processo civil i - direitomossoro.files.wordpress.com  · web viewprof. daniel robson. questÃo...

33

Click here to load reader

Upload: dangnhu

Post on 09-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

PROCESSO CIVIL IProf. Daniel Robson

QUESTÃO 01Assinale a assertiva incorreta:

a) Haverá “error in judicando” quando o juiz aplicar o direito material equivocadamente, e “error in procedendo” quando aplicar o direito processual equivocadamente.b) Enquanto as normas materiais disciplinam as relações entre as pessoas e entre estas e os bens e utilidades da vida, as processuais disciplinam a atividade jurisdicional e a forma como os interessados provocam a jurisdição e atuam no processo.c) O Direito Processual Civil é ramo do direito público, pois envolve a jurisdição e tem raízes no Direito Constitucional (arts. 22, I, e 24, XI, da CF).d) Vigora no Brasil o princípio da extraterritorialidade da lei processual civil, segundo o qual aplica-se a lei estrangeira sempre a demanda seja ajuizada no Brasil, mas envolva bens adquiridos em território alienígena (art. 13 da Lei de Introdução ao Código Civil).e) A norma processual civil integra o direito público, todavia, nem sempre é cogente, podendo ser dispositiva, como no caso da possibilidade de eleição do foro (art. 111 do CPC).

QUESTÃO 02A simultaneidade dos princípios da aplicação imediata e da não-retroatividade da lei processual civil significa que:

a) A lei processual civil aplica-se imediatamente após sua publicação, não admitindo “vacatio legis” entre a sua publicação e a sua vigência.b) A lei processual civil aplica-se independentemente de publicação, desde que respeite o ato jurídico perfeito, a coisa julgada e o direito adquirido.c) A aplicação da lei nova aos processos pendentes não se configura retroatividade, pois regulará os atos posteriores à sua vigência, observando o sistema de isolamento dos atos processuais.

d) A aplicação da lei nova somente atinge os processos ainda não iniciados, pois as partes têm direito adquirido a um processo regido pela lei processual vigente à época da propositura da ação.e) A lei processual civil nova atingirá imediatamente todos os processos em curso, mas não atingirá os atos processuais pretéritos, que deverão ser repetidos para sua validade.

QUESTÃO 03O Ministro do STF Celso de Mello já afirmou que "dentro da perspectiva da extensão da teoria do desvio de poder ao plano das atividades legislativas do Estado, este não dispõe da competência para legislar ilimitadamente, de forma imoderada e irresponsável, gerando, com seu comportamento institucional, situações de absoluta distorção e, até mesmo, de subversão dos fins que regem o desempenho da função estatal" (ADI 1063, DJ de 27/04/01). O texto se refere ao princípio:

a) do devido processo legal substantivo.b) do devido processo legal processual. c) do devido processo legal no âmbito das relações privadas. d) do acesso à ordem jurídica justa. e) do acesso à assistência jurídica (e não meramente judiciária) gratuita.

QUESTÃO 04 Sobre os princípios constitucionais do processo civil, assinale a alternativa correta:

a) Pelo o princípio da tempestividade da tutela jurisdicional, é nula a decisão judicial proferida fora do prazo legal. b) Em virtude do princípio da publicidade, todas as audiências serão públicas, de maneira a permitir o ingresso de qualquer do povo, desde que adequadamente vestido. c) O acesso à ordem jurídica justa abrange, modernamente, além do acesso ao Judiciário, as idéias de efetividade e justiça das decisões. d) Consoante a jurisprudência do STF, estabelecer prazos diferenciados para a Fazenda Pública viola o princípio constitucional da isonomia. e) de acordo com o princípio da inafastabilidade da jurisdição, o juiz somente

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

1

Page 2: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

poderá pronunciar o “non liquet” quando houver lesão ou ameaça a direito individual, não quando for coletivo.

QUESTÃO 05Sobre os princípios constitucionais do processo civil, assinale a alternativa incorreta:

a) O destinatário principal do princípio da inafastabilidade da jurisdição é o legislador, mas o secundário é o juiz, já que lhe é vedado deixar de julgar em razão de convicção pessoal ou por ser omissa a lei. b) A ampla defesa é direito apenas do réu, não abrangendo a parte autora, que poderá ser condenada como litigante de má-fé diretamente pelo juiz, por exemplo, independentemente de oportunidade para sua manifestação. c) Ampla defesa não se confunde com defesa ilimitada, pois a lei pode impor requisitos para a defesa de acordo com o tipo de processo. d) O contraditório consiste na ciência bilateral dos atos e termos processuais e possibilidade de contrariá-los e de influenciar no julgamento; mas, apesar de sua relevância, pode ser diferido para momento futuro, quando houver urgência. e) O princípio da publicidade comporta restrição quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem.

QUESTÃO 06Sobre Jurisdição, é correto afirmar:

a) O princípio da inércia da jurisdição significa que o juiz jamais poderá praticar atos de ofício no processo civil, dependendo, sempre, da iniciativa e provocação das partes.b) Encarada como função, a jurisdição expressa o encargo estatal de promover a pacificação dos conflitos, mediante a realização do direito justo através do processo. c) A execução de uma sentença é uma atribuição administrativa, e não jurisdicional, eis que o juiz nada decide, pois o título executivo já contém a materialização do direito. d) O poder do estado (soberania) é dividido em três, sendo a Jurisdição o terceiro poder

(consoante o art. 2º da CF), sendo impossível o seu exercício pelos outros dois (Legislativo e Executivo). e) Os atos jurisdicionais e as decisões administrativas são susceptíveis de se tornarem imutáveis, adquirindo uma qualidade conhecida por coisa julgada, pois não mais admitem discussão.

QUESTÃO 07Sobre o direito de ação, é correto afirmar:

a) Os elementos da ação são as partes, o pedido e a causa de pedir; as condições da ação são a possibilidade jurídica do pedido, o interesse de agir e a legitimidade ad causam. b) Os elementos da ação são o juiz, a causa e o objeto; as condições da ação são a possibilidade jurídica do pedido, o interesse jurídico e a legitimidade ad processum. c) Os elementos da ação são as partes, o pedido e a causa de pedir; as condições da ação são a possibilidade jurídica do pedido, o interesse recursal e a legitimidade ad causam. d) Os elementos da ação são o autor, o réu e o Estado-juiz; as condições da ação são a possibilidade jurídica do pedido, o interesse de agir e a legitimidade ad causam. e) Os elementos da ação são as partes, o pedido e a causa de pedir; as condições da ação são a pertinência temática do pedido, o interesse de agir e a legitimidade ad processum.

QUESTÃO 08Sobre o Processo, é incorreto afirmar:

a) É amplamente majoritária na doutrina pátria a adoção da teoria do processo como relação jurídica, embora os autores apresentem divergências pontuais.b) O procedimento não se confunde com o processo, sendo sua manifestação extrínseca, mediante uma noção puramente formal da coordenação de atos que se sucedem.c) O Código de Processo Civil admite a existência de pressupostos processuais de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo.d) O ato praticado por advogado sem instrumento de mandato, não ratificado no

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

2

Page 3: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

prazo legal, é considerado inexistente pelo Código de Processo Civil.e) Os pressupostos processuais são as mesmas condições da ação, por tal razão, designa-se carência de ação a ausência de um dos pressupostos processuais.

QUESTÃO 09Sobre o tema Sujeitos Processuais, é correto afirmar:

a) São idênticas as figuras da litigância de má-fé e ato atentatório à jurisdição, inexistindo diferença, mas tão-somente uma opção meramente terminológica, pois as conseqüências são as mesmas.b) O juiz não possui deveres processuais, apenas poderes, pois sua condição de superioridade permite conduzir o processo da maneira que melhor lhe parecer.c) O Ministério Público somente atuará como parte no processo penal; no processo civil, atua exclusivamente como fiscal da lei, intervindo nas causas em que há interesse público.d) Em nenhuma hipótese é admissível ao juiz determinar a produção de provas de ofício, pois vigora no processo civil brasileiro o princípio da inércia da jurisdição.e) O advogado que renunciar ao mandato provará que cientificou o mandante, para fins de nomeação de outro, e permanecerá como seu representante durante os 10 dias seguintes, se necessário para lhe evitar prejuízo.

QUESTÃO 10Dispõe o art. 178 do CPC: “O prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, é contínuo, não se interrompendo nos feriados”. Já o art. 183 do CPC estabelece: “Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declaração judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porém, à parte provar que o não realizou por justa causa”. Os dispositivos enunciam, respectivamente:

a) O princípio da continuidade dos prazos e a preclusão temporal.b) O princípio da suspensividade dos prazos e a perempção.c) O princípio da proporcionalidade dos prazos e a preclusão consumativa.

d) O princípio da continuidade dos prazos e a preclusão lógica.e) O princípio da proporcionalidade dos prazos e a preclusão retroativa.

QUESTÃO 11Assinale a alternativa correta:I – Existe diferença entre início do prazo e início da contagem do prazo. O prazo tem início na data indicada na lei, no ato judicial ou na convenção das partes, mas o primeiro dia do prazo não se conta, razão pela qual não há coincidência entre o início do prazo e o início de sua contagem.II – Computar-se-á em quádruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pública ou o Ministério Público.III – O advogado deve restituir os autos no prazo legal. Não o fazendo, mandará o juiz, de ofício, riscar o que neles houver escrito e desentranhar as alegações e documentos que apresentar.

a) Apenas as assertivas I e II estão corretas.b) Apenas as assertivas I e III estão corretas.c) Apenas as assertivas II e III estão corretas.d) Todas as assertivas estão corretas.e) Nenhuma das assertivas está correta.

QUESTÃO 12Haverá nulidade absoluta do ato processual quando o vício atinge a tutela de interesse de ordem pública, por tal razão:

a) Apenas pode haver convalidação com a anuência expressa das partes.b) Diz-se que decorre sempre de previsão expressa na lei processual civil.c) Pode ser reconhecida de ofício pelo juiz.d) Seu reconhecimento depende de provocação da parte no momento oportuno, sob pena de preclusão.e) O ato será considerado válido, apenas não produzirá efeitos.

QUESTÃO 13Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando:

a) entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide.b) os direitos ou as obrigações derivarem do mesmo fundamento de fato ou de direito.

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

3

Page 4: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

c) entre as causas houver conexão pelo objeto ou pela causa de pedir.d) ocorrer afinidade de questões por um ponto comum de fato ou de direito.e) todas as alternativas estão corretas.

QUESTÃO 14Pendendo uma causa entre duas ou mais pessoas, o terceiro, que tiver interesse jurídico em que a sentença seja favorável a uma delas, poderá intervir no processo por intermédio do instituto:

a) da oposição.b) da assistência.c) da denunciação da lide.d) da nomeação à autoria.e) do chamamento ao processo.

QUESTÃO 15Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu, poderá, poderá intervir no processo por intermédio do instituto:

a) da oposição.b) da assistência.c) da denunciação da lide.d) da nomeação à autoria.e) do chamamento ao processo.

QUESTÃO 16Aquele que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, ou vier a ser réu na ação de indenização onde alega que praticou o ato por ordem, ou em cumprimento de instruções de outrem, poderá providenciar a intervenção do terceiro no processo por intermédio do instituto:

a) da oposição.b) da assistência.c) da denunciação da lide.d) da nomeação à autoria.e) do chamamento ao processo.

QUESTÃO 17Aquele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ação regressiva, o prejuízo do que perder a demanda, poderá ser conclamado a intervir no processo por intermédio do instituto:

a) da oposição.b) da assistência.c) da denunciação da lide.d) da nomeação à autoria.e) do chamamento ao processo.

QUESTÃO 18Os demais devedores solidários, quando o credor exigir de um ou de alguns deles, parcial ou totalmente, a dívida comum, assim como os outros fiadores, quando para a ação for citado apenas um deles, poderão ser conclamados a intervir no processo por intermédio do instituto:

a) da oposição.b) da assistência.c) da denunciação da lide.d) da nomeação à autoria.e) do chamamento ao processo.

QUESTÃO 19O Ministro do STJ Luiz Fux já afirmou que a “o juiz deve verificar ‘se o ato, malgrado irregular, atingiu a sua finalidade’, considerando “reiteração do que diz o art. 244, a disposição do art. 249, § 1° do Código de Processo Civil, segundo a qual o ato não se repetirá nem se lhe suprirá a falta quando não prejudicar a parte. Tal é a manifestação positivada da máxima pas de nullité sans grief e ao impô-la assim de modo tão explícito, quis o legislador apoiar-se no binômio escopo-prejuízo, deixando bem claro que nada se anula quando o primeiro houver sido obtido e, consequentemente, este não existir.” (REsp nº 532.577, DJ de 24.11.2003). O texto se refere, respectivamente, aos princípios:

a) da instrumentalidade das formas e da causalidade.b) da causalidade e do prejuízo.c) do prejuízo e do aproveitamento.d) da instrumentalidade e do prejuízo.e) da causalidade e do aproveitamento.

QUESTÃO 20Assinale a alternativa correta:I – Em razão da Emenda Constitucional 45/04, as decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros.

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

4

Page 5: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

II – Em razão da Emenda Constitucional 45/04, todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de inexistência da sentença, decisão interlocutória ou acórdão proferidos em sede de processo civil.III – Em razão da Emenda Constitucional 45/04, a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação.

a) Apenas as assertivas I e II estão corretas.b) Apenas as assertivas I e III estão corretas.c) Apenas as assertivas II e III estão corretas.d) Todas as assertivas estão corretas.e) Nenhuma das assertivas está correta.

CONSTITUCIONAL IIProf. Juan Pablo

QUESTÃO 21Um candidato a Deputado Federal, em discurso durante a campanha eleitoral, fez as seguintes promessas, para o caso de ser eleito:I – que iria apresentar projeto de lei para assegurar reajustes a todos os servidores públicos do Executivo federal;II – que iria criar, no Congresso Nacional, uma CPI com vistas a investigar casos de corrupção por parte de fiscais de tributos municipais de sua cidade natal;III – que iria propor projeto de lei de sua exclusiva autoria alterando dispositivos da Constituição Federal; IV – que, enquanto estivesse no desempenho do mandato, se viesse a ser processado criminalmente, ele o seria por Juiz de primeira instância, porque abriria mão do foro de prerrogativa de função;Quantas dessas promessas apresentam aspectos compatíveis com a Constituição Federal?

a) umab) duasc) trêsd) quatroe) nenhuma

QUESTÃO 22 Assinale a alternativa que contém SOMENTE afirmações corretas sobre as Imunidades dos Parlamentares FederaisI. A inviolabilidade material irresponsabiliza o parlamentar apenas pelos pronunciamentos feitos no recinto do Congresso Nacional.II. A imunidade processual impede a abertura de qualquer processo contra o parlamentar sem prévia licença da Casa a que pertencer.III. A permanência da prisão de parlamentar, em flagrante de crime inafiançável, deverá ser resolvida pela Casa a que pertencer.IV. A inviolabilidade irresponsabiliza o parlamentar pelas opiniões, palavras e votos manifestados no exercício das funções do mandato, inclusive após o término do mandato.

a) I e IIb) I e IIIc) II e IVd) III e IVe) I, II e II

QUESTÃO 23É correto afirmar que para o exercício do poder constituinte derivado, a Constituição Federal:

a) exige processo legislativo especial de revisão constitucional com limitações procedimentais, que são, exclusivamente, a iniciativa do Presidente da República ou de 1/3 (um terço), no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados e/ou do Senado Federal e a vedação da respectiva promulgação na vigência de estado de defesa ou de sítio.b) estabelece processo legislativo próprio que é de todos o mais exigente quanto às fases de deliberação e votação e a proposta é discutida em dois turnos em sessão unicameral do Congresso Nacional.c) prevê o processo legislativo de emenda constitucional, cuja proposta é discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos e para a qual inexiste sanção, sendo a sua promulgação efetivada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.d) prevê o processo legislativo cuja discussão e votação ocorre na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, com aprovação por

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

5

Page 6: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

maioria absoluta e promulgação sempre pelo Presidente da República.e) n.r.a.

QUESTÃO 24O projeto de emenda constitucional é de iniciativa:

a) de qualquer congressista;b) de mais da metade dos Governadores dos Estados da Federação;c) de 1/3, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;d) de 3/5 dos votos dos respectivos membros de cada Casa do Congresso Nacional.e) do Supremo Tribunal Federal.

QUESTÃO 25Sobre as espécies normativas previstas na Constituição Federal se pode afirmar que:

a) A Constituição não poderá ser emendada na vigência do estado de sítio, mas poderá ser na vigência do estado de defesa ou de intervenção federal.b) A proposta de emenda à Constituição cabe ao Presidente da República, a mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa dos seus membros, e a qualquer membro ou comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional.c) O Presidente da República pode vetar, total ou parcialmente, a proposta de emenda à Constituição.d) As leis complementares são aprovadas por maioria absoluta dos votos dos membros das duas Casas do Congresso Nacional e a enumeração das suas hipóteses de cabimento é exaustivamente traçada no texto constitucional.e) n.r.a.

QUESTÃO 26As propostas de emenda constitucional:

a) estão sujeitas a iniciativa popular;b) poderão ser reapresentadas na mesma Sessão Legislativa, se rejeitadas ou tidas como prejudicadas, mediante assinatura da maioria absoluta dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional;

c) podem ser aprovadas e promulgadas pelo Congresso Nacional, durante intervenção federal, se esta tiver sido decretada nas hipóteses de coação ao Legislativo Estadual;d) serão discutidas e votadas em sessão deliberativa conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em dois turnos, e aprovadas mediante três quintos dos votos dos membros do Congresso Nacional.e) n.r.a.

QUESTÃO 27Os deputados federais e senadores, conforme a Constituição da República:

a) mesmo quando referente a atos praticados fora da Casa Legislativa nunca poderão ser processados civilmente ou criminalmente por seus votos, palavras e opinião;b) mantêm a prerrogativa de foro mesmo após o encerramento do mandato;c) têm imunidade material, sendo invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, podendo, todavia, ser processados por crimes ocorridos após a diplomação, cabendo ao Supremo Tribunal Federal, depois de recebida a denúncia, dar ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação;d) são obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato;e) n.r.a.

QUESTÃO 28Assinale a opção correta a respeito da medida provisória.

a) Medida provisória rejeitada pode ser reeditada na sessão legislativa seguinte àquela em que a rejeição se deu.b) Enquanto não for votada no Congresso Nacional, a medida provisória será sucessivamente reeditada, sem limites, sempre que passados 60 dias da sua publicação anterior, até que o Congresso a aprecie.c) Embora não caiba medida provisória em matéria relativa a direito penal, nada impede

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

6

Page 7: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

que o Código de Processo Penal seja alterado por esse instrumento normativo.d) A medida provisória pode ser editada sobre assunto próprio de lei complementar.e) Nos termos da jurisprudência do STF, é vedado às Constituições Estaduais outorgar poder ao Governador para edição de medidas provisórias.

QUESTÃO 29A Emenda Constitucional nº 32, de 11 de setembro de 2001, estabeleceu a regra de que as medidas provisórias perderão a eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias, prorrogável uma vez por igual período, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo, as relações jurídicas dela decorrentes. Quanto às medidas provisórias editadas em data anterior à da publicação da referida Emenda Constitucional,a) continuam em vigor até que medida provisória ulterior as revogue explicitamente ou até deliberação definitiva do Congresso Nacional.b) foram automaticamente convertidas em lei por força da mesma Emenda Constitucional.c) perderão a eficácia, desde sua edição, se não forem ou não tiverem sido convertidas em lei pelo Congresso Nacional, no prazo de sessenta dias, contados da sua publicação, prorrogável uma vez por igual período.e) perderão a eficácia, desde sua edição, se não forem convertidas em lei pelo Congresso Nacional, no prazo de sessenta dias, contados da publicação da Emenda Constitucional, prorrogável uma vez por igual período.e) n.r.a.

QUESTÃO 30Assinale a opção correta:

a) Toda vez que a Constituição Federal determina que um direito ou uma competência seja regulado em lei, essa lei necessariamente terá nome e o tratamento de lei complementar.b) Lei ordinária que dispõe sobre assunto próprio de lei complementar é inconstitucional.c) A lei complementar se define por ser aprovada pelo Congresso Nacional mediante

o mesmo procedimento de elaboração de emenda à Constituição.d) O legislador é livre para escolher as matérias que pretende regular sob a forma de lei complementar, conforme lhes queira emprestar maior ou menor estabilidade.e) Lei complementares, como as emendas à Constituição, não se sujeitam à sanção ou ao veto do Presidente da República.

QUESTÃO 31Assinale a opção correta:

a) Todas as deliberações do Congresso Nacional estão sujeitas a veto do Presidente da República.b) Dá-se o chamado veto tácito quando o Presidente da República permanece inerte durante o prazo de que dispõe para vetar ou sancionar o projeto de lei.c) Cabe ao Presidente do STF sancionar projetos de lei do interesse da magistratura federal.d) O Presidente da República pode vetar um parágrafo de um artigo de um projeto de lei, sem vetar todo ao artigo.e) n.r.a.

QUESTÃO 32 Ao regular o processo legislativo, a Constituição de 1988 especifica as espécies de normas que ele compreende e regula o processo de elaboração das leis. A respeito das normas de procedimento, resulta a certeza:I. Um projeto de lei de iniciativa popular tenha regular tramitação no Congresso Nacional será necessário que seja subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído por cinco Estados, com pelo menos um décimo por cento do eleitorado de cada um deles. A Casa revisora, neste caso, será sempre o Senado Federal. II. Os projetos de lei de iniciativa do STF terão início no Senado Federal III. A importância, para qualquer das Casas do Congresso Nacional, de ser Casa iniciadora de projetos de lei, reside no fato de tornar sua deliberação em deliberação principal, quando o projeto nela aprovado o for também na Casa revisora, porém com modificação resultante de emendas. Isto porque estas emendas serão apreciadas na Casa iniciadora e, caso esta não as

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

7

Page 8: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

aprove, remeterá o projeto de lei para sanção como ela o tinha aprovado e remetido à revisora.

a) I e II estão corretas.b) I e III estão corretas.c) II e III estão corretas.d) Somente II está correta.e) Somente III está correta.

QUESTÃO 33Sobre as prerrogativas parlamentares julgue as seguintes assertivas:I - Enquanto a imunidade material recai sobre a conduta do parlamentar, a imunidade formal está adstrita aos aspectos processuais e às condições de procedibilidade como pré-requisitos para o julgamento do deputado ou do senador.II - a imunidade material alcança o parlamentar licenciado para o exercício do cargo do poder legislativo.III – Segundo o STF para os pronunciamentos feitos no interior das Casas Legislativas não cabe indagar sobre o conteúdo das ofensas ou a conexão com o mandato do parlamentar, dado que acobertadas com o manto da inviolabilidade. Em tal seara, caberá à própria Casa a que pertencer o parlamentar coibir eventuais excessos no desempenho dessa prerrogativa.

a) Somente a I e a II estão corretas;b) Somente a I está correta;c) Somente a III está correta;d) Somente a I e a III estão corretas.e) n.r.a.

QUESTÃO 34Assinale a alternativa correta:

a) As deliberações da CPI, a exemplo, daquela que decide acerca da necessidade de promover a quebra de sigilo bancário de algum indiciado, ficam a cargo exclusivo de sua Presidência.b) Embora o texto constitucional afirme textualmente que as CPIs “terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais”, o STF adotou a doutrina da “reserva de jurisdição”, segundo a qual há certas medidas que somente poderão ser adotadas por membros do Poder Judiciário.

c) Segundo o STF, a CPI dispõe de competência para investigar fatos de competência de outro membro da Federação.d) Em razão das CPI’s consistirem em emanações do Congresso Nacional praticando atos de natureza eminentemente política seus atos não estão sujeitos ao controle jurisdicional do STF.e) n.r.a.

QUESTÃO 35Compreende os poderes das CPI´s:

a) Determinar a quebra dos sigilos telefônico;b) Deferir medidas cautelares, a exemplo do decreto de indisponibilidade ou seqüestro de bens;c) Determinar a interceptação telefônica;d) Decretar da prisão, ressalvada a situação de flagrância penal (CF, art. 5º, LXI).E) n.r.a.

QUESTÃO 36Sobre as Comissões Parlamentares de Inquérito, é correto afirmar:

a)Elas têm competência para editar leis novas, quando verificarem a inadequação da legislação em vigor.b)Dependem de autorização judicial para determinar a quebra do sigilo bancário de investigados.c)Não têm prazo determinado para encerrar os seus trabalhos, valendo o princípio de que, enquanto houver o que investigar, permanece em funcionamento a comissão instaurada.d)Dependem de autorização judicial para quebrar o sigilo fiscal e telefônico do investigado.e)Não podem exigir de testemunha que responda a pergunta que não tenha pertinência com o objeto da CPI.

QUESTÃO 37Ainda sobre as Comissões Parlamentares de Inquérito, é incorreto afirmar:

a) A CPI conclui o inquérito parlamentar, mas não pode condenar os investigados, salvo quanto aos crimes contra a Administração Pública.

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

8

Page 9: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

b) O Ministério Público não está vinculado ao relatório da CPI, ele tem independência constitucional.c) A CPI deve ser voltada para a apreciação de fato determinado. Não pode ser aberta para devassa geral.d) Sendo um instrumento assegurado às minorias legislativas, em sendo preenchidos os requisitos constitucionais, o STF afirma que a constituição da CPI é obrigatória. e) n.r.a.

QUESTÃO 38Qual das espécies normativas abaixo não compreende o processo legislativo constitucional:

a) Resolução.b) Decreto regulamentar.c) Lei complementar.d) Lei delegada.e) Medida provisória

QUESTÃO 39Qual das espécies normativas abaixo está sujeita à sanção ou veto presidencial:

a) Projeto de lei de conversão parcial de medida provisória.b) Resolução.c) Portaria ministerial.d) Emenda à Constituição.e) Decreto legislativo.

QUESTÃO 40Suponha que, no curso de uma CPI no Congresso Nacional, tenham sido decretadas as medidas abaixo, com relação a certos investigados:I. quebra de sigilo bancário;II. busca domiciliar de documentos incriminadores;III. interceptação telefônica;IV. prisão cautelar.V. seqüestro de bens mediante ato fundamentado em provas de desvio de bens públicos.Dessas medidas, quantas não poderiam ter sido decretadas pela CPI:

a) Uma.b) Duas.c) Três.d) Quatro.e) Cinco.

EMPRESARIAL IProf. Osmar Fernandes

QUESTÃO 41Sobre o Registro de Empresa é correto afirmar que:

a) As juntas comerciais estão totalmente subordinadas ao DNRC – Departamento Nacional do Registro do Comércio.b)As juntas comerciais não tem qualquer subordinação ao DNRC – Departamento Nacional do Registro do Comércio.c)O DNRC é órgão máximo do sistema, portanto, as juntas comercias, dele depende totalmente, tanto no âmbito legislativo, como administrativo. d)Em se tratando de questões de direito comercial as juntas comerciais encontra-se subordinadas ao DNRC, entretanto, tratando-se de matéria administrativa a subordinação se faz com o Estado respectivo.

 QUESTÃO 42Sobre o empresário é incorreto dizer que:

a)Pode ser pessoa física ou jurídica.b)Segundo a doutrina dominante, o profissional exercente de atividade econômica que não contrata empregados não é empresário.c)À luz da legislação pátria, todo exercente de atividade econômica organizada, desde que contrate empregados é empresário.d)As atividades agrícolas, podem ser consideras atividade empresária, desde que haja manifestação da parte envolvida (agricultor), providenciando sua inscrição no órgão cabível.

  QUESTÃO 43Assinale a alternativa incorreta:

a)De acordo com a legislação brasileira o incapaz jamais poderá ser empresário.b)Senador da República pode ser sócio em dada sociedade empresária.c)Em regra, os inadimplentes com o INSS, restam proibidos ao exercício de atividade empresária.d)Em regra, os atos praticados pelo preposto, obriga o seu preponente (patrão).

  

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

9

Page 10: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

QUESTÃO 44Considerando a patente (de invenção e de modelo de utilidade) assinale a resposta incorreta:

a)A invenção e/ou “pequena invenção” para ser patenteada se faz necessário despontar algo até então desconhecido pela comunidade científica.b)Para ser expedida a patente se faz necessário que a criação tenha viabilidade industrial.c)A patente será expedida pelo INPI, bastando que o inventor demonstre que sua criação inventiva desponte no espírito dos técnicos da área um sentido de um real progresso.d)A Lei proíbe a patenteabilidade de invenções que afronte à norma e aos bons costumes.

 QUESTÃO 45Assinale a alternativa incorreta:

a)Patente diz respeito tão somente à invenção e ao modelo de utilidade.b) Considera-se invenção algo até então desconhecido pela comunidade científica.c)Para ser patenteada, a invenção e/ou modelo de utilidade, não precisa, necessariamente ter aproveitamento industrial.d)No Brasil, não se permite a patenteabilidade de armas atômicas.

  QUESTÃO 46Sobre a marca é correto afirmar:

a)  A marca haverá de ser patenteada perante o INPI.b)  A Marca tem duração de 10 anos, podendo ser prorrogável por uma única vez.c)  A partir de 20 anos de exploração, a marca cai em domínio público.d)  O registro de marca tem duração de 10 anos, podendo ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos.

 QUESTÃO 47Assinale a alternativa em que melhor expressa a letra de câmbio:

a)   Trata-se de uma promessa de pagamento.b)  É um título de modelo vinculado.

c)  O sacado não está obrigado a receber a ordem do sacador.d)  N.D.A.

  QUESTÃO 48Ainda no condizente a letra de câmbio, é incorreto afirmar que:

a) Uma vez aceita a ordem de pagamento, o sacado resta vinculado ao cumprimento da obrigação cambial.b) A circulação da letra câmbio com a cláusula “a ordem” ocorre por meio de endosso, o que se faz com mera assinatura no verso do título.c) A letra de câmbio com a cláusula “não a ordem” não será circuláveis, eis que não poderá ser endossada.d) Uma letra de câmbio com a cláusula “não aceitável” só poderá ser apresentada ao sacado na data de pagamento.

  QUESTÃO 49No que condiz a nota promissória é incorreto afirmar que:

a) A sua exigência não está vinculada ao negócio jurídico.b) Inexiste nota promissória ao portador.c) Não especificando a data de pagamento será pagável à vista de sua apresentação.d) Para ser promovida sua execução (ação cambiária) se faz sempre necessário o protesto do respectivo título.

 QUESTÃO 50Sobre os títulos de créditos cambiários é correto afirmar que:

a)  A duplicata é titulo não-causal.b) A nota promissória é ordem de pagamento com prazo previamente ajustado.c)  O cheque é promessa de pagamento à vista.d) Via de regra, só terá eficácia (válido) o que restar escrito no título de crédito.

 QUESTÃO 51Ainda no condizente aos títulos de créditos cambiários é incorreto afirmar que:

a) No título só terá eficácia o que restar escrito no respectivo título.

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

10

Page 11: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

b) De acordo com o princípio da autonomia, a exigência do título estar vinculada ao negócio jurídico.c) a cártula é único documento hábil para que o credor possa exigir o crédito nele inserido.d) De acordo com entendimento dominante, a cártula poderá ser substituída por cópia respectiva, desde que autenticada.

 QUESTÃO 52No que tange a cessão de crédito (títulos cambiários) é correto afirmar que:

a) Trata-se de transferência de título o que se faz mediante assinatura do cedente no anverso do titulo.b) Trata-se transferência de título o que se faz mediante assinatura do cedente no verso do título.c) O cedente transfere o título “não endossável” mediante contrato de cessão civil.d) Cessão de crédito é o meio utilizado para efetivar circulação de título com a cláusula “a ordem”.

  QUESTÃO 53No condizente ao cheque é incorreto afirmar:

a) Trata-se de título de modelo vinculado.b) A emissão do título pós-datado sem fundo não é comportamento criminoso.c) Inexiste, atualmente, hipótese de aceitação obrigatória desse título.d)Via de regra, em caso de sustação imotivada, o banco-sacado, responde perante o credor prejudicado.

  QUESTÃO 54No que tange ao pagamento do cheque é correto afirmar que:

a) Via de regram, no caso devolução, o cheque haverá de ser executado (cobrado judicialmente) no local (endereço) do credor.b) cheque prescrito não pode ser cobrado.c) para ser promovida ação executiva se faz necessário o protesto do título.d) o cheque pode ser executado independente de protesto.

 

Observação: Nas questões seguintes o aluno haverá de analisar cada item e ao final marcar a alternativa correta (de cada quesito). QUESTÃO 55 Marque a alternativa correta:I - Em face do princípio da formalidade, o título só poderá ser exigido (ação cambiária) mediante exibição do respectivo título.II - Via de regra, a obrigação de pagamento do valor inserto no título, não está vinculado ao negócio jurídico.III - A nota promissória e a letra de câmbio são títulos cambiários livres, o que implica dizer que não tem padrão específico.

a) Apenas o item I está correto.b) Apenas o item II está correto.c) Apenas os itens I e II estão corretos.d) Os itens I, II e III estão corretos.

  QUESTÃO 56 Marque a alternativa correta:I – A letra de câmbio obrigatoriamente haverá de conter a expressão “letra de câmbio”.II – O cheque obrigatoriamente haverá de conter a expressão “cheque”.III – A nota promissória obrigatoriamente haverá de conter a expressão “nota promissória”

a) Apenas o item I está correto.b) Apenas o item II está correto.c) Apenas os itens I e II estão corretos.d) Os itens I, II e III estão corretos.

  QUESTÃO 57 Marque a alternativa correta:I – O endosso se efetiva nos títulos com a cláusula “não a ordem”.II – O aval é ato cambial em que o avalista se compromete a garantir o pagamento do título, podendo ser total ou parcial.III - O endosso pode ser em branco ou em preto, inexistindo endosso parcial.

a) Apenas o item I está correto.b) Apenas o item II está correto.c) Apenas o item III está correto.d) Apenas o item I está incorreto.

 QUESTÃO 58Marque a alternativa correta: I – Inexiste nota promissória ao portador.

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

11

Page 12: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

II – Nota promissória é uma promessa de pagamento, entretanto seu adimplemento fica condicionado a outro cumprimento obrigacional.III – Nota promissória é uma promessa incondicional de pagamento.

a) Apenas o item I está correto.b) Apenas o item II está correto.c) Apenas o item II está incorreto.d) Apenas o item III está correto.

 QUESTÃO 59Marque a alternativa correta:I – A garantia da solvabilidade do cheque visado é por conta da entidade bancária.II - Via de regra, o cheque cruzado não poderá ser pago na “boca do caixa”, sendo, pois, sua compensação, mediante depósito em conta.III – Cheque é ordem incondicional de pagamento, portanto, uma vez emitido o cheque, presume-se existir soma equivalente depositada na conta do correntista respectivo.

 a) Apenas o item I está correto.b) Apenas o item II está correto.c) Apenas o item II e III estão corretosd) Estão corretos os itens I, II e III.

 QUESTÃO 60Marque a alternativa correta:I -O cheque haverá de ser apresentado para pagamento a contar do dia da emissão, no prazo de 30 dias, quanto emitido na mesma praça e 60 dias quando emitido em praça diversa. II – O cheque apresentado ao banco-sacado após o prazo legal, não poderá ser pago, ainda que exista suficiência de fundos. III - O cheque apresentado ao banco-sacado após o prazo legal, pode ser pago desde que haja suficiência de fundos e não se encontre prescrito.

a) Apenas o item I está correto.b) Apenas o item II está correto.c) Apenas o item III está correto.d) Estão corretos os itens I e III.

CIVIL IIProf. Emmanoel Antas

QUESTÃO 61É correto afirmar:

a) A cessão de crédito depende apenas da Lei ou da convenção das partes;

b) A cláusula proibitiva da cessão nunca pode ser argüida contra quem recebeu o crédito de boa-fé;c) A cessão de crédito, em geral é de caráter oneroso; d) Na cessão de crédito as partes podem dispor que o acessório não acompanhará o principal; e) O alienante toma nome de cedente, o adquirente de cedido e o sujeito passivo de cessionário.

QUESTÃO 62É correto afirmar acerca da cessão de crédito:

a) Na cessão de crédito um novo crédito substitui o anterior;

b) É sempre ineficaz o negócio em relação a terceiros;

c) Pode ter validade perante terceiros mesmo com instrumento particular;

d) Em certas circunstâncias o crédito alimentício poderá ser cedido;

e) A indenização por acidente de trabalho pode ser cedida.

QUESTÃO 63É incorreto afirmar:

a) Não podem ser cedidos os créditos cuja intransmissibilidade se convencionou;

b) Para cessão ter validade entre as parte não dependerá de qualquer solenidade;

c) A cessão de crédito só terá validade com a concordância do devedor;

d) O devedor pode tomar conhecimento da cessão por escrito público;

e) O cessionário da hipoteca pode averbar a cessão no registro de imóvel.

QUESTÃO 64Assinale a alternativa correta:

a) Ocorrendo várias cessões do mesmo crédito prevalece a primeira;

b) Fica desobrigado o devedor que paga, ao credor primitivo, antes de conhecer a cessão;

c) Fica desobrigado quem pagar a dívida em primeiro lugar;

d) Os atos conservatórios, por parte do cessionário, só podem ser exercidos

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

12

Page 13: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

com conhecimento da cessão pelo devedor;

e) O devedor não poderá opor as exceções contra o cedente.

QUESTÃO 65Assinale a alternativa correta:

a) O cedente sempre responderá pela solvência do devedor;b) Ainda que penhorado, o crédito poderá ser cedido;c) É facultado a terceiro assumir obrigação do devedor;d) Para assunção de dívida basta a notificação do credor;e) Via de rega, na cessão de débito, o silêncio do credor será tido como consentimento tácito.

QUESTÃO 66É incorreto afirmar:

a) O devedor pode exigir que o título perdido pelo credor seja inutilizado;b) A entrega do título ao devedor firma presunção de pagamento;c) Presume-se a cargo do credor as despesas com a quitação;d) No pagamento em peso poderá ser considerado os do lugar do contrato;e) NDA.

QUESTÃO 67É correto afirmar:

a) O pagamento será, em regra, no domicílio do credor; b) Em nenhuma situação o lugar do pagamento poderá ser modificado;c) Havendo dois ou mais lugares para o pagamento ao devedor caberá a escolha;d) O pagamento feito reiteradamente em outro lugar faz presumir a renúncia do credor relativamente ao previsto no contrato;e) Ocorrendo motivo grave para que não se efetue o pagamento no lugar determinado, arcará o credor com o prejuízo.

QUESTÃO 68Acerca do tempo do pagamento, é correto afirmar:

a) As obrigações condicionais cumprem-se na data do implemento da condição;

b) Não sendo fixada data para o pagamento não pode o devedor ser exigido imediatamente;c) O credor, em caso de falência do devedor tem o seu crédito extinto;d) Os devedores solidários que se encontrarem em estado de solvência também terão as suas dividas vencidas antes do prazo estipulado, caso os seus co-devedores estejam insolventes;e) NDA.

QUESTÃO 69Acerca do pagamento em consignação, é correto afirmar:

a) O oferecimento do valor poderá ou não ser efetivo, em oferta real;b) Caberá quando o devedor não quiser pagar a prestação; c) O pagamento poderá ser feito em lugar diverso do ajustado;d) Um vez depositado não poderá o devedor levantar o depósito; e) Visa proteger o devedor contra a malícia ou indolência do credor;

QUETÃO 70Sobre o pagamento em consignação é incorreto afirmar:

a) Poderá ser ajuizada se o credor for incapaz de receber;

b)Tem lugar em caso de litígio sobre o objeto do pagamento;

c) Julgado procedente o depósito da consignação não poderá, depois da sentença, em qualquer circunstância, ser levantado;

d)As despesas com depósito, sendo procedente a ação, correrão por conta do credor;

e) A dívida que encontra-se em litígio entre dois ou mais credores, sendo paga a um deles, o devedor correrá o risco de, pagando ao credor errado, pagar novamente.

QUESTÃO 71Se o pagamento se constitui na tradição de um imóvel, ou em uma prestação relativa a imóvel, o pagamento será feito:

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

13

Page 14: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

a) No local onde reside o devedor; b)No local onde residir o credor;c) No lugar onde situado o bem ;d)No lugar onde foi feito o débito;e) NDA.

QUESTÃO 72Assinalando as proposições abaixo, assinale a alternativa incorreta:

a)O pagamento só poderá ser efetuado em pecúnia;b)O pagamento libera o devedor da obrigação;c)A impossibilidade do pagamento do devedor, sem culpa do devedor extingue a obrigação;d)O pagamento pode ser realizado através de uma obrigação de dar, fazer ou não fazer;e)A quitação é primordialmente meio de prova do pagamento.

QUESTÃO 73No que concerne ao lugar do pagamento, assinale a alternativa correta:

a) O lugar do pagamento será sempre no domicílio do devedor;

b) Dívida querables é quando o pagamento é efetuado no domicílio do credor;

c) Em caso de pluralidade de lugares para o pagamento, a escolha não cabe ao credor;

d) Jamais poderá o devedor, mesmo sem prejuízo para o credor, e havendo motivo grave, efetuar o pagamento em lugar diverso do estipulado;

e) NDA.

QUESTÃO 74Assinale a alternativa correta:

a) Não é lícito convencionar aumento progressivo de prestações;

b) A entrega do título ao devedor, faz presumir o pagamento;

c) A falência e a pluralidade de credores não autorizam a alteração do tempo do pagamento;

d) O pagamento será sempre no domicílio do devedor;

e) O lugar do pagamento, uma vez contratado, jamais poderá ser alterado.

QUESTÃO 75Sobre cessão de crédito, é incorreto afirmar:

a) Salvo disposição em contrário, na cessão de um crédito, todos os seus acessórios são abrangidos;

b) O cessionário de crédito hipotecário tem o direito de fazer averbar a cessão no registro de imóvel;

c) Salvo estipulação em contrário, o cedente sempre responde pela solvência do devedor;

d) Ocorrendo várias cessões do mesmo crédito, prevalece a que se completar com a tradição do título de crédito cedido;

e) Independente do conhecimento da cessão pelo devedor, pode o cessionário exercer os atos conservatórios do direito cedido.

QUESTÃO 76Sabendo que o pagamento a terceiro não é regra, porém aceito pelo ordenamento jurídico, aponte os requisitos básicos para sua efetivação.

Quando o credor ratificar, quando o pagamento aproveita ao credor, quando o pagamento é feito ao credor putativo;Quando o pagamento é feito ao credor putativo e ao incapaz;Quando o credor ratificar, quando for pago ao representante e o pagamento for feito ao credor putativo;No pagamento feito ao credor incapaz, através de seu representante e quando o pagamento aproveita ao credor.Quando feito em espécie, seja qual for o dia, lugar e recebedor

QUESTÃO 77Assinale a alternativa incorreta:

a) Se o devedor não houver sido notificado da cessão e desconhecia a penhora, paga validamente ao cedente;

b) Se o devedor tinha ciência da penhora, poderia pagar ao cedente ou ao cessionário ficando extinta a sua obrigação;

c) Mesmo havendo oposição do devedor, pode o terceiro interessado quitar a dívida, desde que faça em nome próprio, ainda que em benefício do devedor;

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

14

Page 15: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

d) As pessoas interessadas podem pagar a dívida independentemente do consentimento do credor e do devedor;

e) Se o terceiro não interessado pagar a dívida em seu próprio nome, tem direito a reembolso, mas não se sub-roga nos direitos do credor.

QUESTÃO 78Se na cessão de crédito o devedor paga, antes de ter conhecimento da cessão, ao credor primitivo:

a) Continuará o brigado em relação ao credor secundário;

b) O pagamento é considerado anulável;c) Desobriga-se totalmente do pagamento;d) Continuará obrigado em relação ao credor

secundário, mas passará a ser credor do cessionário;

e) NDR.

QUESTÃO 79Acerca da Imputação em pagamento, é correto afirmar:

a) Caberá indicação, preferencialmente, ao credor;

b) Poderá ser realizada em dividas líquidas e ainda não vencidas;

c) Havendo capital e juros, o pagamento imputar-se-á primeiro no capital depois nos juros;

d) Ocorrerá em débitos e uma mesma natureza;

e) Se as dívidas forem todas vencidas e líquidas, a imputação será feita na menos onerosa.

QUESTÃO 80Assinale a alternativa correta:

a) A sub-rogação só será permitida em caso de disposição em lei;

b) A sub-rogação distingue-se da cessão de crédito por que esta tem caráter especulativo;

c) A dação em pagamento poderá ocorrer em caso de troca da obrigação de fazer por pecúnia;

d) Se o credor for evicto acará como prejuízo;

e) Na dação em pagamento surge outra obrigação.

PENAL IIProf. Pedro Martins

QUESTÃO 81Nos termos do Código Penal, as espécies de penas são:

a) Penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos e pena de multa;b) Penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos e prisão simples;c) Penas privativas de liberdade, pena de multa e prisão simples;d) Penas restritivas de direitos, pena de multa e prisão simples.

QUESTÃO 82Nos termos do Código Penal, as penas privativas de liberdade são:

a) Reclusão, detenção e prisão simples;b) Reclusão e prisão simples;c) Detenção e prisão simples.d) Reclusão e detenção;

QUESTÃO 83 “1ª = a execução da pena dá-se em casa de albergado ou estabelecimento adequado; 2ª = a execução da pena dá-se em colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar; 3º = a execução da pena dá-se em estabelecimento de segurança máxima ou média”. Dentre as alternativas abaixo, escolha a que apresenta de forma correta a seqüência dos regimes de cumprimento de pena aqui definidos.

a) 1ª = fechado, 2ª = semi-aberto e 3ª = aberto;b) 1ª = semi-aberto, 2ª = aberto e 3ª = fechado;c) 1ª = aberto, 2ª = semi-aberto e 3ª = fechado;d) 1ª = fechado, 2ª = aberto e 3ª = semi-aberto.

QUESTÃO 84 “O condenado fica sujeito a trabalho em comum durante o período diurno, em colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar e o trabalho externo é admissível, bem como a freqüência a cursos supletivos profissionalizantes, de instrução de segundo grau ou superior”. Tais regras pertencem a qual regime de cumprimento de pena?

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

15

Page 16: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

a) Regime disciplinar diferenciado – RDD.b) Fechado;c) Aberto; d) Semi-aberto.

QUESTÃO 85 Batistão, em janeiro de 2005, praticou determinado fato definido como crime, ficou provisoriamente preso por 1 ano, foi solto e aguardou o julgamento em liberdade. Agora, em setembro de 2006, por tal fato, foi julgado e condenado a uma pena de 6 anos de reclusão, tendo iniciado o cumprimento da mesma em 01 de outubro de 2006. Pergunta-se: qual a efetiva pena a ser cumprida por Batistão?

a) 5 anos, resultado obtido pela detração penal;b) 6 anos, pena imposta pela sentença penal condenatória;c) 4 anos e 3 meses, tempo restante da pena imposta pela sentença penal condenatória;d) 1 ano e 9 meses, como conseqüência da remição.

QUESTÃO 86 Quanto às penas restritivas de direito, é correto afirma que:

a) As penas restritivas de direitos são acessórias às penas privativas de liberdades e sempre as substituem;b) As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade, quando preenchidos determinados requisitos legais;c) As penas restritivas de direitos são acessórias às penas privativas de liberdades e as substituem, quando preenchidos determinados requisitos legais;d) As penas restritivas de direitos são autônomas e sempre substituem as privativas de liberdade.

QUESTÃO 87Tísico desentendeu-se com seu amigo e deu-lhe um soco no seu olho direito, causando a perda do mesmo. Por tal fato, foi condenado a uma pena de 3 anos de reclusão. Tísico não é reincidente em crime doloso e sua culpabilidade, seus antecedentes, sua a conduta social e a sua personalidade, bem como os motivos e as

circunstâncias do crime indicam ser cabível, por ser suficiente, a substituição da reclusão por uma pena restritiva de direito. Com vistas nestes fatos, tem Tísico direito subjetivo à substituição da pena de reclusão por uma pena restritiva de direitos?

a) Sim, por estarem satisfeitos todos os requisitos necessários à substituição;b) Sim, pois as circunstâncias judiciais indicam ser a pena restritiva de direitos suficiente para prevenir e reprimir a prática de crimes;c) Não, pois Tísico feriu dolosamente um amigo, fato moralmente reprovável.d) Não, pois o crime foi cometido com violência à pessoa;

QUESTÃO 88Zé Vadio cometeu determinado crime e foi condenado a uma pena de 3 anos de reclusão e teve esta pena privativa de liberdade substituída por uma pena restritiva de direitos, consistente na prestação de serviços à comunidade. Vinha prestando tais serviços à ordem de 1 hora por dia, todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados e agora, completados exatamente 2 anos de prestação de serviços, parou, injustificadamente, de prestá-los. Mesmo sendo intimado pelo Juízo competente, Zé Vadio não voltou a prestar os serviços nem justificou seu descumprimento. Pergunta-se: quais as conseqüências jurídico-penais para Zé Vadio do descumprimento injustificado da pena de prestação de serviços à comunidade?

a) Nenhuma, pois a sentença penal condenatória já transitou em julgado, não podendo, assim, ser modificada a pena imposta nem a pena substitutiva.b) Deve o Juízo das Execuções proceder a execução forçada da prestação de serviços à comunidade, forçando Zé Vadio a prestá-los, devendo cumprir apenas o restante, ou seja, 1 ano.c) A pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade e Zé Vadio deve cumprir 3 anos de pena privativa de liberdade, correspondente ao total da pena imposta na sentença penal condenatória.d) A pena restritiva de direitos converte-se em privativa de liberdade e Zé Vadio deve cumprir 1 ano de pena privativa de liberdade,

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

16

Page 17: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

correspondente ao restante da pena imposta na sentença penal condenatória.

QUESTÃO 891ª = “consiste no pagamento em dinheiro à vítima, a seus dependentes ou a entidade pública ou privada com destinação social, de importância fixada pelo juiz, não inferior a 1 (um) salário mínimo nem superior a 360 (trezentos e sessenta) salários mínimos. O valor pago será deduzido do montante de eventual condenação em ação de reparação civil, se coincidentes os beneficiários”. 2ª = “consiste na obrigação de permanecer, aos sábados e domingos, por 5 (cinco) horas diárias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado e durante a permanência poderão ser ministrados ao condenado cursos e palestras ou atribuídas atividades educativas”. Tais definições correspondem, respectivamente, às penas de:

a) 1ª = multa e 2ª = prisão simples;b) 1ª = prestação pecuniária e 2ª = limitação de fim de semana;c) 1ª = prestação pecuniária e 2ª = prisão simples;d) 1ª = multa e 2ª = limitação de fim de semana.

QUESTÃO 90Nos termos do Código Penal, quanto às circunstâncias agravantes e circunstâncias atenuantes, é correto afirmar:

a) Atenuantes são circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime e agravantes são circunstâncias que sempre atenuam a pena e, pelo sistema trifásico, devem ser consideradas na última fase do cálculo da pena;b) Agravantes são circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime e atenuantes são circunstâncias que sempre atenuam a pena e, pelo sistema trifásico, devem ser consideradas na segunda fase do cálculo da pena;c) Atenuantes são circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime e agravantes são circunstâncias que sempre atenuam a pena e,

pelo sistema trifásico, devem ser consideradas na primeira fase do cálculo da pena;d) Agravantes são circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime e atenuantes são circunstâncias que sempre atenuam a pena e não são consideradas quando do cálculo da pena.

QUESTÃO 91Quanto ao cálculo da pena, é correto afirma que:

a) Nos termos do Código Penal, a pena-base é fixada atendendo-se ao critério das causas de aumento e de diminuição de pena; em seguida são consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes; por último, são analisadas as circunstâncias judiciais do art. 59 deste Código;b) Nos termos do Código Penal, a pena-base é fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código; em seguida são consideradas as causas de diminuição e de aumento de pena; por último, as circunstâncias agravantes e atenuantes;c) Nos termos do Código Penal, a pena-base é fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código; em seguida são consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes; por último, as causas de diminuição e de aumento de pena.d) Nos termos do Código Penal, a pena-base é fixada atendendo-se às circunstâncias agravantes e atenuantes; em seguida são consideradas as circunstâncias judiciais do art. 59 deste Código; por último, as causas de diminuição e de aumento de pena.

QUESTÃO 92 Vadão foi condenado a uma pena de 90 anos de reclusão, pela prática de vários crimes em concurso material. Em 01/01/1990 iniciou o cumprimento da sua pena. Em 31/12/2005 foi condenado a uma pena de 30 anos de reclusão, pela prática de vários crimes em concurso material no interior da penitenciária. Em 01/01/2006 iniciou o cumprimento dessa nova pena. Pergunta-se: a partir de 01/01/2006, quanto tempo de pena efetiva Vadão deve cumprir, nos termos do Código Penal?

a) 30 (trinta) anos;

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

17

Page 18: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

b) 45 (quarenta e cinco) anos;c) 60 (sessenta) anos;d) 120 (cento e vinte) anos;

13) “O sentenciado inicia o cumprimento da pena privativa, obtendo, posteriormente, o direito de cumprir o restante em liberdade, sob certas condições”. Refere-se este texto a que instituto jurídico-penal?a) Livramento condicional; b) Suspensão condicional da pena (sursis);c) Detração penal;d) Remição penal.

QUESTÃO 94 “A execução da pena é suspensa mediante a imposição de certas condições, e o condenado não chega a iniciar o cumprimento da pena imposta”. Refere-se este texto a que instituto jurídico-penal?

a) Livramento condicional; b) Suspensão condicional da pena (sursis);c) Detração penal;d) Remição penal.

QUESTÃO 95 Quanto à suspensão condicional da pena (“sursis”), é correto afirmar:

a) A suspensão condicional da pena será obrigatoriamente revogada se, no curso do prazo, o beneficiário é condenado, em sentença irrecorrível, por crime doloso e somente no caso de tal crime ter sido cometido durante o prazo de suspensão (período de prova).b) A suspensão condicional da pena será obrigatoriamente revogada se, no curso do prazo, o beneficiário é condenado, em sentença irrecorrível, por crime doloso e somente no caso de tal crime ter sido cometido antes do início do prazo de suspensão (período de prova).c) A suspensão condicional da pena (“sursis”) é subsidiária em relação à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, só admitindo o Código Penal a concessão do “sursis” quando não couber a substituição da pena privativa de liberdade por uma das penas restritivas de direito.

d) A suspensão condicional da pena (“sursis”) não é subsidiária em relação à substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, admitindo o Código Penal a concessão do “sursis” mesmo quando cabível a substituição da pena privativa de liberdade por uma das penas restritivas de direito.

QUESTÃO 96 Quanto ao livramento condicional, é correto afirmar:

a) O livramento condicional é revogado se o liberado vem a ser condenado a pena privativa de liberdade em sentença irrecorrível por crime cometido antes do início do livramento. Se for condenado a pena privativa de liberdade, em sentença irrecorrível, por crime cometido durante a vigência do livramento não haverá a sua revogação.b) Se o livramento condicional é revogado por crime praticado durante o benefício é descontado o tempo em que o sentenciado esteve solto, devendo cumprir apenas o tempo que falta para completar o período de prova.c) Se o livramento condicional é revogado por crime praticado anteriormente ao benefício, não se desconta o tempo em que o sentenciado esteve solto e deve cumprir integralmente a sua pena.d) O livramento condicional é revogado se o liberado vem a ser condenado a pena privativa de liberdade, em sentença irrecorrível, tanto por crime cometido durante a vigência do benefício como por crime cometido antes do benefício.

- ATENÇÃO: as seguintes questões 17 e 18 devem ser respondidas com vistas no caso concreto abaixo narrado.

“Tyna Pytchulina foi condenada pela prática de determinado crime a uma pena de 6 anos de detenção. Após cumpridos 2 anos da pena (1/3 x 6 = 2), lhe foi concedido livramento condicional, devendo cumprir em liberdade os 4 anos restantes da sua pena. Porém, 3 anos após o início do livramento condicional, praticou novo crime pelo

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

18

Page 19: PROCESSO CIVIL I - direitomossoro.files.wordpress.com  · Web viewProf. Daniel Robson. QUESTÃO 01. Assinale a assertiva . incorreta: a) Haverá “error in judicando” quando o

UNIVERSIDADE POTIGUAR

qual foi condenado, por sentença irrecorrível, a uma pena de 5 anos de detenção”.

QUESTÃO 97 Quanto à pena imposta pela prática do primeiro crime, quanto tempo ainda deverá Tyna Pytchulina permanecer presa para tê-la como extinta (como conseqüência da revogação do livramento condicional)?

a) 7 anos;b) 6 anos;c) 5 anos;d) 4 anos;

QUESTÃO 98Qual o tempo total de pena que Tyna Pytchulina deverá agora cumprir como conseqüência da nova condenação?

a) 4 anos (2 anos da pena “velha” + 2 anos da pena “nova”);b) 9 anos (4 anos da pena “velha” + 5 anos da pena “nova”);c) 11 anos (6 anos da pena “velha + 5 anos da pena “nova”);d) 15 anos (6 anos da pena “velha + 5 anos da pena “nova” + 4 anos do “livramento”)

- ATENÇÃO: as seguintes questões 19 e 20 devem ser respondidas com vistas no caso concreto abaixo narrado.

“Myna Medonha praticou determinado crime pelo qual foi condenada a uma pena de 2 anos de detenção e foi-lhe concedida a suspensão condicional da pena (sursis) com período de prova de 4 anos. Porém, 2 anos após o início do “sursis” cometeu novo crime doloso, pelo qual foi condenado por sentença penal transitada em julgado”.

QUESTÃO 99Quanto à pena imposta pela prática do primeiro crime, quanto tempo deverá Myna Medonha permanecer presa para tê-la como extinta?

a) 6 anos;b) 4 anos;c) 2 anos;d) Tempo algum, pois a pena foi suspensa na sentença penal condenatória, e esta já transitou em julgado.

QUESTÃO 100Caso o julgamento e a condenação pelo segundo crime só viesse a ocorrer 5 anos após a sua prática, que conseqüência tal fato acarretaria no prazo do “sursis” (período de prova)?

a) A pena do primeiro crime seria extinta e se aguardaria a pena advinda da segunda condenação para se avaliar se cabível novo “sursis”;b) A pena do primeiro crime seria extinta, simplesmente;c) Terminado o período de prova, ou seja, findo o prazo do sursis, seria a pena extinta, independentemente da nova e futura condenação;d) O período de prova seria prorrogado até o julgamento final, pois, nos termos do Código Penal, “se o beneficiário está sendo processado por outro crime ou contravenção, considera-se prorrogado o prazo da suspensão até o julgamento definitivo”.

 

4ª SÉRIE EXAME SIMULADODIREITO 2006.2

19