direitomossoro.files.wordpress.com  · web viewprof: elaine melo. questÕes de 1 a 20 [questÃo...

22
UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP LAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROF: ELAINE MELO QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações somente poderão ser apresentadas pelos empregados, ou por seus representantes e respectivos sindicatos. b) A reclamação poderá ser escrita ou verbal. c) Os empregadores não poderão apresentar reclamações perante as Varas do Trabalho. d) Nas localidades onde houver mais de uma Vara do Trabalho, a reclamação poderá ser diretamente apresentada na secretaria de qualquer uma destas Varas. [QUESTÃO – 02] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou secretário, dentro de 48 horas, remeterá a segunda via da petição, ou termo, ao reclamado. b) Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou secretário, dentro de 24 horas, remeterá a segunda via da petição, ou termo, ao reclamado. c) Ao mesmo tempo em que receber a segunda via da petição, o reclamado será citado para a audiência de instrução, que será a primeira desimpedida dentro do prazo mínimo de quinze dias. d) Ao mesmo tempo em que receber a segunda via da petição, o reclamado será citado para a audiência de instrução que será a primeira desimpedida dentro do prazo mínimo de oito dias. [QUESTÃO – 03] O não comparecimento do reclamante à audiência de conciliação, sem qualquer ressalva, resulta em que decisão pela justiça trabalhista? a) revelia e confissão; b) designação de nova audiência; c) arquivamento da reclamação; d) condenação por sentença na Reclamação Trabalhista. EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 1

Upload: ngokhanh

Post on 04-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHOPROF: ELAINE MELOQUESTÕES DE 1 a 20

[QUESTÃO – 01]Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações somente poderão ser apresentadas pelos empregados, ou por seus representantes e respectivos sindicatos. b) A reclamação poderá ser escrita ou verbal. c) Os empregadores não poderão apresentar reclamações perante as Varas do Trabalho. d) Nas localidades onde houver mais de uma Vara do Trabalho, a reclamação poderá ser diretamente apresentada na secretaria de qualquer uma destas Varas.

[QUESTÃO – 02]Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou secretário, dentro de 48 horas, remeterá a segunda via da petição, ou termo, ao reclamado. b) Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou secretário, dentro de 24 horas, remeterá a segunda via da petição, ou termo, ao reclamado. c) Ao mesmo tempo em que receber a segunda via da petição, o reclamado será citado para a audiência de instrução, que será a primeira desimpedida dentro do prazo mínimo de quinze dias. d) Ao mesmo tempo em que receber a segunda via da petição, o reclamado será citado para a audiência de instrução que será a primeira desimpedida dentro do prazo mínimo de oito dias.

[QUESTÃO – 03]O não comparecimento do reclamante à audiência de conciliação, sem  qualquer ressalva, resulta  em que decisão  pela justiça  trabalhista? a) revelia e confissão; b) designação de nova audiência; c) arquivamento da reclamação; d) condenação por sentença na Reclamação Trabalhista.

[QUESTÃO – 04]Antônio moveu reclamação trabalhista contra a Empresa Sol Ardente, tendo o valor total das verbas pleiteadas correspondido a R$ 6.500,00. Na audiência de conciliação, a empresa reclamada não compareceu, e o juiz percebeu que a citação não fora realizada porque o reclamante havia fornecido o endereço da reclamada de forma incompleta. Nessa situação, o juiz deve a) determinar o retorno do processo à secretaria da vara para tentativa de localização da reclamada. b) determinar o arquivamento da reclamação trabalhista. c) abrir prazo para que o reclamante informe o endereço correto da reclamada, determinando a designação de nova audiência. d) aplicar a penalidade da revelia e confissão da reclamada.

[QUESTÃO – 05]Sobre a audiência trabalhista, é INCORRETO dizer: a) Apesar de as audiências serem públicas, o juiz manterá a ordem nas audiências, podendo mandar retirar do recinto os assistentes que a perturbarem. b) É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente ou qualquer preposto que tenha conhecimento dos fatos, desde que seja empregado do réu, salvo em se tratando de ação de empregado

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 1

Page 2: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

doméstico ou se o réu for micro empresa ou empresa de pequeno porte. c) Existe previsão legal tolerando atraso de até 15 (quinze) minutos no horário de comparecimento do juiz à audiência, garantido o mesmo direito às partes em face do princípio da isonomia entre juiz e jurisdicionados. d) O réu, por si ou por seu advogado, tem o prazo de vinte minutos para apresentar a defesa oral.

[QUESTÃO – 06]No que diz respeito ao instituto da reconvenção, assinale a opção CORRETA. a) O instituto da reconvenção é de direito material e não processual. b) A reconvenção, apesar de não estar prevista expressamente na CLT, também é cabível no processo trabalhista. c) A reconvenção, por não estar prevista expressamente na CLT, não é cabível no processo trabalhista. d) A reconvenção, não é cabível no processo trabalhista pois manifesta-se contrário ao rito do processo do trabalho.

[QUESTÃO – 07]Em reclamação trabalhista, o direito de defesa do reclamado, que se contrapõe ao direito de ação assegurado ao reclamante, deverá ser exercido a) até 15 dias após o recebimento da notificação inicial. b) até 15 dias após a juntada aos autos do aviso de recebimento da notificação inicial. c) em audiência. d) até 5 dias após o recebimento da notificação inicial.

[QUESTÃO – 18]Após notificado (citado) em reclamatória trabalhista, verificou o reclamado ser credor de valores que não foram descontados na rescisão contratual do reclamante. A medida

processual mais adequada para reaver tais valores será a) mover reclamatória trabalhista em autos apartados. b) contestar, argüindo, em preliminar, a cobrança da dívida. c) reconvir em peça apartada, a ser apresentada juntamente com a defesa. d) apresentar ação de cobrança em ação cível junto aos Juizados Especiais Cíveis.

[QUESTÃO – 09]Com relação ao instituto da reconvenção, assinale a assertiva INCORRETA. a) A extinção da ação principal não implica a extinção da reconvenção.b) A extinção da ação principal não implica a extinção da reconvenção c) A extinção da reconvenção não acarreta a extinção da ação principal. d) Persistindo a tramitação da reconvenção e da ação principal, ambas deverão ser julgadas na mesma sentença.

[QUESTÃO – 10]A incompetência territorial deve ser argüida: a) Na própria contestação, como preliminar; b) Através de exceção de incompetência, na mesma ocasião em que for apresentada a contestação; c) A qualquer tempo; d) Antes da sentença, verbalmente, ou através de simples petição.

[QUESTÃO – 11]Quanto a citação ou notificação postal na justiça do trabalho, assinale a opção CORRETA. a) A citação ou notificação postal presume-se realizada quando tenha sido entregue, na empresa, a empregado da reclamada, a zelador de prédio comercial ou tenha sido depositada em caixa postal da empresa, incumbindo à parte provar o não

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 2

Page 3: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

recebimento. b) A citação ou notificação postal apenas poderá ser considerada válida quando for recebida pessoalmente pelo proprietário da reclamada, preposto legalmente constituído, ou pela própria pessoa do reclamado, em caso de pessoa física. c) A citação na justiça do trabalho apenas poderá ser realizada por oficial de justiça. d) Não se admite, em nenhuma hipótese, citação ou notificação por via postal, já que agências de correios não são órgãos vinculados à justiça do trabalho.

[QUESTÃO – 12]Ajuizada a reclamatória trabalhista, deverá haver, entre a data da sua distribuição e a da audiência designada, intervalo não inferior a a) 10 dias. b) 5 dias. c) 48 horas. d) 24 horas.

[QUESTÃO – 13]Nas audiências na Justiça do Trabalho: a) a ausência do reclamante, importa no arquivamento do processo e este não poderá apresentar nova reclamatória. b) o reclamante não poderá apresentar uma nova reclamação, por dois meses. c) deixando de comparecer pela segunda vez, o processo será arquivado e o reclamante perde direito de ação por um mês. d) o reclamante pode ausentar-se na primeira e na segunda audiência inaugural e após seis meses apresentar uma nova reclamação.

[QUESTÃO – 14]No que diz respeito ao instituto da revelia no processo do trabalho, assinale a opção CORRETA. a) Por não está prevista expressamente na CLT, não é cabível no processo trabalhista. b) O instituto da revelia é de direito

material e não processual. c) Não é aceita pela jurisprudência ou pela doutrina no processo do trabalho. d) É uma faculdade do reclamado.

[QUESTÃO – 15]Sobre as exceções no Processo do Trabalho, assinale a alternativa CORRETA: a) serão observadas as normas previstas no CPC de forma subsidiária. b) não serão observadas as normas previstas no CPC de forma subsidiária. c) uma vez apresentadas, aguardará a oportunidade de recurso da sentença proferida para que possa ser apreciada. d) às exceções não podem ser arguidas no processo do trabalho por ser incompatíveis com o sistema processual do trabalho.

[QUESTÃO – 06]Em reclamação trabalhista, o direito de defesa do reclamado:a) somente será exercido se acompanhado de advogado. b) poderá ser exercido por ele mesmo em razão de sua capacidade postulatória.c) poderá ser exercido pelo preposto se pessoa física, independente da relação de emprego. d) somente será exercido por escrito.

[QUESTÃO –17]Em sua defesa o reclamado:a) poderá suscitar matéria preliminar observando o CPC.b) somente poderá defender-se apontando matéria de direito.c) somente fará exposição das razões de fato.d) somente poderá arguir preliminares.

[QUESTÃO – 18]A confissão ficta:a) só se aplica quando existente a revelia. b) nunca se aplica ao reclamante.c) aplica-se somente à reclamada na

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 3

Page 4: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

ausência de suas testemunhas.d) aplica-se a reclamante e reclamado.

[QUESTÃO –19] Em relação aos casos de impedimento e suspeição no processo do trabalho é CORRETO afirmar:a) que se o juiz considera-se inimigo capital do advogado do autor, não há suspeição ou impedimento.b) que se o juiz considera-se inimigo capital do advogado do autor, o juiz é suspeito.c) que se o juiz considera-se inimigo capital do advogado do autor, o juiz é impedido.d) que se o juiz considera-se inimigo capital do advogado do autor, o juiz é impedido por motivo de foro íntimo.

[QUESTÃO – 20]O prazo para apresentação da defesa no procedimento trabalhista ordinário, em regra:a) é de 5 dias, a contar da juntada aos autos do comprovante de recebimento da notificação inicial.b) é de 15 dias, a contar da juntada aos autos do comprovante de recebimento da notificação inicial.c) é de 15 dias, a contar do recebimento da notificação inicial.d) não fica sujeito a lapso fixo de tempo, assegurado, todavia, o mínimo de 5 dias, prazo o qual deverá ocorrer a audiência.

DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

PROF: MARCIO RIBEIROQUESTÕES DE 21 a 40

[QUESTÃO – 21]Nas relações consumeristas, vige a teoria da carga da prova: a) dinâmica. b) reversa. c) estática. d) ampliada.

[QUESTÃO – 22]Leia com atenção os seguintes itens: I - A Lei nº 8.078/90 acolheu o princípio da boa-fé objetiva, considerado um microprincípio do Direito do Consumidor, de que resultam deveres anexos, como os de lealdade e de honestidade.II - É assegurada ao consumidor a revisão dos contratos tornados excessivamente onerosos por fato superveniente, desde que comprovada a extraordinariedade e imprevisibilidade do fato.III - É cabível a desconsideração da personalidade jurídica, entre outras hipóteses, sempre que esta obstaculizar o ressarcimento do prejuízo causado ao consumidor.IV - No atinente à revisão contratual por onerosidade excessiva, o Código de Defesa do Consumidor esteou-se na teoria da base do negócio jurídico, à luz da função social do contrato.V - A inversão do onus probandi, em benefício do consumidor, depende de prova de sua hipossuficiência e da verossimilhança da alegação.

Agora, julgue os itens:a) Apenas II, III e IV estão corretos.b) Apenas I, II e III estão corretos.c) Apenas I, III e IV estão corretos.d) Apenas III, IV e V estão corretos.

[QUESTÃO – 23]A publicidade que se aproveita das deficiências de julgamento e experiência da criança é considerada:

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 4

Page 5: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

a) lícita, nos casos em que se possa presumir a permissão dos pais ou responsáveis para que a criança a ela tenha acesso.b) enganosa e, por isto, proibida.c) abusiva e, por isto, proibida.d) abusiva, se for capaz de induzir também o adulto em erro a respeito das características ou qualidades do produto.

[QUESTÃO – 24]A inscrição de inadimplentes pode ser mantida nos serviços de proteção ao créditoa) por, no máximo, três anos, salvo se maior o prazo de prescrição relativo à cobrança do débito, o qual prevalecerá sobre o triênio.b) até que o débito que lhe deu origem seja integralmente pago.c) por, no máximo, dez anos e, consumada a prescrição relativa à cobrança do débito do consumidor, não serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores.d) por, no máximo, cinco anos e, consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, não serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores.

[QUESTÃO – 25]Na defesa dos consumidores, um aspecto primordial é a definição do que é consumidor e fornecedor. Em conformidade com as normas aplicáveis, assinale a opção INCORRETA com relação a esses conceitos.a) O estado do Rio Grande do Norte, por ser pessoa jurídica de direito público, não pode ser enquadrado no conceito de consumidor.b) Um mesmo estabelecimento comercial pode ser fornecedor e consumidor em operações distintas.c) A coletividade também pode ser equiparada a consumidor, quando intervier nas relações de consumo.d) Quando uma concessionária de energia elétrica fornece um produto aos cidadãos, submete-se ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).

[QUESTÃO – 26]À luz das disposições da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), assinale a alternativa que contém a afirmativa INCORRETA:a) a inversão do ônus da prova é postulado aplicável a todas as situações jurídicas derivadas do consumo de bens ou serviços.b) a responsabilidade civil do comerciante, como parte, nos acidentes de consumo, é subsidiária.c) o profissional liberal somente será responsabilizado civilmente por danos causados aos consumidores em razão de serviços por ele prestado quando restar demonstrada a ocorrência de culpa subjetiva, em qualquer de suas modalidades.d) é uma das causas excludentes de responsabilidade civil do fornecedor nos acidentes de consumo a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro pela sua ocorrência.

[QUESTÃO – 27]Cumprindo previsão da Constituição de 1988, relacionada aos direitos e deveres individuais e coletivos, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) que dispõe sobre a proteção do consumidor, introduzindo grandes inovações nas relações de consumo. Observando-se o inteiro teor dessa norma, pode-se AFIRMAR que:a) os direitos básicos do consumidor previstos no Código de Defesa do Consumidor, por estarem taxativamente enumerados em uma lei especial, excluem quaisquer outros que derivem dos princípios gerais do direito, analogia, costumes e equidade.b) o produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais sua apresentação, o uso e os riscos que razoavelmente dele se esperam e a época em que foi colocado em circulação.c) o comerciante é responsável pelo fato do produto somente quando este produto for fornecido sem identificação clara do seu fabricante, produtor, construtor ou importador.

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 5

Page 6: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

d) não sendo o vício do produto sanado no prazo máximo de 30 (trinta) dias, o consumidor somente pode exigir a substituição do produto por outro da mesma espécie ou a restituição imediata da quantia paga corrigida.

[QUESTÃO – 28]Analise as seguintes afirmações, indicando, em seguida, a alternativa adequada.I - É reconhecida a vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo, devendo ser coibidos e reprimidos todos os abusos praticados, inclusive a concorrência desleal e a utilização indevida de inventos e criações industriais, das marcas e nomes comerciais e signos distintivos, que possam causam prejuízos aos consumidores.II - À viabilização da Política Nacional de Relações de Consumo são previstos, como instrumentos, dentre outros, a criação de Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, assim como a criação de Juizados Especiais para a solução dos conflitos de consumo.III - Como direitos básicos do consumidor, dentre outros, está previsto o acesso aos órgãos judiciários e administrativos, com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção jurídica, administrativa e técnica aos necessitados.IV - A modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas, não se traduz em direito do consumidor, em face da observância da autonomia da vontade e do princípio de que os contratos devem ser cumpridos, como pactuados.a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.b) As afirmativas II e III estão incorretas.c) As afirmativas I e IV estão corretas.d) As afirmativas I, II e III estão corretas.

[QUESTÃO – 29]Analise as seguintes afirmações, indicando, em seguida, a alternativa adequada.I - O Código de Defesa do Consumidor dispõe que os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão

riscos à saúde ou segurança dos consumidores, exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência da sua natureza e fruição, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, porém sempre às expensas do consumidor, a dar as informações necessárias e adequadas a seu respeito.II - Os fornecedores de serviços respondem pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à sua prestação, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos, caracterizando-se como ônus do consumidor a demonstração da culpa.III - A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços o exime da responsabilidade.IV - O direito de reclamar pelos vícios aparentes, ou de fácil constatação, caduca em 30 trinta) dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto não duráveis.

a) As afirmativas I, III e IV estão incorretas.b) As afirmativas I, II e III estão incorretas.c) As afirmativas III e IV estão corretas.d) As afirmativas I e IV estão corretas.

[QUESTÃO – 30]Analise as seguintes afirmações, indicando, em seguida, a alternativa escorreita:I - O fornecedor do produto ou serviço não é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos.II - É abusiva, dentre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite a violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeite valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.III - É permitido ao fornecedor, no exercício de sua atividade, enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia,

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 6

Page 7: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço.IV - O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, sendo descabida, em qualquer caso, a atualização monetária.

a) A ( ) As afirmativas I, II e III estão incorretas.b) B ( ) As afirmativas II, III e IV estão incorretas.c) C ( ) As afirmativas I, II e IV estão incorretas.d) D ( ) As afirmativas I, III e IV estão incorretas.

[QUESTÃO – 31]Com relação à proteção do consumidor, assinale a opção CORRETA com base na Lei n.º 8.078/1990.

a) Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, com exceção dos entes despersonalizados, que desenvolva atividades de comercialização de produtos.b) Pessoa jurídica não pode ser considerada consumidor.c) Coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo equipara-se a consumidor.d) Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, independentemente de remuneração, com exceção da atividade de natureza securitária, salvo se for decorrente de relação de caráter trabalhista.

[QUESTÃO – 32] Quanto à responsabilidade pelos acidentes de consumo, o produtor responde pelos danos causados aos consumidores:I – Pela adoção da teoria unitária da responsabilidade civil.II - Somente na hipótese em que for demonstrada a existência de culpa do produtor.III - Independentemente da culpa exclusiva do consumidor.

IV – Independentemente da culpa concorrente do consumidor.V – Independentemente de culpa do produtor, salvo caso fortuito e força maior.Assinale a alternativa CORRETA:a) somente a assertiva I está correta.b) somente as assertivas II, III e IV estão corretas.c) somente as assertivas II e III estão corretas.d) somente as assertivas I, IV e V estão corretas.

[QUESTÃO – 33]Em relação à responsabilidade civil no Código de Defesa do Consumidor:I - A responsabilidade do fornecedor de serviços independe de culpa em relação à reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos na prestação de serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.II - A responsabilidade por danos do prestador de serviços envolve somente as empresas ligadas à iniciativa privada.III - O fornecedor se exime da culpa mediante prova de culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro, ou de prova de que, tendo prestado o serviço, o defeito não existe, atuando, também, como excludentes de responsabilidade, as eximentes do caso fortuito e da força maior, estas últimas quando ocorrerem durante ou após a prestação da utilidade.IV - Está assegurado o ressarcimento de danos a terceiros, estranhos à relação de consumo, mas que sofreram prejuízo em razão dos defeitos intrínsecos ou extrínsecos do produto ou serviço.V - Presume-se defeituoso o serviço, não fornecendo segurança ao usuário, quando malapresentado ao público consumidor, quando sua fruição é capaz de suscitar riscos acima do nível de razoável expectativa, assim como quando, em razão do decurso do tempo, desde a sua prestação, é de supor que não apresente sinais de envelhecimento.Assinale a alternativa CORRETA:

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 7

Page 8: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

a) Somente as assertivas I, II, III e V estão corretas.b) Somente as assertivas I, III, IV e V estão corretas.c) Somente as assertivas I, II, IV e V estão corretas.d) Somente as assertivas II e IV estão corretas.

[QUESTÃO – 34]Assinale a alternativa INCORRETA:a) No Código de Defesa do Consumidor há vedação à utilização da denunciação da lide e do chamamento ao processo, porque, dentre outras coisas, o direito de indenização do consumidor é fundado na responsabilidade objetiva.b) O juiz poderá, no Código de Defesa do Consumidor, adiantar a tutela de mérito, bastando, apenas, que haja justificado receio de ineficácia do provimento final.c) No Código de Defesa do Consumidor, o Ministério Público, se não ajuizar a ação, atuará sempre como fiscal da lei.d) Em ação coletiva ajuizada na defesa dos consumidores por entidade legitimada, deve o Ministério Público intervir.

[QUESTÃO – 35]Assinale a alternativa INCORRETA.a) Com base na lei consumerista, os órgãos públicos legitimados poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante comi nações, com eficácia de título executivo extrajudicial.b) A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa.c) É certa a legitimidade do Ministério Público para patrocinar ações em defesa de direitos coletivos ou difusos do consumidor, o mesmo de pode dizer em relação à Defensoria Pública.d) Não se insere entre os direitos básicos do consumidor a efetiva prevenção de danos morais.

[QUESTÃO –36]O conceito de consumidor encontra-se expressamente elencado nos seguintes dispositivos no Código de Defesa do Consumidor:

a) Art. 2º apenas.b) Art. 2º, caput, parágrafo único, e art. 6º.c) Art. 2º, caput, parágrafo único, art. 17 e art. 29.d) Art. Art. 2º, caput, parágrafo único, e 29 apenas.

[QUESTÃO – 37]Se a vulnerabilidade é presumida, então isso implica dizer que ela não precisa ser:a) Provada em quaisquer nas relações de consumo.b) Provada, se pessoa física for hipossuficiente.c) Provada, contudo, ela pode ser afastada, o que exige prova em contrário.d) Provada, porém a sua inexistência pode ser afastada por mera alegação da parte adversa.

[QUESTÃO – 38]No que concerne à responsabilidade objetiva nas relações de consumo, assinale a alternativa correta:a) O CDC abeberou-se das fontes romanísticas para assentar a responsabilidade objetiva do fornecedor.b) O profissional liberal responde subjetivamente em qualquer caso.c) O CDC seguiu a linha evolutiva de responsabilização estatal, inclusive no que concerne ao seu aspecto de norma cogente e de ordem pública.d) A responsabilidade objetiva constitui apenas uma decorrência lógica do dever de proteção ao consumidor insculpido na Carta Fundamental de 1988.

[QUESTÃO – 39]O CDC pode ser considerado, tendo em vista a doutrina de Marcelo Neves (“A constitucionalização simbólica”), uma legislação:a) Simbólica, sendo precisamente denominada de álibi.b) Não simbólica, na medida em que há uma concreta relação entre os fundamentos dispostos no seu texto e a sua efetiva promoção do campo fático.c) Simbólica, sendo precisamente denominada como fórmula de compromisso dilatório.

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 8

Page 9: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

d) Não simbólica, na medida em que os seus parâmetros eficaciais se desenvolvem dentro da linha projetada pelos seus mentores, bem como prognosticada pela atividade legiferante instituidora, em que pesem os largos e longos caminhos a serem percorridos até a sua total observância.

[QUESTÃO – 40]O CDC é um:a) Microssistema jurídico dinâmico e não longitudinal.b) Microssistema jurídico dinâmico e não transversal.c) Microssistema jurídico dinâmico e transversal.d) Microssistema jurídico dinâmico e longitudinal.

DIREITO TRIBUTARIOPROF: GERALDO DE MELO

QUESTÕES DE 41 a 60

[QUESTÃO – 41]Segundo o Código Tributário Nacional entram em vigor, salvo disposição legal em contrário, a) na data de sua publicação, os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas. b) na data de sua publicação, os efeitos normativos decorrentes de decisões dos órgãos singulares ou coletivos de jurisdição administrativa a que lei atribua eficácia normativa. c) no primeiro dia do exercício seguinte àquele em que ocorrer a publicação, os convênios que entre si celebrem a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. d) na data por ela estipulada, a lei que majore impostos sobre o patrimônio ou a renda.

[QUESTÃO – 42]Para a definição de tributo, fato gerador, base de cálculo e de contribuinte, no atual Sistema Tributário Nacional, é necessário ter-se: a) Lei Complementar. b) Decreto Legislativo.

c) Lei delegada. d) Resolução do Senado Federal.

[QUESTÃO – 43]Ao se referir à interpretação e integração da legislação tributária, o Código Tributário Nacional determina expressamente: a) Na ausência de disposição expressa, a autoridade competente para aplicar a legislação tributária utilizará, sucessivamente, na ordem indicada, a equidade, os princípios gerais de direito tributário, os princípios gerais de direito público e a analogia. b) Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre suspensão ou exclusão do crédito tributário e sobre a dispensa do cumprimento de obrigações acessórias. c) O emprego da equidade poderá resultar na dispensa do pagamento de tributo devido. d) O emprego da analogia poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei.

[QUESTÃO – 44]Considerando os princípios informativos e as regras constitucionais aplicadas ao Sistema Tributário Nacional, assinale a opção CORRETA. a) Lei Complementar Nacional não pode regular o modo e a forma dos Estados-membros e o Distrito Federal, sempre após deliberação conjunta (Convênio), expedirem, por ato próprio, concessão e/ou revogação de isenções, incentivos e benefícios fiscais. b) A União só poderá instituir empréstimo compulsório, com vinculação obrigatória da aplicação dos recursos arrecadados à despesa que fundamentou sua instituição, por Lei Complementar. c) Lei Complementar Nacional não poderá instituir um regime único de arrecadação dos impostos e contribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. d) A atualização do crédito tributário decorrente de ICMS, para preservação de seu valor, é matéria reservada à Lei Complementar Nacional, em razão de a Constituição determinar que somente ela pode estabelecer normas gerais sobre crédito tributário.

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 9

Page 10: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

[QUESTÃO – 45]As normas gerais sobre legislação tributária, no que concerne ao fato gerador, à base de cálculo e aos contribuintes de tributos estaduais e municipais, são estabelecidas a) pela Constituição Estadual. b) pela Constituição Federal. c) por lei complementar federal. d) por lei complementar estadual.

[QUESTÃO – 46]À luz do artigo 111 do CNT, regra que manda interpretar-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre a outorga de isenção e outros benefícios, essa interpretação tende a operar: a) 'pro-lege'. b) 'pro-fisco'. c) pró-contribuinte. d) sem levar em conta tais objetos.

[QUESTÃO – 47]Via de regra, as leis tributárias devem ser: a) irretroativas; b) retroativas; c) irretroativas, somente quando houver expressa determinação inserida na própria lei; d) retroativas, somente nos casos em que a lei agravar a situação do contribuinte.

[QUESTÃO – 48]Com base no CTN, em relação à legislação tributária, assinale a afirmativa incorreta. a) O emprego da analogia não poderá resultar na exigência de tributo não previsto em lei. b) O emprego da equidade não poderá resultar na dispensa de pagamento de tributo devido. c) A lei tributária se aplica a ato ou fato pretérito, quando o ato não definitivamente julgado cominar penalidade menos severa que a prevista na lei ao tempo da sua prática ou reduzir o valor do tributo devido. d) Dentre as normas complementares das leis, dos tratados e convenções internacionais e dos decretos, encontram-se as práticas reiteradas observadas pelas autoridades administrativas.

[QUESTÃO – 49]Temdo em conta as proposições abaixo, assinale a única alternativa correta.

I - Devido ao princípio da soberania nacional previsto já no primeiro artigo da Constituição, um tratado internacional não pode interferir em matéria tributária. II - As Resoluções do Senado Federal não interferem na legislação relativa a tributos propriamente federais. III - Consoante o Código Tributário Nacional, analogia seria (ou é) técnica de integração e não de interpretação da legislação tributária. a) As três assertivas são verdadeiras. b) É verdadeira a primeira assertiva, mas é falsa sua explicação; são falsas as demais. c) É falsa a primeira assertiva; são verdadeiras as duas últimas. d) Todas as três assertivas são falsas.

[QUESTÃO – 50]Marque com V a assertiva verdadeira e com F a falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.( ) O pagamento é efetuado em moeda corrente, cheque ou vale postal, e, nos casos previstos em lei, em estampilha, em papel selado, ou por processo mecânico.( ) A legislação tributária pode determinar as garantias exigidas para o pagamento por cheque ou vale postal( ) Se o cheque dado em pagamento não for liquidado, o pagamento do tributo não se considera feito a) F, F, F b) V, V, F c) V, F, F d) V, V, V

[QUESTÃO – 51]Em cada questão só existe uma (única) afirmação certa; marque-a com um X: a) Tributo pode não ter fato gerador, mas há de ter denominação. b) Tributo é uma receita estatal originária. c) Tributo é cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada. d) Tributo é sanção de ato ilícito.

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 10

Page 11: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

[QUESTÃO – 52]A expressão “legislação tributária” compreende: a) os elementos idênticos àqueles previstos na redação do Art. 59 e incisos da Constituição Federal de 1988, de que trata o processo legislativo. b) as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a elas pertinentes. c) as leis, os decretos-legislativos e demais normas complementares. d) as resoluções e as leis.

[QUESTÃO – 53]De acordo com o Código Tributário Nacional, a alternativa que consagra uma interpretação adequada do conceito de Direito Privado é: a) observa-se seu sentido de origem no ramo jurídico. b) a vinculação ao que foi previsto em lei ordinária. c) detém realidade própria, na forma da lei complementar. d) há liberdade de adoção, salvo previsão constitucional específica.

[QUESTÃO – 54]Na hipótese de o aplicador da lei tributária que comina penalidades ficar em dúvida quanto à graduação da pena, deverá interpretar a norma, em relação ao acusado, de modo: a) analógico b) benigno c) equitativo d) literal

[QUESTÃO – 55] É correto afirmar que, em sede de tributação: a) A lei que disponha sobre outorga de isenção pode ser interpretada extensivamente. b) Os princípios gerais de direito privado são utilizados para a definição dos efeitos tributários. c) A lei pode alterar a definição, o conteúdo e o alcance de institutos, conceitos e formas de

direito privado utilizados pela Constituição na definição das competências tributárias. d) Os princípios gerais de direito privado são utilizados para a pesquisa da definição, do conteúdo e do alcance de seus institutos, conceitos e formas.

[QUESTÃO – 56]Lei tributária que, simultaneamente, (a) disponha sobre suspensão do crédito tributário, (b) sobre dispensa do cumprimento de obrigações acessórias (c) e que defina infrações, esta última em caso de dúvida quanto à extensão dos efeitos do fato, interpreta-se: a) analogicamente, extensivamente e de maneira mais favorável ao acusado b) literalmente, extensivamente e analogicamente c) extensivamente, literalmente e analogicamente d) literalmente, literalmente e de maneira mais favorável ao acusado

[QUESTÃO – 57]Na forma do Código Tributário Nacional, os tratados e as convenções internacionais: a) não têm ação alguma sobre a legislação tributária interna. b) podem modificar parcialmente a legislação tributária interna, se e como nesta admitido. c) sempre modificam parcialmente a legislação tributária interna que se lhes correlacione, mas nunca a revogam. d) revogam ou modificam a legislação tributária interna.

[QUESTÃO – 58]No tocante à vigência no espaço, a legislação tributária a) dos Municípios pode vigorar fora de seus territórios, nos casos em que for admitida sua extraterritorialidade, mas apenas nos limites do Estado a que pertencem. b) dos Estados e Municípios pode ter vigência no País, fora de seus territórios, desde que autorizada sua extraterritorialidade e fixados os seus limites por ato normativo do Governo Central da União. c) dos Estados e Municípios, em decorrência de sua natureza local, em nenhuma hipótese

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 11

Page 12: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

pode vigorar no País, fora de seus respectivos territórios. d) dos Estados e dos Municípios pode vigorar no País, fora de seus territórios, nos limites em que for admitida sua extraterritorialidade por convênios de que participem, ou nos limites do que for disposto pelo Código Tributário Nacional ou por outras leis federais de ordem geral.

[QUESTÃO – 59]Com base no Código Tributário Nacional, é INCORRETO afirmar: a) A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes. b) O conteúdo e o alcance dos decretos restringem-se aos das leis em função das quais sejam expedidos, determinados com observância das regras de interpretação estabelecidas no CTN. c) Os tratados e as convenções internacionais revogam ou modificam a legislação tributária interna, e serão observados pela que lhes sobrevenha. d) A observância das normas complementares (CTN, art.100) exclui a imposição de penalidades, a cobrança de tributo e de juros de mora e a atualização do valor monetário da base de cálculo do tributo.

[QUESTÃO – 60] “[...] é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.”Essa definição, segundo o Código Tributário Nacional, refere-se a: a) multas. b) impostos. c) tributos. d) taxas.

MEDICINA LEGALPROF: JERONIMO ROLIM

QUESTÕES DE 61 a 80

[QUESTÃO – 61]Caracterizam as feridas incisas, EXCETO (DELEGADO CIVIL/MG-2003):a) forma linearb) bordas regularesc) fundo regulard) hemorragia escassa

[QUESTÃO – 62]A avulsão da epiderme com o desnudamento da derme e que no processo de cura não deixa cicatriz, denomina-se (DELEGADO CIVIL/MG-2003):a) rubefação b) equimose c) escoriação d) sugilação

[QUESTÃO – 63]Sobre a Traumatologia Médico-Legal, são instrumentos mecânicos, com seus respectivos exemplos (DELEGADO CIVIL/PB-2003):1-Contundente a-Faca-peixeira2-Cortante b-Alfinete3-Perfurante c-Bisturi4-Pérfuro-cortante d-Pára-brisa de carroA sequência CORRETA é:a) a)1b, 2d, 3a, 4c.b) 1a, 2b, 3c, 4d.c) 1b, 2a, 3c, 4d.d) 1d, 2c, 3b, 4a.

[QUESTÃO – 64]Notificou-se, há tempos, que certo lutador de boxe, durante uma contenda, mutilou uma orelha do adversário com uma dentada. Ao exame, um médico legista reconheceria, no órgão ofendido, uma ferida (DELEGADO CIVIL/SP-2000):a) incisab) corto-contusac) cortanted) pérfuro-cortante[QUESTÃO – 65]

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 12

Page 13: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

Instrumentos que atuam por pressão, percussão e deslizamento, mais pelo peso e intensidade do manejo, do que pelo gume, denominam-se (DELEGADO CIVIL/PB-2003):a) contundentesb) corto-contundentesc) cortantesd) pérfuro-cortantes

[QUESTÃO – 66]Uma lesão que se apresenta com bordas nítidas e regulares, secção perfeita dos tecidos moles subcutâneos, formação de cauda terminal e hemorragia abundante, deve ter sido causada por um instrumento (DELEGADO CIVIL/PB-2003):a) Corto - contundente.b) Perfuro - cortante.c) Perfurante.d) Nenhuma das alternativas.

[QUESTÃO – 67]A lesão produzida por instrumento cortante na parte anterior do pescoço é chamada de (DELEGADO CIVIL/SP-2003):a) Decapitação.b) Degolamento.c) Esgorjamento.d) Empalamento.

[QUESTÃO – 68]Observando o espectro equimótico, o médico-legista pode avaliar (DELEGADO CIVIL/SP-2003):a) o tempo de evolução da equimose.b) os limites da equimose.c) a intensidade da equimose.d) a extensão da equimose.

[QUESTÃO – 69]Uma lesão caracterizada por infiltração hemorrágica nas tramas dos tecidos é denominada (DELEGADO CIVIL/MG-2008):a) entorse.b) equimose.c) escoriação.d) rubefação.

[QUESTÃO – 70]

Constituem características da ferida contusa, EXCETO (DELEGADO CICIL/MG-2006):a) A ( ) Pouco sangrenta.b) B ( ) Fundo irregular.c) C ( ) Cauda de escoriação.d) D ( ) Bordas irregulares.

[QUESTÃO – 71]Um instrumento vulnerante é classificado, em Medicina Legal, basicamente (DELEGADO/PE-2006):a) pelo seu peso.b) pela sua forma.c) pelo seu uso habitual.d) pela sua ação.

[QUESTÃO –72]Uma ferida localizada na região cervical posterior, com bordas regulares e nítidas, atingindo a planos profundos, e com secção dos feixes vásculo-nervosos do pescoço, caracteriza (PERITO MÉDICO LEGISTA/RS-2008):a) esganadura.b) degolamento.c) esgorjamento.d) decapitação

[QUESTÃO – 73]Os ferimentos produzidos por instrumento contundente denominam-se (PERITO MÉDICO LEGISTA/SC-2008):a) Perfuro-contusos.b) Corto-contusos.c) Equimoses e hematomas.d) Abrasivos e hemorrágicos.

[QUESTÃO – 74]Assinale o equivalente a espostejamento (PERITO MÉDICO LEGISTA/SC-2008):a) Amputação de órgão genital.b) Esmagamento vertebral.c) Esquartejamento.d) Secção completa da medula espinhal.

[QUESTÃO – 75]

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 13

Page 14: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: ELAINE MELO. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] Marque a alternativa CORRETA, tendo em vista o disposto na CLT. a) As reclamações

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UVIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ9ª SÉRIE – 2010.1 - NOTURNO

A resposta escrita a uma consulta formulada a um profissional respeitado, objetivando esclarecer dúvidas porventura existentes num relatório médico legal, é denominada (MÉDICO-LEGISTA/SC-2001):a) Laudob) Autoc) Relatóriod) Parecer

[QUESTÃO – 76]Assinale a alternativa incorreta sobre partes de um laudo (PERITO CRIMINAL/CE-2001):a) conclusão é a síntese do laudob) resposta aos quesitos é simples, breve, com o mínimo possível de palavras.c) histórico é resumidamente os fatos geradores da perícia.d) discussão consiste em um conflito entre as opiniões.

[QUESTÃO – 77]O documento médico-legal, ditado ao escrivão logo após a realização do exame pericial, é denominado (DELEGADO CIVIL/SC-2004):a) Laudob) Parecerc) Autod) Atestado

[QUESTÃO – 78]No Foro Criminal, a perícia é realizada por (PERITO CRIMINAL/CE-2008):a) 1 peritob) 2 peritos e 2 assistentes técnicosc) 2 peritosd) 1 perito e 2 assistentes técnicos

[QUESTÃO – 79]A necropsia médico-legal, conforme preceitua o Código de Processo Penal, pode ser realizada, do momento da constatação do óbito da vítima (DELEGADO CIVIL – SP/2000):a) a qualquer hora, pois já se constatou a morte.b) apenas 2 horas após, quando aparecem os últimos fenômenos abióticos imediatos.

c) apenas 6 horas após, quando fenômenos abióticos consecutivos estão bem evidentes.d) apenas 12 horas após, quando o início da putrefação já é evidente.

[QUESTÃO – 80]Entre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA (MÉDICO LEGISTA – PI/2008):a) A perícia médico legal, de acordo com o Código de Processo Penal, deve ser realizada por dois peritos médicos.b) A perícia médico legal, de acordo com o Código de Processo Penal, mesmo onde exista perito oficial médico legista, pode ser realizada por qualquer médico.c) A perícia médico legal, de acordo com o Código de Processo Penal, deve ser realizada por indivíduo sem formação em curso superior.d) A perícia médico legal, em consonância com o CPC, deve ser realizada por um perito médico.

EXAME INTEGRADO - 2010.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 14