direitomossoro.files.wordpress.com  · web viewa resolução contratual ocorre sempre por fato...

21

Click here to load reader

Upload: dokhanh

Post on 17-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

DIREITO PROCESSO CIVIL IPROF: VANIA FURTADO DE ARAÚJO

[QUESTÃO – 01]“A” propôs ação de indenização contra “B”, indicando ser esta uma pessoa jurídica. Não fez menção a quem seria o representante da empresa. Foi citado “C”, pessoa física que se apresentou como sócio e representante, havendo boa fé do oficial de justiça. No quinto dia de prazo para contestação, “B” apresentou petição alegando apenas a nulidade da citação, provando que “C” é um simples preposto seu. Nesta situação a jurisprudência de forma predominante entende que a citação:a) é relativamente nula. A responsabilidade é do oficial de justiça que atuou irregularmente.b) é nula. c) não é nula em razão da boa fé do oficial de justiça.d) não é nula em razão da teoria da aparência adotada pela jurisprudência pátria quando a ré for pessoa jurídica.

[QUESTÃO – 02]Marque a alternativa INCORRETA à cerca de citação:a) É o ato pelo qual se dá ciência a alguém de atos e termos do processo, para que se faça ou deixe de fazer alguma coisa.b) A natureza jurídica da citação é de pressuposto de existência do processo.c) A citação deve ser feita na pessoa do réu ou daquele que detenha poderes específicos para recebê-la em seu lugar.d) É o ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de se defender.

[QUESTÃO – 03]Em caso de citação por edital o prazo para contestar começa a correr finda a dilação assinada pelo juiz. Com relação ao prazo de dilação é CORRETO afirmar:a) será determinado pelo juiz, entre 20 e 60 dias, correndo da data da última publicação do edital.b) é o fixado em lei, de acordo com a natureza da ação.c) será determinado pelo juiz, entre 20 e 60 dias, correndo da data da primeira publicação do edital. d) começa a fluir após a juntada aos autos, pelo interessado, da comprovação de publicação dos editais.

QUESTÃO – 04]Qual das afirmações que seguem é ERRADA acerca da citação?a) Não é permitida a citação feita pelo correio na interdição.b) São efeitos materiais da citação: induzir litispendência, tornar litigiosa a coisa e tornar prevento o juízo.

c) A citação é um ato processual.d) Comparecendo em juízo apenas para suscitar a nulidade de citação, e sendo esta decretada, considerar-se-á feita a citação na data em que o réu ou seu advogado for intimado da decisão.

[QUESTÃO – 05]Não faz parte dos impedimentos legais para a realização da citação:a) Aos noivos, nos 03 primeiros dias de bodas.b) Ao parente do morto, na linha colateral transversal até quarto grau, no dia do falecimento e nos 07 dias seguintes.c) Aos doentes em estado graved) A quem estiver assistindo a qualquer ato de culto religioso.

[QUESTÃO – 06]Marque a questão onde estão presentes CORRETAMENTE somente as espécies de citação:a) por edital, pelo correio, por oficial de justiça e reais.b) por edital, pelo correio, oficial de justiça e AR.c) fictas, reais e presumidas.d) com hora certa, por edital, por mandado, pelo correio.

[QUESTÃO – 07]Não é efeito da citação:a) conduzir à revelia.b) constituir em mora o devedor.c) induzir litispendência.d) tornar prevento o juiz.

[QUESTÃO – 08]Sobre resposta do réu, marque a INCORRETA:a) O réu pode manter-se inerte, ser considerado revel e sofrer os efeitos da mesma.b) reconhecer juridicamente o pedido.c) responder a demanda através de reconvenção.d) responder a demanda através de impugnação do valor da causa.

[QUESTÃO – 09]Relativamente à revelia pode-se dizer que:a) é a ausência de todas as modalidades de resposta do réu apresentadas simultaneamente;b) é quando o réu deixa transcorrer em branco o prazo da contestação.c) é quando o réu contesta tempestivamente.d) é quando o réu admite judicialmente a verdade de um fato contra seu interesse.

EXAME INTEGRADO – 2009.21

Page 2: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

[QUESTÃO – 10]João recebeu em 10 de abril de 2009, em sua residência, a visita de um oficial de justiça, que lhe entregou, na referida data, um mandado de citação extraído do processo que lhe promove sua filha Josefina. Em linhas gerais, de acordo com o procedimento comum ordinário é certo que consta do mandado de citação a seguinte informação e advertência:a) João poderá promover a apresentação de sua contestação, no prazo de 05 dias, contados a partir da juntada aos autos do mandato citatório, sob pena de, não o fazendo, ser considerado revel.b) João poderá comparecer à audiência de tentativa de conciliação, cuja a data consta do mandado e caso não haja acordo, poderá oferecer contestação no prazo de 15 dias contados do ato conciliatório.c) João poderá promover a apresentação de sua contestação, no prazo de 15 dias, contados a partir da juntada aos autos do mandato citatório, sob pena de, não o fazendo, ser considerado revel.d) João poderá, comparecer a audiência de tentativa de conciliação, cuja data consta no mandado e, caso não haja acordo, poderá oferecer contestação na própria audiência.

[QUESTÃO – 11]Assinale a alternativa CORRETA:a) ocorrendo a revelia, o réu pode intervir a qualquer tempo no processo e alegar proficuamente todas as defesas de direito que ainda puderem ser produzidas, recebendo o processo no estado em que se encontra.b) a revelia implica confissão ficta da União e acarreta automaticamente o julgamento antecipado da lide.c) não se aplica o efeito da revelia ao réu citado por edital, com hora certa ou pelo correio.d) para atender o princípio constitucional do contraditório e da ampla defesa, deve o juiz, em qualquer hipótese, nomear curador especial ao revel.

[QUESTÃO – 12]Considere as assertivas abaixo sobre revelia:I – Não se reconhecem os efeitos da revelia em ação de estado.II – O efeito da revelia induz a procedência do pedido.III – Para o réu revel os prazos correrão dependentemente de intimação pessoal.Estão CORRETAS:a) Apenas I.b) Apenas II.c) I, II e III.d) Apenas I e II.

[QUESTÃO – 13]Não se classifica como matéria preliminar (do art. 301 do CPC) a alegação de:a) coisa julgada.b) prescrição.c) incompetência absoluta.d) inépcia da inicial.

[QUESTÃO – 14]Acerca da intimação, assinale a alternativa CORRETA:a) é ato no qual a parte é convocada para fazer ou deixar de fazer algo nos autos, não devendo conter o teor do ato, nem a identificação das partes e dos seus advogados no mandado de intimação.b) É o ato pelo qual se dá ciência a alguém de atos e termos do processo, para que se faça ou deixe de fazer alguma coisa; c) a intimação será realizada pelo diário oficial para comparecimento à audiência de instrução e julgamento, objetivando tomada de depoimento pessoal.d) ato pelo qual se chama a juízo o réu ou o interessado a fim de que venha a juízo para se defender.

[QUESTÃO – 15]Se em uma demanda a esposa pede separação judicial atribuindo a culpa ao marido e, noutra, é o marido quem pede separação judicial com base em outras razões de fato e de direito, estando ambas em curso, configura-se:a) questão prejudicial que determina a suspensão de um dos processos.b) litispendência.c) conexão entre as ações.d) coisa julgada.

[QUESTÃO – 16]Assinale a alternativa ERRADA, de acordo com o CPC:a) Comparecendo o réu apenas para argüir a nulidade de sua citação, e sendo esta decretada, considerar-se-á feita a citação na data em que ele ou seu advogado for intimado da decisão.b) A regra da impugnação específica rege a defesa do réu, não sendo possível em nenhuma hipótese realizar defesa através de negativa geral. c) Após a realização da citação por hora certa, é necessário que o escrivão envie AR comunicando ao réu que a citação foi efetuada.d) A citação por edital é realizada em caráter suplementar, porque a sistema processual pátrio dá preferência as citações reais.

EXAME INTEGRADO – 2009.22

Page 3: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

[QUESTÃO – 17]Orlando foi citado no dia 22/09/09 (sábado), o oficial de justiça que realizou a citação entregou o mandado cumprido dois dias após, o qual foi juntado ao processo imediatamente. Quando terminará o prazo para contestar?a) 08/10/09 (quinta-feira)b) 09/10/09 (sexta-feira)c) 12/10/09 (segunda-feira)d) 15/10/08 (quinta-feira)

[QUESTÃO – 18]Com relação à citação é CORRETO afirmar: a) O comparecimento espontâneo do réu não supre citação nula.b) Ato pessoal e de grande importância na relação jurídica é pressuposto de constituição do processo.c) A citação sempre é pessoal, não cabendo em nenhum caso ser feita ao representante.d) Diante de uma ação de estado (estado da pessoa) nunca poderá haver a citação com hora certa.

[QUESTÃO –19]Assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o CPC, à respeito da citação:a) Não sendo citado o réu, o juiz prorrogará o prazo por 90 dias, sem hipótese de prazo inferior.b) A citação válida poderá tornar prevento o juízo, induzir litispendência e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a decadência.c) As pessoas jurídicas devem ser citadas por quem os respectivos estatutos designarem, ou, não os designando, por seus diretores.d) A citação em ações de estado deverá ser efetivada pelo correio.

[QUESTÃO – 20]A respeito da reconvenção é INCORRETO afirmar:a) Tem como objetivo o contra-ataque do réu em relação ao autor da demanda.b) Pode ser apresentada nas chamadas ações dúplices, que admitem defesa e ataque dentro da própria contestação.c) Há autonomia da reconvenção em relação à ação principal, mas devendo, em regra, a sentença desatar as duas pretensões, sob pena de nulidade.d) Não é admitida em ações de rito sumário e de rito sumaríssimo.

DIREITO CIVIL – CONTRATOSPROF: KARINNE BENTES

[QUESTÃO – 21]São requisitos para o contrato preliminar, EXCETO:a) Agente capaz e legítimo;b) Objeto lícito, possível, determinado ou determinável;c) Forma prescrita em lei;d) Nenhuma das anteriores.

[QUESTÃO – 22]O autocontrato:a) Quando ocorrer é caso de nulidade.b) Será anulável até o período de 03 anos, contados da conclusão do ato, caso não seja permitido ou confirmado posteriormente;c) Não poderá ser permitido ou ratificado posteriormente pelo representado, por vedação total do Código Civil.d) Será anulável até o período de 02 anos, contados da conclusão do ato, caso não seja permitido ou confirmado posteriormente.

[QUESTÃO – 23]O adquirente de coisa recebida em virtude de contrato comutativo com vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor, decai do direito de obter a redibição ou abatimento no preço:a) no prazo de quinze dias, contado da entrega efetiva; se já estava na posse, o prazo conta-se da alienação, reduzido à metade;b) no prazo de um ano, contado da entrega efetiva; se já estava na posse, o prazo conta-se da alienação;c) no prazo de trinta dias se a coisa for móvel, e de um ano se for imóvel, contado da entrega efetiva; se já estava na posse, o prazo conta-se da alienação, reduzido à metade;d) no prazo de sessenta dias se a coisa for móvel, e de dois anos se for imóvel, contado da entrega efetiva; se já estava na posse, o prazo conta-se da alienação, reduzido à metade.

[QUESTÃO – 24]Sobre a denunciação da lide em caso de evicção:a) É obrigatória para o Código de Processo Civil e para o STJ e facultativa para a Doutrina majoritária.b) É obrigatória para a Doutrina majoritária, para o Código de Processo Civil e para o STJ;c) É facultativa para a Doutrina majoritária e para o STJ;d) É obrigatória apenas para a Doutrina majoritária e para o Código de Processo Civil.

EXAME INTEGRADO – 2009.23

Page 4: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

[QUESTÃO – 25]Assinale a alternativa que corresponde à quantidade de itens CORRETOS:I - Concluído o contrato preliminar, com observância dos requisitos de validade, e desde que dele não conste cláusula de arrependimento, qualquer das partes terá o direito de exigir a celebração do definitivo, assinando prazo à outra para que o efetive.II - Esgotado prazo dado para cumprimento do definitivo, poderá o juiz, a pedido do interessado, suprir a vontade da parte inadimplente, conferindo caráter definitivo ao contrato preliminar, salvo se a isto se opuser a natureza da obrigação..III - Se a promessa de contrato for unilateral, o credor, sob pena de ficar a mesma sem efeito, deverá manifestar-se no prazo nela previsto, ou, inexistindo este, no que lhe for razoavelmente assinado pelo devedor.

a) zero;b) 01;c) 02;d) 03.

[QUESTÃO – 26]Quanto ao vício redibitório é INCORRETO afirmar:a) O alienante responderá pelo vício, mesmo provando que o desconhecia; b) O doador, mesmo em se tratando de doação pura, irá responder pelo vício redibitório;c) O vício ou defeito na coisa recebida devem ser ocultos; d) O adquirente pode rejeitar a coisa ou reclamar o abatimento do preço.

[QUESTÃO – 27]Assinale a alternativa CORRETA:a) A resilição contratual não significa, necessariamente, a dissolução do vínculo contratual;b) A resilição pode ser unilateral ou bilateral, sendo esta última denominada "distrato";c) A resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à assinatura do contrato;d) O distrato não precisa ser feito da mesma forma exigida para o contrato

[QUESTÃO – 28]Em contrato oneroso, convencionam as partes excluir a garantia da evicção. Verificada a evicção, e apesar da cláusula excludente, o evicto: a) pode cobrar apenas despesas de conservação da coisa.b) pode recobrar apenas as despesas dos contratos e dos prejuízos que foi obrigado a indenizar.c) pode cobrar apenas as custas e despesas.

d) pode recobrar o preço que pagou pela coisa, provando que não soube do risco, ou, se dele informado, não o assumiu.

[QUESTÃO – 29]Sobre a disciplina dos vícios redibitórios, pode-se afirmar CORRETAMENTE: a) A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor.b) O adquirente não pode, em vez de rejeitar a coisa, reclamar abatimento no preço.c) O alienante restituirá o que recebeu, com perdas e danos, mesmo que não conhecesse, ao tempo da alienação, o vício ou defeito da coisa.d) A responsabilidade do alienante não subsiste se a coisa perecer em poder do adquirente, mesmo que pereça por vício oculto, já existente ao tempo da tradição.

[QUESTÃO – 30]Assinale a assertiva CORRETA.a) A responsabilidade pela evicção não subsiste se o bem tiver sido adquirido em hasta pública; ocorrendo o mesmo se no bem adquirido desta forma for constatada a existência de vícios redibitórios;b) Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção. Subsiste esta garantia ainda que a aquisição se tenha realizado em hasta pública.c) Nos contratos gratuitos, o alienante responde tanto pela evicção quanto pela existência de vícios redibitórios.d) A responsabilidade pela evicção não subsiste se o bem tiver sido adquirido em hasta pública, diferentemente se o bem adquirido desta mesma forma conter vícios redibitórios, caso em que o alienante deverá indenizar o arrematante.

[QUESTÃO – 31]De acordo com o que dispõe o Código Civil a respeito dos contratos, assinale a opção CORRETA. a) A onerosidade excessiva, oriunda de acontecimento extraordinário e imprevisível, ainda que dificulte extremamente o adimplemento da obrigação de uma das partes em contrato de execução continuada, não enseja a revisão contratual. visto que as partes ficam vinculadas ao que foi originariamente pactuado.b) Considere que um indivíduo ofereça ao seu credor, com o consenso deste, um terreno em substituição à dívida no valor de R$ 30.000,00, a título de dação em pagamento. Nessa situação, se o credor for evicto do terreno recebido, será restabelecida a obrigação primitiva com o devedor, ficando sem efeito a quitação dada.

EXAME INTEGRADO – 2009.24

Page 5: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

c) O evicto pode demandar pela evicção, por meio de ação contra o alienante, mesmo sabendo que a coisa adquirida era alheia ou litigiosa.d) A resilição bilateral não se submete à forma exigida para o contrato.

[QUESTÃO – 32]Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA: I - Os vícios redibitórios no Direito Civil podem ser ocultos ou aparentes. Caso o vício redibitório seja oculto, a fluência do prazo decadencial respectivo para que o adquirente enjeite a coisa ou exija abatimento de preço se inicia com a ciência do vício; caso se trate de vício redibitório aparente, inicia-se a fluência do prazo desde a data da tradição. II – Caso o vício redibitório existente ao tempo da alienação dê causa ao perecimento da coisa, direito algum assistirá ao adquirente após a tradição, ante o princípio res perit domino (a coisa perece para o dono). III – A redibição do contrato, que consiste em rejeitar a coisa alienada, é alternativa oferecida ao adquirente que, se preferir, poderá optar por abatimento no preço. O direito a redibir o contrato, todavia, inexiste em contratos unilaterais. a) nenhuma afirmativa está correta.b) apenas as afirmativas I e III estão corretas.c) apenas a afirmativa II está correta.d) apenas a afirmativa III está correta.

[QUESTÃO – 33]Havendo cláusula expressa de exclusão da garantia, sem que o adquirente tenha assumido o risco da evicção de que foi informado:a) o alienante estará isento de toda e qualquer responsabilidade;b) o adquirente perderá tudo o que desembolsou;c) o adquirente terá direito de reaver o preço que desembolsou;d) Nenhuma das respostas está correta.

[QUESTÃO – 34]Sobre a extinção dos contratos é INCORRETO afirmar:a) A resilição unilateral, nos casos em que a lei expressa ou implicitamente o permita, opera mediante denúncia notificada à outra parte.b) Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro.c) Nos contratos de execução instantânea, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato, sendo os efeitos da sentença que a decretar retroativos à data da citação.

d) A resolução poderá ser evitada, oferecendo-se o réu a modificar eqüitativamente as condições do contrato.

[QUESTÃO – 35]“A” comprou de “B” uma casa, por escritura pública, pelo preço de R$ 200.000,00, pagando R$ 20.000,00 de sinal. “A” obrigou-se a pagar o restante do preço, ou seja, R$ 180.000,00, com financiamento da Caixa Econômica Estadual, a ser obtido no prazo de 3 meses. Acontece que, após ter sido pago o sinal, referida Caixa fechou sua Carteira de Financiamento, pelo período de um ano, o que impossibilitou o comprador “A” de completar o pagamento do preço. Esse fato, em si:a) acarreta a extinção do contrato por resolução.b) acarreta a extinção do contrato por resilição unilateral.c) acarreta a extinção do contrato por rescisão unilateral.d) não acarreta a extinção do contrato.

[QUESTÃO – 36]Assinale a alternativa INCORRETA sobre Vícios Redibitórios:a) Se o alienante conhecia o vício ou defeito da coisa, restituirá o valor recebido, mais as despesas do contrato; se não conhecia, tão-somente restituirá o valor recebido, mais as perdas e danos.b) Caso o contratante dê garantia contra vícios redibitórios não correrão os prazos da garantia legal;c) Para ter direito ao exercício da cláusula de garantia o adquirente deve denunciar o defeito ao alienante nos trinta dias seguintes ao seu descobrimento, sob pena de decadência.d) Se o alienante conhecia o vício ou defeito da coisa, restituirá o que recebeu com perdas e danos; se o não conhecia, tão-somente restituirá o valor recebido, mais as despesas do contrato.

[QUESTÃO – 37]Sobre a evicção assinale a alternativa INCORRETA:a) Se parcial a evicção, independentemente de ser considerável ou não, poderá o evicto optar entre a rescisão do contrato e a restituição da parte do preço correspondente ao desfalque sofrido; b) As benfeitorias necessárias ou úteis, não abonadas ao que sofreu a evicção, serão pagas pelo alienante;c) Se parcial, mas considerável, for a evicção, poderá o evicto optar entre a rescisão do contrato e a restituição da parte do preço correspondente ao desfalque sofrido;d) As benfeitorias voluptuárias serão obrigatoriamente pagas pelo evicto;

EXAME INTEGRADO – 2009.25

Page 6: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

[QUESTÃO – 38]São requisitos para utilizar o instituto da exceptio non adimpleti contractus (Exceção do contrato não cumprido):a) Apenas o descumprimento por parte de um dos contratantes;b) Tão somente: ser alegado em defesa do demandado e que haja descumprimento inicial pelo demandante.c) Em qualquer tipo de contrato, o demandado deve alegar em sua defesa e o prévio descumprimento do demandante.d) Que o contrato seja sinalagmático ou bilateral; ser alegado em defesa do demandado e o prévio descumprimento do demandante.

[QUESTÃO – 39]Acerca da evicção, marque a afirmativa CORRETA:a) Podem as partes, por cláusula expressa, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evicção, mas não reforçá-la.b) As benfeitorias necessárias ou úteis, não abonadas ao que sofreu a evicção, serão pagas pelo alienante.c) O adquirente pode demandar pela evicção, mesmo que soubesse, ao tempo da alienação, que a coisa era alheia ou litigiosa.d) O doador, em qualquer hipótese, responde pela evicção.

[QUESTÃO – 40]Sobre Resilição, Resolução e Rescisão, assinale a alternativa CORRETA:I – Resilição é a extinção do contrato por inadimplemento de um ou ambos os contratantes.II - A denúncia ocorre quando ambos os contratantes voluntariamente decidem pelo fim do contrato.III - Rescisão é a extinção do contrato em razão da ocorrência de algum vício insanável, como a nulidade.IV - Resolução é a extinção do contrato feita por um dos contratantes de forma voluntária.a) Todas as alternativas estão corretas.b) Todas as alternativas estão incorretas.c) Apenas a assertiva IV está errada.d) Existe apenas uma assertiva correta.

_____________________________________________

DIREITO CONSTITUCIONAL IIPROF: ITALO REBOUÇAS

[QUESTÃO – 41]Assinale a opção em que consta afirmativa ERRADA sobre a intervenção federal:a) A intervenção federal pode ser decretada para pôr termo a grave comprometimento da ordem pública em um Estado da Federação.b) Os Municípios situados nos Estados da Federação são insuscetíveis de sofrer intervenção federal.c) A intervenção federal pode ser decretada pelo Procurador-Geral da República para preservar os direitos humanos em Estado da Federação que não o esteja defendendo a contento.d) O Distrito Federal pode sofrer intervenção federal.

[QUESTÃO – 42]Analise as assertivas a seguir, relativas aos princípios fundamentais e aos princípios constitucionais da Constituição Federal de 1988 (CF/88), e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opção CORRETA.I) Segundo a melhor doutrina, os princípios constitucionais positivos se dividem em princípios político-constitucionais e princípios jurídico-constitucionais, sendo estes últimos também denominados como princípios constitucionais fundamentais.II) A possibilidade de intervenção da União nos Estados onde não ocorra a prestação de contas da administração pública, direta e indireta, é uma exceção ao princípio federativo que tem por objetivo a defesa do princípio republicano.III) Na competência legislativa concorrente, em face de omissão legislativa da União, prevê a CF/88 a competência legislativa plena de Estados e Distrito Federal.IV) A autonomia financeira dos municípios, reconhecida em razão do princípio federativo, adotado pela CF/88, implica a existência de autonomia para a instituição de seus tributos e gestão de suas rendas.V) A possibilidade de a União instituir, mediante lei complementar, imposto não previsto expressamente como sendo um imposto de competência da União, desde que seja não-cumulativo e não tenha fato gerador ou base de cálculo próprios de outros impostos discriminados na CF/88, constitui uma competência legislativa residual.a) F, F, V, V, Vb) V, V, F, F, Vc) F, V, V, V, Vd) V, F, F, V, F

EXAME INTEGRADO – 2009.26

Page 7: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

[QUESTÃO – 43]Analise as assertivas a seguir, relativas à organização político-administrativa do Estado brasileiro, e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opção CORRETA.I) Nos termos hoje definidos na CF/88, não é possível a criação de novos municípios no Brasil, uma vez que ainda não foi elaborada, pela União, a lei complementar que definirá o período em que esses municípios poderão ser criados.II) Embora os recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva sejam bens da União, a Constituição Federal assegura aos Estados a participação no resultado da exploração de petróleo localizado na plataforma continental correspondente à extensão da área territorial do Estado.III) Nos termos da CF/88, a responsabilidade civil por danos nucleares, independentemente da existência de culpa, é da União, respondendo a Unidade Federada, subsidiariamente, apenas se demonstrada sua culpa in vigilando.IV) Pertencem aos Estados as ilhas fluviais e lacustres que não se encontrem nas zonas limítrofes com outros países ou na divisa com outros Estados da Federação.V) Compete aos municípios explorar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluídos o de transporte coletivo e os serviços locais de gás canalizado.a) F, F, F, F, Fb) F, V, F, F, Vc) V, V, V, F, Vd) V, V, F, F, F

[QUESTÃO – 44]Sobre a competência para legislar sobre Direito Tributário, assinale a opção CORRETA.a) Somente a União pode legislar a respeito.b) O Estado pode legislar a respeito, mas estará sujeito às regras gerais que a União expedir sobre a matéria em lei federal.c) Nessa matéria, o Estado goza de competência legislativa exclusiva.d) Tanto o Estado como a União podem legislar livremente a respeito, mas, em caso de conflito entre as disposições normativas, prevalecerá invariavelmente a legislação federal.

[QUESTÃO – 45]Assinale a opção CORRETA.a) Cabe ao Estado-membro criar Distritos no âmbito dos Municípios.b) O Município pode, como decorrência do seu poder de auto-organização, criar um tribunal de contas municipal para efetuar o controle externo do Poder Executivo municipal.

c) Os Municípios hoje existentes na Federação brasileira que deixarem de cumprir ordem judicial emanada de tribunal federal não estão sujeitos a intervenção federal.d) A autonomia dos Municípios na Constituição em vigor é incompatível com toda e qualquer intervenção estadual no âmbito municipal.

[QUESTÃO – 46]Acerca da organização do Estado, na forma como prevista na Constituição Federal, assinale a opção CORRETA. a) A Federação é forma de Estado, ao passo que a República é forma de governo. b) Viola um princípio sensível, constante da Constituição Federal, o fato de um estado-membro proceder ao provimento de cargo efetivo no âmbito da administração pública centralizada sem realizar concurso público. c) É cláusula pétrea a regra constitucional segundo a qual a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. d) No âmbito da competência concorrente, a ausência de norma estadual possibilita ao município dispor sobre a matéria de forma supletiva. O advento de norma estadual suspende a execução da norma municipal com ela incompatível, de forma que, revogada a lei estadual superveniente, a norma municipal volta a viger. por força do advento da Emenda Constitucional n.º 45/2005, de acordo com o entendimento do STF.

[QUESTÃO – 47]Sobre os princípios fundamentais, repartição de competências entre os entes federativos e bens da União, assinale a única opção CORRETA.a) A obrigação de prestar contas, que tem por conseqüência a existência de sistemas de controle interno e externo da União, dos Estados e dos Municípios, é um elemento essencial do princípio federativo, o qual é adotado como princípio fundamental da República Federativa do Brasil.b) A Constituição Federal de 1988, ao estabelecer que compete à União legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional (art. 22, XXIV), combina a técnica de enumeração de poderes da União com a técnica de estabelecimentos de setores concorrentes, o que assegura uma competência legislativa suplementar para os Estados.c) A criação de novos municípios, a partir do desmembramento de áreas de um município já existente, que será precedida de consulta prévia às populações interessadas, somente será possível quando a União editar lei complementar disciplinando a forma de apresentação e publicação do Estudo de Viabilidade Municipal.d) Os potenciais de energia hidráulica localizados em

EXAME INTEGRADO – 2009.27

Page 8: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

rios estaduais são bens estaduais, assegurando a Constituição a possibilidade de exploração desses bens pela União, desde que demonstrado o interesse público e assegurada ao Estado a participação no resultado da exploração ou a compensação financeira por essa exploração.

[QUESTÃO – 48]Consoante disposição expressa da Constituição Federal, em matéria de competência legislativa, o Distrito Federal tem competência a) privativa, para legislar sobre saúde e assistência pública.b) privativa, para legislar sobre produção e consumo. c) delegada, para legislar sobre registros públicos. d) concorrente, para legislar sobre orçamento e custas dos serviços forenses.

[QUESTÃO – 49]Assinale a alternativa CORRETA:a) Os estados podem incorporar-se entre si ou desmembrar-se, mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil.b) Em razão da inviolabilidade da federação os estados não podem subdividir-se.c) São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição.d) Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, podendo a União regulamentar o assunto por meio de medida provisória.

[QUESTÃO – 50]É da índole do federalismo clássico a: a) descentralização territorial do poder.b) autonomia constitucional da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. c) participação de todos os entes federativos no produto de quaisquer receitas tributárias arrecadadas no Estado Federal. d) adoção do critério de repartição vertical de competências legislativas entre a União e os Estados-Membros.

[QUESTÃO – 51]A intervenção federal nos Estados, para o fim de assegurar a prestação de contas da administração pública direta, a) depende de solicitação do Tribunal de Contas do Estado e do Procurador-Geral da República, tendo o Presidente da República poder discricionário para decretá-la. b) depende de requisição do Procurador-Geral da República, tendo o Presidente da República o poder-dever vinculado de decretá-la.

c) depende de provimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de representação do Procurador-Geral da República, que necessariamente obriga a expedição, pelo Presidente da República, do decreto de intervenção. d) depende, sempre, de provimento, pelo Supremo Tribunal Federa, derepresentação do Procurador-Geral da República, facultado ao Presidente da República, se for o caso, apenas expedir decreto suspendendo o ato impugnado.

[QUESTÃO – 52]Segundo a Constituição brasileira em vigor, o Distrito Federal, dentre outros pontos, se assemelha aos Estados-Membros porque a) tem as mesmas competências legislativas reservadas e concorrentes e os deputados distritais gozam das mesmas imunidades aplicadas aos deputados estaduais. b) goza de autonomia e tem expressa competência constitucional para dispor, em lei própria, sobre o auto-governo e a organização judiciária e do Ministério Público distrital. c) tem competência para instituir tributos, inclusive o IPVA, o IPTU e o IPTR. d) tem representação na Camara dos Deputados e no Senado Federal e expressa competência constitucional para legislar, mediante autorização, sobre as matérias de competência privativa da União.

[QUESTÃO – 53]Consoante expressa disposição constitucional, em matéria de competência concorrente, a) os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e os Territórios podem legislar, ante a inexistência da lei federal estabelecendo normas gerais sobre a matéria. b) somente os Estados poderão ser autorizados, mediante lei complementar, a legislar sobre questões específicas relativas às matérias compreendidas nessa competência. c) os Estados e o Distrito Federal não podem, em qualquer caso, legislar sobre a matéria compreendida nessa competência.d) os Estados podem, em qualquer caso, legislar plenamente sobre questões especificas compreendidas nessa competência.

[QUESTÃO – 54]A Constituição brasileira em vigor, no tocante a competências tributárias, discrimina, de modo expresso, as competências dos entes federativos, reserva a competência residual para a União e determina a partilha do produto de receitas tributárias entre as entidades federativas. Ante tal constatação, é CORRETO afirmar quea) a Constituição adota, em matéria tributária, exclusivamente a técnica de repartição horizontal de competências.

EXAME INTEGRADO – 2009.28

Page 9: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

b) a Constituição adota o federalismo cooperativo. c) a Constituição adota o federalismo de integração. d) a Constituição adota o federalismo dualista.

[QUESTÃO – 55]No tocante ao tratamento dado pela Constituição aos Territórios, marque a alternativa CORRETA:a) Os Territórios poderão ser divididos em Municípios.b) São entes federativos.c) As contas do Governo do Território serão submetidas as suas respectivas assembléias legislativas, com parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado.d) Atualmente o único Território existente na divisão da República Federativa do Brasil, é Fernando de Noronha.

[QUESTÃO – 56]Com base no que dispõe a CF acerca da União, dos estados, do DF e dos municípios, assinale a opção CORRETA. a) É competência privativa da União cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência. b) Compete à União legislar privativamente acerca dos direitos tributário e financeiro. c) Cabe à União explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei. d) É vedado à União, aos estados, ao DF e aos municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança.

[QUESTÃO – 57]A criação, incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão:a) por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos;b) por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar estadual, após consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, desde que referendado o resultado daquele pelas Câmaras Municipais desses municípios.c) por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar estadual, após consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, desde que referendado o resultado daquele pelo Executivo e pelo Legislativo desses municípios.d) por lei federal, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos.

[QUESTÃO – 58]Ainda acerca da organização do Estado, assinale a opção CORRETA.a) Compete aos estados instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos.b) O controle externo e a fiscalização dos municípios serão exercidos pelos respectivos poderes legislativos estaduais.c) A CF estabelece, como preceito aplicável aos municípios, que os prefeitos serão julgados perante os tribunais regionais federais.d) Compete à União organizar e manter o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública do Distrito Federal e dos Territórios.

[QUESTÃO – 59]A respeito da organização do Estado brasileiro, assinale a opção CORRETA.a) Os municípios não são considerados entes federativos autônomos, visto que não são dotados de capacidade de auto-organização e de autonomia financeira.b) O Distrito Federal é a capital do país.c) Os estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos estados ou territórios federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.d) A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, far-se-ão por lei federal e serão submetidos pela população diretamente interessada a referendo popular.

[QUESTÃO – 60]O Federalismo brasileiro é:a) assimétrico e cooperativob) dualista e simétricoc) centrípeto e assimétricod) n.d.a

DIREITO EMPRESARIAL – IPROF: OSMAR FERNANDES

[QUESTÃO – 61]Opera sob firma:a) Todas as sociedades empresárias.b) Todas as sociedades limitadasc) Todas as empresas individuais.d) Todas as sociedades anônimas.

[QUESTÃO – 62]Não opera sob denominação:a) Empresa individual.

EXAME INTEGRADO – 2009.29

Page 10: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

b) Sociedade limitada.c) Sociedade anônimad) NDA.

[QUESTÃO – 63]Sobre o nome empresarial da empresa unipessoal é INCORRETO:a) Sempre opera sob firma.b) Poderá ser aditada a atividade comercial (objeto mercantil).c) Opera sob denominação.d) Em observância ao princípio da veracidade haverá de expressar o nome do empresário (titular) total ou de forma abreviada.

[QUESTÃO – 64]Constitui–se bem imaterial (incorpóreo) do estabelecimento empresarial, EXCETO:a) Marca;b) Nome empresarial;c) Ponto comercial;d) Imóvel.

[QUESTÃO – 65]Sobre locação de imóvel comercial é correto:a) Em observância ao direito constitucional da propriedade o locador sempre está autorizado a retomar o imóvel do locatário.b) O locador poderá retomar o imóvel para reforma substancial, tão somente.c) O empresário ganha inerência ao ponto comercial (direito de renovação compulsória) a partir de sua inscrição perante o registro público de empresas mercantis.d) NDA.

[QUESTÃO – 66]Sobre “trespasse” é CORRETO:a) O adquirente torna-se imediatamente responsável pelos débitos do alienante, salvo acerto.b) Em regra, o alienante fica liberado (desobrigado) dos débitos existentes na empresa até data da alienação.c) O adquirente não tem qualquer responsabilidade pelos débitos contraídos pelo alienante.d) NDA.

[QUESTÃO – 67]Sobre a quebra (desconsideração) da personalidade jurídica à luz do CPC (Código de Processo Civil) é CORRETO:a) Uma vez decretada, os sócios respondem com seus próprios patrimônios.b) Poderá ser decretada sempre que requerido pela parte credora.

c) Só será decretada quando evidenciada confusão patrimonial.d) NDA.

[QUESTÃO – 68]Sobre registro de empresa é CORRETO:a) As juntas comerciais não têm qualquer subordinação junto ao DNRC.b) As juntas comerciais não têm qualquer subordinação ao Estado federado.c) As juntas comerciais têm subordinação ao Estado federado respectivo, tão somente.d) NDA.

[QUESTÃO – 69] Considera-se livro (meio de escrituração comercial) obrigatório:a) O “diário” ou processo eletrônico equivalente.b) “livro de caixa”.c) “Conta corrente”.d) NDA.

QUESTÃO – 70]Sobre a regularidade na escrituração é CORRETO:a) Adota-se o termo de abertura e de encerramento de forma facultativa.b) A autenticação do livro constitui-se requisito intrínseco.c) A escrituração haverá de ser feita em idioma nacional.d) NDA.

[QUESTÃO – 71]Sobre a exibição administrativa do livro empresarial (ou instrumento equivalente) é CORRETO:a) Haverá de ser exibido sempre que solicitado pelo credor.b) O empresário só haverá de exibi-lo por ordem judicial.c) Haverá de ser exibido quando solicitado por autoridades fiscais.d) NDA.

[QUESTÃO – 72]Sobre o balanço de resultado econômico é CORRETO:a) Demonstram-se lucros e perdas.b) Demonstram ativo e passivo da empresa.c) Demonstra o valor apurado no exercício financeiro, tão somente.d) NDA.

[QUESTÃO – 73]São requisitos (específicos) para ser concedido patente de invenção:

EXAME INTEGRADO – 2009.210

Page 11: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

a) agente capaz, objeto lícito e forma prescrita em lei.b) novidade, industriabilidade e desimpedimento.c) novidade relativa, industriabilidade e desimpedimento.d) NDA.

[QUESTÃO – 74]Poderá ser patenteado perante o INPI:a) Peças para motores.b) Logotipo de refrigerante do guaraná.c) Suco de frutas.d) Regra de jogo.

[QUESTÃO – 75]Sobre exploração das patentes é CORRETO:a) Admite-se prorrogação.b) A patente de modelo de utilidade poderá ser prorrogada.c) A exploração poderá ser realizada por terceiro licenciado.d) NDA.

[QUESTÃO – 76]Sobre exploração da marca é CORRETO:a) O registro é perpétuo.b) O prazo de exploração são de dez anos, não podendo ser prorrogado.c) O prazo é de dez anos podendo ser prorrogado por igual período, em uma única vez.d) NDA. [QUESTÃO – 77]Sobre o registro de marca e “design” é CORRETO:a) Haverá de atender ao requisito da novidade absoluta.b) Haverá de atender ao princípio da originalidade, tão somente.c) A marca não poderá colidir com outras marcas notórias.d) NDA.

[QUESTÃO – 78]Caracteriza concorrência desleal, EXCETO:a) Propaganda com utilização de efeitos especiais.b) Violação de segredo de empresa.c) Venda de produto sem a certificação preconizada pelos órgãos competentes.d) NDA.

[QUESTÃO – 79]Sobre os efeitos da concorrência desleal (tipificada no CPI) é CORRETO:a) O empresário (concorrente desleal) responderá perante a esfera cível, tão somente.b) Inexiste dever de indenizar.c) O concorrente desleal responde na esfera cível e criminal.

d) NDA.

[QUESTÃO – 80]Considera-se infração da ordem econômica, EXCETO:a) Aumento excessivo de lucro.b) União (incorporação) de empresas.c) Tentativa de retirar concorrente do mercado.d) Tentativa de dominar mercado em certa região.

DIREITO PENAL IIPROF: HISSA GURGEL

[QUESTÃO – 81]A pena-base é aplicada levando-se em consideração:a)as circunstâncias agravantes.b)as circunstâncias legais.c)as circunstâncias judiciais.d)as circunstâncias preponderantes.

[QUESTÃO – 82]A pena restritiva de direitos não pode nunca substituir a privativa de liberdade quando o réu for reincidentea) em qualquer crime, doloso ou culposo.b) exclusivamente em crime doloso.c) em crime culposo e a pena privativa de liberdade ultrapassar quatro anos.d) específico.[QUESTÃO – 83]A pena definitiva é encontrada com a análise pelo juiz das:a) circunstâncias judiciais do art.59.b) circunstâncias legais do art.59.c) causas de diminuição e causas de aumentod) atenuantes e agravantes

[QUESTÃO – 84]O regime aberto é concessível aosa)condenados a oito anos de reclusão.b)condenados a sete anos de detenção.c)condenados a cinco anos de prisão simples.d)condenados não reincidentes cuja pena seja igual ou inferior a quatro anos.

[QUESTÃO – 85]As penas restritivas de direito são:a)prestação de serviços à comunidade, exclusivamente.b)prestação de serviços à comunidade e interdição temporária de direitos.c)prestação de serviços à comunidade, interdição temporária de direitos e limitação de fim de semana.d) Nenhumas das alternativas porque outras podem ser impostas.

EXAME INTEGRADO – 2009.211

Page 12: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

[QUESTÃO – 86]Na individualização da pena de multa, de que forma são calculados o número e valor unitário dos dias-multa:a)ambos de acordo com as circunstâncias judiciais previstas no art.59 do Código Penal.b)ambos de acordo com a situação econômica do réu.c)o primeiro de acordo com as moduladoras do art.59 do código penal, e o segundo, de conformidade coma situação econômica do réu.d)o primeiro de acordo com a situação econômica do réu, e o segundo, de acordo com as moduladoras do art.59 do Código Penal.

[QUESTÃO – 87]Assinale a alternativa CORRETA:a)a pena de prestação pecuniária se confunde com a multa reparatóriab)se o ofendido propuser ação civil para reparação do dano e ocorrer condenação, desta será descontada a prestação pecuniária.c)a pena de prestação pecuniária é limitada a dois salários mínimos.d)as penas restritivas de direito são aplicáveis só aos crimes dolosos.

[QUESTÃO – 88]Deixando o condenado solvente de pagar a multa que lhe foi imposta na sentença condenatória transitada em julgado e, não tendo sido requerido o seu parcelamento, nem determinado o desconto sobre seus vencimentos, à sanção pecuniária será:a)convertida em pena de detenção na base de um dia de detenção para cada dia-multa.b)convertida em pena de prisão simples.c)convertida em pena restritiva de direito.d)considerada dívida de valor.

[QUESTÃO – 89]Em caso de condenação à pena privativa de liberdade de 03 (três) anos de reclusão, o condenadoa) tem direito, necessariamente, de iniciar o cumprimento da pena em regime semi-aberto.b) tem direito, independentemente de sua idade ou condição, à suspensão condicional da pena.c) não tem direito, se for condenado por crime cometido mediante violência ou grave ameaça, a que a pena privativa seja substituída por penas restritivas de direito.d) não tem direito, se for reincidente em crime doloso ou culposo, à substituição da pena privativa por pena restritiva de direito.

[QUESTÃO – 90]

A regra geral é a de que o sentenciado pode progredir de regime de pena quando o seu mérito o recomende e tenha cumprido no regime anterior pelo menosa) dois terços da pena.b) um terço da pena.c) um sexto da pena.d) metade da pena.

[QUESTÃO – 91]Em relação à pena de prestação pecuniária, é incorreto AFIRMAR:a)Será de importância não inferior a 1 (um) salário mínimo nem superior a 360 (trezentos e sessenta) salários mínimos.b)Consiste no pagamento de dinheiro à vítima, a seus dependentes, ou a entidade pública, não se prevendo pagamento a entidade privada.c)O valor pago será deduzido do montante de eventual condenação em ação de reparação civil, se coincidentes os beneficiários.d)É uma espécie de pena restritiva da direito.

[QUESTÃO – 92]O preso pode freqüentar curso de nível superior?a) Depende. O preso só pode freqüentar cursos compatíveis com o crime por ele praticado.b) Não. Em nenhuma hipótese o preso pode freqüentar curso de nível superior, por ser incompatível com o regime de abstinência de liberdade.c) Sim. O preso conserva todos os direitos não atingidos pela perda da liberdade, impondo-se a todas as autoridades o respeito à sua integridade física e moral.d) Não. A freqüência a cursos de nível superior fica subordinada à plena liberdade do sentenciado.

[QUESTÃO – 93]É correto afirmar que é possível a substituição da pena privativa de liberdade quando: a) a pena privativa de liberdade não for superior a 4 (quatro) anos, mesmo se o crime tiver sido cometido com violência ou grave ameaça à pessoa ou, qualquer que seja a pena aplicada, se o crime for culposo. b) a pena aplicada (em concreto) já tiver sido calculado pelo juiz, pois o que importa é a pena em concreto e não a pena cominada em abstrato. c) a condenação for igual ou inferior a 1 (um) ano, substituindo-se a pena privativa de liberdade por prestação pecuniária ou por uma pena restritiva de direitos. d) a condenação for superior a 1 (um) ano, substituindo-se a pena privativa de liberdade por uma pena restritiva de direitos e prestação pecuniária ou por duas restritivas de direitos.

[QUESTÃO – 94]

EXAME INTEGRADO – 2009.212

Page 13: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

Aponte a afirmação CORRETA.a) O sistema para aplicação da pena de multa como pena autônoma, bem como para aplicação da multa substitutiva é o mesmo, qual seja, sistema bifásico de aplicação de multa, o juiz pelo critério trifásico de Nelson Hungria descobre a quantidade de dias-multa dentro do parâmetro legal (10 a 360 dias-multa) e depois fixa o valor do dia-multa analisando a situação econômica do réu.b) A multa não pode ser aumentada somente até o triplo, se o juiz considerar que, em virtude da situação econômica do réu, é ineficaz, embora aplicada no máximo, a lei permite ao juiz verificando a sua ineficácia no caso concreto, que o juiz aumente a multa até cinco vezes o seu valor.c) Na fixação da pena de multa, o juiz deve observar para fixação da pena de multa à situação econômica do réu.d) O sistema para aplicação da pena de multa como pena autônoma, bem como para aplicação da multa substitutiva é o mesmo, qual seja, sistema trifásico de Nelson Hungria, o juiz analisando as circunstâncias judiciais, atenuantes e agravantes e as causas de diminuição e aumento de pena fixa a quantidade de dias-multa e o valor de cada dia-multa, observando que o dia-multa não pode ser inferior a um trigésimo do maior salário mínimo mensal vigente ao tempo do fato, nem superior a 5 (cinco) vezes esse salário.

[QUESTÃO – 95]A reincidência ocorre quando o agente comete: a) mais de um crime no mesmo dia.b) novo crime, depois de transitar em julgado a sentença que, no país ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior.c) novo crime após ter sido indiciado por crime anterior.d) novo crime após ter sido condenado em processo ainda pendente de análise de apelação.

[QUESTÃO – 96]Quanto à fixação da pena (art.59 do Código Penal), deverão ser observados os seguintes critérios, exceto: (ponto 1.0)a)Situação econômica do réub)Culpabilidade do agente.c)Antecedentes, conduta social e personalidade do agente.d)Comportamento da vítima.

[QUESTÃO – 97]As penas restritivas de direito: a) por serem autônomas, podem substituir as privativas de liberdade, apenas quando todas as circunstâncias judiciais do art.59 do Código Penal indicarem que a

substituição seja suficiente, conforme estabelece o art.44, inciso III do Código Penal.b)podem perdurar por tempo inferior, em caso de prestação de serviços à comunidade.c)podem ter duração por tempo superior ao da pena privativa de liberdade substituída, a critério do juiz.d)as alternativas a e b estão corretas.

[QUESTÃO – 98]O condenado, com sentença transitada em julgado, tendo sido preso processualmente no estrangeiro pelo fato em que se viu condenado, pretende ver abatido da pena o referido tempo de prisão provisória. Qual instituto penal a que se remeteria o pretendente para ver seu desígnio examinado?a)detração.b)remição.c)remissão.d)nenhuma das respostas.

[QUESTÃO – 99]Assinale a alternativa INCORRETA:a) Se Faltar quinze dias para o término de cumprimento de sua pena, o réu descumpre injustificadamente a pena restritiva de direito no décimo quinto dia, o juiz da execução deverá realizar a conversão, determinando que cumpra a pena de prisão no prazo de 30(trinta) dias, conforme estabelecido no art.44, §4º do CP. b) A opinião do julgador sobre a gravidade em abstrato do crime não constitui motivação idônea para a imposição de regime mais severo do que o permitido segundo a pena aplicada.c) A imposição do regime de cumprimento mais severo do que a pena aplicada permitir exige motivação idônea.d)Preso condenado a regime fechado não pode trabalhar externamente.

[QUESTÃO – 100]Segundo o STF, assinale a alternativa CORRETA:a) Inquérito policial arquivado gera maus antecedentes;b) Inquérito policial em andamento gera maus antecedentes;c) Processo penal condenatório pode gerar maus antecedentes, desde que não sirva para gerar reincidência; d)Processo penal em andamento gera maus antecedentes;

EXAME INTEGRADO – 2009.213

Page 14: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA resolução contratual ocorre sempre por fato contemporâneo à ... mas não podem separar-se da República Federativa do Brasil

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPCURSO DE DIREITO /MOSSORÓ

4ª SÉRIE – 2009.2 – MAT/ “A”26/09/2009

EXAME INTEGRADO – 2009.214