direitomossoro.files.wordpress.com  · web view3- na folha de respostas não poderá haver...

34
UnP – Universidade Potiguar ProAcad – Pró-Reitoria Acadêmica Escola de Direito Série: 3ª série - Turno: Matutino Nome Legível: Turma: Data: ___/___/___ LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES: 1 – Você está recebendo o seguinte material: a) Este caderno, com 80 (oitenta) questões de múltipla escolha (objetivas), uma folha de respostas. 2- Verifique se a prova está completa com as 80 (oitenta) questões. Caso contrário, notifique imediatamente o responsável da sala. A prova e a folha de respostas deverão ser assinadas no espaço próprio, utilizando obrigatoriamente caneta de tinta azul ou preta. a) O Caderno de Prova é composto de 20 (vinte) questões de “Conhecimentos Gerais”, 20 (vinte) questões de “Conhecimentos Cumulativos” e 40 (quarenta) questões de “Conhecimentos Específicos da Série”, totalizando 80 (oitenta) questões objetivas. 3- Na folha de respostas não poderá haver rasuras, devendo ser indicada apenas uma resposta. 4- Você terá 4 (quatro) horas para responder às questões de múltipla escolha e de percepção sobre a prova. Quando terminar, levante a mão e permaneça sentado, o PROFESSOR IRÁ RECOLHER: A FOLHA DE RESPOSTAS. 5- Qualquer dispositivo, meio material ou físico em poder ou sob o domínio do aluno, até aqueles possíveis de guarda nos bolsos, que não seja a caneta esferográfica azul ou preta, deverá permanecer embaixo da carteira. a) Quaisquer embalagens de produtos do gênero alimentício trazidos para a sala estarão sujeitas à inspeção pelo fiscal presente na sala; b)TODOS OS APARELHOS ELETRÔNICOS DEVEM SER DESLIGADOS, não podendo nem mesmo ficar no modo silencioso. A não observância dessa orientação ocasionará o recolhimento do equipamento para entrega após o encerramento da prova. 6- O aluno só poderá se retirar de sala, definitivamente, após 01 (uma) horas do início da prova, Somente depois de decorridas 02 (duas) horas de prova, o aluno poderá se retirar de sala com direito de levar consigo o Caderno de Prova.

Upload: trancong

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

UnP – Universidade PotiguarProAcad – Pró-Reitoria AcadêmicaEscola de DireitoSérie: 3ª série - Turno: Matutino

Nome Legível: Turma:

Data:___/___/___

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES:

1 – Você está recebendo o seguinte material:a) Este caderno, com 80 (oitenta) questões de múltipla escolha (objetivas), uma folha de respostas.

2- Verifique se a prova está completa com as 80 (oitenta) questões. Caso contrário, notifique imediatamente o responsável da sala. A prova e a folha de respostas deverão ser assinadas no espaço próprio, utilizando obrigatoriamente caneta de tinta azul ou preta.a) O Caderno de Prova é composto de 20 (vinte) questões de “Conhecimentos Gerais”, 20 (vinte) questões de “Conhecimentos Cumulativos” e 40 (quarenta) questões de “Conhecimentos Específicos da Série”, totalizando 80 (oitenta) questões objetivas.

3- Na folha de respostas não poderá haver rasuras, devendo ser indicada apenas uma resposta.

4- Você terá 4 (quatro) horas para responder às questões de múltipla escolha e de percepção sobre a prova. Quando terminar, levante a mão e permaneça sentado, o PROFESSOR IRÁ RECOLHER: A FOLHA DE RESPOSTAS.

5- Qualquer dispositivo, meio material ou físico em poder ou sob o domínio do aluno, até aqueles possíveis de guarda nos bolsos, que não seja a caneta esferográfica azul ou preta, deverá permanecer embaixo da carteira. a) Quaisquer embalagens de produtos do gênero alimentício trazidos para a sala estarão sujeitas à inspeção pelo fiscal presente na sala;b)TODOS OS APARELHOS ELETRÔNICOS DEVEM SER DESLIGADOS, não podendo nem mesmo ficar no modo silencioso. A não observância dessa orientação ocasionará o recolhimento do equipamento para entrega após o encerramento da prova.

6- O aluno só poderá se retirar de sala, definitivamente, após 01 (uma) horas do início da prova, Somente depois de decorridas 02 (duas) horas de prova, o aluno poderá se retirar de sala com direito de levar consigo o Caderno de Prova.

7- O aluno que necessitar se retirar da sala para ir ao banheiro ou para tomar água, deverá levantar a mão e AGUARDAR SENTADO a autorização do fiscal presente. Havendo fiscal de corredor, este acompanhará o aluno até a porta do banheiro, bem como o retorno à sala.

8- Conversas paralelas serão consideradas consultas proibidas. No caso da ocorrência será dado um aviso de advertência a todos. Havendo reincidência, a prova não será recolhida, mas será marcada pelo fiscal para que SEJA LANÇADA A NOTA ZERO.

9- Os casos omissos serão decididos pelo Coordenador do Curso.

Boa Prova

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 2

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÕES DE 01 A 20

[QUESTÃO – 01] Leia e relacione os textos a seguir.

O Governo Federal deve promover a inclusão digital, pois a falta de acesso às tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o cidadão, em especial a juventude. (Projeto Casa Brasil de inclusão digital começa em 2004. In: MAZZA, Mariana. JB online.)Comparando a proposta acima com a charge, pode-se concluir que: a) o conhecimento da tecnologia digital está democratizado no Brasil.b) a preocupação social é preparar quadros para o domínio da informática.c) o apelo à inclusão digital atrai os jovens para o universo da computação.d) a dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidadão um excluído social.

[QUESTÃO – 02] “Pela primeira vez na história da humanidade, mais de um bilhão de pessoas,

concretamente 1,02 bilhão, sofrerão de subnutrição em todo o mundo. O aumento da insegurança alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgência de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficácia.” (Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação [FAO], primeiro semestre de 2009).

Tendo em vista as questões levantadas pelo texto, é correto afirmar que:a) a principal causa da fome e da subnutrição é a falta de terra agricultável para a produção de alimentos necessários para toda a população mundial. b) a proporção de subnutridos e famintos, de acordo com os dados do texto, é inferior a 10% da população mundial. c) as principais causas da fome e da subnutrição são disparidades econômicas, pobreza extrema, guerras e conflitos. d) as consequências da subnutrição severa em crianças são revertidas com alimentação adequada na vida adulta

[QUESTÃO – 03] O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmações abaixo. I. As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para com eles. II. Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes. III. A persistência do trabalho escravo ou semi-escravo no Brasil, não obstante a legislação que

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 3

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

o proíbe, explicasse pela intensa competitividade do mercado globalizado.

Está correto o que se afirma ema) I, somente. b) II, somente. c) I e II, somente. d) II e III, somente.

[QUESTÃO – 04] “... nós estamos ingressando num mundo que não é mais aquele de territórios e lugares, mas um mundo de fluxos e redes. Isso não surpreenderá todos aqueles que refletem sobre as novas tecnologias e se interessam pela 'sociedade de redes' que não é mais uma simples ficção.” (Olivier MONGIN. Da cidade à não-cidade. Lille: Éditions Parenthèses, 2003. p. 35, adaptado.)

Tendo em vista o texto e considerando as realidades urbanas pode-se dizer que a) as novas tecnologias, que funcionam em rede, não contam na localização das indústrias, pois essas ainda precisam situar-se nas grandes cidades. b) esse novo mundo de redes apoiadas nas novas tecnologias levou várias atividades urbanas para fora das cidades. c) as novas tecnologias localizam-se fundamentalmente nos núcleos densos das cidades, o que intensifica a aglomeração urbana.d) comunidades conectadas por rede tecnológica, desenvolvendo atividades urbanas, representam uma realidade fantasiosa.

[QUESTÃO – 05] Os lixões são o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a

contaminação do solo e das águas pelo chorume (líquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo). (RICARDO, B.; CANPANILLI, M. Almanaque Brasil Socioambiental 2008. São Paulo, Instituto Socioambiental, 2007.)

Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde pública porque os lixões:a) Causam problemas respiratórios, devido ao mau cheiro que provém da decomposição;b) São locais propícios a proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas.c) Provocam o fenômeno da chuva ácida, devido aos gases oriundos da decomposição da matéria orgânica.d) São instalados próximos aos centro das cidades, afetando toda a população que circula diariamente na área.

[QUESTÃO – 06] CONCEITOS E IMPORTÂNCIA DAS LUTAS

Antes de se tornarem esporte, as lutas ou as artes marciais tiveram duas conotações principais: eram praticadas com o objetivo guerreiro ou tinham um apelo filosófico como concepção de vida bastante significativo. Atualmente, nos deparamos com a grande expansão das artes marciais em nível mundial. As raízes orientais foram se disseminando, ora pela necessidade de luta pela sobrevivência ou para a “defesa pessoal”, ora pela possibilidade de ter as artes marciais como própria filosofia de vida. (CARREIRO, E. A. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 [fragmento]).

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 4

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

Um dos problemas da violência que está presente principalmente nos grandes centros urbanos são as brigas e os enfrentamentos de torcidas organizadas, além da formação de gangues, que se apropriam de gestos das lutas, resultando, muitas vezes, em fatalidades. Portanto, o verdadeiro objetivo da aprendizagem desses Movimentos foi mal compreendido, afinal as lutasa) se tornaram um esporte, mas eram praticadas com o objetivo guerreiro a fim de garantir a sobrevivência.b) apresentam a possibilidade de desenvolver o autocontrole, o respeito ao outro e a formação do caráter.c) possuem como objetivo principal a “defesa pessoal” por meio de golpes agressivos sobre o adversário. d) sofreram transformações em seus princípios filosóficos em razão de sua disseminação pelo mundo.

[QUESTÃO – 07] O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto). (FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 [adaptado].)

O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais sãoa) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.b) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.c) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.

d) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.

[QUESTÃO – 08]

http://etica-bioetica.zip.net/

A charge acima representa um grupo de cidadãos pensando e agindo de modo diferenciado, frente a uma decisão cujo caminho exige um percurso ético. Considerando a imagem e as ideias que ela transmite, avalie as afirmativas que se seguem.I. A ética não se impõe imperativamente nem universalmente a cada cidadão; cada um terá que escolher por si mesmo os seus valores e ideias, isto é, praticar a auto ética.II. A ética política supõe o sujeito responsável por suas ações e pelo seu modo de agir na sociedade.II. A ética pode se reduzir ao político, do mesmo modo que o político pode se reduzir à ética, em um processo a serviço do sujeito responsável.IV. A ética prescinde de condições históricas e sociais, pois é no homem que se situa a decisão ética, quando ele escolhe os seus valores e as suas finalidades.V. A ética se dá de fora para dentro, como compreensão do mundo, na perspectiva do fortalecimento dos valores pessoais.

É correto apenas o que se afirma em

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 5

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

a) I e II.b) I e V.c) II e IV.d) III e IV.

[QUESTÃO – 09] O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. “Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa”, explicou o diretor do CERN. “Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor.” (CHADE, J. Pressão e disputa na busca do bóson. O Estado de S. Paulo, p. A22, 08/07/2012 [adaptado]).Considerando o caso relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.I. É necessário que a sociedade incentive e financie estudos nas áreas de ciências básicas, mesmo que não haja perspectiva de aplicação imediata.

PORQUEII. O desenvolvimento da ciência pura para a busca de soluções de seus próprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

[QUESTÃO – 10] A letra da canção “Que país é este?”, de Renato Russo, que expressou o descontentamento de toda uma geração em relação ao Brasil, é apresentada a seguir.

Que país é este?Nas favelas, no SenadoSujeira pra todo ladoNinguém respeita a ConstituiçãoMas todos acreditam no futuro da naçãoQue país é este?Que país é este?Que país é este?No Amazonas, no Araguaia iá, iá,Na Baixada Fluminense, Mato Grosso, Minas Gerais e no Nordeste tudo em pazNa morte o meu descanso, mas o sangue anda soltoManchando os papeis e documentos fieisAo descanso do patrãoQue país é este?Que país é este?Que país é este?Que país é este?Terceiro mundo, se foi, piada no exteriorMas o Brasil vai ficar ricoVamos faturar um milhãoQuando vendermos todas as almasDos nossos índios num leilãoQue país é este?Que país é este?

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 6

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

Que país é este?Que país é este?As alternativas a seguir apresentam visões do Brasil segundo a letra da canção, à exceção de uma. Assinale-a. a) Um país otimista  quanto  ao seu futuro  e ao seu crescimento econômico. b)Um país violento, seja no campo político, seja no das relações sociais. c) Um  país  corrupto  e  sem  ética,  incapaz  de oferecer esperanças para as novas gerações. d) Um  país  marcado  pela  desigualdade,  tanto interna quanto em relação à ordem interna-cional.

[QUESTÃO – 11] Leia atentamente o texto abaixo. A modernidade criou um tipo de pobre que já passou pela escola, tem educação e formação técnica, já teve bons empregos, mas foi jogado no desemprego e não conseguiu reorganizar-se e inserir-se outra vez na modernidade. Ficou pobre, apesar de ter as ferramentas necessárias para participar da modernidade, se ela não fosse excludente, apenas para poucos (BUARQUE, C. Admirável mundo atual. S. Paulo: Geração, 2001).

O aumento progressivo do contingente de indivíduos do tipo acima provoca um impacto negativo direto no sistemaa) técnico-científico.b) político-partidário.c) econômico-produtivod) escolar-educacional.

[QUESTÃO – 12] Analise a gravura abaixo: Você não quer contar esta história para seus filhos, quer? (na coluna seguinte)

O alerta que a gravura mostrada pretende transmitir refere-se a uma situação que a) atinge, por sua gravidade, principalmente as crianças da área rural.b) preocupa no presente, com graves conseqüências para o futuro.c) preocupa no presente, sem possibilidade de ter consequências no futuro.d) preocupa, por sua gravidade, especialmente os que têm filhos.

[QUESTÃO – 13] O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número alarmante de 12 bilhões por ano no Brasil.Veja o slogan da campanha: (na página seguinte)

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 7

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

O possível êxito dessa campanha ocorrerá porqueI. se cumpriu a meta de emissão zero de gás carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais.II. deixaram de ser empregados, na confecção de sacolas plásticas, materiais oxibiodegradáveis e os chamados bioplásticos que, sob certas condições de luz e de calor, se fragmentam.III. foram adotadas, por parcela da sociedade brasileira, ações comprometidas com mudanças em seu modo de produção e de consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade.IV. houve redução no quantitativo de sacolas plásticas descartadas indiscriminadamente no ambiente, como também no tempo de decomposição de resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários.

Estão corretas somente as afirmativas:a) I e IIb) II e IIIc) II e IVd) III e IV

[QUESTÃO – 14] O argumento presente na charge consiste em uma metáfora relativa à teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnológico.

www.google.com – evolução do homem (imagem)

Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnológico pode ocasionara) o surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnológico.b) a problemática social de grande exclusão digital a partir da interferência da máquina.c) a invenção de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social.d) co retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criação de ferramentas como lança, máquina e computador.

[QUESTÃO – 15] Movimentos dos Caras-Pintadas

O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico,a) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha “Diretas Já”.

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 8

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

b) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.c) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.d) tornou-se porta voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.

[QUESTÃO – 16] Proporção de eleitorado inscrito em relação a população: 1940-2000

A análise da tabela permite identificar um intervalo de tempo no qual uma alteração na proporção de eleitores inscritos resultou de uma luta histórica de setores da sociedade brasileira. O intervalo de tempo e a conquista estão associados, respectivamente, ema) 1940-1950 – direito de voto para os ex-escravos.b) 1950-1960 – fim do voto secreto.c) 1970-1980 – fim do voto obrigatório.d) 1980-1996 – direito de voto para os analfabetos

[QUESTÃO – 17] A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos antigos pastores; a lei nasce

das batalhas reais das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. (FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999).

O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é:a) coagir e servir para refrear a agressividade humana.b) criar limites entre a guerra e paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação.c) estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos.d) organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.

[QUESTÃO – 18]

A análise da ação e do diálogo das personagens demonstram quea) a economia verde impede a implantação de modelos econômicos ligados ao desenvolvimento sustentável.b) a implantação de áreas de reflorestamento sem fins econômicos é um processo inócuo para a solução do quadro de degradação ambiental.

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 9

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

c) a conservação das florestas favorece a implantação de modelos econômicos sem sustentabilidade.d) a destruição das florestas reflete a tendência antagônica entre o crescimento econômico e a conservação ambiental.

[QUESTÃO – 19] Leia o Gráfico:Gráfico I: Domínio da leitura e escrita pelos brasileiros (em %)

Gráfico II: Municípios brasileiros que possuem livrarias (em%)

Relacione esses gráficos às seguintes informações: O Ministério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como

também tem parque gráfico atualizado, excelente nível de produção editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do país estejam nas mãos de 16% da população. Para melhorar essa situação, é necessário que o Brasil adote políticas públicas capazes de conduzir o país à formação de uma sociedade leitora. Qual das seguintes ações NÃO contribui para a formação de uma sociedade leitora? a) Desaceleração da distribuição de livros didáticos para os estudantes das escolas públicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros. b) Exigência de acervo mínimo de livros, impressos e eletrônicos, com gêneros diversificados, para as bibliotecas escolares e comunitárias. c) Programas de formação continuada de professores, capacitando-os para criar um vínculo significativo entre o estudante e o texto. d) Programas, de iniciativa pública e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mãos dos leitores.

[QUESTÃO – 20] CIDADÃS DE SEGUNDA CLASSE?As melhores leis a favor das mulheres de cada país-membro da União Européia estão sendo reunidas por especialistas. O objetivo é compor uma legislação continental capaz de contemplar temas que vão da contracepção à eqüidade salarial, da prostituição à aposentadoria. Contudo, uma legislação que assegure a inclusão social das cidadãs deve contemplar outros temas, além dos citados. São dois os temas mais específicos para essa legislação:a) aborto e violência doméstica.b) cotas raciais e assédio moral.c) estupro e imigração clandestina.

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 10

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

d) liberdade de expressão e divórcio.______________________________________

CONHECIMENTOS CUMULATIVOS

QUESTÕES DE 21 A 40

DIREITO CIVIL________________________________________

[QUESTÃO – 21] Capacidade de Direito é: a) a possibilidade de adquirir direitos e contrair obrigações;b) a capacidade de fato, ou seja, a capacidade de ação;c) a aptidão para utilizar e exercer direitos por si mesmo, sem necessitar para tanto de assistência ou de representação;d) aquela que nem todas as pessoas naturais possuem.

[QUESTÃO – 22]Marque a alternativa FALSA: a) A personalidade civil do homem começa com o nascimento com vida, mas a lei põe a salvo desde a concepção os direitos do nascituro.b) Não basta, para o inicio da personalidade civil do homem, o simples fato do nascimento, é necessário ainda que o recém nascido haja dado sinais de vida.c) Se a criança nasce morta não chegando a adquirir personalidade, não recebe nem transmite direitos.d) O Código civil brasileiro fixa um prazo de vinte e quatro horas para que o recém nascido venha adquirir personalidade.

[QUESTÃO – 23]Os direitos da personalidade caracterizam-se por serem: a) imprescritíveis, irrenunciáveis e transmissíveis.

b) prescritíveis, irrenunciáveis e intransmissíveis.c) imprescritíveis, irrenunciáveis e intransmissíveis.d) imprescritíveis, renunciáveis e transmissíveis.

[QUESTÃO – 24]Assinale a opção CORRETA: a) Os senis são absolutamente incapazes para praticar quaisquer atos da vida civil, logo a lei não os reconhece como sujeitos de direitos e obrigações.b) O que, mesmo por causa transitória, não puder exprimir sua vontade é considerado absolutamente incapaz, devendo ser representado pelo curador nos atos da vida civil.c) A incapacidade termina sempre aos dezoito anos completos.d) A interdição independe, em regra geral, de decisão judicial.

[QUESTÃO – 25]O negócio jurídico é: a) um ato-fato;b) um ato em sentido estrito;c) um ato jurídico;d) um ato jurídico em sentido estrito.

[QUESTÃO – 26]Fatos jurídicos são acontecimentos em virtude dos quais começam, se modificam ou se extinguem as relações jurídicas. Assim sendo, para que os fatos produzam efeitos na ordem jurídica, é preciso que: a) simplesmente aconteça um fato;b) aconteça um fato para o qual a ordem jurídica tenha estabelecido consequências jurídicas;c) ocorra um acontecimento natural involuntário;d) o fato decorra de uma atividade voluntária do homem.

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 11

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

[QUESTÃO – 27]Com objetivo científico ou altruístico pode-se dispor para depois da morte: a) do próprio corpo no todo ou em parte, a título gratuito ou oneroso, sendo essa disposição revogável;b) apenas de partes do corpo, a título gratuito ou oneroso, sendo essa disposição irrevogável;c) apenas de partes do corpo, desde que gratuitamente e essa disposição é irrevogável;d) do próprio corpo, no todo ou em parte, gratuitamente, sendo essa disposição revogável;

[QUESTÃO – 28]A personalidade civil inicia-se com o nascimento com vida, colocando-se a salvo os direitos do nascituro, sendo necessário, todavia, que a criança: a) se livre totalmente do ventre materno mantendo-se ligada ao cordão umbilical, mesmo que não apresentando de imediato sinais de respiração ou viabilidade de sobreviver, ostente forma humana;b) consiga separar-se por inteiro ou parcialmente do ventre materno respirando, mediante parto natural ou intervenção cirúrgica, pouco importando que o cordão umbilical não seja rompido, que seja viável ou não, e que não tenha necessariamente forma humana;c) se separe por inteiro, ou mesmo que parcialmente do ventre materno, e desligada necessariamente do cordão umbilical, o parto seja efetuado normalmente, ou por meio de cesariana, e que respire e tenha forma humana;d) necessariamente venha à luz, com o rompimento do cordão umbilical, por meio de parto cesariano ou natural, e que apresente aptidão vital.

[QUESTÃO – 29]Assinale a alternativa CORRETA.

São absolutamente incapazes, segundo o Código Civil: a) os menores de 16 (dezesseis) anos, os ébrios habituais e os excepcionais sem desenvolvimento mental completo;b) os menores de 16 (dezesseis) anos e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido;c) os menores de 16 (dezesseis) anos, os pródigos e os silvícolas;d) os menores de 16 (dezesseis) anos e os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática de atos da vida civil.

[QUESTÃO – 30]Por escritura, "A" prometeu vender a "B" um imóvel, cujo pagamento seria efetuado em doze parcelas mensais e sucessivas. Ao contratar, "B" silenciou intencionalmente a respeito de sua situação financeira, não revelando o seu estado de insolvência, com numerosos títulos protestados por falta de pagamento e, nessas condições, nenhuma parcela do preço poderia ser paga, o que de fato ocorreu.Considerando-se que "A" poderá provar que não haveria realizado o negócio se tivesse ciência da insolvência de "B", cabe-lhe promover ação de anulação da promessa de compra e venda de sua propriedade por: a) dolob) fraudec) coaçãod) simulação _______________________________________

DIREITO CONSTITUCIONAL______________________________________[QUESTÃO – 31] Assinale a alternativa correta: a) os direitos fundamentais, na ordem constitucional brasileira, não podem ter por sujeitos passivos pessoas jurídicas.

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 12

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

b) as políticas de ação afirmativa de caráter racial no âmbito do acesso ao ensino superior contrariam o princípio da igualdade porque o critério de raça não pode ser considerado distinção, já que biologicamente só existe o ser humano.c) o caput do artigo 5º da Constituição Federal traz como destinatário dos direitos individuais os brasileiros e os estrangeiros residentes no Brasil. Entretanto, segundo o STF, não se deve fazer uma interpretação literal deste dispositivo, uma vez que os não residentes no Brasil também poderiam invocar a norma mencionada.d) fere o princípio da isonomia o tratamento diferenciado que é dado para homens e mulheres nos concursos públicos que exigem exame de aptidão física.

[QUESTÃO – 32] Pode-se afirmar que o rol dos direitos e garantias, contidos no art. 5º da Constituição Federal é:a) taxativo, por se tratar de cláusula pétrea.b) exaustivo, pois o tratamento da matéria no acervo jurídico brasileiro somente pode ser tratado pelo Texto Constitucional.c) exemplificativo, mas somente o poder constituinte derivado é quem pode acrescentar outros direitos de tal natureza.d) exemplificativo, porque os direitos e garantias previstos na CF não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou de tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

[QUESTÃO – 33] No que diz respeito aos direitos fundamentais, assinale a opção correta: a) o Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.b) o Brasil reconhece e se submete à jurisdição de todos os tribunais penais internacionais que

atuem contra a prática de crimes contra a humanidade.c) não existe nenhum tratado internacional firmado pelo Brasil que tenha caráter de supralegalidade.d) a partir da Emenda Constitucional nº 45/2004, que introduziu os incisos 3º e 4º ao art. 5º da CF, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos passaram a ter força de emenda constitucional, desde que tais atos internacionais sejam aprovados em ambas as casas congressuais, em turno simples de votação, e por maioria absoluta de votos de seus respectivos membros.

[QUESTÃO – 34] A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como princípios fundamentais, exceto:a) socialidade.b) cidadania.c) pluralismo político.d) dignidade da pessoa humana.

[QUESTÃO – 35] Em relação aos objetivos fundamentais previstos no artigo 3º da Constituição Federal, é correto afirmar que:a) a busca pela integração econômica, política, social e cultural dos povos da América do Sul, visando à formação de uma comunidade sul-americana de nações, é um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.b) não possuem nenhum tipo de eficácia constitucional, sendo meras sugestões.c) são normas de eficácia limitada, também chamadas por Maria Helena Diniz de normas “complementáveis” ou “dependentes de complementação legislativa”.d) o repúdio ao terrorismo e racismo está dentre os objetivos mais importantes, pois respalda

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 13

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

outra regra objetiva que é a dignidade da pessoa humana.

[QUESTÃO – 36] Quanto aos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta:a) conforme entendimento do STF, a eficácia dos direitos e garantias fundamentais ocorre apenas no âmbito da relação do indivíduo com o Estado, não sendo reconhecida a sua eficácia horizontal, tendo em vista que nas relações entre particulares vige o princípio da autonomia da vontade privada.b) os direitos de primeira geração (primeira dimensão, como preferem alguns doutrinadores) são os direitos de liberdade, os primeiros a constarem do instrumento normativo constitucional, a saber, os direitos civis e políticos, que em grande parte correspondem, por um prisma histórico, àquela faze inaugural do constitucionalismo do Ocidente.c) os direitos fundamentais são prescritíveis e renunciáveis.d) as normas definidoras de direitos fundamentais têm hierarquia maior que os dispositivos que definem a organização do Estado, exceto quando as primeiras tiverem o caráter de normas programáticas.

[QUESTÃO – 37] É exemplo do mecanismo de freios e contrapesos (checks and balances), que caracteriza a divisão de funções entre os órgãos do poder na Constituição brasileira de 1988, a:a) possibilidade de Deputado Federal ou Senador ser investido em cargo de Ministro de Estado, sem perder o respectivo mandado. b) nomeação pelo Presidente da República, após aprovação pelo Senado Federal, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

c) impossibilidade de Deputado Federal, desde o início da posse, ser titular de mais de um cargo ou mandato público eletivo.d) nomeação dos Secretários de Estado por parte do Chefe do Poder Executivo.

[QUESTÃO – 38] O princípio constitucional da inafastabilidade da jurisdição implicaa) a consagração do princípio da identidade física do juiz.b) a consagração da garantia do duplo grau de jurisdição.c) a impossibilidade de desistência do autor de qualquer demanda caso já tenha havido a citação da parte contrária.d) a consagração do direito de acesso ao Poder Judiciário.

[QUESTÃO – 39] O art. 5º, XXXVII da Constituição Federal dispõe que “não haverá juízo ou tribunal de exceção”. Esse dispositivo consagra, em relação à jurisdição, o princípioa) do juiz natural.b) da indelegabilidade da jurisdição.c) da improrrogabilidade da jurisdição.d) da indeclinabilidade da jurisdição.

[QUESTÃO – 40] No que concerne aos direitos e deveres individuais e coletivos é correto afirmar:a) ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, ainda que as invoque para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.b) o preso não tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial, se for salutar para a manutenção da segurança.

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 14

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

c) partido político que possui um Deputado Federal e nenhum Senador é parte legítima para impetrar mandado de segurança coletivo.d) qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais, mas deverá suportar em qualquer hipótese o ônus da sucumbência (honorários para o advogado da parte vitoriosa).______________________________________

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA SÉRIE

QUESTÕES de 41 A 80

DIREITO PENAL IPROF(A): HENARA MARQUES

________________________________________[QUESTÃO – 41] O princípio da intervenção mínima do Direito Penal encontra expressão:a) nos princípio da subsidiariedade e da funcionalidade.b) no princípio da intranscendência e na teoria da imputação objetiva.c) nos princípios da fragmentariedade e da funcionalidade.d) nos princípios da fragmentariedade e lesividade.

[QUESTÃO – 42]Assinale a alternativa correta:a) O princípio da legalidade admite, por exceção, a revogação da lei pelo direito consuetudinário.b) O princípio da reserva legal pressupõe a existência de lei anterior, emanada do Poder Legislativo, definindo o crime e a pena, sendo lícito afirmar, então, que as medidas provisórias não podem definir crimes e impor penas.

c) A analogia, como forma de autointegração da lei, pode ser amplamente aplicada no âmbito do direito penal.d) Não há alternativa correta.

[QUESTÃO – 43] Em relação à aplicação do princípio da insignificância no direito penal, assinale a opção correta:a) Não se aplica tal princípio quando o prejuízo financeiro provocado pela conduta delituosa tiver valor considerável, como por exemplo, a quantia de R$ 10.000,00, qualquer que seja o crime.b) Segundo entendimento do STF, tal princípio qualifica-se como fator de descaracterização material da tipicidade penal. c) O agente que rouba uma nota de dois reais deve-se beneficiar da aplicação de tal princípio.d) Para se aferir a insignificância de uma conduta, em tese delituosa, a análise do fato limita-se ao aspecto patrimonial, sendo vedado ao aplicado do direito a consideração de outros elementos.

[QUESTÃO – 44] Sobre a teoria da lei penal, assinale a alternativa correta:a) a analogia in bonam partem não possui restrições em matéria penal, sendo admissível, por exemplo, em causas de justificação, causas de exculpação, e situações de redução da pena, e a analogia in malam partem possui menor nível de aceitabilidade em matéria penal, sendo admissível em hipóteses excepcionais.b) a proibição da retroatividade da lei penal, como um dos fundamentos do princípio constitucional da legalidade, não admite exceções.c) segundo a sistemática adotada pelo art. 3º do Código Penal brasileiro, as leis excepcionais e temporárias possuem altra-atividade.d) O princípio da insignificância está diretamente relacionado ao princípio da

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 15

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

lesividade e sua aplicação exclui a culpabilidade.

[QUESTÃO – 45] No que tange ao tempo do crime, assinale a alternativa correta:a) Considera-se praticado o ato criminoso no momento da ação ou omissão, independentemente da ocorrência ou não do resultado.b) Considera-se o ato criminoso no exato momento da ação ou omissão, ainda que o resultado lesivo ocorra em momento diverso.c) Considera-se praticado o ato criminoso no momento em que ocorre o seu resultado.d) Considera-se praticado o ato criminoso quando o agente dá início ao planejamento da sua execução.

[QUESTÃO – 46]Assinale a alternativa que estiver totalmente incorreta:a) a exigência de um conteúdo material do crime não se satisfaz com a simples subsunção formal das condutas humanas.b) Ocorre a chamada adequação típica imediata quando o fato se amolda ao tipo legal sem necessidade de qualquer outra norma.c) Quanto ao conceito analítico de crime, que tem uma visão tripartite, considera crime todo fato típico, antijurídico e culpável.d) Para o art. 1º da Lei de Introdução apo Código Penal, considera-se crime toda infração penal que a lei comina pena de reclusão ou de detenção isolada, alternativa ou cumulativamente com a de multa.

[QUESTÃO – 47]Não caracteriza o delito omissivo impróprio:a) A norma incriminadora descreve uma ação.b) São crimes materiais.c) existência do dever de garantidor.d) São sempre dolosos.

[QUESTÃO – 48] São causas que exclui a conduta, exceto:a) Caso fortuito e força maior.b) Coação moral irresistível.c) Sonambulismo e hipnose.d) Atos ou movimentos reflexos._________________________________________

HERMENÊUTICA JURÍDICAPROFESSORES: PAULINA LETÍCIA E

LAURIANO VASCO______________________________________

[QUESTÃO – 49] No tocante à interpretação autêntica, assinale a alternativa correta: a) Caracterizou-se pela liberdade de o julgador seguir sempre o seu foro íntimo em suas decisões.b) É possível identificar a interpretação autêntica pela seguinte afirmação: “interpretar incumbe àquele a quem compete fazer as leis”.c) O Juiz Magnaud foi um defensor da interpretação autêntica.d) No Brasil, a interpretação autêntica se caracterizou através da Lei da Boa Razão.

[QUESTÃO – 50] Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta: “A Hermenêutica Jurídica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito. As leis positivas são formuladas em termos gerais; fixam regras, consolidam princípios, estabelecem normas, em linguagem clara e precisa, porém ampla, sem descer a minúcias. É tarefa primordial do executor a pesquisa da relação entre o texto abstrato e o caso concreto, entre a norma jurídica e o fato social, isto é, aplicar o Direito. Para o conseguir, se faz mister um trabalho preliminar: descobrir e fixar o sentido verdadeiro da regra positiva; e, logo depois, o respectivo alcance, a sua extensão. Em resumo, o executor extrai da norma tudo o que na

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 16

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

mesma se contém: é o que se chama interpretar, isto é, determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito". (MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do Direito. 9. ed. São Paulo: Forense, 1980. p.1).a) A hermenêutica oferece as regras de interpretação e interpretar um texto de lei consiste em buscar-lhe o significado e o alcance.b) A hermenêutica não se insere na Ciência do Direito, sendo mera manifestação da arte de advogar.c) As leis disciplinam só admitem uma interpretação.d) O intérprete não deve pesquisar a relação entre o texto legal e o caso concreto, sob pena de violar o princípio da legalidade inserido na Constituição Federal.

[QUESTÃO – 51] Sobre a Escola da Exegese, assinale a alternativa correta:a) Surgiu na Alemanha, após a II Guerra Mundial, haja vista a necessidade de proteger os costumes.b) A Escola da Exegese defendia que o Judiciário não podia se apegar à letra da lei, uma vez que a sociedade estava em constante mudança.c) A Escola da Exegese na França e a Escola Histórica na Alemanha defendiam que os costumes têm a resposta para todos os conflitos.d) A Escola da Exegese defendia o apego excessivo às palavras da lei.

[QUESTÃO – 52] Sobre a interpretação doutrinal, está correto:a) Foi uma interpretação que surgiu em decorrência da Lei das XII Tábuas.b) Ordena que os magistrados suspendam o julgamento em caso de controvérsia, para que o

Regedor providencie a interpretação gramatical.c) A interpretação doutrinal propriamente dita é produto do trabalho intelectual dos estudiosos. d) Leva em consideração a vontade da lei e do legislador.

[QUESTÃO – 53] Assinale a alternativa correta:a) Hermenêutica e interpretação são a mesma coisa.b) A interpretação utiliza da hermenêutica para buscar o sentido da lei. c) Interpretar quer dizer estar restrito à lei apenas.d) A hermenêutica lança mão da interpretação para alcançar o sentido da norma.

[QUESTÃO – 54] É correto afirmar que:a) A Escola da Exegese se caracterizava pelo fato de que o direito vinha de Deus.b) Para a Escola do Direito Livre, em sua versão mais radical, o juiz poderia inclusive julgar contra legem.c) A Escola Histórica, por sua vez, acreditava na onipotência do legislador de modo que o objetivo do intérprete era descobrir a vontade da lei.d) De acordo com o brocardo jurídico in claris cessat interpretatio, saber as leis não é conhecer-lhes as palavras, porém a sua força e poder.

[QUESTÃO – 55]No tocante aos Sistemas da Hermenêutica, é possível afirmar:a) De acordo com o Sistema Escolástico, a interpretação vai variar de acordo com o contexto e com as mudanças sociais.b) Em conformidade com Sistema Histórico-Evolutivo, é lícito ao julgador abster-se de julgar em caso de omissão legislativa.

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 17

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

c) Para o Sistema Escolástico, o direito deve ser aplicado levando-se em consideração a vontade do legislador.d) Para o Sistema Histórico-Evolutivo, a lei clara não deve ser interpretada.

[QUESTÃO – 56] Sobre a hermenêutica jurídica, assinale a resposta correta:a) Conforme Carlos Maximiliano, interpretar é explicar, esclarecer; dar o significado o vocábulo, atitude ou gesto; reproduzir por outras palavras um pensamento exteriorizado; mostrar o sentido verdadeiro de uma expressão; extrair, de frase, sentença ou norma, tudo o que a mesma contém.b) Para a maioria da doutrina, interpretar é seguir estritamente a letra da lei; não pode, pois o juiz interpretar segundo a vontade do legislador;c) O juiz pode deixar de julgar caso não encontre disposição legal apropriada ao caso concreto.d) Não é permitido ao julgador a utilização da analogia, pois se assim o fizesse, estaria criando o direito, sendo esta função exclusiva do poder legislativo._________________________________________

DIREITO ADMINISTRATIVO IPROF(A):MARCO ESCOBAR E RAIMUNDO

MÁRCIO________________________________________

[QUESTÃO – 57] Com relação ao ramo do Direito Administrativo, analise as frases abaixo:I. As normas de Direito Administrativo destinam-se a ordenar a estrutura e o pessoal (órgãos e agentes) e os atos da Administração Pública, praticados ou desempenhados enquanto poder público;II. O Direito Administrativo não se preordena a reger as atividades abstratas (legislação), indiretas (jurisdição) e mediatas (políticas/ações sociais) do Estado.

III. Não compete ao Direito Administrativo dizer quais são os fins/objetivos do Estado.a) I = V, II = V e III = V;b) I = V, II = V e III = F;c) I = F, II = V e III = V;d) I = V, II = F e III = V.

[QUESTÃO – 58] Maria Paula Gomes Marçal Belo (2009) afirma: “Complexo de atividades concretas e imediatas desempenhadas pelo Estado sob os termos e condições da lei, visando o atendimento das necessidades coletivas”. Refere-se este texto:a) à Administração Pública sob o critério formal (subjetivo/orgânico);b) à administração pública sob o critério material (objetivo);c) ao Governo;d) às funções atípicas do Poder Executivo.

[QUESTÃO – 59] Julgue as assertivas abaixo e escolha a alternativa correta:I. A Administração Pública está, em toda a sua atividade, presa aos mandamentos da lei, deles não se podendo se afastar, sob pena de invalidade do ato e responsabilidade de seu autor.II. Enquanto o particular pode fazer tudo o que lei permite e tudo o que a lei não proíbe, a Administração Pública só pode fazer o que a lei autoriza, quando autoriza e como autoriza.III. Se a lei nada dispuser sobre a forma de como deve ser realizado determinado ato, pode a Administração Pública agir pautada somente na vontade do administrador.a) I = F, II = V e III = V;b) I = V, II = V e III = V;c) I = F, II = V e III = F;d) I = V, II = V e III = F.

[QUESTÃO – 60] Marque a única alternativa correta:

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 18

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

a) em nome do interesse público, a divulgação dos atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela Administração Pública fica a critério do administrador que pode, em nome desse interesse e conforme a sua vontade, negar publicidade aos mesmos.b) em nome do princípio da publicidade, é facultativa a divulgação dos atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela Administração Pública para conhecimento, controle e início de seus efeitos.c) a divulgação dos atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela Administração Pública somente torna-se obrigatória se assim for determinado pelo Poder Judiciário.d) o princípio da publicidade torna obrigatória a divulgação dos atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela Administração Pública para conhecimento, controle e início de seus efeitos.

[QUESTÃO – 61] Com relação à finalidade da Administração Pública é incorreto se afirmar que:a) satisfação do interesse público, esta é a finalidade de toda a Administração Pública;b) caso a Administração Pública se desvirtue do interesse público, tal desvirtuamento é denominado pela doutrina pátria de “desvio de finalidade”;c) o ato praticado pela Administração Pública como desvio de finalidade é ato nulo;d) o interesse público pode ser desconsiderado caso haja embate entre ele e os interesses próprios da Administração Pública e do administrador.

[QUESTÃO – 62] O prefeito de um município mandou construir, com recursos da prefeitura um “templo (igreja)” para realização das reuniões religiosas da religião denominada “Salvação em Nome de Deus”, religião esta com mais de mil (1.000) fiéis e seguidores. O

edital de licitação e o posterior contrato para construção foram publicados no órgão oficial. Esta atividade administrativa de construir tal “templo (igreja)” foi:a) correta, porque satisfez o interesse público;b) correta, porque respeitou o princípio da impessoalidade;c) incorreta, porque não respeitou o princípio da publicidade;d) incorreta, por desvio de finalidade.

[QUESTÃO – 63] Assinale a INCORRETA:a) a Autarquia é um alongamento do Estado, a autarquia apresenta-se sempre com personalidadeprópria e uma organização peculiar, destinada à natureza técnica das funções que deve executarb) Fundação é entidade jurídica sem finalidade lucrativa destinada à prestação de serviços à coletividadec) São pessoas jurídicas de direito privado, com participação do Poder Público e de particulares no seus capital e na sua administraçãod) Empresa pública possui registro em órgão próprio para exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima Exemplos: Petrobras e Banco do Brasil.

[QUESTÃO – 64] Quanto ao princípio da “supremacia do interesse público” é correto se afirmar que:I. No embate entre o interesse público e o particular há de prevalecer o interesse público;II. A supremacia do interesse público não significa total desrespeito ao interesse privado, pois a Administração Pública deve obediência ao direito adquirido, à coisa julgada e ao ato jurídico perfeito;III. Por força das dificuldades financeiras enfrentadas por toda a Administração Pública, os interesses patrimoniais dos particulares afetados pela supremacia do interesse público

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 19

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

devem ser indenizados somente quando houver disponibilidades de recursos para tanto.a) I = V, II = V e III = V;b) I = V, II = V e III = F;c) I = F, II = V e III = V;d) I = V, II = F e III = V._______________________________________

DIREITO CIVIL II - OBRIGAÇÕESPROF(A):KARINNE BENTES E VÂNIA

DIOGENES______________________________________[QUESTÃO – 65] Devedor de coisa indicada apenas pelo gênero e quantidade:a) tem a obrigação de escolher a coisa oferecida ao credor, não se admitindo disposição contrária entre as partes.b) não pode alegar sua perda ou deterioração, ainda que por fortuito ou força maior.c) fica liberado da obrigação se provar que a coisa se perdeu sem culpa sua.d) nenhuma das anteriores é correta.

[QUESTÃO – 66] Sobre a diferença entre direitos reais e direitos pessoais analise as seguintes assertivas:I – Direito real consiste num direito de crédito entre credor e devedor enquanto que o direito pessoal trata da relação entre uma pessoa e uma coisa.II – O direito pessoal tem oponibilidade erga omnes.III – No direito real não há direito de seqüela.IV – É exemplo de direito real a propriedade de bem imóvel. Assinale a alternativa correta:a) Apenas uma assertiva está correta.b) Todas as assertivas estão corretas.c) Todas as assertivas estão incorretas.d) Apenas duas assertivas estão incorretas.

[QUESTÃO – 67]

Havendo descumprimento de uma obrigação de fazer e sendo possível seu cumprimento posterior, pode o credor:a) exigir apenas perdas e danos;b) exigir apenas a tutela específica para o cumprimento da própria obrigação;c) exigir apenas a tutela específica cumulada com as perdas e danos;d) exigir a tutela específica, perdas e danos, além de multa diária até o efetivo cumprimento pelo devedor.

[QUESTÃO – 68] Leopoldo, médico clínico geral, realiza tratamento conforme o que dispõe a medicina em Jotinha. Agiu com toda cautela e utilizou de todos os instrumentos possíveis para sua cura. Entretanto, Jotinha, não suportou o tratamento e faleceu, sem que houvesse culpa do médico. Neste caso, analise as seguintes assertivas:a) Mesmo sem culpa do médico, haverá por parte deste a obrigação de indenizar à família da paciente, uma vez que consiste em obrigação de resultado;b) Não haverá obrigação de indenizar, uma vez que não houve culpa do médico e a obrigação é de meio;c) Mesmo sem culpa do médico, haverá por parte deste obrigação de indenizar à família da paciente, uma vez que consiste em uma obrigação de garantia;d) Não haverá obrigação de indenizar, apesar de consistir em obrigação de resultado.

[QUESTÃO – 69] Assinale a assertiva incorreta, acerca das obrigações solidárias: a) O credor que tiver perdoado a dívida ou recebido o pagamento responderá aos outros pela parte que lhes caiba.b) Importa em renúncia da solidariedade a propositura de ação pelo credor contra um ou alguns dos devedores.

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 20

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

c) A solidariedade não se presume; resulta da lei ou da vontade das partes.d) Há solidariedade, quando na mesma obrigação concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, à dívida toda.

[QUESTÃO – 70] Pelé e Xuxa foram ao Banco de Ricos do Brasil e celebraram um contrato de empréstimo de R$145.000,00. No instrumento do contrato nada constava acerca da modalidade da obrigação. Neste caso, podemos dizer que:a) Presume-se, neste caso, que a obrigação é solidária;b) Como não consta nada no contrato presume-se que a obrigação é disjuntiva.c) Como não consta nada no contrato presume-se que a obrigação é fracionária.d) Como não consta nada no contrato presume-se que a obrigação é conjunta.

[QUESTÃO – 71] Pelé e Xuxa foram ao Banco de Ricos do Brasil e celebraram um contrato de empréstimo de R$145.000,00. No instrumento do contrato nada constava acerca da modalidade da obrigação. Neste caso, podemos dizer que:a) Presume-se, neste caso, que a obrigação é solidária;b) Como não consta nada no contrato presume-se que a obrigação é disjuntiva.c) Como não consta nada no contrato presume-se que a obrigação é fracionária.d) Como não consta nada no contrato presume-se que a obrigação é conjunta.

[QUESTÃO – 72] Patatá contrata com Patati o empréstimo de um valor correspondente a R$ 5.000,00 (cinco mil reais), que poderá ser pago em moeda nacional corrente ou através da

transferência de um bem, do mesmo valor, à escolha do devedor. Nesse caso, estamos diante da seguinte obrigação: a) alternativab) condicionalc) cumulativad) simples ______________________________________

DIREITO CONSTITUCIONAL IIPROFESSORES: CRISTIANE

MAGALHÃES, ÍTALO REBOUÇAS E MARCO ESCOBAR

______________________________________[QUESTÃO – 73] Acerca das competências, assinale a alternativa incorreta:a) As competências exclusivas são atribuídas, com exclusividade, a um só ente federativo, como é o caso da competência do Município para legislar sobre assunto de interesse local.b) As competências privativas são atribuídas à União sem serem passíveis de delegação aos Estados e ao Distrito Federal, por lei complementar, para a disciplina de questões locais específicas c) Nas matérias submetidas às competências concorrentes, em regra, a União deverá editar normas gerais, e os Estados e o Distrito Federal, normas específicas d) A competência para legislar sobre Direito Penal é privativa da União .

[QUESTÃO – 74] Nos casos de competência legislativa concorrente:a) a União edita normas gerais e específicas. b) a União, os Estados e os Municípios legislam em sistema de cooperação. c) os Estados poderão editar normas gerais e específicas, caso inexista lei da União fixando normas gerais. d) as normas gerais produzidas pelos Estados prevalecem sobre as normas gerais supervenientes da União.

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 21

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

[QUESTÃO – 75] A competência privativa da União para legislar:a) exclui a de Estados, Distrito Federal e Municípios.b) admite que os Estados legislem apenas na ausência de lei federal.c) admite que mediante autorização veiculada por lei complementar federal, os Estados

legislem sobre questões específicas.d) exclui a competência dos Municípios e admite, mediante delegação legislativa, que os Estados legislem concorrente e supletivamente.

[QUESTÃO – 76] A competência da União para legislar sobre Direito Tributário e Financeiro é:a) concorrente com a dos Estados e do Distrito Federal.b) comum com a dos Estados e Municípios.c) comum com a dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.d) exclusiva.

[QUESTÃO – 77] Sobre as hipóteses de criação de estados-membros, previstas na CF, assinale a opção correta.a) No desmembramento para a formação de novo estado, o estado originário perde sua identidade, para formar um novo estado com personalidade jurídica própria.b) Na cisão, o estado subdivide-se em dois ou mais estados membros, com personalidades distintas, mantendo o estado originário sua personalidade jurídica.c) No desmembramento para a anexação de outro estado, a parte desmembrada constituirá novo estado, com identidade própria.d) Na fusão, dois ou mais estados unem-se, geograficamente, para a formação de um novo estado, o que implica perda da personalidade primitiva.

[QUESTÃO – 78] Sobre o sistema federativo do Brasil, marque a alternativa verdadeira:a) A lei federal é hierarquicamente superior à lei estadual.b) Compete ao presidente da República decretar a intervenção federal.c) É permitida a divisão do Distrito Federal em municípios, desde que feita por lei distrital precedida de consulta prévia, mediante plebiscito, da população interessada.d) A instituição, pelos estados, de regiões metropolitanas depende da edição de lei complementar federal. [QUESTÃO – 79] Quanto à repartição de competências entre as entidades que compõem a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, assinale a afirmativa CORRETA:a) As chamadas competências residuais são aquelas atribuídas aos Estados-membros.b) As competências concorrentes são aquelas que poderão ser exercidas pelos Estados em virtude de autorização dada por lei complementar federal.c) A superveniência da lei federal em sede de competência privativa da União suspende a eficácia da lei municipal, no que couber.d) As chamadas competências comuns se referem a competências de cunho legislativo.

[QUESTÃO – 80] A Constituição Federal estabeleceu que os Estados podem sofrer alterações espaciais. Quando o Estado cede parte de seu território geográfico para criar um novo Estado que não existia ou se anexar a um Estado já existente fala-se, respectivamente, em a) desmembramento formação e desmembramento anexação

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 22

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO /MOSSORÓ3ª SÉRIE – 2013.1

b) desmembramento anexação e desmembramento formaçãoc) cisão e desmembramento anexação.d) desmembramento formação e fusão.

EXAME INTEGRADO – 2013.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 23