direitomossoro.files.wordpress.com  · web viewprof: emmanoel antas. questÕes de 1 a 20 [questÃo...

26

Click here to load reader

Upload: phamduong

Post on 30-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

DIREITO CIVIL - FAMILIAPROF: EMMANOEL ANTAS

QUESTÕES DE 1 a 20

[QUESTÃO – 01](Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento, são exclusivamente efeitos pessoais: a) a formação da família e a emancipação do cônjuge menor de idade.b) a formação da família e o dever de fidelidade recíproca entre os cônjuges.c) o dever de fidelidade recíproca entre os cônjuges e a guarda dos filhos.d) a estipulação do regime de bens e a guarda dos filhos.

[QUESTÃO – 02](OAB/SP - 120.º) É anulável o casamento: a) por incompetência ratione loci do celebrante.b) entre afins em linha reta.c) por incompetência ratione materiae do celebrante.d) de enfermo mental sem necessário discernimento para os atos da vida civil.

[QUESTÃO – 03](OAB/SP - 120.º) Por ser causa suspensiva da celebração do casamento, não deve casar:a) o cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte.b) o menor em idade núbil, quando não autorizado por seu representante legal.c) o divorciado, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal.d) a pessoa portadora de doença mental grave.

[QUESTÃO – 04](OAB/GO - 2006.3) Quanto à disciplina dada ao casamento pelo Código Civil Brasileiro, pode-se AFIRMAR que: a) O casamento religioso equipara-se ao civil, independentemente de qualquer formalidade ou de registro.

b) O casamento é civil e sua celebração dependerá, sempre, do pagamento das taxas previstas nas Leis de Organização Judiciária locais.c) É defeso a qualquer pessoa, de direito público ou privado, interferir na comunhão de vida instituída pela família.d) Será válido o registro civil do casamento religioso, mesmo que, antes dele, um dos consorciados tenha contraído com outrem casamento civil.

[QUESTÃO – 05](OAB/GO - 2006.3) No que diz respeito aos impedimentos matrimoniais, assinale a alternativa CORRETA: a) Não podem casar os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil.b) Em virtude da inexistência de consangüinidade, é admitido o casamento do adotado com o filho do adotante.c) Os impedimentos podem ser opostos em até cinco dias, contados da celebração do casamento.d) O oficial de registro civil não está obrigado a declarar a existência de algum impedimento, mesmo que dele tenha prévio conhecimento.

[QUESTÃO – 06](OAB/MG - 2008.1) São efeitos necessários do casamento, EXCETO: a) o dever de fidelidade recíproca. b) o dever de mútua assistência.c) a necessidade de coabitação.d) o direito real de habitação do cônjuge viúvo

[QUESTÃO – 07] (OAB/MG - 2008.1) Ao equiparar o casamento civil ao religioso, a Constituição da República: a) dispensou a fase notarial prévia.b) não dispensou a habilitação.c) exige as duas cerimônias nupciais.d) exige a cerimônia civil.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 1

Page 2: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

[QUESTÃO – 08] (Notário TJ/SP - 2008) Assinale a alternativa CORRETA. a) O casamento de brasileira com estrangeiro, realizado em consulado estrangeiro no Brasil, para ter validade no país, deverá ser transcrito no livro E do Registro Civil competente. b) O casamento de estrangeiro no Brasil poderá ser celebrado perante autoridades diplomáticas ou consulares do país de ambos os cônjuges.c) O estrangeiro somente poderá se casar com brasileira comprovando domicílio no Brasil.d) Após a celebração do casamento do estrangeiro com brasileira, o Oficial deverá comunicar o Oficial de Registro Civil do 1.º Subdistrito, para a anotação necessária.

[QUESTÃO – 09] (Magistratura/RS - 2009) Antônio, filho de Carlos, casou-se com Carlinda. Falecendo Antônio, a viúva (Carlinda) deseja casar-se com Carlos ou, se este recusar, pensa casar-se com Miguel, irmão do falecido Antônio. O eventual segundo casamento de Carlinda será:a) nulo, se com Carlos ou com Miguel.b) válido, se com Carlos ou com Miguel.c) nulo, se com Carlos, e válido, se com Miguel.d) anulável, se com Carlos ou com Miguel.

[QUESTÃO – 10] (Ministério Público/SP - 87.º) Assinale a alternativa CORRETA:a) o casamento daquele que não alcançou 16 (dezesseis) anos será permitido nos casos de gravidez. b) a autorização tácita dos representantes legais do incapaz, para fins de casamento, não possui relevância jurídica. c) a idade núbil é 15 anos.d) é pressuposto legal para o deferimento do pedido de suprimento judicial de idade para casamento a demonstração da maturidade do nubente que não atingiu a idade núbil.

[QUESTÃO – 11]Juliana e Mateus, às vésperas do casamento, firmaram um documento particular, pelo qual optaram pelo regime de separação de bens. Viveram aparentemente bem durante 16 anos e 4 meses, e, a seguir, no início de 1999, Juliana requereu separação litigiosa, estribada em provas irrefutáveis, que foi julgada procedente. Como deve proceder o juiz na fase da partilha de bens? a) Determinar a ratificação do pacto antenupcial.b) Determinar o cumprimento do pacto antenupcial.c) Aplicar as regras que tratam da comunhão universal de bens.d) Declarar nulo o pacto particular e aplicar as regras da comunhão parcial de bens.

[QUESTÃO – 12]Acerca da guarda é CORRETO afirmar:a) Deverá ser exercida preferencialmente pela mãe do menor.b) Poderá ser exercida, ao mesmo tempo, por ambos os genitores.c) Deve levar em consideração os interesses dos pais e as suas condições financeiras.d) A guarda compartilhada só será decretada nos casos em que houver divergência dos pais do menor.

[QUESTÃO – 13]Menor de 18 anos vem a obter o consentimento dos genitores para se casar. a) Na qualidade de menor púbere não se legitima, dada a incapacidade, para a lavratura de pacto antenupcial. b) Pode optar por qualquer regime de bens, mediante a lavratura do pacto antenupcial. c) Terá que se casar no regime legal de comunhão parcial de bens. d) Terá que se casar no regime de separação de bens.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 2

Page 3: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

[QUESTÃO – 14]Em relação ao casamento, assinale a assertiva CORRETA. a) Mesmo nulo, o casamento poderá produzir efeitos. b) É nulo quando contraído por pessoa que não completou a idade hábil para casar. c) Não ocorrido o casamento, será nulo o pacto antenupcial. d) Somente poderá ser dissolvido pelo divórcio, se prévia ou conjuntamente for realizada a partilha de bens pelas partes.

[QUESTÃO – 15]No que diz respeito aos impedimentos matrimoniais, assinale a alternativa CORRETA: a) Não podem casar os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil. b) Em virtude da inexistência de consangüinidade, é admitido o casamento do adotado com o filho do adotante. c) Os impedimentos podem ser opostos em até cinco dias, contados da celebração do casamento. d) O oficial de registro civil não está obrigado a declarar a existência de algum impedimento, mesmo que dele tenha prévio conhecimento.

[QUESTÃO – 16]É CORRETO afirmar, conforme os dispositivos do Código Civil em vigor: a) Somente o cônjuge virago poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro. b) Fidelidade e assistência não são deveres de ambos os cônjuges. c) A direção da sociedade conjugal será exercida pelo marido, sempre no interesse do casal e dos filhos. d) A direção da sociedade conjugal será exercida, em colaboração, pelo marido e pela mulher, sempre no interesse do casal e dos filhos.

[QUESTÃO – 17]Assinale a alternativa CORRETA: a) nenhuma pessoa capaz pode opor os impedimentos até o momento da celebração do casamento; b) não é possível o casamento entre o homem e a mulher com dezesseis anos; c) é anulável o casamento por incompetência da autoridade celebrante; d) podem casar os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil;

[QUESTÃO – 18]Casamento putativo. Assinale a alternativa CORRETA: a) Casamento putativo, realizado a despeito de impedimento absoluto, portanto nulo e assim declarado judicialmente, acarreta a nulidade dos atos praticados até então e relacionados com essa situação. b) A ignorância, suscetível de invalidar a relação matrimonial, pode decorrer só de erro de fato e não de direito. c) O juiz, ao proclamar a putatividade do casamento, profere sentença com eficácia ex nunc, não afetando os direitos já consumados. d) A anulação do casamento faz cessar a emancipação do nubente, então relativamente incapaz pela idade, ainda que tenha agido de boa-fé.

[QUESTÃO – 19]O casamento válido somente se dissolve: a) pela morte de um dos cônjuges, pela separação judicial litigiosa ou pelo divórcio.b) pela morte de um dos cônjuges, pela nulidade do casamento ou pelo divórcio.c) pela morte de um dos cônjuges, pela nulidade ou anulação do casamento ou pelo divórcio.d) pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 3

Page 4: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

[QUESTÃO – 20]Quanto à dissolução da sociedade conjugal e do vínculo matrimonial, todas as afirmativas abaixo encontram-se corretas, EXCETO: a) A separação extrajudicial não pode ser convertida em divórcio por não haver previsão constitucional desta modalidade de divórcio indireto.b) A Lei 11.441/07 introduz a possibilidade de um casal sem filhos incapazes optar pela separação ou pelo divórcio extrajudicial, observados os prazos legais.c) Também na via extrajudicial é possível a lavratura da escritura pública de separação ou divórcio, sem prévia partilha dos bens.d) Havendo filhos incapazes, a dissolução da sociedade conjugal e/ou do vínculo matrimonial será feita exclusivamente via judicial.

DIREITO PROCESSUAL PENAL IPROF: PEDRO MARTINS

QUESTÕES DE 21 a 40

[QUESTÃO—21]“Aos juízes federais compete processar e julgar as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, excluídas as contravenções e ressalvada a competência da Justiça Militar e da Justiça Eleitoral”. Refere-se este texto à:a) competência em razão da matéria (ratione materiae);b) competência por prerrogativa de função (ratione personae);c) competência em razão do lugar (ratione loci);d) competência por prevenção.

[QUESTÃO—22] “À Justiça Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei”. Refere-se este texto à:a) competência em razão da matéria (ratione materiae);b) competência por prerrogativa de função (ratione personae);c) competência em razão do lugar (ratione loci);d) competência por prevenção.

[QUESTÃO—23] “Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar, originariamente nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República”. Refere-se este texto à:a) competência em razão da matéria (ratione materiae);b) competência por prerrogativa de função (ratione personae);c) competência em razão do lugar (ratione loci);d) competência por prevenção.

[QUESTÃO—24] “A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução”. Refere-se este texto à:a) competência em razão da matéria (ratione materiae);b) competência em razão do lugar (ratione loci);c) competência por prerrogativa de função (ratione personae);d) competência por prevenção.

[QUESTÃO—25] “Verifica-se a competência toda vez que, concorrendo dois ou mais juízes igualmente competentes ou com jurisdição cumulativa, um deles tiver antecedido aos outros na prática de algum ato do processo ou de medida a este relativa, ainda que anterior ao oferecimento da denúncia ou da queixa”. Refere-se este texto à:a) competência em razão da matéria (ratione materiae);b) competência por prerrogativa de função (ratione personae);c) competência em razão do lugar (ratione loci);d) competência por prevenção.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 4

Page 5: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

[QUESTÃO—26]Quanto à competência em razão do lugar, é correto se afirmar que, nos termos do Código de Processo Penal:

I -  Se, iniciada a execução no território nacional, a infração se consumar fora dele, a competência será determinada pelo lugar em que tiver sido praticado, no Brasil, o último ato de execução.II - Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado.III - Quando incerto o limite territorial entre duas ou mais jurisdições, ou quando incerta a jurisdição por ter sido a infração consumada ou tentada nas divisas de duas ou mais jurisdições, a competência firmar-se-á pela prevenção.IV - Tratando-se de infração continuada ou permanente, praticada em território de duas ou mais jurisdições, a competência firmar-se-á pela prevenção.

a) I = V; II = V; III = V; IV = F;b) I = V; II = F; III = V; IV = V;c) I = V; II = F; III = V; IV = F;d) I = V; II = V; III = V; IV = V.

[QUESTÃO—27]A competência será determinada pela natureza da infração quando:a) houver na comarca um único juízo (ou vara única);b) houver na comarca mais de um juízo (ou vara) criminal;c) houver na comarca um único juízo (ou vara) criminal;d) houver dúvida sobre a competência por ter sido a infração consumada ou tentada nas divisas de duas ou mais jurisdições.

[QUESTÃO—28]Quando duas ou mais pessoas são acusadas pela mesma infração penal, a competência, nos termos do Código de Processo Penal, é determinada:a) pela conexão;b) pela continência;

c) pela prevenção;d) pela distribuição.

[QUESTÃO—29]No processo por crimes praticados fora do território brasileiro (crimes do art.7° do Código Penal – Extraterritorialidade da Lei Penal), será competente, nos termos do Código de Processo Penal:a) o Superior Tribunal de Justiça - STJ, por ter jurisdição em todo território nacional;b) o Tribunal de Justiça do Estado onde houver por último residido o acusado e, se este nunca tiver residido no Brasil, será competente o Tribunal de Justiça do Distrito Federal;c) o Supremo Tribunal Federal, por se tratar aplicação de direito internacional;d) o juízo da Capital do Estado onde houver por último residido o acusado, e se este nunca tiver residido no Brasil, será competente o juízo da Capital da República.

[QUESTÃO—30]Se, ocorrendo duas ou mais infrações, houverem sido praticadas por várias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar, a competência, nos termos do Código de Processo Penal, é determinada:a) pela distribuição.b) pela continência;c) pela prevenção;d) pela conexão;

[QUESTÃO—31]Semprônio, residente na cidade de Baraúna/RN, e seu desafeto Mérvio, residente na cidade de Assu/RN, encontraram-se na calçada do mercado central da cidade de Mossoró/RN. Sem qualquer discussão, Semprônio sacou de um facão que portava e arrancou fora a cabeça de Mérvio, que teve morte imediata. Semprônio fugiu, mas logo foi capturado na cidade de Grossos/RN. Mérvio foi sepultado em Apodi/RN, sua cidade natal. Qual a Comarca competente para o processo e julgamento de Semprônio?a) Comarca de Mossoró/RN;b) Comarca de Baraúna/RN;c) Comarca de Grossos/RN;d) Comarca de Mossoró/RN ou Comarca de Baraúna/RN, cabendo a escolha à família de Mérvio.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 5

Page 6: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

[QUESTÃO—32] “Bartoldus Galenus” abandonou seu amante “Riquy Martinhus” e foi morar com “Elton John” em Londres – Inglaterra. Revoltado, “Riquy Martinhus” adquiriu produtos químicos e preparou uma poderosa bomba em sua casa na cidade de Mossoró/RN. Depois, muito triste, colocou a bomba de fabricação caseira em uma caixa e a despachou nos correios da cidade de Mossoró/RN com destino a Londres – Inglaterra e endereçada a seu saudoso ex-amante “Bartoldus Galenus”. A caixa contendo a bomba partiu de Mossoró/RN, passou por Natal/RN e foi embarcada nos correios de Recife/PE. Alguns dias depois, “Bartoldus Galenus” recebeu a caixa em sua mansão em Londres – Inglaterra e, ao abri-la, a bomba explodiu arrancando fora sua cabeça e a de “Elton John” que lhe fazia as unhas. Ambos tiverem morte instantânea. Qual a Comarca, no Brasil, competente para o processo e julgamento de “Riquy Martinhus”?a) Comarca de Mossoró/RN;b) Comarca de Natal/RN, somente;c) Comarca de Recife/PE, somente;d) Comarca de Mossoró/RN, Comarca de Natal/RN ou Comarca de Recife/PE, por prevenção.

[QUESTÃO—33]Tício, residente na cidade de Apodi/RN, dirigiu-se para a cidade de Mossoró/RN com o intuito praticar um crime de roubo. Caminhou um pouco e escolheu uma farmácia como sua vítima. Sacou do seu revólver calibre 38 e anunciou o roubo. No entanto, o dono da farmácia reagiu e Tício o matou com dois tiros na cabeça e depois apanhou todo o dinheiro que havia e fugiu, sendo, porém, preso na cidade de Felipe Guerra/RN. Qual o juízo competente para o julgamento de Tício?a) Tribunal do Júri da Comarca de Mossoró/RN;b) Juiz criminal singular (monocrático) da Comarca de Mossoró/RN;c) Juiz criminal singular (monocrático) da Comarca de Apodi/RN;d) Tribunal do Júri da Comarca de Apodi/RN.

[QUESTÃO—34] “Bula”, Presidente da República Federativa do Brasil, “Bererê”, Governador do Estado do Rio Grande do Norte, “Babá Bosado”, Prefeita Municipal do Município de Mossoró/RN e “Zé da Silva”, catador de lixo residente na cidade de Mossoró/RN, em concurso de pessoas, mataram “Chico Doidim”, após uma discussão em que este chutou e derramou uma lata de cachaça que todos degustavam com muita galhardia. Neste caso,a) “Bula”, “Bererê” e “Babá Bosado” devem ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal – STF, em um só processo e em uma só sentença e “Zé da Silva” deve ser julgado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Mossoró/RN;b) todos devem ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal – STF, em um só processo e em uma só sentença;c) “Bula” e “Bererê”” devem ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal – STF, em um só processo e em uma só sentença, “Babá Bosado” deve ser julgada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte e “Zé da Silva” deve ser julgado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Mossoró/RN;d) todos devem ser julgados pelo Tribunal do Júri da Comarca de Mossoró/RN, em um só processo e uma só sentença.

[QUESTÃO—35] “Mariazinha de Mamãe”, catadora de lixo residente na cidade de Mossoró/RN, fazendo uso de um gargalo de garrafa de cerveja, degolou “Bula”, Presidente da República Federativa do Brasil, quando o mesmo visitava a favela onde ela residia. “Bula” teve morte imediata e “Mariazinha de Mamãe” foi presa em “flagrante delito”. Qual a autoridade competente para processar e julgar “Mariazinha de Mamãe”?a) Tribunal do Júri da Comarca de Mossoró/RN;b) Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte;c) Superior Tribunal de Justiça – STJ;d) Supremo Tribunal Federal – STF.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 6

Page 7: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

[QUESTÃO—36] “Bosé Berra” e “Bilma Bulsefy”, candidatos à Presidente da República Federativa do Brasil estavam a bordo do grande navio transatlântico “Queen of the Sea”. Ainda em águas territoriais brasileiras e após uma discussão banal entre ambos, “Bilma Bulsefy”, fazendo uso de uma “faca de mesa” arrancou os dois olhos de “Bosé Berra”, cegando-o completamente. “Bosé Berra” foi levado para Natal/RN, local de onde o navio havia partido e mais próximo de onde ele se encontrava. Qual a justiça competente para processar e julgar “Bilma Bulsefy”?a) Justiça Federal Comum;b) Justiça Eleitoral;c) Justiça Estadual Comum;d) Justiça Militar Federal.

[QUESTÃO—37]Madonna, após a realização de um show no asilo dos velhinhos da cidade de Areia Branca/RN, dirigiu-se para o porto desta cidade e embarcou em seu pequeno iate e partiu de volta para os Estado Unidos. Ainda em águas territoriais brasileiras, Madonna, fazendo uso de uma “faca de mesa,” arrancou os dois olhos do seu amante “Jhésus Lamparina”, cegando-o completamente, após flagrar o mesmo folheando uma revista de mulheres nuas. Após o crime, Madonna mandou o piloto dirigir o iate para Fortaleza/CE e lá deixou o pobre amante. Qual a justiça competente para julgar Madonna?a) justiça comum do estado do Ceará;b) justiça comum do estado do Rio Grande do Norte;c) justiça federal com jurisdição no estado do Ceará;d) justiça federal com jurisdição no estado do Rio Grande do Norte.

[QUESTÃO—38] “Elton John” e “Rick Martin” partiram de Londres – Inglaterra com destino a Buenos Aires – Argentina, a bordo do avião cor de rosa pertencente a “Elton John”. Após horas de viagem, quando o avião já sobrevoava o território brasileiro, mais precisamente o estado do Rio Grande do Norte, “Elton John” flagrou “Rick Martin” sentado no colo do

piloto e rindo muito. Tomado pelo ciúme, “Elton John”, fazendo uso de uma “faca de mesa,” degolou o seu amante ““Rick Martin”, que teve morte imediata. Após o crime, “Elton John” mandou seu piloto pousar na cidade de Salvador/BA. Ao pousar, “Elton John” jogou o corpo de “Rick Martin” na pista do aeroporto, fechou a porta e mandou o piloto levantar vôo com destino a Buenos Aires – Argentina, no que foi prontamente atendido. Qual a justiça competente para julgar “Elton John”?a) justiça federal com jurisdição na cidade de Salvador/BA;b) justiça federal com jurisdição no Estado do Rio Grande do Norte;c) justiça comum do estado da Bahia;d) nenhuma justiça, posto que o crime foi praticado a bordo de aeronave estrangeira e vítima e autor são estrangeiros, o que retira nossa competência.

[QUESTÃO—39] “Chiquim de Gonzaga Neto”, vereador do município de Picos/PI, fazendo uso de uma faca peixeira, matou sua sogra após uma acirrada discussão sobre um pedaço de “carne de charque” (jabá) que havia na panela de feijão, panela esta que estava sobre a mesa onde ambos jantavam. Quem detém a competência para processar e julgar “Chiquim de Gonzaga Neto”? De salientar que a Constituição do Estado do Piauí dispõe em seu art.123, III, “d”, n.4, que compete ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí processar e julgar originariamente os Vereadores Municipais nos crimes comuns e de responsabilidade.a) Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, conforme expressa previsão na Constituição Estadual do Estado do Piauí;b) juiz singular (monocrático) criminal da Comarca de Picos/PI;c) Superior Tribunal de Justiça – STJ, em virtude da dúvida suscitada na Constituição Estadual do Estado do Piauí;d) Tribunal do Júri da comarca de Picos/PI, pois a “Constituição Estadual” não prevalece sobre a competência do “tribunal do júri” calcada na Constituição Federal.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 7

Page 8: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

[QUESTÃO—40] “Neto de Zé de Toca”, senador da República Federativa do Brasil pelo Estado do Rio Grande do Norte, respondia a um processo no Supremo Tribunal Federal - STF por ter assassinado seu desafeto “Joaquim de Manuel Honório” na cidade de Mossoró/RN. O mandato de “Neto de Zé de Toca” terminou e ele não foi reeleito, voltando a ser um cidadão comum. Neste caso, “Neto de Zé de Toca” deve:a) ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal – STF;b) ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ;c) ser julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte;d) ser julgado pelo tribunal do júri da Comarca de Mossoró/RN;

DIREITO ADMINISTRATIVO IIPROF: KARINNE BENTES

QUESTÕES DE 41 a 60

[QUESTÃO – 41]Relativamente às normas instituídas pela Lei no 8.666/93, para licitações e contratos na Administração Pública, assinale a assertiva CORRETA: a) Pregão é a modalidade de licitação introduzida pela Lei Federal no 10.520/02 em que a disputa pelo fornecimento de bens ou serviços especializados é feita em sessão pública, exigindo sempre a presença pessoal dos licitantes.b) Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.c) Os licitantes ficam obrigados a cumprir os termos do edital em todas as fases do processo (documentação, propostas, julgamento e contratação), preceito que decorre do princípio da vinculação ao instrumento convocatório, ao qual não está adstrita a Administração Pública. d) NDA.

[QUESTÃO – 42]Em um Pregão realizado pela União para a aquisição de impressoras para computadores, a licitante que, nos lances, deu o segundo menor preço, foi contratada, apesar de haver uma licitante que teria dado um preço menor. Este procedimento;a) não está correto, porque esta modalidade necessariamente determina a contratação do menor preço.b) está correto, desde que a licitante com o menor preço venha a ser inabilitada.c) está correto, porque esta modalidade é para aquisição de bens e serviços comuns, e como se trata de aquisição de bens não comuns, não se aplica o critério de julgamento do menor preço.d) não está correto, porque a desclassificação da proposta de preço só pode ocorrer entre licitantes já devidamente habilitadas.

[QUESTÃO – 43]De acordo com a Lei n.º 8.666/1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal e institui normas para licitações e contratos da administração pública, é inexigível a licitação:a) nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.b) quando não acudirem interessados à licitação anterior e, justificadamente, não puder ser repetida a licitação sem prejuízo para a administração, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas.c) em caso de inviabilidade de competição para aquisição de materiais que só possam ser fornecidos por empresa ou representante comercial exclusivo.d) quando a União tiver de intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.

[QUESTÃO – 44]As modalidades de licitação previstas na Lei n.º 8.666/1993 não incluem:a) Leilãob) Tomada de Preçosc) Concursod) Pregão

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 8

Page 9: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

[QUESTÃO – 45]Adjudicação, ato formal no procedimento licitatório, é:a) o ato pelo qual o poder licitante recebe, independentemente de pagamento, o objeto licitado.b) o ato pelo qual, inexistindo licitantes que preencham os requisitos do edital, o Poder Público extingue o processo de licitação.c) a entrega do objeto da licitação ao proponente classificado em primeiro lugar.d) o ato pela qual a Administração autoriza contratação com apoio no artigo 24, inciso IV, da Lei nº 8.666/93, em havendo demora na conclusão do processo licitatório.

[QUESTÃO – 46]A Administração faz publicar edital para construção de obra pública e, após o término do processo licitatório, constata que o dinheiro disponível deverá ser gasto em outras prioridades de maior urgência. Para exonerar-se da celebração do contrato, a providência a ser adotada é:a) anular o certame licitatório, alegando ilegalidade em sua instauração.. b) contratar, obrigatoriamente, a empresa vencedora, inserindo no contrato cláusula modificativa do prazo de pagamento.c) revogar a licitação, assegurando ao ganhador direito de defesa e indenização pelas despesas suportadas. d) NDA

[QUESTÃO – 47]Assinale a alternativa incorreta. O edital de licitação é o ato por meio do qual a Administração Pública: a) divulga o certame;b) analisa as condições pessoais dos licitantes;c) determina as condições pessoais dos licitantes;d) fixa as cláusulas do futuro contrato.

[QUESTÃO – 48]Com relação a licitações e contratos, assinale a opção CORRETA.a) O princípio do sigilo na apresentação das propostas foi implicitamente revogado com o advento da CF de 1988 e legislação posterior, que determina que o procedimento licitatório será regido pelo princípio da publicidade.

b) Segundo o princípio da adjudicação compulsória, a administração pública está obrigada a atribuir o objeto da licitação ao vencedor, não sendo mais permitida, nessa fase, a revogação.c) Conforme o princípio do julgamento objetivo, o julgamento das propostas deve ser feito de acordo com os critérios fixados no instrumento convocatório.d) De acordo com o princípio da moralidade, o vencedor da licitação tem direito subjetivo à adjudicação do objeto licitado.

[QUESTÃO – 49]Ainda no que se refere a licitações e contratos, assinale a opção CORRETA.a) De acordo com a Lei n.º 8.666/1993, é lícita a criação de outras modalidades de licitação, bem como a combinação das modalidades já existentes.b) Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial.c) É inexigível a licitação na contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado, segundo as normas da legislação específica.d) Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados, em número mínimo de três, pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 9

Page 10: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

[QUESTÃO – 50]É obrigação do Poder Público, através de seus administradores, contratar obras, serviços, compras, alienações, concessões, permissões e locações com pessoa física ou jurídica:a) Observada a idoneidade do fornecedor, mediante consulta aos seus antecedentes processuais.b) Mediante simples procedimento de consulta a órgãos de defesa do consumidor, visando o interesse público e o melhor preço.c) Necessariamente mediante procedimento judicial, com a citação de todos os interessados no certame.d) Necessariamente mediante prévia licitação, excetuadas as hipóteses previstas em lei.

[QUESTÃO – 51]Um prefeito, tendo realizado contratação direta de um publicitário para a realização dos serviços de publicidade institucional da prefeitura, justificou o seu ato sob o argumento de que, por se tratar de serviço técnico de notória especialização, não seria exigível a licitação. Na situação apresentada, a atitude do prefeito, à luz da Lei de Licitações, deve ser considerada:a) correta, visto que, de fato, por constituir serviço técnico de notória especialização, a mencionada contratação dispensaria procedimento licitatóriob) errada, pois não se trata de hipótese de inexigibilidade de licitação, mas de dispensa de licitação.c) errada, pois serviços de publicidade não podem ser classificados como de notória especialização, sendo necessário o procedimento de licitação para a contratação desse tipo de serviço.d) errada, pois prefeituras são impedidas de contratar serviços de publicidade.

[QUESTÃO – 52]Sobre licitação, é CORRETO afirmar:a) O princípio do julgamento objetivo é garantia do princípio da isonomia.b) A licitação é dispensável para a contratação de serviço técnico profissional especializadoc) A adjudicação garante, ao licitante vencedor, a celebração do contrato com a Administração Pública.

d) Não comparecendo interessado na licitação, a Administração pode contratar por inexigibilidade.

[QUESTÃO – 53]Considerada a Lei de Licitações e contratos da Administração Pública, assinale a alternativa INCORRETA:a) A Lei assegura preferência, em primeiro lugar, aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas brasileiras, como critério de desempate em havendo igualdade de condições;b) Como regra geral, qualquer cidadão pode acompanhar o desenvolvimento do processo licitatório;c) A licitação, salvo quanto ao conteúdo das propostas e até a respectiva abertura, não será sigilosa;d) NDA.

[QUESTÃO – 54]Assinale a opção INCORRETA:a) O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será de quarenta e cinco dias para concorrência, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço";b) O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será de trinta dias para concorrência, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço";c) O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será de cinco dias úteis para convite.d) NDA

[QUESTÃO – 55]Acerca da fase de Habilitação, assinale a opção CORRETA:a) Consiste em ato vinculado em que a Administração descreve as regras a serem aplicadas ao procedimento licitatório;b) Consiste em ato administrativo vinculado mediante o qual a comissão de licitação acolhe as propostas apresentadas de forma ordenada nos termos e condições do edital ou carta-convite.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 10

Page 11: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

c) Nesta fase há exigências de qualificação técnica e econômicas indispensáveis à garantia de cumprimento da obrigação c) NDA

[QUESTÃO –56]Entende-se que as entidades estatais exploradoras de atividades econômicas não estão obrigadas a realizar licitação:a) desde que seja para contratação de obras ou de atividades econômicasb) porque se sujeitam ao mesmo regime jurídico das empresas privadas.c) porque a Lei de Licitações, expressamente, as dispensa desse procedimentod) para as operações enquadráveis em sua atividade-fim.

[QUESTÃO – 57]É da essência do instituto da licitação;a) a contratação do adjudicatáriob) sempre obter o menor preçoc) obter vantagem para a Administração sem descurar da isonomia d) a desvinculação com o instrumento convocatório.

[QUESTÃO – 58]Acerca da modalidade pregão, assinale a opção INCORRETA: a) Será a modalidade adotada para a aquisição de bens e serviços comunsb) Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.c) A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessadosd) Não se aplica subsidiariamente a Lei 8.666/93 por ser totalmente incompatível com a Lei que a regulamenta.

[QUESTÃO – 59]No processo licitatório será dispensada a publicação da convocação na:a) Tomada de preços;b) Carta convitec) Concorrênciad) Leilão

[QUESTÃO – 60]A modalidade de licitação apropriada para a venda de bens imóveis da administração cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento é denominada:a) Conviteb) Concorrência ou leilãoc) Leilão ou Pregão;d) Concurso.

DIREITO PENAL IVPROF: CRISTIANE MAGALHÃES

QUESTÕES DE 61 a 80

[QUESTÃO - 61]A respeito do crime de QUADRILHA ou BANDO (art.288, CP), assinale a alternativa CORRETA:a) Trata-se de um crime coletivo de convergência, ou unissubjetivo de condutas convergentes.b) Trata-se de crime formal de consumação antecipada.c) O número mínimo de pessoas para caracterizar a quadrilha prevista no art. 288 CP é de três pessoas.d) Os inimputáveis não poderão ser computados para integrar o número mínimo de pessoas no crime de quadrilha ou bando.

[QUESTÃO - 62]Ainda sobre o crime de QUADRILHA ou BANDO (art.288, CP) aponte a resposta CORRETA:a) A associação deverá ter como objetivo a prática de contravenções penais.b) Na quadrilha, após a prática criminosa, o vínculo associativo desaparece.c) O sujeito passivo é a coletividade.d) É um crime instantâneo de efeitos permanentes.

[QUESTÃO - 63]Assinale a alternativa ERRADA:a) No crime de QUADRILHA ou BANDO a paz pública é o bem juridicamente protegido.b) Há previsão culposa no crime de QUADRILHA ou BANDO.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 11

Page 12: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

c) Agentes não identificados são computados para efeito de reconhecimento do crime de QUADRILHA Ou BANDO.d) Para que alguns dos integrantes do grupo criminoso responda pelo delito praticado pela QUADRILHA ou BANDO, faz-se mister que essa infração penal tenha ingressado na sua esfera de conhecimento.

[QUESTÃO - 64]Aponte a resposta CORRETA:a) Se a QUADRILHA ou BANDO praticar crimes hediondos, terá pena de 3 (três) a 6 (seis) anos de reclusão, segundo dispõe o art. 8º da Lei nº 8072/90.b) No crime de QUADRILHA ou BANDO (art.288 CP) a pena será duplicada se a quadrilha ou bando é armado somente com armas próprias (revólver, espingarda, rifle, metralhadora).c) O abandono por um integrante da QUADRILHA depois de formada caracteriza a desistência voluntária (art. 15, CP).d) O participante ou associado que promover a delação premiada, porém sem o desmantelamento da QUADRILHA, terá pena reduzida de 1/3 a 2/3.

[QUESTÃO - 65]Sobre o crime de MOEDA FALSA (art. 289, CP) indique a opção INCORRETA:a) A falsificação pode ocorrer por meio de fabricação (contrafação) ou alteração.b) A moeda metálica ou papel-moeda deve de acordo com a redação do art. 289 CP ter curso legal apenas no Brasil.c) O sujeito passivo do crime de moeda falsa é apenas o terceiro prejudicado.d) A fé pública é o bem juridicamente protegido.

[QUESTÃO - 66]Assinale a resposta CORRETA:a) Aquele que falsificar moeda rara, posta fora de circulação há séculos, estará incorrendo no crime de moeda falsa.b) Aperfeiçoa-se o crime de moeda falsa com a falsificação da moeda, independentemente de ser ela posta ou não em circulação.c) A falsidade inidônea da moeda (falsificação grosseira) caracteriza o tipo penal do art. 289 CP (moeda falsa).

d) O crime de moeda falsa não admite a tentativa.

[QUESTÃO - 67]Será competente para apreciar o crime de moeda falsa (art.289, CP):a) A Justiça Comum Estadual.b) A Justiça Comum Federal.c) A Justiça Especial Trabalhista.d) A Justiça Especial Financeira.

[QUESTÃO - 68]A respeito da delação premiada ou traição benéfica no crime de quadrilha ou bando assinale a resposta CORRETA:a) O delator terá sua pena diminuída, sendo a delação uma circunstância de caráter pessoal, incomunicável aos outros integrantes.b) A diminuição de pena do delator será obrigatória, mesmo que não tenha havido o desmantelamento da quadrilha.c) A simples confissão de um dos membros da quadrilha caracteriza a delação premiada.d) A delação se consubstanciará apenas quando o participante ou associado de quadrilha prestar informações relevantes somente à Polícia.

[QUESTÃO - 69]Segundo a doutrina, exige-se que a quadrilha ou bando se reúna:a) Para a prática de crimes culposos ou de contravenções penais. b) Para a prática de crimes dolosos determinados.c) Para a prática de crimes dolosos e indeterminados.d) Para a prática de crimes dolosos ou culposos indeterminados.

[QUESTÃO - 70]O crime de falsificação de documento público se consuma com a prática de qualquer das condutas descritas no art. 297 CP independentemente do uso posterior. Quanto à afirmação anterior, assinale a alternativa CORRETA:a) A afirmação está totalmente correta.b) A afirmação está parcialmente correta.c) A afirmação está totalmente errada.d) N.D.A.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 12

Page 13: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

[QUESTÃO - 71]Assinale a alternativa CORRETA:a) Todo papel escrito é um documento.b) Todo papel escrito tem força probante.c) O documento válido deve dispor de relevância jurídica.d) O escrito anônimo é considerado documento.

[QUESTÃO - 72]O documento falsificado em sua substância, em seu conteúdo ideal caracteriza:a) A falsidade material.b) A falsidade ideológica.c) A falsidade moral.d) N.D.A.

[QUESTÃO - 73]São considerados documentos públicos, EXCETO:a) Registro de nascimento.b) CTPS.c) Carteira Nacional de Habilitação.d) Telegrama particular.

[QUESTÃO - 74]A falsificação de documento público consuma-se:a) Com a alteração ou com a contrafação somente total.b) Com a alteração ou com a contrafação somente parcial.c) Com a alteração ou com a contrafação total ou parcial.d) N.D.A.

[QUESTÃO - 75]A falsidade grosseira do documento público ou particular, face à imprestabilidade absoluta do meio, inidônea a conduzir alguém ao engano caracteriza:a) Crime impossível.b) Crime de falsificação de documento público ou particular.c) Crime de estelionato.d) N.D.A.

[QUESTÃO - 76]Equipara-se a documento público, EXCETO:a) Cheque.b) Nota promissória.c) Testamento particular ou ológrafo.d) Nota fiscal.

[QUESTÃO - 77]O crime de falsidade ideológica.a) É material.b) É formal.c) É somente comissivo.d) É somente omissivo.

[QUESTÃO - 78]O agente que promover a falsificação de documento público que não cause lesão ou prejuízo a bens, serviços ou interesses da União, suas Autarquias ou Empresas Públicas, será processado e julgado:a) Na Justiça Estadual.b) Na Justiça Trabalhista.c) Na Justiça Federal.d) Na Justiça Eleitoral.

[QUESTÃO - 79]Atestar ou certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstância que habilite alguém a obter cargo público, isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem. Trata-se de crime de:a) Falso reconhecimento de firma ou letra.b) Falsidade de atestado médico.c) Certidão falsa ou atestado ideologicamente falso.d) Falsificação de documento particular.

[QUESTÃO - 80]A respeito do crime de uso de documento falso (art.304, CP), assinale a alternativa CORRETA:a) Trata-se de delito material que se consuma mesmo sem a apresentação espontânea do documento.b) É crime de ação penal pública condicionada à representação do ofendido.c) Para a consumação do crime basta a apresentação do documento perante a pessoa que se pretenda iludir, sendo imprescindível a obtenção de proveito para o agente ou prejuízo para a vítima.d) Não se configura o crime de uso de documento falso, se o acusado em nenhum momento usou ou exibiu a documentação falsificada, tendo a autoridade policial tomado conhecimento de tal documento após despojá-lo de seus pertences.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 13

Page 14: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IIIPROF: VÂNIA FURTADOQUESTÕES DE 81 a 100

[QUESTÃO – 81]Sobre a responsabilidade patrimonial no processo de execução é CORRETO dizer:a) O patrimônio, para garantir a execução, inclui além dos bens de valor pecuniário do devedor, os valores sem significado econômico, como a honra, a vida, o nome, a liberdade;b) A personalidade, a vida e o patrimônio das pessoas jurídicas, regra geral, não são distintos dos de seus associados;c) A regra básica é que os bens dos sócios não devem responder pelas dívidas da sociedade, a não ser naqueles casos expressamente previstos em lei;d) O sócio da sociedade que sofrer a execução e saldar o débito, não fica sub-rogado nos direitos do credor.

[QUESTÃO – 82]Sobre a liquidação de sentença assinale a alternativa CORRETA:a) Na liquidação por arbitramento não há necessidade de se alegar fato novo, mas apenas de quantificar o que já está expresso, em termos qualitativos, pela sentença.b) A liquidação por arbitramento tem lugar quando é preciso alegar e provar fato novo, para se chegar ao quantum debeatur.c) Cabe liquidação de sentença por cálculos do contador, se a apuração do crédito depender de uma apuração aritmética.d) Caberá liquidação de sentença, quando o título executivo extrajudicial for ilíquido.

[QUESTÃO – 83]Marque a INCORRETA:a) A liquidação precisa respeitar a coisa julgada e a eficácia preclusiva da coisa julgada.b) Na liquidação, é vedado discutir novamente a lide. É a regra da fidelidade da liquidação ao título executivo.c) Da sentença de liquidação, caberá apelação.d) Os títulos executivos judiciais, nos casos de condenações genéricas, faz-se necessária a fase de liquidação.

[QUESTÃO – 84]Cumprimento de sentença é procedimento de execução:a) necessariamente feito em autos apartados do processo de conhecimento;b) será processado no tribunal de justiça;c) somente poderá ser processado diante da execução de título executivo judicial;d) somente poderá ser processado diante da execução de título executivo extrajudicial.

[QUESTÃO – 85]Segundo o princípio da patrimonialidade:a) Estabelece, como regra geral, a possibilidade de execução incidente sobre a pessoa do devedor.b) A pedido do credor, pode o juiz, livremente, determinar a prisão civil por dívida.c) As execuções civis, em regra, são reais, uma vez que incide direta exclusivamente sobre o patrimônio, e não sobre a pessoa do devedor.d) Por ser princípio, não vincula o magistrado, que poderá determinar, a qualquer momento, a prisão do devedor.

[QUESTÃO – 86]Segundo o princípio da economia da execução:a) A execução deve ser econômica, a realizar-se da forma que, satisfazendo o direito do credor, seja o menos prejudicial possível ao devedor.b) Por ser princípio, não vincula o magistrado, que poderá determinar a ato executivo que melhor lhe aprouver.c) A execução deve se realizar da forma menos gravosa ao credor.d) Havendo dois bens suficientes ao pagamento ao credor, deve o magistrado preferir o de maior valor.

[QUESTÃO – 87]Segundo o princípio da dignidade humana, aplicado à execução:a) A execução pode ser utilizada como instrumento para causar a ruína, a fome e o desabrigo do devedor e sua família.b) Deve prevalecer, em qualquer caso, o melhor interesse do credor.c) A impenhorabilidade instituída, pelo CPC, de certos bens, como provisões de alimentos, salários, instrumentos de trabalho, seguro de vida etc. é decorrência lógica do princípio da dignidade humana.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 14

Page 15: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

d) A impenhorabilidade instituída, pelo CPC, de certos bens, como provisões de alimentos, salários, instrumentos de trabalho, seguro de vida etc. não guarda qualquer relação com o princípio da dignidade humana.

[QUESTÃO – 88]Com relação ao processo de execução, julgue os itens CORRETOS abaixo:I - Um dos requisitos para a propositura da ação é o inadimplemento do devedor da obrigação;II - A execução depende de um processo de conhecimento, pois não possui contraditório reduzido;III - Nas execuções de obrigação de fazer, caso não haja um prazo estabelecido, cabe ao juiz fixá-lo no despacho da petição inicial.a) apenas I está correto;b) apenas II está correto;c) I e III estão corretos;d) II e III estão corretos

[QUESTÃO – 89]Consideram-se títulos executivos judiciais:I - a sentença condenatória proferida no processo civil que reconheça a existência da obrigação de não fazer.II - a sentença penal condenatória com trânsito em julgado.III - a sentença arbitral e a sentença homologatória de transação ou de conciliação;IV - o formal e a certidão de partilha.

a) todos os itens são incorretos. b) todos os itens são corretos. c) somente os itens I e II estão corretos. d) somente os itens III e IV estão corretos

[QUESTÃO – 90]Marque a única opção CORRETA: a) Os bens particulares dos sócios não respondem pelas dívidas da sociedade senão nos casos previstos em lei; o sócio demandado pelo pagamento da dívida tem direito a exigir que sejam primeiro executado os bens da sociedade.

b) Os bens particulares dos sócios não respondem pelas dívidas da sociedade senão nos casos previstos em lei; o sócio demandado pelo pagamento da dívida não pode exigir que sejam primeiro executado os bens da sociedade.

c) os bens particulares dos sócios respondem pelas dívidas da sociedade, em qualquer caso; o sócio demandado pelo pagamento da dívida tem direito a exigir que sejam primeiro executado os bens da sociedade.

d) os bens particulares dos sócios respondem pelas dívidas da sociedade, desde que seja de capital aberto; o sócio demandado pelo pagamento da dívida não pode exigir que sejam primeiro executados os bens da sociedade

[QUESTÃO – 91]Marque a única opção FALSA:O devedor responde, para cumprimento de suas obrigações, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restrições estabelecidas em lei. Ficam, entretanto, sujeitos à execução os bens:a) do sócio, nos termos da lei;b) do sucessor a título universal, tratando-se de execução fundada em direito real ou obrigação reipersecutória;c) do cônjuge, nos casos em que os seus bens próprios, reservados ou de sua meação respondem pela dívida;

d) do devedor, quando em poder de terceiros.

[QUESTÃO – 92]Relativamente à fraude de execução, assinale a resposta CORRETA.a) A alienação de bem em fraude de execução não será declarada nula nem ineficaz, se o executado alienante demonstrar, em Juízo, que o produto da venda do bem foi integralmente utilizado no pagamento de débito alimentar.

b) A alienação de bem em fraude de execução é nula de pleno direito, podendo ser declarada de ofício pelo juiz, porque o ato é viciado desde a origem e constitui atentado à dignidade da Justiça.c) A alienação de bem em fraude de execução, para ser reconhecida e declarada, requer procedimento judicial próprio e específico, a fim de assegurar as garantias constitucionais da ampla defesa e do devido processo legal ao adquirente e ao alienante.

d) A alienação de bem em fraude de execução não é nula nem anulável, subsistindo seus efeitos entre o alienante e o adquirente.

[QUESTÃO – 93]Os atos praticados em fraude de execução são:

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 15

Page 16: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

a) ineficazes em relação ao exeqüente, ainda que permaneça hígido em relação às partes contratantes.

b) nulos de pleno direito, podendo a nulidade ser decretada de ofício.c) anuláveis, cabendo ao credor requerer a anulação dos mesmos perante o juízo da execução.

d) inexistentes, já que pela penhora o executor perde o jus proprietatis do bem submetido à constrição judicial.

[QUESTÃO – 94]Extingue-se a execução quando:a) Quando se verifica a insolvência do devedor.b) Com a morte do devedor,c) Quando o devedor obtém por transação a remição da dívida.d) Com a morte do credor.

[QUESTÃO – 95]Sobre a liquidação de sentença é INCORRETO afirmar que:a) Será processada nos mesmos autos, sem a necessidade de instaurar-se um novo processo.b) São duas as espécies, por artigos e por cálculo.c) O pronunciamento que determina o quantum debeatur é decisão interlocutória e, por isso, agravável.d) Haverá liquidação de sentença quando a sentença for ilíquida e não for possível apurar o quantum por simples cálculo aritmético.

[QUESTÃO –96]Quanto à legitimidade para a execução, assinale a alternativa CORRETA.I. O credor a quem a lei confere título executivo é legitimado ativo ordinário originário;II. O espólio, os herdeiros ou sucessores do credor, sempre que, por morte deste, lhes for transmitido o crédito resultante do título. Trata-se de legitimidade passiva extraordinária derivada.III. O Ministério Público, em qualquer caso, pode proceder à execução. Trata-se de legitimidade extraordinária.IV. Será legitimado ativo extraordinário o Ministério Público, nas causas em que houver previsão legal autorizando-o, embora não conste como credor no título executivo.Marque as alternativas onde todas são erradas:a) II e III. b) II, III e IV.

c) I, II e IV. d) I, II, III e IV

[QUESTÃO – 97]"Existindo contrato em que o aluguel esteja determinado quantitativamente, bem como haja previsão quanto aos encargos, aquele já se reveste das características de liquidez e certeza, mesmo que inexista um valor fixo e haja necessidade de cálculo aritmético" (2o

TACSP - Ap. c/ Rev. no 299.803- 1a Câm.). Essa decisão judicial entendeu que:a) o contrato de locação, com as características ali descritas, é um título executivo extrajudicial.b) o contrato de locação, para constituir-se em título executivo, deve previamente ser submetido a processo de conhecimento para a liqüidação do débito por meio de cálculo aritmético.c) os recibos de aluguel não resgatados pelo locatário e os comprovantes dos encargos locatícios (relatório mensal do rateio condominial de despesas ordinárias, carnê do IPTU, etc.), somados, constituem-se em títulos executivos extrajudiciais.d) o contrato de locação, no que se refere aos aluguéis, é título executivo extrajudicial, mas no que se refere aos encargos locatícios, havendo necessidade de cálculo aritmético, há necessidade de prévia liqüidação em processo de conhecimento.

[QUESTÃO – 98]Far-se-à liquidação por artigos quando:a) A determinação do valor da condenação depender de cálculo aritmético.b) For convencionado pelas partes.c) For determinado por sentença.d) Houver necessidade de alegar e provar fato novo.

[QUESTÃO – 99]A execução será provisória quando:

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 16

Page 17: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewPROF: EMMANOEL ANTAS. QUESTÕES DE 1 a 20 [QUESTÃO – 01] (Ministério Público/SP - 80.º) Dos efeitos jurídicos do casamento,

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ6ª SÉRIE – 2010.2 - MATUTINO

a) o devedor não for localizado.b) for fundada em sentença impugnada mediante recurso recebido apenas no efeito devolutivo.c) for fundada em sentença impugnada mediante recurso recebido em ambos efeitos (devolutivo e suspensivo)d) For fundada em título executivo extrajudicial.

[QUESTÃO – 100]Aponte a alternativa que reúne os requisitos específicos para o ingresso da execução:a) Título executivo judicial e citação do devedor. b) Título executivo e inadimplemento do devedor.c) Título executivo extrajudicial, devidamente protestado junto ao cartório competente.d) Inadimplemento do devedor e petição inicial, em respeito ao principio da inércia.

EXAME INTEGRADO - 2010.2 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 17