20131 direito empresarial-licao01

Upload: larissa-de-souza

Post on 22-Feb-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 7/24/2019 20131 Direito Empresarial-licao01

    1/13

    Lio 01 / 1

    ndice

    1. A Evoluo da Sociedade e as Regras de Conduta

    2. Sociedade e Direito

    3. Ordenamento Social

    3.1. Ordenamento Jurdico

    4. O Estado Democrtico de Direito

    5.Conceito de Direito

    6. Fontes de Direito

    7. Direito Pblico e Direito Privado

    7.1. Ramos do Direito Pblico

    7.2. Ramos do Direito Privado

    8. Concluso

    9.Notas Complementares

    10.Referncias

    Direito Empresarial

    Lio 01

    Introduo ao Estudo do Direito

  • 7/24/2019 20131 Direito Empresarial-licao01

    2/13

    Lio 01 / 2

    1. A Evoluo da Sociedade e as Regrasde CondutaO homem nem sempre resolveu seus conflitos utilizando-se da razo, da inteligncia. Outrora tais conflitoseram dirimidos de forma instintiva.

    O direito nasce a partir do momento em que o homem comea a estudarformas de regrar a conduta entre ele e seu semelhante.

    Neste sentido, filosofava Kant citado na obra de Francisco Weffort (p. 86, 1991)

    Para compreendermos o fenmeno jurdico cremos que a melhor opo seria de reportarmos como numa mquina do tempo a perodos antigos e de l para c trilharmos a trajetriaevolutiva dessa cincia.

    Evoluo do homemmoderno

    O homo habilis, por volta de 2.300 a.C., no se sabe exatamente por que, passou a ter hbitos de um sercarnvoro. Desde ento, percebeu que deveria caar para alimentar-se. O problema que nem todos teriamas mesmas condies de caar, devido ao biotipo, idade ou outros elementos, tais como os velhos, ascrianas e as mulheres nos perodos mais avanados de gestao, etc.

    Cientistas afirmam que o fato do homo habilis ir caa, alimentar-se e trazerconsigo o que restava para seu bando, configura a primeira forma de sociedadeat ento estudada. Essa seria a forma primitiva de sociedade e o alimento aprimeira idia de propriedade,na viso de Maximillianus (p.13, 2001).

    Por ser inerente ao homem viver em grupo com seus pares, essa rude forma societria expande-se at galgaro patamar de tribo. Podemos dizer que o convvio humano, por mais simples que seja, passvel dedivergncias. Ento, mesmo nessas tribos primitivas j existiam regras de conduta e hierarquia. Opoder era do mais forte, do mais rpido, do mais temido. O elo entre o poder do chefe tribal e os poderes

    divinos quase sempre era inevitvel.

  • 7/24/2019 20131 Direito Empresarial-licao01

    3/13

    Lio 01 / 3

    Aps a descoberta da escrita, destacamos as grandes e antigas civilizaes como Grcia, Egito e Roma.Os seres humanos criaram imprios at ento nunca vistos. O aglomerado humano era grande e as regras deconvivncia concentravam-se agora nas mos dos imperadores e dos grandes sbios e sacerdotes.

    Imprios: povos unidos por regras, culturas e noes comuns.

    Na Grcia antiga, o direito e a religio confundiam-se. O mesmo evento se verificava no antigo Egito, onde ofara era visto como um deus vivo. S no Imprio Romano consegue-se apartar direito de religio. l obero de nossa cultura jurdica. Os romanos j distinguiam o direito civil do direito das gentes,escreveram a Lei das XII Tbuas e governaram o imprio absorvendo a cultura estrangeira,separando norma jurdica de norma divina.

    Historiadores e cientistas do direito afirmamque a Idade Mdia foi marcada por umretrocesso. O poder estava nas mos do rei, mas tambmnas daIgreja, dos senhores feudais e, mais tarde, comas corporaes. O ideal divino mistura-se ao direito novamente.

    Coma ruptura do modelo feudal e a chegada da Era Moderna, do capitalismo, da burguesia e dos Estados centralizados, a Europa Continental respiranovamente os ares do antigo direito romano, agora comnova roupagem, adequado realidade. Numprimeiro momento o Absolutismo Monrquico

    impera. A fora da massa burguesa abre o mercado e toma o poder.

    ComNapoleoo mundo apresentado idia da codificao do direito. Aps a Revoluo Industrial, o direito atendia aos caprichos da burguesia,adequando-se, ainda que empropores bemnfimas, aos anseios do proletariado. A Revoluo Francesa estrutura os direitos de primeira dimenso e

    assimvai sendo construda a ordemjurdica das democracias ocidentais.

  • 7/24/2019 20131 Direito Empresarial-licao01

    4/13

    Lio 01 / 4

    2. Sociedade e Direito

    Vislumbramos de forma sucinta a evoluo do direito durante os tempos. Sabemos que onde existir relao

    humana sempre haver necessidade de regras.Grandes pensadores j citavam a dependncia do homemem viver junto aos seus semelhantes. Aristteles pregava que o homem um animal poltico (zoopoliticum). Martins Fontes ressaltava que o homem obedece ao Esprito Gregrio, um ser que vive embando como os pssaros.

    Pode-se dizer que o homem vincula-se a dois mundos: o mundo natural que fazemos parte dele eformamos com os outros seres uma nica unidade e o mundo cultural que nos destacamos dos demaisseres devido nossa inteligncia. O direito surge no mundo cultural, pois fruto da inteligncia humana.Como dito na bela digresso de Reale (p.9, 2002):

    No pensem que haja s continentes geogrficos,formados de terra, mar, etc. H continentes de outranatureza, que so os da histria e da cultura, os doconhecimento e do operar do homem.

    Os primeiros conflitos de interesse foram delimitados pela vontade do mais forte (seleo natural). Com opassar dos tempos, o homem percebe que importante estudar formas de resolver Seus conflitos maiscivilizadamente. Os estudos para regrar o comportamento humano criaram os que hoje em dia chamamosordenamento social.

  • 7/24/2019 20131 Direito Empresarial-licao01

    5/13

  • 7/24/2019 20131 Direito Empresarial-licao01

    6/13

    Lio 01 / 6

    4. O Estado Democrtico de Direito

    Nos dias atuais, a maior parte dos pases do mundo so considerados Estados Democrticos de Direito. Isso

    ocorreu a partir da Revoluo Francesa e da Revoluo Americana, ambas objetivando liberdade,igualdade e fraternidade.

    Os Estados Democrticos de Direito [2] so constitudos a partir de uma Constituio democrticaque deve contemplar em seu bojo normas de organizao do Estado e os direitos individuais dapessoa humana.

    A atual Constituio da Repblica Federativa do Brasil trata da organizao do nosso pas do art.1 ao art.4. E dosdireitos individuais e coletivos da populao brasileira em seu art.5.

    4.1. Elementos do Estado Democrtico de Direito

    Contrariando os Estados Ditatoriais, os democrticos possuem como objetivo geral a realizao do bem estare da ordem social, objetivo do bem comum, logo, os Estados de Direito, para serem constitudos, deveropossuir os seguintes elementos:

    Populao: o conjunto de pessoas que habitam o territrio de um Estado e estsubordinado ao seu ordenamento jurdico.

    Territrio:Compreende o espao geogrfico, martimo, subsolo, espao areo,embaixadas, aeronaves e embarcaes a servio do Estado. So as reas onde oordenamento jurdico estatal dever prevalecer.

    Soberania: a independncia nacional. O reconhecimento internacional de que um

    determinado Estado de Direito existe e deve ser respeitado como tal.

    Ordenamento jurdico:So as normas jurdicas criadas pelo Estado e possuem a funode uniformizar as condutas sociais. Normas oficializadas que podero ser exigidas atravsda fora Estatal. Garantidoras da ordem e do bem comum.

  • 7/24/2019 20131 Direito Empresarial-licao01

    7/13

    Lio 01 / 7

    5.Conceito de Direito

    Nesse diapaso podemos dizer que Direito a Cincia que estuda as normas de conduta social oficializadas

    pelo Estado. Normas que possuem o objetivo de organizar a sociedade em busca do bem comum.

    Entende-se como normas de direito as normas denominadas jurdicas, que se transgredidas, podero serexigidas atravs da fora estatal. Tais normas podem ser criadas pelo:

    Poder Legislativo: (leis, tratados, acordos, etc.). O artigo 1 pargrafo nico da Constituio daRepblica de 1988 determina que todo poder emana do povo que o exercer atravs de representanteseleitos. O artigo 2 trs as trs funes, ou trs poderes presentes em nosso Pas: o Legislativo, oExecutivo e o Judicirio. No existe entre eles hierarquia. Devem trabalhar de maneira harmnica eindependente. Tem como principal funo a elaborao dos projetos de leis e emendas constitucionais. representado pela Cmara dos Deputados e Senado a nvel federal. Pelos Deputados Estaduais a nvelestadual. E pelas cmaras de vereadores nos mais de 5000 municpios espalhados pelo Brasil.

    Poder Executivo: (medida provisria, decretos, etc.). Tem como principal funo a administrao dosentes pblicos de acordo com a lei. O Presidente da Repblica o chefe do executivo nacional. OGovernador de Estado representa o executivo estadual. E o Prefeito representa o executivo municipal.

    Poder Judicirio: (sentenas e acrdos). Possui como funo principal a de julgar os conflitos deinteresse sociais de acordo com as leis e outras fontes de direito como a doutrina e a jurisprudncia.

    Conceito de Direito: muito difcil conceituar o Direito. Existem muitas teorias a cerca detal conceito como por exemplo: o conceito positivista, naturalista, realista, kelseniano,tridimensional, entre outros.

    importante lembrar que o pargrafo nico do art. 1 da Constituio nacional, determina que: todo poderemana do povo que o exercer por meio de representantes eleitos ou diretamente... significa dizer que aovotar, estamos exercendo o Direito Constitucional de escolher nosso representante, sendo que talrepresentante ser responsvel pela criao, revogao, ou reforma do ordenamento jurdico estatal de acordocom sua respectiva funo.

  • 7/24/2019 20131 Direito Empresarial-licao01

    8/13

    Lio 01 / 8

    6. Fontes de Direito

    Chamamos de fontes de direito, todo o contedo que nos possibilite conhecer o direito.

    Se voc, a qualquer hora do dia, achar que um direito seu foi desrespeitado por terceiro, ver que importante conhecer as fontes desse direito para ter a possibilidade de lutar por ele. O desrespeito ao direitodas pessoas pode ocorrer no servio, no shopping, no supermercado, no transito, no lazer, na escola, e atmesmo na prpria residncia. Se isso acontecer, o prejudicado dever buscar nas fontes de direito aargumentao para, se necessrio, pleitear no Poder Judicirio o reparo ao dano causado.

    Principais fontes do nosso direito:

    Os fatos sociais: em funo dos fatos sociais que o Estado passa a criar regras deconduta social denominadas normas jurdicas. Por isso, podemos dizer que os fatos sociaiscontribuem para a criao do Direito, sendo assim tambm denominados fontes do direito.

    O ordenamento jurdico:A Constituio, leis e demais normas jurdicas.

    A doutrina jurdica:Livros escritos pelos estudiosos do direito.

    A jurisprudncia:So as decises dos tribunais.

  • 7/24/2019 20131 Direito Empresarial-licao01

    9/13

    Lio 01 / 9

    7. Direito Pblico e Direito Privado

    Como vimos anteriormente, o Direito a Cincia que estuda as normas jurdicas criadas pelo Estado. Essa

    Cincia una e indivisvel, como a Medicina, a Fsica, a Matematica, a Biologia, entre outras.

    A Medicina, por exemplo, uma Cincia una. Porm, por motivos didticos, dividimos tal cincia em diversosramos de estudo como: Cardiologia, Pediatria, Neurologia, Urologia etc. Da mesma maneira ocorre com oDireito.

    Cincia una, mas, para fins de estudo podemos dividi-la em ramos como: Direito Constitucional, DireitoPenal, Direito Tributrio, Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Civil, Direito Empresarial, entreoutros.

    Os referdos ramos do Direito, so diferenciados pela doutrina jurdica pelo Ramo do Direito Pblico e peloRamo do Direito Privado, que veremos com mais detalhes a seguir:

    7.1. Ramos do Direito Pblico

    Direito Constitucional

    Direito Penal

    Direito Administrativo

    Direito Tributrio

    Direito Previdencirio

    Direito Ambiental

    Direito Penal e Processual

    Direito Internacional etc.

  • 7/24/2019 20131 Direito Empresarial-licao01

    10/13

    Lio 01 / 10

    Em regra so aqueles onde o Estado figure como polo da relao jurdica. Por exemplo:

    1. Nas relaes de direito penal, o Estado exercer o papel de autor da ao penal em casos dehomicidio.

    2. Nas relaes de Direito tributrio, o Estado figurar como sujeito ativo ao legislar e cobrar ostributos previstos em lei.

    7.2. Ramos do Direito Privado

    Direito Civil

    Direito Empresarial

    Em regra so aqueles onde o Estado no figure como polo da relao jurdica. A relao jurdica fica a cargodos entes particulares, ou at mesmo pblicos que no estejam na funo governamental. Por exemplo:

    1. Nas relaes contratuais de direito Civil, como: Contrato de compra e venda, locao, relaes deconsumo, famlia, etc.

    2. Nas relaes de Direito Empresarial, onde devero participar sempre empresas: contrato social,nome empresarial, sociedade empresarial, contrato de franquia, ttulos de crdito etc.

  • 7/24/2019 20131 Direito Empresarial-licao01

    11/13

  • 7/24/2019 20131 Direito Empresarial-licao01

    12/13

    Lio 01 / 12

    9.Notas Complementares

    1.

    O ordenamento jurdico

    Seguindo uma hierarquia, o ordenamento jurdico possui como sua norma mais importante aconstituio, sendo que todas as demais normas devem estar de acordo com seus princpios para seremvalidadas.

    A partir deste ponto, aps classificarmos as normas jurdicas como originrias do poder Estatal, de sumaimportncia conhecer, de maneira breve, o Estado Democrtico de Direito e seus elementos.

    2.

    Os estados democrticos

  • 7/24/2019 20131 Direito Empresarial-licao01

    13/13

    Lio 01 / 13

    10.Referncias

    REALE, Miguel. Lies Preliminares de Direito.27 ed. So Paulo: Saraiva 2004. (Captulos I, III e IV).

    SECCO, Orlando de Almeida. Introduo ao Estudo do Direito.9 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.(Captulos II e III).