simulado do spaece 20131

5
 EEM Branca Carneiro de Mendonça SIMULADO DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA (SPAECE 2013)  1º ____ Nome: ____ Turno:  Professores de Português: Adriana, C ristiane, Hilcélia, Nathalia, Simone, Socorro, Vanessa. Professores de Matemática: Marilene, Nathalia, 28/10/2013 Leia o texto para responder a questão abaixo: Boa Ação (...) De repente, zapt, a cusparada veio lá do alto do edifício e varreu-lhe o braço direito que nem onda de ressaca. Horror, nojo, revolta: no meio das três sensações, o triste consolo de não ter sido no rosto, nem mesmo no vestido. Como limpar aquilosem se sujar mais?  Teve ímpeto de atravessar a rua, a praia, meter-se de ponta cabeça no mar. Depois veio a ideia de entrar no primeiro edifício, apertar a primeira campainha, rogar em pranto à dona da casa: Me salve desta imundície!  ANDRADE, Carlos Drummond de. Boa ação. In: Seleta em  prosa e verso. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971. O uso das aspas no trecho Me salve desta imundície!revela  A) A revolta pela situação vivida; B) A intenção de fala do personagem; C) O destaque dado a palavras do texto; D) O estranhamento da personagem diante do fato. Leia o texto abaixo e responda. Toca o despertador e meu pai vem me chamar:  Levanta, filho, levanta, tá na hora de acordar. Uma coisa, no entanto, impede que eu me levante: sentado nas minhas costas, há um enorme elefante. Ele tem essa mania, todo dia vem aqui. Senta em cima de mim, e começa a ler gibi. O sono, que estava bom, fica ainda mais pesado. Como eu posso levantar  Com o bichão aí sentado? O meu pai não vê o bicho, deve estar ruim de vista. Podia me deixar dormindo, enquanto ia ao oculista... Espera um pouco, papai... Não precisa ser agora. Daqui a cinco minutos o elefante vai embora! Mas meu pai insiste tanto, que eu levanto, carrancudo. Vou pra escola, que remédio, Com o bicho nas costas e tudo!  Nos versos "Vou pra escola, que remédio, com o bicho nas costas e tudo!".O ponto de exclamação no final enfatiza que o menino ficou  A) Conformado; B) Admirado; C) Assustado; D) Desconfiado. Leia o texto abaixo e responda.  ...Comprei uma TV dessas novas fininhas, de pendurar na parede.   Agora só precisamos de parede. Esse texto critica:  A) A pobreza; B) O consumismo; C) A política; D) A tecnologia. Texto para as questões 04 e 05 

Upload: sandro-olimpio-silva-vasconcelos

Post on 18-Oct-2015

1.492 views

Category:

Documents


18 download

TRANSCRIPT

Questo 01

EEM Branca Carneiro de Mendona SIMULADO DE PORTUGUS E MATEMTICA (SPAECE 2013)1 ____

Nome: N ____ Turno: _______

Professores de Portugus: Adriana, Cristiane, Hilclia, Nathalia, Simone, Socorro, Vanessa. Professores de Matemtica: Marilene, Nathalia, 28/10/2013

Leia o texto para responder a questo abaixo:

Boa Ao

(...) De repente, zapt, a cusparada veio l do alto do edifcio e varreu-lhe o brao direito que nem onda de ressaca. Horror, nojo, revolta: no meio das trs sensaes, o triste consolo de no ter sido no rosto, nem mesmo no vestido.Como limpar aquilo sem se sujar mais? Teve mpeto de atravessar a rua, a praia, meter-se de ponta cabea no mar. Depois veio a ideia de entrar no primeiro edifcio, apertar a primeira campainha, rogar em pranto dona da casa: Me salve desta imundcie!ANDRADE, Carlos Drummond de. Boa ao. In: Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1971.

O uso das aspas no trecho Me salve desta imundcie! revela

A) A revolta pela situao vivida;B) A inteno de fala do personagem;C) O destaque dado a palavras do texto;D) O estranhamento da personagem diante do fato.

Leia o texto abaixo e responda.

Toca o despertador e meu pai vem me chamar: Levanta, filho, levanta, t na hora de acordar.Uma coisa, no entanto, impede que eu me levante:sentado nas minhas costas, h um enorme elefante.Ele tem essa mania, todo dia vem aqui.Senta em cima de mim, e comea a ler gibi.O sono, que estava bom, fica ainda mais pesado.Como eu posso levantarCom o bicho a sentado?O meu pai no v o bicho, deve estar ruim de vista.Podia me deixar dormindo, enquanto ia ao oculista...Espera um pouco, papai... No precisa ser agora.Daqui a cinco minutos o elefante vai embora!Mas meu pai insiste tanto, que eu levanto, carrancudo.Vou pra escola, que remdio,Com o bicho nas costas e tudo!

Nos versos "Vou pra escola, que remdio, com o bicho nas costas e tudo!".O ponto de exclamao no final enfatiza que o menino ficou

A) Conformado;B) Admirado;C) Assustado; D) Desconfiado.

Leia o texto abaixo e responda.

...Comprei uma TV dessas novas fininhas, de pendurar na parede. Agora s precisamos de parede.

Esse texto critica:

A) A pobreza;B) O consumismo;C) A poltica;D) A tecnologia.

Texto para as questes 04 e 05

No ltimo quadrinho, a expresso do gato sugere:

A) Cansao;B) Desprezo;C) Esperteza;D) Preguia.

No ltimo quadrinho, Garfield faz uso da linguagem:

A) Padro;B) Regional;C) Coloquial;D) Formal.

Leia o texto abaixo.Essa Velhinha

- Desculpe entrar assim sem pedir licena... - Doena! - No,... quem est doente? - Mas quem est doente? - No Sorriu o homem -, a senhora entendeu errado. - Resfriado? - Ora... quer dizer... bem, eu estava l fora e ... - Xi! Catapora? - Senhora, por favor no confunda... - Caxumba!!! Cuidado, menino, isso perigoso... Sabe, sei fazer um chazinho muito bom pra caxumba.

Os pontos de exclamao em Caxumba!!!, exprimem

A) Entusiasmo;B) Dor;C) Espanto; D) Tristeza.

Leia o texto abaixo.Novato

Aquele advogado recm-formado montou um luxuoso escritrio num prdio de alto padro na Avenida Paulista e botou na porta uma placa dourada: Dr. Antnio Soares Especialista em Direito Tributrio.No primeiro dia de trabalho, chegou bem cedo, vestindo o seu melhor terno, sentou-se atrs da escrivaninha e ficou aguardando o primeiro cliente. Meia hora depois, batem porta.Rapidamente, ele apanha o telefone no gancho e comea a simular uma conversa: Mas claro, Sr. Mendona, pode ficar tranquilo! Ns vamos ganhar esse negcio! O juiz j deu parecer favorvel! Sei... Sei... Como? Meus honorrios? No se preocupe, o senhor pode pagar os outros 50 mil na semana que vem! claro!... O senhor me d licena agora que eu tenho um outro cliente aguardando, ok? Obrigado... Um abrao!Bate o fone no gancho com fora e vai atender o rapaz que o aguarda: Pois no, o que o senhor deseja? Eu vim instalar o telefone...Disponvel em:. *Adaptado: Reforma Ortogrfica.O trecho em que o uso das reticncias sugere mal-estar A) Sei... Sei...;B) claro!...;C) Obrigado... Um abrao!;D) Eu vim instalar o telefone....

Leia o texto abaixo e responda.

A carta de Pero Vaz de CaminhaA Carta conhecida como Carta de Pero Vaz de Caminha tambm conhecida como Carta a el-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil, um documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou suas primeiras impresses sobre a terra descoberta. []Vaz de Caminha era escrivo da frota de Pedro lvares Cabral, e redigiu essa carta para Dom Manoel I para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras. []A carta o exemplo tpico do deslumbramento dos Europeus para com o novo. No caso, o Novo Mundo como era chamado as Amricas. Caminha documenta algumas caractersticas fsicas da terra encontrada e o momento em que viram um monte, denominado logo depois por Pedro lvares Cabral como Monte Pascoal. Logo aps disso, ele narra o desembarque dos Portugueses na praia e o primeiro contato com os ndios onde praticam o primeiro escambo (troca de mercadorias). Ele (Vaz de Caminha), narra tambm a primeira missa realizada na terra descoberta.Em 2005, este documento foi inscrito no Programa Memria do Mundo da Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO).RODRIGUES, Pedro Augusto Rezende. Disponvel em: .Acesso em: 8 abr. 2012. Fragmento.

No Texto, no trecho ... o primeiro escambo (troca de mercadorias)., os parnteses foram usados para

A) Acrescentar uma reflexo;B) Apresentar uma crtica;C) Destacar uma expresso;D) Inserir uma explicao.

Leia o texto e responda.

Tintura milionria

A apresentadora Anglica recebeu uma proposta de 1,5 milhes de reais de uma gigante de tinturas para cabelos para pintar de ruivo suas louras melenas. No topou. No porque se importe de ficar ruiva mas que achou pouco.(VEJA, n19, 12 de maio de 2004, p. 37)

O travesso foi usado no texto para

A) Comentar a quantia que seria paga;B) Destacar a opinio do autor;C) Explicar a cor da tintura;D) Iniciar a fala da apresentadora.

Leia o texto abaixo.

Qual a diferena entre a ona, o tigre e o leopardo?

Marcelo Garcia, 8 anosSorocaba SP

Os trs so felinos, carnvoros e timos caadores. Eles possuem presas grandes e garras que se escondem embaixo da pele. Mas so espcies diferentes. A ona vive nas Amricas, tem pelo cheio de manchas com uma pinta preta no meio. J o leopardo vive na sia e na frica e tambm tem manchas, mas sem a pinta preta no meio. O tigre habita na sia e no tem manchas, mas listras. O curioso que o desenho das manchas ou listras diferente de um animal para outro, como nossas impresses digitais. Assim, no existem dois tigres, onas ou leopardos iguais. Revista Recreio, n252, 2005

Esse texto trata:

A) Das diferenas e semelhanas entre o tigre, a ona e o leopardo;B) Das diferenas e semelhanas entre as moradias dos animais;C) Dos hbitos dos felinos;D) Dos hbitos dos carnvoros.

Texto para as questes 11 e 12.

Com base na leitura desse texto, pode-se dizer que o homem foi vrias vezes resolver o problema, mas:

A) A atendente sempre pedia novas informaes;B) Ele sempre desistia de esperar;C) A atendente sempre se recusava a atender;D) Ele sempre trazia uma coisa nova.

A palavra AH!!, no ltimo quadrinho, est escrita com letras maiores :

A) Para enfatizar a reao de desespero do homem;B) Porque a palavra sem sentido;C) Para enfatizar a reao de satisfao da mulher;D) Porque a palavra pequena.

E como eles desapareceram?

Os dinossauros viveram sobre a Terra durante 160 milhes de anos. E como desapareceram completamente? Cientistas explicam que h 65 milhes de anos, caiu no planeta um meteoro de aproximadamente 10 quilmetros. O impacto teria sido to violento que abriu uma cratera com 200 quilmetros. Uma espcie de nuvem de poeira grossa tampou a luz solar durante seis meses. A Terra resfriou, as plantas no podiam fazer fotossntese, e os animais no tinham o que comer. Resultado: todos os dinossauros morreram.

Brasil Almanaque de Cultura Popular, n. 121, 2009, p. 26.(P050272A9_SUP)

A expresso durante 160 milhes de anos. Indica

A) Modo;B) Tempo;C) Lugar;D) Casa.

Vim em 1960 e fui dar aula no Colgio Salesiano de Recife. Logo na primeira semana fui chamado pela direo: um pai se queixara de que eu ofendera sua filha. que eu dissera "Cale-se rapariga" sem saber que no Nordeste, rapariga significa prostituta.

No trecho ...um pai se queixara..., a palavra destacada um exemplo de

A) Linguagem tcnica;B) Linguagem coloquial;C) Expresso regional;D) Linguagem formal.

Caminhos da realeza

A Estrada Real ligava, inicialmente, a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, no Rio de Janeiro. Com o tempo, mais dois caminhos foram abertos. O primeiro passou a ligar Ouro Preto cidade do Rio de Janeiro.Depois a estrada se estendeu at a atual Diamantina. Alm de percorrer diversos ecossistemas, como Mata Atlntica e Cerrado, a estrada passa por vrias unidades de conservao estaduais e federais.CHAVES, Lucas; SOARES, Jssica. Caminhos da Realeza. Revista Manuelzo, Belo Horizonte, n. 46, ano 11, julho de 2008.

Na frase Depois a estrada se estendeu at a atual Diamantina., o termo destacado indica:

A) Dvida;B) Lugar;C) Modo;D) Tempo.

Como uma onda

Nada do que foi serDe novo do jeito que j foi um diaTudo passa, tudo sempre passarA vida vem em ondas, como um marNum indo e vindo infinitoTudo que se v no Igual ao que a gente viu h um segundoTudo muda o tempo todo no mundoNo adianta fugir,Nem mentir pra si mesmo agoraH tanta vida l foraE aqui dentro sempreComo uma onda no mar

SANTOS, Lulu; MOTA, Nelson. Como uma onda. In: SANTOS, Lulu. CD O ltimo romntico. BMG Ariola 255157-2, 1987.

No Texto , a palavra destacada em A vida vem em ondas, como um mar (v. 4) exprime uma ideia de:

A) Alternncia;B) Comparao;C) Finalidade;D) oposio.

Leia o texto abaixo.A venda de produtos e servios se desenvolveu enormemente nos ltimos 25 anos. Hoje, se uma empresa no tem uma boa imagem, no causa boa impresso primeira vista, e isso ir certamente refletir-se em sua receita.Desde que nascemos, comeamos a nos acostumar com um mundo de smbolos e logotipos. Esses smbolos so teis a quem produz, vende ou consome, porque distinguem e identificam a marca num contexto complexo e global. Permitem tambm a sua divulgao de forma racional, reduzindo o tempo necessrio concretizao de negcios. Antigamente os compradores solicitavam a espcie de produto de que necessitavam aos vendedores. A marca era indicada por estes. Hoje em dia, com o crescimento do nmero dos pontos de venda por autosservio, os elementos institucionais que identificam as marcas so fundamentais. Uma marca conhecida garante que determinado produto ou servio igual ao consumido anteriormente.STRUNCK, Gilberto Luiz. Identidade visual: a direo do olhar. Rio de Janeiro: Europa, 1989.

Na frase Hoje, se uma empresa no tem uma boa imagem, no causa boa impresso primeira vista e isso ir certamente refletir-se em sua receita., a palavra receita pode ser substituda por

A) Rendimento;B) Dbito de conta corrente;C) Frmula qumica;D) Prescrio mdica.

Texto para as questes 18 e 19.

Disponvel em: . Acesso em: 26 jun. 2010.

No ltimo quadrinho, a expresso Bah! revela que a menina ficou:

A) Aborrecida;B) Desolada;C) Enojada;D) Indiferente.

No ltimo quadrinho, no trecho Pensei que voc fosse se transformar num pipoqueiro, padeiro..., as reticncias foram usadas para indicar:

A) Interrupo;B) Hesitao;C) Continuao;D) Omisso.

Quanta pressa!

Como vc apressada! No lembra que eu disse antes de vc viajar que eu ia pra fazenda do meu av? Quem mandou no dar notcias antes deu ir pra l?!?!?!:-Vc sabia. Eu avisei. Vc no presta ateno no que eu falo?Quando ficar mais calma eu tc mais, t legal?:-*MnicaPINA, Sandra. Entre e-mails e acontecimentos. So Paulo: Salesiana, 2006. Fragmento.

No trecho Quem mandou no dar notcias antes deu ir pra l?!?!?!, a pontuao empregada sugere

A) Aceitao;B) Indignao;C) Compreenso;D) Dvida.