27deagosto oexpresso

16
O EXPRESSO [email protected] www.slideshare.net/jornaloexpresso Sábado e Domingo, 27 e 28 de agosto de 2011 | Ano 15 | nº 729 R$ 1,50 REGIONAL A 4ª GUERRA MUNDIAL (V) Domingo desfile dos 190 anos de Cruz Alta Por Germano Schwartz | PÁGINA 11 LEILÃO DA UNICRUZ SEMINÁRIO DE CRÉDITO | PÁGINA 15 | PÁGINA 09 Neste domingo, 28 de agosto, acon- tece o Desfile alusivo aos 190 anos de Cruz Alta, onde participam as Escolas Municipais de Cruz Alta e mais duas Estaduais. O desfile terá iní- cio às 14 horas, sendo que a concentração das escolas inicia às 13 horas, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes. ÚLTIMA PÁGINA O SEBRAE/RS, em parceria com a Associação Comercial e Industrial, realizou o Seminário de Crédito

Upload: jornal-o-expresso

Post on 07-Jul-2015

879 views

Category:

News & Politics


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 27deagosto oexpresso

O [email protected]/jornaloexpresso

Sábado e Domingo, 27 e 28 de agosto de 2011 | Ano 15 | nº 729 R$ 1,50REGIONAL

A 4ª GUERRA MUNDIAL (V)Domingo desfile dos 190 anos de Cruz Alta

Por Germano Schwartz | PÁGINA 11

LEILÃO DA UNICRUZ

SEMINÁRIO DE CRÉDITO

| PÁGINA 15

| PÁGINA 09Neste domingo,

28 de agosto, acon-tece o Desfile alusivo aos 190 anos de Cruz Alta, onde participam as Escolas Municipais de Cruz Alta e mais duas Estaduais.

O desfile terá iní-cio às 14 horas, sendo que a concentração das escolas inicia às 13 horas, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes.

ÚLTIMA PÁGINA

O SEBRAE/RS, em parceria com a Associação Comercial e Industrial, realizou o Seminário de Crédito

Page 2: 27deagosto oexpresso

2 O EXPRESSO Sábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011

OPINIÃOProfº Claudino Albertoni

O AMOR QUE CELEBRAMOS

DataNome Idade

Cartório de Registro Civil

ÓBITOSJULIO CESAR GONÇALVESFRANKLIN FERNANDES DE ARAUJOARNALDO PANZERALIDA VERONICA DALEPIANE DALTROZOMARIETA RAMOS DE LIMASANDRA RAQUEL TOLENTINO DE OLIVEIRAALDEMIRO DOS SANTOS FRAGALUCIO GOMES DOS SANTOSHONORIO SIQUEIRAAMADOR DE OLIVEIRA CARDOSOJOSÉ LERI PINTOTARGINO MACHADO DOS ANJOSOLI BARBOSAILDI JOSEFINA SCAPINIPEDRO DO COUTO LOPESBERNARDINA DA ROSA SANTOS

5288738881

4677968353698061897891

18/08/1118/08/1118/08/1119/08/1120/08/11

20/08/1120/08/1121/08/1121/08/1121/08/1123/08/1123/08/1125/08/1125/08/1126/08/1126/08/11

Cruz Alta, 26 de agosto de 2011. (55) 3303-5995(

Vinculado a:O EXPRESSOAdministração, Assinaturas, Publicidade e Redação:Rua João Manoel, 810 - CEP: 98005-170 - Centro - Cruz Alta-RS

E-mails: [email protected] / [email protected]

CNPJ: 92.930.171/0001-38

Responsável Técnico:Dr. Assis Brasil Soares FilhoRegistro Profissional: nº 0064/99Diagramação e Artes:Odilar ZillmannEditora Chefe:Sônia GaiCirculação:Todos os sábadosImpressão:Cia de Arte - Ijuí

Os artigos assinados são de inteira responsabilida-de de seus autores, não representando necessa-riamente a opinião deste jornal.

ABS PUBLICIDADE E REPRESENTAÇÕES LTDA

EDITAL DE CASAMENTO nº 36/2011

Quem souber algum impedimento acuse-o na forma da lei.Cruz Alta, 26 de agosto de 2011

Rui Fontana - Oficial

• SERGIO PIMENTEL DE ANDRADE e JULIETA TEREZINHA FRANCESCHETT• FILIPE CARPUCH DOS SANTOS e ADRIANA DE FÁTIMA PINTO LOPES• LEANDRO FRANÇA e PAULA DE AZEVEDO LOPES• GEANCARLOS APIO MOTTA e CAROLINE MELO MEINEN• ANDRÉ STEFFENELLO RUBIM e ANA PAULA PERDOMO DE OLIVEIRA• RÉGIS SILVA DA ROSA e GRACIELE DE BORTOLI PREVEDELLO• PAULO ROBERTO ALMEIDA DA SILVA e TEREZINHA DE FÁTIMA PAES DA SILVA

CARTORIO DO REGISTRO CIVIL

As mudanças que ocorrem na vida e nas rela-ções humanas influem fortemente nas rela-

ções institucionais. Cada povo estabelece um código de proteção para a instituição que é essencial para a continuidade desse povo e que fortalece as relações de fraternidade, de convivência harmoniosa, de paz e de alimento para propósitos futuros: A família.

Os cristãos refletiram durante uma semana sobre a família moderna. Já se disse muitas vezes que hou-ve grandes mudanças principalmente nos últimos cem anos. Foi rápida a mudança de conceitos evidentemen-te sob forte influência dos avanços tecnológicos, da in-dustrialização, da passagem de um mundo rural para uma intensa urbanização, do sistema patriarcal para um conceito nuclear de família: pais que trabalham todo o dia e se encontram por pouco tempo e menos ainda para os filhos que muito cedo saem em busca de seus sonhos, jovens que vão e vem por causa dos en-cantos da vida, cortando laços aqui, mas estabelecendo outros ali adiante com sucessivas interrogações recor-rentes a sua origem.

Analistas dizem que a família, a religião, a escola tiveram reduzida drasticamente a capacidade de edu-car as novas gerações. O tempo reduzido de convivên-cia na família e a grande influência da modernidade complicam o processo educativo. A fuga de relações mais estreitas na família está gerando muitos conflitos porque as influências da convivência humana se modi-ficaram profunda e rapidamente.

O universo das relações é bastante complexo. Es-tudiosos dessa área procuram alternativas para me-lhor orientar pais e filhos com vistas a uma vida mais harmoniosa dentro da realidade presente. Para a maio-ria as prioridades são os meios que facilitam a vida no sentido material. É mais importante ter do que ser. Corre-se muito atrás de coisas efêmeras. Isso angustia, decepciona e vai gerando noções de fracasso.

Certamente se reconhece a evolução da sociedade e as transformações da família. Não é raro encontrar-se pessoas que se perguntam: por que estou tão ansioso nessa corrida maluca atrás de coisas que não vão mu-dar a minha vida? Essa correria leva à desestabilização e à procura de respostas para os fins obscuros de tan-to esforço. Antes de tudo o recomendável é começar a fazer uma lista de tudo aquilo que prejudica a vida e, principalmente, daquelas coisas, atitudes e comporta-mentos que favorecem a vida. Entende-se que o discer-nimento dessa diferença ajuda as pessoas a se conhe-cerem melhor.

Onde se encontra a força do amor? O amor não passa. Ele existe. Está presente na vida. A família é o receptáculo do amor. O alimento da força da vida é a família embora conviva com tantas dificuldades. A mo-derna estrutura da sociedade não aceita e é contra todo o tipo de tradição. A grande mídia tem uma influência perigosa sobre as novas gerações. Arroga-se o papel de educadora. Torna-se erroneamente referência porque prega massiçamente o prazer e o não comprometimen-to com o outro, colocando as relações familiares numa preocupação secundária e de pouco valor. As transfor-mações são reconhecidas por todos, mas a essência é o amor, valor permanente com todas as implicações recorrentes. É esse amor que celebramos na família. Amor que fica, sensibiliza e encanta.

30ª CONVENÇÃO GAÚCHA DE SUPERMERCADOS

LANÇADA 60ª ROMARIA DE FÁTIMA

Escolinha de educação no trânsito

Na quarta-feira, 24 de agosto, a direção e colabo-radores do Linke Supermercados participaram

de palestras, seminários, negociações com fornecedores, visita técnica aos stands da 30ª feira da AGAS em Por-to Alegre - EXPOAGAS 2011 realizado na FIERGS.

A diocese de Cruz Alta lançou na sexta-feira(19), na Catedral do Divino Espírito

Santo, a Romaria ao Monumento de Fátima, que ocorre dia 09 de outubro.

Neste ano, a Romaria completa 60 anos de caminha-da e de fé cristã, e vai ter como tema “Com Maria em defe-sa da vida” e o lema “A criação geme em dores de parto”.

Com grande preparação da Diocese, dos coor-denadores e festeiros, sendo esperados milhares de fiéis para este ano.

A Rio Sul Motos realiza neste sábado, 27 de agosto, em parceria com a Brigada Militar a Escoli-nha de Trânsito, para orientar as crianças na edu-cação do trânsito.

Será realizado simulação de trânsito urbano, dis-ponibilizando para os participantes motos elétricas, sob a orientação do Sgt. Rocha, da Brigada Militar.

Page 3: 27deagosto oexpresso

3O EXPRESSOSábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011

Alfredo Roeber - [email protected]

www.unimedplanaltocentralrs.com.br/cruz-alta

Nossa Velha Nova Cruz Alta

Aeroclube de Cruz Alta

ATO SOLENE 50 ANOS DA LEGALIDADEAconteceu na

segunda-feira (22) sessão

solene em homenagem aos 50 anos da Legalida-de, movimento que ini-ciou após a renúncia de Jânio Quadros em 25 de Agosto de 1961, quando as forças conservadoras e militares tentaram dar um golpe e assumir o poder, tirando o direito de João Goulart, Vice-Presidente, a época, de tomar posse do governo brasileiro, fato este que marca o inicio de um mo-vimento para garantir a ordem estabelecida pela Constituição Brasileira.

Com esse fato, ini-ciou no Rio Grande do Sul o Movimento da Le-galidade, deflagrado e comandado pelo então Governador do estado, Engenheiro Leonel de Moura Brizola. O Brasil e o mundo se voltaram para o Rio Grande do Sul à es-pera dos desdobramentos decorrentes desse impas-se que gerou uma crise político-institucional.

De acordo com a proponente do ato sole-ne, Vereadora Elisabeth Zavaglia Silva, a Profes-sora Bebeta, do PCdoB, a partir das proclamações de Leonel Brizola pela Rádio Guaíba, de Porto

O aeroclube de Cruz Alta foi fundado em 15/12/1939, com incentivo do Governo Federal, que procurava construir áreas de pouso potencialmente úteis em tempos de 2ª Gurerra Mundial. O primeiro avião do aeroclube foi um lendário biplano america-no chamado Vira Mundo. Em 1947 um grande venda-val destruiu o Hangar, de madeira, juntamente com 6 aviões. Assim, em 1948 foi construído um novo e moderno Hangar, agora de alvenaria.

O objetivo principal do aeroclube de Cruz Alta é, e sempre foi, a formação de pilotos.

Antigo Hangar

Novo Hangar

Hoje

Alegre, o país reagiu ao golpe ar-ticulado por militares, juntamente com o poder econômico, que se colocaram acintosamente contra a posse de Jango, desrespeitando a lei, a Constituição Brasileira e a vontade soberana do povo que ele-gera João Goulart Vice-Presidente da República.

“O Governador Leonel de Moura Brizola, na época com 39 anos de idade, de forma patrió-tica e corajosa, liderou o Movi-mento comandando uma cadeia de rádios gaúchas, conclamando a resistência contra o golpe mili-tar” disse Bebeta.

A Vereadora também solicitou ao executivo para que seja institu-ído o Memorial da Legalidade, jus-tamente como uma homenagem aos 50 anos deste movimento. “Esta proposição tem como obje-tivo valorizar a luta do povo em

defesa dos seus direitos e tornar inesque-cível às gerações futuras à história de lutas democráticas e patrióticas do povo brasilei-ro, e neste episódio em particular, do povo gaúcho sob o comando do grande líder tra-balhista Leonel de Moura Brizola. Além do objetivo histórico, tem, também, o objetivo de homenagear o povo de Cruz Alta, assim como os trabalhistas, getulistas e brizolis-tas da cidade, que participaram ativamen-

te dessa luta patriótica em defesa da legalidade constitucional que estava sob ameaça dos inimigos da liberdade e da demo-cracia”, disse a vereadora.

Page 4: 27deagosto oexpresso

4 O EXPRESSO Sábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011

JUSTA LEGEM*Conheça seus direitos

A NULIDADE DO PEDIDO DE DEMISSÃO

*Justa Legem é uma expressão jurídica latina que significa “conforme a lei”. A coluna Justa Legem é uma iniciativa conjunta do Jornal O Expresso e Jaques e Ampolini - Advocacia e Assessoria Jurídica criada para trazer semanalmente à comunidade cruzaltense informações atualizadas sobre leis e direitos.

Marcelo Dias JaquesAdvogado - Especialista em Direito Público

ATIVIDADE CULTURAL

Na terça-feira (23), foi realizada na

EMEF Dr. Alberto Pasqua-lini mais uma atividade cultural, relativa ao Aniver-sário de 190 anos do Muni-cípio, dentre as muitas que a escola organizou.

Leandro Torres, pre-miado na 31ª Coxilha Nati-vista pela música “Mate com

a Santinha”, acompanhado do músico Marcelo Côrtes ao violão, cantou esta e ou-tras músicas consagradas como Terra Saudade, Guri e o Hino Riograndense, o que alegrou e descontraiu os alunos, num momento diferenciado de aquisição do conhecimento.

Na oportunidade, os

artistas mencionaram as-pectos histórico-culturais do município, enfatizando a contribuição de Horá-cio Côrtes através de suas composições, que retra-tam a vida cruzaltense, assim como o amor pela nossa cidade, salientando sua importância no cená-rio regional e nacional.

Associação Olinto de Oliveira completa 69 anos neste mês

A associação de ass istência e proteção à

infância Olinto de Oli-veira completa 69 anos neste mês. A entidade foi inaugurada como um projeto do governo federal, onde também funcionou a Legião Bra-sileira de Assistência até ser extinta e o Conselho Tutelar de Cruz Alta du-rante 11 anos.

Atualmente, a Asso-ciação Olinto de Olivei-ra trabalha em parceria com diversas institui-ções, como o Amor Exi-

gente, Núcleo de Apoio aos Toxicólogos e Alcoólicos, Associação Evangélica, Acreditar e a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Além disso, a entidade firmou uma parceria com o Comitê da Ação da Cidadania con-tra a Miséria e pela Vida. Nesse pro-jeto, que conta com o apoio do Banco de Alimentos, são atendidas meninas a partir dos sete anos, moradoras da Vila Amizade. Uma vez por semana, elas vêm à associação no turno inver-so ao da escola para trabalhar assun-tos como valores e dedicação.

De acordo com Dona Honorabile Reck, essa atividade já é desenvolvi-da há aproximadamente 15 anos e todo o trabalho é voluntário, desde o transporte das crianças até as ativi-dades realizadas na instituição.

As coordenadoras lembram que a parceria com o Banco de Alimentos se deve ao desenvolvimento e manu-tenção do projeto social que atende as meninas da Vila Amizade.

Não raramente tomamos co-nhecimento de situações nas quais o empregador, desin-

teressado pela continuidade do vinculo empregatício, adota diversas posturas de forma a prejudicar o ambiente de trabalho e assim coagir seu empregado de forma que o mesmo acabe por pedir demissão.

Entretanto, a coação constitui vício que pode invalidar o ato jurídico - pedi-do de demissão - quando tal decisão não coincide com sua verdadeira vontade do trabalhador, mas decorre do temor causa-do por uma ameaça de um mal injusto, grave e iminente, mediante violência fí-sica ou psíquica.

Esta mesma coação também poderá se manifestar disfarçada de “orientação”.

Tal situação pode ocorrer, por exemplo, em empresas que atuam no ramo da prestação de serviços através de licitações.

Ao término do contrato licitatório, caso o mesmo não possa ser prorrogado e a nova licitação venha apontar um ven-cedor diferente do atual, os funcionários podem ser “aconselhados” a pedir de-missão, de forma que tal atitude permita sua imediata contratação pela empresa sucessora. Quando se negam a seguir tais instruções estes empregados normal-mente sofrem diversas ameaças.

Assim, sob o risco de perder o em-prego, interessados em continuar labo-

rando no mesmo local e manter as mes-mas condições de trabalho, acabam por se submeter a tal pressão e assinam o injusto pedido de demissão.

Contudo, há entendimento no senti-do de que nestes casos não se configura, na espécie, efetivo pedido de demissão, na medida que os trabalhadores possuem evidente interesse em continuar nos seus postos de trabalho. Na realidade, a si-tuação se assemelha à típica sucessão trabalhista. Entretanto, como o novo em-pregador não assume os contratos de tra-balho já existentes, presume-se a ruptura contratual, por iniciativa do antigo em-pregador, que deixou de prestar serviços naqueles postos.

Obviamente que, para se obter a nulidade do pedido de demissão, deverá haver prova concreta no sentido de que os funcionários foram “orientados” nes-te sentido, para poderem firmar contrato com a nova empresa, o que na realidade indica que a intenção de rescindir aque-les contratos de trabalho partiu do em-pregador.

Reconhecida a nulidade do pedido demissão, a mesma será convertida em despedida imotivada - sem justa causa - o que viabilizaria o levantamento do FGTS acrescido da multa de 40%, demais ver-bas rescisórias aplicáveis ao cada caso, não se afastando a possibilidade da con-figuração de assédio moral.

Page 5: 27deagosto oexpresso

5O EXPRESSOSábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011

HoróscopoLUA: Ming. 21/08 a 29/08

Áries 21/03 a 20/04

Touro 21/04 a 20/05

Câncer 21/06 a 21/07

Leão 22/07 a 22/08

Virgem 23/08 a 22/09

Libra 23/09 a 22/10

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Capricórnio 22/12 a 20/01

Aquário 21/01 a 19/02

Peixes 20/02 a 20/03

Tem início uma importante fase em que o foco recai sobre a qualidade de vida e a saúde. Fase fundamental para as questões profissionais, para o desejo de ser útil.

Bom momento para melhorias na comunicação e contatos, mas lembrando que Mercúrio está retrógrado. Pensamentos criam a realidade. Hora de discernir e de buscar o aperfeiçoamento.

A partir de agora e ao longo das próximas semanas o foco estará na percepção dos seus valores. Questões materiais e profis-sionais ganham destaque. Hora de simpli-ficar e de aprimorar.

Este é o momento em que sente estar atravessando uma ponte entre o passado e o futuro. Hora de corrigir atitudes e su-perar velhos padrões, para poder então brilhar num novo ciclo.

Ao longo das próximas semanas sentirá neces-sidade de se aprimorar e de resolver situações do passado. Cura, aprimoramento, eliminação. Conclusão de uma etapa de desenvolvimento.

Início de um momento importante para ob-jetivos partilhados com amigos e grupos. A fase virginiana do zodíaco tem início. Para os escorpianos representa o discernimento.

No alto do céu sagitariano passa a bri-lhar o Sol, estimulando o trabalho e os objetivos. O novo movimento do Sol pede que perceba de forma mais clara os seus reais propósitos.

O Sol passa a iluminar os ideais capricornianos, as metas concretas e realizáveis. Foco em estu-dos e viagens que tenham relação com o seu aprimoramento profissional. Jornada evolutiva que passa agora pelo momento de discernir.

Questões vinculadas à saúde e às finan-ças ficam evidenciadas a partir de agora. A fase em que o Sol transita o signo de Virgem é um período de aprimoramento, cura e mudanças.

Percepção do que precisa ser aprimora-do e trabalhado em suas relações,nativo de Peixes. Seus relacionamentos são saudáveis? O que neles deve ser cura-do? Discernimento necessário.

Gêmeos 21/05 a 20/06No ponto mais baixo da mandala astrológi-

ca geminiana passa a atuar o Sol. Momento introspectivo, em que o foco principal está no discernimento e no autoconhecimento.

A passagem solar por um signo da ter-ra lhe favorece. Foco na simplicidade do bem-viver. Questões afetivas e profis-sionais ganham força. Hora de separar o joio do trigo.

Zuleika Edler • Cultura • Arte • Atualidades • Dicas

• Moda • CuriosidadesFrase: “A natureza de um homem procede da virtude, não do nascimento”. (Epicteto)

A procissão da vida

A procissão da vida

Saúde

Dicas de Cozinha

Como é estranha a nossa pequena procissão da vida! A criança diz: “Quando me tornar moço. “O

moço diz: “Quando me formar .”Uma vez forma-do, diz: “Quando me casar”. Após o casamento e na plena luta pela vida o pensamento muda: “Quando me aposentar.”

E então, o aposentado olha para trás e contempla o panorama percorrido. Um ven-to glacial sopra em toda a parte. O homem se dá conta de que ele nada aproveitou, e agora está tudo acabado. A vida, aprendemos tarde demais, não consiste em esperar pelo futuro, mas em viver plenamente, cada dia e cada hora o presente.

Então eu pergunto: QUANTO TEMPO VOCê VIVEU?

Panqueca simPles

Vinho e a comida

• 1 copo de leite • 1ovo • 1 copo de farinha de trigo • 1 saquinho de sazon • 2 colheres de sopa de queijo ralado • 1 colher de sopa de margarina derretida •

LEVANTE SEU ASTRALEscolha o que comer. Que uma dieta balanceada faz bem à

saúde, todo mundo sabe. Más você já ouviu falar que comer uma castanha-do-pará por dia garante a quantidade de selênio de que o organismo precisa? A nutricionista explica que o selênio possui ação antioxidante, ou seja, ajuda a eliminar substâncias tóxicas no organismo, retarda o envelhecimento e oferece prote-ção a pele contra os raios ultravioleta. Atum, miúdos, levedo de cerveja, gérmen de trigo, brócolis, couve, cebola, alho, repolho, rabanete e tomate são outras fontes importantes.

Elimine os pensamentos negativos. É preciso treinar a mente com os aspectos positivos da vida, “como observar apenas coisas boas e bonitas que reflitam a perfeição da Criação Divina. Isso é excelente e funciona mesmo”. As dicas são: fixar a atenção em flores, paisagens bonitas, ler bons livros, ouvir música suave e meditar. “Tudo isso tira a mente da escuridão e aumenta a luz.

Troque sua escova de dentes a cada dois meses para conse-guir eliminar a placa bacteriana com eficiência. Assim você evi-ta o acúmulo de bactérias que se alojam nas cerdas da escova.

O pó de café fica-rá como se fosse novo (moído na hora), se você guardá-lo num re-cipiente bem fechado dentro da geladeira.

1 colher de sopa de óleo • Sal a gosto.

Modo de Preparo

1. Bata tudo no liquidificador .

2. Ponha óleo no fundo da pa-nela e ponha uma massa fina de panqueca e vire toda hora.

3. Faça o re-cheio que preferir.

Para carnes, aves ou pei-xes, faça o molho como de costume e coloque um pouco de vinho, de preferência tinto para as carnes e aves, branco ou champagne para aves e peixes.

Page 6: 27deagosto oexpresso

6 O EXPRESSO Sábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011

4º Hot Cruz Alta Moto Fest reuniu mais de 5000 pessoas

Galpão Crioulo, um presente no aniversário de Cruz Alta

Um dos maiores eventos do município aconte-ceu nos dias 19, 20 e 21 de agosto, na Praça

do Ginásio Municipal de Esportes de Cruz Alta. Este ano o evento teve novidades que foram além do mo-tociclismo. Shows, Mateada, Dinamômetro, desfile de lingerie e acessórios, entre outras atividades, fizeram parte da programação do evento.

Segundo uma das organizadoras do evento, Gla-dis Regina “recebemos mais de 2500 motociclistas, entre eles chilenos, argentinos, uruguaios, cearenses, gaúchos, paulistas, catarinenses, paranaenses, entre outros. Além dos motociclistas, mais de 3000 pesso-as passaram pelo evento. Atingimos nosso objetivo. O Hot cresceu e mesmo com o frio superamos a marca de público das edições anteriores”.

Para Ricardo Nozaki, diretor-proprietário da Rio Sul Motos, o evento a cada ano vem crescendo de ma-neira favorável no ramo de motociclismo. “Parabeniza-mos os organizadores do evento, pois foi um sucesso

de público e vendas, em que puderam acompanhar as novidades do mercado de motocicletas. Hoje a Honda tem a preferência de 77% dos motociclistas do Bra-sil.”, diz Ricardo.

Conforme o Secretário de Esporte e Lazer, Fer-nando Cossettin, “esse evento tornou-se tradicional em nosso município e desde a primeira edição sem-pre apoiamos esta iniciativa de sucesso, que cria oportunidade de acesso ao esporte, cultura e lazer à nossa comunidade, mostrando que é possível diversi-

ficar o público do esporte, dando o p o r t u n i d a d e e espaço para os movimentos populares. Nes-te feriadão, por exemplo, tivemos vários eventos no Ginásio Municipal, a comemoração do Aniversário de Cruz Alta com a gravação do Programa Galpão Crioulo, o 4º Hot Moto Fest e ao mes-mo tempo a partida da ACAF pelo Cam-peonato Estadual de Futsal da Se-gunda Divisão”.

Raquel Cerutti de Oliveira - Coordenadora de evento do Moto Grupo Tribo do Vento e Gladis Regina Nunes Rodri-gues - Coordenadora de eventos da SM Esporte e Lazer e Integrante do Moto Grupo Tribo do Vento

EVENTOS MARCAM OS 190 ANOS DE CRUZ ALTA

Page 7: 27deagosto oexpresso

7O EXPRESSOSábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011

EVENTOS MARCAM OS 190 ANOS DE CRUZ ALTA

A gravação do Galpão Criou-lo, realizada na quinta-feira (18), lotou as dependências

do Ginásio Municipal. Nem o frio e o mau tempo impediram que os cruz-altenses prestigiassem o evento alusivo aos 190 anos do município.O público começou a chegar às 16h e as gravações

iniciaram por volta das 18h. O programa contratado pela Ad-

ministração Municipal, trouxe como atrações: Baitaca, Nilton Ferreira, Os Monarcas e os vencedores da 31ª Co-xilha Nativista das fases local, com a música “Mate com a Santinha” e geral, com a música “Coração de Madeira”.

ACAF estreia na segunda fase com goleada

A equipe da ACAF - Associação

Cruz Alta de Futsal que representa o município de Cruz Alta na série prata do Campeonato Estadual de Futsal, jo-gou a primeira partida da segunda fase, no últi-mo sábado, 20 de agosto, às 20 horas, no Ginásio Municipal de Espor-tes de Cruz Alta, contra o América de Tapera, onde venceu por 8 a 5. Segundo os integrantes da direção da ACAF, “a partida foi muito dispu-tada, mas mesmo assim conseguimos vencer de goleada, com destaque

ao belíssimo gol do atle-ta cruzaltense Leonardo Soares Graminho. Mais informações e fotos da ACAF podem ser vistas no blog: www.esporte-

cruzalta.blogspot.com”. A próxima parti-

da da equipe acontece hoje, sábado (27), em Pelotas, contra a equipe da UCPEL, às 20 horas.

Page 8: 27deagosto oexpresso

8 O EXPRESSO Sábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011 8 Sábado e Domingo, 27 e 28 de agosto de 2011.

A apresentação

da Banda AD/3 na

Casa de Cultura,

no dia 22 de agos-

to, contou com a

presença da so-

ciedade:

General Bda. ALVARO GONÇALVES WANDERLEY, esposa LUCIANA, ADRIANA

GARCIA e EVANDRO GARCIA – Gerente do Banco do Brasil, DARY FUNCK.

ALEX DELLA MEA – Sec. de Cultu-ra, JANICE BUCCO BRUM e ANGELI-NO ROGÉRIO.

Inaugurada recen-temente a clínica veterinária ‘Saúde Animal’, da família Boufleur com mui-tas novidades para seu animalzinho de estimação. Na foto Dr. Hilário Boufler, Raquel Kozoroski, Róger Boufleur e Charles Boufleur.

Gen. Bda. ALVA-RO GONÇALVES W A N D E R L E Y, recebeu terça-feira(23), a im-prensa cruz-al-tense para o café da manhã, no 1º Encontro Institu-cional do ano, no Salão de Eventos do Hotel de Trân-sito da AD/3.

O jantar comemorativo ao 1º ano do Banco de Alimentos, re-vestiu-se de sucesso pela organização do evento e a participação das entidade locais, parceiros que foram homenageados e também a presença do presidente do Banco de Porto Alegre, Sr. Paulo Renê.

Page 9: 27deagosto oexpresso

9O EXPRESSOSábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011

SEMINÁRIO REGIONAL DE CRÉDITOO S E B R A E /

RS, em par-ceria com a

Associação Comercial e Industrial, realizou o Seminário de Crédito, na quarta-feira (24), à noite, para os micro e pequenos empresários, na sede da ACI.

Segundo o técnico de atendimento da unidade do SEBRAE em Cruz Alta, Fabrício Costa Moraes, o objetivo foi esclarecer dúvidas e auxiliar os em-preendedores.

O seminário contou com representantes dos Bancos do Brasil (Geren-te Evandro Garcia e equi-pe de negócios), Banrisul

(Gerente Edilson Santo Savaris e grupo de vendas), Caixa Econômica Federal, BNDES, Bradesco (Geren-te Francisco Luis Franciscatto e seus auxiliares de gerencia), Sicredi, BADESUL e também da Cielo, que explanaram sobre os créditos e serviços fornecidos.

Page 10: 27deagosto oexpresso

10 O EXPRESSO Sábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011

( Folclore, Tradição, Chasques e outras Gauderiadas)ANGELINO ROGERIO • [email protected]

Um espetáculo de Banda!...

Na noite de 22 de agosto, uma apresentação de gala marcou a abertura das comemora-

ções da Semana do Soldado e homenageou o muni-cípio pelo transcurso dos seus 190 anos de criação.

Para um excelente público e com uma produ-ção profissional, que incluiu luzes, fumaça e ótima sonorização, os talentosos músicos da Banda da AD/3 protagonizaram um dos mais belos momen-tos culturais que Cruz Alta já viu. Aliás, a noite já prometia, pela elegância e postura dos apresenta-dores, Ten. Ana Cláudia e Sgt.Oliveski, que deram um brilho especial ao grande concerto da noite.

A apresentação da Banda foi apoteótica, bri-lhante, digna das melhores orquestras que se co-nhece. Engana-se quem pensa que uma banda mi-litar se resume apenas a tocar dobrados e marchas, embora sempre tenha sido ligada às ações milita-res, desde o período romano ou em tempos remo-tos da história grega.

O espetáculo foi surpreendente, tanto pelo ecletismo do repertório quanto pela competência profissional de seus integrantes, sob a regência se-gura dos Sub Ten Flavio e Jairo. Senti-me honra-do ao ser convidado para cantar “Terra Saudade”, relembrando a apresentação épica que fizemos na 30ª Coxilha Nativista, um momento marcante na história do festival, onde pela primeira vez uma música foi executada por banda de música. Essa integração entre músicos militares e a sociedade é fator relevante no Brasil desde os tempos colo-niais, mas que algumas vezes passou despercebido pelas autoridades locais.

A Banda de Música da AD/3 teve sua origem na 16ª Brigada de Infantaria de Santo Ângelo e após incorporada ao Comando da AD/3 em 1993, foi vinculada ao 29° GAC a partir de 1998, estan-do hoje perfeitamente integrada a sociedade Cru-

zaltense. Uma história de muitos momentos inesquecíveis como a belíssima apresentação de segunda-feira à noite.

Na verdade, o que vimos foi uma versátil viagem musical, cuja diversidade incluiu desde músicas regionais a grandes clássicos da MPB, bem como sucessos de can-tores famosos como Titãs e Micha-el Jackson, num repertório atual e contagiante. André Rieu, o célebre e performático regente internacional ficaria orgulhoso da competência dessa verdadeira “orquestra”.

Um grande momento foram os solos individuais ao trombone, sax e bombardino, executados com muita emoção pelos Sgts Balter , Marques Silva e Geraldo, bem como a inusi-tada e profissional regência da can-ção In The Stone pelo cabo Pádua.

Mas o grande espetáculo da noite, show mesmo, foi a apresen-tação brilhante e competente de um solo musical com...PRATOS e CAI-XA...!!!! Isso mesmo, pratos e um tambor (Caixa de Guerra), executa-dos com maestria pelo Sgt Santos e Cb Elicker, um show à parte pelo alto grau de plasticidade e musicalidade da dupla. O públido ficou admirado e perplexo, pois não é comum vermos apresentações públicas de tão rara beleza. Foram muito aplaudidos.

A Banda da AD/3 vive um grande momento e espetáculos como esse deveriam ser mais divulgados e abertos ao grande público.

Todos estão de parabéns, esse concerto foi histórico e houve mo-mentos marcantes, como o reconhe-cimento de todos seus integrantes ao serem chamados para comporem seu lugar na orquestra.

Uma Banda desse gabarito é um orgulho para o Comando da AD/3 e o melhor presente que Cruz Alta recebeu no seu aniver-sário de 190 anos.

Parabéns, orquestra. Vocês são nosso verdadeiro Patrimô-nio Cultural.

Page 11: 27deagosto oexpresso

11O EXPRESSOSábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011

A 4ª GUERRA MUNDIAL (V) | Por GERMANO SCHWARTZ1. AS RAZÕES DO CINTURÃO DEFENSIVO :

Com o Tumucumaque, a Raposa do Sol, o Alto Rio Negro e o Alto Solimões melhor defendidos, bem como com a criação dos Estados do MT do Norte e Gurguéia, diminuirá consideravelmente a possibilidade de nova usurpação territorial. E a ocupação do Gurguéia

pela soja gaúcha trará para essas áreas uma nova fonte de recursos, principalmente com o estabelecimento de tecnologias agrícolas avançadas como nova base para o ocupação da Amazônia. É lamentável, entretanto, que Moçambique (!) tenha plagiado a iniciativa, assim buscando piratear os já escassos recursos nacionais.

Assim os contos da carochinha proliferam, buscando conduzir as Alices ao ultramarino País das Maravilhas. Acaso terá fenecido o espírito desbravador que criou a grande saga do MT do Norte? Não acredito: aparentemente, esse espírito resta apenas adormecido por um sonho de reencontro com o Mágico de Oz. E o pior: um futuro repatriamento por certo ocorrerá às custas do Estado, e consequentemente, do povo.

2. O PERIGOSO SIGILO :O Soberano Povo precisa ter conhecimento de que,

internacionalmente, a Nação está incluída na “Lista Tríplice” (ao lado da Bolívia e Suécia) dos países que não reagem à usurpação territorial. Daí a origem da cobiça e das penetrações invasoras ora em curso, invasões estas fantasiadas de benesses e outros bichos.

Entretanto, o conhecimento dos fatos históricos é extremamente doloroso, mas estes precisam vir à tona, para prevenir a nova e gigantesca usurpação que avizinha, visando a bipartição da Nação (em Norte e Sul) e sua consequente desintegração.

Algumas medidas (não tímidas, mas essencialmente corajosas) já foram tomadas: em especial, já houve a decisão tácita de reação. Assim, a corrida armamentista se acelera, o polo naval está em andamento, e a questão dos jatos retomou seu curso de obrigatória nacionalização fabricativa.

Entretanto, é realmente dolorosa e preocupante a tarefa de transmitir esta mensagem, a qual representa a urgência do conhecimento geral do que estamos transmitindo a nossos filhos e netos: a perigosa continuidade de um já peculiar sigilo, em relação ao qual permanecem os antigos temores de sua publicização. Veja-se principalmente o fato inegável : o Senado ainda não se conscientizou de que a Rainha está aberta ao diálogo a respeito da compra de nosso usurpado acesso ao Mar das Antilhas.

A criação do cinturão defensivo e do circuito armamentista, ao lado da manifesta intenção de compra, sem dúvida reverterá nossa imagem internacional, comprovando nossas intenções pacíficas, mas demonstrando de outro lado que a nova usurpação territorial ora em andamento trará consigo a reação cabível. E essa mudança de imagem, reitera-se, só surgirá mediante duas medidas paralelas, que concretizarão a realidade de uma Nação poderosa, unida, defendida e defesa :

- a criação de uma estrutura defensiva compatível com a realidade territorial, e centrada na produção interna de armamento.

- a compra do nosso usurpado acesso ao mar das Antilhas, para assim permitir o desenvolvimento da economia do norte do país, economia esta estrangulada pelo isolamento marítimo a nós indevidamente imposto em 1904 (com todo o respeito e veneração à memória de Nabuco).

3. A QUARTA GUERRA :O mundo está em franca convulsão, manifesta por

constantes e continuadas crises recessivas, e sem a mais remota possibilidade de um reajuste financeiro em âmbito global. Consequentemente, a Quarta Guerra (a econômica) mantém como objetivo fundamental o apossamento não

só dos recursos básicos, como principalmente da mente e dos costumes como meio de apossamento desses recursos básicos. E atinge seu auge, com a repetição cada vez mais acelerada de crises sobre crises de moedas, buscando assim o reajuste material de uma realidade antes apenas virtual (tal como a que sacode a antes concorrida zona do euro). É a Guerra Econômica em pleno desenvolvimento. E somos parte desse mundo (onde a Europa jamais será unida), não estando pois imunes às consequências de tal embate. Não nos iludamos: as realidades mostram-se sutis, tal como a invasão moçambicana ao contrário. Essa é a lição de História: o mais fraco cede sua tasmânia, isto é, sua pirara, e fica privado de seu acesso ao Mar das Antilhas, restando sua economia do norte totalmente estrangulada.

Entretanto, trilhamos o caminho diametralmente oposto ao de nossos vizinhos. Somos e sempre seremos um povo pacífico e ordeiro: no momento, buscamos pela via do acordo comercial a restituição do que nos pertence. Não é Ghandi, e sim Rondon quem comandará tais negociações: basta convocá-lo, e ele comparecerá pessoalmente. E, repete-se, a Rainha está francamente disposta a ouvi-lo.

Dessa forma, pergunta-se : como é que o Soberano Povo vai decidir se quer ou não comprar o seu usurpado acesso às Antilhas, se nem sabe do que se trata, e se nem tem a mínima noção da usurpação de que foi alvo, pois sua documentação repousa nos arquivos sigilosos do Senado? Portanto, não há motivo de temores. Ninguém está provocando ninguém. Romper o sigilo a respeito da entente de 1904 representa agora motivo de salvação nacional, de vez que outra gigantesca usurpação se aproxima. Adotemos pois o procedimento inverso ao de Napoleão: em lugar de vender a Louisiana, compremos o acesso marítimo que nos pertence, construindo a seguir e nesse local o polo naval do norte.

A Grande Nação não tem pretensões a coroar-se como a Rainha dos Mares do Sul. Entretanto, as saídas para o mar, ao norte e ao sul, são essenciais a seu pacífico desenvolvimento econômico, direito este inalienável e pertencente a todos os povos.

4. A REGRA BÁSICA :A violação à regra de fabricação nacional de armamentos

não pode ser aceita. E isto por uma razão muito simples: em caso de conflito convencional, ou não combatemos, ou então optamos por combater com arco e flecha, porque, nesse caso, e de imediato, ocorrerá o boicote ao traslado internacional de armas. A final, e com todo o respeito, não somos botoques nem bodoques.

A respeito, lembro que, nos idos de 1944, propalava-se a idéia de que só iriamos ingressar na conflagração mundial no dia em que a cobra fumasse. Entretanto, a cobra fumou, e Pitaluga foi combater em Monte Castelo.

E também a respeito convém trazer à memória a época de Getúlio: com decisão, ele determinou o repatriamento dos heróis que tombaram em solo alienígena, colocando-os no Panteão da Glória no aterro da Praia do Flamengo, onde hoje repousam.

Mas, veja-se e confirme-se: o cenário da atual guerra econômica não é a Itália, mas sim o nosso próprio solo. As vítimas estão aqui mesmo.

E passando do arco e flecha para os tempos modernos, cabe apreender a lição propiciada por aqueles que jogaram um cruzador contra um submarino atômico, e assim mergulharam seus jovens no túmulo situado bem no fundo de um mar gelado.

Vamos portanto dar a mais pessoas idênticos destinos, ou vamos construir novos caças em São José dos Pinhais? É uma opção radical, sem intermediários: ou é um, ou é outro. Não adianta querer tergiversar a respeito. Verifique-se que o próprio ex-presidente anterior já aderiu à sacra regra.

5. APELO À PRESIDENTA :Por mim, aposto que o primeiro satélite nacional em

órbita levará o nome “Dilma”. O polo naval de Rio Grande e a Ponte do Guaíba já tiveram seu andamento acelerado, através de enérgicas medidas visando a corrigenda de distorções. Então, Presidenta, aqui vai o apelo consolidado : “COLOQUE EM ORBITA NOSSO PRIMEIRO SATÉLITE!”

O anseio é geral, e o apoio será unânime. Não prometa cidades digitais nem internet para todos antes de termos nosso primeiro satélite girando ao redor do planeta. Dê uma de JK, que construiu Brasília a despeito da descrença generalizada. Para tanto, restam ainda três anos e meio, o que é tempo de sobra.

Rememore que os russos são lembrados pelo Sputnik, e Kennedy pelas instalações de Cabo Canaveral, as quais ostentam o seu nome. Então, coloque nosso satélite em órbita, e seu nome entrará para a História Pátria, grafado em letras maiúsculas, como um novo JK, desta vez feminino. É este o desafio, o repto a si ora lançado.

Não perca a oportunidade, pois o trem da popularidade só vai em frente: é o apelo unânime, em especial da juventude, que já vivencia em sua plenitude o atual mundo eletrônico. Ensino moderno e defesa efetiva mas sem satélite em órbita soam no fundo como pura ilusão.

Ademais, é lamentável que nos corredores do Congresso estejam funcionando instrumentos de sedução para a violação da regra básica de fabricação nacional de todo e qualquer armamento a ser adquirido.

6. ESBOÇOS CARTOGRÁFICOS:Acima, o esboço da nova e gigantesca pirara que se

avizinha, visando à bipartição da Nação e sua conseqüente

desintegração. O cinturão protetivo ali esboçado merece ser urgentemente estruturado, e em caráter preventivo/defensivo.

Complementarmente, e como lembrança a ser situacionalmente memorizada, grafamos também os itens 8 e 9.

O circuito armamentista acima estruturado segue a regra básica da segurança nacional, a qual determina que todo e qualquer armamento a ser adquirido deve ser fabricado em território nacional. Na realidade, a atual estrutura demonstra-se ainda incipiente quando comparada com as reais necessidades, mas permanece sob a salvaguarda do sagrado princípio acima exposto. Com todo o respeito a opiniões em contrário, representa heresia pura as tentativas de sua violação.

Ademais, essa estrutura demonstra-se perfeita e totalmente viável, face aos excelentes e visíveis resultados já produzidos, e que fortalecem não só a imagem da Nação, como representam também motivo de grande orgulho nacional.

7. LEMBRETES AO CONGRESSO :1º Lembrete : O 24 de Janeiro (Dia dos Construtores

da Nação) ainda não constitui Feriado Nacional.2º Lembrete : Pitaluga ainda não foi promovido.

Page 12: 27deagosto oexpresso

12 O EXPRESSO Sábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011

Comemoração ao Dia do SoldadoO dia do soldado é come-

morado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por ob-jetivo homenagear o trabalho do Exército Brasileiro. Instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército bra-sileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Para homenagear estes bra-vos defensores da Pátria, a Arti-lharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3), através de seu Comandante Gen. Bda. Ál-varo Gonçalves Wanderley, rea-

lizou na quinta-feira (25), solenidade militar, tendo como local o 29º GAC AP.

Page 13: 27deagosto oexpresso

13O EXPRESSOSábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011

NOS BASTIDORES!

Caro Leitor! O título que escolhi para o retorno da minha coluna no Jornal O Ex-presso é um tanto tendenciosa, Nos Bas-

tidores? Qual a profundidade disso? O que significa? Você já enojou uma comida sem nunca ter provado ou visto? Provavelmente sim. O ser humano é acos-tumado a falar sem ter certeza. Da mesma forma é o jornalismo, infelizmente muitos colegas jornalista aderem o CTRL C e CTRL V, sem ter noção alguma do que estão fazendo.

Ter conhecimento e domínio sobre a informação que é transmitida ao leitor é o mínimo que um jorna-lista deve ter. Economia, política, temas tão discutidos pela sociedade e abordados em todas as minhas colunas anteriores, porém sempre vi a necessidade de não ape-nas transmitir um fato e sim estar no outro lado, sentir, viver, presenciar diariamente como funciona essa má-quina tão louca do mercado financeiro e político.

Após me formar no ano passado, me afastei um pouco das páginas do jornal para mergulhar no mundo dos negócios, da política do nosso país e suas rela-ções internacionais. Tive a oportunidade de estar em diversas cidades do Brasil, cada lugar com suas carac-terísticas específicas que fazem girar o mercado eco-nômico nacional e internacional. Conversei com gran-des economistas, empresários, analistas de mercado, corretores de investimentos, políticos, etc. onde tive contato direto com o mercado de ações, empréstimos, setor previdenciário, política, entre outros.

A partir de agora, você amigo (a) leitor (a) que outrora já recebia uma informação precisa, vai ter a oportunidade de conhecer e estar por dentro de tudo o que acontece nos bastidores desse mercado com uma notícia ainda mais completa. Dentre as cidades que estive escolhi Florianópolis-SC para morar um perí-odo, por se destacar como o estado com melhor ín-dice de desenvolvimento humano (IDH), tornando-se a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida e por ser um estado que liga o Rio Grande do Sul em diversas negociações.

Sobre a crise econômica, destaco alguns temas que serão abordados nas próximas matérias, como o episódio em que a presidente Dilma Roussef afirma que o Brasil é um dos únicos países que não será atin-gindo pela crise se a mesma se agravar por ter uma reserva internacional alta. Será verdade?

Aproximadamente nosso país possui uma reserva que ultrapassa US$ 350 bilhões de dólares, é menos do que tem a China ou a Rússia. Se a crise piorar o país ira financiar toda a importação e a exportação, porém se não há retorno do investimento o dinheiro acaba, concorda? Esse valor será suficiente para que a crise mundial não afete nosso país?

Se isso acontecer e, por exemplo, a FORD dos EUA declarar falência, as lojas no Brasil fecha-ram suas portas também, ocasionando desemprego, inadimplência, pois o risco de calote será maior, então a informação da presidente esta correta? Estaria ela e seus demais ministros escondendo mais sujeira pra baixo do tapete? Seria uma estratégia? E com rela-ção às commodities baixas? O que a china influência o nosso país? Existe algo em comum entre a crise de 1929, 2008 e agora de 2011?

Voltando para o cenário político, agora virou moda ministro pedir demissão? Porque isso esta acontecendo? Quem não deve não teme, será que es-tão com medo e fugindo de mais acusações? O pro-blema é do sistema ou de quem governa? Essas e demais perguntas serão discutidas e analisadas nas próximas edições.

Jornalista Ana Paula Marcolan

Risoto no NacionalA equipe Juvenil do

Esporte Clube Nacional promoveu no sábado, 13 de agosto, um almo-ço na sede social. O car-dápio foi risoto italiano, feito por uma equipe de colaboradores da cida-de de Pejuçara.

O objetivo do almo-ço foi arrecadar fundos para que fossem rever-tidos às categorias de base do clube, pois a equipe está disputando o Gauchão Juvenil.

Neste sábado, 26 de agosto, a equipe Juvenil

enfrenta o Esporte Clube Gaúcho em Passo Fundo. O Leão da Serra estreiou na competição no último sábado, e perdeu por 3x0.

Page 14: 27deagosto oexpresso

14 O EXPRESSO Sábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011

Rua Andrade Neves, 900Fones: 3322-5390, 9629-9908 e 8145-3010

VENDE AREAS RURAISCRUZ ALTA 90 HÁ 550 SC HÁ 3 PAGTOSCRUZ ALTA 60 HÁ 600 SC HÁ 3 PAGTOSROSARIO DO SUL 300 PECUARIA 3.500 HÁ 4 PAGTOSS. GABRIEL 263 HÁ AGRICULTURA E PECUARIA 8 MIL O HÁ 3 PAGTOSS. GABRIEL VENDE 350 ARRENDA 450 A COMINAROSCAÇAPAVA 409 HÁ 3.700 HÁ AGRIC E PEC EXTRUTURA Cond. Á CombinarGARRUCHOS 100 HÁ PECUARIA 5 MIL HÁ COND. A COMBINARGARRUCHOS 86 HÁ PECUARIA 5 MIL O HÁ CONDIÇÕES A COMBINARGARRUCHOS 414 HÁ AGRIC E PECUARIA 6 MIL HÁ MONTADAGARRUCHOS 1200 HÁ LAVOURA E PECUARIA 5.800 HÁ Á COMBINARSÃO NICOLAU 470 HÁ COMPLETA 7.500 HÁ COND. A COMBINARSANTA TECLA 350 HÁ COMPLETA 370 SC HÁ ENTRADA + 2 PAGTOSBOSSOROCA 320 HÁ 230 SACOS HÁ 4 PAGTOSSÃO SEPÉ 80 HÁ COMPLETA 12 MIL HÁ A COMBINARTUPANCIRETA 340 HÁ 500 SACOS HÁ A COMBINARIVAI 150 HÁ 400 SACOS HÁ 4 PAGTOSTUPANCIRETA 300 HÁ 20 MIL HÁ Á COMBINARBAGÉ 700 HÁ VALOR R$ 3.500 O HÁ COM SEDE COMPLETA PAGTOS A COMBINARVARIAS AREAS NA REGIÃO COM DIVERSOS TAMANHOS E CONDIÇÕESVENDE-SE : TERRENOSRUA DR. VOLTIER MEDINDO 948M² BARBADA 90 MILRUA PINHEIRO MACHADO MEDINDO 11X50 BARBADA 150 MILRUA .RIO GRANDE DO NORTE UM LOTE NA S. TEREZINHA II 50 MILRUA PADRE CONIGO MAUA COM PADRE ANTONIO COSTA 60 MILBAIRRO SANTA TEREZINHA APARTIR DE 15 MIL

VENDE-SE CASASGENERAL PORTINHO 200 MILJANGO VIDAL VALOR 55 MILGUILHERME COSTA VALOR 40 MILRUA SÃO PAULO VALOR 350 MILRUA SÃO PAULO VALOR 350 MILRUA JOÃO MANOEL VALOR 600 MILRUA BARÃO DO RIO BRANCO 500 MILRUA ANDRADE NEVES 80 MILRUA ANDRADE NEVES 270 MILRUA GENERAL PORTINHO 200 MIL

RUA MARECHAL DEODORO 170 MILVENDE-SE APARTAMENTOSEDIFICIO BISSO 220 MILEDIFICIO VAN GOHG 220 MILEDIFICIO JEDA 190 MILEDIFICIO PONCHE VERDE 200 MILEDIFICIO MAJOR TURIBIO 145 MILEDIFICIO CENTAURO 500 MILVARIOS OUTROS IMOVEIS A DIS-

POSIÇÃO DO JEITO EU VOCE PRO-CURA

Carro de imagens do Google em Cruz AltaUm carro branco

com detalhes que lem-bram mapas e com uma câmera esteve circulan-do por Cruz Alta durante a semana. Mas não é um protótipo de novo mo-delo de automóvel. Esse veículo faz parte de uma frota do Google, que está percorrendo não somen-te o Município mas di-versas cidades gaúchas e de outros oito Estados brasileiros, além do Dis-trito Federal, em busca

de novas imagens em alta qualidade. As imagens são para mapear a malha viária pavimentada, por meio do projeto Street View para o Google Maps, mas ainda sem previsão para ir para a web.

O diretório e execu-tiva do Partido Demo-crático Trabalhista este-ve reunido nesta quinta feira(25), na Câmara de Vereadores de nossa ci-dade, em sessão extra-ordinária, para tratarem de vários assuntos.

O primeiro assun-to foi para homenagear o grande líder nacional Dr. LEONEL DE MOURA BRI-ZOLA, pelos 50 anos do movimento vitorioso da LEGALIDADE, sendo que os companheiros Dr.Paulo Oliveira falou com muita propriedade, historian-do desde Getulio Vargas, chegando a Jânio Quadros com sua renúncia onde iniciou todo o movimento do exercício da democra-

Reunião do PDT

cia na Legalidade.Dr. Aldo Veríssimo

usou da palavra, o ex-presidente Orestes Lusa, discorreu sua admiração pelo Brizolismo e outros também se manifestaram saudando o Movimento à Legalidade.

Os temas discutidos entre os presentes no ple-nário foi a formação dos prováveis candidatos para

administrar o executivo e a nominata dos candidatos a ocuparem as 15 cadeiras no Legislativo Municipal, a partir de 2012.

O tesoureiro do Par-tido Paulo Oliveira, fez a demonstração do balanço financeiro do mês, o qual foi aprovado por unami-dade, informando que o PDT, possui saldo em ban-co e suas contas em dia.

O presidente do Le-gislativo Marino Maran-gon, encerrou os trabalhos agradecendo o grande nú-mero de companheiros presentes e agendou a próxima reunião que será no mesmo local no dia 22 de setembro, a fim de-clinar os nomes dos pré-candidatos a Prefeitura na majoritária e os futuros vereadores do PDT.

Page 15: 27deagosto oexpresso

15O EXPRESSOSábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011

EDITAL DE VENDA DIRETA JUDICIALO leiloeiro e corretor de imóveis José Lázaro Ribeiro Menezes, autorizado pela Exma. Juíza

da Vara do Trabalho de Cruz Alta - RS, Odete Carlin, torna público que promoverá a venda direta dos bens imóveis penhorados nos autos do processo 0128200-29.2005.5.04.0611, movido pelo Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul contra Fundação Universidade de Cruz Alta – Unicruz, consoante decidido nos referidos autos.

PRAZO: as propostas serão recebidas pelo leiloeiro até às 18h do dia 31 de outubro de 2011, no endereço constante ao final.

PREÇO: os imóveis urbanos têm avaliação específica para cada matrícula, sendo a respectiva avaliação considerada como o lance mínimo para a aquisição. Já o preço mínimo para a compra das áreas rurais será de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) por hectare.

CONDIÇÕES: após a homologação das propostas pelo Juízo da Vara do Trabalho de Cruz Alta, os proponentes deverão depositar em conta judicial o valor da entrada, correspondente, no mínimo, a 50% (cinquenta por cento) do valor proposto, bem como a comissão integral do leiloeiro fixada em 3% sobre o valor da venda, em até 5 dias contados de sua intimação, sob pena de multa de 20% (vinte por cento) em favor do exequente. O saldo restante poderá ser quitado em até três anos, sendo nesse caso corrigido pelo Fator de Correção dos Débitos Trabalhistas (FACDT), acrescido de juros simples de 1% ao mês e será garantido por hipoteca sobre o próprio imóvel.

OBJETOS:IMOVÉIS URBANOS:Imóvel matrícula 9.273 – Livro Geral 2, fl. 1, do Cartório de Registro de Imóveis da

Comarca de Cruz Alta: um prédio de alvenaria, sob o nº 286, situado na rua Andrade Neves, no quarteirão formado por mais as ruas General Câmara, João Manoel e Pinheiro Machado, zona urbana desta cidade, e o respectivo terreno medindo 11,90m de frente, por 30m de extensão da frente aos fundos, confrontando: ao Norte, com a rua Andrade Neves, para onde faz frente; ao Sul, com Dr. Frederico Baiocchi; a Leste, com Guilherme Bevilaqua e João Zeiter, ou seus sucessores; e ao Oeste, com sucessores de José Dill Alves. (R.07/9.273 – Penhora. Credor: Unibanco. Processo: 011/1.09.0001355-8). Bem avaliado em R$ 175.000,00 (cento e setenta e cinco mil reais).

Imóvel matrícula 23.196 – Livro Geral 2, fl. 1 do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Cruz Alta: um prédio de alvenaria, sito à rua Andrade Neves, 308, com três pavimentos na frente, três pavimentos ao fundo e dois pavimentos no centro, no quarteirão formado por mais as ruas Pinheiro Machado, João Manoel e Av. General Câmara, zona urbana desta cidade, e o respectivo terreno de forma irregular, medindo 28m de frente, à rua Andrade Neves, ao Norte; da frente aos fundos, de um lado, a Leste, tem 30,25m e divide com imóvel de Isaura Santos; pelo lado Oeste, partindo do alinhamento da rua Andrade Neves, por segmento reto no sentido Norte-Sul, até o comprimento de 30,50m; a partir daí, no sentido Leste-Oeste até o comprimento de 1,50m; a partir daí, no sentido Norte-Sul até o comprimento de 14,17m; a partir daí, no sentido Oeste-Leste, até o comprimento de 7,30m; a partir daí, no sentido Sul-Norte até o comprimento de 10,85m; a partir daí, no sentido Oeste-Leste até a divisa Leste, mede 20,70m, confrontando nos três primeiros segmentos, ao Oeste, com imóveis de Vidal Pereira Nunes Sobrinho e de Glodomar Guitel; nos demais segmentos, ao Sul, com imóveis de sucessores de Frederico Baiocchi e da Unimed. (R.06/23.196 Hipoteca em 1º grau. Credor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A. R.08/23.196 – Penhora. Credor: Maria Antonia Porto Martins. Processo: 0022000-61.2006.5.04.0611. R.10/23.196 – Penhora. Credor: Fazenda Nacional. Processo: 0243400-16.2007.5.04.0611. R.11/23.196 – Penhora. Credor: Fazenda Nacional. Processo: 2006.71.16.002462-1/RS. R.12/23.196 – Penhora. Credor: Fazenda Nacional. Processo: 2009.71.16.000735-1/RS). Bm avaliado em R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais).

IMÓVEIS RURAIS:Imóvel matrícula 33.262 – Livro Geral 2, fl. 1, do Cartório de Registro de Imóveis da

Comarca de Cruz Alta: uma fração de terras de campos e matos, com área de 430.123,80 m2, de forma irregular, situada no distrito da sede do Município de Cruz Alta – RS, assim descrito: uma fração de terras de campos e matos, com área de 430.123,80m2, de forma irregular, situada no distrito da sede do Município de Cruz Alta, possuindo as seguintes confrontações: ao Norte, com imóvel de Braz Caino; ao Sudeste e ao Leste confronta com imóvel da Universidade de Cruz Alta; e, ao Oeste, parte com imóvel de Braz Caino, parte com imóvel da Universidade de Cruz Alta. Conforme AV 6/33.232 – a localização do imóvel desta matrícula situa-se na Rodovia Jacob Della Méa, s/nº, no lugar denominado Parada Benito. (R.03/33.262 – Hipoteca em 1ºGrau. Credor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A. R 4/33.262 – Hipoteca em 2º Grau. Credor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A. R.08/33.262 – Penhora. Credor: Fazenda Nacional. Processo: 2006.71.16.002462-1/RS). Bem avaliado em 550 (quinhentas e cinquenta) sacas de soja, por hectare, em 12 de maio de 2011 .

Imóvel matrícula 33.264 – Livro Geral 2, fl. 1, do Cartório de Registro de Imóveis da

Comarca de Cruz Alta: uma fração de terras de campos e matos, com área de 2.170.837,70m2, de forma irregular, situada no distrito da sede do Município de Cruz Alta – RS, possuindo as seguintes confrontações: ao Norte por duas linhas retas e ao Sudoeste por uma linha sinuosa, com imóvel de propriedade da Fundação Universidade de Cruz Alta; ao Nordeste, com imóvel de Braz Caino; ao Sudeste com imóvel de Pedro Zavagna, Ormuz Jardim dos Santos e outros. Conforme AV 9/33.264 – a localização do imóvel desta matrícula situa-se na Rodovia Jacob Della Méa, s/nº, no lugar denominado Parada Benito. (R.04/33.264 – Hipoteca em 1º Grau. Credor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A. R.05/33.264 - Hipoteca em 2º Grau. Credor: Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A. R.011/33.264 – Arrendamento da parte ideal de 1.589.618,60m². Arrendatários: Bruno Bersch e Irene Elidia Bersch, com direito de preferência sobre a parte arrendada nos termos da lei. R.13/33.264 – Penhora. Credor: Fazenda Nacional. Processo: 2006.71.16.002462-1/RS). Bem avaliado em 550 (quinhentas e cinquenta) sacas de soja, por hectare, em 12 de maio de 2011.

Imóvel matrícula 34.862 – Livro Geral 2, fl. 1, do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Cruz Alta: uma fração de terras de campos, sem benfeitorias, de forma irregular, situada no lugar denominado “Parada Benito” neste Município de Cruz Alta, com área superficial de 285.961,45m2, possuindo as seguintes confrontações: de um lado, ao Norte e Noroeste confronta com três segmentos, sendo um por linha reta, e outros dois por linhas quebradas, com imóveis da Universidade de Cruz Alta; de outro lado, ao Sul, por uma linha reta, confronta com imóvel da Universidade de Cruz Alta; ao Leste, com imóvel da Universidade de Cruz Alta; e ao Sudoeste, por uma linha reta, com imóvel de Olfino Teodoro dos Santos, Braz Schettini, José Cabral, João Marchionatti e Caetano Gambini. Conforme AV 3/34.862 – a localização do imóvel desta matrícula situa-se na Rodovia Jacob Della Méa, s/nº, no lugar denominado Parada Benito. (R.04/34.862 – Penhora. Credor: Unibanco. Processo: 011/1.09.0001355-8). Bem avaliado em 550 (quinhentas e cinquenta) sacas de soja, por hectare, em 12 de maio de 2011.

Imóvel matrícula 34.863 – Livro Geral 2, fl. 1, do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Cruz Alta: uma fração de terras e campos, sem benfeitorias, de forma irregular, situada no lugar denominado “Parada Benito” neste Município de Cruz Alta, com área superficial de 677.286,55m2, possuindo as seguintes confrontações: ao Norte por uma linha reta, com imóvel da Universidade de Cruz Alta; do outro lado confronta, em dois segmentos ao Sudeste e Sudoeste, com imóvel de Ormuz Jardim dos Santos; ao Leste, por três segmentos, sendo dois em linhas retas e um em linha quebrada, confronta com imóvel da Universidade de Cruz Alta; e ao Oeste, em linha reta, por cercas de arame com imóveis de Olfino Teodoro dos Santos, Braz Schettini, José Cabral, João Marchionatti e Caetano Gambini. Conforme AV 7/34.863 – a localização do imóvel desta matrícula situa-se na Rodovia Jacob Della Méa, s/nº, no lugar denominado Parada Benito. (R.06/34.863 – Hipoteca em 1º grau. Credor: Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Planalto Gaúcho – Sicredi Planalto). Bem a valiado em 550 (quinhentas e cinquenta) sacas de soja, por hectare, em 12 de maio de 2011.

Imóvel matrícula nº 34.864 – Livro Geral nº 2, folha 1 do Cartório de RI da Comarca de Cruz Alta-RS, assim descrito: Uma fração de terras de campos e matos (potreiro), sem benfeitorias, de forma irregular, situada no lugar denominado “Parada Benito” neste Município de Cruz Alta, com a área superficial de 189.765,00m², possuindo as seguintes confrontações: ao Sudeste, por um alinha reta com imóveis da Universidade de Cruz Alta; ao Nordeste, por uma linha quebrada em dois segmentos, com imóvel da Universidade de Cruz Alta; ao Sudoeste, por um alinha reta, com imóvel de Olfino Teodoro dos Santos, Braz Schettini, José Cabral, João Marchionatti e Caetano Gambini; e, ao Norte, por um segmento reto e ao Noroeste, por uma linha quebrada, por três segmentos, confronta com imóvel de Braz Caíno. Conforme AV 3/34.864 – a localização do imóvel desta matrícula situa-se na Rodovia Jacob Della Méa, s/nº, no lugar denominado Parada Benito. (R.04/34.864 – Penhora. Credor: Unibanco. Processo: 011/1.09.0001355-8). Bem avaliado em 550 (quinhentas e cinquenta) sacas de soja, por hectare, em 12 de maio de 2011.

INTIMAÇÃO: os interessados, lindeiros, arrendatários, credores hipotecários ou a quem mais interessar ficam por este intimados para apresentar suas propostas, cientes das condições aqui referidas.

REUNIÃO: Os proponentes ficam cientes de que poderão participar da reunião com o leiloeiro a ser realizada no dia 27 de outubro de 2011 às 16h na Vara do Trabalho de Cruz Alta, ocasião em que serão prestados esclarecimentos acerca das propostas e da tramitação da venda judicial.

ENDEREÇO PARA ENTREGA DAS PROPOSTAS: José Lázaro Ribeiro Menezes, corretor e leiloeiro, domiciliado na rua Barão do Triunfo, 1880 – Santa Maria – RS – CEP 97015-070 – telefones 55-3226-8666 e 55-9972-0707.

José Lázaro Ribeiro Menezes Leiloeiro e Corretor

Escritório /Depósito: Rua Barão do Triunfo, 1880/1892 CEP 97015-070 Santa Maria/RS Fone:(55)3226-8666Rua 13 de Maio, 1400 CEP 97573-500 Sant’Ana do Livramento /RS Fone: (55)3241-3401

Rua Pinheiro Machado 1781 Cruz Alta /RS CEP 98010-750www.santamarialeiloes.com.br

Page 16: 27deagosto oexpresso

QuiNtA-feirA 18 de Agosto de 2011Sábado e domingo, 30 e 31 de julho de 2011 O EXPRESSO16PREVISÃO DO TEMPO:Novas áreas de instabilidade que se or-

ganizam como uma frente fria vão provo-car muita chuva no Rio Grande do Sul entre quinta e sexta-feira. No sábado, chove em todas as áreas. A chuva mais intensa deve ocorrer entre o norte gaúcho.

SÁBADO:Mín.: 12ºCMáx.: 24ºC

DOMINGO:Mín.: 18ºCMáx.: 20ºC

SEGUNDA:Mín.: 16ºCMáx.: 19ºC

Sol e aumento de nuvens.Pancadas de chuva à tarde

Chuvoso durante o dia e a noite Chuvoso durante o dia e a noite

Jantar “Cruz Alta empreendedora”

Domingo desfile dos 190 anos de Cruz Alta

A ACI-Cruz Alta, em parceria com o SEBRAE promovem na terça-feira, 30 de agosto, o jantar de apresentação do projeto “Cruz Alta Empreendedora

– rumos aos desafios”.O evento acontece no restaurante

Buon Mangiare, às 18h59min, com in-vestimento de R$ 20,00.

Neste domingo, 28 de agosto, acontece o Desfile alusivo aos 190 anos de Cruz Alta, onde

participam as Escolas Municipais de Cruz Alta e mais duas Estaduais.

O desfile terá início às 14 horas, sendo que a concentração das es-colas inicia às 13 horas, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes. O desfile só não aconte-ceu no dia 18 de agosto em virtude de já estar programado o 4º Moto Fest.

Além das Escolas Estaduais e Municipais,

está confirmada a parti-cipação do Moto Clube de Cruz Alta (que abre o desfile), Clube Inter-nacional, Arranca, Cru-zaltense, as Prendas da 31ª Coxilha Nativista, o Clube de Aventurei-ros Anjos da Natureza, Conselho Municipal dos Direitos das Pes-soas com Deficiência, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desen-volvimento Social e Se-cretaria de Habitação.

Sábado e domingo, 27 e 28 de agosto de 2011