésti-ca, o comerciário, o bancário, o agente de seguran-ça pública, os educadores, o agente administrativoe outros profissionais oneram a folha de pagamen-tos de forma que devam ficar com as aposentadori-as minguadas corrigidas por índices mentirosos quesomente mascaram a realidade e contradizem oprincípio da estatística que é uma ciência que tempor finalidade oferecer subsídios para uma real in-terpretação dos fatos sociais?

E notório que os índices que os governos costu-mam passar são artifícios para “Inglês ver”.

Veja por exemplo à maneira com a qual abor-dam questões como a educação? Segundo o go-verno o analfabetismo é quase nulo, no entanto emuma entrevista rápida com boa parte dos alunos queterminam o ensino médio, você constatará uma di-ficuldade de articulação e condução da linha depensamento, além é claro do nível de leitura baixís-simo que não diferem muito de um cidadão analfa-beto. Portanto eu é que não levo a sério os dadospassados pelo Índice Nacional de Preços (INPC),pois no dia a dia percebo que as coisas aumentamde valor em uma progressão bem diferente da alar-deada pelos governos.

Desculpem-me se pareci muito acalorado nes-se espaço, mas é que eu me solidarizo com os apo-sentados, pois tenho pai aposentado, familiares eamigos aposentados e fico triste ver pessoas quecontribuíram tanto para fazer um Brasil melhor eque no final de suas vidas tem que optar entre co-mer, medicar-se ou simplesmente se darem algunsminutos de lazer enquanto os “Queridos Governa-dores” para não digitar outro termo se aposentamcom apenas um mandato e certamente com o queganham não sentirão falta de um aumento real comoos milhões de aposentados que receberam esteverdadeiro cavalo de tróia como presente natalino.

LUIZ FERNANDO

RatoCOLUNA DO

O AMBIENTE DE TRABALHOAs reparti-

ções publicas eprivadas tem odever de propor-cionar aos seusf u n c i o n á r i o scondições detrabalho, isto to-dos sabem, po-rem tem algunsempregadores,que não sabemou fingem nãosaber deste de-ver obrigatório.Exemplo: Osmotoristas daSTASC, recen-temente estive-ram reunidoscom o atual se-cretario, o Pas-tor Daniel paraexpor os proble-mas referentesa sala destinadacomo refeitóriodos mesmos,que não temnada, pois o pouco que tinha foi retirado do local esabe-se lá para onde foram levados, como o boti-jão de gás e acessórios, devem estar com certezaem algum outro departamento. Enquanto isto a fun-cionários que não tem como fazer as refeições,haja visto também a falta de higiene e a sujeira quetomou conta do ambiente, existem ninhos de pas-sarinhos e de pombos, que atraem fezes e piolhos.Este é o atual quadro da sala dos motoristas daadministração solidária.

Os problemas não são de agora, alias são bemantigos, todos os secretários que passaram pelasecretaria prometeram melhorias, por isto a co-brança ao atual secretario da STASC que tambémprometeu sanar a gravíssima situação, mas nãodisse para quando, esperamos que como pastorevangélico cumpra com sua palavra, pois de pro-messas estamos fartos. Fora o fator desumanocomo estão sendo tratados os funcionários. Seguefotos em anexo do estado da sala. Como diria ojornalista Boris Casoy “ Isto é uma vergonha”.

ELEIÇOES 2012Como é de se esperar nesta época nada esta

definido ainda no quadro eleitoral na cidade, poreste motivo não é de se estranhar a onda de des-mentido de um lado e desmentido de outro que vemsendo destaque na mídia, vamos aguardar atéporque o que é dito hoje pode não valer amanhã evice-versa. Alias faltando um ano para as eleiçõesninguém vai abandonar o “ barco” agora, e comcerteza a disputa para a prefeitura não vai girarem torno de um só nome. O tempo dirá que esta-

mos com a razão, só não vê quem não quer.

COMETEMOS UMA INJUSTIÇAJá que estamos falando em política e de nomes

para disputar o cargo de prefeito de Alvorada, que-remos corrigir uma injustiça, na coluna anteriordissemos que o PDT hoje não tinha um nome fortepara disputar um eleição majoritária, no entanto umnome conhecidíssimo merece destaque por seutrabalho é o do nosso amigo vereador ZÉZO. Pres-tes a completar seu quinto mandato Zézo vem acada eleição despontado-se com uma grande li-derança dentro do PDT. Podendo vim com certezaa disputar a prefeitura de alvorada.

A FORMIGA E A CHEFIATodos os dias, a formiga chegava cedinho ao

escritório e dava duro no trabalho. Era produtiva efeliz.

Seu líder, o gerente marimbondo estranhou aformiga trabalhar sem supervisão. Se ela era pro-dutiva sem supervisão, seria ainda mais se fossesupervisionada. E colocou uma barata, que prepa-rava belíssimos relatórios e tinha muita experiên-cia, como sua supervisora.

A primeira preocupação da barata foi a de pa-dronizar o horário de entrada e saída da formiga.Logo, a barata precisou de uma secretária para aju-dar a preparar os relatórios e contratou tambémuma aranha para organizar os arquivos e controlaras ligações telefônicas.

O marimbondo ficou encantado com os relatóri-os da barata e pediu também gráficos com indica-dores e análise das tendências que eram mostra-dos nas reuniões.

A barata, então, contratou uma mosca, e com-prou um computador com impressora colorida.

Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a fi-car perdida no meio de toda aquela movimentaçãode papéis e reuniões!

O marimbondo concluiu então que era o mo-mento de criar a função de gestor para a área ondea formiga produtiva e feliz, trabalhava.

O cargo foi dado a uma cigarra, que mandoucolocar carpete no seu escritório e comprar umacadeira especial. A nova gestora cigarra logo pre-cisou de um computador e de uma assistente (suaassistente na empresa anterior) para ajudá-la apreparar um plano estratégico de melhorias e umcontrole do orçamento para a área onde trabalha-va a formiga, que já não cantarolava mais e cadadia se tornava mais triste.

A cigarra, então, convenceu o gerente marim-bondo, que era preciso fazer um estudo de clima.Mas, o marimbondo, ao rever as cifras, se deu contade que a unidade na qual a formiga trabalhava jánão rendia como antes e contratou a coruja, umaprestigiada consultora, muito famosa, para que fi-zesse um diagnóstico da situação.

A coruja permaneceu três meses nos escritóri-os e emitiu um volumoso relatório, com vários vo-lumes que concluía: “há muita gente nesta empre-sa”.

Foi então que o Líder marimbondo decidiu de-mitir a formiga, claro, porque ela andava muito des-motivada e aborrecida.

MORAL DA HISTORIA:Tenho certeza que todos vocês estão

pensando: “JÁ VI ESSEFILME EM ALGUM LUGAR”!

O mês de dezembro para mim tem dois aniversa-riantes que me acompanham há longa data.

O primeiro aniversariou no dia 18 é o meu pai“Timóteo Rodrigues Machado” Figura fundamentalem minha existência e a quem eu resumo o meu sen-timento em quatro palavras: PAI EU TE AMO. FE-LIZ ANIVERSÁRIO MEU PARCEIRO, MEU VELHO EMEU AMIGO!!!!

O segundo aniversariante foi a minha amiga JaneVirti que no dia 21 de dezembro festejou mais umaniversário. Até hoje eu a chamo de Professora Jane,com o carinho da minha infância. Sempre lembrareique vinha com a Senhora depois que eu aprontavana escola, também lembrarei das suas plantas quejuntamente com seu esposo Juarez e os meninos,hoje adultos, Kico, Cristiano, Betinho destruíamosjogando bola no pátio da sua residência. PROFES-SORA JANE FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!

A presidente do PTB Mulher de Alvorada, Herta Coutinho, agra-deçe a honra de ter sido convidada para realizar a entrega dotroféu ao time Cruzeiro de Alvorada pelo título de Campeão Mirimno Campeonato Municipal, que ocoreu no domingo, dia 11 de de-zembro e parabeniza toda a equipe e em especial o atleta BrunoMeleu, pelo troféu recebido como goleiro menos vazado.

Page 3: Jornal Afolha Edição 329

ALVORADA, 22 A 28 DE DEZEMBRO DE 2011 3PANORAMAOPINIÃO

Olhando tua foto

Quanto mais consciênciado tempo pretérito

tiver, mais condições eelementos reuniremos

para construir umfuturo melhor.

Eu notei na fotografia umagama de sentimentos, todosnobres, em sua expressão. No-tei um amor incondicional pelavida e não puder evitar as diva-gações de como ele percebia omundo.

Tenho paixão por fotografias,desde as tradicionais, dos anôni-mos até as das pessoas públicas,as fictícias de um bom filme decinema, enfim adoro conjecturare analisar a plenitude daquelemomento instantâneo cristalizadode forma fixa. Através de umsorriso ou expressão séria, ale-gre ou melancólica dou asas aminha imaginação. Voltando aimagem dele, caminhei pelassuas ruas, vislumbrei seus temo-res, suas alegrias, sua paz, suaforma de bem viver.

De bem vivercom as flores, comos pássaros e to-dos os animais,com a natureza,com os diversosperfis psicológicosque compõe a nos-sa raça humana. P e r c e b ique seu olhar era repleto de umlirismo, mas não um lirismo des-se planeta, era uma poesia subli-me e muito acima das nossasquestões normais. Era uma poe-sia pura em sua plenitude, aque-le tipo de poesia que sonhamosem criar e recitar, mas que aindanão encontramos em nosso inte-rior.

Percebi nesse mesmo olhar dafotografia uma paciência enorme,daquelas que certamente atingemo status de infinito, daquelas quea nossa mente tão finita não con-segue encontrar a melhor tradu-ção e entendimento. Esta paciên-cia captada na imagem certamen-te suportaria as dores do mundosem fraquejar.

Além da paciência vi uma for-ça inabalável em seu semblante.

Daniel da Luz Machado

Era um semblante daqueles se-res retos de moral e que nuncase desviam da nobreza de seuspropósitos, daqueles seres que omundo pode desabar, mas a so-lidez indestrutível de caráter nãopermite vacilos.

Nessa mesma imagem retra-tada, a ternura de seus olhos de-monstravam bem mais do que umamor indissolúvel pela sua épo-ca. Era um amor puro e transcen-dental, um amor que certamentese estenderia além do seu tem-po e se consagraria por ser eter-no.

Mas também percebi tristezaem seu olhar, não aquela tristezanormal que nos acomete e quese alicerça na mágoa. Era umatristeza de outro mundo, era umatristeza de alguém que foi muitomais do que um homem, era um

s e n t i m e n t oterno e piedo-so e de certaforma cons-trangido porsaber que suafoto, seunome, seu

nascimento, sua trajetória seriaminterpretados inúmeras vezes deforma mercantilista em campa-nhas publicitárias louvando ao ex-tremo o consumo, “ o ter acimado ser” e uma dose de constran-gimento por não ser convidadopara o seu aniversário e acima detudo por não poder compartilharamor com todos os corações des-sa humanidade que ele abraçouternamente e por quem deu suavida.

Estou infinitamente longe deser um grande ser humano,mas depois de ver aquela fotoe viajar através dela, ao menosalguns instantes do meu natalnão estarei correndo em meioàs lojas de um Shopping Cen-ter e sim elevando o meu pen-samento a esse modelo de vidachamado JESUS.

Boas Compras!Então é natal, data de confra-

ternização, troca de presentesetc.

Para fazer uma boa compra épreciso estar atento, principal-mente em uma época tão atribu-lada, onde adquirir produtos eserviços é quase uma “obriga-ção”.

São muitos os problemas en-frentados pelos consumidoresquando adquirem algum produtocom defeito, ou que não condizcom o descrito no momento davenda.

Ai começa uma verdadeira pe-regrinação, na busca pela trocado bem ou o ressarcimento dovalor pago, se for o caso.

Cabe destacar que se tratan-do da troca de produto por algumvicio de origem (defeito), tem oconsumidor o prazo de 30 diaspara bens não duráveis, e 90 diaspara bens duráveis.

A troca de produtos sem defei-to é uma liberalidade do estabe-lecimento. Portanto, confirme seexiste a possibilidade da merca-doria ser trocada. Solicite do es-tabelecimento comercial um com-provante para garantir a troca demercadorias sem defeito.

O arrependimento de compras

pela internet, nestes casos o con-sumidor poderá arrepender-senum prazo de sete dias a contarda assinatura do contrato ou re-cebimento da mercadoria, deven-do requerer a devolução da quan-tia paga e devolver o produto ad-quirido (artigo 49 do CDC).

Quando for comprar pela inter-net, telefone ou correio veja se ofornecedor é conhecido. É bomobservar também a variedade dasformas de pagamento, quantomais, melhor! É uma forma de ga-rantir um retorno, caso haja al-gum problema.

Verificar qual o endereço físi-co do fornecedor e se existe al-gum telefone ou e-mail para es-clarecimento de eventuais dúvi-das, não forneça informaçõespessoais desnecessárias pararealização da compra; certifique-se sobre a cobrança de taxas ex-tras com frete.

Desejamos a todosum Feliz Natal, que a

paz se faça presenteem todos os lares!Um grande abraço

dos colunistas!

CHARGE

E-mail: [email protected]

Nesse natal gostaria de te presentear com flores,Mas não apenas com as da espécie ou as virtuais em imagensE sim com as flores do pensamento elevado e amoroso.Nesse natal gostaria de repartir contigo as minhas vitóriasE compartilhar contigo os teus eventuais dissaboresPois é tarefa dos amigos suavizar o fardo de quem queremos bem.Nesse natal gostaria de ver o sentido da palavra “FRATERNIDADE”Entendida e praticada por todos em nossa sociedadeE principalmente que você possa desfrutar das nuancesdo que é FRATERNO.Nesse natal queria abraçar-te pessoalmenteE dizer o quanto é importante o carinho da tua atençãoDa tua leituraDa tua reflexão relacionada a cada texto quelevamos até tua casa.Nesse Natal junto à equipe diretiva desse jornal etambém com meus colegas colunistasTrago-te de presente o meu muito obrigadoE os votos de um feliz e abençoado natal avocê caro leitor da “Folha” .Só escrevemos porque você nos prestigia,E esse prestígio para nós é um grandepresente de Natal.

EQUIPE DO JORNAL A FOLHATexto de Daniel da Luz Machado

Nesse Natal...

Page 4: Jornal Afolha Edição 329

4 ALVORADA, 22 A 28 DE DEZEMBRO DE 2011

GERAL

NA BOCADO POVO

AIRTON PACHECO

CÓDICO DE ÉTICA DOS INDIOSa) Levante com o sol para orar, ore sozinho, ore com

freqüência, o grande espírito o escutará, se você, aomenos, falar.

b) Seja tolerante com aqueles que estão perdidosno caminho. A intolerância, o convencimento, a raiva, ociúme e a avareza, originam-se de uma alma perdida,ore para que eles encontrem o caminho do grande espí-rito.

c) Procura conhecer-se por si próprio, não permitaque os outros façam seu caminho por você, é a sua es-trada, e somente sua, outros podem andar ao seu lado,mas ninguém pode andar por você.

d) Trate os convidados em seu lar com muita consi-deração, sirva-os o melhor alimento, a melhor cama etrate-os com respeito e honra.

e) Não tome o que não é seu, seja de uma pessoa,da comunidade, da natureza, ou da cultura. Se não foiganhado, nem foi dado, não é seu.

f) Respeite todas as coisas que foram colocadassobre a terra, sejam elas pessoas, plantas ou animais.

g) Respeite os pensamentos, desejos e palavras daspessoas. Nunca interrompa os outros nem ridicularize,nem rudemente os imite, permita a cada pessoa o direi-to de expressão pessoal.

h) Nunca fale dos outros de uma maneira má, a ener-gia negativa que você colocar para fora no universo, vol-tará multiplicada para você.

i) Todas as pessoas cometem erros, e todos os errospodem ser perdoados.

j) Pensamentos maus causam doenças da mente,do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.

k) A natureza não é para nós, ela é uma parte de nóstoda natureza faz parte da nossa família terreal.

l) As crianças são as sementes do nosso futuro, plan-te amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e li-ções de vida, quando forem crescidos, dê-lhes espaçopara que cresçam.

m) Evite machucar os corações das pessoas, o ve-neno da dor causada a outros, retornara a você.

n) Seja sincero e verdadeiro em todas as situações,a honestidade é o grande teste para a nossa herançado universo.

o) Mantenha-se equilibrado, seu mental, seu espiri-tual, seu emocional e seu físico, todos necessitam serfortes, puros e saudáveis, trabalhe o seu físico para for-talecer o sue mental, enriqueça o seu espiritual para cu-rar o seu emocional.

p) Tome decisões conscientes de como você será ecomo reagira, seja responsável por suas próprias ações.

q) Respeite a privacidade e o espaço pessoal dosoutros. Não toque as propriedades pessoais de outraspessoas, especialmente abjetos religiosos e sagrados.Isto é proibido.

r) Comece sendo verdadeiro consigo mesmo, se vocênão puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderánutrir e ajudar os outros.

s) Respeite outras crenças religiosas, não force suascrenças sobre os outros.

t) Compartilhe sua boa fortuna com os outros.

FESTA DE NATAL NO PMDBO PMDB realizou uma das maiores festa de natal

de Alvorada, aproximadamente 4 mil pessoas na maio-ria criança, participaram desta grande festa natalina re-alizada há muitos anos com o comando do presidentedo partido o vereador Jose Arno Apollo do Amaral, quejuntamente com os filiados do partido arrecadaram mi-lhares de brinquedos, alem de salgados e doces queforam distribuídos e oferecidos a todos os presentes aoevento tais como algodão doce, balas, picolés, refrige-rantes e cachorro quente. A criançada se divertiu pravaler com as brincadeiras e atrações preparadas espe-cialmente para elas. “ esse é o PMDB, um partido quesempre se preocupou com as crianças mais humildesda nossa cidade”, declarou o vereador Professor Borbaque foi prestigiar a bela festa de Natal.

BOAS FESTASTodos os dias temos provas da existência de Deus:

A luz do sol, As flores no jardim ..Mas foi na noite deDezembro a milhões de séculos atrás, que ele se mos-trou misericordiosa conosco, dando a vida de seu filhopara nos salvar. Por isso espero que essa prova deamor divino esteja sempre em seu coração e que suaessência nos abençoe com um Natal e um Ano Novorepleto de alegrias, paz, saúde e felicidades. Feliz Natale um 2012 cheio de realizações.

PARA REFLETIR“QUEM TEM LUZ PRÓPRIA, INCOMODA

QUEM VIVE NO ESCURO”.

UM FORTE ABRAÇO A TODOSContato: 8463.1101

E-mail: [email protected]

SECRETARIA DA SAÚDE EM FESTAA Secretaria da Saúde encerrou o ano de

2011 com uma ótima festa juntando todos seusservidores: estiveram presentes o Secretário daSaúde Izac Batista, o Prefeito Brum, o VereadorMárcio Barcellos, Dr.Marco Antonio, Drª AdéliaZanine, Drª Karina entre outros. E para prestigi-ar o evento também esteve presente o vereadorBorba, na organização as senhoras Cintia e Anado gabinete do secretário.

UBS INTERSULA Unidade Básica da Intersul também encer-

rou o ano com marcante comemoração com aparticipação dos servidores: Coordenador En-fermeiro Geovane, Enfermeira Cedi, TécnicosFabiane, Fátima, Neides e Lúcia, Drªs Juliana eAdélia, servidoras Jane, Carla, Eliana, Márcio,Dorilda, Ivete e Jaqueline, além do coquetel afesta foi enriquecida com amigo secreto e dis-cursos por todos os servidores.

SEGURANÇA PÚBLICAA Brigada Militar, órgão subordinado e co-

ordenado pela Secretaria de Segurança do

UBIRATAN MACHADO BANDEIRA

[email protected]

JORNALISTA - REG. PROF. 11159

Governo do Estado, conta com um referen-cial de endereço seu Batalhão, não possu-indo postos policiais nos bairros do municí-pio. Pois uma ocorrência na Aparecida, ou-tra na Piratini, outra na Americana, com cer-teza faltará efetivo e viaturas tornando apopulação descoberta.

BRIGADA MILITARÉ responsabilidade da Brigada Militar a

segurança ostensiva e preventiva, além doserviço secreto encarregado principalmentedos crimes envolvendo tráfico de drogas eaté armas, pois o que tenho ouvido na im-prensa por policiais militares vem a compro-var o ótimo conhecimento dos policiais noassunto.

CNJ ENFRAQUECIDOO Conselho Nacional de Justiça torna-se

enfraquecido por uma liminar dada pelo mi-nistro Marco Aurélio Mello tornando nova-mente a justiça sem controladores externo,pois a justiça é a justiça.

NATAL E ANO NOVOO mundo comemora o Natal e o Ano Novo

chegando. Esperamos tanto pela naturezacomo pelos homens, paz, claridade, luz eprosperidade em todo o globo terrestre nosmundos habitados e desabitados. Feliz Na-tal e um ótimo Ano Novo a todos.

Assembléia de Deus realiza atividadesNos dias 9 a 11 do corrente mês foi comemo-

rado na igreja Assembleia de Deus de Alvorada,situado a Praça Nadir Feijó, nº 74 o 51º, aniver-sário do Círculo de Oração. Tendo como presi-dente o pastor Waldemar Paixão e a Superinten-dente do Circulo de Oração, a irmã MargaridaPaixão, e como líder do Circulo de Oração daMatriz, a irmã Viviane Lacerda, e como encarre-gado da Matriz o Pr. Daniel Paixão. O evento tevecomo preletora a irmã Maristela Lindner (Char-queadas /RS ). As irmãs aniversariantes do Cir-culo de Oração apresentaram-se com cânticosde louvores em agradecimento pela passagemdos 51 anos deste grupo de oração.

No dia 16 de dezembro, às 20 horas ocorreuuma grande confraternização no Galpão da NovaAmericana, na direção evangelista Jaime Adelú-cio, pastor local da congregação Taimbé. Toda aigreja da Taimbé se fez presente, além do pastorWaldemar Pereira Paixão, presidente da igrejaAssembleia de Deus de Alvorada. O evento con-tou com uma linda apresentação de alusiva aonatal, distribuição de brinquedos para as crian-ças e sorteio de presentes para os adultos. Logoapós foi servido um delicioso galeto.

Dando continuidade aos eventos na igreja As-sembléia de Deus, foi realizado no dia 17 de de-zembro na Matriz, com início às 20hs a entregados certificados do Curso PALAVRA VIVA, totali-zando 53 formandos, tendo como diretor do Cur-so, o Pr. Waldemar Paixão e coordenador, o Pr.Daniel Paixão e como preletor Pr. Jerônimo dosSantos (Cachoeirinha / RS).

Texto e fotos:Edson Espinosa

Page 5: Jornal Afolha Edição 329

ALVORADA, 22 A 28 DE DEZEMBRO DE 2011 5GERAL

PalavraAmiga

MissionáriaLúcia Heibutcke

EMANUEL“DEUS CONOSCO”

Foi assim o nascimento de Jesus Cristo, Maria, suamãe, estava prometida em casamento a Jose, mas, antesque se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.Por ser Jose, seu marido, um homem justo, e não querendoexpô-la á desonra publica, pretendia anular o casamentosecretamente. Mas, depois de ter pensado nisso apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: Jose, filho deDavi, não tema receber Maria como sua esposa, pois oque nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará áluz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porqueele salvará o seu povo dos seus pecados.

Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que oSenhor dissera pelo profeta: A virgem ficará grávida edará á luz um filho, e o chamarão Emanuel, que significa“Deus Conosco”. Ao acordar, Jose fez o que o anjo doSenhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como suaesposa. Mas não relações com ela enquanto ela não deu aluz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.

Mateus1 18 a 25Todos estamos nos preparando para o Natal. Esta

data nos lembra justamente que JESUS CRISTO veioa este mundo esse tornou o Emanuel (a presença visível deDeus). Você quer algo melhor do que isto? Mas estapresença constante só é uma realidade para aqueles quecrêem nele!

O que significa “Deus Conosco”? Quer dizer que opróprio DEUS se faz presente em nossa vida. Mas issosó será realidade se você crer em CRISTO, arrepender-sede tudo o que desagradou a DEUS em sua vida e aentregar a ele. O CRIADOR do céu e da terra, oDEUS todo-poderoso.

A palavra profética de DEUS anuncia que ummenino nasceu, que um filho se nos deu, que o governoesta sobre os ombros dele e que o seu nome será:Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade,Príncipe da Paz.

É um texto comum no Natal, para anunciar onascimento do SENHOR JESUS, mas ao mesmo tempoaponta também para o governo do Príncipe da Paz, o queainda não aconteceu.

O propósito da primeira vinda de JESUS foireconciliar-nos com DEUS - ele não veio para julgar-nos, mas para nos trazer o perdão (Jo 3.17).

É a salvação pela graça, mediante a fé de JESUS.O Natal é o momento em que DEUS desceu a terra

e veio até nós. Mas, com o passar dos anos, esse eventovirou um sonho de algumas horas em vez ser fonte deforças para a vida inteira. Realmente, o período natalinoé de muita alegria, muita festa, mas tudo é passageiro.

Já houve o tempo da manjedoura, já houve o tempoda cruz, já houve o tempo do tumulo vazio.

Há de chegar o tempo do governo e, com ele, vira apaz sem fim (Is 9.7) sobre o trono de DAVI, que seráfirmado mediante juízo e justiça para sempre. JESUSreinara para sempre, o seu reinado não terminara (Lc1.33), conforme o anjo anunciou a MARIA.

Jamais haverá paz se JESUS continuar excluído denossas vidas ( é o menos lembrado no seu próprio dia), seo SENHOR JESUS permanecer em uma estante numaBíblia juntando poeira, se ele só continuar a ser lembradode vez em quando, se não fizer morada em todos os corações.

Façamos destes dias em que lembramos a primeiravinda de JESUS momentos de alegria e de paz; maspreparemo-nos, vigiando e orando por sua segunda vinda,quando o seu governo sobre as nações não terá mais fim.

JESUS QUER HOJE MORAR EMCADA UM DE NÓS PARA PODERMOS

MORAR COM ELE ETERNAMENTE.DEIXE O EMANUEL, DEUS

CONOSCO, HABITAR DE FATO EMSUA VIDA! FELIZ NATAL!

ESPAÇO ABERTOAGRADECIMENTO

os moradores da Vila La Salle que ocuparameste espaço para reclamar do estado de aban-dono do beco entre as ruas Tiradentes e GuiaLopes, ocupam agora para agradecer o prontoatendimento por parte da SMSU pela limpezarealizada no local. A comunidade agradece a ad-ministração municipal e a todos os funcionáriosque fizeram parte desta reivindicação e viramatendidos de forma tão eficiente o seu pedido.

PMN tem pré-candidato a prefeito

O PMN de Alvoradano dia 14 de dezembrona Câmara de Verea-dores apresentou seuspré-candidatos às elei-ções de 2012. JoãoCarlos Rodrigues, jun-tamente com o ex-joga-dor do Grêmio CarlosMiguel, Max Andradelíder do PMN Nacionale Maura Castro presi-dente estadual, apre-sentaram os pré-candi-datos a vereadores dopartido para as eleiçõesde 2012. Sendo eles:Juliano, líder comunitá-rio da Intersul, Emer-son Rodrigues filho deJoão Carlos Rodriguese Mirian Kroeff lídercomunitária da Ameri-cana. Mas o evento

teve seu grande mo-mento quando CarlosMiguel e João CarlosRodrigues apresenta-ram Vilmar Beninicomo pré-candidato aprefeito para as elei-ções de 2012. Filiadosdo PMN e amigos deVilmar vibraram comsua pré-candidatura. Aindicação de VilmarBenini foi aceita pelaexecutiva municipal dopartido e aprovada pelapresidente estadualMaura Castro.

O prefeito de Alvora-da Carlos Brum junta-mente com seu líder nogoverno vereador Pro-fessor Borba participa-ram do evento, e secolocaram a disposição

do partido para umapossível aliança em2012. Lideranças doPMN e de outros parti-dos também se fizerampresentes como os pre-sidentes do PMN deCachoeirinha, Garcia,Roberto Wilodre e Ju-lio Velho de Porto Ale-gre e João de Canoas,já o PSB se fez repre-sentar por Argeu doGás, o PSDB por Ju-lio e o PT pelo Verea-dor Serginho presiden-te da legenda no muni-cípio. Mas não para porai, muitos filiados, ami-gos e simpatizantes aoPMN de Alvorada co-memoraram ao som deuma linda musica Gos-pel interpretada pela

cantora Ingrid de PortoAlegre.

Alvides Benini pre-sidente da OAB de Al-vorada, irmão do pré-candidato a prefeito,falou da importância denovas lideranças napolítica local, e falouque a OAB esta comuma campanha contraa corrupção na PolíticaBrasileira.

A executiva do PMNagradece a todos quese fizeram presentes.Deixando uma mensa-gem de natal.

Que Deus abençoea todos e que 2012 sejaum ano repleto de ale-gria, paz, saúde e pros-peridade a todo o povo deAlvorada. Feliz Natal.

Av. Pres. Getúlio Vargas, 101 - Big Alvorada - Loja 14 - Fone: 3483.2670Av. Pres. Getúlio Vargas, 1779 - Parada 47 - Centro - Fone: 3483.2367

Av. Pres. Getúlio Vargas, 101 - Big Alvorada - Loja 14 - Fone: 3483.2670Av. Pres. Getúlio Vargas, 1779 - Parada 47 - Centro - Fone: 3483.2367

Page 6: Jornal Afolha Edição 329

6 ALVORADA, 22 A 28 DE DEZEMBRO DE 2011

GERAL

Crianças recebem doaçõesda Campanha do Brinquedo

Dia 17 dedezembro,foi um diae s p e c i a lpara crian-ças que resi-dem no Bair-ro Cedro, naRua RioGrande e noJardim PortoAlegre. Naoportunida-de equipes do gabinete da Primeira Dama, Rejane Brum,estiveram nestes locais fazendo entregas de brinquedosque vem sendo arrecadados na Campanha do Brinquedo“Faça uma Criança Feliz”, lançada no dia 30 de novembro,tendo como patrocinadores as seguintes empresas: JCLopes Transportes, DCS Construtora, Servicred e GrupoCequipel e com a finalidade de dar um Natal mais alegre eesperançoso para filhos de famílias menos favorecidas.

Liderados pela primeira dama os integrantes da equipeviram de perto a alegria e a esperança, estampadas norosto sorridente das crianças que receberam os brinque-dos que, a exemplo de anos anteriores, vem sendo doadospela população alvoradense.

Fanstástica a chegada do Papai Noel na Lagoa do CocãoA Lagoa do Cocão, car-

tão postal da cidade, foi opalco da chegada do PapaiNoel, no dia 18 de dezem-bro, durante a tradicionalfesta da Rádio Farroupilha,realizada este ano junto àsmargens da Lagoa do Co-cão.

Milhares de pessoas fo-ram conferir de perto umdesfile de atrações dos maisvariados segmentos musi-cais. O apresentador GuguStrait interagiu com o públi-co e fez todo mundo dançarao som dos grupos que sãosucesso na rádio.

O apresentador destacouque no seu programa Alvo-rada tem voz ativa, e elogiouo trabalho de resgate da au-toestima que vem sendo re-alizada na cidade. “Hoje es-tamos aqui para celebrar oNatal e comemorar cadaconquista que tivemos nes-te ano”, destacou a apresen-

tador.Tendo o pôr-do-sol como

pano de fundo, o Papai Noelemocionou crianças e adul-tos, distribuindo doces e de-sejando um Natal de muitapaz e harmonia.

Para o prefeito CarlosBrum, a festa estava com-pleta. A chegada do PapaiNoel que geralmente acon-tece na Praça Central, coma descentralização do even-to foi para um importantebairro, aproximando aindamais a cultura e lazer da po-pulação.

No caso da festa da Che-gada do Papai Noel houve oacréscimo da agradável tar-de, num cenário que é umdos mais belos da região.

“Desejo a toda comunida-de um Feliz Natal e um AnoNovo de muita saúde, paz eharmonia familiar”, disse oprefeito, dirigindo-se à co-munidade presente.

Grande público prestigiou o show de Natal da Rádio Farroupilha na Lagoa do Cocão

Para o líder de gover-no na Câmara, vereadorProf. Borba, o mais impor-tante é o trato com as pes-soas. “Esta bela festa queestamos realizando hoje,

aqui no Cocão só tem umamotivação, que é levaralegria e cultura para todosos alvoradenses. Elevar aautoestima das pessoas éum sentimento que não

pode ser medido através denúmeros, mas sim, na felici-dade, no brilho nos olhosdaquelas crianças que tive-ram um dia especial”, come-morou o vereador.

Page 7: Jornal Afolha Edição 329

ALVORADA, 22 A 28 DE DEZEMBRO DE 2011 7GERAL

SOUL: 11 anosformando cidadãoscom o Projeto Pescar

A SOUL realizou,na noite do dia 15 dedezembro, a cerimôniade formatura dos jo-vens da 11ª turma daUnidade Projeto Pes-car. A sede social daAcial foi o local esco-lhido para receber os26 formandos, seusfamiliares, voluntários,colaboradores, autori-dades e demais convi-dados, em um eventomarcado pela emoção.

Após a entrega doscertificados aos jo-vens, diversos discur-sos emocionados mar-caram a formatura. Amensagem em nomeda turma foi transmiti-da pelo formando Wi-llian Josende Rodri-gues, que lembrou dosmomentos de convi-vência e descobertas,e celebrou a conquistajunto aos colegas apósnove meses de ativida-des. Já o ex-aluno daoitava turma da Unida-de Projeto PescarSOUL, Marlon SouzaFlores, emocionou-seao recordar de todasas mudanças promovi-das em sua vida pela

experiência no Pescar.O paraninfo Luiz Pflu-ck, professor e diretorda Escola e FaculdadeLuterana São Marcos,saudou a perseveran-ça dos adolescentes esalientou a importânciada dedicação aos es-tudos para o sucessoprofissional. Por fim, oDiretor Executivo daSOUL, José AntônioOhlweiler, lembrou docompromisso daSOUL com a comuni-dade, no ano em quea empresa completa60 anos, e reforçou aimportância da Unida-de para o desenvolvi-mento dos jovens deAlvorada.

A cerimônia contouainda com a exibiçãodo clipe da 11ª turma,por meio do qual todospuderam conhecer umpouco mais sobre o Pro-jeto Pescar e as ativida-des dos adolescentes.Os formandos prepara-ram homenagens espe-ciais para familiares evoluntários e, ao final, to-dos confraternizaram emcoquetel especial servidopela SOUL.

Clima de Natal na gravação doPrograma Bibo Nunes Show, em Alvorada

Bibo Nunes e o dono da festa, o Papai Noel

Coral municipal emocionou o auditório

Moacir Carlesso e Sergio Vieira Brandão

Moacir Carlesso, Mari Castana e Marcelo Maresia

A gravaçãoa c o n t e c ena Casa de

Cultura Italiana e tevecomo convidados oprefeito Carlos Brum,a Secretária de Edu-cação Maria de Lour-des, a coordenadorado grupo Nação Peri-férica Marizete Casta-na, o Presidente daACIAL Moacir Carles-so, o Presidente daSocietà Juarez Carles-so, o escritor SérgioVieira Brandão e ocantor Marcelo Mare-sia.

As duas grandesatrações da noite fo-ram o Papai Noel e o

clima de emocionantede Natal proporciona-do pelo Coral Munici-pal, que apresentoumúsicas natalinas emuma belíssima apre-sentação.

Para o prefeitoBrum, é fundamentalque Alvorada seja des-taque na mídia mos-trando as coisas boasque acontecem na ci-dade. “São açõescomo esta, de levaraos telespectadores olado positivo de Alvo-rada, que eleva a au-toestima da comuni-dade, que se vê retra-tada na TV”.

O programa vai ao

ar nesta sexta-feira,dia 23 e, por ser o es-pecial de Natal, repri-sa no dia 24 e na se-mana que vem, nosdias 29 , 30 e 31, pelocanal 48 da Ulbra TV.

O apresentadorBibo Nunes iniciou

sua carreira de comu-nicador em 1976,quando aos 15 anosde idade apresentavae produzia seu próprioprograma de rádio emCruz Alta, onde nas-ceu. Versátil e caris-mático, Bibo se consa-grou como âncora doprograma jornalístico“7 no Ar”, como oapresentador do pro-

grama de auditório“Bibo Show” e comolocutor do programade rádio “As Borbu-lhantes da Pepsi”, lí-der entre o público jo-vem por mais de 12anos, pela Rádio Uni-versal FM. Além disso,Bibo Nunes tem emseu currículo passa-gens memoráveiscomo quando assu-miu a diretoria da FMCultura e a Presidên-cia da TVE-RS, ondepôde incrementar aprogramação da emis-sora, garantindo a suaprogramação uma au-diência antes jamaisalcançada.

Na noite de 21de dezembroaconteceu agravação doprograma BiboNunes Showespecial de Natal,que vai ao arnesta sexta-feira,dia 24, a partirdas 22h.Na plateia, cercade 150 pessoascurtiram e seemocionaramcom as atrações.

FOTOS SOLUTTI

Page 8: Jornal Afolha Edição 329

8 ALVORADA, 22 A 28 DE DEZEMBRO DE 2011

GERAL

Selma Modas

Av. Pres. Getulio Vargas, 1592 - Pda. 46 -3483-2121

Porque você merece o melhor

Venha conhecer nossa coleçãoPrimavera/Verão 2012Vestindo a mulher com classe,

elegância, bom gosto e preço justo

MAURÍCIORELOJOARIA - JOALHERIAÓTICA

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1759 - Centro - Pda. 463483.4077 / 3044.7877 / 8132.1058

E-mail: [email protected]

30 anos

30 ANOS servindo acomunidade de Alvorada comqualidade, preços e condições

especiais de pagamento.Atendimento personalizado.

A ÓTICA PIONEIRA DE ALVORADA

ANUNCIE NA FOLHALigue: 3483.5334 / 3442.0559

Grupo de Teatro de Alvorada vence o PrêmioFala do Memorial do Judiciário Estadual

Dia 15 de dezembrofoi realizada a entregado Prêmio Fala 2011 noPalácio da Justica emPorto Alegre. Para con-correr ao prêmio, asescolas tiveram deagendar uma visita aoMemorial do Judiciárioe participar do progra-ma Formando Gera-ções, no qual duranteuma tarde participaramde atividades referen-tes ao funcionamentodo Judiciário e, tam-bém, receberam no-ções ligadas à Justiça.O tema escolhido esteano foi A Fantasia noCotidiano, baseadonas obras de Tarsila doAmaral.

A Escola MunicipalCléo dos Santos queparticipou de todas edi-ções do concurso esta-dual criado em 2009,

venceu pelo terceiroano consecutivo na ca-tegoria teatro com apeça “O Sonho de Tar-sila” encenada pelosalunos Alisson MartinsRibeiro, Caren FerreiraVieira, Alice Souza deOliveira, Andressa pin-to de Azevedo, CarolaiCristina de Oliveira. Emrelato sobre o prêmio,o Desembargador JoséCarlos Teixeira Giorgis,declarou que a açãorepresenta o coroa-mento do trabalho fei-to pelo Memorial. Etambém salienta o es-tímulo educacional ge-rado pela iniciativa, quetrabalha pedagogica-mente, da mesma for-ma que é de naturezasocial. Segundo ele, aapresentação dos tra-balhos dos estudantesé uma forma de “inter-

câmbio” entre as esco-las.

O desembargadorefetuou a entrega dadoação de livros arre-cadados no stand doTJRS na 57ª Feira doLivro de Porto Alegreao diretor da escola,Professor Paulo Nedel.De iniciativa do Memo-rial do Judiciário do RioGrande do Sul, o Prê-

mio Falaa 2011 entre-guou como prêmios umtotal de 16 microcom-putadores, tanto paraos alunos vencedoresnas categorias Literatu-ra, Artes Plásticas, Te-atro e Música (em cadacategoria estudantesdo Ensino Fundamen-tal e do Ensino Médio)quanto para as escolasdos ganhadores.

RUA OSCAR SCHICK, 351 - BAIRRO FORMOSA

3442-1711 / 3483-2225

2ª Conferência Nacional de PolíticasPúblicas e Direitos Humanos de LGBTT

O município de Al-vorada esteve presen-te na 2ª ConferênciaNacional de Políticas eDireitos HumanosLGBTT, realizada entreos dias 15 e 18 de de-zembro em Brasília.Três delegados repre-sentaram o Poder Pú-blico e o Espaço da Di-versidade da secretariamunicipal de Educação(SMED): Lena MaraOliveira de Oliveira, re-presentantes da Socie-dade Civil YalorixáClaudete de Xapanã (Claudete Costa),daLBL e Ylê Araxá deOlokun e João Carlosde Souza (Lilica) daTerreira do Pai OgumYara. A delegação foieleita na ConferênciaEstadual. O RS partici-pou com 32 delegados.

O evento foi promo-vido pela secretarianacional dos DireitosHumanos em parceriacom entidades do mo-vimento LGBTT. Noperíodo, 532 delega-dos entre lésbicas,gays, bissexuais, tra-vestis e transexuais

definiram uma pautacomum de políticas pú-blicas. Entre os temas,a restauração do textooriginal do projeto delei, PL 122 que crimina-liza a homofobia, reivin-dicação unânime dosdelegados presentes aplenária final.

Também foramaprovadas moções deapoio à versão originaldo projeto de Lei(PL122) que torna aHomofobia um crimeequivalente ao racismoe ao antissemitismo.Os movimentosLGBTT defenderamque os casos de Homo-fobia sejam acrescen-tados à lei antirracismo,que considera crimeinafiançável ofensascontra negros.

Outra reivindicaçãoaprovada foi o aumen-to da articulação entrea União e governos es-taduais e municipais napromoção de PolíticasPúblicas específicasque reforcem parceriaspara a implementaçãode políticas LGBTT. Nofinal os delegados pe-

diram reforço nasações contra Homofo-bia nos meios de comu-nicação, uma políticade combate ao Bullyingnas escolas e a inclu-são dos direitos do seg-mento LGBTT nas esco-las, espaço onde se pre-cisa trabalhar o respeitoà diversidade que a soci-edade não ensina.

De acordo com osparticipantes, o substi-tutivo de lei que trami-ta na Comissão de Di-reitos Humanos do Se-nado é genérico, nãoatende às demandasdos grupos LGBTT ecria dificuldades paraos juízes interpretarcasos de Homofobia

como crimes. A novaversão da lei não deixaclaro que os atos dehomofobia podem sertipificados no CódigoPenal.

Para os participan-tes, a realização daConferência se justificacomo um espaço dereivindicação de direitoe de visibilidadeLGBTT assim como aconstituição do Espaçoda Diversidade/SMED,o qual amplia e fortale-ce a luta pela equida-de racial e de direitosem todas as esferas dasociedade civil e pro-move a construção deações afirmativas, nanossa cidade.

EQUIPE da DGO/SMOV confrateniza

O Departamentogeral Operacional/DGO da SMOV, reali-zou uma festa de con-fraternização para osfuncionários. O depar-tamento responsávelpela limpeza de cai-xas e bocas de lobo,esgotos entupidos,canos quebrados evarias outras tarefasdemandadas pela se-cretaria. O diretor ge-ral do departamento,Airton Pacheco agra-deceu no ocasião atodos os funcionáriospelo empenho, dedi-cação e compromissoque os mesmos tive-

ram durante o anocom a comunidade deAlvorada. Tambémpresente na confrater-nização o secretarioJose Luiz, parabeni-zou e agradeceu todaa equipe desejando atodos um feliz natal.Um suculento chur-rasco assado pelosamigos Julio Trindadee seu Aldo foi o car-dápio servido, no en-contro que foi realiza-do no Bar do Mirandaque estava muito felizpela escolha do seuestabelecimento parao festivo encontro deconfraternização.

Page 9: Jornal Afolha Edição 329

ALVORADA, 22 A 28 DE DEZEMBRO DE 2011 9GERAL

Avenida Frederico Dihl, 584 3483-2909Rua 24, 370 - J. Algarve 3443-5183

Espetão Carnese Mercado

CORTES ESPECIAIS E TODO TIPO DE CARNESPARA SEU CHURRASCO E PARA O SEU DIA-A-DIARua Salgado Filho, 2 - Salas 201 a 205

Fones: 3483-1090 / 3483-3453E-mail: [email protected]

Há 33 anos registrando eorganizando empresas em Alvorada

Carlos BrumEscritório Contábil

CRC 34234

PLANTÃO PERMANENTERUA OSCAR SCHIK, 1192

Ver. Zézo

Av. Pres. Vargas, 1602 - Pda. 46 - Fone: 3483-1684

CANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHOCANTINHO DA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTEDA SORTERASPADINHAS, REVISTAS,

JORNAIS, TELE-SENA, TRI-LE-GAL CARTÕES, TELEFÔNICOS.

X E R O X

Diversidade e Becos promovem atividades

Dia 17, a SecretariaMunicipal de Educa-ção, através do Espa-ço da Diversidade e As-sociação Cultural Be-cos e parceiros promo-veram na Praça JoãoGoulart atividades alu-sivas ao 1º Dia Munici-pal do Hip Hop.

A atividade foi insti-tuída pela Lei Municipal2.067, de 26 de maiode 2009, para ser co-memorado no 3º do-mingo do mês de no-vembro de cada ano.Nessas ocasiões, alémdo destaque aos qua-tro elementos da cultu-

ra Hip Hop tambémaconteceram fóruns dediscussões sobre inclu-são social através des-tas artes.

O evento contoucom a presença da co-munidade IndígenaKaingang, da EstradaJoão de Oliveira Re-mião, 9105, da Lombado Pinheiro, com a ven-da de artesanato nata-lino e peças da culturaindígena e apresenta-ção musicais de artis-tas do movimento HipHop de Alvorada, Por-to Alegre, Canoas ealunos da Cecília Mei-

reles, coordenadospelo professor Márcio,com apresentações destreet dance e oficinade Grafitagem, na pis-ta de skate.

A ação buscou am-pliar e fortalecer a lutapela equidade racialem todas as esferas dasociedade civil e tam-bém a construção deações afirmativas quepossam dar visibilida-de, no município, a mi-norias ou a grupos so-ciais para que possamse constituir em prota-gonistas na construçãocultural da cidade.

A secretária munici-pal de Educação, Ma-ria de Lourdes Santosda Silva, a equipe doEspaço da Diversidadee o coordenador daBecos, Anderson Mellode Moura e o vice- ca-cique Kaingang, JairKaraí, prestigiaram aatividade. A programa-ção que se estendeuaté o dia 18 de dezem-bro, contou ainda coma realização do 1º Cir-cuito de Skate Salva domunicípio, que commúsica e diversão, reu-niu talentos locais e daRegião Metropolitana.

Espetáculo Anual doBallet CultuArte

Dia 9 de dezem-bro, aconteceu no Gi-násio Municipal Tan-credo Neves maisuma edição do Espe-táculo Anual do Proje-to Ballet CultuArte deAlvorada. Cerca de 1500 pessoas prestigi-aram o evento que,entre outras coisas,premiou as alunasque representaram omunicípio em Festi-vais de Dança, em2011.

Na ocasião, as bai-larinas receberam dasmãos do prefeito Car-los Brum o troféu doMérito Cultural. Após,suas mães agradece-ram a oportunidadeque a Prefeitura vemdando a elas, na áreada dança. O Projetoque iniciou em 2005com 10 bailarinascresce a cada ano.Em 2011 chegou a200 meninas, duas

delas com deficientesvisuais.

Para 2012 os pla-nos são de recebermais 150 alunas. Asaulas, promovidaspela Secretaria Muni-cipal de Cultura e Tu-rismo (SMCT) sãogratuitas e realizadasno Ginásio MunicipalTancredo Neves.

A direção do gru-po é exercida pelaprofessora, coreó-grafa e bailarina Ja-cqueline Navarro for-mada pela Cia Jô deJesus que já integrouas companhias Ta-blado Andaluz e AlmaCigana; prof. Esco-bar Junior bailarinoda escola Ballet Gi-sele Chagas e tam-bém bailarino revela-ção do Festival Naci-onal Vem Dançar,tendo recebido maisde 20 prêmios emfestivais

UTILIDADEPÚBLICA

Prefeitura de Alvora-da e a Corsan aler-tam para a possibili-dade deRACIONAMENTO

DE ÁGUAcaso não chova nospróximos dias.Por isso não desper-dice água lavandocarro, regando jar-dim ou em banhosdemorados.SEJA RACIONAL!Use apenas o indis-pensáveL.

CECOIBA ENCERRA SUAS ATIVIDADES DOANO COM ENTREGA DE CERTIFICADOSO CECOIBA, reali-

zou no dia l7.12 às9hs uma confraterni-zação de fim de anocom sua diretoria, pro-fessores e alunas .

Após o café da ma-nhã foram entreguescerificados de conclu-são do curso de Cor-te e Costura , minis-trado pelo ATELIERDE COSTURA ALICE, do Jardim Algarve. Em março o CECOIBA retor-nará com diversos cursos. Os cursos de Informática, inglês e manuten-ção de computadores, parceria com a CC Informática , continuarão esão realizados na sede da Tenente Eugênio duarte, 550.

Page 10: Jornal Afolha Edição 329

10 ALVORADA, 22 A 28 DE DEZEMBRO DE 2011

GERALEmbrião e Nação Periférica recebem

prêmio de Responsabilidade Ambiental

A OrganizaçãoNão Governamental(ONG) Embrião e oProjeto Nação Perifé-r ica receberam dia17, no Teatro SãoPedro, em Porto Ale-gre o prêmio de Res-ponsabilidade Ambi-ental, instituído pelasecretaria estadualde Meio Ambiente doRS e organizado peloInstituto Latino Ame-ricano de ProteçãoAmbiental BorboletaAzul, com o apoio daAssoc iação Rio-Grandense de Im-prensa (ARI).

A certificação tem

como objetivo reco-nhecer o trabalho e apreocupação de em-presas e prof issio-nais que, com suasações, cont r ibuempara a construção deum novo modelo ded e s e n v o l v i m e n t osustentável , tarefaconsiderada inadiá-vel para o futuro dahumanidade.

O Prêmio buscafazer justiça ao traba-lho de cidadãos paracom os aspectos am-bientais que objeti-vam criar uma socie-dade sustentável eecologicamente res-

ponsável.A ONG Embr ião

trabalha a educaçãoatravés da concentra-ção, com os jogos dexadrez e a conscien-t ização ambienta l(Projeto Xadrez Eco-Lógico), nas escolas,utilizando a recicla-gem para fab r i c a rnovas peças de xa-d r e z . J á o g r u p oN a ç ã o P e r i f é r i c atrabalha com a in-clusão de criançase jovens, através daarte (Educação Musi-cal) e a construçãode tambores com ma-terial reciclável.

Oficina ensina trabalhos de papietagem,papel marche e a confecção de máscaras

A secretaria munici-pal de Educação(SMED), através doEspaço da Diversidadee, em conjunto com aescola Paulo Freire,oportunizou oficinas depapietagem, papelmarche e construçãode máscaras, nos dias14 e 15 de dezembro,intitulada Abdias doNascimento.

O projeto, desenvol-vido pela educadoraem artes visuais, Mar-tha Elena Guedes tevecomo objetivo passarconhecimentos teóri-cos e práticos dessastécnicas aos participan-tes e ainda evidenciarmomentos lúdicos deaprendizado, constru-ção da identidade eresgate da autoestima.

O tema da oficina foiAbdias do Nascimento,ícone do movimentonegro, que participoude inúmeros eventosinternacionais e intro-duziu a população ne-gra do Brasil no mun-do Africano, desenvol-vendo extensa obra ar-tista sobre temas da

cultura religiosa da di-áspora africana e daresistência do povo ne-gro à escravidão e aoracismo.

Ele ainda organizouo Congresso Afro-Campineiro em 1938,participou do primeiromovimento brasileirode direitos civis, a Fren-te Negra Brasileira(1929-37). Tambémfundou na penitenciáriade Carandiru o Teatrodo Sentenciado (1943),ajudando a fundar oJornal dos Prisioneiros.Em 1944 criou no Riode Janeiro o Teatro Ex-perimental do Negro;organizou o ComitêDemocrático Afro-Bra-

sileiro e editou o jornalQuilombo: Vida, Pro-blemas e Aspiraçõesdo Negro.

Entre 45 e 46 orga-nizou a ConvençãoNacional do Negro,que propôs à Assem-bléia Nacional Consti-tuinte a inclusão de umdispositivo constitucio-nal definindo a discrimi-nação racial como cri-me de Lesa-Pátria. Or-ganizou a ConferênciaNacional do Negro (Riode Janeiro, 1949), e o 1oCongresso do Negro Bra-sileiro (Rio de Janeiro,1950), servindo de inspi-ração para todos os mo-vimentos posteriores, atéa sua morte.

Page 11: Jornal Afolha Edição 329

ALVORADA, 22 A 28 DE DEZEMBRO DE 2011 11VARIEDADES

É NATAL!RRRRRUBENSUBENSUBENSUBENSUBENS L L L L LIMAIMAIMAIMAIMA R R R R RONDONONDONONDONONDONONDON ( R( R(R(R(R U B I N H OU B I N H OU B I N H OU B I N H OU B I N H O )))))

CONTEXTOS&

CONCEITOS

Eu adoro festa de fim de ano, Natal,Ano Novo, Amigo Secreto, Peru, Churras-co e ... Ceva.

Mas o nascimento de CRISTO, a ondefica?

FICA EXATAMENTE AIPois em cada abraço, em cada carinho,

em cada afeto, dados em nossos afetos,estamos comemorando a vida, e a vidasó é bela e tem verdadeiro sentido se ser,quando amamos e somos amados. E eugraças a DEUS, amo pra caramba!

SABADO É NATAL

Por isto vamos todos comemorar, cadaum do seu jeito, Ceia de Natal, Churras-co, Amigo Secreto, e em cada beijo eabraço, estaremos fazendo um mimo emDEUS.

Pois é só com carinho e amor, que secomemora a vida.

Portanto fica aqui o meu sincero beijoe abraço, para todos os meus leitores eamigos. E vamos fazer neste Natal e Fimde Ano, entre presentes, ceias e churras-cos, regados de muitas ceva, em cadabeijo e abraço nos nossos amores, ... as-sim sendo, um carinho para o nosso“DEUS”, seja de que crença for!

12345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789123456789012345678901234567891234567890123456789012345678912345678901234567890123456789

HHHHHORÓSCOPORÓSCOPORÓSCOPORÓSCOPORÓSCOPOOOOOÁRIES (21/3 A 20/4)Caminhe em paz e procuremanter uma certa distânciadas zonas de maior turbulên-cia à sua volta. Para que seenvolver nisso se pode viversem isso?

TOURO (21/4 A 20/5)O pulo do gato é a saída nahora certa. Isso vai aconte-cer naturalmente. Então nãotente forçar nem induzir coi-sa alguma. Apenas deixe quetudo aconteça.

GÊMEOS (21/5 A 20/6)Você está indo na direçãodo seu destino e de certa for-ma contará com o beneplá-cito de toda comunidade.Veja a importância da suarede de relações!

CÂNCER (21/6 A 21/7)Comece envolvendo-se, masdepois se desenvolva. Fiqueleve e solto, sem se identifi-car com idéias e percepçõesmais perigosas.

LEÃO (22/7 A 22/8)Importante agora será a suaretaguarda, tudo aquilo quejá viveu e aprendeu em suasexperiências pessoais. Nun-ca nada está perdido, fiquebem atento.

VIRGEM (23/8 A 22/9)Idéias amplas e abertas paravocê encontrar os seus no-vos caminhos! Libere a ima-ginação e pense sempre deforma integrada e coletiva.Revelações à vista!

LIBRA (23/9 A 22/10)Evite repetir sempre os mes-mos comportamentos diantedos desafios da vida. Expe-rimente novas possibilidadese novas sensações. Procureagir diferente.

ESCORPIÃO (23/10 A 21/11)Aos poucos o Sol vai se apro-ximando do seu regente Plu-tão e você já vai sentindo ocalorzinho. Prepare-se paracurtir um final de ano bemacolhedor.

SAGITÁRIO (22/11 A 21/12)As circunstâncias são diver-sas e dificilmente podemosexercer o controle sobreelas. Procure sua verdadeinterior e saberá lidar comtodas essas coisas.

CAPRICÓRNIO (22/12 A 20/1)Uma semana bastanteexigente, para tomar de-c i s õ e s i m p o r t a n t e s .Ouça a todos, mas per-mita que a sua intuiçãoindique o caminho. Elaestá favorecida.

AQUÁRIO (21/1 A 19/2)Boas idéias e bons senti-mentos sempre levam abons resultados. Ainda quedemorem, ou mesmo queaparentem nunca chegar. Assementes vão brotar.

PEIXES (20/2 A 20/3Libere-se das crenças maisrestritivas, libere-se mesmode uma educação muito re-pressora. O momento é ou-tro, mas essas questões sãosorrateiras...

Parabéns à... ClaudioirComemorou seu aniversário de 60 anos o amigo Claudioir Soares,

Tesoureiro da ARAD, juntamente com sua esposa Nilsa Terezinha Presi-dente da ARAD e filhos, Eduardo e Karen.

O aniversário foi dia 10 de dezembro, porém a comemoração foi dia17/12 na AMOPASSO com roda de samba com a banda Sente o Clima.As comemorações foram até às 6 da manhã.

Esta é uma homenagem dos Amigos VALDIR E SOFIA.

Parabéns à... MarinelsiQuerido Deus, peço

que guies minha netaMARINELSI nos cami-nhos da salvação. Oropara que ela venha aconhecer-te, a amar-tee a andar perto de ti emtoda sua vida. Que elatenha a coragem deproclamar o nome deJESUS como seu Se-nhor e Salvador. Que tupossas guiá-la quandoela precisar fazer esco-lhas de conseqüênciaseternas, de sabedoria aseus pais Fernando eMarinelsi, para melhoreducá-la. Ajuda-a a se-guir-te em cada mo-mento da vida. Oro emnome de Jesus, Amem.

Obrigado Senhormeu Deus, por estaneta linda, que o Se-nhor me deu. PARA-BENS pelos teus 2 ani-nhos.COM MUITOCARINHO DAVovó LUCIA

Page 12: Jornal Afolha Edição 329

7º Pedágio do BrinquedoO Vereador Prof.

Borba participou da 7ªEdição do Pedágio DeNatal de Alvorada.Uma intensa mobiliza-ção chamou a atençãopor quem transitavana Avenida GetúlioVargas. Promovidapelo Gabinete do Ve-reador Professor Bor-ba, a campanha cujaarrecadação será des-tinada a crianças dediversos bairros de Al-vorada tem como ob-jetivo proporcionar ascrianças um natal mui-to mais alegre.

Em suas ediçõesanteriores o Pedágiodo Natal já contabili-zou mais de 5000 milbrinquedos, todos do-ados para as comuni-dades carentes doMunicípio. Todas asedições acontecemem parceria com ogabinete da PrimeiraDama Rejane Brum.

Estiveram pre-sentes na Campanhaa Primeira Dama Re-jane Brum, O Secretá-rio do Meio AmbienteMauricio Oliveira, oSecretário de Mobili-dade e Segurança Ur-

bana Vânio Presa e apresidente do PTBMulher Herta Couti-nho.

“Esta Campanhavisa proporcionar as

crianças das comuni-dades carentes umNatal mais divertido. ACampanha do Brin-quedo já vem benefi-ciando muitas comuni-

dades. Que ela possaproporcionar muitaalegria para muitomais crianças de Alvo-rada”, destaca o vere-ador Prof. Borba.