direitomossoro.files.wordpress.com  · web viewprof(s): jonas, vÂnia, Ítalo. questÕes de 01 a...

22

Click here to load reader

Upload: lamkiet

Post on 01-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALO. QUESTÕES DE 01 a 16 [QUESTÃO – 01] Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ5ª SÉRIE – 2011.2

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - RECURSOS

PROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALOQUESTÕES DE 01 a 16

[QUESTÃO – 01]Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:I- O juízo a quo não pode analisar o cabimento ou a tempestividade do recurso de apelação, devendo remeter os autos diretamente para o juízo ad quem.II- Segundo o princípio da fungibilidade, o Juízo está autorizado a receber o recurso em caso de erro grosseiro.III- São requisitos de admissibilidade, dentre outros: legitimidade, preparo e regularidade formal.IV – Na remessa necessária (reexame necessário) o processo subirá ao tribunal ainda que não haja recurso voluntário, desde que pago o preparo.Quantas alternativas estão CORRETAS?a) I e II.b) II e III.c) apenas a III.d) III e IV.

[QUESTÃO – 02]Acerca dos recursos, segundo a jurisprudência e as normas processuais, marque a alternativa CORRETA:a) O Ministério Público pode interpor recurso quando atuar como fiscal da lei, ainda que não haja recurso da parte.b) O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem anuência do recorrido, desistir do recurso, exceto se houver recurso adesivo.c) O Ministério Público tem legitimidade para recorrer nos processos em que oficiou como parte, mas não naqueles em que atuou como fiscal da lei.d) No prazo de 03 (três) dias após a interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção.

[QUESTÃO – 03]Assinale a alternativa CORRETA: a) Nega-se provimento ao recurso quando o recurso não preenche os requisitos de admissibilidade;b) São espécies recursais: apelação, recurso adesivo, agravo de instrumento;c) Em regra, o juízo deverá conceder efeito devolutivo e suspensivo à apelação;d) Chama-se de sucedâneos recursais os recursos que não se encontram previstos no CPC.

[QUESTÃO – 04]Assinale a alternativa CORRETA:a) Recurso é o meio processual que a lei coloca à disposição das partes, do Ministério Público e de um terceiro interessado/prejudicado, a viabilizar, dentro de uma mesma relação jurídica processual, a anulação, a reforma, a integração ou o aclaramento da decisão judicial impugnada;b) As ações autônomas de impugnação são formas de recursos manejadas no primeiro grau de jurisdição;c) No caso de recurso de apelação, o juízo a quo não realiza juízo de admissibilidade.d) O juízo de admissibilidade tem natureza privada.

[QUESTÃO – 05]Com relação ao recurso de apelação, assinale a assertiva INCORRETA:a) É defeso ao tribunal conhecer de questões suscitadas e discutidas no processo que não tenham sido apreciadas na sentença.b) Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelação devolverá ao tribunal o conhecimento dos demais.c) Extinto o processo sem julgamento do mérito, o tribunal poderá julgar desde logo a lide, se a causa versar sobre questão exclusivamente de direito e estiver em condições de imediato julgamento.d) A insuficiência no valor do preparo implicará deserção se o recorrente, intimado, não vier a supri-lo no prazo de 05 dias.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 1

Page 2: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALO. QUESTÕES DE 01 a 16 [QUESTÃO – 01] Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ5ª SÉRIE – 2011.2

[QUESTÃO – 06]Quando o tribunal provê apelação contra sentença de mérito, reconhecendo, entretanto, a litispendência, com extinção sem julgamento do mérito, a doutrina identifica este fenômeno como:a) efeito expansivo subjetivo.b) efeito diferido autêntico.c) efeito expansivo objetivo interno.d) efeito expansivo objetivo externo.

[QUESTÃO – 07]O recurso de apelação será recebido somente no efeito devolutivo quando oposto a sentença que julgar ação:a) de manutenção de posse ou interdito proibitório referentes a posse nova;b) condenatória de prestação alimentícia;c) de reparação de danos causados por acidentes de veículos, processadas no rito sumário;d) não confirmando os efeitos da antecipação de tutela.

[QUESTÃO – 08]Assinale a alternativa CORRETA com base nas assertivas propostas:I- É requisito para admissibilidade de um recurso a inexistência de súmula do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça contrária a pretensão recursal.II – Ocorre o efeito translativo do recurso quando o tribunal julgar, matéria de ordem pública.III - A competência para análise do mérito do recurso é exclusiva do juízo ad quem, salvo no caso de embargos declaratórios.a) somente I e II estão corretas;b) somente II e III estão corretas;c) somente I e III está corretad) todas estão corretas.

[QUESTÃO – 09]A sentença liminar, acrescida à legislação processual civil por meio da Lei 11.277/06, assegura ao juiz a possibilidade de dispensar a citação e proferir desde logo sentença, nas hipóteses em que o juízo já tenha proferido sentença de total improcedência em casos idênticos. Considerando tal instituto jurídico, assinale a alternativa correta.

a) Será facultado ao autor agravar da sentença, caso em que o réu será intimado para oferecer contrarrazões. b) Interposto o recurso de apelação contra a sentença liminar, o juiz poderá exercer juízo de retratação no prazo de cinco dias. c) É cabível a sentença liminar quando a matéria controvertida for de fato e de direito e guardar identidade com outros casos anteriormente julgados pelo juízo. d) Proferida sentença liminar, o réu somente será citado a responder à ação em caso de provimento de eventual recurso.

[QUESTÃO – 10]O juiz pode cassar a própria sentença e determinar o regular prosseguimento do processo em primeira instância diante de apelação interposta contra:a) sentença que indefere a petição inicial e a sentença que a qualquer momento extingue o processo sem julgamento de mérito;b) a sentença que indefere a petição inicial e a sentença de julgamento antecipado da lide;c) a sentença que indefere a petição inicial e a sentença liminar de improcedência da demanda;d) a sentença que a qualquer momento extingue o processo sem julgamento do mérito e a sentença liminar de improcedência da demanda.

[QUESTÃO – 11]Sobre recursos no processo civil, é INCORRETO afirmar:a) Os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelos Estados e Municípios e respectivas autarquias são dispensados de preparo;b) O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses.c) Considerada a existência de error in judicando o recorrente deve solicitar ao órgão ad quem a invalidação do julgado, alegando sua nulidade. d) Caso João, em recurso de apelação, solicite ao Tribunal a reforma da decisão do juízo de primeiro grau, é correto afirmar que, neste caso, em seu recurso, ele alegou a existência de error in judicando.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 2

Page 3: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALO. QUESTÕES DE 01 a 16 [QUESTÃO – 01] Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ5ª SÉRIE – 2011.2

[QUESTÃO – 12]São princípios fundamentais dos recursos:a) o duplo grau de jurisdição, a taxatividade, a singularidade, a infungibilidade e a garantia da reformatio in pejus.b) o duplo grau de jurisdição, a taxatividade, a singularidade, a fungibilidade e a proibição da reformatio in pejus.c) o duplo grau necessário de jurisdição, a taxatividade, a singularidade, a infungibilidade e a garantia da reformatio in pejus.d) o duplo grau necessário de jurisdição, a ausência de taxatividade, a singularidade, a infungibilidade e a garantia da reformatio in pejus.

[QUESTÃO – 13]Na teoria geral dos recursos, cabimento, tempestividade e regularidade Formal, são:a) Pressupostos subjetivos.b) Pressupostos objetivos.c) Pressupostos processuais.d) Juízos de mérito.

[QUESTÃO – 14]Marque a alternativa INCORRETA:a) O prazo para interposição de apelação contar-se-á da data da intimação às partes, quando a sentença não for proferida em audiência.b) O preparo deve ser feito em valor completo sob pena de deserção, sendo vedada a sua complementação. c) A parte que aceitar, expressa ou tacitamente, a sentença ou decisão, não poderá recorrer. d) os recursos interpostos pelo MP, pela União, pelos Estados e Municípios e respectivas autarquias e pelos que gozam de isenção legal são dispensados de preparo.

[QUESTÃO – 15]Assinale a alternativa em que todas as matérias podem ser oportunamente conhecidas de ofício pelo tribunal no julgamento da apelação:a) ilegitimidade de parte, convenção de arbitragem e litispendência.b) impossibilidade jurídica da demanda, coisa julgada e convenção de arbitragem.c) Prescrição, incompetência absoluta e ilegitimidade.

d) Incompetência absoluta, incompetência relativa e ilegitimidade.

[QUESTÃO – 16]De acordo com o que está disposto no CPC, a apelação interposta de sentença que condenar à prestação de alimentos será recebida:a) só no efeito devolutivo.b) no efeito que o juiz considerar mais adequado ao caso concreto.c) só no efeito suspensivo, se houver pedido expresso do recorrido.d) no efeito suspensivo e devolutivo.

DIREITO EMPRESARIAL IIPROF: OSMAR FERNANDES

QUESTÕES DE 17 a 32

[QUESTÃO – 17]1-Sobre as cláusulas internacionais (iconterms) na compra e venda mercantil é CORRETO afirmar que:a) Os contratos com a cláusula CIF, o custo, seguro, frete e desembaraço com embarcação correm por conta do comprador.b) Os contratos com a cláusula “FOB” o vendedor entrega a mercadoria desembaraçada ao comprador.c) Os contratos com a cláusula “FAS” o vendedor entrega a mercadoria desembaraçada ao comprador.d) NDA

[QUESTÃO – 18]Sobre o contrato de franquia é CORRETO afirmar que:a) Além da taxa de franquia, o franqueador também poderá receber valor com base no faturamento do franqueado.b) Em regra, os detalhes da operação do negócio são efetivados (escolhidos) pelo franqueado.c) De acordo com a lei específica, o franqueador não resta obrigado a apresentar ao franqueado a Circular de Oferta de Franquia.d) De acordo com a Lei 8.955/94, o contrato poderá ser escrito ou verbal.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 3

Page 4: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALO. QUESTÕES DE 01 a 16 [QUESTÃO – 01] Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ5ª SÉRIE – 2011.2

[QUESTÃO – 19]Sobre mandato mercantil é CORRETO afirmar que:a) O mandatário atua em nome próprio.b) O mandatário atua e contrai obrigações em nome do mandante.c) O mandatário constitui-se em um gerente.d) NDA.

[QUESTÃO – 20]Sobre contrato de factoring é CORRETO afirmar que:a) O faturizador sempre assume o risco do inadimplemento.b) O faturizado, conforme ajustado, poderá assumir o risco do inadimplemento.c) O faturizado sempre assume o risco do inadimplemento.d) NDA.

[QUESTÃO – 21]Sobre o contrato de alienação fiduciária em garantia é CORRETO afirmar que:a) Ainda que seja apreendido o bem, o devedor fiduciante resta obrigado a pagar as parcelas vencidas e vincendas, abatendo-se o valor apurado com resultado na “venda” do bem.b) Em caso de mora sempre será concedido liminar de busca e apreensão.c) O contrato se resolve com a busca e apreensão do bem.d) O credor fiduciário poderá ser uma concessionária de veículos automotores.

[QUESTÃO – 22]Sobre o contrato de arrendamento mercantil é CORRETO afirmar que:a) O arrendador poderá ser um concessionário de veículo automotor.b) A arrendatária haverá de ser uma pessoa jurídica.c) Em caso de inadimplemento a arrendatária pagará apenas as parcelas vencidas.d) Em caso de inadimplemento, a arrendadora poderá cobrar parcelas vencidas e vincendas.

[QUESTÃO – 23]Poderá firmar contrato de representante comercial:a) Sociedade limitada.b) Pessoa física, tão somente.c) Pessoa jurídica, tão somente.

d) NDA.

[QUESTÃO – 24]Sobre o contrato de representação comercial é CORRETO:a) Na omissão do contrato, o representante tem direito à comissão pelos negócios realizados por terceiro dentro de sua área (zona) delimitada.b) A cláusula de exclusividade é obrigatória.c) Admite-se lançamento de cláusula “Del credere”. d) NDA.

[QUESTÃO – 25]De acordo com a Lei 4.886/65, pode o representado rescindir o contrato, alegando justo motivo, EXCETO:a) Emissão de cheque sem fundo por conta do representante comercial.b) Mudança de ramo comercial do representante comercial.c) Acusação formal do representante em crime considerado infamante.d) Não observância a exclusividade na forma avençada.

[QUESTÃO – 26]É competente para dirimir processos oriundos de representação comercial:a) Justiça do Trabalho.b) Justiça Especial Estadual.c) Juizado Especial Federald) Justiça Comum Estadual

[QUESTÃO – 27]Sobre agência e distribuição é CORRETO:a) O agente ou distribuidor sempre tem direito a remuneração correspondente aos negócios concluídos dentro de sua zona por terceiro.b) O agente ou distribuidor jamais terá direito a remuneração correspondente aos negócios concluídos dentro de sua zona.c) Salvo ajuste, o agente ou distribuidor tem direito a remuneração correspondente aos negócios concluídos dentro de sua zona por terceiro.d) NDA.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 4

Page 5: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALO. QUESTÕES DE 01 a 16 [QUESTÃO – 01] Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ5ª SÉRIE – 2011.2

[QUESTÃO – 28]Ainda sobre agência e distribuição é CORRETO:a) O proponente jamais poderá constituir, ao mesmo tempo, mais de um agente ou distribuidor, na mesma zona.b) O agente jamais poderá tratar de negócio do mesmo gênero, à conta de outros proponentes.c) Salvo ajuste, o proponente não poderá constituir, ao mesmo tempo, mais de um agente ou distribuidor, na mesma zona.d) NDA.

[QUESTÃO – 29]Sobre concessão comercial de veículos automotores é CORRETO afirmar:a) Os preços dos veículos são lançados pela concedente.b) A concessionária haverá de ser uma pessoa jurídica.c) O concessionário poderá ser uma pessoa física.d) A concedente jamais poderá negociar veículos dentro da zona exclusiva do concessionário.

[QUESTÃO – 30]Ainda sobre o contrato de concessão comercial de veículos automotores é CORRETO:a) Poderá ser firmado tacitamente.b) Poderá ser ajustado por prazo mínimo de 05 anos.c) Sempre será firmado por prazo indeterminado.d) NDA.

[QUESTÃO – 31]Sobre o contrato de transporte é CORRETO:a) Via de regra, o transportador só responde pelo extravio da bagagem quando agir com dolo ou culpa.b) De acordo com entendimento mais abalizado dos tribunais pátrios, o transportador responde por dano moral em caso de lesões pessoais em decorrência de assalto em veículo de transporte de pessoas.c) No transporte de pessoa a bagagem é tida como acessório e não como transporte de coisa.d) NDA.

[QUESTÃO – 32]Sobre o contrato em shopping center é CORRETO:a) Os locatícios exigíveis pela administradora do shopping são, somente, aqueles com preço fixos mensal.b) A taxa de condomínio só é devida pelas lojas âncora.c) Os locatícios poderão compor uma parte fixa e outra variável, sendo estes calculados com base no faturamento da loja.d) NDA.

DIREITO CIVIL - REAISPROF: EVERSON CLEBER

QUESTÕES DE 33 a 48

[QUESTÃO –33]Indique a proposição INCORRETA:a) É possível adquirir a posse pelo constituto posssessório.b) O absolutamente incapaz pode adquirir a posse por meio de seu representante legal.c) Não se admitirá sob nenhuma condição a aquisição, por terceiros, da posse concedida ao titular do direito, sem, mandato procuratório.d) Aberta a sucessão, a posse da herança adquire-se por decorrência direta da Lei. Nessa transmissão causa mortis os herdeiros e legatórios tomam o lugar de cujus, continuando a sua posse com os mesmos caracteres

[QUESTÃO –34]Analise as seguintes assertivas:I – A posse pode estar inquinada por vícios objetivos ou subjetivos. Estes permitem a classificação da posse em justa ou injusta, constituindo seu critério diferenciador na existência ou não dos caracteres da precariedade, clandestinidade ou violência.II – Segundo a doutrina majoritária, a composse não se confunde com a dualidade de posse: a direta e a indireta, porque nesta última o possuidor fica privado da utilização imediata da coisa, e na composse todos podem utilizá-la diretamente, desde que uns não excluam a dos outros.III – Face o princípio da fungibilidade das ações possessórias o juiz pode conceder

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 5

Page 6: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALO. QUESTÕES DE 01 a 16 [QUESTÃO – 01] Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ5ª SÉRIE – 2011.2

liminar em ação de manutenção de posse, equivocadamente proposta, em lugar interdito proibitório.Estão CORRETAS:a) Nenhuma Assertiva.b) Todas as Assertivas.c) Somente Uma Assertiva. d) Somente Duas Assertivas.

[QUESTÃO –35]Marque a resposta CORRETA, considerando o seguinte questionamento: "Qual o instrumento processual hábil para que o possuidor de boa-fé exerça seu direito de retenção pela realização de benfeitorias necessárias, quando contra si haja sido movida Ação de Reintegração de Posse, após seis meses do esbulho?".a) Contestaçãob) Embargos de Retençãoc) Ação Declaratória Incidentald) Reconvenção

[QUESTÃO –36]Nas ações possessórias, a participação do cônjuge do autor ou do réu somente é indispensávela) Nos casos de turbação ou esbulho de posse velha.b) Nos casos de discussão sobre posse mediata.c) Nos casos de discussão sobre posse imediata.d) No caso de composse ou de ato por ambos praticado.

[QUESTÃO –37]Acerca da posse e da propriedade, assinale a opção CORRETA.a) Considere-se que Antônio vende a Carlos a casa em que reside e de que é proprietário, ficando convencionado que Antônio permanecerá no imóvel, como locatário. Nesse caso, trata-se de aquisição da posse mediante o constituto possessório.b) Ao possuidor de má-fé é assegurado o direito à indenização das benfeitorias necessárias e das úteis, bem como o direito de retenção.c) O convalescimento da posse adquirida de forma violenta, clandestina ou precária é permitido pela cessação da violência, da

clandestinidade ou precariedade e pelo decurso de ano e dia.d) Ao possuidor de má-fé são assegurados os interditos possessórios, bem como o direito de retenção do bem possuído até a completa indenização pelo proprietário das benfeitorias necessárias feitas na coisa possuída.

[QUESTÃO –38]Analise as seguintes ASSERTIVAS:I – Dá-se traditio breve manu quando o possuidor transfere a posse a outrem, mas mantém-se como detentor direto da coisa.II – Constitui efeito da posse a autodefesa do possuidor no caso de turbação, esbulho ou ameaça.III – O possuidor de má-fé deve indenizar o reivindicante pelos prejuízos decorrentes de perda ou deterioração do bem, ainda que acidentais, salvo se provar que a perda ou deterioração ocorreria de qualquer modo, mesmo que estivesse o bem em poder do reivindicante.Estão CORRETAS:a) Nenhuma Assertiva.b) Todas as Assertivas.c) Somente Uma Assertiva. d) Somente Duas Assertivas.

[QUESTÃO –39]Em 2/7/2011, Renato teve de desocupar sua casa, que fora invadida por Glauber e Walter. Duas semanas após o fato, Renato procurou um advogado para se informar a respeito da providência jurídica que poderia ser adotada nessa situação.a) Deve pleitear a manutenção da posse, em razão do tempo ocorrido desde a turbação.b) Tem direito à reintegração da posse, por tratar-se de esbulho.c) Tem direito de requerer medida assecuratória ante a violência iminente.d) Pode utilizar-se do desforço imediato para defesa da sua posse.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 6

Page 7: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALO. QUESTÕES DE 01 a 16 [QUESTÃO – 01] Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ5ª SÉRIE – 2011.2

[QUESTÃO –40]A respeito da posse, assinale a opção CORRETA:a) A posse de boa-fé só perde esse caráter quando do trânsito em julgado da sentença proferida em ação possessória.b) Sendo possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade, não é possível adquirir posse mediante representação.c) O possuidor pode intentar ação de esbulho contra quem tenha praticado tal ato, mas não pode intentá-la contra o terceiro que tenha recebido a coisa esbulhada, ainda sabendo que o era, por não ser o terceiro uma parte legítima para figurar no polo passivo da demanda.d) A posse direta não anula a indireta; portanto, o possuidor direto poderá defender a sua posse, ainda que seja contra o possuidor indireto.

[QUESTÃO –41]Quanto ao instituto da posse, a lei civil estabelece que:a) É assegurado ao possuidor de boa-fé o direito à indenização pelas benfeitorias necessárias e úteis. Quanto às voluptuárias, estas, se não forem pagas, poderão ser levantadas, desde que não prejudiquem a coisa.b) Obsta à manutenção ou à reintegração da posse a alegação de propriedade, ou de outro direito sobre a coisa.c) A posse pode ser adquirida por terceiro sem mandato, independentemente de ratificação do favorecido.d) O possuidor de má-fé tem direito à indenização pelas benfeitorias necessárias, assistindo-lhe o direito de retenção pela importância destas.

[QUESTÃO –42]Analise as seguintes assertivas:I – Na ação possessória, o réu pode, em sede de contestação, pedir a proteção possessória e a indenização por perdas e danos resultantes da turbação ou esbulho cometido pelo autor.II – Quando intentada dentro de ano e dia da turbação, a ação de manutenção de posse seguirá o procedimento ordinário.III – A ação de manutenção de posse é cabível, por lei, quando o possuidor simplesmente sofrer turbação em sua posse.

Estão CORRETAS:a) Nenhuma Assertiva.b) Todas as Assertivas.c) Somente Uma Assertiva. d) Somente Duas Assertivas.

[QUESTÃO –43]Sobre a traditio bereve manu, assinale a alternativa CORRETA.a) Trata-se de modo originário de aquisição da propriedade.b) Trata-se de modo originário de aquisição da posse.c) Representa uma tradição ficta.d) É imprescindível para que se opere a transferência da posse aos herdeiros na sucessão universal.

[QUESTÃO –44]A respeito das ações possessórias, assinale a alternativa CORRETA.a) A propositura da ação de reintegração de posse, quando cabível manutenção de posse, torna impossível o acolhimento do pedido, impondo a extinção sem resolução do mérito.b) Os julgamentos dos interditos possessórios pautam-se apenas nas questões pertencentes ao mundo dos fatos; a eventual alegação de direito real sobre o bem litigioso servirá apenas como mais um elemento de prova.c) É vedada a cumulação de pedidos com o pedido possessório.d) O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de esbulho e reintegrado no de turbação.

[QUESTÃO –45]Em relação aos direitos reais, assinale a alternativa CORRETA:a) Oponibilidade erga omnes, passíveis de aquisição por usucapião, de pretensão relativa.b) Oponibilidade inter parte, passíveis de aquisição por usucapião, de pretensão absoluta.c) Oponibilidade inter parte, não passíveis de aquisição por usucapião, acompanham a pessoa.d) Oponibilidade erga omnes, passíveis de aquisição por usucapião, poder de sequela.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 7

Page 8: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALO. QUESTÕES DE 01 a 16 [QUESTÃO – 01] Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ5ª SÉRIE – 2011.2

[QUESTÃO –46]“A”, domiciliado em Natal, é proprietário de um sítio em Mossoró, onde mantém o caseiro “B”. “A” arrendou parte desse sítio a “C”, que plantou, nesse local arrendado, um hectare de milho.a) "A" é possuidor indireto, com ius possessionis; "B" é possuidor direto, com ius possessionis; "C" é possuidor ilegítimo, mas de boa-fé.b) "A" é possuidor direto, com ius possidendi; "B" é possuidor indireto, com ius possessionis; "C" é detentor.c) "A" é possuidor indireto, com ius possidendi; "B" é detentor; "C" é possuidor direto legítimo e de boa-fé.d) "A" é possuidor indireto, com ius possessionis; "B" é detentor; "C" é possuidor legítimo com ius possidendi e de boa-fé.

[QUESTÃO –47]Segundo a Teoria Objetiva de Ihering sobre a posse, exerce o fâmulo da posse oa) Artesão em relação aos seus meios de produção.b) Motorista contratado em relação ao automóvel do seu patrão.c) Posseiro em relação ao bem usucapido.d) Usufrutuário em relação ao nu-proprietário.

[QUESTÃO –48]Assinale a alternativa CORRETA:a) A injustiça da posse não depende do conhecimento do possuidor acerca do vício que está a macular a sua aquisição.b) A posse injusta jamais poderá ser de boa-fé.c) Composse é a mesma coisa de posse paralela.d) A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, anula a indireta, de quem aquela foi havida, não podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.

DIREITO PENAL IIIPROFª: CRISTIANE MAGALHÃES

QUESTÕES DE 49 a 64

[QUESTÃO – 49]João, motorista de um ônibus, percebendo a presença de um menor pendendo na traseira do veículo por ele conduzido, imprime alta velocidade, fazendo com que, numa curva acentuada, o pingente acabe por ser atirado contra o solo, vindo a morrer em decorrência de grave lesão cerebral provocada pela queda.Diante da presente hipótese, marque a alternativa correta sobre o crime cometido pelo motorista João:a) Homicídio culposo, pela imprudência.b) Homicídio culposo, pela negligência.c) Homicídio praticado com dolo eventual.d) Lesão corporal seguida de morte.

[QUESTÃO – 50]Marcos praticou um homicídio sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, com o uso de asfixia. Na ocasião, apesar de ser maior de dezoito e menor de 21 anos de idade, era reincidente. Confessou a autoria da infração penal perante a autoridade judiciária e no plenário do júri.Julgue os itens que se seguem, relativos à situação hipotética apresentada e à legislação a ela pertinente.I – Marcos praticou um crime de homicídio privilegiado-qualificado.II – O homicídio privilegiado-qualificado é crime hediondo, insusceptível de comutação de pena.III – Caso Marcos venha a ser condenado pelo júri popular, o juiz presidente deverá observar o critério trifásico na dosimetria da pena, sob pena de nulidade da sentença.IV – De acordo com a jurisprudência dominante, a circunstância atenuante da menoridade relativa não é preponderante sobre as demais.V – No caso de condenação de Marcos, reconhecidas as atenuantes da menoridade e confissão espontânea, o juiz presidente poderá fixar a pena privativa de liberdade em

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 8

Page 9: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALO. QUESTÕES DE 01 a 16 [QUESTÃO – 01] Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ5ª SÉRIE – 2011.2

quantidade inferior ao mínimo previsto no tipo.Estão CERTOS apenas os itens:a) I e II.b) I e III.c) II e IV.d) III e V.

[QUESTÃO – 51]Para a configuração do crime de participação em suicídio (art.122, CPB), a vítima deverá:a) Morrer ou sofrer lesão corporal leve.b) Morrer ou sofrer lesão corporal grave.c) Sofrer lesão corporal leve somente.d) Não sofrer lesão alguma.

[QUESTÃO – 52]Pedro dispara uma arma objetivando a morte de Joaquim, sendo certo que o tiro não atinge um órgão vital. Durante o socorro, a ambulância que levava Joaquim para o hospital é atingida violentamente pelo caminhão dirigido por Raimundo, que ultrapassara o sinal vermelho. Em razão da colisão, Joaquim falece. Responda: quais os crimes imputáveis a Pedro e Raimundo, respectivamente? a)Tentativa de homicídio e homicídio doloso consumado.b)Lesão corporal seguida de morte e homicídio culposo.c)Homicídio culposo e homicídio culposo.d)Tentativa de homicídio doloso e homicídio culposo.

[QUESTÃO – 53]Em razão dos motivos determinantes (honoris causa), nas legislações do século XIX o INFANTICÍDIO era punido como homicídio privilegiado. Sobre o crime de INFANTICÍDIO aponte a alternativa CORRETA:a) O estado puerperal verifica-se somente durante o parto.b) O Código Penal Brasileiro de 1940 adotou o sistema psicofisiológico (estado puerperal) e não mais o sistema psicológico (motivo de honra), acolhido pelo estatuto de 1890.c) A objetividade jurídica é a vida do neonato, mesmo quando nascido morto.

d) É um crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa.

[QUESTÃO – 54] O reconhecimento do homicídio privilegiado é incompatível com a admissão da qualificadora a) do motivo fútil.b) do emprego de explosivo.c) do meio cruel.d) da utilização de meio que possa resultar em perigo comum.

[QUESTÃO – 55]João atira visando matar José, que já estava morto, em razão de ataque cardíaco. É correto afirmar que esta situaçãoa) configura crime impossível ou de tentativa inidônea.b) diz respeito a crime de homicídio tentado.c) configura o que se denomina de "crime de ensaio".d) é a chamada "tentativa branca".

[QUESTÃO – 56]Isolda confessou a seu namorado Tristão estar grávida. Tristão extremamente irritado com a notícia, passou a agredir Isolda, provocando-lhe vários hematomas. Vendo sua namorada desfalecida, Tristão imediatamente levou-a ao Pronto-Socorro, onde os médicos constataram não ter ocorrido gravidez. Diante dos fatos narrados, Tristãoa) poderá ser beneficiado pelo arrependimento poste rior, uma vez que socorreu a vítima imediatamente.b) poderá ser beneficiado pelo arrependimento eficaz, uma vez que socorreu a vítima imediatamente.c) responderá pelo crime de lesões corporais e poderá ser beneficiado por uma circunstância atenuante, uma vez que socorreu a vítima procurando minorar as conseqüências de seus atos.d) responderá apenas por tentativa de homicídio uma vez que o crime de aborto não se tipificou por absoluta impropriedade do objeto.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 9

Page 10: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALO. QUESTÕES DE 01 a 16 [QUESTÃO – 01] Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ5ª SÉRIE – 2011.2

[QUESTÃO – 57]Márcio mata Camila, temendo que esta o pudesse reconhecer por crime de estupro praticado anteriormente contra outra vítima. O homicídio é qualificadoa) por motivo torpe.b) para assegurar a ocultação.c) para assegurar a impunidade.d) por motivo fútil.

[QUESTÃO – 58]Pode ser sujeito ativo de infanticídio:a) qualquer pessoa que cometa crime de homicídio contra crianças menores de quatorze anos.b) apenas os pais de criança com menos de trinta dias.c) a mãe do recém-nascido que esteja sob a influência do estado puerperal.d) a enfermeira que sufoca o recém-nascido que está no berçário no momento em que a mãe dele se encontra dormindo.

[QUESTÃO – 59]O que é aborto necessário?a) É o praticado por médico, não havendo outro meio de salvar a vida da gestante.b) É o praticado em caso de gravidez resultante de estupro.c) Compreende-se todo aquele praticado por médico, com a devida autorização da gestante e do Ministério Público, em casos específicos.d) É o cometido pela gestante e precedido do consentimento da Justiça, nos casos em que a gravidez é considerada indesejada.

[QUESTÃO – 60]O Tribunal do Júri é competente para julgar:a) Os crimes contra a vida consumados ou tentados.b) Os crimes dolosos contra a vida sempre conexos com os crimes contra o patrimônio.c) Os crimes contra a vida somente consumados.d) Qualquer crime.

[QUESTÃO – 61]Qual dos tipos de aborto abaixo descrito não será punido pelo direito penal?a) Aborto provocado pela gestante.b) Aborto provocado por terceiro.

c) Aborto social.d) Aborto acidental.

[QUESTÃO – 62]Com relação ao tratamento jurídico-penal do aborto, no Direito Penal brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA: a) A pena prevista para o auto-aborto é menos grave do que a prevista para o caso de aborto provocado por terceiro, sem o consentimento da gestante. b) Em todos os casos de aborto incriminados no Código Penal brasileiro, a ação penal é pública incondicionada. c) O aborto necessário, também chamado de terapêutico, não constitui delito. d) O aborto sentimental, também chamado de humanitário, é incriminado pela legislação penal brasileira.

[QUESTÃO – 63]Assinale a resposta CORRETA sobre o crime de ABORTO:a) O aborto anencefálico já é legalmente permitido.b) A mulher que abortar culposamente responderá por aborto culposo.c) O terceiro que culposamente dá causa ao aborto não responderá por crime algum.d) A tentativa de suicídio de mulher grávida não se pune como tentativa de aborto.

[QUESTÃO – 64]Ainda sobre o INFANTICÍDIO é INCORRETO afirmar:a) O tipo penal admite somente a forma dolosa.b) É um crime material.c) Admite a forma tentada.d) É possível a consumação do crime mesmo antes do parto.

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 10

Page 11: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALO. QUESTÕES DE 01 a 16 [QUESTÃO – 01] Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ5ª SÉRIE – 2011.2

DIREITO ADMINISTRATIVO IPROF(S): MARCO ESCOBAR / PEDRO

MARTINSQUESTÕES DE 65 a 80

[QUESTÃO - 65]Quanto ao “direito administrativo” é CORRETO se afirmar que:I. É ramo do direito público interno.II. É composto de regras de ordem pública.III. Disciplina a atuação administrativa do Estado.a) I = V, II = V e III = V;b) I = V, II = V e III = F;c) I = F, II = V e III = V;d) I = V, II = F e III = V.

[QUESTÃO - 66]Pode-se definir “direito administrativo” como:a) Conjunto harmônico de princípios jurídicos e de regras que regem os órgãos, os agentes e a atividade administrativa tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.b) Conjunto harmônico de princípios jurídicos e de regras que regem os órgãos, os agentes e a atividade administrativa tendentes a realizar abstrata, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.c) Conjunto harmônico de princípios jurídicos e de regras que regem os órgãos, os agentes e a atividade administrativa tendentes a realizar abstrata, indireta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.d) Conjunto harmônico de princípios jurídicos e de regras que regem os órgãos, os agentes e a atividade administrativa tendentes a realizar abstrata, mediata e indiretamente os fins desejados pelo Estado.

[QUESTÃO - 67]Quanto ao “direito administrativo” é CORRETO se afirmar que:I. As normas de “direito administrativo” destinam-se a ordenar a estrutura e o pessoal (órgãos e agentes) e os atos da Administração Pública, praticados ou desempenhados enquanto poder público;

II. O “direito administrativo” não se preordena a reger as atividades abstratas (legislação), indiretas (jurisdição) e mediatas (políticas/ações sociais) do Estado.III. Não compete ao “direito administrativo” dizer quais são os fins/objetivos do Estado.a) I = V, II = V e III = V;b) I = V, II = V e III = F;c) I = F, II = V e III = V;d) I = V, II = F e III = V.

[QUESTÃO - 68]Marque a alternativa CORRETA:a) quando o Poder Judiciário está atuando em sua função jurisdicional (jurisdição), o “direito administrativo” não disciplina/regula as suas atividades;b) quando o Poder Legislativo está atuando em sua função legislativa (legislação), o “direito administrativo” disciplina/regula as suas atividades;c) quando o Poder Executivo está atuando em sua função administrativa (administração), o “direito administrativo” não disciplina/regula as suas atividades;d) quando o Poder Executivo está atuando elaborando/criando políticas e ações sociais, o “direito administrativo” disciplina/regula as suas atividades.

[QUESTÃO - 69]“Complexo de atividades concretas e imediatas desempenhadas pelo Estado sob os termos e condições da lei, visando o atendimento das necessidades coletivas”. Refere-se este texto:a) à Administração Pública sob o critério formal (subjetivo/orgânico);b) à administração pública sob o critério material (objetivo);c) ao Governo;d) às funções atípicas do Poder Executivo.

[QUESTÃO - 70]“Complexo de órgãos, agentes e bens responsáveis pela função administrativa. É a máquina administrativa”. Refere-se este texto:a) à administração pública sob o critério material (objetivo);b) à Administração Pública sob o critério formal (subjetivo/orgânico);

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 11

Page 12: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALO. QUESTÕES DE 01 a 16 [QUESTÃO – 01] Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ5ª SÉRIE – 2011.2

c) ao Governo;d) às funções atípicas do Poder Executivo.

[QUESTÃO - 71]“A Administração é o instrumental de que dispõe o Estado para por em prática as opções políticas do governo”. Refere-se este texto:a) à administração pública sob o critério material (objetivo);b) à Administração Pública sob o critério formal (subjetivo/orgânico);c) às funções típicas do Poder Legislativo;d) às funções atípicas do Poder Executivo.

[QUESTÃO - 72]“Enquanto o governo constitui atividade política de índole discricionária, a administração implica na atividade exercida nos limites da lei e da norma técnica”. Refere-se este texto:a) à Administração Pública sob o critério formal (subjetivo/orgânico);b) à administração pública sob o critério material (objetivo);c) às funções típicas do Poder Judiciário;d) às funções atípicas do Poder Executivo.

[QUESTÃO - 73]Julgue as assertivas abaixo e escolha a alternativa CORRETA:I. A Administração Pública está, em toda a sua atividade, presa aos mandamentos da lei, deles não se podendo se afastar, sob pena de invalidade do ato e responsabilidade de seu autor.II. Enquanto o particular pode fazer tudo o que lei permite e tudo o que a lei não proíbe, a Administração Pública só pode fazer o que a lei autoriza, quando autoriza e como autoriza.III. Se a lei nada dispuser sobre a forma de como deve ser realizado determinado ato, pode a Administração Pública agir pautada somente na vontade do administrador.a) I = F, II = V e III = V;b) I = V, II = V e III = V;c) I = F, II = V e III = F;d) I = V, II = V e III = F.

[QUESTÃO - 74]Quanto à administração pública é CORRETO se afirmar que:I. A atividade administrativa deve ser destinada a todos os administrados, dirigida aos cidadãos em geral, sem determinação de pessoa ou discriminação de qualquer natureza.II. A atividade administrativa não deve ser elaborada tendo como objetivo a pessoa de alguém. Não pode ser dirigida com o intuito de beneficiar esta ou aquela pessoa, esta ou aquela empresa.III. O princípio da impessoalidade significa que os atos e provimentos administrativos são imputáveis tanto ao funcionário que os pratica quanto ao órgão ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionário.a) I = F, II = V e III = V;b) I = V, II = V e III = V;c) I = F, II = V e III = F;d) I = V, II = V e III = F.

[QUESTÃO - 75]Escolha a alternativa CORRETA:a) em nome do princípio da publicidade, é facultativa a divulgação dos atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela Administração Pública para conhecimento, controle e início de seus efeitos.b) em nome do interesse público, a divulgação dos atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela Administração Pública fica a critério do administrador que pode, em nome desse interesse e conforme a sua vontade, negar publicidade aos mesmos.c) a divulgação dos atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela Administração Pública somente torna-se obrigatória se assim for determinado pelo Poder Judiciário.d) o princípio da publicidade torna obrigatória a divulgação dos atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela Administração Pública para conhecimento, controle e início de seus efeitos.

[QUESTÃO - 76]Quanto à finalidade da Administração Pública é INCORRETO se afirmar que:a) satisfação do interesse público, esta é a finalidade de toda a Administração Pública;b) caso a Administração Pública se desvirtue do interesse público, tal desvirtuamento é

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 12

Page 13: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF(S): JONAS, VÂNIA, ÍTALO. QUESTÕES DE 01 a 16 [QUESTÃO – 01] Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ5ª SÉRIE – 2011.2

denominado pela doutrina pátria de “desvio de finalidade”;c) o ato praticado pela Administração Pública como desvio de finalidade é ato nulo;d) o interesse público pode ser desconsiderado caso haja embate entre ele e os interesses próprios da Administração Pública e do administrador.

[QUESTÃO - 77]Julgue as assertivas abaixo e escolha a alternativa CORRETA:I. É vedado à Administração Pública qualquer comportamento que contrarie os princípios da lealdade e da boa-fé;II. Os bens, direitos, interesses e serviços públicos não se acham à livre disposição dos órgãos públicos, a quem apenas cabe curá-los, ou do agente público, mero gestor da coisa pública.III. Se, por erro, culpa, dolo ou interesses escusos de seus agentes a atividade do Poder Público desgarra-se da lei, divorcia-se da moral, ou desvia-se do bem comum, é dever da Administração Pública invalidar, espontaneamente ou mediante provocação, o próprio ato, contrário à sua finalidade, por importuno, inconveniente, imoral ou ilegal.a) I = V, II = V e III = V;b) I = V, II = V e III = F;c) I = F, II = V e III = V;d) I = V, II = F e III = V.

[QUESTÃO - 78]Quanto ao princípio da “supremacia do interesse público” é CORRETO se afirmar que:I. No embate entre o interesse público e o particular há de prevalecer o interesse público;II. A supremacia do interesse público não significa total desrespeito ao interesse privado, pois a Administração Pública deve obediência ao direito adquirido, à coisa julgada e ao ato jurídico perfeito;III. Por força das dificuldades financeiras enfrentadas por toda a Administração Pública, os interesses patrimoniais dos particulares afetados pela supremacia do interesse público devem ser indenizados somente quando houver disponibilidades de recursos para tanto.a) I = V, II = V e III = V;b) I = V, II = V e III = F;

c) I = F, II = V e III = V;d) I = V, II = F e III = V.

[QUESTÃO - 79]José da Silva, prefeito municipal do município de Utopia, mandou confeccionar e distribuir entre a população panfleto onde dava notícia da construção de uma escola de ensino fundamental na periferia do citado município e afirmava, de forma clara e objetiva, que tal escola havia sido idealizada e construída por ele, “José da Silva”. Esta conduta de José da Silva de afirmar que a escola havia sido idealizada e construída por ele, está:a) correta, porque a escola foi construída por sua iniciativa;b) correta, porque deu publicidade à atividade administrativa;c) incorreta, porque os atos e provimentos administrativos são imputáveis não ao funcionário que os pratica, e sim ao órgão ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionário.d) correta, porque a construção de uma escola atende ao interesse público, independentemente da afirmação de quem a construiu.

[QUESTÃO - 80]Um dos aspectos primordiais do Direito Administrativo brasileiro é o de ser um conjunto: a) de princípios e normas aglutinador dos poderes do Estado de maneira a colocar o administrado em relação de subordinação hierárquica a tais poderes.b) de princípios e normas que não alberga a noção de bem de domínio privado do Estado.c) instrumental de princípios e normas que regula exclusivamente as relaçõesjurídicas administrativas entre o Estado e o particular.d) de princípios e normas limitadores dos poderes do Estado

EXAME INTEGRADO – 2011.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 13