processo penal i - direitomossoro.files.wordpress.com  · web viewa autoridade policial, nos...

24
UNIVERSIDADE POTIGUAR PROCESSO PENAL I Prof. Pedro Caldas ATENÇÃO: Informações complementares: Assinale a resposta do gabarito consoante as regras abaixo firmadas: Letra “A” se nenhuma das proposições apresentada for correta. Letra “B” se a primeira proposição apresentada for correta. Letra “C” se a segunda proposição apresentada for correta Letra “D” se as duas proposições forem corretas QUESTÃO 01 Proposições: I. A competência definida a polícia judiciária excluirá a de autoridades administrativas, a quem por lei não seja cometida à mesma função. II. A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas jurisdições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria. QUESTÃO 02 Proposições: I. O inquérito policial é procedimento escrito, conquanto a documentação dos atos de investigação de infração penal é garantia da própria segurança jurídica. II. O inquérito policial é o procedimento inquisitivo no qual a atividade persecutória para verificação de um crime ou não- crime é colocada nas mãos de uma única pessoa, o Delegado de Polícia. QUESTÃO 03 Proposições: I. Quanto ao inquérito policial é correto afirmar que este se instaura por requisição do ofendido ou de representante legal nos crimes de ação penal privada. II. Quanto ao inquérito policial é incorreto dizer que este se instaura por representação do ofendido ou de representante legal, ou requisição do ministro da justiça, nos crimes de ação penal pública condicionada. QUESTÃO 04 Proposições: I. Nos crimes de ação pública condicionada o inquérito policial somente será iniciado mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo. II. Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo, devendo o requerimento sempre que possível conter a narração do fato, com todas as circunstâncias, 6ª SÉRIE EXAME SIMULADO DIREITO 2006.2 1

Upload: lenguyet

Post on 14-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

PROCESSO PENAL IProf. Pedro Caldas

ATENÇÃO: Informações complementares: Assinale a resposta do gabarito consoante as regras abaixo firmadas:Letra “A” se nenhuma das proposições apresentada for correta.Letra “B” se a primeira proposição apresentada for correta.Letra “C” se a segunda proposição apresentada for corretaLetra “D” se as duas proposições forem corretas

QUESTÃO 01Proposições:I. A competência definida a polícia judiciária excluirá a de autoridades administrativas, a quem por lei não seja cometida à mesma função.II. A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas jurisdições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria.

QUESTÃO 02Proposições:I. O inquérito policial é procedimento escrito, conquanto a documentação dos atos de investigação de infração penal é garantia da própria segurança jurídica. II. O inquérito policial é o procedimento inquisitivo no qual a atividade persecutória para verificação de um crime ou não-crime é colocada nas mãos de uma única pessoa, o Delegado de Polícia.

QUESTÃO 03 Proposições:I. Quanto ao inquérito policial é correto afirmar que este se instaura por requisição do ofendido ou de representante legal nos crimes de ação penal privada. II. Quanto ao inquérito policial é incorreto dizer que este se instaura por representação do ofendido ou de representante legal, ou requisição do ministro da justiça, nos crimes de ação penal pública condicionada.

QUESTÃO 04Proposições:

I. Nos crimes de ação pública condicionada o inquérito policial somente será iniciado mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.II. Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado mediante requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo, devendo o requerimento sempre que possível conter a narração do fato, com todas as circunstâncias, a individuação do indiciado ou seus sinais característicos, e as razões de convicção ou de presunção de ser ele o autor da infração, ou os motivos de impossibilidade de o fazer e a nomeação das testemunhas, com indicação de sua profissão e residência.

QUESTÃO 05Proposições:I. Do indeferimento de requerimento de abertura de inquérito caberá recurso para o chefe de Polícia.II. O requerimento de abertura do inquérito policial em crime de ação penal pública condicionada a requisição, feito diretamente pelo Ministro da Justiça, por ser ato de autoridade pública, não permite juízo de valor da autoridade policial que deve, neste caso, obrigatoriamente instaurar o procedimento investigativo.

QUESTÃO 06Proposições:I. Nos crimes de ação penal privada o inquérito policial somente pode ser instaurado quando houver requerimento de quem detenha qualidade para intentar a Queixa-Crime.II. A reconstituição consiste na reprodução simulada dos fatos e cuida de providência da autoridade policial destinada a averiguar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, só podendo haver limitação a sua realização quando esta contrarie a moralidade ou a ordem pública.

QUESTÃO 07Proposições:I. Ordenado o arquivamento do inquérito pela autoridade judiciária, pela rejeição da denúncia, o que equivale ao reconhecimento judicial de vício

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

1

Page 2: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

formal da peça de acusação, a autoridade policial só poderá proceder a novas investigações se de outras provas tiver notícia.II. A autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração do inquérito policial, não pode fazer cessar a investigação já instaurada, mesmo quando não presentes elementos indiciários de materialidade criminosa, competindo o arquivamento da investigação, assim, exclusivamente a autoridade judicial mediante requerimento do Ministério Público.

QUESTÃO 08Proposições:I. O inquérito policial é peça de informação, dada mediante contraditório, possuindo valor probatório relativo na persecução penal.II. O curador do investigado, com a reforma do Código Civil, somente se faz necessário para os investigados maiores de 18 anos e menores de 21 anos.

QUESTÃO 09Proposições:I. Quanto à investigação criminal preliminar pelo Ministério Público é correto afirmar que esta suprime a investigação criminal policial, porquanto evita um bis in idem decorrente de uma repetição de persecuções penais. II. Quanto à investigação criminal preliminar pelo Ministério Público é incorreto afirmar que o Código de Processo Penal consagra a universalidade da investigação, sendo razoável retirar ao titular da ação penal a faculdade de colher elementos para formar sua convicção.

QUESTÃO 10Proposições:I. O direito de ação no processo penal é um direito autônomo, conquanto se confunde com o direito material que se busca tutelar.II. O direito de ação no processo penal é um direito público, visto que a atividade jurisdicional no processo penal possui natureza pública.

QUESTÃO 11Proposições:I. No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de

representação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão, não sendo este rol sucessivo, isto é, um não exclui o outro segundo a ordem legal. II. A representação será irretratável depois do recebimento da denúncia, podendo, ainda, haver reconsideração da retratação enquanto não decorrido o prazo decadencial para a prática de tal ato.

QUESTÃO 12Proposições:I. O pedido de arquivamento do inquérito nas ações penais originárias vincula o órgão jurisdicional, que não poderá discordar da promoção ministerial, dês que não é possível ao colegiado julgador de segundo grau compelir o Procurador de Justiça a ofertar denúncia.II. O pedido de arquivamento do inquérito não vincula o órgão jurisdicional, dês que este poderá discordar da promoção ministerial, caso em que os autos deverão ser encaminhados para o Procurador Geral de Justiça com o fito deste obrigatoriamente designar outro Promotor de Justiça para ofertar denúncia.

QUESTÃO 13Proposições:I. É possível à ação penal privada nos crimes de ação pública, quando esta não for ajuizada no prazo legal, podendo, neste caso, o Ministério Público aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva.II. É possível ação penal privada nos crimes de ação pública se esta não for intentada no prazo legal, não ocorrendo, contudo, a perempção na hipótese de abandono da causa pelo querelante.

QUESTÃO 14Proposições:I. O Princípio da indisponibilidade apregoa que ajuizada a ação penal o ministério público não pode mais desistir do seu processamento. II. O Princípio da transcedência informa que a ação penal não pode passar da pessoa contra quem se imputa a prática do crime.

QUESTÃO 15Proposições:

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

2

Page 3: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

I. A representação, na ação penal pública incondicionada, tem natureza jurídica de condição objetiva de procedibilidade da ação penal, isto é, sem a representação não se pode movimentar a maquina judiciária.II. Em regra geral o prazo de representação é de seis meses, contado do dia em que descoberto o autor do crime, sendo este prazo de natureza decadencial, logo, uma vez iniciado, não se interrompe.

QUESTÃO 16Proposições:I. Na ação penal pública condicionada a requisição do ministro da justiça à requisição é o ato político que autoriza o ministério público a promover a ação penal, sendo que a noção da natureza política da requisição do Ministro da Justiça reside em que este ato tem o condão de aferir a pertinência da ação penal à luz de critérios de conveniência não estritamente criminal.II. A requisição do Ministro da Justiça, consoante previsão legal, deve ser promovida enquanto não decaído o direito de requisição, de regra observado no prazo de 6 (seis) meses.

QUESTÃO 17Proposições:I. Pela jurisdição o Estado atua secundariamente no conflito de interesses, substituindo-se a atuação das partes que não solucionaram, primariamente, o conflito de interesses.II. A mutabilidade é a característica da jurisdição pela qual o ato jurisdicional é o único passível do fenômeno do trânsito em julgado.

QUESTÃO 18Proposições:I. A competência no processo penal pode ser definida ratione materiae, isto quando definida em razão da natureza do crime praticado.II. A competência no processo penal pode ser definida ratione loci, caso em que se define em conformidade com o local em que praticado o delito ou se deu sua consumação, ou, ainda, o local da residência do autor do ilícito.

QUESTÃO 19Proposições:

I. A competência no processo penal é, de regra, determinada pelo lugar em que se consuma a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que praticado o último ato de execução.II. Sendo incerto o limite territorial entre duas ou mais jurisdições, ou quando incerta a jurisdição por ter sido a infração consumada ou tentada nas divisas de duas ou mais jurisdições, a competência firmar-se-á pela prevenção.

QUESTÃO 20Proposições:No que concerne à competência no Processo Penal, é correto afirmar:I. Na determinação da competência por conexão ou continência, no concurso de jurisdições da mesma categoria, prevalecerá a do lugar da infração à qual for cominada a pena mais grave; prevalecerá, contudo, a do lugar em que houver ocorrido o maior número de infrações, se as respectivas penas forem de igual gravidade, sendo, ainda, possível, se o caso, à definição da competência pela prevenção.II. A competência será determinada pela conexão quando ocorrendo duas ou mais infrações houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por várias pessoas reunidas, ou por várias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar, ou por várias pessoas, umas contras as outras.

PENAL IVProf. Giovanni Jervis

QUESTÃO 21Não constitui sujeito passivo do delito de estupro:

a) mulher virgem.b) mulher honesta.c) mulher de mais de 21 anos.d) simplesmente mulher.e) pessoa do sexo masculino.

QUESTÃO 22 No crime de estupro, cometido pelo padrasto contra sua enteada, a ação penal é:

a) pública condicionada à representação.b) Facultativa.c) Pública incondicionada.d) Exclusivamente privada.

QUESTÃO 23 Assinale a alternativa correta:

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

3

Page 4: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

a) Caracteriza o crime de constrangimento ilegal o fato da mulher forçar o homem à conjunção carnal

b) A prática violenta de ato libidinoso de uma mulher contra outra se apresenta como situação atípica perante a lei penal brasileira.

c) Não só a mulher, mas também as pessoas do sexo masculino, desde que menores de dezoito anos, podem ser vítimas do delito de estupro.

d) Para a caracterização do delito de estupro a lei penal brasileira assimila, além da violência ou grave ameaça, outros meios que possam vencer a resistência da vítima.

e) Somente homem pode ser autor do crime de estupro.

QUESTÃO 24 marque a opção correta:

Na corrupção de menoresa) a habitualidade do ato libidinoso é

necessária para a caracterização do delito.b) não exige, por parte do agente, a finalidade

específica de corromper.c) não se admite a tentativa.d) não é possível concurso material.e) A cópula carnal não é considerada como

“ato libidinoso”.

QUESTÃO 25 João, mediante grave ameaça, pratica com Maria atos libidinosos considerados preparatórios ou preliminares à conjunção carnal e, em seguida, a estupra:

a) o estupro absorve o atentado violento ao pudor.

b) há delito continuado.c) há concurso material.d) NDA.

QUESTÃO 26Mario adentra residência alheia durante a noite com o intuito de furtar jóias. Surpreendido pelo casal de moradores, Mario mata o marido e estupra a esposa, causando-lhe lesões corporais graves. Acusado pela prática dos delitos de homicídio e estupro qualificado pelas lesões corporais graves, a ação penal correspondente será.

a) Pública condicionada em relação a ambos os crimes.

b) Pública condicionada em relação ao homicídio e privada em relação ao estupro.

c) Privada em relação a ambos os crimes.d) Pública incondicionada em relação a ambos

os crimes.

QUESTÃO 27 Jair e Élder abordaram Áurea em uma parada de ônibus, levando-a à força até um matagal. Na brenha, enquanto Jair empunhava um revólver, Élder constrangeu Áurea a praticar felação (cópula anal) e, posteriormente, cópula vagínica. Áurea era prostituta e Élder era casado. Diante dessa situação hipotética e da legislação a ela associada, julgue os itens a seguir.I – Élder responderá pelos crimes de estupro e atentado violento ao pudor, em continuidade delitiva.II – Jair responderá pelos crimes perpetrados por Élder, em concurso de pessoas.III – É irrelevante, à existência de estupro, o fato de a vítima ser prostituta.IV - No crime de atentado violento ao pudor, a condição de casado de Élder não ocasionará a exasperação da pena.

a) I e IV estão incorretos.b) I e III estão icorretos.c) II, III e IV estão corretos.d) Somente II e IV estão corretos.e) Somente III e IV estão corretos.

QUESTÃO 28 José de Souza Teixeira contratou Antônio José de Souza para que este administrasse um motel em sua propriedade. Antônio acordou com José que o lucro do motel seria destinado a uma instituição de caridade. Casais de namorados usavam o motel para encontros amorosos. Presos pela polícia e avaliada a conduta de ambos coma prova que o lucro comercial era destinado a Asilo de Velhos, temos:

a) cometiam crime de favorecimento de prostituição.

b) eram co-autores no delito mencionado na letra a.

c) cometiam, em co-autoria, o delito de rufianismo.

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

4

Page 5: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

d) Cometiam o crime de manter casa de prostituição.

e) não cometiam crime algum.

QUESTÃO 29 Com o propósito de manter relações sexuais com B, mulher virgem de 19 anos, A, homem de 28 anos de idade, obrigou-a, mediante ameaça exercida com o emprego de um revólver, a acompanha-lo a um terreno baldio na localidade de Samambaia – DF. Ato contínuo, A obrigou B a despir-se para consumar seu propósito, porém, ao contemplar a jovem despida, A constatou que B estava menstruada e, por isso, desistiu de manter relações sexuais com a jovem. A hipótese configura

a) crime impossível.b) crime de atentado violento ao pudor.c) crime de estupro, na forma tentada.d) crime de constrangimento ilegal.e) arrependimento eficaz.

QUESTÃO 30 Petrolino, homem de 40 anos de idade, conduziu uma menina de 13 anos de idade a um local ermo e escuro e, após apalpações e beijos lascivos, tentou manter relações sexuais com a menor, mas, como a mesma chorava desesperadamente, desistiu do seu intento. O caso configura:

a) arrependimento eficaz.b) crime de estupro.c) crime de atentado violento ao pudor

consumado.d) crime de atentado violento ao pudor, na

forma tentada.e) arrependimento posterior.

QUESTÃO 31 Alves manteve conjugação carnal e cópula anal consentidas com Betânia, menor, de doze anos de idade. No mesmo dia, a genitora de Betânia tomou conhecimento do fato e compareceu a uma delegacia de polícia, onde prestou declarações perante a autoridade policial. Na ocasião, comprovou a idade da vítima e sua miserabilidade jurídica, solicitando providências em desfavor de Alves, mas não subscreveu nenhuma representação criminal.

De acordo com a situação hipotética apresentada e com a temática a ela pertinente, assinale a opção correta.

a) Por serem crimes do mesmo gênero, Alves praticou estupro e atentado violento ao pudor em continuidade delitiva. b) O estupro e o atentado violento ao pudor, com violência ficta, são crimes hediondos.c) Caso Alves seja condenado pela prática dos crimes de estupro e atentado violento ao pudor, pelo fato de a vítima não ser de maior de quatorze anos de idade, a(s) pena(s) privativa(s) de liberdade será(ao) agravada(s) de metade, respeitando o limite superior de trinta anos de reclusão.d) Se, antes do oferecimento da denúncia, Alves desejar casar-se com Betânia, que, por ser menor de dezesseis anos de idade, não aceitar o matrimônio, ocorrerá a extinção da punibilidade.

QUESTÃO 32 Assinale a alternativa correta:

No crime de corrupção de menores, incluído entre os crimes contra os costumes,

a) o agente tanto pode corromper o menor, quanto facilitar a sua corrupção.

b) a vítima deve se r menor de quatorze anos.c) só ocorre a consumação quando ocorre a

conjunção carnal.d) exige-se que haja violência ou grave

ameaça contra a vítima.e) exige-se que haja fraude.

QUESTÃO 33 Julgue os seguintes itens:

I – Não se pune o comércio carnal do próprio corpo, a prostituição.II – O crime de rufianismo exige a habitualidade para a sua consumação, cuidando-se, ademais, de crime permanente.III – Pratica o crime de tráfico internacional de pessoas quem Promove, intermedeia ou facilita a entrada, no território nacional, de pessoa que venha exercer a prostituição ou a saída de pessoa para exercê-la no estrangeiro.

A quantidade de itens corretos é igual a

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

5

Page 6: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

a) 1.b) 2. c)3. d) nenhum.

QUESTÃO 34 Assinale a alternativa correta:

a) O objeto material do crime de peculato pode ser dinheiro, valor ou qualquer bem móvel, mas sempre de propriedade pública.

b) O objeto material do crime de peculato pode ser dinheiro, valor ou qualquer bem móvel, público ou particular.

c) O objeto material do crime de peculato pode ser dinheiro, valor ou qualquer bem móvel ou imóvel, mas sempre público.

d) O objeto material do crime de peculato pode ser dinheiro, valor ou qualquer bem móvel ou imóvel, público ou particular.

QUESTÃO 35 Com relação ao crime de peculato, é correto afirmar:

a) trata-se de um delito próprio que não pode ser cometido em hipótese nenhuma por particular.

b) a reparação do dano, pelo autor ou por qualquer pessoa em seu nome, antes de a sentença condenatória transitar em julgado, extingue a punibilidade do peculato culposo e aproveitará ao autor do crime doloso propiciado pelo crime de peculato culposo.

c) a extinção da punibilidade, quando decretada no peculato culposo, estende-se ao terceiro que se aproveitou da conduta culposa do funcionário.

d) o peculato-furto é considerado consumado nos mesmos moldes do crime de furto, seja o autor funcionário público, seja terceiro.

QUESTÃO 36 No crime de peculato doloso, abstraída a condição de “funcionário público” do agente, ocorre

a) atipicidade penal absoluta.b) desclassificação do crime para outra figura

típica.c) irrelevância penal do evento delituoso.d) actio libera in causa.e) detração penal.

QUESTÃO 37Um oficial escrevente da vara cível, sabendo não ser legal, nem de praxe do cartório, recebeu da parte uma quantia em dinheiro para ser entregue ao autor da ação de execução. Se o escrevente não entrega o dinheiro ao destinatário, gastando-o em proveito próprio, pratica:

a) furto.b) apropriação indébita.c) peculato.d) receptação.e) nenhuma alternativa é correta.

QUESTÃO 38 no crime de peculato:

a) é sujeito ativo apenas o funcionário público, uma vez que, pelo principio da incomunicabilidade, essa qualidade não se estende a outro concorrente, não exercente de cargo ou função pública.

b) a reposição do dinheiro público não descaracteriza o peculato doloso, mas influi na pena, por tratar-se de arrependimento eficaz.

c) a reparação do dano no peculato culposo, se antecede a sentença irrecorrível, extingue a punibilidade; se o ressarcimento for posterior, reduz da metade a pena imposta.

d) não há absorção da falsidade, se esta constitui meio para prática do desfalque.

QUESTÃO 39 Assinale a alternativa correta:

a) tratando-se de peculato doloso, a restituição do dinheiro antes do oferecimento da denúncia isenta o agente de pena.

b) tratando-se de peculato culposo, a reparação do dano, mesmo após a denúncia e desde que precedente à sentença irrecorrível, extingue a punibilidade.

c) Não se aplica a regra do arrependimento posterior aos casos de peculato doloso.

d) Ocorre peculato nos casos em que o desvio de verba ocorre em favor do próprio ente público, em utilização diversa da prevista.

QUESTÃO 40Assinale a alternativa correta:Nos crimes contra os costumes, presume-se a violência:

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

6

Page 7: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

a) se a vítima não é maior de 14 anos.b) se a vítima é alienada ou débil mental, e o

agente conhecia esta circunstância. c) se a vítima não pode, por qualquer outra

causa, oferecer resistência.d) todas as alternativas anteriores.e) NDA.

PROCESSO CIVIL IIIProfª. Elaine Cristina

QUESTÃO 41Considerando a avaliação realizada no processo de execução contra devedor solvente de título executivo extrajudicial, podemos considerar:

a) a avaliação poderá ser realizada por qualquer das partes do processo de execução;

b) somente será realizada por avaliador judicial na comarca;

c) a penhora somente será realizada pelo Oficial de Justiça;

d) poderá ser realizada por avaliador judicial nomeado pelo Juiz.

QUESTÃO 42Do laudo de avaliação judicial sobre o bem penhorado:

a) as partes não serão intimadas para se manifestarem;

b) a manifestação das partes será facultativa, desde que haja oportunidade de conhecimento do laudo através de intimação;

c) somente será considerado o laudo de avaliação se houver concordância expressa das partes;

d) a não manifestação pelas partes sobre o laudo de avaliação corresponderá a discordância.

QUESTÃO 43 Após realizada a avaliação do bem penhorado e a fixação do valor respectivo:

a) O juiz determinará a publicação de editais com as datas respectivas para realização da hasta pública;

b) O bem penhorado será imediatamente adjudicado pelo credor;

c) O devedor deverá prestar caução;

d) O credor deverá prestar caução.

QUESTÃO 44 O edital da hasta pública:

a) não poderá designar a data da realização da segunda hasta se frustrada a primeira;

b) somente designará dia, hora e local da realização da mesma;

c) o valor da execução;d) o valor do bem penhorado.

QUESTÃO 45A publicação do edital da realização da hasta pública:

a) não serão pagas pelas partes;b) será feita somente através do Diário

Oficial;c) será feita até cinco dias antes da realização

da hasta;d) não será dispensada a publicação em

qualquer hipótese.

QUESTÃO 46 O pagamento dos bens arrematados:

a) somente será feito à vista;b) poderá ser feito à vista;c) somente será feito em três dias após a

arrematação;d) aguardará prestação de caução até a

adjudicação do bem pelo credor.

QUESTÃO 47O pagamento ao credor somente será considerado:

a) pela entrega de dinheiro;b) pelo adjudicação do bem penhorado;c) se houver sentença determinando que o

credor receba;d) pela entregar de dinheiro, pela adjudicação

dos bens penhorados ou pelo usufruto de imóvel ou de empresa.

QUESTÃO 48 Somente haverá cumprimento de sentença:

a) se o título for líquido, certo e exigível, independente da natureza judicial ou extrajudicial;

b) se o título for judicial, contendo uma obrigação de fazer, não fazer, entregar coisa ou pagar quantia;

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

7

Page 8: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

c) se a parte devedora cumprir a obrigação voluntariamente;

d) se o Juiz determinar de ofício.

QUESTÃO 49 A fase inicial do cumprimento de sentença:

a) independe de requerimento da parte credora;

b) depende de decreto de ofício do Juiz;c) depende do cumprimento voluntário da

sentença;d) depende do requerimento da parte credora.

QUESTÃO 50 A execução de título executivo extrajudicial:

a) não possui previsão legal;b) encontra-se prevista em Título próprio no

CPC;c) encontra-se prevista em legislação especial;d) poderá ser aplicada a fase do cumprimento

de sentença.

QUESTÃO 51Quanto ao débito constante da sentença proferida, ao requerer o cumprimento de sentença:

a) o credor não providenciará a planilha de cálculos, cabendo ao devedor apresenta-la;

b) o Juiz, de ofício, elaborará planilha de cálculo;

c) a planilha de cálculos somente será apresentada havendo penhora de bens do devedor

d) n.d.a

QUESTÃO 52 Da sentença proferida, o devedor:

a) será citado para pagar em 15 dias sob pena da incidência de multa diária sobre o valor da condenação;

b) será intimado para pagar em 15 dias sob pena da incidência de multa diária sobre o valor da condenação;

c) será citado para pagar em 15 dias sob pena da incidência multa de 10%;

d) n.d.a

QUESTÃO 53 Transitada em julgado a sentença:

a) o Juiz de ofício determinará o cumprimento da sentença;

b) determinará citação do devedor;c) determinará penhora dos bens do devedor

independente do requerimento do credor;d) n.d.a

QUESTÃO 54 Não cumprida a sentença, o devedor:

a) será citado para pagar o débito ou nomear bens à penhora;

b) será intimado para pagar o débito ou nomear bens à penhora;

c) será intimado da penhora realizada;d) n.d.a

QUESTÃO 55 Penhorados bens do devedor no processo de execução de título extrajudicial:

a) a avaliação será procedida por oficial de justiça, exceto se a avaliação requerer conhecimentos especializados;

b) a avaliação será feita pelo credor;c) a avaliação será feita pelo devedor;d) n.d.a.

QUESTÃO 56 Remição da execução:

a) é ato do devedor;b) é ato dos descendentes do devedor e do seu

cônjuge;c) é ato do credor;d) é a indicação pelo devedor dos bens a

serem penhorados.

QUESTÃO 57 Remição do bem penhorado:

a) é ato do devedor;b) é ato dos ascendentes, descendentes ou

cônjuge do devedor;c) é ato do credor;d) é a indicação pelo devedor dos bens a

serem penhorados.

QUESTÃO 58 Remissão da execução:

a) é ato do devedor;b) é ato dos ascendentes, descendentes do

devedor e do seu cônjuge;c) é ato do credor;d) é a indicação pelo devedor dos bens a

serem penhorados.

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

8

Page 9: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

QUESTÃO 59 Adjudicação do bem penhorado:

a) caracteriza-se quando frustrada a hasta realizada;

b) é a doação do bem penhorado pelo devedor ao credor;

c) é fase própria de execução de título extrajudicial;

d) não acontecerá se houver mais de um bem penhorado.

QUESTÃO 60 Não haverá incidência de multa:

a) se o Juiz não fixar na sentença;b) se o credor não requerer;c) se cumprir a sentença no dia seguinte ao do

trânsito em julgado;d) n.d.a

DIREITO ADMINISTRATIVO IIProf. Gilmar Fernandes

QUESTÃO 61(TRF/ESAF) Nos contratos administrativos em geral, de acordo com a legislação que rege essa matéria (Lei nº 8666/93, com suas modificações), não se faz necessária a inclusão de cláusula específica, estabelecendo:

a) o preço, as condições de pagamento e o crédito pelo qual correrá a despesa;b) as garantias oferecidas para assegurar sua plena execução, quando exigidas;c) os casos de sua alteração unilateral ou por acordo das partes;d) a legislação aplicável à sua execução;

QUESTÃO 62(AFC/ESAF) A modalidade do pregão, recentemente inserida no âmbito do procedimento licitatório, tem as seguintes características, EXCETO:

a) exigência de garantia de proposta pelos licitantes;b) a disputa ocorre por meio de propostas e lances em sessão pública;c) inversão de fases, ocorrendo a habilitação a posteriori;

d) maior celeridade de suas fases;

QUESTÃO 63São hipóteses de dispensa de licitação, EXCETO:

a) contratação de serviço técnico de profissional de notória especialização;b) casos de calamidade pública;c) contratação de remanescente de obra, desde que observadas a ordem de classificação e as condições do licitante vencedor;d) locação de imóvel para atender às finalidades da Administração;

QUESTÃO 64As obras, serviços, compras e alienações, na Administração Pública:

a) podem ser realizadas sem licitação pública\, no último mês do ano civil;b) só podem ser realizadas pelos órgãos do Poder Executivo;c) serão contratados sempre mediante prévio processo de licitação pública que assegure a igualdade de condições a todos os concorrentes;d) exigem licitação pública, ressalvados os casos indicados na legislação.

QUESTÃO 65A regra de que a duração dos contratos administrativos está adstrita á vigência dos respectivos créditos orçamentários:

a) não se aplica a contratos de prestação de serviços executados de forma descontínua, desde que previsto no edital de licitação;b) veda contrato administrativo com prazo indeterminado;c) aplica-se a todos os contratos, com exceção apenas dos de concessão de obra ou de serviço público;d) limita todos os contratos ao exercício financeiro e ao prazo estabelecido no Plano Plurianual;

QUESTÃO 66A imposição de um serviço prestado através de um bom tratamento para com o público refere-se a qual princípio que deve ser observado na prestação de serviço público:

a) princípio da modicidade;

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

9

Page 10: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

b) princípio da eficiência;c) princípio da generalidade;d) NDA.

QUESTÃO 67O serviço público concedido deve ser remunerado mediante:

a) tarifa;b) taxa;c) tributo;d) contribuição;

QUESTÃO 68Caracteriza a permissão de serviço público, exceto:

a) exigência de licitação prévia;b) natureza bilateral r precária do ato de permissão;c) objeto consistente de execução de serviço público;d) sujeição do permissionário à fiscalização da Administração;

QUESTÃO 69A retomada coativa de serviço, pelo poder concedente, vigente ainda a concessão, em face de conveniência ou interesse administrativo, denomina-se:

a) resgate;b) rescisão;c) revogação;d) Anulação;

QUESTÃO 70A delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente á pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, formalizada mediante contrato de adesão, denomina-se:

a) autorização;b) permissão;c) Concessão;d) Autorização;

QUESTÃO 71(MP/SP) A impossibilidade de oneração dos bens públicos abrange:

a)os bens de uso comum do povo, os de uso especial, os bens dominiais ou do patrimônio disponível e as rendas públicas;

b) apenas os primeiros excluídos os demais;c)apenas os de uso comum e os de suo especial, excluídos os demais;d) os de uso comum e os dominiais, excluídos OS DEMAIS;e)os de uso comum do povo, e os de uso especial e as rendas públicas, excluídos os dominiais ou do patrimônio disponível

QUESTÃO 72Existem determinados bens que a depender de determinadas circunstâncias especiais, tanto podem ser da União ou do Estado de sua localização, como é o caso:

a) das ilhas oceânicas;b) dos terrenos de marinha;c) das praias marítimas;d) do mar territorial;

QUESTÃO 73 Diz-se que um bem público inalienável transmuda-se em alienável quando:

a) for desapropriado;b) for de uso comum do povo;c) ocorrer sua desafetação de um uso especial;d) for adquirido por usucapião.

QUESTÃO 74 As terras devolutas municipais são:

a) bens públicos de uso especial, afetados á obtenção de rendas;b) bens públicos dominicais, impenhoráveis e inalienáveis;c) bens públicos dominicais, integrantes do patrimônio disponível do Município;d) bens públicos afetados ao uso comum do povo;

QUESTÃO 75È característica dos bens públicos que os torna insuscetíveis de aquisição por usucapião:

a) inalienabilidade;b) impenhorabilidade;c) não-oneração;d) NDA.

QUESTÃO 76

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

10

Page 11: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

No procedimento da licitação não é cabível recurso administrativo, em sentido estrito, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, no caso de:

a) inabilitação de licitante;b) revogação da licitação;c) julgamento das propostas;d) adjudicação;

QUESTÃO 77.A locação de imóvel, para nele funcionar determinado serviço público, será uma modalidade de contratação que (em que):

a) depende de prévia licitação, em qualquer caso;b) prescinde de licitação, em qualquer caso;c) é inexigível a licitação, nos caos previstos na lei;d) NDA.

QUESTÃO 78A obrigatoriedade de licitação no campo da Administração Pública não abrange:

a) A autorização para prestação de serviços públicos;b) A concessão ou permissão para a prestação de sérvios públicos;c) Os sérvios, e, somente estes, a serem contratados pelo Estado;d) As compras a serem efetivadas pelas autarquias estaduais, distritais ou municipais;

QUESTÃO 79 É permitido a rescisão do contrato administrativo na seguinte situação:

a) Atraso superior a 30 (trinta) dias dos pagamentos devidos pela administração Pública;b) Não liberação pela Administração Pública do local para execução da obra no prazo contratual;c) Paralisação da obra, serviço ou fornecimento, em razão de justa causa e independente de comunicação a Administração;d) Todas estão corretas;

QUESTÃO 80Não é princípio que rege o procedimento licitatório:

a) publicidade dos atos;

b) vinculação ao edital;c) publicidade na apresentação das respostas;d) isonomia entre os licitantes;

DIREITOS REAISProf. Everson Cleber

QUESTÃO 81Em caso de posse de menos de ano e dia, o possuidor:

a) Não tem direito a ser nela mantido, senão contra os que não tiverem melhor posse.

b) Não tem, em nenhuma circunstância o direito de ser nela mantido.

c) Tem direito de ser nela mantido, contra qualquer turbador ou esbulhador, pois o direito de manutenção é inerente a toda posse.

d) tem direito de ser nela mantido, pois a posse atual prevalece sobre qualquer outra.

QUESTÃO 82Sobre a posse, observe as informações abaixo e marque a alternativacorreta:I – O servo da posse ou fâmulo da posse não poderá se utilizar, em hipótese alguma, dos interditos possessórios e nem da autotutela, em razão de ter mera detenção e não posse.II – O locador, como possuidor indireto, não goza de proteção possessória contra o locatário, possuidor direto, na hipótese de esbulho.III – O direito hereditário é modalidade de aquisição de posse, se transfere aos herdeiros com a abertura da sucessão.IV – A lei faculta ao sucessor singular inter vivos e causa mortis a unir a sua posse à do antecessor, para os efeitos legaisV – A posse do imóvel faz presumir, até prova contrária a das coisas móveis que nele estiverem.

a) Somente I e IV estão corretas.b) Somente III e V estão corretas.c) II, III e IV estão corretas.d) I, III e V estão corretas.

QUESTÃO 83A proteção preventiva da posse ante a ameaça de turbação e esbulho,

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

11

Page 12: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

opera-se mediante:a) Interdito proibitório. b) Ação de manutenção de posse.c) Ação de reintegração de posse.d) Ação de imissão de posse.

QUESTÃO 84Considerando a legislação civil vigente relativa ao direito das coisas,julgue os itens a seguir:

a) Ao possuidor de má-fé é assegurado o direito de retenção da coisa principal, pelo valor das benfeitorias voluptuárias e necessárias.

b) O possuidor de boa-fé poderá exercer o direito de retenção pelo valor das benfeitorias úteis e necessárias.

c) As benfeitorias não podem ser compensadas pelos danos causados pelo possuidor.

d) As benfeitorias necessárias podem ser levantadas, caso o proprietário não as indenize.

QUESTÃO 85“...ocorre quando a coisa transferida já se encontra na posse do adquirente. Nela a simples vontade (solo animo) é suficiente para a reafirmação da posse, desde que já o accipiens se encontre com a posse dessa mesma coisa, na qualidade de depositário, de usufrutuário, locatário, arrendatário, ou por qualquer outro título, que lhe atribua a posse”. O Texto está a tratar de:

a) Constituto possesório.b) Traditio longa manu.c) Traditio brevi manu.d) Tradição real.

QUESTÃO 86Diz o art. 1.196, do Código Civil, que "Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade". O Código Civil adotou teoria de quem? Como se define?

a) De Ihering, com sua teoria objetiva. A posse é conduta de dono. É, então, a exteriorização da propriedade, a visibilidade do domínio, o uso econômico da coisa.

b) De Ihering, com sua teoria subjetiva. A posse caracteriza-se pela conjugação de dois elementos: o corpus e o animus.

c) De Savigny, com sua teoria objetiva. A posse consiste na detenção física da coisa.

d) De Savigny, com sua teoria subjetiva. A posse consiste na intenção de exercer sobre a coisa um poder no interesse próprio.

QUESTÃO 87"A" vende a "B" a casa de que é proprietário e onde reside, ficando convencionado que "A" permanecerá no referido imóvel, não mais como dono, mas como locatário, de modo que o possuidor antigo, que tinha posse plena e unificada, passará a ser possuidor direto, ao passo que o novo proprietário se investirá na posse indireta. Operou-se, no caso, o modo aquisitivo derivado da posse, que é

a) a traditio brevi manu.b) a traditio longa manu.c) a tradição real.d) o constituto possessório.

QUESTÃO 88Entende-se por benfeitorias as despesas que se fazem em um bem móvel ou imóvel com objetivos previamente definidos. À luz do Código Civil Brasileiro é correto afirmar:

a) há duas espécies de benfeitorias, dentre elas as benfeitorias voluptuárias que são as de mero deleite ou recreio e que não aumentam o uso habitual da coisa;

b) há três espécies de benfeitorias, dentre elas as benfeitorias indenizáveis que dão ao possuidor o direito de indenizar contra o dono da coisa;

c) há três espécies de benfeitorias que são as voluptuárias, as indenizáveis e as necessárias, sendo esta última espécie as benfeitorias que aumentam ou facilitam o uso da coisa;

d) há três espécies de benfeitorias, dentre elas as benfeitorias necessárias que têm por fim conservar a coisa ou evitar que se deteriore;

QUESTÃO 89Considere as seguintes assertivas:I - Aquele que desfruta de servidão de trânsito pode defendê-la por ação possessória.

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

12

Page 13: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

II - Não é considerado possuidor aquele que detém a coisa em nome de outrem ou de acordo com as instruções que recebera. III – Não induzem a posse os atos violentos, mesmo depois de cessar a violência, pelo seu caráter de ilicitude.Está (ão) Correto (s):

a) Somente IIb) I e IIc) I e IIId) II e III

QUESTÃO 90Analise as seguintes Assertivas:I – A aquisição da posse só ocorre com o exercício do poder de ingerência sobre o bem.II – Os julgamentos dos interditos possessórios pautam-se apenas nas questões pertencentes ao mundo dos fatos; a eventual alegação de direito depropriedade o bem litigioso servirá apenas como mais um elemento de prova.III – Apenas o possuidor de posse velha, no caso de turbação ou esbulho, pode manter-se ou restituir-se na posse por sua própria força.IV – O possuidor turbado ou esbulhado poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo..Estão CORRETAS:

a) 0b) 1c) 2d) 3

QUESTÃO 91Analise as seguintes assertivas:I – O objeto das ações possessórias é o direito de vizinhança.II – não obsta á manutenção ou reintegração na posse a alegação de propriedade, ou de outro direito sobre a coisa.III – a propositura de uma ação possessória em vez de outra não obstará a que o juiz conheça do pedido e outorgue a proteção legal correspondente àquela, cujos requisitos estejam provados. Assinale:

a) se apenas a afirmativa I estiver correta;b) se apenas a afirmativa II estiver correta;c) se apenas a afirmativa III estiver correta;d) se existirem duas afirmativas corretas;

QUESTÃO 92Caio propõe ação de reintegração de posse em relação a Tício, alegando que é legítimo possuidor de imóvel, que restou invadido pelo réu. Regularmente citado, o réu contestou a demanda, alegando que efetivamente tomou o imóvel, pois é seu legítimo proprietário, razão pela qual pleiteia adeclaração de sua titularidade. A demanda deverá ser julgada

a) procedente, na medida em que Tício não pode discutir a propriedade como incidente da ação possessória, a menos que no prazo de resposta apresente reconvenção.

b) procedente, na medida em que Tício não pode discutir a propriedade como incidente da ação possessória, nem poderá intentar qualquer demanda relativa ao domínio enquanto a ação possessória estiver em andamento.

c) procedente, na medida em que Tício não pode discutir a propriedade como incidente da ação possessória, mas tão-somente em ação própria conexa com a possessória.

d) sem exame de mérito, na medida em que a demanda em torno da posse perde o seu objeto diante da discussão petitória.

QUESTÃO 93Analise as seguintes assertivas:I – O possuidor de má-fé tem direito de ser ressarcido apenas pelas benfeitorias necessárias, assistindo-lhe direito de retenção pela importância a elas referente.II – A boa-fé mostra-se como sendo circunstância essencial para o uso das ações possessórias, mesmo que a posse seja justa, e o possuidor de má-fé não tem ação para proteger-se de eventual ataque à sua posse. III – Nas ações possessórias, é lícito ao réu, em sua contestação pedir a proteção possessória e indenização por perdas e danos resultantes da turbação ou esbulho cometido pelo autor, independentemente de reconvenção.Assinale:

a) se apenas a afirmativa I estiver correta;b) se apenas a afirmativa II estiver correta;c) se apenas a afirmativa III estiver correta;d) se existirem duas afirmativas corretas;

QUESTÃO 94

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

13

Page 14: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

O bem inalienável:a) não pode ser vendido em nenhuma

hipótese;b) só pode ser vendido em hasta pública;c) não pode ser vendido se o proprietário for

menor;d) pode ser vendido com autorização judicial;

QUESTÃO 95 Analise as seguintes assertivas:I – O direito do proprietário de consumir a própria coisa é um ato de uso.II – A propriedade do solo abrange a do espaço aéreo e subsolo correspondentes, em altura e profundidade úteis ao seu exercício, não podendo o proprietário opor-se a atividades que sejam realizadas, por terceiros, a uma altura ou profundidade tais, que não tenha ele interesse legítimo em impedi-las.III – O direito de propriedade deve ser exercido em consonância com as suas finalidades econômicas e sociais e de modo que sejam preservados, de conformidade com o estabelecido em lei especial, a flora, a fauna, as belezas naturais, o equilíbrio ecológico e o patrimônio histórico e artístico, bem como evitada a poluição do ar e das águas.Assinale:

a) se apenas a afirmativa I estiver correta;b) se apenas a afirmativa II estiver correta;c) se apenas a afirmativa III estiver correta;d) se existirem duas afirmativas corretas;

QUESTÃO 96Pode o testador gravar os bens da herança ou do legado com cláusula de Inalienabilidade vitalícia, impedindo também, a transmissão desses bens

a) desembaraçados por testamento ou por sucessão legítima.

b) incomunicabilidade ou impenhorabilidade, somente se, também, gravá-los com a cláusula de inalienabilidade.

c) inalienabilidade que implicará, também, na de incomunicabilidade e de impenhorabilidade.

d) impenhorabilidade que automaticamente determinará sua inalienabilidade.

QUESTÃO 97 Analise as seguintes assertivas:

I – O abandono e a renúncia são hipóteses de perda de posse, neste o titular abre mão da coisa ou do direito, de forma expressa, por ato de vontade liberatório; naquele há derrelição, ou seja, abandono voluntário da coisa com a intenção de não mais a ter para si.II – De acordo com o que estabelece o art. 1.200 do Código Civil, é justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária. E nos termos do art. 1.201 do mesmo diploma, está dito que é de boa-fé a posse, se o possuidor ignora o vício ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa. Diante de tais enunciados, quem pacificamente ingressar em terreno de outrem, sem ter a preocupação de ocultar a invasão, estará praticando esbulho, apesar de sua conduta não se identificar com nenhum dos três vícios referidos no art. 1.200 do Código Civil.III – A boa-fé mostra-se como sendo circunstância essencial para o uso das ações possessórias, mesmo que a posse seja justa, e o possuidor de má-fé não tem ação para proteger-se de eventual ataque à sua posse.

a) se apenas a afirmativa I estiver correta;b) se apenas a afirmativa II estiver correta;c) se apenas a afirmativa III estiver correta;d) se existirem duas afirmativas corretas;

QUESTÃO 98Analise as seguintes assertivas:I – Ao possuidor de má-fé é assegurado o direito à indenização das benfeitorias necessárias, além do direito de retenção.II – O possuidor de boa-fé tem direito enquanto ela durar, aos frutos percebidos e aos colhidos antecipadamente.III – A propriedade presume-se plena e exclusiva, até prova em contrário.

a) se apenas a afirmativa I estiver correta;b) se apenas a afirmativa II estiver correta;c) se apenas a afirmativa III estiver correta;d) se existirem duas afirmativas corretas;

QUESTÃO 99 Analise as seguintes assertivas:I - Há propriedade resolúvel no fideicomisso e na retrovenda.II - É plena a propriedade, quando todos os seus direitos elementares se acham reunidos no do proprietário; limitada, quando tem ônus real, ou é resolúvel.

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

14

Page 15: PROCESSO PENAL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewA autoridade policial, nos crimes de ação penal pública incondicionada, apesar de poder recusar a instauração

UNIVERSIDADE POTIGUAR

III - a alodialidade é uma qualidade do imóvel sobre o qual incidem ônus reais.Assinale:

a) se apenas a afirmativa I estiver correta;b) se apenas a afirmativa II estiver correta;c) se apenas a afirmativa III estiver correta;d) se existirem duas afirmativas corretas;

QUESTÃO 100Na defesa da posse, o desforço imediato

a) cabe ao possuidor apenas nos casos de turbação de posse.

b) cabe apenas a quem seja, ao mesmo tempo, possuidor direto e indireto.

c) cabe apenas nos casos de esbulho ou de turbação de posse.

d) cabe ao possuidor apenas nos casos de esbulho de posse.

6ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

15