direitomossoro.files.wordpress.com  · web viewrumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que...

23

Click here to load reader

Upload: phungminh

Post on 03-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

DIREITO CIVIL - SUCESSÕESPROF: VANIA FURTADO

QUESTÕES DE 1 a 16

[QUESTÃO – 01]Marque a alternativa CORRETA. São herdeiros necessários:a) os descendentes e o cônjuge.b) os colaterais e os descendentes.c) os ascendentes, descendentes e companheiro.d) o cônjuge, o companheiro, os ascendentes e os descendentes.

[QUESTÃO – 02]Marque a INCORRETA:a) O excluído da sucessão é obrigado a restituir os frutos e rendimentos que dos bens da herança houver percebido.b) A reabilitação do indigno declarada em testamento prevalece, mesmo que este tenha sido revogado.c) A renúncia da herança, por ser negócio jurídico unilateral, pode preceder a abertura da sucessão.d) O credor pode, em nome do herdeiro renunciante, aceitar a herança.

[QUESTÃO – 03]Marque a alternativa INCORRETA:a) Sucessão, em sentido estrito, significa a transferência, por morte, da herança, ou do legado, ao herdeiro ou legatário, em razão de lei ou de testamento.b) O direito das sucessões é complemento natural do direito de propriedade, pois projeta este direito para o futuro, para além da morte do autor da herança, revestindo-se também de significado social.c) De acordo com o código civil, excepcionalmente, pode ser objeto de contrato, herança de pessoa viva.d) A herança responde pelo pagamento das dívidas do falecido, mas cada herdeiro somente responde pela força de sua parte.

[QUESTÃO – 04]Rumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã envenenada, imediatamente após, seus sucessores questionam quais os efeitos sucessórios decorrentes de seu óbito prematuro:I - Considera-se aberta a sucessão no momento preciso da morte de Rumpelstiltskin.II - A propriedade dos bens deixados por Rumpelstiltskin transmitem-se imediata e automaticamente aos herdeiros.III – A posse dos bens deixados por Rumpelstiltskin transmitem-se imediata e automaticamente aos legatários.IV – Os herdeiros de Rumpelstiltskin já podem vender os bens provenientes da herança que cada um recebeu em razão do direito de saisine.V – Os herdeiros de Rumpelstiltskin caso queiram vender sua cota parte terão que fazê-lo através de escritura pública, termo nos autos ou testamento.Marque a alternativa CORRETA:a) Todas estão corretas.b) Apenas estão corretas I, II e III.c) Apenas estão corretas I, III e Vd) Apenas estão corretas I e II.

[QUESTÃO – 05]Em relação à herança, é CORRETO afirmar:a) os atos de aceitação ou de renúncia são irrevogáveis.b) os herdeiros facultativos são os ascendentes e os colaterais.c) as pessoas jurídicas não podem ser beneficiadas por testamento.d) os herdeiros necessários podem ser excluídos de acordo com a vontade do testador.

[QUESTÃO – 06]Marque a INCORRETA:a) É clarividente que o herdeiro legítimo na qualidade também de herdeiro necessário não pode ficar com a parte disponível do testador, pois feriria a idéia de legítima.b) O herdeiro sucessório pode renunciar a herança que lhe foi transmitida em favor de sua mãe ou de um outro herdeiro, os tribunais aceitam e dão o nome de renúncia translativa, porém afirmam que ocorreu na verdade aceitação tácita e doação

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 1

Page 2: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

posterior, devendo haver o pagamento de dois impostos: o causa mortis e o de doação .

c) Havendo só herdeiros da linha colateral pode o testador deixar todos os seus bens para uma instituição de caridade.d) Havendo renúncia abdicativa na sucessão legítima não há direito de representação.

[QUESTÃO – 07]Sobre o instituto da deserdação, marque a afirmativa INCORRETA:a) Somente com expressa declaração de causa pode a deserdação ser ordenada em testamento.b) Ao herdeiro instituído, ou àquele a quem aproveite a deserdação, incumbe provar a veracidade da causa alegada pelo testador.c) O direito de provar a causa de deserdação extingue-se no prazo de quatro anos, a contar da abertura do testamento.d) O próprio pai não pode ajuizar uma ação de deserdação contra o filho.

[QUESTÃO – 08]Provar a veracidade da causa alegada pelo testador para deserdar um herdeiro necessário é incumbência do (a):a) Ministério Público.b) Testamenteiro e Inventariante.c) Legatário.d) Aquele herdeiro à quem aproveita a deserdação.

[QUESTÃO – 09]Assinale a hipótese que autoriza a deserdação de descendente por seu ascendente:a) autoria de crime culposo contra o ascendente.b) união livre e estável da filha com homem solteiro, separado ou divorciado.c) injúria grave contra o cônjuge, filhos ou pais do ascendente.d) relações ilícitas com a madrasta ou padrasto.

[QUESTÃO – 10]Se, no testamento, não for estipulado o direito de acrescer entre os herdeiros nomeados, a morte de um destes antes da morte do testador faz com que:a) a sua parte da herança seja atribuída igualmente entre os demais herdeiros nomeados.b) o testamento perca a sua validade.

c) a sua parte de herança seja destinada aos herdeiros legítimos do testador.

d) a sua parte da herança seja destinada aos seus próprios herdeiros, por direito de representação.

[QUESTÃO – 11]Patinha teve três filhos: Huguinho, Zezinho e Luizinho. Os filhos deram a Patinhas, respectivamente, os netos Hugo Júnior, Zé Júnior e Luiz Júnior. Huguinho matou o irmão Zezinho e, no dia seguinte, matou também Patinhas e teve sua indignidade declarada por sentença. Na sucessão de Patinhas CONCORREM:a) Luizinho, unicamente; Huguinho foi declarado indigno e Zezinho era pré-morto, então ele e sua prole não tem vocação hereditária.b) Hugo Júnior, Zé Júnior e Luizinho, os dois primeiros por direito de representação.c) Huguinho, Zé Júnior e Luizinho, o segundo por direito de representação.d) Zé Júnior, por direito de representação, e Luizinho; o indigno não herda e nem é representado.

[QUESTÃO – 12]Marque a alternativa CORRETA:a) O direito dos co-herdeiros, quanto à propriedade e posse da herança, é indivisível até o julgamento da partilha; depois disso, tal direito fica circunscrito aos bens de seu quinhão.b) A sucessão abre-se no lugar onde está situada a maior parte dos bens do falecido.c) A deserdação pode ser ordenada em documento particular.d) Não há direito de sucessão entre adotante e adotado.

[QUESTÃO – 13]Tácio quebrou os dois braços em um acidente, diante do medo de morrer resolveu chamar seu melhor amigo Cristiano para escrever seu testamento por ele, chamou mais duas amigas (Cecília e Lara) para servirem de testemunha. Tácio ficou muito agradecido pela ajuda de Cristiano e deixou-lhe uma casa de praia, agraciou Cecília com um carro, o filho de Lara recebeu quota hereditária, o restante da parte disponível deixou para Viviane amiga querida

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 2

Page 3: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

que não compareceu ao momento da feitura do testamento. Marque a CORRETA:a) Cecília poderá herdar normalmente já que recebeu um legado, é notória a vontade do testador de deixar bem certo e individualizado, por isso, deve ser respeitada a vontade de Tácio.b) Viviane poderá receber a herança que lhe cabe pela morte de Tácio, caso esteja viva no momento da abertura da sucessão do amigo.c) O filho de Lara receberá sua quota já que é herdeiro testamentário instituído.d) Os bens deixados à Cristiano irão para os herdeiros legítimos dele (Cristiano) já que o mesmo não pode herdar pois foi a pessoa que, a rogo, escreveu o testamento.

[QUESTÃO – 14]Manoel Cadilac, filho de João da Cunha, após matar o pai, foi preso e condenado pelo referido homicídio. Aberto o inventário de João da Cunha indaga-se, o que acontecerá?a) Manoel Cadilac terá direito a usufruto e à administração dos bens, que a seus filhos couberem na herança, ou à sucessão eventual desses bens.b) Manoel Cadilac somente será excluído da sucessão através de sentença, em ação própria.c) Os descendentes de Manoel Cadilac também serão excluídos da herança, pois se trata de uma exceção prevista no CC, que no caso é a indignidade.d) Não haverá necessidade de declaração através de sentença para a exclusão de Manoel Cadilac da sucessão, já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de seu genitor na seara criminal.

[QUESTÃO – 15]Segundo o disposto no artigo 1.784 do CC, aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários. Até o momento da partilha, os bens do falecido são considerados imóveisa) indivisíveis, coletivos da espécie universalidade de fato, inalienáveis e em condomínio.b) indivisíveis, coletivos da espécie universalidade de direito, inalienáveis e em condomínio.c) divisíveis, coletivos da espécie universalidade de direito, inalienáveis e em condomínio.d) indivisíveis, coletivos da espécie universalidade de direito, alienáveis e em condomínio.

[QUESTÃO – 16]Bernardo faleceu, deixando uma soma de dinheiro depositada em banco, ações de uma companhia, 02 automóveis e os utensílios domésticos de sua residência, no valor total de R$ 300,00.00. Neste caso, pode-se afirmar quea) a cessão de direitos hereditários, pelo herdeiro de Bernardo, pode ser feita por instrumento particular sendo a herança, bem móvel, embora indivisível, até a partilha.b) a cessão de direitos hereditários, pelo herdeiro de Bernardo, deve ser feito por escritura pública, sendo a herança, imóvel, mas divisível, até a partilha.c) a cessão de direitos hereditários, pelo herdeiro de Bernardo, pode ser feita por instrumento particular, sendo a herança, móvel e divisível, podendo ser antecipada a partilha.d) a cessão de direitos hereditários, pelo herdeiro de Bernardo, deve ser feita por escritura pública, sendo a herança, imóvel e indivisível, até a partilha.

DIREITO PROCESSUAL PENAL IIPROF(S): GILMAR FERNANDES / PEDRO

MARTINSQUESTÕES DE 17 a 32

[QUESTÃO – 17]Faça a correta correspondência entre a “definição” e o “objeto definido”:I - o conjunto de elementosproduzidos pelas partes oudeterminadas pelo juiz visando aformação do convencimentoquanto a atos, fatos e circunstâncias.II - conjunto de elementos obtidos durante a investigação criminal, sem a participação das partes e que se destinam à fundamentar a inicial acusatória.III – consubstancia-se na expressão “audiatur et altera pars” (“ouça-se também a parte contrária”), o que importa em conferir ao processo uma estrutura dialética, ou seja, toda a prova realizada por uma das partes admite a produção de uma contraprova pela outra.

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 3

Page 4: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

a) I = contraditório, II = prova e III = elemento informativo;b) I = contraditório, II = elemento informativo e III = prova;c) I = prova, II = elemento informativo e III = contraditório;d) I = elemento informativo, II = prova e III = contraditório.

[QUESTÃO – 18]Julgue os itens abaixo:I – o objeto da prova e o “thema probandum”, ou seja, os fatos que se pretende provar em juízo.II – o objetivo da prova é a reconstrução dos fatos investigados no processo, buscando a maior coincidência possível com a realidade histórica, isto é, com a verdade dos fatos, tal como efetivamente ocorridos no espaço e no tempo.III - o princípio do contraditório supõe igualdade de armas entre as partes, logo, tanto a acusação quanto à defesa têm o mesmo direito à prova.a) I = V, II = V e III = F;b) I = F, II = V e III = F;c) I = V, II = V e III = V;d) I = V, II = F e III = V.

[QUESTÃO – 19]Julgue os itens a seguir:I - as provas, uma vez trazidas aos autos, não mais pertencem à parte que as acostou, mas sim ao processo, podendo, desse modo, ser utilizadas por qualquer dos intervenientes, seja o juiz, sejam as partes.II - as partes sempre poderão utilizar em benefício próprio qualquer uma das provas constantes nos autos, mesmo aquelas que não tenham sido nem propostas nem realizadas pela parte beneficiária.III - a regulamentação dos meios de prova existente no Código de Processo Penal é taxativa, não sendo aceitos meios de prova atípicos ou inominados, vale dizer, sem regulamentação expressa de lei.a) I = V, II = V e III = F;b) I = F, II = V e III = F;c) I = V, II = V e III = V;d) I = V, II = F e III = V.

[QUESTÃO – 20]Quanto ao ônus da prova é correto se afirmar que, nos termos do Código de Processo Penal:

a) a prova da alegação incumbe ao juiz, pois ele é o destinatário da prova;b) a prova da alegação incumbe ao Ministério Público, somente, pois quem acusa tem o ônus de provar;c) a prova da alegação incumbe ao acusado (réu), somente, pois, em nome da segurança pública, quem se defende de um crime deve provar a sua inocência;d) a prova da alegação incumbe à quem a fizer, ou seja, à quem alega.

[QUESTÃO – 21]“Provas obtidas em violação a normas constitucionais ou legais”. Este texto define:a) as provas atípicas;b) as provas típicas;c) as provas cautelares;d) as provas ilícitas.

[QUESTÃO – 22]Nos termos do Código de Processo Penal é correto se afirmar que:I - são inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas;II - são inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas derivadas das ilícitas, salvo quando não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras.III – a prova ilícita por derivação é aquela que se encontra contaminada pelo vício presente na prova que lhe deu origem.a) I = V, II = V e III = F;b) I = F, II = V e III = F;c) I = V, II = V e III = V;d) I = V, II = F e III = V.

[QUESTÃO – 23]Quanto ao “exame de corpo de delito e das perícias em geral” é INCORRETO se afirmar que, nos termos do Código de Processo Penal:a) o juiz fica adstrito ao laudo, não podendo rejeitá-lo, no todo ou em parte;b) o exame de corpo de delito e outras perícias são realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior;c) quando a infração deixa vestígios, é indispensável o exame de corpo de delito, direto

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 4

Page 5: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.d) o exame de corpo de delito pode ser realizado em qualquer dia e a qualquer hora.

[QUESTÃO – 24]Como regra, o interrogatório do réu preso deve ser realizado, nos termos do Código de Processo Penal:a) em sala própria, no estabelecimento em que estiver o preso recolhido, desde que estejam garantidas a segurança do juiz, do membro do Ministério Público e dos auxiliares bem como a presença do defensor e a publicidade do ato.b) por sistema de videoconferência;c) na sala de audiências do fórum;d) por qualquer recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, exceto sistema de videoconferência.

[QUESTÃO – 25]Quanto ao interrogatório é CORRETO se afirmar que, nos termos do Código de Processo Penal:I - em qualquer modalidade de interrogatório é garantido ao réu a presença de um defensor, sob pena de nulidade do ato.II - em qualquer modalidade de interrogatório, o juiz deve garantir ao réu o direito de entrevista prévia e reservada com o seu defensor.III - o silêncio do réu importa em confissão e, como consequência, pode ser interpretado em prejuízo da sua defesa, pois, quem cala, consente.a) I = V, II = V e III = F;b) I = F, II = V e III = F;c) I = V, II = V e III = V;d) I = V, II = F e III = V.

[QUESTÃO – 26]Nos termos do Código de Processo Penal, podem ser testemunhas:a) somente as pessoas maiores e capazes;b) somente as pessoas maiores e capazes e que não guardem qualquer laço familiar com o acusado;c) somente as pessoas capazes;d) todas as pessoas.

[QUESTÃO – 27]

Quanto às medidas cautelares é CORRETO se afirmar que, no termos do Código de Processo Penal:I - as medidas cautelares são sempre provisórias porque perduram até enquanto perdurar a situação de “periculum” que as justificaram.II - as medidas cautelares somente terão lugar se o processo principal não for suficiente para preservar o direito em situação de risco.III - as medidas cautelares são instrumentais porque visam assegurar a efetividade do processo principal e os direitos que nele estão em jogo.IV - as medidas cautelares podem ser substituídas por outras quando estas se mostrarem maiseficazes para a obtenção do resultado pretendido pela providência acuatelatória.a) I = V, II = V, III = F e IV = F;b) I = F, II = V, III = V e IV = F;c) I = F, II = V, III = V e IV = F;d) I = V, II = V, III = V e IV = V.

[QUESTÃO – 28]Escolha a alternativa INCORRETA, nos termos do Código de Processo Penal:a) as medidas cautelares podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente;b) o juiz pode revogar a medida cautelar quando verificar a falta de motivo para que subsista;c) o juiz pode voltar a decretar a medida cautelar revogada, se sobrevierem razões que a justifiquem;d) a prisão preventiva pode ser determinada mesmo quando for cabível a sua substituição por outra medida cautelar menos gravosa.

[QUESTÃO – 29]Quanto à prisão preventiva é CORRETO se afirmar que, nos termos do Código de Processo Penal:I - a prisão preventiva não pode ser decretada se o juiz verificar pelas provas constantes dos autos que o agente praticou o fato acobertado por qualquer das excludentes da ilicitude (excludentes da antijuridicidade).II - a prisão preventiva pode ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de outras medidas cautelares anteriormente decretadas.III - a prisão preventiva pode ser decretada para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver indícios da existência do crime (materialidade) e indícios de autoria.

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 5

Page 6: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

a) I = V, II = F e III = V;b) I = F, II = V e III = V;c) I = F, II = V e III = F;d) I = V, II = V e III = F.

[QUESTÃO – 30]Sob tortura, “Rascunho do Cão” confessou a morte das duas senhoras, ambas com 85 (oitenta e cinco) anos de idade. Confessou também e com riquezas de detalhes que, primeiro as estuprou, depois as matou por asfixia enchendo as bocas das mesmas com areia e as obrigando a engolir e, por fim, as esquartejou e roubou as aposentadorias recebidas por ambas. A confissão de “Rascunho do Cão” é a única prova existente no processo capaz de condená-lo. Neste caso, essa confissão de “Rascunho do Cão”, em conformidade com os princípios constitucionais que informam o processo penal:a) pode servir como fundamento para a condenação de “Rascunho do Cão”, desde que o juiz de direito a considere como prova relativa;b) pode ser admitida como prova no processo penal desde que tal admissão seja requerida tempestivamente pelo Ministério Público;c) pela gravidade do crime praticado por “Rascunho do Cão”, a sua confissão pode ser admitida como prova absoluta para a sua condenação.d) não pode ser admitida no processo penal.

[QUESTÃO – 31]Tiziu, primário de bons antecedentes, colocou restos de alimentos dentro de um saco plástico e o jogou aberto na praça pública onde se realizava um show de pagode. Esta conduta de Tiziu se subsume perfeitamente ao tipo penal do art.37 da Lei das Contravenções Penais (Art. 37. Arremessar ou derramar em via pública, ou em lugar de uso comum, ou do uso alheio, coisa que possa ofender, sujar ou molestar alguém) cuja pena cominada em abstrato é somente a de multa (Pena – multa, de duzentos mil réis a dois contos de réis.). Tiziu foi denunciado e responde a processo penal por tal conduta. No entanto, logo depois do início do citado processo, Tiziu voltou a praticar a mesma conduta, quando da

realização de outro show. Pergunta-se: é cabível a decretação de medida cautelar contra Tiziu?a) não, pois as medidas cautelares não se aplicam à infração a que não for isolada, cumulativa ou alternativamente cominada pena privativa de liberdade;b) não, pois Tiziu é primário e possui bons antecedentes;c) sim, desde que a medida cautelar seja adequada à conduta de Tiziu e necessária à proteção do processo principal;d) sim, desde que a conduta de Tiziu cause clamor público e descrédito do Poder Judiciário.

[QUESTÃO – 32]Tício está sendo processado pela prática do crime de homicídio. Segundo a denúncia, ele matou Semprônia, sua sogra, e ocultou o cadáver. Porém, não há nos autos do processo qualquer prova de que Semprônia foi morta. O que há são meros indícios. Tício foi flagrado pelo representante do Ministério Público comprando uma passagem para São Paulo/SP. Nesse caso, nos termos do Código de Processo Penal, é cabível a prisão preventiva de Tício?

a) sim, a requerimento do Ministério Público, somente;b) sim, de ofício ou a requerimento do Ministério Público;c) não, pois ausente a prova da existência do crime (“fummus boni juris”);d) não, pois ausente qualquer situação de risco/perigo para o processo principal.

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHOPROF: JONAS SEGUNDO

QUESTÕES DE 33 a 48

[QUESTÃO – 33](OAB/CESPE – 2009/2º EXAME) A respeito do empregado doméstico, assinale a opção CORRETA.a) Um empregado que trabalhe em uma casa de cômodos para aluguel não pode ser considerado empregado doméstico, em razão da configuração da atividade lucrativa do empregador.b) É obrigatório o pagamento do FGTS para os empregados domésticos.

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 6

Page 7: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

c) As normas de trabalho do empregado doméstico são regidas pela CLT.d) O seguro-desemprego não se estende aos empregados domésticos, mesmo os optantes do FGTS.

[QUESTÃO – 34]Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:I – A Massa Falida, o espólio, a Pessoa Jurídica e a Pessoa Natural poderão ser empregadores urbanos, rurais ou domésticos;II – O empregado será, necessariamente, Pessoa Física ou natural;III – O requisito da pessoalidade é intrínseco somente ao empregado, não estando vinculado ao empregador.a) somente I e II estão corretas;b) somente II e III estão corretas;c) somente I e III está correta;d) todas estão corretas

[QUESTÃO –35]Para o reconhecimento de relação empregatícia rural, devem está presentes os seguintes requisitos. Assinale a alternativa mais correta:a) Atividade Rural do Empregador;b) Trabalho desenvolvido em um imóvel rural ou rústico;c) Subordinação do empregado ao empregador;d) Todas estão corretas

[QUESTÃO –36]Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:I – O trabalho autônomo não configura relação de emprego, pois, não é prestado com onerosidade;II – O estagiário é trabalhador contratado para um ato Educativo Escolar Supervisionado que gera vínculo empregatício entre os agentes;III – O trabalhador avulso tem todos os direitos do trabalhador urbanos, conforme a Constituição Federal, inclusive anotação do contrato na CTPS do obreiro.Quantas assertivas estão CORRETAS?a) somente I e II estão incorretas;b) somente II e III estão incorretas;c) somente I e III estão incorretas;d) todas estão incorretas

[QUESTÃO – 37]João, estudante do curso de Direito da Universidade Potiguar, conseguiu com o seu tio Hedicledson, que é advogado, um estágio. No referido estágio ele desempenha as funções de peticionar em processos e dirigir-se ao Fórum para protocolizar petições de acordo com as ordens de Hedicledson. Ele recebe uma bolsa de R$ 500,00 por mês. É exigido de João que exerça suas atividades, pessoalmente, de segunda a sexta. Diante da situação trazida, assinale a alternativa CORRETA:a) Caso o escritório de Hedicledson não possua convênio com a Universidade Potiguar, deverá ser reconhecido o vínculo empregatício com João;b) Como estagiário regularizado, João poderá trabalhar 8 horas por dia, desde que lhe seja concedido um intervalo de 1 hora para descanso e refeição;c) É assegurado a João, como estagiário regularizado, bolsa não inferior a 1 salário mínimo, férias acrescidas de 1/3 e vale transporte;d) N.d.a

[QUESTÃO – 38]Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:I – É considerado empregado doméstico o motorista que exerce suas atividades voltadas para a família, preenchidos os demais requisitos da relação de emprego;II- É considerado trabalho voluntário aquele que o tomador do serviço promete pagamento pelos serviços, mas não o faz;III – O contrato de trabalho pode ser expresso ou tácito.Quantas assertivas estão CORRETAS?a) somente I e II estão corretas;b) somente II e III estão corretas;c) somente I e III está correta;d) todas estão corretas

[QUESTÃO – 39]Francisco trabalha de auxiliar de escritório, com carteira assinada, para a empresa Frutudo. A referida empresa possui como atividade fim a agricultura.Diante da situação trazida, assinale a alternativa CORRETA:

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 7

Page 8: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

a) Caso Francisco trabalhe em imóvel rural e em horário noturno, terá direito a receber adicional noturno de 20%;b) Caso Francisco trabalhe em imóvel rústico será considerado trabalhador rural;c) Francisco não poderá ser considerado trabalhador rural, pois a atividade de Auxiliar de escritório impossibilita este reconhecimento;d) N.d.a

[QUESTÃO – 40]Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:I – A onerosidade é requisito essencial para o reconhecimento da relação de trabalho. Na situação de escravidão moderna, em que há a promessa de pagamento, a onerosidade permanece existindo;II – O empregado presta trabalho autônomo, pessoal e subordinado;III – O menor de 18 anos não pode figurar como empregado no contrato de trabalho, exceto na condição de aprendiz.Quantas assertivas estão CORRETAS?a) somente I e II estão corretas;b) somente II e III estão incorretas;c) somente I e III está correta;d) todas estão incorretas

[QUESTÃO – 41]Joaquim, menor, contando hoje com 17 anos, firmou contrato de trabalho com o supermercado CompraCompra. Exerce a função de auxiliar de açougue.De acordo com essa situação hipotética, assinale a opção CORRETA.a) Joaquim não poderia ter firmado contrato de trabalho, pois o serviço de auxiliar de açougue não é considerada atividade de aprendiz.b) Caso, na função de auxiliar de açougue, Joaquim precise entrar em câmara fria e esta atividade seja considerada insalubre pelas normas técnicas, este contrato de trabalho será considerado irregular.c) O supermercado CompraCompra teria de ter convênio com a instituição de ensino de Joaquim para poder contratá-lo.d) N.d.a.

[QUESTÃO – 42]

Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:I – O contrato de trabalho é sinalagmático e formal;II – O contrato de trabalho é oneroso e de trato sucessivo;III – É requisito do contrato de trabalho a alteridade, ou seja, todos os riscos da atividade correm por conta do empregador.a) somente I e II estão corretas;b) somente II e III estão corretas;c) somente I e III está correta;d) todas estão incorretas

[QUESTÃO – 43]Raimundo trabalha de caseiro no sítio de Maria. O contrato de trabalho é reconhecido pela anotação da CTPS. No sítio, Maria explora a atividade de agricultura e pecuária, auferindo lucros daquelas atividades.a) Raimundo é considerado empregado doméstico, pois, o sítio encontra-se abrangido no conceito de “âmbito residencial”;b) Raimundo não é empregado doméstico pois, o sítio não se encontra abrangido no conceito de “âmbito residencial”;c) Raimundo não é empregado doméstico, pois, Maria aufere lucro da atividade de Raimundo.d) N.d.a

[QUESTÃO – 44]Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:I – O empregado doméstico, em nenhuma hipótese, terá direito à horas extras, pois não tem sua jornada de trabalho regulamentada em lei;II- Optando, o empregador, por pagar o FGTS do empregado doméstico, poderá desistir pagá-lo a qualquer momento;III – O menor de 14 anos não poderá figurar como empregador (tomador do serviço) no contrato de trabalho.a) somente I e II estão corretas;b) somente II e III estão corretas;c) somente I e III estão corretas;d) todas estão incorretas

[QUESTÃO – 45]Constitui direito garantido legalmente à categoria dos empregados domésticos:

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 8

Page 9: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

a) o seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário;b) o repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;c) a remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;d) horas extras, desde que ultrapasse o limite máximo.

[QUESTÃO – 46]Assinale a alternativa CORRETA, com base nas assertivas propostas:I – O pagamento de ajuda de custo não descaracteriza o trabalho voluntário;II – Os trabalhadores avulsos, segundo à constituição federal, possuem os mesmo direitos dos trabalhadores urbanos;III – É considerado trabalhador avulso aquele que presta serviços esporádicos ao tomador de serviços.a) somente I e II estão corretas;b) somente II e III estão corretas;c) somente I e III estão corretas;d) todas estão incorretas

[QUESTÃO – 47]Assinale a alternativa correta, com base nas assertivas propostas:I – A vontade das partes é plenamente aceita no Contrato de Trabalho;II – Segundo o princípio da primazia da realidade, a verdade real deve prevalecer no direito do trabalho;III – O princípio da proteção é base para o Direito do Trabalho, devendo este prevalecer em decorrência da hipossuficiência do trabalhador.a) somente I e II estão corretas;b) somente II e III estão corretas;c) somente I e III está correta;d) todas estão incorretas

[QUESTÃO –48]Segundo o princípio da Norma Mais Favorável:a) Existindo conflito de normas, deve ser aplicada a norma mais favorável ao trabalhador;b) No momento da criação da norma, deve-se buscar a formação de uma norma mais favorável para o trabalhador;

c) Havendo dúvida na interpretação de uma norma, deve esta ser analisada sob a ótica que mais beneficie o trabalhador;d) Todas estão corretas.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IVPROF.(S): EMMANOEL ANTAS / VÂNIA

DIÓGENESQUESTÕES DE 49 a 64

[QUESTÃO – 49]Assinale a opção INCORRETA:a) Os autos do Processo Cautelar serão apensados aos do processo principal.b) O indeferimento da medida não obsta a que a parte intente a ação, nem influi no julgamento desta, salvo se o juiz, no procedimento cautelar, acolher a alegação de decadência ou de prescrição do direito do autor.c) O requerente do procedimento cautelar responde ao requerido pelo prejuízo que lhe causar a execução da medida se a sentença no processo principal lhe for desfavorável.d) O requerente do procedimento cautelar responde ao requerido pelo prejuízo que lhe causar a execução da medida se, obtida liminarmente a medida no caso do art. 804 do CPC, não promover a citação do requerido dentro do prazo de 10 (dez dias).

[QUESTÃO – 50]A ação cautelar tem a finalidade própria de:a) Satisfazer direito material.b) Satisfazer direito já declarado.c) Garantir a viabilidade da propositura e o desenvolvimento da ação principal.d) Interromper a decadência.

[QUESTÃO – 51]De acordo com o art. 801, III, do CPC, o requerente da medida cautelar preparatória

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 9

Page 10: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

deverá indicar, na inicial, “a lide e seu fundamento”, o que significa que deverá esclarecer:a) Se está propondo medida cautelar específica ou inominada.b) Qual é a medida cautelar que está propondo e qual o seu fundamento.c) Quais as razões de fato e de direito que o levam a requerer a medida cautelar.d) Qual a ação principal a ser proposta e o seu fundamento.

[QUESTÃO – 52]Quanto à tutela antecipada é CORRETO afirmar:a) A tutela antecipada poderá ser revogada ou modificada a qualquer tempo, desde que isso ocorra por decisão fundamentada.b) Quando se tratar de ação que verse sobre direito indisponível, o juiz pode conceder de ofício a antecipação dos efeitos da tutela.c) Um dos requisitos fundamentais para a concessão da tutela antecipada é a verossimilhança da alegação e autor beneficiário da assistência judiciária gratuita.d) É possível a concessão da tutela antecipada de forma preventiva, ante a urgência da situação apresentada.

[QUESTÃO – 53]Assinale a resposta CORRETA.a) Em ação cautelar, o valor da causa não será necessariamente idêntico ao da ação principal.b) A medida cautelar só pode ser garantida por caução, e não por garantia real.c) A medida cautelar não conserva sua eficácia durante o período de suspensão do processo.d) O prazo para resposta na ação cautelar é de 10 (dez) dias.

[QUESTÃO – 54]Acerca das tutelas de urgência, assinale a opção CORRETA.a) O indeferimento de medida cautelar não obsta o ingresso da ação principal, mesmo quando tenha sido acolhida, na ação cautelar, alegação de prescrição ou decadência; tampouco influi em seu julgamento, pois, conquanto dependentes no plano da existência, guardam ambos autonomia no que

vier a ser decidido acerca do mérito de ambas as demandas.b) A indicação da ação principal a ser proposta e o seu fundamento são requisitos obrigatórios da petição inicial da medida cautelar preparatória; e o que se decide na ação cautelar é se há probabilidade do direito afirmado pelo autor e se esse direito, em face da demora do processo principal, corre risco de sofrer dano de difícil reparação.c) Devido à urgência e celeridade, as decisões liminares proferidas no processo cautelar só podem ser concedidas se a petição inicial estiver

acompanhada de prova pré-constituída e inequívoca do direito afirmado pelo requerente e se houver risco iminente de perigo, não se admitindo, para esse fim, a prova testemunhal.d) O juiz poderá antecipar, de ofício ou a requerimento da parte autora, os efeitos da tutela pretendida, desde que haja fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, ou fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório do réu.

[QUESTÃO – 55]Na hipótese do magistrado deferir a tutela antecipada logo após o recebimento da petição inicial, aponte a opção correta que indica o recurso cabível para o seu combate.a) Mandado de segurança admitindo-se, admitindo-se deferimento de liminar para suspender os efeitos da tutela.b) Mandado de segurança, que deve ser impetrado junto ao Tribunal, que se posicionará em grau hierárquico superior da autoridade que deferiu a providência.c) Apelação, que deve ser obedecida nos efeitos devolutivo e suspensivo.d) Agravo, preferencialmente na espécie do agravo de instrumento.

[QUESTÃO – 56]No aspecto relacionado à sentença proferida no ambiente do processo cautelar, aponte a opção CORRETA:a) A sentença é de mérito, na hipótese do magistrado acolher os requerimentos dispostos na petição inicial.

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 10

Page 11: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

b) A sentença não é de mérito, exceto se reconhecer a ocorrência da prescrição ou decadência;c) A sentença será sempre de mérito, quando o magistrado reconhecer a presença das condições da ação e dos pressupostos de constituição e desenvolvimento válido e regular do processo.d) A sentença é sempre terminativa, já que o mérito será sempre apreciado no ambiente da ação principal.

[QUESTÃO – 57]No que se refere à legitimidade no campo específico da tutela antecipada, é correto afirmar:a) A providência pode ser deferida tanto ao autor quanto ao réu, em respeito ao princípio da isonomia processual, não se admitindo tratamento diferenciado entre as partes.b) A providência só pode ser deferida ao autor.c) Os requisitos específicos para o seu deferimento são a verossimilhança da alegação, o fumus boni iuris e o periculum in mora.d) Em casos comprovados de urgência, onde haja receio de um dano irreparável ou de difícil reparação, a providência pode ser deferida de ofício pelo magistrado, quando perceber que o autor ou o réu se qualifica como parte mais fraca.

[QUESTÃO – 58]No que se refere ao momento do deferimento da tutela antecipada, assine a opção CORRETA.a) Só pode ser deferida até a fase da instrução probatória.b) Só pode ser deferida até a audiência preliminar.c) Jamais pode ser deferida na sentença.d) Pode ser deferida em qualquer momento do processo.

[QUESTÃO – 59]Acerca do processo cautelar é correto afirmar:a) O poder geral de cautela verifica-se ao julgar as cautelares típicas.b) O poder geral de cautela é um poder abstrato e limitado.c) Apenas quando provocado o juiz poderá evitar usar o poder geral de cautela.

d) O poder geral do direito de cautela poderá ser satisfeito.

[QUESTÃO – 60]Quais os requisitos específicos para a concessão da tutela antecipada?a) Fumus boni iuri e periculum in mora, exigindo-se, em qualquer caso que o pronunciamento que defere a tutela antecipada seja fundamentado.b) Periculum in mora e manifesto propósito protelatório do réu, podendo ser deferida na hipótese de um dos pedidos se tornar incontroverso.c) Prova inequívoca da verossimilhança da alegação, somente.d) Prova inequívoca da verossimilhança da alegação, fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, manifesto propósito protelatório do réu, também podendo ser deferida na hipótese de um dos pedidos se tornar incontroverso

[QUESTÃO – 61]Em que casos não é possível o deferimento da tutela antecipada?a) Pelos princípios da oralidade, informalidade e da economia processual, não há previsão legal nos Juizados Especiais Cíveis.b) De acordo com a doutrina majoritária, é possível em casos que apresentem o perigo da irreversibilidade da medida.c) Quando houver a hipótese da incontrovérsia de um dos pedidos.d) Quando vierem demonstrado os requisitos do art. 273 do CPC

[QUESTÃO – 62]Marque a alternativa CORRETA:a) A antecipação de tutela é de índole satisfativa.b) Em casos de urgência, a doutrina permite ao magistrado a possibilidade de fundamentar superficialmente sua decisão, já que poderá fazê-lo em instante posterior.c) O direito de defesa do réu no panorama da ação cautelar fica prejudicado, uma vez que a medida de urgência é deferida sem a prévia citação do requerido.d) No panorama da ação cautelar, os fatos são investigados na sua amplitude máxima, para evitar prejuízos ao objeto da ação principal.

[QUESTÃO – 63]

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 11

Page 12: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

Quanto às medidas cautelares, assinale a assertiva correta:a) A autonomia significa que a ação cautelar tem vida plena, independente das circunstâncias presentes na ação principal.b) A tutela cautelar visa assegurar a antecipação do mérito da demanda.c) O fumus boni iuris pode ser conceituado como o juízo superficial de probabilidade da existência do direito afirmado pelo autor.d) O processo cautelar quando julga o mérito faz coisa julgada material.

[QUESTÃO – 64]Assinale a alternativa correta:Conforme disposição expressa no art. 806 do CPC, a parte que interpõe ação cautelar preparatória, deve propor ação principal no prazo de trinta dias, contando:a) Da data da efetivação da medida cautelar.b) Da data da interposição da medida cautelar.c) Da data em que o mandado de citação foi juntado aos autos.d) Da data da designação de audiência de justificação prévia do alegado.

ÉTICA GERAL E PROFISSIONALPROF: ALDO FERNANDES/CARLOS

OLIVEIRAQUESTÕES DE 65 a 80

[QUESTÃO – 65]Em relação às infrações disciplinares, considere as assertivas abaixo. I - Quando o advogado se vale de agenciador de causas, mediante participação nos honorários a receber, pratica infração sujeita à sanção disciplinar, haja vista que há vedação legal. II - O Advogado poderá usar na sua defesa argumentos falsos de forma deliberada alterando a verdade ou estribando-se na má-fé.III - Quando concluída a causa ou arquivado o processo, presumem-se o cumprimento e a cessação do mandato.

Quais são as assertivas corretas de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB? a) Apenas I b) Apenas IIc) Apenas I e III d) I, II e III

[QUESTÃO – 66]Em relação ao exercício da atividade de advocacia, assinale a assertiva incorreta segundo o Código de Processo Civil e o Código de Ética e Disciplina da OAB.a) No exercício de sua profissão, o advogado é inviolável por seus atos e manifestações, nos limites da lei.b) O advogado, a fim de evitar decadência ou prescrição, pode atuar sem procuração desde que a

apresente no prazo de 15 dias, prorrogável por igual período.c) O advogado, consubstanciado no princípio da celeridade processual, poderá entender-se diretamente com a parte adversa que tenha patrono constituído, independentemente do consentimento do Colega.d) Todas estão corretas.

[QUESTÃO – 67]Em relação à publicidade, considere as assertivas abaixo. I - No anúncio dos serviços profissionais, o advogado pode referir títulos ou qualificações profissionais, mesmo que não se relacionem com a profissão de advogado.II - É proibido ao advogado vincular, direta ou indiretamente, qualquer espécie de cargo ou função pública ou relação de emprego ou patrocínio que tenha exercido, a fim de captar clientela.III - O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, utilizando-se de sua liberalidade.Quais são corretas de acordo com o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil? a) Apenas I b) Apenas IIc) Apenas IIId) I, II e III

[QUESTÃO – 68]

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 12

Page 13: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

Ainda em relação à publicidade, assinale aproposição CORRETA:a) Entende-se por publicidade informativa, a identificação pessoal e curricular do advogado ou da sociedade de advogados e o número da inscrição do advogado ou do registro da sociedade;b) A menção a clientes ou a assuntos profissionais e a demandas sob seu patrocínio e a referência, direta ou indireta, a qualquer cargo, função pública ou relação de emprego e patrocínio que tenha exercido são formas lícitas de publicidade que o Advogado poderá deles dispor;c) É vedado o uso da Internet, fax, correio eletrônico e outros meios de comunicação semelhantes;d) São admitidos como veículos de publicidade da advocacia o rádio e televisão de forma aleatória.

[QUESTÃO – 69]São permitidos ao advogado em qualquer publicidade relativa à advocacia:a) menção a clientes ou a assuntos profissionais e a demandas sob seu patrocínio;b) referência, direta ou indireta, a qualquer cargo, função pública ou relação de emprego e patrocínio que tenha exercido;c) emprego de orações ou expressões persuasivas, de autoengrandecimento ou de comparação;d) Enviar malas-diretas e entregar os cartões de apresentação à clientes ou a pessoas desde que autorizados previamente;

[QUESTÃO – 70]Quanto às relações do advogado com seu cliente, assinale a assertiva incorreta segundo o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil.a) O advogado deve informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão e das consequências que poderão advir da demanda.b) O advogado não deve aceitar procuração de quem já tenha patrono constituído, sem prévio conhecimento deste, salvo por motivo justo ou para adoção de medidas judiciais urgentes e inadiáveis.c) Caso o cliente entenda por desistir da causa, ao advogado não se obriga a devolução de documentos recebidos no exercício do mandato.

d) O advogado não deve deixar ao abandono ou ao desamparo os feitos, sem motivo justo e comprovada ciência do constituinte.

[QUESTÃO – 71]É CORRETO afirmar que:a) O Advogado pode pactuar com seu cliente a política de honorários contratuais, bem como, os honorários sucumbências no patamar de 10% (dez por cento) à 20% (vinte por cento), quando aquele estiver vendendo resultados, o que é totalmente admissível no CPC e no Código de Ética e Disciplina da OAB;b) Cabe ao advogado prover, às suas expensas, todas as despesas processuais inerentes às contendas jurídicas, facultando as partes ressarci-las conforme determina o Código de Processo Civil;c) O Advogado não deve deixar ao abandono ou ao desamparo os feitos, sem motivo justo e comprovada ciência do constituinte;d) O Advogado poderá dirigir-se aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, respeitando o horário previamente marcado pela Secretaria, observando-se a ordem de chegada.

[QUESTÃO – 72] Um advogado, por motivos pessoais, não mais deseja continuar patrocinando uma causa. Nesse caso, com relação ao procedimento correto perante o seu cliente, ele deve:a) Renunciar ao mandato, provando que cientificou o cliente e continuar representando-o, no interregno de 10(dez) dias, visando evitar prejuízos ao mandante;b) Fazer um substabelecimento sem reservas de poderes para outro advogado e depois comunicar tal fato ao cliente;c) Enviar comunicação ao cliente para que ele constitua novo advogado, podendo, abandonar a causa de forma imediata, sem prejuízo de responsabilidade pelos danos causados dolosa ou culposamente aos clientes ou a terceiros;d) É direito do Advogado abandonar a causa a qualquer tempo, já que se encontra revestido de inviolabilidade profissional.

[QUESTÃO – 73]JOSÉ NEPOMUSENO DA SILVA, advogado regularmente inscrito na OAB/RN, se viu afrontado por sua cliente, que o acusava da

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 13

Page 14: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

prática de crime que ela cometeu. Em defesa própria, o Causídico revelou segredo profissional, provando que não era culpado. Nessa situação hipotética, a sua conduta:a) Não foi lícita, pois o sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se seu respeito em qualquer situação, sem exceções;b) Não foi lícita, pois o sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se seu respeito em qualquer situação, salvo apenas na hipótese de grave ameaça ao direito à vida;c) Foi lícita, pois não constitui obrigação do advogado observar o sigilo profissional;d) Foi lícita já que há exceção quando tratar de grave ameaça ao direito à vida, à honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo próprio cliente

e, em defesa própria, tenha que revelar segredo, porém sempre restrito ao interesse da causa.

[QUESTÃO – 74]Com relação à substituição dos Patronos, é correto afirmar que:a) A parte que revogar o mandato outorgado ao seu Advogado, não poderá constituir outro profissional que assuma o patrocínio da causa;b) O Advogado que renunciar ao mandato, provando que cientificou o cliente, deve continuar representando-o, no interregno de 10(dez) dias, visando evitar prejuízos ao mandante;c) O Advogado poderá ser substituído a qualquer tempo pelo Cliente, podendo este constituir outro profissional através de Instrumento Procuratório, cuja juntada se dará nos autos para gerar seus efeitos, independentemente da aquiescência do primeiro Causídico;d) todas as assertivas estão conforme dispõe o Código de Ética e Disciplina.

[QUESTÃO – 75]O Código de Ética e Disciplina da OAB permite ao Advogado:a) É direito e dever do advogado assumir a defesa criminal, sem considerar sua própria opinião sobre a culpa do acusado;b) Debater, num programa especializado de rádio, causa sob seu patrocínio;c) Substabelecer a um Colega, com reservas, o mandato judicial, sem comunicação prévia ao Cliente/outorgante;

d) É direito do advogado funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador ou cliente.

[QUESTÃO – 76]Qual é a natureza jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil?a) É uma autarquia federal;b) É uma associação de classe, sem fins lucrativos;c) É uma pessoa jurídica, de direito público;d) É uma instituição “sui generis”, com personalidade jurídica e forma federativa, constituindo um serviço público de âmbito nacional, gozando seus bens, rendas e serviços de imunidade tributária total.

[QUESTÃO – 77]Para o correto exercício da advocacia, deve o advogado:a) assumir a defesa criminal, podendo, entretanto, considerar sua própria opinião sobre o acusado;b) aceitar a imposição de seu cliente que pretenda ver com ele atuando outros advogados, ou aceitar a indicação de outro profissional para com ele trabalhar no processo;c) funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador ou cliente;d) ajustar antecipadamente seus honorários com o substabelecente, sempre que substabelecer com reservas os poderes conferidos pelo cliente.

[QUESTÃO – 78]Qual das seguintes proposições está CORRETA?a) Após a promulgação da Constituição Federal, poderá ainda uma pessoa, que não é advogado, desenvolver atividades específicas de Advogado, conhecidos como Rábulas;b) Um advogado não pode, nunca, patrocinar uma causa cível sem a procuração do respectivo cliente;c) O advogado não pode ter acesso aos Autos sem o Instrumento Procuratório;d) Os advogados integrantes da mesma sociedade profissional, ou reunidos em caráter permanente para cooperação recíproca, não podem representar em juízo clientes com interesses opostos.

[QUESTÃO – 79]

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 14

Page 15: direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewRumpelstiltskin era um senhor extremamente rico que faleceu ao comer uma maçã ... já que o mesmo foi condenado pelo homicídio de

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnPLAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE DIREITO / MOSSORÓ7ª SÉRIE – 2012.1

O sigilo profissional:a)não pode ser preservado em depoimento judicial;b)pode ser utilizado em favor do cliente, nos limites da necessidade da defesa, independentemente da autorização do mesmo;c)poderá ser violado pelo advogado quando se vê gravemente ameaçado em sua honra;d)por ser inerente à profissão, nunca poderá ser violado pelo advogado.

[QUESTÃO – 80]Conforme a Constituição Federal, o Advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei (Art. 133). Diante desta assertiva é correto afirmar:a) Com base na inviolabilidade Constitucional o Advogado poderá livremente vincular o seu nome a quaisquer empreendimentos, independentemente de sua lisura;b) Patrocinar interesses ligados a outras atividades estranhas à advocacia;c) Em que pese a previsão constitucional descrita no caput da questão, o Advogado, postulando em causa própria NÃO faz jus aos honorários sucumbenciais previstos no Art. 20 do CPC;d) O advogado, indispensável à administração da Justiça, é defensor do estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social, subordinando a atividade do seu Ministério Privado à elevada função pública que exerce.

EXAME INTEGRADO – 2012.1 CURSO DE DIREITO - MOSSORÓ/RN 15