direitomossoro.files.wordpress.com  · web view(esaf-afre.aduaneira. 2005) sobre a organização...

29
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO DIREITO EMPRESARIAL I PROF: OSMAR FERNANDES QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Não pode exercer empresa legalmente: a) Pessoa inadimplente com o INSS. b) Menor de 16 anos. c) Os incapazes d) NDA. [QUESTÃO – 02] Sobre o preposto do empresário é CORRETO: a) Age e contrai obrigações em nome do empresário. b) Em regra, responde pessoalmente pelos seus atos. c) Em regra, responde de forma solidária com o comitente ou patrão. d) NDA. [QUESTÃO – 03] Sobre a formação do nome da microempresa é CORRETO: a) Sempre opera sob firma. b) Sempre opera sob denominação. c) Sempre agrega o ramo da atividade na composição do nome. d) NDA. [QUESTÃO – 04] No que tange ao empreendedor individual é CORRETO: a) Arcará com pagamento de imposto com base no faturamento anual. b) Arcará com apenas um imposto fixo mensalmente. c) Arcará com único imposto anualmente. d) NDA [QUESTÃO – 05] No que tange a formação do nome da empresa individual é CORRETO: a) Opera sob firma. b) Opera sob denominação. c) Opera sob firma ou denominação d) NDA [QUESTÃO – 06] São condições que autoriza a renovação compulsória de imóvel comercial: a) A condição de empresário regular explorando mesmo ramo de atividade econômica por cinco anos consecutivos em imóvel locado por prazo mínimo de 05 anos. b) A condição de empresário regular. c) A condição de empresário regular que explora o mesmo ramo de atividade econômica por três anos consecutivos em imóvel locado por prazo mínimo de 03 anos. d) NDA. [QUESTÃO – 07] Sobre a locação comercial em “Shopping Center” é CORRETO: EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 1

Upload: doandat

Post on 19-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

DIREITO EMPRESARIAL IPROF: OSMAR FERNANDES

QUESTÕES DE 1 a 20

[QUESTÃO – 01]Não pode exercer empresa legalmente:a) Pessoa inadimplente com o INSS.b) Menor de 16 anos.c) Os incapazes d) NDA.

[QUESTÃO – 02]Sobre o preposto do empresário é CORRETO:a) Age e contrai obrigações em nome do empresário.b) Em regra, responde pessoalmente pelos seus atos.c) Em regra, responde de forma solidária com o comitente ou patrão.d) NDA.

[QUESTÃO – 03]Sobre a formação do nome da microempresa é CORRETO:a) Sempre opera sob firma.b) Sempre opera sob denominação.c) Sempre agrega o ramo da atividade na composição do nome.d) NDA.

[QUESTÃO – 04]No que tange ao empreendedor individual é CORRETO:a) Arcará com pagamento de imposto com base no faturamento anual.b) Arcará com apenas um imposto fixo mensalmente.c) Arcará com único imposto anualmente.d) NDA

[QUESTÃO – 05]No que tange a formação do nome da empresa individual é CORRETO:a) Opera sob firma.b) Opera sob denominação.c) Opera sob firma ou denominaçãod) NDA

[QUESTÃO – 06]São condições que autoriza a renovação compulsória de imóvel comercial:a) A condição de empresário regular explorando mesmo ramo de atividade econômica por cinco anos consecutivos em imóvel locado por prazo mínimo de 05 anos.b) A condição de empresário regular.c) A condição de empresário regular que explora o mesmo ramo de atividade econômica por três anos consecutivos em imóvel locado por prazo mínimo de 03 anos.d) NDA.

[QUESTÃO – 07]Sobre a locação comercial em “Shopping Center” é CORRETO:a) O lojista não pode alterar o tipo de empresa que lá exerce.b) O lojista tem a faculdade de interromper unilateralmente suas atividades comerciais, intentando alterar o tipo de empresa que lá exerce.c) A despesa com reformas e acréscimos da estrutura integral do imóvel é por conta do locatário-lojista.d) A manutenção do imóvel é de responsabilidade dos locatários-lojistas.

[QUESTÃO – 08]Sobre o “trespasse” é CORRETO:a) Os débitos anteriores, desde que contabilizados, são de responsabilidade do adquirente ficando o alienante desobrigado.b) O adquirente não responde pelo passivo do alienante, no que se refere aos débitos trabalhistas e tributários. c) Os débitos anteriores, desde que contabilizados, são de responsabilidade do adquirente, mas o devedor primitivo continua solidariamente obrigado pelo prazo de um ano.d) NDA.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 1

Page 2: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

[QUESTÃO – 09]Sobre a desconsideração da personalidade jurídica preconizada no art. 50 do CC, é CORRETO:a) Uma vez caracterizado o desvio de finalidade ou confusão patrimonial o juiz deve aplicá-la de ofício.b) Uma vez caracterizado o desvio de finalidade ou confusão patrimonial, a requerimento da parte, o juiz pode aplicá-la.c) Uma vez caracterizado o desvio de finalidade ou confusão patrimonial o juiz pode aplicá-la de oficio.d) NDA.

[QUESTÃO – 10]Sobre a hierarquia da Junta Comercial é CORRETO:a) Tem subordinação total ao DNRC.b) Tem subordinação administrativa aos Estados da Federação.c) Tem subordinação total ao poder executivo estadual.d) NDA.

[QUESTÃO – 11]De acordo com a legislação em vigor, considera-se livro comercial obrigatório comum:a) “Registro de duplicatas”.b) “Diário” ou instrumento contável equivalente.c) “Inventário”.d) “Caixa”.

[QUESTÃO – 12]Quando a regularidade na escrituração é CORRETO afirmar:a) Os requisitos internos (intrínsecos) diz respeito à segurança do livro.b) Os requisitos internos são atos efetivados pelo próprio empresário, tais como: observar ordem cronológica de dia, mês e ano, promover escrituração sem intervalos e entrelinhas, não lançar borrões ou rasuras.c) Os requisitos externos são atos efetivados pelo próprio empresário, tais como: observar ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos e entrelinhas, não promover borrões ou rasuras.d) NDA.

[QUESTÃO – 13]Sobre a exibição dos livros comerciais é CORRETO:a) As autoridades fiscais, na forma prevista em lei, têm direito de exigir a exibição dos livros comerciais.b) Inexiste qualquer previsão legal a cerca da exibição administrava.c) A exibição só é pertinente quando por ordem judicial.d) NDA

[QUESTÃO – 14]Constitui obrigações do empresário, EXCETO:a) Registrar-se no RPEM antes de iniciada as atividades comerciais.b) Escriturar regularmente os livros obrigatórios.c) Demonstrar o faturamento bruto da empresa a cada ano.d) Promover balanço patrimonial e de resultado econômico a cada ano.

[QUESTÃO – 15]Sobre a exploração de patente de invenção é CORRETO:a) O direito a exploração é de 15 anos.b) O direito a exploração é de 10 anos, podendo ser renovado por até 03 vezes, por cinco anos cada vez.c) O direito a exploração são de 20 anos.d) NDA.

[QUESTÃO – 16]Sobre a exploração de modelo de utilidade é CORRETO:a) O direito a exploração é de 10 anos, podendo ser renovado por até 03 vezes, por cinco anos cada vez.b) O direito a exploração é de 15 anos, caindo em seguida em domínio público.c) O direito a exploração é de 20 anos, podendo a parte interessada pedir prorrogação por igual prazo.d) NDA.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 2

Page 3: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

[QUESTÃO – 17]Sobre a exploração do desenho industrial é CORRETO:a) O direito a exploração é de 15 anos, caindo em seguida em domínio público.b) O direito a exploração é de 10 anos, podendo ser renovado por até 03 vezes, por cinco anos cada vez.c) O direito a exploração são de 20 anos, podendo a parte interessada pedir prorrogação por igual prazo.d) NDA.

[QUESTÃO – 18]Sobre a exploração de marcas é CORRETO:a) O direito a exploração é de 10 anos, podendo ser renovado por até 03 vezes, por cinco anos cada vez.b) O direito a exploração é de 10 anos, podendo ser renovada sucessivamente.c) O direito a exploração é de 20 anos, podendo a parte interessada pedir prorrogação por igual prazo.d) NDA.

[QUESTÃO – 19]De acordo com CPI (Código de Propriedade Industrial) constitui motivo de extinção a exploração (com exclusividade) de patentes, EXCETO:a) Exploração conferida a terceiro, mediante cessão.b) Falta de exploração.c) Decurso de prazo.d) Renúncia do titular.

[QUESTÃO – 20]Sobre o Direito a Livre Concorrência, na forma prevista no CPI, é CORRETO afirmar:a) A venda de produtos contrabandeados é pratica ilícita de concorrência.b) O desrespeito aos padrões de qualidade é prática lícita de concorrência.c) A venda de produtos contrabandeados caracterizada infração à ordem econômica.d) NDA.

DIREITO CIVIL – CONTRATOSPROE: KARINNE BENTES

QUESTÕES DE 21 a 40

[QUESTÃO – 21]Acerca dos Contratos Preliminares assinale a opção CORRETA.a) O contrato preliminar deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado, exceto quanto a forma.b) Se a promessa de contrato for unilateral, o credor, sob pena de ficar a mesma sem efeito, deverá manifestar-se no prazo nela previsto, ou, inexistindo este, no que lhe for razoavelmente assinado pelo devedor.c) O contrato preliminar não poderá ser executado judicialmente caso haja descumprimento de um dos celebrantes.d) Existe mais de uma assertiva correta.

[QUESTÃO – 22]Acerca da evicção e dos vícios redibitórios, assinale a opção CORRETA. a) O adquirente de bem em hasta pública não tem a garantia dos vícios redibitórios, pois a natureza processual da arrematação afasta a natureza negocial da compra e venda.b) A deterioração da coisa em poder do adquirente não afasta a responsabilidade do alienante, que responde por vício redibitório, com exceção do caso em que o adquirente, agindo com dolo, provocar a deterioração do bem.c) Quando o comprador adquire um bem e, posteriormente, constata que a coisa adquirida padece de defeitos ocultos, se restar prova do que o alienante, ao tempo da tradição da coisa, conhecia o vício redibitório no bem objeto de contrato, este deve restituir o que recebeu mais perdas e danos. Entretanto, se o alienante desconhecia o vício, restituirá o valor mais as despesas do contrato. d) Todas as assertivas estão corretas.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 3

Page 4: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

[QUESTÃO – 23]Assinale a assertiva CORRETA. a) A garantia dos vícios redibitórios subsiste para os contratos de doação onerosa.b) O contrato preliminar deve ser feito da mesma forma que o contrato definitivoc) Para a alienação onerosa ocorrida em hasta pública prevalece a garantia dos vícios redibitórios.d) Para a alienação onerosa ocorrida em hasta pública, não prevalece à garantia da evicção.

[QUESTÃO – 24]Lúcio comprou de Eduardo uma casa, por escritura pública, pelo preço de R$ 100.000,00, pagando R$ 30.000,00 de sinal. Lúcio obrigou-se a pagar o restante do preço, ou seja, R$ 70.000,00, com financiamento de instituição bancária, a ser obtido no prazo de 6 meses. Acontece que, após ter sido pago o sinal, referido banco fechou sua Carteira de Financiamento, pelo período de um ano, o que impossibilitou o comprador de completar o pagamento do preço. Esse fato, em si.a) Acarreta a extinção do contrato por resilição unilateral. b) Acarreta a extinção do contrato por rescisão unilateral c) Acarreta a extinção do contrato por resolução.d) Acarreta a extinção do contrato por resilição bilateral.

[QUESTÃO – 25]Com relação às fases de desenvolvimento dos contratos, assinale a assertiva CORRETA.a) Os contratos entre ausentes, em regra, têm-se por formado sempre que é recebida a aceitação.b) Os contratos entre ausentes, em regra, têm-se por concluídos sempre que o aceitante recebe a proposta.c) Reputar-se-á celebrado o contrato no lugar em que foi aceito.d) NDA.

[QUESTÃO – 26]Quanto ao vício redibitório é CORRETO afirmar:a) O alienante responderá pelo vício, mesmo provando que o desconhecia; b) O doador, em se tratando de doação pura, irá responder pelo vício redibitório; c) O vício ou defeito na coisa recebida podem ser ocultos ou aparentes;d) NDA[QUESTÃO –27]Acerca do princípio da relatividade subjetiva dos efeitos dos contratos, assinale a opção INCORRETA:a) Significa que os efeitos do contrato só se manifestam entre as partes, não aproveitando nem prejudicando terceiros. b) Uma de suas exceções é a estipulação em favor de terceiro, o qual consiste no negócio jurídico em que a prestação acertada não é exigida do estipulante, mas sim de um terceiro, estranho a relação jurídica obrigacional.c) Uma de suas exceções é a promessa de fato de terceiro, o qual consiste no negócio jurídico em que a prestação acertada não é exigida do estipulante, mas sim de um terceiro, estranho a relação jurídica obrigacional.d) Uma de suas exceções é o contrato com pessoa a declarar onde na conclusão do contrato, uma das partes tem a faculdade de indicar a pessoa que deve adquirir os direitos e assumir as obrigações dele decorrente, a partir do momento em que foi celebrado.

[QUESTÃO – 28]Acerca dos princípios que norteiam o direito contratual, assinale a opção CORRETA.a) Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé. b) O princípio da autonomia da vontade não é observado quando da realização dos contratos de adesão.c) A função social dos contratos não está prevista expressamente na Constituição Federal, em razão disso não há necessidade de ser observada. d) Há mais de uma assertiva correta.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 4

Page 5: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

[QUESTÃO – 29]Assinale a alternativa CORRETA.a) A resilição contratual não significa, necessariamente, a dissolução do vínculo contratual;b) A rescisão pode ser bilateral ou unilateral, sendo esta última denominada "distrato";c) A resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à assinatura do contrato.d) NDA

[QUESTÃO – 30]Assinale a opção CORRETA a respeito dos vícios redibitórios e da evicção.a) Não há responsabilidade por evicção caso a aquisição do bem tenha sido efetivada por meio de hasta pública.b) Se o alienante não conhecia, à época da alienação, o vício ou defeito da coisa, haverá exclusão da sua responsabilidade por vício redibitório.c) As partes podem inserir no contrato cláusula que exclua a responsabilidade do alienante pela evicção.d) Há mais de uma resposta correta.

[QUESTÃO – 31]Acerca dos desdobramentos da boa-fé objetiva, assinale a opção correta que corresponde a quantidade de itens CORRETOS.I – Pela Supressio o comportamento omissivo de um dos sujeitos gera no outro a convicção de que o direito não seria mais exigido. II – Pela Surrectio há o surgimento de um direito exigível, como decorrência lógica do comportamento de um das partes. III – Pela Excceptio doli há um comportamento que, rompendo com o valor da confiança, surpreende uma das partes do negócio, colocando-a em situação de injusta desvantagem.a) Nenhum item está correto.b) Há apenas 01 item correto.c) Apenas 02 itens estão corretos.d) Todos os itens estão corretos.

[QUESTÃO – 32]São características do contrato de adesão, EXCETO:a) Uniformidade; b) Rigidez;c) Predeterminação unilateral;d) Igualdade entre as partes.

[QUESTÃO – 33]Assinale a opção INCORRETAa) A cláusula resolutiva tácita opera de pleno direito; a expressa depende de interpelação judicial.b) A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resolução do contrato, se não preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenização por perdas e danos.c) A resilição bilateral, nos casos em que a lei expressa ou implicitamente o permita, opera mediante denúncia notificada à outra parted) A resolução ocorre nos casos em que há inadimplemento de um dos contratantes.

[QUESTÃO – 34]Assinale a opção INCORRETA acerca da evicção.a) O preço, seja a evicção total ou parcial, será o do valor da coisa, na época em que se venceu, e proporcional ao desfalque sofrido, no caso de evicção parcial.b) As benfeitorias voluptuárias, não abonadas ao que sofreu a evicção, serão pagas pelo alienante.c) Se parcial, mas considerável, for à evicção, poderá o evicto optar entre a rescisão do contrato e a restituição da parte do preço correspondente ao desfalque sofrido. d) Para poder exercitar o direito que da evicção lhe resulta, o adquirente notificará do litígio o alienante imediato, ou qualquer dos anteriores, quando e como lhe determinarem as leis do processo.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 5

Page 6: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

[QUESTÃO –35]Assinale a opção CORRETA acerca dos prazos das ações edilícias.a) O adquirente decai do direito de obter a redibição ou abatimento no preço no prazo de trinta dias se a coisa for móvel, e de um ano se for imóvel, contado da entrega efetiva.b) Se o adquirente se já estava na posse do bem, perderá o direito de obter a redibição ou abatimento no preço no prazo de trinta dias se a coisa for móvel, e de um ano se for imóvel, contado da entrega efetiva.c) Quando o vício, por sua natureza, só puder ser conhecido mais tarde, o prazo contar-se-á do momento em que dele tiver ciência, até o prazo máximo de cento e vinte dias, em se tratando de bens móveis; e de um ano, para os imóveis.d) NDA

[UESTÃO – 36]Com relação às fases de desenvolvimento dos contratos, assinale a assertiva CORRETA. a) Deixa de ser obrigatória a proposta se, feita com prazo a pessoa presente, não foi imediatamente aceita.b) A aceitação fora do prazo, com adições, restrições, ou modificações, não será válida juridicamente.c) Em qualquer caso, os contratos entre ausentes tornam-se perfeitos desde que a aceitação é expedida, d) NDA.

[QUESTÃO – 37]Sobre a Teoria Geral, analise as questões e assinale a quantidade de itens CORRETOS.I – A aceitação continua válida mesmo que chegue antes da retratação.II - Se a aceitação, por circunstância imprevista, chegar tarde ao conhecimento do proponente, este comunicá-lo-á imediatamente ao aceitante, sob pena de responder por perdas e danos.III - A proposta de contrato não obriga o proponente, se o contrário resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstâncias do caso.

a) 0b) 1;c) 2;d) 3.

[QUESTÃO – 38]João recebeu um carro antigo de José através de um contrato de doação onerosa em 20/02/2011, cumprindo com sua respectiva obrigação. O carro não mostrava aparentemente nenhum defeito. Porém em 05/03/2011 descobriu que existia um defeito no motor, que pela avaliação do mecânico já existia a mais ou menos 5 ou 6 meses. Neste caso, podemos dizer que:a) João teria até 22/03/2011 para reclamar o defeito.b) Não pode João reclamar do defeito se provar que José não conhecia o defeito.c) João teria 15 (quinze) dias para reclamar do defeito a partir da alienação.d) NDA.

[QUESTÃO – 39]Acerca da nulidade absoluta e relativa dos negócios jurídicos é INCORRETO afirmar:a) É anulável o negócio jurídico quando celebrado por pessoa relativamente incapaz;b) É nulo o negócio jurídico quando celebrado por pessoa absolutamente incapaz;c) O negócio jurídico nulo não é suscetível de confirmação, nem convalesce pelo decurso do tempo.d) O negócio jurídico anulável não é suscetível de confirmação, nem convalesce pelo decurso do tempo.

[QUESTÃO – 40]Sobre a boa-fé objetiva, é CORRETO afirmar: a) Como cláusula restrita, exige do magistrado especial atenção para a fase inicial do contrato que é quando as partes declaram o que desejam contratar.b) Como cláusula geral, apresenta abertura normativa tanto para as hipóteses de aplicação como para as diferentes conseqüências decorrentes de seu descumprimento.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 6

Page 7: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

c) Como cláusula geral, exige sua expressa estipulação em contrato para aplicação pelo Poder Judiciário.d) Como cláusula geral, somente pode ser aplicada mediante pedido expresso da parte interessada.

DIREITO CONSTITUCIONAL IIPROF:GIOVANNI WEINE / ÍTALO

REBOUÇASQUESTÕES DE 41 a 60

[QUESTÃO – 41]Sobre a União e a Intervenção Federal, é CORRETO afirmar:a) a união é ente federativo, dotada de autonomia política, e soberania, por representar, no plano internacional, a República Federativa do Brasil.b) A união possui competências legislativas exclusivas, que podem ser delegadas aos Estados por meio de lei complementar.c) A intervenção federal é medida excepcional, temporária e de competência exclusiva do Presidente da República, em ato discricionário.d) A União não intervirá nos Estados, nem no Distrito Federal, salvo, dentre outros, em caso de assegurar a observância dos princípios constitucionais, como a autonomia municipal.

[QUESTÃO – 42](Acadepol 2006 - UFA) Com relação à organização político-administrativa do estado Brasileiro, marque a alternativa CORRETA.a) A fusão de Municípios far-se-á por lei estadual, dentro do período determinado por lei ordinária federal, e dependente de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos no processo;b) Os Estados-membros não podem recursar fé aos documentos públicos da União, facultando-se-lhes, porém, recusar o reconhecimento de documentos de outros estados;

c) Nos Territórios Federais, com mais de duzentos mil habitantes, além do Governador, haverá órgãos judiciários de primeira e segunda instâncias e membros do Ministério Público.d) A União é pessoa jurídica de direito público interno com capacidade política, e ora se manifesta em nome próprio, ora se manifesta em nome da Federação.

[QUESTÃO – 43]Considerando-se a forma federativa, adotada pela Constituição brasileira, é CORRETO afirmar que:a) A autonomia municipal, é relativa, vez que os Municípios dependem do repasse de verba dos Estados-Membros.b) Os territórios podem ser divididos em Municípios.c) O Distrito Federal não possui autonomia, que é reconhecida, entretanto, para os territórios.d) Os municípios não podem ser considerados entes federativos.

[QUESTÃO – 44]É CORRETO afirmar:a) Para os Municípios foram outorgadas competências expressas legislativas e administrativas.b) A Constituição Federal prevê competências legislativas concorrentes entre a União, os Estados e o Distrito Federal e os Municípios.c) Os Municípios, como entes federativos, possuem poderes legislativo, executivo e judiciário próprio.d) Os Estados-membros não podem, em hipótese alguma, assumir competência legislativa para assuntos gerais.

[QUESTÃO – 45]Marque a opção INCORRETA:a) Os estados não exercerão competência legislativa plena, mesmo inexistindo lei federal.d) A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, naquilo que lhe for contrária.c) As manifestações das Assembléias Legislativas acerca da fusão dos Estados-membros não têm caráter vinculativo, razão

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 7

Page 8: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

pela qual não vinculam o Congresso Nacional.d) O desmembramento, a subdivisão e a fusão de Estados-membros dependem da aprovação da população diretamente interessada em plebiscito convocado pelo Congresso Nacional.

[QUESTÃO – 46](MPT/2006) Assinale a alternativa CORRETA. A decretação de intervenção da União nos Estados dependerá:a) de solicitação do Poder Legislativo ou do Poder Executivo, coacto ou impedido, na hipótese de repelir invasão de uma unidade da Federação em outra;b) de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da república, no caso de recusa á execução de lei federal;c) de requisição do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior Eleitoral ou do Tribunal Superior do Trabalho, no caso de desobediência à ordem ou decisão judicial;d) de requisição do Supremo Tribunal Federal, para assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais: forma republicana, sistema representativo e regime democrático; direitos da pessoa humana; autonomia municipal; prestação de contas da administração pública, direta e indireta; aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferência, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.

[QUESTÃO – 47]Assinale a opção INCORRETA:a) A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.b) O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

c) As contas dos Municípios ficarão, durante 60 dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhe a legitimidade, nos termos da lei.d) O parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado que opinar pela aprovação das contas do Prefeito, somente deixará de prevalecer por decisão da maioria dos membros da Câmara Municipal.

[QUESTÃO – 48]Os Estados podem receber competência da União para legislar sobre assuntos específicos de material de competência:a) exclusivab) privativac) privativa e exclusivad) nenhuma das competências da União podem ser exercida pelos Estados, uma vez que os mesmos possuem apenas competência residual.

[QUESTÃO – 49] (117.º / OAB/SP) São julgadas pelo Tribunal de Contas da União, as contas:a) do governador do Distrito Federal;b) do Presidente da República;c) dos Governadores de Estado;d) dos Superintendentes de Autarquias Federais.

[QUESTÃO – 50]A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos. A respeito da competência atribuída pela Carta Constitucional a cada um deles, é CORRETO afirmar que: a) Os Estados, devidamente autorizados por lei complementar, poderão legislar sobre matérias inseridas na competência privativa da União Federal.b) Legislar sobre serviço postal não é privativo da União.c) É competência privativa dos Estados protegerem o meio ambiente.d) Proporcionar os meios de acesso à cultura insere-se na competência comum apenas à União e aos Estados.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 8

Page 9: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

[QUESTÃO – 51]Sobre as Comissões parlamentares de inquérito (CPI), é INCORRETO afirmar: a) São comissões temporárias, de prazo certo, não podendo durar mais do que um período legislativo.b) São comissões temporárias, de prazo certo, não podendo durar mais do que uma legislatura.c) Podem se propostas por 1/3 dos Deputados, ou 1/3 dos senadores, para apuração de fato certo e determinado, sendo suas conclusões encaminhadas para o Ministério Público.d) Segundo a Constituição Federal as comissões parlamentares de inquérito, tem poderes de investigação próprios das autoridades judiciais.

[QUESTÃO – 52](OAB/118.º) O Deputado Federal que, após sua diplomação, incorre na prática de homicídio qualificado:a) poderá ser processado, desde que haja licença prévia concedida pela maioria dos membros da Câmara dos Deputados;b) poderá ser processado, desde que haja licença prévia concedida pela maioria dos membros do Congresso Nacional;c) não poderá ser processado, pois goza de imunidade material;d) poderá ser processado, independentemente de licença da Câmara dos Deputados.

[QUESTÃO – 53]A respeito do Poder legislativo e das Comissões, assinale a alternativa CORRETA:a) No Poder legislativo, há comissões permanentes e temporárias, sendo exemplo desta última as Comissões de constituição e justiça.b) As comissões parlamentares de inquérito são exemplos de comissões temáticas permanentes.c) Os membros do poder legislativo são eleitos pelo sistema majoritário.d) É legítima a quebra de sigilo bancário, por determinação de comissão parlamentar de inquérito, desde que demonstrado o interesse público relevante, individualizado o

investigado e o objeto da investigação, mantido o sigilo em relação às pessoas estranhas à causa e limitada a utilização de dados obtidos somente para a investigação que lhe deu causa.

[QUESTÃO – 54](Advogado Júnior Petrobrás – Cesgranrio/2008) Segundo disposição constitucional expressa, as decisões proferidas pelo Tribunal de Contas da União, no exercício de sua competência de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, das quais resulte imputação de débito ou multa,a) Terão eficácia de titulo executivo.b) Serão encaminhadas ao Congresso Nacional para as providências relativas a sua cobrança.c) Serão encaminhas ao Poder Executivo para as providências relativas a sua cobrança.d) Darão ensejo à propositura de processo de conhecimento perante o Poder Judiciário, como etapa necessária à cobrança.

[QUESTÃO – 55]É CORRETO afirmar.a) Considerando que um Estado da Federação tenha 15 deputados federais, é correto afirmar que este terá 45 deputados estaduais, correspondendo ao triplo dos representantes na Câmara Federal.b) Por expressa disposição constitucional, os municípios de até 1 milhão de habitantes, poderão ter entre 09 e 21 vereadores.c) O poder legislativo federal é bicameral, em razão de que as leis federais somente possuem validade se aprovadas pelo legislativo e aprovadas pelo Presidente. Essas duas “instâncias” de decisão, caracterizam o bicameralismo.d) Nenhuma das alternativas acima é correta.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 9

Page 10: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

[QUESTÃO – 56](Proc.Leg. Cam. SP. 2007) No exercício do mandato, ou em razão dele, deputados e senadores gozam da imunidade material, ou seja, não respondem civil, penal, administrativa ou politicamente por suas opiniões, palavras e votos. Ou seja, não cometem crimes de palavra. Da mesma forma, os parlamentares gozam da imunidade formal ou processual, com relação à prisão e ao trâmite processual contra si. Com relação aos limites destas imunidades, é CORRETO afirmar que:a) O parlamentar, por ser o destinatário da imunidade, pode, a qualquer tempo, a ela renunciar, podendo ser processado por suas manifestações.b) Após o termino do mandato, os atos praticados durante a legislatura não mais se encontram sob o manto protetor da imunidade parlamentar, podendo o parlamentar responder civil, penal e administrativamente por suas opiniões, palavras e votos.c) Essa imunidade material não cobre ofensas perpetradas fora do exercício parlamentar, desde que sejam de todo alheias à condição de Deputado ou Senador do agente, não guardando qualquer conexão com o mandato ou com a condição de parlamentar.d) A imunidade processual se protrai no tempo, fazendo com que o parlamentar, que goza de foro privilegiado, mesmo perdendo a condição de detentor de mandato eletivo, continue sendo processado pelo mesmo órgão jurisdicional.

[QUESTÃO – 57](ESAF.procurador.DF.2007) Suponha que um Deputado Distrital seja membro de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, e tenha ido cumprir diligencia fora do Distrito Federal. No outro estado, faz pronunciamento que, embora ligado à sua atuação na CPI, é tido como agressivo à honra de adversário político, investigado pela Comissão. Nessas circunstâncias, é correto dizer do Deputado Distrital em apreço que ele:a) poderá ser processado criminal e civilmente (neste ultimo caso, visando à

reparação de danos morais), independentemente de licença prévia da Câmara Distrital.b) poderá ser processado civilmente, para reparação de danos morais, mas não poderá ser processado criminalmente.c) não poderá ser processado civilmente, para reparação de danos morais, mas poderá ser processado criminalmente.d) não poderá ser processado civilmente por danos morais nem criminalmente.

[QUESTÃO – 58](ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA.a) É competência exclusiva do Congresso Nacional a concessão de anistia.b) O julgamento, pelo Senado Federal, do Advogado-Geral da União, por crime de responsabilidade, não prescinde da autorização da Câmara dos Deputados, por quorum qualificado, para a instauração do processo.c) Não é possível, em uma sessão legislativa extraordinária, o congresso Nacional deliberar sobre matéria para a qual não foi convocado.d) A perda de mandato do parlamentar que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado será decidida pela Casa respectiva, por voto secreto e maioria absoluta.

[QUESTÃO – 59]Analise as assertivas abaixo e marque a opção CORRETA.I - Há certo consenso quando à “amplitude do campo de atuação das CPI’s”, entendendo-se que o poder do Congresso de realizar investigações não é ilimitado, devendo concentrar-se em “fatos específicos, definidos e relacionados ao Poder Público”, não podendo, por outro lado, desrespeitar o “princípio federativo”.II - O dispositivo constitucional foi extremamente lacônico e impreciso, uma vez que no ordenamento jurídico brasileiro inexiste, em regra, o “juiz-investigador”, tarefa essa deixada institucionalmente a cargo das Polícias Civil e Federal e do

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 10

Page 11: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

Ministério Público, em face da adoção do processo acusatório, onde a separação entre o juiz e o órgão acusador é extremamente rígida.III - As CPI jamais terão os mesmos poderes cautelares que possuem as autoridades judiciais durante a instrução penal, por “carecerem de competência jurisdicional”, e “o poder geral de cautela só pode ser exercido por juízes”. Assim, não poderão as CPI´s determinarem jamais medidas cautelares, tais como: a) indisponibilidade de bens; b) arrestos; c) sequestro; d) hipoteca judiciária; e) prisão; f) proibição de ausentar-se da comarca ou do país.IV - Tendo a Constituição Federal consagrado, em seu art. 133, como princípios constitucionais a “indispensabilidade e a imunidade do advogado”, não poderão as CPI’s impedir que os investigados façam-se acompanhar de seus advogados, nem tampouco cercear-lhes o exercício da atividade profissional, desde que nos parâmetros delimitados pela legislação em vigor e pela própria “natureza inquisitiva do inquérito parlamentar, onde inexiste o contraditório”.V - Os eventuais “abusos ou ilegalidades” praticadas pelas CPI’s deverão ser controlados pelo “STF”, em sede de “mandado de segurança” e “habeas corpus”, pois as CPI’s, pois os atos da Câmara, do Senado ou do Congresso estão sujeitos ao controle do STF, nos termos do art. 102, I, “i”, da CF.

a) V; V; V; F; V;b) V; V; F; V; V;c) F; F; V; V; F;d) F; F; F; V; V.

[QUESTÃO – 60]Analise as assertivas abaixo e marque a opção CORRETA.I - Na independência harmoniosa que rege o “princípio da Separação de Poderes”, as imunidades parlamentares são institutos de vital importância, visto buscarem, prioritariamente, a proteção dos parlamentares contra os “abusos e pressões dos demais poderes”, constituindo-se, pois, um direito instrumental de garantia de

liberdade de opiniões, palavras e votos dos membros do Poder Legislativo, bem como de sua proteção contra prisões arbitrárias e processos temerários. Assim, para o bom desempenho de seus mandatos, será necessário que o parlamentar ostente ampla e absoluta liberdade de convicção, pensamento e ação, por meio de seus membros, afastando-se a possibilidade de ficar vulnerável às pressões dos outros poderes do Estado. Dessa forma, imprescindível a existência das “imunidades parlamentares” à prática da democracia, significando verdadeira condição de independência do Poder Legislativo em face dos demais poderes e garantia da liberdade de pensamento, palavra e opinião, sem a qual inexistirá Poder Legislativo independente e autônomo, que possa representar, com fidelidade e coragem, os interesses do povo e do país.II - A Constituição Federal permite que o parlamentar licencie-se desta função para assumir cargos de confiança no Poder Executivo, tais como Ministro de Estado, Governador de Território, Secretário Estadual, Distrital, Territorial ou Municipal, não perdendo o mandato parlamentar quando findar o cargo executivo. No entanto, afastando-se “voluntariamente” do exercício do mandato, para ocupar cargo no Poder Executivo, o parlamentar “leva consigo as imunidades”, pois que são conferidas especificamente aos parlamentares em pleno exercício dessa função específica.III – A imunidade material é a inviolabilidade do parlamentar (senador, deputado federal e estadual, vereador), por suas opiniões, palavras e votos, no exercício do mandato. Opiniões e palavras que, ditas por qualquer pessoa, podem caracterizar atitude delituosa, se ditas por parlamentar no exercício do mandato, são condutas atípicas, por aqueles serem imunes. A inviolabilidade pela manifestação do pensamento tem sido considerada elementar nos regimes democráticos e inerente ao exercício do mandato. A imunidade material exclui da incidência penal, civil, administrativa, disciplinar ou política determinadas pessoas, retirando-lhes a qualidade de destinatárias da lei comum, acarretando a “atipicidade da

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 11

Page 12: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

conduta que praticarem no exercício do mandato.IV - A Emenda Constitucional n. 35/01 manteve a imunidade formal em relação à prisão, mas alterou significativamente a imunidade formal processual. Atualmente, portanto, os parlamentares apenas “não podem ser presos, salvo em flagrante delito por crime inafiançável”. Com relação ao processo, “eles poderão ser processados normalmente pelo STF”, podendo o STF receber a denúncia, instaurando o processo. Todavia, após esse recebimento, o STF, já com o processo em curso, dá ciência à Casa Legislativa, que poderá sempre sustar o andamento da ação, suspendendo também a prescrição. Assim, remanesce como prerrogativa do parlamentar a “possibilidade de sustação do processo, já em curso, por deliberação política da Casa Legislativa do parlamentar”.V - Tratando-se de crime comum praticado pelo parlamentar na vigência do mandato, seja ou não relacionado com o exercício das funções congressuais, “enquanto durar o mandato, a competência será do STF”. Porém, encerrado o exercício do mandato e, conseqüentemente, cessada a prerrogativa de foro do parlamentar, não mais subsistirá a competência do STF para o processo e julgamento, uma vez que o próprio STF, por unanimidade, “cancelou a Súmula nº 394”. Dessa forma, não mais ocorrerá a perpetuidade da competência do STF para o processo e julgamento dos crimes comuns praticados pelas autoridades previstas no art. 102, I, “b” e “c”, dentre eles os parlamentares federais, quando cessarem seus mandatos. Portanto, cessado o mandato, devem os autos serem remetidos à Justiça de 1º grau.

a) V; F; F; F; V;b) V; F; V; F; V;c) V; F; V; V; F;d) F; F; V; F; V.

DIR. PROCESSUAL CIVIL IPROF: ALDO FERNANDES

QUESTÕES DE 61 a 80

[QUESTÃO – 61] São condições da ação:a) Capacidade das partes e legitimidade ativa;b) Possibilidade jurídica do pedido, interesse de agir, juiz competente;c) Interesse de agir, capacidade das partes e possibilidade jurídica do pedido;d) Legitimidade das partes, possibilidade jurídica do pedido e interesse de agir.

[QUESTÃO – 62] A reconvenção, se o réu quiser ajuizá-la,a) pode ser ajuizada no mesmo momento da contestação.b) deve ser ajuizada no mesmo momento da contestação.c) só pode ser ajuizada se o réu contestar também.d) deve ser deduzida como capítulo da contestação.

[QUESTÃO – 63]Na contestação, constitui alegação preliminar:a) Incompetência relativa;b) Coisa julgada;c) Ilegitimidade de parte;d) Falta de interesse de agir.

[QUESTÃO – 64]A respeito da resposta do réu, é correto afirmar:a) Se a ação for julgada extinta, ficará obstado o prosseguimento da reconvenção, devendo o réu valer-se de ação própria;b) Quando forem vários os réus e o autor desistir da ação quanto a algum réu ainda não citado, o prazo para a resposta correrá da intimação do despacho que deferir a desistência;c) A regra quanto ao ônus da impugnação especificada dos fatos aplica-se ao curador especial;

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 12

Page 13: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

d) Presumem-se verdadeiros os fatos não precisamente impugnados, mesmo que estiverem em contradição com a defesa, considerada em seu conjunto;

[QUESTÃO – 65]O indeferimento da iniciala) Jamais será decretado com julgamento do méritob) Poderá ter a natureza de decisão terminativa definitivac) É recorrível mediante agravo de instrumento, haja vista a possibilidade de retrataçãod) É decretável sempre que o autor não a emendar no prazo de 10 dias

[QUESTÃO – 66]Convocado validamente para vir a juízo, pode o réu:a) apresentar somente reconvenção;b) permanecer revel;c) apresentar apenas contestação;d) apresentar exceção de incompetência absoluta do juízo;

[QUESTÃO – 67]Sobre prazos para contestar e recorrer, é CORRETO afirmar-se:a) Computar-se-á em dobro o prazo para contestar quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores ou quando a parte for o Ministério Públicob) Computar-se-á em dobro o prazo para contestar e para recorrer quando a parte for o Ministério Públicoc) Computar-se-á em dobro o prazo para contestar e em quádruplo para recorrer quando a parte for a Fazenda Públicad) Computar-se-á em dobro o prazo para recorrer quando os litigantes tiverem diferentes procuradores ou quando a parte for a Fazenda Pública

[QUESTÃO – 68]De acordo com o art. 300 do CPC, compete ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir. O art. 301 dispõe que: compete-

lhe, porém, antes de discutir o mérito, alegar:a) Convenção de arbitragem;b) Inexistência de intimação;c) Incompetência relativa;d) Incapacidade processual, relativa às partes.

[QUESTÃO – 69]Na contestação, o réu não poderá, antes de discutir o mérito, alegar:a) Nulidade de citação.b) Perempção.c) Litispendência.d) Incompetência relativa.

[QUESTÃO – 70]O pedido e a causa de pedir podem ser alterados sem o consentimento do réu:a) Antes da citação do réu;b) Após a citação do réu;c) Após o despacho saneador;d) Todas as alternativas estão erradas;

[QUESTÃO – 71]O indeferimento da iniciala) jamais será decretado com julgamento do mérito. b) poderá ter a natureza de decisão terminativa definitiva. c) é recorrível mediante agravo de instrumento, haja a vista a possibilidade de retratação. d) é decretável sempre que o autor não a emendar no prazo de 10 dias.

[QUESTÃO – 72]Quais os requisitos essenciais da petição inicial?a) o juiz ou tribunal, a que é dirigida; apresentação dos fatos e fundamentos jurídicos do pedido; a especificação, do pedido; o valor da causa; requerimento de provas; data do requerimento;b) o juiz ou tribunal, a que é dirigida; qualificação do autor e réu; apresentação dos fatos e fundamentos jurídicos do pedido; a especificação do pedido; o valor da causa; requerimento de provas; requerimento de citação do réu.c) o juiz ou tribunal, a que é dirigida; qualificação do réu; apresentação dos

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 13

Page 14: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

fundamentos jurídicos do pedido; o valor da causa; o requerimento de provas;d) o juiz ou tribunal, a que é dirigida; qualificação do autor e réu; apresentação dos fatos; valor da causa; requerimento de citação do réu.

[QUESTÃO – 73]É correto afirmar:a) Verificando o juiz que a petição inicial não preenche os requisitos legais, ou que apresenta defeitos e irregularidades que possam dificultar o julgamento de mérito, deverá o juiz indeferi-la de imediato.b) Sendo a matéria controvertida unicamente de direito, se no juízo já houver sido proferida sentença de total procedência em casos idênticos, poderá ser dispensada a citação e proferida sentença que reproduza o teor da anteriormente prolatada. c) Ordenada a citação do réu, para responder ao pedido inicial, do mandado constará que, não sendo contestada a ação, presumir-se-ão aceitos pelo réu, como verdadeiros, os fatos e o direito alegados pelo autor.d) O pedido deve ser sempre certo ou determinado.

[QUESTÃO – 74]Considera-se proposta a ação, de acordo com o Código de Processo Civil: a) com a distribuição; b) com a citação; c) com o protocolo da petição inicial; d) com a sua entrega na escrivania.

[QUESTÃO – 75]Proposta a ação e verificando a incapacidade processual do autor ou a irregularidade de sua representação, o juiz a) marcará o prazo de 5 dias para ser sanado o defeito. b) marcará o prazo de 10 dias para ser sanado o defeito.c) marcará o prazo de 15 dias para ser sanado o defeito.d) marcará prazo razoável para ser sanado o defeito.

[QUESTÃO – 76] Numa ação, o réu, citado com hora certa, não contestou a ação. Nesse caso,a) o autor poderá alterar o pedido, sem promover nova citação do réu. b) o juiz dará curador especial ao réu. c) serão reputados verdadeiros os fatos afirmados na inicial. d) o autor poderá alterar a causa de pedir, sem promover nova citação do réu.

[QUESTÃO – 77]Marque a alternativa CORRETA a respeito do pedido na petição inicial:a) O pedido deve ser genérico e determinado, ou seja, o autor deve expor qual a solução que ele considera acertada ao caso.b) O pedido tem conteúdo explícito e também conteúdo implícito.c) Existem algumas exceções em que a lei processual admite pedido certo. d) O conteúdo explícito engloba todos os pedidos que, apesar de não formulados expressamente, consideram-se incluídos no pedido.

[QUESTÃO – 78]De acordo com o CPC, não constitui requisito essencial da petição inicial a indicação:a) do requerimento de citação do réu.b) do endereço do autor e do réu.c) da denominação da ação.d) dos fatos e fundamentos jurídicos do pedido.

[QUESTÃO – 79]Assinale a alternativa CORRETA, sobre o valor da causa na Petição Inicial:a) havendo cumulação de pedidos, o valor da causa será o correspondente ao maior deles.b) havendo na petição inicial pedido subsidiário, o valor da causa será o correspondente ao pedido principal.c) O valor da causa, sendo alternativos os pedidos, será o correspondente à soma dos valores de todos eles.d) Na ação de cobrança de dívida, o valor da causa não poderá ser acrescida de juros.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 14

Page 15: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

[QUESTÃO – 80]De acordo com o artigo 282 do CPC, quais os requisitos essenciais da petição inicial?a) o juiz ou tribunal, a que é dirigida; apresentação dos fatos e fundamentos jurídicos do pedido; a especificação, do pedido; o valor da causa; requerimento de provas; data do requerimento.b) o juiz ou tribunal, a que é dirigida; qualificação do autor e réu; apresentação dos fatos e fundamentos jurídicos do pedido; a especificação do pedido; o valor da causa; requerimento de provas; requerimento de citação do réu.c) o juiz ou tribunal, a que é dirigida; qualificação do réu; apresentação dos fundamentos jurídicos do pedido; o valor da causa; o requerimento de provas;d) o juiz ou tribunal, a que é dirigida; qualificação do autor e réu; apresentação dos fatos; valor da causa; requerimento de citação do réu.

DIREITO PENAL IIPROF: HISSA GURGELQUESTÕES DE 81 a 100

[QUESTÃO – 81]A pena-base é aplicada levando-se em consideração:a) as circunstâncias agravantes.b) as circunstâncias legais.c) as circunstâncias judiciais.d) as circunstâncias preponderantes.

[QUESTÃO – 82]A pena restritiva de direitos não pode nunca substituir a privativa de liberdade quando o réu for reincidente.a) em qualquer crime, doloso ou culposo.b) exclusivamente em crime doloso.c) em crime culposo e a pena privativa de liberdade ultrapassar quatro anos.d) específico.

[QUESTÃO – 83]A pena definitiva é encontrada com a análise pelo juiz das:a) circunstâncias judiciais do art.59.b) circunstâncias legais do art.59.c) causas de diminuição e causas de aumentod) atenuantes e agravantes

[QUESTÃO – 84]Na individualização da pena de multa, de que forma são calculados o número e valor unitário dos dias-multa:a) ambos de acordo com as circunstâncias judiciais previstas no art.59 do Código Penal.b) ambos de acordo com a situação econômica do réu.c) o primeiro de acordo com as moduladoras do art.59 do código penal, mais atenuantes e agravantes, mais causas de diminuição e aumento de pena e o segundo, de conformidade com a situação econômica do réu.d) o primeiro de acordo com a situação econômica do réu, e o segundo, de acordo com as moduladoras do art.59 do Código Penal.

[QUESTÃO – 85]Deixando o condenado solvente de pagar a multa que lhe foi imposta na sentença condenatória transitada em julgado e, não tendo sido requerido o seu parcelamento, nem determinado o desconto sobre seus vencimentos, à sanção pecuniária será:a) convertida em pena de detenção na base de um dia de detenção para cada dia-multa.b) convertida em pena de prisão simples.c) convertida em pena de reclusão, se o crime era punido com reclusão ou pena de detenção, se o crime era punido com detenção.d) considerada dívida de valor.

[QUESTÃO – 86]O regime aberto é concessível aos:a) Condenados a oito anos de reclusão.b) Condenados a sete anos de detenção.c) Condenados a cinco anos de prisão simples.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 15

Page 16: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

d) Condenados não reincidentes cuja pena seja igual ou inferior a quatro anos.[QUESTÃO – 87]As penas restritivas de direito são:a) prestação de serviços à comunidade, exclusivamente.b) prestação de serviços à comunidade e interdição temporária de direitos.c) prestação de serviços à comunidade, interdição temporária de direitos e limitação de fim de semana.d) Nenhumas das alternativas porque outras podem ser impostas.

[QUESTÃO – 88]Assinale a alternativa CORRETA:a) a pena de prestação pecuniária se confunde com a multa reparatóriab) se o ofendido propuser ação civil para reparação do dano e ocorrer condenação, desta será descontada a prestação pecuniária.c) a pena de prestação pecuniária é limitada a dois salários mínimos.d) as penas restritivas de direito são aplicáveis só aos crimes dolosos.

[QUESTÃO – 89]Em caso de condenação à pena privativa de liberdade de 03 (três) anos de reclusão, o condenado:a) tem direito, necessariamente, de iniciar o cumprimento da pena em regime semi-aberto.b) tem direito, independentemente de sua idade ou condição, à suspensão condicional da pena.c) não tem direito, se for condenado por crime cometido mediante violência ou grave ameaça a pessoa, a que a pena privativa seja substituída por penas restritivas de direito.d) não tem direito, se for reincidente em crime doloso ou culposo, à substituição da pena privativa por pena restritiva de direito.

[QUESTÃO – 90]A regra geral é a de que o sentenciado pode progredir de regime de pena quando o seu mérito o recomende e tenha cumprido no regime anterior pelo menos:a) dois terços da pena.b) um terço da pena.

c) um sexto da pena.d) metade da pena.

[QUESTÃO – 91]Em relação à pena de prestação pecuniária, é INCORRETO afirmar:a) Será de importância não inferior a 1 (um) salário mínimo nem superior a 360 (trezentos e sessenta) salários mínimos.b) Consiste no pagamento de dinheiro à vítima, a seus dependentes, ou a entidade pública, não se prevendo pagamento a entidade privada.c) O valor pago será deduzido do montante de eventual condenação em ação de reparação civil, se coincidentes os beneficiários.d) É uma espécie de pena restritiva da direito.

[QUESTÃO – 92]Com relação a condenação, registra-se que:a) a imposição de sanção penal (pena privativa de liberdade, restritiva de direito e/ou multa) ou de medida de segurança não é seu principal efeito; b) produz efeitos penais e extrapenais, podendo-se enquadrar entre estes o de impedir ou invalidar o sursis, o de revogar o livramento condicional ou a reabilitação, o de lançar o nome do réu no rol dos culpados, o de propiciar reincidências etc;c) torna certa a obrigação de indenizar e provoca, também, a perda, em favor da União, dos bens e valores de origem ilícita, sendo estes os efeitos penais genéricos e automáticos, pois não precisam ser expressamente pronunciados pelo Juiz; d) a perda do cargo, função pública ou mandato eletivo do agente aparece como efeito extrapenal específico, mas deve ser motivadamente declarada na sentença que impõe pena privativa de liberdade superior a um ano pela prática de crime praticado com violação de dever em relação à administração pública.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 16

Page 17: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

[QUESTÃO – 93]Assinale a alternativa CORRETA.a) A pena definitiva poderá ser fixada abaixo do limite mínimo legal, cominado junto ao tipo incriminador, em razão da incidência das circunstâncias judiciais.b) A pena definitiva poderá ser fixada acima do limite máximo legal, cominado junto ao tipo incriminador, em razão da incidência de circunstância agravante.c) A aplicação de uma causa especial de aumento de pena permite a elevação da reprimenda acima do limite máximo cominado junto ao tipo incriminador.d) Nenhuma das alternativas anteriores é correta.

[QUESTÃO – 94]A pena restritiva de direitos converte-se, obrigatoriamente, em privativa de liberdade quando:a) sobrevém condenação à pena de multa, por outro crime.b) o sentenciado descumpre, de forma injustificada, a restrição imposta.c) sobrevém condenação por contravenção penal.d) o sentenciado é denunciado pela prática de outro crime.

[QUESTÃO – 95]Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que contém sanções que não são admitidas em nosso ordenamento jurídico:a) de morte, exceto em caso de guerra declarada, de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento, cruéis.b) de morte, de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, perda de bens.c) de morte salvo em caso de guerra declarada, de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de perda de bens, de limitação de fim de semana.d) de morte salvo em caso de guerra declarada, de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de perda de bens, de limitação de fim de semana.

[QUESTÃO – 96]Sobre as penas privativas de liberdade, assinale a alternativa INCORRETA:a) a pena de detenção deve ser cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto, fixado pelo juiz no momento da prolação da sentença.b) a execução da pena em regime semi-aberto será feita em colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar.c) o condenado por crime contra a administração pública terá a progressão de regime do cumprimento de pena condicionada à reparação do dano que causou, ou à devolução do produto do ilícito praticado.d) o trabalho externo é admissível, no regime fechado, em serviços ou obras públicas.

[QUESTÃO – 97]Na aplicação da pena, considerando-se que o Código adotou o critério trifásico, na primeira fase, deve o juiz levar em conta:a) as circunstâncias agravantes e atenuantes.b) as causas de aumento e de diminuição.c) as circunstâncias judiciais.d) as circunstâncias agravantes e atenuantes e as circunstâncias judiciais.

[QUESTÃO – 98]Sobre os princípios que orientam a aplicação de pena no ordenamento jurídico brasileiro, assinale a alternativa incorreta. O princípio da:a) legalidade não veda punições baseadas em costumes.b) personalidade impede que a pena ultrapasse a pessoa do condenado, alcançando seus descendentes.c) individualização da pena exige que se tome em consideração as condições pessoais do condenado.d) humanidade impede a aplicação de penas cruéis.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 17

Page 18: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web view(ESAF-AFRE.Aduaneira. 2005) Sobre a organização do Poder Legislativo, na Constituição de 1988, marque a única opção CORRETA

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ4ª SÉRIE – 2011.1 - NOTURNO

[QUESTÃO – 99](OAB/MG Agosto/2006) Quanto às espécies de pena, assinale a alternativa INCORRETA.a) A pena de prestação pecuniária consiste no pagamento em dinheiro à vítima, a seus dependentes, a entidade pública ou privada com destinação social.b) A prestação de serviço à comunidade ou entidades públicas é aplicável somente em condenações superiores a 6 (seis) meses de pena privativa de liberdade.c) A perda de bens e valores ocorre em favor da vítima.d) A limitação de fim de semana obriga o condenado a permanecer cinco horas aos sábados e domingos em casa de albergado ou estabelecimento adequado.

[QUESTÃO – 100]Aponte a afirmação CORRETA.a) O sistema para aplicação da pena de multa como pena autônoma, bem como para aplicação da multa substitutiva é o mesmo, qual seja, sistema bifásico de aplicação de multa, o juiz pelo critério trifásico de Nelson Hungria descobre a quantidade de dias-multa dentro do parâmetro legal (10 a 360 dias-multa) e depois fixa o valor do dia-multa analisando a situação econômica do réu.b) A multa não pode ser aumentada somente até o triplo, se o juiz considerar que, em virtude da situação econômica do réu, é ineficaz, embora aplicada no máximo, a lei permite ao juiz verificando a sua ineficácia no caso concreto, que o juiz aumente a multa até cinco vezes o seu valor.c) Na fixação da pena de multa, o juiz deve observar para fixação da pena de multa à situação econômica do réu.d) O sistema para aplicação da pena de multa como pena autônoma, bem como para aplicação da multa substitutiva é o mesmo, qual seja, sistema trifásico de Nelson Hungria, o juiz analisando as circunstâncias judiciais, atenuantes e agravantes e as causas de diminuição e aumento de pena fixa a

quantidade de dias-multa e o valor de cada dia-multa, observando que o dia-multa não pode ser inferior a um trigésimo do maior salário mínimo mensal vigente ao tempo do fato, nem superior a 5 (cinco) vezes esse salário.

EXAME INTEGRADO – 2011.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 18